PROCESSO DIGITAL DE DOCUMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO DIGITAL DE DOCUMENTOS"

Transcrição

1 PROCESSO DIGITAL DE DOCUMENTOS

2 Agilidade no processo de financiamento para nossos clientes O Processo Digital é a nova funcionalidade que foi desenvolvida no seu Portal de Negócios para que possa suportar o fluxo de digitalização e indexação de documentos desde o cadastramento da operação até o desembolso, oferecendo uma interface transparente e em tempo real entre o concessionário e AGCO Finance. Neste manual disponibilizamos os procedimentos da utilização do Processo Digital, esclarecendo dúvidas e o passo-a-passo para cadastramento das operações. Principais benefícios do Processo Digital : - Check-List customizado por operação; - Alteração de status automático em algumas etapas do processo, como status: 11, 22, 45, 100 e 115; - Melhor controle no envio de documentos de cada operação; - Desembolso das operações em tempo reduzido; - Redução do custo de correio, com envio de documentos em apenas uma etapa; - Redução de envio de documentos originais; E ainda, com a possibilidade da solicitação do PL com documentos digitalizados, como um grande diferencial. Importante ressaltar, que será obrigatório o envio dos documentos originais logo após a entrada da operação no status 109 (aguardando documentos originais). Portanto, reforçamos especial atenção quanto ao procedimento e ao prazo de envio dos documentos originais, pois em caso de não recebimento destes, a operação permanecerá no status 109.

3 Pré - requisitos para realizar o upload dos documentos: - Documentos com mais de uma página deverão ser compilados em um único arquivo antes do UPLOAD. - Tamanho por UPLOAD: 2 MB e 5 MB para matrícula, balanço, IR, CCB e Contrato Social. - Resolução mínima: 200 dpi - Tipo de documento: preferencialmente convertido em PDF, mas poderão ser aceitos arquivos GIF, JPEG, BMP, Word e Excel. - Versão Internet: Internet Explorer Requisitos da banda de Internet para UPLOAD: Mínimo: 01 MB Desejável: 02 MB

4 Digitalização dos Documentos Digitalize documento por documento, salvando-os em arquivos separados e nomeando-os conforme o tipo de documento. Importante: Atentar para que os documentos estejam ordenados pelo nº de páginas, devidamente organizados e legíveis! Salve os documentos numa pasta digital com o nome do cliente.

5 Status 1 Cadastramento da Operação Pessoa Física Não será obrigatório realizar o upload dos documentos para realizar a análise de crédito, mas estará disponível o botão upload para os seguintes documentos: - Imposto de Renda - Laudo de Avaliação de Imóvel Urbano: estará disponível para upload quando oferecido hipoteca rural ou urbana, porém será necessário apenas para hipoteca urbana. Após o upload, clicar no botão CONFIRMAR, então o status da proposta alterará automaticamente para Análise de Crédito. Pessoa Jurídica Será obrigatório o upload dos documentos: Balanços Patrimoniais, DRE e Balancete Atualizado, ou DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) ou DIRPJ (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica). Após o upload, clicar no botão CONFIRMAR, então o status da proposta alterará automaticamente para Análise de Crédito.

6 Status 22 - Solicitação de Informações / Documentação Complementar (Crédito) Quando a operação for enviada para o status 22, será habilitado o botão de upload apenas para os documentos solicitados pela área de crédito. Clicar no botão indicado, para visualizar o motivo da pendência. Após o upload dos documentos, clique no botão CONFIRMAR, a operação alterará automaticamente para status 23. Obs: quando solicitado informações adicionais (CPF do pai,outros esclarecimentos), deverão ser inseridas em um documento de formato Word e realizado upload desse documento. Status RAC-Automática Na etapa de complementação de cadastro, cadastrar somente a terra rural própria que irá comprovar. Nesse status não será possível realizar upload de documentos.

