Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: As mesas girantes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: As mesas girantes"

Transcrição

1 Plano de Aula 19 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia e Cida estagiária: Roberta Dia: 17/08/2015 Horário: 20 às 21 h Título: As mesas girantes Objetivos: Espera-se que os educandos: Conteúdo: Conheçam o fenômeno das mesas girantes; Compreendam o fenômeno e o papel do espiritismo de forma natural; Demonstrem alegria e participação durante a aula; Aplique o aprendizado no seu dia-a-dia; Os fenômenos espíritas aconteceram em todas as épocas da Humanidade. Um exemplo destes fenômenos são os fenômenos de Hydesville que estudamos na aula anterior. Qual era a finalidade desses fenômenos, da Doutrina espírita? Unir a humanidade e convencer os que não acreditam em imortalidade da alma, despertar a humanidade para a vida espiritual que seria revelada pouco depois pela codificação Espírita, uma tarefa gigantesca e linda realizada pelo missionário Allan Kardec. Os espíritos queriam que os fenômenos acontecessem em toda a Europa para despertar mais pessoas, fazer mais pessoas acreditarem na comunicação com os espíritos. Através da Doutrina Espírita as pessoas compreendem melhor os acontecimentos diários, sentem-se consolados e com esperança num futuro melhor. As mesas girantes: Paralelo aos fenômenos de Hydesville acontecia outros fenômenos na Europa e nos Estados Unidos (pancadas, ruídos, movimentos de objetos, mesas girantes...) a partir da influência de certas pessoas médiuns que podiam provocar estes fenômenos. E as experiências foram repetindo-se.

2 Sentado em volta da mesa, muitas vezes os médiuns provocavam esses fenômenos (faziam a mesa girar, fazer movimentos em todos os sentidos, erguer, etc...) No início as pessoas pensaram que eram ações magnéticas ou de corrente elétrica, mas logo reconheceram que estes fenômenos tinham efeitos inteligentes porque os movimentos obedeciam a uma vontade (a mesa girava para a esquerda ou para a direita, levantava um pé ou outro de acordo com o que era pedido...). Então ficou claro que a causa os fenômenos não era uma causa física e sim uma causa inteligente. Eles chegaram a pensar que seria um reflexo da própria inteligência do médium ou dos assistentes, mas estudos provaram que isso não seria possível. Descobriram que quem fazia os fenômenos acontecer eram pessoas que já não viviam neste planeta e que a matéria (o que podemos tocar) poderia ser influenciada por eles (os espíritos desencarnados) através dos fluidos (energias) fornecidos pelos médiuns. Chegaram à conclusão que se o espírito podia dirigir, manipular um corpo inerte (matéria morta mesa por exemplo) poderia agir também sobre o braço ou a mão a fim de conduzir um lápis para escrever. A partir disto as comunicações não tiveram mais limites e a troca de ideias com os espíritos eram feitas com rapidez. Assim foi descoberto um novo mundo: O mundo dos espíritos. Foi através dos fenômenos que começaram as pesquisas do professor Rivail (Allan Kardec) que elaborou O Livro dos espíritos entre outros e codificou a Doutrina Espírita que é a terceira revelação ( Espiritismo é o consolador prometido por Jesus). Aula propriamente dita: 1. Aquecimento: 15 minutos 20:00 às 20:15 Pedir aos evangelizandos para irem ao banheiro e beber água (enquanto meninos vão ao banheiro, meninas vão beber água e vice e versa) 10 min. Prece inicial 5 min. Atividade: 20 minutos 20:15 às 20:35 Primeiro Momento: Exposição dialogada Amostra de ilustrações conforme os fatos explicados (Fenômenos de Hydesville e Mesas girantes) (Ilustrações está em anexo) Colocar as crianças sentadas nas carteiras em 02 ou 03 fileiras (a turma é grande) para que não fiquem muito juntos (uma forma de tentar impedir a indisciplina). O(a) evangelizador(a) ficará na frente das crianças de modo que todas o(a0 vejam. Mostrando ilustrações conforme os fatos explicados, fazer um breve resumo da aula anterior (Fenômenos de Hydesville) e dar continuação à exposição dialogada explicando sobre as mesas girantes (tema da aula de hoje).

