SUMÁRIO PROPOSTA PEDAGÓGICA ESPECIAL: PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUMÁRIO PROPOSTA PEDAGÓGICA ESPECIAL: PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA"

Transcrição

1

2 SUMÁRIO PROPOSTA PEDAGÓGICA ESPECIAL: PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA. 2.

3 PROPOSTA PEDAGÓGICA Programa Saber Saúde: Promoção da saúde no dia-a-dia da escola Luisa M. da C. e Silva Goldfarb 1 Segundo relatos da Organização Mundial da Saúde, o adoecimento e a morte por câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, têm ocorrido em faixas etárias cada vez mais jovens, em todo o mundo, devido à exposição precoce aos fatores de risco, entre eles: o tabaco, a alimentação inadequada, o álcool, as radiações solares, o estresse, a vida sedentária, os fatores ocupacionais e infecções por alguns tipos de vírus, como o HPV. O tabaco, um dos fatores envolvidos, é aquele que, isolado, tem a maior relação causal estabelecida com o adoecimento e a morte por doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, as doenças cardiovasculares, entre outras (Ministério da Saúde, 2004). O acúmulo de dados mostra que a experimentação de tabaco se dá quase que exclusivamente entre os jovens. E mostra, também, que 50% dos que o experimentam se tornam fumantes na vida adulta (WHO, 1998; USHHD, 1992). Sabe-se que a evolução dessas doenças é lenta, sendo necessários anos de exposição a tais fatores para que as alterações que eles ocasionam se estabeleçam. Isso evidencia, portanto, a infância e a adolescência como épocas ideais para que se iniciem as ações educativas, visando propiciar a adoção de comportamentos que reduzam, ao máximo, a exposição precoce aos fatores relacionados a seu surgimento (Ministério da Saúde, 2004). Apesar do desenvolvimento de novas tecnologias e dos avanços no tratamento dessas doenças, o maior impacto observado sobre sua incidência e mortalidade se deve às ações de prevenção e, em especial, àquelas voltadas aos jovens (Organização Mundial da Saúde, 2000). PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA. 3.

4 Para tal, sabe-se que a abordagem da população jovem sob a ótica da Promoção da Saúde, visando à prevenção desses fatores, tem como um dos seus principais focos de atuação as escolas (Hyndman, 1998). No Brasil, a escola constitui-se em forte referência de comportamento para crianças, adolescentes e para a comunidade em geral. É o local onde o saber pode ser construído de forma interativa, como resultante dos diferentes saberes (Goldfarb, 1999). Além disso, dados do MEC, para o ano de 2005, mostram que, no País, 94,3% da população de 07 a 14 anos está incluída na escola (INEP/MEC, 2005). Levando em consideração o cenário exposto, foi desenvolvido o Saber Saúde, que passou a preconizar o trabalho de controle do tabagismo dentro de um contexto mais amplo de qualidade de vida e com uma visão holística de saúde. O programa vem sendo trabalhado junto com outros fatores de risco (álcool, alimentação, radiação solar, sexuais reprodutivos) e de proteção (atividades físicas e alimentação saudável) (Goldfarb, 2000; Ministério da Saúde, 2004a). A partir de experiência piloto, em 1996, foram elaborados e testados: materiais educativos, metodologias de capacitação, de inserção dos conteúdos no currículo escolar e de avaliação de processo e resultados. A experiência obtida foi compilada no guia Implantando o Programa de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer nas Escolas, que orienta a descentralização do PSS até a sala de aula e a comunidade (Ministério da Saúde, 2004a). A operacionalização dessa descentralização tem sido feita através da capacitação de recursos humanos, em cascata, desde o nível federal até a escola, passando pelo estado e pelo município, envolvendo as áreas de Saúde e Educação. Há, também, a ampliação dessa ação, por meio de parceria com o MEC, através de sua Secretaria de Educação a Distância, via TV Escola e via Salto para o Futuro, para atingir as escolas. O planejamento conjunto da área de Saúde e Educação, levando em consideração o contexto, no nível municipal, é requisito indispensável para a implementação do Programa junto às PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA. 4.

5 escolas. Os professores capacitados, pelas Secretarias Municipais, mediante planejamento, como parte do projeto pedagógico da escola, introduzem as informações sobre tabaco, alimentação, atividade física, álcool e radiações solares no currículo formal, no cotidiano da escola. Isso se dá em consonância com os temas transversais: Saúde, Meio Ambiente, Ética, Cidadania, Trabalho e Consumo e Sexualidade, sob a ótica interdisciplinar preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, levando em consideração a realidade local (Ministério da Saúde, 2004a). A população alvo é de alunos do Ensino Fundamental (6-14 anos). Os alunos do Ensino Médio (15-18 anos) e os demais profissionais da escola são agregados ao processo como multiplicadores, recebendo para isso uma capacitação especial. A ótica do Programa é a Promoção da Saúde, com vistas a formar cidadãos críticos capazes de fazer opções conscientes que contribuam para sua saúde, a saúde coletiva e a do meio ambiente, em geral, na busca responsável de uma melhor qualidade de vida, o que, na prática, é trabalhar no sentido de conferir autonomia e poder a toda a comunidade escolar para o exercício da cidadania. Para tal, as informações e atividades propostas precisam fluir naturalmente no cotidiano da escola, e em todas as disciplinas, de acordo com o planejamento prévio, envolvendo as diversas atividades do dia-a-dia. O material de apoio, além do guia citado anteriormente, consta de: 2 livros contendo informações e sugestões de como trabalhar o tema na sala de aula e fora dela; 2 revistas para crianças e adolescentes; adesivos; cartazes; 1 CD rom interativo e 4 vídeos. Esse material pretende servir de base para a adaptação às diferentes realidades e aos diferentes níveis cognitivos das turmas, utilizando o conhecimento, a experiência e a criatividade dos professores. O Programa evidencia o papel dos professores como modelos de comportamento e o papel da própria estrutura da escola como modelo para a comunidade. Nesse sentido, escola deve ser coerente com o que se ensina na sala de aula. Portanto, o Saber Saúde propõe ações estruturadas, sob a forma de Módulos: Alimentação Saudável, prevendo intervenção desde o PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA. 5.

6 lanche que vem de casa ao que é oferecido gratuitamente nas escolas públicas do País a merenda escolar, até as cantinas privadas que operam dentro das escolas; Atividade Física, em que se propõe que, se essas atividades forem ao ar livre, sejam feitas em horários apropriados e protegidas do sol; estimula, ainda, as atividades físicas regulares, de forma geral, além daquelas propostas curricularmente pela disciplina de Educação Física (Ministério da Saúde, 2004a). Atendendo, ainda, à proposta de coerência, é importante que não se fume ou se polua a escola com o uso de tabaco. Para tal, foi elaborado o Módulo Escola Livre de Tabaco. Esses módulos constam de 01 publicação e material de divulgação, como cartazes, folhetos e adesivos (Ministério da Saúde, 2004b). A implantação nacional do Saber Saúde teve início em 1998, e capacitou 54 representantes de 26 estados e do DF, representantes da SMS e da SME de municípios. Das escolas cadastradas, até dezembro de 2005, que aderiram espontaneamente ao PSS, 7.227, em 757 municípios, constam como tendo pelo menos 70% dos seus professores participado da oficina de capacitação e recebido o material didático-pedagógico. Em 25 estados, já foram capacitados professores do Ensino Fundamental, cobrindo alunos de 1 a a 8 a séries com as ações educativas propostas pelo Saber Saúde (Ministério da Saúde, 2005). A escola, com o PSS em implementação, passa a constituir-se num pólo irradiador, aberto aos pais, aos familiares e a toda a comunidade, o que está em consonância com o que a Organização Mundial de Saúde definiu, em 1984 como Escola Promotora de Saúde (Goldfarb, 2000). O Especial Programa Saber Saúde: Promoção da Saúde no dia-a-dia da escola será apresentado no Salto para o Futuro/TV Escola/SEED/MEC, no dia 4 de setembro de PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA. 6.

7 REFERÊNCIAS GOLDFARB, Luisa da C. e Silva. Tabagismo: Estudos em Adolescentes e Jovens. In: Cadernos da Juventude, Saúde e Desenvolvimento. Org. Schor N., Mota, M.S.T. e Branco, V.C. Ministério da Saúde/Secretaria de Políticas de Saúde/Área de Saúde do Adolescente, 1999, Brasil. Vol. I, p GOLDFARB, Luisa da C. e Silva. In: Avaliação de um Programa de Controle do Tabagismo em 04 Escolas do Município de Rio de Janeiro. Tese de Mestrado, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. HYNDMAN, B. Health Promotion: A review of the effectiveness of health promotion strategies. Toronto, Center for Health Promotion, p.90. INEP/MEC, Dados retirados do Sistema de Estatísticas Educacionais (Edudatabrasil). MS (Ministério da Saúde), INCA (Instituto Nacional de Câncer), CONPREV (Coordenação Nacional de Controle do Tabagismo, Prevenção e Vigilância do Câncer), Saber Saúde: prevenção do tabagismo e outros fatores de risco sugestões para educadores. GOLDFARB, Luisa da C. e Silva e MONTEIRO, A.M.F.C. Rio de Janeiro, 1 a edição. MS (Ministério da Saúde), INCA (Instituto Nacional de Câncer), CONPREV (Coordenação Nacional de Controle do Tabagismo, Prevenção e Vigilância do Câncer), 2004a. Implantando um Programa de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer nas Escolas. GOLDFARB, Luisa da C. e Silva et al. Rio de Janeiro, 2ª ed. PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA. 7.

8 MS (Ministério da Saúde), INCA (Instituto Nacional de Câncer), CONPREV (Coordenação Nacional de Controle do Tabagismo, Prevenção e Vigilância do Câncer), 2004b. Escola Livre de Tabaco. In: Implantando um Programa de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer nas Escolas. GOLDFARB, Luisa da C. e Silva et al. Rio de Janeiro, 1 a edição. Módulo I. MS (Ministério da Saúde), INCA (Instituto Nacional de Câncer), CONPREV (Coordenação Nacional de Controle do Tabagismo, Prevenção e Vigilância do Câncer), Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer nas Escolas Saber Saúde. Banco de Dados/Setor Escolas e Descentralização, Rio de Janeiro, Brasil. OMS (Organização Mundial da Saúde), Guidelines to World, no Tobacco Day. OMS (Organização Mundial da Saúde), Guidelines to World, no Tobacco Day. USDHHS (United States Department of Health and Human Services), Smoking and Health in the Americas. Atlanta, Georgia: AHHS (Publication no CDC ). Nota: Coordenadora do Programa Saber Saúde, do Ministério da Saúde. Consultora deste Programa Especial. PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA. 8.

9 Presidência da República Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância - SEED TV ESCOLA SALTO/PARA O FUTURO Diretoria do Departamento de Produção e Capacitação em Educação a Distância Coordenação Geral de Produção e Programação Coordenação Geral de Capacitação Supervisora Pedagógica Rosa Helena Mendonça Coordenadora de Utilização e Avaliação Mônica Mufarrej Copidesque e Revisão Magda Frediani Martins Diagramação e Editoração Equipe do Núcleo de Produção Gráfica de Mídia Impressa Gerência de Criação e Produção de Arte Consultora especialmente convidada Luisa M. da C. e Silva Goldfarb salto@tvebrasil.com.br Home page: Rua da Relação, 18, 4º andar. Centro. CEP: Rio de Janeiro (RJ) Setembro 2006 PROGRAMA SABER SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO DIA-A-DIA DA ESCOLA. 9.

BRASIL SAUDÁVEL. Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis

BRASIL SAUDÁVEL. Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis BRASIL SAUDÁVEL Ação Nacional em favor de Modos de Viver Saudáveis Inserida no contexto do Bom Exemplo SECOM Coordenação Geral Ministério da Saúde Ministério da Educação Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Diretoria de Pesquisas Coordenação de População e Indicadores Sociais Gerência de Estudos e Pesquisas Sociais Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Data 26/08/2016 Introdução Adolescência Transição

Leia mais

SUMÁRIO PROPOSTA PEDAGÓGICA Maria Cordélia Soares Machado ESPECIAL-CIÊNCIA NA ANTÁRTICA: A PESQUISA BRASILEIRA E O ANO POLAR INTERNACIONAL. 2.

SUMÁRIO PROPOSTA PEDAGÓGICA Maria Cordélia Soares Machado ESPECIAL-CIÊNCIA NA ANTÁRTICA: A PESQUISA BRASILEIRA E O ANO POLAR INTERNACIONAL. 2. SUMÁRIO PROPOSTA PEDAGÓGICA... 03 Maria Cordélia Soares Machado ESPECIAL-CIÊNCIA NA ANTÁRTICA: A PESQUISA BRASILEIRA E O ANO POLAR INTERNACIONAL. 2. PROPOSTA PEDAGÓGICA ESPECIAL - CIÊNCIA NA ANTÁRTICA:

Leia mais

PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS

PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS Instituições Envolvidas: Fundação Municipal da Infância e da Juventude;CDIP/Programa Municipal

Leia mais

RESULTADO SISTÊMICO 7

RESULTADO SISTÊMICO 7 Guia de Dicas de Políticas Públicas 83 RESULTADO SISTÊMICO 7 Ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/aids voltadas para adolescentes e jovens implementadas As ações propostas

Leia mais

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil

Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil 2 15 2. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil No ano de 2000

Leia mais

-PNAN - Portaria Estatuto da criança e do adolescente -PCNs

-PNAN - Portaria Estatuto da criança e do adolescente -PCNs -PNAN - Portaria 1.010 - Estatuto da criança e do adolescente -PCNs Alimentação Escolar Aline Guimarães Nutricionista - CECANE UnB PNAN Política Nacional de Alimentação e Nutrição Alimentação escolar PNAN

Leia mais

Reunião Ordinária UNDIME-SP

Reunião Ordinária UNDIME-SP Reunião Ordinária UNDIME-SP 8 de Abril de 2019 São Paulo / SP Agenda de Formação de Parceiros Institucionais Cristiana Berthoud Secretária de Articulação Celso Iversen Vice-presidente do Interior Parceiros

Leia mais

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde CONVÊNIO 034/2015 - SMS PMDST AIDS E ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA - ASF PARCERIA: DICEU/DRE CAPELA DO SOCORRO Início: 14/12/2015 Término: 13/12/2017 O Projeto

Leia mais

Educanvisa: educação em vigilância sanitária. Brasília 2018

Educanvisa: educação em vigilância sanitária. Brasília 2018 Educanvisa: educação em vigilância sanitária Brasília 2018 Universo de atuação da vigilância sanitária Alimentos Medicamentos Cosméticos Saneantes Sangue, tecidos e órgãos Bicos, Tabaco Produtos para saúde

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Ano lectivo 2008/2009 Equipa responsável Susana Santos (Escola E. B. 2,3 de Matosinhos) Coordenadora do Projecto Educadora Regina Ferreira

Leia mais

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTEL ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA (EECE) Coordenadora: Paula Marques 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Documentos de referência... 3 3. Organização dos diferentes

Leia mais

Curso de Graduação em Medicina

Curso de Graduação em Medicina Curso de Graduação em Medicina 1. Disciplina: Práticas interdisciplinares em Saúde da Mulher II Linha de Cuidado para a redução da mortalidade do câncer de colo de útero 2. Coordenadores: Profa. Departamento

Leia mais

POLÍTICA DAS DANT Doenças e Agravos Não Transmissíveis Coordenação Geral das Políticas Públicas em Saúde - SMS/PMPA

POLÍTICA DAS DANT Doenças e Agravos Não Transmissíveis Coordenação Geral das Políticas Públicas em Saúde - SMS/PMPA POLÍTICA DAS DANT Doenças e Agravos Não Transmissíveis Coordenação Geral das Políticas Públicas em Saúde - SMS/PMPA POLÍTICA DAS DANT Doenças e Agravos Não Transmissíveis Histórico: Em outubro de 2014,

Leia mais

BLOG DA SAÚDE. Autores: Grazieli Ferreira da Rosa 1 ; Alessandra Domingues Malheiro 2 ; Ana Paula Saccol 3 ; Anderson de Souza 4 INTRODUCÃO

BLOG DA SAÚDE. Autores: Grazieli Ferreira da Rosa 1 ; Alessandra Domingues Malheiro 2 ; Ana Paula Saccol 3 ; Anderson de Souza 4 INTRODUCÃO BLOG DA SAÚDE Autores: Grazieli Ferreira da Rosa 1 ; Alessandra Domingues Malheiro 2 ; Ana Paula Saccol 3 ; Anderson de Souza 4 INTRODUCÃO Tendo o IFC a missão de proporcionar educação profissional comprometida

Leia mais

Dimensão 1: organização didático-pedagógica

Dimensão 1: organização didático-pedagógica 1 Dimensão 1: organização didático-pedagógica Item avaliado Objetivos do programa Os objetivos do programa estão claros? Itens avaliados no Eixo Transversal Dificuldades Facilidades Perfil do egresso e

Leia mais

Programa Anti-tabagismo

Programa Anti-tabagismo São Paulo, 4 a 6 de março de 2009 Programa Anti-tabagismo Dra. Nathércia Abrão Diretora de Provimento de Saúde Unimed Juiz de Fora Membro da CTPPS Federação Minas Unimed Juiz de Fora em números Receita:180

Leia mais

PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO. Demanda Nacional para Cessação do Tabagismo

PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO. Demanda Nacional para Cessação do Tabagismo PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO Ministério da Saúde - MS Instituto Nacional de Câncer - INCA Coordenação de Prevenção e Vigilância - Conprev Divisão de Controle do Tabagismo Ricardo

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO Subsecretaria de Unidades de Saúde Superintendência de Atenção Básica

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO Subsecretaria de Unidades de Saúde Superintendência de Atenção Básica SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO Subsecretaria de Unidades de Saúde Superintendência de Atenção Básica ENCONTRO ESTADUAL DA VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS Articulação

Leia mais

TÍTULO: Educação e Mobilização Ambiental no Município de Santo André Tema: Educação Ambiental

TÍTULO: Educação e Mobilização Ambiental no Município de Santo André Tema: Educação Ambiental TÍTULO: Educação e Mobilização Ambiental no Município de Santo André Tema: Educação Ambiental AUTORES: Eriane J. L. Savóia: Bióloga e licenciada em pedagogia com habilitação em administração escolar, mestre

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FAIXA ETÁRIA DAS MULHERES QUE PARTICIPARAM DO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO EM PONTA GROSSA

AVALIAÇÃO DA FAIXA ETÁRIA DAS MULHERES QUE PARTICIPARAM DO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO EM PONTA GROSSA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3 Subprojeto Identificação do Subprojeto Área da licenciatura Ciências Agrárias Modalidade do curso [x] Presencial [ ] A distância Campus/polo 1 Campus de IFC - Araquari Município Araquari UF SC iniciação

Leia mais

O Programa Viva Mulher : Programa Nacional de Controle de Câncer de Colo Uterino e de Mama

O Programa Viva Mulher : Programa Nacional de Controle de Câncer de Colo Uterino e de Mama O Programa : Programa Nacional de Controle de Câncer de Colo Uterino e de Mama Sérgio Martins Bicalho 1 José Lucas Magalhães Aleixo 2 1 Médico ginecobstetra, coordenador estadual do Programa em Minas Gerais

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

Programa de Controle ao Tabagismo: A Saúde, o Ambiente e a Sociedade agradecem

Programa de Controle ao Tabagismo: A Saúde, o Ambiente e a Sociedade agradecem Programa de Controle ao Tabagismo: A Saúde, o Ambiente e a Sociedade agradecem Lilian Bastos Ottero, Adriana Duringer Jacques; Adriana S. Thiago Papinutto, Carlos Luiz da SilvaPestana, Carla de Souza Coelho

Leia mais

Tecnologia da Infomação e Comunicação nas Escolas Públicas Brasileiras

Tecnologia da Infomação e Comunicação nas Escolas Públicas Brasileiras 2010 The Meeting of the America Tecnologia da Infomação e Comunicação nas Escolas Públicas Brasileiras Antonio Carlos Alves Carvalho Coordenador-Geral de Projetos e Programas De Tecnologia Educacional

Leia mais

PRÉ-CONGRESSO. Sala Guaratiba (60 lugares) REUNIÃO FECHADA

PRÉ-CONGRESSO. Sala Guaratiba (60 lugares) REUNIÃO FECHADA 28 set PRÉ-CONGRESSO Sala Guaratiba (60 lugares) 8h30 às 10h30 REUNIÃO FECHADA Controle do Tabaco no Brasil: passado, presente e futuro Convidados: Coordenadores Estaduais do Programa Nacional de Controle

Leia mais

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari -

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica Salvador, 05 de julho de 2018 Marislan Neves Sofia

Leia mais

DESAFIOS DE CONTROLE DO TABAGISMO NO BRASIL

DESAFIOS DE CONTROLE DO TABAGISMO NO BRASIL DESAFIOS DE CONTROLE DO TABAGISMO NO BRASIL DR. MARCOS MORAES Presidente da Academia Nacional de Medicina Presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS 57

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR 2.006 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) possui o compromisso com a construção da escola pública gratuita,

Leia mais

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia Agrupamento de Escolas do Levante da Maia PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL 207/208 Fundamentada em determinados princípios, a Educação para a Saúde e Educação Sexual na Escola deve estar

Leia mais

Promoção da Saúde na Área Materno - Infantil

Promoção da Saúde na Área Materno - Infantil da ARS Norte, I.P. Promoção da Saúde na Área Materno - Infantil Hospital Magalhães Lemos 26 de Novembro 2008 Promoção da Saúde na Área Materno Infantil As doenças crónicas não transmissíveis (DCV, cancro,

Leia mais

OFICINA SOBRE OS 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL REALIZADA PARA UM GRUPO DE IDOSOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

OFICINA SOBRE OS 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL REALIZADA PARA UM GRUPO DE IDOSOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OFICINA SOBRE OS 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL REALIZADA PARA UM GRUPO DE IDOSOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Evelyn Pessanha dos Santos 1, Isabella dos Santos Araujo de Oliveira 2, Thaís Moreira

Leia mais

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ)

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) Camila Vieira Santos 1 Wennes Moreira Saraiva 2 Francisco Cleiton da Rocha 3 1 Bolsista PIBID do Curso de Licenciatura

Leia mais

Ano XVIII - Boletim 24 - Novembro de Educação e Trabalho Infantil

Ano XVIII - Boletim 24 - Novembro de Educação e Trabalho Infantil Ano XVIII - Boletim 24 - Novembro de 2008 Educação e Trabalho Infantil SUMÁRIO Educação e Trabalho Infantil PROPOSTA PEDAGÓGICA... 03 Renato Mendes PGM 1: Educação e Trabalho Infantil PGM 2: Trabalho Infantil

Leia mais

I. Identificação do participante (da pessoa que for designada para o preenchimento) Escolaridade/Formação (quando tiver nível superior): Advogada

I. Identificação do participante (da pessoa que for designada para o preenchimento) Escolaridade/Formação (quando tiver nível superior): Advogada ANEXO III - FORMULÁRIO DE CONTRIBUIÇÕES I. Identificação do participante (da pessoa que for designada para o preenchimento) Nome Completo: Tamara Amoroso Gonçalves Escolaridade/Formação (quando tiver nível

Leia mais

BRIGADA MILITAR PARCEIRA NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS

BRIGADA MILITAR PARCEIRA NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PROERD Palestrante Maj SILVIA VISSOTT BITENCOURT Máster PROERD BRIGADA MILITAR PARCEIRA NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS I CONGRESSO INTERNACIONAL CRACK E OUTRAS DROGAS UM

Leia mais

Projeto Educação para a Saúde - PES

Projeto Educação para a Saúde - PES Projeto Educação para a Saúde - PES Coordenadora: Aldina Marques 1 1. Justificação As diversas áreas associadas à educação para a saúde, têm constituído uma das grandes prioridades educativas das Escolas

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais Fundação Educacional de Ituiutaba

Universidade do Estado de Minas Gerais Fundação Educacional de Ituiutaba Universidade do Estado de Minas Gerais Fundação Educacional de Ituiutaba Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Curso de Engenharia de Computação Título: Desenvolvimento de Aplicações usando o

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

CURSO DE NUTRIÇÃO 2016/1

CURSO DE NUTRIÇÃO 2016/1 CURSO DE NUTRIÇÃO 2016/1 CURSO DE EXTENSÃO ROTINA DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL E PERSONALIZADO DIA: 02 E 09/07/2016 O mini curso teve como objetivo apresentar a rotina do profissional de nutrição em atendimento

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA CARIOCA PSE Carioca 2017 Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Marcelo Crivella PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Carlos Eduardo de Mattos SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cesar

Leia mais

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013) Escolas Para informar as escolas onde os bolsistas desenvolverão suas atividades, o proponente deverá ter em mãos o código da escola. O código pode ser verificado junto à própria escola ou na página Data

Leia mais

Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF.

Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF. Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF. - GESTOR MUNICIPAL DE SAÚDE: Clewton Domingues de Souza - AUTOR PRINCIPAL: Andréa Cristina B. de Sene : Coordenadora NASF - Outros autores:

Leia mais

Projeto de Educação para a Saúde

Projeto de Educação para a Saúde Projeto de Educação para a Saúde Pedrógão Grande, 2012-2013 1 Índice 1. Introdução 2. Objetivos 2.1.Objetivos Gerais 2.2.Objetivos específicos 3. Parcerias 3.1.Entidades já envolvidas no projeto 3.2.Entidades

Leia mais

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO Marcos Martins da Costa¹, Alessandra Monteiro Rosini², Rafael Lemes de Aquino³ 1,2,3 Universidade Federal

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. DCNT: Panorama Geral e Plano de Enfrentamento Parte 2. Profª. Tatiane as Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. DCNT: Panorama Geral e Plano de Enfrentamento Parte 2. Profª. Tatiane as Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS DCNT: Panorama Geral e Plano de Enfrentamento Parte 2 Profª. Tatiane as Silva Campos - Em 2011, o ministério da saúde lançou o PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE ISTS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE ISTS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

IV Reunião do Comitê Consultivo e Executivo

IV Reunião do Comitê Consultivo e Executivo IV Reunião do Comitê Consultivo e Executivo Secretaria Executiva CONPREV- Coordenação de Prevenção e Vigilância Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva 6 dezembro de 2016 Agenda Secretaria

Leia mais

Ação Educativa. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes.

Ação Educativa. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Agendamento de visitas ativo o serviço que visa organizar, otimizar e proporcionar melhor qualidade ao atendimento oferecido é também uma excelente

Leia mais

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 2018/2019 1 Índice Nota Introdutória... 3 Metodologia de trabalho... 4 Objetivo Geral... 4 Aprendizagens esperadas... 4 Domínios... 5 Operacionalização do Currículo...

Leia mais

AÇÕES DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS

AÇÕES DE CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS ATENÇÃO ÀS MULHERES Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Ministério da Saúde. O Câncer do colo do útero, apesar de prevenível e tratável, ainda é o responsável pela morte de cerca

Leia mais

PACTUAÇÃO DE METAS PARA O MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA NO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO

PACTUAÇÃO DE METAS PARA O MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA NO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar o oferecimento, a matrícula,

Leia mais

I SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Virginia Simão Abuhid Coordenadora de Extensão Curso de Ciências Biológicas

I SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Virginia Simão Abuhid Coordenadora de Extensão Curso de Ciências Biológicas I SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Virginia Simão Abuhid Coordenadora de Extensão Curso de Ciências Biológicas PUC MINAS: ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO PROEX: POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012. Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012. Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE ENFERMAGEM Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Início data da assinatura do Convênio. Término , coincidindo com o final do mandato do prefeito municipal.

Início data da assinatura do Convênio. Término , coincidindo com o final do mandato do prefeito municipal. Programa Integração AABB Comunidade Anexo 2 Informações e orientações destinadas à apresentação do Programa às potenciais convenentes prefeituras municipais 1. Apresentação Com 27 anos de existência, o

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Monção. Plano de Ação da Educação para a Saúde PROJETO

Agrupamento de Escolas de Monção. Plano de Ação da Educação para a Saúde PROJETO Agrupamento de Escolas de Monção Pl de Ação da Educação para a Saúde PROJETO Ano letivo 2015-2016 Índice 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 5 3. Parcerias... 6 4. Diagnóstico da situação... 7 5. Prioridades

Leia mais

Promoção da alimentação adequada e saudável na prevenção de câncer

Promoção da alimentação adequada e saudável na prevenção de câncer Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva Coordenação de Prevenção e Vigilância Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer Promoção da alimentação adequada e saudável

Leia mais

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba PLANEJAMENTO 2017 Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Pauta OBJETIVOS Apresentar os materiais oferecidos pela CGEB para o Planejamento e cronograma para início de 2018; Analisar os indicadores

Leia mais

A Empresa. Somos uma empresa brasileira, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto.

A Empresa. Somos uma empresa brasileira, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. A Empresa Somos uma empresa brasileira, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. Procuramos atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos exclusivamente

Leia mais

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação Grupo de Trabalho A 01 INTRODUÇÃO Áreas abrangidas Populações-alvo:

Leia mais

O que é doença? Doença é: Como as doenças acontecem? Quais os tipos de doenças? Classificação Internacional de Doenças (CID-10)

O que é doença? Doença é: Como as doenças acontecem? Quais os tipos de doenças? Classificação Internacional de Doenças (CID-10) CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE EACH/USP Disciplina de Fundamentos da Educação Física e Saúde Docente responsável: Alex Antonio Florindo (aflorind@usp.br) Roteiro da aula 1. Conceito de

Leia mais

Envelhecimento, Saúde e Qualidade de Vida: desafios para as políticas de atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Material de Base para Seminários PNASII

Envelhecimento, Saúde e Qualidade de Vida: desafios para as políticas de atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Material de Base para Seminários PNASII Envelhecimento, Saúde e Qualidade de Vida: desafios para as políticas de atenção à Saúde da Pessoa Idosa Material de Base para Seminários PNASII ENVELHECIMENTO CENSO 2000 14.569.029 pessoas idosas ( >

Leia mais

Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico

Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico Avaliação Dados de 2013 Periodicidade: anual desde 2006 Público: maiores de 18 anos e residentes nas 26

Leia mais

SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO / AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS PROFESSORES GRÁFICOS - GERAL DE CURSOS

SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO / AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS PROFESSORES GRÁFICOS - GERAL DE CURSOS SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO 28.674.489/0001-04 CAMPUS CICUTA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS PROFESSORES - 20172 GRÁFICOS - GERAL DE CURSOS 1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional

Leia mais

ETEC Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente 2012

ETEC Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Cantinas Escolares Saudáveis

Cantinas Escolares Saudáveis PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR: Cantinas Escolares Saudáveis Patrícia Constante Jaime Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição/DAB/SAS/MS Fortaleza, 25 de outubro de 2012 TÓPICOS

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 07 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

Qualidade de vida e políticas públicas internacionais. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Qualidade de vida e políticas públicas internacionais. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Qualidade de vida e políticas públicas internacionais Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Estimativas e projeções Doenças crônicas não transmissíveis causam 60% das mortes no mundo. Estima-se que

Leia mais

IV Seminário Internacional de Bibliotecas Pública e Comunitárias. 22 a 24 de novembro de 2011 São Paulo

IV Seminário Internacional de Bibliotecas Pública e Comunitárias. 22 a 24 de novembro de 2011 São Paulo IV Seminário Internacional de Bibliotecas Pública e Comunitárias 22 a 24 de novembro de 2011 São Paulo 1 TUSSI Rita de Cássia Tussi Mestre em Letras Área de Estudos Literários Consultora da UNESCO 2 Conceito

Leia mais

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS Vilma Nonato de Brício Universidade Federal do Pará, Brasil briciovn@gmail.com EIXO: 8. Currículo, Inclusão e Diferença

Leia mais

Reunião de Coordenação

Reunião de Coordenação Reunião de Coordenação 2018 Reunião de Coordenação Objetivo Objetivo OBJETIVO GERAL Apresentar o Plano de Trabalho 2018. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Refletir sobre os novos cenários da educação; Apresentar as

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração ANEXO I ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS Elaboração Ivani Teresinha Lawall Luciane Mulazani dos Santos Luiz Clement Regina

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA JERUSA MÔNICA DE ABREU SOUZA INTRODUÇÃO A obesidade vem aumentando de forma alarmante, sendo por isso considerada

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL Maria Franncielly Simões de Morais 1, Juliana Romano de Lima 1, Carina Scanoni Maia 1 Universidade

Leia mais

O que é doença? Doença é: Como as doenças acontecem? Qual o padrão das doenças? Quais os tipos de doenças?

O que é doença? Doença é: Como as doenças acontecem? Qual o padrão das doenças? Quais os tipos de doenças? CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE - EACH/USP Disciplina de Fundamentos da Atividade Física Docente responsável: Alex Antonio Florindo (aflorind@usp.br) Roteiro da aula 1. Conceito de doença;

Leia mais

ANEXO 01 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UENF SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS

ANEXO 01 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UENF SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS ANEXO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UENF SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES PROGRAMAS / ATIVIDADES PERFIS DOS CANDIDATOS NÚMEROS DE VAGAS Coordenador (PA2) Conteudista (PA3) DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES

Leia mais

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO IPE

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO IPE INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO ANO LETIVO 2018/2019 ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO IPE ENQUADRAMENTO LEGAL Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania A educação e a formação são alicerces

Leia mais

Projeto Formadores do Saber

Projeto Formadores do Saber Projeto Formadores do Saber Fundação Santo André Prefeitura de Santo André Maio 2010 Equipe na FSA Supervisão Márcia Z. Laporta Pró-Reitoria de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão PROPPEX Rodrigo Cutri

Leia mais

CONHECIMENTO DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 50 ANOS SOBRE FATORES DE RISCO DO CÂNCER BUCAL

CONHECIMENTO DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 50 ANOS SOBRE FATORES DE RISCO DO CÂNCER BUCAL CONHECIMENTO DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 50 ANOS SOBRE FATORES DE RISCO DO CÂNCER BUCAL Wliana Pontes de Lima (1); Kamilla Nathália Belmiro Silva (1); Fernando Antonio de Farias Aires Júnior (2); Sandra Aparecida

Leia mais

O PAPEL DA ESCOLA NA SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ACERCA DO CÂNCER

O PAPEL DA ESCOLA NA SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ACERCA DO CÂNCER ÁREATEMÁTICA: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: Propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão (GT-1). O PAPEL DA ESCOLA NA SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

temas transversais novos saberes, diferentes perspectivas

temas transversais novos saberes, diferentes perspectivas temas transversais novos saberes, diferentes perspectivas Conexões pedagógicas A importância de abordar temas transversais que dialoguem com os conteúdos aplicados em aula Língua Portuguesa, Ciências ou

Leia mais

Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual

Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual Alunos Professores Técnicos Especialistas Encarregados de Educação Assistentes Operacionais Direção Centro de Saúde 1 Nota introdutória A saúde de todos

Leia mais

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

SAÚDE MENTAL, PESQUISAS E PROGRAMAS

SAÚDE MENTAL, PESQUISAS E PROGRAMAS Seminário Motivações para o Início e o Fim do Consumo de Drogas: uma análise das comunidades virtuais relacionadas ao tema SAÚDE MENTAL, PESQUISAS E PROGRAMAS Arthur Guerra de Andrade Coordenação da Área

Leia mais

Tabagismo: doença crónica que carece de prevenção e tratamento

Tabagismo: doença crónica que carece de prevenção e tratamento Tabagismo: doença crónica que carece de prevenção e tratamento 1. Cigarettes and other forms of tobacco are addicting. 2. Nicotine is the drug in tobacco that causes addiction. 3. The pharmacologic and

Leia mais

OBJETIVOS SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS AFETOS E EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE

OBJETIVOS SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS AFETOS E EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE OBJETIVOS Contribuir para a literacia em saúde. Promover atitudes, valores e competências que suportem comportamentos saudáveis. Consciente da importância que a Educação para a Saúde deve ter no currículo

Leia mais

Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade

Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade Antônio Lidio de Mattos Zambon Coordenador Geral de Políticas

Leia mais

TEMA PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO PST

TEMA PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO PST ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO TEMA PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO PST Responsável: Leandro Rechenchosky EC 09 Brasília, 30 de Janeiro de 2014 1) Os coordenadores

Leia mais

Carta Acordo n.br/loa/

Carta Acordo n.br/loa/ UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ICINA Teixeira Soares, 817 Fone-Fax: (054) 316-8554 Passo Fundo-RS 99010-080 e-mail: medicina@saude.upf.tche.br Carta Acordo n.br/loa/0600101.001 Coordenador do

Leia mais

Mulher e Tabagismo. Ana Luiza Curi Hallal

Mulher e Tabagismo. Ana Luiza Curi Hallal Mulher e Tabagismo Ana Luiza Curi Hallal Objetivos Descrever os principais indicadores epidemiológicos do tabagismo segundo sexo no Brasil Prevalência em adultos Prevalência em escolares Apresentar os

Leia mais

Sheila Rotenberg Suzete Marcolan Elda Tavares

Sheila Rotenberg Suzete Marcolan Elda Tavares FORUM DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL Educação Alimentar e Nutricional na Atenção Básica B INAD/SMSRio Sheila Rotenberg Suzete Marcolan Elda Tavares Email: srotenberg@terra.com.br De onde partimos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO BOA VISTA RR 2010 1 CONCEIÇÃO SOUSA EDGARD GARCIA JOSILÉIA

Leia mais

Política Nacional de

Política Nacional de Programas de Prevenção e Controle de Carências Nutricionais Política Nacional de Alimentação e Nutrição 5ª diretriz prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e de doenças associadas à alimentação

Leia mais