7 Status 45 Aguardo da Documentação Operações PROCESSO DIGITAL (que não enquadram no expresso) Neste status será possível realizar o upload dos documentos específicos da operação. Após o upload dos documentos, clique no botão confirmar. Após confirmação a operação alterará automaticamente para o status 46. Após validação interna da CND da Dívida Ativa da União e CND de INSS, o kit de formalização será enviado via . Operações FLUXO DIGITAL EXPRESSO (Produtos BNDES, Pessoa Física e sem garantias adicionais) Nesse processo, a CCB será emitida logo após a aprovação de crédito, sem a conferência de documentos na etapa de checagem de documentação (status 46). No momento da formalização, a operação passará direto para o status 46. Após validação interna da CND da Dívida Ativa da União e CND de INSS, o KIT de formalização estará disponível no portal para impressão. Após o upload, clicar no botão CONFIRMAR, então o status da proposta alterará automaticamente para Status 46. Operações com garantia hipotecária: Hipoteca Total Será obrigatório o upload: - Matrícula do imóvel - Certidão negativa de ônus e de ações reais e pessoais reipersecutórias Hipoteca Parcial Além dos documentos citados na Hipoteca Total, será necessário upload: - Croqui - Memorial descritivo - CCIR - Certidão de casamento (quando o hipotecante for casado)

8 Status 11 Pendências de Documentação Nesse status será possível realizar upload dos documentos pendentes. Após o upload dos documentos, clique no botão confirmar. Após confirmação, a operação alterará automaticamente para o status 46. Clicar no botão indicado, para visualizar o motivo da pendência. Status 46 Checagem/Rechecagem de Documentação Nesse Status não será possível realizar upload de documentos. Após a checagem da documentação, se não houver pendências, a operação estará apta para solicitação do PAC e emissão do kit formalização status 80.

9 Status 100 Aguardando Retorno dos Instrumentos de Formalização Neste status será possível realizar o UPLOAD dos documentos específicos da operação. Após o UPLOAD dos documentos, clique no botão confirmar. Após confirmação a operação alterará automaticamente para o status 105 (Análise de CCB e NF). Clicar no botão indicado, para realizar o UPLOAD dos documentos. Status 105 Análise de CCB e NF Nesse status não será possível realizar UPLOAD de documentos. Após a checagem da documentação, se não houver pendências, a operação irá para o status 109 e ficará aguardando os documentos originais para após solicitar PL junto ao BNDES status 125. IMPORTANTE Assim que a operação entrar no status 109 envie IMEDIATAMENTE os documentos originais ao banco.

10 Status 115 Pendência Pré-Desembolso Nesse status será possível realizar UPLOAD dos documentos pendentes. Clicar no botão indicado, para visualizar o motivo da pendência. Após o UPLOAD dos documentos, clique no botão confirmar. Após confirmação a operação alterará automaticamente para o status 116. Status 116 Retorno Pendência Pré-Desembolso Nesse status não será possível realizar UPLOAD de documentos. Após a conferência dos documentos que estavam pendentes, a operação irá para o status 109 e ficará aguardando os documentos originais para após solicitar PL junto ao BNDES status 125. IMPORTANTE Assim que a operação entrar no status 109 envie IMEDIATAMENTE os documentos originais ao banco.

11 Status 109 Aguardando Documentos Originais Quando a operação entrar no status 109, envie imediatamente os documentos pelo Correio e informe no local indicado o número do sedex e data de envio. Envio de Documentos Originais No Processo Digital, os documentos originais deverão ser enviados imediatamente após a entrada da operação no status 109 (Aguardo de Documentos Originais). Somente os documentos citados abaixo deverão ser enviados ao banco: Carta de Avaliação do bem dado em garantia CCB (Cédula de Crédito Bancário) Ficha cadastral dos intervenientes Declaração Apoio Agrícola Declaração Apoio Agroindustrial Declaração de Bioma Declaração de Caminhão Declaração de Finalidade Declaração de Evicção Declaração de INSS Declaração de Moderinfra Declaração de PRONAMP Declaração de Frigorifico Declaração Pecuária Bovina Instrumento de Alienação Nota fiscal

12 Atenção! Atentar para informação correta do número do CEI, evitando demora no andamento da proposta Observar para que o tipo de documento de identificação cadastrado na proposta (RG, CNH) seja o documento enviado ao Banco Atentar para endereço de localização do bem: o cadastro das informações deve obrigatoriamente estar de acordo com a descrição do imóvel constante na matrícula ou ITR ou CCIR, conforme documento que será enviado Atentar para botão CONFIRMAR!!!! Se não clicar, não altera o status da operação!!!! Priorize o envio de certidão de inteiro teor ao invés de matrícula, ela facilita a análise e torna o processo de conferência muito mais rápido No caso de operações casadas o upload de documentos deverá ser realizado para ambas operações Enviar os documentos em um único momento status 109!! Exceto para fluxo express que será no status 110 Configure seu scanner 200 dpi no item «resolução»

13 Qualquer dúvida, entre em contato com a área de Relacionamento com a Rede, através do telefone (51)

14 AGCO FINANCE é uma marca registrada e unidade de negócios do Banco De Lage Landen Brasil S.A. Av. Soledade, 550-8º andar / Porto Alegre - RS / Brasil Informações: (51) SAC: / Ouvidoria:

Processo Digital de Documentos. Treinamento

Processo Digital de Documentos. Treinamento Processo Digital de Documentos Treinamento AGENDA: 1. Nova estrutura de atendimento 2. Processo Digital 3. Fluxo Express 4. Processos vigentes 1 NOVA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO - COMERCIAL: COORDENADOR EXTERNO

Leia mais

ANÁLISE DE CRÉDITO FINANCIAMENTO CONSÓRCIO COM ENTREGA ANTECIPADA

ANÁLISE DE CRÉDITO FINANCIAMENTO CONSÓRCIO COM ENTREGA ANTECIPADA ANÁLISE DE CRÉDITO FINANCIAMENTO CONSÓRCIO COM ENTREGA ANTECIPADA ANÁLISE Para Efetuar a venda de Financiamento, Entrega antecipada ou venda parcelada deverá ser realizada a Pré- Análise via fone: A revenda

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

Protocolo Eletrônico. Sistema Eletrônico de Informações. Ministério da Justiça e Cidadania

Protocolo Eletrônico. Sistema Eletrônico de Informações. Ministério da Justiça e Cidadania Protocolo Eletrônico Sistema Eletrônico de Informações Ministério da Justiça e Cidadania Sumário 1. Processo Eletrônico Nacional 2. Protocolo Eletrônico do Ministério da Justiça 3. Cadastro de Pessoa Física

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I ANEXO I DA COMPROVAÇÃO DE RENDA DO CANDIDATO CLASSIFICADO EM VAGAS RESERVADAS DE QUE TRATA O INCISO I DO ART. 3º DA PORTARIA NORMATIVA Nº 18 DE 11 DE OUTUBRO DE 2012 E DA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Governo de Paraíba RO.04.41 Versão: 12 RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO E REGRAS BÁSICAS 1.1. Categorias de Servidores Autorizados

Leia mais

MANUAL DOS PARCEIROS

MANUAL DOS PARCEIROS MANUAL DOS PARCEIROS 1. OBJETIVO DO MANUAL O objetivo deste manual é oferecer as informações necessárias para que os Parceiros Comerciais conheçam mais sobre o produto oferecido e saibam os passos e condições

Leia mais

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 1 - Cadastramento

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 1 - Cadastramento E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 1 - Cadastramento SUMÁRIO 1 - Apresentação... 03 2 - Acesso ao portal cassi... 04 3 - Validação do proponente... 05 4 - Preenchimento do cadastro... 09 5 - Preenchimento

Leia mais

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP:

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP: Passo a Passo PRA VALER IDEAL INVEST CADASTRO O aluno deverá acessar o site www.creditouniversitario.com.br e clicar em CADASTRE-SE. O aluno deverá preencher todos os dados solicitados pelo PRAVALER. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO CALOURO E PRÉ-MATRÍCULA INSTITUCIONAL DA UEA PCPMUEA

MANUAL DO PORTAL DO CALOURO E PRÉ-MATRÍCULA INSTITUCIONAL DA UEA PCPMUEA MANUAL DO PORTAL DO CALOURO E PRÉ-MATRÍCULA INSTITUCIONAL DA UEA PCPMUEA V 1.2 20/04/2017 Manual do portal do calouro e pré-matrícula institucional - UEA 2 Sumário 1. Orientações preliminares... 4 2. Acesso

Leia mais

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC AutoSC - 1o ACESSO O AutoSC - AutoAtendimento do Saúde CAIXA é exclusivo para beneficiários titulares do Saúde CAIXA (empregados ativos,

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD 1 Sumário 1. Antes da Inscrição, você precisa saber 3 2. Prepare-se para a Inscrição 3 3. Acessar o Site para Inscrição Online EJA EaD 4 4. Página Inicial 4 5. Local de Prova 4 6. Modalidade 6 7. Dados

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA CENTRAL DE PEDIDOS DE CERTIDÃO ON-LINE

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA CENTRAL DE PEDIDOS DE CERTIDÃO ON-LINE Santa Catarina, 27 de maio de 2016. Prezado Usuário: A fim de lhe auxiliar, apresentamos, abaixo, um breve tutorial de como proceder para efetuar Pedidos de certidão on-line, através da Central Compartilhada

Leia mais

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS Dezembro de 2018 Versão 1 Página 1 de 26 Apresentação O Sistema de Pesquisas da PUCRS (SIPESQ) tem por objetivo fazer o mapeamento das estruturas e projetos de pesquisa

Leia mais

GUIA DO PAN CONSÓRCIO IMÓVEL

GUIA DO PAN CONSÓRCIO IMÓVEL GUIA DO PAN CONSÓRCIO IMÓVEL Prezado Consorciado, Parabéns pela contemplação! Ficamos muito felizes por fazer parte das suas escolhas e conquistas. Agora que você foi contemplado com uma carta de crédito

Leia mais

Inclusão e Alteração de Beneficiário Titular

Inclusão e Alteração de Beneficiário Titular Inclusão e Alteração de Beneficiário Titular Para Inclusão de um novo beneficiário titular, siga as orientações: 1 No seu navegador, digite o endereço eletrônico - www.goldencross.com.br; 2 No menu superior,

Leia mais

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria OBSERVAÇÕES ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO a) Conferir se os documentos estão TODOS DIGITALIZADOS SEPARADAMENTE e estão salvos em uma pasta que você consiga

Leia mais

Aquisição de Créditos Eletrônicos.

Aquisição de Créditos Eletrônicos. Loja Virtual Aquisição de Créditos Eletrônicos 1 lojavirtual@sptrans.com.br O que é a Loja Virtual Ferramenta que possibilita a aquisição de créditos eletrônicos diretamente pelo site da SPTrans. 2 Quem

Leia mais

Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018.

Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018. Recadastramento dos Beneficiários Aposentados e Pensionistas Período: 20/03 a 20/05/2018. 1. Quem deve se recadastrar? o Todos os Aposentados e Pensionistas. Deverão ser recadastrados, além do beneficiário

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APRESENTAÇÃO... 3 3. TIPOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO... 3 3.1 PROGRAMA... 3 3.2 PROJETO... 3 3.3 CURSO... 3 3.4 EVENTO... 3 4. FASES DE VALIDAÇÃO

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA PROPOSTA DE FINANCIAMENTO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CAIXA

ACOMPANHAMENTO DA PROPOSTA DE FINANCIAMENTO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CAIXA Esta cartilha tem por finalidade orientar sobre a utilização da funcionalidade do Acompanhamento da Proposta de Financiamento que a CAIXA disponibiliza para você. Com a entrega da documentação na CAIXA,

Leia mais

BUSCA DE DOCUMENTOS Manual. Veja como encontrar seus documentos pela Central RTDPJBrasil.

BUSCA DE DOCUMENTOS Manual. Veja como encontrar seus documentos pela Central RTDPJBrasil. BUSCA DE DOCUMENTOS Manual Veja como encontrar seus documentos pela Central RTDPJBrasil. Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5

Leia mais

MANUAL FLEX EMPRESA. Módulo Empresa Versão: 3.0. Desenvolvido por Federação das Unimeds da Amazônia. Todos os direitos reservados

MANUAL FLEX EMPRESA. Módulo Empresa Versão: 3.0. Desenvolvido por Federação das Unimeds da Amazônia. Todos os direitos reservados MANUAL FLEX EMPRESA Módulo Empresa Versão: 3.0 Desenvolvido por Federação das Unimeds da Amazônia. Todos os direitos reservados Objetivo Proporcionar uma interatividade técnica e operacional entre Empresas

Leia mais

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário PORTAL CORPORATIVO Manual do usuário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO SISTEMA... 3 1. Acesso ao Portal... 3 1.1. Solicitação de pré cadastro... 4 1.2. Primeiro Acesso... 5 1.3. Recuperar sua Senha... 6 1.4. Contato

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Consulta e Acompanhamento de Propostas

Consulta e Acompanhamento de Propostas Consulta e Acompanhamento de Propostas 03 Consulta e Acompanhamento de propostas Posição de Propostas Análise da Proposta 07 10 17 Proposta Rejeitada 02 Consulta e Acompanhamento de Propostas No momento

Leia mais

Manual do Usuário Envio de Documentos

Manual do Usuário Envio de Documentos Manual do Usuário Envio de Documentos Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Envio de documentos para protocolos... 6 Envio de documentos para

Leia mais

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS Recolhimento Eletrônico de NF-e ÍNDICE Página 3 a 10 Download XML Página 11 a 18 Tutorial Envio Nota Fiscal Abastecimento Página 19 a 27 Tutorial Envio Nota Fiscal Manutenção

Leia mais

Manual de Utilização do Portal de Assinatura Digital Copel

Manual de Utilização do Portal de Assinatura Digital Copel Manual de Utilização do Portal de Assinatura Digital Copel Portal de Assinatura Digital O Portal de Assinatura Digital da Copel permite que seus clientes assinem contratos ou termos aditivos diretamente

Leia mais

MANUAL MOVIMENTAÇÃO POR FORMULÁRIO

MANUAL MOVIMENTAÇÃO POR FORMULÁRIO Este Manual tem o objetivo de orientar o preenchimento do serviço de Inclusão e Alteração de beneficiários por formulário disponibilizado na área restrita do perfil Empresa no site da Golden Cross (www.goldencross.com.br).

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

Manual do Usuário. Portal Parceiros OFICINA. Elaborado por Data Versão Cristiane Souza de Lima 30/11/

Manual do Usuário. Portal Parceiros OFICINA. Elaborado por Data Versão Cristiane Souza de Lima 30/11/ Manual do Usuário Portal Parceiros Prestadores de Serviço OFICINA Elaborado por Data Versão Cristiane Souza de Lima 30/11/2016 01 Página 1 de 10 Prezado Parceiro, Este Manual é um Guia Prático de instruções

Leia mais

Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável

Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável Como cadastrar uma instituição no Portal Rural Sustentável Na página inicial vá em Cadastre sua instituição : Preencha o formulário inicial com informações de sua instituição: IMPORTANTE: Cadastre e-mail

Leia mais

Manual ecliente. Allianz. Saúde

Manual ecliente. Allianz. Saúde Manual ecliente Allianz Saúde www.allianz.com.br > Saúde Clique na opção Saúde. Conheça o ecliente Clique no ícone para acessar o ecliente. Cadastre-se Clique aqui para o primeiro acesso. Cadastre-se Preencha

Leia mais

Novo Portal do Participante

Novo Portal do Participante Manual Passo a Passo Novo Portal do Participante Clique e acesse o Novo Portal do Participante Como realizar o primeiro acesso ao Novo Portal do Participante 1. É possível acessar o Novo Portal do Participante

Leia mais

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE 1 COMO SOLICITAR Acesse o Allianz Cliente (allianzcliente.com.br) ou clique aqui e informe seu login e senha (acesso apenas para titulares). No menu à direita, clique em Acessos Rápidos e

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2018 [ Versão

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE PARA BOLSAS E AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA

MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE PARA BOLSAS E AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE PARA BOLSAS E AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA Olá candidata/o do Programa de Apoio à Permanência! A PROSIS vem buscando a cada dia melhorar seus procedimentos internos,

Leia mais

Envio de Notas Fiscais de Repasses

Envio de Notas Fiscais de Repasses Envio de Notas Fiscais de Repasses Prezado Franqueado, Visando otimizar a performance dos pagamentos de repasses de comissões, elaboramos uma nova ferramenta que irá facilitar o acompanhamento dos seus

Leia mais

PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO

PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO 1. INTRODUÇÃO O Portal de Fornecedores da Previ foi criado para conferir maior autonomia aos fornecedores, facilitar o processo

Leia mais

a partir do dia 19/03/2018 Aluno On-line.

a partir do dia 19/03/2018 Aluno On-line. MANUAL DO ALUNO A Central de Carreiras da Universidade Positivo pensando na comodidade e modernização dos seus processos de regularização de estágio implementará, a partir do dia 19/03/2018, a solicitação

Leia mais

RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de Goiânia GO Área responsável: Gerência de Produtos Consignados

RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de Goiânia GO Área responsável: Gerência de Produtos Consignados Prefeitura de Goiânia - GO RO. 05.014 Versão: 24 Exclusivo para Uso Externo RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de Goiânia GO Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO

Leia mais

Passo a passo. Solicitação de sinistro

Passo a passo. Solicitação de sinistro Agora, solicitar a indenização do seguro ficou ainda mais simples. Envie documentos e acompanhe o andamento do processo sem sair de casa, por meio do Itaú na internet. Siga este passo a passo e saiba como

Leia mais

Manual Eol Credenciado 1.0

Manual Eol Credenciado 1.0 1 Introdução Neste manual serão apresentadas todas as opções e funcionalidades do EOL Credenciado. Qualquer dúvida, entrar em contato com o departamento do ESOL (Engemed Sistemas On-Line) através dos telefones:

Leia mais

CAPA. Novo Portal do Concessionário Guia Prático. Prezado Concessionário

CAPA. Novo Portal do Concessionário Guia Prático. Prezado Concessionário CAPA Prezado Concessionário AGCO Finance é uma marca registrada e Unidade de Negócios do Banco De Lage Landen Brasil S.A. - Todos diretos reservados. página 1 I. Sumário I Sumário ---------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Índice Área do Cliente Acompanhamento de processos Identificação de Cotas Solicitação de liberação de crédito Pendências para análise

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário

CONCAFÉ. Manual do Usuário CONCAFÉ Manual do Usuário SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema?...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...3 2.3. Como recuperar

Leia mais

Manual de Instalação da Digitalização

Manual de Instalação da Digitalização Manual de Instalação da Digitalização 03 Digitalização dos Documentos Pré-requisitos para operar com a Digitalização Instalando o Safe-Doc de Captura Configurando o Safe-Doc 04 06 12 15 Digitalizando Propostas

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

PORTABILIDADE DE CRÉDITO RESOLUÇÃO BACEN 4292

PORTABILIDADE DE CRÉDITO RESOLUÇÃO BACEN 4292 1. OBJETIVO ESTE ROTEIRO OPERACIONAL TEM COMO OBJETIVO DISCIPLINAR E PADRONIZAR OS PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS PELO DAYCOVAL CONFORME REGRAS DA RESOLUÇÃO 4292/2013 E CARTA CIRCULAR 3650/2014 DO BACEN.

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 ÍNDICE 1. Moip 1.1 Benefícios 1.2 Como criar uma conta no Moip 1.3 Verificação da conta Moip 1.4 Como receber pagamentos pelo Moip 1.5 Como sacar dinheiro

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE RECADASTRAMENTO

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE RECADASTRAMENTO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE RECADASTRAMENTO 1. Recadastramento de Beneficiários Pagamento por Boleto O recadastramento dos Beneficiários com pagamento por boleto teve seu processo encerrado no dia 23/11/2017.

Leia mais

WEB Manual Operacional

WEB Manual Operacional WEB Manual Operacional http://www.flickr.com/photos/70419528@n08/sho Crediário WEB Manual Operacional Setembro 2014 Sumário 1. REQUISITOS NECESSÁRIOS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 2.1. ALTERANDO A SENHA...

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP/SC Av. Almirante Tamandaré, Capoeiras CEP: Florianópolis - SC Telefone

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP/SC Av. Almirante Tamandaré, Capoeiras CEP: Florianópolis - SC Telefone Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP/SC Av. Almirante Tamandaré, 633 - Capoeiras CEP: 88080-161 - Florianópolis - SC Telefone (48) 3878.8800 - Fax (48) 3878-8815 Site: www.sescoopsc.org.br

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Passo a passo para uso da ferramenta de orientação do TCC (Portal AVA) Guia do Aluno Todo processo de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso TCC é feito através do

Leia mais

RO Roteiro Operacional. Governo do Paraná

RO Roteiro Operacional. Governo do Paraná RO Roteiro Operacional Governo do Paraná Área responsável: Gerência Produtos Consignados Governo do Paraná RO.04.18 Versão: 47 Exclusivo para Uso Interno 1. PÚBLICO ALVO E REGRAS BÁSICAS Categorias de

Leia mais

SELEÇÃO DE CONSELHEIROS 2019

SELEÇÃO DE CONSELHEIROS 2019 SELEÇÃO DE CONSELHEIROS 2019 ESTE TUTORIAL APRESENTA INFORMAÇÕES SOBRE PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO: INSCRIÇÃO... 4 INFORMAÇÕES INICIAIS... 7 FORMAÇÃO ACADÊMICA... 11 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL... 13 EXPERIÊNCIA

Leia mais

GUIA PRÁTICO REQUERIMENTOS À DISTÂNCIA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - INSS E OAB -

GUIA PRÁTICO REQUERIMENTOS À DISTÂNCIA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - INSS E OAB - GUIA PRÁTICO REQUERIMENTOS À DISTÂNCIA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - INSS E OAB - Última atualização: junho/2018 INTRODUÇÃO Guia prático para auxiliar os advogados no cadastramento de tarefas/requerimentos

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Este manual tem como objetivo demonstrar a utilização do portal NIX- UP para upload (carregamento) das notas fiscais de prestação

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

Índice. Manual de Registro de Animais

Índice. Manual de Registro de Animais Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5 Dados do Animal...6 Proprietários...6 Dados do Pet...6 Fotos...7 Informações Médicas...7

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL FINANCIAMENTO/REFINANCIAMENTO INSS

MANUAL OPERACIONAL FINANCIAMENTO/REFINANCIAMENTO INSS MANUAL OPERACIONAL FINANCIAMENTO/REFINANCIAMENTO INSS 1 Formalização Documentação Necessária Novos formulários (Kit) O Kit é composto dos seguintes formulários: KIT DO FINANCIAMENTO/REFINANCIAMENTO 01

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES WWW.CRICOSTARICA.COM.BR Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO... 3 2. CADASTRANDO-SE NO WEBSITE... 4 3. ACESSANDO O SISTEMA... 6 4. ALTERANDO MEUS

Leia mais

MANUAL VERIFICAÇÃO DE CADASTRO

MANUAL VERIFICAÇÃO DE CADASTRO MANUAL VERIFICAÇÃO DE CADASTRO Saiba como fazer o seu cadastro e como torná-lo verificado! Seja bem-vindo ao Melhor Envio! Esse manual foi desenvolvido especialmente para você, usuário, para que possa

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. MARÇO/ 2012

Leia mais

Quem pode operar no Café Direto? Produtores, exportadores, torrefações, cooperativas, corretores e até mesmo pessoas físicas.

Quem pode operar no Café Direto? Produtores, exportadores, torrefações, cooperativas, corretores e até mesmo pessoas físicas. O que é Café Direto? Café Direto é um novo mecanismo de comercialização onde produtores, torrefações, exportadores, corretores, cooperativas poderão ter maior visibilidade nos lotes a serem comercializados.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. LOGING NO SISTEMA... 3 2.1. Usuário e Senha... 3 3. ÁREA DE ACESSO... 4 4. CADASTRO... 5 4.1. Fornecedores...

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

Formulários - Termo de Adesão

Formulários - Termo de Adesão Formulários - Termo de Adesão Frente Verso 2 Formulários - Solicitação de Saque 3 Telas de Digitação de Propostas Pancred Cartão Novo Cadastro Proposta Cartão Consignado O sistema deve ser acessado pelo

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

1. Objetivo Detalhar o funcionamento do processo de aprovação de crédito para clientes que interessarem em comprar a prazo na RDP Petróleo.

1. Objetivo Detalhar o funcionamento do processo de aprovação de crédito para clientes que interessarem em comprar a prazo na RDP Petróleo. Página: 1/8 1. Objetivo Detalhar o funcionamento do processo de aprovação de crédito para clientes que interessarem em comprar a prazo na RDP Petróleo. 2. Histórico de Revisões Revisão Data Histórico 01

Leia mais

CAPA. Novo Portal do Concessionário Guia Prático. Prezado Concessionário

CAPA. Novo Portal do Concessionário Guia Prático. Prezado Concessionário CAPA Prezado Concessionário Todos diretos reservados ao Banco De Lage Landen Brasil S.A. página 1 I. Sumário I Sumário ---------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

GUIA PRÁTICO REQUERIMENTOS À DISTÂNCIA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - INSS E OAB -

GUIA PRÁTICO REQUERIMENTOS À DISTÂNCIA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - INSS E OAB - GUIA PRÁTICO REQUERIMENTOS À DISTÂNCIA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA - INSS E OAB - Fevereiro/2018 INTRODUÇÃO Guia prático para auxiliar os advogados no cadastramento de tarefas/requerimentos de benefícios

Leia mais

SISTEMA DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES IEL

SISTEMA DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES IEL IEL Última atualização: 06/09/2018 CADASTRO DE USUÁRIO 1. Acesse site http://ipanema.fiemg.com.br/credenciamentodeconsultores 2. Clique em Registrar novo usuário. CADASTRO DE USUÁRIO O novo usuário será

Leia mais

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador na Confirmação de Atendimento e Lista Presencial

Leia mais

GUIA DO PAN CONSÓRCIO VEÍCULO

GUIA DO PAN CONSÓRCIO VEÍCULO GUIA DO PAN CONSÓRCIO VEÍCULO Prezado Consorciado, Parabéns pela contemplação! Ficamos muito felizes por fazer parte das suas escolhas e conquistas. Agora que você foi contemplado com uma carta de crédito

Leia mais

Especificação técnica das cópias dos documentos: todos os arquivos devem ser entregues por meio do site, em formato PDF.

Especificação técnica das cópias dos documentos: todos os arquivos devem ser entregues por meio do site, em formato PDF. Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer Rua dos Inválidos 212 11º andar 20231-048 Rio de Janeiro RJ Brasil t 55 (21) 2505-5672 f 55 (21) 99829-0515 pro-rad2@cancer.org.br www.cancer.org.br/pro-rad2

Leia mais

Portal CFI. Visão do Fabricante

Portal CFI. Visão do Fabricante Portal CFI Visão do Fabricante Passo a passo para novo credenciamento 1 Novidades no Portal CFI 2 Primeiros Passos 3 Formulário da Empresa 4 Documentação da Empresa 5 Formulário do Produto 6 Documentação

Leia mais

Manual Operacional do imercado

Manual Operacional do imercado Informação Pública 31/8/2016 [data] Conteúdo 1 Introdução... 4 1.1 O que é o imercado... 4 1.2 Abreviações... 4 1.3 Glossário... 5 2 Acesso ao sistema... 5 2.1 Pré-requisitos de software... 5 2.2 Acessando

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais