Como implementar estratégias de promoção de saúde? A promoção de saúde implica possuir uma cultura de risco.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como implementar estratégias de promoção de saúde? A promoção de saúde implica possuir uma cultura de risco."

Transcrição

1 Como implementar estratégias de promoção de saúde? A promoção de saúde implica possuir uma cultura de risco.

2 Risco e cultura de risco? O risco é a probabilidade de ocorrência de perturbações que alterem a segurança existente ou prevista, provocando danos. O risco pode ser previsto, avaliado, localizado e reduzido. O perigo está associado ao incontrolável e imprevisível

3 Vivemos numa sociedade de risco, PORQUÊ?

4 Vivemos numa sociedade de risco, PORQUÊ? A exposição a alguns riscos que afetam a saúde individual e comunitária depende de decisões conscientes das pessoas. Conhecer os riscos é o primeiro passo para os enfrentar. Perante o risco podes refletir: O que pode correr mal? Como posso evitar essas consequências? Quais são as consequências de o correr? Terei mais ou menos bem estar se correr este risco?

5 Quem possui uma cultura de risco? Possui uma cultura de risco quem tem conhecimentos que lhe permitam a prevenção de situações de risco e a autoproteção em caso de perigo.

6 Como tornar as pessoas capazes de promover a sua saúde? A educação deve fazer com que todas as pessoas desenvolvam competências, habilidades sociais e espírito crítico que lhes permitam a promoção da saúde.

7 O que é a promoção da saúde? Segundo a OMS, é o processo através do qual indivíduos e comunidades se tornam capazes de aumentar o controlo sobre os determinantes da saúde.

8 Carmen Carvalho COMO IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE? O que é a promoção da saúde? Não será possível alcançar, na plenitude, a saúde potencial a menos que sejamos capazes de assumir o controle de tudo o que determina o estado de saúde

9 Carmen Carvalho COMO IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE? Medidas para a Promoção da Saúde Símbolo da Promoção da Saúde (Conferência de Ottawa,1986)

10 Medidas para a Promoção da Saúde De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e populações controlarem os fatores que determinam a sua saúde. As principais medidas promotoras da saúde são: hábitos individuais saudáveis melhoria das condições de higiene ordenamento do território e qualidade ambiental campanhas de vacinação rastreios campanhas de sensibilização

11 Como promover a saúde individual? São medidas de promoção para a saúde individual, a capacitação das pessoas com competências pessoais e sociais, para que possam decidir bem acerca de si próprio e para o bem comum. por exemplo, a higiene corporal, a prática de atividade física e uma alimentação saudável.

12 Como promover a saúde familiar e comunitária? A saúde comunitária e política pode ser promovida através de várias iniciativas que têm em conta as caraterísticas do público alvo como a IDADE, ESTRATO SOCIAL,HERANÇA CUTURAL, CRENÇAS E TRADIÇÕES. Exemplos de medidas adotadas: EX: Condições de Higiene Muitas doenças são transmitidas por microrganismos de locais com poucas condições de higiene. Cabe às autoridades sanitárias: - eliminar os focos de contágio e garantir sistemas de saneamento, tratamento e distribuição de água potável. - recolher e o tratar o lixo e os esgotos - Vigiar a construção de casas de acordo com normas que garantam as condições de salubridade também devem sempre ser asseguradas.

13 Como promover a saúde familiar e comunitária? EX: Campanhas de Vacinação As vacinas são o meio mais eficaz para a proteção contra algumas doenças infeciosas. Além da proteção individual, a vacinação é benéfica para a comunidade pois impede a transmissão da doença entre as pessoas.

14 Como promover a saúde familiar e comunitária? EX: Campanhas de sensibilização São campanhas que alertam a população para determinadas doenças e/ou comportamentos de disco. Têm como objetivo a adoção de estilos de vida e hábitos saudáveis.

15 Como promover a saúde familiar e comunitária? Ex: Rastreios de saúde Rastreios de saúde são testes médicos efetuados às pessoas, com o objetivo de diagnosticar doenças numa fase precoce da sua evolução. Os rastreios são efetuados a indivíduos pertencentes a grupos de risco, definidos pela idade, atividade profissional, hábitos ou a presença de ascendentes portadores de determinadas doenças.

16 Como promover a saúde familiar e comunitária? A saúde familiar e comunitária pode ser promovida através de campanhas, como, por exemplo, as da APAV: Campanhas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) contra a violência doméstica. A violência física ou psicológica é exercida pelos mais fortes sobre os mais fracos. As mulheres, os idosos e as crianças são, na nossa sociedade, os que se encontram na posição inferior da relação do poder.

17 Como promover a saúde familiar e comunitária? Ex: Ordenamento do Território Ordenamento do território é a organização e planificação da ocupação dos espaços de uma região. O ordenamento do território deve prever zonas específicas de habitação, de lazer, de serviços e comércio, atividade industrial, vias de transporte, etc.

18 Como promover a saúde familiar e comunitária? Em Portugal o governo central e as autarquias têm tomado medidas de promoção da saúde como ilustra a tabela.

19

20 Como implementar estratégias de promoção de saúde? FIM

21 Carmen Carvalho A saúde é um estado de permanente construção e dependente de vários fatores Promoção da Saúde

22 Carmen Carvalho Promoção da Saúde consiste em alcançar a equidade sanitária. A sua acção tem como objectivo: reduzir as diferenças no atual estado da saúde assegurar a igualdade de oportunidades promover os meios que permitam a toda a população desenvolver ao máximo a sua saúde potencial

23 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária Promoção da Saúde consiste em alcançar a equidade sanitária. implica acesso à informação, possuir aptidões e oportunidades que permitam fazer opções em termos de qualidade de vida.

24 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária Prevenção da doença - desencadeia medidas que visam evitar o aparecimento de doenças específicas, promover a sua identificação e tratamento precoce, evitar o aparecimento de sequelas. A nível de saúde pública pode falar-se em vários níveis de prevenção. Prevenção primária Prevenção secundária Prevenção terciária

25 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária Prevenção primária Podem ser incluídas nesta categoria as campanhas de sensibilização no sentido de prevenir as doenças cardiovasculares, a transmissão do HIV, campanhas de divulgação dos malefícios do tabaco e demais drogas ou de promoção do exercício físico.

26 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária Prevenção primária A vacinação pode ser considerada um exemplo de prevenção primária na medida em que, ao desencadear os mecanismos de defesa contra os agentes infecciosos (produção de anticorpos), protege o indivíduo e diminuiu o risco de numerosas doenças infecciosas.

27 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária Plano Nacional de Vacinação - de acordo com Norma nº 040/2011 da Direção-geral da Saúde de 21/12/2011

28 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária Prevenção secundária tem como principal objetivo a deteção precoce de certos tipos de doença, de modo a possibilitar uma intervenção mais eficaz para a cura do doente. Pode incluir-se neste tipo de prevenção os vários rastreios: auto exame da mama, deteção do colesterol e açúcar no sangue, audição, visão e higiene oral.

29 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária Prevenção terciária procura restaurar e reabilitar o indivíduo a um estado semelhante ao que apresentava antes da enfermidade. Incluem-se neste domínio as intervenções cirúrgicas correctivas, programas de reabilitação (alcoólicos anónimos) e de fisioterapia, por exemplo.

30 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária Proteção da saúde Pode ser efetuada através das medidas legislativas ou reguladoras que visam condicionar ou limitar quer condições ambientais quer determinados comportamentos individuais, com o objetivo de eliminar ou diminuir riscos para a saúde pública e medidas de vigilância, de controlo ou de modificação das condições do meio, de forma a torná-lo mais seguro e saudável (Ex: lei da maternidade, obrigatoriedade de utilização de cinto de segurança, uso de capacete, etc.).

31 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária Educação para a saúde Processo que utiliza a comunicação pedagógica no sentido de facilitar a aquisição das competências e capacidades que habilitem e motivem os indivíduos para a realização de escolhas saudáveis, de modo informado, consciente, responsável e autónomo.

32 Carmen Carvalho Viver Melhor na Terra: saúde individual e comunitária A saúde é algo que podemos influenciar com as opções que fizermos ao longo da nossa vida.

33

A epidemiologia deve ser definida etimologicamente, como epi = sobre; demo = população; logos = tratado, em outras palavras o estudo que afeta a

A epidemiologia deve ser definida etimologicamente, como epi = sobre; demo = população; logos = tratado, em outras palavras o estudo que afeta a A epidemiologia deve ser definida etimologicamente, como epi = sobre; demo = população; logos = tratado, em outras palavras o estudo que afeta a população, o conceito original de epidemiologia, se restringia

Leia mais

Dia Mundial da Saúde Oral Apresentação, 20 de março de 2018

Dia Mundial da Saúde Oral Apresentação, 20 de março de 2018 Dia Mundial da Saúde Oral Apresentação, 20 de março de 2018 Sumário Introdução Enquadramento Finalidade e Objetivos Principais Medidas Monitorização e Avaliação Operacionalização Introdução A participação

Leia mais

SAÚDE conceitos. 30/1/06 (Liçãonº1) 6/2/06 (Liçãonº2) 1.2. OMS e a Saúde para Todos:

SAÚDE conceitos. 30/1/06 (Liçãonº1) 6/2/06 (Liçãonº2) 1.2. OMS e a Saúde para Todos: SAÚDE conceitos Planificação das aulas teóricas DATA 30/1/06 (Liçãonº1) 6/2/06 (Liçãonº2) Tipo T T Apresentação da disciplina: objectivos, conteúdos programáticos, metodologia, sistema de avaliação e referências

Leia mais

Conceito saúde-doença. História natural das doenças

Conceito saúde-doença. História natural das doenças Conceito saúde-doença História natural das doenças HEP0142_Aula2_2017 Conceitos de Saúde Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou de fragilidade

Leia mais

Saúde é um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença.

Saúde é um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença. Saúde é um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença. Saúde é o estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal.

Leia mais

Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Texto 1. O que é saúde?

Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Texto 1. O que é saúde? O que é saúde? Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Muitas pessoas nunca pararam para pensar o que é ter saúde. Vivem suas vidas imaginando que uma pessoa tem saúde quando não tem nenhuma doença.

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Ano de escolaridade: 7º ano Área curricular disciplinar de Ciências Naturais A Terra no Espaço Terra - Um Planeta com Vida. - Condições que permitem a existência de vida. - A Terra como um Sistema. Ciência,

Leia mais

DISCIPLINA MÉTODOS DE ABORDAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIA

DISCIPLINA MÉTODOS DE ABORDAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIA FACULDADE DE MEDICINA DA UFRGS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DISCIPLINA MÉTODOS DE ABORDAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIA Prof. João Werner Falk Ex-Chefe do DMS / FAMED / UFRGS

Leia mais

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios Andreia Jorge Silva Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde 1 PNS/ELS - Obesidade Saúde dos Adolescentes PNS/Saúde dos

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROMOÇÃO DA SAÚDE. Docente: Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROMOÇÃO DA SAÚDE. Docente: Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROMOÇÃO DA SAÚDE Docente: Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira As condições de saúde da população Perfil epidemiológico Necessidades de intervenção Concepção de saúde?

Leia mais

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALMEIDA GARRETT DISCIPLINA: FORMAÇÃO CÍVICA 7.º E 8.º ANOS TEMAS A DESENVOLVER, OBJETIVOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO: 2015/16 Para uma Educação e Formação Social, Humana e

Leia mais

Literacia em Saúde. Perspectiva das Organizações de saúde. Congresso Nacional Cancro Digestivo. Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer

Literacia em Saúde. Perspectiva das Organizações de saúde. Congresso Nacional Cancro Digestivo. Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer Literacia em Saúde Congresso Nacional Cancro Digestivo 14 Outubro 2017, Hotel S. Rafael Atlântico, Albufeira Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer Literacia em Saúde PORQUÊ? O cidadão exercerá os seus direitos

Leia mais

A FISIOTERAPIA E OS ESTILOS DE VIDA. cuidados de saúde

A FISIOTERAPIA E OS ESTILOS DE VIDA. cuidados de saúde A FISIOTERAPIA E OS ESTILOS DE VIDA cuidados de saúde Prof. Teresa Tomás Prof. Luísa Pedro Estilos de vida e a Actividade Física Declaração de Alma-Ata (1978) 1º declaração sobre princípios dos cuidados

Leia mais

Determinantes do processo saúde-doença. Identificação de riscos à saúde. Claudia Witzel

Determinantes do processo saúde-doença. Identificação de riscos à saúde. Claudia Witzel Determinantes do processo saúde-doença. Identificação de riscos à saúde Claudia Witzel CONCEITOS DE SAÚDE E DOENÇA Saúde pode ser definida como ausência de doença Doença ausência de saúde... Saúde é um

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA Ações de Promoção da Saúde no Contexto Escolar e o Programa Saúde na Escola Promoção da Saúde Processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Monção. Plano de Ação da Educação para a Saúde PROJETO

Agrupamento de Escolas de Monção. Plano de Ação da Educação para a Saúde PROJETO Agrupamento de Escolas de Monção Pl de Ação da Educação para a Saúde PROJETO Ano letivo 2015-2016 Índice 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 5 3. Parcerias... 6 4. Diagnóstico da situação... 7 5. Prioridades

Leia mais

Diagnóstico de Saúde Lourinhã. Lourinhã 15 de Maio de 2017

Diagnóstico de Saúde Lourinhã. Lourinhã 15 de Maio de 2017 Diagnóstico de Saúde Lourinhã Lourinhã 15 de Maio de 2017 A população do Concelho Homens Mulheres 2 Pirâmide etária da população residente em Lourinhã Fonte: INE, Últimos dados de 2013 A população do Concelho

Leia mais

Enquadramento Eixos Prioritários de Intervenção

Enquadramento Eixos Prioritários de Intervenção Enquadramento O Plano de Ação é um instrumento operativo, elaborado em cada ano, no qual se define e orienta o trabalho, estabelecendo e calendarizando as ações e atividades que irão ser desenvolvidas

Leia mais

O Impacte do Ambiente em Perigo. António nio Tavares e Regina Vilão 19 de Junho de 2007

O Impacte do Ambiente em Perigo. António nio Tavares e Regina Vilão 19 de Junho de 2007 Direcção ão-geral da Saúde O Titanic e a Saúde Ambiental O Impacte do Ambiente em Perigo na Saúde do Indivíduo duo em Risco António nio Tavares e Regina Vilão Titanic: : análise de um desastre TITANIC

Leia mais

SAÚDE COLETIVA. Professor: Hugo Pascoal

SAÚDE COLETIVA. Professor: Hugo Pascoal SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal História natural da doença Fase Inicial (ou de suscetibilidade) nesta fase ainda não há doença propriamente dita, mas existe o risco de adoecer. Fase Patológica Pré-clínica

Leia mais

SEMINÁRIO RISCOS PROFISSIONAIS PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO

SEMINÁRIO RISCOS PROFISSIONAIS PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO 27 de ABRIL 2011 SEMINÁRIO RISCOS PROFISSIONAIS PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO LISBOA 1 Agenda 1 Apresentação 2 Ordenamento Jurídico 3 Campanhas CCP 2 1 Apresentação 49.ºAniversário de Serviços

Leia mais

Jean Berg Alves da Silva HIGIENE ANIMAL. Jean Berg Alves da Silva. Cronograma Referências Bibliográficas 09/03/2012

Jean Berg Alves da Silva HIGIENE ANIMAL. Jean Berg Alves da Silva. Cronograma Referências Bibliográficas 09/03/2012 Jean Berg Alves da Silva Médico Veterinário UFERSA (2001) Dr. Ciências Veterinárias UECE (2006) Professor do Departamentos de Ciências Animais da UFERSA HIGIENE ANIMAL Jean Berg Jean Berg Alves da Silva

Leia mais

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO Negociação Coletiva Clausulado sobre Álcool e Drogas em meio laboral A defesa da saúde dos trabalhadores é, desde sempre, um dos objetivos prioritários

Leia mais

Estratégia e Plano de Ação para a Promoção da Saúde nas Américas

Estratégia e Plano de Ação para a Promoção da Saúde nas Américas Estratégia e Plano de Ação para a Promoção da Saúde nas Américas Mesa Redonda 2: Políticas Públicas Saudáveis como estratégia para a Promoção da Saúde. 1ª Conferencia de Promoção da Saúde da Fiocruz Regiane

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL Prof. João Gregório Neto PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se Disposição ou preparo antecipado e preventivo Precaução, cautela Modo de ver antecipado, premeditado

Leia mais

A Promoção do Cuidado com a Saúde dos Trabalhadores

A Promoção do Cuidado com a Saúde dos Trabalhadores Curitiba, 26 de novembro de 2016 A Promoção do Cuidado com a Saúde dos Trabalhadores Marcia Bandini Presidente da ANAMT Princípios Norteadores - ANAMT 2016-2019 Defender a ética na prática da medicina

Leia mais

PLANO LOCAL DE SAÚDE OESTE NORTE

PLANO LOCAL DE SAÚDE OESTE NORTE PLANO LOCAL DE SAÚDE OESTE NORTE 2019-21 do exercício de priorização pelo método de Hanlon. Território 1: Alimentação página 2 Território 2: Movimento e Exercício Físico página 3 Território 3: Adições

Leia mais

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde MISSÃO DO ORGANISMO: Garantir à população, da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde, adequando os recursos disponíveis às necessidades e cumprir e fazer cumprir políticas

Leia mais

A Diretiva Seveso e a Proteção Civil

A Diretiva Seveso e a Proteção Civil Sessão de comemoração dos 30 anos da Diretiva Seveso em Portugal 7 de novembro de 2017 no LNEC, em Lisboa. A Diretiva Seveso e a Proteção Civil Nuno Camacho Mondril nuno.mondril@prociv.pt Autoridade Nacional

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO Subsecretaria de Unidades de Saúde Superintendência de Atenção Básica

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO Subsecretaria de Unidades de Saúde Superintendência de Atenção Básica SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO Subsecretaria de Unidades de Saúde Superintendência de Atenção Básica ENCONTRO ESTADUAL DA VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS Articulação

Leia mais

OFERTA COMPLEMENTAR. EBI, Jovens Ativos

OFERTA COMPLEMENTAR. EBI, Jovens Ativos OFERTA COMPLEMENTAR EBI, Jovens Ativos O currículo da Oferta Complementar previsto na matriz curricular dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, englobará no ano letivo 2015/2016, temas relacionados com

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 23.1.2014 B7-0000/2014 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência da pergunta com pedido de resposta oral B7-0000/2014 nos termos do artigo 115.º, n.º

Leia mais

SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA

SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA SAÚDE CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO SAÚDE SAÚDE FÍSICO Porque razão são iguais os três lados do triângulo? Porque razão as setas são bidireccionais? SAÚDE Considera-se que a saúde

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 3 Direitos Fundamentais I Prof. Diego Vale de Medeiros 3.1 Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º A criança e o adolescente têm direitoaproteçãoà vida e à saúde, mediante

Leia mais

DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS

DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS Estratégias para o desenvolvimento de equipes de Atenção Primária em Saúde DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS Por que competências? As mudanças sistêmicas realizadas nos serviços de saúde causam

Leia mais

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação Grupo de Trabalho A 01 INTRODUÇÃO Áreas abrangidas Populações-alvo:

Leia mais

Tema: Saúde Individual e Comunitária

Tema: Saúde Individual e Comunitária Ficha de Trabalho de Ciências Naturais 9º Ano Tema: Saúde Individual e Comunitária 1- Observa a imagem seguinte: 1.1- Indica porque está a saúde representada por um triângulo? 1.2- Dá 2 exemplos da vida

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES. Medidas Gerais de Prevenção

RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES. Medidas Gerais de Prevenção RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHADORES Medidas Gerais de Prevenção 1- Organização do trabalho Identificar os factores de risco relacionados com o trabalho: Temperatura ambiente elevada; Pouca circulação de ar

Leia mais

Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida

Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida Actividades de dinamização social e melhoria da qualidade de vida O EXEMPLO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO EUNICE NEVES OBJECTIVOS Igualdade Direitos Humanos Cidadania Activa e Inclusiva Conciliação Novas

Leia mais

GESTÃO POPULACIONAL IMPACTO NOS CUSTOS

GESTÃO POPULACIONAL IMPACTO NOS CUSTOS GESTÃO POPULACIONAL IMPACTO NOS CUSTOS ASPECTOS DE ESTADO DE SAÚDE POPULACIONAL: É UM PROCESSO VIVO, DINÂMICO, COLETIVO E INDIVIDUAL SADIO DOENTE SEQÜELA DISTINTOS FATORES DE INFLUÊNCIA (POSITIVOS OU NEGATIVOS)

Leia mais

Agenda 21L do Concelho da Póvoa de Lanhoso

Agenda 21L do Concelho da Póvoa de Lanhoso Agenda 21L do Concelho da Póvoa de Lanhoso Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, 30 de Janeiro 2008 Olá Actividade: A presente actividade tem como objectivo, a simulação da elaboração da A21 L da Póvoa

Leia mais

Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis.

Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis. 1. OBJETIVOS GERAIS Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Este módulo visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas

Leia mais

Comunicação Comercial : Legislação ou Auto-regulação?

Comunicação Comercial : Legislação ou Auto-regulação? 12 - NOV - 2012-10h00 - Centro de Congressos de Lisboa 2º Conferência VINHO COM MODERAÇÃO promovida pela ACIBEV Comunicação Comercial : Legislação ou Auto-regulação? Seja responsável. Beba com moderação

Leia mais

Propostas e Políticas Municipais à Esquerda Igualdade de Género

Propostas e Políticas Municipais à Esquerda Igualdade de Género Propostas e Políticas Municipais à Esquerda Igualdade de Género Igualdade de Género Troca de ideias e saberes dentro do Bloco e entre eleitos/as nas autarquias; Como pode o BE a nível local fazer com que

Leia mais

1 Introdução. 2 - Plano de Acção para A Metodologia Áreas de Intervenção Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais.

1 Introdução. 2 - Plano de Acção para A Metodologia Áreas de Intervenção Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais. Índice. 1 Introdução 2 3 2-4 2.1. - A Metodologia. 4 3 - Áreas de Intervenção. 4 3.1 Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais. 4 3.2 - Educação e Formação. 10 3.3 - Habitação 14 3.4 - Transportes e Acessibilidades

Leia mais

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Nota Introdutória A elaboração do Plano de Ação agora apresentado, tem por base uma metodologia de trabalho de envolvimento e participação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 333 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec :Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

ENVELHECIMENTO HUMANO: AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

ENVELHECIMENTO HUMANO: AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Disciplina ERG 0233 Enfermagem em Gerontologia ENVELHECIMENTO HUMANO: AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS Profª Drª Luciana

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Programa Saúde na Escola. Educação em Saúde. Qualidade de Vida. Sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Programa Saúde na Escola. Educação em Saúde. Qualidade de Vida. Sustentabilidade. EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE: os desafios do Programa Saúde na Escola Adriana Tarlá Lorenzi * Aroldo Vieira de Moraes Filho * Andrielle de Castilho Fernandes * Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro *

Leia mais

Municípios e Comunidades. Saudáveis. Promovendo a qualidade de vida através da Estratégia de Municípios e Comunidades. Saudáveis

Municípios e Comunidades. Saudáveis. Promovendo a qualidade de vida através da Estratégia de Municípios e Comunidades. Saudáveis Organização Pan Americana da Saúde Oficina Regional da Organização Mundial da Saúde Municípios e Comunidades Saudáveis Guia dos prefeitos e outras autoridades locais Promovendo a qualidade de vida através

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL ESTRATÉGIA NACIONAL PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL 2017-2025 Manuel Lopes Coordenador da Reforma do SNS para a Área dos Cuidados Continuados Integrados Coordenador da Estratégia SNS+ Proximidade

Leia mais

Conclusões e Recomendações da Conferência

Conclusões e Recomendações da Conferência Conclusões e Recomendações da Conferência Introdução Após dois dias de trabalho intenso e muito produtivo, culminando mais de um ano de preparações, a Presidência Portuguesa deseja resumir o que se abordou

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP Aplicação de um conjunto de acções para a produção de alimentos sãos. Normas gerais e específicas de higiene e medidas de controlo necessárias por forma a garantir a segurança

Leia mais

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama IMSI16 Contributo para a Democracia Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama Instituição Particular de Solidariedade Social Organização de voluntariado que apoia de forma individualizada vítimas

Leia mais

Violência e Maus tratos em Demências ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Violência e Maus tratos em Demências ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Violência e Maus tratos em Demências ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Graduação em Serviço Social Universidade Estadual do Ceará Especialização em Treinamento e Desenvolvimento

Leia mais

Promoção da Saúde em meio Escolar: das aprendizagens à ação

Promoção da Saúde em meio Escolar: das aprendizagens à ação Promoção da Saúde em meio Escolar: das aprendizagens à ação Graça Simões de Carvalho CIEC Centro de Investigação em Estudos da Criança Instituto de Educação Universidade do Minho Promoção da Saúde em meio

Leia mais

Plano Regional de Saúde Lisboa e

Plano Regional de Saúde Lisboa e Plano Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo Um Futuro para as Nossas Crianças Plano Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo 2010 2012 Rui Portugal Presidente da ARSLVT António Tavares Director do Departamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Ano lectivo 2008/2009 Equipa responsável Susana Santos (Escola E. B. 2,3 de Matosinhos) Coordenadora do Projecto Educadora Regina Ferreira

Leia mais

História Natural da doença

História Natural da doença PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Escola de Ciências Agrárias e Biológicas Epidemiologia e Saúde Pública História Natural da doença Prof. Msc. Macks Wendhell Roteiro I. História natural da doença

Leia mais

REDE SOCIAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO PLANO DE ACÇÃO PARA 2010

REDE SOCIAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO PLANO DE ACÇÃO PARA 2010 REDE SOCIAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO PLANO DE ACÇÃO PARA 2010 EIXO I Promoção da Inclusão das famílias com especial enfoque às necessidades dos idosos OBJECTIVO GERAL Melhorar as condições de vida de

Leia mais

Reconhecendo o Brasil

Reconhecendo o Brasil Reconhecendo o Brasil O Brasil é uma república federativa constituída por três esferas de governo (união, estados e municípios), que possuem autonomia administrativa sem vinculação hierárquica. São 5.561

Leia mais

SEDE: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Contatos: Facebook: apecsp TM:

SEDE: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Contatos: Facebook: apecsp TM: SEDE: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Contatos: apecp.geral@gmail.com Facebook: apecsp TM: 967 238 912 5 de Junho de 1991 OBJETIVOS Criar e incentivar o aparecimento de instrumentos que permitam

Leia mais

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS)

Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Planejamento do Inquérito Nacional de Saúde (INS) Resultados da Consulta aos Pesquisadores e aos Representantes das Áreas Técnicas do Ministério da Saúde (MS) No processo de consulta, foram obtidas 81

Leia mais

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD Todas as mulheres que alguma vez tenham tido relações sexuais estão em risco de ter cancro do colo do útero. É causado pelo Papilomavírus Humano (HPV). É mais frequente a partir dos 30 anos O Cancro do

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL FASES DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: Até 1750 Regime Demográfico Primitivo Crescimento muito lento da população mundial; Taxa de mortalidade elevada; Taxa de natalidade elevada;

Leia mais

Novo Descobrir a Terra 7 Terra no espaço Terra em transformação - Areal Editores

Novo Descobrir a Terra 7 Terra no espaço Terra em transformação - Areal Editores Agrupamento de Escolas Guilherme Stephens - Marinha Grande Ano Lectivo 2010-2011 1- Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente 1.1-Ciência Produto da actividade humana 1.2-A Ciência e Conhecimento do Universo

Leia mais

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM ALIMENTOS. Prof. Ismar Araujo de Moraes Departamento de fisiologia e Farmacologia da UFF Medico Veterinário S/SUBVISA-RIO

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM ALIMENTOS. Prof. Ismar Araujo de Moraes Departamento de fisiologia e Farmacologia da UFF Medico Veterinário S/SUBVISA-RIO VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM ALIMENTOS Prof. Ismar Araujo de Moraes Departamento de fisiologia e Farmacologia da UFF Medico Veterinário S/SUBVISA-RIO vigilância sanitária em alimentos Conhecendo alguns conceitos

Leia mais

Processo. Determinantes socioambientais em saúde bucal e estratégias de Promoção da Saúde. Fases da História Natural das Doenças

Processo. Determinantes socioambientais em saúde bucal e estratégias de Promoção da Saúde. Fases da História Natural das Doenças Determinantes socioambientais em saúde bucal e estratégias de Promoção da Saúde 30/03/2018 Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 1 Processo Para que a saúde da população seja analisada é necessário conhecer

Leia mais

Saúde coletiva e Epidemiologia

Saúde coletiva e Epidemiologia Saúde coletiva e Epidemiologia 1. Introdução Saúde pública é a ciência e a arte de prevenir as doenças, de prolongar a vida e melhorar a saúde mental e física dos indivíduos através de políticas de saúde

Leia mais

História Natural da Doença Professor Neto Paixão

História Natural da Doença Professor Neto Paixão ARTIGO História Natural da Doença Olá guerreiro concurseiro. Neste artigo iremos abordar um importante aspecto da epidemiologia: a história natural das doenças e formas de prevenção. De forma sucinta você

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Dos Direitos Fundamentais Profa. Sandra Kiefer - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), 2009: - status de Emenda Constitucional - modelo

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017 PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta Setembro 2016 1 Equipa de Saúde Escolar: Matilde Chiote (Professora/Coordenadora)

Leia mais

PROJETO EUROPEU HEALTHY DS

PROJETO EUROPEU HEALTHY DS PROJETO EUROPEU HEALTHY DS O projeto Europeu HEALTHY DS é financiado pelo PROGRAMA ERASMUS+ 2015, com uma duração de 24 meses, e liderado pela fundação ASINDOWN Valência (Espanha) que prevê o desenvolvimento

Leia mais

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA História Natural da Doença Identificação das causas envolvidas e da forma como participam no processo da doença, a fim de elaborar um modelo descritivo compreendendo as inter-relações

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Dos Direitos Fundamentais Profa. Sandra Kiefer - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), 2009: - status de Emenda Constitucional - modelo

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 12 Profª. Tatiane da Silva Campos 4) SUS: 4.1- Níveis

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 333 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso Etec :Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem

Leia mais

Programa de Intercâmbio de Militares da CPLP para Formação e Investigação em Saúde Militar

Programa de Intercâmbio de Militares da CPLP para Formação e Investigação em Saúde Militar Programa de Intercâmbio de Militares da CPLP para Formação e Investigação em Saúde Militar Plano de Formação 2017 Curso Doenças da Adição I Refer.ª SM/CPLP 01/2017 Data Março 2017 Destinatários Oficiais

Leia mais

SAÚDE MENTAL EM MOÇAMBIQUE

SAÚDE MENTAL EM MOÇAMBIQUE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTMENTO DE SAÚDE MENTAL SAÚDE MENTAL EM MOÇAMBIQUE Lídia Gouveia Chefe do Departamento de Saúde Mental Janeiro 2018 MOÇAMBIQUE

Leia mais

SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO

SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO NADJA DE SÁ PINTO DANTAS ROCHA Prof Pediatria UFRN Encontro Italo-brasileiro Abril, 2010. Saúde da Criança e Aleitamento Materno (MS SES-SMS) Dois Focos: Perfil

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO /

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO / DE FORMAÇÃO LEGISLAÇÃO Formação Contínua do Trabalhador Cumprimento da Lei 7/2009, artigo 131 A formação contínua dos trabalhadores melhora a produtividade da sua empresa, pois adaptam os recursos humanos

Leia mais

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI Gerenciamento Baseado na Competência Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan Significa mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 001/2018 CADERNO DE QUESTÕES. 2 de 6 ASSINATURA PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVISA NOVA ESTADO DE MINAS GERAIS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 001/2018 CADERNO DE QUESTÕES. 2 de 6 ASSINATURA PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVISA NOVA ESTADO DE MINAS GERAIS 2 de 6 QUESTÃO 01 O que fica estabelecido entre os artigos 196 à 200, da Constituição Federal do Brasil 1988? Assinale a alternativa correta a) A saúde é um dever de todos e um direito do Estado. b) A

Leia mais

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E MODELOS DE CAUSALIDADE. M.Sc. Helen Lima Novembro 2009

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E MODELOS DE CAUSALIDADE. M.Sc. Helen Lima Novembro 2009 PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E MODELOS DE CAUSALIDADE M.Sc. Helen Lima Novembro 2009 Estrutura Trata-se, aqui, de discutir um sistema de saúde, que tem como objeto de trabalho o processo saúde-doença, em sua

Leia mais

Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas

Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas Isabel Dias Audição Parlamentar - Assembleia da República 25.06.2013 Conceito de abuso de idosos/as Comportamento destrutivo dirigido a um/a idoso/a;

