PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COESÃO REFERENCIAL PRONOMINAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COESÃO REFERENCIAL PRONOMINAL"

Transcrição

1 COESÃO REFERENCIAL PRONOMINAL

2 1. Coesão referencial A coesão referencial é um processo de escrita pela qual retomamos ou antecipamos um elemento gramatical ou uma ideia no texto, instalando uma cadeia de referenciação.

3 Extrai-se dos autos que a filha dos autores, em 25/04/2009, encontrava-se em estado febril e foi levada por seus genitores ao Hospital Alpha Med onde foi diagnosticado dor de ouvido. Os autores, buscando uma segunda opinião, a levaram [levaram-na] ao Hospital Hospitalis, onde, após a realização de exames (fls.31/33), [ela] foi diagnosticada com ITU (infecção do trato urinário fls.35), sendo tratada com medicação para infecção urinária, com alta médica em 25/04/2009. Em 28/04/2009, a criança foi levada novamente ao Hospital Alpha Med, falecendo em 29/04/2009, em virtude de meningite, doença que não foi tratada. Apelação nº Voto nº Tribunal de Justiça de São Paulo.

4 Inadequação redacional A autora, ora apelante, afirmou no recurso de apelação que (...) A apelante afirmou no recurso de apelação que (...)

5 2.2. Coesão referencial pronominal Coesão referencial textual é a articulação estabelecida no texto por meio de pronomes.

6 De forma clara e segura, o policial militar relatou que ele e seu colega de farda estavam em patrulhamento de rotina quando avistaram o acusado.

7 3. Classificação da coesão referencial pronominal 3.1. Referência exofórica O pronome exofórico (dêitico) indica algo externo do texto que é compreendido quando se compartilha determinado conhecimento com o leitor.

8 Exemplo: Esta cidade necessita de sanções penais mais eficazes, como aquelas que foram tomadas no mês passado.

9 A coesão referencial pode ser aquela indicada por palavras que já são do conhecimento do interlocutor, não necessitando, portanto, de conceituação. Vejamos o exemplo que segue:

10 O texto pode ser melhorado por meio da coesão referencial Trata-se de agravo de instrumento, que objetiva a reforma da r. decisão de fls. 48/49, proferida pelo MM. Juiz de Direito, em ação de busca e apreensão, que deferiu a liminar [de busca e apreensão] do bem alienado fiduciariamente, ordenando a citação do réu para o pagamento da integralidade da dívida, no prazo de 05 dias contados do cumprimento da liminar e, no caso do não pagamento, ficam consolidadas, a favor do autor, a posse e a propriedade plena do bem.

11 Atenção: Na coesão referencial exofórica pode ser estabelecida por pronomes de primeira e segunda pessoa. No entanto, nas peças processuais, os pronomes devem se referir à terceira pessoa do singular ou do plural

12 Exemplos: Como nós sabemos Como verificamos Senão, vejamos Observamos que Defendemos que Como se sabe Como se verifica Veja-se que Observe-se que Defende-se que

13 O adjunto adverbial de tempo é um elemento de coesão referencial, mas pode trazer uma difícil interpretação no texto: Hoje é amasiado, mesmo estando na prisão. Tem um filho de onze meses. Nunca foi processado por outro crime. Hoje significa no dia em que estamos.

14 3.2. Referência endofórica anafórica A referência anafórica é aquela em que um elemento gramatical retoma outro termo anterior explícito no texto. Houve outros boatos de sua sogra de que seu primeiro filho não seria em verdade seu, mas de um colega de trabalho da vítima, antes de se casarem, mas não acreditou nisso

15 a) Nesse sentido, o entendimento jurisprudencial: b) Tal testemunha e o próprio réu mencionaram a circunstância de este ser nervoso. Esse traço de sua personalidade foi verificado no caso concreto, em que reagiu à abordagem policial.

16 3.3. Referência endofórica catafórica O termo referente está após o termo que o substitui. O Juízo a quo julgou improcedente o pedido de indenização por danos materiais e morais, estes porque o mero descumprimento contratual, por si só, não é suficiente para ensejar prejuízo psicológico, mas simples aborrecimento, não tendo os autores descrito nenhum fato que pudesse caracterizar o dano moral. Aqueles porque os danos materiais foram abordados vagamente na exordial e porque não houve pedido na petição inicial.