3 Em um vilarejo do estado de Nova York nos Estados Unidos chamado Hidesvylle morava uma família. (Colorir o Vilarejo) O pai Jhon Fox, a mãe Margareth e as filhas Margareth e Catherine (A família Fox). (Colorir a família Fox) Naquela casa começou a aparecer fatos estranhos, ruídos, pancadas, batidas...(colorir os toc toc...uhuhuh) Quando as pancadas ficaram mais fortes as irmãs ficaram curiosas, resolveram desvendar o mistério e começaram um diálogo com o espírito que provocava os ruídos criando letras a partir da quantidade de batidas conforme explicado na aula anterior pela tia Cida. (colorir as irmãs Fox, o pensamento e os números) No mesmo período que aconteciam esses fenômenos na casa da família Fox, em vários outros países fenômenos estranhos começaram a acontecer... (Colorir tudo) Era as chamadas mesas girantes, que se movimentavam, rodando, dançando e subindo no ar sem nenhum apoio...as pessoas usavam isso como um passa tempo que animava os salões (Colorir a mesa, o Haha e o personagem rindo) Até que um filósofo científico (Allan Kardec) ficou sabendo dos eventos através de uma conversa com um colega em 1854 (colorir Allan Kardec, o balão dele e a mesa) Em 1855 Allan Kardec participou pela primeira vez de uma sessão para analisar o que acontecia...ele observava, pensava, duvidava, questionava e conclui que por trás daqueles eventos havia uma inteligência (os espíritos) (colorir Allan Kardec, a mesa as interrogações e os pontilhados) A partir daí ele desenvolveu meios de se comunicar com os espíritos. Surge então a Doutrina dos espíritos (Colorir os espíritos e o caderno) Através do trabalho de vários médiuns Allan Kardec codificou obras como: (colorir todo desenho) O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese, O Céu e o Inferno e vários estudos publicados na Revista Espírita (colorir os livros) Allan Kardec Desencarnou deixando para a Humanidade a Terceira Revelação : (colorir os raios luminosos) A Doutrina Espírita Colorir os livros e as letras FIM? (colorir as letras e a interrogação) 2. Desenvolvimento: 20 minutos 20:35 às 20:55 Segundo momento: Caça palavras relacionada ao estudo da noite: para fixação do aprendizado. (Caça palavras está em anexo) Encerramento: 05 minutos 20:55 à 21:00 Prece final

4 Recursos Didáticos Resumo dos fenômenos; Ilustrações; Caça palavras e questões para a solução da mesma; Lápis ou caneta; Anexos: Ilustrações para exposição dialogada; Caça palavras. Ilustrações para exposição dialogada:

5

6

7

8

9 Obs.: Estas imagens são prints que dei enquanto assistia o vídeo referente ao segundo link citado abaixo em Referências Eletrônicas (imprimir em tamanho maior). Caça Palavras: E S Ruídos, P I Mesas R Os I T I S O Livro dos M O Evangelho Segundo o O Questões para resolução do caça palavras: a) Fenômeno estudado na aula anterior e revisado nesta aula b) Moravam na casa o pai, a mãe e as duas c) O que eram ouvidos nas paredes da casa? d) No mesmo período que aconteciam esses fenômenos na casa da família Fox, em outro começaram a acontecer fenômenos estranhos também. e) Qual o fenômeno estudado na aula de hoje? f) Quem eram responsáveis pelos fenômenos? g) Allan Kardec participou de uma sessão para analisar o que h) Allan Kardec concluiu que por trás dos fenômenos havia uma i) Surgiu a Doutrina dos j) Uma das obras de Allan Kardec k) Outra obra de Allan Kardec

10 Referências Eletrônicas: Comentários sobre a aula:

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus. Título: Dados biográficos de Allan Kardec e As obras básicas da Doutrina Espírita

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus. Título: Dados biográficos de Allan Kardec e As obras básicas da Doutrina Espírita Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia e Cida Estagiária: Roberta Plano de Aula 20 e 21 Dia: 24/08/2015 Horário: 20 às 21 h Título:

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo

Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Plano de Aula 11 Educadoras: Lívia, Cida e Marta. Dia: 27/04/2015 Horário: 20 às 21 h Título: Prece Definição,

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus. Título: Comunicabilidade dos espíritos

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus. Título: Comunicabilidade dos espíritos Plano de Aula 27 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia e Cida Estagiária: Edma Dia: 23/11/2015 Horário: 20 às 21 h Título: Comunicabilidade

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: Revisão da Unidade - DEUS

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: Revisão da Unidade - DEUS Plano de Aula 07 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia, Cida e Marta Dia: 23/03/2015 Título: Revisão da Unidade - DEUS Horário:

Leia mais

Bases doutrinárias para o evangelizador: Livro dos Espíritos: 619,622,624,628; O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. 6 e Cap.

Bases doutrinárias para o evangelizador: Livro dos Espíritos: 619,622,624,628; O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. 6 e Cap. Plano de aula 10 / 02 / 06 Tema : Missão de Allan Kardec Bases doutrinárias para o evangelizador: Livro dos Espíritos: 619,622,624,628; O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. 6 e Cap.18 itens 1 e 2; Objetivos:

Leia mais

Fonte: Arquivo recebido no Grupo de Evangelização Infantil-Yahoo, de autoria do Centro Esp.Amor e Humildade do Apóstolo,Brasil.

Fonte: Arquivo recebido no Grupo de Evangelização Infantil-Yahoo, de autoria do Centro Esp.Amor e Humildade do Apóstolo,Brasil. DIJ - Evangelização Infanto-Juvenil Plano de Aula Ciclo: Maternal/ Jardim Unidade: Base do Espiritismo Tema: Allan Kardec, o codificador. Fonte: Arquivo recebido no Grupo de Evangelização Infantil-Yahoo,

Leia mais

- 1 - ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS PARTE 2: DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS CAPÍTULO 3: MANIFESTAÇÕES INTELIGENTES ESTE RESUMO ENCONTRA-SE PUBLICADO NO SITE O QUE OS ESPÍRITOS DIZEM http://oqueosespiritosdizem.com.br

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Se comunicando com Deus - a prece + como orar

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Se comunicando com Deus - a prece + como orar Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadora: Edma e Priscila Dia: 15/02/2016 Horário: 20h as 21h Título: Se comunicando

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Revisão do módulo

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Revisão do módulo 1 Plano de Aula 09 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 11/04/2016 Título: Revisão do módulo Horário:

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Educadora: Cida ; Lívia ; Marta

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Educadora: Cida ; Lívia ; Marta Plano de Aula 1/3 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Cida ; Lívia ; Marta Dia: 30/03/2015 Título: Jesus nosso modelo e guia Horário:

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Sentimento de Fraternidade Plano de Aula 17 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 13/06/2016 Título: Sentimento de Fraternidade

Leia mais

- 1 - ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS PARTE 2: DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS CAPÍTULO 2: MANIFESTAÇÕES FÍSICAS E MESAS GIRANTES ESTE RESUMO ENCONTRA-SE PUBLICADO NO SITE O QUE OS ESPÍRITOS DIZEM http://oqueosespiritosdizem.com.br

Leia mais

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE Curso Online MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE com Maísa Intelisano Aula 02 - O que é Mediunidade Bloco 01 Maísa Intelisano AULA 2 O QUE É MEDIUNIDADE BLOCO 1 Reflexões sobre trechos de O Livro dos Médiuns

Leia mais

Material de Palestra O que é espiritismo? Palestra 20

Material de Palestra O que é espiritismo? Palestra 20 Material de Palestra O que é espiritismo? Palestra 20 O QUE É ESPIRITISMO? - 020 WILSON DA CUNHA 1 O que é espiritismo? O espiritismo é uma ciência e ao mesmo tempo uma doutrina filosófica, adicionando

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Plano de Aula 01 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadoras: Cida e Rita Dia : 15/02/2016 Título: BOAS-VINDAS Horário: 20 às

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Convite ao Respeito.

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Convite ao Respeito. Plano de Aula 15 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 13/06/2016 Título: Convite ao Respeito. Horário:

Leia mais

Moisés foi o primeiro profeta do povo de Israel.

Moisés foi o primeiro profeta do povo de Israel. ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 15 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO B IDADES: 09/10 1. TEMA: Os Profetas eram médiuns. PLANO DE AULA 2. OBJETIVO: As crianças

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Por que devemos ter paciência

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Por que devemos ter paciência 1 Plano de Aula 13 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 09/05/2016 Horário: 20h as 21h Título: Por

Leia mais

No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas

No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas No século 19, um fenômeno agitou a Europa: as mesas girantes. Nos salões elegantes, após os saraus, as mesas eram alvo de curiosidade e de extensas reportagens, pois moviam-se, erguiamse no ar e respondiam

Leia mais

A Importância da Evangelização Infantil

A Importância da Evangelização Infantil A Importância da Evangelização Infantil "É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico? Sem a

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Cuidados com o corpo

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Cuidados com o corpo Plano de Aula 03 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila Dia: 23/02/2015 Título: Cuidados com o corpo Horário: 20h as 21h Objetivos:

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amizades saudáveis

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amizades saudáveis Plano de Aula 9 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 11/04/2016 Título: Amizades saudáveis Horário: 20

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina Plano de Aula 28 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 10/10/2016 Título: Respeito e Criação Divina

Leia mais

Centro Espírita João Batista Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Centro Espírita João Batista Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Centro Espírita João Batista ESCLARECIMENTOS PRELIMINARES Você veio a este curso trazido(a) pela dor? Ou pelo amor? Qualquer que seja o motivo que o(a) traz, você é bem-vindo(a) a este Curso de Iniciação

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa e Erenilton. Título: Mediunidade

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa e Erenilton. Título: Mediunidade Plano de Aula 10 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa e Erenilton Dia: 13/04/2015 Horário: 20 as 21 hs Título: Mediunidade Objetivos:

Leia mais

Gabrielle Boudet. Lançamento de "A Gênese"

Gabrielle Boudet. Lançamento de A Gênese Desencarnação de Gabrielle Boudet Amélie- Amélie-Gabrielle Boudet foi uma professora e artista plástica francesa, esposa de Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, o Codificador da Doutrina Espírita, sob o pseudônimo

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 17 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 17 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 17 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO B IDADES: 09/10 1. TEMA: As Obras da Codificação. PLANO DE AULA 2. OBJETIVO: As crianças

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amor aos pais.

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amor aos pais. Plano de Aula 11 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 25/04/2016 Título: Amor aos pais. Horário: 20 às

Leia mais

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 COORDENADORES Carlos Massucci Fernanda Chueire Luiz Arthur Chagas Nicole Ventura FICHAS DE INSCRIÇÃO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Fundada em

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUiZ DE FORA (AME-JF) AULA N0 05. Departamento de Evangelização da Criança (DFC)

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUiZ DE FORA (AME-JF) AULA N0 05. Departamento de Evangelização da Criança (DFC) Este é um desenho de Moisés, segundo a imaginação de um artista, a fim de dar uma idéia de como seria a figura do ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUiZ DE FORA (AME-JF) AULA N0 05 Departamento de Evangelização

Leia mais

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

5 FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA 1 TEMA Kardecistas falam de Deus 2 SÉRIE 3ª série ou 1ª etapa do ciclo II 3 ALUNO Maysa Nogueira da Silva maysa_ns@hotmail.com 4 OBJETIVOS Perceber que o Trascendente têm diferentes representações nas

Leia mais

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Estrutura dos Roteiros Programa Fundamental Tomo I Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo Módulo II: A codificação espírita

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadores: Camila e Erenilton

Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadores: Camila e Erenilton Plano de Aula 17 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadores: Camila e Erenilton Dia: 13/06/2016 Horário: 20h as 21h Título: Devemos cultivar

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos)

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Plano de Aula 05 Educadora: Edma e Priscila Dia: 14/03/2016 Horário: 20h as 21h Título: Pai Nosso

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

2009 United States Spiritist Council. Parte - 1

2009 United States Spiritist Council. Parte - 1 2009 United States Spiritist Council Parte - 1 O Espiritismo começou a partir de um movimento americano chamado Espiritualismo Moderno A família Fox viveu em Hydesville desde 1847. Eles tinham três filhas,

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. Roteiro Sugestivo para os Encontros de Estudo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. Roteiro Sugestivo para os Encontros de Estudo FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA E JUVENTUDE Roteiro Sugestivo para os Encontros de Estudo na Evangelização Espírita da Criança e do Jovem / 2000 Ciclo: 1º da Juventude

Leia mais

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18 CONHEÇA O ESPIRITISMO O QUE É? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos,

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Influências espirituais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Influências espirituais Plano de Aula 30 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Erenilton Dia: 23/11/2015 Título: Influências espirituais Horário: 20

Leia mais

Emmanuel Swedenborg Andrew Jackson Davis Irmãs Fox 1847 (manifestação) Shakers EUA

Emmanuel Swedenborg Andrew Jackson Davis Irmãs Fox 1847 (manifestação) Shakers EUA Todos sabemos que os fenômenos espíritas datam desde os tempos mais antigos da antiguidade e encontram se disseminados ao longo do tempo e no espaço Geralmente a data que se costuma fixar como passo inicial

Leia mais

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE PROJETO PARA ESTUDO SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE PROJETO PARA ESTUDO SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE PROJETO PARA ESTUDO SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS POR QUE ESTUDAR AS OBRAS FUNDAMENTAIS DE ALLAN KARDEC? POR QUE ESTUDAR AS OBRAS FUNDAMENTAIS DE ALLAN KARDEC? Sem a

Leia mais

Grupo Espírita Samaritano

Grupo Espírita Samaritano Grupo Espírita Samaritano Biênio: 2017-2018 ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO; E INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO! Espírito da Verdade - cap. VI - item 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo Mês Março

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos)

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Plano de Aula 07 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 28/03/2016 Horário: 20 às 21 hrs Título: Evangelização

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Lei de Progresso

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Lei de Progresso Plano de Aula 26 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Erenilton e Adma Dia: 05/10/2015 Horário: 20 às 21hs Título: Lei de Progresso

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA N 0 08 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA N 0 08 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA N 0 08 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: Parábola O Mau Rico. 2. OBJETIVO: As crianças deverão

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) I CICLO A IDADES: 7/8 1. TEMA: Reencarnação - sua lógica PLANO DE AULA 2. OBJETIVO: A criança

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007)

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Plano de Aula 10 Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Evangelizadoras: Rita Trigueiro e Cida Lopes Dia:

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

Sumário. mensagem Espiritual Amélia rodrigues / Divaldo Pereira Franco

Sumário. mensagem Espiritual Amélia rodrigues / Divaldo Pereira Franco Sumário 14 28 40 54 Capítulo 1 A DoutrinA EspíritA Antecedentes os Fenômenos de Hydesville As mesas Girantes Allan Kardec os Continuadores o Espírito de Verdade Capítulo 2 A CoDifiCAção obras Básicas De

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina Plano de Aula 32 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 07/11/2016 Título: Respeito e Criação Divina

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Compartilhar o que possuo com os outros (dividir)

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Compartilhar o que possuo com os outros (dividir) Plano de Aula 34 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 28/11/2016 Horário: 20h as 21h Título: Compartilhar

Leia mais

FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA

FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA PROGRAMA 2013 Coordenadores: Aline Andrade Adriano Lino Greca José Maria Cechelero 19/01/2013 Conteúdo MÓDULO I... 4 01. ACOLHIMENTO

Leia mais

SER MISSIONÁRIO INTRODUÇÃO

SER MISSIONÁRIO INTRODUÇÃO 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 25 fevereiro de 2019 Bom dia! A semana passada foi a semana missionária salesiana. Hoje vamos escutar o Pe. Lytton Quadros, salesiano que nos vai tentar explicar o

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Respeito e Criação Divina Plano de Aula 29 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 17/10/2016 Título: Respeito e Criação Divina

Leia mais

Espiritismo. Jörg Garbers, Ms. de Teologia

Espiritismo. Jörg Garbers, Ms. de Teologia Espiritismo Jörg Garbers, Ms. de Teologia Aspectos Históricos As raízes são muito antigas. O racionalismo estragou o ambiente espírita. As irmãs Fox nos EUA e outros reavivaram sob novas perspectivas uma

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Cooperação

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Cooperação Plano de Aula 33 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 21/11/2016 Título: Cooperação Horário: 20h as

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

Página Edificante / Edificant Page

Página Edificante / Edificant Page Página Edificante / Edificant Page Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade, a quem o mundo

Leia mais

THEREZINHA OLIVEIRA ANTE OS PROBLEMAS HUMANOS

THEREZINHA OLIVEIRA ANTE OS PROBLEMAS HUMANOS THEREZINHA OLIVEIRA ANTE OS PROBLEMAS HUMANOS CAMPINAS SP 2009 Sumário Capítulo 1 Jesus, o Espiritismo e o mundo... 1 1. Tinham vindo para o ouvir... 1 2. Subiu ao monte para orar... 2 3. Chamou a si os

Leia mais

A casa espírita e seu funcionamento

A casa espírita e seu funcionamento FUNDAMENTOS DO ESPIRITISMO I 2013 4ª FEIRA PROGRAMA DE ESTUDO Módulo I 01. Acolhimento dos Participantes E A casa espírita e seu funcionamento Função e significação Escola ou templo? Doutrina e movimento

Leia mais

Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo. Departam ento De Infância e Juventude. Plano De Reunião

Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo. Departam ento De Infância e Juventude. Plano De Reunião Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo Departam ento De Infância e Juventude Plano De Reunião : Jardim 03 à 05 anos. Data: 03/06/2006 elizadores: Denise, Alcione, Edson, Adriana. e Temática: Base

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 21 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 21 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 21 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO B IDADES: 09/10 1. TEMA: Desencarnação. PLANO DE AULA 2. OBJETIVO: As crianças deverão

Leia mais

Allan Kardec em sua época Os Séc.XVIII e XIX. Evolucionismo

Allan Kardec em sua época Os Séc.XVIII e XIX. Evolucionismo Allan Kardec em sua época Os Séc.XVIII e XIX Evolucionismo Allan Kardec em sua época Os Séc.XVIII e XIX Deusa Razão Allan Kardec em sua época Os Séc.XVIII e XIX Cientificismo Allan Kardec em sua época

Leia mais

Palestra Virtual. Tema: Allan Kardec. Palestrante: Raphael Carneiro. Promovida pelo IRC-Espiritismo

Palestra Virtual. Tema: Allan Kardec. Palestrante: Raphael Carneiro. Promovida pelo IRC-Espiritismo Palestra Virtual Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Allan Kardec Palestrante: Raphael Carneiro Rio de Janeiro 20/09/2002 Organizadores da Palestra: Moderador: "Marcio

Leia mais

PLANO DE AULA. 1. TEMA: Paz - como contribuir para sua implantação no mundo.

PLANO DE AULA. 1. TEMA: Paz - como contribuir para sua implantação no mundo. ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 30 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) I CICLO B IDADES: 7/8 PLANO DE AULA 1. TEMA: Paz - como contribuir para sua implantação no

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: O Perispírito. 2. OBJETIVO: As crianças deverão assimilar

Leia mais

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude

Evangelização Espírita da Infância e Juventude Centro Espírita Henrique Krügger Uberaba/MG PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CICLO: Pré-juventude PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO BIÊNIO: 2018-2019 EVANGELIZADOR: Sábado: Viviane Salge; Stella Borges Domingo: Leandra Coli; Irany Cabral CICLO: Pré-juventude II OBJETIVOS São objetivos da evangelização

Leia mais

Estude e Viva. Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor. Grupo de Estudos Avançados Espíritas. 25 Anos

Estude e Viva. Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor. Grupo de Estudos Avançados Espíritas. 25 Anos Estude e Viva Grupo de Estudos Avançados Espíritas 25 Anos 1992-2017 Carlos Alberto Iglesia Bernardo Editor Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail ALLAN KARDEC 3 de outubro de 1804 Paris, 31 de março de

Leia mais

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 1 o Ciclo I DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 12/03 Movimento Espírita e Movimento Espírita A Organização do Movimento Espírita Doutrina

Leia mais

MEDIUNIDADE: CONCEITUAÇÃO BÁSICA

MEDIUNIDADE: CONCEITUAÇÃO BÁSICA MEDIUNIDADE: CONCEITUAÇÃO BÁSICA 1º. ENCONTRO MEDIUNIDADE OBJETIVO Informar aos participantes de cada módulo da disciplina sobre o que existe relatado e estudado sobre mediunidade; Possibilitar a contextualização

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Evolução Material e Espiritual

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Evolução Material e Espiritual Plano de Aula 31 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Erenilton e Edma Dia: 30/11/2015 Horário: 20 às 21hs Título: Evolução

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 25. Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO "B" IDADES: 09/10

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 25. Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO B IDADES: 09/10 ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 25 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO "B" IDADES: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: Céu e Inferno como estado de alma. 2. OBJETIVO:

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

O Estudo na Casa Espírita

O Estudo na Casa Espírita O Estudo na Casa Espírita Rose Mary Grebe Quando ingressamos no Espiritismo, muitas vezes não entendemos algumas situações. Vamos a uma determinada casa e percebemos o grande enfoque à Mediunidade, em

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007)

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Plano de Aula 04 Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Evangelizadoras: Rita Trigueiro e Cida Lopes Dia:

Leia mais

COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES: KARDECISMO, UMBANDA, CANDOMBLÉ E COSMOVISÕES AMERÍNDIAS

COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES: KARDECISMO, UMBANDA, CANDOMBLÉ E COSMOVISÕES AMERÍNDIAS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES: KARDECISMO, UMBANDA, CANDOMBLÉ E COSMOVISÕES AMERÍNDIAS CARGA HORÁRIA: 120 h Professor: HARLEN CARDOSO DIVINO Polos: Janaúba / Pedra Azul - MG

