SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Daniela Leal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Daniela Leal"

Transcrição

1 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Daniela Leal

2 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - NORMAS INTERNACIONAIS DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO OIT. Convenção n. 81 da OIT.. trata da inspeção do trabalho - O pessoal de inspeção deverá estar composto por funcionários públicos cuja situação jurídica e cujas condições de serviço lhes garantam a estabilidade no seu emprego e os independam das mudanças de governo e de qualquer influência exterior indevida. O sistema de inspeção do trabalho nos estabelecimentos industriais se aplicará a todos os estabelecimentos para os quais os inspetores de trabalho estão encarregados de assegurar a aplicação das disposições legais relativas às condições de trabalho e à proteção dos trabalhadores no exercício da profissão.

3 . visa primordialmente assegurar a aplicação das disposições legais relativas às condições de trabalho e à proteção dos trabalhadores no exercício de sua profissão, tais como as disposições relativas à duração do trabalho, aos salários, à segurança, à higiene e ao bem-estar, ao emprego das crianças e dos adolescentes e a outras matérias conexas, na medida em que os inspetores são encarregados de assegurar a aplicação das ditas disposições.. as mulheres e os homens serão igualmente elegíveis para fazer parte do pessoal de inspeção, e, quando for necessário, se designarão funções especiais aos inspetores e às inspetoras, respectivamente.. a CLT nos artigos 154 à 161, dispõe acerca da inspeção e dos órgãos responsáveis em matéria de segurança e medicina do trabalho.

4 . cabe à Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, como órgão nacional, a competência de coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho, além de julgar em última instância os recursos, voluntários ou de ofício, das SRT s.. cabe às SRT s promover a fiscalização do cumprimento das normas; adotar as medidas que se façam necessárias e aplicar as penalidades cabíveis pelo descumprimento.. às empresas cabe cumprir e fazer cumprir as determinações; instruir seus empregados no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; adotar medidas que lhe sejam determinadas pelos órgãos competentes e facilitar a fiscalização.. aos empregados cumpre observar as normas de segurança e medicina do trabalho; colaborar com a empresa na aplicação das normas, principalmente com o uso do EPI.

5 . nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção pela autoridade competente (SRT) e nova inspeção será feita se houver mudança substancial nas instalações ou equipamentos. mediante laudo técnico a autoridade (SRT) poderá interditar o estabelecimento ou embargar a obra em vista de grave e iminente risco para o trabalhador. Dessa decisão cabe recurso para o órgão Nacional (Secretaria).. neste período os empregados recebem seus salários normalmente.

6 . Convenção n. 139 da OIT.. trata do câncer profissional a) Todo Membro que ratifique o presente Convênio deverá procurar por todos os meios que sejam substituídas as substâncias e agentes cancerígenos a que possam estar expostos os trabalhadores durante seu trabalho por substâncias ou agentes não cancerígenos, ou por substâncias ou agentes menos nocivos. Na eleição das substâncias ou agentes de substituição se deverão levar em conta suas propriedades cancerígenas, tóxicas e outras. b) O número de trabalhadores expostos às substâncias ou agentes cancerígenos e a duração e os níveis de dita exposição deverão ser reduzidos ao mínimo compatível com a segurança.. deverá ser adotada as medidas necessárias para a efetivação dessas condições, assegurando o efetivo cumprimento e a adequada inspeção.

7 . Convenção n. 148 da OIT.. trata do meio ambiente de trabalho (ar, ruído e vibrações) - 1. Todo Membro poderá, mediante consulta às organizações representativas de empregadores e de trabalhadores, se tais organizações existirem, aceitar separadamente as obrigações previstas no presente Convênio, a respeito de: a) a contaminação do ar; b) o ruído; c) as vibrações. 2. Todo Membro que não aceitar as obrigações previstas no Convênio a respeito de uma ou várias categorias de riscos deverá indicá-lo em seu instrumento de ratificação e explicar os motivos de tal exclusão no primeiro relatório sobre a aplicação do Convênio que submeta em virtude do artigo 22 da Constituição da Organização Internacional do Trabalho. Nos relatórios posteriores deverá indicar o estado de sua legislação e prática a respeito de qualquer categoria de riscos que tenha sido excluída, e a medida em que aplica ou se propõe aplicar o Convênio a tal categoria. 3. Todo Membro que no momento da ratificação não tenha aceito as obrigações previstas no Convênio a respeito de todas as categorias de riscos deverá posteriormente notificar ao Diretor Geral do Departamento Internacional do Trabalho, quando considerar que as circunstâncias o permitem, que aceita tais obrigações a respeito de uma ou várias das categorias anteriormente excluídas.

8 . os trabalhadores deverão ser obrigados a observarem as ordens de segurança destinadas a prevenir e limitar os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, o ruído e as vibrações no lugar de trabalho, e a assegurar a proteção contra ditos riscos.. os trabalhadores ou seus representantes terão direito a apresentar propostas, receber informações e formação, e recorrer perante instâncias apropriadas, a fim de assegurar a proteção contra os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, o ruído e as vibrações no lugar de trabalho.. a expressão "contaminação do ar", compreende o ar contaminado por substâncias que, qualquer que seja seu estado físico, sejam nocivas à saúde ou contenham qualquer outro tipo de perigo;

9 . o termo "ruído" compreende qualquer som que possa provocar uma perda de audição ou ser nocivo à saúde ou contenha qualquer outro tipo de perigo;. o termo "vibrações" compreende toda vibração transmitida ao organismo humano por estruturas sólidas e que seja nociva à saúde ou contenha qualquer outro tipo de perigo.. a autoridade competente deverá estabelecer os critérios que permitam os riscos da exposição à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho, e a fixar, quando cabível, com base em tais critérios, os limites de exposição.. informações e obrigatoriedade do uso do EPI.

10 . Convenção n. 155 da OIT.. trata da segurança e saúde dos trabalhadores - Esta política terá por objetivo prevenir os acidentes e os danos para a saúde que sejam consequências do trabalho, guardem relação com a atividade de trabalho ou sobrevenham durante o trabalho, reduzindo ao mínimo, na medida em que seja razoável e factível, as causas dos riscos inerentes ao meio ambiente de trabalho.. a situação em matéria de segurança e saúde dos trabalhadores e meio ambiente de trabalho deverá ser objeto, a intervalos adequados, de exames globais ou relativos a determinados setores, a fim de identificar os problemas principais, elaborar meios eficazes de resolvê-los, definir a ordem de prelação das medidas que deva tomar, e avaliar os resultados.

11 . Medidas deverão ser adotadas no sentido de promover, de maneira conforme a prática e às condições nacionais, a inclusão das questões de segurança, higiene e meio ambiente de trabalho em todos os níveis de ensino e de treinamento, incluídos aqueles do ensino superior técnico, médico e profissional, com o objetivo de satisfazer as necessidades de treinamento de todos os trabalhadores.. Deverá ser exigido dos empregadores que, na medida que for razoável e possível, garantam que os locais de trabalho, o maquinário, os equipamentos e as operações e processos que estiverem sob seu controle são seguros e não envolvem risco algum para a segurança e a saúde dos trabalhadores. Se for necessário, que seja fornecido o adequado EPI.

12 . Convenção n. 161 da OIT.. trata dos serviços de saúde no trabalho - Sem prejuízo da responsabilidade de cada empregador a respeito da saúde e a segurança dos trabalhadores que emprega e considerando a necessidade de que os trabalhadores participem em matéria de saúde e segurança no trabalho, os serviços de saúde no trabalho deverão assegurar as funções seguintes que sejam adequadas e apropriadas aos riscos da empresa para a saúde no trabalho: * identificação e avaliação dos riscos que possam afetar a saúde no lugar de trabalho; * vigilância dos fatores do meio ambiente de trabalho e das práticas de trabalho que possam afetar a saúde dos trabalhadores, incluídas as instalações sanitárias, refeitórios e alojamentos, quando estas facilidades forem proporcionadas pelo empregador;

13 * assessoramento sobre o planejamento e a organização do trabalho, incluído o desenho dos lugares de trabalho, sobre a seleção, a manutenção e o estado da maquinaria e dos equipamentos e sobre as substâncias utilizadas no trabalho; * participação no desenvolvimento de programas para o melhoramento das práticas de trabalho, bem como nos testes e a avaliação de novos equipamentos, em relação com a saúde; * assessoramento em matéria de saúde, de segurança e de higiene no trabalho e de ergonomia, bem como em matéria de equipamentos de proteção individual e coletiva; * vigilância da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho; * fomento da adaptação do trabalho aos trabalhadores;

14 * assistência em, pró da adoção de medidas de reabilitação profissional; i) colaboração na difusão de informações, na formação e educação em matéria de saúde e higiene no trabalho e de ergonomia; * organização dos primeiros socorros e do atendimento de urgência; * participação na análise dos acidentes do trabalho e das doenças profissionais.. os serviços de saúde no trabalho deverão ser informados dos casos de doença entre os trabalhadores e das ausências do trabalho por razões de saúde, a fim de poder identificar qualquer relação entre as causas de doença ou de ausência os riscos para a saúde que podem apresentar-se nos lugares de trabalho. Os empregadores não devem encarregar o pessoal dos serviços de saúde no trabalho que verifique as causas da ausência do trabalho.

15 . de acordo com as condições e a prática nacionais, os serviços de saúde no trabalho poderão ser organizados: a) pelas empresas ou grupos de empresas interessadas; b) pelos poderes públicos ou serviços oficiais; c) pelas instituições de seguridade social; d) por todo outro organismo habilitado por autoridade competente; e) por qualquer combinação das possibilidades precedentes.. o acompanhamento da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho não deverá acarretar para estes e qualquer ônus; deverá ser gratuito e ter lugar, na medida do possível, durante o expediente de trabalho. Todos deverão ser informados dos riscos que o seu labor poderá carretar.

16 160803B09 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Daniela Leal

CONVENÇÃO OIT Nº 148, DE 1977

CONVENÇÃO OIT Nº 148, DE 1977 CONVENÇÃO OIT Nº 148, DE 1977 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO Convenção 148 MEIO AMBIENTE DE TRABALHO (RUÍDO E VIBRAÇÕES) A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalhoconvocada em

Leia mais

Organização Internacional do Trabalho relativa a Serviços de Saúde no Trabalho

Organização Internacional do Trabalho relativa a Serviços de Saúde no Trabalho Convenção nº. 161/85 Organização Internacional do Trabalho relativa a Serviços de Saúde no Trabalho A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho convocada em Genebra pelo Conselho de Administração

Leia mais

DECRETO Nº , DE 15 DE OUTUBRO DE 1986

DECRETO Nº , DE 15 DE OUTUBRO DE 1986 DECRETO Nº 93.413, DE 15 DE OUTUBRO DE 1986 Promulga a Convenção nº 148 sobre a Proteção dos Trabalhadores Contra os Riscos Profissionais Devidos à Contaminação do Ar, ao Ruído e às Vibrações no Local

Leia mais

1. O presente Convênio se aplica a todas as áreas de atividade econômica.

1. O presente Convênio se aplica a todas as áreas de atividade econômica. Convenção 155 SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho convocada em Genebra pelo Conselho de Administração do Departamento Internacional do trabalho,

Leia mais

Promulga a Convenção Nº 161, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, relativa aos serviços de saúde do trabalho.

Promulga a Convenção Nº 161, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, relativa aos serviços de saúde do trabalho. DECRETO Nº 127, de 22/05/1991 Promulga a Convenção Nº 161, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, relativa aos serviços de saúde do trabalho. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores 1 CONVENÇÃO N. 155 Segurança e Saúde dos Trabalhadores I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Normas Regulamentadoras (NR)

Normas Regulamentadoras (NR) Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Normas Regulamentadoras (NR) Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR Relativas à segurança e medicina do trabalho;

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO Art. 156 - Compete

Leia mais

Área de aplicação: Atividades que exponham trabalhadores a radiações ionizantes.

Área de aplicação: Atividades que exponham trabalhadores a radiações ionizantes. CONVENÇÃO N. 115 PROTEÇÃO CONTRA RADIAÇÕES, 1960 Aprovação: Decreto legislativo no. 2, de 7/4/1964 Ratificação: 5/9/1966 Promulgação: Decreto 62151, de 19/1/1968 Área de aplicação: Atividades que exponham

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NR 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0) Publicado pela Portaria GM nº 3.214, de 08/06/1978 - DOU de 06/07/1978 Alterado pela Portaria SIT nº 84, de

Leia mais

Saúde e Segurança no Trabalho

Saúde e Segurança no Trabalho Saúde e Segurança no Trabalho Auditor-Fiscal do Trabalho Médico do Trabalho UM POUCO DE HISTÓRIA Plínio. - Doenças comuns entre escravos - Uso de membranas de pele de bexiga como máscara UM POUCO DE HISTÓRIA

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS - NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Aprovada pela Portaria GM/MTB nº 3.214 - DOU 06/07/1978. (vigência) 1.1 - As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho,

Leia mais

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Normas Regulamentadoras

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Normas Regulamentadoras CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Normas Regulamentadoras Conteúdo programático O que são NRś Quais as NRś Vigentes NR -1 Disposições Gerais NR 2 Inspeção Prévia NR 3 Embargo ou Interdição NR 4 Serviços

Leia mais

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978 NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 1, cujo título é Disposições Gerais, estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança

Leia mais

Organização do Serviço de Emprego

Organização do Serviço de Emprego 1 CONVENÇÃO N. 88 Organização do Serviço de Emprego I Aprovada na 31ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (São Francisco 1948), entrou em vigor no plano internacional em 10.8.50. II Dados

Leia mais

CONVENÇÃO N.º 155 CONVENÇÃO SOBRE A SEGURANÇA, A SAÚDE DOS TRABALHADORES E O AMBIENTE DE TRABALHO

CONVENÇÃO N.º 155 CONVENÇÃO SOBRE A SEGURANÇA, A SAÚDE DOS TRABALHADORES E O AMBIENTE DE TRABALHO CONVENÇÃO N.º 155 CONVENÇÃO SOBRE A SEGURANÇA, A SAÚDE DOS TRABALHADORES E O AMBIENTE DE TRABALHO A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada para Genebra pelo Conselho de Administração

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO RECOMENDAÇÃO 192. Segurança e Saúde na Agricultura

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO RECOMENDAÇÃO 192. Segurança e Saúde na Agricultura CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO RECOMENDAÇÃO 192 Segurança e Saúde na Agricultura Genebra, 2001 Recomendação 192 RECOMENDAÇÃO SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NA AGRICULTURA A Conferência Geral da Organização

Leia mais

CONVENÇÃO SOBRE A SEGURANÇA E SAÚDE NAS MINAS

CONVENÇÃO SOBRE A SEGURANÇA E SAÚDE NAS MINAS Convenção 176 CONVENÇÃO SOBRE A SEGURANÇA E SAÚDE NAS MINAS A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, convocada em Genebra pelo Conselho de Administração da Repartição Internacional

Leia mais

Convenção Nº 088 CONCERNENTE À ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE EMPREGO

Convenção Nº 088 CONCERNENTE À ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE EMPREGO Convenção Nº 088 CONCERNENTE À ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE EMPREGO A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, convocada em São Francisco pelo Conselho de Administração da Repartição Internacional

Leia mais

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE 22-06-1981 Recomendação sobre segurança e saúde dos trabalhadores e ambiente de trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho Convocada em Genebra pelo

Leia mais

Férias Remuneradas (Revisão)

Férias Remuneradas (Revisão) 1 CONVENÇÃO N. 132 Férias Remuneradas (Revisão) Aprovada na 54ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1970), entrou em vigor no plano internacional em 30.6.73. Não obstante tenha o

Leia mais

Higiene no Comércio e nos Escritórios

Higiene no Comércio e nos Escritórios 1 CONVENÇÃO N. 120 Higiene no Comércio e nos Escritórios I Aprovada na 48ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1964), entrou em vigor no plano internacional em 29.3.66. II Dados referentes

Leia mais

1. O presente Convênio se aplica a todas as atividades nas que os trabalhadores estejam expostos ao asbesto no curso de seu trabalho.

1. O presente Convênio se aplica a todas as atividades nas que os trabalhadores estejam expostos ao asbesto no curso de seu trabalho. Convenção 162 ASBESTO/AMIANTO A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho convocada em Genebra pelo Conselho de Administração do Departamento Internacional do Trabalho, e congregada na

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO

SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO Breve História da Revolução Industrial (1760-1830) Art. 82 Decreto-Lei 7.036 de 10.11.1944 Institucionalização da CIPA Art. 7º da Constituição Federal Promulgada em 05-10-1988

Leia mais

Aula 2:Normas Regulamentadoras

Aula 2:Normas Regulamentadoras MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

Nomes das Convenções OIT

Nomes das Convenções OIT Nomes das Convenções OIT Convenção Data da ratificação Situação C3 Convenção sobre a Proteção à maternidade, 1919 C4 Convenção sobre o Trabalho Noturno (Mulheres), 1919 C5 Convenção sobre a Idade Mínima

Leia mais

Disciplina: Engenharia de Segurança. Tema: Introdução à Engenharia de Segurança. NR 1 - Disposições Gerais

Disciplina: Engenharia de Segurança. Tema: Introdução à Engenharia de Segurança. NR 1 - Disposições Gerais Disciplina: Engenharia de Segurança Tema: Introdução à Engenharia de Segurança NR 1 - Disposições Gerais 1.1. As Normas Regulamentadoras são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas

Leia mais

a) garantindo que todos os produtos químicos sejam avaliados com o fim de determinar o perigo que apresentam;

a) garantindo que todos os produtos químicos sejam avaliados com o fim de determinar o perigo que apresentam; Convenção 170 PRODUTOS QUÍMICOS A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho convocada em Genebra pelo Conselho da Administração do Departamento Internacional do Trabalho, e congregada

Leia mais

Exame Médico dos Adolescentes para o Trabalho Subterrâneo nas Minas

Exame Médico dos Adolescentes para o Trabalho Subterrâneo nas Minas 1 CONVENÇÃO N. 124 Exame Médico dos Adolescentes para o Trabalho Subterrâneo nas Minas I Aprovada na 49ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1965), entrou em vigor no plano internacional

Leia mais

Fontes de dados para otimizar a Recolha e o Uso de Dados de SST

Fontes de dados para otimizar a Recolha e o Uso de Dados de SST Fontes de dados para otimizar a Recolha e o Uso de Dados de SST Sistemas nacionais de notificação, recolha de dados e análise de acidentes de trabalho e doenças profissionais A fim de prevenir acidentes

Leia mais

Repouso Semanal no Comércio e nos Escritórios

Repouso Semanal no Comércio e nos Escritórios 1 CONVENÇÃO N. 106 Repouso Semanal no Comércio e nos Escritórios I Aprovada na 40ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1957), entrou em vigor no plano internacional em 4.3.59. II

Leia mais

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho,

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração

Leia mais

Trabalho Noturno Publicado no site: OIT - Organização Internacional do Trabalho - Escritório no Brasil (http://www.oitbrasil.org.

Trabalho Noturno Publicado no site: OIT - Organização Internacional do Trabalho - Escritório no Brasil (http://www.oitbrasil.org. Trabalho Noturno [1]CONVENÇÃO N. 171 I Aprovada na 77ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1990), ao iniciar-se o ano de 1994 ainda não havia entrado em vigor no plano internacional.

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST?

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM

Leia mais

Proteção Contra os Riscos da Intoxicação pelo Benzeno

Proteção Contra os Riscos da Intoxicação pelo Benzeno 1 CONVENÇÃO N. 136 Proteção Contra os Riscos da Intoxicação pelo Benzeno I Aprovada na 56ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1971), entrou em vigor no plano internacional em 27.7.73.

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde Edição N.º 19 Atividades Técnicas do Serviço de Segurança no Trabalho dezembro de 2016 O desenvolvimento da prevenção de riscos profissionais no local de trabalho é

Leia mais

Métodos de Fixação de Salário Mínimo na Agricultura

Métodos de Fixação de Salário Mínimo na Agricultura 1 CONVENÇÃO N. 99 Métodos de Fixação de Salário Mínimo na Agricultura I Aprovada na 34ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1951), entrou em vigor no plano internacional em 23.8.53.

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Formadora - Magda Sousa MÓDULO 1 NORMATIVOS LEGAIS OBJECTIVO Interpretar e aplicar a legislação, regulamentos

Leia mais

Promulga a Convenção nº 162, da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre a utilização do Asbesto com Segurança

Promulga a Convenção nº 162, da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre a utilização do Asbesto com Segurança DECRETO Nº 126, de 22 de maio de 1991 Promulga a Convenção nº 162, da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre a utilização do Asbesto com Segurança O PRESIDENTE DA REPUBLICA. usando das atribuições

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 7 Conceitos Importantes para o exercício da função de Representante dos Trabalhadores dezembro 2015 Em que consiste a prevenção? Quando falamos

Leia mais

Convenção 115 PROTEÇÃO CONTRA AS RADIAÇÕES IONIZANTES

Convenção 115 PROTEÇÃO CONTRA AS RADIAÇÕES IONIZANTES Convenção 115 PROTEÇÃO CONTRA AS RADIAÇÕES IONIZANTES A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho convocada em Genebra pelo Conselho de Administração do Departamento Internacional do Trabalho,

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas

Leia mais

CONVENÇÕES DA OIT RATIFICAÇÃO aprovação ratificação VIGÊNCIA VALIDADE denunciar REVISÃO revisão ÁREA DE APLICAÇÃO

CONVENÇÕES DA OIT RATIFICAÇÃO aprovação ratificação VIGÊNCIA VALIDADE denunciar REVISÃO revisão ÁREA DE APLICAÇÃO CONVENÇÕES DA OIT Convenções da Organização Internacional do Trabalho OIT são tratados multilaterais abertos, de caráter normativo, que podem ser ratificadas sem limitação de prazo por qualquer dos Estados-

Leia mais

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho Aula 3 Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho São normas que definem os parâmetros legais de atuação da sociedade sobre as condições de trabalho. Fiscalização Penalidades

Leia mais

Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão

Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão Prevenção da Discriminação Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão Adoptada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 42.ª sessão,

Leia mais

Degmar Pereira. Delegado do Ministério do Trabalho e Emprego. Fone: (62) / /

Degmar Pereira. Delegado do Ministério do Trabalho e Emprego.   Fone: (62) / / Degmar Pereira Delegado do Ministério do Trabalho e Emprego e-mail: degmar.pereira@mte.gov.br Fone: (62) 3321-2640/3321-4046/3321-2011 1 Saúde e Segurança do Trabalhador CLT Capítulo V art. 154 36 NRs

Leia mais

Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio

Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio 1 CONVENÇÃO N. 81 Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio I Aprovada na 30ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1947), entrou em vigor no plano internacional em 7.4.50. II

Leia mais

ANEXO VII OBSTÁCULOS TÉCNICOS AO COMÉRCIO

ANEXO VII OBSTÁCULOS TÉCNICOS AO COMÉRCIO ANEXO VII OBSTÁCULOS TÉCNICOS AO COMÉRCIO 1451 1452 ANEXO VII OBSTÁCULOS TÉCNICOS AO COMÉRCIO Disposições Gerais Artigo 1.- As disposições do presente Anexo têm como objetivo evitar que as normas técnicas,

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO

MANUAL DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO MANUAL DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAUDE NO TRABALHO Ficha Técnica Titulo Manual de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Autor / Editor NYAKASANE, LDA Rua Rubra, Nº 48 Rangel Luanda Tel. 222 041 828 Email:

Leia mais

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 1 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. Segundo a Portaria Ministerial número 3214 de 08 de junho de 1978, na sua Norma Regulamentadora de número

Leia mais

Boas Práticas para o desenvolvimento e implementação de Sistemas Nacionais de Notificação e Registro

Boas Práticas para o desenvolvimento e implementação de Sistemas Nacionais de Notificação e Registro Boas Práticas para o desenvolvimento e implementação de Sistemas Nacionais de Notificação e Registro Objetivos Um Sistema Nacional de Registro e Notificação de Acidentes e Doenças Ocupacionais visa: Fornecer

Leia mais

Convenção 81 da OIT - Inspeção do Trabalho. CF/88 - Da Organização do Estado - Art. 21, XXIV

Convenção 81 da OIT - Inspeção do Trabalho. CF/88 - Da Organização do Estado - Art. 21, XXIV Convenção 81 da OIT - Inspeção do Trabalho CF/88 - Da Organização do Estado - Art. 21, XXIV Regulamento da Inspeção do Trabalho- Decreto 4.552/02 e 4.870/03 Sistema Federal de Inspeção do Trabalho - SFIT

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho De acordo com a definição de Saúde da OMS Organização Mundial de Saúde a promoção da saúde inclui todas as medidas que permitem aos indivíduos, aos grupos

Leia mais

Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs

Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs Jair Alvino Jodas, membro do GRHUBEDI Grupo de Profissionais de Recursos Humanos de São Bernardo do Campo e Diadema e G-34 Grupo de Profissionais de Recursos Humanos

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE SUMÁRIO 1. Conceitos...3 2. Embasamento legal e agentes...4 3. Equipamentos de Proteção Individual...8 4. Normas Regulamentadoras...9 5. Sinopse...10 2 1. CONCEITOS ADICIONAL

Leia mais

Proteção Contra as Radiações

Proteção Contra as Radiações 1 CONVENÇÃO N. 115 Proteção Contra as Radiações I Aprovada na 44ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1960), entrou em vigor no plano internacional em 17.6.62. II Dados referentes

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Tecnólogo Mecatônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Tecnólogo Mecatônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Tecnólogo Mecatônica - Aula 02 NR 6 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

Leia mais

Estatísticas do Trabalho (Revisão)

Estatísticas do Trabalho (Revisão) 1 CONVENÇÃO N. 160 Estatísticas do Trabalho (Revisão) I Aprovada na 71ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1985), entrou em vigor no plano internacional em 24.4.88. II Dados referentes

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO CONVENÇÃO 111

DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO CONVENÇÃO 111 DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO DECRETO N o 62.150, DE 19 DE JANEIRO DE 1968. Promulga a Convenção nº 111 da OIT sobre discriminação em matéria de emprego e profissão. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho.

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho. Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 33 MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes

Leia mais

Cláusulas de Trabalho em Contratos com Órgãos Públicos

Cláusulas de Trabalho em Contratos com Órgãos Públicos 1 CONVENÇÃO N. 94 Cláusulas de Trabalho em Contratos com Órgãos Públicos I Aprovada na 32ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1949), entrou em vigor no plano internacional em 20.9.52.

Leia mais

Decreto n.º 5/82 Convenção Europeia para a Protecção dos Animais nos Locais de Criação

Decreto n.º 5/82 Convenção Europeia para a Protecção dos Animais nos Locais de Criação Decreto n.º 5/82 Convenção Europeia para a Protecção dos Animais nos Locais de Criação O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 200.º da Constituição, o seguinte: Artigo único. É aprovada,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS

MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS Engenheiro de Segurança do Trabalho do Ministério Público do Estado do Paraná; Conselheiro da Câmara Especializada em

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 2 e NR -3. Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 2 e NR -3. Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR 2 e NR -3 Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR -2 Inspeção Prévia Estabelece as situações em que as empresas

Leia mais

Autoridade(s) competente(s) deverá criar um sistema de identificação das instalações mais sujeitas a riscos de acidentes ampliados,

Autoridade(s) competente(s) deverá criar um sistema de identificação das instalações mais sujeitas a riscos de acidentes ampliados, Parte II - Princípios Gerais Todo Estado-Membro deverá formular, adotar e revisar periodicamente a legislação, as condições e as práticas nacionais, e em consultas com as organizações mais representativas

Leia mais

Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio

Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio [1]CONVENÇÃO N. 81 I Aprovada na 30ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1947), entrou em vigor no plano internacional em 7.4.50. II Dados referentes ao Brasil: a) aprovação = Decreto

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho DADOS ESTATÍSTICOS ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS Todos os anos mais de 2,3

Leia mais

ACIDENTES DO TRABALHO

ACIDENTES DO TRABALHO Gustavo Filipe Barbosa Garcia ACIDENTES DO TRABALHO doenças ocupacionais e nexo técnico epidemiológico De acordo com a Lei 13.429/2017 6ª edição, revista e atualizada 2017 II PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA Nota Técnica nº 134-02 SJ-CFM Interessado: Comissão de Licitação da Prefeitura de Campinas SP Assunto: Registro de empresa fabricante de órteses e próteses Ref.: Protocolo

Leia mais

Convenção 134 CONVENÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO DOS MARÍTIMOS

Convenção 134 CONVENÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO DOS MARÍTIMOS Convenção 134 CONVENÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO DOS MARÍTIMOS A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada a Genebra pelo Conselho de Administração da Repartição

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 6.766, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2009. Promulga a Convenção n o 178 relativa à Inspeção das Condições de Vida e de Trabalho

Leia mais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 9.1. Do objeto e campo de aplicação 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO : norma reguladora dos conflitos em matéria de legislação trabalhista, capacidade para contratar, forma e fundo do contrato e acidentes do trabalho. Parte III Professora Raquel

Leia mais

Denilson Cazuza dos Santos

Denilson Cazuza dos Santos SEGURANÇA E MEDICINA NO TRABALHO Denilson Cazuza dos Santos denilson@roperbras.com.br CLT CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO DA EMPRESA - ART.157 DO EMPREGADO ART. 158 Cumprir e fazer cumprir as disposições

Leia mais

RESPONSABILIDADES. A principal delas é a Constituição Federal, além das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, dos Códigos Penal e Civil.

RESPONSABILIDADES. A principal delas é a Constituição Federal, além das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, dos Códigos Penal e Civil. Quando se fala em responsabilidades somos remetidos às leis, códigos e normas às quais nos servem de orientação e nos obriga a cumpri-las. A principal delas é a Constituição Federal, além das Normas Regulamentadoras

Leia mais

PORTARIA N.º 3, DE 1º DE JULHO DE 1992

PORTARIA N.º 3, DE 1º DE JULHO DE 1992 PORTARIA N.º 3, DE 1º DE JULHO DE 1992 O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR, da Secretaria Nacional do Trabalho, no uso das atribuições que lhe conferem os artigos 155

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS.

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS. LEGISLAÇÃO 9.3.8 DO REGISTRO DE DADOS. NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria

Leia mais

Conheça a Convenção 87 da OIT. Uma das mais antigas reivindicações da CUT, a Convenção 87 da OIT versa sobre autonomia e liberdade sindical.

Conheça a Convenção 87 da OIT. Uma das mais antigas reivindicações da CUT, a Convenção 87 da OIT versa sobre autonomia e liberdade sindical. Conheça a Convenção 87 da OIT Uma das mais antigas reivindicações da CUT, a Convenção 87 da OIT versa sobre autonomia e liberdade sindical. Pelas diretrizes apontadas por esta convenção, os sindicatos

Leia mais

Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação

Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação CONVENÇÃO 182 Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em Genebra

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h)

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) AULA 06 CIPA e SESMT Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil PREVENÇÃO PREVENIR enxergar o acontecimento

Leia mais

CONVENÇÃO N Liberdade Sindical e Proteção ao Direito de Sindicalização

CONVENÇÃO N Liberdade Sindical e Proteção ao Direito de Sindicalização CONVENÇÃO N. 87 1 Liberdade Sindical e Proteção ao Direito de Sindicalização Aprovada na 31ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (São Francisco 1948), entrou em vigor no plano internacional

Leia mais

Capítulo 14 Melhora na Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho

Capítulo 14 Melhora na Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho Capítulo 14 Melhora na Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Conhecer as principais Normas Regulamentadoras do Trabalho (NR). 2. Identificar causas de acidentes

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa. Edição n.º 31 Reduzir a Exposição. + Segurança. Saúde no Trabalho.

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa. Edição n.º 31 Reduzir a Exposição. + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 31 Reduzir a Exposição ao Ruído no Trabalho Em Portugal, o número de trabalhadores dezembro de 2017 identificados com doenças profissionais é

Leia mais

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho O QUE DIZ A LEI Todos os trabalhadores têm direito à prestação de trabalho em condições de segurança, higiene e saúde, competindo ao empregador assegurar estas condições

Leia mais

Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Eng. João Cunha

Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Eng. João Cunha Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Eng. João Cunha Responsabilidade Civil por Acidente do Trabalho Artigo 30, da Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro: "Ninguém se

Leia mais

OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO CONSTRUÇÃO

OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO CONSTRUÇÃO OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP E DO LTCAT NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO P P P (PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO) E LTCAT (LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO) PPP E LTCAT FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

Revisando os processos de. Segurança e Medicina do Trabalho

Revisando os processos de. Segurança e Medicina do Trabalho Revisando os processos de Segurança e Medicina do Trabalho Programas e Laudos PPRA PROGRAMAS PCMSO NR - 09 NR - 07 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Seu objetivo é identificar os riscos presentes

Leia mais

II docentes e pesquisadores na área específica, que utilizam animais no ensino ou pesquisa científica.

II docentes e pesquisadores na área específica, que utilizam animais no ensino ou pesquisa científica. CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA No 1, DE 9 DE JULHO DE 2010 Dispõe sobre a instalação e o funcionamento das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs).

Leia mais

DECRETO Nº 2.657, DE 3 DE JULHO DE 1998

DECRETO Nº 2.657, DE 3 DE JULHO DE 1998 DECRETO Nº 2.657, DE 3 DE JULHO DE 1998 Promulga a Convenção nº 170 da OIT, relativa à Segurança na Utilização de Produtos Químicos no Trabalho, assinada em Genebra, em 25 de junho de 1990. O PRESIDENTE

Leia mais

Convenção nº.155/81 Organização Internacional do Trabalho relativa a Segurança e Saúde dos Trabalhadores.

Convenção nº.155/81 Organização Internacional do Trabalho relativa a Segurança e Saúde dos Trabalhadores. Convenção nº.155/81 Organização Internacional do Trabalho relativa a Segurança e Saúde dos Trabalhadores. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho convocada em Genebra pelo Conselho

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 2.657, DE 3 DE JULHO DE 1998. Promulga a Convenção nº 170 da OIT, relativa à Segurança na Utilização de Produtos Químicos no Trabalho,

Leia mais

DECRETO Nº 5.005, DE 8 DE MARÇO DE 2004

DECRETO Nº 5.005, DE 8 DE MARÇO DE 2004 DECRETO Nº 5.005, DE 8 DE MARÇO DE 2004 Promulga a Convenção nº 171 da Organização Internacional do Trabalho relativa ao Trabalho Noturno. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Gustavo Filipe Barbosa Garcia MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Direito, Segurança e Medicina do Trabalho De acordo com a Lei 13.429/2017 5ª edição Revista e atualizada 2017 II SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO:

Leia mais

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão

Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão 1.1 Abrangência da NR-10 Segurança no desenvolvimento de trabalhos em alta tensão O primeiro capítulo da NR-10 define o objetivo e o seu campo de aplicação. Logo no primeiro item a NR-10 deixa claro que

Leia mais

Convenção No. 182 VERSÃO LIVRE EM PORTUGUÊS VERSÃO OFICIAL EM INGLÊS VER:

Convenção No. 182 VERSÃO LIVRE EM PORTUGUÊS VERSÃO OFICIAL EM INGLÊS VER: Convenção No. 182 VERSÃO LIVRE EM PORTUGUÊS VERSÃO OFICIAL EM INGLÊS VER: http://ilolex.ilo.ch:1567/public/english/docs/convdisp.htm CONVENÇÃO 182, DE 1999, SOBRE AS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL

Leia mais

CONVENÇÃO Nº 138 SOBRE A IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO

CONVENÇÃO Nº 138 SOBRE A IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO CONVENÇÃO Nº 138 SOBRE A IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração do Secretariado da Organização

Leia mais