17 Isto espantou a população brasileira: que a justiça não tenha condenado o criminoso no artigo 121 do Código Penal.

18 3.4. Coesão referencial por elipse Eliminação de um termo facilmente identificável na oração: O autor propôs ação indenização por dano moral, porque [ele] foi vítima de erro médico, conforme demonstra o laudo pericial em anexo.

19 3.5. Coesão referencial lexical A coesão referencial lexical é estabelecida por meio da correspondência de sentido que alguns termos possuem no contexto em que estão inseridos.

20 Narra o autor na inicial, correntista do banco réu, que [ele] teve extraviado um talonário de cheques que lhe foi enviado pelo correio, sendo os títulos preenchidos e utilizados por terceiro fraudador, razão pela qual [ele]solicitou ao requerido a microfilmagem e a sustação das folhas de cheque. Diante do ocorrido, [ele] teve seu nome negativado e [ele] sofreu protesto das cártulas, o que lhe ocasionou danos morais.

21 O artigo 319 do Código de Processo Civil apresenta os requisitos essenciais da petição inicial. Todos os requisitos são relevantes, entretanto, destacam-se entre eles o fato e os fundamentos jurídicos do pedido. O fato jurídico é um acontecimento natural ou humano, suscetível de produzir efeitos jurídicos. Por sua vez, o fundamento jurídico é o motivo que justifica a existência da ação, baseado nos princípios de ordem jurídica.

22 Podemos também empregar a coesão textual neste tipo de texto jurídico: Vejamos o exemplo que segue

23 Apelação Cível n de Justiça de São Paulo - Tribunal Trata-se, como se vê, de recurso de apelação interposto pela Autora, em autos de ação de obrigação de fazer, julgado improcedente na origem, em face do Estado de São Paulo, no qual, a autora objetivava o fornecimento de medicamentos gratuitos, para manutenção de saúde e tratamento de moléstia.

24 O recurso merece provimento. Com efeito, o artigo 5º da Constituição Federal que trata dos direitos individuais, assegura aos cidadãos o direito à vida.

25 E como essa garantia fundamental não é um mero exercício de retórica, impõe-se ao Estado o dever de garanti-la dentre outros modos, assegurando o acesso à saúde pública.

26 Bem por isso, o artigo 196 da Constituição Federal reconhece que a saúde é direito de todos e obrigação do Estado, que promoverá o atendimento integral do indivíduo, abrangendo a promoção, preservação e recuperação de sua saúde.

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 3ª Turma Cível. Órgão

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 3ª Turma Cível. Órgão Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS Órgão 3ª Turma Cível Processo N. APELAÇÃO 0707229-05.2017.8.07.0001 APELANTE(S) ANTONIO ALVES MONTEIRO APELADO(S) BANCO

Leia mais

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Câmara Cível A C Ó R D Ã O

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Câmara Cível A C Ó R D Ã O FLS.1 Apelante: Apelado: Relator: Desembargador Alcides da Fonseca Neto A C Ó R D Ã O APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO INDENIZATÓRIA. INJÚRIA RACIAL. DANO MORAL CONFIGURADO. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA. As partes controvertem

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. SENTENÇA SEM RELATÓRIO E DISPOSITIVO, COM MERA REMISSÃO AO PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO. NULIDADE. SENTENÇA DESCONSTITUÍDA. É nula a sentença fundamentada pela

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Botucatu, em que é apelante REINALDO

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Botucatu, em que é apelante REINALDO fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2013.0000699879 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9000004-94.2007.8.26.0079, da Comarca de Botucatu, em que é apelante REINALDO LEITE (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

JOAO CARLOS LOPES SCALZILLI

JOAO CARLOS LOPES SCALZILLI AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. REPRESENTAÇÃO CONTRA ADVOGADO JUNTO AO TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA DA OAB/RS. EXERCICIO REGULAR DE DIREITO EXTRAPOLADO. DANO MORAL CARACTERIZADO. As palavras mencionadas

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL RN ( ). RELATÓRIO

APELAÇÃO CÍVEL RN ( ). RELATÓRIO APELAÇÃO CÍVEL 313.928-RN (2002.84.00.006755-5). APTE : KLEBER DO NASCIMENTO PEREIRA. ADV/PROC : PAULO HENRIQUE VIANA BARROS NUNES E OUTROS. APDO : CEF - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. ADV/PROC : ANA KATHLEEN

