Prefeitura Municipal de Cristópolis publica:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prefeitura Municipal de Cristópolis publica:"

Transcrição

1 Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1365 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 021, de 02 de janeiro de Dispõe sobre a suspensão dos efeitos dos atos de estabilidades financeiras, promoções, gratificações, e licenças prêmio, ocorridas nos últimos 180 (cento e oitenta) dias do término do mandato, que encerrou-se em 31/12/2016, e dá outras providências. Portaria Nº 032, de 02 de janeiro de Nomeia em cargo de comissionado de Diretor da Divisão de Programas e Projetos Sociais e dá outras providencias. Portaria Nº 033, de 02 de janeiro de Nomeia em cargo de comissionado de Chefe do Setor de Folha de Pagamento e dá outras providencias. Portaria Nº 034, de 02 de janeiro de Determinação, de ofício, a instauração de processo administrativo para analisar e adotar as medidas cabíveis, concernentes às estabilidades financeiras, promoções, gratificações, e licenças prêmio, ocorridas nos últimos 180 (cento e oitenta) dias do término do mandato, que encerrou-se em 31/12/2016, bem como avaliar o interesse público e a necessidade do serviço público das mesmas, e dá outras providências. Portaria Nº 035, de 02 de janeiro de Nomeia em cargo de comissionado de Diretora da Divisão de Planejamento e dá outras providencias. Portaria Nº 036, de 02 de janeiro de Nomeia em cargo de comissionado de Diretora da Divisão de Unidade de Saúde e dá outras providencias. Portaria GAB Nº 037, de 02 de janeiro de Concede de férias aos servidores que indica e dá outras providencias. Regimento Interno da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de -BA. Errata - Portaria GAB Nº 011, de 02 de janeiro de Designa local de exercício de servidores que indica e dá outras providencias. Gestor - Gilson Nascimento De Souza / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicação Av. Major Claro, nº 160

2 2 - Ano X - Nº 1365 Decretos Dispõe sobre a suspensão dos efeitos dos atos de estabilidades financeiras, promoções, gratificações, e licenças prêmio, ocorridas nos últimos 180 (cento e oitenta) dias do término do mandato, que encerrou-se em 31/12/2016, e dá outras providências

3 3 - Ano X - Nº 1365 Conquanto o Poder Executivo tenha cumprido o limite estabelecido no artigo 20, inciso III, alínea b, foi ultrapassado o chamado limite prudencial artigos 59, da LRF. Fica a Administração advertida quanto a obrigatoriedade de adoção das providências de controle estabelecidas no dispositivo legal anteriormente citado, para verificação nas contas dos exercícios subsequentes, atentando para as penalidades referidas, na hipótese de omissão. (grifo originais). Art. 22. A verificação do cumprimento dos limites estabelecidos nos arts. 19 e 20 será realizada ao final de cada quadrimestre. Parágrafo único. Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite, são vedados ao Poder ou órgão referido no art. 20 que houver incorrido no excesso: I - concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título, salvo os derivados de sentença judicial ou de determinação legal ou contratual, ressalvada a revisão prevista no inciso X do art. 37 da Constituição; II - criação de cargo, emprego ou função; III - alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; IV - provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal a qualquer título, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança; V - contratação de hora extra, salvo no caso do disposto no inciso II do 6o do art. 57 da Constituição e as situações previstas na lei de diretrizes orçamentárias.

4 4 - Ano X - Nº 1365 in verbis Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de: I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes; II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias. Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

5 5 - Ano X - Nº º Os atos que criarem ou aumentarem despesa de que trata o caput deverão ser instruídos com a estimativa prevista no inciso I do art. 16 e demonstrar a origem dos recursos para seu custeio. 2º Para efeito do atendimento do 1º, o ato será acompanhado de comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo referido no 1º do art. 4º, devendo seus efeitos financeiros, nos períodos seguintes, serem compensados pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa. "a faculdade de invalidação dos atos administrativos pela própria Administração é bem mais ampla que a que se concede à Justiça comum. A administração pode desfazer seus próprios atos por considerações de mérito e de ilegalidade, ao passo que o Judiciário só os pode invalidar quando ilegais. Donde se dizer que a Administração controla seus próprios atos em toda a plenitude, isto é, sob os aspectos da oportunidade, conveniência, justiça, conteúdo, forma, finalidade, moralidade e legalidade, ou seja, da conformação do ato com o ordenamento jurídico a que a Administração se subordina para sua prática". (Direito Administrativo Brasileiro, Ed. Malheiros, 26ª edição, p.190).

6 6 - Ano X - Nº 1365

7 7 - Ano X - Nº 1365 Portarias Nomeia em cargo de comissionado de Diretor da Divisão de Programas e Projetos Sociais e dá outras providencias.

8 8 - Ano X - Nº 1365 Nomeia em cargo de comissionado de Chefe do Setor de Folha de Pagamento e dá outras providencias.

9 9 - Ano X - Nº 1365 Determinação, de ofício, a instauração de processo administrativo para analisar e adotar as medidas cabíveis, concernentes às estabilidades financeiras, promoções, gratificações, e licenças prêmio, ocorridas nos últimos 180 (cento e oitenta) dias do término do mandato, que encerrou-se em 31/12/2016, bem como avaliar o interesse público e a necessidade do serviço público das mesmas, e dá outras providências

10 10 - Ano X - Nº 1365 Art A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar. 1º - A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta ou indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, só poderão ser feitas: I - se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes; II - se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.

11 11 - Ano X - Nº º - Decorrido o prazo estabelecido na lei complementar referida neste artigo para a adaptação aos parâmetros ali previstos, serão imediatamente suspensos todos os repasses de verbas federais ou estaduais aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios que não observarem os referidos limites. 3º - Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotarão as seguintes providências: I - redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança; II - exoneração dos servidores não estáveis. 4º - Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal. 5º - O servidor que perder o cargo na forma do parágrafo anterior fará jus a indenização correspondente a um mês de remuneração por ano de serviço. 6º - O cargo objeto da redução prevista nos parágrafos anteriores será considerado extinto, vedada a criação de cargo, emprego ou função com atribuições iguais ou assemelhadas pelo prazo de quatro anos. 7º - Lei federal disporá sobre as normas gerais a serem obedecidas na efetivação do disposto no 4º. Art. 21. É nulo de pleno direito o ato que provoque aumento da despesa com pessoal e não atenda: I - as exigências dos arts. 16 e 17 desta Lei Complementar, e o disposto no inciso XIII do art. 37 e no 1º do art. 169 da Constituição; II - o limite legal de comprometimento aplicado às despesas com pessoal inativo. Parágrafo único. Também é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão referido no art. 20.

12 12 - Ano X - Nº 1365 Art. 22. A verificação do cumprimento dos limites estabelecidos nos arts. 19 e 20 será realizada ao final de cada quadrimestre. Parágrafo único. Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite, são vedados ao Poder ou órgão referido no art. 20 que houver incorrido no excesso: I - concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título, salvo os derivados de sentença judicial ou de determinação legal ou contratual, ressalvada a revisão prevista no inciso X do art. 37 da Constituição; II - criação de cargo, emprego ou função; III - alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; IV - provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal a qualquer título, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança; V - contratação de hora extra, salvo no caso do disposto no inciso II do 6º do art. 57 da Constituição e as situações previstas na lei de diretrizes orçamentárias. Art. 23. Se a despesa total com pessoal, do Poder ou órgão referido no art. 20, ultrapassar os limites definidos no mesmo artigo, sem prejuízo das medidas previstas no art. 22, o percentual excedente terá de ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro, adotando-se, entre outras, as providências previstas nos 3º e 4º do art. 169 da Constituição. 1º No caso do inciso I do 3º do art. 169 da Constituição, o objetivo poderá ser alcançado tanto pela extinção de cargos e funções quanto pela redução dos valores a eles atribuídos. 2º É facultada a redução temporária da jornada de trabalho com adequação dos vencimentos à nova carga horária. 3º Não alcançada a redução no prazo estabelecido, e enquanto perdurar o excesso, o ente não poderá: I - receber transferências voluntárias; II - obter garantia, direta ou indireta, de outro ente; III - contratar operações de crédito, ressalvadas as destinadas ao refinanciamento da dívida mobiliária e as que visem à redução das despesas com pessoal. 4º As restrições do 3º aplicam-se imediatamente se a despesa total com pessoal exceder o limite no primeiro quadrimestre do último ano do mandato dos titulares de Poder ou órgão referidos no art. 20.

13 13 - Ano X - Nº 1365 in casu ex officio

14 14 - Ano X - Nº 1365 Nomeia em cargo de comissionado de Diretora da Divisão de Planejamento e dá outras providencias.

15 15 - Ano X - Nº 1365 Nomeia em cargo de comissionado de Diretora da Divisão de Unidade de Saúde e dá outras providencias.

16 16 - Ano X - Nº 1365

17 17 - Ano X - Nº 1365

18 18 - Ano X - Nº 1365

19 19 - Ano X - Nº 1365

20 20 - Ano X - Nº 1365 Atos Administrativos

21 21 - Ano X - Nº 1365

22 22 - Ano X - Nº 1365

23 23 - Ano X - Nº 1365

24 24 - Ano X - Nº 1365

25 25 - Ano X - Nº 1365

26 26 - Ano X - Nº 1365

27 27 - Ano X - Nº 1365 Erratas Designa local de exercício de servidores que indica e dá outras providencias.

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo i)condições para o gasto Art. 169 1º A concessão de qualquer

Leia mais

Modelo 9 - DEMONSTRATIVO DOS LIMITES - RGF

Modelo 9 - DEMONSTRATIVO DOS LIMITES - RGF Nome da Entidade: CNPJ: 88124961000159 ORGÃO Nº: 57100 ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA QUE COMPÕEM AS INFORMAÇÕES DO MODELO 9: CNPJ Nome da Entidade Tipo É RPPS? Cód. Barras do RVE 96041330000102 DEP.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Estabilidade e vitaliciedade Prof. Thamiris Felizardo -Estabilidade -Lei 8112/90 Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS 2016 CONTABILIDADE PÚBLICA. Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas.

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS 2016 CONTABILIDADE PÚBLICA. Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS 2016 CONTABILIDADE PÚBLICA Prezado estudante, concursando! Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. Nunca desista de conquistar

Leia mais

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III Curso/Disciplina: Direito Financeiro Aula: Direito Financeiro - 27 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III LRF ART. 23 EXCEÇÕES A SANÇÃO DO

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS Autos da Ação Cautelar nº 0006407-68.2018.827.0000 A PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS,

Leia mais

DECISÃO. O relatório é dispensável. Inteligência do art. 165 do CPC.

DECISÃO. O relatório é dispensável. Inteligência do art. 165 do CPC. DECISÃO O relatório é dispensável. Inteligência do art. 165 do CPC. Verifica-se que a parte autora almeja, em sede de antecipação de tutela, que o requerido suspenda imediatamente as nomeações para cargos,

Leia mais

ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO / FINANCEIRO PARA GASTOS COM PESSOAL

ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO / FINANCEIRO PARA GASTOS COM PESSOAL ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO / FINANCEIRO PARA GASTOS COM PESSOAL Em cumprimento ao disposto nos art. 16 e 21 da Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000, e no parágrafo 1º e incisos do art.

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

Reunião COSEMS-CE. Lei /2014. Piso Salarial dos ACS e ACE

Reunião COSEMS-CE. Lei /2014. Piso Salarial dos ACS e ACE Reunião COSEMS-CE Lei 12.994/2014 Piso Salarial dos ACS e ACE O Piso Nacional criado corresponde ao vencimento inicial dos ACS e ACE (Art. 9º-A). Desse modo, o valor fixado não contempla eventuais adicionais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Finanças Públicas e Orçamento de acordo com CF/88 Parte 5 Prof. Sergio Barata Arts. 169, 2º - Decorrido o prazo estabelecido na lei complementar

Leia mais

Contexto A sistemática de financiamento da educação básica pública não tem acompanhado a evolução das demandas. Aconteceram avanços importantes no per

Contexto A sistemática de financiamento da educação básica pública não tem acompanhado a evolução das demandas. Aconteceram avanços importantes no per Qualidade e Financiamento da Educação Básica Carlos Eduardo Sanches 03/03/2016 Contexto A sistemática de financiamento da educação básica pública não tem acompanhado a evolução das demandas. Aconteceram

Leia mais

Aula 83 SERVIDOR PÚBLICO

Aula 83 SERVIDOR PÚBLICO Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Servidor Público: Exoneração por excesso de gasto. Demissão 83 Professor (a): Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira

Leia mais

LIMITES DE GASTOS COM PESSOAL. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

LIMITES DE GASTOS COM PESSOAL. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado LIMITES DE GASTOS COM PESSOAL Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado LEGISLAÇÃO BÁSICA Constituição Federal: art. 169 LC 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal): Art. 19, inciso III: DP total município = 60%

Leia mais

Aula 82 SERVIDOR PÚBLICO

Aula 82 SERVIDOR PÚBLICO Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Servidor Público: Exoneração por excesso de gasto 82 Professor (a): Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida

Leia mais

Piso Salarial dos ACS e ACE. Lei /14 e Decreto 8.474/15. Natal, 15 de julho de 2015.

Piso Salarial dos ACS e ACE. Lei /14 e Decreto 8.474/15. Natal, 15 de julho de 2015. Piso Salarial dos ACS e ACE Lei 12.994/14 e Decreto 8.474/15 Natal, 15 de julho de 2015. O Piso Nacional criado corresponde ao vencimento inicial dos ACS e ACE (Art. 9º- A). Desse modo, o valor fixado

Leia mais

Piso do Magistério e Plano Municipal de Educação

Piso do Magistério e Plano Municipal de Educação Piso do Magistério e Plano Municipal de Educação O DESAFIO DOS MUNICÍPIOS CARLOS EDUARDO SANCHES 20/08/2018 Financiamento da educação básica pública no esforço de estados e municípios com uma pequena participação

Leia mais

ESCLARECIMENTOS SOBRE A LEI /14 QUE INSTITUIU O PISO SALARIAL DOS ACS E ACE

ESCLARECIMENTOS SOBRE A LEI /14 QUE INSTITUIU O PISO SALARIAL DOS ACS E ACE ESCLARECIMENTOS SOBRE A LEI 12.994/14 QUE INSTITUIU O PISO SALARIAL DOS ACS E ACE 1. Orientação do CONASEMS em 2014 Documento publicado pelo CONASEMS em julho de 2014 intitulado ORIENTAÇÕES ACERCA DA APLICAÇÃO

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesa Obrigatória de caráter continuado. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesa Obrigatória de caráter continuado. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Prof. Thamiris Felizardo -Características -São despesas correntes -Duram mais de 2 exercícios financeiros -Dependem de ato normativo lei /MP /ato administrativo -As

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1.652/2014 DE 27/01/2014.

LEI MUNICIPAL Nº 1.652/2014 DE 27/01/2014. Rua Antônio José Carlos, 01 Centro Morrinhos do Sul RS CEP 95.577000 Fone: (0xx51)6051055 Fax: (0xx51)6051112 CNPJ Nº 93.317.980/000131 email: morrinhosdosul.@uol.com.br LEI MUNICIPAL Nº 1.652/2014 DE

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br 7) Despesa pública: os dispositivos que tratam do tema estão nos artigos 15 ao 28. Destaques: 1) Despesa Obrigatória

Leia mais

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art.

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo -Definição Art. 18. Para os efeitos desta Lei Complementar,

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Institui a gratificação de representação dos juízes estaduais no exercício da jurisdição federal, por delegação. Art.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barra do Rocha publica:

Prefeitura Municipal de Barra do Rocha publica: Prefeitura Municipal de Barra do Rocha 1 Quarta-feira Ano X Nº 884 Prefeitura Municipal de Barra do Rocha publica: Decreto nº 539/2014 - Dispõe sobre adoção de medidas para redução de despesas com pessoal,

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Legislação Aplicável: Arts. 165 a 169 da CRFB Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS CAMPUS XIX CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS CAMPUS XIX CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS CAMPUS XIX CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS RGF: UMA ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS FISCAIS DO MUNICÍPIO DE ARAMARI

Leia mais

Darcy Francisco Carvalho dos Santos Contador, economista e auditor de finanças públicas Agosto/2015

Darcy Francisco Carvalho dos Santos Contador, economista e auditor de finanças públicas Agosto/2015 Darcy Francisco Carvalho dos Santos Contador, economista e auditor de finanças públicas Agosto/2015 Esclarecimentos iniciais O Ministério Público de Contas recomendou a não aprovação das contas de 2014,

Leia mais

Sobre a recondução, começaremos destacando o art 41 2º da CRFB:

Sobre a recondução, começaremos destacando o art 41 2º da CRFB: Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 4 Monitora : Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos fazer mais algumas considerações sobre a recondução, vamos estudar

Leia mais

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal. 3º Quadrimestre Poder Judiciário

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal. 3º Quadrimestre Poder Judiciário Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal 3º Quadrimestre - 2014 Poder Judiciário Julho de 2015 Pág. 02 Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do DF - poder Judiciário Introdução

Leia mais

PRINCÍPIOS. Dica! A doutrina elenca uma serie de princípios. Aqui! Estudaremos introduzidos pela LRF-Lei de responsabilidade fiscal.

PRINCÍPIOS. Dica! A doutrina elenca uma serie de princípios. Aqui! Estudaremos introduzidos pela LRF-Lei de responsabilidade fiscal. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Financeiro / Aula 01 Professor: Luís Oliveira Castro Jungstedt Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Princípios do Direito Financeiro; Leis Orçamentárias.

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º, DE 2011 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame)

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º, DE 2011 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º, DE 2011 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) Requer informações ao Ministro de Estado da Saúde sobre as estimativas das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado, referente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE 1. ORÇAMENTO PÚBLICO 2. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO 3. LRF 1. ORÇAMENTO PÚBLICO: 2.1 CONCEITO: 16. Defina orçamento público: É

Leia mais

Perguntas de um turista ao Governador do Estado de Alagoas

Perguntas de um turista ao Governador do Estado de Alagoas Perguntas de um turista ao Governador do Estado de Alagoas Aldemario Araujo Castro Mestre em Direito Procurador da Fazenda Nacional Professor da Universidade Católica de Brasília - UCB Coordenador do curso

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT'ANA DO LIVRAMENTO - UCCI

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT'ANA DO LIVRAMENTO - UCCI PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT'ANA DO LIVRAMENTO - UCCI COMUNICADO UCCI Nº 005/03 ÓRGÃO: Gabinete do Prefeito ASSUNTO: Apuração das concessões de Horas Extras No cumprimento das atribuições estabelecidas

Leia mais

Direito Financeiro Procurador Legislativo 2ª fase

Direito Financeiro Procurador Legislativo 2ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Financeiro Procurador Legislativo 2ª fase 1) FGV - Proc (TCM-RJ)/TCM-RJ/2008 Em relação às despesas, assinale a afirmativa incorreta. a) A Lei Complementar 101/00,

Leia mais

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA.

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. Conteúdo da Aula Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. 1 Orçamento na CF/88 Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual (PPA); II - as diretrizes orçamentárias (LDO);

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1.628/2013 DE 12/12/2013.

LEI MUNICIPAL Nº 1.628/2013 DE 12/12/2013. Rua Antônio José Carlos, 01 Centro Morrinhos do Sul RS CEP 95.577000 Fone: (0xx51)6051055 Fax: (0xx51)6051112 CNPJ Nº 93.317.980/000131 email: morrinhosdosul.@uol.com.br LEI MUNICIPAL Nº 1.628/2013 DE

Leia mais

COORDENAÇÃO-GERAL DE NORMAS DE CONTABILIDADE APLICADAS À FEDERAÇÃO CCONF. Resultado Subgrupos. LRF Art. 21, Parágrafo Único

COORDENAÇÃO-GERAL DE NORMAS DE CONTABILIDADE APLICADAS À FEDERAÇÃO CCONF. Resultado Subgrupos. LRF Art. 21, Parágrafo Único COORDENAÇÃO-GERAL DE NORMAS DE CONTABILIDADE APLICADAS À FEDERAÇÃO CCONF Resultado Subgrupos LRF Art. 21, Parágrafo Único Objetivo Interpretar o parágrafo único do artigo 21 da Lei de Responsabilidade

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1.627/2013 DE 12/12/2013.

LEI MUNICIPAL Nº 1.627/2013 DE 12/12/2013. Rua Antônio José Carlos, 01 Centro Morrinhos do Sul RS CEP 95.577000 Fone: (0xx51)6051055 Fax: (0xx51)6051112 CNPJ Nº 93.317.980/000131 email: morrinhosdosul.@uol.com.br LEI MUNICIPAL Nº 1.627/2013 DE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ourolândia publica:

Prefeitura Municipal de Ourolândia publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 1063 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 415, de 11 de Setembro de 2017 - Ficam estabelecidas diretrizes para contenção de despesas de custeio e de pessoal, que

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral

SECRETARIA DA FAZENDA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO. Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Último Ano de Mandato: Principais Vedações da LRF e Lei Eleitoral Regras para o último ano do mandato Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 0/2000) Art. 2, único Ato que resulte em aumento de despesa com

Leia mais

Assunto: Contabilidade Governamental-Tesouro Nacional - Entendimento sobre a aplicação das penalidades previstas na Lei Complementar nº 101, de 2000.

Assunto: Contabilidade Governamental-Tesouro Nacional - Entendimento sobre a aplicação das penalidades previstas na Lei Complementar nº 101, de 2000. Ministério da Fazenda Secretaria do Tesouro Nacional Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Nota Técnica nº 22/2016/CCONF/SUCON/STN/MF-DF

Leia mais

VOTO EM SEPARADO I RELATÓRIO

VOTO EM SEPARADO I RELATÓRIO VOTO EM SEPARADO Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 27, de 2016, do Supremo Tribunal Federal, que dispõe sobre o subsídio do Ministro do Supremo

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Conceito e requisitos da Despesa Pública Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Conceito e requisitos da Despesa Pública Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo ESTÁGIOS DA DESPESA Os estágios da despesa são: fixação, programação, empenho, liquidação e pagamento. a)fixação: é o montante da despesa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caravelas publica:

Prefeitura Municipal de Caravelas publica: Prefeitura Municipal de Caravelas publica: Decreto Nº. 44 de 28 de Fevereiro de 2019 - Dispõe Sobre a Adoção de Medidas para se Evitar o Aumento de Despesas e dá Outras Providências. Portaria Nº 015/2019

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lagedo do Tabocal publica:

Prefeitura Municipal de Lagedo do Tabocal publica: Prefeitura Municipal de Lagedo do Tabocal 1 Quinta-feira Ano X Nº 1480 Prefeitura Municipal de Lagedo do Tabocal publica: Lei Nº 377/2018 - Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

Prof. Francisco Mariotti

Prof. Francisco Mariotti 1. Emenda Constitucional 95/2016 O novo Regime Fiscal da União A EC 95/2016 instituiu o chamado novo regime fiscal, segundo o qual as despesas públicas primárias poderão ter seu valor elevado no limite

Leia mais

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica:

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 667 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 015, de 01 de Maio de 2015 - Suspende e reduz temporariamente a realização de despesas na Administração Pública do Município

Leia mais

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal Poder Judiciário

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal Poder Judiciário Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal 2013 Poder Judiciário Setembro de 2013 1 Introdução A edição da Lei Complementar nº 101/2000 - a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) -

Leia mais

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal 1º Quadrimestre Poder Executivo

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal 1º Quadrimestre Poder Executivo Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal 1º Quadrimestre 2013 Poder Executivo Agosto de 2013 1 Introdução Desde meados de 2012 a economia brasileira passa por um período de baixo

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N o 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

LEI COMPLEMENTAR N o 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 LEI COMPLEMENTAR N o 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. As Mesas da Câmara dos Deputados

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itapicuru - Bahia

Prefeitura Municipal de Itapicuru - Bahia ANO VI - Edição Nº 377 BAHIA - 25 de Outubro de 2018 - Quinta-feira Praça da Bandeira, nº 58, centro, CEP: 48475-000, Itapicuru-BA PORTARIA Nº. 024, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 Designa servidor para representar

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andaraí publica:

Prefeitura Municipal de Andaraí publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1802 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº. 1.647, de 0 - Dispõe sobre a redução de despesas no âmbito do município de /ba e dá outras providências. Gestor - João

Leia mais

Controle interno e o último ano de mandato. Flávia Cristina Mendonça Faria Da Pieve Auditora-Geral do Município de Belo Horizonte

Controle interno e o último ano de mandato. Flávia Cristina Mendonça Faria Da Pieve Auditora-Geral do Município de Belo Horizonte Controle interno e o último ano de mandato Flávia Cristina Mendonça Faria Da Pieve Auditora-Geral do Município de Belo Horizonte I SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Art. 74 da Constituição da República: sistema

Leia mais

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal Poder Judiciário 2º Quadrimestre

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal Poder Judiciário 2º Quadrimestre Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal 2014 Poder Judiciário 2º Quadrimestre Novembro de 2014 1 Introdução O segundo quadrimestre de 2014 - período fiscal 1 l que vai de setembro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória publica:

Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória publica: Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória 1 Sexta-feira Ano VIII Nº 1304 Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória publica: REPUBLICAÇÃO COM CORREÇÃO - LEI MUNICIPAL Nº 1023, DE 23 DE NOVEMBRO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1736 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 292/2017, de 31 de maio de 2017 - Dispõe sobre a exoneração do cargo de Controle Interno, e dá outras providências. Decreto

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno PARECER de CONTROLE Nº 031/2012 ENTIDADE SOLICITANTE: Sistema de Previdência

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 2053 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 2.022/2018, - Promove o contingenciamento de despesas no exercício de 2018, no âmbito do poder executivo de palmeira

Leia mais

16 º CONGRESSO REGIONAL DA AMIPREM LRF E DESPESAS COM PESSOAL

16 º CONGRESSO REGIONAL DA AMIPREM LRF E DESPESAS COM PESSOAL 16 º CONGRESSO REGIONAL DA AMIPREM LRF E DESPESAS COM PESSOAL Marconi Braga Assessor de Conselheiro no TCEMG Mestre em Administração Pública Advogado Economista Professor de Planejamento Governamental

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1.566/2013 DE 03/05/2013.

LEI MUNICIPAL Nº 1.566/2013 DE 03/05/2013. Rua Antônio José Carlos, 01 Centro Morrinhos do Sul RS CEP 95.577000 Fone: (0xx51)6051055 Fax: (0xx51)6051112 CNPJ Nº 93.317.980/000131 email: morrinhosdosul.@uol.com.br LEI MUNICIPAL Nº 1.566/2013 DE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas publica:

Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas publica: Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas 1 Quinta-feira Ano IV Nº 732 Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas publica: Decreto N.º 4.010, de 05 de Setembro de 2016 - Dispõe sobre a adoção de medidas administrativas

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

É vedada a chama cauda orçamentária, inclusão de matéria de natureza não-financeira, no projeto de lei do orçamento;

É vedada a chama cauda orçamentária, inclusão de matéria de natureza não-financeira, no projeto de lei do orçamento; PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ORÇAMENTÁRIOS Princípio da Exclusividade Art. 165, 8 o da CRFB/1988: 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Finanças Públicas e Orçamento de acordo com CF/88 Parte 4 Prof. Sergio Barata (FCC Procurador Pref. Campinas/SP 2016) Dentre as vedações estabelecidas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

Nota Técnica 175/2016 Estimativa do impacto fiscal do Projeto de Lei da Câmara nº 27, de 2016.

Nota Técnica 175/2016 Estimativa do impacto fiscal do Projeto de Lei da Câmara nº 27, de 2016. Senado Federal 27/Junho/2016 Nota Técnica 175/2016 Estimativa do impacto fiscal do Projeto de Lei da Câmara nº 27, de 2016. Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle Senado Federal Endereço na

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 4 Professor Sergio Barata QUESTÕES 1) (FCC Analista Ministerial - Ciências Contábeis - MPE/AP 2012) A despesa,

Leia mais

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal Poder Executivo

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal Poder Executivo Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal 2012 Poder Executivo Abril de 2013 1 Introdução A desaceleração da economia brasileira em 2012, com crescimento de apenas 0,9% do Produto

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

PARECER JURÍDICO EMENTA: OBRIGAÇÕES DO GESTOR PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO - SANÇÕES INTERESSADO: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IPATINGA 1.

PARECER JURÍDICO EMENTA: OBRIGAÇÕES DO GESTOR PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO - SANÇÕES INTERESSADO: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IPATINGA 1. PARECER JURÍDICO EMENTA: OBRIGAÇÕES DO GESTOR PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO - SANÇÕES INTERESSADO: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IPATINGA 1. RELATÓRIO: Trata-se de consulta formulada pelo Secretário Municipal

Leia mais

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal Poder Judiciário

Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal Poder Judiciário Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do Distrito Federal 2016 Poder Judiciário Maio de 2017 Pág. 02 Boletim de Indicadores Fiscais dos Estados e do DF - poder Judiciário Introdução O panorama 1

Leia mais

GESTÃO RESPONSÁVEL EM FINAL DE MANDATO, COM FOCO NA LRF E NA LEI ELEITORAL

GESTÃO RESPONSÁVEL EM FINAL DE MANDATO, COM FOCO NA LRF E NA LEI ELEITORAL GESTÃO RESPONSÁVEL EM FINAL DE MANDATO, COM FOCO NA LRF E NA LEI ELEITORAL Resolução 002/2016/TCM/PA Analista de Controle Externo CLEBER MESQUITA VEDAÇÕES E PRAZOS EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO Analista de

Leia mais

ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO

ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO COMPETÊNCIAS DO TCE EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DESPESAS COM PESSOAL A LRF prevê a nulidade do ato que resulte aumento

Leia mais

O Prefeito Municipal de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

O Prefeito Municipal de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: LEI MUNICIPAL Nº 378, EM 11 DE OUTUBRO DE 2002. DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2003 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO SABER que

Leia mais

I DO RELATÓRIO Cuida-se de Consulta formulada pelo Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, nos seguintes termos:

I DO RELATÓRIO Cuida-se de Consulta formulada pelo Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, nos seguintes termos: PARECER Nº 1535/2011 - PG Processo nº: 008553/2011 TC Interessado: Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos Assunto: Consulta. EMENTA: CONSULTA. PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE. CUMPRIMENTO.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA Ano II Edição n 168 Caderno 03 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: DECRETO Nº 453/2018 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio Fernandes Rodrigues Simões

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1000

LEI MUNICIPAL Nº 1000 LEI MUNICIPAL Nº 1000 De 06 de Novembro de 2017 ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2018 DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. FRANCISCO CARLOS

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. Altera dispositivos da Lei n.º 11.170, de 26 de agosto de 2008, Plano das Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, modificando o sistema remuneratório

Leia mais

DECRETO Nº , DE 4 DE JANEIRO DE 2017.

DECRETO Nº , DE 4 DE JANEIRO DE 2017. DECRETO Nº 19.651, DE 4 DE JANEIRO DE 2017. Institui o Comitê para Gestão de Despesas de Pessoal (CGDEP). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, na forma do artigo 94,

Leia mais

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998.

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. (Atualizada em 21.06.2004) Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mirante publica:

Prefeitura Municipal de Mirante publica: Prefeitura Municipal de Mirante 1 Quinta-feira Ano Nº 2290 Prefeitura Municipal de Mirante publica: Decreto Nº 1.312, de 05 de Dezembro de 2018. - Determina medidas administrativas, no âmbito do poder

Leia mais

ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO PARA GASTOS COM PESSOAL. Projeção de Gastos com Pessoal Criação de em Comissão no Legislativo Municipal

ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO PARA GASTOS COM PESSOAL. Projeção de Gastos com Pessoal Criação de em Comissão no Legislativo Municipal ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO PARA GASTOS COM PESSOAL Projeção de Gastos com Pessoal Criação de em Comissão no Legislativo Municipal Exercício de 2013 Março Objetivo Criação de um cargo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: 1 Quinta-feira Ano V Nº 1393 Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Decreto Nº. 002 De 03 De Janeiro De 2017 - Delega competência para a expedição de Portarias aos Secretários Municipais. Decreto Nº.

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 12 Data: 11/06/2018 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itaquara publica:

Prefeitura Municipal de Itaquara publica: 1 Ano VIII Nº 435 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 460/2012 - Fixa os Subsídios de Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários do Município de para a Legislatura de 2013-2016, e dá outras providências.

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO Flexibilização dos prazos de recondução aos limites de Despesa com Pessoal e Dívida Consolidada Líquida em virtude de baixo crescimento do PIB Art. 66 da Lei Complementar nº 101/2000,

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2016

PROJETO DE LEI Nº /2016 PROJETO DE LEI Nº 028-03/2016 DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2017, e dá outras providências. IRINEU HORST, Prefeito Municipal de Colinas, RS, no uso de suas atribuições e

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1298 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 1.899/2015 - Estabelece medidas visando redução de despesas com pessoal na Administração Pública Municipal e dá outras

Leia mais

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA C.N.P.J / Rua 15 de Novembro, 08 Centro, CEP Utinga - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA C.N.P.J / Rua 15 de Novembro, 08 Centro, CEP Utinga - BA 2 LEI Nº 356, DE 28 DE OUTUBRO DE 2014. DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA O Prefeito Municipal de UTINGA-BAHIA,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: 1 Terça-feira Ano IX Nº 611 Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Lei Municipal N. 565/2016 30 de Agosto de 2016 - Dispõe sobre a fixação dos subsídios dos Vereadores da Câmara Municipal de Aurelino

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006. Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais