22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental"

Transcrição

1 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro Joinville - Santa Catarina I-058 DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE CONSULTA E ARQUIVO DE DADOS CADASTRAIS E OPERACIONAIS DE RESERVATÓRIOS E ELEVATÓRIAS DE UM SISTEMA ADUTOR Choji Ohara (1) Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia de São Carlos USP Na SABESP desde 1980 como engenheiro de obras, de projetos, de planejamento, e de desenvolvimento operacional. Endereço(1) SABESP Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo Rua Costa Carvalho, 300 CEP Pinheiros São Paulo SP Tel.: Fax : cohara@sabesp.com.br Guilherme da Costa Silva Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP, Doutorando pelo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da USP. Consultor de Informática da VMN Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas S/C LTDA. Kamel Zahed Filho - Doutor em Engenheira Hidráulica Escola Politécnica da USP 1990 Engenheiro da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água SABESP, desde Professor Doutor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da USP, desde Kazuo Minami Graduado em Tecnologia em Construção Civil Obras Hidráulicas formado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo UNESP Na Sabesp desde 1988 como Tecnólogo da Divisão de Controle da Adução/Centro de Controle Operacional de Abastecimento CCO/SABESP e da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água SABESP.

2 Marilene da Cruz Coelho Nacibeni Graduanda em Sistemas de Informações pelo Instituto Santanense de Ensino Superior. Na Sabesp desde 1981 como Técnica em Empreendimento no Setor de Cadastro Técnico da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água SABESP. Paulo de Souza Modesto Graduando em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado. Na SABESP, desde 1997, como Técnico em Serviços Administrativos no Setor de Cadastro Técnico da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água SABESP. Viviana Marli Nogueira de Aquino Borges - Engenheira Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e mestranda em Engenharia Hidráulica na Escola Politécnica da USP. Engenheira da Divisão de Desenvolvimento Operacional da Unidade de Produção de Água SABESP. RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar um aplicativo de consulta a armazenamento de dados cadastrais de operação de reservatórios e estações elevatórias de um sistema adutor. O aplicativo está implantado na SABESP Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, com as informações do Sistema Adutor Metropolitano de São Paulo. São discutidos os conceitos básicos que orientaram o desenvolvimento do aplicativo, onde se destacam quatro propriedades: identificação da qualidade da informação, responsabilidade de atualização do banco de dados distribuída pelas áreas operacionais, o armazenamento de imagens ou desenhos relativos aos locais ou aos equipamentos e a manutenção do banco de dados em um servidor de dados, para garantir a uniformização das informações a todos os usuários. São descritas, de forma resumida, as funcionalidades do aplicativo, com o objetivo de trocar idéias com aqueles que já desenvolveram sistemas similares. São destacadas as propriedades de análise de consistência dos dados e a possibilidade de criação de novas regras de consistência e a criação de tabelas personalizadas, a partir das tabelas oficiais do sistema. É discutido como se pretende gerenciar a atualização do banco de dados, através de relatórios com indicadores específicos para avaliar a evolução da qualidade geral do banco de dados e a participação de cada unidade operacional no volume de atualizações.