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SAO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA d REGISTRADO(A) SOB H Vistos, relatados e discutidos estes autos de APELAÇÃO CÍVEL n 24 6.418-4/7-00, da Comarca de ITAPETININGA, em

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente), ALCIDES LEOPOLDO E SILVA JÚNIOR E AUGUSTO REZENDE.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente), ALCIDES LEOPOLDO E SILVA JÚNIOR E AUGUSTO REZENDE. Registro: 2016.0000644381 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1012494-92.2015.8.26.0602, da Comarca de Sorocaba, em que é apelante SABRINA TOME ANDREAZZA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Sexta Câmara Cível

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Sexta Câmara Cível Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Sexta Câmara Cível APELAÇÃO Nº. 17.798-15/2013-0001 (F) APELANTE: AUGUSTO CÉZAR CAMPOS DA SILVA APELADO: ESTADO DO RIO DE JANEIRO RELATOR: DES. LINDOLPHO

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL - SERVIÇO DE APOIO À JURISDIÇÃO AMAURI DE OLIVEIRA SALES A C Ó R D Ã O

APELAÇÃO CÍVEL DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL - SERVIÇO DE APOIO À JURISDIÇÃO AMAURI DE OLIVEIRA SALES A C Ó R D Ã O AÇÃO REVISIONAL. CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. JULGAMENTO COM BASE NO ART. 285-A, DO CPC. AUSÊNCIA DO CONTRATO. DECISÃO PROFERIDA DE FORMA VIRTUAL. DESCONSTITUIÇÃO. No caso concreto,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS (Presidente) e NEVES AMORIM.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS (Presidente) e NEVES AMORIM. ACÓRDÃO Registro: 2016.0000242403 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0002572-83.2014.8.26.0180, da Comarca de Espírito Santo do Pinhal, em que é apelante INÊS VICENTE DA SILVA (JUSTIÇA

Leia mais

Décima Sexta Câmara Cível Gabinete do Desembargador Marco Aurélio Bezerra De Melo

Décima Sexta Câmara Cível Gabinete do Desembargador Marco Aurélio Bezerra De Melo AGRAVO DE INSTRUMENTO. DECISÃO AGRAVADA QUE DEFERE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA PARA DETERMINAR AO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO A DISPONIBILIZAÇÃO DE CONSULTA MÉDICA DE NEUROLOGISTA. RECURSO DO RÉU. Direito à Saúde.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 222 Registro: 2018.0000616103 AÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0181505-66.2010.8.26.0100, da omarca de, em que são apelantes/apelados XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX e XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX,

Leia mais

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB...

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB... PROPOSTA APELAÇÃO Em janeiro de 2011, Antonio da Silva Júnior, 7 anos, voltava da escola para casa, caminhando por uma estrada de terra da região rural onde morava, quando foi atingindo pelo coice de um

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000396876 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1003072-62.2016.8.26.0019, da Comarca de Americana, em que é apelante LUCIENE DEMORI (JUSTIÇA GRATUITA), é apelado

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000820437 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000662-39.2015.8.26.0486, da Comarca de Quatá, em que é apelante MARCOS SANTOS DA SILVA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

Gabinete do Desembargador Carlos Escher

Gabinete do Desembargador Carlos Escher APELAÇÃO CÍVEL Nº 330792-12.2011.8.09.0078 (201193307929) DE ISRAELÂNDIA APELANTE APELADO RELATOR CÂMARA FERNANDO LUIZ DA COSTA MUNICÍPIO DE ISRAELÂNDIA DESEMBARGADOR CARLOS ESCHER 4ª CÍVEL EMENTA: APELAÇÃO

Leia mais

A C Ó R D Ã O. Agravo de Instrumento nº

A C Ó R D Ã O. Agravo de Instrumento nº SEXTA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 2008.002.22085 AGRAVANTE: CARTÓRIO DO 5º OFÍCIO DE JUSTIÇA DA COMARCA DE SÃO GONÇALO AGRAVADO: CONSERV PEÇAS E SERVIÇOS LTDA ME RELATOR: DES. BENEDICTO ABICAIR