Leia mais

Encontro de Evangelizadores de -MT Reflexão: Caminho educativo amoroso

Encontro de Evangelizadores de -MT Reflexão: Caminho educativo amoroso Encontro de Evangelizadores de -MT Reflexão: Caminho educativo amoroso Música: Aprender Facilitadora : Daniele Stefanini Breve histórico da Evangelização Infantil Breve histórico da Evangelização Espírita

Leia mais

Roteiro 4 O Espírito imortal

Roteiro 4 O Espírito imortal FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 4 O Espírito imortal Objetivo Analisar

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007)

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Plano de Aula 19 Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Evangelizadoras: Rita Trigueiro e Cida Lopes Dia:

Leia mais

Apresentação dos Programas de Estudos CEIC 2014

Apresentação dos Programas de Estudos CEIC 2014 Apresentação dos Programas de Estudos CEIC 2014 Dias e Horários: Domingos: 10h Segundas: 19h45 Terças: 20h Quartas: 14h Período: Domingos: 09/FEV a 07/DEZ Segundas: 10/FEV a 08/DEZ Terças: 11/FEV a 09/DEZ

Leia mais

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. (Jesus - Mateus 11: 28) Objetivo: Conhecer a atividade do Atendimento

Leia mais

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 Lembrança da Confraternização Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 2 Nosso Convite Na seqüência veja como foi a festa... 3 Preparação Nossa querida

Leia mais

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS APOSTILA CRIANÇAS GUIA DE ATIVIDADES ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua própria atividade se assim o desejar. Abaixo

Leia mais

24 INSTITUTO DA MEDIUNIDADE

24 INSTITUTO DA MEDIUNIDADE 24 INSTITUTO DA MEDIUNIDADE Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; mas, terá a luz da vida. (João, 8:12). Jovem amigo, o Instituto da Mediunidade é o departamento da Casa Espírita

Leia mais

Moisés, o mensageiro da primeira revelação

Moisés, o mensageiro da primeira revelação Roteiro 5 Moisés, o mensageiro da primeira revelação FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Objetivos

Leia mais

Objetivos. FEB EADE Livro IV Módulo IV Roteiro 5 A transição evolutiva da humanidade terrestre

Objetivos. FEB EADE Livro IV Módulo IV Roteiro 5 A transição evolutiva da humanidade terrestre Roteiro 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos Citar as características

Leia mais

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea V Congresso Espiritismo O Céu e o Inferno de Platão e Dante à Kardec O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea Agosto de 2015 Claudio C. Conti www.ccconti.com Qual a melhor receita para uma vitamina

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula - II Ciclo/2016 (nascidos em 2005, 2006 e 2007)

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula - II Ciclo/2016 (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Plano de Aula 02 Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula - II Ciclo/2016 (nascidos em 2005, 2006 e 2007) Evangelizadoras: Rita Trigueiro e Cida Lopes Dia: 22/02/2016 Horário:

Leia mais

LIVRARIA YVONE PEREIRA - NEAA

LIVRARIA YVONE PEREIRA - NEAA LIVRARIA YVONE PEREIRA - NEAA Título Assunto Preço de venda (R$) Adolescer, verbo transitório Família 19,90 A arte do reencontro - Casamento Família 30,00 A arte moral de educar os filhos Família 35,00

Leia mais

A emancipação da alma

A emancipação da alma F E D E R A Ç Ã O E S P Í R I T A B R A S I L E I R A M E D I U N I D A D E : E S T U D O E P R Á T I C A P R O G R A M A 1 M Ó D U L O I F U N D A M E N T O S A O E S T U D O D A M E D I U N I D A D E

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. As turmas da nossa escola ficarão com a missão de rezar, pelo menos, por um seminarista. O que

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 09 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 09 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 09 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) I CICLO B IDADES: 7/8 PLANO DE AULA 1. TEMA: A Terra - nossa morada planetária 2. OBJETIVO:

Leia mais

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita.

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita. 1 2 É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita. O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza,

Leia mais

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO PROJETO DE ESTUDO DE A GÊNESE - OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO (PROJETO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEB, COM ADAPTAÇÕES À REALIDADE DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais