FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO"

Transcrição

1 FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: E.B 2.3 do Cávado Nome do agrupamento: Mosteiro e Cávado Código GEPE #1 Código estabelecimento Distrito: Braga Concelho: Braga Morada: Lugar da Veiguinha - Panoias 4710 Braga Telefone: Fax: eb23@mosteiroecavado.net

2 Programa da semana DIA 3 Inauguração da Semana da Leitura Leitura de poemas em todas as turmas do 2º e 3º ciclo Montagem de exposições de trabalhos dos alunos DIA 4 Ao encontro de Alexandre Parafita: - Leituras partilhadas - alunos do pré-escolar, 3º e 4º ano e uma turma 5º ano Visitas à Feira do livro - alunos do pré-escolar e 1º ciclo DIA 5 Ao encontro de Pedro Seromenho Rocha: - Dramatizações pelos alunos do 6º ano - Leituras partilhadas Visitas à feira do livro - alunos do pré-escolar, 5º e 6º ano DIA 6 Visitas à feira do livro Leituras partilhadas Visita de estudo aos jardins de Sophia - alunos do 6º ano e 3º ciclo DIA 7 Visita de estudo aos jardins de Sophia Visitas à feira do livro Leituras partilhadas Sobre(mesa) de Leituras - alunos do 2º e 3º ciclo, encarregados de educação, professores e associação de pais

3 Materiais de divulgação

4 Materiais de divulgação

5 Outros materiais

6 Outros materiais

7 Actividades realizadas Actividade: Leitura de poemas e contos Participantes: Alunos do 2º e 3º ciclo Convidados: Local: Escola EB 2,3 do Cávado e EB1 s Dia: 3 de Março Breve descrição: Leitura de poemas e contos nas salas de aula das turmas do 1º, 2º e 3º ciclo.

8 Fotografias legendadas Leitura de poemas da obra Histórias a rimar para ler e brincar de Alexandre Parafita.

9 Actividades realizadas Actividade: Exposições de trabalhos dos alunos Participantes: Professores e alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo Convidados: Todo o Agrupamento e Comunidade escolar Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 3 a 7 de Março Breve descrição: Trabalhos de alunos realizados a partir da leitura de algumas obras sugeridas pelo PNL

10 Fotografias legendadas Construção do fato da personagem O Imperador.

11 Actividades realizadas Actividade: Encontro com um escritor Participantes: Professores e alunos do pré-escolar, 4º ano e uma turma do 5º ano Convidados: Escritor Alexandre Parafita Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 4 de Março Breve descrição: O escritor encontrou-se com os alunos do pré-escolar, 3º e 4º ano e com a turma G do 5ºano. As obras do autor foram lidas, contadas, analisadas e recriadas.

12 Fotografias legendadas Apresentação de trabalhos, sessão de autógrafos e palestra na visita do escritor Alexandre Parafita.

13 Actividades realizadas Actividade: Encontro com um escritor Participantes: Professores e alunos do 5º ano Convidados: Escritor Pedro Seromenho Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 5 de Março Breve descrição: O escritor encontrou-se com os alunos do 5º ano, partilhando momentos de leitura da sua obra "Nascente de Tinta, lida e analisada nas aulas de Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado.

14 Fotografias legendadas Apresentação de trabalhos, sessão de autógrafos e palestra na visita do escritor Pedro Seromenho.

15 Actividades realizadas Actividade: Feira do Livro Participantes: Todo o agrupamento Convidados: Todo o Agrupamento e Comunidade escolar Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 4 a 7 de Março Breve descrição: A Feira do Livro realizou-se na biblioteca e foi visitada durante toda a semana pelos alunos do pré-escolar, do 3º e 4º ano e por todos os alunos do 2º e 3º ciclos. Professores e alunos tiveram oportunidade de folhear, ler e decidir que livro comprar.

16 Actividades realizadas Actividade: Visita de estudo Participantes: Alunos do 6º ano Convidados: Local: Jardins de Sophia - Porto Dia: 6 e 7 de Março Breve descrição: Na sequência da leitura e exploração da obra O rapaz de bronze de Sophia de Mello Breyner, cuja acção se desenrola neste espaço.

17 Actividades realizadas Actividade: Leituras partilhadas Participantes: Alunos, professores, encarregados de educação e associação de pais Convidados: Encarregados de Educação e Associação de Pais Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 3 a 7 de Março Breve descrição: Actividade realizada ao longo da semana, amplamente divulgada. Convite a elementos da comunidade educativa e que contou com leituras diversificadas na sala de aula por alunos, pais e professores.

18 Actividades realizadas Actividade: Sobre(mesa) de leituras Participantes: Alunos e professores Convidados: Grupo de Música tradicional Os Bragueses Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 7 de Março Breve descrição: Actividade de encerramento da Semana da Leitura. No último dia da semana, pelas 21 horas, elementos da comunidade educativa partilharam este momento que se dividiu em duas partes : musical e literária. Após a actuação do grupo de música tradicional Os Bragueses, professores, alunos e auxiliares da acção educativa leram poemas inéditos, contos e excertos de livros.

19 Trabalhos dos alunos Trabalho sobre o encontro com o escritor Alexandre Parafita Hoje, 4 de Março de 2008, fomos à Escola Básica do Cávado para conhecermos o escritor Alexandre Parafita. O escritor apresentou-se aos meninos, meninas e professores. Foi um momento muito, muito especial. Nós representámos o acróstico da história O galo Vaidoso, retirado da obra Chovia Ouro no Bosque. O escritor contou-nos que nasceu numa aldeia de Sabrosa e que os pais fizeram muito sacrifício para ele poder estudar. Foi professor do 1º Ciclo durante alguns anos e gostou muito de trabalhar com crianças. Foi também jornalista e actualmente é investigador de histórias, contos e lendas populares. Com esta recolha ele escreve lindas histórias para contar aos pequenos leitores, ensinando-lhes belas lições. As suas obras são histórias encantadoras, cheias de imaginação e ilustração. As personagens são muito divertidas e aventureiras. Gostámos de ouvir a declamação de poemas e histórias musicadas pelos alunos de outras escolas. Foi muito bonito! O escritor ficou sensibilizado com os trabalhos realizados pelas crianças. Os meninos fizeram algumas perguntas ao escritor: onde ia buscar tanta imaginação e tantas personagens. O escritor contou-nos que gostava de ouvir histórias, quando era criança, e de ler muito. Disse-nos ainda que as crianças que gostam de ler ficam mais desenvolvidas, são bons alunos e poderão tirar um curso. Os meninos que compraram livros receberam um autógrafo. Foi um dia muito especial porque conhecemos pessoalmente o escritor. Ele foi muito simpático e as histórias são de alto esplendor. Foi um sonho que se tornou verdade. Turma E do 3º ano

20 Trabalhos dos alunos Trabalho realizado a partir da leitura da história O Peixinho Dourado e o Lápis Mágico Ilustrações elaboradas a partir da leitura do conto Os três porquinhos.

21 Trabalhos dos alunos Na Hora do Conto é contada ou lida uma história às crianças que depois realizam um trabalho de acordo com a mesma. A partir da história À pesca de histórias na terra dos morangos, os grupos realizaram vários trabalhos sobre o mar e mares imaginários. Estes são sempre elaborados de acordo com o projecto que se está a desenvolver nos Jardins de Infância.

22 Trabalhos dos alunos A partir da história O rei vai nu, os alunos do Jardim de Infância, realizaram desenhos e maquetas em plasticina, com a sequência da história.

23 Trabalhos dos alunos Maqueta realizada na sequência da leitura do conto O lobo e os sete cabritinhos.

24 Trabalhos dos alunos Ilustrações acerca da história Os três porquinhos.

25 Trabalhos dos alunos Trabalhos realizados pelos alunos do 3º e 4º ano a partir da obra Memórias de um cavalinho de páu de Alexandre Parafita..

26 Trabalhos dos alunos Retratos oferecidos aos escritores Alexandre Parafita e Pedro Seromenho, elaborados por dois alunos do 5º ano.

27 Trabalhos dos alunos Rostos com rasto - Trabalhos realizados por uma turma do 5º ano para biblioteca da escola.

28 Trabalhos dos alunos Ilustrações dos alunos do 7º ano para exposição na semana da leitura sobre o tema a árvore.

29 Trabalhos dos alunos Marcadores de livros sobre personagens da obra Ulisses de Maria Aberta Menéres.

30 Trabalhos dos alunos Aguarelas baseadas nas obras Chovia ouro no bosque e O principezinho

31 Outras fotografias Trabalhos realizados a partir da leitura da história Os três porquinhos

32 Outras fotografias Numa actividade de articulação, três Jardins de Infância apresentaram um teatro de marionetas denominado Araújo e Ofélia.

33 Outras fotografias Dramatizações de episódios recriados pelos alunos a partir da obra Ulisses

34 Comentários finais Tendo como pressuposto os objectivos do PNL - Ler +, a Be/Cre iniciou a preparação desta semana com a antecedência e divulgação necessárias para o envolvimento de toda a comunidade educativa, que respondeu com entusiasmo às propostas lançadas. A diversidade de actividades teve em conta o público-alvo, o meio envolvente e pautou-se pelas linhas orientadoras do Projecto Educativo. Equipa da Be/Cre

35 Sugestões Considerando que o envolvimento da comunidade escolar é uma condição essencial para o sucesso da Semana da Leitura, seria de todo conveniente que a data da sua realização fosse conhecida logo no início do ano lectivo. Seria, assim, possível proceder à planificação articulada, interdisciplinar e participada. A data de realização da Semana da Leitura deveria ter em conta os condicionalismos resultantes do período de realização de fichas de avaliação dos alunos, final do 2º período, evitando sobreposições e constrangimentos à participação de todos numa actividade agregadora de toda a comunidade.

36 Mensagens dos alunos ao PNL 4Na minha escola E.B.2,3 do Cávado realizou-se na biblioteca uma feira do livro na Semana da Leitura, que teve como objectivo os alunos poderem apreciar mais os livros e conhecer alguns escritores que escreveram livros interessantes. Gostei muito quando alguns escritores vieram apresentar as suas obras mais recentes. Assisti apenas à apresentação de um escritor, Pedro Seromenho, que nos apresentou uma das suas obras Nascente de Tinta. Apresentou-nos também as ilustrações originais desenhadas por ele a lápis de cor. Na feira do livro descobri livros maravilhosos de acção, humor e aprendizagem que adorei, não só por gostar muito de ler mas sim pelo interesse em lê-los. Infelizmente não comprei nenhum, o que foi o que gostei menos, mas tenho a biblioteca da escola à minha e à disposição de todos onde posso ler uma grande variedade de livros. Podiam realizar mais eventos destes por ano para que mais alunos apreciassem melhor a arte de escrever. André David Castro Silva (5º C) 4Para mim a Semana da Leitura foi maravilhosa a ler muitos livros divertidos. Gil Marques (3º ano) 4A Semana da Leitura, para mim, é um sonho. Entrei no mundo dos livros, um sótão colorido, era um enorme paraíso cheio de alegria. E eu adorei! Sara Santos (3º ano) 4Para mim a semana da leitura foi um coração vermelhinho cheio de livrinhos para os pequenitos leitores lerem. Diana Gomes (3º ano) 4Para mim a Semana da Leitura foi impressionante: descobri tesouros, desvendei mistérios e guardo segredos lindos. Ana Carolina Duarte (3º ano)

37 Mensagens dos alunos ao PNL 4Para mim a Semana da Leitura é uma pombinha branca cheia de livros para as crianças lerem e divertirem-se muito. Ana Raquel Machado (3º ano) 4A Semana da Leitura foi muito divertida porque li muitos livros. Eles ficaram meus amigos para sempre. Eduardo Lima (3º ano) 4Para mim, a Semana da Leitura foi uma luz que se acendeu dentro das palavras e veio-me iluminar o sabor da leitura. Neuza Pinto (3º ano) 4A semana da leitura é uma rosa, que mantida na sua planta fica viva e brilha e no jarro morre. Marta Oliveira (3º ano) 4Na Semana da leitura o meu mundo mágico floriu e coloriu, lendo muito. Juliana Silva (3º ano) 4Foi engraçado ver os meninos e meninas dos infantários visitar a nossa escola e a biblioteca. Também gostei que uma das colegas tivesse partilhado uma leitura connosco. Rui Gomes (7º ano) 4Alegria, entusiasmo na semana da leitura. Foram dias diferentes e especiais. Diana (7º ano)

38 Mensagens dos docentes ao PNL 4Como docente da escola senti-me orgulhosa de pertencer a uma comunidade que organiza e leva por diante iniciativas tão deliciosas como esta Sobre(mesa) de Leituras. Como formadora dos cursos de Educação de Adultos senti uma enorme satisfação ao ver o quanto esta actividade contribuiu para a aproximação entre os adultos, agora regressados à escola, e os livros, entre estes e o espaço desconhecido para a maioria. Foi muito bom vê-los descobrir ou redescobrir o prazer de ler e de ouvir ler. Conceição Esteves 4A Semana da Leitura foi a festas das palavras. Palavras que moravam no silêncio das prateleiras, do baú, da vitrina, da mochila e outros esconderijos sombrios e chegaram num camião mágico. Nas crianças brilharam os olhos. Elas mimaram-nas e abraçaram-nas entusiasticamente. Os livros tornaram-se nas pequenas mãos, brinquedos de corpo e alma, que explodiam magia e contavam segredos. Na sala de aulas as palavras voavam e das folhas saiam borboletas, barcos, papagaios, regaços e música. Mas é só lendo que se tem acesso a esta reino maravilhoso. Também a semana da leitura nos brindou com a presença do escritor Alexandre Parafita, que nos trouxe a lanterna nas próprias palavras e as narrativas ganharam cores. Em jeito de reflexão: a porta está aberta aos alunos, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, emergindo energia que os moverá aos moinhos das literacias. É neste caminho que crescerão as árvores, páginas do próprio mundo. Ana Barroso 4Naqueles dias.que emoção! Os livros ganharam vida, enlouqueceram, saíram das prateleiras, fugiram das lojas, saltaram de arcas e baús. Vieram ter à nossa escola, ocuparam todos os recantos foram agarrados, mexidos, folheados, escolhidos, disputados e, por fim, saboreados em leituras muito doces. Alguns escaparam, esconderam-se nos desenhos maravilhosos de um contador de histórias que por aqui passou e nos encantou. Sofia Rainho

39 Mensagens das famílias ao PNL 4Como Encarregada de Educação acompanhei o meu educando à Sobre(mesa) de Leituras, actividade que decorreu na Semana da Leitura. Achei a actividade muito interessante, os alunos empenharam-se e proporcionou-se um convívio entre todos alunos, pais, professores e pessoal não docente. Tive também a oportunidade de visitar a Feira do Livro com o meu educando e, em conjunto, seleccionar um adequado à sua idade. Considero de extrema importância que se proporcionem mais momentos desta natureza, envolvendo toda a comunidade escolar em horários compatíveis com os dos pais. A Encarregada de Educação Inês Santos 4 A semana da leitura apresentou um conjunto de diversas actividades, de grande valor pedagógico e cultural, que motivaram os alunos para a disciplina de Língua Portuguesa tais como: dramatizações, sessões de autógrafos com diversos escritores e a feira do livro. O Encarregado de Educação Jorge Iglésias

40 Outras mensagens ao PNL 4Mais uma iniciativa do PNL que revela que o caminho se faz caminhando - Uma semana de partilha, de cruzamento de sensibilidades, de descoberta e de reencontros. Preparámos o terreno, lançámos as sementes na expectativa de que nasçam leitores conscientes de que a leitura é um bem essencial no crescimento como pessoa interveniente no processo de aprendizagem que é a vida. Ernestina Pinheiro (Coordenadora da Be/cre) Ângela Coimbra (Professora da equipa da Be/cre) 4Vi com muito agrado a exposição das descrições e imagens do vosso blog relativas à minha passagem pela vossa escola e quero vivamente felicitar-vos e manifestar-vos a minha convicção de que este trabalho e estas abordagens são do que há de mais correcto e mais eficaz em prol da motivação e sensibilização para a leitura entre as crianças e jovens. Por isso, o meu muito muito obrigado. Alexandre Parafita

Morada: Rua Professor José Francisco Cabrita, Urbanização Lagoa Sol Lagoa. Telefone:282380200. Fax:282380219.

Morada: Rua Professor José Francisco Cabrita, Urbanização Lagoa Sol Lagoa. Telefone:282380200. Fax:282380219. MÊS da LEITURA 2011 Nome dos estabelecimentos: Escola E.B.2,3 Jacinto Correia Lagoa Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira E.B.1/JI de Lagoa E.B.1 /JI de Porches EB1 Vale d el Rei EB1/ JI

Leia mais

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO FICHA DE IDENTIFICAÇÃO Biblioteca: Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Distrito: Braga Concelho: Braga Morada: Lugar da Veiguinha - Panóias Telefone: 253300620 Fax: 253623600 E-mail: becremosteiroecavado@gmail.com

Leia mais

ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA

ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO ORGANOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ARTICULAÇÃO PARA O TRIÉNIO 2010-13 MARÇO 2013 ORGANOGRAMA DE DESENV. DA ARTICULAÇÃO 2010-2013 ARTICULAÇÃO 2010/11 2011/12 2012/13

Leia mais

E.B. 2, 3 do Cávado. Biblioteca: Morada: Lugar da Veiguinha. Panoias - Braga. Semana da Leitura: 21/03/2011 a 25/ 03/ Telefone:

E.B. 2, 3 do Cávado. Biblioteca: Morada: Lugar da Veiguinha. Panoias - Braga. Semana da Leitura: 21/03/2011 a 25/ 03/ Telefone: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO E.B. 2, 3 do Cávado Biblioteca: Distrito: Braga Concelho: Braga Morada: Lugar da Veiguinha Panoias - Braga Telefone:253300620 Fax:253623600 E-mail: becremosteiroecavado@gmail.com

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 1º PERÍODO

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 1º PERÍODO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES Ano Lectivo 2011/2012 Tema do Projecto Educativo: Os três R s- reduzir, reutilizar e reciclar ( A partir de Janeiro de 2012 reformulação do Projecto Educativo da Instituição)

Leia mais

Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. EB1 nº 1 do Cacém. Observa atentamente a capa do livro e responde às seguintes questões:

Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. EB1 nº 1 do Cacém. Observa atentamente a capa do livro e responde às seguintes questões: ANEXOS ANEXO I ii Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho EB1 nº 1 do Cacém Nome: Data: / / ANEXO II Observa atentamente a capa do livro e responde às seguintes questões: 1. O que te sugere o título

Leia mais

Registo de Opinião Sobre o 1.º Ano de Projecto. Crianças

Registo de Opinião Sobre o 1.º Ano de Projecto. Crianças Registo de Opinião Sobre o 1.º Ano de Projecto Crianças Gostei de muito de estar aqui na escola, de brincar com todos, gostei muito, muito do acampamento e das visitas de estudo e para o ano vou ficar

Leia mais

1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)*

1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)* 1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)* Meses Actividades Objectivos Recursos Materiais Recursos Humanos Local Setembro Não se irão realizar actividades orientadas. Contribuir para a adaptação e integração

Leia mais

PLANO NACIONAL DE LEITURA

PLANO NACIONAL DE LEITURA PLANO NACIONAL DE LEITURA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR PROJETO LEITURA EM VAI E VEM PNL ANO LETIVO 2012/2013 1 INTRODUÇÃO A leitura constitui uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de capacidades cognitivas

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2015 / 2016 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Ano letivo 2015-2016 SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS E.B.1/P.E de Ponta do Sol PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 Página 1 de 11 Índice 1-Identificação------------------------------------------------------------------------------------------pg.3

Leia mais

aber + CHEGOU A PRIMAVERA AO JARDIM DE INFÂNCIA DE MEDA N Ú M E R O I I 2 0 1 5 / 2 0 1 6 * A B R I L

aber + CHEGOU A PRIMAVERA AO JARDIM DE INFÂNCIA DE MEDA N Ú M E R O I I 2 0 1 5 / 2 0 1 6 * A B R I L s aber + CHEGOU A PRIMAVERA AO JARDIM DE INFÂNCIA DE MEDA COMEÇARAM OS TRABALHOS PARA O ARRANJO DO NOS- SO ESPAÇO EXTERIOR PLANTÁMOS UM PINHEIRO! Chegou a Primavera ao Jardim de Infância de Mêda. Clube

Leia mais

Planificação Anual de Atividades Ano letivo 2013/2014 Educar é amar

Planificação Anual de Atividades Ano letivo 2013/2014 Educar é amar Página 1 Planificação Anual de Atividades Ano letivo 2013/2014 Educar é amar 1º Período Calendarização Atividades Competências Gerais Conteúdos Recursos Humanos e materiais 02 de setembro 12 de setembro

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO JARDIM DE INFÂNCIA DA ABPG ANO LECTIVO - 2013/2014. Tema do Projecto Educativo: O SER HUMANO E A COMUNICAÇÃO

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO JARDIM DE INFÂNCIA DA ABPG ANO LECTIVO - 2013/2014. Tema do Projecto Educativo: O SER HUMANO E A COMUNICAÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO JARDIM DE INFÂNCIA DA ABPG ANO LECTIVO - 2013/2014 Tema do Projecto Educativo: O SER HUMANO E A COMUNICAÇÃO Sub- Tema: Da gravura à mensagem escrita CALENDARIZAÇÃO SETEMBRO

Leia mais

Concurso de Livro de Contos Infantis Histórias da Ajudaris: Pequenos Gestos Grandes Corações. Regulamento. Artigo 1º Apresentação

Concurso de Livro de Contos Infantis Histórias da Ajudaris: Pequenos Gestos Grandes Corações. Regulamento. Artigo 1º Apresentação Concurso de Livro de Contos Infantis Histórias da Ajudaris: Pequenos Gestos Grandes Corações Regulamento Artigo 1º Apresentação A Ajudaris, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Leitura

Leia mais

WAGNER COSTA. O segredo da amizade. Leitor iniciante. Leitor em processo. Leitor fluente ILUSTRAÇÕES: MARILDA CASTANHA

WAGNER COSTA. O segredo da amizade. Leitor iniciante. Leitor em processo. Leitor fluente ILUSTRAÇÕES: MARILDA CASTANHA Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente WAGNER COSTA O segredo da amizade ILUSTRAÇÕES: MARILDA CASTANHA PROJETO DE LEITURA Maria José Nóbrega Rosane Pamplona O segredo da amizade WAGNER COSTA

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR Setembro Outubro 11 Início do Ano Letivo 15 a 19 Reunião de Pais 22 a 26 01 16 Chegada do Outono música Alimentação Atividades de escolha livre; Atividades de exploração do espaço exterior. Apresentação

Leia mais

Trabalho final. Acção de formação 01-2 Ensino e aprendizagem com TIC na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico

Trabalho final. Acção de formação 01-2 Ensino e aprendizagem com TIC na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico Trabalho final Acção de formação 01-2 Ensino e aprendizagem com TIC na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico (19 a 23 de Julho de2010) Formador: Hugo Monteiro Formanda: Maria da Conceição

Leia mais

Projecto ATL 2010 / 2011

Projecto ATL 2010 / 2011 Projecto ATL 2010 / 2011 Coordenação: Monitores: Auxiliar: Isabel Torres Margarida Rocha, Marina Almeida, João Freitas, Rute Fernandes Isabel Almeida Nos primeiros anos de vida, o ser humano forma a sua

Leia mais

E.M.E.F. Manoel Pereira dos Santos Ação Monteiro Lobato. Era uma vez...um chapeuzinho...um lobo...

E.M.E.F. Manoel Pereira dos Santos Ação Monteiro Lobato. Era uma vez...um chapeuzinho...um lobo... E.M.E.F. Manoel Pereira dos Santos Ação Monteiro Lobato Era uma vez...um chapeuzinho...um lobo... 2012 1. Título: Era uma vez...um chapeuzinho...um lobo... 2. Dados de Identificação: 2.1. Escola: Escola

Leia mais

Segurança na Net. Novembro/2015. Segurança na Net - Desafios Isabel Catalão

Segurança na Net. Novembro/2015. Segurança na Net - Desafios Isabel Catalão Segurança na Net 1 Antes de 2007/08? 2 Em 2007/08 Outubro Introdução do tema no Plano TIC Dezembro Inscrição da escola no site SeguraNet Inscrição como professora 3 Em 2007/08 Janeiro Cartazes na sala

Leia mais

Agrupamento de Escolas MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO. Projeto PNL 2011/ 2012

Agrupamento de Escolas MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO. Projeto PNL 2011/ 2012 Agrupamento de Escolas MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO Projeto PNL 2011/ 2012 Objetivos/Estratégias do Projeto Objetivos (definidos a partir das Prioridades (1,2,3,4,5,6) Educativas definidas no Projeto Educativo

Leia mais

Prova de Aferição de Matemática

Prova de Aferição de Matemática PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA U.A.

Leia mais

Dia 08 5ª feira A NÃO PERDER

Dia 08 5ª feira A NÃO PERDER NEWSLETTER Dia 08 5ª feira A NÃO PERDER BIBLIOTECA MUNICIPAL Vamos brincar com o alfabeto O Ninho / 10h00-10h30 Destinatários: Crianças dos 3 aos 6 anos À Descoberta da Magia com fantoches CERCILEI / 11h00-11h30

Leia mais

E.M.Prof. Arassuay Gomes de Castro. Web fólio 1ºbimestre 2014 Vespertino Csptec Edilaine da Silva Lima

E.M.Prof. Arassuay Gomes de Castro. Web fólio 1ºbimestre 2014 Vespertino Csptec Edilaine da Silva Lima E.M.Prof. Arassuay Gomes de Castro Web fólio 1ºbimestre 2014 Vespertino Csptec Edilaine da Silva Lima ESCOLA MUNICIPAL PROF. ARASSUAY GOMES DE CASTRO ENDEREÇO: RUA SÃO VICENTE DE PAULA S/N VILA MANOEL

Leia mais

Descrição da prática. 1. Identificação. Escola onde desenvolveu a prática: Agrupamento de Escolas de Estremoz Escola Básica 2,3 Sebastião da Gama

Descrição da prática. 1. Identificação. Escola onde desenvolveu a prática: Agrupamento de Escolas de Estremoz Escola Básica 2,3 Sebastião da Gama Descrição da prática 1. Identificação Escola onde desenvolveu a prática: Agrupamento de Escolas de Estremoz Escola Básica 2,3 Sebastião da Gama Nome da prática/projecto: A minha escola contra a discriminação

Leia mais

BALANÇO DO PROJETO ALER+

BALANÇO DO PROJETO ALER+ BALANÇO DO PROJETO ALER+ 2012-2013 Escola Básica Mosteiro e Cávado 1 Balanço do projetoaler+ Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado NÍVEIS DE EDUCAÇÃO OU DE ENSINO ENVOLVIDOS Pré-escolar 242 1º ciclo

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE "Viajar pela leitura sem rumo sem direção só para viver aventura que é ter um livro nas mãos" 1. 1. APRESENTAÇÃO O Projeto de Incentivo

Leia mais

CONCURSO DE DESENHO LIVRE

CONCURSO DE DESENHO LIVRE CONCURSO DE DESENHO LIVRE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS REGULAMENTO Artigo 1º OBJECTIVO O presente concurso tem como objectivo sensibilizar os alunos do Ensino Básico e a comunidade em geral,

Leia mais

Instituto Brincante Programa Desafios Impaes 2009 Projeto A Arte do Brincante para Educadores Maio 2009

Instituto Brincante Programa Desafios Impaes 2009 Projeto A Arte do Brincante para Educadores Maio 2009 Instituto Brincante Programa Desafios Impaes 2009 Projeto A Arte do Brincante para Educadores Maio 2009 Módulo: Contos e Histórias Tradicionais Ministrante: Cristiane Velasco Os módulos são compostos por

Leia mais

Agrupamento Vertical de Redondo Plano Anual de Actividades

Agrupamento Vertical de Redondo Plano Anual de Actividades Agrupamento Vertical de Redondo Plano Anual de Actividades Ano Lectivo 2008/2009 Calendarização: 2º Período Área Problema Actividades Metas a atingir Intervenientes Proposta Custos Família,Sociedade e

Leia mais

NORMAS DO CONCURSO PARTICIPA VII FEIRA SANTA MARIA DA FEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA 18 MARÇO CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO

NORMAS DO CONCURSO PARTICIPA VII FEIRA SANTA MARIA DA FEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA 18 MARÇO CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO NORMAS DO CONCURSO APRESENTAÇÃO PÚBLICA 18 MARÇO CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO VII FEIRA SANTA MARIA DA FEIRA PARTICIPA CONCURSO 02 Concurso Normas 1. Inserido no Programa da Feira de Artes Performativas,

Leia mais

A organização do trabalho abrangerá diferentes áreas do conhecimento.

A organização do trabalho abrangerá diferentes áreas do conhecimento. E. E. Dr. Alfredo Sá Escola para Todos O IBOPE de Água Boa no momento é o Projeto F.E.: Família e Escola movendo Montanhas. O Projeto nasceu da necessidade do envolvimento das famílias na escola, uma vez

Leia mais

Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e. saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto

Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e. saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto I Descrição do Projecto Introdução Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto como meio que as rodeia. Cabe à escola valorizar,

Leia mais

Projeto regional A minha lancheira. Rosa Espanca, Enfermeira

Projeto regional A minha lancheira. Rosa Espanca, Enfermeira Projeto regional A minha lancheira Rosa Espanca, Enfermeira Grupo de Trabalho do Programa Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável Coordenadora do Programa Médica de Saúde Pública 1 Assistente

Leia mais

Novo Programa de Português do Ensino Básico

Novo Programa de Português do Ensino Básico Etapa 3 Agora que já conheces algumas características relacionadas com uma apresentação oral para persuadir alguém a ler um determinado livro, está na altura de preparares a tua própria apresentação. O

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHO E REDACÇÃO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1.

REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHO E REDACÇÃO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1. REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHO E REDACÇÃO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (Objecto) O presente Regulamento tem por objecto o estabelecimento

Leia mais

museu marítimo de ílhavo

museu marítimo de ílhavo museu marítimo de ílhavo tel.: 234 329 990 fax: 234 321 797 www.museumarítimo.cm-ilhavo.pt museuilhavo@cm-ilhavo.pt 10.º Aniversário do Renovado Museu Marítimo de Ilhavo Com o intuito de celebrar os dez

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA SEDE: ESCOLA EB 2,3 MÁRIO DE SÁ CARNEIRO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 / 16 1º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA SEDE: ESCOLA EB 2,3 MÁRIO DE SÁ CARNEIRO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 / 16 1º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA SEDE: ESCOLA EB 2,3 MÁRIO DE SÁ CARNEIRO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 / 16 1º CICLO ATIVIDADE Início do ano letivo/ receção a do 1º ano. Dia

Leia mais

Orientações gerais. Apresentação

Orientações gerais. Apresentação Apresentação O professor no Ensino Fundamental anos iniciais é um profissional polivalente e portanto seu campo de atuação é amplo. Seu dever é aproximar o aluno das quatro áreas do conhecimento: Linguagem

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

CONCURSO DE DESENHO A Minha Nota de Euro

CONCURSO DE DESENHO A Minha Nota de Euro CONCURSO DE DESENHO A Minha Nota de Euro 1ª edição março de 2015 REGULAMENTO Quanto vale a tua nota? Para que serve? O que farias com ela? Desenha a tua nota e fala-nos do valor do dinheiro 1 REGULAMENTO

Leia mais

Planificação Anual ALES. Atividades Lúdico-Expressivas. Docente: Sandra Paixão

Planificação Anual ALES. Atividades Lúdico-Expressivas. Docente: Sandra Paixão Planificação Anual ALES Atividades Lúdico-Expressivas Docente: Sandra Paixão Plano Anual de Atividades Lúdico Expressivas 2013 / 2014 1 -Introdução O projeto que se apresenta foi elaborado em conjunto

Leia mais

ESCOLA EB 2,3 DE PRADO

ESCOLA EB 2,3 DE PRADO FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: EB 2,3 DE PRADO Nome do agrupamento: AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PRADO Código GIASE: 313126 Código estabelecimento: 342695 Distrito:

Leia mais

CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 2012/13 Aprovado pela Direção, após parecer do Conselho de Coordenadores 1 1º PERÍODO MÊS DIA ATIVIDADE 5 9h: Início do ano letivo dos

Leia mais

REGULAMENTO DA RÁDIO/TV ESCOLA

REGULAMENTO DA RÁDIO/TV ESCOLA REGULAMENTO DA RÁDIO/TV ESCOLA 2015/2016 1. INTRODUÇÃO Este regulamento tem como objetivo assegurar o bom funcionamento das emissões produzidas na Rádio/TV Escola, na Escola Secundária do Agrupamento de

Leia mais

PERMUTAS, COMPENSAÇÕES, SUBSTITUIÇÃO DO PROFESSOR E ACTIVIDADES DE SUBSTITUIÇÃO I CAPITULO ENQUADRAMENTO LEGAL

PERMUTAS, COMPENSAÇÕES, SUBSTITUIÇÃO DO PROFESSOR E ACTIVIDADES DE SUBSTITUIÇÃO I CAPITULO ENQUADRAMENTO LEGAL PERMUTAS, COMPENSAÇÕES, SUBSTITUIÇÃO DO PROFESSOR E ACTIVIDADES DE SUBSTITUIÇÃO I CAPITULO ENQUADRAMENTO LEGAL (Artigo 9º do Despacho 13599/2006 e Alteração ao Despacho 13599/2006) 1.( ) 2.( ) 3 - Os docentes

Leia mais

Projeto aler+ Balanço 2011

Projeto aler+ Balanço 2011 Projeto aler+ Balanço 2011 Identificação Ficha de identificação Nome da Escola: Escola Básica André Soares, Braga Agrupamento: Escolas André Soares, Braga Concelho: Braga DRE: Norte Morada: R. André Soares

Leia mais

CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 2014/15 Aprovado pela Direção, após parecer do Conselho de Coordenadores 1 1.º PERÍODO MÊS DIA ATIVIDADE 1 17h: Início das

Leia mais

REALIZAÇÃO DO TRABALHO

REALIZAÇÃO DO TRABALHO PROJETO DE LEITURA Não basta ter uma biblioteca para a formação de uma comunidade leitora. É preciso, sobretudo, um plano de ação que se preocupe com as práticas de incentivo à leitura. Nós criamos estratégias

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS Setembro Integração / adaptação das Crianças - Promover a integração / (re) adaptação das crianças na instituição;

Leia mais

aler+ projecto

aler+ projecto aler+ projecto 2011-12 Identificação Ficha de identificação Nome da Escola: Escola Básica André Soares, Braga Agrupamento: Escolas André Soares, Braga Concelho: Braga DRE: Norte Morada: R. André Soares

Leia mais

Família e escola : encontro de saberes e vivências Oficina de colares Tecendo olhares

Família e escola : encontro de saberes e vivências Oficina de colares Tecendo olhares Família e escola : encontro de saberes e vivências Oficina de colares Tecendo olhares E.M.E.F. anexa ao EDUCANCÁRIO DOM DUARTE Sala 6 / 1ª. Sessão Professor(es) Apresentador(es): Gislaine Rosa dos Santos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2014/2015 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

ANEXOS Anexo I Organização do tempo pedagógico Jardim de Infância Creche

ANEXOS Anexo I Organização do tempo pedagógico Jardim de Infância Creche ANEXOS Anexo I Organização do tempo pedagógico Jardim de Infância Creche Hora Momento Hora Momento 07h45 09h00 Receção das crianças 07h45 09h00 Receção das crianças 09h00 09h10 Escolher o Responsável e

Leia mais

Projeto Crescer com as Árvores

Projeto Crescer com as Árvores Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Solum e Solum Sul Projeto Crescer com as Árvores Parcerias: Câmara Municipal de Coimbra Junta de Freguesia de St.º António

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO

PLANO DE PROMOÇÃO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO PLANO DE PROMOÇÃO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO A leitura um bem essencial Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015/2016 Departamento: EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015/2016 Departamento: EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015/2016 : EDUAÇÃO PRÉ-ESOLAR alendarização Setembro Outubro Tipologia (letra) I e A e Escola (siglas) Designação da Atividade (com breve descrição) - Receção às crianças: Procedimentos

Leia mais

Eu e as Redes Sociais

Eu e as Redes Sociais Eu e as Redes Sociais Colégio Marista João Paulo II Eu e as Redes sociais #Euembuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação através das redes sociais Carlos e Miguel Carlos e Miguel. Copyright

Leia mais

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO FICHA DE IDENTIFICAÇÃO do estabelecimento: EBI/JI Prof Dr Ferrer Correia do agrupamento: Agrupamento de Escolas Ferrer Correia Código GEPE:330577 Código estabelecimento:161408 Distrito: Coimbra Concelho:

Leia mais

Regulamento. CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Edição 2012/2013 FINAL DISTRITAL- BEJA. Nota Introdutória

Regulamento. CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Edição 2012/2013 FINAL DISTRITAL- BEJA. Nota Introdutória Regulamento CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Edição 2012/2013 FINAL DISTRITAL- BEJA Nota Introdutória O Concurso Nacional de Leitura (CNL) tem como objectivo principal promover a leitura, de uma forma lúdica,

Leia mais

Hospital dos Bonequinhos

Hospital dos Bonequinhos O Núcleo de Estudantes de Medicina e o Hospital de Braga estão a organizar, nos próximos dias 12, 13 e 14 de Novembro, uma nova edição do Hospital dos Bonequinhos, a ser realizada, à semelhança do ano

Leia mais

O meu horário de estudo

O meu horário de estudo www.livrosdefisica-jc.com.br O meu horário de estudo Preenche este horário segundo a distribuição de tempo que tencionas fazer: Pinta de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinta de cor de laranja o tempo

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Nazaré

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Nazaré Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Nazaré Projeto: Ano letivo 2014-2015 Docente: Ana Neves Índice INTRODUÇÃO... 3 CARATERIZAÇÃO DA TURMA... 4 OBJETIVOS DO CLUBE... 5 METAS / ATIVIDADES / CALENDARIZAÇÃO...

Leia mais

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação O Cartaz Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação Visual O Cartaz Imagem a imagem informa, divulga, apela... No nosso dia-a-dia estamos constantemente

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades 2011 Relatório de Atividades 2011 1. Actividades de Tempos Livres e Apoio ao Estudo a. Actividades Regulares de Funcionamento do ATL O ATL funciona no horário das 17.30 às 20h,

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com PE da Nazaré

Escola Básica do 1º Ciclo com PE da Nazaré Escola Básica do 1º Ciclo com PE da Nazaré A responsável: Mersília Alves Índice Introdução... 3 Caraterização Geral da Turma... 5 Competências Gerais... 6 Objetivos... 7 Propostas gerais de Atividades/Estratégias...

Leia mais

ATIVIDADES AGENDADAS ATÉ AO INÍCIO DO ANO LETIVO 2016 / 2017

ATIVIDADES AGENDADAS ATÉ AO INÍCIO DO ANO LETIVO 2016 / 2017 INFORMAÇÃO N.º 01/2016/17 ATIVIDADES AGENDADAS ATÉ AO INÍCIO DO ANO LETIVO 2016 / 2017 DIA HORA ATIVIDADES 01 de (5ª feira) 9.30 /16:30 Apresentação dos Docentes, na Escola sede, para conhecimento do serviço

Leia mais

Como Elaborar um Relatório

Como Elaborar um Relatório AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CANAS DE SENHORIM E s c o l a E B 2, 3 / S E n g º D i o n í s i o A u g u s t o C u n h a B I B L I O T E C A E S C O L A R C E N T R O D E R E C U R S O S E D U C A T I V O

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA CANTANHEDE BIBLIOTECAS ESCOLARES

AUTOAVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA CANTANHEDE BIBLIOTECAS ESCOLARES AUTOAVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA CANTANHEDE BIBLIOTECAS ESCOLARES EB Marquês de Marialva EB1 Cantanhede Sul EB1 Ançã EB1 Cadima Áreas de intervenção A. Currículo, literacias e aprendizagem

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO JARDIM DE INFÂNCIA DA ABPG ANO LECTIVO - 2014/2015. Tema do Projeto Educativo: O SER HUMANO E A COMUNICAÇÃO

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO JARDIM DE INFÂNCIA DA ABPG ANO LECTIVO - 2014/2015. Tema do Projeto Educativo: O SER HUMANO E A COMUNICAÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO JARDIM DE INFÂNCIA DA ABPG ANO LECTIVO - 2014/2015 Tema do Projeto Educativo: O SER HUMANO E A COMUNICAÇÃO Sub- Tema: As caixinhas que inovaram o mundo CALENDARIZAÇÃO SETEMBRO

Leia mais

Colégio Ressurreição Vita et Pax

Colégio Ressurreição Vita et Pax Colégio Ressurreição Vita et Pax Disciplina: Português Professor(a) Atividade: Prova Mensal Nome: Nº. Ano: 3º Turma: Data: / / Nota: Olá alunos! Que tal começarmos a nossa prova lendo esse lindo poema

Leia mais

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida J A N E I R O 2 0 1 6 2 0 1 4

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida J A N E I R O 2 0 1 6 2 0 1 4 NEWSLETTER CULTURAL Câmara Municipal de Almeida J A N E I R O 2 0 1 6 2 0 1 4 O Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso acolhe a 8ª Edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, de 29 a 31 de Janeiro,

Leia mais

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR 1º PERÍODO Lamego, 14 de janeiro de 2013 INTRODUÇÃO Para uma eficaz monitorização das competências esperadas para cada criança, no final

Leia mais

GEOGRAFIA 3º. Meu bairro

GEOGRAFIA 3º. Meu bairro 3º ANO 11 M/T 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º Meu bairro Eu me chamo Natália. Quando era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade

Leia mais

Educação para a PAZ Teresina-PI 2006

Educação para a PAZ Teresina-PI 2006 Educação para a PAZ Teresina-PI 2006 PROJETO 1 TÍTULO EDUCAÇÃO PARA A PAZ (Iniciado em 1999) 2 COORDENAÇÃO: Diretora Pedagógica:. Profª. Waldília Neiva de M. S. Cordeiro. Profª. Maria Luiza Lima do Vale

Leia mais

LEITURA EM VAI E VEM. Apresentação do projecto em PowerPoint - Notas de apoio - LEITURA EM VAI E VEM. Educação Pré-Escolar

LEITURA EM VAI E VEM. Apresentação do projecto em PowerPoint - Notas de apoio - LEITURA EM VAI E VEM. Educação Pré-Escolar Apresentação do projecto em PowerPoint - Notas de apoio - Alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Agradecimentos Mochilas confeccionadas por: Telas recicladas cedidas por: Desenhos

Leia mais

Marketing em Centros Documentais. Atividade : POET (A)NDO Noite de Poesia. Natércia Vilariça

Marketing em Centros Documentais. Atividade : POET (A)NDO Noite de Poesia. Natércia Vilariça Marketing em Centros Documentais Atividade : POET (A)NDO Noite de Poesia 1 Índice Parte I Estratégica 2 Análise situacional... 2 Objetivos de Marketing... 2 Segmentação e Definição do Público alvo... 2

Leia mais

GUIÃO DO INQUÉRITO POR ENTREVISTA AOS ESTUDANTES

GUIÃO DO INQUÉRITO POR ENTREVISTA AOS ESTUDANTES GUIÃO DO INQUÉRITO POR ENTREVISTA AOS ESTUDANTES Objetivos do inquérito por entrevista: Este inquérito por entrevista visa recolher informações sobre as perceções que as crianças detiveram no decorrer

Leia mais

CONTAR HISTÓRIAS COMO FORMA DE INSERIR A CRIANÇA NO MUNDO LETRADO Aula 7. Profª Me. Rafaela Cardoso Beleboni Professor das Faculdades COC

CONTAR HISTÓRIAS COMO FORMA DE INSERIR A CRIANÇA NO MUNDO LETRADO Aula 7. Profª Me. Rafaela Cardoso Beleboni Professor das Faculdades COC CONTAR HISTÓRIAS COMO FORMA DE INSERIR A CRIANÇA NO MUNDO LETRADO Aula 7 Profª Me. Rafaela Cardoso Beleboni Professor das Faculdades COC MATERIAL PARA OFICINA: DIA 13/11 LIVRO DE PANO Retalhos de feltro

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Convite: Natal no Frei 3º CICLO. Num Externato de orientação

Convite: Natal no Frei 3º CICLO. Num Externato de orientação Newsletter Nº2 Ano Lectivo 2008 2009 Dezembro Coordenação Prof. Miguel Feio Prof. Manuel André EM DESTAQUE Natal no Frei A alegria de comunicar aos outros a Boa Nova do amor de Deus que deu ao mundo o

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S M O S T E I R O E C Á V A D O

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S M O S T E I R O E C Á V A D O A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S M O S T E I R O E C Á V A D O 4700-760 - PANÓIAS BRAGA www.mosteiroecavado.net / http://becre-cavado.blogspot.com/ http://www.mosteiroecavado.net/moodle/ ESCOAS

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR. Ano lectivo de 2013 2014

PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR. Ano lectivo de 2013 2014 PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR Ano lectivo de 2013 2014 A Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos, de acordo com o que está definido no Projecto educativo, deste agrupamento (...)

Leia mais

AEC - ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

AEC - ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR «Instrumento de notação do Sistema Estatístico Nacional (Lei n.º 22/2008, de 13 de Maio) de RESPOSTA OBRIGATÓRIA, registado no INE sob o n.º 9943, válido até 31/12/2014» AEC - ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO

Leia mais

Bibliografia Consultada.

Bibliografia Consultada. ATIVIDADE INTERMEDIÁRIA PARFOR LETRAS PROFESSORA TÂNIA SARMENTO-PANTOJA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA MODERNA PERÍODO: 17 A 23 DE JANEIRO LOCAL: REDENÇÃO DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: A atividade vale 10,

Leia mais

Comiqs Manual e Guia de exploração do Comiqs para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica. Rosabela Agostinho Borges

Comiqs Manual e Guia de exploração do Comiqs para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica. Rosabela Agostinho Borges Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica Comiqs Manual e Guia de exploração do Comiqs para utilização em contexto de Educação Visual

Leia mais

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago 2018/19 www.aveordemsantiago.pt 37 37 de 31 de Maio a 7 de Junho EB 1 nº 7 de Setúbal A RRA I AL do AEOS A Escola Básica 1 nº 7 de Setúbal, participou no Arraial

Leia mais

Projeto: Visões do Cotidiano - um tributo ao poeta Vinícius de Moraes

Projeto: Visões do Cotidiano - um tributo ao poeta Vinícius de Moraes Projeto: Visões do Cotidiano - um tributo ao poeta Vinícius de Moraes Professores responsáveis: Regina Nery Professora de Língua Portuguesa Rosilene Professora do uso da Biblioteca Maristela Professora

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2014 / 2015. PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 2014 / 2015. PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos Disciplina: PORTUGUÊS 5.º e 6.º Anos - Responsabilidade: (6%) assiduidade/pontualidade (2%) material (2%) organização do caderno diário (2%) - Comportamento: (5%) cumpre as regras estabelecidas - Empenho/Participação:

Leia mais

BALANÇO DO PROJECTO Área de incidência Lançamento Desenvolvimento Uma estratégia para toda a Escola Estratégia para toda a escola

BALANÇO DO PROJECTO Área de incidência Lançamento Desenvolvimento Uma estratégia para toda a Escola Estratégia para toda a escola BALANÇO DO PROJECTO 2009-2010 Área de incidência Lançamento Desenvolvimento Uma estratégia para toda a Escola Estratégia para toda a escola Apresentação do Projecto a Ler+ em Conselho Pedagógico de 1.09.09

Leia mais

Projecto aler

Projecto aler Área de incidência Estratégia para envolver toda a escola Actividades para envolver toda a comunidade educativa profissional contínuo Relações interdisciplinares Projecto aler+ 2010-2011 Lançamento Uma

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO (2)

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO (2) RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO (2) Conceção, Implementação e Avaliação dos Planos de Recuperação EQUIPA AUTOAVALIAÇÃO Fevereiro de 2012 a avaliação é um processo que consiste em recolher um conjunto de informações

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2015-2016

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2015-2016 INTRODUÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO LOURENÇO VALONGO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2015-2016 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador

Leia mais

Plano de Melhoria do Agrupamento 2015 2019

Plano de Melhoria do Agrupamento 2015 2019 Plano de Melhoria do Agrupamento 2015 2019 Introdução O Plano de Melhoria do Agrupamento de Escola Gaia Nascente para o quadriénio 2015 2019 tem como objetivo a consolidação e/ou mudança de algumas práticas.

Leia mais

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos 19.12.11 Apresentação do Museu da Água da EPAL Reservatório da Mãe d Água das Amoreiras Reservatório da Patriarcal

Leia mais

Compreendendo a notícia e a reportagem

Compreendendo a notícia e a reportagem A leitura, para ser considerada como tal, precisa ser compreendida. Não basta decodificar as palavras sem entender o que elas querem dizer. Para existir compreensão de um texto no seu todo, é preciso que

Leia mais