Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: Revisão da Unidade - DEUS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: Revisão da Unidade - DEUS"

Transcrição

1 Plano de Aula 07 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia, Cida e Marta Dia: 23/03/2015 Título: Revisão da Unidade - DEUS Horário: 20 às 21 h Objetivos: Espera-se que os educandos: Compreendam que devemos amar o próximo como a nós mesmos; Demonstre alegria e participação durante a aula; Aplique o aprendizado no seu dia-a-dia; Conteúdo: Segundo maior mandamento: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. (Mateus, 22:34 a 40.) Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissensões, mas tão somente união, concórdia e benevolência mútua. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XI, Pág. 153 Amar o próximo como a si mesmo). Aula propriamente dita: 1. Aquecimento: 10 minutos 20:00 às 20:10 Levar os evangelizandos para tomar água e ir ao banheiro Prece inicial 2. Desenvolvimento: 30 minutos 20:10 às 20:40 Primeiro Momento: Brincadeira: Não deseje ao seu próximo o que não deseja para você.

2 Faça um círculo aberto com as cadeiras e mesas; Separe a turma em dois grupos de números iguais; Peça para que cada um de um dos grupos escolha um (a) colega e sente do lado dele (a) Se tiver 10 crianças, cada um de 05 crianças escolherão um (a) colega formando um par; Distribua folhas sulfites partidas ao meio a todos os evangelizandos; Juntamente com as folhas passe uma caixa de bombons para que eles escolham um bombom, porém eles vão pegar o bombom que o colega que está formando par com ele (a) mais gosta (somente 01 bombom) e peça para que não comam o bombom; Peça para que cada um escreva no papel o próprio nome, o nome do (a) colega, o nome do bombom que escolheu, e para os que escolheram seu par escrever também o que gostaria de ver o (a) colega fazendo, por exemplo: imitar um animal, pedir esmola, beijar o (a) evangelizador (a), sorrir, dar um abraço em outro colega, pular, cantar, etc...(dar sugestões, mas deixar as crianças também colocar seus próprios desejos no papel) após isso feito recolher o papel de cada um e os bombons; Assim que todos entregarem seus papéis, o evangelizador deverá dizer: - Ah! Eu não falei o nome desta brincadeira, não é? Ela se chama: Não deseje ao seu próximo o que você não deseja para você! Começa a brincadeira: Quem desejou é quem irá fazer, na frente de todos os colegas, aquilo que havia desejado para o outro, ou seja, para o seu próximo. Caso algum evangelizando não queira fazer, não o obrigue. Após todas as apresentações, pedir para que cada um entregue o bombom que escolheu para o (a) colega que está formando par, de modo que cada um fique com o bombom que mais gosta (depende da turma e do decorrer das atividades, eu sugiro que eles comam após fazer a prece final). Reflexão: Caso haja algum desejo que não é legal, faça (da melhor maneira possível) com que os que não quiseram apresentar reflitam sobre como ele (a) trata o seu próximo, se ele (a) gostaria de ser tratado (a) da mesma maneira, se ele (a) gostaria que o(a) colega desejasse que ele (a) fizesse o que ele (a) escreveu para o (a) colega fazer. Leve as reflexões abaixo impressa em uma folha que você possa recortar e distribuir para os evangelizandos para que cada um leia uma parte (eles gostam de participar e sempre pedem para ler quando tem algo escrito para apresentar para eles). Em qualquer momento poderemos estar no lugar do outro. É importantíssimo que agente tente conhecer um pouco melhor o nosso próximo; não devemos desejar a ele e nem fazer a ele o que não gostaríamos que desejassem para nós ou que fizessem para nós e quando for fazer algo para o próximo dê o melhor de você, faça com amor, com dedicação. Não adianta doar-se para os outros de má vontade ou só por obrigação fazendo uma coisa que deixaria o próximo feliz.

3 O importante é auxiliar o próximo fazendo a ele ou dando a ele algo que ele precise ou que ele goste. Assim tanto que dá quanto quem recebe ficarão felizes e estarão ajudando o amor crescer e um ao outro a evoluir. Jesus amava o próximo e fazia tudo o que podia fazer para ajudar o próximo com amor, ele amava e ajudava até aos que não acreditavam nele e os que queriam mal a ele. Precisamos seguir os exemplos de Jesus! Todo o mundo precisa de amor: nós, nossos pais, nossos irmãos, professores, animais, vizinhos, moradores de rua, todos da escola, as plantas, nossa cidade, nosso país, nosso planeta, crianças, adultos, idosos...todos precisamos de amor. Como podemos expressar nosso amor? Podemos expressar nosso amor através das artes, da música, da poesia, do abraço, do silêncio (quando o outro erra e não o criticamos nem o humilhamos), da presença, do respeito, da atenção (quando o outro fala com agente)... O amor é a única coisa que ao se dividir, multiplica-se. Quanto mais evoluímos, mas aumenta a nossa capacidade de amar e quanto mais amamos, mais evoluímos. Para conseguirmos amar o próximo, precisamos amar a nós mesmos. Como demonstramos que amamos a nós mesmos? Alimentando-nos bem, não ingerindo nada que vai colocar nossa saúde e nossa vida em risco, evitando, rejeitando tudo que não nos faça bem, cuidando de nossa higiene...etc. Se não conseguirmos amar a nós mesmos e nos ajudar não conseguiremos amar e ajudar o próximo como devemos. 3. Atividade: 15 minutos 20:40 às 20:55 Segundo momento: Se houver tempo Desenho (relacionado ao amor) Música (Quanta Luz) Desenho: Distribuir folhas sulfites cortadas ao meio e lápis de cor para os evangelizandos, fazer as perguntas abaixo e incentivar lhes a desenhar o que estão sentindo em relação ao amor, tentar colocar no papel o que o amor significa para eles. Se o amor tivesse cor, que cor seria? Se o amor tivesse uma forma, que forma seria? Se o amor pudesse ser desenhado, como seria o seu desenho?

4 Colar os desenhos formando um mural ou pendurar em barbante formando um varal e mostrar a eles como ficou lindo, como um complementa o outro... Música: Quanta Luz (ensaiar com eles em cada aula para irem se preparando para a apresentação que ocorrerá em Junho) Deixar a música tocar enquanto desenham se houver tempo para desenhar. 4. Encerramento: 10 minutos 20:55 às 21:00 Prece final Recursos Didáticos Folhas sulfites cortadas ao meio (suficiente para dar 02 metades a cada um dos evangelizandos uma metade brincadeira inicial e outra metade para desenhar no final se houver tempo); Reflexões em relação à brincadeira impressa para que possa ser dividida em partes para os evangelizandos lerem; Lápis de cor; Toca CD ou computador, Cd, pendrive ou música salva no computador (para tocar a música Quanta Luz); Caixa de bombons com bombons dentro; Barbante e cola (caso faça o varal com desenhos); Cartazes, cartolinas ou outros (caso resolva colar os desenhos); Letra da música impressa para cada evangelizando acompanhar a música enquanto ouvem e cantam. Anexos: Letra da música: Quanta Luz Quanta Luz: Neste ambiente Descendo sobre nós, Vibrando em nossa mente Quando assim em prece Minha alma cresce Aos olhos de Jesus Quando em oração A voz do Mestre fala Aos nossos corações

5 Descendo sobre nós,. Referências Eletrônicas: Imagem m=isch&sa=x&ei=2zegvztkicyksaxxg4dydg&ved=0cacq_auoaq&biw=1600&bih=799#tbm =isch&q=amor+ao+pr%c3%b3ximo&imgdii=_&imgrc=esqrq9t6b2s2mm%253a%3bbgorwi00b 6hMpM%3Bhttp%253A%252F%252Fmensagens.culturamix.com%252Fblog%252Fwp- content%252fgallery%252f3_52%252fmensagens-de-amor-ao-proximo- 9.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmensagens.culturamix.com%252Fsentimentos%252Famor%252F mensagens-que-representam-o-amor-ao-proximo%3b480%3b350 Música Observação: com algumas adaptações de acordo com o entendimento dos evangelizandos. Comentários sobre a aula:

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Convite ao Respeito.

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Convite ao Respeito. Plano de Aula 15 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 13/06/2016 Título: Convite ao Respeito. Horário:

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina Plano de Aula 29 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 17/10/2016 Título: Respeito e Criação Divina

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo

Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Plano de Aula 11 Educadoras: Lívia, Cida e Marta. Dia: 27/04/2015 Horário: 20 às 21 h Título: Prece Definição,

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade Plano de Aula 17 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 13/06/2016 Título: Sentimento de Fraternidade

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina Plano de Aula 28 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 10/10/2016 Título: Respeito e Criação Divina

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina Plano de Aula 32 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 07/11/2016 Título: Respeito e Criação Divina

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Educadora: Cida ; Lívia ; Marta

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Educadora: Cida ; Lívia ; Marta Plano de Aula 1/3 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Cida ; Lívia ; Marta Dia: 30/03/2015 Título: Jesus nosso modelo e guia Horário:

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amor aos pais.

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amor aos pais. Plano de Aula 11 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 25/04/2016 Título: Amor aos pais. Horário: 20 às

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Cooperação

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Cooperação Plano de Aula 33 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 21/11/2016 Título: Cooperação Horário: 20h as

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Se comunicando com Deus - a prece + como orar

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Se comunicando com Deus - a prece + como orar Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadora: Edma e Priscila Dia: 15/02/2016 Horário: 20h as 21h Título: Se comunicando

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Dia : 15/02/2016 Título: BOAS-VINDAS Horário: 20 às

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: As mesas girantes

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: As mesas girantes Plano de Aula 19 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia e Cida estagiária: Roberta Dia: 17/08/2015 Horário: 20 às 21 h Título:

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Compartilhar o que possuo com os outros (dividir)

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Compartilhar o que possuo com os outros (dividir) Plano de Aula 34 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 28/11/2016 Horário: 20h as 21h Título: Compartilhar

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadores: Camila e Erenilton

Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadores: Camila e Erenilton Plano de Aula 17 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadores: Camila e Erenilton Dia: 13/06/2016 Horário: 20h as 21h Título: Devemos cultivar

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Lei de Progresso

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Lei de Progresso Plano de Aula 26 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Erenilton e Adma Dia: 05/10/2015 Horário: 20 às 21hs Título: Lei de Progresso

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Influências espirituais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Influências espirituais Plano de Aula 30 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Erenilton Dia: 23/11/2015 Título: Influências espirituais Horário: 20

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos)

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Plano de Aula 05 Educadora: Edma e Priscila Dia: 14/03/2016 Horário: 20h as 21h Título: Pai Nosso

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Revisão do módulo

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Revisão do módulo 1 Plano de Aula 09 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 11/04/2016 Título: Revisão do módulo Horário:

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus. Título: Comunicabilidade dos espíritos

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus. Título: Comunicabilidade dos espíritos Plano de Aula 27 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia e Cida Estagiária: Edma Dia: 23/11/2015 Horário: 20 às 21 h Título: Comunicabilidade

Leia mais

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Relações humanas Reforma Íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Necessidade da vida social Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas

Leia mais

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário Ano Missionário Extraordinário 2018 2019 Catequese Missionária para Crianças Como Jesus, quero ter um coração missionário INTRODUÇÃO A Igreja, toda ela, por vocação e carisma, é missionária. A missão é

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro. 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 06 O MENINO JESUS VISITA A CASA DE DEUS Olá querido professor (a) da classe, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Lucas 2: 41-52 OBJETIVOS DA

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus. Título: Dados biográficos de Allan Kardec e As obras básicas da Doutrina Espírita

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus. Título: Dados biográficos de Allan Kardec e As obras básicas da Doutrina Espírita Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia e Cida Estagiária: Roberta Plano de Aula 20 e 21 Dia: 24/08/2015 Horário: 20 às 21 h Título:

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amizades saudáveis

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amizades saudáveis Plano de Aula 9 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 11/04/2016 Título: Amizades saudáveis Horário: 20

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 11 DAVI, UM GUERREIRO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.1-54

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 02 UMA CASA DE ORAÇÃO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois a minha casa será chamada de Casa

Leia mais

PLANEJAMENTO. Tema EBF : PARE, OLHE E SIGA A JESUS. TEXTO BASE: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim.

PLANEJAMENTO. Tema EBF : PARE, OLHE E SIGA A JESUS. TEXTO BASE: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim. Rafael Lima PLANEJAMENTO SAUDAÇÕES Graça e paz amado(a). Glória a Deus por sua vida, que tem como propósito a evangelização de crianças. Preparamos um material rico em detalhes para que você e sua igreja

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Deus abençoe abundantemente.

Deus abençoe abundantemente. Estamos no propósito do Jejum de Daniel com as crianças também. Sabemos que os pequeninos não ouvem conselhos, mas seguem exemplos. Por isso sejam incentivadores de seu (s) filho (s), pois quanto mais

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Cuidados com o corpo

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Cuidados com o corpo Plano de Aula 03 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila Dia: 23/02/2015 Título: Cuidados com o corpo Horário: 20h as 21h Objetivos:

Leia mais

2º Trimestre de 2017: O Livro dos Juízes

2º Trimestre de 2017: O Livro dos Juízes O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

ANEXO II - PROJETO EXEMPLO CONCURSO GURI CONSCIENTE POLOS CENTRO DE INTERNAÇÃO DA FUNDAÇÃO CASA

ANEXO II - PROJETO EXEMPLO CONCURSO GURI CONSCIENTE POLOS CENTRO DE INTERNAÇÃO DA FUNDAÇÃO CASA ANEXO II - PROJETO EXEMPLO CONCURSO GURI CONSCIENTE POLOS CENTRO DE INTERNAÇÃO DA FUNDAÇÃO CASA Visando auxiliar os alunos a ter ideias, esclarecer dúvidas e na elaboração do projeto que os representará

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Por que devemos ter paciência

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Por que devemos ter paciência 1 Plano de Aula 13 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 09/05/2016 Horário: 20h as 21h Título: Por

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos COMPLEMENTO 2º ROTEIRO - FEVEREIRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida

Leia mais

PLANO DE AULA. 1. TEMA: Paz - como contribuir para sua implantação no mundo.

PLANO DE AULA. 1. TEMA: Paz - como contribuir para sua implantação no mundo. ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 30 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) I CICLO B IDADES: 7/8 PLANO DE AULA 1. TEMA: Paz - como contribuir para sua implantação no

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 09 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 09 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 09 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) I CICLO B IDADES: 7/8 PLANO DE AULA 1. TEMA: A Terra - nossa morada planetária 2. OBJETIVO:

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS É já esta semana que celebramos a Festa da Santidade Juvenil Salesiana. Já muito foi falado sobre como poderemos atingir a Santidade e, de facto, sabemos que é algo

Leia mais

DESCUBRA O NOVO GUIA DE ATIVIDADES ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

DESCUBRA O NOVO GUIA DE ATIVIDADES ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I DESCUBRA O NOVO GUIA DE ATIVIDADES ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I 1 A novidade é 2 ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 5 - IRMÃOS, PRESENTES DO MEU AMIGO Olá querido professor (a) da classe Jardim de Infância hoje estarei apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.12-18,22

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Educação Mundial Para a Paz

Educação Mundial Para a Paz Educação Mundial Para a Paz Guia de aulas destinado aos alunos do 1.ª ao 8.º Ano Sri Chinmoy Fundador da Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run 1º Dia O que é a Corrida Mundial da Paz? O objetivo da Corrida

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 04 JACÓ, O HOMEM QUE TEVE UM ENCONTRO COM DEUS Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO [...] quando

Leia mais

Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo. Departam ento De Infância e Juventude. Plano De Reunião

Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo. Departam ento De Infância e Juventude. Plano De Reunião Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo Departam ento De Infância e Juventude Plano De Reunião : Jardim 03 à 05 anos. Data: 03/06/2006 elizadores: Denise, Alcione, Edson, Adriana. e Temática: Base

Leia mais

ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA ANO

ORIENTAÇÕES PROJETO MOLLA ANO Centro Educacional La Salle Av. Dom Pedro I, 151 Bairro Dom Pedro Manaus/AM Fone: (92) 3655-1200 E-mail: lasalle.manaus@lasalle.org.br ALUNO (A): DISCIPLINA Língua Portuguesa / Língua Inglesa / Arte S

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

Lição 1: Poder para viver

Lição 1: Poder para viver Lição 1: Poder para viver CONCEITO: Posso ter um relacionamento com Deus através de Jesus FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento / encontro IDEIAS PRINCIPAIS: - Crianças em todos os lugares precisam caminhar

Leia mais

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 8 - ALEGRIA DA UNIDADE Texto Bíblico: Filipenses 2.1-7 Objetivos:

Leia mais

10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA. 11/03/2018 à 17/

10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA. 11/03/2018 à 17/ 10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA 11/03/2018 à 17/03 2018 EUSOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NIGUEM VEM AO PAI SE NÃO FOR ATRAVÉS DE MIM (João a imagem de uma lamparina e perguntar:

Leia mais

A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA

A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA LIÇÃO 11 A MIDIA VIRTUAL E A FAMILIA SUGESTÃO DE LIVROS: A FAMILIA NA ERA DIGITAL...NO SEU GRUPO DE WATTSS, SUGIRO PRA QUE VOCE PEÇA PARA SEUS ALUNOS LEVAREM UM LANCHE PRA COMER DURANTE A AULA. QUANDO

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

Conhecendo nossa vizinhança

Conhecendo nossa vizinhança Conhecendo nossa vizinhança De acordo com os PCNs o ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos)

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Plano de Aula 07 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 28/03/2016 Horário: 20 às 21 hrs Título: Evangelização

Leia mais

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz 2ª FEIRA 1 de abril E boa semana. Estamos na 4ª semana da quaresma. Ontem celebrámos o 4º domingo da quaresma que é também conhecido pelo Domingo da Alegria. O Nosso símbolo: Sentido único- o caminho é

Leia mais

2ª FEIRA 27 de Maio. VÍDEO (indicação ao educador: pôr a música a tocar e projetar a letra)

2ª FEIRA 27 de Maio. VÍDEO (indicação ao educador: pôr a música a tocar e projetar a letra) 2ª FEIRA 27 de Maio Esta semana vamos falar sobre a pureza. Sabes o que é a pureza de coração? É aprender a amar bem os outros! Amar sem olharmos aos nossos interesses, amar com um coração que quer mostrar

Leia mais

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos a garantia de que querem a nossa alegria.

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

2ª FEIRA 04 DE JUNHO

2ª FEIRA 04 DE JUNHO 2ª FEIRA 04 DE JUNHO INTRODUÇÃO Bom dia. Hoje vamos escutar uma pequena fábula que nos ensina a valorizar algo muito importante que recebemos aqui na escola. Vamos escutar. TEXTO A raposa e a pantera Uma

Leia mais

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 14 DE MAIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 14 DE MAIO 2ª FEIRA 14 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom Dia! Hoje iremos escutar o Evangelho do domingo passado. Diz-se que Jesus subiu aos céus... Vamos escutar com atenção. VÍDEO P:\ BOM DIA\RenderFinal_VIIDTP_I_IICiclos_JB.mpg

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras:

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras: BOCA DE FORNO A1 Regras: O professor comanda a brincadeira, e antes de cada tarefa o refrão: Professor: Boca de forno. Todos: Forno Professor : Tudo que eu pedir para fazer, faz? 2 Sugestões de tarefas

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 c) compartilhando com Adão a Sua própria natureza. 2 a) dando-nos o Seu Filho Jesus. 3 Porque Ele nos amou muito 4 a) Ele foi enviado por Deus. b) Ele preocupou-se

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007)

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Plano de Aula 10 Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Evangelizadoras: Rita Trigueiro e Cida Lopes Dia:

Leia mais

Parceria. Iniciativa. Coordenação Técnica. Apoio

Parceria. Iniciativa. Coordenação Técnica. Apoio Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa AQUECIMENTO Objetivo principal: Integrar participantes de um grupo e esquentar para o trabalho que se inicia. A História do seu nome Em círculo, todos sentados

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 17 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 17 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 17 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO B IDADES: 09/10 1. TEMA: As Obras da Codificação. PLANO DE AULA 2. OBJETIVO: As crianças

Leia mais

2ª FEIRA 16 DE ABRIL

2ª FEIRA 16 DE ABRIL 2ª FEIRA 16 DE ABRIL Bom dia. Começamos a terceira semana da Páscoa. No evangelho da missa de ontem Jesus convidou-nos a não ter medo. Vamos escutar o que os nossos colegas nos querem dizer! VÍDEO Clique

Leia mais

LIÇÃO 10. (Pr. Israel Belo)

LIÇÃO 10. (Pr. Israel Belo) LIÇÃO 10 PRAZER EM SERVIR Texto Bíblico: Marcos 10.45 Objetivos da lição: Perceber quão benéfico é ter prazer em servir; Conscientizar-se sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo; Buscar realizar

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE!

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sou gentil, gosto de fazer bem aos outros

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sou gentil, gosto de fazer bem aos outros Plano de Aula 18 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 20/06/2016 Horário: 20h as 21h Título: Sou gentil,

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

CONHECENDO MAIS E MAIS

CONHECENDO MAIS E MAIS Gênesis 6:1-8 Obedecereis às tuas leis Salmos 119:8ª Ministrar o ensino de maneira que o aluno venha a: Entender que devemos obedecer à Palavra de Deus; Reconhecer que as autoridades foram instituídas

Leia mais

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores)

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores) Texto e Atividade 1 Frutos O que a Bíblia me diz : Eu sou a videira; vocês são os ramos. [...] Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). Você já viu uma plantação de uva? Para dar certo,

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bem-vindos à 4ª semana da Quaresma. 2ª FEIRA 27 DE MARÇO TER JESUS POR AMIGO Esta é a nova imagem que podem ver no pórtico do bar. Retrata o evangelho do próximo domingo que relata a Ressurreição de Lázaro.

Leia mais

Tema: Uma Viagem Inesquecível

Tema: Uma Viagem Inesquecível Texto Bíblico: Isaias 43.1 Tema: Uma Viagem Inesquecível Versículo para memorizar: O Senhor Deus, que o criou, diz: Eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Isaias 43.1 Principio Bíblico: Individualidade

Leia mais

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Quem sou eu? 09 Escrita do Nome 11 A Família 12 Coordenação Motora 14 Meninos e Meninas 18 As plantas

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 01 NOÉ, UM PREGADOR OUSADO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois o salário do pecado é a morte,

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello Guia: Bom Dia! Já ouviste falar das Filhas de Maria Auxiliadora. No tempo de Dom Bosco, uma rapariga chamada Maria Domingas Mazzarello começou também a ajudar

Leia mais

Senso de justiça. Justiça - NÃO. Justiça - SIM

Senso de justiça. Justiça - NÃO. Justiça - SIM Exercitando o Caráter 9 a 11 anos Senso de justiça Vencer não é tudo, justiça sim, é muito importante... Infelizmente, as pessoas se importam mais em serem tratadas com justiça do que em serem justas,

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

Tamyris Caroline da Silva. Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO. FAIXA ETÁRIA: pré I (4 a 5 anos) JUSTIFICATIVA:

Tamyris Caroline da Silva. Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO. FAIXA ETÁRIA: pré I (4 a 5 anos) JUSTIFICATIVA: Universidade Federal do Paraná Setor de Educação Disciplina: PIBID Discentes: Tamara de la Macarena Moreiras Bucciarelli, Tamyris Caroline da Silva Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO FAIXA

Leia mais

Escrito por Claudio Sugiyama Ter, 16 de Fevereiro de :00 - Última atualização Ter, 09 de Março de :59

Escrito por Claudio Sugiyama Ter, 16 de Fevereiro de :00 - Última atualização Ter, 09 de Março de :59 Lembra-se como o seu coração bateu quando você descobriu que amava sua esposa? O que aconteceu com esses sentimentos? Um bom casamento deve ser como a boa música - apaixonado, harmonioso, colorido. Mas

Leia mais

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando. DINÂMICA 10 MANDAMENTOS Recorte mais ou menos umas 20 tiras de papel ofício e escreva em 10 deles os Mandamentos da Lei de Deus. Nos outros 10 você poderá escrever algumas atividades, como: 1 Os Mandamentos

Leia mais

Depois do almoço e do soninho da tarde...

Depois do almoço e do soninho da tarde... Marquinhos e sua querida mãe tiveram uma tarde muito especial. Como será que foi? Vamos ver? Mamãe! Mamãe!! Oi, filho! Mamãe! Hoje, lá na Escola das Escrituras, as professoras pediram que nós orássemos

Leia mais

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor INFORMA sobre tudo o Amor Igreja Batista de Canoas Nº 891 10 a 16 de Julho de 2016 dias de amor dias de amor sobre tudo o Amor 1 Coríntios 14:1, Marcos 12:30,31, 1 Cor. 16:14 (NTLH) OS FUNDAMENTOS DO AMOR

Leia mais

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM!

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! Tema: Eu e Minhas Escolhas! Visão Geral: Nesta atividade, os alunos se tornam ativos enquanto eles ouvem a leitura da história Da Cabeça Aos Pés de Eric Carle. Uma vez

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

QUEBRA-GELO. Preparar um cartaz utilizando toda a extensão de uma cartolina conforme o modelo a seguir.

QUEBRA-GELO. Preparar um cartaz utilizando toda a extensão de uma cartolina conforme o modelo a seguir. QUEBRA-GELO Preparar um cartaz utilizando toda a extensão de uma cartolina conforme o modelo a seguir. Escrever os nomes das crianças na primeira linha do cartaz. Se houver mais crianças do que espaços

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA Aline Nascimento 1. Introdução O projeto Café Literário tem por finalidade estimular a leitura e a escrita no Ensino Fundamental, apresentando aos

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 06 UM LUGAR ONDE DEUS FALA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Fala, pois teu servo está escutando!

Leia mais