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA DE ACORDO COM O EDITAL N 1, DE 24 DE NOVEMBRO DE 201, DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, TRE-SP CONHECIMENTOS BÁSICOS

Leia mais

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO Apelação Cível - Turma Especialidade I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0101807-06.2014.4.02.5101 (2014.51.01.101807-8) RELATOR JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em

Leia mais

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator RECURSO DE APELAÇÃO nº 2006.0003066-4/0, DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE FAXINAL Recorrente...: VILSON RODRIGUES Recorrido...: MINISTÉRIO PÚBLICO Relator...: J. S. FAGUNDES CUNHA RECURSO DE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO AMAZONAS Gabinete da Desa. Maria das Graças Pessôa Figueiredo

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO AMAZONAS Gabinete da Desa. Maria das Graças Pessôa Figueiredo APELAÇÃO N.º 0715431-28.2012.8.04.0001/FÓRUM MINISTRO HENOCH REIS/8ª VARA CÍVEL E DE ACIDENTES DE TRABALHO PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL RELATORA : DESA. MARIA DAS GRAÇAS PESSÔA FIGUEIREDO. APELANTE : PORTO SEGURO

Leia mais

PI juízo de admissibilidade (negativo) sentença 485, I, CPC (sem a citação).

PI juízo de admissibilidade (negativo) sentença 485, I, CPC (sem a citação). 1) Juca propôs ação de cobrança, pelo procedimento comum, em face de Marcio. Ocorre que, de plano, a ação foi extinta sem resolução de mérito, nos termos do artigo 485 do Código de Processo Civil, sem

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº ( )

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº ( ) PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 222331-78.2014.8.09.0000 (201492223310) COMARCA AGRAVANTE AGRAVADO RELATOR :GOIÂNIA :BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S/A :JESSYCA DE ALMEIDA SILVA :Desembargador

Leia mais

São Paulo, 13 de dezembro de 2017.

São Paulo, 13 de dezembro de 2017. fls. 2 T TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Registro: 2017.0000968821 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000922-20.2014.8.26.0400, da Comarca de Olímpia, em que

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 5ª Turma RECURSO ADMINISTRATIVO DA EMPRESA JUNTO AO INSS NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO O efeito suspensivo dado ao recurso administrativo contra a aplicação do nexo técnico epidemiológico, de que

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 253 Registro: 2015.0000954363 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1055331-87.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ADVERTISER CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 203 Registro: 2015.0000499221 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1040068-78.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante JOSÉ ABELARDO GUIMARÃES CAMARINHA,

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª Câmara de Direito Privado

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª Câmara de Direito Privado Registro: 2018.0000306197 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do(a) Apelação nº 1059737-54.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FACEBOOK SERVIÇOS ON LINE DO BRASIL

Leia mais

RELATÓRIO. O apelado apresentou intempestivamente as suas. contrarrazões. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2009.

RELATÓRIO. O apelado apresentou intempestivamente as suas. contrarrazões. Rio de Janeiro, 14 de julho de 2009. QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Apelação Cível nº 2009.001.38826 31ª Vara Cível da Comarca da Capital Apelante: Sérgio Levy Silva Apelado : Anderson dos Santos Coutinho Relator: DES. MILTON

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - JANETE VARGAS SIMÕES 31 de maio de 2016

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - JANETE VARGAS SIMÕES 31 de maio de 2016 ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - JANETE VARGAS SIMÕES 31 de maio de 2016 APELAÇÃO Nº 0006680-15.2013.8.08.0012 - CARIACICA - 1ª VARA CÍVEL, ÓRFÃOS E SUCESSÕES

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA VIGÉSIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL/CONSUMIDOR

TRIBUNAL DE JUSTIÇA VIGÉSIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL/CONSUMIDOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA VIGÉSIMA QUINTA CÂMARA CÍVEL/CONSUMIDOR AGRAVO INTERNO NA APELAÇÃO CÍVEL Nº 0247406-11.2012.8.19.0001 AGRAVANTE: RODNEY NIEGESKI MONSAO AGRAVADO: BANCO SANTANDER BRASIL S/A RELATORA:

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores LUIS CARLOS DE BARROS (Presidente sem voto), ÁLVARO TORRES JÚNIOR E CORREIA LIMA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores LUIS CARLOS DE BARROS (Presidente sem voto), ÁLVARO TORRES JÚNIOR E CORREIA LIMA. ACÓRDÃO Registro: 2012.0000626196 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0001752-55.2011.8.26.0411, da Comarca de Pacaembu, em que é apelante M. G. CALÇADOS DE PACAEMBU INDUSTRIA E COMERCIO

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmo. Desembargadores COSTA NETTO (Presidente) e ALEXANDRE LAZZARINI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmo. Desembargadores COSTA NETTO (Presidente) e ALEXANDRE LAZZARINI. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO Registro: 2017.0000707564 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0005316-91.2011.8.26.0136, da Comarca de Cerqueira César, em que é apelante

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 561 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000930382 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0030726-11.2011.8.26.0506, da Comarca de Ribeirão Preto, em que é apelante F.C.P., é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000836702 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0013040-31.2012.8.26.0066, da Comarca de Barretos, em que é apelante CAMILO JOSÉ DA SILVA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

<CABBCCBDAABCACBCABBCBACCBBCAADCADABAA DDADAAAD> A C Ó R D Ã O

<CABBCCBDAABCACBCABBCBACCBBCAADCADABAA DDADAAAD> A C Ó R D Ã O EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL COBRANÇA TAXA ECAD TELEVISOR EM QUARTO DE HOTEL AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE SONORIZAÇÃO MUSICAL NAS DEPENDÊNCIAS FÍSICAS AUSÊNCIA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000228050 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0960685-65.2012.8.26.0506, da Comarca de Ribeirão Preto, em que é apelante MARLI DA SILVA VERA, é apelado MARTA

Leia mais

Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral

Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral Estado do Rio de Janeiro Poder Judiciário 70 Processo: 0004771-86.2018.8.19.0001 Fls. Processo Eletrônico Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral - Outros/ Indenização

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2011.0000244988 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 9246794-69.2005.8.26.0000, da Comarca de Palmeira D Oeste, em que é apelante LAERCIO BUFON sendo apelados

Leia mais

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Órgão : 5ª TURMA CÍVEL Classe : APELAÇÃO N. Processo : 20120410066574APC (0006445-36.2012.8.07.0004) Apelante(s) : ANTENOR

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2014.0000280397 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 2035271-85.2013.8.26.0000, da Comarca de São José dos Campos, em que é agravante MUNICÍPIO DE SÃO

Leia mais

ANDRÉ ANDRADE DESEMBARGADOR RELATOR

ANDRÉ ANDRADE DESEMBARGADOR RELATOR SÉTIMA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº 2007.001.63552 APELANTE: TV SBT CANAL 4 DE SÃO PAULO S/A APELADO: GIOVANNA ANTONELLI RELATOR: DES. ANDRÉ ANDRADE Classe regimental: 1 AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. DIREITO

Leia mais

PROVA DISCURSIVA (P 4 )

PROVA DISCURSIVA (P 4 ) PROVA DISCURSIVA (P 4 ) CESPE/UnB PGDF/2013 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ PROPOSTA 22 João utiliza todos os dias, para retornar do trabalho para sua casa, no Rio de Janeiro, o ônibus da linha A, operado por Ômega Transportes Rodoviários Ltda. Certo dia, o ônibus em que João

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI. Registro: 2018.0000469349 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1089974-71.2013.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante EDMILSON BATISTA DOS SANTOS (JUSTIÇA GRATUITA), é

Leia mais

SUMÁRIO. (Gerado automaticamente pelo sistema.) Doc. 1-04/05/ VOTO Pagina 2. Doc. 2-04/05/ EXTRATO DE ATA Pagina 6

SUMÁRIO. (Gerado automaticamente pelo sistema.) Doc. 1-04/05/ VOTO Pagina 2. Doc. 2-04/05/ EXTRATO DE ATA Pagina 6 SUMÁRIO (Gerado automaticamente pelo sistema.) Doc. 1-04/05/2018 - VOTO Pagina 2 Doc. 2-04/05/2018 - EXTRATO DE ATA Pagina 6 Doc. 3-10/05/2018 - ACÓRDÃO Pagina 8 PÁGINA DE SEPARAÇÃO (Gerada automaticamente

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000023229 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009552-75.2014.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante UMEN INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA, é apelado LOVELY