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 098 Gabinete Saude Marvila Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa

Leia mais

AÇÕES DE PRELIMINARES DE PREVENÇÃO EM SAÚDE E DE PROPRIEDADE RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS NAS SUBPREFEITURAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

AÇÕES DE PRELIMINARES DE PREVENÇÃO EM SAÚDE E DE PROPRIEDADE RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS NAS SUBPREFEITURAS DA CIDADE DE SÃO PAULO AÇÕES DE PRELIMINARES DE PREVENÇÃO EM SAÚDE E DE PROPRIEDADE RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS NAS SUBPREFEITURAS DA CIDADE DE SÃO PAULO (Antecede o Programa original) 1 A posse responsável de animais de estimação,

Leia mais

XVII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida A Arte e Ciência na Qualidade de Vida São Paulo

XVII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida A Arte e Ciência na Qualidade de Vida São Paulo XVII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida A Arte e Ciência na Qualidade de Vida São Paulo -2018- CONCEITUANDO SAÚDE E DOENÇA MENTAL Profa Dra Liliana A. M. Guimarães Universidade Católica Dom Bosco-

Leia mais

POLÍTICAS PUBLICAS DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Prof.ª Leticia Pedroso

POLÍTICAS PUBLICAS DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. Prof.ª Leticia Pedroso POLÍTICAS PUBLICAS DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS Prof.ª Leticia Pedroso Modelo do atendimento pré-hospitalar No mundo existe diversos protocolos e modelos de atendimento pré-hospitalar, destacando o protocolo

Leia mais

Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012. Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012. Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE ENFERMAGEM Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Departamento da Qualidade na Saúd. Segurança do Doente. Ana Cristina Costa Divisão de Segurança do Doente 22 Setembro 2011

Departamento da Qualidade na Saúd. Segurança do Doente. Ana Cristina Costa Divisão de Segurança do Doente 22 Setembro 2011 Segurança do Doente Ana Cristina Costa Divisão de Segurança do Doente 22 Setembro 2011 SEGURANÇA DO DOENTE Na última década registou-se um interesse sem precedentes na qualidade dos cuidados de saúde,

Leia mais

http://www.egasmoniz.com.pt/ Missão Dedicada ao avanço do conhecimento, à aprendizagem e à educação dos seus estudantes, ao serviço da melhoria das condições de saúde da sociedade global, no século XXI.

Leia mais

Vírus do Papiloma Humanos (HPV) DSR-

Vírus do Papiloma Humanos (HPV) DSR- Vírus do Papiloma Humanos (HPV) O que é o HPV? O HPV é um vírus frequente nos humanos, responsável pela formação de lesões chamadas papilomas. Existem diferentes tipos de HPV Alguns podem infectar a zona

Leia mais

VALORMED. Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda. MISSÃO TÉCNICA FIEP A PORTUGAL

VALORMED. Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda. MISSÃO TÉCNICA FIEP A PORTUGAL VALORMED Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda. MISSÃO TÉCNICA FIEP A PORTUGAL LUIS FIGUEIREDO, Director Geral 20 de Outubro de 2014 CRIADA EM 1999 SOCIEDADE SEM FINS LUCRATIVOS

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR Ruan Carlos de Oliveira Magalhães¹; Nayanne Barros Queiroz¹, Natiane do Nascimento Colares¹, Cosmo Helder Ferreira da Silva² ¹Discente do curso de

Leia mais

PISE/PES Projeto de Intervenção de Saúde Escolar PISE Projeto de Educação para a Saúde PES (Lei nº 60/2009 e Portaria nº 196-A/2010)

PISE/PES Projeto de Intervenção de Saúde Escolar PISE Projeto de Educação para a Saúde PES (Lei nº 60/2009 e Portaria nº 196-A/2010) EB 2,3 General Humberto Delgado e ES/3 José Cardoso Pires Projeto de Intervenção e Saúde Escolar (PISE) e Projeto de Educação para a Saúde (PES) Plano Anual de Ano letivo de 2016/2017 PISE/PES Projeto

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Daniela Leal

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Daniela Leal SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Daniela Leal - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - NORMAS INTERNACIONAIS DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO OIT. Convenção n. 81 da OIT.. trata da inspeção do trabalho -

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2015

Programa BIP/ZIP 2015 Programa BIP/ZIP 2015 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 003 "Eu e Tu" Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21

Leia mais

CLAS da REDE SOCIAL de Ponte da Barca

CLAS da REDE SOCIAL de Ponte da Barca Rede Social Ponte da Barca PLANO DE ATIVIDADES 2014 CLAS da REDE SOCIAL de Ponte da Barca 1 Índice Introdução - 3 Planificação 5 Avaliação 20 2 Introdução O presente Plano de Atividades, elaborado pelo

Leia mais