Sistema Respiratório. rio. Fisiologia Humana I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Respiratório. rio. Fisiologia Humana I"

Transcrição

1 Sistema Respirató Fisiologia Humana I

2 FUNÇÃO

3 Sistema Respirató Qual é a função do sistema respirató??

4 Sistema Respirató A função do sistema respirató é trocar os gases envolvidos no processo de respiração celular. Captar O2 atmosférico rico. Liberar CO2 produzido no organismo para o meio ambiente.

5 Sistema Respirató A respiração é dividida em 4 processos funcionais: Ventilação pulmonar: entrada e saída de ar Difusão de O2 e de CO2 entre os alvéolos e o sangue Transporte de O2 e Co2 no sangue para o inter e exter das célulasc Regulação da ventilação

6 COMPONENTES

7 Sistema Respirató O sistema respirató é constituído por: Fossas nasais Boca Faringe Laringe Traquéia Brônquios Bronquíolos olos Alvéolos Pulmões

8 Sistema Respirató FOSSAS NASAIS Filtração do ar: pêlos e cílios Aquecimento do ar: capilares sanguíneos Umidificação do ar: glândulas da mucosa

9 Sistema Respirató Mecanismos de defesa das vias aéreas: a Condicionamento Filtração Limpeza

10 Sistema Respirató Condicionamento do Ar: Quando o ar alcança a os alvéolos está aquecido, umidificado e quase desprovido de partículas. BOCA, FARINGE, NARIZ E FARINGE

11 Sistema Respirató Mecanismos de filtração e limpeza: Remove partículas, como poeira. Remove bactérias, gases e vapores irritantes ou tóxicos. t Manter os alvéolos praticamente estéreis

12 Sistema Respirató FARINGE Permite a passagem do bolo alimentar. Permite a passagem do ar. Dupla função controlada pela epiglote.

13 Sistema Respirató LARINGE Formada por músculo e cartilagem É nela que se encontra a epiglote que impede a entrada do bolo alimentar nas vias respiratórias. É nela que se encontram as cordas vocais.

14 Sistema Respirató TRAQUÉIA Situa-se à frente do esôfago. Constituída por anéis de cartilagem. Revestida por glândulas produtoras de muco (umidificação) e células ciliadas (filtração).

15 Sistema Respirató BRÔNQUIOS E BRONQUÍLOS Resultam da bifurcação da traquéia. Revestidos por uma mucosa lubrificante e ciliada e musculatura lisa. Quando atingem 0,5-1 mm de diâmetro designam-se bronquíolos

16 Sistema Respirató Alvéolos Pulmonares Recobertos por capilares sanguíneos e revestidos por fibras elásticas onde ocorre a hematose. Hematose: troca de Hematose: troca de O2 por Co2.

17 Sistema Respirató Pulmões Localizados na caixa torácica. Limitados antermente pelo esterno, postermente pela coluna vertebral e infermente pelo diafragma.

18 Sistema Respirató Nos pulmões os brônquios ramificam-se, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos olos.. O conjunto ramificado de bronquíolos olos é a árvore brônquica ou árvore respiratória ria.

19 Sistema Respirató Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura.

20 Sistema Respirató Entre as pleuras há um estreito espaço, preenchido por líquido. A tensão superficial deste líquido mantém unidas as duas pleuras, mas permite que elas deslizem uma sobre a outra, durante os movimentos respiratós.

21 Sistema Respirató Surfactante Pulmonar É um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. Consiste em 80% de fosfolípideos, 8% de lípidos e 12% de proteínas. Essa substância é produzida por células especializadas no inter dos alvéolos e tem por função principal manter os alvéolos abertos, possibilitando a entrada e a saída do ar.

22 Sistema Respirató Surfactante O prematuro tem pulmões sem a capacidade de produzir normalmente o surfactante. Desta forma, os seus alvéolos não se abrem, o ar não entra e resulta em incapacidade de trocar oxigênio e gás carbônico, ocasionando, frequentemente, a morte ou sequelas graves.

23 RESPIRAÇÃO

24 Sistema Respirató Respiração É o processo de troca de ar dos pulmões. Constituída por duas etapas: INSPIRAÇÃO EXPIRAÇÃO

25 Sistema Respirató INSPIRAÇÃO: contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica cica,, com conseqüente ente redução da pressão interna, forçando o ar a entrar nos pulmões.

26 Sistema Respirató EXPIRAÇÃO: relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam,, o que diminui o volume da caixa torácica cica,, com conseqüente ente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.

27 Sistema Respirató

28 MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS RIOS

29 Sistema Respirató Movimentos respiratós s: A renovação constante do ar é assegurada pelos movimentos do tórax. t

30 Sistema Respirató Movimentos respiratós s: A contração dos músculos m respiratós s depende de impulsos nervosos originados no centro respirató (CR) localizados no bulbo e na ponte.

31 Sistema Respirató Movimentos respiratós s: Em condições normais,, o CR produz,, a cada 5 segundos,, um impulso nervoso que estimula a contração da musculatura torácica e do diafragma, fazendo-nos nos inspirar.

32 Sistema Respirató Músculos Respiratós s: Inspiração: Expiração: Diafragma Abdominais Intercostais Peitoral maior Paraesternais Transverso do tóraxt Escalenos Esternocleidomastóideo ideo

33 Sistema Respirató Músculos Respiratós s: A base de cada pulmão apóia ia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdomen, responsável pelos movimentos respiratós s. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.

34 VENTILAÇÃO PULMONAR

35 Sistema Respirató Ventilação pulmonar: : são os movimentos de entrada e saída de ar dos pulmões. No repouso, esses movimentos cíclicos c clicos de inspiração ão-expiração ocorrem com uma frequência de 12 a 18 ciclos/minuto.

36 Sistema Respirató Fatores que modificam a ventilação: Emoções Dor Sono Choro Fonação Tosse Patologias Eupnéia Apnéia Dispnéia ia Taquipnéia ia Bradipnéia ia Hiperpnéia ia Hipopnéia ia Hiperventilação Hipoventilação

37 Sistema Respirató Eupnéia: respiração normal, sem qualquer sensação de desconforto. Apnéia ia: : parada dos movimentos respiratós. s. Dispnéia: ia: dificuldade respiratória. ria. Taquipnéia ia: da freqüência respiratória. ria. Bradipnéia ia: da freqüência respiratória. ria. Hiperpnéia ia: do volume corrente. Hipopnéia ia: do volume corrente. Hiperventilação ão: da ventilação global. Hipoventilação ão: da ventilação global.

38

39 VOLUMES E CAPACIDADES PULMONARES

40 Sistema Respirató Volumes e Capacidades Pulmonares: Medidas das funções pulmonares: Espirometria ESPIRÔMETRO

41 Sistema Respirató Volumes e Capacidades Pulmonares: O sistema respirató humano comporta um volume total de aproximadamente 5 litros de ar. Capacidade Pulmonar Total Apenas 350 a 500 ml é renovado em cada respiração de repouso.

42 Sistema Respirató

43 Sistema Respirató Volumes e Capacidades Pulmonares: Volume corrente volume de reserva inpirató Volume de reserva expirató volume residual Capacidade vital Capacidade inspiratória ria Capacidade residual funcional Capacidade pulmonar total

44 Sistema Respirató Volume Corrente: é o volume de ar inspirado ou expirado em cada ciclo respirató.. É o volume renovado em cada respiração. Repouso = 350 a 500 ml

45 Sistema Respirató Volume de Reserva Inspirató : é o volume de ar que ainda pode ser inspirado ao final da inspiração do volume corrente (~2100ml) Volume de Reserva Expirató : é o volume de ar que ainda pode ser exalado ao final da expiração do volume corrente normal (~1200ml).

46 Sistema Respirató Volume Residual: é o volume de ar que permanece nos pulmões após s a expiração máxima m (~1.200 ml).

47 Sistema Respirató Capacidade vital: é a maior quantidade de ar que pode ser expelida após s a inspiração máxima e a expiração máxima m (~4.600mL ml). corrente + reserva inspirató + reserva expirató..

48 Sistema Respirató Capacidade inspiratória ria: é o volume máximo m inspirado a partir do final de uma expiração espontânea (~3.500mL ml). corrente + reserva inspirató

49 Sistema Respirató Capacidade Residual Funcional: é a quantidade de ar contida nos pulmões no final da expiração normal (~2.400mL ml) reserva expirató + residual

50 Sistema Respirató Capacidade Pulmonar Total: é a quantidade de ar contida nos pulmões ao final de uma inspiração máxima. m corrente + reserva inspirató + reserva expirató + residual

51 Sistema Respirató Os volumes e capacidades pulmonares variam de acordo com: Sexo Idade Superfície corporal Atividade físicaf Postura Patologias

52 PATOLOGIAS

53 Sistema Respirató Asma Brônquica A asma é uma doença a respiratória ria marcada por momentos de falta de ar aguda e chiado. Os bronquíolos olos se contraem em resposta a alérgenos rgenos. Essa contração atrapalha a entrada de ar nos pulmões, levando à falta de ar.

54 Sistema Respirató Pneumonia É a inflamação dos pulmões, mais especificamente dos alvéolos olos,, local onde ocorrem às trocas gasosas, devido à infecção causada por bactérias rias, vírus ou por substâncias químicas micas.

55 Sistema Respirató Doenças causadas pelo cigarro: Câncer Enfisema

56 Sistema Respirató Câncer de Pulmão A mortalidade é muito elevada e o prognóstico está relacionado à fase em que é diagnosticado. O tabagismo é o principal fator de risco (90% dos casos). Tosse persistente ou mudança na tosse usual do fumante, encurtamento da respiração ão, escarro com sangue, rouquidão, dor torácica persistente ou aguda,pneumonias de repetição ão.

57 Sistema Respirató Enfisema Pulmonar Doença a crônica causada pela destruição progressiva dos alvéolos pulmonares pelo cigarro. Como resultado,, a pessoa passa a sentir falta de ar. Tratamento: aliviar os sintomas e prevenir a progressão da doença (broncodilatadores).

58 FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RIA EM CONDIÇÕES ESPECIAIS

59 Sistema Respirató EXERCÍCIO CIO FÍSICO: F A RESPOSTA AO EXERCÍCIO FÍSICO DEPENDE DA COORDENAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS RESPIRATÓRIO E CARDIOVASCULAR. Consumo de O2 Produção de CO2 Atividade e demanda dos mm. esqueléticos

60 Sistema Respirató EXERCÍCIO CIO FÍSICO: F No repouso o consumo de O2 é de 350 a 500 ml/min Em indivíduos treinados: 5 litros/min

61 Sistema Respirató EXERCÍCIO CIO FÍSICO: F O aumento de consumo de O2 varia de acordo com a intensidade do exercício. cio. Leves: 750ml/min Moderados: 1 a 1,5 l/min Pesados: 3 a 4 l/min Máximo: 5 l/min

62 Sistema Respirató Para suprir a necessidade de O2 e remover o excesso de CO2: Aumento da ventilação alveolar Elevação do débito d cardíaco aco Redistribuição do débito d cardíaco aco para suprir os mm. esqueléticos

63 Sistema Respirató Grandes altitudes: A PO2 decai gradativamente com o aumento da altitude. A redução da PO2 acarreta hiperventilação ão. Nível do mar PO2 = 149mmHg Monte Everest PO2 = 42mmHg Policetemia: da concentração de eritrócitos no sangue.

64 Sistema Respirató Grandes altitudes: HIPÓXIA POLICETEMIA CONCENTRAÇÃO DE HEMOGLOBINA CAPACIDADE DE TRANSPORTE DE O2

65 Sistema Respirató Vôos espaciais: Os efeitos da gravidade zero não são muito importantes porque os astronautas são mantidos com suprimento adequado de gás. g As misturas gasosas e a pressão no inter da cabine são controladas.

66 Sistema Respirató Mergulho: Doença descompressiva: nitrogênio remanescente no corpo após um mergulho, cujo tempo de demora para ser eliminado depende do tempo de mergulho e da profundidade atingida (média 12h). A eliminação do nitrogênio residual deve ser feita de forma lental e gradual (subida( lenta), pois senão pode ocorrer a geração de bolhas de nitrogênio que ficam retidas em tecidos ou na circulação sanguínea nea.

67 CURIOSIDADES

68 Sistema Respirató Reflexo da tosse É um mecanismo de defesa natural porque remove agentes irritantes que chegam às vias aéreas inferes. É conduzido pelo nervo vago até o bulbo, onde é gerado o reflexo de inspiração e expiração e de contração dos músculos da laringe para realizar a tosse.

69 Sistema Respirató Reflexo da tosse 1. 2,5 l de ar são inspirados; 2. A epiglote e as cordas vocais se fecham para aprisionar o ar nos pulmões; 3.Contração dos músculos m abdominais; 4. Aumenta a pressão nos pulmões; 5. As cordas vocais e a epiglote se abrem e o ar aprisionado sob pressão move-se bruscamente para fora (explosão); 6. O ar é expelido de 120 a 160 km/h; 7. A velocidade de expulsão do ar arrasta substâncias estranhas presentes nos brônquios e traquéia.

70 Sistema Respirató Reflexo de espirro O reflexo de espirro é quase semelhante ao da tosse, porém a via aferente vem das terminações nervosas do nariz. Desencadeado por irritação nas vias aéreas a do nariz. Os impulsos aferentes chegam ao bulbo através s do quinto par de nervo craniano, onde o reflexo é ativado.

71 Sistema Respirató Reflexo de espirro 1. A úvula se abaixa; 2. Passa rapidamente grande quantidade de ar pelo nariz; 3. Remove-se matéria estranha das vias nasais. O ar que sai das narinas durante o espirro atinge em média 150 Km/h. O espirro espalha aproximadamente 40 mil gotículas de saliva.

72 Cusidades sobre o Sistema Respirató Porque soluçamos? O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma. Seus movimentos de contração e relaxamento que permitem que inspiremos e expiremos são controlados pelo nervo frênico. Os incômodos do soluço surgem a partir de uma irritação do nervo frênico. Quando este fica sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair,, o que dispara o soluço.

73 Cusidades sobre o Sistema Respirató Porque soluçamos? As causas podem ser diversas: distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças as súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal; ingestão de bebidas alcoólicas licas; gargalhadas. O característico barulhinho "hic, hic" surge quando ocorre fechamento súbito da glote, produzindo vibração nas cordas vocais.

74 Cusidades sobre o Sistema Respirató Susto cura soluço? O susto provoca uma forte inspiração ão, levando a um aumento do volume de ar nos pulmões. Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente. Funcionam também : tomar um copo d'água com nariz tampado ou inspirar e segurar o ar por alguns instantes.

75

Sistema Respiratório Humano

Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Os alimentos contêm a energia necessária para nossas atividades. Essa energia é liberada por meio de uma transformação química conhecida como respiração

Leia mais

Fisiologia do Sistema Respiratório. Profa. Débora Martinho Morsch

Fisiologia do Sistema Respiratório. Profa. Débora Martinho Morsch Fisiologia do Sistema Respiratório Profa. Débora Martinho Morsch Sistema Respiratório Quase todas as células utilizam continuamente o oxigênio (O 2 ) para as reações metabólicas que liberam energia a partir

Leia mais

Fisiologia do Sistema Respiratório. Prof. Camila Aragão Almeida

Fisiologia do Sistema Respiratório. Prof. Camila Aragão Almeida Fisiologia do Sistema Respiratório Prof. Camila Aragão Almeida Funções do Sistema Respiratório Função principal: realizar as trocas gasosas entre O 2 e CO 2 Manutenção do equilíbrio ácido-básico Regulação

Leia mais

Funções vitais. Circulação. Circulação Respiração

Funções vitais. Circulação. Circulação Respiração Funções vitais Circulação Respiração Vias aéreas Alvéolo pulmonar Circulação pulmonar Circulação sistêmica Troca I Atmosfera para os pulmões Troca II Pulmões para o sangue Transporte de gases no sangue

Leia mais

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS ESTOU DE OLHO EM VOCÊS SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem entre o pulmão e ambiente - As funções do sistema respiratório são: prover o oxigênio necessário

Leia mais

IMPORTANTE: Manter as vias aéreas desobstruídas. Divisão:

IMPORTANTE: Manter as vias aéreas desobstruídas. Divisão: SISTEMA RESPIRATÓRIO É uma característica dos seres vivos, pois o O² O é importante para energia celular. Obtemos o O² O do ar que respiramos. FUNÇÃO: Responsável pela respiração, isto é: Fornecimento

Leia mais

As Bolhas Fatais do Mergulho

As Bolhas Fatais do Mergulho Walter Ruggeri Waldman Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta. Respiração:

Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta. Respiração: Aula V 2013 Biologia Cursinho Ação Direta Respiração: O processo de respiração tem como objetivo básico tornar possível extrair a energia química presente nos alimentos e utilizá-las nas diversas atividades

Leia mais

Aula 6: Sistema respiratório

Aula 6: Sistema respiratório Aula 6: Sistema respiratório Sistema respiratório Tem início no nariz e na boca e continua através das vias aéreas até os pulmões, onde ocorre a troca dos gases. Sistema respiratório - Funções Condução

Leia mais

Prof. Dr. Paulo Evora Ft. Luciana Garros Ferreira DISCIPLINA: PNEUMOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA

Prof. Dr. Paulo Evora Ft. Luciana Garros Ferreira DISCIPLINA: PNEUMOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA Prof. Dr. Paulo Evora Ft. Luciana Garros Ferreira DISCIPLINA: PNEUMOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA Zonas de Condução e Respiração Mecânica respiratória Contração muscular; Elasticidade e distensibilidade

Leia mais

Ventilação Pulmonar. Vol. Ar Corrente (L) Pressão intrapleural (cm H 2 O) Fluxo de Ar (L/s) pleura parietal. pleura visceral.

Ventilação Pulmonar. Vol. Ar Corrente (L) Pressão intrapleural (cm H 2 O) Fluxo de Ar (L/s) pleura parietal. pleura visceral. Difusão de O 2 e nos alvéolos e transporte de gases no sangue: dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Efeitos do exercício Lisete Compagno Michelini Ventilação Pulmonar Pressão intrapleural

Leia mais

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Tópicos Especiais para Biotecnologia Tema 04: Aparelho Respiratório Função - Condução e trocas Gasosas; 1 - Fonação; 2 - Olfação; 3 - Regulação

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira SISTEMA CIRCULATÓRIO 2 A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído

Leia mais

Sistema cardiorrespiratório

Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Sistema cardiorrespiratório O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório é constituído por: Vias respiratórias

Leia mais

Sistema Respiratório. rio. A função do sistema respiratório é trocar os gases envolvidos no processo de Respiração Celular, logo tem como função:

Sistema Respiratório. rio. A função do sistema respiratório é trocar os gases envolvidos no processo de Respiração Celular, logo tem como função: Sistema Respirató Função A função do sistema respirató é trocar os gases envolvidos no processo de Respiração Celular, logo tem como função: Receber o oxigénio; Libertar o dióxido carbono ( CO2) produzido

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A organização

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO Alfabeto Fantes de L. Vias Aéreas Inferiores. Vias Aéreas Superiores. Nariz Externo 24/02/2016. Funções do Sistema Respiratório

SISTEMA RESPIRATÓRIO Alfabeto Fantes de L. Vias Aéreas Inferiores. Vias Aéreas Superiores. Nariz Externo 24/02/2016. Funções do Sistema Respiratório SISTEMA RESPIRATÓRIO DicaDoDidi Alfabeto Fantes de L Faringe Laringe Marcelo Marques Soares Prof. Didi Funções do Sistema Respiratório Vias Aéreas Inferiores Oxigênio O 2 Entra no Sangue TROCA DE GASES

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Anatomia Funcional do Sistema Cardio-respiratório dos Répteis Anatomia Funcional do Sistema Cardio-respiratório dos Répteis Especialização Anclivepa-SP Anclivepa-SP Cristina Fotin Sistema Circulatório

Leia mais

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira Sistema Respiratório Profª Talita Silva Pereira A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio(o2) e dióxido de carbono(co2) do organismo, com o meio ambiente.

Leia mais

O sistema respiratório

O sistema respiratório T5 Texto de apoio ao professor Sistema respiratório O sistema respiratório Movimentos respiratórios Nesta aula será introduzido o sistema respiratório, focando a sua importância, e as características e

Leia mais

Fisiologia no Mergulho - I

Fisiologia no Mergulho - I www.web-dive.com Fisiologia no Mergulho - I Este é o primeiro de dois artigos dedicados ao tema da Fisiologia no Mergulho. Estes artigos têm como objectivo explicar os fenómenos fisiológicos relacionados

Leia mais

Protocolos para tórax. Profº Claudio Souza

Protocolos para tórax. Profº Claudio Souza Protocolos para tórax Profº Claudio Souza Indicações Quando falamos em tomografia computadorizada para o tórax temos uma grande variedade de protocolos para estudos diversos, como por exemplo: estudo vascular

Leia mais

Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I. Tema 1: Conhecendo deu corpo. Fisiologia

Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I. Tema 1: Conhecendo deu corpo. Fisiologia Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Conhecendo deu corpo Fisiologia Digestão e Respiração Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br

Leia mais

FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera.

FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera. FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera. Pulmões, onde se realizam as trocas gasosas. Vias respiratórias, estabelecem a comunicação entre

Leia mais

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de Tipos de Respiração 24/08/2017 Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke 1 Compreende processos microscópicos (Respiração Celular) e macroscópicos (Respiração Pulmonar), de função complementar. Os processos

Leia mais

2. O ar que respiramos. Introdução

2. O ar que respiramos. Introdução 2. O ar que respiramos Introdução A função básica do sistema respiratório consiste em suprir o organismo com oxigênio (O2) e dele remover o gás carbônico (CO2). Como isso acontece? Que órgãos são responsáveis

Leia mais

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema respiratório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações

Leia mais

4. Sistema Nervoso Autonômico

4. Sistema Nervoso Autonômico 4. Sistema Nervoso Autonômico Organização anatômica do Sistema Nervoso Autonômico Responsável pelo controle e regulação das funções dos órgãos internos Regulação da musculatura lisa de diversos órgãos,

Leia mais

Respostas Fisiológicas do sistema cardiovascular durante a Atividade Física

Respostas Fisiológicas do sistema cardiovascular durante a Atividade Física Respostas Fisiológicas do sistema cardiovascular durante a Atividade Física 1 1) ATP: Adenosina trifosfato É um composto que armazena e libera energia para todos os processos celulares, inclusive para

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose respiração externa inspiração externa A pulmonar designa o conjunto dos dois processos envolvidos

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose oxigénio expiração hematose

Leia mais

ACERVO DIGITAL FASE II. Histologia do Sistema Respiratório

ACERVO DIGITAL FASE II. Histologia do Sistema Respiratório ACERVO DIGITAL FASE II Histologia do Sistema Respiratório I Material: Traquéia Técnica: Hematoxilina-Eosina Observação com aumento total de 40x: Neste campo microscópico é possível observar-se a mucosa

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Sistema Circulatório Sistema Circulatório Uma das funções desse sistema é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que

Leia mais

DIVISÕES DA FISIOLOGIA

DIVISÕES DA FISIOLOGIA INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA CMF-1 Professores: Clarissa, Lillian, Lucinda e Ricardo O QUE É FISIOLOGIA HUMANA? Estudo do funcionamento dos órgãos e sistemas que constituem o organismo humano. ANATOMIA

Leia mais

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores Fisiologia Respiratória Organização do sistema respiratório O SISTEMA RESPIRATÓRIO FUNÇÃO BÁSICA: TROCAS GASOSAS Suprir o organismo com O 2 e dele remover CO 2 Outras funções: Manutenção do ph plasmático

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema Circulatório O que é o Sistema Circulatório? É um conjunto de órgãos que tem como função realizar a circulação do sangue por todo o corpo. É constituído pelo coração e vasos

Leia mais

Síndrome de Guillain-Barré

Síndrome de Guillain-Barré Enfermagem em Clínica Médica Síndrome de Guillain-Barré Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com Síndrome de Guillain-Barré É uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico

Leia mais

4- A pressão total de uma mistura de gases é igual à soma de suas. pressões parciais. Assim, a pressão atmosférica CONTROLE QUÍMICO DA RESPIRAÇÃO

4- A pressão total de uma mistura de gases é igual à soma de suas. pressões parciais. Assim, a pressão atmosférica CONTROLE QUÍMICO DA RESPIRAÇÃO RESPIRAÇÃO A manutenção das funções celulares e da vida depende de um suprimento contínuo de quantidades adequadas de oxigênio aos tecidos. Grandes quantidades de CO2 precisando ser removida no organismo.

Leia mais

Constituição do sistema respiratório. Ciências Naturais 9. o ano

Constituição do sistema respiratório. Ciências Naturais 9. o ano Constituição do sistema respiratório Ciências Naturais 9. o ano Constituição do sistema respiratório humano Fossas nasais?? Faringe Laringe? Pulmão?? Traqueia? Brônquio? Bronquíolos Diafragma? Alvéolos

Leia mais

Sistema Respiratório I - INTRODUÇÃO. O que é respiração? Respiração celular. Respiração pulmonar III - ESTRUTURA II - FUNÇÃO. Ventilação Pulmonar

Sistema Respiratório I - INTRODUÇÃO. O que é respiração? Respiração celular. Respiração pulmonar III - ESTRUTURA II - FUNÇÃO. Ventilação Pulmonar I - INTRODUÇÃO O que é respiração? Respiração celular Ocorre no interior das mitocôndrias subs orgânicas + O2 energia + CO2 + H2O Respiração pulmonar Trocas gasosas entre o ar atmosférico e o sangue Hemerson

Leia mais

Sistema Respiratório. Página Diferenças entre o ar inspirado e o expirado. Página 61

Sistema Respiratório. Página Diferenças entre o ar inspirado e o expirado. Página 61 Página 61 Sistema Respiratório Página 62 2. Diferenças entre o ar inspirado e o expirado 1. Movimentos Respiratórios Os movimentos respiratórios permitem a ventilação pulmonar que se processa em 2 fases:

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Dr. José Gomes Pereira

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof. Dr. José Gomes Pereira Prof. Dr. José Gomes Pereira 1. Considerações Gerais 1.1. FORMA Condução narinas externas/bronquíolos Transição bronquíolos respiratórios Respiratória ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos FUNÇÕES

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR Fisiologia do Sistema Respiratório A respiração pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou como um conjunto de reações químicas

Leia mais

Sistema Respiratório. Profª Karin

Sistema Respiratório. Profª Karin Sistema Respiratório Profª Karin Respiração: Ventilação Pulmonar Troca gasosa: absorção de O2 e eliminação do CO2. Transporte de O2 e CO2. Anatomia: Caixa torácica Sistema Respiratório Trajeto do Ar:

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Prof.ª Daniele Duó Fisiologia do Sistema Respiratório Pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou conjunto de reações químicas

Leia mais

Sangue Professor: Fernando Stuchi

Sangue Professor: Fernando Stuchi Zoologia e Histologia Animal Sangue Professor: Fernando Stuchi Sangue Em animais invertebrados o líquido circulante no interior do sistema cardiovascular é a hemolinfa. Nos vertebrados esse liquido é o

Leia mais

Sistema Circulatório: O Sangue

Sistema Circulatório: O Sangue Sistema Circulatório: O Sangue A composição do sangue Embora o sangue tenha uma aparência homogênea, se observado ao microscópio, logo se notará sua composição heterogênea. Isto significa que o sangue

Leia mais

Sangue Eritrócitos. Fisiologia Molecular BCT 2S/2011. Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP

Sangue Eritrócitos. Fisiologia Molecular BCT 2S/2011. Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP Sangue Eritrócitos Fisiologia Molecular BCT 2S/2011 Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP FUNÇÕES DO SANGUE 1) Respiratória: transporte dos gases O 2 e CO 2 2) Nutritiva: transporte dos diversos

Leia mais

Trabalhar em pé dá dor nas pernas?

Trabalhar em pé dá dor nas pernas? A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Trabalhar em pé dá dor nas pernas? Muitos trabalhadores e estudantes são obrigados a permanecer na mesma posição por longos períodos. Alguns ficam sentados,

Leia mais

Sistema Respiratório. rio. Componentes

Sistema Respiratório. rio. Componentes Slide 1 Sistema Respiratório rio Faringe Slide 2 Componentes Nariz (fossas nasais) - duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe - funções: filtrar, umedecer e aquecer o ar,

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com 1- Hemácias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vários frascos com diferentes concentrações das substâncias A e B, marcadas com isótopo de hidrogênio. Dessa forma os pesquisadores puderam

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Respiratório Composto de estruturas, cuja funções: Garantir a troca gasosa Filtrar e aquecer o ar inspirado Controlar ph sanguíneo Emitir sons Captação

Leia mais

O Sistema Respiratório. Humano

O Sistema Respiratório. Humano E.E.B.P Mansueto Boff O Sistema Respiratório Humano Nomes: Tiago, Marcos, Erik, Alexandro, Luciana, Andreína, Vanessa, Eduarda e Jaiane Matéria: Ciências Professor: Cladir Turma: 802 Concórdia, 20 de Agosto

Leia mais

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida.

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. Tabagismo Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. tabagismo, o vício! O cigarro é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Fonte

Leia mais

Sistema Respiratório. Simulação em Matlab

Sistema Respiratório. Simulação em Matlab Modelos dos Processos Fisiológicos no Home Sistema Respiratório Simulação em Matlab Licenciatura em Eng.ª Biomédica 2 Conteúdos Sistema Respiratório - Introdução Biofísica Pulmonar Simulação Computacional

Leia mais

FUNDAMENTOS DA FISIOLOGIA CARDÍACA. Prof. Ms. Clayton Silva

FUNDAMENTOS DA FISIOLOGIA CARDÍACA. Prof. Ms. Clayton Silva FUNDAMENTOS DA FISIOLOGIA CARDÍACA Prof. Ms. Clayton Silva INTRODUÇÃO O sistema circulatório ou cardiovascular ou formado pelo coração e uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO SUMÁRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO SUMÁRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO SUMÁRIO I - ANATOMIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 1 Cavidade nasal 2 Faringe: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe 3 Laringe. As principais cartilagens. Pregas vestibulares e vocais.

Leia mais

O sistema respiratório. 1- O sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias Faz a legenda do esquema:

O sistema respiratório. 1- O sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias Faz a legenda do esquema: O sistema respiratório FICHA DE TRABALHO 1- O sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias. 1.1- Faz a legenda do esquema: fossas nasais traqueia faringe laringe brônquio

Leia mais

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão UNIDADE 2 Alimentação e Digestão Você sabe a diferença entre comer e se alimentar? Comer ou se alimentar pág. 47 Geralmente comemos porque sentimos fome ou porque desejamos um tipo específico de alimento.

Leia mais

É A TROCA ENTRE O AR E O SANGUE AS TROCAS DE GASES ENTRE O SANGUE E OUTROS TECIDOS DO CORPO DO CORPO

É A TROCA ENTRE O AR E O SANGUE AS TROCAS DE GASES ENTRE O SANGUE E OUTROS TECIDOS DO CORPO DO CORPO É A TROCA ENTRE O AR E O SANGUE AS TROCAS DE GASES ENTRE O SANGUE E OUTROS TECIDOS DO CORPO DO CORPO SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório contem os tubos que transportam o ar do meio externo aos

Leia mais

EMBRIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

EMBRIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 4º semana: laringe, traquéia, brônquios e pulmões a partir do intestino anterior EMBRIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 26-27 dias extremidade anterior da parede ventral da faringe primitiva sulco laringo

Leia mais

08/10/2008. ventrículo direito - pulmões - átrio esquerdo. ventrículo esquerdo - artérias - capilares - veias -

08/10/2008. ventrículo direito - pulmões - átrio esquerdo. ventrículo esquerdo - artérias - capilares - veias - VÁLVULAS CARDÍACAS DURANTE A SÍSTOLE Sistema Circulatório Semilunares (aórtica e pulmonar) Lado Direito Válvula Tricúpide Lado Esquerdo Válvula Bicúspide ou mitral VÁLVULAS CARDÍACAS DURANTE A DIÁSTOLE

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório é composto pelos tratos respiratórios: Superiores: cavidade nasal, faringe, laringe. Inferiores: traqueia,

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO

SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO 1 SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO Ailton Bezerra, Bruna Fernanda, Isoine Gaeski, Jesus Cristiano, José Carlos, Lucia Venâncio, Lourdes Manzoni, Elizabeth Bressan, Marlene Silveira, Marizete Rover, Milton JR,

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 10 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 A Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande

Leia mais

Fisiologia do Sistema Respiratório

Fisiologia do Sistema Respiratório Fisiologia do Sistema Respiratório Nataniel Gonçalves Rosa 29 de Outubro de 2014 Engenharia Biomédica Funções do sistema respiratório Troca de gases Regulação de ph Vocalização Síntese Protecção 2 1 Anatomia

Leia mais

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ. Sistema Linfático

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ. Sistema Linfático Sistema Linfático Introdução O sistema linfático é um sistema vascular - a parte - por onde circula a linfa. É um sistema auxiliar de drenagem, ou seja, auxilia o sistema venoso fazendo retornar para a

Leia mais

Metabolismo do Exercício -1ª parte

Metabolismo do Exercício -1ª parte Metabolismo do Exercício -1ª parte INTRODUÇÃO Nenhum outro estresse a que o corpo é normalmente exposto, sequer se aproxima dos estresses extremos decorrente do exercício vigoroso. INTRODUÇÃO De fato,

Leia mais

Biofísica da Respiração

Biofísica da Respiração Biofísica da Respiração Estrutura e função do aparelho respiratório Mecânica da respiração Trocas gasosas Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Funções do aparelho respiratório Respiração:

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano. Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano

Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano. Ficheiro de Estudo do Meio - 3º ano 1. Explica o que é a função reprodutora. 2. ssinala a expressão correcta. Os órgãos do sistema reprodutor são iguais no homem e na mulher. Os órgãos do sistema reprodutor são diferentes no homem e na mulher.

Leia mais

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes?

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Os Nutrientes Os nutrientes são substâncias indispensáveis ao funcionamento do organismo, e que obtemos

Leia mais

Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido.

Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido. Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido. Além das células, os tecidos contêm material extracelular ou intercelular

Leia mais

CUIDADOS DURANTE O USO DE OXIGÊNIO - OXIGENOTERAPIA

CUIDADOS DURANTE O USO DE OXIGÊNIO - OXIGENOTERAPIA CUIDADOS DURANTE O USO DE OXIGÊNIO - OXIGENOTERAPIA Texto: Monitora: Flávia Gatto Prof. Jorge Luiz Lima FUNÇÕES DO OXIGÊNIO NO ORGANISMO A necessidade de oxigênio baseia-se nos níveis das células individualmente,

Leia mais

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ 1) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo

Leia mais

Fisiologia do Trato Respiratório

Fisiologia do Trato Respiratório Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Ciências Biológicas DECBI Fisiologia II (CBI-198) Fisiologia do Trato Respiratório Profª: Franciny Paiva

Leia mais

Sistema Respiratório dos Vertebrados

Sistema Respiratório dos Vertebrados Sistema Respiratório dos Vertebrados Respiração: processo pelo qual o O 2 é transportado para a membrana de trocas gasosas a partir do meio externo e pelo qual o CO 2 é transportado para fora da membrana,

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Texto de apoio ao professor T4 Nesta aula iremos estudar a circulação sanguínea (circulação pulmonar e circulação sistémica), a linfa (constituição e funções) e as doenças cardiovasculares (enfarte do

Leia mais

Ácidos e Bases. Os ácidos e bases fortes encontram-se completamente ionizados quando em solução aquosa. HCl H + + Cl - NaOH Na + + OH -

Ácidos e Bases. Os ácidos e bases fortes encontram-se completamente ionizados quando em solução aquosa. HCl H + + Cl - NaOH Na + + OH - Ácidos e Bases Os ácidos e bases fortes encontram-se completamente ionizados quando em solução aquosa. HCl H + + Cl - NaOH Na + + OH - Em sistemas biológicos os ácidos e bases fracas são bastante importantes

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses

Leia mais

RESPIRAÇÃO. Respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química nos alimentos.

RESPIRAÇÃO. Respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química nos alimentos. RESPIRAÇÃO Respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química nos alimentos. A respiração intracelular pode ser: Aeróbica: Ser vivo que depende do gás carbônico para obter energia

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

Porque nos alimentamos?

Porque nos alimentamos? Sistema digestivo Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem realizar as funções vitais Obtemos energia e matéria de que necessitamos através Nutrição Porque

Leia mais

Capítulo 11. Dispneia. Capítulo 11. Dispneia 1. OBJETIVOS

Capítulo 11. Dispneia. Capítulo 11. Dispneia 1. OBJETIVOS Capítulo 11 Dispneia 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Listar e descrever os principais sinais e sintomas de insuficiência respiratória. Caracterizar dispneia. Listar

Leia mais

Engenharia Biomédica - UFABC

Engenharia Biomédica - UFABC Engenharia de Reabilitação e Biofeedback Dispositivos de Assistência Respiratória Professor: Pai Chi Nan 1 Anatomia do sist. respiratório 1 Fisiologia do sist. respiratório 3 Defesa do sist. respiratório

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO Carlos Marcelino de Oliveira ??? QUAIS MECANISMOS DETERMINAM OS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS RÍTIMICOS? QUAIS OS FATORES QUE CONTROLAM A FREQUENCIA E PROFUNDIDADE

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina - Fisiologia Fisiologia Respiratória (Parte I) Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências

Leia mais

SISTEMA CARDIO- RESPIRATÓRIO. Manuela Nunes

SISTEMA CARDIO- RESPIRATÓRIO. Manuela Nunes SISTEMA CARDIO- RESPIRATÓRIO Manuela Nunes COMPETÊNCIAS Conhecer a composição do sangue Relacionar as células sanguíneas com a função por elas desempenhada Conhecer a estrutura dos vasos sanguíneos Conhecer

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre:

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre: COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o 1 O Trimestre: LISTA DE CONTEÚDOS Ecologia o Níveis de organização: organismo, população, comunidade, ecossistema, bioma. o Componentes do

Leia mais

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO Funções Troca de gases com o ar atmosférico; Manutenção da concentração de oxigênio; Eliminação da concentração de dióxido de carbônico; Regulação da ventilação.

Leia mais

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA URINÁRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA URINÁRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA URINÁRIO Prof. Dra. Camila da Silva Frade Qual é a função do sistema urinário? Excreção de produtos e dejetos metabólicos Regulação do volume e composição

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Trabalho, Calor e Primeira Lei da Termodinâmica para Sistemas

LISTA DE EXERCÍCIOS Trabalho, Calor e Primeira Lei da Termodinâmica para Sistemas - 1 - LISTA DE EXERCÍCIOS Trabalho, Calor e Primeira Lei da Termodinâmica para Sistemas 1. Um aquecedor de ambientes a vapor, localizado em um quarto, é alimentado com vapor saturado de água a 115 kpa.

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

Organização e Estrutura do Sistema Nervoso. Dr. Flávio Aimbire

Organização e Estrutura do Sistema Nervoso. Dr. Flávio Aimbire Organização e Estrutura do Sistema Nervoso Dr. Flávio Aimbire Introdução O sistema nervoso é o mais complexo Tem função de receber informações sobre variações internas e externas e produzir respostas a

Leia mais

Pneumopatia e Exercício. Milena Fogagnoli

Pneumopatia e Exercício. Milena Fogagnoli Pneumopatia e Exercício Milena Fogagnoli Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica () Sexta causa de morte no mundo; 600 milhões de pessoas já sofreram; atinge cerca de 7 milhões de brasileiros (5% da população);

Leia mais

MORFOFISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

MORFOFISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO MORFOFISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Rodrigo Freitas Monte Bispo rodrigo_rfmb@yahoo.com.br 18/05/13 DIVISÃO PORÇÃO CONDUTORA OU VIA AÉREA SUPERIOR PORÇÃO RESPIRATÓRIA OU VIA AÉREA INFERIOR 1 CONSIDERAÇÕES

Leia mais

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R.

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Qual é o nome dado ao sistema responsável

Leia mais

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) Angélica Ferreira do Amaral Anna Gessyka Bernardo Monteiro Iraneide Araújo Silva Irismar Barros Maria Lúcia Lopes de Lima Tiago dos Santos Nascimento 1. INTRODUÇÃO

Leia mais