MODELO ATÔMICOS CLÁSSICOS E SEMICLÁSSICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MODELO ATÔMICOS CLÁSSICOS E SEMICLÁSSICOS"

Transcrição

1 FÍSICA PARA ENGENHARIA ELÉTRICA José Fernando Fragalli Departamento de Física Udesc/Joinville MODELO ATÔMICOS CLÁSSICOS E SEMICLÁSSICOS É errado pensar que a tarefa da física é descobrir como a natureza é. Física diz respeito ao que dizemos sobre a Natureza Niels Bohr

2 1. Introdução. Modelo de Thomson 3. Modelo de Rutherford 4. A Espectroscopia de Vapores Atômicos 5. O Modelo de Bohr 6. O Modelo de Sommerfeld 7. O Princípio da Correspondência

3 1. INTRODUÇÃO A Atomística enquanto filosofia Uma possível (???) cena na Grécia Antiga... Filósofos gregos, imaginando uma forma de dividir o átomo.

4 1. INTRODUÇÃO Atomística... As ideias de Aristóteles As primeiras ideias (filosóficas) sobre a composição da matéria são devidas a Aristóteles (384-3 AC). Aristóteles era partidário da divisibilidade infinita da matéria. Assim, para Aristóteles os corpos eram constituídos por uma distribuição contínua da matéria. Busto de Aristóteles no Museu do Louvre (Paris). Aristóteles (384-3 AC)

5 1. INTRODUÇÃO Atomística... As ideias de Leucipo e Demócrito Demócrito de Abdera ( AC) foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto (500-? AC). Em contraposição às ideias de Aristóteles, Leucipo propôs um modelo atomista para a matéria. Demócrito ( AC) Leucipo (500-? AC)

6 1. INTRODUÇÃO Atomística... As ideias de Leucipo e Demócrito Demócrito é o maior expoente da Teoria Atomística. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos. A palavra ÁTOMO é originária do grego e significa a negação e tomo divisível. Logo, ÁTOMO significa indivisível. É claro que este conceito de ÁTOMO também é filosófico, já que sabemos que átomos reais também são divisíveis.

7 As ideias de Dalton 1. INTRODUÇÃO Devemos a John Dalton ( ) a retomada do conceito de átomo e da proposta de uma estrutura interna para ele. Dalton é mais conhecido pela Lei das Pressões Parciais e a Lei das Proporções Múltiplas (Química), além da deficiência visual que sofria (daltonismo). John Dalton ( ) Foi Dalton quem reutilizou o nome átomo em homenagem a Demócrito e Leucipo.

8 1. INTRODUÇÃO A Lei das Proporções Múltiplas de Dalton Estudando reações químicas, Dalton estabeleceu que "Se a massa m de uma substância química S pode combinar-se com as massas m 1, m, m 3 etc. de uma substância S, dando origem a compostos distintos, as massas da substância S estarão entre si numa relação de números inteiros e simples.

9 1. INTRODUÇÃO A Lei das Proporções Múltiplas de Dalton Para formular a Lei das Proporções Múltiplas, Dalton baseou-se em sua teoria atômica, em seu conceito de átomo. O seu conceito de átomo baseava-se nas seguintes premissas: 1) O átomo se constitui de uma minúscula esfera maciça, indivisível e indestrutível. ) Átomos com a mesmas massa e tamanho constituem um elemento químico.

10 1. INTRODUÇÃO A Lei das Proporções Múltiplas de Dalton Partindo destas premissas, Dalton pode estabelecer que a combinação de átomos diferentes em proporções inteiras origina substâncias diferentes. 1 H + O H O C + O CO O laboratório de Dalton.

11 O Tubo de Crookes 1. INTRODUÇÃO Embora as evidências mostrem que o elétron foi formado alguns picosegundos após o Big Bang, sua descoberta como partícula é bastante recente. A descoberta do elétron teve início pro volta de 1850 quando os cientistas Heinrich Geissler ( ) e William Crookes ( ) desenvolveram um tubo de descarga para estudar a condução da corrente elétrica em gases. Heinrich Geissler ( ) William Crookes ( ) Tubos Crookes de

12 O uso do Tubo de Crookes 1. INTRODUÇÃO Geissler e Crookes obtiveram como resultado um feixe luminoso dentro do tubo. Este feixe luminoso, conhecido como raios catódicos, nada mais era do que a trajetória deixada por um feixe de elétrons ao atravessar o gás à baixa pressão dentro do tubo. O experimento de Geissler e Crookes

13 1. INTRODUÇÃO O experimento de J. J. Thomson Valendo-se de um Tubo de Crookes, em 1898 Joseph John Thomson ( ) demonstrou que este feixe de raios catódicos tinha carga negativa. Para isto, J. J. Thomson aproximou um ímã próximo do tubo de Crookes. Tubo de Crookes original, usado por J. J. Thomson J. J. Thomson observou que o feixe de raios catódicos tinha sua trajetória defletida pela presença do campo magnético do ímã.

14 1. INTRODUÇÃO O experimento de J. J. Thomson Nas próprias palavras de J. J. Thomson [... ]nós temos nos raios catódicos matéria em um novo estado, um estado em que a subdivisão da matéria está levada muito além do que no estado gasoso ordinário: um estado em que toda matéria - isto é, matéria derivada de diferentes fontes tais como hidrogênio, oxigênio, etc. é de uma única espécie; essa matéria sendo a substância da qual os elementos químicos são formados. Posteriormente, as partículas que compõem os raios catódicos foram chamadas de elétrons.

15 1. INTRODUÇÃO O reconhecimento de J. J. Thomson Por suas experiências com feixes de raios catódicos, J. J. Thomson ganhou o Prêmio Nobel de Física de J. J. Thomson, Prêmio Nobel de Física de 1906, por Métodos pessoais pela investigação da condução elétrica dos gases. Joseph John Thomson ( )

16 1. INTRODUÇÃO O primeiro arranjo experimental de J. J. Thomson J. J. Thomson aprofundou seus estudos sobre a natureza dos raios catódicos e mediu a razão carga/massa das partículas que constituíam as partículas que o compunham. Para isto Thomson utilizou um arranjo experimental similar ao mostrado abaixo.

17 1. INTRODUÇÃO O primeiro arranjo experimental de J. J. Thomson Com este arranjo Thomson observou que, não importando a condição em que o experimento fosse realizado, a medida desta razão carga/massa tinha sempre o mesmo valor.

18 1. INTRODUÇÃO Obtenção da razão e/m a partir das grandezas medidas Com os parâmetros geométricos do experimento, além das características do capacitor e das Bobinas de Helmholtz, é possível determinar a razão carga/massa dos raios catódicos. e m 15 R V 8 D H = N µ 0 I D H l

19 Valor da razão e/m 1. INTRODUÇÃO Com valores medidos das grandezas V, R, N, µ 0, I, D, H e l, obtemos e m = ( ) 11 1, ± 0, C / kg

20 1. INTRODUÇÃO Outro experimento de J. J. Thomson Um outro arranjo experimental, este apenas com campo magnético também foi montado por J. J. Thomson para determinar a relação carga massa (e/m) para o elétron.

21 1. INTRODUÇÃO A criação do feixe de raios catódicos Uma diferença de potencial V é aplicada em um filamento gerando um feixe de elétrons com velocidade v, tal que 1 m v = e V v e = m V r F M = e r v Aplicando um campo magnético ao feixe de elétrons, estes sofrerão uma força de Lorentz, tal que r B r v r B F M = ev B

22 1. INTRODUÇÃO A deflexão do feixe de raios catódicos O movimento resultante do feixe de elétrons será uma circunferência de raio r. Com a trajetória sendo uma circunferência, podemos concluir que a força resultante sobre o elétron é uma força centrípeta. Neste caso, a força centrípeta será então a própria força de Lorentz. m v r = e v B v = e m B r

23 B Obtemos, então 3 / 4 = µ 0 5 e m N I R = 1. INTRODUÇÃO A determinação da razão e/m do feixe de raios catódicos e m = B 11 ( 1, ± 0,000005) 10 C / kg V O campo magnético B pode ser expresso em termos da corrente elétrica e da geometria das Bobinas de Helmholtz. e m r = 15 3 µ 0 R N I V r.

24 1. Introdução. Modelo de Thomson 3. Modelo de Rutherford 4. A Espectroscopia de Vapores Atômicos 5. O Modelo de Bohr 6. O Modelo de Sommerfeld 7. O Princípio da Correspondência

25 . O MODELO DE THOMSON As hipóteses de Thomson para o seu modelo atômico Dois anos após a partir da descoberta do elétron e a determinação da razão e/m, em 1899 J. J. Thomson começou a elaborar um modelo para o átomo. J. J. Thomson imaginava um átomo como sendo composto por um grande número de elétrons. Thomson não empregava o termo elétrons, referindo-se a estas partículas como corpúsculos. Thomson evidentemente imaginava a existência de alguma carga positiva, necessária para balancear a carga negativa total.

26 . O MODELO DE THOMSON Detalhes do Modelo de Thomson para o átomo Em 1904 Thomson substituiu esta idéia vaga sobre a carga positiva pelo modelo no qual o átomo seria uma distribuição esférica homogênea de carga positiva. Os elétrons estariam no interior desta distribuição, distribuídos uniformemente em anéis concêntricos. Pela semelhança com o manjar inglês, este modelo é erroneamente conhecido como pudim de passas.

27 Elétrons em movimento. O MODELO DE THOMSON Nas palavras de Thomson Temos assim, em primeiro lugar, uma esfera de eletricidade positiva uniforme e. dentro desta esfera, um número de corpúsculos dispostos em uma série de anéis paralelo, com o número de corpúsculos em um anel variando de anel para anel: cada corpúsculo se move a alta velocidade sobre a circunferência do anel no qual está situado e os anéis são dispostos de modo que aqueles que contém um grande número de corpúsculos estão próximos à superfície da esfera, enquanto aqueles em que há número menor de corpúsculos estão mais no interior.

28 . O MODELO DE THOMSON O Modelo de Thomson: aspectos positivos De qualquer forma, o Modelo Atômico de Thomson apresenta alguns aspectos positivos: a) leva em conta a existência do elétron; b) considera a neutralidade da carga na matéria; c) prevê, ao menos qualitativamente, a emissão de radiação por átomos excitados.

29 . O MODELO DE THOMSON O Modelo de Thomson: a emissão de radiação pelo átomo Com base no Modelo Atômico de Thomson podemos calcular a força que uma distribuição de cargas positivas (carga total e) exerce sobre um elétron. Admitimos que a carga positiva +e está uniformemente distribuída em uma esfera de raio a. Neste caso, segundo a Lei de Gauss, o campo elétrico devido a esta distribuição uniforme de cargas positivas é radial e dado por r E e ( r) = r rˆ 4 π ε 0 a 3

30 . O MODELO DE THOMSON A força sofrida pelo elétron no Modelo de Thomson Admitimos também que um elétron esteja situado a uma distância r a partir do centro do átomo. Logo, a força que a distribuição de cargas exerce sobre este elétron é dada por r F e ( r) r = 3 4 π ε 0 a r

31 . O MODELO DE THOMSON A equação de movimento para o elétron Aplicando a a Lei de Newton ao movimento do elétron, obtemos r d e r + = 0 3 dt 4 π ε m a 0 A solução geral desta equação diferencial é dada em termos das condições iniciais de posição e velocidade. r r r v0 ( t) = 0 cos( ω t) + sin( ω t) ω Dependendo da relação entre a velocidade e a posição inicial do elétron, o movimento pode se degenerar em uma oscilação linear ou em um movimento circular uniforme.

32 . O MODELO DE THOMSON A frequência do movimento do elétron Por sua vez, a frequência angular ω associada ao movimento do elétron é dada por ω = e 0 4 π ε m a 3 Assim, independente das condições iniciais, o elétron executa um movimento plano periódico de frequência ν dada por ν = 1 π e 4 π ε 0 m a 3

33 ν = 1 π e 4 π ε 0 m a ν Hz. O MODELO DE THOMSON Estimativa do valor da frequência de movimento 3 e = 1, C ε 0 = 8, C /Nm m = 9, kg a m Segundo o Modelo de Thomson, esta seria a ordem de grandeza da frequência de emissão de luz por um átomo hipotético, composto de apenas um elétron. Para Thomson, mesmo o átomo de hidrogênio possuiria milhares de elétrons, que originariam as diversas linhas espectrais observadas.

34 . O MODELO DE THOMSON A instabilidade no átomo de Thomson Apesar de estimar a ordem de grandeza das frequências de emissão de luz por um átomo, o Modelo de Thomson implica a perda de energia por radiação. Esta perda de energia levaria o sistema atômico a um colapso, ou seja, o Modelo de Thomson seria INSTÁVEL. Desta forma, o Modelo Atômico de Thomson apresenta os seguintes aspectos negativos: a) não explica quantitativamente os espectros de emissão de radiação por átomos excitados; b) é instável.

35 A instabilidade no Modelo de Thomson nos leva a E. O MODELO DE THOMSON O Modelo de Thomson: a instabilidade τ = t = 0 τ ( ) t E exp 6 π ε e 0 ω Substituindo valores numéricos na expressão do tempo de vida do átomo, obtemos m c τ 10-8 s = 10 ns!!! 3 τ tempo de vida do elétron no átomo

36 1. Introdução. Modelo de Thomson 3. Modelo de Rutherford 4. A Espectroscopia de Vapores Atômicos 5. O Modelo de Bohr 6. O Modelo de Sommerfeld 7. O Princípio da Correspondência

37 3. O MODELO DE RUTHERFORD Rutherford e o espalhamento de partículas alfa Em 1911, o físico neozelandês Ernest Rutherford ( ) analisou experimentos de espalhamento de partículas alfa (α) por átomos. Rutherford, Prêmio Nobel de Química de 1908, pela Investigação da desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas. Rutherford preferia claramente ter recebido o Prêmio Nobel de Física. Ernest Rutherford ( )

38 As partículas alfa 3. O MODELO DE RUTHERFORD Rutherford já sabia que partículas alfa (α) eram átomos de hélio (He) duplamente ionizados emitidos espontaneamente por vários materiais radioativos. Assim, partículas alfa (α) nada mais são do que os núcleos destes átomos de hélio (He), e contém carga positiva (+). U α + Th + energia

39 3. O MODELO DE RUTHERFORD O arranjo experimental de Rutherford Um esquema do arranjo experimental usado por Rutherford é mostrado abaixo.

40 3. O MODELO DE RUTHERFORD Detalhes experimentais de Rutherford Rutherford bombardeou uma fina lâmina de metal (ouro Au) de aproximadamente 1 µm, com partículas alfa (α) provenientes de uma amostra de polônio (Po). A lâmina de ouro é tão fina que as partículas alfa (α) a atravessa completamente com apenas uma pequena diminuição em sua velocidade. Ao atravessar a lâmina cada partícula alfa (α) sofre muitas deflexões provenientes das interações coulombianas entre sua carga e as dos átomos de ouro.

41 3. O MODELO DE RUTHERFORD Predições do Modelo de Thomson Considerando verdadeiro o modelo atômico de Thomson, a trajetória da partícula alfa (α) seria como descrito abaixo. Podemos estimar o ângulo máximo ϕ MAX o qual a partícula alfa (α) será espalhada ao atravessar este tipo de átomo.

42 3. O MODELO DE RUTHERFORD Interação coulombiana no Espalhamento Rutherford É bastante razoável supor que a maior parte deste espalhamento será devido à carga positiva contida no átomo. O espalhamento se dá pela interação coulombiana entre a partícula alfa e a carga positiva contida no átomo.

43 3. O MODELO DE RUTHERFORD Desvio angular máximo das partículas alfa Para isto, supomos que esta força age durante um intervalo de tempo t, que é o tempo necessário para que ela atravesse o átomo. Assim, uma conta simples nos leva a φ MAX π Z ε e 0 a M α vα

44 3. O MODELO DE RUTHERFORD Estimativa do valor do ângulo de desvio máximo Façamos o cálculo da estimativa de φ MAX. φ MAX Z e 4π ε a 0 T α Os dados experimentais são ε 0 = 8, C /Nm Z = 79 e = 1, C a m T α = 8,9 ev Tais dados nos levam ao resultado φ MAX 10 4 rad

45 3. O MODELO DE RUTHERFORD Resultado experimental obtido por Rutherford O resultado experimental obtido por Geiger e Mardsen (orientados por Rutherford) é mostrado abaixo. Embora a maior parte (99%) das partículas alfa sejam espalhadas a um ângulo pequeno (< 3 ), algumas delas eram espalhadas a um ângulo grande.

46 3. O MODELO DE RUTHERFORD Resultado experimental obtido por Rutherford Isto mostra que a estimativa para ângulo de espalhamento máximo feita pelo Modelo de Thomson é falsa.

47 3. O MODELO DE RUTHERFORD Modelo de Rutherford para o átomo Levando em conta este resultado experimental, Rutherford propôs então um outro modelo para o átomo. Neste novo modelo, todas as cargas positivas do átomo (e também a sua massa) estão concentradas em uma pequena região. Rutherford denominou esta região de núcleo atômico.

48 3. O MODELO DE RUTHERFORD Predições do Modelo de Rutherford No modelo de Rutherford as partículas alfa são espalhadas pelas cargas positivas existentes no núcleo. As forças que provocam este espalhamento são de natureza coulombiana, resultante da interação entre a carga +e da partícula alfa e a carga +Ze do núcleo.

49 Não é difícil mostrar que a trajetória que a partícula alfa segue no espalhamento é uma hipérbole, como mostra a figura abaixo. ( ) ( ) 0 cos 1 ϕ ϕ ζ ρ ϕ = r 0 e Z M L = α ε π ρ = e Z L M E ε π ζ α 3. O MODELO DE RUTHERFORD A trajetória das partículas alfa MODELOS ATÔMICOS CLÁSSICOS E SEMICLÁSSICOS

50 Daí, obtemos finalmente que Após um cálculo exaustivo, determinamos a seção de choque diferencial para este espalhamento. = Ω sin θ ε π σ M α v e Z d d 3. O MODELO DE RUTHERFORD A seção de choque do espalhamento de Rutherford ( ) = sin sin θ θ ρ ε π θ α t I K e Z N MODELOS ATÔMICOS CLÁSSICOS E SEMICLÁSSICOS

51 1. Introdução. Modelo de Thomson 3. Modelo de Rutherford 4. A Espectroscopia de Vapores Atômicos 5. O Modelo de Bohr 6. O Modelo de Sommerfeld 7. O Princípio da Correspondência

52 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS O que é Espectroscopia Espectroscopia de uma maneira geral, consiste no estudo da radiação eletromagnética (luz) emitida ou absorvida por um corpo. Esta técnica é largamente empregada na Química, Física, Engenharias, Astronomia, e várias outras áreas.

53 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Utilização da Espectroscopia Em Astronomia, ela permite saber informações sobre a constituição química das estrelas e a evolução das reações que lá acontecem assim como a expansão do universo. Espectros de estrelas por classe espectral. A Constelação de Órion.

54 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Utilização da Espectroscopia Na Física e na Química, a espectroscopia nos fornece informações sobre as propriedades nucleares, atômicas e moleculares da matéria. Espectro na região do infravermelho distante (FIR).

55 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Utilização da Espectroscopia A espectroscopia é usada para identificar um determinado átomo.

56 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Utilização da Espectroscopia Como exemplo, apresentamos os espectros de emissão e absorção de alguns elementos da Tabela Periódica.

57 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS O que é um espectro É a relação da intensidade de radiação transmitida, absorvida ou refletida em função do comprimento de onda ou frequência da dita radiação. O espectro pode ser melhor interpretado como a decomposição da radiação nos comprimentos de onda que a compõem.

58 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Exemplo de espectro: o arco-íris O arco-íris é um exemplo de espectro contínuo.

59 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Alguns tipos de espectroscopia Espectroscopia de Emissão: analisa a quantidade de fótons emitidos por uma amostra em função do comprimento de onda.

60 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Alguns tipos de espectroscopia Espectroscopia de Absorção: correlaciona a quantidade de fótons absorvidos pela amostra em função do comprimento de onda da luz incidente.

61 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Um pouco de história da espectroscopia Robert Wilheim Bunsen ( ) associou-se a Gustav Robert Kirchoff ( ) na criação de um equipamento que ficou conhecido como espectroscópio. Gustav Kirchoff ( ) Robert Bunsen ( )

62 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Um pouco de história da espectroscopia O espectroscópio é usado para medir a intensidade da luz em comparação com a de uma luz procedente de uma fonte padrão. Essa comparação permite determinar a concentração da substância que produz esse espectro. O espectroscópio de Bunsen e Kirchoff.

63 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Espectrômetros de prisma Abaixo mostramos dois espectrômetros que usam prisma de vidro para separar (dispersar) os comprimentos de onda.

64 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Espectrômetros de rede de difração Abaixo mostramos o funcionamento de um espectrômetro que utiliza uma rede de difração para separar (difratar) os comprimentos de onda.

65 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS O avanço da espectroscopia No final do Século XIX James Dewar ( ) e Livering obtiveram longas séries (linhas espectrais) a partir de vapores atômicos de átomos alcalinos. James Dewar ( ) Espectros de átomos alcalinos.

66 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS O espectro do vapor de hidrogênio No entanto, para uma melhor compreensão do átomo, os espectroscopistas do final do Século XIX (principalmente os alemães) resolveram estudar o espectro de emissão de uma ampola contendo hidrogênio. Ampola de gás hidrogênio (ao lado) e as raias espectrais do átomo de hidrogênio (abaixo).

67 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A escolha do vapor de hidrogênio A ampola de vapor atômico de hidrogênio (H ) foi escolhida pois já se sabia à época que este era o átomo mais simples (contém apenas um elétron). Ampola de gás hidrogênio (abaixo) e as raias espectrais do átomo de hidrogênio (acima).

68 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A espectroscopia do hidrogênio: a série de Lyman A primeira série espectral importante é devida a Theodore Lyman ( ). Ela foi obtida por Lyman em 1906 na Universidade de Harvard. Lyman obteve o espectro (discreto!!!) para o hidrogênio na região do ultravioleta (UV). Linhas espectrais obtidas por Lyman para o hidrogênio: 91,1 nm, 91,9 nm, 9,1 nm, 9,3 nm, 9,6 nm, 93,0 nm, 93,7 nm, 94,9 nm, 97, nm, 10,5 nm, 11,6 nm. Theodore Lyman ( )

69 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A espectroscopia do hidrogênio: a série de Balmer A segunda série espectral importante é devida a Johann Balmer ( ). Em 1885 Balmer propôs empiricamente uma fórmula matemática (fórmula de Balmer) que descrevia as linhas espectrais para o hidrogênio na região de luz visível. Balmer estudou o espectro (também discreto!!!) para o hidrogênio na região do ultravioleta (UV) ao visível (VIS). Johann Balmer ( ) Linhas espectrais estudadas por Balmer para o hidrogênio: 365 nm, 397 nm, 410 nm, 434 nm, 486 nm e 656 nm.

70 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A espectroscopia do hidrogênio: a série de Paschen A terceira série espectral importante é devida a Louis Karl Heinrich Friedrich Paschen ( ). Ela foi obtida por Paschen em 1908 na Universidade de Tübingen. Paschen obteve o espectro (também discreto!!!) para o hidrogênio na região do infravermelho (IR). Linhas espectrais obtidas por Paschen para o hidrogênio: 1870 nm, 180 nm, 1090 nm, 1000 nm, 954 nm, 80 nm. Karl Paschen ( )

71 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A espectroscopia do hidrogênio: a série de Brackett A quarta série espectral é devida a Frederick Sumner Brackett ( ). Ela foi obtida por Brackett em 19 na John Hopkins University. Brackett obteve o espectro (também discreto!!!) para o hidrogênio na região do infravermelho próximo (NIR). Linhas espectrais obtidas por Brackett para o hidrogênio: 1460 nm, 180 nm, 1940 nm, 170 nm, 630 nm e 4050 nm.

72 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A espectroscopia do hidrogênio: a série de Pfund A quinta série espectral é devida a August Herman Pfund ( ). Ela foi obtida por Pfund em 194 na John Hopkins University. Pfund obteve o espectro (também discreto!!!) para o hidrogênio na região do infravermelho distante (FIR). August Pfund ( ) Linhas espectrais obtidas por Pfund para o hidrogênio: 80 nm, 3040 nm, 3300 nm, 3740 nm, 4650 nm e 7460 nm.

73 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A espectroscopia do hidrogênio: a série de Humphreys A sexta série espectral importante é devida a Curtis Judson Humphreys ( ). Ela foi obtida por Humphreys em 1953 no National Bureau of Standars (USA). Humphreys obteve o espectro (também discreto!!!) para o hidrogênio na região do infravermelho distante (FIR). Linhas espectrais obtidas por Humphreys para o hidrogênio: 380 nm, 4670 nm, 5130 nm, 5910 nm, 7500 nm e 1400 nm. Curtis Humphreys ( )

74 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A Série de Lyman: tratamento matemático Linhas espectrais obtidas por Lyman para o hidrogênio: 91,1 nm, 91,9 nm, 9,1 nm, 9,3 nm, 9,6 nm, 93,0 nm, 93,7 nm, 94,9 nm, 97, nm, 10,5 nm, 11,6 nm. b L 7 1 = 1, m = b L λ 1 n n 1/n λ (m) 1/λ (m -1 ) 0,500 1, , Série de Lyman 3 0,1111 1, , ,065 9, , ,0400 9, , /lambda (m -1 ) 6 0,078 9, , ,004 9, , ,0156 9, , ,013 9, , ,05 0,1 0,15 1/n 10 0,0100 9, , ,008 9, , , ,9 10 6

75 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A Série de Balmer: tratamento matemático Linhas espectrais obtidas por Balmer para o hidrogênio: 365 nm, 397 nm, 410 nm, 434 nm, 486 nm e 656 nm. b BA 7 1 = 1, m = b BA λ n n 1/n λ (m) 1/λ (m -1 ) Série de Balmer ,1111 6, , ,065 4, , ,0400 4, , ,078 4, , ,06 0,1 1/ n 7 0,004 3, , , ,

76 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A Série de Paschen: tratamento matemático Linhas espectrais obtidas por Paschen para o hidrogênio: 80 nm, 954 nm, 1000 nm, 1090 nm, 180 nm e 1870 nm. b BA 7 1 = 1, m = b PA λ 3 n n 1/n λ (m) 1/λ (m -1 ) Série de Paschen 4 0,065 1, , /lambda (m -1 ) ,0400 1, , ,078 1, , ,004 1, , ,0156 9, , ,013 9, , ,0100 9, , ,04 0,08 1/n 11 0,0086 8, , , , , ,0059 8, , , ,

77 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A Série de Brackett: tratamento matemático Linhas espectrais obtidas por Brackett para o hidrogênio: 1460 nm, 180 nm, 1940 nm, 170 nm, 630 nm e 4050 nm. b BR 7 1 = 1, m = b BR λ 4 n Série de Brackett n 1/n λ (m) 1/λ (m -1 ) 8,00E ,0400 4, , /lambda (m -1 ) 4,00E ,0778, , ,0041, , ,0156 1, , ,00E ,05 0,05 1/n 9 0,0135 1, , , ,

78 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A Série de Pfund: tratamento matemático Linhas espectrais obtidas por Pfund para o hidrogênio: 80 nm, 3040 nm, 3300 nm, 3740 nm, 4650 nm e 7460 nm. b PF 7 1 = 1, m = b PF λ 5 n Série de Pfund n 1/n λ (m) 1/λ (m -1 ) 5,000E ,0778 7, , ,0041 4, , ,500E ,0156 3, , ,0135 3, , ,000E ,015 0,03 1/ n 10 0,0100 3, , , ,

79 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS A Série de Humphreys: tratamento matemático Linhas espectrais obtidas por Humphreys para o hidrogênio: 380 nm, 4670 nm, 5130 nm, 5910 nm, 7500 nm e 1400 nm. b HU 7 1 = 1, m = b HU λ 6 n Série de Hum phreys 3,500E+05 n 1/n λ (m) 1/λ (m -1 ) 7 0,0041 1, , ,0156 7, , ,750E ,0135 5, , , , , ,000E ,015 0,05 1/ n 11 0, , , , ,

80 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS O trabalho de Rydberg Analisando todos estes resultados experimentais, Johannes Robert Rydberg ( ) construiu uma fórmula que generalizou todos estes resultados. Johannes Rydberg ( )

81 . A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Síntese das séries espectroscópicas: a fórmula de Rydberg Esta fórmula, conhecida como fórmula de Rydberg, é dada abaixo. 7 1 ( R ) = ( 1, ± 0, ) 10 m H 1 ( R ) = ,6 ± 1, m H EXP EXP = RH λ n f ni A constante R H é conhecida como constante de Rydberg, para o átomo de hidrogênio.

82 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Síntese das séries espectroscópicas = RH λ n f ni 1 ( R ) = ,6 ± 1, m H EXP

83 4. A ESPECTROSCOPIA DE VAPORES ATÔMICOS Fórmula para átomos de elementos alcalinos = R ALC λ ( m a) ( n b)

84 1. Introdução. Modelo de Thomson 3. Modelo de Rutherford 4. A Espectroscopia de Vapores Atômicos 5. O Modelo de Bohr 6. O Modelo de Sommerfeld 7. O Princípio da Correspondência

85 5. O MODELO DE BOHR Os primórdios da descrição quântica da matéria Em 1913, Niels Heinrich David Bohr ( ) desenvolveu um novo modelo atômico. Como vimos, todos os modelos clássicos apresentados padecem do mesmo problema, que é o da instabilidade. A solução para a instabilidade do átomo foi apresentada por Bohr. Bohr adicionou regras de quantização à dinâmica do movimento do átomo. Niels Bohr ( )

86 Regras de quantização 5. O MODELO DE BOHR Contudo, estas regras de quantização foram propostas sem a preocupação de seguir uma dada lógica. Afirmamos isto porque, apesar de propor regras de quantização, Bohr continua a usar conceitos clássicos para obter seus resultados. Apesar desta falta de consistência lógica, o Modelo de Bohr tem o mérito de por em dúvida a adequação da concepção clássica da matéria a partir da relação entre estabilidade atômica e a constante de Planck.

87 O átomo de hidrogênio 5. O MODELO DE BOHR Outro mérito do Modelo de Bohr é a sua aplicação ao átomo de hidrogênio. O átomo de hidrogênio é a situação mais simples, pois trata-se de um átomo de um único elétron. O cálculo da constante de Rydberg usando o Modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio leva a um valor muito próximo ao daquele medido experimentalmente. A semelhança entre os valores calculados por Bohr e medidos por Rydberg fez com que a comunidade científica levasse a sério o Modelo de Bohr, apesar das suas inconsistências lógicas.

88 5. O MODELO DE BOHR A repercussão do trabalho de Bohr Isto despertou na comunidade científica a consciência de que era necessário elaborar uma nova teoria que fosse capaz de descrever os fenômenos atômicos. Esta nova teoria, como já vimos, recebe o nome de Mecânica Quântica. O trabalho de Bohr que vamos descrever a seguir influenciou diretamente as idéias de Heisemberg e de De Broglie, que por sua vez teve grande influência sobre as idéias de Schroedinger.

89 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr motivações Como já descrevemos anteriormente, a principal motivação de Bohr ao propor o seu modelo foi contornar as dificuldades dos modelos de Thomson e Rutherford. Estas dificuldades estavam relacionadas principalmente à questão da estabilidade. Bohr já conhecia à época de sua proposição que alguns fenômenos recém descobertos permitiam questionar a validade da aplicação da Eletrodinâmica Clássica a sistemas de dimensão atômica.

90 Postulado 1: 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr o Primeiro Postulado Um elétron em um átomo se move em uma órbita circular em torno do núcleo sob influência da atração coulombiana entre o elétron e o núcleo, obedecendo as leis da Mecânica Clássica. F e = e 4π ε r 0 mv F c = r v r = e 4π ε 0 m

91 Postulado : 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr o Segundo Postulado Em vez da infinidade de órbitas que seriam possíveis segundo a Mecânica Clássica, um elétron só pode se mover em uma órbita na qual seu momento angular orbital L é múltiplo inteiro de h/π. L = m v r h v r = n L = n h m

92 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr consequências Levando em conta estes dois postulados, temos que r n = 4π ε 0 h me n e 1 v n = π ε h n 4 0 E n = 4 me 1 n ( ) 4π ε h 0

93 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr o espectro de energia Levando em conta estes dois postulados, temos que r n 4π ε 0 h = me n 1 n E n = 13,56 ev

94 Postulado 3: 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr o Terceiro Postulado Apesar de estar constantemente acelerado, um elétron que se move em uma destas órbitas possíveis não emite radiação eletromagnética; logo, sua energia total E permanece constante. E n = 4 me 1 n ( ) 4π ε h 0

95 Postulado 4: 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr o Quarto Postulado É emitida radiação se um elétron, que se move inicialmente sobre uma órbita de energia total E i, muda seu movimento descontinuamente de forma a se mover em uma órbita de energia total E f. f i: emissão i f: absorção ν = E f E i h

96 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr consequências A partir da expressão para os níveis de energia do elétron no átomo de hidrogênio, calculamos então a frequência de emissão de radiação. E n = 4 me 1 n ( ) 4π ε h 0 f i: emissão i f: absorção c ν = = λ E f h E i

97 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr cálculo da constante de Rydberg Obtemos então me = 1 1 λ h c ( ) 4π ε 0 h n i n f ( R ) H TEO 4 m e 3 4π h c ε = ( 4π ) 0 f i emissão i f: absorção ( ) 1 R = ,5 m H TEO

98 5. O MODELO DE BOHR Os Postulados de Bohr cálculo da constante de Rydberg Comparamos então o resultado experimental com o valor teórico obtido pelo Modelo de Bohr. ( R ) = ,6 ± 1, m 1 H EXP ( R ) = ,5 m 1 H TEO E% = 0,7%

99 1. Introdução. Modelo de Thomson 3. Modelo de Rutherford 4. A Espectroscopia de Vapores Atômicos 5. O Modelo de Bohr 6. O Modelo de Sommerfeld 7. O Princípio da Correspondência

100 6. O MODELO SOMMERFELD A motivação de Sommerfeld: a estrutura fina Com o aperfeiçoamento das técnicas de espectroscopia, verificou-se que cada raia do espectro do hidrogênio era formada por raias bem mais finas. Estas raias distam uma das outras em torno de 10-4 vezes a distância entre duas raias adjacentes. A este comportamento damos o nome de estrutura fina do átomo de hidrogênio.

101 6. O MODELO SOMMERFELD A motivação de Sommerfeld: a estrutura fina Sommerfeld tentou explicar este fenômeno considerando o Modelo Atômico de Bohr de maneira mais geral. Assim, Sommerfeld considerou que o elétron poderia descrever órbitas elípticas. Lembremos que por ter apenas uma regra de quantização, o Modelo Atômico de Bohr apresenta um único número quântico. Logo, ao considerar o movimento tridimensional do elétron, mais coordenadas surgiriam, e portanto mais regras de quantização apareceriam.

102 6. O MODELO SOMMERFELD A motivação de Sommerfeld: a estrutura fina Com mais regras de quantização, mais números quânticos surgiriam. Um número maior de números quânticos explicaria o aparecimento das linhas da estrutura fina. No caso da órbita circular do Modelo Atômico de Bohr o número quântico associado à variável radial r é nulo. Sommerfeld calculou então a forma e o tamanho das órbitas elípticas, bem como a energia do elétron ao se mover em tais órbitas. Para o cálculo das órbitas elípticas, Sommerfeld utilizou as leis da Física Clássica.

103 6. O MODELO SOMMERFELD O átomo de Sommerfeld: regras de quantização Sommerfeld aplicou as Regras de Quantização de Wilson- Sommerfeld em termos das coordenadas polares r, θ e ϕ. Desta forma, tais regras são escritas na forma p r dr = n r h p θ dθ = n θ h p ϕ dϕ = n ϕ h

104 6. O MODELO SOMMERFELD O átomo de Sommerfeld: a variável ϕ Aplicamos a Regra de Quantização de Wilson- Sommerfeld para a variável ϕ. p dϕ ϕ = nϕ h = m h L m = 0, ± 1, ±... z Este resultado mostra que a componente z do momento angular não pode admitir quaisquer valores, mas apenas aqueles múltiplos de h/π.

105 6. O MODELO SOMMERFELD O átomo de Sommerfeld: a variável θ Aplicamos a Regra de Quantização de Wilson- Sommerfeld para a variável ϕ. L = l h l = 0,1,..., m Desta forma, a Regra de Quantização de Wilson- Sommerfeld para a variável θ implica na quantização do módulo do momento angular total L. Isto significa que, no Modelo de Sommerfeld para o átomo, o momento angular total orbital L fica restrito a valores múltiplos de h/π.

106 6. O MODELO SOMMERFELD O átomo de Sommerfeld: a variável r Aplicamos a Regra de Quantização de Wilson- Sommerfeld para a variável r. Ao fazer isto, obtemos uma relação entre o semi-eixo maior e o semi-eixo menor da elipse, que é a trajetória do elétron no átomo de Sommerfeld. a b = n r l + l = n l n = nr + l Na equação acima introduzimos um novo número quântico n, que é a soma dos outros dois números quânticos n e l.

107 6. O MODELO SOMMERFELD O átomo de Sommerfeld: a variável r Obtemos ainda a quantização da energia, nos mesmo moldes daquela obtida por Bohr. E n = 4 me 1 n ( ) 4π ε h 0 a = b n l

108 6. O MODELO SOMMERFELD Algumas órbitas do átomo de Sommerfeld Abaixo à esquerda, mostramos a órbita para n = 1; neste caso só podemos ter l = 1. Abaixo à direita, mostramos as órbitas para n = ; neste caso podemos ter l = e l = 1.

109 6. O MODELO SOMMERFELD Algumas órbitas do átomo de Sommerfeld Abaixo mostramos as órbitas para n = 3; neste caso podemos ter l = 3, l = e l = 1.

110 6. O MODELO SOMMERFELD O momento angular no átomo de Sommerfeld Abaixo à esquerda, mostramos as componentes z do momento angular para l = 1 e para l =.

111 6. O MODELO SOMMERFELD O momento angular no átomo de Sommerfeld Abaixo à esquerda, mostramos as componentes z do momento angular para l = 3.

112 1. Introdução. Modelo de Thomson 3. Modelo de Rutherford 4. A Espectroscopia de Vapores Atômicos 5. O Modelo de Bohr 6. O Modelo de Sommerfeld 7. O Princípio da Correspondência

113 7. O PRINCÍPIO DA CORRESPONDÊNCIA Justificativa física para as regras de seleção Para um melhor entendimento das regras de seleção, Bohr enunciou em 193 um postulado auxiliar, conhecido como princípio da correspondência. 1. As previsões da teoria quântica para o comportamento de qualquer sistema físico devem corresponder às previsões da física clássica no limite no qual os números quânticos que especificam o estado de um sistema se tornam muito grandes.. Uma regra de seleção é válida para todos os números quânticos possíveis; portanto, todas as regras de seleção necessárias para obter a correspondência exigida no limite clássico também se aplicam no limite quântico.

114 7. O PRINCÍPIO DA CORRESPONDÊNCIA Aplicação à emissão de radiação no átomo de hidrogênio A frequência de revolução do elétron no átomo de hidrogênio é dada por ( ) n e m = h π ε π ν Já a Física Quântica prevê que a frequência da luz emitida é dada por ( ) = n f n i e m h π ε π ν MODELOS ATÔMICOS CLÁSSICOS E SEMICLÁSSICOS

115 7. O PRINCÍPIO DA CORRESPONDÊNCIA Aplicação à emissão de radiação no átomo de hidrogênio Para testar o princípio da correspondência, impomos a condição n f = n i 1. Obtemos então 4 1 me n 1 ν = ( ) 3 ( ) 4 π ε 4 π h 0 n 1 n Para n grande, isto é, n, obtemos 1 me 4 ν n = ( ) 3 3 4π ε 4π h n 0 ν n =ν 0

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS E VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS E VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 4.1- Primórdios

Leia mais

Principais modelos atômicos. Modelo Atômico de Thomson (1898)

Principais modelos atômicos. Modelo Atômico de Thomson (1898) Principais modelos atômicos Modelo Atômico de Thomson (1898) Com a descoberta dos prótons e elétrons, Thomson propôs um modelo de átomo no qual os elétrons e os prótons, estariam uniformemente distribuídos,

Leia mais

I O átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera.

I O átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Como não é possível ver os átomos, Dalton, Thomson e Rutherford elaboraram modelos para ilustrá-los, em função de resultados obtidos em experiências realizadas

Leia mais

MODELO ATÔMICOS CLÁSSICOS E SEMICLÁSSICOS

MODELO ATÔMICOS CLÁSSICOS E SEMICLÁSSICOS FÍSICA PARA ENGENHARIA ELÉTRICA José Fernando Fragalli Departamento de Física Udesc/Joinville MODELO ATÔMICOS CLÁSSICOS E SEMICLÁSSICOS É errado pensar que a tarefa da física é descobrir como a natureza

Leia mais

Teoria Atômica da Matéria

Teoria Atômica da Matéria Teoria Atômica da Matéria Breve Histórico Leucipo e Demócrito ( 400 a.c.) descontinuidade da matéria (átomo). Alquimia ( 300 a.c. 500 d.c.) civilizações árabes e gregas. Paracelsus ( 500 d.c.) Iatroquímica.

Leia mais

Atomística (I parte):

Atomística (I parte): Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo Histórico do Átomo: Modelo dos gregos - Atomismo; Modelo de 1808 - Dalton Modelo de 1898 Thompson Modelo de 1911 Rutherford Modelo de 1913 Bohr Modelo

Leia mais

Leupico a matéria é discreta ou contínua? - átomos

Leupico a matéria é discreta ou contínua? - átomos Estrutura Atômica A descoberta da estrutura atômica Os gregos antigos foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. Thales água Anaxímenes ar Heráclito fogo Empédocles

Leia mais

Capítulo 2 Estrutura Atômica

Capítulo 2 Estrutura Atômica Capítulo 2 Estrutura Atômica Teoria atômica da matéria John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações químicas, os átomos não são alterados.

Leia mais

Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO

Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO A DESCOBERTA DAS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS Após Dalton ter apresentado sua teoria atômica, em 1808, na qual sugeria que os átomos eram indivisíveis, maciços

Leia mais

www.professormazzei.com - ATOMÍSTICA Folha 04 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com - ATOMÍSTICA Folha 04 João Roberto Mazzei Questão 01 Rutherford idealizou um modelo atômico com duas regiões distintas. Esse modelo pode ser comparado a um estádio de futebol com a bola no centro: a proporção entre o tamanho do estádio em relação

Leia mais

A Natureza Elétrica da Matéria

A Natureza Elétrica da Matéria A Natureza Elétrica da Matéria Você já parou para pensar que toda matéria na natureza é eletricamente neutra? Pelo menos no planeta Terra podemos afirmar isso! Talvez tenha sido essa observação que levou

Leia mais

Aula 2: Estrutura Atômica

Aula 2: Estrutura Atômica Aula 2: Estrutura Atômica Histórico u Grécia Antiga: Alquimistas (400 a.c.) - Matéria consiste de partículas distintas indivisíveis (átomos) - Ausência de evidências experimentais u Teoria Atômica dos

Leia mais

QUANTIZAÇÃO DA ELETRICIDADE, DA LUZ E DA ENERGIA

QUANTIZAÇÃO DA ELETRICIDADE, DA LUZ E DA ENERGIA QUANTIZAÇÃO DA ELETRICIDADE, DA LUZ E DA ENERGIA 1 A DESCOBERTA DO ELÉTRON P ~ 10-3 atm gás ionizado - PLASMA P ~ 10-6 atm RAIOS INVISÍVEIS RAIOS CATÓDICOS Experiência J.J. Thomson - RELAÇÃO (e/m) 2 QUANTIZAÇÃO

Leia mais

O MODELO ATÔMICO aula 2/3

O MODELO ATÔMICO aula 2/3 TEO 5:INTRODUÇÃO A RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA O MODELO ATÔMICO aula /3 1.1- Introdução 1. - O modelo atômico 1..1- Estrutura atômica 1.. - Os Raios X 1.1- Introdução Espectroscopia Leucipo e Democrito

Leia mais

FÍSICA MODERNA I MODELOS ATÔMICOS SEMICLÁSSICOS

FÍSICA MODERNA I MODELOS ATÔMICOS SEMICLÁSSICOS FÍSICA MODERNA I José Fernando Fragalli Departamento de Física Udesc/Joinville MODELOS ATÔMICOS SEMICLÁSSICOS Deve haver qualquer coisa por trás de tudo isso Não acredito que o valor da constante de Rydberg

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS 01. Item B AULA 01 TURMA ANUAL I Correto. Ao passar para um nível mais interno o elétron emite energia na forma de luz. II Falso. Rutherford não propôs um átomo maciço,

Leia mais

Tópicos de Física Moderna Engenharia Informática

Tópicos de Física Moderna Engenharia Informática EXAME - ÉPOCA NORMAL 7 de Junho de 007 1. Indique, de entre as afirmações seguintes, as que são verdadeiras e as que são falsas. a) A grandeza T na expressão cinética mv T = é o período de oscilações.

Leia mais

ESTRUTURA DO ÁTOMO. 3. (G1 - cftmg 2016) Sobre as propriedades do íon sulfeto ( ) verdadeiro ou (F) para falso.

ESTRUTURA DO ÁTOMO. 3. (G1 - cftmg 2016) Sobre as propriedades do íon sulfeto ( ) verdadeiro ou (F) para falso. 1. (Udesc 2014) O enunciado Em um mesmo átomo, não podem existir dois elétrons com o mesmo conjunto de números quânticos refere-se a(ao): a) Princípio da Exclusão de Pauli. b) Princípio da Conservação

Leia mais

Profª.. Carla da Silva Meireles

Profª.. Carla da Silva Meireles Estrutura eletrônica dos átomos Profª.. Carla da Silva Meireles O que fazem os elétrons? Como eles se mantém em órbita? As leis da física eram insatisfatórias para descrever movimento de partículas tão

Leia mais

Evolução dos Modelos Atômicos

Evolução dos Modelos Atômicos Evolução dos Modelos Atômicos 1. (Puc - RS) O átomo, na visão de Thomson, é constituído de a) níveis e subníveis de energia. b) cargas positivas e negativas. c) núcleo e eletrosfera. d) grandes espaços

Leia mais

Dalton Os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis de matéria, e permanecem inalterados nas reações químicas; Os átomos de um mesmo el

Dalton Os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis de matéria, e permanecem inalterados nas reações químicas; Os átomos de um mesmo el Modelos Atômicos Dalton Os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis de matéria, e permanecem inalterados nas reações químicas; Os átomos de um mesmo elemento são iguais entre si: Os átomos

Leia mais

Física IV. Fótons e Natureza Ondulatória da Luz. Sears capítulo 38-39. Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

Física IV. Fótons e Natureza Ondulatória da Luz. Sears capítulo 38-39. Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Física IV Fótons e Natureza Ondulatória da Luz Sears capítulo 38-39 Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Corpo Negro Um objeto em qualquer temperatura emite radiação eletromagnética, frequentemente denominada

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém oito questões no total, sendo duas questões abertas e seis questões de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira

Leia mais

Física Geral III Capítulo 1 Carga elétrica

Física Geral III Capítulo 1 Carga elétrica Física Geral III Capítulo 1 Carga elétrica (Cap. 23 halliday, Cap. 21 Sears, Cap 29 Tipler vol 2) (1 ª Aula/2 Aula) Sumário: 1.1 Introdução 1.2 A carga Elétrica 1.3 - A carga Elétrica e a Estrutura da

Leia mais

Max von Laue sugeriu que se os raios X fossem uma forma de radiação eletromagnética, efeitos de interferência deveriam ser observados.

Max von Laue sugeriu que se os raios X fossem uma forma de radiação eletromagnética, efeitos de interferência deveriam ser observados. Unidade - Aula 3 Propriedades da Onda de Matéria* * Tradução e adaptação livre das aulas do Professor Rick Trebino em: www.physics.gatech.edu/frog 3.1 Espalhamento de Raio X 3. Ondas de De Broglie 3.3

Leia mais

ESTRUTURA GERAL DO ÁTOMO. NÚCLEO - Prótons: p + - Nêutrons: n o. ELETROSFERA - Elétrons: e - o 3) CARGA ATÔMICA E CARGA IÔNICA

ESTRUTURA GERAL DO ÁTOMO. NÚCLEO - Prótons: p + - Nêutrons: n o. ELETROSFERA - Elétrons: e - o 3) CARGA ATÔMICA E CARGA IÔNICA QUÍMICA GERAL ATOMÍSTICA Professor: Ramon Lamar ESTRUTURA GERAL DO ÁTOMO NÚCLEO - Prótons: p + - Nêutrons: n o ELETROSFERA - Elétrons: e - o ) NÚMERO ATÔMICO Corresponde ao número total de prótons presente

Leia mais

Ondas Eletromagnéticas. Cap. 33

Ondas Eletromagnéticas. Cap. 33 Ondas Eletromagnéticas. Cap. 33 33.1 Introdução As ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso dia a dia. Por meio destas ondas, informações do mundo são recebidas (tv, Internet, telefonia, rádio,

Leia mais

FILÓSOFOS GREGOS. Tales de Mileto (625-547) Anaxímenes (séc. VI a.c.) Empédocles (480-430 a.c.) Aristóteles (séc. IV a.c.

FILÓSOFOS GREGOS. Tales de Mileto (625-547) Anaxímenes (séc. VI a.c.) Empédocles (480-430 a.c.) Aristóteles (séc. IV a.c. FILÓSOFOS GREGOS Tales de Mileto (65-547) A ÁGUA é a essência de tudo. Anaxímenes (séc. VI a.c.) O AR seria o elemento que constituiria O universo. Heráclito (540-480 a.c.) O FOGO é o terceiro elemento

Leia mais

FÍSICA RADIOLOGICA. Prof. Emerson Siraqui

FÍSICA RADIOLOGICA. Prof. Emerson Siraqui FÍSICA RADIOLOGICA Prof. Emerson Siraqui RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA Para concluirmos o que é radiações de forma bem simples é um transporte de energia que se propaga a partir de uma fonte em todas direções.

Leia mais

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS MECÂNICA QUÂNTICA E OS ORBITAIS ATÔMICOS 1926 Físico austríaco Erwin Schrödinger Equação de onda de Schrödinger Incorpora tanto o comportamento ondulatório como o de partícula

Leia mais

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T,

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T, Aula: 01 Temática: O Gás Ideal Em nossa primeira aula, estudaremos o estado mais simples da matéria, o gás, que é capaz de encher qualquer recipiente que o contenha. Iniciaremos por uma descrição idealizada

Leia mais

Dualidade onda-corpúsculo para a matéria. Relação de De Broglie Princípio de Incerteza e Mecânica Quântica Física em acção

Dualidade onda-corpúsculo para a matéria. Relação de De Broglie Princípio de Incerteza e Mecânica Quântica Física em acção FÍSICA QUÂNTICA Uma brevíssima introdução 12.º ano Maio de 2010 Marília Peres Introdução à física quântica A quantização da energia de PlancK A teoria dos fotões de Einstein Dualidade onda-corpúsculo para

Leia mais

RAIAS ESPECTRAIS. I. Introdução. II. Fórmulas espectrais empíricas

RAIAS ESPECTRAIS. I. Introdução. II. Fórmulas espectrais empíricas AIAS ESPECTAIS Gil Bazanini Depto. de Engenharia Mecânica -FEJ/UDESC Ivani T Lawall Depto. de Física -FEJ/UDESC Joinville SC I. Introdução Quando a luz emitida por uma fonte luminosa atravessa um prisma

Leia mais

3 Reações Proibidas por Spin

3 Reações Proibidas por Spin 3 Reações Proibidas por Spin Em reações químicas, elétrons ligantes são redistribuídos quando ligações químicas são quebradas e formadas. Quando alguns dos elétrons dos reagentes ou dos produtos são desemparelhados,

Leia mais

FÍSICA (Eletromagnetismo) CAMPOS ELÉTRICOS

FÍSICA (Eletromagnetismo) CAMPOS ELÉTRICOS FÍSICA (Eletromagnetismo) CAMPOS ELÉTRICOS 1 O CONCEITO DE CAMPO Suponhamos que se fixe, num determinado ponto, uma partícula com carga positiva, q1, e a seguir coloquemos em suas proximidades uma segunda

Leia mais

FÍSICA APLICADA A RADIOLOGIA. Proº. Lillian Lemos E-mail: lillianlemos@yahoo.com.br

FÍSICA APLICADA A RADIOLOGIA. Proº. Lillian Lemos E-mail: lillianlemos@yahoo.com.br FÍSICA APLICADA A RADIOLOGIA Proº. Lillian Lemos E-mail: lillianlemos@yahoo.com.br ESTADOS DA MATÉRIA Três tipos: -Estado Fundamental -Estado Excitado -Estado Ionizado ESTADOS DA MATÉRIA Estado Fundamental:

Leia mais

O mundo do átomo. Era hora do lanche e Maristela foi comer sua. 1/2 maçã... 1/4 de maçã... 1/8 de maçã... 1/16 de maçã...maçã?

O mundo do átomo. Era hora do lanche e Maristela foi comer sua. 1/2 maçã... 1/4 de maçã... 1/8 de maçã... 1/16 de maçã...maçã? A U A UL LA O mundo do átomo Era hora do lanche e Maristela foi comer sua maçã. Pegou uma faquinha e cortou a maçã ao meio. Depois cortou-a ao meio outra vez, e mais outra. De repente, passou-lhe pela

Leia mais

ATOMÍSTICA. 18- O ânion NO 3 é isoeletrônico do átomo T. Qual o número atômico de T? A) 15 B) 16 C) 31 D) 32 E) 63

ATOMÍSTICA. 18- O ânion NO 3 é isoeletrônico do átomo T. Qual o número atômico de T? A) 15 B) 16 C) 31 D) 32 E) 63 MODELOS ATÔMICOS 1- (UFMG) Com relação ao modelo atômico de Bohr, a afirmativa FALSA é A) cada órbita eletrônica corresponde a um estado estacionário de energia. B) o elétron emite energia ao passar de

Leia mais

Princípios de Sensoriamento Remoto. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. MSc. Raoni W. D. Bosquilia

Princípios de Sensoriamento Remoto. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. MSc. Raoni W. D. Bosquilia Princípios de Sensoriamento Remoto Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. MSc. Raoni W. D. Bosquilia Princípios de Sensoriamento Remoto Procedimentos destinados a obtenção de imagens mediante o registro

Leia mais

Teoria Quântica e Estrutura Atómica

Teoria Quântica e Estrutura Atómica Capítulo 7 Teoria Quântica e Estrutura Electrónica dos Átomos Da Física Clássica à Teoria Quântica Efeito Fotoeléctrico Teoria de Bohr do Átomo de Hidrogénio Natureza Dual do Electrão Mecânica Quântica

Leia mais

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 14

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 14 Ondas 5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Introdução: elementos básicos sobre ondas De maneira geral, uma onda é qualquer sinal que se transmite de um ponto a outro

Leia mais

A radioatividade e a idade da Terra

A radioatividade e a idade da Terra A radioatividade e a idade da Terra Luiz Fernando Mackedanz luiz.mackedanz@unipampa.edu.br Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil L. F. Mackedanz

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA RAZÃO Q/M PARA O ELECTRÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DE THOMSON

DETERMINAÇÃO DA RAZÃO Q/M PARA O ELECTRÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DE THOMSON DETERMINAÇÃO DA RAZÃO Q/M PARA O ELECTRÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DE THOMSON Objectivo: Determinação da razão q/m para o electrão por deflexão de raios catódicos por campos eléctricas e/ou magnéticos. Introdução:

Leia mais

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea.

mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea. Resolução das atividades complementares Química p. I. Falsa. As amostras A e B contêm a mesma substância (naftalina). Essas amostras se fundem, portanto, na mesma temperatura. II. Falsa. A temperatura

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva O Efeito Compton Einstein, em 1919, concluiu que um fóton de energia E se desloca em uma única direção (diferentemente de uma onda esférica) e é portador de um momento

Leia mais

Termômetros de Radiação. Prof. Valner Brusamarello

Termômetros de Radiação. Prof. Valner Brusamarello Termômetros de Radiação Prof. Valner Brusamarello Termômetros de Radiação Todos os corpos na natureza são formados por moléculas, formadas por átomos. Todas as partículas são em essência cargas elétricas.

Leia mais

Os tipos de ligações químicas do ponto de vista energético e estrutural

Os tipos de ligações químicas do ponto de vista energético e estrutural Os tipos de ligações químicas do ponto de vista energético e estrutural Introdução Numa substância real geralmente há uma forma de ligação química predominante, como por exemplo, a ligação covalente existente

Leia mais

CARGAS ELÉTRICAS. Por Jonathan T. Quartuccio

CARGAS ELÉTRICAS. Por Jonathan T. Quartuccio CARGAS ELÉTRICAS Por Jonathan T. Quartuccio Há muito tempo o homem vem estudando fenômenos relacionados a eletricidade. Na Grécia antiga, o fenômeno de atração entre corpos já era observado quando se atritava

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE -UFS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA- CCET DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQI PROF.: ANTONIO REINALDO CESTARI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE -UFS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA- CCET DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQI PROF.: ANTONIO REINALDO CESTARI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE -UFS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA- CCET DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQI PROF.: ANTONIO REINALDO CESTARI Teoria atômica - Exemplos numéricos 1) A freqüência da radiação

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de fenômeno

Leia mais

Luz Polarizada. Luz natural. Luz Polarizada. Luz polarizada

Luz Polarizada. Luz natural. Luz Polarizada. Luz polarizada Óptica Polarização da luz Luz Polarizada Luz natural Luz Polarizada Luz polarizada Dupla refração ou Birrefringência Sólidos amorfos: átomos distribuídos aleatoriamente. A velocidade da luz é a mesma em

Leia mais

Química Geral I Aula 11 14/04/2016

Química Geral I Aula 11 14/04/2016 Química Geral I Aula 11 14/04/2016 Curso de Química Licenciatura 2016-1 Prof. Udo Eckard Sinks Estrutura Atômica, Radiação Eletromagnética, Equação de Planck, Efeito Fotoelétrico, Espectro de Linhas Atômicas,

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 7

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 7 Potencial Elétrico Quando estudamos campo elétrico nas aulas passadas, vimos que ele pode ser definido em termos da força elétrica que uma carga q exerce sobre uma carga de prova q 0. Essa força é, pela

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Espectros atômicos Toda substância a uma certa temperatura emite radiação térmica, caracterizada por uma distribuição contínua de comprimentos de onda. A forma da

Leia mais

A radioatividade e a origem do não determinismo na ciência

A radioatividade e a origem do não determinismo na ciência Ano 7, n. 20, 2014 Seção Artigos Tema: Energia Nuclear 05/08/2014 A radioatividade e a origem do não determinismo na ciência Vitor Oguri Vitor Oguri é físico experimental de Altas Energias. Mestre em Física

Leia mais

Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico Prof. Alex S. Vieira

Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico Prof. Alex S. Vieira Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico 1) Se, após o contato e posterior separação, F 2 é o módulo da força coulombiana entre X e Y, podese afirmar corretamente que o quociente F

Leia mais

aplicada à força sentida por uma carga q 0, devida à N cargas q 1 q 2 q n

aplicada à força sentida por uma carga q 0, devida à N cargas q 1 q 2 q n Eletricidade O Campo eléctrico Consideremos a equação aplicada à força sentida por uma carga q 0, devida à N cargas q 1 q 2 q n onde é a distância desde a carga até o ponto do espaço onde se encontra a

Leia mais

RAIOS-X. aspectos gerais J.R. Kaschny (2013)

RAIOS-X. aspectos gerais J.R. Kaschny (2013) RAIOS-X aspectos gerais J.R. Kaschny (2013) Introdução Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 Å até dezenas de angstrons, descobertos

Leia mais

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. : De Dalton ao modelo quântico. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque

Leia mais

ROLAMENTO, TORQUE E MOMENTUM ANGULAR Física Geral I (1108030) - Capítulo 08

ROLAMENTO, TORQUE E MOMENTUM ANGULAR Física Geral I (1108030) - Capítulo 08 ROLAMENTO, TORQUE E MOMENTUM ANGULAR Física Geral I (1108030) - Capítulo 08 I. Paulino* *UAF/CCT/UFCG - Brasil 2012.2 1 / 21 Sumário Rolamento Rolamento como rotação e translação combinados e como uma

Leia mais

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.) I. INTRODUÇÃO Quando se faz um experimento, deseja-se comparar o resultado obtido

Leia mais

Evolução do Modelo Atômico

Evolução do Modelo Atômico Evolução do Modelo Atômico A constituição da matéria que forma o mundo vem intrigando pensadores desde a Grécia Antiga, berço da intelectualidade, com Leucipo e Demócrito, os primeiros a usarem a palavra

Leia mais

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado.

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado. Apostila de Revisão n 4 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 2M311 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 4. Corpo Rígido 4.1. Torque análise semiquantitativa, na Primeira Etapa, e quantitativa, na

Leia mais

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA A tabela periódica é o guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos. Ela está estruturada de forma que os elementos com o mesmo padrão de configurações

Leia mais

A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos

A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos Introdução à Astronomia Fundamental A renascença chegou na astronomia através dos estudos de Nicolau Copérnico, que propôs um modelo heliocêntrico do Universo

Leia mais

Modelos atômicos. Modelo de Bohr

Modelos atômicos. Modelo de Bohr Modelos atômicos Modelo de Bohr O modelo de Bohr apresenta limitações significativas, não servindo para explicar vários dos fenômenos nos quais estão envolvidos elétrons. As deficiências do modelo de Bohr

Leia mais

Física IV - 4320402 Escola Politécnica - 2012 GABARITO DA PR 5 de fevereiro de 2013

Física IV - 4320402 Escola Politécnica - 2012 GABARITO DA PR 5 de fevereiro de 2013 Física IV - 43040 Escola Politécnica - 0 GABARITO DA PR 5 de fevereiro de 03 Questão No circuito abaixo o gerador de corrente alternada com freqüência angular ω = 500 rd/s fornece uma tensão eficaz (quadrática

Leia mais

Quinto roteiro de exercícios no Scilab Cálculo Numérico

Quinto roteiro de exercícios no Scilab Cálculo Numérico Quinto roteiro de exercícios no Scilab Cálculo Numérico Rodrigo Fresneda 4 de maio de 2012 1 Equações Diferenciais Ordinárias Equação diferencial é uma equação que contém derivadas de uma função desconhecida.

Leia mais

HIPÓTESE ATÔMICA. SENHA: emat BC0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. André Sarto Polo.

HIPÓTESE ATÔMICA. SENHA: emat BC0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. André Sarto Polo. BC0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA HIPÓTESE ATÔMICA Crédito: Sprace André Sarto Polo andre.polo@ufabc.edu.br http://sqbf.ufabc.edu.br/disciplinas/bc0102.php SENHA: emat Estados da matéria 2 http://www.cave.com.br/cave2009/images/conteudo/quintoestado.gif

Leia mais

CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL

CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL 1.0 Conceitos CINEMÁTICA DO PONTO MATERIAL Cinemática é a parte da Mecânica que descreve os movimentos. Ponto material é um corpo móvel cujas dimensões não interferem no estudo em questão. Trajetória é

Leia mais

06-11-2015. Sumário. Da Terra à Lua. Movimentos no espaço 02/11/2015

06-11-2015. Sumário. Da Terra à Lua. Movimentos no espaço 02/11/2015 Sumário UNIDADE TEMÁTICA 1 Movimentos na Terra e no Espaço. Correção do 1º Teste de Avaliação. Movimentos no espaço. Os satélites geoestacionários. - O Movimentos de satélites. - Características e aplicações

Leia mais

Difração = Desvio da propagação retilínea da luz

Difração = Desvio da propagação retilínea da luz Aula-4 Difração Difração = Desvio da propagação retilínea da luz Trata-se de um efeito característico de fenômenos ondulatórios, que ocorre sempre que parte de uma frente de onda (sonora, de matéria, ou

Leia mais

Campo Magnético. Prof a. Michelle Mendes Santos michelle.mendes@ifmg.edu.br

Campo Magnético. Prof a. Michelle Mendes Santos michelle.mendes@ifmg.edu.br Campo Magnético Prof a. Michelle Mendes Santos michelle.mendes@ifmg.edu.br O Magnetismo O magnetismo é um efeito observado e estudado há mais de 2000 anos. O magnetismo descreve o comportamento de objetos

Leia mais

FÍSICA. Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2 Densidade da água: 10 3 kg/m 3. Resposta: 29. Justificativa:

FÍSICA. Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2 Densidade da água: 10 3 kg/m 3. Resposta: 29. Justificativa: FÍSICA Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2 Densidade da água: 10 3 kg/m 3 01. Considere a massa de uma molécula de água igual a 3 10-26 kg. Seja 10 N, a ordem de grandeza do número de moléculas de

Leia mais

ELETROSTÁTICA wagnumbers.com.br O UNIVERSO PODE SER CARACTERIZADO POR GRANDEZAS FUNDAMENTAIS: MATÉRIA / MASSA, ENERGIA, ESPAÇO,

ELETROSTÁTICA wagnumbers.com.br O UNIVERSO PODE SER CARACTERIZADO POR GRANDEZAS FUNDAMENTAIS: MATÉRIA / MASSA, ENERGIA, ESPAÇO, ELETROSTÁTICA wagnumbers.com.br O UNIVERSO PODE SER CARACTERIZADO POR GRANDEZAS FUNDAMENTAIS: MATÉRIA / MASSA, ENERGIA, ESPAÇO, E TEMPO. A MATÉRIA É CONSTITUÍDA POR PARTÍCULAS MUITO PEQUENAS CHAMADAS DE

Leia mais

Resposta Questão 2. a) O N O b) Linear

Resposta Questão 2. a) O N O b) Linear GABARITO DA PROVA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO 1 SEMESTRE DE 2016 FÍSICA E QUÍMICA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI Resposta Questão 1. A amônia apresenta

Leia mais

Turma: Terça-feira ( ) Quarta-feira diurno ( ) Quarta-feira noturno ( ) Quinta-feira ( ) Sexta-feira ( ) Nome do aluno ID Assinatura

Turma: Terça-feira ( ) Quarta-feira diurno ( ) Quarta-feira noturno ( ) Quinta-feira ( ) Sexta-feira ( ) Nome do aluno ID Assinatura 005 Lista de exercícios que deve ser entregue no dia da prova (conteúdo: propriedades da matéria, unidades de medidas, estrutura atômica, propriedades eletrônicas e tabela periódica Química para Engenharia

Leia mais

MICROFONE E ALTIFALANTE

MICROFONE E ALTIFALANTE MICROFONE E ALTIFALANTE Um microfone é um transdutor que transforma energia mecânica (onda sonora) em energia elétrica (sinal elétrico de corrente alternada). O altifalante é um transdutor que transforma

Leia mais

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 16

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 16 A Equação de Onda em Uma Dimensão Ondas transversais em uma corda esticada Já vimos no estudo sobre oscilações que os físicos gostam de usar modelos simples como protótipos de certos comportamentos básicos

Leia mais

A partir do gráfico, e usando a definição de resistência elétrica, tem-se:

A partir do gráfico, e usando a definição de resistência elétrica, tem-se: Física Unidade V Eletricidade Série 3 - Lei de Ohm 01 A partir do gráfico, e usando a definição de resistência elétrica, tem-se: U 10 = = = 50 Ω i 0, esposta: E 1 Física Unidade V Eletricidade Série 3

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01 Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de

Leia mais

A unidade de freqüência é chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s.

A unidade de freqüência é chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s. Movimento Circular Uniforme Um movimento circular uniforme (MCU) pode ser associado, com boa aproximação, ao movimento de um planeta ao redor do Sol, num referencial fixo no Sol, ou ao movimento da Lua

Leia mais

Para cada partícula num pequeno intervalo de tempo t a percorre um arco s i dado por. s i = v i t

Para cada partícula num pequeno intervalo de tempo t a percorre um arco s i dado por. s i = v i t Capítulo 1 Cinemática dos corpos rígidos O movimento de rotação apresenta algumas peculiaridades que precisam ser entendidas. Tem equações horárias, que descrevem o movimento, semelhantes ao movimento

Leia mais

FÍSICA (Eletricidade e Eletromagnetismo) Cap. I - CARGA ELÉTRICA E LEI DE COULOMB

FÍSICA (Eletricidade e Eletromagnetismo) Cap. I - CARGA ELÉTRICA E LEI DE COULOMB Cap. I - CARGA ELÉTRICA E LEI DE COULOMB FÍSICA (Eletricidade e Eletromagnetismo) A eletrostática é um ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados com cargas elétricas em repouso. Um dos primeiros

Leia mais

RESPOSTA: C. a) só a I. b) só a II. c) só a III. d) mais de uma. e) N.d.a. RESPOSTA: C

RESPOSTA: C. a) só a I. b) só a II. c) só a III. d) mais de uma. e) N.d.a. RESPOSTA: C 1. (ITA - 1969) Usando L para comprimento, T para tempo e M para massa, as dimensões de energia e quantidade de movimento linear correspondem a: Energia Quantidade de Movimento a) M L T -1... M 2 L T -2

Leia mais

SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS NOTAS DE AULA (QUÍMICA) SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: ITALLO CEZAR 1 INTRODUÇÃO A química é a ciência da matéria e suas transformações, isto é, estuda a matéria. O conceito da

Leia mais

www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 03 - Prof.: João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 03 - Prof.: João Roberto Mazzei Questão 01 Considera-se que quatorze elementos químicos metálicos são essenciais para o correto funcionamento do organismo, portanto indispensáveis para manter a saúde. Os referidos elementos estão listados

Leia mais

Fundamentos da Eletrostática Aula 17 O Campo Elétrico no interior de um Dielétrico

Fundamentos da Eletrostática Aula 17 O Campo Elétrico no interior de um Dielétrico Densidades de cargas polarizadas Fundamentos da Eletrostática Aula 17 O Campo Elétrico no interior de um Dielétrico Prof. Alex G. Dias Prof. Alysson F. Ferrari Na aula passada, mostramos que o potencial

Leia mais

Capítulo 4 Inferência Estatística

Capítulo 4 Inferência Estatística Capítulo 4 Inferência Estatística Slide 1 Resenha Intervalo de Confiança para uma proporção Intervalo de Confiança para o valor médio de uma variável aleatória Intervalo de Confiança para a variância de

Leia mais

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR.

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. UNIDADE DE MASSA ATÔMICA Em 1961, na Conferência da União Internacional de Química Pura e Aplicada estabeleceu-se: DEFINIÇÃO DE MASSA

Leia mais

Dos atomistas Gregos ao Bóson de Higgs

Dos atomistas Gregos ao Bóson de Higgs Dos atomistas Gregos ao Bóson de Higgs João da Mata Costa I Explorando o átomo Os atomistas gregos propuseram no século VI - V a. C. que a matéria do universo era composta por partículas mínimas e indivisíveis

Leia mais

Capítulo 7. 1. Bissetrizes de duas retas concorrentes. Proposição 1

Capítulo 7. 1. Bissetrizes de duas retas concorrentes. Proposição 1 Capítulo 7 Na aula anterior definimos o produto interno entre dois vetores e vimos como determinar a equação de uma reta no plano de diversas formas. Nesta aula, vamos determinar as bissetrizes de duas

Leia mais

1.2. Grandezas Fundamentais e Sistemas de Unidades

1.2. Grandezas Fundamentais e Sistemas de Unidades CAPÍTULO 1 Grandezas, Unidades e Dimensões 1.1. Medidas Uma grandeza física é uma propriedade de um corpo, ou particularidade de um fenómeno, susceptível de ser medida, i.e. à qual se pode atribuir um

Leia mais

caruso oguri 2006/6/2 19:38 page xv #15

caruso oguri 2006/6/2 19:38 page xv #15 caruso oguri 2006/6/2 19:38 page xv #15 Prefácio Apresentação 1 A estrutura da matéria: concepções filosóficas na Antigüidade 1 1.1 As primeiras especulações sobre a constituição da matéria.............

Leia mais

Lista de Exercícios Campo Elétrico

Lista de Exercícios Campo Elétrico Considere k o = 9,0. 10 9 N. m 2 /C 2 Lista de Exercícios Campo Elétrico 1. Uma partícula de carga q = 2,5. 10-8 C e massa m = 5,0. 10-4 kg, colocada num determinado ponto P de uma região onde existe um

Leia mais

Teorias de Ligações Químicas

Teorias de Ligações Químicas Química Orgânica I Teorias de Ligações Químicas Ministrante: Prof. Dr Sidney Lima Teresina - PI Geometria Molecular: Teoria da Ligação Valência TLV - Linus Carl Pauling (1901-1994): Nobel de Química (1954)

Leia mais

A Teoria de Cordas e a Unificação das Forças da Natureza p. 1

A Teoria de Cordas e a Unificação das Forças da Natureza p. 1 A Teoria de Cordas e a Unificação das Forças da Natureza Victor O. Rivelles Instituto de Física Universidade de São Paulo rivelles@fma.if.usp.br 40 Anos da Sociedade Brasileira de Física, 02-03/10/2006

Leia mais

Propriedades Elétricas do Materiais

Propriedades Elétricas do Materiais Propriedades Elétricas do Materiais Por que estudar propriedades elétricas dos materiais? Apreciação das propriedades elétricas de materiais é muitas vezes importante, quando na seleção de materiais e

Leia mais

Colégio Saint Exupéry

Colégio Saint Exupéry Colégio Saint Exupéry Apostila QUÍMICA No nosso dia-a-dia o ato de classificar as coisas é algo corriqueiro. Em um faqueiro colocamos em um mesmo espaço as facas, em outro os garfos, etc. Agrupar coisas

Leia mais

Curso: REDES DE COMPUTADORES Disciplina: ELETRICIDADE

Curso: REDES DE COMPUTADORES Disciplina: ELETRICIDADE Curso: REDES DE COMPUTADORES Disciplina: ELETRICIDADE Carga-Horária: 60 h (80h/a) Professor: Jean Carlos da Silva Galdino Sala: 04 Aluno: Turma Lista de exercícios VII Parte I Ondas eletromagnéticas Para

Leia mais