MENSURAÇÃO: Sim (1) ou Não (0) 3 As obras e os projetos incluídos na matriz, sob sua responsabilidade, contêm indicadores e metas?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MENSURAÇÃO: Sim (1) ou Não (0) 3 As obras e os projetos incluídos na matriz, sob sua responsabilidade, contêm indicadores e metas?"

Transcrição

1 INDICADORES TRANSPARÊNCIA DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO BLOCO CONTEÚDO 1.1 Geral 1 Há algum site específico ou uma sessão no site principal que concentre todas as informações relativas às ações para a realização dos Jogos Rio 2016? 2 O site disponibiliza a matriz de responsabilidade dos projetos relacionados aos Jogos Rio 2016, em no máximo três cliques a partir da página inicial? 3 As obras e os projetos incluídos na matriz, sob sua responsabilidade, contêm indicadores e metas? 4 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza um plano geral, com a apresentação de todos os projetos, ações e iniciativas sob sua responsabilidade para os Jogos Rio 2016? 5 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza o plano do legado dos Jogos Rio 2016 (ou plano de políticas públicas)? 6 O plano do legado contém indicadores e metas? 7 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza de forma concentrada toda a legislação aplicável aos Jogos Rio 2016? 8 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação de obras, compras e contratos previstos, sob sua responsabilidade, relacionados aos Jogos Rio 2016? 9 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação de obras, compras e contratos em andamento, sob sua responsabilidade, relacionados aos Jogos Rio 2016? 10 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação de obras, compras e contratos já realizados, sob sua responsabilidade, relacionados aos Jogos Rio 2016? 11 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação das parcerias público-privadas e seus diferentes modelos e nomenclaturas para as obras, sob sua

2 responsabilidade, relacionadas aos Jogos Rio 2016, com a apresentação de formas, valores, beneficiários e condições dos acordos? - Não apresenta a relação de parcerias público-privadas: NOTA ZERO; - Apresenta somente a relação, sem informações detalhadas: NOTA 0,5; - Apresenta a relação de parcerias público-privadas, com o detalhamento de cada uma delas: NOTA 0,5 + (0,5 multiplicado pelo percentual de projetos detalhados); - Para os casos em que não houve parceria estabelecida: NÃO SE APLICA (N/A) 12 Disponibiliza em pelo menos um dos sites oficiais, na íntegra, os contratos das parcerias público-privadas citadas no item anterior?. Considerar esta questão somente se houver os contratos de todas as parcerias público-privadas listadas 13 Pelo menos um dos sites oficiais contém os relatórios das ações dos órgãos de controle externo voltadas para os Jogos Rio 2016? 14 Pelo menos um dos sites oficiais apresenta informações e orientações para apresentar denúncias ou reclamações relacionadas aos Jogos Rio 2016? 15 Pelo menos um dos sites oficiais dispõe de forma organizada e consolidada o nome, cargo e contato de todos os responsáveis pelas atividades relacionadas aos Jogos Rio 2016? 16 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza a agenda de reunião com pessoas ou comunidades diretamente atingidas pelas obras, realizadas ou previstas, para os Jogos Rio 2016? A agenda deverá ser dos encontros já realizados e, quando aplicável, dos previstos 17 O ente federativo tem e divulga na primeira página do site sobre os Jogos Rio 2016 um canal de comunicação ELETRÔNICO específico para pessoas ou comunidades diretamente atingidas pelas obras realizadas ou previstas para a realização do evento? - Não há nenhum canal: NOTA ZERO; - Tem, mas não divulga no site sobre os Jogos Rio 2016: NOTA 0,5; - Tem e está acessível na página inicial do site sobre os Jogos Rio 2016: NOTA 1 18 O ente federativo possui e divulga na primeira página do site sobre os Jogos Rio 2016 um canal de comunicação PRESENCIAL específico para pessoas ou

3 comunidades diretamente atingidas pelas obras realizadas ou previstas para a realização do evento? - Não há nenhum canal: NOTA ZERO; - Tem, mas não divulga no site sobre os Jogos Rio 2016: NOTA 0,5; - Tem e está acessível na página inicial do site sobre os Jogos Rio 2016: NOTA Administração 19 Pelo menos um dos sites oficiais contém os editais de licitação completos relacionados à realização dos Jogos Rio 2016? 20 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza a relação das impugnações, dos recursos apresentados aos editais e das decisões relativas às licitações para os Jogos Rio 2016? 21 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza os resultados das sessões de licitação relacionadas aos Jogos Rio 2016? 22 Pelo menos um dos sites oficiais contém as justificativas de desclassificações e inabilitações relativas aos Jogos Rio 2016? 23 Pelo menos um dos sites oficiais contém a divulgação prévia e justificativa de dispensa e inexigibilidade de licitação relacionada aos Jogos Rio 2016? 24 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza, na íntegra, os contratos relativos aos Jogos Rio 2016? 25 Há uma relação dos licenciamentos ambientais relativos aos Jogos Rio 2016 (quando aplicável)? 26 Há uma relação de todas as desapropriações ocasionadas pelas obras dos Jogos Rio 2016? 27 Está disponível o relatório de impactos sociais relacionado a cada obra dos Jogos Rio 2016?

4 28 Está disponível o relatório de impactos ambientais relacionado a cada obra dos Jogos Rio 2016? 29 Pelo menos um dos sites oficiais contém o cronograma físico/financeiro e o acompanhamento das obras dos Jogos Rio 2016? 30 Pelo menos um dos sites oficiais contém metas físicas e indicadores das obras e projetos dos Jogos Rio 2016, atualizados e com série histórica? 31 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza a relação de empenhos relativos aos contratos para os Jogos Rio 2016? 32 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação de valores liquidados relativos aos contratos para os Jogos Rio 2016? 33 Pelo menos um dos sites oficiais contém as ordens de pagamento relacionadas aos contratos para os Jogos Rio 2016? 34 Pelo menos um dos sites oficiais contém os relatórios e/ou medições das obras e projetos relacionados aos contratos para os Jogos Rio 2016? 35 Pelo menos um dos sites oficiais contém os aditivos efetuados aos contratos para os Jogos Rio 2016?

5 36 Pelo menos um dos sites oficiais contém a justificativa dos aditivos aos contratos para os Jogos Rio 2016? 37 Pelo menos um dos sites oficiais contém o relatório de reequilíbrios econômicofinanceiros dos contratos relacionados aos Jogos Rio 2016? 1.3 Orçamento 38 Pelo menos um dos sites oficiais contém o Plano Plurianual vigente? 39 Pelo menos um dos sites oficiais contém a Lei de Diretrizes Orçamentárias vigente? 40 Pelo menos um dos sites oficiais contém o orçamento completo? 41 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza um Orçamento Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, com a devida identificação no Plano Plurianual e o orçamento de todos os gastos referentes aos Jogos Rio 2016 em anexo próprio? 42 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação de suplementações orçamentárias das obras dos Jogos Rio 2016? 43 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação de justificativas das suplementações das obras dos Jogos Rio 2016? 44 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação de remanejamentos orçamentários das obras dos Jogos Rio 2016?

6 45 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação de justificativas dos remanejamentos das obras dos Jogos Rio 2016? 46 Pelo menos um dos sites oficiais publica receitas e despesas relacionadas aos Jogos Rio 2016? 47 Pelo menos um dos sites oficiais publica a execução orçamentária completa? 48 Em pelo menos um dos sites oficiais, é possível encontrar a situação detalhada de cada uma das obras, bem como os investimentos e as ações para os Jogos 2016, como exigem a Lei 101/2000 e a Lei Complementar 131/2009)? ITENS: a) O valor do empenho, da liquidação e do pagamento; b) O número do correspondente processo de execução, quando for o caso; c) A classificação orçamentária, especificando a unidade orçamentária, função, subfunção, natureza da despesa e fonte dos recursos que financiaram o gasto; d) A pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento, inclusive nos desembolsos de operações independentes da execução orçamentária, exceto no caso de folha de pagamento de pessoal e de benefícios previdenciários; e) O procedimento licitatório realizado, bem como a sua dispensa ou inexigibilidade, quando for o caso, com o número do processo correspondente; f) O bem fornecido ou serviço prestado, quando for o caso. - Não apresenta as despesas ou não apresenta a lista de obras, investimentos e ações (perguntas 8, 9 e 10 do bloco 1): NOTA ZERO; - Apresenta com detalhes pelo menos menos três dos itens obrigatórios: NOTA 0,5; - Apresenta quatro ou mais dos itens obrigatórios: NOTA 1 49 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação das operações de créditos e endividamentos relacionados aos Jogos Rio 2016, com a apresentação detalhada de todas as operações? 50 Pelo menos um dos sites oficiais contém a relação de renúncia fiscal relacionada aos Jogos Rio 2016, com a apresentação de formas, valores, beneficiários e condições de renúncia ou estímulos fiscais?

7 51 Pelo menos um dos sites oficiais explicita a origem dos recursos utilizados? 52 Pelo menos um dos sites oficiais disponibiliza um relatório resumido (execução orçamentária, prestação de contas ou gestão fiscal) específico para as contas relacionadas à realização dos Jogos Rio 2016? 2. BLOCO CANAIS DE INFORMAÇÃO 2.1 Internet 53 Possui site(s) de transparência? 54 Há uma seção do site principal ou de transparência que concentre as informações sobre os Jogos Rio 2016? - Há informações em mais de um site, que, em seu conjunto, são internavegáveis, com links e explicações sobre o que há em cada um dos endereços: NOTA 0,5; - Possui: NOTA 1 55 O site PRINCIPAL contém atalho (por link ou banner) visível e acessível para a página de transparência pública ou portal de transparência? 56 O site PRINCIPAL contém atalho (por link ou banner) visível e acessível para a página sobre os Jogos Rio 2016? 57 O site PRINCIPAL oferece tutorial ou manual para uso do mesmo (considerar também vídeos, jogos, cartilhas etc.)? 58 O Portal da Transparência oferece tutorial ou manual para uso do mesmo (considerar também vídeos, jogos, cartilhas etc.)? 59 O site específico sobre os investimentos para os Jogos Rio 2016 contém tutorial ou manual para o uso do mesmo (considerar também vídeos, jogos, cartilhas etc.)? 60 Existe página ou seção com as respostas das perguntas e/ou pedidos mais frequentes (FAQ)? (Pode ser no portal principal, no da transparência ou em um site consolidado dos serviços públicos, como o 1746 Rio, do Rio de Janeiro. Considerar se existir em pelo menos um)

8 61 Existe alguma página ou seção com as respostas das perguntas e dos pedidos mais frequentes sobre o acesso à informação com base na Lei de Acesso à Informação? (Pode ser no portal principal, no da transparência ou em um site consolidado dos serviços públicos, como o 1746 Rio, do Rio de Janeiro) 62 Os menus e as barras de navegação do site PRINCIPAL permitem fácil acesso ao conteúdo do site? Tentar acessar cada uma das informações abaixo em até três cliques, a partir da página principal. - Lei Orçamentária Anual - Lista de Licitações - Diário Oficial - Se, em até três cliques, acessar apenas um item listado acima: NOTA 0,33; - Se, em até três cliques, acessar dois itens: NOTA 0,66; - Se, em até três cliques, acessar três itens: NOTA 1 63 O site indica algum contato que permita ao interessado se comunicar, por via eletrônica ou telefônica, com o órgão ou entidade detentora do site, inclusive para formular questões e obter esclarecimentos? 64 Os sites principal, de transparência e transparência dos Jogos Rio 2016 contém explicitamente a política de privacidade? (Atribuir a NOTA 1 somente se apresentar a política em todos os sites e portais) 65 O Portal da Transparência possibilita a gravação de relatórios e o download dos dados? Avaliar a disponibilidade das informações no Portal da Transparência utilizando uma planilha de gastos ou despesas (considerar válido se os dados estiverem em outro site, desde que exista um link no Portal de Transparência que redirecione o usuário para a página de gravação e downloads. Esse pode ser o caso das cidades que apresentem um portal específico para o banco de dados) 66 O Portal da Transparência possibilita a gravação de relatórios e o download dos dados em formato aberto e não proprietário? Avaliar a disponibilidade das informações no Portal da Transparência utilizando uma planilha de gastos. Arquivos em formato não proprietário são aqueles que podem ser abertos e editados em software livre.

9 Lista de formatos livres: JSON, XML, RDF, ODS, ODT, CSV, TXT e HTML/XHTML 67 O Portal da Transparência possibilita o download da base de dados, com os dados brutos? Dados brutos são aqueles que podem ser livremente manipulados, filtrados ou cruzados, de modo que seja possível construir novas aplicações e conhecimentos. Checar se as informações na base de dados incluem os itens de orçamento listados nas perguntas 8, 9 e O Portal da Transparência permite o download da base de dados relacionada à execução orçamentária? 69 O Portal da Transparência permite o download da base de dados sobre a prestação de contas? 70 O Portal da Transparência permite o download da base de dados relacionada ao quadro de funcionários? 71 Pelo menos um dos sites oficiais possui API, Web Server ou Área para Desenvolvedores? Atribuir NOTA 1 apenas se pelo menos um dos sites oficiais possuir (apontar a boa prática caso haja em mais de um site). 72 O site PRINCIPAL apresenta ferramenta de pesquisa de conteúdo? - Se não houver campo de busca: NOTA ZERO; - Se houver, mas buscar apenas resultados de notícias: NOTA 0,5; - Se houver busca abrangente de conteúdo: NOTA 1 73 A velocidade de download do Portal da Transparência é adequada? Siga os passos: 1. No Portal da Transparência, busque por um arquivo relativamente grande (acima de 5 MB) para ser baixado; 2. Imediatamente antes de baixar o arquivo, meça a velocidade de sua conexão por meio da ferramenta SpeedTest, da Copel (disponível em: 3. Divida por DEZ a velocidade do download medida pelo site. Esse será o parâmetro de comparação;

