I Seminário Internacional Estudos Críticos em Turismo Mirian Rejowski

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I Seminário Internacional Estudos Críticos em Turismo Mirian Rejowski"

Transcrição

1 I Seminário Internacional Estudos Críticos em Turismo Mirian Rejowski

2 Turismo como campo de estudo e pesquisa Ensino superior em Turismo no Brasil e a busca de novos valores Em busca da qualificação da pesquisa cientítica tica em Turismo no Brasil Reflexões finais

3 TURISMO COMO CAMPO DE ESTUDO E PESQUISA

4 Incômodo mental face a insuficiência conceitual. Fronteiras tênues entre as disciplinas. Conceitos oriundos de várias áreas, divergentes. Áreas mais consolidadas impõem seus modelos. Áreas que dialogam + com o Turismo. Áreas que dialogam com o Turismo. (Denker, 2005, p. 55)

5 Teses de doutorado sobre turismo no Brasil de 1990 a 2005 por área de estudo, Brasil, 1990 a 2005 (Rejowski (2010)

6 Área de Estudo Administração Antropologia Arquitetura e Urbanismo Ciências Contábeis Comunicação Desenvolvimento Sustentável Ecologia Economia Educação Educação Física Engenharia Estudos comparados sobre as Américas Geografia História Letras Oceanografia Planejamento Urbano e Regional Psicologia Saúde Pública Sociologia Área do Conhecimento (CNPq e Capes) Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Ciências Sociais Aplicadas Ciências Sociais Aplicadas Ciências Sociais Aplicadas Sem classificação (Interdisciplinar) Ciências Biológicas Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Ciências da Saúde Engenharias Sem classificação (Interdisciplinar) Ciências Humanas Ciências Humanas Lingüística, Letras e Artes Ciências Exatas e da Terra Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Ciências da Saúde Ciências Humanas Classificação das áreas de estudos das teses de doutorado sobre Turismo por grandes áreas Brasil, 1990 a 2005 (Rejowski, 2010)

7 TURISMO [...] uma ciência aberta, não redutível aos princípios da lógica formal própria das idéias da ciência como dogma de modo a avançar na construção de perspectivas novas que permitam trabalhar a complexidade e a incerteza, dentro de cenários culturalmente condicionados, na construção de bases epistemológicas para os campos do turismo e da hospitalidade. (Denker, 2005)

8 Macbeth (2005) propõe a releitura das cinco plataformas de Jafari (1992; 2005): Evolução da 5ª Plataforma Sustentabilidade 6ª Plataforma Ética Desenvolver a auto-consciência em acadêmicos e profissionais em relação às suas posições éticas e as respectivas implicações para o desenvolvimento do turismo sustentável.

9 Os estudiosos Releituras do devem paradigma analisar sistêmico os progressos com base na teoria da complexidade: Möesch, epistemológicos não só para compreender o 2004; Farrel & Twining-Ward, 2004) desenvolvimento de idéias e interpretações, mas também como um exercício de reflexão sobre a influência Análise de das forças questões e tendências filosóficas acadêmicas e que epistemológicas regem o processo atuais de produção do Turismo: de Tribe, conhecimentos. 2009; Belhassen (Belhassen & Caton, & 2009; Caton, Castillo 2009, p. 335). Nechar & Panosso Netto, 2010.

10 ENSINO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL E A BUSCA DE NOVOS VALORES

11 PANORAMA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU NA ÁREA DE TURISMO E HOSPITALIDADE EVOLUÇÃO DOS PROGRAMAS

12 PANORAMA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU NA ÁREA DE TURISMO E HOSPITALIDADE TIPO DE PROGRAMAS ATIVOS -2010

13 10? 9? Programas Ativos e Projetos ? ? Ano de Criação Projetos

14 PANORAMA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU NA ÁREA DE TURISMO E HOSPITALIDADE Nome Programa do Programa Mestrado em Turismo Mestrado em Turismo e Hotelaria Mestrado em Turismo e Meio Ambiente Mestrado em Cultura e Turismo Mestrado em Administração e Turismo Mestrado em Hospitalidade Mestrado em Lazer Doutorado em Administração e Turismo IES UCS UnB UFRN UNIVALI UNA UESC UNIVALI UAM UFMG UNIVALI

15 Programa Mestrado em Hotelaria e Turismo - UNIVALI Mestrado em Hospitalidade - UAM Mestrado em Turismo - UCS Mestrado em Turismo e Meio Ambiente - UNA Mestrado em Turismo - UFRN Mestrado em Turismo - UnB Mestrado em Lazer - UFMG Mestrado em Cultura e Turismo - UESC Doutorado em Administração e Turismo UNIVALI Mestrado em Turismo e Hotelaria - UNIVALI Área de Concentração Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade Desenvolvimento Regional do Turismo Desenvolvimento Regional do Turismo Turismo, Desenvolvimento e Gestão Economia do Turismo Cultura do Turismo Lazer, Cultura e Educação Comunicação Estratégia e Organizações Turismo: Espaço e Sociedade Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria

16 Outros LAZER Gastronomia HOSPITALIDADE Eventos Planejamento Áreas de Concentração dos Programas Administração TURISMO Gestão Estratégia Economia Meio Ambiente Comunicação Cultura Espaço Sociedade

17 Linha de Pesquisa Planejamento e Gestão de Espaços em Turismo Planejamento e Desenvolvimento do Turismo Sustentável Turismo e Desenvolvimento Regional Economia, Gestão, Políticas e Planejamento do Turismo Planejamento e Gestão de Empresas de Turismo Políticas, Planejamento e Configuração de Produtos Turismo e Organizações Gestão em Turismo Estratégias em Hospitalidade e Turismo Gestão Ambiental Turismo, Cultura e Meio Ambiente Turismo, Cultura e Meio Ambiente Cultura, Patrimônio e Memória do Turismo Memória, Identidade e Representações Sociais Lazer, História e Diversidade Cultural Lazer, Cidade e Grupos Sociais Turismo, construções epistemológicas, pedagógicas e de aprendizagem social Dimensões Conceituais e Epistemológicas da Hospitalidade e do Turismo Lazer, Formação e Atuação Profissional IES UNIVALI UNA UFRN UnB UNIVALI UESC UCS UFRN UAM UNA UCA UCS UnB UESC UFMG UFMG UCS UAM UFMG

18 PANORAMA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU NA ÁREA DE TURISMO E HOSPITALIDADE DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS 2010

19 FORÇAS DE PRESSÃO NO TURISMO (Sogayar, 2010)

20 Figura 1- Princípios Valorais do TEFI Fonte: Adaptado de TEFI (2009).

21 Fonte: Sogayar (2010)

22 I TEFI World Congress, Filadélfia, maio de 2011 Projetos em andamento Cursos on line sobre os valores TEFI na plataforma INNOTOUR desenvolvidos por docentes (EUA, Brasil, Áustria, Dinamarca e Nova Zelândia). Grupo de estudos TEFI na UAM: metodologias ativas para o ensino dos valores TEFI em cursos de graduação em Turismo.

23 EM BUSCA DA QUALIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA EM TURISMO NO BRASIL

24 Principais áreas produtoras: Comunicação/Turismo, Geografia, Administração, Sociologia (e Engenharia) Presença das pesquisas em todas as regiões país, com predominância em 4 IES do eixo Rio- São Paulo: USP, UFRJ, UNESP e UNICAMP. Locais de estudo: metrópoles e capitais, destinos tradicionais e áreas protegidas. Principais temáticas: Planejamento e gestão do turismo, e Estudos sociais do turismo

25 1. Atividades esportivas e recreativas 2. Educação e formação turística 3. Estudos ambientais do turismo 4. Estutos econômicos do turismo 5. Estudos sociais do turismo 6. Patrimônio turístico 7. Organizações turísticas 8. Planejamento e gestão do turismo 9. Serviços turísticos 10.Teoria do turismo (Epistemologia do turismo) 11.Tipologia turística Tesauro é composto de um conjunto de termos que representam os conceitos de um ou vários domínios de conhecimento. Termos são distribuídos em grandes classes temáticas de assuntos (categorias). Cada termo é associado aos termos com os quais mantém relações de natureza lógico-semântica.

26 Distribuição da produção científica geral dos doutores Fonte: Rejowski (2010).

27 Produção de trabalhos em congressos de autoria dos doutores Fonte: Rejowski (2010).

28 Periódicos preferenciais de publicação de artigos vinculados às teses: Turismo em Análise, Turismo Visão & Ação, Estudios y Perspectivas en Turismo. [...] Fazer parte do JCR é interpretado como o mais Falta alto de consolidação nível que um de periódicos pode nacionais atingir e com indexação pouca inserção e visibilidade em periódicos internacional top do Exterior. (Paker & Indexação em bases Meneghini, de dados: 2006, Web p. 48) of Science (JCR), SciELO Brasil e suas relações com o Qualis Periódicos. Indicadores bibliométricos: FI e IH (Web of Sciences), Publish or Perish (Google Scholar).

29 Proliferação de periódicos eletrônicos em Turismo: 2007: 19 periódicos (11 on line ) 2010/1: 31 periódicos eletrônicos (12 inativos) Falta de profissionalização do editor científico e de sua equipe. Ações da ABEC Ações da ANPTUR Pressão para o pesquisador publicar em veículos qualificados e com Fator de Impacto.

30 REFLEXÕES FINAIS

31 Adoção de novos valores na vida cotidiana e na prática pedagógica exercício da ética, sustentabilidade e hospitalidade. Consolidação do corpo docente e da produção científica dos programas de pós-graduação. Fragilidade da fundamentação teóricometodológica e da abrangência das pesquisas.

32 Pesquisas científicas X Inovação do conhecimento científico. Dificuldade em Ler e ESCREVER em inglês X publicação em periódicos do exterior. Do publicar ou perecer passa-se ao ser citado ou não ser reconhecido. Falta de integração entre os pesquisadores ibero americanos, e de países de língua portuguesa.

33 DENCKER, A. de F. M. Pesquisa como base a construção teórica no campo do turismo e da hospitalidade. Revista Hospitalidade, São Paulo, ano 2, n. 1, pp , JAFARI, J. Bridging out. Nesting afield: powering a new platform. The Journal of Tourism Studies, v. 16, n. 2, MCBETH, Jim. Towards an ethics platform for tourism. Annals of Tourism Research, v. 32, n. 4, p , oct BELHASSEN, Y.; CATON, K. Advancing understandings: a linguistic approach to epistemology. Annals of Tourism Research, v. 36, n. 2, pp , SOGAYAR, R. L. Hospitalidade nos valores TEFI. São Paulo: UAM, 2010 (Dissertação de mestrado). REJOWSKI, M. Pesquisa científica em turismo no Brasil: produção, comunicação e posicionamento. São Paulo: UAM/CNPq, 2010 (Relatório parcial de pesquisa). MÖESCH, Marutschka. Epistemologia social do turismo. São Paulo: USP, (Tese de doutorado). FARREL, C.; Twining-Ward, I. Un nuevo concepto del turismo. Annals of Tourism Research en Español, v.6, n.1, pp , TRIBE, J. Tribes, territories and networks in the tourism academy. Annasl of Tourism Research, v.37, n.1, pp. 7-33, CASTILLO NECKER, Marcelino:PANOSSO NETTO, Alexandre. Espistemología del turismo. México: Trillas, 2010.

RELATO DO I SEMINÁRIO DE ESTUDOS CRÍTICOS EM TURISMO, NATAL/RN (BRASIL)

RELATO DO I SEMINÁRIO DE ESTUDOS CRÍTICOS EM TURISMO, NATAL/RN (BRASIL) RELATO DO I SEMINÁRIO DE ESTUDOS CRÍTICOS EM TURISMO, NATAL/RN (BRASIL) REPORT ON THE 1 ST CONFERENCE ON TOURISM CRITICAL STUDIES, NATAL (RIO GRANDE DO NORTE STATE, BRAZIL) RELATO DEL I SEMINARIO DE ESTUDIOS

Leia mais

CRÔNICA DE EVENTOS CONFERENCE REPORT V SEMINÁRIO DA ANPTUR

CRÔNICA DE EVENTOS CONFERENCE REPORT V SEMINÁRIO DA ANPTUR CRÔNICA DE EVENTOS CONFERENCE REPORT V SEMINÁRIO DA ANPTUR Mirian Rejowski 1 A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo ANPTUR realizou, nos dias 25 e 26 de agosto de 2008, o V Seminário

Leia mais

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação do Programa Período de : 2004 a 2006 Etapa: Trienal 2007 Área de : 4 - QUÍMICA IES: 31001017 - UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Programa: 31001017006P6 - QUÍMICA ORGÂNICA Modalidade: Acadêmico Curso QUÍMICA

Leia mais

Sistema de Avaliação da Capes na área de Administração. Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari

Sistema de Avaliação da Capes na área de Administração. Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari Sistema de Avaliação da Capes na área de Administração Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari ANÁLISE DOS RESULTADOS Sistema de Avaliação da CAPES CRITÉRIOS Proposta do programa DESDOBRAMENTO DE CADA QUESITO

Leia mais

VIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 02 e 04 de outubro de 2011 UNIVALI Balneário Camboriú/SC

VIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 02 e 04 de outubro de 2011 UNIVALI Balneário Camboriú/SC Análise dos Artigos Publicados nos Periódicos Turismo em Análise da Universidade de São Paulo (USP) e Revista Turismo Visão e Ação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Anete Alberton 1 Katarzyna

Leia mais

XV SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO ANPTUR 2018

XV SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO ANPTUR 2018 XV SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO ANPTUR 2018 A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo ANPTUR, tem a satisfação de apresentar a programação

Leia mais

AVALIAÇÃO QUADRIENAL EM NÚMEROS

AVALIAÇÃO QUADRIENAL EM NÚMEROS AVALIAÇÃO QUADRIENAL EM NÚMEROS NOTAS 4.175 programas avaliados 119 (3%) foram descredenciados (Notas 1 e 2) 465 (11%) programas de excelência (Notas 6 e 7) 4.175 PROGRAMAS AVALIADOS 1.550 CONSULTORES

Leia mais

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação do Programa Período de : 2004 a 2006 Etapa: Trienal 2007 Área de : 1 - MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA IES: 33002010 - USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa: 33002010007P4 - ESTATÍSTICA Modalidade: Acadêmico

Leia mais

IV Encontro de Coordenadores Graduação da UNESP

IV Encontro de Coordenadores Graduação da UNESP IV Encontro de Coordenadores de Pós-GraduaP Graduação da UNESP Livio Amaral Diretor de Avaliação http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano capes/planonacional-de de-pos-graduacao/pnpg-2011-20202020 Capítulos

Leia mais

Produção Acadêmica em Turismo e Hotelaria no Brasil Análise da Categoria Ensino Superior

Produção Acadêmica em Turismo e Hotelaria no Brasil Análise da Categoria Ensino Superior Produção Acadêmica em Turismo e Hotelaria no Brasil Análise da Categoria Ensino Superior Juliana Ribeiro de Lima 1 Mirian Rejowski 2 Resumo: Pesquisa exploratório-descritiva, de caráter documental, que

Leia mais

Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: os quesitos CAPES a percepção da comunidade científica

Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: os quesitos CAPES a percepção da comunidade científica Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: os quesitos CAPES a percepção da comunidade científica Michely J. M. Vogel (PPGCI/UFF) Rio de Janeiro, 26 mar. 2019 Avaliação da CAPES AGENDA Percepção da Comunidade

Leia mais

CAPES - PrInt. Universidade Federal da Paraíba 2018

CAPES - PrInt. Universidade Federal da Paraíba 2018 CAPES - PrInt Universidade Federal da Paraíba 2018 Programa Institucional de Internacionalização CAPES - PrInt Objetivo: O Programa tem como objetivo incentivar a internacionalização de instituições de

Leia mais

A Área de Farmácia no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)

A Área de Farmácia no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) A Área de Farmácia no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) Prof. Armando da Silva Cunha Junior Faculdade de Farmácia da UFMG Coordenador da Área de Farmácia na CAPES Introdução Evolução do ensino superior

Leia mais

A Pós-graduação stricto sensu brasileira em conhecimento e inovação

A Pós-graduação stricto sensu brasileira em conhecimento e inovação A Pós-graduação stricto sensu brasileira em conhecimento e inovação Roberto C. S. Pacheco Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC/UFSC pacheco@egc.ufsc.br 8 de novembro de

Leia mais

Novos Caminhos da Pesquisa Acadêmica: a produção brasileira recente em turismo e hospitalidade 1

Novos Caminhos da Pesquisa Acadêmica: a produção brasileira recente em turismo e hospitalidade 1 Novos Caminhos da Pesquisa Acadêmica: a produção brasileira recente em turismo e hospitalidade 1 Resumo: Nos anos mais recentes, tanto no Brasil quanto no exterior, a palavra hospitalidade tem estado em

Leia mais

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação do Programa Período de : 2010 a 2012 Etapa: Trienal 2013 Área de : 1 - MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA IES: 41001010 - UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa: 41001010001P6 - MATEMÁTICA PURA

Leia mais

Crescimento da pós-graduação em Matemática- Estatística

Crescimento da pós-graduação em Matemática- Estatística Crescimento da pós-graduação em Matemática- Estatística Nancy L. Garcia Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Campinas 04 de Dezembro de 2012 Sumário 1 Crescimento da PG em Matemática e Estatística

Leia mais

RELATO SOBRE A PBCIB E SEUS 11 ANOS DE PUBLICAÇÃO

RELATO SOBRE A PBCIB E SEUS 11 ANOS DE PUBLICAÇÃO RELATO SOBRE A PBCIB E SEUS 11 ANOS DE PUBLICAÇÃO Pablo Matias Bandeira Mestre em Ciência da Informação (UFPB) Arquivista do Sistema Correio de Comunicação Editor Adjunto da PBCIB Este trabalho apresenta

Leia mais

DAV/LA ENPROP - 02dez10. Livio Amaral Diretor de Avaliação

DAV/LA ENPROP - 02dez10. Livio Amaral Diretor de Avaliação Livio Amaral Diretor de Avaliação Titulação doutores x artigos publicados (ISI) 1987 2007 25000 ARTIGOS PUBLICADOS (ISI) TITULAÇÃO DOUTORES NO BRASIL 12000 20000 10000 15000 10000 5000 0 1987 1988 1989

Leia mais

VIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 02 e 04 de outubro de 2011 UNIVALI Balneário Camboriú/SC

VIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 02 e 04 de outubro de 2011 UNIVALI Balneário Camboriú/SC Análise das Dissertações Defendidas no Mestrado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e do Mestrado em Turismo da Universidade Caxias do Sul (UCS) RESUMO Katarzyna Bortnowska

Leia mais

A regionalização da Universidade: conceitos e perspectivas

A regionalização da Universidade: conceitos e perspectivas A regionalização da Universidade: conceitos e perspectivas Marília Conforto* APRESENTAMOS O DOCUMENTO A Regionalização da Universidade. Conceitos e Perspectivas, publicado em 1992 pela editora da Universidade

Leia mais

EDITAL N. 02/ DAS INSCRIÇÕES

EDITAL N. 02/ DAS INSCRIÇÕES EDITAL N. 02/2011 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE DOCENTES NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS E CIÊNCIAS HUMANAS, PARA ATUAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM TURISMO

Leia mais

Organização institucional e estruturas contemporâneas de comunicação científica

Organização institucional e estruturas contemporâneas de comunicação científica Organização institucional e estruturas contemporâneas de comunicação científica Sueli Mara S.P. Ferreira USP/ECA II Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Panorama da Produção Científica em Turismo no Brasil: Perfil dos Autores

Panorama da Produção Científica em Turismo no Brasil: Perfil dos Autores Panorama da Produção Científica em Turismo no Brasil: Perfil dos Autores Resumo Sérgio Rodrigues Leal 1 Este estudo busca analisar o perfil dos autores de artigos publicados, no ano de 2009, em periódicos

Leia mais

EM BUSCA DA ADEQUAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO QUALIS: ESTUDO DA ÁREA DE TURISMO

EM BUSCA DA ADEQUAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO QUALIS: ESTUDO DA ÁREA DE TURISMO Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) EM BUSCA DA ADEQUAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO QUALIS: ESTUDO DA ÁREA DE TURISMO Elaine Cristina Miranda Koebsch 1 KOEBSCH, E. C. M.. EM BUSCA DA ADEQUAÇÃO DOS CRITÉRIOS

Leia mais

Um levantamento de referências sobre a tecnologia em destinos turísticos: A busca por um novo conceito

Um levantamento de referências sobre a tecnologia em destinos turísticos: A busca por um novo conceito Revista Tur smo & Desenvolvimento n. o 27/28 2017 [283-287 ] e-issn 2182-1453 Um levantamento de referências sobre a tecnologia em destinos turísticos: A busca por um novo conceito A survey of references

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS Resolução Nº 02/2014 EMENTA: Aprova e Regulamenta as regras para a aprovação do Projeto de Tese e realização do Exame de Qualificação. O COLEGIADO DO CURSO, no uso de suas atribuições previstas no Artigo

Leia mais

Professor Sérgio Luis Costa Ferreira Universidade Federal da Bahia Instituto de Química

Professor Sérgio Luis Costa Ferreira Universidade Federal da Bahia Instituto de Química Professor Sérgio Luis Costa Ferreira Universidade Federal da Bahia Instituto de Química Ensino A Bahia vai bem? Pesquisa Pós-Graduação Discentes titulados no Brasil 2007-2010 Nível/ano 2007 2008 2009 Total

Leia mais

QUALIS CAPES DOS PERIÓDICOS EDIPUCRS POR PERÍODO DE AVALIAÇÃO (2007/09, 2010/12 e 2013/15)

QUALIS CAPES DOS PERIÓDICOS EDIPUCRS POR PERÍODO DE AVALIAÇÃO (2007/09, 2010/12 e 2013/15) 1/9 QUALIS CAPES DOS PERIÓDICOS EDIPUCRS POR PERÍODO DE AVALIAÇÃO (2007/09, 2010/12 e 2013/15) Qualis em ordem crescente: B5, B4, B3, B2, B1, A2, A1 Letra vermelha é a área principal da revista. Os realces

Leia mais

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome:

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome: Desempenho Docente - ANUAL Ano: 2012 Nome: 1. Dimensão Graduação I-Aulas ministradas Lançar a carga horária efetivamente ministrada no ano II Atividade de formação de estudantes de graduação 1. PET 2.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional

os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional Abel L. Packer SciELO, Coordenação Operacional Consultor em Informação e Comunicação em Ciência Fundação da Universidade Federal de São Paulo

Leia mais

ENCONTRO TEMÁTICO INSTITUCIONAL PROFESSORES E PESQUISADORES EM RECREAÇÃO E LAZER DE NOVEMBRO DE 2017

ENCONTRO TEMÁTICO INSTITUCIONAL PROFESSORES E PESQUISADORES EM RECREAÇÃO E LAZER DE NOVEMBRO DE 2017 ENCONTRO TEMÁTICO INSTITUCIONAL PROFESSORES E PESQUISADORES EM RECREAÇÃO E LAZER 15-18 DE NOVEMBRO DE 2017 Gisele Maria Schwartz Tereza Luiza de França Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro TEREZA LUIZA

Leia mais

PERIODICOS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP) (www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/)

PERIODICOS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP) (www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/) PERIODICOS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP) (www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/) Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciência da UNESP,

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL (PROFQUI)

MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL (PROFQUI) MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL (PROFQUI) CARACTERIZAÇÃO - CURSO SEMIPRESENCIAL, STRICTO SENSU; - COORDENAÇÃO: INSTITUTO DE QUÍMICA/UFRJ; - PARTICIPAÇÃO INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS (18):

Leia mais

RELATO DO VII SEMINÁRIO ANPTUR SÃO PAULO/SP (BRASIL) RELATO DEL VII SEMINARIO ANPTUR SAN PABLO (ESTADO DE SAN PABLO, BRASIL)

RELATO DO VII SEMINÁRIO ANPTUR SÃO PAULO/SP (BRASIL) RELATO DEL VII SEMINARIO ANPTUR SAN PABLO (ESTADO DE SAN PABLO, BRASIL) RELATO DO VII SEMINÁRIO ANPTUR. 2010. SÃO PAULO/SP (BRASIL) REPORT ON THE 7 TH ANPTUR CONFERENCE. 2010. SÃO PAULO (SÃO PAULO STATE, BRAZIL) RELATO DEL VII SEMINARIO ANPTUR. 2010. SAN PABLO (ESTADO DE SAN

Leia mais

PPGMLS 017 Pesquisa Orientada I Dissertação

PPGMLS 017 Pesquisa Orientada I Dissertação PPGMLS 001 Teorias da Memória I (M e D) 60 4 Quadro panorâmico dos percursos intelectuais que coincidem no instante em que o terreno conceitual da ideia de memória é delineado. Conjugação entre história

Leia mais

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação do Programa Ficha de Ficha de do Programa Período de : 2010 a 2012 Etapa: Trienal 2013 Área de : 1 - MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA IES: 28001010 - UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Programa: 28001010081P2

Leia mais

A Produção Científica em Turismo resultante das Dissertações e Teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação da UFPE 1

A Produção Científica em Turismo resultante das Dissertações e Teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação da UFPE 1 A Produção Científica em Turismo resultante das Dissertações e Teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação da UFPE 1 Gloria Maria Widmer 2 Ana Julia de Souza Melo 3 Richardson Teixeira de Paula 4 Resumo:

Leia mais

XI SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - ANPTUR 2014 SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO À PROMOÇÃO DO EVENTO DA ANPTUR NA

XI SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - ANPTUR 2014 SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO À PROMOÇÃO DO EVENTO DA ANPTUR NA XI SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - ANPTUR 2014 SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO À PROMOÇÃO DO EVENTO DA ANPTUR NA Tema: Transversalidade na Qualificação e Competitividade

Leia mais

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Universidade Estadual de Maringá Maringá, 15 de maio de 2008 Fabiana Montanari Lapido

Leia mais

Avaliação de periódicos científicos e a base Qualis: um debate sobre produtividade

Avaliação de periódicos científicos e a base Qualis: um debate sobre produtividade Avaliação de periódicos científicos e a base Qualis: um debate sobre produtividade FÓRUM DE EDITORES CIENTÍFICOS UFRGS PORTO ALEGRE/RS 11/11/2010 Prof.ª Maíra Baumgarten (PPGS/UFRGS e ICHI/FURG) Colaboração:

Leia mais

Antonio Castelnou DOCUMENTOS CIENTÍFICOS

Antonio Castelnou DOCUMENTOS CIENTÍFICOS Antonio Castelnou DOCUMENTOS CIENTÍFICOS Introdução CIÊNCIA (do latim scientia = conhecimento) trata-se do conjunto organizado de saberes relativos a determinada área e que é caracterizado por uma metodologia

Leia mais

I Simpósio em Ciência da Informação

I Simpósio em Ciência da Informação I Simpósio em Ciência da Informação Contribuições da Organização e Representação da Informação e do Conhecimento no âmbito da Gestão da Informação" Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita (fujita@marilia.unesp.br)

Leia mais

RESOLUÇÃO COSUP Nº 03 DE 20 DE MAIO DE 2016

RESOLUÇÃO COSUP Nº 03 DE 20 DE MAIO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA COMISSÃO SUPERIOR DE PESQUISA RESOLUÇÃO COSUP Nº 03 DE 0 DE MAIO DE 0 Estabelece critérios para aferir a produtividade intelectual

Leia mais

Maria do Carmo Assis Todorov

Maria do Carmo Assis Todorov Maria do Carmo Assis Todorov Publish or Perish Hierarquia da Submissão Área de Administração x Secretariado Escolha da revista x Qualis Diretrizes da Revista Normas APA x ABNT Submissão Perfil no Google

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Programa da Disciplina Objetivos: - Fornecer subsídios para os alunos delimitarem o tema de suas dissertações bem como definir a metodologia

Leia mais

THE (IN) DISCIPLINE OF TOURISM RESENHA DE LIVRO

THE (IN) DISCIPLINE OF TOURISM RESENHA DE LIVRO 184 THE (IN) DISCIPLINE OF TOURISM RESENHA DE LIVRO Margarita Barretto 1 TRIBE, John. The (in) discipline of tourism. Annals of Tourism Research, v. 24, n. 3, p. 638-657, 1997. John Tribe é Doutor em Economia

Leia mais

APRESENTAÇÃO Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade

APRESENTAÇÃO Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade APRESENTAÇÃO Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade Com cinco décadas de história, o ensino de Design/Desenho Industrial no Brasil passa por um momento de grande vitalidade, tanto na graduação

Leia mais

Qualis Ciências Humanas

Qualis Ciências Humanas Qualis Ciências Humanas Profa. Dra. Gladis Massini-Cagliari UNESP/Araraquara - CNPq Maio / 2011 Objetivo: discussão de alguns problemas relativos à classificação do Qualis Ciências Humanas Ciências Humanas:

Leia mais

A proposta deverá ser avaliada como: Muito Bom, Bom, Regular, Fraco e Deficiente.

A proposta deverá ser avaliada como: Muito Bom, Bom, Regular, Fraco e Deficiente. I - PROPOSTA DO PROGRAMA (sem valorização) 1.1 Coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos em andamento (pesquisa, desenvolvimento e extensão).

Leia mais

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação do Programa do Programa Período de : 2010 a 2012 Etapa: Trienal 2013 Área de : 47 - MATERIAIS IES: 40001016 - UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa: 40001016033P9 - ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS Modalidade:

Leia mais

Considerações sobre Qualis Periódicos

Considerações sobre Qualis Periódicos Considerações sobre Qualis Periódicos Ciências Sociais Aplicadas Coordenador da Área: Mauricio Lissovsky Coordenadora Adjunta: Marisa Bräscher Coordenadora Adjunta de Mestrado Profissional: Gisela Eggert-Steindel

Leia mais

Subsídios para Elaboração de um Tesauro Brasileiro de Turismo 1

Subsídios para Elaboração de um Tesauro Brasileiro de Turismo 1 Subsídios para Elaboração de um Tesauro Brasileiro de Turismo 1 579 Foundations for the Establishment of a Brazilian Thesaurus for Tourism Fundamentos Hacia la Elaboración de un Tesauro Brasileño de Turismo

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA Sônia Báo Diretora de Avaliação Brasília, Junho de 2019 Sistema Nacional de Pós-Graduação 4.564 programas Sistema Nacional de Pós-Graduação 4.564 programas Sistema

Leia mais

Período: TOTAL GERAL VÁLIDO TOTAL GERAL VÁLIDO. 1 o Ano 2 o Ano 3 o Ano - - -

Período: TOTAL GERAL VÁLIDO TOTAL GERAL VÁLIDO. 1 o Ano 2 o Ano 3 o Ano - - - Página Nome: Desempenho Docente - TRIENAL Caro Docente: PREENCHER NAS CÉLULAS AMARELAS A planilha está protegida - Para preencher, rolar para baixo. Período: TOTAL GERAL VÁLIDO - Nome: Desempenho Docente

Leia mais

Geografia 3S: 19-23h: Hidrologia. Turismo 7 S: 15-17h: Gestão do Turismo. 17h: Planejamento e Org. do Turismo II Letras:19-23h: Língua Inglesa

Geografia 3S: 19-23h: Hidrologia. Turismo 7 S: 15-17h: Gestão do Turismo. 17h: Planejamento e Org. do Turismo II Letras:19-23h: Língua Inglesa SALA CAP. TURNO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO B L O C O A UNIDADE II A14- Lab. Geog rafia 35 A 24 22 Turismo 7S:13-16h: Espanhola Instrumental II Prática de Ensino de Espanhola III Geografia

Leia mais

Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T

Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T Abel L. Packer Diretor do Programa SciELO / FAPESP Assessor de Informação e Comunicação em Ciência da FAPUNIFESP Seminário Tendências da gestão

Leia mais

A Matrícula para Alunos Regulares referente ao 1º. Semestre de 2013 será realizada da seguinte forma:

A Matrícula para Alunos Regulares referente ao 1º. Semestre de 2013 será realizada da seguinte forma: UEPG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Programa de Pós-Graduação em Geografia Mestrado em "Gestão do Território MESTRADO EM GESTÃO DO TERRITÓRIO Av. Gal. Carlos Cavalcanti,.78, CIPP, sala 111, Uvaranas,

Leia mais

critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção

critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção SES SP Oficina para Editores Científicos São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Denise Peres

Leia mais

A carreira acadêmica e a pesquisa científica como meio de empregabilidade para o profissional de secretariado.

A carreira acadêmica e a pesquisa científica como meio de empregabilidade para o profissional de secretariado. A carreira acadêmica e a pesquisa científica como meio de empregabilidade para o profissional de secretariado. QUANTIDADE DE CURSOS DE SECRETARIADO NO BRASIL. Em 2006 haviam 100 cursos (Machado, 2006)

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

FICHA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA Período de Avaliação: 1998/2000 - Avaliação Área de Avaliação: ODONTOLOGIA Programa: 33004021073P5 - ODONTOPEDIATRIA / UNESP/Araç Curso ODONTOPEDIATRIA Dados Disponíveis na Coleta de Dados Mest. Acadêmico

Leia mais

Unidades curriculares disponíveis para Programa IPL60+ 1º Semestre Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Unidades curriculares disponíveis para Programa IPL60+ 1º Semestre Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar Unidades curriculares disponíveis para Programa IPL60+ Semestre 16-17 Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar Animação Turística Inglês para Animação I Introdução ao Turismo Comunicação e Desenvolvimento

Leia mais

O Processo de Investigação Científica: Tipos de Fontes, Motores de Busca e Análises Bibliométricas.

O Processo de Investigação Científica: Tipos de Fontes, Motores de Busca e Análises Bibliométricas. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria O Processo de Investigação

Leia mais

Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria.

Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria. 3 Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria. Número de vagas e carga horária: Uma (01) vaga 24 horas Graduação em Medicina. Especialização em: Residência Médica

Leia mais

SciELO. Critérios de Indexação. Abel L. Packer Programa SciELO / FAPESP, Diretor

SciELO. Critérios de Indexação. Abel L. Packer Programa SciELO / FAPESP, Diretor SciELO Critérios de Indexação Abel L. Packer Programa SciELO / FAPESP, Diretor http://www.scielo.br/avaliacao/20141003novoscriterios_scielo_brasil.pdf Antecedentes e supostos A comunicação é parte integral

Leia mais

A CAPES e as mudanças na Avaliação Quadrienal: cenário político e preparação dos nossos programas para as possíveis mudanças no processo de avaliação

A CAPES e as mudanças na Avaliação Quadrienal: cenário político e preparação dos nossos programas para as possíveis mudanças no processo de avaliação A CAPES e as mudanças na Avaliação Quadrienal: cenário político e preparação dos nossos programas para as possíveis mudanças no processo de avaliação Claudia Leite de Moraes Profª Associada IMS/UERJ e

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Física (2002) Mestrado (Acadêmico) em Ensino de Física (2006)

Mestrado Profissional em Ensino de Física (2002) Mestrado (Acadêmico) em Ensino de Física (2006) Avaliação do PPG Ensino de Física triênio 2004-20062006 (2002) Mestrado (Acadêmico) em Ensino de Física (2006) Esta apresentação: para cada um dos cursos Parte I: Desempenho do Programa à luz dos critérios

Leia mais

A diversidade arquivística brasileira

A diversidade arquivística brasileira A diversidade arquivística brasileira Literatura arquivística Fonte: Costa, Alexandre de Souza. A bibliografia arquivística no Brasil Análise quantitativa e qualitativa. www.arquivistica.net, Rio de janeiro,

Leia mais

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação do Programa do Programa Período de : 2004 a 2006 Etapa: Trienal 2007 Área de : 18 - ODONTOLOGIA IES: 33004030 - UNESP/ARAR - UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/ARARAQUARA Programa: 33004030010P2 - CIÊNCIAS

Leia mais

RED IBEROAMERICANA DE TURISMO FUNDACIÓN CÁTEDRA IBEROAMERICANA. Mirian Rejowski

RED IBEROAMERICANA DE TURISMO FUNDACIÓN CÁTEDRA IBEROAMERICANA. Mirian Rejowski RED IBEROAMERICANA DE TURISMO FUNDACIÓN CÁTEDRA IBEROAMERICANA Mirian Rejowski ANPTUR Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo São Paulo Brasil Universidade Anhembi Morumbi E-mail: anptur@anptur.org.br

Leia mais

Engenharias I. Civil Construção Civil Estruturas Geotécnica Recursos Hídricos Sanitária e Ambiental Transportes Urbana

Engenharias I. Civil Construção Civil Estruturas Geotécnica Recursos Hídricos Sanitária e Ambiental Transportes Urbana Engenharias I Civil Construção Civil Estruturas Geotécnica Recursos Hídricos Sanitária e Ambiental Transportes Urbana Prof. Guilherme Sales Melo (UnB) Prof. José Nilson Bezerra Campos (UFC) Objetivos Específicos

Leia mais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diretoria de Avaliação - DAV DOCUMENTO DE ÁREA 2009

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diretoria de Avaliação - DAV DOCUMENTO DE ÁREA 2009 Identificação Área de Avaliação: MEDICINA I Coordenador de Área: JOSÉ ROBERTO LAPA E SILVA Coordenador-Adjunto de Área: JOSÉ ANTONIO ROCHA GONTIJO Modalidade: Acadêmica I. Considerações gerais sobre o

Leia mais

Relatório da Avaliação dos Periódicos da Área de Letras e Linguística ( ) Critérios de Qualificação dos Periódicos

Relatório da Avaliação dos Periódicos da Área de Letras e Linguística ( ) Critérios de Qualificação dos Periódicos Relatório da Avaliação dos Periódicos da Área de Letras e Linguística (2013-2015) Critérios de Qualificação dos Periódicos A comissão de revisão do Qualis Periódicos da Área de Letras e Linguística examin

Leia mais

Rui Seabra Ferreira Jr. DVM, MSc, PhD, Assoc Prof

Rui Seabra Ferreira Jr. DVM, MSc, PhD, Assoc Prof Critérios do CNPq para avaliação de Periódicos Rui Seabra Ferreira Jr. DVM, MSc, PhD, Assoc Prof rseabra@cevap.unesp.br CHAMADA MCTI/CNPq Nº 24/2015 - APOIO A EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Leia mais

Avaliação 2013 na Área Interdisciplinar da CAPES

Avaliação 2013 na Área Interdisciplinar da CAPES Avaliação 2013 na Área Interdisciplinar da CAPES Pedro G. Pascutti UFRJ UFRRJ - Seropédica, Outubro de 2015 Interdisciplinaridade: -estabelece linguagem entre disciplinas para avançar na construção do

Leia mais

Ficha de Avaliação NUTRIÇÃO

Ficha de Avaliação NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Tipo de Avaliação: AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) Programa: ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE (28001010047P9) Modalidade: ACADÊMICO Área de Avaliação:

Leia mais

Modelo SciELO de Publicação Eletrônica

Modelo SciELO de Publicação Eletrônica Modelo SciELO de Publicação Eletrônica São Paulo, 24 de Junho de 2008 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Solange Santos Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS Scientific Electronic Library Online Biblioteca

Leia mais

Avaliação Quadrienal CAPES 2017 referente ao quadriênio (resultados em 20 de setembro de 2017)

Avaliação Quadrienal CAPES 2017 referente ao quadriênio (resultados em 20 de setembro de 2017) Centro Unidade Data Início Mestado / MP Data Início CCMN OV 01/01/2003 01/01/2010 Astronomia CCMN IQ 01/01/1963 01/01/1963 Bioquímica CCMN IQ 01/01/2000 01/01/1999 Ciência de Alimentos CCMN IF 01/01/2013

Leia mais

Cadastro de projetos de Iniciação Científica

Cadastro de projetos de Iniciação Científica Trabalho Data Proc. 1. Objetivo Orientar os professores do Departamento de Administração e Administração Pública do Instituto de Ciências Humanas e Sociais a realizar cadastro de Projetos de Iniciação.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE-FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS EDITAL N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE-FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS EDITAL N. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE-FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS EDITAL N. 001/2019 CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE O Instituto de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO COGEPLAN COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO COPAC 2 1 Aspectos gerais da avaliação O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no

Leia mais

Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR

Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR Seminário sobre o desempenho dos periódicos brasileiros no JCR 2009 Setembro 2010 ANTECEDENTES Em 2010, a Revista de Saúde Pública, iniciada

Leia mais

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação do Programa Ficha de Período de : 2010 a 2012 Etapa: Trienal 2013 Área de : 11 - ARTES / MÚSICA IES: 31004016 - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Programa: 31004016039P0 - ARTES Modalidade: Acadêmico

Leia mais

Produtividade em Pesquisa

Produtividade em Pesquisa Produtividade em Pesquisa Ferramentas de apoio e indicadores Elisabeth Dudziak Biblioteca - EP-USP Setembro 2010 Sumário Como avaliar a ciência e a pesquisa? Critérios CNPq / CAPES Autores Periódicos Por

Leia mais

EM NÚMEROS 2017 BASE 2016

EM NÚMEROS 2017 BASE 2016 EM NÚMEROS 2017 BASE 2016 EM NÚMEROS 2017 BASE 2016 POSIÇÃO EM RANKINGS 1º Ranking das universidades brasileiras QS Latino Americano 2017 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º USP UNICAMP UFRJ UnB

Leia mais

Prof. Dr. Elton Gimenez Rossini

Prof. Dr. Elton Gimenez Rossini Prof. Dr. Elton Gimenez Rossini Objetivo Apresentar uma reflexão sobre a importância da cooperação entre instituições como forma de promover o desenvolvimento. 1 Motivações Importância e atualidade do

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NA UFG

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NA UFG Seminário de Pós-Graduação PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PRPG) AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NA UFG Prof. Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho Sumário 1. Produção científica

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 1º Semestre 08970030 - GESTÃO DE SERVIÇOS 08980002 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DO TURISMO 2 2 10760033 - ECONOMIA DO TURISMO 10910002 - ANTROPOLOGIA 20000033 - INGLÊS PARA TURISMO I 2º Semestre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Fundação Instituída nos termos da Lei no 5.152, de 21/10/ São Luís - Maranhão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Fundação Instituída nos termos da Lei no 5.152, de 21/10/ São Luís - Maranhão UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei no 5.152, de 21/10/1966 - São Luís - Maranhão PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE QUALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Disciplinas C. H. Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

FICHA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA Período de Avaliação: 1998/2000 - Avaliação Área de Avaliação: ODONTOLOGIA Programa: 33004030010P2 - ODONTOLOGIA (ODONTOPEDIATRIA) / UNESP/ARAR Curso ODONTOLOGIA (ODONTOPEDIATRIA) Dados Disponíveis na

Leia mais

INSTITUTIONAL POLICIES TO SUPPORT SCIENTIFIC JOURNALS IN PUBLIC UNIVERSITIES OF SÃO PAULO STATE: CONTEXTS AND ACTIVITY INDICATORS

INSTITUTIONAL POLICIES TO SUPPORT SCIENTIFIC JOURNALS IN PUBLIC UNIVERSITIES OF SÃO PAULO STATE: CONTEXTS AND ACTIVITY INDICATORS 20 POLÍTICAS E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE APOIO A PERIÓDICOS CIENTÍFICOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS: CONTEXTUALIZAÇÃO E INDICADORES DE ATIVIDADE INSTITUTIONAL POLICIES TO SUPPORT SCIENTIFIC JOURNALS

Leia mais

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP Ricardo Pereira Tassinari Departamento de Filosofia Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia UNESP 3º Encontro da Pós-Graduação em Filosofia

Leia mais

Bernardo Lessa Horta

Bernardo Lessa Horta A CAPES e as mudanças na Avaliação Quadrienal (2017 2020): cenário político e preparação dos nossos programas para as possíveis mudanças no processo de avaliação Bernardo Lessa Horta Fortaleza novembro

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 29/2011/CONSU

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 29/2011/CONSU Aprova a criação do Programa de Bolsas de Pós-Graduação para Docentes e Técnicos Administrativos da UFS Desenvolvendo Teses ou Dissertações THESIS. O da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas

Leia mais