A Boa Gestão e o Bom Controle no Último Ano de Mandato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Boa Gestão e o Bom Controle no Último Ano de Mandato"

Transcrição

1 A Boa Gestão e o Bom Controle no Último Ano de Mandato Adriana Oliveira Conselheira Substituta - TCM/PA Cleber Mesquita dos Santos Analista de Controle Externo - TCM/PA

2 Nós não agimos corretamente porque temos virtude ou excelência. Ao contrário, temos virtude ou excelência por agir corretamente. Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Will Durant

3 A Administração Pública e a função de Controle: O Art. 15 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), já prescrevia que: a sociedade tem direito de pedir conta a todo agente público de sua administração. O dever de prestar contas é inerente a toda atividade pública, tendo a sociedade o direito de exigi-la, para o exercício do controle do poder.

4 O Controle como instrumento de concretização de direitos: Administração Pública constitui um conjunto de meios institucionais, patrimoniais, financeiros e humanos, organizados e necessários para executar as decisões políticas, ou seja, para execução concreta dos objetivos governamentais. Encontra-se naturalmente vinculada ao atendimento ao cumprimento da lei e, por conseguinte, do interesse público.

5 O Controle como instrumento de concretização de direitos: Daí dizer-se que o controle tem por objetivo assinalar as faltas e os erros a fim de que se possa repará-los e evitar sua repetição. Mas, acima de tudo, pretende proporcionar à Administração Pública subsídios para assegurar o bom gerenciamento dos negócios públicos.

6 Retrospectiva da implantação do Controle Interno nos municípios do Estado do Pará: Edição da Resolução nº 7.739/2005- TCM/PA que dispôs sobre a obrigatoriedade de implantação do sistema de controle interno, nos termos da Constituição Federal. Inúmeros Encontros, Seminários, Cursos, Oficinas e congêneres foram realizados pelo TCM/PA com o objetivo de capacitar os jurisdicionados e auxiliá-los no cumprimento do normativo.

7 Retrospectiva da implantação do Controle Interno nos municípios do Estado do Pará: Ao longo do tempo, observou-se, predominantemente, a atuação restrita ao exame e validação de informações sob os aspectos exclusivos da legalidade e da formalidade.

8 Contexto Atual - Desafios a serem enfrentados no exercício do controle: Cultura da corrupção; Déficit de legitimidade; e Ruptura de paradigmas.

9 Cultura da corrupção Ibope (2006) 75% afirmaram que cometeriam atos de corrupção se tivessem oportunidade de fazê-lo; 59% afirmaram que, se fossem autoridades, contratariam familiares ou amigos para cargos de confiança; 43% disseram que aproveitariam viagens oficiais para lazer próprio e dos familiares.

10 Cultura da corrupção: Datafolha (2009): 36% dos ouvidos já pagaram propina; 27% receberam troco a mais e não devolveram; 79% acreditam que os eleitores vendem seus votos; 13% admite já ter trocado o voto por emprego, dinheiro ou presente (esse índice chega a 19% na região nordeste).

11 Cultura da corrupção: AMB (2010) 41% dos eleitores conhecem pessoas que venderam o voto. Vox Populi (2008) Apenas 4% dos brasileiros afirmaram que confiam na maioria das pessoas que conhecem.

12 Cultura da corrupção: UNB (2008) 50,3% dos brasileiros afirmaram que contratariam parentes se fossem servidores públicos; 28,1% afirmaram que utilizariam cartões corporativos com despesas pessoais;

13 Cultura da corrupção: UNB (2008) 19,9% disseram que levariam material escolar do trabalho para casa e outros 44,3% pediriam autorização ao chefe antes de fazê-lo; No caso dos servidores públicos, 22,5% admitiu já ter desobedecido alguma lei e outros 18,1% confessaram ter cobrado propina para atender alguma reivindicação legítima dos cidadãos.

14 Cultura da corrupção: Universidade de Porto (2007) Pesquisa demonstrou que nos países onde há mais alunos que colam (copiam) há também mais corrupção. Datafolha (2009) 31% dos entrevistados colaram em provas ou concursos, sendo 49% entre os jovens.

15 Cultura da corrupção: Brasmarket (2006) Pesquisa apontou que para cada 4 grupos de pais que afirmaram que criariam seus filhos para serem espertos e sonegadores, 2 disseram que os criariam para serem honestos.

16 Cultura da corrupção: Unicarioca (2015) 58% dos alunos já pediram para colocar nome em trabalho de grupo sem ter participado; 68% já copiaram textos da internet para aposentar em trabalhos; 59% assinaram lista de presença em nome de colega; 69% já colaram em provas.

17 Déficit de Legitimidade: Ranking da confiança: AMB (2007) 85% dos brasileiros acham que é possível combater a corrupção e apontam as instituições mais relevantes nessa missão: Polícia Federal: 25%; Ministério Público: 22,8%; Sociedade Civil: 12,9%; Poder Judiciário: 9,7%; Tribunal de Contas da União: 5%; Controladoria-Geral da União: 4,8%

18 (Os dados estatísticos anteriormente demonstrados foram apresentados no XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em Recife, de 01 a , pelo Exmo. Procurador Regional da República, Dr. Fábio George Cruz da Nóbrega, Conselheiro do CNMP).

19 Déficit de Legitimidade: Mazelas do controle tradicional alimentadoras de um círculo vicioso com a administração pública. Desperdícios de recursos públicos e frustração das expectativas da sociedade. A sensação de impunidade gerada pelo ciclo da responsabilização que não se fecha e que ressalta a ineficiência das instituições perante a sociedade.

20 Ruptura de paradigmas: Combate ao sentimento de inutilidade de ação estatal círculo virtuoso do controle - concretização de políticas públicas mudança de realidade. Trabalho em rede isoladamente somos insuficientes. Estímulo ao controle social e capacitação da cidadania (cidadão bem informado, consciente de seus deveres e direitos, tem melhores condições de influenciar a vida política e escolhas de prioridades).

21 De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa

22 Perspectivas da atuação do Controle Interno na promoção da boa gestão: Criação e execução de controles efetivos para evitar abusos, fraudes e, de combate à corrupção e principalmente ao desperdício. Proporcionar à Administração Pública subsídios para assegurar o bom gerenciamento dos negócios públicos (recursos escassos X necessidades infinitas).

23 Perspectivas da atuação do Controle Interno na promoção da boa gestão: Assegurar transparência com a substituição de controles burocráticos por controles sociais (disponibilizar dados X disponibilizar informações). Promover a boa governança que, no setor público, compreende as boas práticas de liderança, estratégia e controle.

24 Perspectivas da atuação do Controle Interno na promoção da boa gestão: Novo paradigma de controle o bom controle alçado à condição de direito fundamental na sociedade contemporânea. Os direitos conquistados só se consolidam quando efetivamente usufruídos.

25 "A esperança é uma orientação do espírito, uma orientação do coração. Não é a convicção de que algo dará certo, mas a certeza de que algo faz sentido, independentemente dos seus resultados. Vaclav Havel

26 Grata! Adriana Oliveira Conselheira Substituta-TCM/PA (91)

27 VEDAÇÕES E PRAZOS EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO

28 DESPESA COM PESSOAL LRF, art. 21, parágrafo único: "Também é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão referido no art. 20." Portanto, não apenas fica vedado o pagamento de majoração de despesas com pessoal, mas veda-se a prática do ato em si, do qual resulte nesse aumento.

29 DESPESA COM PESSOAL EXCEÇÕES: a. Não alcança os aumentos originários de vantagens pessoais, tais como a progressão na carreira, com previsão legal; anuênios; triênios; quinquênios e saláriofamília; b. Não veda o abono concedido aos profissionais do ensino básico para que se atenda à Emenda Constitucional nº 53/2007, que destina 60% do FUNDEB para os profissionais da educação básica;

30 EXCEÇÕES: DESPESA COM PESSOAL c. Não impede a nomeação de servidores públicos em concurso público, desde que homologado antes do período de vedação eleitoral; d. Não impede a concessão de revisão salarial geral anual aos servidores públicos, prevista no inciso X, do art. 37, da Constituição Federal, desde que a lei seja editada antes de 5 de julho, que haja dotação orçamentária específica, dispositivo que conste na LDO e declaração do ordenador de despesa, conforme art. 16, I, da LRF.

31 DESPESA COM PESSOAL Lei Eleitoral De acordo com a Lei nº 9.504/97, é expressamente vedado aos gestores, a partir dos 03 (três) meses que antecedem a eleição, até a posse dos eleitos: nomear, contratar, ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional.

32 DESPESA COM PESSOAL Lei Eleitoral Exceções: a. Nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança; b. Nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o início daquele prazo; c. Nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do Chefe do Poder Executivo;

33 RESTOS A PAGAR Conforme estabelecido no art. 42, caput, da LRF, é vedado ao titular de Poder ou órgão contrair despesas nos últimos 08 (oito) meses do último ano de mandato, ou seja, no período de 01/05 a 31/12, que não possam ser cumpridas de forma integral dentro do exercício financeiro, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte, sem que haja disponibilidade de caixa para este efeito.

34 RESTOS A PAGAR É necessário o pagamento, ou a existência de disponibilidade financeira suficiente, para o cumprimento das parcelas empenhadas e liquidadas no exercício, contraídas nesses últimos 8 (oito) meses. As parcelas a serem liquidadas devem ser pagas com recursos consignados nos orçamentos respectivos.

35 RESTOS A PAGAR A vedação do art. 42, da LRF, não atinge o empenho de despesas contraídas antes dos 8 (oito) meses finais, do exercício de último ano de mandato, mas sim o reconhecimento de novos compromissos, por meio de contratos, ajustes ou outros instrumentos congêneres, sem que haja disponibilidade de caixa para o respectivo pagamento.

36 RESTOS A PAGAR Recursos com vinculação específica, como os provenientes de convênios, FUNDEB e reservas previdenciárias, não devem ser considerados disponíveis para pagamento de despesas de natureza diversa. O cancelamento de restos a pagar liquidados e processados é ilegal, salvo em situações excepcionais, em que o objeto da obrigação deixa de existir ou é devolvido, abrindo-se a possibilidade de um estorno da obrigação, com a devida comprovação. É ilegal o cancelamento/anulação de empenhos de despesas liquidadas.

37 RESTOS A PAGAR De acordo com o art. 42, da LRF, as despesas decorrentes de obrigações contraídas nos últimos 02 (dois) quadrimestres, deverão ser pagas até o final do ano ou, se for o caso, ser pagas no ano seguinte com recursos provisionados no ano anterior. Da previsão legal em questão, destacam-se as seguintes considerações: a. As despesas dos contratos plurianuais serão inscritas segundo a competência do exercício financeiro;

38 RESTOS A PAGAR b. Para que se enquadre na exigência não basta contrair a obrigação das despesas, é necessário observar a competência da mesma, conforme art. 50, inciso II da LRF, em que a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência. Exemplo se tem com o pagamento da folha de pagamento do mês de dezembro que pode ser feito em janeiro do outro ano, entretanto, deve se deixar dinheiro para isso; c. Para efeitos desse artigo, o Poder ou órgão será responsabilizado individualmente;

39 PUBLICIDADE É vedado realizar despesas com publicidade dos órgãos públicos municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a média dos gastos nos últimos 3 (três) anos que antecederam o pleito ou do último ano imediatamente anterior à eleição. Essa operação deverá englobar todo o município, devendo abranger a administração direta e indireta.

40 PUBLICIDADE Configura abuso de autoridade, conforme disciplina o art. 74, da Lei nº 9.504/97, a infringência ao disposto no 1º do art. 37 da Constituição da República, in verbis: "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos".

41 PUBLICIDADE Fica vedada, a partir de 02/07/2016, a publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral

42 OUTRAS VEDAÇÕES Está proibida, desde o dia 01/01/2016, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados por lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. Vide Lei nº 9.504/97, art. 73, 10

43 OUTRAS VEDAÇÕES Lei Eleitoral Contratar shows artísticos com recursos públicos na realização de inaugurações (art. 75) O Município não pode permitir que candidato participe, a partir de 02 de julho de 2016, de inaugurações de obras públicas (art. 77)

44 MAIORES INFORMAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 002/2016/TCM-PA, de 28 de janeiro de APROVA O MANUAL DENOMINADO CONTAS PÚBLICAS E OUTROS PROCEDIMENTOS NO ÚLTIMO ANO DE MANDATO: ORIENTAÇÃO AOS GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS. Cabe-nos assentar que a orientação técnica em questão não pretende esvaziar a matéria, tão pouco pretende substituir o controle interno da própria administração pública municipal, no conhecimento e assunção das obrigações legais a que estão submetidas, trazendo, contudo, a necessária reflexão dos agentes políticos envolvidos.

45 GRATIDÃO O êxito da vida não se mede pelo caminho que você percorreu, mas sim pelas dificuldades que você superou no caminho. Abraham Lincoln

46 Cleber Mesquita Analista de Controle Externo - TCM/PA

GESTÃO RESPONSÁVEL EM FINAL DE MANDATO, COM FOCO NA LRF E NA LEI ELEITORAL

GESTÃO RESPONSÁVEL EM FINAL DE MANDATO, COM FOCO NA LRF E NA LEI ELEITORAL GESTÃO RESPONSÁVEL EM FINAL DE MANDATO, COM FOCO NA LRF E NA LEI ELEITORAL Resolução 002/2016/TCM/PA Analista de Controle Externo CLEBER MESQUITA VEDAÇÕES E PRAZOS EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO Analista de

Leia mais

Controle interno e o último ano de mandato. Flávia Cristina Mendonça Faria Da Pieve Auditora-Geral do Município de Belo Horizonte

Controle interno e o último ano de mandato. Flávia Cristina Mendonça Faria Da Pieve Auditora-Geral do Município de Belo Horizonte Controle interno e o último ano de mandato Flávia Cristina Mendonça Faria Da Pieve Auditora-Geral do Município de Belo Horizonte I SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Art. 74 da Constituição da República: sistema

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Regras para o último ano do mandato Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 0/2000) Art. 2, único Ato que resulte em aumento de despesa com

Leia mais

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO 1 ART. 42 - VEDAÇÕES de 1º de maio a 31 de dezembro: Contrair obrigação de despesa, nos últimos 8 meses, que não possa ser cumprida (paga)

Leia mais

CONGRESSO COSEMS RECOMENDAÇÕES PARA O CORRETO ENCERRAMENTO DE GESTÃO

CONGRESSO COSEMS RECOMENDAÇÕES PARA O CORRETO ENCERRAMENTO DE GESTÃO CONGRESSO COSEMS - 2016 RECOMENDAÇÕES PARA O CORRETO ENCERRAMENTO DE GESTÃO FONTES: 1.Recomendações para o encerramento da gestão municipal na saúde CONASEMS - Brasília, 2016 2. Tribunal de Contas do Estado

Leia mais

Tribunal de Contas do Distrito Federal Luiz Genédio 5ª. Inspetoria de Controle Externo Maio de 2010

Tribunal de Contas do Distrito Federal Luiz Genédio 5ª. Inspetoria de Controle Externo Maio de 2010 Tribunal de Contas do Distrito Federal Luiz Genédio 5ª. Inspetoria de Controle Externo Maio de 2010 Restrições para ano eleitoral Lei de Responsabilidade Fiscal LRF Legislação Eleitoral: Lei nº 9.504/97

Leia mais

Comunicado nº 02/2012

Comunicado nº 02/2012 Comunicado nº 02/2012 Aos: Senhores prefeitos, procuradores gerais dos municípios e executivos de Associações de Municípios. Referente: Condutas vedadas em ano eleitoral e prazo de desincompatibilização

Leia mais

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS -Previstasnosarts.73a78daLei9.504/97. - Agente público é quem exerce, ainda que transitoriamente, com ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura

Leia mais

A Lei n /97, que regula as eleições; prevê em seu art. 73 as condutas vedadas aos agentes públicos no período eleitoral.

A Lei n /97, que regula as eleições; prevê em seu art. 73 as condutas vedadas aos agentes públicos no período eleitoral. ELEITORAL: Após a promulgação da Emenda Constitucional n.º 16, de 04 de Junho de 1977, que possibilitou a reeleição, para o segundo mandato consecutivo de cargos eletivos do Poder Executivo. A Lei n. 9.504,

Leia mais

ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO

ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO COMPETÊNCIAS DO TCE EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DESPESAS COM PESSOAL A LRF prevê a nulidade do ato que resulte aumento

Leia mais

Conteúdo Principal. O processo de transição. A continuidade dos Programas Federais. Recursos do Fundo Nacional de Saúde/FNS

Conteúdo Principal. O processo de transição. A continuidade dos Programas Federais. Recursos do Fundo Nacional de Saúde/FNS Conteúdo Principal O processo de transição A continuidade dos Programas Federais Recursos do Fundo Nacional de Saúde/FNS Recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE e do Fundo de Manutenção

Leia mais

XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo COSEMS/SP

XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo COSEMS/SP XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo COSEMS/SP Compromissos, obrigações e vedações do Gestor Municipal no último Ano de governo, sob a ótica da Lei de Responsabilidade

Leia mais

VEDAÇÕES RELATIVAS A PUBLICIDADE E INAUGURAÇÕES

VEDAÇÕES RELATIVAS A PUBLICIDADE E INAUGURAÇÕES União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí UCAVI VEDAÇÕES RELATIVAS A PUBLICIDADE E INAUGURAÇÕES Rio do Sul, 23 de março de 2012. Marcionei Rengel Assessor Jurídico da UCAVI Lei nº 9.504/97 Art.

Leia mais

CALENDÁRIO DE RESPONSABILIDADES GESTORAS PARA O ENCERRAMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL RESPONSABILIDADES GESTORAS 01/10 15/10 20/10 30/10 31/10

CALENDÁRIO DE RESPONSABILIDADES GESTORAS PARA O ENCERRAMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL RESPONSABILIDADES GESTORAS 01/10 15/10 20/10 30/10 31/10 CALENDÁRIO DE RESPONSABILIDADES GESTORAS PARA O ENCERRAMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL OUTUBRO/2016 RESPONSABILIDADES GESTORAS 01/10 15/10 20/10 30/10 31/10 ÚLTIMO DIA - Envio do Projeto de Lei Orçamentária

Leia mais

COORDENAÇÃO-GERAL DE NORMAS DE CONTABILIDADE APLICADAS À FEDERAÇÃO CCONF. Resultado Subgrupos. LRF Art. 21, Parágrafo Único

COORDENAÇÃO-GERAL DE NORMAS DE CONTABILIDADE APLICADAS À FEDERAÇÃO CCONF. Resultado Subgrupos. LRF Art. 21, Parágrafo Único COORDENAÇÃO-GERAL DE NORMAS DE CONTABILIDADE APLICADAS À FEDERAÇÃO CCONF Resultado Subgrupos LRF Art. 21, Parágrafo Único Objetivo Interpretar o parágrafo único do artigo 21 da Lei de Responsabilidade

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO E ÉTICA ELEITORAL ELEIÇÕES 2012

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO E ÉTICA ELEITORAL ELEIÇÕES 2012 ELEIÇÕES 2012 ORIENTAÇÕES AOS AGENTES PÚBLICOS DESINCOMPATIBILIZAÇÃO E CONDUTAS VEDADAS PORTO ALEGRE 2012 APRESENTAÇÃO Considerando a incumbência legal desta Comissão de Acompanhamento e Ética Eleitoral

Leia mais

Vedações do Período Eleitoral Últimos 180 dias do Mandato

Vedações do Período Eleitoral Últimos 180 dias do Mandato Vedações do Período Eleitoral Últimos 180 dias do Mandato José Silvio Graboski de Oliveira Advogado, pós graduado em Direito Educacional O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Immanuel

Leia mais

RESTRIÇÕES PREVISTAS NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PARA ÚLTIMO ANO DE MANDATO E NA LEGISLAÇÃO ELEITORAL

RESTRIÇÕES PREVISTAS NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PARA ÚLTIMO ANO DE MANDATO E NA LEGISLAÇÃO ELEITORAL RESTRIÇÕES PREVISTAS NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PARA ÚLTIMO ANO DE MANDATO E NA LEGISLAÇÃO ELEITORAL Especificação Base Prazo LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Poderes Executivo e Legislativo Proibição

Leia mais

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS ELEIÇÕES 2018 Hugo Frederico Vieira Neves Assessor Jurídico do TRE/SC Apresentação Capítulo próprio destacado na Lei

Leia mais

Documento Assinado Digitalmente

Documento Assinado Digitalmente Porto Alegre, Terça-feira, 10 de Abril de 2018 Diário Oficial 5 DECRETO N 54.010, DE 9 DE ABRIL DE 2018. ATOS DO GOVERNADOR JOSÉ IVO SARTORI Praça Marechal Deodoro, s/nº - Palácio Piratini Porto Alegre

Leia mais

NORMA DE CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL - NOR 317

NORMA DE CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL - NOR 317 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL. APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 080, de 26/05/2014 VIGÊNCIA: 26/05/2014 NORMA DE CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL - NOR 317 1/7 SUMÁRIO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública Restos a Pagar - Parte 1 Prof. Cláudio Alves Lei 4.320/1964 Art. 36 Inscrevem-se em restos a pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cristópolis publica:

Prefeitura Municipal de Cristópolis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1365 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 021, de 02 de janeiro de 2017 - Dispõe sobre a suspensão dos efeitos dos atos de estabilidades financeiras, promoções,

Leia mais

NORMA DE CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL - NOR 317

NORMA DE CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL - NOR 317 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CONDUTA EM PERIODO ELEITORAL COD: NOR 317 APROVAÇÃO: NORMA DE CONDUTA EM PERÍODO ELEITORAL - NOR 317 2/6 ÍNDICE 1. FINALIDADE... 02 2. CONCEITUAÇÃO... 02 3

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Restos a Pagar - Parte 1 Prof. Cláudio Alves Lei 4.320/1964 Art. 36 Inscrevem-se em restos a pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Finanças Públicas e Orçamento de acordo com CF/88 Parte 4 Prof. Sergio Barata (FCC Procurador Pref. Campinas/SP 2016) Dentre as vedações estabelecidas

Leia mais

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários.

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários. Conteúdo da Aula Princípios Orçamentários. 1 Princípios Orçamentários Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade) Exclusividade (Art. 165, 8º da CF/88) Publicidade Equilíbrio Não Afetação de Receitas

Leia mais

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA Noções de Orçamento Público 63. Em uma situação de crise fiscal, um dos efeitos mais sentidos é a queda da

Leia mais

28/05/ Trabalho e Previdência - Eleições Considerações

28/05/ Trabalho e Previdência - Eleições Considerações 28/05/2010 - Trabalho e Previdência - Eleições 2010 - Considerações Texto elaborado em 30.04.2010 Sumário 1. Introdução 2. Feriado nacional 2.1 Expediente no dia de eleição 2.2 Empregado - Tempo gasto

Leia mais

RESOLUÇÃO SEGOV/SECCRI/AGE Nº 1, DE 10 DE JANEIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO SEGOV/SECCRI/AGE Nº 1, DE 10 DE JANEIRO DE 2018. RESOLUÇÃO SEGOV/SECCRI/AGE Nº 1, DE 10 DE JANEIRO DE 2018. Divulga normas eleitorais aplicáveis aos agentes públicos da Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo Estadual e recomenda as

Leia mais

Prof. Francisco Mariotti

Prof. Francisco Mariotti 1. Emenda Constitucional 95/2016 O novo Regime Fiscal da União A EC 95/2016 instituiu o chamado novo regime fiscal, segundo o qual as despesas públicas primárias poderão ter seu valor elevado no limite

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

Tópicos - Leis Orçamentárias

Tópicos - Leis Orçamentárias CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tópicos - Leis Orçamentárias Período 2013 2016 1) FCC - Auditor (TCE-SP)-2013 Consoante artigo 165 da Constituição Federal há três leis orçamentárias, todas de iniciativa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO VERDE CEP.: ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO VERDE CEP.: ESTADO DE MINAS GERAIS LEI MUNICIPAL Nº 1.830/98 Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso ix, do artigo 37 da Constituição

Leia mais

CONDUTAS VEDADAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

CONDUTAS VEDADAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS CONDUTAS VEDADAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS Elaboração Mauro A. Prezotto OAB/SC 12.082 Renata Guimarães OAB/SC 34.533 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. CONDUTAS VEDADAS... 4 1.1 VISÃO GERAL... 4 1.2. DAS CONDUTAS

Leia mais

Contexto A sistemática de financiamento da educação básica pública não tem acompanhado a evolução das demandas. Aconteceram avanços importantes no per

Contexto A sistemática de financiamento da educação básica pública não tem acompanhado a evolução das demandas. Aconteceram avanços importantes no per Qualidade e Financiamento da Educação Básica Carlos Eduardo Sanches 03/03/2016 Contexto A sistemática de financiamento da educação básica pública não tem acompanhado a evolução das demandas. Aconteceram

Leia mais

-Transparência da Gestão Fiscal

-Transparência da Gestão Fiscal DIREITO FINANCEIRO Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas Controle da execução orçamentária Parte - 1 Prof. Thamiris Felizardo -Transparência da Gestão Fiscal

Leia mais

Bom Dia!!! 13/2/2012

Bom Dia!!! 13/2/2012 Bom Dia!!! Condutas Necessárias dos Agentes Públicos Durante a Campanha Eleitoral Eleições 2012 Antônio Sá CVL/CEAL Normas Constitucionais Aplicáveis Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Princípios Orçamentários Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade)

Leia mais

Em 25 de janeiro de 2011.

Em 25 de janeiro de 2011. Nota Técnica nº 73/2011/CCONF/STN Em 25 de janeiro de 2011. ASSUNTO: Demonstrativos da Disponibilidade de Caixa e dos Restos a Pagar - Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF). - Esclarecimentos sobre o

Leia mais

ÚLTIMO ANO DE MANDATO

ÚLTIMO ANO DE MANDATO ÚLTIMO ANO DE MANDATO Confiatta, 30 de Setembro de 2016 Boletim 013/2016 - Informativo VEDAÇÕES DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL NO ÚLTIMO ANO DE MANDATO Estamos em ano de eleições municipais para a escolha

Leia mais

Cartilha de. Conduta. Legal nas Eleições 2018

Cartilha de. Conduta. Legal nas Eleições 2018 Cartilha de Conduta Legal nas Eleições 2018 1 Sumário Apresentação...3 Quem são os agentes públicos do Ifes?...3 Prazos de desincompatibilização para concorrer a cargos eletivos...3 Princípio básico...4

Leia mais

Cartilha de. Conduta. Legal nas Eleições 2018

Cartilha de. Conduta. Legal nas Eleições 2018 Cartilha de Conduta Legal nas Eleições 2018 1 Sumário Apresentação...3 Quem são os agentes públicos do Ifes?...3 Prazos de desincompatibilização para concorrer a cargos eletivos...3 Princípio básico...4

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. As Resoluções 40, 43 e 19 do Senado federal. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. As Resoluções 40, 43 e 19 do Senado federal. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Lei de Responsabilidade Fiscal Prof. Thamiris Felizardo RESOLUÇÃO Nº 40, DE 2001 Dispõe sobre os limites globais para o montante da dívida pública consolidada e da dívida pública mobiliária

Leia mais

É vedada a chama cauda orçamentária, inclusão de matéria de natureza não-financeira, no projeto de lei do orçamento;

É vedada a chama cauda orçamentária, inclusão de matéria de natureza não-financeira, no projeto de lei do orçamento; PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ORÇAMENTÁRIOS Princípio da Exclusividade Art. 165, 8 o da CRFB/1988: 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa,

Leia mais

ESTÁGIOS DA DESPESA. EMPENHO: cria para o Estado a obrigação de pagamento.

ESTÁGIOS DA DESPESA. EMPENHO: cria para o Estado a obrigação de pagamento. ESTÁGIOS DA DESPESA EMPENHO: cria para o Estado a obrigação de pagamento. LIQUIDAÇÃO: verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Leia mais

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO.

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO. AULA Nº 1 PPA - LDO LOA Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br . PPA LDO LOA 2016 2016 2017 2017 2018 2018 2019 2019 Art. 167 (...) 1º Nenhum investimento cuja execução

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O ANO ELEITORAL

ORIENTAÇÕES PARA O ANO ELEITORAL ORIENTAÇÕES PARA O ANO ELEITORAL 2018 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 4 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 6 CALENDÁRIO 2018 7 CONDUTAS VEDADAS EM ANO ELEITORAL 11 ÁREAS TEMÁTICAS PUBLICIDADE 12 Veiculação de publicidade

Leia mais

Siglas deste documento:

Siglas deste documento: O Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) possui 13 itens a serem observados para a efetivação de uma transferência voluntária. Veja adiante a legislação relativa a cada

Leia mais

FASES DA DESPESA. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

FASES DA DESPESA. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado FASES DA DESPESA Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado FASES DA DESPESA Empenho Liquidação Pagamento EMPENHO Conceito: reserva de dotação orçamentária Dotação orçamentária: valor autorizado para a despesa constante

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Legislação Aplicável: Arts. 165 a 169 da CRFB Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução

Leia mais

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art.

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI N o 10.028, DE 19 DE OUTUBRO DE 2000. Altera o Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, a Lei n o 1.079, de 10 de abril de 1950, e o Decreto-Lei n o 201, de 27 de fevereiro de

Leia mais

TABELA 8 RELATÓRIO E PARECER CONCLUSIVO DA UNIDADE EXECUTORA DO CONTROLE INTERNO

TABELA 8 RELATÓRIO E PARECER CONCLUSIVO DA UNIDADE EXECUTORA DO CONTROLE INTERNO RELATÓRIO E PARECER CONCLUSIVO DA UNIDADE EXECUTORA DO CONTROLE INTERNO Emitente: [unidade executora do controle interno] Gestor responsável: [identificação do gestor responsável pela execução orçamentária

Leia mais

MONITORAMENTO DA META 18 DO PNE Implicações do Período Eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal

MONITORAMENTO DA META 18 DO PNE Implicações do Período Eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal MONITORAMENTO DA META 18 DO PNE Implicações do Período Eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal José Silvio Graboski de Oliveira Advogado, pós graduado em Direito Educacional O homem não é nada além

Leia mais

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA JOÃO LELES AFO TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS AGENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS ELEIÇÕES 2016

ORIENTAÇÕES AOS AGENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS ELEIÇÕES 2016 Procuradoria Geral do Município de Belo Horizonte Gerência de Atividades em Procedimentos de Controle Externo GPCE ORIENTAÇÕES AOS AGENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS ELEIÇÕES 2016 Belo Horizonte Novembro - 2015

Leia mais

RESTOS A PAGAR. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

RESTOS A PAGAR. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado RESTOS A PAGAR Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado CONCEITO Consideram-se restos a pagar as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro (Lei 4.320/1964, art. 36) Pertencem ao exercício financeiro

Leia mais

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA)

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) JOÃO LELES AFO PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária para investimento

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 241, DE 2016 Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal. Autor:

Leia mais

Planejamento, Prestação de Contas e Transparência. Angelita Adriane de Conto Assessora Contábil - UVESC

Planejamento, Prestação de Contas e Transparência. Angelita Adriane de Conto Assessora Contábil - UVESC Planejamento, Prestação de Contas e Transparência. Angelita Adriane de Conto Assessora Contábil - UVESC O Planejamento Público face as Legislações Vigentes C.F 1988 Art. 165 - Leis de iniciativa do Poder

Leia mais

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III Curso/Disciplina: Direito Financeiro Aula: Direito Financeiro - 27 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III LRF ART. 23 EXCEÇÕES A SANÇÃO DO

Leia mais

Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017.

Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017. Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do Art. 37 da Constituição

Leia mais

Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de Prof. Dr.

Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de Prof. Dr. Disciplina de Orçamento Público do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília IFB. 2º Semestre de 2017. Prof. Dr. Paulo Eduardo N. de M. Rocha. Os Orçamentos não são apenas

Leia mais

Controle Interno na Administração Pública. Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor

Controle Interno na Administração Pública. Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor Controle Interno na Administração Pública Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor Controle Interno A origem do controle está estabelecida na Lei 4.320/64. Constituição Federal de 1988. Lei

Leia mais

01. (CESPE EBSERH/2018 ANALISTA ADMINISTRATIVO) A função estabilizadora do orçamento público diz respeito à capacidade do governo de combater os

01. (CESPE EBSERH/2018 ANALISTA ADMINISTRATIVO) A função estabilizadora do orçamento público diz respeito à capacidade do governo de combater os JOÃO LELES AFO 01. (CESPE EBSERH/2018 ANALISTA ADMINISTRATIVO) A função estabilizadora do orçamento público diz respeito à capacidade do governo de combater os desequilíbrios regionais e sociais por meio

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO Nº 5168 de 14 de janeiro de 2010. Dispõe sobre a programação financeira do Poder Executivo com vistas à compatibilização entre a realização da receita e a execução da despesa para o exercício financeiro

Leia mais

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS ARNALDO GOMES FLORES Fonte: Fonte: Fonte: Questão central Como garantir que os programas governamentais cumpram suas finalidades declaradas?

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL Nº de 23/11/2009

DIÁRIO OFICIAL Nº de 23/11/2009 DIÁRIO OFICIAL Nº. 31550 de 23/11/2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2009 Número de Publicação: 45269 O Defensor Público Geral no uso das atribuições que lhe confere o Art. 8º, da Lei

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura de Municipal de Nova Fátima, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos, vem a PUBLICAR:

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura de Municipal de Nova Fátima, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos, vem a PUBLICAR: BAHIA PODER EXECUTIVO ANO 2018 A Prefeitura de Municipal de Nova Fátima, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos, vem a PUBLICAR: RGF DO 3º QUADRIMESTRE DE 2017 DA PM DE NOVA FÁTIMA BA LEI

Leia mais

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas publica:

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas publica: Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas 1 Segundafeira Ano III Nº 329 Esta edição encontrase no site: www.brotasdemacaubas.ba.io.org.br em servidor certificado ICPBRASIL Prefeitura Municipal de Brotas

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Conceito e requisitos da Despesa Pública Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Conceito e requisitos da Despesa Pública Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo ESTÁGIOS DA DESPESA Os estágios da despesa são: fixação, programação, empenho, liquidação e pagamento. a)fixação: é o montante da despesa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NELSON ROCHA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NELSON ROCHA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NELSON ROCHA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTO PÚBLICO: P (Instrumento de Programação) Ciclo Orçament amentário: ELABORAÇÃO EXECUÇÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS Exercício cio Financeiro:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: 1 Quinta-feira Ano V Nº 1393 Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Decreto Nº. 002 De 03 De Janeiro De 2017 - Delega competência para a expedição de Portarias aos Secretários Municipais. Decreto Nº.

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais

FASES DA DESPESA. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

FASES DA DESPESA. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado FASES DA DESPESA Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado FASES DA DESPESA Empenho Liquidação Pagamento EMPENHO Conceito: reserva de dotação orçamentária Dotação orçamentária: valor autorizado para a despesa constante

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo i)condições para o gasto Art. 169 1º A concessão de qualquer

Leia mais

Conteúdo da Aula. Restos a Pagar.

Conteúdo da Aula. Restos a Pagar. Conteúdo da Aula Restos a Pagar. 1 Restos a Pagar Conceito: Despesas EMPENHADAS, mas NÃO PAGAS até 31/12. Lei nº 4.320/64: Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até

Leia mais

Lei /2015: As Regras para a propaganda eleitoral 2016.

Lei /2015: As Regras para a propaganda eleitoral 2016. Lei 13.165/2015: As Regras para a propaganda eleitoral 2016. Calendário eleições 2016. Agosto: -05: último dia para realizações de convenções partidárias. -15: Último dia para os partidos e coligações

Leia mais

Planejamento na Administração Pública

Planejamento na Administração Pública Planejamento na Administração Pública Organização da Administração Pública DIRETA CHEFE Ministérios Secretarias de Estado Secretarias ou Diretoria Municipal Organização da Administração Pública Art. 175

Leia mais

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A COMUNICADO SICAP Com o objetivo de assegurar o completo funcionamento do SICAP, o Tribunal de Contas vem reiterar, que

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública Prof. Cláudio Alves A Concessão do Suprimento de Fundos será a critério do Ordenador de Despesas e sob sua inteira responsabilidade, entretanto o

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto

Leia mais

I N F O R M A T I V O

I N F O R M A T I V O I N F O R M A T I V O Edição nº 002, de 24 de janeiro de 2012 UMA EMPRESA A SERVIÇO DO SEU MUNICÍPIO CARTILHA Vedações, Providências de Final de Mandato e Condutas Vedadas nas Eleições/2012. Fontes: www.agu.gov.br

Leia mais

Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2017 Edição N Caderno I

Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2017 Edição N Caderno I 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 MUNICÍPIO DE BARRA DA ESTIVA - BA RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DEMONSTRATIVO DAS RECEITAS E DESPESAS COM MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MDE ORÇAMENTOS

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE RONDÔNIA

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE RONDÔNIA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE RONDÔNIA RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL 2º QUADRIMESTRE - 2015 RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL 2º QUADRIMESTRE - 2015 DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE RONDÔNIA MARCUS EDSON DE LIMA

Leia mais

NOTA TÉCNICA CNM Nº 31/2016

NOTA TÉCNICA CNM Nº 31/2016 NOTA TÉCNICA CNM Nº 31/2016 Brasília, 15 de dezembro de 2016. ÁREA: Contabilidade Pública TÍTULO: Encerramento de Exercício de Mandato de 2016 REFERÊNCIA (S): Lei Complementar 101/2000 Lei de Responsabilidade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 916 Prefeitura Municipal de publica: Relatório de Gestão Fiscal 1º Quadrimestre 2018 Gestor - Elizangela Ramos Andrade Garcia / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicação

Leia mais

AULA 13: ETAPAS E ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA

AULA 13: ETAPAS E ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA 1 AULA 13: ETAPAS E ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA João Pessoa 2016 Profª Ma. Ana Karla Lucena aklucenagomes@gmail.com Etapas da Receita e da Despesa Orçamentária 2 As etapas da receita e da despesa são as

Leia mais

Princípios da Administração Pública

Princípios da Administração Pública Princípios da Administração Pública PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Conceito: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II da CF). O Princípio da legalidade

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014).

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). 1 NOTA TÉCNICA Nº 15/2013 Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais

Leia mais

DECRETO Nº 2, de 02 de janeiro de 2015.

DECRETO Nº 2, de 02 de janeiro de 2015. Diário Oficial Número: 26447 Data: 02/01/2015 Título: DECRETO 1-15 Categoria:» PODER EXECUTIVO» DECRETO Link permanente: http://www.iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/html/3886/#e:3886/#m:722066 DECRETO

Leia mais

SEMINÁRIO MACRORREGIONAL SOBRE O CONTROLE SOCIAL REGIÃO METROPOLITANA. 31 de outubro de 2013 Auditório da Fetag Porto Alegre - RS

SEMINÁRIO MACRORREGIONAL SOBRE O CONTROLE SOCIAL REGIÃO METROPOLITANA. 31 de outubro de 2013 Auditório da Fetag Porto Alegre - RS SEMINÁRIO MACRORREGIONAL SOBRE O CONTROLE SOCIAL REGIÃO METROPOLITANA 31 de outubro de 2013 Auditório da Fetag Porto Alegre - RS LEI COMPLEMENTAR N 141/2012 E O PROCESSO DE FINANCIAMENTO DO SUS Sistema

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 860 Prefeitura Municipal de publica: Relatório de Gestão Fiscal - 2º Semestre 2017. Relatório de Gestão Fiscal - 3º Quadrimestre 2017. Gestor - Elizangela Ramos Andrade

Leia mais

Conceito Constitucional

Conceito Constitucional Conceito Constitucional MINISTÉRIO PÚBLICO (CRFB, 127) Instituição permanente; Essencial à função jurisdicional do Estado; Para defesa da ordem jurídica; do regime democrático; dos interesses sociais e

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2211 Prefeitura Municipal de publica: Republicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária - 6º Bimestre 2016 Decreto Financeiro n 368/2016, 01 de dezembro de 2016

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Além da LC 101-2000, a Lei 10.028-2000 também tem por finalidade, de maneira mais específica, versar sobre penalidades a serem atribuídas

Leia mais