ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO LICITATÓRIO 151/2015 PREGÃO ELETRÔNICO N 088/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO LICITATÓRIO 151/2015 PREGÃO ELETRÔNICO N 088/2015"

Transcrição

1 ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO LICITATÓRIO 151/2015 PREGÃO ELETRÔNICO N 088/2015 LICITANTE RECORRENTE: SOLUTI SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS INTELIGENTES S.A. LICITANTE RECORRIDA: SERASA S.A. OBJETO DO PROCESSO: REGISTRO DE PREÇO PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE CERTIFICADO DIGITAL E- CPF A3 EM CARTÃO MAIS LEITORA. Trata-se de Recurso Administrativo interposto pela empresa SOLUTI SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS INTELIGENTES S.A. com fundamento no item 18 do Edital, respaldado na Lei Federal n.º /2002, em face da decisão desta Comissão que a desclassificou da disputa do certame referente ao Processo Licitatório nº 151/2015, Pregão Eletrônico nº 088/2015, para registro de preço futura e eventual aquisição de certificado digital e-cpf A3 em cartão, mais leitora. I DA TEMPESTIVIDADE Verifica-se a tempestividade e a regularidade do recurso interposto pela empresa SOLUTI SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS INTELIGENTES S.A., uma vez que foi encaminhado via suas razões recursais no dia 21 de Janeiro de 2016, ou seja, dentro do prazo de 24 (vinte e quatro horas) preconizados pelo Edital, também frisa-se que foi atendido ao previsto no inciso XVIII da norma do artigo 4 da Lei Federal n /2002 e nos termos do item 18 do Edital, bem como é tempestiva as contrarrazões ao recurso, cujo atendimento se prende desta feita a mesma norma supramencionada, contida na Lei n /2002.

2 II DAS FORMALIDADES LEGAIS Cumpridas as formalidades legais, registra-se que foram cientificados todos os demais licitantes participantes da existência e tramitação do respectivo Recurso Administrativo interposto, abrindo-lhes vistas à apresentação de contrarrazões. III DAS RAZÕES DA RECORRENTE Inicia-se pela análise das razões recursais apresentada pela empresa SOLUTI SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS INTELIGENTES S.A. Alega a Recorrente, em síntese bem apertada, que não concorda com a sua desclassificação no certame, uma vez que o Pregoeiro de forma exacerbada, ao analisar a proposta antes da abertura da seção, resolveu por desclassificar a Recorrente pelo fato de ter sido identificada a empresa através de sua marca. Sustenta ainda a Recorrente nos seus fundamentos, que o Edital possui cláusulas contraditórias. Hora solicita para que a empresa apresente a marca em sua proposta sob pena de desclassificação, outrora que se identificado pelo Pregoeiro algum elemento que a identifique, a empresa será desclassificada. Que também, o Pregoeiro não observou a aplicação do Princípio da Razoabilidade, pois não se pode admitir que fossem feitas exigências inúteis ou desnecessárias, que se anule o procedimento ou fase de julgamento, que inabilite licitantes ou desclassifique propostas, quando diante de simples omissões ou irregularidades na documentação ou na proposta que, por sua irrelevância, não causem prejuízos á Administração ou aos licitantes. Dentro dessa ordem de ponderações e considerando a aplicação do Princípio da Razoabilidade, a empresa Recorrente pede pela revogação da decisão onde ocorre a desclassificação desta no presente certame.

3 IV DAS CONTRARRAZÕES DO RECURSO A empresa SERASA S.A., ora Recorrida, quando da apresentação de suas razões, destacase que sobre editais de licitações, quando constatado a possibilidade de existências, irregularidades e ilegalidades em seu conteúdo, este pode ser impugnado, através de razões escritas formalmente apresentadas na forma e condições previstas na Lei nº 8.666/93 que regula as licitações e contratos administrativos, e ainda que, a lei é bem clara ao dizer que aquele que não a fizer no prazo legal, decairá do direito de posteriormente vir a se manifestar contrariamente ao edital publicado. Portanto, se a Recorrente SOLUTI não o fez tempestivamente, não pode alegar em sede de recurso qualquer suposta irregularidade no instrumento convocatório. Ademais, a apresentação de proposta e a participação do licitante na licitação implica conhecimento integral dos termos e condições inseridos no edital, bem como das demais normas legais que disciplinam a matéria, conforme se observa, inclusive, no item 23.8 do edital. Desta feita, a Recorrente SOLUTI quando apresentou sua proposta, tinha pleno consentimento com todos os termos do edital, não cabendo agora, qualquer questionamento acerca de possível irregularidade. Portanto, tendo a Recorrente descumprido a prescrição prevista no edital, a saber, item 8.2.1, identificando-se em sua proposta comercial, é de rigor que seja mantida a decisão em desclassifica-la, permanecendo todos os atos praticados que constam consignados na ata de sessão pública, no caso, mantendo a habilitação da Recorrida, SERASA S.A., com a consequente declaração de vencedora do certame, sendo certo que o objeto deverá ser a esta adjudicado. É a breve síntese.

4 V DA ANÁLISE Cuida-se da análise do recurso interposto pela empresa SOLUTII SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS INTELIGENTES S.A., para reconsideração da decisão deste Pregoeiro que a desclassificou da disputa deste certame e das razões apresentadas pela Recorrida SERASA S.A., arrematante do Lote 01. Registre-se que, a metodologia utilizada para a análise das razões apresentadas pelas Recorrentes encontra-se fundamentadas conforme legislações vigentes, sendo as Leis /02 e 8.666/93. Frise-se, ainda, que o objetivo do presente Processo Licitatório é atender as necessidades da i.cismep Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba e dos demais municípios consorciados. O Edital que orientou o presente Processo Licitatório é pautado nos princípios norteadores da Administração Pública e nas cominações legais que baseiam todo o processo licitatório. O processo licitatório foi conduzido por profissionais competentes, quais são nomeados pela Portaria nº 022/2015 de 22 de Dezembro de 2015, publicada em 26 de Dezembro de 2015 no Órgão Oficial de Betim. Sabe-se que o julgamento de qualquer Processo Licitatório deve ser fundamentado em fatores concretos, exigidos pela Administração Pública em confronto com o ofertado pelas empresas licitantes, dentro dos parâmetros fixados no Instrumento Convocatório. Sobre o tema, destaca-se o seguinte entendimento jurisprudencial:

5 AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO ADMINISTRATIVO. LICITAÇÃO. PREGÃO ELETRÔNICO. APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA INTEMPESTIVA. PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO AO EDITAL. O instrumento convocatório de licitação não impugnado é soberano, vinculando tanto a Administração Pública quanto os licitantes. A proposta apresentada pela impetrante foi intempestiva. Apesar de no site em que foi realizado o certame constar prazo diverso, deveria a empresa ter atentado ao expressamente estabelecido no edital, pois é este que tem caráter vinculante e faz lei entre as partes. Na dúvida, poderia ter realizado consulta. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº , Vigésima Primeira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Almir Porto da Rocha Filho, Julgado em 17/09/2014, Publicado em 22/09/2014) (Sem grifo no original) APELAÇÃO CÍVEL - MANDADO DE SEGURANÇA - LICITAÇÃO - FALTA DE DOCUMENTO EXIGIDO PELO EDITAL - INEXISTÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO - SENTENÇA MANTIDA - RECURSO DESPROVIDO - DECISÃO UNÂNIME. - O edital tem caráter vinculatório entre as partes licitantes, devendo ser cumprido na íntegra, sob pena de desclassificação. (Apelação Cível , Sexta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do PR, Relator: Antônio Lopes Noronha, Julgado em 31/08/2000, Publicado em 13/11/2000). (Sem grifo no original) Assim, após avaliação da documentação apresentada e das razões recursais, o Pregoeiro juntamente com a Equipe de Apoio, partindo dos pressupostos elencados anteriormente, aplicando o princípio da vinculação ao instrumento convocatório e o do julgamento objetivo, trazse à análise as seguintes considerações; A empresa SOLUTI SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS INTELIGENTES S.A., ora Recorrente, em seus questionamentos, aponta discordância do posicionamento do Pregoeiro. É alegado, que no momento em que foi feita à desclassificação da Recorrente, o Pregoeiro faz o uso de exigências inúteis ou mesmo desnecessárias á licitação, para promover a sua desclassificação. A fim de verificar as informações adicionais descritas pela empresa Recorrente no momento do lançamento de sua proposta no sistema vejamos o texto extraído do site sistema utilizado para realizar a disputa:

6 Emissão de Certificados Digitais, nível A3, no padrão ICP-Brasil, com a Cadeia de Certificados da Receita Federal Brasileira (RFB), com validade de 3 (três) anos, contados a partir da data do aceite definitivo do certificado, emitidos sob a hierarquia V2, Tipo: e-cpf; fornecimento do cartão (smart card) e da respectiva leitora para smart card contendo Certificação Digital e-cpf do tipo A3 e entrada USB; compatível com os sistemas operacionais Windows 7, XP, Windows Vista ou superior; possuir compatibilidade com navegadores web: Miscrosoft Internet Explores versão 6.0 e superiores, Mozilla Firefox e superiores e Chrome e superiores. Marca: AC SOLUTI Leitora: Gemalto. (grifo nosso) No momento em que o Pregoeiro foi verificar as propostas cadastradas no sistema, restou verificado que o nome SOLUTI fazia menção a uma empresa, tanto é que no dia 30/12/2015, foi apresentado via solicitação de esclarecimento em nome desta empresa, vale ressaltar que não foi feito menção alguma em intenção de apresentação de impugnação ao Edital, e sim uma solicitação de esclarecimento. Destarte, em face do narrado acima, o Pregoeiro, sabendo de suas obrigações, e presumindo que todos os licitantes tomaram conhecimento das normas previstas em Edital, afim de que causasse prejuízos a Administração e também visando maior competitividade entre os licitantes, se viu no dever de promover a desclassificação da empresa Recorrente, antes mesmo da abertura da sessão de lances. Nesse sentido ainda, o Edital, sendo norma soberana, vinculando tanto a Administração quanto os licitantes, é bem claro quando determina em sua cláusula 8, subitem que qualquer elemento possível de identificação da empresa licitante, importa em desclassificação da sua proposta, conforme podemos observar no trecho retirado do referido Edital Qualquer elemento que possa identificar a licitante, importa desclassificação da proposta, sem prejuízo das sanções previstas nesse Edital.

7 Comungam do entendimento tomado pelo Pregoeiro, os arrestos abaixo transcritos: Se a regra consta do edital ou do regulamento federal, regente da licitação, deve ser motivo suficiente para desclassificar a proposta da licitante que permitir ou ocasionar a sua identificação, para que haja um mínimo de legalidade. Na seara das licitações, deve prevalecer a segurança jurídica. Nesse sentido, confira decisão recentíssima do Tribunal Regional Federal da 1ª Região: AGRAVO DE INSTRUMENTO. ADMINISTRATIVO. LICITAÇÃO. DESCLASSIFICAÇÃO DE PROPOSTA. VINCULAÇÃO AO EDITAL AGRAVO PROVIDO. I Orientação jurisprudencial assente no sentido que o Edital de Licitação regula as regras do certame, consubstanciando-se na legislação pertinente (precedentes). II A proposta de preço apresentada em desconformidade com o edital não será aceita, sob pena de ferir o princípio da isonomia e conferir privilégio a uma empresa licitante em detrimento das demais. III Hipótese em que tendo a empresa licitante apresentado proposta de preço em que apresentava informação que tornava possível sua identificação junto ao órgão de registro do produto, descumpriu a regra do edital que proibia a indicação de qualquer elemento que pudesse identificar a licitante. IV Indicação do número de registro na ANVISA identifica não só o fabricante, como também o distribuidor, no caso, o licitante. V Ausente qualquer ilegalidade na conduta do pregoeiro, que desclassificou a empresa agravada por descumprimento do edital, tendo em vista constar de sua proposta de preços elemento que facultou sua identificação como distribuidora do produto objeto da licitação. VI Agravo de instrumento a que se dá provimento. (AG / DF, Rel. DESEMBARGADOR FEDERAL JIRAIR ARAM MEGUERIAN, SEXTA TURMA, e-djf1 p.19 de 21/07/2014). Outro ponto que merece ser analisado é quando foi alegado pela Recorrente que o Edital é passível de cláusulas totalmente contraditórias, pois, primeiro determina que qualquer elemento que identifique a licitante o desclassifica e no segundo momento determina de maneira insofismável que a não apresentação da marca pela licitante a desclassificará. Nesse momento, não há que se falar em cláusulas contraditórias, pois havendo dúvidas quanto às normas editalícias, a empresa Recorrente deveria ter apresentado uma impugnação ao edital, visando aparar a existências de irregularidades e ilegalidades em seu conteúdo, o que deve no caso, ser oposto, através de razões escritas formalmente apresentas em momento oportuno, ou seja, antes da data fixada para abertura das propostas. E transcorrido esse prazo, sem

8 manifestação alguma, decairá do direito de impugnar/reclamar os termos do edital de licitação perante a administração. Com relação aos questionamentos apontados pela Recorrente, com relação à presença de cláusulas contraditórias no Edital, isso não parece ter fundamento e nem tão pouco aparente ser um argumento defensável em peça recursal. Pois o ordenamento jurídico, na forma da Lei 8.666/93 e demais regulamentos norteadores da Administração Pública e da Licitação, são claros e sem obscuridades, quando se referem que, tendo dúvidas com relação ao instrumento convocatório, existe um momento certo para que sejam estas apuradas, não cabendo mais questionamento algum, acerca de possível irregularidade, após a realização da disputa. No entanto, á fim de eliminar quaisquer dúvidas em relação às cláusulas abordadas pela Recorrente, necessário se faz esclarece-las. O Edital, em dois momentos, faz menção ao termo Propostas, nas cláusulas 08 e 15. Acontece que são momentos que devem ser analisados separadamente, pois no primeiro momento o termo Proposta se refere ao cadastro do valor total da proposta no sistema licitações-e, e no outro momento, na cláusula 15 Da Aceitabilidade da Proposta, o Edital se refere à proposta que deverá ser encaminhada após o término da seção de disputa, onde o arrematante deverá encaminhar sua proposta juntamente com os documentos de habilitação. Ressalta-se que neste momento, e somente neste, é exigido marca do produto, conforme cláusula Vejamos que são momentos distintos, e que em nada se confrontam um ao outro. Por fim, a alegação da Recorrente de que o Pregoeiro agiu com formalismo exacerbado, tal argumentação não merece prosperar. Não se trata de formalismo, mas sim, de observância aos princípios norteadores da licitação em respeito à isonomia, á competitividade e á vinculação ao instrumento convocatório.

9 VI DA CONCLUSÃO Assim, após detida análise da manifestação de interposição de recurso, obedecendo aos princípios que norteiam a Licitação e a Administração Pública, o Pregoeiro juntamente com a Equipe de Apoio, conclui por: CONHECER o Recurso Administrativo interposto pela empresa SOLUTI SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS INTELIGENTES S.A. e também as Contrarrazões apresentada pela empresa SERASA S.A., e opina pelo NÃO PROVIMENTO do recurso apresentado pela empresa SOLUTI SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS INTELIGENTES S.A. mantendo o julgamento inicial, onde a empresa SERASA S.A., foi declarada vencedora do Lote 01. Ao Sr. Secretário Executivo da i.cismep, João Luiz Teixeira, para decisão. Atenciosamente, Betim - MG, 28 de Janeiro de THALISSON BATEMARQUE SILVA Pregoeiro ISABEL RAFAELA D. S. RODRIGUES Equipe de Apoio DANIELE FERREIRA FARIA Equipe de Apoio

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO LICITANTE RECORRENTE: MACOM INSTRUMENTAL CIRÚRGICO INDÚSTRIA LTDA.

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO LICITANTE RECORRENTE: MACOM INSTRUMENTAL CIRÚRGICO INDÚSTRIA LTDA. ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO LICITATÓRIO N 147/2015 PREGÃO ELETRÔNICO N 084/2015 LICITANTE RECORRENTE: MACOM INSTRUMENTAL CIRÚRGICO INDÚSTRIA LTDA. OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA FUTURA E

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO Dependência: INSTITUICAO DE COOPERACAO INTERMUNICIPAL DO MEDIO - CONSORCIO INTERMUNICIPAL - (MG) Licitação: (Ano: 2016/ INSTITUICAO DE COOPERACAO INTERMUNICIPAL DO MEDIO

Leia mais

Dentemed Equipamentos Odontológicos ltda. CNPJ: 07.897.039/0001-00 INSC. EST.: 001.005.921-0010

Dentemed Equipamentos Odontológicos ltda. CNPJ: 07.897.039/0001-00 INSC. EST.: 001.005.921-0010 À Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória/PR Ilma. Sra. Pregoeira Josiane Bendlin Gasparoto Edital de Licitação Processo n 13/2015 Pregão Presencial n 12/2015 DENTEMED EQUIPAMENTOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO RESULTADO DO JULGAMENTO DE RECURSO PREGÃO ELETRÔNICO N 013/2016 PROCESSO DE LICITAÇÃO N 252/2016 PROTOCOLO N 10417/2016 OBJETO: AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIOS E EQUIPAMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DOS CENTROS MUNICIPAIS

Leia mais

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO LICITANTE RECORRENTE: LOCMED LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA.

ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO LICITANTE RECORRENTE: LOCMED LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA. ANÁLISE DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO LICITATÓRIO N 009/2015 PREGÃO ELETRÔNICO N 003/2015 LICITANTE RECORRENTE: LOCMED LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA. OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA FUTURA E

Leia mais

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016

IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 MEC Ministério da Educação Uasg 150002 IMPUGNAÇÃO 1 PREGÃO 09/2016 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2016 Processo nº 23000.004587/2016-05 Trata-se de peça impugnatória impetrada por empresa interessada em participar

Leia mais

Foram apresentadas as contrarrazões pela UFCG agravada dentro do prazo legal. É o relatório.

Foram apresentadas as contrarrazões pela UFCG agravada dentro do prazo legal. É o relatório. PROCESSO Nº: 0803427-05.2014.4.05.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO AGRAVANTE: RODRIGO VILAR MARQUES ADVOGADO: HERATOSTENES SANTOS DE OLIVEIRA AGRAVADO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A)

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ITEM: 59 RELATOR - CONSELHEIRO ANTONIO ROQUE CITADINI 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA CÂMARA, DIA 11/02/2014 Processo: TC-002263/007/08 Contratante: Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Contratada:

Leia mais

Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO -

Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO - Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO - A Caixa Escolar Dr. José Marques de Oliveira, inscrita no

Leia mais

Portaria SUPR n 009/2015

Portaria SUPR n 009/2015 Portaria SUPR n 009/2015 Regulamenta o credenciamento dos interessados para participar do Pregão na forma eletrônica, no âmbito da Prefeitura Municipal de Barueri. LUCIANO JOSÉ BARREIROS, Secretário de

Leia mais

VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE COMPUTADORES, PERIFÉRICOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA CNPJ: 09.353.109/0001-87

VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE COMPUTADORES, PERIFÉRICOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA CNPJ: 09.353.109/0001-87 ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PREGOEIRO(A) DO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI REFERENTE: IMPUGNAÇÃO FRENTE AO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 74/2013. IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA DO EDITAL:

Leia mais

ATA DE ANALISE DE IMPUGNAÇÃO

ATA DE ANALISE DE IMPUGNAÇÃO ATA DE ANALISE DE IMPUGNAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO N 055/2016 PREGÃO PRESENCIAL N 044/2016 OBJETO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE CONDICIONADORES DE AR. IMPUGNANTE: ARTEC AR

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº. : 117088005 INTERESSADO : ActionLaser Informática Ltda. ASSUNTO : RECURSO ADMINISTRATIVO, Processos nºs. 57160106. PARECER Nº. 009/2006-CPL Nos autos em epígrafe,

Leia mais

DANIELLE COSTA BARBOSA TRIVALE ADMINISTRAÇÃO LTDA,

DANIELLE COSTA BARBOSA TRIVALE ADMINISTRAÇÃO LTDA, DECISÃO Processo: 16.644/2014 - Pregão Eletrônico nº 09/2014 Objeto: Contratação de empresa especializada no fornecimento e recarga de cartões para compra de refeições (vale-refeição) e gêneros alimentícios

Leia mais

SECRETARIA DAADMINISTRAÇÁO E DOS RECURSOS HUMANOS SUBSECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DE LICITAÇÕES y ~ -CELIC

SECRETARIA DAADMINISTRAÇÁO E DOS RECURSOS HUMANOS SUBSECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DE LICITAÇÕES y ~ -CELIC SECRETARIA DAADMINISTRAÇÁO E DOS RECURSOS HUMANOS FI. ~ SUBSECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DE LICITAÇÕES y ~ -CELIC Processo: 004.244-24.00/13-1 (principal n. 013.731-15.00/12-4) Assunto: Impugnação

Leia mais

II DOS FATOS APRESENTADOS PELA IMPUGNANTE AIR LIQUIDE BRASIL LTDA

II DOS FATOS APRESENTADOS PELA IMPUGNANTE AIR LIQUIDE BRASIL LTDA ATA DE ANALISE DE IMPUGNAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO N 036/2016 PREGÃO ELETRÔNICO N 027/2016 OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE RECARGA DE GASES MEDICINAIS. IMPUGNANTES: AIR LIQUIDE

Leia mais

ATA DE ABERTURA E JULGAMENTO DOS ENVELOPES Nº 01 HABILITAÇÃO. Processo nº 04/10 Tomada de preços nº 01/10. ATA n.º 01

ATA DE ABERTURA E JULGAMENTO DOS ENVELOPES Nº 01 HABILITAÇÃO. Processo nº 04/10 Tomada de preços nº 01/10. ATA n.º 01 ATA DE ABERTURA E JULGAMENTO DOS ENVELOPES Nº 01 HABILITAÇÃO Processo nº 04/10 Tomada de preços nº 01/10 ATA n.º 01 Às 14:15 horas, do dia 21 do mês de julho do ano de 2010, na sala do Setor de Licitações

Leia mais

FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS

FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS LICITAÇÃO - DEFINIÇÃO Procedimento adotado pela Administração Pública para contratar obras e serviços, ou para adquirir bens e mercadorias, tornando pública

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Processo: 103/2015 Pregão Nº: 056/2015 Objeto: REGISTRO DE PREÇOS, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES, PARA CONTRATAÇÕES FUTURAS DE EMPRESA PARA LOCAÇÃO DE ÔNIBUS, MICRO-ÔNIBUS

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Gabinete do Conselheiro Robson Marinho

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Gabinete do Conselheiro Robson Marinho Tribunal Pleno Sessão: 10/4/2013 14 TC-002213/003/07 - RECURSO ORDINÁRIO empresa Qualitat Transportes Ltda., objetivando a prestação de serviços de transportes de alunos da Rede Municipal (itens 07, 08,

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: LEI Nº 13.121, DE 7 DE JULHO DE 2008 Business Online Comunicação de Dados Altera a Lei nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, que dispõe sobre o estatuto jurídico das licitações e contratos pertinentes a

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO Dependência: SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTICA CIDADANIA E DIREIT - SEJU - SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIçA E CIDADANIA - (PR) Licitação: (Ano: 2013/ SECRETARIA DE ESTADO DA

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 65/2009 PROCESSO 338.567

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 65/2009 PROCESSO 338.567 PREGÃO PRESENCIAL Nº. 65/2009 PROCESSO 338.567 Trata-se de pedido de esclarecimento encaminhado, via e-mail, pela empresa SERASA S. A., CNPJ 62.173.620/0001-80, no uso do direito previsto no art. 12 do

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 02/05/2016 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO TERMO: FEITO: DECISÓRIO RECURSO ADMINISTRATIVO (Contra) REFERÊNCIA: PREGÃO PRESENCIAL Nº 189/2009 RAZÕES: DESCLASSIFICAÇÃO OBJETO: Aquisição de material de consumo

Leia mais

Fornecedores Credenciados. CPF/CNPJ Nome/Razão Social Situação. Terminado o prazo para credenciamento, obtivemos 5 propostas a seguir:

Fornecedores Credenciados. CPF/CNPJ Nome/Razão Social Situação. Terminado o prazo para credenciamento, obtivemos 5 propostas a seguir: Proc. 7068.0.3754.0/20 Ata do Pregão Eletrônico 096/7068-20 ATA DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 096/7068-20 PARA EXECUÇÃO DE PARA RENOVAÇÃO DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO DA AG REPÚBLICA ARGENTINA, EM FOZ DO IGUAÇU,

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO Assunto: Inscrição de profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing, ou que atuem em uma dessas áreas, objetivando constituir subcomissão

Leia mais

4. Sentença sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório.

4. Sentença sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório. PROCESSO Nº: 0800255-56.2015.4.05.8201 - APELAÇÃO / REEXAME NECESSÁRIO 1. Trata-se apelação manejada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba em face de sentença que concedeu

Leia mais

MODALIDADES DE LICITAÇÃO

MODALIDADES DE LICITAÇÃO MODALIDADES DE LICITAÇÃO 1 Modalidades de Licitação A modalidade indica o procedimento que irá reger a licitação. São modalidades: - Concorrência - Tomada de Preços - Convite - Concurso - Leilão - Pregão

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO DEPENDÊNCIA: TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4 REGIAO - LICITAÇÕES - (RS) LICITAÇÃO: (Ano: 2011/ TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4 REGIAO / Nº Processo: 0006155-03.2011.5.04)

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1031148-08.2015.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1031148-08.2015.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é Registro: 2016.0000325765 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1031148-08.2015.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é apelante EDVALDO DA SILVA OLIVEIRA, é

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitações Lei 8.666/93 Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES LEI 8.666/93 Conceito: Licitação é um procedimento administrativo

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 004/2013

PARECER JURÍDICO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 004/2013 CÂMARA MUNICIPAL DE MURIAÉ PARECER JURÍDICO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 004/2013 DE LAVRA DA: PROCURADORIA JURÍDICA À...: SETOR DE LICITAÇÕES Convite nº...: 004/ 2013. Trata-se de parecer jurídico relativo

Leia mais

MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015

MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015 MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015 A Prefeitura Municípal de Erechim/RS, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 794/2013 - PGGB MANDADO DE SEGURANÇA Nº 31706/DF IMPTE : M. ALMEIDA XAVIER MATERIAL DE CONSTRUÇÃO EM GERAL IMPDO : PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE

Leia mais

DECISÃO TOMADA DE PREÇOS: 02/2010

DECISÃO TOMADA DE PREÇOS: 02/2010 DECISÃO TOMADA DE PREÇOS: 02/2010 Trata-se de impugnação ao edital da Tomada de Preços, nº.: 02/2010 apresentada pela empresa ALLBRAX CONSULTORIA E SOLUÇÕES EM INFORMATICA LTDA, pessoa jurídica de direito

Leia mais

RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO DE RECURSO

RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO DE RECURSO RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO DE RECURSO DO: PARA: ASSUNTO: REF.: OBJETO: PREGOEIRO SUPLENTE SR. GERENTE REGIONAL COMERCIAL E DE LOGÍSTICA DE CARGA INSTRUÇÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PREGÃO PRESENCIAL 122/ADRJ/SBRJ/2013

Leia mais

Sumário. Apresentação. Introdução I - ANÁLISE PRÉVIA II - ANÁLISE DA EXECUÇÃO DA PROVA III - ANÁLISE PÓS-PROVA

Sumário. Apresentação. Introdução I - ANÁLISE PRÉVIA II - ANÁLISE DA EXECUÇÃO DA PROVA III - ANÁLISE PÓS-PROVA Sumário Apresentação Introdução I - ANÁLISE PRÉVIA II - ANÁLISE DA EXECUÇÃO DA PROVA III - ANÁLISE PÓS-PROVA IV - COMO DENUNCIAR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES Canais de Comunicação CIP CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2011 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2011 Processo nº 23223.000581/2011-21 Assunto: Inscrição de profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing, ou que atuem em uma dessas áreas, com o

Leia mais

Dependência: SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTICA TRABALHO E DIREITO - SEJU - SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIçA E CIDADANIA - (PR)

Dependência: SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTICA TRABALHO E DIREITO - SEJU - SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIçA E CIDADANIA - (PR) A A A A Dependência: SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTICA TRABALHO E DIREITO - SEJU - SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIçA E CIDADANIA - (PR) Licitação: (Ano: 2016/ SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTICA TRABALHO E DIREITO

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO/CPL

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO/CPL Processo: 1.00.000.005992/2013-39 Referência: Pregão Eletrônico nº 069/2013 Fase: Habilitação Objeto: Aquisição Monitores Pivotantes Ao: Senhor Secretário de Administração RECURSO JUÍZO DE RETRATAÇÃO 01.

Leia mais

WEGH Assessoria e Logística Internacional Ltda

WEGH Assessoria e Logística Internacional Ltda ILMO. SR. DR. PREGOEIRO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2015 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP) Pregão Eletrônico nº 03/2015 WEGH ASSESSORIA E LOGISTICA INTERNACIONAL LTDA, com sede na Rua Manoel de

Leia mais

ATA DO ATO DE JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ENVELOPE HABILITAÇÃO REFERENTE À CONCORRÊNCIA CFESS Nº 2/2014

ATA DO ATO DE JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ENVELOPE HABILITAÇÃO REFERENTE À CONCORRÊNCIA CFESS Nº 2/2014 ATA DO ATO DE JULGAMENTO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ENVELOPE HABILITAÇÃO REFERENTE À CONCORRÊNCIA CFESS Nº 2/2014 Aos 30 dias do mês de outubro de dois mil e quatorze, às quinze horas, na sede do Conselho

Leia mais

Prefeitura do Município de Jaguariúna

Prefeitura do Município de Jaguariúna ATA DE SESSÃO PÚBLICA Pregão Nº: PP-52/2016 Processo: 3856-0/2016 Objeto: esses uniformes serão distribuidos para os servidores públicos de todos os Departamentos desta Secretaria, atendendo assim uma

Leia mais

RELATÓRIO. O Sr. Des. Fed. RUBENS DE MENDONÇA CANUTO (Relator Convocado):

RELATÓRIO. O Sr. Des. Fed. RUBENS DE MENDONÇA CANUTO (Relator Convocado): PROCESSO Nº: 0802624-08.2015.4.05.8400 - REEXAME NECESSÁRIO RELATÓRIO O Sr. Des. Fed. RUBENS DE MENDONÇA CANUTO (Relator Convocado): Cuida-se de reexame necessário de sentença prolatada pelo MM. Juízo

Leia mais

EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS CONTRATANTE: CONTRATADA: OBJETO:

EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS CONTRATANTE: CONTRATADA: OBJETO: Contratante : Município de São Mateus do Sul Contratada : Distribuidora Veicular Ltda. Objeto : 1.º Termo Aditivo a Ata de Registro de Preços nº 054/2012, referente ao Edital de Pregão Eletrônico n.º 004/2012

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 08520003033/2007-29 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

ANEXO 5.1 - MODELO DE DECLARAÇÃO DE OBSERVÂNCIA ÀS RESTRIÇÕES AO TRABALHO DE MENORES

ANEXO 5.1 - MODELO DE DECLARAÇÃO DE OBSERVÂNCIA ÀS RESTRIÇÕES AO TRABALHO DE MENORES ANEXO 5.1 - MODELO DE DECLARAÇÃO DE OBSERVÂNCIA ÀS RESTRIÇÕES AO TRABALHO DE MENORES DECLARAÇÃO DE OBSERVÂNCIA ÀS RESTRIÇÕES AO TRABALHO DE MENORES DECLARA, sob as penas da lei, para fins do disposto no

Leia mais

ATA PREGÃO PRESENCIAL Nº 122/2014

ATA PREGÃO PRESENCIAL Nº 122/2014 ATA PREGÃO PRESENCIAL Nº 122/2014 Aos 18/09/2014 às 08:00 horas, na sala de licitações do DEMSUR situada na Av. Maestro Sanção, nº 236 2º andar Centro Muriaé MG, com as presenças constantes ao final, reuniram

Leia mais

APELADO: FAZENDA NACIONAL RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A) FEDERAL MANOEL DE OLIVEIRA ERHARDT - 1º TURMA

APELADO: FAZENDA NACIONAL RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A) FEDERAL MANOEL DE OLIVEIRA ERHARDT - 1º TURMA PROCESSO Nº: 0802055-50.2014.4.05.8300 - APELAÇÃO RELATÓRIO Trata-se de recurso de Apelação interposto por HABITARE WINDOW FASHION LTDA contra sentença proferida pelo Juízo da 21ª Vara Federal de Pernambuco

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO DEPENDÊNCIA: PREFEITURA DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO - PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VELHO - (RO) LICITAÇÃO: (Ano: 2011/ PREFEITURA DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO / Nº Processo:

Leia mais

05/02/2013 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

05/02/2013 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. GILMAR MENDES :CONSTRUTORA VARCA SCATENA LTDA :LISE DE ALMEIDA :MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO

Leia mais

Ministério Público Federal Procuradoria da República em Mato Grosso COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DE RECURSO

Ministério Público Federal Procuradoria da República em Mato Grosso COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DE RECURSO DECISÃO DE RECURSO PROCESSO 1.20.000.001634/2014-45 REFERÊNCIA: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 02/2015 FASE: DECISÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO Cuida de decisão de recurso do Pregoeiro titular da, referente a Procedimento

Leia mais

AUTORIZAÇÃO DE COMPRA DIRETA

AUTORIZAÇÃO DE COMPRA DIRETA PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA BELA DA SS. TRINDADE BERÇO DO ESTADO Administração 2013/2016 AUTORIZAÇÃO DE COMPRA DIRETA De: GABINETE DO PREFEITO - ANDERSON GLÁUCIO ANDRADE Para: COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

Leia mais

Suspensão de concurso público por irregularidades no edital

Suspensão de concurso público por irregularidades no edital Suspensão de concurso público por irregularidades no edital EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N. 806.676 EMENTA: Edital de concurso público Prefeitura municipal Irregularidades Não encaminhamento da lei criadora

Leia mais

DECISÃO DO PREGOEIRO SOBRE O RECURSO INTERPOSTO PELA EMPRESA ARKUS PROPAGANDA LTDA, RELATIVO AO PREGÃO ELETRÔNICO CFESS N 01/2018.

DECISÃO DO PREGOEIRO SOBRE O RECURSO INTERPOSTO PELA EMPRESA ARKUS PROPAGANDA LTDA, RELATIVO AO PREGÃO ELETRÔNICO CFESS N 01/2018. DECISÃO DO PREGOEIRO SOBRE O RECURSO INTERPOSTO PELA EMPRESA ARKUS PROPAGANDA LTDA, RELATIVO AO PREGÃO ELETRÔNICO CFESS N 01/2018. Trata-se de pedido de reconsideração apresentado pela empresa ARKUS PROPAGANDA

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 62/2013

PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 62/2013 PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 62/2013 ÓRGÃO CONTEMPLADO: Secretaria de Governo OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviços a exemplo de encaminhamento de documentos, ofícios,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N.º 001/2015/SEMPLA

CHAMADA PÚBLICA EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N.º 001/2015/SEMPLA CHAMADA PÚBLICA EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N.º 001/2015/SEMPLA O MUNICÍPIO DE PIÚMA, Estado do Espírito Santo, pessoa jurídica de direito público, com sede na Avenida Aníbal de Souza Gonçalves, n.º -18,

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL EM ALAGOAS / MJ DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL EM ALAGOAS / MJ DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL EM ALAGOAS / MJ DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 06/2011 SR/DPF/AL (Processo Administrativo n. 08230.001324/2011-24) SAFETECH SISTEMAS

Leia mais

VERSÁTEIS SEGURANÇA E VIGILÂNCIA

VERSÁTEIS SEGURANÇA E VIGILÂNCIA ANEXO III DECLARAÇÃO SOBRE TRABALHO DE MENORES À PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SUBPREFEITURA ERMELINO MATARAZZO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO REF.: Pregão Eletrônico nº 005/SP-EM/2015 A empresa

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA JML E EAD JML

APRESENTAÇÃO DA JML E EAD JML APRESENTAÇÃO DA JML E EAD JML Fundada em 2005, a JML é referência nacional em treinamento nas áreas afins ao direito administrativo, com ênfase em licitações e contratos, bem como em gestão, tendo como

Leia mais

Cezar Augusto Rodrigues Costa Desembargador Relator

Cezar Augusto Rodrigues Costa Desembargador Relator AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0064526-20.2013.8.19.0000 5ª VARA DE ORFÃOS E SUCESSÕES DA COMARCA DA CAPITAL AGRAVANTE: HORACIO ANTUNES FERREIRA NETO AGRAVADO 1: ZILMAR LEMOS DE ALMEIDA AGRAVADO 2: LISE MARIA

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO Dependência: IBIRITE PREFEITURA - COMISSAO DE LICITACAO - (MG) Licitação: (Ano: 2015/ IBIRITE PREFEITURA / Nº Processo: 002/2015) Às 10:02:03 horas do dia 30/04/2015 no

Leia mais

ILUSTRÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES VIVIANE BUENO DOS SANTOS. Ref.: EDITAL DE CONCORRÊNCIA nº 02/2014

ILUSTRÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES VIVIANE BUENO DOS SANTOS. Ref.: EDITAL DE CONCORRÊNCIA nº 02/2014 ILUSTRÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÕES VIVIANE BUENO DOS SANTOS Ref.: EDITAL DE CONCORRÊNCIA nº 02/2014 CONSTRUTORA ÊXITO LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO Dependência: TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7 REGIAO - SETOR DE LICITACOES - (CE) Licitação: (Ano: 2016/ TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7 REGIAO / Nº Processo: 4.785/2015)

Leia mais

ANÁLISE DO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO PREGÃO INTERNACIONAL 14/2014

ANÁLISE DO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO PREGÃO INTERNACIONAL 14/2014 ANÁLISE DO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO PREGÃO INTERNACIONAL 14/2014 Ref: Pregão Presencial Internacional 14/2014/MJ Processo nº 08020000255/2014-50 Impugnante: RAPISCAN SYSTEMS PTE LTDA Brasília DF, 01 de julho

Leia mais

I) DA ANÁLISE DA HABILITAÇÃO

I) DA ANÁLISE DA HABILITAÇÃO CONCORRÊNCIA N.º 03/2014 BNDES ATA DE JULGAMENTO DE HABILITAÇÃO Aos vinte e um dias do mês de novembro do ano de dois mil e quatorze (21/11/2014), reuniram-se os membros da Comissão Especial de Licitação

Leia mais

Supremo Tribunal Federal Secretaria de Administração e Finanças Comissão Permanente de Licitação

Supremo Tribunal Federal Secretaria de Administração e Finanças Comissão Permanente de Licitação PREGÃO ELETRÔNICO Nº 167/2009 Processo nº 338.061 IMPUGNAÇÃO. EXIGÊNCIA DE CERTIFICADO DE MATURIDADE DE PROCESSO QUANDO DA ASSINATURA DO CONTRATO E NÃO PARA FINS DE HABILITAÇÃO. MOTIVAÇÃO DA EXIGÊNCIA.

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ Processo n.º : 126369/13-TC Origem : SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE SÃO JERÔNIMO DA SERRA Assunto : PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012 Instrução n.º : 4005/13 - DCM - CONTRADITÓRIO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATOR EMBTE.(S) ADV.(A/S) EMBDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. LUIZ FUX :GWT GLOBAL IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA :TANIA PATRICIA SILVEIRA :UNIÃO

Leia mais

Auditoria no Sistema. Acórdão 1793/2011-TCU-Plenário

Auditoria no Sistema. Acórdão 1793/2011-TCU-Plenário Auditoria no Sistema Comprasnet Acórdão 1793/2011-TCU-Plenário 1 Objetivos do trabalho Verificar a consistência e a confiabilidade dos dados dos sistemas Siasg e Comprasnet, bem como avaliar se a existência

Leia mais

Ref.: Julgamento de Impugnação Pregão Eletrônico n.º 64/2015. DOS FATOS

Ref.: Julgamento de Impugnação Pregão Eletrônico n.º 64/2015. DOS FATOS Contagem/MG, 08 de setembro de 2015. Ref.: Julgamento de Impugnação Pregão Eletrônico n.º 64/2015. Impugnante: CLARO S.A. DOS FATOS A empresa CLARO S.A. interpôs Impugnação ao edital do Pregão Eletrônico

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DE ABERTURA DE ENVELOPES PREGÃO 004/2016-SEMED

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DE ABERTURA DE ENVELOPES PREGÃO 004/2016-SEMED ATA DA SESSÃO PÚBLICA DE ABERTURA DE ENVELOPES 004/2016-SEMED Aos seis dias do mês de Abril de 2016, na SEMED, às 09 horas, reuniu-se a Sra. Pregoeira e sua Equipe de Apoio para o Pregão através da portaria

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO Dependência: PREFEITURA DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO - PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VELHO - (RO) Licitação: (Ano: 2012/ PREFEITURA DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO / Nº Processo:

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Pregão Presencial 005/2015 Protocolo n.º 4059/2015 Processo d origem n.º 2874/2015 Cuida-se de resposta ao Pedido de Impugnação ao Edital 005/2015, interposto pela empresa Aeromix

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Primeira Câmara Cível

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Primeira Câmara Cível Agravo de Instrumento: 0007803-44.2014.8.19.0000 Agravante: JOAQUIM FERNANDO DE MATTOS FONSECA Advogado: Dr. Renato Salles Areas Agravada: EMDA ADMINISTRAÇÃO DE BENS LTDA Advogado: Ronaldo Maciel Figueiredo

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Página 1 de 6 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO FED-TRIBUNAL DE JUSTICA ATA DE REALIZAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO 10 Pregão Eletrônico nº : 221/15 Processo nº : 81170/15 Objeto : serviço de manutenção preventiva

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO - 2ª REGIÃO ATA DA SESSÃO - PREGÃO PRESENCIAL N 08/2011

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO - 2ª REGIÃO ATA DA SESSÃO - PREGÃO PRESENCIAL N 08/2011 ATA DA SESSÃO - PREGÃO PRESENCIAL N 08/2011 DATA HORA LOCAL 19.07.2011 10:00 horas Rua Cubatão, 322 Paraíso SP PROCESSO MODALIDADE NÚMERO DESIGNAÇÃO DO PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO 08132-0103/2011 Pregão

Leia mais

Agravo de Instrumento N. 2007.002.12900 - C

Agravo de Instrumento N. 2007.002.12900 - C TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA NONA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº.: 2007.002.08034 AGRAVANTE: ESTADO DO RIO DE JANEIRO AGRAVADO: ICOLUB INDÚSTRIA DE LUBRIFICANTES S/A RELATOR:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3211. 1º As contas de depósitos de que trata este artigo:

RESOLUÇÃO Nº 3211. 1º As contas de depósitos de que trata este artigo: RESOLUÇÃO Nº 3211 Altera e consolida as normas que dispõem sobre a abertura, manutenção e movimentação de contas especiais de depósitos à vista e de depósitos de poupança. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO DEPENDÊNCIA: GOIANIA PREFEITURA MUNICIPAL - COMISSAO GERAL DE LICITACAO - (GO) LICITAÇÃO: (Ano: 2012/ GOIANIA PREFEITURA MUNICIPAL / Nº Processo: 4.578.051.1/2011) Às 14:01:32

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRAS PREGÃO ELETRÔNICO DAC N 46/2011

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRAS PREGÃO ELETRÔNICO DAC N 46/2011 Av. Marechal Floriano, nº. 19, 26º andar CEP: 20.080-003 - Rio de Janeiro RJ Tel.: (21) 2514-5580 Fax: (21) 2514-5229 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRAS PREGÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP Unidade de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP Unidade de Controle Interno RECOMENDAÇÃO nº 006/2013 Autor: Destinatário: Assunto: Prefeito Municipal de Sinop Secretária Municipal de Administração Departamento de Licitação SAAES Previ Sinop Declaração de não parentesco em licitações.

Leia mais

Edital de Licitação de Autorização de Uso de RF nas faixas de 1.800 MHz, 1.900 MHz, 2.500 MHz

Edital de Licitação de Autorização de Uso de RF nas faixas de 1.800 MHz, 1.900 MHz, 2.500 MHz Edital de Licitação de Autorização de Uso de RF nas faixas de 1.800 MHz, 1.900 MHz, 2.500 MHz Novembro/2015 Política Pública e Diretrizes Gerais Portaria nº 275, de 17 de setembro de 2013, do Ministério

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADOS AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.419.298 - GO (2013/0381398-8) : MINISTRO SEBASTIÃO REIS JÚNIOR : MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

RECURSO ADMINISTRATIVO. IMPUGNANTE: CONSTRUTORA ÁPIA LTDA. e ALLIANZA INFRAESTRUTURAS DO BRASIL S/A

RECURSO ADMINISTRATIVO. IMPUGNANTE: CONSTRUTORA ÁPIA LTDA. e ALLIANZA INFRAESTRUTURAS DO BRASIL S/A ]COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO DER-ES EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA 003/2015 PROCESSO ADM DER-ES Nº 73066222/2016, 73233730/2016 e 73238015/2016 RECURSO ADMINISTRATIVO RECORRENTE: CONSÓRCIO MONTE

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO Dependência: GOIANIA PREFEITURA MUNICIPAL - COMISSAO GERAL DE LICITACAO - (GO) Licitação: (Ano: 2013/ GOIANIA PREFEITURA MUNICIPAL / Nº Processo: 51781783-52391113/13) Às

Leia mais

Rio de Janeiro, 15 DE MAIO de 2014. JDS MÁRCIA CUNHA SILVA ARAÚJO DE CARVALHO Relatora

Rio de Janeiro, 15 DE MAIO de 2014. JDS MÁRCIA CUNHA SILVA ARAÚJO DE CARVALHO Relatora AGRAVO DE INSTRUMENTO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Autos nº 0011714-64.2014.8.19.0000 AÇÃO CAUTELAR INOMINADA Embargante:FACEBOOK SERVIÇOS ON LINE DO BRASIL LTDA Embargados:BEIT EL SHAMAH JUDAISMO DA UNIDADE

Leia mais

imbra 1 de 5 19/05/2015 14:38 Zimbra marlucia.santos@tjam.jus.br Fwd: Diligência acerca de registro ou inscrição de empresas no Conselho Regional de Nutricionista CRN 7 - Pregão Eletrônico nº 020/2015

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL sobre o processo licitatório acima relacionado.

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL sobre o processo licitatório acima relacionado. ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO CENTRO-OESTE COORDENAÇÃO DE LICITAÇÕES AEROPORTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA DF Pregão

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO DEPENDÊNCIA: PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS - PM CANOAS - LICITACOES - (RS) LICITAÇÃO: (Ano: 2010/ PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS / Nº Processo: 456/2010) Às 13:32:28 horas

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE

EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE 1 EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE CARTA CONVITE 16/2016 FUnC AQUISIÇÃO DE COMPUTADORES PARA USO DOS NÚCLEOS DE ENSINO A DISTÂNCIA EAD DE CURITIBANOS /SC E RIO NEGRINHO/SC 1 PREÂMBULO 1.1 - A Fundação

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO FEITO: Impugnação ao Pregão Eletrônico REFERÊNCIA: Edital nº 005/2015 Contratação de empresa especializada para o fornecimento e implantação de solução de comunicação utilizando

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 4. DESCRIÇÃO DO OBJETO 4.1. DESCRIÇÃO RESUMIDA Item Descrição Resumida. Preço médio total

TERMO DE REFERÊNCIA. 4. DESCRIÇÃO DO OBJETO 4.1. DESCRIÇÃO RESUMIDA Item Descrição Resumida. Preço médio total TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa especializada em fornecimento de cópias de chaves para o Campus Birigui do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP.

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO DEPENDÊNCIA: INFRAERO - SEDE BRASILIA - (DF) LICITAÇÃO: (Ano: 2009/ INFRAERO / Nº Processo: 018/DALC/SEGL/2009) Às 14:15:31 horas do dia 02/04/2009 no endereço AUDITORIO

Leia mais

ESTADO DO PARÁ M I N I S T É R I O P Ú B L I C O

ESTADO DO PARÁ M I N I S T É R I O P Ú B L I C O MANIFESTAÇÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 040/2012-MP/PA PREGOEIRA: ANDRÉA MARA CICCIO EMPRESA RECORRENTE: AMAZON PAPEL LTDA - EPP OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO EVENTUAL DE

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE Ata da 17ª (décima sétima) sessão pública de Pregão, na forma Presencial, da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Aos nove dias do mês de maio de dois mil e doze, às 09:00 horas, reuniram-se, no Plenário

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.347.272 - MS (2012/0207015-4) RELATOR RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO INTERES. : MINISTRO HERMAN BENJAMIN : ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL : SARAH F MONTE ALEGRE DE ANDRADE SILVA E

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 183/2013 AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA FABRICAÇÃO DE TUBOS FÁBRICA DE TUBOS UNIDADE DE DRENAGEM

PREGÃO PRESENCIAL Nº 183/2013 AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA FABRICAÇÃO DE TUBOS FÁBRICA DE TUBOS UNIDADE DE DRENAGEM PREGÃO PRESENCIAL Nº 183/2013 AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA FABRICAÇÃO DE TUBOS FÁBRICA DE TUBOS UNIDADE DE DRENAGEM Trata-se de recurso administrativo interposto tempestivamente pela empresa INFRASUL INFRAESTRUTURA

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Não há.

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Não há. Referência: 99901.001715/2013-16 Assunto: Restrição de acesso: Ementa: Órgão ou entidade recorrido (a): Recorrente: Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Recurso contra decisão

Leia mais