3 Conclui-se, das primeiras reações dos usuários, que o aplicativo possui uma interface extremamente amigável e permite evoluir para novos bancos ou novos campos nas tabelas existentes, o que é extremamente desejável nesse tipo de aplicativo. PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Adução, Bancos de Dados Operacionais, Sistemas de Informação, Software. INTRODUÇÃO Atualmente os dados operacionais e os dados cadastrais referentes à forma, dimensão, cotas dos reservatórios e elevatórias e outras informações operacionais do Sistema Adutor Metropolitano (SAM) da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) da SABESP podem ser arquivados e consultados através de um aplicativo denominado CADOPwin, que foi evoluído a partir de uma primeira versão em DOS, desenvolvida em As informações disponíveis de cerca de 150 pontos do sistema adutor eram esparsas e algumas vezes contraditórias e em muitos casos inexistentes. Estão disponibilizas na INTRANET, mas com atualização dos dados centralizada. A estratégia estabelecida foi a de criar um sistema que pudesse ir incorporando melhorias nas informações, a partir de verificações efetuadas pelos próprios usuários. A nova versão, que se está denominando provisoriamente CADOP3 altera sua forma básica de armazenamento de dados e incorpora algumas propriedades adicionais, que é a parte essencial desse trabalho. Contém bancos de dados referentes a reservatórios, torres, estações elevatórias, bombas e motores, "boosters", medidores de pressão, vazão e nível e válvulas de controle. O aplicativo desenvolvido estará operando na Intranet da SABESP, em um primeiro momento e, e posteriormente estará sendo colocado à disposição na Internet. O esforço do desenvolvimento deste aplicativo se justifica pela necessidade de consolidação e uniformização das informações de dados operacionais de reservatórios e elevatórias entre as áreas de planejamento, projeto, construção, operação e manutenção da SABESP. Com a implantação do Sistema de Informações Geográficas ( SIG) corporativo da SABESP, será necessário que se disponha de informações confiáveis para a base de consulta.

4 Basicamente, devem-se destacar quatro propriedades fundamentais do novo aplicativo, que o diferencia das versões anteriores: A identificação do grau de confiabilidade em cada informação apresentada. Algumas informações disponíveis no acervo do Cadastro Operacional são resultados de levantamentos efetuados por terceiros, sem a devida supervisão da SABESP ou fo ram obtidos de projetos executivos ou até mesmo de projetos básicos, por não se dispor de informação melhor. Quando um usuário encontra alguma informação discrepante com a situação real, coloca em dúvida todo o acervo do Cadastro. No sistema desenvolvido, apenas as informações que forem assumidas como totalmente confiáveis pela equipe de Cadastro é que receberão uma autenticação de confiabilidade. -A responsabilidade pela atualização dos campos dos bancos de dados foi distribuída pelas áreas operacionais. Cada campo está sob a responsabilidade de atualização de uma equipe de operação ou de manutenção. É muito comum que, em sistemas dinâmicos como o SAM, sejam efetuadas alterações físicas no sistema, como a substituição de equipamentos, a construção de novas estruturas ou mesmo alterações de limites operacionais ou mudanças de equipes responsáveis pela operação ou pela manutenção de um equipamento ou de um reservatório. É freqüente a observação de que essas alterações não são comunicadas à área responsável pelo Cadastro Operacional. Desta forma, as áreas operacionais, através de relatórios gerenciais, obtidos de análises do banco de dados, serão cobradas a atualizar as informações. - O banco de dados permite armazenar e recuperar imagens, que podem ser croquis, fotografias, desenhos feitos em Meio digital etc. O apoio de informações visuais muitas vezes ajuda a esclarecer dúvidas sobre arranjos de equipamentos, forma de reservatórios etc. - O banco de dados oficial fica residente em um servidor, embora o sistema utilize durante sua operação os bancos de dados locais do usuário. Quando um usuário acessa o aplicativo, é feita uma verificação da necessidade de atualização. Em caso positivo, é feito o descarregamento das tabelas atualizadas a partir do servidor. Da mesma forma, quando um usuário autorizado modifica alguma informação do banco, o sistema envia essa alteração para o banco de dados do servidor. IMPORTÂNCIA DO TRABALHO A nova concepção do sistema permite garantir a atualização constante de dados operacionais de estruturas hidráulicas de um sistema adutor, melhorando a confiabilidade das informações.

5 A estrutura proposta para os bancos de dados e o aplicativo computacional estão sendo apresentados, para se por em discussão um modelo que possa servir a outras empresas de saneamento, aproveitando a experiência de bancos similares. A existência de um banco confiável de dados operacionais permite melhorar a eficiência e a segurança operacionais de sistemas adutores. Com as devidas alterações, os conceitos poderão ser úteis ao desenvolvimento de bancos similares para redes de distribuição de água e redes ou coletores de esgotos. Com a implantação do Sistema de Informações Geográficas da SABESP, é necessário dispor do aplicativo para consulta em atributos de locais específicos do SAM, como é o caso de reservatórios e estações elevatórias. PROPRIEDADES E FUNCIONALIDADES DO CADOP3 O programa está escrito em linguagem Visual Basic. O padrão de comandos procura respeitar o modelo dos programas do ambiente Windows. A área de trabalho do CADOP3 é constituída dos seguintes elementos: Barra de Menu, Barra de Ferramentas, Barra de Status e Telas. A Barra de Menu, localizada na parte superior da área de trabalho do programa CADOP3, contém uma coleção de submenus usada para consultar, editar e apagar os dados cadastrais e operacionais de reservatórios e elevatórias do SAM de São Paulo. Estes submenus incluem: Arquivo, Editar, Exibir, Ferramentas, Janelas e Ajuda. O menu Arquivo (Erro! A origem da referência não foi encontrada.) contém os comandos para salvar os dados editados, exportar (salvar como), imprimir tabelas e relatórios personalizados e configurar as propriedades do aplicativo. Caso o usuário esteja salvando alterações efetuadas no banco de dados, será solicitado, através de uma janela específica, que justifique as alterações, caso contrário, as alterações não são registradas. A opção salvar como permite que as tabelas oficiais ou as personalizadas sejam exportadas para serem utilizadas de forma independente do aplicativo. A opção de impressão proporciona um relatório impresso, com arranjo muito simples, servindo apenas para documentações. Caso seja necessário, é possível, através da exportação dos dados, elaborar relatórios personalizados. Algumas opções mais utilizadas, como salvar, ou imprimir possuem ícones de atalho na barra superior da tela. Figura 1 Menu Arquivo do aplicativo CADOP3

6 O menu Editar (Figura 2) possibilita a criação ou exclusão de campos, tabelas e códigos de estações SCOA, edição das informações das tabelas com seus respectivos qualificadores e inclusão de imagens (fotos, croquis) e desenhos (meio digital). É possível também realizar tarefas copiar os dados (texto e imagens) para outros aplicativos. Destaca-se, neste menu, a opção Novo, que permite criar um novo local ( reservatório ou elevatória ), um novo campo em uma tabela existente ou até mesmo criar uma nova tabela oficial ( que ficará residente no servidor). Através do comando imagens, é possível inserir ou apagar uma imagem ( ou desenho) associada a um determinado local. Figura 2 Menu Editar do aplicativo CADOP3 A opção de edição de tabelas (Figura 3) permite, além de alterar os conteúdos dos campos, alterar o qualificador de cada campo. Esta opção é permitida a cada usuário somente para os campos de sua responsabilidade. Foram definidos tre níveis de qualificadores: verde, para os dados confiáveis, oriundos de levantamentos de campo efetuados pela área de cadastro ou por ela supervisionado; amarelo, para dados com alguma confiabilidade, como aqueles fornecidos em desenhos "as-built", projetos executivos ou levantamentos e campo efetuados por parceiros, sem a supervisão da SABESP e; vermelho, par aquelas informações pouco confiáveis, como as obtidas em projetos básicos ou informações verbais ou documentos pessoais, sem comprovação de origem. Figura 3 Editor de Tabela do aplicativo CADOP3 O menu Ferramentas (Figura 4) contém os comandos para criar tabelas personalizadas, consultar os dados através de filtros, acrescentar regras de consistência dos dados, cadastrar usuários e consultar os campos editados, imprimir tabelas e relatórios personalizados, obter um relatório com as alterações efetuadas (histórico) e configurar as propriedades do

7 aplicativo. O comando Tabelas personalizadas permite a criação de uma tabela a partir de campos originados de várias tabelas do CADOP3, que podem ser ainda filtradas por Sistema Produto ou por Subsistema de Adução. Figura 4 Menu Ferramentas do aplicativo CADOP3 A consulta pode ser definida pelo usuário, a partir de critérios, que podem ser combinados, com lógica do tipo e/ou ( Figura 5). Figura 5 Menu Ferramentas do aplicativo CADOP3 O aplicativo CADOP3 dispõe de algumas regras de consistênc ia, para identificar possíveis erros de digitação ou mesmo de levantamentos de campo. Com o propósito de permitir incluir novas regras, em função de novos campos ou tabelas ou novos critérios de consistência, sem a necessidade de uma nova programação do aplicativo, foi construído um editor de regras de consistência, que permite criar regras com algum nível de complexidade (Figura 6). É possível criar regras que envolvam até quatro campos distintos, com operações algébricas entre dois campos e lógica booleana tipo "e" entre os resultados dessas operações. Figura 6 Editor de Regras de Consistência do CADOP3 O menu Exibir permite exibir as tabelas padrões (reservatórios, estações elevatórias, "boosters", medidores de pressão e vazão, torres, válvulas de controle, bombas e motores), as tabelas personalizadas e a galeria de imagens, além de permitir a opção de ocultar as barras de atalhos e de status (Figura 7). Figura 6 Editor de Regras de Consistência do CADOP3

8 O menu Ajuda é composto pelas opções de Conteúdo e informações sobre a versão e mensagens de propriedade do aplicativo (Figura7) Figura 7 Tela de Ajuda do CADOP3 Na opção conteúdo (Figura 8) são apresentadas diversas telas com orientação ao usuário, com detalhes das funcionalidades e orientações de operação do aplicativo.figura 8 - Tela de Conteúdo do CADOP3. RESULTADOS A implantação do CADOP3 faz parte de um projeto de modernização do Cadastro de Informações Operacionais de Unidade de Produção de Água. A forma de armazenamento dos dados e o sistema de divulgação e atualização das informações, através da INTRANET permite a democratização ao acesso das informações e impõe a responsabilidade às áreas operacionais da garantia da confiabilidade dos dados. Com isto, se procura eliminar um ciclo vicioso dos sistemas de cadastro de água, em que a atualização das informações é centralizada em uma unidade, que nem sempre acompanha de forma eficiente as alterações do sistema. A unidade de Cadastro passa a ser a responsável pela guarda e divulgação eficiente das informações, propondo padrões de qualidade e de formatação dos dados, que devem ser seguidos pelas áreas envolvidas. CONCLUSÕES A implantação do aplicativo de consulta e arquivo de dados operacionais mostrou a necessidade de se levantar quais são as demandas de informações mais freqüentes e a forma de armazenamento desejada pelos usuários para garantir a uniformização das informações.

9 O desenvolvimento do aplicativo tem levado a equipe de cadastro a um esforço concentrado para rever as informações disponíveis, qualificá-las e, quando possível completar os trabalhos de campo para dirimir eventuais dúvidas. A opção em se permitir a criação de tabelas personalizadas permite ao aplicativo que suas telas de exibição sejam adaptadas de forma muito simples para aa equipes de estudos, projetos, operação e manutenção. Como é comum neste tipo de trabalho, há uma necessidade de divulgação e treinamento, que está sendo iniciada no momento, para que as pessoas interessadas e as pessoas envolvidas na sua atualização sejam sensibilizadas à sua utilização. Trata-se de romper com paradigmas antigos, em que as informações são de propriedade individual e não coletiva. Entretanto, caso se mantivesse esse comportamento, ter-se-ia, cada vez mais um aglomerado de dados suspeitos e não informações consistentes e atualizadas, como é o objetivo de qualquer equipe de profissionais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E DADOS UTILIZADOS Cadastro de Dados Operacionais - Versão APDA- SABESP.

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

Ref: Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatorium.

Ref: Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatorium. À Fundação Oswaldo Cruz, ICICT Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2009. At: Sr. Christovam Barcellos Ref: Observatório Nacional de

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal JUNTA COMERCIAL Sistema MANUAL de ADMINISTRADOR Registro Integrado LOCAL REGIN Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal ENTIDADE MUNICIPAL MANUAL ADMINISTRADOR

Leia mais

PASSOS PARA O ACESSO À IMPRESSÃO DE CONTRACHEQUES

PASSOS PARA O ACESSO À IMPRESSÃO DE CONTRACHEQUES Ergon On Line O QUE É: O Ergon On Line é o acesso permitido aos magistrados e servidores em exercício do TRT 1ª REGIÃO, bem como aos inativos, a diversos dados funcionais constantes do sistema informatizado

Leia mais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais

Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Sistema PROJUDI Vara de Execuções Penais Assessor do Promotor Template Versão 1.1 SUMÁRIO Introdução... 3 Requisitos Básicos... 3 Softwares Requeridos... 3 Softwares Úteis... 3 Orientações

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS

TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS TUTORIAL SOBRE O GOOGLE DOCS O Google Docs é um recurso do Google que funciona como um HD virtual permitindo criar e compartilhar trabalhos on-line. Ele é uma ferramenta com características da nova tendência

Leia mais

Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN)

Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN) Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN) 1 O que é a versão web SISCAN? É a versão em plataforma web que integra os Sistemas de Informação do

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

Aplicativo da Cultura

Aplicativo da Cultura Aplicativo da Cultura Instruções de Uso 1. Como definir um usuário administrador. É considerado um usuário administrador aquele que possui algumas permissões especiais. Apesar disso, ele não poderá incluir

Leia mais

Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática

Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática JULIANO MAIA ARINS Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro de Apresentação Introdução Objetivos Qualidade de Software Qualidade Princípios da Qualidade

Leia mais

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 SISFOTO Sistema de Gerenciamento de Eventos Fotográficos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 17/10/2014 1.0

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR ORIENTAÇÕES GERAIS - EMPRESAS DE TRANSPORTE A partir de 1º de outubro de 2013 entrou em vigor a Resolução da METROPLAN nº 083, de 24 de maio de 2013, estabelecendo

Leia mais

Manual SAGe Versa o 1.1

Manual SAGe Versa o 1.1 Manual SAGe Versa o 1.1 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 3 3.1

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

Manual Sistema Débito Web

Manual Sistema Débito Web 1 Manual Sistema Débito Web A objetivo deste manual é orientar os usuários na utilização do novo sistema Débito, versão Web. Este sistema foi concebido para substituir o antigo Débito off-line no cálculo

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

Atualização de Software Guia do Usuário

Atualização de Software Guia do Usuário Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR ALTERAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR ALTERAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR ALTERAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.03.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.03.01.pdf Data: 31/07/2000 STATUS: EM VIGOR A Assessoria

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte

Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,

Leia mais

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29 Como Criar um Venda? - FS72 Pedido de Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2016.08.29 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido

Leia mais

Apostila. Controle de Cheque

Apostila. Controle de Cheque Apostila Controle de Cheque Índice Introdução...3 Menu Cheque Pré-Datado...3 1. Financeiro / Cheque Pré-Datado...3 2. Opções de Controle...3 3. Cadastrando Cheques...3 4. Manutenção de Cheques por Aluno...7

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces

O que há de novo. Audaces Vestuário Versão Clube Audaces O que há de novo Audaces Vestuário Versão Clube Audaces Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é oferecer produtos inovadores e serviços

Leia mais

TUTORIAL CONTROLE DE VALES

TUTORIAL CONTROLE DE VALES Últimas alterações Abaixo, descrição da criação e das últimas alterações efetuadas no documento especificando, a data, a versão e o comentário da alteração realizada. Data Versão Comentário 28/12/2012

Leia mais

TOTVS Microsiga Protheus Gestor de Configuração

TOTVS Microsiga Protheus Gestor de Configuração 14/06/2011 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Requisitos Básicos do Sistema... 3 2 Nova Funcionalidade... 4 2.1 Exemplo de Configuração... 4 2.2 Ambientes... 5 2.3 Base de Dados... 5 2.4

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias (Sistema em implantação na produção - observar sempre a Data de Atualização

Leia mais

Projeto DataGEO Implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo

Projeto DataGEO Implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo PROJETO DATAGEO MANUAL DO VISUALIZADOR Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo Projetos DataGEO Implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo IDEA-SP 12/12/2013

Leia mais

DIAGNÓSTICO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE DA OPERAÇÃO BASEADO NO TQC JAPONÊS

DIAGNÓSTICO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE DA OPERAÇÃO BASEADO NO TQC JAPONÊS DIAGNÓSTICO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE DA OPERAÇÃO BASEADO NO TQC JAPONÊS Sara de Souza Maciel Nogueira (1) Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação.

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Manual de Identidade Visual 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Introdução Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual da Agência

Leia mais

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO Diretoria de Planejamento, Administração e Logística DIPLAN Coordenação Geral de Gestão de Pessoas CGGP Página 2 de 15 ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1: Tela:

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I (GEO 01007) AULA 8 ASSUNTO: ANÁLISE DE IMAGENS DE SATÉLITE Objetivos: I. Visualização e interpretação de imagens II. Geração de mapas temáticos com dados de interpretação

Leia mais

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem

Leia mais

Manual do Portal do Beneficiário

Manual do Portal do Beneficiário 1 Manual do Portal do Beneficiário ÍNDICE Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Acesso por cada Plano contratado 5 3 Cadastrar a senha 6 4 Esqueci a senha 8 5 Login / Acesso

Leia mais

ELIPSE E3 OTIMIZA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS AUTOMATIZADOS NA RANDON

ELIPSE E3 OTIMIZA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS AUTOMATIZADOS NA RANDON ELIPSE E3 OTIMIZA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS AUTOMATIZADOS NA RANDON Este case apresenta a utilização do E3 para monitorar os processos de abastecimento de água, tratamento de efluentes, climatização

Leia mais

GUIA RÁPIDO - O Aplicativo -

GUIA RÁPIDO - O Aplicativo - GUIA RÁPIDO - - versão 1.0 Introdução A Dzign-e orgulhosamente apresenta o Bulletino, um sistema desenvolvido com o objetivo de facilitar a comunicação entre Organização e seus membros. O Sistema Bulletino

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos.

Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos. Bem-vindo ao tópico sobre Cadastro e documentos. Neste tópico, vamos analisar dados de cadastro no SAP Business One. Após essa sessão, você estará apto a visualizar um registro de cliente para explicar

Leia mais

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 Prezados, Informamos que a partir do dia 18/04/2016, as escolas não poderão mais alterar o estoque através da tela Editar Produto em Estoque. Sendo assim,

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Realizando seu primeiro pedido de vendas

Realizando seu primeiro pedido de vendas 1 Requisitos mínimos: Conhecimentos básicos de informática. Produtos e condições de pagamentos já cadastrados previamente. 1. Pedido de vendas: O pedido de vendas é realizado através do PDV. Para efetuar

Leia mais

FI Admin: aplicação para administração de dados. Curso LIS e Direve 2014

FI Admin: aplicação para administração de dados. Curso LIS e Direve 2014 FI Admin: aplicação para administração de dados Curso LIS e Direve 2014 FI-Admin Aplicação para administração de dados das fontes de informação da BVS Atualmente utilizado para LIS e DirEve Aplicações

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis Manual do sistema SMARam Módulo Cadastro de Bens Intangíveis LISTA DE FIGURAS Figura 1-Acesso ao Cadastro de Bens Intangíveis... 5 Figura 2-Aba básico... 5 Figura 3-Aba Financeiro... 6 Figura 4-Aba Movimentação...

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

Assina S_Line Manual de Uso

Assina S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames gerados no formato S_Line em XML ou PDF, fazendo uma cópia dos mesmos em um diretório definido pelo Cliente. Os documentos

Leia mais

CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO

CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO CARTILHA UTILIZAÇÃO DE PEN DRIVES NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO DO TJPE NOVAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO Cartilha para utilização de pen drives nas estações de trabalho do TJPE Novas regras de utilização 1º Edição

Leia mais

ORIENTAÇÕES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO SIPPEE PARA O PBDA 2011 (Edital 02/11)

ORIENTAÇÕES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO SIPPEE PARA O PBDA 2011 (Edital 02/11) ORIENTAÇÕES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO SIPPEE PARA O PBDA 2011 (Edital 02/11) 1 Acessar o sistema O SIPPEE está disponível em http://www10.unipampa.edu.br/sippee///index.php O login e a senha são os mesmos

Leia mais

Manual do Usuário da Biblioteca 1.0

Manual do Usuário da Biblioteca 1.0 Manual do Usuário da Biblioteca 1.0 1 Sumário Apresentação Pesquisa Simples área de buscas Pesquisa Avançada Aquisições Periódicos Resultado das Buscas Detalhamento do Acervo Google Books Z3950 Busca Biblioteca

Leia mais

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio SIG USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs eletrônicos Tecnologias

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS Acesso ao Portal Problemas com Senhas Comunicados em Pop-up Acesso à Conta Fornecedor Processo de Cotação Confirmação de Pedidos Horizonte de Planejamento

Leia mais

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal GS1 Portugal Sumário Plataforma Registo Nacional de Códigos... 3 Enquadramento... 3 Criar Produto... 6 Código Interno... 6 Escolher imagem... 6 Visibilidade na plataforma SyncPT... 7 Guardar e/ou Atribuir...

Leia mais

Edição de Tabelas no QGIS

Edição de Tabelas no QGIS Edição de Tabelas no QGIS 1. Introdução O formato Shapefile, desenvolvido pela empresa ESRI, é o formato mais popular de dados vetoriais geoespaciais para softwares de Sistema de Informações Geográficas

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

XII-009 - REABILITAÇÃO DE ESTAÇÕES DE BOMBEAMENTO

XII-009 - REABILITAÇÃO DE ESTAÇÕES DE BOMBEAMENTO XII-009 - REABILITAÇÃO DE ESTAÇÕES DE BOMBEAMENTO Alberto Adriano Sjobom Júnior (1) Engenheiro Eletricista pela UFG, especializado em automação industrial pela UFG, mestrado em sistemas inteligentes pela

Leia mais

NOTA TÉCNICA 03/2013. IPCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

NOTA TÉCNICA 03/2013. IPCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA NOTA TÉCNICA 03/2013 IPCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA A partir do mês de janeiro de 2014, com divulgação em fevereiro do mesmo ano, o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.05 Considerações Gerais...1 Configurações...2 Configurando Tipo de Ordem de Serviço...3 Inserindo um Controle de Recall / Campanha...4 Chassis em Recall / Campanha...6 Aviso

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

MATRÍCULA GESTÃO ESCOLAR

MATRÍCULA GESTÃO ESCOLAR MATRÍCULA GESTÃO ESCOLAR 1. Informações Gerais. Este módulo tem por objetivo prover a matrícula dos alunos, regular ou complementar, com disputa de vagas ou on-line ou não. O processo é concluído com a

Leia mais

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento das Comunicações em Projetos Parte 09 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

2 MATERIAL E MÉTODOS

2 MATERIAL E MÉTODOS ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS FIREWALLS GRATUITOS E SUAS APLICAÇÕES EM UM AMBIENTE DE REDE VIRTUALIZADO Gilmar Maikon Ferreira Silva 1, Marcos Paulo Vigiassi 2 1 Discente em Informática Para Negócios, Faculdade

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br Agenda LibreOffice Impress Exercício Formatação Ajustando layout Ajustando o modelo Exercício

Leia mais

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES 1 OBJETIVO O objetivo do Gerenciamento de Modificações consiste em prover um procedimento ordenado e sistemático de análise dos possíveis riscos introduzidos por modificações,

Leia mais

OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes

OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística INE5638 Introdução a Projetos Orientador: José Eduardo de Lucca OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes

Leia mais

Versão : 03/07/2008 Atualizado em: 15/02/2012

Versão : 03/07/2008 Atualizado em: 15/02/2012 Versão : 03/07/2008 Atualizado em: 15/02/2012 Índice Introdução... 2 Familiarizando-se com as funções... 3 Menu de funções (Menu 00)... 3 Menu de funções (Menu 10)... 4 Exercício de Contratos (Função SCO

Leia mais

Responsáveis. 1. Prestador de Serviço: ACBL Sistemas. 2. Cliente: Salt House Massas e Complementos. Documento de Visão do Sistema

Responsáveis. 1. Prestador de Serviço: ACBL Sistemas. 2. Cliente: Salt House Massas e Complementos. Documento de Visão do Sistema ACBL Sistemas v 1.0 Sistema de Gerenciamento Empresarial Janeiro de 2010 Documento de Visão do Sistema Responsáveis Esta seção do documento apresenta informações sobre o prestador de serviços e o cliente

Leia mais

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007.

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Check-List Cadastro de Instituições Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília,

Leia mais

1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO

1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 02 1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO... 03 1.1 Identificação da ferramenta Currículo no site na Univille... 03 1.2 Como editar os campos a serem preenchidos... 04 1.2.1 Experiência

Leia mais

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS.

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS. INTRODUÇÃO O processo de engenharia de software define quem faz o quê, quando e como para atingir um determinado objetivo. Neste trabalho, iremos dissertar sobre o Rational Unified Process, ou RUP, que

Leia mais

Dúvidas Frequentes: Fonte: http://www.inea.rj.gov.br. 1. O que é o Sistema de Manifesto de Resíduos?

Dúvidas Frequentes: Fonte: http://www.inea.rj.gov.br. 1. O que é o Sistema de Manifesto de Resíduos? Dúvidas Frequentes: Fonte: http://www.inea.rj.gov.br 1. O que é o Sistema de Manifesto de Resíduos? É o instrumento de controle que permite ao Inea conhecer e monitorar a geração, o transporte e a destinação

Leia mais

Cadastrando uma nova denúncia

Cadastrando uma nova denúncia Cadastrando uma nova denúncia Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Consultando uma denúncia... 2 3. Incluindo uma denúncia... 4 Cadastrando uma nova denúncia Pág. 2 1. Introdução O Conselho Tutelar

Leia mais

Relatório Técnico: Descrição do algoritmo para pesquisa automática dos egressos do curso de Ciência da Computação

Relatório Técnico: Descrição do algoritmo para pesquisa automática dos egressos do curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Departamento de Ciências da Computação Laboratório de Engenharia de Software Relatório Técnico: Descrição do algoritmo

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento PREFEITURA DE VITÓRIA Controladoria Geral do Município Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento Código SCS-NP 01 Assunto: DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS INSTITUCIONAIS Versão: Data da elaboração:

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR

GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC ÓRGÃO VALIDADOR http://portal.mec.gov.br/sistec sistec@mec.gov.br

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

CONORF. Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle. PRODASEN Secretaria Especial de Informática. 3 Criando Documentos SIGA BRASIL Versão 2007

CONORF. Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle. PRODASEN Secretaria Especial de Informática. 3 Criando Documentos SIGA BRASIL Versão 2007 Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle Secretaria Especial de Informática 3 Criando Documentos SIGA BRASIL Versão 2007 Criando Documentos Ao final deste módulo, o usuário deverá estar apto a:

Leia mais

SISTEMA/MÓDULO: SYSMO S1 / LOGÍSTICA - WMS LIBERAÇÃO DE PRODUTOS VERSÃO: 1.00 DATA: 25/11/2006

SISTEMA/MÓDULO: SYSMO S1 / LOGÍSTICA - WMS LIBERAÇÃO DE PRODUTOS VERSÃO: 1.00 DATA: 25/11/2006 SISTEMA/MÓDULO: SYSMO S1 / LOGÍSTICA - WMS ASSUNTO: LIBERAÇÃO DE PRODUTOS VERSÃO: 1.00 DATA: 25/11/2006 1 DESCRIÇÃO As implementações realizadas na etapa de liberação de produtos do WMS tratam dos seguintes

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONCEPÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

INTRODUÇÃO E CONCEPÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA INTRODUÇÃO E CONCEPÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS 1. Sumário 1. Sumário... 1 2. Objetivo... 1 3. Responsável e aprovador... 1 4. Procedimentos relacionados... 2 5. Termos e definições... 2 6. Atividades... 2 6.1 Acessar o SRS/ES... 2 6.2 Enviar Documentos

Leia mais

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT)

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis utiliza a Modelagem Numérica

Leia mais