EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO"

Transcrição

1 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1. Como conceituar os direitos humanos? 2. O que se entende por dignidade da pessoa humana? Existe alguma previsão legal acerca dela? 3. Qual a diferença entre os Direitos Humanos e Direitos Fundamentais? Explique. 4. Como os jusnaturalistas compreendem os direitos humanos? 5. Como os positivistas compreendem os direitos humanos? 6. O que se entende por gerações de direitos humanos? É a terminologia mais utilizada atualmente? 7. Fale sobre os direitos humanos de 1ª Geração. 8. Fale sobre os direitos humanos de 2ª Geração. 9. Fale sobre os direitos humanos de 3ª Geração. 10. A classificação dos direitos de acordo com as gerações/dimensões limita-se em três períodos somente. Comente a afirmação. a. Comente o papel da Magna Carta de 1215 na proteção dos direitos humanos. 11. Comente o papel da Petition of Rights na proteção dos direitos humanos. 12. Comente o papel da Habeas Corpus Act na proteção dos direitos humanos. 13. Comente o papel da Bill of Rights na proteção dos direitos humanos. 14. Comente o papel da Declaração de Direitos do Estado da Virgínia na proteção dos direitos humanos. 15. Comente o papel da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América na proteção dos direitos humanos.

2 16. Comente o papel da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - Revolução Francesa na proteção dos direitos humanos. 17. Comente o papel da Constituição Mexicana na proteção dos direitos humanos. 18. Quais são as principais características dos direitos humanos? 19. O que se entende pela historicidade, irretroatividade e inalienabilidade dos direitos humanos? 20. O que se entende pela universalidade, vedação ao retrocesso e imprescritibilidade dos direitos humanos? 21. O que se entende pela eficácia horizontal dos direitos humanos? 22. Os direitos humanos podem ser objeto de limitações? 23. O que trata o direito internacional? 24. Qual a eventual relação dos direitos humanos com o direito internacional? 25. Quais foram as primeiras iniciativas de internacionalização dos direitos humanos no pós 1ª Guerra Mundial? 26. O que se entende por direito humanitário? 27. Quais são as origens direito humanitário? 28. Qual o papel da Cruz Vermelha na efetivação do direito humanitário? 29. Qual o trabalho desempenhado atualmente pela Cruz Vermelha? 30. O que foi a Liga das Nações? 31. Qual a origem da Liga das Nações? 32. Quais foram as primeiras iniciativas de internacionalização dos direitos humanos no pós 2ª Guerra Mundial? 33. Qual o papel da Organização das Nações Unidas na efetivação dos Direitos Humanos? 34. Qual a relação da Organização das Nações Unidas para a Liga das Nações? 35. Quais os principais objetivos da Organização das Nações Unidas? 36. Quais os órgãos da Organização das Nações Unidas?

3 37. O que foi o Tribunal de Nuremberg? 38. Quais as principais acusações julgadas? 39. A criação Tribunal de Nuremberg foi marcada por uma série de polêmicas envolvendo os direitos humanos. Quais seriam as principais? 40. Quais as finalidades de internacionalização dos direitos humanos? 41. A efetivação de direitos humanos está ligada a existência de certos mecanismos convencionais e não convencionais. Quais seriam eles? 42. Qual a diferença das convenções gerais e especiais de direitos humanos? 43. Como se garante o binômio aplicabilidade/efetividade dos direitos humanos na ordem jurídica internacional? 44. O que se entende e qual a finalidade do sistema global de proteção dos direitos humanos? 45. O que se entende e qual a finalidade do sistema regional de proteção dos direitos humanos? 46. Qual a razão de múltiplos sistemas de efetivação dos direitos humanos? 47. Como solucionar o conflito decorrente de disposições divergentes dentro desses sistemas? 48. Os sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos possuem mecanismos de controle que permitam acompanhar a implantação dos compromissos assumidos? Quais são eles? 49. Qual o papel e importância do órgão gestor como mecanismo de controle? 50. Qual o papel e importância do relatório como mecanismo de controle? 51. Qual o papel e importância das comunicações interestatais como mecanismo de controle? 52. Qual o papel e importância das petições individuais como mecanismo de controle? 53. Qual a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos? 54. Qual a natureza Jurídica da Declaração Universal dos Direitos Humanos?

4 55. Qual o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos? 56. Quais são os principais direitos contemplados na Declaração Universal dos Direitos Humanos? 57. Como atribuir eficácia cogente aos dispositivos constantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos? 58. O que é o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos? 59. Quando foi criado e posteriormente adotado no país o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos? 60. Qual o conteúdo do Primeiro Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos? 61. Quando foi criado e posteriormente adotado no país o Primeiro Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos? 62. Quando foi criado e posteriormente adotado no país o Segundo Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos? 63. Quais são os mecanismos de controle previstos no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos? 64. O que é o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais? 65. Quando foi criado e posteriormente adotado no país o Direitos Econômicos, Sociais e Culturais? 66. Qual o conteúdo do Primeiro Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais? 67. Estabeleça uma relação entre o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e a Constituição Federal de 1988? 68. Quais são os mecanismos de controle previstos no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos? 69. O que é o Tribunal Penal Internacional? 70. Quais são os antecedentes históricos do Tribunal Penal Internacional? 71. Quando o Tribunal Penal Internacional entrou em vigor?

5 72. Como é composto o Tribunal Penal Internacional? 73. Quais foram os motivos para a criação do Tribunal Penal Internacional? 74. Qual a estrutura do Tribunal Penal Internacional? 75. Qual a jurisdição do Tribunal Penal Internacional? 76. Quem pode integrar o pólo passivo no Tribunal Penal Internacional? 77. A função oficial exercida pelo réu gera a ele algum tipo de privilégio ou vantagem? 78. Quem pode integrar o pólo ativo no Tribunal Penal Internacional? 79. Quais são os crimes julgados pelo Tribunal Penal Internacional? 80. Qual o prazo prescricional dos crimes julgados pelo Tribunal Penal Internacional? 81. O que é o genocídio de acordo com o Estatuto de Roma? 82. O que são os crimes crime contra a humanidade de acordo com o Estatuto de Roma? 83. O que é os crimes de guerra de acordo com o Estatuto de Roma? 84. O que é a agressão de acordo com o Estatuto de Roma? 85. Quais são as penalidades atribuíveis ao condenado pelo Estatuto de Roma? A imposição de penalidade exclui a possibilidade de outras conseqüências legais? 86. Qual o local competente para o cumprimento de pena privativa de liberdade? 87. O Tribunal Penal Internacional é admitido pelo Brasil? Em caso positivo, cite os fundamentos legais para tal. 88. O Tribunal Penal Internacional também é chamado de Corte Internacional de Justiça. Comente a afirmação. 89. Como as disposições acerca dos direitos humanos tornam-se aplicáveis no plano interno de um país? 90. Como se dá o ingresso de um tratado de direitos humanos no Brasil?

6 91. É a partir da ratificação que o país vincula-se aos termos de um tratado. Comente a afirmação evidenciando as teorias monista e dualista. 92. Qual a posição do STF acerca da aplicabilidade dos tratados de direitos humanos no país? 93. Quais as teorias existentes acerca do status com que um tratado internacional ingressa no país? 94. Qual é a teoria preponderante acerca do status com que um tratado internacional ingressa no país? 95. O que difere os direitos fundamentais das garantias fundamentais previstas na Constituição Federal? 96. Como podem ser classificados os direitos fundamentais brasileiros? 97. Os direitos fundamentais aplicam-se exclusivamente aos brasileiros? 98. Quais os direitos e garantias fundamentais considerados como cláusulas pétreas?ds 99. Quais as alterações relacionadas aos direitos humanos propostas pela EC 45/04? 100. O que se entende por nacionalidade? 101. Todo nacional é um cidadão? 102. O que se entende por população? Qual sua eventual relação com a nacionalidade? 103. O que é a nacionalidade originária? 104. Quais são os critérios utilizados para caracterizar a nacionalidade originária? 105. Qual o critério adotado pelo Brasil? 106. O que é a nacionalidade secundária? 107. Quem é o brasileiro nato? 108. Quem é o brasileiro naturalizado? 109. Como se perde a nacionalidade brasileira? Há exceções?

7 110. Qual a relação dos direitos humanos com a nacionalidade? 111. Quem é o polipátrida ou multinacional? 112. Quem é o apátrida? 113. Qual é o departamento da Organização das Nações Unidas encarregado dos refugiados e apátridas? 114. Qual a eventual diferença entre o asilo e o refúgio? 115. O que são os direitos políticos? 116. Quais são os instrumentos para o exercício da soberania popular? 117. Qual a relação dos direitos políticos e os direitos humanos? 118. Quais as diferenças entre plebiscito e referendo? 119. O que é a iniciativa popular? 120. Quem pode votar? Quais são os requisitos para alistabilidade? 121. Fale sobre as características do voto Quem pode ser eleito pelo povo? Quais são as condições de elegibilidade? 123. Qual o momento para aferição das condições de elegibilidade? 124. O que é a inelegibilidade? Quem é inelegível? 125. Quais são condições para suspensão dos direitos políticos? 126. Quais são condições para perda dos direitos políticos? 127. Como podem ser classificados os direitos fundamentais brasileiros?

SISTEMA GLOBAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

SISTEMA GLOBAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS SISTEMA GLOBAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Aula 03 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo I Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 2 Políticas Públicas e Direitos

Leia mais

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 14 A DEMOCRACIA GREGA

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 14 A DEMOCRACIA GREGA FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 14 A DEMOCRACIA GREGA Como pode cair no enem (ENEM) Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos Orgulho e raça de Atenas. (BUARQUE, C.; BOAL, A. Mulheres

Leia mais

NACIONALIDADE. Inicialmente, para compreender a matéria é precisa-se de alguns conceitos:

NACIONALIDADE. Inicialmente, para compreender a matéria é precisa-se de alguns conceitos: NACIONALIDADE Segundo Paulo e Alexandrino, nacionalidade é o vínculo jurídico-político de direito público interno que faz da pessoa um dos elementos componentes da dimensão do Estado (p. 246: 2010). Inicialmente,

Leia mais

Oficineira Ludimilla Barbosa Formada em Direito pela Univ. Católica Dom Bosco (MS). Atua de forma autônoma em Bonito e em Campo Grande.

Oficineira Ludimilla Barbosa Formada em Direito pela Univ. Católica Dom Bosco (MS). Atua de forma autônoma em Bonito e em Campo Grande. OS TRÊS PODERES Oficineira Ludimilla Barbosa Formada em Direito pela Univ. Católica Dom Bosco (MS). Atua de forma autônoma em Bonito e em Campo Grande. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DIREITO INTERNACIONAL III. NOÇÕES GERAIS DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

NOÇÕES GERAIS DIREITO INTERNACIONAL III. NOÇÕES GERAIS DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS ESMEC ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL MÓDULO: DIREITOS HUMANOS PROFESSOR: PAULO HENRIQUE GONÇALVES PORTELA I. APRESENTAÇÃO 1. A disciplina

Leia mais

UNIC/SUL - CURSO DE DIREITO 3º SEMESTRE - 2º BIMESTRE DISCIPLINA: Direito Constitucional II Profª Maria das Graças Souto 18.05.

UNIC/SUL - CURSO DE DIREITO 3º SEMESTRE - 2º BIMESTRE DISCIPLINA: Direito Constitucional II Profª Maria das Graças Souto 18.05. UNIC/SUL - CURSO DE DIREITO 3º SEMESTRE - 2º BIMESTRE DISCIPLINA: Direito Constitucional II Profª Maria das Graças Souto 18.05.2013 EXERCÍCIOS DE REVISÃO Do Poder Legislativo 1 Quais são os tipos de atos

Leia mais

SUMÁRIO. Sumário. Agradecimentos... 13 Apresentação da coleção... 15 Prefácio... 17 Lista de siglas... 21

SUMÁRIO. Sumário. Agradecimentos... 13 Apresentação da coleção... 15 Prefácio... 17 Lista de siglas... 21 SUMÁRIO Sumário Agradecimentos... 13 Apresentação da coleção... 15 Prefácio... 17 Lista de siglas... 21 Capítulo I TERMINOLOGIA E ASPECTOS CONCEITUAIS... 23 1. Diversidade terminológica... 23 2. Dignidade

Leia mais

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2016. RELATOR: Senador JOSÉ PIMENTEL I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, à Proposta de Emenda à Constituição nº 18, de 2009, do Senador Paulo Paim e outros, que altera o 8º do art. 201 da Constituição Federal,

Leia mais

História Medieval 476 a 1453

História Medieval 476 a 1453 Idade Antiga 4.000 a. C. a 476 d. C. Código de Ur Nammu Esnunna Código de Hamurabi Código de Manu Lei das XII Tábuas História Medieval 476 a 1453 Carta Magna (1215) História Moderna 1453 a 1789 História

Leia mais

Compreensão sobre saúde coletiva: associação com direitos humanos

Compreensão sobre saúde coletiva: associação com direitos humanos Compreensão sobre saúde coletiva: associação com direitos humanos The essence of public health is the prevention of preventable suffering and the creation and promotion of a world in which all can truly

Leia mais

ÍNDICE. CAPÍTULO II DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Conceito 8 2. Naturezajurídica 9 3. Origem 9

ÍNDICE. CAPÍTULO II DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Conceito 8 2. Naturezajurídica 9 3. Origem 9 ÍNDICE CAPÍTULO I NOÇÕES FUNDAMENTAIS 1. Introdução l 2. Estado! " l 3. Formas de Estado 2 4. Formas de governo 4 5. Sistemas de governo 4 6. Regimes políticos 6 7. Esquema 7 CAPÍTULO II DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

GUSTAVO HENRIQUE BADARÓ JUIZ NATURAL NO PROCESSO PENAL. Prefácio ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS'

GUSTAVO HENRIQUE BADARÓ JUIZ NATURAL NO PROCESSO PENAL. Prefácio ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS' GUSTAVO HENRIQUE BADARÓ JUIZ NATURAL NO PROCESSO PENAL Prefácio ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS' PREFÁCIO - ANTONIO MAGALHÃES GOMES FILHO......... 9 INTRODUÇÃO... 17

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Breve resumo do poder constituinte originário e derivado frente aos princípios fundamentais Rafael Damaceno de Assis* 1. Introdução A idéia de supremacia da constituição decorre

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Aula 01 Apontar bases tecnológicas relacionadas VOCÊ CONCORDA COM ISSO? 1 CONTEXTUALIZAÇÃO O homem como ser social. O papel das organizações na vida em sociedade. As relações

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016. Tipo: Anual 5º Ano

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016. Tipo: Anual 5º Ano FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2016 Disciplina: DIREITO INTERNACIONAL Departamento IV: DIREITO DO ESTADO Docente Responsável: FERNANDO FERNANDES DA SILVA Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo: Anual

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL 05-10-1988

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL 05-10-1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL 05-10-1988 É COMPOSTA DE: a) Preâmbulo b) Artigos (250) c) ADCT Atos das Disposições Constitucionais Transitórias) 94 Artigos Observação Geral Em síntese, a atual Constituição

Leia mais

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS Aula 02 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos MAGNA

Leia mais

ESTADO DEMOCRÁTICO Desde 25 de Abril de 1974

ESTADO DEMOCRÁTICO Desde 25 de Abril de 1974 O Sistema Político Português ESTADO DEMOCRÁTICO Desde 25 de Abril de 1974 1. A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA Aprovada em 2 de Abril de 1976 em sessão plenária dos Deputados da Assembleia Constituinte Alterações:

Leia mais

Os Direitos Humanos correspondem à somatória de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna.

Os Direitos Humanos correspondem à somatória de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula e breve resumo 1. Conceito de. Os correspondem à somatória de valores, de atos e de normas que possibilitam a todos uma vida digna. 2. Breve Evolução dos. Existem três

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

Direito Internacional Público

Direito Internacional Público PONTO 1: INTRODUÇÃO PONTO 2: FONTES DO DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INETRNACONAL PÚBLICO PONTO 3: EVOLUÇÃO HISTORICA DO DIP PONTO 4: PERSONALIDADE INTERNACIONAL PONTO 5: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS PONTO

Leia mais

CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E ACESSO À JUSTIÇA

CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E ACESSO À JUSTIÇA CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E ACESSO À JUSTIÇA ENSAIOS CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E ACESSO À JUSTIÇA Anna Paula Bagetti Zeifert O conceito de cidadania, ao longo dos tempos, tem assumido formas variadas,

Leia mais

Ministério Público Eleitoral

Ministério Público Eleitoral Ministério Público Eleitoral O Ministério Público é uma instituição permanente, criada de forma direta pelo texto constitucional. Trata-se de uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado,

Leia mais

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCEITO: O direito democrático de participação do povo no governo, por seus representantes, acabou exigindo a formação de um conjunto de normas legais permanentes, que recebe a denominação de direitos

Leia mais

NOTA DOS AUTORES À 3ª EDIÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 2ª EDIÇÃO... 17 CAPÍTULO I DIREITO ELEITORAL: CONCEITO, FONTES E PRINCÍPIOS...

NOTA DOS AUTORES À 3ª EDIÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 2ª EDIÇÃO... 17 CAPÍTULO I DIREITO ELEITORAL: CONCEITO, FONTES E PRINCÍPIOS... NOTA DOS AUTORES À 3ª EDIÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 2ª EDIÇÃO... 17 CAPÍTULO I DIREITO ELEITORAL: CONCEITO, FONTES E PRINCÍPIOS... 19 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 19 2. As

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

1. DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS. Há uma distinção clara entre as duas expressões:

1. DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS. Há uma distinção clara entre as duas expressões: 1 DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Direito e Garantias Fundamentais PONTO 2: Classificação dos Direitos Fundamentais em Gerações PONTO 3: Características dos Direitos e Garantias

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) e professor titular

Leia mais

PROVA ESCRITA DE NOÇÕES DE DIREITO E DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

PROVA ESCRITA DE NOÇÕES DE DIREITO E DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROVA ESCRITA DE NOÇÕES DE DIREITO E DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Na prova a seguir, faça o que se pede, usando, caso julgue necessário, as páginas para rascunho constantes deste caderno. Em seguida,

Leia mais

A Nação é uma sociedade política e o autor do nosso livro-texto, em sua doutrina, dispõe que a Nação se compõe de dois elementos essenciais:

A Nação é uma sociedade política e o autor do nosso livro-texto, em sua doutrina, dispõe que a Nação se compõe de dois elementos essenciais: Resumo Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado. A Teoria do Estado foi construída pela nossa história, é uma disciplina nova, embora já existissem resquícios desde a Antiguidade, mas faz pouco tempo que ela

Leia mais

LFG MAPS. Regime Jurídico dos Servidores 09 questões. O superior hierárquico do agente praticou crime de abuso de autoridade.

LFG MAPS. Regime Jurídico dos Servidores 09 questões. O superior hierárquico do agente praticou crime de abuso de autoridade. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Regime Jurídico dos Servidores 9 47% 2 Organização da Administração 4 21% 3 Improbidade 2 11% 4 Responsabilidade

Leia mais

As Normas Internacionais do Trabalho e a Igualdade de Gênero

As Normas Internacionais do Trabalho e a Igualdade de Gênero As Normas Internacionais do Trabalho e a Igualdade de Gênero Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil São Paulo, 30 de julho de 2013 ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO -OIT Fundada em 1919

Leia mais

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Proibição da Tortura. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Proibição da Tortura. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Proibição da Tortura Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes. Artigo 5º, Declaração Universal dos Direitos

Leia mais

Ação do Saúde da Família para o Fortalecimento do Controle Social e da Participação Comunitária no SUS

Ação do Saúde da Família para o Fortalecimento do Controle Social e da Participação Comunitária no SUS Ação do Saúde da Família para o Fortalecimento do Controle Social e da Participação Comunitária no SUS Enfermeiro Acadêmico de Direito Justificativa: Saúde como responsabilidade do Estado - Participação

Leia mais

Atividade Colaborativa. Aula-tema 3: As Liberdades Públicas A Declaração de 1789

Atividade Colaborativa. Aula-tema 3: As Liberdades Públicas A Declaração de 1789 Atividade Colaborativa Aula-tema 3: As Liberdades Públicas A Declaração de 1789 TAREFA 3 Passo 01: Leia os textos abaixo. Texto 1: Espécies de Regimes Democráticos: Democracia Direta, Semidireta e Indireta

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Curso preparatório para o concurso: Polícia Rodoviária Federal Professor : Gustavo de Lima Pereira Contato: gustavo.pereira@pucrs.br AULA 1 AFIRMAÇÃO HISTÓRICA E TEORIA GERAL

Leia mais

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Nacionalidade, exercício dos direitos políticos e alistamento

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Nacionalidade, exercício dos direitos políticos e alistamento CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Nacionalidade, exercício dos direitos políticos e alistamento Introdução Compreende-se cidadania como o direito subjetivo à participação política, isto é, o direito de votar

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA 1. O que é jurisdição? 2. Quem representa o Estado quando se trata de jurisdição? 3. Por que o Estado é escolhido? 4. Como e através de que se opera a jurisdição?

Leia mais

AMNISTIA INTERNACIONAL

AMNISTIA INTERNACIONAL AMNISTIA INTERNACIONAL Índice AI: 40/05/00 Ficha de Dados 4 Processar os autores de crimes contra a humanidade "[As partes acordam em lavrar instrumentos adicionais] em vista dos melhoramentos futuros

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHO E REDACÇÃO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1.

REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHO E REDACÇÃO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1. REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHO E REDACÇÃO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (Objecto) O presente Regulamento tem por objecto o estabelecimento

Leia mais

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira.

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira. l COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA O Tribunal de Justiça da União Europeia é uma das sete instituições da UE. Congrega três jurisdições: o Tribunal de Justiça propriamente dito, o Tribunal Geral e

Leia mais

Base para estudo do Direito Financeiro

Base para estudo do Direito Financeiro Base para estudo do Direito Financeiro Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Lei n 4.320, de 17 de março de 1964; Lei complementar nacional n 101, de 4 de maio de 2000; Decreto n 93.872,

Leia mais

Bases fundamentais. Convenção Relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino

Bases fundamentais. Convenção Relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino Bases fundamentais Lei 10.639/2003 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana O sucesso das políticas

Leia mais

AULA Nº 8: HIERARQUIA DAS LEIS

AULA Nº 8: HIERARQUIA DAS LEIS AULA Nº 8: HIERARQUIA DAS LEIS Comentarei, hoje, exercícios sobre o assunto hierarquia das leis, importantíssimo para a compreensão da relação de subordinação existente entre as diferentes espécies do

Leia mais

O Iluminismo. defesa dos ideais de liberdade, igualdade, tolerância e justiça. Frontispício da Enciclopédia (1772)

O Iluminismo. defesa dos ideais de liberdade, igualdade, tolerância e justiça. Frontispício da Enciclopédia (1772) O Iluminismo Movimento cultural e filosófico que se desenvolveu na Europa, no século XVIII (Século das Luzes), e que se caracterizou pela afirmação do valor da Razão e do conhecimento para atingir o progresso;

Leia mais

Protocolo sobre as preocupações do povo irlandês a respeito do Tratado de Lisboa

Protocolo sobre as preocupações do povo irlandês a respeito do Tratado de Lisboa CONFERÊNCIA DOS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS Bruxelas, 14 de maio de 2012 (OR. en) CIG 1/12 Assunto: Protocolo sobre as preocupações do povo irlandês a respeito do Tratado de Lisboa

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços terceirizados e as relações de trabalho dele decorrentes.

Leia mais

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1

EMAIL/FACE: prof.fabioramos@hotmail.com www.facebook.com/prof.fabioramos 1 DIREITOS POLÍTICOS Prof. Fábio Ramos prof.fabioramos@hotmail.com Conjunto de normas que disciplinam as formas de exercício da soberania popular. Princípio da Soberania Popular: Art. 1º, par. único: Todo

Leia mais

Processo penal eficiente? Prof. Dr. Nestor E. A. Santiago Unifor

Processo penal eficiente? Prof. Dr. Nestor E. A. Santiago Unifor Processo penal eficiente? Prof. Dr. Nestor E. A. Santiago Unifor Perguntas 1. O que é um processo penal eficiente? 2. Há como conceituar o princípio da eficiência, especialmente no processo penal? 3. Eficiência,

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO Aula 06 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 NOTA DOS AUTORES À 4ª EDIÇÃO... 17 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito,

Leia mais

A Construção da Democracia (Esquema Introdutório)

A Construção da Democracia (Esquema Introdutório) Ano Lectivo 2010/2011 ÁREA DE INTEGRAÇÃO Agrupamento de Escolas de Fronteira Escola Básica Integrada Frei Manuel Cardoso 12º Ano Apresentação nº 1 A Construção da Democracia (Esquema Introdutório) Pedro

Leia mais

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL Julival Silva Rocha Auditor do TCEPA ESPÍRITO Rui Barbosa (O Justo e a Justiça Política) Julgamento de Jesus Cristo; O Direito daquela época já não se contentava com a mera

Leia mais

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. http://direitoecotidiano.wordpress.

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. http://direitoecotidiano.wordpress. Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. http://direitoecotidiano.wordpress.com/ Rafael Adachi DIREITO INTERNACIONAL 1. Conceito: É uma disciplina jurídica que rege

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 2ª Série Data: / 06 / 2016 Professor: Gabriel e Marcelo 2º Bimestre Nota: (Valor 1,0) A Introdução: Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

PODER CONSTITUINTE. Carina Beltramini Advogada Docente do Curso de Direito da UNILAGO

PODER CONSTITUINTE. Carina Beltramini Advogada Docente do Curso de Direito da UNILAGO PODER CONSTITUINTE Carina Beltramini Advogada Docente do Curso de Direito da UNILAGO Daniela Galvão de Araujo Mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo UNIVEN-Marília Especialista em Processual Civil,

Leia mais

BRPR 51 SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ n 04.800.265/0001-25 NIRE 35.300.193.563 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

BRPR 51 SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ n 04.800.265/0001-25 NIRE 35.300.193.563 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO BRPR 51 SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ n 04.800.265/0001-25 NIRE 35.300.193.563 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 20 de janeiro de 2015 1 ÍNDICE

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS...

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS... Sumário Capítulo 1 ` TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS... 25 1. O que são direitos humanos. Direitos humanos e direitos fundamentais... 25 2. Centralidade dos direitos humanos. Por que direitos humanos

Leia mais

b) um representante, sindicalizado, da entidade sindical dos contabilistas sediada na jurisdição do Conselho Regional de Contabilidade respectiva.

b) um representante, sindicalizado, da entidade sindical dos contabilistas sediada na jurisdição do Conselho Regional de Contabilidade respectiva. DECRETO-LEI N.º 1040, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969 Dispõe sobre os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, regula a eleição de seus membros, e dá outras providências. Os Ministros da Marinha de Guerra,

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E INTEGRAÇAO REGIONAL

DIREITOS HUMANOS E INTEGRAÇAO REGIONAL DIREITOS HUMANOS E INTEGRAÇAO REGIONAL A reunião dos países do Mercosul e associados em torno da promoção e defesa dos direitos humanos tem contribuído para o fortalecimento da integração regional, sobretudo

Leia mais

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Sumário Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Capítulo 3 Aplicação da Lei processual penal... 9 Capítulo 4 Princípios do Processo Penal...

Leia mais

Questões fundamentadas do PODER LEGISLATIVO. Arts. 44 ao 69 da CF. 300 Questões Fundamentadas do Poder Legislativo Arts.

Questões fundamentadas do PODER LEGISLATIVO. Arts. 44 ao 69 da CF. 300 Questões Fundamentadas do Poder Legislativo Arts. Para adquirir a apostila de 300 Questões Fundamentadas do Poder Legislativo acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br ESSA APOSTILA SERÁ ATUALIZADA ATÉ A DATA DO ENVIO. S U M Á R I O Apresentação......3

Leia mais

ESTÁCIO-CERS PROF. ANTÔNIO LAGO JÚNIOR

ESTÁCIO-CERS PROF. ANTÔNIO LAGO JÚNIOR DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS PROF. ANTÔNIO LAGO JÚNIOR SUMÁRIO A ÉTICA NAS RELAÇÕES OBRIGACIONAIS. EFEITOS CONCRETOS DA BOA-FÉ. A BOA-FÉ OBJETIVA. NOÇÕES PRELIMINARES. Boa-fé objetiva e boa-fé subjetiva.

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3ª Etapa 2010 Disciplina: História Educadora:Marta Maria Ano: 8º. Turma: 8.1 Caro educando, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

EMENDA nº 7 PLEN (SUBSTITUTIVO) Projeto de Lei do Senado nº 356, de 2012

EMENDA nº 7 PLEN (SUBSTITUTIVO) Projeto de Lei do Senado nº 356, de 2012 EMENDA nº 7 PLEN (SUBSTITUTIVO) Projeto de Lei do Senado nº 356, de 2012 Dispõe sobre a Proteção Mútua. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 As operações de proteção mútua realizar-se-ão única e exclusivamente

Leia mais

PROPOSTA DE GUIA LEGISLATIVO: ELEMENTOS BÁSICOS SOBRE CONFLITOS DE INTERESSES

PROPOSTA DE GUIA LEGISLATIVO: ELEMENTOS BÁSICOS SOBRE CONFLITOS DE INTERESSES PROPOSTA DE GUIA LEGISLATIVO: ELEMENTOS BÁSICOS SOBRE CONFLITOS DE INTERESSES INTRODUÇÃO... 2 1. NORMAS PARA PREVENIR CONFLITOS DE INTERESSES ANTERIORMENTE À VINCULAÇÃO AO DESEMPENHO DE FUNÇÕES PÚBLICAS...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Sistemas administrativos: Sistema do Contencioso Administrativo e Sistema Judiciário Francisco de Salles Almeida Mafra Filho* Sumário: 1. Introdução. 2. Sistema do Contencioso Administrativo.

Leia mais

Nótulas sobre os órgãos De soberania ABSTRACT RESUMO. marcantes do regime legal e constitucional dos órgãos de soberania portugueses.

Nótulas sobre os órgãos De soberania ABSTRACT RESUMO. marcantes do regime legal e constitucional dos órgãos de soberania portugueses. Proelium Nótulas sobre os órgãos De soberania José Fontes a1 a Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Universidade Aberta, Rua da Escola Politécnica, 141, 1269-001 Lisboa, Portugal/ Departamento

Leia mais

Na prossecução dos seus objectivos, a Organização orienta-se de acordo com os seguintes princípios:

Na prossecução dos seus objectivos, a Organização orienta-se de acordo com os seguintes princípios: GNI GABINETE NACIONAL DA INTERPOL OIPC - INTERPOL: O que é? A Organização Internacional de Polícia Criminal - INTERPOL é uma organização mundial de cooperação policial Os seus membros são as forças de

Leia mais

PARECER PROCESSO N 3474/2015

PARECER PROCESSO N 3474/2015 l4 ''' Qs O CiPA /.,.3,3 o D!, SrAno SE SAS PAULO - BRASIL PARECER PROCESSO N 3474/2015 PARECER OPINATIVO. Processo Legislativo. Emenda n 3737/15 ao Projeto de Resolução n 41/15. Modifica o artigo 2 do

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Prof.: LEONARDO BARRETO

DIREITO AMBIENTAL. Prof.: LEONARDO BARRETO DIREITO AMBIENTAL Prof.: LEONARDO BARRETO Art. 1º (VETADO) Art. 2º Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua

Leia mais

2. O Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão. São Paulo, junho 2016

2. O Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão. São Paulo, junho 2016 2. O Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão São Paulo, junho 2016 Diálogo sobre a LBI e a prática da Lei de Cotas no dia - a - dia Prá começar... Uma conversa bem mineirim... A genealogia da LBI Constituição

Leia mais

O HOMEM, A SOCIEDADE E O DIREITO

O HOMEM, A SOCIEDADE E O DIREITO O HOMEM, A SOCIEDADE E O DIREITO 2. A Pessoa, Fundamento e Fim da Ordem Jurídica Noção de personalidade jurídica Todos os sujeitos de direito são necessariamente pessoas em sentido jurídico e, como tal,

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Número de aulas semanais 1ª 2. Apresentação da Disciplina

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Número de aulas semanais 1ª 2. Apresentação da Disciplina FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO Série Número de aulas semanais 1ª 2 Apresentação da Disciplina Uma das principais características que distinguem o ser humano das outras espécies animais é a sua capacidade

Leia mais

Diretos Humanos Tema 2: A Evolução dos Direitos Fundamentais: a Declaração de 1789 e as Liberdades Públicas Autor: Alan Martins

Diretos Humanos Tema 2: A Evolução dos Direitos Fundamentais: a Declaração de 1789 e as Liberdades Públicas Autor: Alan Martins Diretos Humanos Tema 2: A Evolução dos Direitos Fundamentais: a Declaração de 1789 e as Liberdades Públicas Autor: Alan Martins Como citar este material: MARTINS, Alan. Direitos Humanos: A Evolução dos

Leia mais

FLÁVIO ALENCAR NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 1ª Edição DEZ 2012

FLÁVIO ALENCAR NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 1ª Edição DEZ 2012 FLÁVIO ALENCAR NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 245 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof. Flávio Alencar Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição DEZ 2012

Leia mais

Audiência Pública CDH do Senado Federal iniciativa do Senador Paulo Paim Brasília, 5 de outubro de 2015

Audiência Pública CDH do Senado Federal iniciativa do Senador Paulo Paim Brasília, 5 de outubro de 2015 Audiência Pública CDH do Senado Federal iniciativa do Senador Paulo Paim Brasília, 5 de outubro de 2015 O negociado sobre o legislado, que rasga a CLT e arrasa o sistema de proteção dos direitos trabalhistas:

Leia mais

A Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre 29 de abril de 2014

A Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre 29 de abril de 2014 A Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre 29 de abril de 2014 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O conceito de Trabalho Decente 2.

Leia mais

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Antecedentes da globalização Década de 1970 Período de crises e ajustes: Crise da inflação Ajustes monetários e produtivos Economia política

Leia mais

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), 167.º, alínea l) e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte:

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), 167.º, alínea l) e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte: REGIME JURÍDICO DE INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS DOS TITULARES DE CARGOS POLÍTICOS E ALTOS CARGOS PÚBLICOS Lei n.º 64/93, de 26 de Agosto [ 113 ] Texto integral A Assembleia da República decreta, nos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Prof. Eduardo Casassanta

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Prof. Eduardo Casassanta ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prof. Eduardo Casassanta Conceito A administração pública pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para a consecução dos interesses

Leia mais

PLANO DE CURSO : ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (CÓD. ENEX 60151) ETAPA: 10 ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (CÓD. ENEX 60151) ETAPA: 10 ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (CÓD. ENEX 60151) ETAPA: 10 ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

PONTO 1: Nacionalidade PONTO 2: Direitos Políticos. 1. Nacionalidade art. 12 1 da CF:

PONTO 1: Nacionalidade PONTO 2: Direitos Políticos. 1. Nacionalidade art. 12 1 da CF: 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Nacionalidade PONTO 2: Direitos Políticos 1. Nacionalidade art. 12 1 da CF: Nacionalismo é um vínculo jurídico e político, no qual se tem expectativa de direito. Os autores

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO I. Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética 1. De que maneira a alta direção demonstra seu comprometimento com a ética e a integridade (incluindo a prevenção

Leia mais

Política Externa do Brasil

Política Externa do Brasil Política Externa do Brasil A política externa é o conjunto de objetivos políticos que um determinado Estado almeja alcançar nas suas relações com os demais países do mundo. Definição planejada e objetiva

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Direitos Políticos O QUE SÃO OS DIREITOS POLÍTICOS? É o conjunto de direitos que possibilitam as diversas formas de exercício da soberania popular. Fonte: 2.bp.blogspot.com

Leia mais

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL

AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL 1 O CONCEITO Alcunha-se de ordinário todo e qualquer recurso que se processa nas vias ordinárias, que são, senão, aquelas que excetuam o Supremo Tribunal

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO E A INCLUSÃO OU EXCLUSÃO SOCIAL

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO E A INCLUSÃO OU EXCLUSÃO SOCIAL DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO E A INCLUSÃO OU EXCLUSÃO SOCIAL GUSTAVO FAVINI MARIZ MAIA UENP Universidade Estadual do Norte do Paraná ILTON GARCIA DA COSTA UENP Universidade Estadual

Leia mais

Associativismo Social

Associativismo Social Movimentos Sociais, Sociedade Civil e Terceiro Setor: uma breve história Educação para o trabalho 1 Associativismo Social Movimentos Sociais Protagonismo Social Sociedade Civil Terceiro Setor Educação

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO PROFESSORES. Dra. Sandra Marangoni

CONTRATO DE TRABALHO PROFESSORES. Dra. Sandra Marangoni CONTRATO DE TRABALHO PROFESSORES Dra. Sandra Marangoni PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO proteção ao trabalhador In dubio pro operário condição mais benéfica autonomia da realidade irredutibilidade salarial

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO LEI Nº 1735, DE 06 DE JULHO DE 2007. "DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DE SÃO GOTARDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" Art. 1º. Fica criado o Conselho Municipal da

Leia mais

Jean-Jacques Rousseau (1753) de Maurice Quentin de La Tour Da vontade geral surge o Estado

Jean-Jacques Rousseau (1753) de Maurice Quentin de La Tour Da vontade geral surge o Estado 1 JEAN-JACQUES ROUSSEAU: A VONTADE GERAL. Jean-Jacques Rousseau (1753) de Maurice Quentin de La Tour Da vontade geral surge o Estado Rousseau e a democracia direta 2 Assim como os demais pensadores políticos

Leia mais

TÍTULO DO PROGRAMA. Palestina Parte 1 SINOPSE DO PROGRAMA

TÍTULO DO PROGRAMA. Palestina Parte 1 SINOPSE DO PROGRAMA TÍTULO DO PROGRAMA Palestina Parte 1 SINOPSE DO PROGRAMA Diariamente no noticiário internacional, o conflito entre israelenses e palestinos parece uma história antiga. Porém, poucas pessoas sabem como

Leia mais

CURSO DE DIREITO OBS: NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RASURADAS, NEM FEITAS À LÁPIS. VALOR DA PROVA 8,0 PONTOS

CURSO DE DIREITO OBS: NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RASURADAS, NEM FEITAS À LÁPIS. VALOR DA PROVA 8,0 PONTOS CURSO DE DIREITO SÉRIE: PROFESSOR (A): Nayron Toledo PROVA: NP1 SALA: ALUNO (A): DISCIP.: Tributário TURNO: MATRÍCULA: DATA: TURMA: NOTA: OBS: NÃO SERÃO ACEITAS QUESTÕES RASURADAS, NEM FEITAS À LÁPIS.

Leia mais