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO A C Ó R D Ã O 8ª T U R M A Cinto de segurança é EPI que deve proteger o empregado, proteção esta que deve ocorrer, inclusive, quando realiza movimentos inesperados, já que se utiliza cinto quando o equilíbrio

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000093697 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0020885-65.2012.8.26.0050, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO,

Leia mais

: : : Órgão Classe N. Processo

: : : Órgão Classe N. Processo Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS Órgão Classe N. Processo Apelante(s) Apelado(s) Relator Acórdão N. 8ª TURMA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL 20160111053646APC (0037104-44.2016.8.07.0018)

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO Introdução: A introdução significa início ou começo. Declara ao leitor (juiz e réu) o assunto que será tratado no texto jurídico. Fixa as diretrizes do assunto, facilitando

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO TERCEIRA CÂMARA CÍVEL 13/4/2009 SESSÃO EXTRAORDINÁRIA APELAÇÃO CÍVEL Nº Ementa:

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO TERCEIRA CÂMARA CÍVEL 13/4/2009 SESSÃO EXTRAORDINÁRIA APELAÇÃO CÍVEL Nº Ementa: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO TERCEIRA CÂMARA CÍVEL 13/4/2009 SESSÃO EXTRAORDINÁRIA APELAÇÃO CÍVEL Nº 12060001547 Ementa: APELAÇÃO CÍVEL - DPVAT - REQUISITOS - INVALIDEZ PERMANENTE - ART. 3º DA

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0000.13.063277-1/000 Númeração 0632771- Relator: Des.(a) Antônio Carlos Cruvinel Relator do Acordão: Des.(a) Antônio Carlos Cruvinel Data do Julgamento: 20/11/2013 Data da Publicação: 13/12/2013

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n , da Comarca de Jundiaí, em que é apelante GABRIEL SILVA RODRIGUES sendo

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n , da Comarca de Jundiaí, em que é apelante GABRIEL SILVA RODRIGUES sendo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO 228 ACÓRDÃO llllilllllluw Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n 994.09.037159-3, da Comarca de Jundiaí, em que é apelante GABRIEL SILVA RODRIGUES sendo

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), LUIS MARIO GALBETTI E MARY GRÜN.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), LUIS MARIO GALBETTI E MARY GRÜN. fls. 395 Registro: 2017.0000018342 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1040341-23.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante PDG SPE 19 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000468577 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1022400-89.2017.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ANTONIO EDSON GOMES DE OLIVEIRA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas Lei 9807/99 Lei de Proteção a vítimas e a testemunhas Profa. Letícia Delgado Lei de proteção a vítimas e testemunhas 1)Previsão legal: Lei 9807/1999 Estabelece normas

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0079.15.028614-8/001 Númeração 0286148- Relator: Des.(a) Evandro Lopes da Costa Teixeira Relator do Acordão: Des.(a) Evandro Lopes da Costa Teixeira Data do Julgamento: 28/06/2018 Data da Publicação:

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0569.12.002571-7/001 Númeração 0025717- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Batista de Abreu Des.(a) Batista de Abreu 29/05/2014 11/06/2014 EMENTA:

Leia mais

Órgão Classe N. Processo : : :

Órgão Classe N. Processo : : : Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS Órgão Classe N. Processo Apelante(s) Apelado(s) Relator Acórdão N. 2ª TURMA RECURSAL APELAÇÃO 20170310063073APJ (0006307-96.2017.8.07.0003)

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2018.0000000145 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2037266-94.2017.8.26.0000, da Comarca de Caraguatatuba, em que são agravantes CARLOS AUGUSTO DA

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Certificado digitalmente por: SIGURD ROBERTO BENGTSSON APELAÇÃO CÍVEL Nº 1621664-7, DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA VARA DE REGISTROS PÚBLICOS E CORREGEDORIA DO FORO EXTRAJUDICIAL.

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

033/ (CNJ: ) Damaso Gerson Souza da Silva Junior. Juiz de Direito - Dr. José Antônio Prates Piccoli

033/ (CNJ: ) Damaso Gerson Souza da Silva Junior. Juiz de Direito - Dr. José Antônio Prates Piccoli COMARCA DE SÃO LEOPOLDO 1ª VARA CRIMINAL Av. Unisinos, 99 Processo nº: Natureza: Autor: Réu: Juiz Prolator: 033/2.14.0003199-8 (CNJ:.0010002-80.2014.8.21.0033) Homicídio Simples Justiça Pública Damaso

Leia mais

Voto nº Vistos etc. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

Voto nº Vistos etc. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2016.0000048234 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0001648-47.2014.8.26.0156, da Comarca de Cruzeiro, em que é apelante, é apelado PREFEITURA MUNICIPAL DE

Leia mais

PRIMEIRA CÂMARA DE DIREITO PRIVADO APELAÇÃO Nº 78348/ CLASSE CNJ COMARCA CAPITAL

PRIMEIRA CÂMARA DE DIREITO PRIVADO APELAÇÃO Nº 78348/ CLASSE CNJ COMARCA CAPITAL APELANTE: BANCO PSA FINANCE BRASIL S. A. APELADO: CLEYTON EDUARDO SILVA Número do Protocolo: 78348/2017 Data de Julgamento: 05-12-2017 E M E N T A APELAÇÃO CÍVEL AÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CC DANOS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000933299 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0081004-31.2008.8.26.0050, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado BENEDITO FERREIRA DE CASTRO, é

Leia mais

EMENTA ACÓRDÃO. Juiz Federal JORGE ANTONIO MAURIQUE Relator

EMENTA ACÓRDÃO. Juiz Federal JORGE ANTONIO MAURIQUE Relator 02/10/13 Portal da Justiça Federal da 4ª Região RELATOR Juiz Federal JORGE ANTONIO MAURIQUE APELANTE APELADO APELADO ADVOGADO APELADO ADVOGADO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL MUNICIPIO DE FLORIANOPOLIS/SC FUNDACAO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

A C Ó R D Ã O. O julgamento teve a participação dos Desembargadores WALTER BARONE (Presidente sem voto), JONIZE SACCHI DE OLIVEIRA E SALLES VIEIRA.

A C Ó R D Ã O. O julgamento teve a participação dos Desembargadores WALTER BARONE (Presidente sem voto), JONIZE SACCHI DE OLIVEIRA E SALLES VIEIRA. Registro: 2017.0000751052 A C Ó R D Ã O Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009183-57.2015.8.26.0032, da Comarca de Araçatuba, em que é apelante RAQUEL ELIANA DA SILVA BELINELLO

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Processo penal eleitoral Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Competência Regra geral A competência da Justiça Eleitoral, inclusive a criminal, nos termos do caput do art. 121 da

Leia mais

Juizados Especiais Criminais

Juizados Especiais Criminais Direito Processual Penal Juizados Especiais Criminais Constituição Federal Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados,

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0194.09.096338-1/001 Númeração 0963381- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Mota e Silva Des.(a) Mota e Silva 09/06/2009 30/06/2009 EMENTA: DIREITO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000075401 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1004811-47.2014.8.26.0405, da Comarca de Osasco, em que são apelantes HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA e CONVENIO

Leia mais

Nº COMARCA DE SÃO SEPÉ

Nº COMARCA DE SÃO SEPÉ APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR ABANDONO MATERIAL, MORAL E AFETIVO. ABALO EMOCIONAL PELA AUSÊNCIA DO PAI. O pedido de reparação por dano moral no Direito de Família exige a apuração criteriosa

Leia mais

Teoria Geral do Processo

Teoria Geral do Processo Arno Melo Schlichting Teoria Geral do Processo Concreta - Objetiva - Atual Livro 2 3 a Edição SUMÁRIO Apresentação 9 Identificação 11 Natureza... 13 Objetivo... 13 1 Teoria Geral das Ações 15 1.1 Ação,

Leia mais

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator

TURMA RECURSAL ÚNICA J. S. Fagundes Cunha Presidente Relator RECURSO DE APELAÇÃO nº 2006.0002956-4/0, DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DE CENTENÁRIO DO SUL Recorrente...: SIDNEY DE OLIVEIRA RODRIGUES Recorrido...: MINISTÉRIO PÚBLICO RECURSO DE APELAÇÃO. LESÃO CORPORAL.

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO MENDES FORTE

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO MENDES FORTE fls. 218 Processo: 0620437-78.2017.8.06.0000 - Agravo de Instrumento Agravante: Sky Brasil Serviços de Banda Larga Ltda - Sky Banda Larga Agravado: Up Mídia Alternativa Ltda EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2015.0000901237 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1014507-18.2015.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ANITA CHALOM STEINBRUCH, é apelado LUFTHANSA - DEUTSCHE

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores J. B. FRANCO DE GODOI (Presidente) e JOSÉ MARCOS MARRONE.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores J. B. FRANCO DE GODOI (Presidente) e JOSÉ MARCOS MARRONE. Registro: 2013.0000534070 107 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 0132431-47.2013.8.26.0000, da Comarca de Catanduva, em que é agravante RICARDO DE SOUZA CORDIOLI,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 369 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000347708 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013126-04.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SOUZA LOPES (Presidente sem voto), AFONSO BRÁZ E PAULO PASTORE FILHO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SOUZA LOPES (Presidente sem voto), AFONSO BRÁZ E PAULO PASTORE FILHO. fls. 155 Registro: 2018.0000725380 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1024452-30.2017.8.26.0562, da Comarca de Santos, em que é apelante/apelado BANCO SANTANDER (BRASIL)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 37ª Câmara de Direito Privado

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 37ª Câmara de Direito Privado ACÓRDÃO Registro: 2018.0000149771 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1084265-16.2017.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante WILSY RUIZ MARTELLI, é apelada GOL LINHAS

Leia mais

O Juízo deferiu a antecipação dos efeitos da tutela (fls. 384).

O Juízo deferiu a antecipação dos efeitos da tutela (fls. 384). fls. 9684 SENTENÇA Processo nº: 1105511-39.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Dever de Informação Requerente: Thássia Savastano Naves Requerido: Net Serviços de Comunicação S/A e outro

Leia mais

QUARTA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 23079/ CLASSE II COMARCA CAPITAL

QUARTA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 23079/ CLASSE II COMARCA CAPITAL APELANTE: APELADAS: SUL AMÉRICA TERRESTRES MARÍTIMOS E ACIDENTES CIA. DE SEGUROS ALTINA PEREIRA DA SILVA E TRANSPORTES NOVA ERA LTDA. Número do Protocolo: 23079/2004 Data de Julgamento: 14-3-2005 EMENTA

Leia mais

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2013.

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2013. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1ª CÂMARA CRIMINAL APELAÇÃO CRIMINAL nº. 0033935-38.2010.8.19.0014 APELANTE: MINISTÉRIO PÚBLICO APELADO: JOSÉ MARCOS DA SILVA PACHECO RELATOR: DESEMBARGADOR

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000222451 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1125341-25.2014.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante PAULO SERGIO DOS SANTOS ALVES (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Fls. Órgão : 4ª TURMA CÍVEL Classe : APELAÇÃO N. Processo : 20140310259460APC (0025613-56.2014.8.07.0003) Apelante(s)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000699565 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0008772-23.2006.8.26.0072, da Comarca de Bebedouro, em que é apelante/apelado PAULO HENRIQUE FRANÇA DE BRITO,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 217 ACÓRDÃO Registro: 2014.0000695129 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1004537-96.2013.8.26.0606, da Comarca de Suzano, em que é apelante UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000170486 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0004291-32.2012.8.26.0484, da Comarca de Promissão, em que é apelante JOSÉ RICARDO MATIAS, é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0012177-68.2004.4.03.6100/SP 2004.61.00.012177-6/SP RELATOR APELANTE APELADO(A) Desembargador Federal PAULO FONTES Ordem dos Advogados

Leia mais

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A.

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL Nº 8785/2004 CLASSE II COMARCA DE SINOP APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELANTE: BRASIL TELECOM S. A. APELADO: STELA MARIS SCHUTZ Número do Protocolo : 8785/2004 Data de Julgamento : 29-6-2004 EMENTA APELAÇÃO CÍVEL DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO TELEFÔNICO COMBINADA

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ANDRADE NETO (Presidente) e MARIA LÚCIA PIZZOTTI. Registro: 2018.0000469347 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1032286-15.2017.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante LEANDRO SOUZA ALVARINO (JUSTIÇA GRATUITA), é apelado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 291 Registro: 2017.0000346518 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1029116-06.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CALGARY INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS-

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais