Atividade antifúngica de óleos essenciais e extratos vegetais sobre fungos fitopatogêncios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividade antifúngica de óleos essenciais e extratos vegetais sobre fungos fitopatogêncios"

Transcrição

1 Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 1., 13, Belo Horizonte Atividade antifúngica de óleos essenciais e extratos vegetais sobre fungos fitopatogêncios Adalgisa Leles do Prado (1), Maira Christina Marques Fonseca (2), Melina Guimarães Gonçalves (3), Miller da Silva Lehner (4), Trazilbo José de Paula Júnior (2), Andréia Fonseca Silva (5) (1) Bolsista PIBIC FAPEMIG/EPAMIG, adalgisa_lp@ufv.br; (2) Pesquisadores/Bolsistas BIP FAPEMIG/EPAMIG - Viçosa, MG, maira@epamig.br, trazilbo@gmail.com; (3) Bolsista BIC FAPEMIG/EPAMIG - Viçosa, MG, melinaguima@hotmail.com; (4) Doutorando UFV - Viçosa, MG, millerlehner@gmail.com; (5) Pesquisadora/Bolsista FAPEMIG/EPAMIG - Belo Horizonte, andreiasilva@epamig.br INTRODUÇÃO O Brasil é um dos maiores consumidores de defensivos agrícolas do mundo. São gastos, anualmente, cerca de 2,5 bilhões de dólares com a aquisição desses produtos. O País é responsável pelo consumo de cerca de 5% da quantidade de defensivos utilizada na América Latina. Como consequência, ocorrem graves desequilíbrios ambientais, resultando na contaminação de alimentos, animais e reservas hídricas, e ocasionando a redução na qualidade e na expectativa de vida da população. Desse modo, fazse necessária a busca de medidas alternativas de manejo fitossanitário compatíveis com a qualidade ambiental visada no manejo sustentável. O controle de doenças, na maioria das vezes, tem sido feito com a utilização de fungicidas sintéticos. Apesar da facilidade de aquisição e de uso, problemas como o desenvolvimento de resistência de patógenos diante do uso contínuo e da alta toxicidade de determinados produtos estão frequentemente associados à utilização exclusiva do controle químico. Soma-se a esses fatores o custo elevado dos produtos que onera a produção, muitas vezes realizada por produtores familiares. Além disso, nos sistemas de produção em que a utilização do controle químico não é permitida, como por exemplo, no orgânico, há necessidade de métodos alternativos, com eficiência comprovada, para o controle de pragas e doenças (VENZON et al., 6).

2 EPAMIG. Resumos expandidos 2 Considerando o valor das plantas medicinais, não apenas como recurso terapêutico, mas também como fonte de controle alternativo de pragas e doenças, torna-se importante estabelecer linhas de ações voltadas ao desenvolvimento de técnicas de manejo sustentável, utilizando espécies que possibilitem contribuir para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas tropicais (SHELDON; BALICK; LAIRD, 1997). Pesquisas que visam ao controle alternativo de pragas e doenças, principalmente daquelas que provocam danos econômicos à agricultura, com o uso de óleos essenciais e extratos vegetais (SCHWAN-ESTRADA; STANGARLIN, 5), têm aumentado consideravelmente nos últimos anos e revelado seu potencial. Algumas plantas apresentam diversas substâncias químicas em sua composição, muitas destas com potencial fungicida ou fungistático, as quais devem ser estudadas para utilização direta do produtor rural, bem como para servir de matéria-prima na formulação de novos produtos (GARCIA et al., 12). Assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a atividade antifúngica de óleos essenciais e extratos vegetais sobre fitopatógenos que afetam culturas economicamente importantes. MATERIAL E MÉTODO O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia da EPAMIG Zona da Mata, em Viçosa, MG. Os isolados de Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli, F. solani f. sp. phaseoli, Macrophomina phaseolina e Sclerotinia sclerotiorum foram obtidos a partir de plantas de feijão (Phaseolus vulgaris) infectadas. Sclerotinia minor foi obtido em alface (Lactuca sativa), Sclerotium rolfsii em batata (Solanum tuberosum) e Rizoctonia solani em feijão-caupi (Vigna unguiculata). Para o isolamento, escleródios de S. sclerotiorum, S. minor e S. rolfsii e porções de caule e raízes infectadas com os patógenos foram desinfestados em solução de etanol a 7% e de hipoclorito de sódio a 1%, por imersão durante 3 minutos. Posteriormente, procedeu-se a um enxágue em água esterilizada e à transferência asséptica para placas de Petri de 9 cm de diâmetro, contendo ml de meio batata-dextrose-ágar (BDA). As culturas foram mantidas a 23 C no escuro, durante 15 dias, sendo posteriormente preservadas a 4 C, também no escuro. A confirmação da etiologia de cada isolado foi feita com base nas

3 Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 1., 13, Belo Horizonte 3 características culturais de cada espécie. Contudo, para F. oxysporum e F. solani, além desse critério, procedeu-se à inoculação em plantas de feijoeiro e à observação microscópica de estruturas típicas do gênero. As espécies medicinais testadas foram selecionadas conforme indicações de utilização popular como inseticidas, antifúngicas e antissépticas (FENNER et al., 6), pela facilidade de cultivo e/ou pela facilidade de coleta em campo. Foram selecionadas duas espécies Asteraceae: Baccharis dracunculifolia DC. (alecrim-do-campo) e Porophyllum ruderale (Jacq.) Cass. (arnica-brasileira ou couve-cravinho) e uma Anacardiaceae: Schinus terebinthifolius Raddi. (aroeirinha). Os extratos vegetais e óleos essenciais das espécies medicinais testadas foram dissolvidos em dimetilsulfóxido (DMSO) e vertidos em frascos Erlenmeyer contendo BDA, previamente autoclavado, para atingir as concentrações desejadas (25, 5, 1. e 3. µl/l). Discos de BDA com 5 mm de diâmetro, contendo micélio de três (M. phaseolina, R. sonali, S. minor, S. rolfsii e S. sclerotiorum) e sete (F. oxysporum e F. solani) dias de idade, foram transferidos para o centro de placas de Petri, contendo BDA acrescido dos extratos vegetais ou óleos essenciais nas diferentes concentrações. Placas contendo BDA acrescido de DMSO foram utilizadas como testemunha. Os tratamentos foram testados em quadruplicata e incubados aleatoriamente a 23 C no escuro. As avaliações consistiram em medições diárias do diâmetro das colônias com paquímetro digital, iniciadas 24 horas após a incubação e encerradas 48 horas depois, quando as colônias no tratamento testemunha de S. sclerotiorum e S. minor atingiram toda a superfície do meio. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os fungos testados estão amplamente distribuídos em todo o mundo, com centenas de espécies de plantas hospedeiras, sendo afetadas muitas culturas economicamente importantes (BOLAND; HALL, 1994). O crescimento de F. oxysporum foi reduzido significativamente a partir de 5 µl/l de óleo de S. terebinthifolius (aroeirinha) e extrato aquoso de B. dracunculifolia (alecrim-do-campo); e a partir de 25 µl/l dos óleos de alecrimdo-campo e P. ruderale (couve-cravinho ou arnica-brasileira). Em seus estudos, Salgado et al. (3) observaram atividades fungitóxicas para F.

4 EPAMIG. Resumos expandidos 4 oxysporum na concentração de 5 mg/l das três espécies de eucalipto testadas. O crescimento de F. solani foi reduzido a partir de 25 µl/l de óleo de aroeirinha, óleo e extrato aquoso de alecrim-do-campo e óleo de B. dracunculifolia. Outros resultados no controle de fungos do gênero Fusarium foram demonstrados por Singh, Prasad e Sinha (1993), que verificaram o efeito fungicida e fungistático do óleo de menta (Mentha sp.) sobre 23 espécies de fitopatógenos, registrando total inibição do crescimento micelial, a partir de 2. mg/ml. O crescimento de M. phaseolina foi reduzido a partir de 25 µl/l de todos os óleos e extrato aquoso de alecrim-do-campo. Em pesquisa realizada por Oliveira et al. (6), o óleo de resina de Copaifera dukey (copaíba) foi eficiente na inibição do crescimento micelial dos fungos S. rolfsii, M. phaseolina e R. solani na concentração de 25 µl de óleo/1 ml de BDA. O crescimento de R. solani foi reduzido a partir de 25 µl/l de todos os óleos, com exceção do óleo de couve-cravinho (5 µl/l). O crescimento de S. minor foi reduzido a partir de 25 µl/l do extrato aquoso de alecrim-do-campo e de todos os óleos. O crescimento de S. rolfsii foi reduzido a partir de 25 µl/l de todos os óleos; e o de S. sclerotiorum a partir 5 µl/l de óleo de couvecravinho e extrato aquoso de alecrim-do-campo, e, 25 µl/l dos demais óleos. CONCLUSÃO Todos os óleos essenciais promoveram inibição do crescimento de todos os fitopatógenos testados, destacando a atividade antifúngica exercida pelo óleo de B. dracunculifolia (alecrim-do-campo). Com relação aos extratos aquosos testados, apenas o do alecrim-do-campo reduziu significativamente o diâmetro das colônias. AGRADECIMENTO À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), pelo financiamento das pesquisas e pelas bolsas concedidas.

5 Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 1., 13, Belo Horizonte 5 REFERÊNCIAS BOLAND, G.J.; HALL, R. Index of plant hosts of Sclerotinia sclerotiorum. Canadian Journal of Plant Pathology, v.16, n.2, p.93-18, FENNER, R. et al. Plantas utilizadas na medicina popular brasileira com potencial atividade antifúngica. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, v.42, n.3, p , jul./set. 6. GARCIA, R.A. et al. Atividade antifúngica de óleos e extratos vegetais sobre Sclerotinia sclerotiorum. Bioscience Journal, Uberlândia, v.28, n.1, p.48-57, Jan./Feb. 12. OLIVEIRA, E.C.P. de. et al. Avaliação do óleo de copaíba (Copaifera) na inibição do crescimento micelial in vitro de fitopatógenos. Revista Ciências Agrárias, Belém, n.46, p.53-61, jul./dez. 6. SALGADO, A.P.S.P. et al. Avaliação da atividade fungitóxica de óleos essenciais de folhas de Eucalyptus sobre Fusarium oxysporum, Botrytis cinerea e Bipolares sorokiniana. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.27, n.2, p , mar./abr. 3. SCHWAN-ESTRADA, K.R.F.; STANGARLIN, J.R. Extratos e óleos essenciais de plantas medicinais na indução de resistência. In: CAVALCANTI, L.S. et al. (Ed.). Indução de resistência em plantas a patógenos e insetos. Piracicaba: FEALQ, 5. p SHELDON, J.W.; BALICK, M.J.; LAIRD, S.A. Medicinal plants: can utilization and conservation coexist? New York: New York Botanical Garde, p. (New York Botanical Garden. Advances in Economic Botany, 12). SINGH, H.N.P.; PRASAD, M. M.; SINHA, K. K. Efficacy of leaf extracts of some medicinal plants against disease delvelopment in banana. Letters in Applied Microbiology, v.17, n.6, p , Dec VENZON, M. et al. Potencial de defensivos alternativos para o controle de pragas de cafeeiro. In: VENZON, M.; PAULA JÚNIOR, T.J. de P.; PALINI, A. (Coord.). Tecnologias alternativas para o controle de pragas e doenças. Viçosa, MG: EPAMIG Zona da Mata, 6. p

6 EPAMIG. Resumos expandidos 6 Diâmetro da colônia (mm) A Porophyllum ruderate (óleo) Baccharis dracunculifolia (óleo) Baccharis dracunculifolia (extrato aquoso) Schynus terebintifolius (óleo) Diâmetro da colônia (mm) c B A C Diâmetro da colônia (mm) 8 D B E C Diâmetro da colônia de (mm) F 8 D F G 8 Gráfico 1 - Efeito das concentrações (µl/l ou ) de três óleos essenciais e um extrato aquoso sobre fungos patogênicos NOTA: A - Sclerotium rolfsii; B - Sclerotinia sclerotiorum; C - Sclerotinia minor; D - Macrophomina phaseolina; E - Rhizoctonia solani; F - Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli ; G - Fusarium solani f. sp. phaseoli. E G

Potencial de óleos essenciais de plantas medicinais no controle de fitopatógenos

Potencial de óleos essenciais de plantas medicinais no controle de fitopatógenos Potencial de óleos essenciais de plantas medicinais no controle de fitopatógenos 45 FONSECA, M.C.M. *1 ; LEHNER, M.S. 2 ; GONÇALVES, M.G. 3 ; PAULA JÚNIOR, T.J. 1 ; SILVA, A.F. 1 ; BONFIM, F.P.G. 4 ; PRADO,

Leia mais

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 6169. Doutorado/CNPq/EPAMIG

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 6169. Doutorado/CNPq/EPAMIG Atividade antifúngica de óleos essenciais e extratos vegetais sobre fungos fitopatogêncios Maira Christina Marques Fonseca (1), Miller da Silva Lehner (2), Melina Guimarães Gonçalves (3), Trazilbo José

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 EFEITO DOS EXTRATOS DE Astrocaryum jauari

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 EFEITO DOS ÓLEOS DE ANDIROBA E COPAÍBA

Leia mais

Efeito de fungicidas na inibição do crescimento micelial de Sclerotinia sclerotiorum isolado de soja

Efeito de fungicidas na inibição do crescimento micelial de Sclerotinia sclerotiorum isolado de soja Efeito de fungicidas na inibição do crescimento micelial de Sclerotinia sclerotiorum isolado de soja FERREIRA, L.C. 1 ; MEYER, M.C. 2 ; TERAMOTO, A. 1 ; 1 Universidade Federal de Goiás UFG, lucienenoemia@gmail.com;

Leia mais

USO DE EXTRATO DE CAPIM CIDREIRA E ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO DA ÍNDIA NO CONTROLE ALTERNATIVO DE Sclerotinia sclerotiorum

USO DE EXTRATO DE CAPIM CIDREIRA E ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO DA ÍNDIA NO CONTROLE ALTERNATIVO DE Sclerotinia sclerotiorum USO DE EXTRATO DE CAPIM CIDREIRA E ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO DA ÍNDIA NO CONTROLE ALTERNATIVO DE Sclerotinia sclerotiorum Autores: João da Luz Silva Vieira; Taís Torres; Leila de Castro Louback Ferraz; Júlio

Leia mais

ATIVIDADE DO ÓLEO DE COPAÍBA EM TRÊS ESPÉCIES FITOPATÓGENAS

ATIVIDADE DO ÓLEO DE COPAÍBA EM TRÊS ESPÉCIES FITOPATÓGENAS ATIVIDADE DO ÓLEO DE COPAÍBA EM TRÊS ESPÉCIES FITOPATÓGENAS Osmar Alves Lameira, Lab. Biotecnologia /EMBRAPA, osmar@cpatu.embrapa.br Christian Néri Lameira, UFRA, christianlameira@yahoo.com.br Elaine Cristina

Leia mais

Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela

Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela Kamilla Pires da Silva 1 ; Henrique Guilhon de Castro 2 ; Dione Pereira Cardoso 3 1 Aluno do Curso de agronomia PIBIC/CNPq;

Leia mais

CONTROLE ALTERNATIVO COM ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE A GERMINAÇÃO DOS ESCLERÓDIOS DO FUNGO Sclerotinia sclerotiorum

CONTROLE ALTERNATIVO COM ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE A GERMINAÇÃO DOS ESCLERÓDIOS DO FUNGO Sclerotinia sclerotiorum CONTROLE ALTERNATIVO COM ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE A GERMINAÇÃO DOS ESCLERÓDIOS DO FUNGO Sclerotinia sclerotiorum André Luiz Graf Junior, Elisa Coser, João Batista Tolentino Júnior, Adriana Terumi Itako.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FUNGITÓXICA DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE O CRESCIMENTO MICELIAL DE FITOPATÓGENOS

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FUNGITÓXICA DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE O CRESCIMENTO MICELIAL DE FITOPATÓGENOS AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FUNGITÓXICA DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE O CRESCIMENTO MICELIAL DE FITOPATÓGENOS Talita Pereira de Souza Ferreira 1 ; Luiz Gustavo de Lima Guimarães 2 1 Aluna do Curso de Engenharia

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE NEGRAMINA (Siparuna guianensis Aublet) E EUCALIPTO (Eucalyptus spp) NO CONTROLE DA MELA EM CULTIVARES DE FEIJÃO COMUM E CAUPI

UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE NEGRAMINA (Siparuna guianensis Aublet) E EUCALIPTO (Eucalyptus spp) NO CONTROLE DA MELA EM CULTIVARES DE FEIJÃO COMUM E CAUPI UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE NEGRAMINA (Siparuna guianensis Aublet) E EUCALIPTO (Eucalyptus spp) NO CONTROLE DA MELA EM CULTIVARES DE FEIJÃO COMUM E CAUPI Nathalia Silva Oliveira 1 ; Manoel Mota dos Santos 2

Leia mais

EXTRATOS DE ALECRIM ETANÓLICO E AQUOSO SOBRE O CRESCIMENTO MICELIAL DE Sclerotinia sclerotiorum 1

EXTRATOS DE ALECRIM ETANÓLICO E AQUOSO SOBRE O CRESCIMENTO MICELIAL DE Sclerotinia sclerotiorum 1 EXTRATOS DE ALECRIM ETANÓLICO E AQUOSO SOBRE O CRESCIMENTO MICELIAL DE Sclerotinia sclerotiorum 1 FINGER, Geísa 2 ; BRAND, Simone Cristiane 5 ; MILANESI, Paola 7 ; SANTOS, Ricardo Feliciano dos 4 ; SILVA,

Leia mais

Potencial antagônico de Trichoderma sp Contra Fungos Fitopatogênicos no Sul do Estado do Tocantins

Potencial antagônico de Trichoderma sp Contra Fungos Fitopatogênicos no Sul do Estado do Tocantins Potencial antagônico de Trichoderma sp Contra Fungos Fitopatogênicos no Sul do Estado do Tocantins Wancicléia de Jesus Monteiro 1 ; Gil Rodrigues Dos Santos 2. 1 Aluno do Curso de Biotecnologia; Campus

Leia mais

ATIVIDADE FUNGITÓXICA DO ÓLEO ESSENCIAL DO FRUTO DA PTERODON EMARGINATUS VOGEL, FABACEAE SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DO FEIJOEIRO.

ATIVIDADE FUNGITÓXICA DO ÓLEO ESSENCIAL DO FRUTO DA PTERODON EMARGINATUS VOGEL, FABACEAE SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DO FEIJOEIRO. ATIVIDADE FUNGITÓXICA DO ÓLEO ESSENCIAL DO FRUTO DA PTERODON EMARGINATUS VOGEL, FABACEAE SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DO FEIJOEIRO. Ryhára Dias Batista 1 ; Luiz Gustavo de Lima Guimarães 2 1 Aluna do Curso

Leia mais

EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO DOS GÊNEROS

EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO DOS GÊNEROS EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO DOS GÊNEROS Cibistax, Tabebuia, Arrabeia E Anemopaegma (FAMÍLIA Bignoniaceae) NÃO APRESENTARAM ATIVIDADE ANTIMICROBIANA CONTRA VÁRIOS FUNGOS FITOPATOGÊNICOS

Leia mais

SELEÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS COM POTENCIAL PARA O BIOCONTROLE DE PATÓGENOS HABITANTES DE SOLO DA CULTURA DO FEIJÃO

SELEÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS COM POTENCIAL PARA O BIOCONTROLE DE PATÓGENOS HABITANTES DE SOLO DA CULTURA DO FEIJÃO SELEÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS COM POTENCIAL PARA O BIOCONTROLE DE PATÓGENOS HABITANTES DE SOLO DA CULTURA DO FEIJÃO Bruna Rohrig 1, Rodrigo Ferraz Ramos 2, Renata Moccellin 1, Maurício Sangiogo 1, Daniel Joner

Leia mais

B688 Boletim técnico cultura da mandioca/ Jana Koefender... [et al.]. - Cruz Alta/RS: Unicruz, p.

B688 Boletim técnico cultura da mandioca/ Jana Koefender... [et al.]. - Cruz Alta/RS: Unicruz, p. 1 B688 Boletim técnico cultura da mandioca/ Jana Koefender... [et al.]. - Cruz Alta/RS: Unicruz, 2018. 6p. ISSN 2447-8350 1. Mandioca 2. Cultura da mandioca I. Koefender, Jana II. Título. CDU 633.493 Catalogação

Leia mais

FUNGOS PATOGÊNICOS DE SOJA E ALGODÃO SÃO SENSÍVEIS A EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTA NATIVA DO CERRADO DO GÊNERO

FUNGOS PATOGÊNICOS DE SOJA E ALGODÃO SÃO SENSÍVEIS A EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTA NATIVA DO CERRADO DO GÊNERO FUNGOS PATOGÊNICOS DE SOJA E ALGODÃO SÃO SENSÍVEIS A EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTA NATIVA DO CERRADO DO GÊNERO Xylopia, FAMÍLIA Annonaceae Miriã Figueiredo de Oliveira Assis 1, Marilia Santos Silva 1, Letícia

Leia mais

EFEITO INIBITÓRIO IN VITRO DE EXTRATO VEGETAL DE ALLIUM SATIVUM SOBRE FUSARIUM sp. E CURVULARIA sp.

EFEITO INIBITÓRIO IN VITRO DE EXTRATO VEGETAL DE ALLIUM SATIVUM SOBRE FUSARIUM sp. E CURVULARIA sp. EFEITO INIBITÓRIO IN VITRO DE EXTRATO VEGETAL DE ALLIUM SATIVUM SOBRE FUSARIUM sp. E CURVULARIA sp. VIEIRA, Caroline Gonçalves 1 ; MOREIRA, Roseane Maidana 2 ; VIÉGA, Paula Vasconcellos Da Silva 3 SANTOS,

Leia mais

SELEÇÃO DE BACTÉRIAS ANTAGONISTAS COM POTENCIAL PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE PATÓGENOS HABITANTES DO SOLO.

SELEÇÃO DE BACTÉRIAS ANTAGONISTAS COM POTENCIAL PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE PATÓGENOS HABITANTES DO SOLO. SELEÇÃO DE BACTÉRIAS ANTAGONISTAS COM POTENCIAL PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE PATÓGENOS HABITANTES DO SOLO. Lara Rezek Rocha (Bolsista PIBIC/CNPq-UNIDERP), e-mail: lara_rezek@hotmail.com. Laís Mayara Melo

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE O CRESCIMENTO DE Lasiodiplodia

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE Copaifera reticulata Ducke NA INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL IN VITRO DE FITOPATÓGENOS

AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE Copaifera reticulata Ducke NA INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL IN VITRO DE FITOPATÓGENOS AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE Copaifera reticulata Ducke NA INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL IN VITRO DE FITOPATÓGENOS Elaine Cristina P. de Oliveira, CNPq/EMBRAPA, ecp.oliveira@yahoo.com.br Osmar Alves Lameira,

Leia mais

Efeitos de óleos essenciais na inibição in vitro dos patógenos pós-colheita de melão Fusarium pallidoroseum e Myrothecium roridum

Efeitos de óleos essenciais na inibição in vitro dos patógenos pós-colheita de melão Fusarium pallidoroseum e Myrothecium roridum 165 Efeitos de óleos essenciais na inibição in vitro dos patógenos pós-colheita de melão Fusarium pallidoroseum e Myrothecium roridum Effects of essential oils in vitro inhibition of postharvest pathogens

Leia mais

ANTAGONISMO IN VITRO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS CONTRA FUNGOS ASSOCIADOS À DOENÇAS DE TRONCO DE VIDEIRA

ANTAGONISMO IN VITRO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS CONTRA FUNGOS ASSOCIADOS À DOENÇAS DE TRONCO DE VIDEIRA ANTAGONISMO IN VITRO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS CONTRA FUNGOS ASSOCIADOS À DOENÇAS DE TRONCO DE VIDEIRA COMACHIO, L.B. 1 ; PACINI, B.A.H. 2 ; TONELLO, J.C. 3 ; ALMANÇA, M.A.K. 4 RESUMO - As doenças fúngicas

Leia mais

METODOLOGIA DE CRIAÇÃO MASSAL DO ÁCARO-PREDADOR PHYTOSEIULUS MACROPILIS (BANKS) PARA CONTROLE BIOLÓGICO APLICADO DO ÁCARO-RAJADO

METODOLOGIA DE CRIAÇÃO MASSAL DO ÁCARO-PREDADOR PHYTOSEIULUS MACROPILIS (BANKS) PARA CONTROLE BIOLÓGICO APLICADO DO ÁCARO-RAJADO METODOLOGIA DE CRIAÇÃO MASSAL DO ÁCARO-PREDADOR PHYTOSEIULUS MACROPILIS (BANKS) PARA CONTROLE BIOLÓGICO APLICADO DO ÁCARO-RAJADO Lívio da Silva Amaral (1), Marcos Antônio Matiello Fadini (2), Madelaine

Leia mais

ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DO FUNGO Sclerotium rolfsii NA CULTURA DO TOMATE

ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DO FUNGO Sclerotium rolfsii NA CULTURA DO TOMATE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DO FUNGO Sclerotium rolfsii NA CULTURA DO TOMATE Gabriela Carolina dos Santos, Elisa Coser, André Luiz Graf Junior, João Batista Tolentino Jr., Adriana

Leia mais

Zoneamento climático do estado de Minas Gerais para as principais doenças que acometem as oleaginosas: algodão, girassol, soja e mamona

Zoneamento climático do estado de Minas Gerais para as principais doenças que acometem as oleaginosas: algodão, girassol, soja e mamona Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 8., 2011, Belo Horizonte Zoneamento climático do estado de Minas Gerais para as principais doenças que acometem as oleaginosas: algodão, girassol, soja

Leia mais

Avaliação de óleos essenciais e controle com fungicidas no crescimento micelial e produção de escleródios em cultivo de Sclerotínia sclerotiorum

Avaliação de óleos essenciais e controle com fungicidas no crescimento micelial e produção de escleródios em cultivo de Sclerotínia sclerotiorum https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Avaliação de óleos essenciais e controle com fungicidas no crescimento micelial e produção de escleródios em cultivo de Sclerotínia sclerotiorum RESUMO

Leia mais

SELEÇÃO IN VITRO DE ISOLADOS DE Trichoderma spp. COM POTENCIAL DE ANTAGONISMO A ISOLADOS PATOGÊNICOS DE Fusarium spp. 1

SELEÇÃO IN VITRO DE ISOLADOS DE Trichoderma spp. COM POTENCIAL DE ANTAGONISMO A ISOLADOS PATOGÊNICOS DE Fusarium spp. 1 SELEÇÃO IN VITRO DE ISOLADOS DE Trichoderma spp. COM POTENCIAL DE ANTAGONISMO A ISOLADOS PATOGÊNICOS DE Fusarium spp. 1 LAZAROTTO, Marília 2 ; BOVOLINI, Marciéli Pitorini 3 ; MACIEL, Caciara Gonzatto 4

Leia mais

FUNGOS ENDOFÍTICOS DE SUCUPIRA BRANCA (Pterodon emarginatus) E SUAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANAS SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS

FUNGOS ENDOFÍTICOS DE SUCUPIRA BRANCA (Pterodon emarginatus) E SUAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANAS SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS FUNGOS ENDOFÍTICOS DE SUCUPIRA BRANCA (Pterodon emarginatus) E SUAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANAS SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS Talita Pereira de Souza Ferreira 1 ; Luiz Gustavo de Lima Guimarães 2 1 Aluna

Leia mais

Instituto Federal de Sergipe, Curso Técnico de Petróleo e Gás 2

Instituto Federal de Sergipe, Curso Técnico de Petróleo e Gás 2 MEDIDAS DE EFICIÊNCIA DOS FUNGOS FUSARIUM SOLANI, TRICHODERMA SSP., COLLETOTRICHUM ACUTATUM NA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO Ricardo Coelho de Sousa 1 ; Luiz Ricardo 2

Leia mais

FUNGOS PATOGÊNICOS DE SOJA SÃO SENSÍVEIS A EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTA FRUTA-DO-CONDE NATIVA DO CERRADO DO GÊNERO

FUNGOS PATOGÊNICOS DE SOJA SÃO SENSÍVEIS A EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTA FRUTA-DO-CONDE NATIVA DO CERRADO DO GÊNERO FUNGOS PATOGÊNICOS DE SOJA SÃO SENSÍVEIS A EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTA FRUTA-DO-CONDE NATIVA DO CERRADO DO GÊNERO Annona sp. (FAMÍLIA Annonacea) Lindomar Joaquim da Silva 1, Marilia Santos Silva 1, Ludmila

Leia mais

PLANTAS NATIVAS DO CERRADO DO GÊNERO

PLANTAS NATIVAS DO CERRADO DO GÊNERO PLANTAS NATIVAS DO CERRADO DO GÊNERO Kielmeyera (FAMÍLIA Clusiaceae) APRESENTAM PRINCÍPIOS ORGÂNICOS QUE INIBEM CRESCIMENTO MICELIAL IN VITRO DE FUNGOS PATOGÊNICOS DE SOJA E TRIGO Thiago Kallazans Dias

Leia mais

REDUÇÃO DO RENDIMENTO DE GRÃOS CAUSADO POR PODRIDÕES RADICULARESEM LAVOURAS DE FEIJÃO NO MUNICÍPIO DE LAGES, SANTA CATARINA, SAFRA 2013/14

REDUÇÃO DO RENDIMENTO DE GRÃOS CAUSADO POR PODRIDÕES RADICULARESEM LAVOURAS DE FEIJÃO NO MUNICÍPIO DE LAGES, SANTA CATARINA, SAFRA 2013/14 REDUÇÃO DO RENDIMENTO DE GRÃOS CAUSADO POR PODRIDÕES RADICULARESEM LAVOURAS DE FEIJÃO NO MUNICÍPIO DE LAGES, SANTA CATARINA, SAFRA 2013/14 José de Alencar Lemos Vieira Junior 1, Ricardo Trezzi Casa 2,

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Avaliação in vitro de Isolados de Trichoderma sp. no Controle de Fusarium sp. do Milho Laline Broetto 1,3, Paulo

Leia mais

CARACTERES MORFOLÓGICOS PARA AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DA MURCHA-DE-FUSARIUM EM FEIJÃO-CAUPI

CARACTERES MORFOLÓGICOS PARA AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DA MURCHA-DE-FUSARIUM EM FEIJÃO-CAUPI CARACTERES MORFOLÓGICOS PARA AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DA MURCHA-DE-FUSARIUM EM FEIJÃO-CAUPI ARAÚJO¹, L. B. R.; LIMA FILHO, M. R.¹; SILVA, A. V. A.; BERTINI¹, C. H. C. M.; LIMA¹, C. S. ¹Universidade Federal

Leia mais

Clinica Fitopatológica da UFMT/Sinop: sua importância para a produção de alimentos na região norte de Mato grosso.

Clinica Fitopatológica da UFMT/Sinop: sua importância para a produção de alimentos na região norte de Mato grosso. Clinica Fitopatológica da UFMT/Sinop: sua importância para a produção de alimentos na região norte de Mato grosso. ALVES, Carlos Wilson Ferreira¹; BONALDO, Solange Maria² ¹Acadêmico de Agronomia, Universidade

Leia mais

EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DE MOFO- BRANCO NO ALGODOEIRO

EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DE MOFO- BRANCO NO ALGODOEIRO EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DE MOFO- BRANCO NO ALGODOEIRO Luiza Rocha Ribeiro, Nathalia Pereira Ribeiro, Rudieli Machado da Silva 2, Raíra de Andrade Pelvine, Jéssica Aparecida da

Leia mais

Effect of Mentha piperita L. (mint) oil as alternative for controlling Bipolaris oryzae (Breda de Haan) Shoemaker

Effect of Mentha piperita L. (mint) oil as alternative for controlling Bipolaris oryzae (Breda de Haan) Shoemaker Guidelines for submitting papers to the IX Brazilian Congress of Agroecology Belém, Pará BRAZIL, 2015 Efeito de óleo de Mentha piperita L. (menta) como alternativa no controle de Bipolaris oryzae (Breda

Leia mais

DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO, DA FAMÍLIA DO SAPOTI

DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO, DA FAMÍLIA DO SAPOTI GÊNERO Pouteria DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO, DA FAMÍLIA DO SAPOTI (Sapotaceae), PRODUZ PRINCÍPIOS ATIVOS NA RAIZ CONTRA CRESCIMENTO MICELIAL IN VITRO DE FUNGOS PATOGÊNICOS DE SOJA Aline Rodrigues Rabello

Leia mais

Qualidade de sementes de café produzidas na Fazenda Experimental de Três Pontas da EPAMIG Sul de Minas

Qualidade de sementes de café produzidas na Fazenda Experimental de Três Pontas da EPAMIG Sul de Minas Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2013. Belo Horizonte Qualidade de sementes de café produzidas na Fazenda Experimental de Três Pontas da EPAMIG Sul de Minas Júlia Vaz Tostes Miluzzi

Leia mais

Frequência De Patótipos De Colletotrichum lindemuthianum Nos Estados Brasileiros Produtores De Feijoeiro Comum

Frequência De Patótipos De Colletotrichum lindemuthianum Nos Estados Brasileiros Produtores De Feijoeiro Comum Frequência De Patótipos De Colletotrichum lindemuthianum Nos Estados Brasileiros Produtores De Feijoeiro Comum Rafael de Oliveira Galdeano Abud 1 ; Adriane Wendland 2 ; Ronair José Pereira 2 ; Leonardo

Leia mais

Características biométricas de cafeeiro intercalado com diferentes sistemas de produção de abacaxizeiro para agricultura familiar do Projeto Jaíba

Características biométricas de cafeeiro intercalado com diferentes sistemas de produção de abacaxizeiro para agricultura familiar do Projeto Jaíba Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 8., 2011, Belo Horizonte Características biométricas de cafeeiro intercalado com diferentes sistemas de produção de abacaxizeiro para agricultura familiar

Leia mais

PLANTA NATIVA DO CERRADO, GÊNERO

PLANTA NATIVA DO CERRADO, GÊNERO PLANTA NATIVA DO CERRADO, GÊNERO Magonia, DA FAMÍLIA DO GUARANÁ (Sapindaceae), POSSUI PRINCÍPIOS ATIVOS CONTRA O CRESCIMENTO MICELIAL IN VITRO DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS Athos Silva de Oliveira 1, Marilia

Leia mais

Resposta das bananeiras BRS Platina e PA 9401 à irrigação no segundo ciclo nas condições do Norte de Minas

Resposta das bananeiras BRS Platina e PA 9401 à irrigação no segundo ciclo nas condições do Norte de Minas Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2013. Belo Horizonte Resposta das bananeiras BRS Platina e PA 9401 à irrigação no segundo ciclo nas condições do Norte de Minas Miquéias Gomes dos

Leia mais

Manejo de cafeeiro em áreas infestadas pelos nematoides-das-galhas com uso de cultivar resistente

Manejo de cafeeiro em áreas infestadas pelos nematoides-das-galhas com uso de cultivar resistente Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2013, Belo Horizonte 1 Manejo de cafeeiro em áreas infestadas pelos nematoides-das-galhas com uso de cultivar resistente Beatriz de Pauli (1), Sônia

Leia mais

Parâmetros meteorológicos em cafeeiros arborizados com aleias de leguminosas e a pleno sol, em São Sebastião do Paraíso, MG

Parâmetros meteorológicos em cafeeiros arborizados com aleias de leguminosas e a pleno sol, em São Sebastião do Paraíso, MG Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2013, Belo Horizonte Parâmetros meteorológicos em cafeeiros arborizados com aleias de leguminosas e a pleno sol, em São Sebastião do Paraíso, MG Lívia

Leia mais

Crescimento vegetativo e incidência de cercosporiose em cafeeiros sob diferentes sistemas de manejo

Crescimento vegetativo e incidência de cercosporiose em cafeeiros sob diferentes sistemas de manejo Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Crescimento vegetativo e incidência de cercosporiose em cafeeiros sob diferentes sistemas de manejo Guilherme Conceição Gonçalves

Leia mais

EFEITO DA TEMPERATURA E DO FOTOPERÍODO NO DESENVOLVIMENTO in vitro E in vivo DE Aspergillus niger EM CEBOLA

EFEITO DA TEMPERATURA E DO FOTOPERÍODO NO DESENVOLVIMENTO in vitro E in vivo DE Aspergillus niger EM CEBOLA EFEITO DA TEMPERATURA E DO FOTOPERÍODO NO DESENVOLVIMENTO in vitro E in vivo DE Aspergillus niger EM CEBOLA Cargnim, Jaqueline Marques ; Marcuzzo, Leandro Luiz Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul/SC

Leia mais

Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia Porto Alegre/RS 25 a 28/11/2013

Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia Porto Alegre/RS 25 a 28/11/2013 14533 - Trichoderma e óleo vegetal: alternativas para o controle de fitopatógenos de espécies florestais Trichoderma and vegetable oil: alternative for plant pathogens control of forest species FERREIRA,

Leia mais

Prospecção de comunidade bacteriana para biocontrole de Colletotrichum sublienolum, agente causal da antracnose do sorgo

Prospecção de comunidade bacteriana para biocontrole de Colletotrichum sublienolum, agente causal da antracnose do sorgo Prospecção de comunidade bacteriana para biocontrole de Colletotrichum sublienolum, agente causal da antracnose do sorgo Evani S. Duarte 1, Naira R. F. Assis 2, Fabíola F. S. L.Chicata 2, Rodrigo V. Costa

Leia mais

Elisa Coser, André Luiz Graf Junior, João Batista Tolentino Junior, Adriana Terumi Itako.

Elisa Coser, André Luiz Graf Junior, João Batista Tolentino Junior, Adriana Terumi Itako. POTENCIAL DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Cymbopogon citratus E Syzygium aromaticum NA INIBIÇÃO DA GERMINAÇÃO E VIABILIDADE DE ESCLERÓDIOS DO FUNGO Sclerotium rolfsii Elisa Coser, André Luiz Graf Junior, João

Leia mais

Efeito fungicida da própolis sobre o Pythium sp. na cultura do manjericão (Ocimum basilicum L.)

Efeito fungicida da própolis sobre o Pythium sp. na cultura do manjericão (Ocimum basilicum L.) Efeito fungicida da própolis sobre o Pythium sp. na cultura do manjericão (Ocimum basilicum L.) Priscila Santos Casado¹, Gustavo Haralampidou da Costa Vieira², Maria Luiza³ ¹Acadêmica do Curso de Agronomia

Leia mais

Avaliação in vitro do antagonismo de Bacillus spp. a Fusarium oxysporum f.sp. lycopercisi.

Avaliação in vitro do antagonismo de Bacillus spp. a Fusarium oxysporum f.sp. lycopercisi. 11903 - Avaliação in vitro do antagonismo de Bacillus spp. a Fusarium oxysporum f.sp. lycopercisi. Evaluation of in vitro antagonism of Bacillus to Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici. OLIVEIRA, Leonardo

Leia mais

FUNGOS PATOGÊNICOS DE ALGODÃO, SOJA E TRIGO SÃO SENSÍVIES A EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTA NATIVA DO CERRADO DO GÊNERO

FUNGOS PATOGÊNICOS DE ALGODÃO, SOJA E TRIGO SÃO SENSÍVIES A EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTA NATIVA DO CERRADO DO GÊNERO FUNGOS PATOGÊNICOS DE ALGODÃO, SOJA E TRIGO SÃO SENSÍVIES A EXTRATOS ORGÂNICOS DE PLANTA NATIVA DO CERRADO DO GÊNERO Cardiopetalum (FAMÍLIA Annonaceae) Marilia Santos Silva 1, Aline Rodrigues Rabello 1,

Leia mais

ATIVIDADE FUNGICIDA DE COMPOSTOS INÉDITOS DE TRIAZÓIS OBTIDOS A PARTIR DE GLICEROL SOBRE Alternaria solani

ATIVIDADE FUNGICIDA DE COMPOSTOS INÉDITOS DE TRIAZÓIS OBTIDOS A PARTIR DE GLICEROL SOBRE Alternaria solani ATIVIDADE FUNGICIDA DE COMPOSTOS INÉDITOS DE TRIAZÓIS OBTIDOS A PARTIR DE GLICEROL SOBRE Alternaria solani Wendielle Barbosa de Sousa, Rodolfo Ferreira de Mendonça, Tatiane Paulino da Cruz, Vagner Tebaldi

Leia mais

Maturação do queijo Minas artesanal da região de Araxá e contagem de Staphylococcus aureus

Maturação do queijo Minas artesanal da região de Araxá e contagem de Staphylococcus aureus Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2013, Belo Horizonte Maturação do queijo Minas artesanal da região de Araxá e contagem de Staphylococcus aureus Amanda Alves Pereira (1), Júnio César

Leia mais

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DE COLLETOTRICUM MUSAE

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DE COLLETOTRICUM MUSAE ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE DE COLLETOTRICUM MUSAE Mariana Moreira DOMINGOS 1 ; Hebe Perez de CARVALHO 2 ; Francisco José dos SANTOS 3 ; Talita Cristina dos SANTOS 4 ; Leda Gonçalves

Leia mais

CONTROLE ALTERNATIVO DE RHIZOCTONIA SOLANI POR ISOLADOS DE TRICHODERMA SPP

CONTROLE ALTERNATIVO DE RHIZOCTONIA SOLANI POR ISOLADOS DE TRICHODERMA SPP CONTROLE ALTERNATIVO DE RHIZOCTONIA SOLANI POR ISOLADOS DE TRICHODERMA SPP Thayza Karine de Oliveira Ribeiro (1) ; Layanne de Oliveira Ferro (1) ; Leslie Waren Silva de Freitas(2) ; Luciana Gonçalves de

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 FUNGOS ASSOCIADOS A CLONES DE CAMUCAMUZEIRO, MURICIZEIRO

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo SEAGRO: ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE AGRONOMIA DO CCAE/UFES

Universidade Federal do Espírito Santo SEAGRO: ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE AGRONOMIA DO CCAE/UFES AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA SOBRE A INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL DE Botrytis cinerea Isadora Rodrigues Garcia 1, Guilherme Bravim Canal¹, Kaique dos Santos Alves¹, Rodolfo Ferreira

Leia mais

Isolamento e identificação de colônias do fungo Alternaria dauci obtidas de lesões de Requeima da cultura da cenoura

Isolamento e identificação de colônias do fungo Alternaria dauci obtidas de lesões de Requeima da cultura da cenoura Isolamento e identificação de colônias do fungo Alternaria dauci obtidas de lesões de Requeima da cultura da cenoura Júlio César de Oliveira SILVA 1 ; Luciano Donizete GONÇALVES 2 ; Wellingta Cristina

Leia mais

Desempenho de cultivares de alface em cultivo de verão na região Campo das Vertentes de Minas Gerais

Desempenho de cultivares de alface em cultivo de verão na região Campo das Vertentes de Minas Gerais Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Desempenho de cultivares de alface em cultivo de verão na região Campo das Vertentes de Minas Gerais Suelen Francisca Ribeiro (1),

Leia mais

V Encontro Amazônico de Agrárias

V Encontro Amazônico de Agrárias V Encontro Amazônico de Agrárias 10 a 15 de junho de 2013 A Importância da Tecnologia e do Empreendedorismo no Desenvolvimento Amazônico INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL DE Thielaviopsis paradoxa POR ÓLEOS

Leia mais

Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro

Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro Thiago Henrique Carvalho de Souza

Leia mais

Juliana Nunes de Andrade 1 ; Damiana D Avilla Bezerra dos Santos 1 ; Maria Angélica Guimarães Barbosa 2 ; Diógenes da Cruz Batista 3

Juliana Nunes de Andrade 1 ; Damiana D Avilla Bezerra dos Santos 1 ; Maria Angélica Guimarães Barbosa 2 ; Diógenes da Cruz Batista 3 Eficiência de doses da mistura de fluxapiroxade e piraclostrobina no crescimento de Lasiodiplodia theobromae e Neoscytalidium dimidiatum Juliana Nunes de Andrade 1 ; Damiana D Avilla Bezerra dos Santos

Leia mais

Efeitos de Extratos Vegetais Sobre a Germinação Esporulação de Fusarium gutiforme

Efeitos de Extratos Vegetais Sobre a Germinação Esporulação de Fusarium gutiforme 14431 - Efeitos de Extratos Vegetais Sobre a Germinação Esporulação de Fusarium gutiforme Effects of Plant Extracts about Germination Sporulation of Fusarium gutiforme ARAÚJO, Andrezza Klyvia Oliveira

Leia mais

Efeito de Sanitizantes no Controle de Fusarium pallidoroseum em Melão

Efeito de Sanitizantes no Controle de Fusarium pallidoroseum em Melão Efeito de Sanitizantes no Controle de Fusarium pallidoroseum em Melão 147 Efeito de Sanitizantes no Controle de Fusarium pallidoroseum em Melão Effect of Sanitizers on the Control of Fusarium pallidoroseum

Leia mais

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Métodos alternativos de controle de cigarrinha-verde (Empoasca kraemeri) e de ácaro-branco (Polyphagotarsonemus latus) no pinhão-manso

Leia mais

Influência da adubação silicatada na qualidade sanitária de sementes de arroz

Influência da adubação silicatada na qualidade sanitária de sementes de arroz Influência da adubação silicatada na qualidade sanitária de sementes de arroz Sílvia Miranda Borba (1), Vanda Maria de Oliveira Cornélio (2), Moizés de Sousa Reis (2), João Roberto de Mello Rodrigues (2),

Leia mais

Rendimento econômico do consórcio de repolho com cebolinha em sistema orgânico

Rendimento econômico do consórcio de repolho com cebolinha em sistema orgânico Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 9., 2012, Belo Horizonte Rendimento econômico do consórcio de repolho com cebolinha em sistema orgânico Otieres Cirino de Carvalho (1), Izabel Cristina

Leia mais

Bolsista PIBIC FAPEMIG/EPAMIG - EcoCentro, Lavras, MG,

Bolsista PIBIC FAPEMIG/EPAMIG - EcoCentro, Lavras, MG, EFEITOS DOS PRINCÍPIOS ATIVOS VOLÁTEIS DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE CONDIMENTOS NA INIBIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MICELIAL E ESPORULAÇÃO DE FUNGOS ASSOCIADOS A PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO Dallyane Flávia Alves Soares

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

CONTROLE BIOLÓGICO de Colletotrichum lindemuthianum POR BACTÉRIAS FIXADORAS DE N 2 NO FEIJOEIRO

CONTROLE BIOLÓGICO de Colletotrichum lindemuthianum POR BACTÉRIAS FIXADORAS DE N 2 NO FEIJOEIRO CONTROLE BIOLÓGICO de Colletotrichum lindemuthianum POR BACTÉRIAS FIXADORAS DE N 2 NO FEIJOEIRO BRAGA, T. C; MESQUITA, A. C.; FLORENTINO, L. A.; RESENDE, M. L. RESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 INCIDÊNCIA E SEVERIDADE DA ANTRACNOSE DO FEIJOEIRO EM CAMPO SOB DIFERENTES NÍVEIS DE INÓCULO DE COLLETOTRICHUM LINDEMUTHIANUM EM SEMENTES RESUMO MARÍLIA GOULART DA SILVA, EDSON AMPÉLIO POZZA; EUDES DE

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS NO CONTROLE DA MANCHA DE Curvularia NA CULTURA DO MILHO.

UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS NO CONTROLE DA MANCHA DE Curvularia NA CULTURA DO MILHO. UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS NO CONTROLE DA MANCHA DE Curvularia NA CULTURA DO MILHO. Talita Pereira de Souza Ferreira 1 ; Gil Rodrigues dos Santos 2 1 Aluna do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia;

Leia mais

Seleção de cultivares Bourbon visando à produção de cafés especiais

Seleção de cultivares Bourbon visando à produção de cafés especiais Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 8., 2011, Belo Horizonte Seleção de cultivares Bourbon visando à produção de cafés especiais Antonio Alfredo de Figueiredo Rodrigues (1), Gladyston Rodrigues

Leia mais

A1-423 Potencial de extratos de plantas espontâneas no controle de bacterioses do feijoeiro

A1-423 Potencial de extratos de plantas espontâneas no controle de bacterioses do feijoeiro A1-423 Potencial de extratos de plantas espontâneas no controle de bacterioses do feijoeiro Jaski, Jonas Marcelo 1 ; Telaxka, Fábio Junior 2 ; Scheffer, Daniele 3 ; Franzener, Gilmar 4 ; Moura, Gabriela

Leia mais

CAPÍTULO I DOS ENSAIOS PRELIMINARES

CAPÍTULO I DOS ENSAIOS PRELIMINARES 2. Normas para avaliação e para a indicação de fungicidas CAPÍTULO I DOS ENSAIOS PRELIMINARES Art. 1 - Os ensaios preliminares têm por objetivo a seleção de fungicidas visando sua inclusão em Ensaios Cooperativos

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO

INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO Título do Trabalho: TRATAMENTOS FUNGICIDAS NO CULTIVO DE EXPLANTES CAULINARES DE Xylopia sericea ST. HILL. (ANNONACEAE): OXIDAÇÃO DO MEIO DE CULTURA E OCORRÊNCIA DE Fusarium

Leia mais

ISSN Dezembro, Anais da IX Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental

ISSN Dezembro, Anais da IX Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental ISSN 1517-3135 Dezembro, 2012 100 Anais da IX Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental ISSN 1517-3135 Dezembro, 2012 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura,

Leia mais

FIBRA DA FOLHA DA PITANGUEIRA

FIBRA DA FOLHA DA PITANGUEIRA FIBRA DA FOLHA DA PITANGUEIRA Aluno: Julia Rodrigues Boiteux Orientador: Fernando Betim Introdução A pitangueira (Eugenia Uniflora L) é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira. As folhas são pequenas,

Leia mais

EFEITO DO ÓLEO DE ALECRIM (Rosmarinus officinalis L.) NA QUALIDADE DE SEMENTES DE FEIJÃO FAVA

EFEITO DO ÓLEO DE ALECRIM (Rosmarinus officinalis L.) NA QUALIDADE DE SEMENTES DE FEIJÃO FAVA EFEITO DO ÓLEO DE ALECRIM (Rosmarinus officinalis L.) NA QUALIDADE DE SEMENTES DE FEIJÃO FAVA Gabriel Ginane Barreto (1); Otília Ricardo de Farias (2); Ingrid Gomes Duarte (3); Breno Oliveira de Sousa

Leia mais

Produtividade e qualidade de diferentes genótipos de Bourbon cultivados em Minas Gerais visando à produção de cafés especiais

Produtividade e qualidade de diferentes genótipos de Bourbon cultivados em Minas Gerais visando à produção de cafés especiais Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 8., 2011, Belo Horizonte Produtividade e qualidade de diferentes genótipos de Bourbon cultivados em Minas Gerais visando à produção de cafés especiais Priscilla

Leia mais

TRATAMENTO QUÍMICO E BIOLÓGICO DE SEMENTES DE SOJA PARA O CONTROLE DE

TRATAMENTO QUÍMICO E BIOLÓGICO DE SEMENTES DE SOJA PARA O CONTROLE DE TRATAMENTO QUÍMICO E BIOLÓGICO DE SEMENTES DE SOJA PARA O CONTROLE DE Sclerotinia sclerotiorum Cesar de Matos Silva 1, Maíra Tiaki Higuchi 2, Ciro Hideki Sumida 3, Gabriel Danilo Shimizu 4. 1 Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DE EXTRATOS BOTÂNICOS PROMISSORES PARA A INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO FÚNGICO

AVALIAÇÃO DE EXTRATOS BOTÂNICOS PROMISSORES PARA A INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO FÚNGICO AVALIAÇÃO DE EXTRATOS BOTÂNICOS PROMISSORES PARA A INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO FÚNGICO COSTA, Ana Luiza de Souza 1 ; MONTEIRO, Beatriz Costa 2 ; GONÇALVES, Daniele Alencar 3 ; SIQUEIRA, Marcos Monteiro 4 ;

Leia mais

o tratamento de sementes constitui uma das maneiras mais

o tratamento de sementes constitui uma das maneiras mais Efeito de Fungicidas no Controle "In Vitro" e "In Vivo" de Bipolaris sorokiniana e de Fusarium graminearum Picinini, E.C. 1 ; Fernandes, J.M.C. 1 Introdução o tratamento de sementes constitui uma das maneiras

Leia mais

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná

GRUPO DE DOENÇAS. Grupo de Doenças. Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim. Universidade Norte do Paraná Grupo de Doenças GRUPO DE DOENÇAS Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Universidade Norte do Paraná Classificação das doenças de plantas: Baseando-se no agente causal, no hospedeiro ou nos processos

Leia mais

Boletim de Pesquisa 186 e Desenvolvimento ISSN Dezembro, 2007

Boletim de Pesquisa 186 e Desenvolvimento ISSN Dezembro, 2007 Boletim de Pesquisa 186 e Desenvolvimento ISSN 1676-340 Dezembro, 2007 VARIABILIDADE ENTRE ISOLADOS DE Trichoderma spp. QUANTO À CAPACIDADE DE INIBIR O CRESCIMENTO DE Cylindrocladium sp. EM CULTIVO PAREADO

Leia mais

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS BRUTOS DE Ottonia martiana Miq., Piperaceae.

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS BRUTOS DE Ottonia martiana Miq., Piperaceae. ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS BRUTOS DE Ottonia martiana Miq., Piperaceae. ANTIFUNGAL ACTIVITY OF CRUDE EXTRACTS OF Ottonia martiana Miq., Piperaceae. CUNICO, M. M. 1 ; CARVALHO, J. L. S. 1 ; ANDRADE,

Leia mais

O SILÊNCIO DOS INOCENTES

O SILÊNCIO DOS INOCENTES O SILÊNCIO DOS INOCENTES Por Naíla Barbosa da Costa, Yumi Oki e Geraldo Wilson Fernandes Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade, Dep. de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade

Leia mais

Ambiente e Doença. Predisposição 25/3/2014. Ambiente: Disciplina: Fitopatologia Geral PREDISPOSIÇÃO:

Ambiente e Doença. Predisposição 25/3/2014. Ambiente: Disciplina: Fitopatologia Geral PREDISPOSIÇÃO: DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA Disciplina: Fitopatologia Geral Triângulo da doença Ambiente e Doença PLANTA DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA PLANTA Triângulo da doença Componente relevante nesta interação, podendo

Leia mais

Espaçamento alternado e controle de crescimento do feijoeiro com aplicação do fungicida propiconazol

Espaçamento alternado e controle de crescimento do feijoeiro com aplicação do fungicida propiconazol Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 9., 2012, Belo Horizonte Espaçamento alternado e controle de crescimento do feijoeiro com aplicação do fungicida propiconazol Júnio Oliveira Ferreira (1),

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE MELALEUCA ALTERNIFOLIA NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE GIRASSOL

UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE MELALEUCA ALTERNIFOLIA NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE GIRASSOL ISBN 978-85-884-63-4 UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE MELALEUCA ALTERNIFOLIA NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE GIRASSOL Daiane de Cinque Mariano 1, Carmo Guilherme Giebelmeier 2, Marcos Antônio Marchioro Júnior 2, Vanesca

Leia mais

Efeito de Diferentes Sanitizantes no Controle de Colletotrichum gloeosporioides em Manga

Efeito de Diferentes Sanitizantes no Controle de Colletotrichum gloeosporioides em Manga Efeito de Diferentes Sanitizantes no Controle de Colletotrichum gloeosporioides 141 Efeito de Diferentes Sanitizantes no Controle de Colletotrichum gloeosporioides Effect of Different Sanitizers on the

Leia mais

INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL E GERMINAÇÃO DE Colletotrichum gloeosporioides NA SERINGUEIRA PELO ÓLEO DE NEEM (Azadirachta indica)

INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL E GERMINAÇÃO DE Colletotrichum gloeosporioides NA SERINGUEIRA PELO ÓLEO DE NEEM (Azadirachta indica) INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL E GERMINAÇÃO DE Colletotrichum gloeosporioides NA SERINGUEIRA PELO ÓLEO DE NEEM (Azadirachta indica) 295 SILVA, Rosemeire Alves 1 PEREIRA, Regina Eli de Almeida 2 NAKANO,

Leia mais

Acúmulo de macronutrientes em roseiras em função do manejo do solo

Acúmulo de macronutrientes em roseiras em função do manejo do solo Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 9., 2012, Belo Horizonte Acúmulo de macronutrientes em roseiras em função do manejo do solo Iara Cristina Santos Curvelo (1), Elka Fabiana Aparecida Almeida

Leia mais

Crescimento e esporulação de Fusarium oxysporum f. sp. tracheiphilum sob diferentes temperaturas

Crescimento e esporulação de Fusarium oxysporum f. sp. tracheiphilum sob diferentes temperaturas 263 Crescimento e esporulação de Fusarium oxysporum f. sp. tracheiphilum... Crescimento e esporulação de Fusarium oxysporum f. sp. tracheiphilum sob diferentes temperaturas Growth and sporulation of Fusarium

Leia mais

Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação contínua do agente, oc

Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação contínua do agente, oc DIAGNOSE E CONTROLE DE MOLÉSTIAS DE PLANTAS ÊNFASE EM MOLÉSTIAS DA ALFAFA 1 Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação

Leia mais

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010)

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010) Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2) 4253-4257 Efeito de espécies utilizadas no Sistema Plantio Direto na Região Sul sobre o parasitismo e germinação de escleródios de Sclerotinia

Leia mais