10 4. Inicie o download do arquivo selecionado no Portal da Transparência e cronometre o tempo de duração do processo. Anote o resultado; 5. Realize o seguinte cálculo: divida o tamanho do arquivo (em MB) pelo tempo (em segundos) que você levou para baixá-lo. Anote o resultado, que é a taxa de velocidade do download; 6. Compare o resultado encontrado para o item 5 com o valor aferido com base no cálculo do item 2. A partir do resultado obtido no cálculo anterior, avalie a velocidade de conexão. Se a taxa de velocidade for maior que (ou igual a) o resultado obtido no item 2, atribua NOTA 1. Caso seja menor, atribua a NOTA ZERO 74 O site tem acessibilidade para pessoas com deficiência? 0,9/0,933/0,966/1 (ver a tabela para saber o critério dessas notas) Aplicar o teste nestas cinco páginas: principal, organograma, prestação de contas, serviço eletrônico de informação ao cidadão (e-sic) e programas e projetos (caso não existam essas páginas, utilizar a página de notícias como coringa para avaliar). Caso não seja possível avaliar cinco páginas, mesmo com a coringa, calcular a média aritmética dos resultados para as páginas disponíveis. Como fazer a conta: 1. Teste cinco páginas no avaliador AChecker (disponível em: 2. Com os dados fornecidos pela ferramenta AChecker, faça a contagem de pontos para cada página utilizando o seguinte critério: somar os erros de prioridade 1 (ou known problems) à metade do número dos erros de prioridade 2 (ou likely problems). Assim, a nota pode ser aferida por meio da equação: p(1) + p(2)/2; 3. Faça a média aritmética dos resultados das cinco páginas avaliadas pelo AChecker. A partir do resultado, estipula-se uma gradação para o indicador, seguindo o seguinte critério: - Se a média aritmética for entre zero e 20,00, o nível de avaliação será ótimo: NOTA 1; - Se a média aritmética for entre 20,01 e 60,00 pontos, será avaliado como bom: atribua a NOTA 0,966; - Se a média aritmética for entre 60,01 e 100,00, será regular: NOTA 0,933; - Se a média aritmética for acima de 100,01, será ruim: NOTA 0,9 NÍVEL MÉDIA FINAL NOTA ÓTIMO Entre zero e 20,00 (> 20) 1

11 BOM Entre 20,01 e 60,00 (< 0, e > 60) REGULAR Entre 60,01 e 100,00 0,933 (< 60 e > 100) RUIM Acima de 100,00 (< 100) 0,9 2.2 SIC - Serviço de Informação ao Cidadão Online e Presencial 75 Existe o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) eletrônico? Se não tiver, atribuir NOTA ZERO para as perguntas X a X. 76 O órgão oferece presencialmente o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)? Se não oferecer, atribuir NOTA ZERO para as perguntas X a X. 77 Os formulários de pedido a acesso à informação exigem SOMENTE nome, documento e contato ( ou telefone ou endereço)? ATENÇÃO: Não queremos que exija mais do que isso. Se exigir, a nota é ZERO. Outros itens podem aparecer no formulário, mas seu não preenchimento não poderá impedir o registro do pedido de informação. Esse requisito vale tanto para os formulários online como para os presenciais. 78 Existe uma comissão recursal ou instância para encaminhar recursos relacionados aos pedidos de informação negados? A comissão pode ser chamada de Terceira Instância, Comissão Mista de Julgamento, Comissão de Avaliação, entre outros nomes. Veja se é possível saber sobre a comissão pelo site oficial do ente federativo ou pela busca de legislação do município, e não por busca em jornais. 79 Em pelo menos um dos sites oficiais consta um modelo de formulário para o pedido de informações e recursos? O modelo esperado é para a realização de pedido de maneira presencial ou via e- mail (não é o formulário para consulta online formulário padrão de serviços fale conosco ou formulários da Lei de Acesso à Informação destinados apenas ao preenchimento online) 80 É possível fazer pedido de informação por meio de pelo menos um dos sites oficiais?

12 81 É possível fazer o pedido de informação por meio de pelo menos um dos sites oficiais, mesmo sem ser residente no município e/ou estado e/ou país? 82 O site PRINCIPAL possui uma ferramenta específica para o e-sic? Estamos avaliando o e-sic como um serviço específico, não considerando válidos os canais de ouvidoria, por exemplo. 83 O link de acesso ao e-sic/canal de informação está disponível na página PRINCIPAL? 84 O site oficial que recebe pedidos de acesso à informação exige concordância com o termo de responsabilidade pelo uso da informação pedida? ATENÇÃO: Não queremos que exija essa concordância. Se exigir, a nota é ZERO. Sim, exige concordância (0) ou Não, o site não exige concordância (1) 85 O site oficial que recebe pedidos de acesso à informação contém alguma orientação de como utilizar o e-sic e/ou serviço de informação online (considerar também vídeos, jogos, cartilhas etc.)? 86 O site oficial que recebe pedidos de acesso à informação fornece um número de protocolo imediatamente nas solicitações feitas online? 87 O número de protocolo fornecido permite o acompanhamento posterior da solicitação? 88 Os pedidos de informação já realizados estão publicados com as respectivas respostas em pelo menos um dos sites oficiais? 89 O site oficial que recebe pedidos de acesso à informação contém alguma orientação sobre como proceder nos casos em que a solicitação é negada? 90 Há informações no site PRINCIPAL sobre os endereços do SIC para atendimento presencial? 91 O site PRINCIPAL divulga o horário de atendimento do SIC presencial?

13 92 O site PRINCIPAL divulga o telefone para atendimento do SIC presencial? 93 O site PRINCIPAL disponibiliza o nome do responsável pelo SIC presencial? 94 O atendimento do SIC presencial funciona em todo o horário comercial? Considerar se ficar aberto por pelo menos 8 horas, no período das 8:00 às 18:00. Por exemplo: das 8:00 às 17:00 ou das 9:00 às 18:00. Caso não informe no site, atribuir a nota ZERO. 95 É fornecido imediatamente um número de protocolo nas solicitações presenciais? 96 O SIC presencial fornece imediatamente cópias de informações e bases de dados exigíveis (bloco conteúdo)? 97 O local dispõe de computador para acesso a informações com apoio? 98 O SIC presencial fornece orientações sobre como proceder nos casos em que o pedido de informação é negado? Essa orientação pode estar em cartazes, cartilhas ou mesmo ser divulgada pelo funcionário responsável. 99 O SIC e o e-sic fornecem orientações sobre os Jogos Rio 2016? 100 O número de protocolo fornecido presencialmente permite o acompanhamento posterior da solicitação? Deve permitir o acompanhamento pelo número de protocolo fornecido nas solicitações presenciais e online. Permite o acompanhamento somente pelo mesmo canal em que foi protocolado: NOTA 0,5; Permite o acompanhamento em qualquer canal, independentemente de onde a solicitação tenha sido registrada: NOTA 1; Não possibilita o acompanhamento do protocolo fornecido pelo registro presencial OU pelo registro online OU ambos: NOTA ZERO

14 101 O número de protocolo fornecido pela internet permite o acompanhamento posterior da solicitação? Deve permitir o acompanhamento do número de protocolo fornecido nas solicitações presenciais e online. Permite o acompanhamento somente pelo mesmo canal em que foi protocolado: NOTA 0,5; Permite o acompanhamento em qualquer canal, independentemente de onde a solicitação tenha sido registrada: NOTA 1; Não possibilita o acompanhamento do protocolo fornecido pelo registro presencial OU pelo registro online OU ambos: NOTA ZERO 102 É possível realizar a ligação de outra cidade/estado/país? 103 É possível realizar a ligação de um celular? 104 A ligação por telefone fixo é gratuita? 105 O tempo de espera em linha, após ser atendido, é inferior a um minuto? 3. BLOCO CANAIS DE PARTICIPAÇÃO 3.1 Audiências e Consultas Públicas e Conferências 106 Pelo menos um dos sites oficiais contém uma sessão específica para a divulgação das informações sobre audiências, consultas e conferência? Considerar esta pergunta apenas se houver uma sessão destinada a pelo menos um dos tópicos acima (atribuir boa prática caso apresente uma sessão consolidada com os três itens). 107 Pelo menos um dos sites oficiais contém um calendário de audiências, consultas e conferências que serão realizadas? Considerar esta pergunta se houver uma sessão destinada a pelo menos um dos tópicos acima (atribuir boa prática caso apresente uma sessão consolidada com os três itens). 108 Pelo menos um dos sites oficiais contém e divulga os documentos-bases das audiências, consultas e conferências a serem realizadas?

15 Os documentos-bases de uma audiência pública são geralmente os projetos básicos ou anteprojetos de engenharia (no caso de licitação por Regime Diferenciado de Contratação). Para as consultas públicas, os documentos em questão normalmente são os anteprojetos de lei. Para as conferências, são os textos de base para os debates. 109 Em pelo menos um dos sites oficiais é divulgada a ata, lista de presença e documentos finais das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS após sua realização? 110 Em pelo menos um dos sites oficiais é divulgada a ata, lista de presença e documentos finais das CONSULTAS PÚBLICAS após sua realização? 111 Em pelo menos um dos sites oficiais é divulgada a ata, lista de presença e documentos finais das CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/ESTADUAIS/NACIONAIS após sua realização? 112 Pelo menos um dos sites oficiais divulga documentos que comprovem a realização das audiências públicas sobre a LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ou PLANO PLURIANUAL? Procurar por convocação, ata ou documento final da audiência. Considerar a questão apenas se encontrar os documentos das três leis. 113 O horário de realização das audiências sobre a LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ou PLANO PLURIANUAL possibilita ampla participação? Trata-se de um horário que permita uma ampla participação na realização de audiências fora do horário comercial. Se a resposta da questão anterior for não, zerar esta questão. 114 Em pelo menos um dos sites oficiais divulgados documentos que comprovem a realização das audiências públicas para a discussão do Plano de Metas? Esta questão só será avaliada se possuir Plano de Metas. Caso não possua, atribua o valor Não se Aplica (N/A). Sim (1), Não (0) ou Não se Aplica (N/A) 115 Em pelo menos um dos sites oficiais estão divulgados documentos que comprovem a realização de audiências públicas para a prestação de contas do orçamento?

16 Procurar por convocação, ata ou documento final da audiência. 116 Foi realizada pelo menos uma audiência pública para cada obra dos Jogos Rio 2016? 117 Pelo menos um dos sites oficiais divulga documentos que comprovem a realização de audiências públicas para cada obra dos Jogos Rio 2016? Procurar por convocação, ata ou documento final da audiência. Considerar esta questão apenas se encontrar os documentos para cada obra realizada. 118 As atas e os documentos foram publicados? 119 A participação da sociedade civil está registrada em ata? 120 O horário de realização das audiências sobre as obras dos Jogos Rio 2016 possibilita ampla participação? Trata-se de uma hora que permita ampla participação nas audiências fora do horário comercial. Se a resposta da questão 117 for não, zerar esta questão. 3.2 Ouvidoria Geral 121 Existe ouvidoria geral? Considerar apenas se houver ouvidoria geral. Não considerar ouvidorias setoriais, separadas por secretaria/ministério. ATENÇÃO: Se a resposta for Não (0), zerar as questões 122 a A ouvidoria geral atende as reclamações e sugestões sobre a transparência dos Jogos Rio 2016? 123 O ouvidor possui mandato? Caso não tenha a informação divulgada, considerar que não há e atribuir NOTA ZERO. 124 É divulgado o prazo para o retorno da reclamação?

17 Essa informação pode ser buscada fazendo um pedido-teste na ferramenta online. Checar também se há essa informação no decreto de regulamentação da ouvidoria. 125 São divulgados os relatórios mensais com o status das solicitações recebidas (atendidas, em andamento e resolvidas)? Se houver divulgação mensal: NOTA 1; Se houver divulgação bimestral, trimestral, quadrimestral ou semestral: NOTA 0,5 Não divulga, atribua NOTA ZERO 126 É possível contato online com a ouvidoria? 127 A Ouvidoria Geral tem atendimento telefônico? 128 A Ouvidoria Geral tem atendimento presencial? 129 Há informações no site PRINCIPAL sobre o endereço da ouvidoria para o atendimento presencial? 130 O atendimento presencial da Ouvidoria Geral funciona em todo o horário comercial? Considerar se ficar aberto por pelo menos 8 horas entre o período das 8:00 às 18:00 (por exemplo, das 8:00 às 17:00 ou das 9:00 às 18:00). 131 O link de acesso ou banner para a Ouvidoria Geral está disponível na página inicial do site oficial principal? 132 É fornecido imediatamente um número de protocolo nas solicitações para a Ouvidoria Geral? 133 É possível acompanhar o protocolo por telefone, internet e presencialmente? Caso não tenha como verificar se é possível acompanhar o protocolo por telefone ou presencialmente, adote o seguinte critério: a página informa que se pode acompanhar pelos três modos (além da possibilidade de acompanhar pelo site): NOTA 1; Se não houver informação no site sobre o acompanhamento presencial, mas for possível acompanhar pela internet: NOTA 0,33;

18 Caso não seja possível acompanhar pela internet, atribua NOTA ZERO Sim (1), Parcial (0,33) ou Não (0) 134 É possível acompanhar o protocolo por telefone, por internet e presencialmente? Caso não tenha como verificar se é possível acompanhar o protocolo por telefone ou presencialmente, adote o seguinte critério: a página informa que se pode acompanhar pelos três modos (além da possibilidade de acompanhar pelo site): NOTA 1; Se não houver informação no site sobre o acompanhamento presencial, mas for possível acompanhar pela internet: NOTA 0,33; Caso não seja possível acompanhar pela internet, atribua NOTA ZERO Sim (1), Parcial (0,33) ou Não (0) 3.3 Conselhos de Políticas Públicas 135 Existe um conselho, uma câmara temática ou qualquer instância de participação ininterrupta da sociedade civil sobre as ações voltadas para os Jogos Rio 2016? 136 O site PRINCIPAL contém a relação de conselhos e os respectivos órgãos aos quais está vinculado? 137 Há informações disponíveis sobre a composição do(s) conselho(s) ou câmara(s) temática(s) relativas ao Jogos Rio 2016, com os nomes, entidade/órgão e contatos dos conselheiros? ATENÇÃO: Considerar conselho de caráter regular, que seja permanente durante o período em que ocorram as ações referentes aos Jogos Rio Pelo menos um dos sites oficiais contém informações sobre o calendário das reuniões do(s) conselho(s) ou câmara(s) temática(s) a serem realizadas, com endereço, horário e local? 139 Pelo menos um dos sites oficiais contém informações sobre a periodicidade das reuniões do(s) conselho(s) ou câmara(s) temática(s) relativas ao Jogos Rio 2016 e se elas são abertas à participação de qualquer cidadão interessado? 140 Pelo menos um dos sites oficiais do ente federativo contém as pautas, atas e deliberações das reuniões do(s) conselho(s) ou câmara(s) temática(s) relativas ao Jogos Rio 2016?

19 Responder sim em casos nos quais faltam somente os documentos das duas últimas reuniões realizadas (em razão dos trâmites de aprovação da ata). Caso não seja possível determinar quais foram as duas últimas reuniões, se não houver, por exemplo, informações sobre o calendário ou a periodicidade das reuniões, considerar a questão apenas se a última ata for referente a reuniões realizadas em período inferior a seis meses. 141 Pelo menos um dos sites oficiais contém a legislação e o regimento interno do(s) conselho(s) ou das câmara(s) temática(s) relativa ao Jogos Rio 2016? 142 Pelo menos um dos sites oficiais contém os pareceres e as análises do(s) conselho(s) ou câmara(s) temática(s) relativos ao Jogos Rio 2016? Avaliar o conselho de Saúde. 143 Pelo menos um dos sites oficiais contém informações sobre o último processo eleitoral realizado do(s) conselho(s) ou câmara(s) temática(s) relativas ao Jogos Rio 2016?

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG LEI Nº 2.323, DE 09 DE JUNHO DE 2017. DISPÕE SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO PORTAL TRANSPARÊNCIA NO ÂMBITO MUNICIPAL E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Rio Piracicaba, aprovou e o Prefeito Municipal,

Leia mais

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MANUAL DE ACESSO AOS ITENS DA LEI DA TRANSPARÊNCIA/ VERIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO WWW.3ALVOS.COM.BR Nesse documento, apresentamos o guia de navegação para acesso de todos os

Leia mais

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA SP

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA SP TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA SP CUMPRIMENTO ÀS DETERMINAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte:

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: 1 Menu na barra cinza 1.1 Itens localizados no Menu na barra cinza Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: - Site da Prefeitura: link

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 4 DESPESAS... 5 COLABORADORES... 7 EMPENHOS... 8 PAGAMENTOS... 9 LIQUIDAÇÕES...

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 5 SAÚDE... 6 EDUCAÇÃO... 7 DESPESAS... 8 EMPENHOS... 11 PAGAMENTOS...

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 6 SAÚDE... 7 EDUCAÇÃO... 8 DESPESAS... 9 EMPENHOS... 12 PAGAMENTOS...

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ

TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ APRESENTAÇÃO Esse Tutorial do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Alto Caparaó foi criado com o intuito de facilitar

Leia mais

CHECK LIST PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/LAI

CHECK LIST PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/LAI CHECK LIST PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/LAI SOBRE O CONTEÚDO Detalhamento das despesas Item Assunto Orientação Referência Atendimento A informação deve possibilitar o acompanhamento da publicação 01 Data da

Leia mais

Portal da Transparência:

Portal da Transparência: Portal da Transparência: O Portal da Transparência foi desenvolvido pela Fiorilli S/C Ltda Software para atender às disposições da Lei Complementar nº. 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a Lei Complementar

Leia mais

AGOSTO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES?

AGOSTO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br AGOSTO 2016 COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? A transparência é o acesso aos documentos e às

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 5 CUSTEIO... 6 INVESTIMENTO... 7 DESPESAS... 8 EMPENHOS... 11 PAGAMENTOS...

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 6 CUSTEIO... 7 INVESTIMENTO... 8 DESPESAS... 9 EMPENHOS... 12 PAGAMENTOS...

Leia mais

MARÇO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES?

MARÇO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br MARÇO 2017 COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? A transparência é o acesso aos documentos e às

Leia mais

O Site contém ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação (geralmente identificada por uma lupa)?

O Site contém ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação (geralmente identificada por uma lupa)? Com relação aos requisitos do site do Conselho O site possui banner na sua página inicial onde conste acesso à informação, o qual redireciona para seção específica de divulgação de informações?: O Site

Leia mais

Câmara Municipal de São Sebastião da Grama

Câmara Municipal de São Sebastião da Grama RESOLUÇÃO Nº 002, DE 09 DE MARÇO DE 2016. Regulamenta o Acesso à Informação e cria o Sistema de Informação ao Cidadão SIC, nos regramentos encartados na Lei Federal n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011

Leia mais

PRESIDÊNCIA SUMÁRIO 1. ATUAÇÃO DO SIC ATENDIMENTO AO CIDADÃO TRANSPARÊNCIA ATIVA SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES...

PRESIDÊNCIA SUMÁRIO 1. ATUAÇÃO DO SIC ATENDIMENTO AO CIDADÃO TRANSPARÊNCIA ATIVA SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES... RELATÓRIO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC) 2015 SUMÁRIO 1. ATUAÇÃO DO SIC... 3 2. ATENDIMENTO AO CIDADÃO... 4 3. TRANSPARÊNCIA ATIVA... 7 4. SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES... 11 1. ATUAÇÃO DO SIC

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO PARÁ

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO PARÁ MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO PARÁ 1 APRESENTAÇÃO O Manual Prático do Portal da Transparência do Governo do Estado do Pará foi criado para facilitar a navegação no Portal da Transparência

Leia mais

COMO ESTÃO OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) DA PREFEITURA E DA CÂMARA?

COMO ESTÃO OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) DA PREFEITURA E DA CÂMARA? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br COMO ESTÃO OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) DA PREFEITURA E DA CÂMARA? MAIO 2014 A transparência e o acesso aos documentos

Leia mais

DESENVOLVE SP - AGÊNCIA DE FOMENTO PAULISTA S.A. Rua da Consolação, 371 Centro São Paulo - SP

DESENVOLVE SP - AGÊNCIA DE FOMENTO PAULISTA S.A. Rua da Consolação, 371 Centro São Paulo - SP RELATÓRIO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO - SIC 2012 DEZEMBRO 2012 DESENVOLVE SP - AGÊNCIA DE FOMENTO PAULISTA S.A. Rua da Consolação, 371 Centro 01301-000 São Paulo - SP www.desenvolvesp.com.br MILTON

Leia mais

Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação

Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação Como acessar o portal Transparência e Acesso à Informação : O portal Transparência e Acesso à Informação pode ser acessado através

Leia mais

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO RELATÓRIO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC) DEZEMBRO DE 2013 SUMÁRIO 1. ATUAÇÃO DO SIC... 5 2. ATENDIMENTO AO CIDADÃO... 6 3. TRANSPARÊNCIA ATIVA... 9 4. SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES... 12 1.

Leia mais

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS FÓRUM POPULAR DO ORÇAMENTO DO RIO DE JANEIRO LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal Gestor

Leia mais

Boletim Nº DEZEMBRO Como estão os Portais. Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura?

Boletim Nº DEZEMBRO Como estão os Portais. Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura? Boletim Nº DEZEMBRO 2013 www.observatoriopiracicaba.org.br Como estão os Portais de Transparência da Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura? A transparência

Leia mais

Manual de navegação do Usuário

Manual de navegação do Usuário Manual de navegação do Usuário Câmara Municipal De Barra de São Miguel- PB APRESENTAÇÃO Este é o Manual de Navegação da Câmara Municipal de Barra de São Miguel - PB. Tem linguagem simples e é ilustrado

Leia mais

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL 2017-2020 SUMÁRIO Apresentação...03 1. Legislação Municipal...04 2. Estrutura...04 3. Servidor...05 4. Licitações & Contratos Administrativos...06

Leia mais

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA SEBRAE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO USUÁRIO

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA SEBRAE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO USUÁRIO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA SEBRAE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO USUÁRIO Apresentação Olá! Este é o Manual de Utilização do Usuário do novo Portal da Transparência do Sistema Sebrae. O website permite

Leia mais

Portal da Transparência do Governo Municipal de Conceição do Coité - Bahia

Portal da Transparência do Governo Municipal de Conceição do Coité - Bahia MANUAL DE NAVEGAÇÃO Portal da Transparência do Governo Municipal de Conceição do Coité - Bahia Versão 2.0 Este é o Manual de Navegação do Portal de Transparência do Município de Conceição do Coité, Bahia.

Leia mais

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO RELATÓRIO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC) 2014 SUMÁRIO 1. ATUAÇÃO DO SIC... 5 2. TRANSPARÊNCIA ATIVA... 6 3. SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES... 9 1. ATUAÇÃO DO SIC O Serviço de Informações ao

Leia mais

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde São Paulo, 13 de abril de 2016 No momento em que se aproxima o fim da

Leia mais

MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO

MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO Consultas rápidas Introdução O e-sic Primeiro Acesso Acesso ao e-sic Funções do e-sic Dicas para fazer um pedido Registrar pedido Consultar pedidos Ver Resposta do Pedido Recorrer

Leia mais

TUTORIAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA COPEL LICITAÇÕES E CONTRATOS

TUTORIAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA COPEL LICITAÇÕES E CONTRATOS TUTORIAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA COPEL LICITAÇÕES E CONTRATOS Sumário 1 PESQUISAR LICITAÇÕES... 3 1.1. LICITAÇÕES A SEREM REALIZADAS... 3 1.2. LICITAÇÕES ABERTAS OU CONCLUÍDAS... 4 1.3. DISPENSAS E INEXIGIBILIDADES...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/ PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/ PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/2014 - PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de

Leia mais

Escala Brasil Transparente Avaliação 360º Ficha de Conformidade

Escala Brasil Transparente Avaliação 360º Ficha de Conformidade Escala Brasil Transparente Avaliação 360º Ficha de Conformidade ENTE AVALIADO: Resende - RJ POPULAÇÃO: 126923 CÓDIGO DO IBGE: 3304201 TRANSPARÊNCIA ATIVA CRITÉRIO 1 O ENTE FEDERADO POSSUI SÍTIO OFICIAL

Leia mais

-Transparência da Gestão Fiscal

-Transparência da Gestão Fiscal DIREITO FINANCEIRO Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas Controle da execução orçamentária Parte - 1 Prof. Thamiris Felizardo -Transparência da Gestão Fiscal

Leia mais

Resolução Atricon nº 05/2016

Resolução Atricon nº 05/2016 Resolução Atricon nº 05/016 Aprova recomendações para verificação do cumprimento da legislação de transparência (LC 101/00, alterada pela LC 131/09, e Lei 1.57/11), conforme previsto no Acordo de Cooperação

Leia mais

i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI SIM, com metas acima de 02 anos (após 2018) 08

i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI SIM, com metas acima de 02 anos (após 2018) 08 1 i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI 1. A prefeitura municipal possui um PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação que estabeleça diretrizes e metas de atingimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE <UF> CREA-<UF>

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE <UF> CREA-<UF> SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE CREA- Apresentamos plano de trabalho, conforme disposto no Capítulo II, item 2, do Manual de Convênios

Leia mais

Audiências Públicas em Piracicaba

Audiências Públicas em Piracicaba Boletim Nº MAIO 04 Audiências Públicas em Piracicaba www.observatoriopiracicaba.org.br UM IMPORTANTE ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NESTE BOLETIM VOCÊ ENCONTRA UM PANORAMA SOBRE AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: São Paulo/São Paulo. Endereço do portal:

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: São Paulo/São Paulo. Endereço do portal: QUESTIONÁRIO 1 DE COLETA DE DADOS GRAU DE MATURIDADE do serviço prestado eletronicamente Aplicação direcionada aos portais institucionais oferecidos pelas prefeituras das capitais brasileiras IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no

Leia mais

PEDIDO DE UTILIZAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS EXISTENTE PASSO A PASSO

PEDIDO DE UTILIZAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS EXISTENTE PASSO A PASSO PEDIDO DE UTILIZAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS EXISTENTE PASSO A PASSO O Sistema de Registro de Preços visa à aquisição mais célere de bens e materiais de uso comum. Por essa via, ao invés de se realizar uma

Leia mais

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras Manual do Dirigente Sistema de Ouvidoria Versão 1.0 Universidade Federal de Lavras 6/12/2010 Índice 1 - Introdução...3 2 - Acesso ao sistema...3 3 - Funcionalidades...3 3.1 - Usuário: Dirigente...3 3.1.1

Leia mais

REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias

REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias REA-OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS 1 Navegador de Internet Utilizar: Internet Explorer ou Google Chrome 2 1.1 Navegador de Internet Os navegadores de internet

Leia mais

Transparência Pública. Realizações Projetos e Perspectivas

Transparência Pública. Realizações Projetos e Perspectivas Transparência Pública Realizações Projetos e Perspectivas Marcos da Transparência no Brasil Acesso à informação como direito fundamental LRF Portal da Transparência Páginas de Transparência 2009 LAI remuneração

Leia mais

Canal de Ouvidoria Conteúdo do Documento:

Canal de Ouvidoria Conteúdo do Documento: Procedimento Data de Publicação Canal de Ouvidoria 05.07.2017 1. Conteúdo do Documento: Este documento contém os critérios operacionais da Instituição, sobre o componente organizacional de Ouvidoria, de

Leia mais

ARTIGO DO MÊS 2013 Movimento Nossa Betim Rua Paulo de Freitas nº 16 Sala

ARTIGO DO MÊS 2013 Movimento Nossa Betim Rua Paulo de Freitas nº 16 Sala ARTIGO DO MÊS Setembro 2013 Periodicamente o Movimento Nossa Betim divulga artigos sobre temas ligados à sustentabilidade no contexto da gestão de cidades Movimento Nossa Betim Rua Paulo de Freitas nº

Leia mais

Guia. 2ª versão. Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação

Guia. 2ª versão. Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação Guia 2ª versão Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação A. Introdução No contexto da implementação da Lei de Acesso

Leia mais

Canal de Ouvidoria Conteúdo do Documento:

Canal de Ouvidoria Conteúdo do Documento: Procedimento Data de Publicação Canal de Ouvidoria 24.06.2019 1. Conteúdo do Documento: Este documento contém os critérios operacionais da Instituição, sobre o componente organizacional de Ouvidoria, de

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

SUMÁRIO 1 ATUAÇÃO DO SIC...

SUMÁRIO 1 ATUAÇÃO DO SIC... RELATÓRIO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC) 2017 SUMÁRIO 1 ATUAÇÃO DO SIC... 5 2 ATENDIMENTO AO CIDADÃO... 6 3 TRANSPARÊNCIA ATIVA... 9 4 SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES... 10 5 ROL DAS INFORMAÇÕES

Leia mais

5. RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE

5. RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE 1 5. RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE O relacionamento do IFAP com a comunidade ocorre por meio do Serviço de Informações ao Cidadão, a Ouvidoria e a Carta de Serviços ao Usuário. Ainda são ausentes os indicadores

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 015/2017 - PRPGP/UFSM FIPE Júnior Programa de Bolsas de Iniciação Científica ou Auxílio à Pesquisa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/ PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/ PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/2014 - PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

PORTAL OFICIAL.leg. Segundo a Lei de Transparência e Acesso a Informação

PORTAL OFICIAL.leg. Segundo a Lei de Transparência e Acesso a Informação PORTAL OFICIAL.leg Segundo a Lei de Transparência e Acesso a Informação Índice Apresentação Tecnologia Objetivos Estrutura do Portal Prazo de Implantação Investimento 3 5 7 11 12 12 2 Vale Soluções em

Leia mais

Por: Carlos Henrique de Castro Ribeiro. Orientador: Prof. José Carlos Gomes Soares

Por: Carlos Henrique de Castro Ribeiro. Orientador: Prof. José Carlos Gomes Soares TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E CONTROLE EXTERNO Diagnóstico do cumprimento da Lei Complementar n.º 131/2009 pelas Prefeituras

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO FORMULÁRIO ELETRÔNICO REA OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS

MANUAL DE PREENCHIMENTO FORMULÁRIO ELETRÔNICO REA OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS MANUAL DE PREENCHIMENTO FORMULÁRIO ELETRÔNICO REA OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS Este Manual tem por objetivo orientar as operadoras de planos privados de assistência à saúde quanto ao preenchimento do formulário

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ituberá publica:

Prefeitura Municipal de Ituberá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1938 Prefeitura Municipal de publica: Lei N 1.675/2016 de 05 de dezembro de 2016 - Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município e dá outras providências. Gestor

Leia mais

Edital 01/2018 PROGRAMA APRENDER NA COMUNIDADE

Edital 01/2018 PROGRAMA APRENDER NA COMUNIDADE Edital 01/2018 PROGRAMA APRENDER NA COMUNIDADE DISPÕE SOBRE O EDITAL 01/2018 DO PROGRAMA APRENDER NA COMUNIDADE QUE VISA A APOIAR ATIVIDADES DE ENSINO EXTRAMUROS DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DA USP COMO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 006/2014 - PRPGP/UFSM FIPE Sênior Programa de Bolsas de Iniciação Científica ou Auxílio à Pesquisa

Leia mais

PROGRAMA CASA FÁCIL UM EXEMPLO DE ENGENHARIA PÚBLICA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL

PROGRAMA CASA FÁCIL UM EXEMPLO DE ENGENHARIA PÚBLICA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL PROGRAMA CASA FÁCIL UM EXEMPLO DE ENGENHARIA PÚBLICA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL PROGRAMA CASA FÁCIL UM EXEMPLO DE ENGENHARIA PÚBLICA HISTÓRICO DA AEAC Fundação: 05 de Abril de

Leia mais

OUVIDORIA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

OUVIDORIA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS OUVIDORIA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A Ouvidoria do Conselho Federal de Enfermagem tem por objetivo colaborar para o aperfeiçoamento e

Leia mais

MANUAL PORTAL TRANSPARÊNCIA

MANUAL PORTAL TRANSPARÊNCIA Página inicial MANUAL PORTAL TRANSPARÊNCIA A página inicial do Portal da Transparência é composta de um menu inicial, ao alto da tela, que acessa informações sobre Glossário do Site, Mapa do Portal, as

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE 2017

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE 2017 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE 2017 APRESENTAÇÃO O presente relatório semestral apresenta o desempenho de atuação do serviço de Ouvidoria do PSA Banco, de forma transparente e imparcial,

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Edital n. 03/2015 PRPPG/Unespar Apoio à pesquisa básica e aplicada A Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos > Íntegra do texto aprovado < 1. Quem deve cumprir a lei Órgãos públicos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos três níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal). Incluem-se

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE CIDADANIA PROFIC EDITAL-PROEX Nº 15/2014

PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE CIDADANIA PROFIC EDITAL-PROEX Nº 15/2014 PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE CIDADANIA PROFIC EDITAL-PROEX Nº 15/2014 A Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis, por meio da Divisão de Assistência ao Estudante/DIRES, no uso de suas

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017.

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: 82.939.232/0001-74 CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. INTRODUÇÃO O Relatório de Gestão do Exercício Financeiro referente

Leia mais

Relatório Semestral de Atividades de Ouvidoria. 2º semestre 2016

Relatório Semestral de Atividades de Ouvidoria. 2º semestre 2016 Relatório Semestral de Atividades de Ouvidoria 2º semestre 2016 24/2/2017 APRESENTAÇÃO O presente relatório é elaborado semestralmente a fim de apresentar a atuação da Ouvidoria do conglomerado PSA Finance,

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO

INSTITUIÇÃO DE ENSINO IV INSTITUIÇÃO DE ENSINO 4.1 Termo de Adesão 4.2 Formulário de Identificação 4. Uso de imagem organizacional 4.4 Uso de imagem pessoal 4.5 Diretrizes para o envio de evidências 4.6 Questionário ANEXO 4.1

Leia mais

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO 3º SETOR

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO 3º SETOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO º SETOR IDI AQUI ESTÁ O RESULTADO ALCANÇADO POR SUA INSTITUIÇÃO E O GRAU DE MATURIDADE QUE ELA SE ENCONTRA: 0-50% Instituição Emergente 5-5% Instituição em Desenvolvimento

Leia mais

Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online?

Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online? Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online? É muito fácil e seguro, solicite através do nosso site eletrossaude.com.br ou pelo aplicativo. É bom para você. Que ganha mais tempo

Leia mais

PLANO DE AÇÃO. Lei No /2011 Dec.7.724/2012

PLANO DE AÇÃO. Lei No /2011 Dec.7.724/2012 CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CREA-PA PLANO DE AÇÃO Lei No.12.527/2011 Dec.7.724/2012 Ouvidoria 2012. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Lei No.12.527/2011. Decreto 7724/2012. De

Leia mais

Prefeitura Municipal de Abaré publica:

Prefeitura Municipal de Abaré publica: Prefeitura Municipal de Abaré 1 Terça-feira Ano Nº 2971 Prefeitura Municipal de Abaré publica: Lei Nº 261, de - Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Poder Legislativo e dá outras providências.

Leia mais

3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 1. OBJETIVO 1.1. O objetivo do presente edital é apoiar financeiramente projetos

Leia mais

Regras e orientações da prestação de contas

Regras e orientações da prestação de contas Regras e orientações da prestação de contas Veja aqui como apresentar corretamente a prestação de contas dos recursos recebidos do programa Comunidade, presente! Como utilizar os recursos recebidos A organização

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de Laje 1 Terça-feira Ano V Nº 1187 Prefeitura Municipal de Laje publica: Lei nº 429 de 09 de outubro de 2017 - Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município e dá outras

Leia mais

2º Seminário FEAC 2014 TRANSPARÊNCIA

2º Seminário FEAC 2014 TRANSPARÊNCIA 2º Seminário FEAC 2014 TRANSPARÊNCIA Slide 1 FUNDAMENTOS DA TRANSPARÊNCIA PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL LEI 101/00 LEI DE TRANSPARÊNCIA FISCAL

Leia mais

BRASIL AUDIOVISUAL INDEPENDENTE - BRAVI. Informações Institucionais e Meios de Comunicação

BRASIL AUDIOVISUAL INDEPENDENTE - BRAVI. Informações Institucionais e Meios de Comunicação BRASIL AUDIOVISUAL INDEPENDENTE - BRAVI Informações Institucionais e Meios de Comunicação AFILIAÇÃO CATEGORIAS - MENSALIDADES O estatuto da associação (art. 5º) estabelece que a empresa ou instituição

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO

PLANO ANUAL DE TRABALHO PLANO ANUAL DE TRABALHO EXERCÍCIO DE 2016 CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO CEDRO Apresentação A CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DA INSTITUIÇÃO Com a edição da Lei Complementar

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Edital PROGRAD/PFA/UPE Nº 004/014 I EDITAL A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO?

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO? TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO Prof. Marcus Vinícius Veras Machado O QUE É ORÇAMENTO? Orçamento Pessoal Orçamento empresarial (Mão-de-Obra,

Leia mais

CRONOGRAMA DE AQUISIÇÕES 2014 MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE

CRONOGRAMA DE AQUISIÇÕES 2014 MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE TIPO DE COMPRA Pregão Eletrônico Tradicional 2014 OBJETO DA Material de consumo ou permanente SO DE CADASTRO De 24 Fevereiro a 07 de Março AJUSTE DOS CADASTROS

Leia mais

Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado

Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO INFORMAÇÕES

Leia mais

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO Objetivo: Este tópico possibilita que uma empresa fornecedora não cadastrada no Portal Petronect localize as oportunidades públicas divulgadas

Leia mais

Relatório Mensal de Atividades

Relatório Mensal de Atividades Relatório Mensal de Atividades Março/2017 APRESENTAÇÃO A Ouvidoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi criada através da Decisão CONSUNI/UFERSA nº 092/2008, de 23 de Dezembro de 2008, com o

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNREBOM FUNDO MUN. DE REEQ. CORPO DE BOMBEIROS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017.

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNREBOM FUNDO MUN. DE REEQ. CORPO DE BOMBEIROS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 FUNREBOM FUNDO MUN. DE REEQ. CORPO DE BOMBEIROS CNPJ: 20.202.916/0001-31 CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. INTRODUÇÃO O Relatório de Gestão do Exercício Financeiro referente ao ano

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 013/2017 PRPGP/UFSM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 013/2017 PRPGP/UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 013/2017 PRPGP/UFSM Programa Especial de Incentivo à Pesquisa para o Servidor Mestre (PEIPSM)

Leia mais

Câmara de Vereadores de Nova Erechim/SC

Câmara de Vereadores de Nova Erechim/SC Câmara de Vereadores de Nova Erechim/SC Carta de Serviços ao Cidadão 1ª edição/2019 1 Apresentação da Câmara Localização: a Câmara de Vereadores de Nova Erechim tem sua sede localizada na Rua São Pedro,

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESTARMOS ATENTOS AOS PRAZOS LIMITE, PARA QUE TENHAMOS MAIOR TRANQÜILIDADE PERANTE NOSSOS CLIENTES E OS GESTORES PERANTE A SOCIEDADE,

Leia mais

TUTORIAL DE SOLICITAÇÕES

TUTORIAL DE SOLICITAÇÕES TUTORIAL DE SOLICITAÇÕES ACESSO Acesso através do endereço eletrônico 1 Clique no botão Serviços online (1) 3 Na aba Alunos, clique na opção Sistema Acadêmico (1) 1 4 Preencha seu RA no campo Login e sua

Leia mais

O curso regular de AFO 2018 está disponível em: comparativo do edital

O curso regular de AFO 2018 está disponível em: comparativo do edital Comparativo dos Editais de Administração Financeira e Orçamentária, Direito Financeiro e Orçamento Público com as aulas dos cursos regulares de AFO 2017 e 2018. O curso regular de AFO 2018 está disponível

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA Portal da Transparência do Governo do Estado da Paraíba Tel (83) 3218-4751 www.transparencia.pb.gov.br transparencia@paraiba.pb.gov.br

Leia mais

2º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão

2º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão 2º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 1. OBJETIVO 1.1. O objetivo do presente edital é apoiar financeiramente projetos

Leia mais

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL Núcleo de Ações de Ouvidoria e de Prevenção à Corrupção - NAOP CGU no Estado de Mato Grosso do Sul Junho de 2018 O Acesso à Informação

Leia mais