UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA NBR ISO 10006:2006 COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Por: Oldemar Bandeira Lopes Junior Orientador Prof. Nelsom Magalhães Rio de Janeiro 2012

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA NBR ISO 10006:2006 COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão de Projetos. Por: Oldemar Bandeira Lopes Junior

3 3 AGRADECIMENTOS Aos professores pelo compartilhamento de seus conhecimentos e experiências e aos colegas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) pelo companheirismo e troca de informações.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico esta monografia aos meus filhos, à minha companheira e à minha família, que estão presentes em minha mente todo o tempo.

5 5 RESUMO O presente trabalho versa sobre um estudo bibliográfico da gestão da qualidade em projetos baseada na NBR ISO 10006:2006 e nas Normas da família ISO 9000, em comparação às boas práticas do Guia PMBOK (2008). Tem como objetivo geral apresentar a norma ABNT NBR ISO 10006:2006 como ferramenta ao gerenciamento de projetos para organizações que já tenham um sistema de gestão da qualidade pautado nas normas ISO. Considerando-se que o Guia PMBOK é uma referência em gestão de projetos, buscou-se analisar a compatibilidade entre a e as boas práticas do PMBOK. A questão central é saber se a gestão de projetos com base nas diretrizes da NBR ISO importará em possibilidade de sucesso se utilizada como ferramenta alternativa ao Guia PMBOK. A pressuposição é de que para uma organização que tenha o SGQ implementado em conformidade com os termos, definições, requisitos e diretrizes das normas da família ISO, a NBR ISO seja eficaz, pois além de ser uma Norma emitida por um organismo de reconhecimento mundial em qualidade, utiliza a mesma base das demais normas ISO. A conclusão é favorável à utilização da NBR ISO 10006, principalmente para organizações que não possuam infraestrutura para gerenciar projetos com equipes exclusivamente criadas para este fim, ressaltando-se, porém, que o conhecimento das boas práticas do Guia PMBOK (2008) são de grande valia para a obtenção do sucesso dos projetos.

6 6 METODOLOGIA A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi pesquisa bibliográfica das seguintes fontes: ABNT NBR ISO 9000:2005 ABNT NBR ISO 9001:2008 ABNT NBR ISO 9004:2010 ABNT NBR ISO 10006:2006 GUIA PMBOK 4ª EDIÇÃO Livros sobre a Gestão da Qualidade e Gestão de Projetos Material didático da AVM Faculdade Integrada.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 08 CAPÍTULO I - Conceitos, Termos e Definições 09 CAPÍTULO II - Guia PMBOK (2008) e NBR ISO 10006: CAPÍTULO III NBR ISO 10006:2006 x GUIA PMBOK (2008) 36 CONCLUSÃO 44 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 45 ÍNDICE 46

8 8 INTRODUÇÃO Project Management Institute - PMI é uma associação sem fins lucrativos voltada ao gerenciamento de projeto, com mais de membros e representação em mais de 185 países 1. O Guia PMBOK do PMI é reconhecido como uma das mais importantes fontes de conhecimento em gerenciamento de projeto. Implementar gerenciamento de projetos, de programas e de portfólio de projetos em uma organização tendo como referencia o PMBOK é fazer parte de uma comunidade mundialmente respeitada. E se a organização for certificada na NBR ISO 9001 ou tiver sua gestão pautada nos conceitos das NBR ISO? Há incompatibilidade entre estas duas fontes? É viável utilizar as diretrizes da NBR ISO para gerenciar projetos com qualidade? Este trabalho passa pela análise da Série 9000 das Normas ISO e da NBR ISO 10006:2006 Gestão da Qualidade em Empreendimentos e pela verificação da aderência às boas práticas do PMBOK, que é a questão central. Caso a hipótese seja confirmada, a organização utilizaria uma Norma ISO para gerenciamento de empreendimento (projeto) aproveitando seu banco de conhecimento já estruturado com os termos e definições e em sintonia com os processos e áreas de conhecimento do Guia PMBOK. 1 Fonte: - acessada em 01/07/2012.

9 9 CAPÍTULO I CONCEITOS, TERMOS E DEFINIÇÕES A qualidade começa e termina com a educação. (ISHIKAWA apud BROCKA&BROCKA, 1994, pag.92) Inicialmente serão abordados conceitos e definições importantes para o desenvolvimento da monografia, para a solução da questão central e avaliação da hipótese ABNT NBR ISO 9000:2005 Sistemas de gestão da qualidade Fundamentos e Vocabulário. A ABNT NBR ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. (ABNT NBR ISO 9000:2005, pag.v) Os termos e definições apresentados na NBR ISO 9000 são utilizados pelas NBR ISO 9001, NBR ISO 9004 e pela NBR ISO 10006, além de outras, gerando, consequentemente, uma padronização de terminologia em relação à Gestão da Qualidade e seus fundamentos. Essa padronização propicia o inter-relacionamento na aplicabilidade das normas, permitindo que as mesmas sejam utilizadas em conjunto em uma mesma organização, não só evitando conflitos conceituais, como, principalmente, complementando-se entre si. A compreensão da função e dos termos da NBR ISO 9000 é fundamental para comprovação da hipótese deste trabalho. Seguem-se, então, os termos e definições básicos para nossa finalidade:

10 10 TERMO Produto Processo Qualidade Requisito Satisfação do Cliente Sistema de Gestão da Qualidade Planejamento da qualidade Controle da qualidade Garantia da qualidade Melhoria da qualidade Melhoria contínua Parte interessada Empreendimento Projeto e desenvolvimento Plano da qualidade DEFINIÇÃO Resultado de um processo. Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Percepção do cliente do grau no qual os seus requisitos foram atendidos. Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender a estes objetivos. Parte da gestão da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade. Parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão Atendidos. Parte da gestão da qualidade focada no aumento da capacidade de atender os requisitos da Qualidade. Atividade recorrente para aumentar a capacidade de atender requisitos. Pessoa ou grupo que tem um interesse no desempenho ou no sucesso de uma organização. Processo único que consiste em um conjunto de atividades coordenadas e controladas, com datas de início e conclusão, realizado para atingir um objetivo em conformidade com requisitos especificados, incluindo as limitações de tempo, custo e recursos. Conjunto de processos que transformam requisitos em características especificadas ou na especificação de um produto, processo ou sistema. Documento que especifica quais os procedimentos e recursos associados devem ser aplicados, por quem e quando, a um empreendimento, produto, processo ou contrato específicos. Quadro 1 Termos e Definições NBR ISO 9000:2005 (Fonte: ABNT NBR ISO 9000:2005, pag.14, 15, 16, 18, 19 e 23) 1.2. ABNT NBR ISO 9001: Sistema de Gestão da Qualidade Requisitos.

11 11 Esta Norma especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, quando uma organização: a) necessita demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam de forma consistente aos requisitos do cliente e requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, e b) pretende aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema, e assegurar a conformidade com os requisitos do cliente e os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis. (NBR ISO 9001:2008, pag.1) Como já foi dito, os termos e as definições da NBR 9000 são utilizadas também na NBR ISO Dar-se-á ênfase, então, a outros pontos relevantes da Norma, mais especificamente ao subitem 7.3 e seus desmembramentos. A NBR ISO 9001 é, da série 9000, a Norma que permite a certificação. Ela apresenta os requisitos mínimos para certificar a conformidade de um sistema de gestão da qualidade de uma organização. O item 7 trata da Realização do Produto, também entendido como Realização do Serviço, especificamente o subitem 7.3 Projeto e Desenvolvimento, será tratado a seguir. Segundo estabelecido no subitem 7.3 e seus desdobramentos, a organização deve planejar e controlar o projeto e desenvolvimento de produto, gerenciar as interfaces entre os diferentes grupos envolvidos no projeto e desenvolvimento, assegurar a comunicação eficaz e a designação clara de responsabilidades, atualizar as saídas do planejamento adequadamente ao progresso do desenvolvimento, deve determinar e manter registro das entradas referentes aos requisitos do produto, incluindo requisitos de funcionamento e de desempenho, estatutários e regulamentares, critérios de aceitação do produto, informações originadas de projetos semelhantes anteriores e outros requisitos essenciais. As entradas, assim como as saídas, devem ser analisadas critica e periodicamente quanto à suficiência, ambigüidade, desempenho e resultados e os registros devem ser mantidos.

12 12 A verificação e validação de projeto e desenvolvimento devem ser executadas em conformidade com as disposições planejadas e antes da implementação e as alterações devem ser controladas O modelo PDCA ("Plan-Do-Check-Act") Planejar; Realizar; Controlar e Agir (para corrigir ou melhorar) implícito no item acima está na essência das Normas ISO ABNT NBR ISO 9004:2010 Gestão para o sucesso sustentado de uma organização Uma abordagem da gestão da qualidade. Figura 1 Modelo ampliado baseado em um processo de sistema de gestão da qualidade. (Fonte: ABNT NBR ISO 9004:2010, pag.7) A figura acima representa graficamente, a interação das duas NBR ISO apresentadas até o momento, com a NBR ISO Observa-se que a NBR ISO 9004 é mais abrangente do que a NBR ISO 9001 e que a base é a NBR ISO Essa Norma apresenta diretrizes para sucesso sustentado de um sistema de gestão da qualidade e não se destina à certificação nem ao uso

13 13 contratual. Enquanto que a 9001 apresenta requisitos mínimos, a 9004 fornece orientação mais abrangente e profunda. Destacam-se alguns pontos desta Norma que fazem parte do escopo deste trabalho. A NBR ISO 9004:2010 trata, dentre outros tópicos, do desdobramento da estratégia e da política da organização, com enfoque na comunicação, no desenvolvimento de parcerias com as partes interessadas, na auto-avaliação e no planejamento da melhoria e da inovação. A ferramenta de auto-avaliação permite mensurar a maturidade do sistema de gestão da qualidade da organização e o seu progresso ao longo do tempo. Quanto maior for o nível de maturidade do sistema de gestão mais planos inovadores e preventivos surgirão, antecipando-se às ameaças e transformando-as em oportunidades. A figura abaixo apresenta um exemplo de resultado de uma autoavaliação: Figura 2 Exemplo ilustrativo de resultados de uma auto-avaliação (Fonte: ABNT NBR ISO 9004:2010, pag.30) O subitem 9.2 Melhoria, faz referência à ferramenta PDCA para implementação da melhoria contínua e o subitem 9.3 Inovação, apresenta diretrizes para identificação da necessidade de inovação, o estabelecimento e

14 14 manutenção de um processo de inovação eficaz e eficiente e o fornecimento dos recursos pertinentes. Ainda sobre este tema, o subitem 9.4 Aprendizagem direciona para que a organização incentive a melhoria e a inovação através da aprendizagem, interna e externa, em um processo minucioso, detalhado e profundo, que integra também a capacidade dos indivíduos com as da organização. Observa-se que apesar de não fazer menção à expressão projeto, um plano de ação com foco em melhoria e inovação, atendimento às necessidades das partes interessadas e aprendizagem, levará a organização ao gerenciamento de ações estratégicas, complexas e que precisarão de um suporte teórico mais abrangente e sólido ABNT NBR ISO 10006:2006 Sistemas de gestão da qualidade Diretrizes para a gestão da qualidade em empreendimentos. Esta Norma fornece uma orientação para a aplicação da gestão da qualidade em empreendimentos... Esta Norma não é, por si mesma, um guia para gestão de empreendimentos. Trata-se da orientação para a qualidade dos processos de gestão de empreendimento. (ABNT NBR ISO 10006:2006, pág.1) Os termos e definições da NBR ISO que, somados aos anteriores, criam um compêndio conceitual da NBR ISO necessário à sustentação da hipótese deste trabalho serão explorados neste momento. O item 1 da Norma, citado no caput, apresenta o seu objetivo, destacando-se seu foco na qualidade dos processos de gestão de empreendimento. A Norma utiliza como referências normativas as Normas ABNT NBR ISO 9000 e 9004, que por sua vez, abrange a NBR ISO 9001, conforme já foi visto acima, criando um arcabouço teórico integrado. Os termos e definições importantes para este trabalho foram relacionados no item 1.2 deste capítulo, porém é necessário complementá-los com as definições constantes nesta Norma, conforme abaixo:

15 15 Gestão do empreendimento: planejamento, organização, monitoramento, controle e relato de todos os aspectos de um empreendimento e a motivação de todos os envolvidos no alcance dos objetivos do empreendimento. Plano de gestão do empreendimento: documento que especifica o que é necessário para atender ao(s) objetivo(s) do empreendimento. (ABNT NBR ISO 10006:2006, pag.3). Convém que o Plano de gestão do empreendimento inclua ou faça referência a um plano da qualidade do empreendimento, assim como a outros planos, como, por exemplo, relativos à estrutura organizacional, recurso, cronograma, orçamento, gestão de risco, gestão ambiental, gestão de segurança e saúde e gestão de segurança física, conforme apropriado GUIA PMBOK (4ª Edição ) Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos - Guia PMBOK é um conjunto de conhecimentos elaborado pelo PMI (Project Management Institute) e que tem como objetivos fornecer um conjunto de boas práticas amplamente reconhecidas e uma padronização de conceitos entendidos como essenciais ao gerenciamento de projetos. O Guia PMBOK (2008) define projeto como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Destacamos aqui a perfeita sintonia com a definição de empreendimento das Normas ISO citada no item 1.1 deste trabalho. Segundo o PMBOK (2008), o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. São quarenta e dois processos (42) agrupados em cinco (5) categorias conhecidas como grupos de processos. Os Grupos de Processos são: de Iniciação; de Planejamento, de Execução, de Monitoramento e Controle e de Encerramento. Cabe ainda mencionar, que a representação gráfica da integração dos processos do PMBOK tem a essência do Ciclo PDCA de Shewhart, utilizado pela NBR ISO, conforme figura a seguir:

16 16 P D CA Figura 3 Limites do Projeto (Adaptada do Guia PMBOK - 4ª Edição 2008, pag.44) Os processos são gerenciados em nove (9) Áreas de Conhecimento. São elas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições. O Guia PMBOK (2008) distribui os quarenta e dois (42) processos pelas áreas de conhecimento como a figura abaixo: Figura 4 Distribuição dos 42 processos nas Áreas de Conhecimento (PMBOK 2008) (Figura elaborada pelo autor)

17 17 Segundo o Guia PMBOK (2008, p. 182) embora os processos de gerenciamento de projetos sejam apresentados com interfaces definidas, não é possível representar a integralidade da interação deles. A figura a seguir, resume graficamente a interação do gerenciamento de processos, nos respectivos grupos, com as áreas de conhecimento envolvidas em cada processo. Figura 5 Visão Geral dos Processos de Gerenciamento de Projeto. (Fonte: VIOLA, 2012, pag.25) O gerenciamento de projeto (empreendimento), segundo o Guia PMBOK e as Normas NBR ISO, será tratado no próximo capítulo.

18 18 CAPÍTULO II GUIA PMBOK (2008) E NBR ISO 10006:2006 Partindo da premissa de que o PMBOK é referencia mundial em gerenciamento de projetos e que a questão central desta monografia é verificar a viabilidade da utilização da NBR ISO para o gerenciamento da qualidade em gestão de projetos por organizações que já tenham um SGQ baseado nas NBR ISO, é necessária uma análise mais detalhada nos processos das duas normas Guia PMBOK (4ª Edição ) A Figura 5 do Capítulo anterior apresentou uma visão geral da estrutura do gerenciamento dos processos em todas as áreas de conhecimento. O PMBOK será agora apresentado pelos seus grupos de processos, com os respectivos processos e a área de gerenciamento responsável pelos processos seguido das entradas e saídas de cada processo. O modelo utilizado para essa apresentação é uma adaptação do Guia PMBOK (2008) em conjunto com o material didático Áreas do Conhecimento em Gestão de Projetos e Simulação para Certificação PMP do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos da AVM, de autoria do Professor Marcelo Viola (2012). As entradas e saídas relacionadas a seguir representam, segundo o PMBOK (2008), o fluxo de dados nos processos de gerenciamento (Guia PMBOK -2008, pag.5).

19 GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO São os processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou a fase. (GUIA PMBOK 2008, pag.39) Desenvolver o termo de abertura do projeto - Integração 1. Declaração do Trabalho do Projeto 2. Business case 3. Contrato 4. Fatores ambientais da empresa 5. Ativos de processos organizacionais 1. Termo de Abertura do Projeto Identificar as partes interessadas - Comunicação 1. Termo de abertura do projeto 2. Documentos de aquisição 3. Fatores ambientais da empresa 4. Ativos de processos organizacionais 1. Registro das partes interessadas 2. Estratégia para gerenciamento das partes interessadas GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Os processos realizados para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. (GUIA PMBOK 2008, pag.39) Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Integração 1. Termo de abertura do projeto 2. Saídas dos processos de planejamento 3. Fatores ambientais da empresa 4. Ativos de processos organizacionais Coletar os requisitos Escopo 1. Termo de abertura do projeto 2. Registro das partes interessadas 1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Documentação dos requisitos 2. Plano de gerenciamento dos requisitos 3. Matriz de rastreabilidade de requisitos

20 20 Definir o escopo Escopo 1. Termo de abertura do projeto 2. Documentação dos requisitos 3. Ativos de processos organizacionais Criar a EAP - Escopo 1. Declaração do escopo do Projeto 2. Documentação dos requisitos 3. Ativos de processos organizacionais Definir as atividades - Tempo 1. Linha de base do escopo 2. Fatores ambientais da empresa 3. Ativos de processos organizacionais Seqüenciar as atividades - Tempo 1. Lista das atividades 2. Atributos das atividades 3. Lista dos marcos 4. Declaração do escopo do projeto 5. Ativos de processos organizacionais 1. Declaração do escopo do Projeto 2. Atualizações dos documentos do projeto 1. EAP 2. Dicionário de EAP 3. Linha de base do escopo 4. Atualizações dos documentos do projeto 1. Lista das atividades 2. Atributos das atividades 3. Lista dos marcos Estimar os recursos das atividades - Tempo 1. Lista das atividades 2. Atributos das atividades 3. Calendários de recursos 4. Fatores ambientais da empresa 5. Ativos de processos organizacionais Estimar as durações da atividade - Tempo 1. Lista das atividades 2. Atributos das atividades 3. Requisitos dos recursos da atividade 4. Calendários de recursos 5. Declaração do escopo do projeto 6. Fatores ambientais da empresa 7. Ativos de processos organizacionais 1. Diagrama de rede do cronograma do Projeto 2. Atualizações dos documentos do projeto 1. Requisitos do recurso das atividades 2. Estrutura analítica dos recursos 3. Atualizações dos documentos do projeto 1. Estimativas da duração da atividade 2. Atualizações dos documentos do projeto

21 Desenvolver o cronograma Tempo 1. Lista das atividades 2. Atributos das atividades 3. Diagramas de rede do cronograma do projeto 4. Requisitos dos recursos da atividade 5. Calendários dos recursos 6. Estimativas da duração da atividade 7. Declaração do escopo do projeto 8. Fatores ambientais da empresa 9. Ativos de processos organizacionais 1. Cronograma 2. Linha de base do cronograma 3. Dados do cronograma 4. Atualizações dos documentos do projeto Estimar os custos Custos 1. Linha de base do escopo 2. Cronograma do projeto 3. Plano de recursos humanos 4. Registro dos riscos 5. Fatores ambientais da empresa 6. Ativos de processos organizacionais Determinar o orçamento - Custos 1. Estimativas de custos da atividade 2. Bases de estimativas 3. Linha de base do escopo 4. Cronograma do projeto 5. Calendários de recursos 6. Contratos 7. Ativos de processos organizacionais Planejar a qualidade - Qualidade 1. Linha de base do escopo 2. Registro das partes interessadas 3. Linha de base do desempenho de custos 4. Linha de base do cronograma 5. Registro dos riscos 6. Fatores ambientais da empresa 7. Ativos de processos organizacionais 1. Estimativas de custos das atividades 2. Base de estimativas 3. Atualizações nos documentos do projeto 1. Linha de base do desempenho de custos 2. Requisitos dos recursos financeiros do projeto 3. Atualizações nos documentos do projeto 1. Plano de gerenciamento da qualidade 2. Métricas da qualidade 3. Listas de verificação da qualidade 4. Plano de melhorias no processo 5. Atualizações nos documentos do projeto

22 22 Desenvolver o plano de recursos humanos RH 1. Requisitos de recursos das atividades 3. Fatores ambientais da empresa 4. Ativos de processos organizacionais Planejar as comunicações - Comunicação 1. Registro das partes interessadas 2. Estratégia para gerenciamento das partes interessadas 3. Fatores ambientais da empresa 4. Ativos de processos organizacionais 1. Plano de recursos humanos Planejar o gerenciamento dos riscos Riscos 1. Declaração do escopo do projeto 2. Plano de gerenciamento dos custos 3. Plano de gerenciamento do cronograma 4. Plano de gerenciamento das comunicações 5. Fatores ambientais da empresa 6. Ativos de processos organizacionais Identificar os riscos Riscos 1. Plano de gerenciamento das comunicações 2. Atualizações nos documentos do projeto 1. Plano de gerenciamento dos riscos 1. Plano de gerenciamento dos riscos 1. Registro dos riscos 2. Estimativas de custos das atividades 3. Estimativas de duração das atividades 4. Linha de base do escopo 5. Registro de partes interessadas 6. Plano de gerenciamento dos custos 7. Plano de gerenciamento do cronograma 8. Plano de gerenciamento da qualidade 9. Documentos do projeto 10. Fatores ambientais da empresa 11. Ativos de processos organizacionais

23 23 Realizar a análise qualitativa de riscos Riscos 1. Registro dos riscos 2. Plano de gerenciamento dos riscos 3. Declaração do escopo do projeto 4. Ativos de processos organizacionais 1. Atualizações do registro dos riscos Realizar a análise quantitativa de riscos Riscos 1. Registro dos riscos 2. Plano de gerenciamento dos riscos 3. Plano de gerenciamento dos custos 3. Plano de gerenciamento do cronograma 4. Ativos de processos organizacionais Planejar as respostas aos riscos - Riscos 1. Registro dos riscos 2. Plano de gerenciamento dos riscos 1. Atualizações do registro dos riscos 1. Atualizações do registro dos riscos 2. Decisões contratuais relacionadas a riscos 3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 4. Atualizações dos documentos do projeto Planejar as aquisições - Aquisições 1. Linha de base do escopo 2. Documentação dos requisitos 3. Acordos de cooperação 4. Registro dos riscos 5. Decisões contratuais relacionadas a riscos 6. Requisitos de recursos das atividades 7. Cronograma do projeto 8. Estimativas dos custos das atividades 9. Linha de base do desempenho de custos 10. Fatores ambientais da empresa 11. Ativos de processos organizacionais 1. Plano de gerenciamento de aquisições 2. Declarações do trabalho das aquisições 3. Decisões de fazer ou comprar 4. Documentos de aquisição 5. Critérios para seleção de fontes 6. Solicitações de mudanças

24 GRUPO DE PROCESSOS DE EXECUÇÃO Os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do mesmo. (GUIA PMBOK 2008, pag.39) Orientar e gerenciar a execução do projeto - Integração 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Solicitações de mudanças aprovadas 3. Fatores ambientais da empresa 4. Ativos de processos organizacionais Realizar a garantia da qualidade Qualidade 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Métricas da qualidade 3. Informações sobre o desempenho do trabalho 4. Medições de controle da qualidade Mobilizar a equipe do projeto - RH 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Fatores ambientais da empresa 3. Ativos de processos organizacionais Desenvolver a equipe do projeto RH 1. Designações de pessoal do projeto 2. Plano de gerenciamento do projeto 3. Calendários de recursos 1. Entregas 2. Informações sobre o desempenho do trabalho 3. Solicitações de mudança 4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 5. Atualizações dos documentos do projeto. 1. Atualizações em ativos de processos organizacionais 2. Solicitações de mudanças 3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 4. Atualizações nos documentos do projeto 1. Designações de pessoal do projeto 2. Calendários de recursos 3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 1. Avaliações do desempenho da equipe 2. Atualizações nos fatores ambientais da empresa

25 25 Gerenciar a equipe do projeto - RH 1. Designações de pessoal do projeto 2. Plano de gerenciamento do projeto 3. Avaliações do desempenho da equipe 4. Relatórios de desempenho 5. Ativos de processos organizacionais Distribuir informações Comunicação 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Relatórios de desempenho 3. Ativos de processos organizacionais 1. Atualizações nos fatores ambientais da empresa 2. Atualizações em ativos de processos organizacionais 3. Solicitações de mudanças 4. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 1. Atualizações em ativos de processos organizacionais Gerenciar as expectativas das partes interessadas - Comunicação 1. Registro das partes interessadas 2. Estratégia para gerenciamento das partes interessadas 3. Plano de gerenciamento do projeto 4. Registros das questões 5. Registro das mudanças 6. Ativos de processos organizacionais 1. Atualizações em ativos de processos organizacionais 2. Solicitações de mudanças 3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 4. Atualizações nos documentos do projeto Realizar aquisições Aquisições 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Documentos de aquisição 3. Critérios para seleção de fontes 4. Lista de fornecedores qualificados 5. Propostas de fornecedores 6. Documentos do projeto 7. Decisões de fazer ou comprar 8. Acordos de cooperação 7. Ativos de processos organizacionais 1. Fornecedores selecionados 2. Adjudicação do contrato de aquisição 3. Calendários de recursos 4. Solicitações de mudanças 5. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 6. Atualizações dos documentos do projeto

26 GRUPO DE PROCESSOS DE MONITORAMENTO E CONTROLE Os processos necessários para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes. (GUIA PMBOK 2008, pag.39) Monitorar e controlar o trabalho do projeto - Integração 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Relatórios de desempenho 3. Fatores ambientais da empresa 4. Ativos de processos organizacionais 1. Solicitações de mudança 2. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 3. Atualizações dos documentos do projeto Realizar o controle integrado de mudanças Integração 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Informações sobre desempenho do trabalho 3. Solicitações de mudança 4. Fatores ambientais da empresa 5. Ativos de processos organizacionais 1. Atualização do andamento de solicitação de mudança 2. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 3. Atualizações dos documentos do projeto Verificar o escopo - Escopo 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Documentação dos requisitos 3. Matriz de rastreabilidade de requisitos 4. Entregas validadas 1. Entregas aceitas 2. Solicitações de mudança 3. Atualizações dos documentos do projeto Controlar o escopo Escopo 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Informações sobre desempenho do trabalho 3. Documentação dos requisitos 4. Matriz de rastreabilidade de requisitos 5. Ativos de processos organizacionais 1. Medições do desempenho do trabalho 2. Atualizações de ativos de processos organizacionais 3. Solicitações de mudança 4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 5. Atualizações dos documentos do projeto

27 27 Controlar o cronograma - Tempo 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Cronograma do projeto 3. Informações sobre o desempenho do trabalho 4. Ativos de processos organizacionais Controlar os custos Custos 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Requisitos dos recursos financeiros do projeto 3. Informações sobre o desempenho do trabalho 4. Ativos de processos organizacionais Realizar o controle da qualidade - Qualidade 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Métricas da qualidade 3. Listas de verificação da qualidade 4. Medições de desempenho do trabalho 5. Solicitações de mudanças aprovadas 6. Entregas 7. Ativos de processos organizacionais 1. Medição do desempenho do trabalho 2. Atualizações de ativos de processos organizacionais 3. Solicitações de mudança 4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 5. Atualizações dos documentos do projeto 1. Medições de desempenho do trabalho 2. Previsões de orçamentos 3. Atualizações em ativos de processos organizacionais 4. Solicitações de mudanças 5. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 6. Atualizações nos documentos do projeto 1. Medições de controle da qualidade 2. Mudanças validadas 3. Entregas validadas 4. Atualizações em ativos de processos organizacionais 5. Solicitações de mudanças 6. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto 7. Atualizações nos documentos do projeto

28 28 Reportar o desempenho Comunicações 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Informações sobre o desempenho do trabalho 3. Medições de desempenho do trabalho 4. Previsões de orçamentos 5. Ativos de processos organizacionais Monitorar e controlar os riscos - Riscos 1. Registro dos riscos 2. Plano de gerenciamento do projeto 3. Informações sobre o desempenho do trabalho 4. Relatórios de desempenho Administrar as aquisições Aquisições 1. Documentos de aquisição 2. Plano de gerenciamento do projeto 3. Contrato 4. Relatórios de desempenho 5. Solicitações de mudanças aprovadas 6. Informações sobre o desempenho do trabalho 1. Relatórios de desempenho 2. Atualizações em ativos de processos organizacionais 3. Solicitações de mudanças 1. Atualizações dos registros dos riscos 2. Atualizações dos ativos de processos organizacionais 3. Solicitações de mudanças 4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto 5. Atualizações dos documentos do projeto 1. Documentação da aquisição 2. Atualizações dos ativos de processos organizacionais 3. Solicitações de mudanças 4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto GRUPO DE PROCESSOS DE ENCERRAMENTO Os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou a fase. (GUIA PMBOK 2008, pag.39) Encerrar o projeto ou a fase - Integração 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Entregas aceitas 3. Ativos de processos organizacionais 1. Transição de produto, serviço ou resultado final 2. Atualizações de ativos de processos organizacionais

29 Encerrar as aquisições Aquisições 1. Plano de gerenciamento do projeto 2. Documentação da aquisição 1. Aquisições encerradas 2. Atualizações nos ativos de processos organizacionais Além das entradas e saídas apresentadas acima, o Guia PMBOK (2008) relaciona também, Ferramentas e Técnicas usadas nos processos, como: Opinião Especializada, Sistema de Gerenciamento de Projeto (software), Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto, Gráficos de Controle, Fluxograma, Histograma, Diagrama de Dispersão, Reuniões de Controle de Mudanças, Entrevistas, Dinâmica de Grupo, Oficinas, Questionários, Pesquisa, Brainstorming, Delphi, Decomposição etc. Cada item de entrada, saída e ferramentas e técnicas é seguido por explicações, diretrizes e/ou exemplos que podem e devem ser usados, complementando a parte conceitual com ações práticas. Como exemplo, segue o texto de Aquisições encerradas do Guia PMBOK (2008), relacionado nas Saídas do item deste trabalho: O comprador, em geral por meio do administrador de aquisições autorizado, envia ao fornecedor um aviso formal por escrito de que o contrato foi concluído. Os requisitos de encerramento formal das aquisições em geral são definidos nos termos e condições do contrato e são incluídos no plano de gerenciamento das aquisições. (Guia PMBOK 2008, pag.283) 2.2. ABNT NBR ISO 10006:2006 Foi visto no Capítulo I que esta Norma apresenta diretrizes e orientações para a gestão da qualidade nos processos de gerenciamento de empreendimentos. As diretrizes estão relacionadas a seguir Sistemas de Gestão da Qualidade em Empreendimentos (ABNT NBR ISO 10006:2006, Item 4)

30 30 Este item da Norma define algumas características de empreendimento, como se segue: São únicos, com fases não repetitivas, contém processos e atividades; Possuem algum grau de incerteza e risco; Espera-se que apresentem resultados em conformidades com requisitos pré-determinados; Têm datas de início e término planejadas; Pode haver alocação temporária de recursos humanos durante as fases do empreendimento; Podem ser de longa duração e sujeitos a influências internas e externas. Ainda no campo das definições, a Norma traz o conceito de fase diferenciado de processos. As fases de um empreendimento são seções gerenciáveis do ciclo de vida do empreendimento, tais como: concepção, desenvolvimento, realização e término. Por outro lado, processos são aqueles necessários à realização do empreendimento e dos produtos do empreendimento. A Norma apresenta onze (11) grupos de processos, que são: 1. Estratégico; 2. Relacionados aos recursos; 3. Relacionados às pessoas; 4. Relacionados às interdependências; 5. Relacionados ao escopo; 6. Relacionados ao prazo; 7. Relacionados ao custo; 8. Relacionados à comunicação; 9. Relacionados ao risco; 10. Relacionado às aquisições; 11. Relacionados às melhorias. As diretrizes desta Norma estão pautadas sobre oito (8) princípios de gestão da qualidade, que são:

31 31 1. Foco no cliente; 2. Liderança; 3. Envolvimento das pessoas; 4. Abordagem de processo; 5. Abordagem sistêmica para a gestão; 6. Melhoria contínua; 7. Abordagem factual para tomada de decisão; 8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. Este item identifica a necessidade de gerenciamento dos processos do empreendimento dentro de um sistema de gestão da qualidade que seja documentado e incluído ou referenciado no plano de qualidade para o empreendimento. Segundo o Item Processos de gestão de empreendimento (pag. 5), a gestão do empreendimento inclui o planejamento, a organização, o monitoramento, o controle, a notificação e a tomada de ações corretivas sobre todos os processos, a fim de alcançar os objetivos do empreendimento Responsabilidade da direção (ABNT NBR ISO 10006:2006, Item 5) Convém, tanto a Alta Direção da organização requerente como a da organização do empreendimento, que estejam comprometidas e envolvidas no planejamento, estabelecimento e implementação do sistema de gestão da qualidade (SGQ) e que forneçam dados no processo estratégico. O grupo relacionado ao processo estratégico tem suas diretrizes estabelecidas neste item e trata da aplicação dos oito (8) princípios da qualidade citados no item anterior. Convém, ainda, que a Alta Direção analise criticamente o SGQ do empreendimento, a intervalos regulares e avalie também o desempenho do empreendimento em todos os processos. São entradas das avaliações: Uma lista para avaliações incluída no plano de gestão do empreendimento; Designação de responsabilidade pela avaliação;

32 32 Requisitos de avaliação; Designação de pessoal adequado para participar da avaliação; Plano de gestão do empreendimento. Na execução das avaliações, convém aos participantes: Entendam o propósito e os efeitos dos processos no sistema; Examinem entradas e saídas relevantes; Verifiquem os critérios de monitoração e medição; Verifiquem a eficácia do sistema; Busquem maior eficiência nos processos; Elaborem relatórios com informações relevantes As saídas devem ser avaliadas em relação aos objetivos, devem atribuir responsabilidade para ações deliberadas e devem ser usadas visando à melhoria contínua dos processos de gestão do empreendimento Gestão de recursos (ABNT NBR ISO 10006:2006, Item 6) Este item trata de dois (2) grupos de processos, o relacionado a recursos e relacionado às pessoas. A. O grupo de processos relacionados a recursos tem os seguintes processos: Planejamento: identifica, estima, programa e aloca todos os recursos relevantes; Controle: verifica a utilização real com a planejada, tomando as ações necessárias para correção dos desvios. B. Do grupo de processos relacionados às pessoas fazem parte os seguintes processos: Estabelecimento da estrutura organizacional do empreendimento: define as necessidades de acordo com os requisitos do empreendimento e das políticas da organização, além das atribuições, autoridades e responsabilidades nas organizações, requerente e executora; Alocação de pessoas: seleção e designação de pessoas com competência (conhecimento, habilidade e atitude) adequada;

33 33 Desenvolvimento da equipe: capacitação com a finalidade de melhorar a eficiência e eficácia do desempenho das equipes Realização do produto (ABNT NBR ISO 10006:2006, Item 7) Sete (7) grupos de processos estão relacionados neste item. A. Grupo de processos relacionados à interdependência, composto dos seguintes processos: Início do empreendimento e desenvolvimento do plano de gestão do empreendimento: avaliação dos requisitos do cliente, elaboração do plano de gestão do empreendimento, integração e início dos outros processos; Gestão da interação; Gestão das mudanças; Encerramento do processo e do empreendimento. B. Grupo de processos relacionados ao escopo contendo os seguintes processos: Desenvolvimento do conceito: necessidades e expectativas do cliente, declaradas ou implícitas, traduzidas em documento; Desenvolvimento e controle do escopo: documentar em termos mensuráveis as características do produto; Definição das atividades: estrutura analítica do empreendimento; Controle das atividades: controle da realização das atividades em relação ao planejamento, além da análise crítica e identificação de desvios e oportunidades de melhoria. C. Grupo de processos relacionados ao prazo, com os seguintes processos: Planejamento do seqüenciamento das atividades; Estimativa da duração; Desenvolvimento do cronograma; Controle do cronograma.

34 34 D. Grupo de processos relacionados ao custo, composto pelos seguintes processos: Estimativa do custo; Orçamento; Controle de custo. E. Grupo de processos relacionados à comunicação com os seguintes processos: Planejamento da comunicação; Gestão da informação: disponibilização das informações às partes interessadas; Controle da comunicação. F. Grupo de processos relacionados ao risco, composto pelos seguintes processos: Identificação do risco: aspectos negativos e positivos (oportunidades) Avaliação do risco; Tratamento do risco; Controle do risco. G. Grupo de processos relacionados à aquisição, contendo os seguintes processos: Planejamento e controle das aquisições; Documentação dos requisitos de aquisição; Avaliação de fornecedor; Contratação; Controle de contrato Medição, análise e melhoria (ABNT NBR ISO 10006:2006, Item 8) O grupo de processos relacionados à melhoria tem suas diretrizes definidas neste item e é composto pelos processos: Medição e análise: avaliação de atividades e processos individuais, auditoria, avaliação dos recursos, custos e prazos

35 35 utilizados em comparação ao planejamento, avaliações de produto, avaliações de fornecedor, alcance dos objetivos do empreendimento e satisfação do cliente e outras partes interessadas; Melhoria contínua: pela organização requerente e pela organização do empreendimento. A NBR ISO apresenta diretrizes de forma mais genérica do que o PMBOK. Como exemplo para comparação, segue o texto que trata do encerramento do contrato de aquisição: Antes do encerramento do contrato, convém verificar se estão cumpridas todas as condições contratuais e obtida a retroalimentação do desempenho do fornecedor para atualizar o registro de fornecedores aprovados. (NBR ISO 10006:2006, pág.31)

36 36 CAPÍTULO III GUIA PMBOK (2008) X NBR ISO 10006:2006 Tanto a questão principal como a hipótese desta monografia podem ser sintetizadas na situação fictícia abaixo: Uma organização, que tem sua gestão baseada na Série 9000 da NBR ISO, pretende, apoiada nessa cultura já instalada, implementar a gestão da qualidade em projetos segundo as diretrizes da NBR ISO Partindo do princípio de que o Guia PMBOK é reconhecido mundialmente como referência em gestão de projetos, quer, a organização, certificarse de que a NBR ISO está em conformidade com as boas práticas do PMBOK e que, consequentemente, esta opção possibilitará uma gestão eficaz de projetos. A primeira parte deste Capítulo vai relacionar a NBR ISO 10006, juntamente com o corpo conceitual da Série NBR ISO 9000, com o PMBOK. Para isso será utilizada uma ferramenta de Auditoria, a Lista de Verificação, onde o PMBOK será o critério de auditoria e as NBR ISO a documentação auditada. Na segunda parte será analisado o nível de aderência entre as duas normas Relacionando a NBR ISO 10006:2006 com o Guia PMBOK (2008) O Guia PMBOK é uma norma para a profissão de gerenciamento de projetos, que tem como essência ser um corpo de conhecimento de boas práticas em gestão de projetos fornecendo diretrizes para o gerenciamento de projetos. A NBR ISO 10006, por sua vez, apresenta diretrizes para gerenciamento da qualidade em empreendimentos e não tem a finalidade de certificação/registro.

37 37 Por definição, as duas normas apresentam diretrizes que permitem adequações à realidade de cada organização, de cada projeto e a cada produto do projeto. Enquanto o PMBOK divide o ciclo de vida do projeto em cinco (5) categorias representadas pelos grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento, a 10006, por sua vez, divide o ciclo de vida do empreendimento em quatro (4) fases concepção, desenvolvimento, realização e término sem no entanto, relacioná-las diretamente aos onze (11) grupos de processos, que são: direção (seção 5); recursos e pessoas (seção 6); interdependência, escopo, prazo, custo, comunicação, risco e aquisição (seção 7) e processos relacionados à melhoria (seção 8). Os grupos de processo da são tratados no PMBOK como áreas de conhecimento. O quadro abaixo, relaciona as áreas do conhecimento do PMBOK com os grupos de processo da 10006: PMBOK NBR ISO 10006:2006 Capítulo Área de Con hecimento Seção Grupo de Processo IV Integração 5, 6.1; 7.2 e 8 Direção, Recursos, Interdependências e Melhorias V Escopo 7.3 Escopo VI Tempo 7.4 e 6.1 Prazo e Recursos VII Custos 7.5 Custos VIII Qualidade (4) 5 e 8 (SGQ) Direç ão e Melhorias IX RH 5 e 6.2 Direção e Pessoas X Comunicação 7.6 Comunicação XI Riscos 7.7 Riscos XII Aquisições 7.8 Aquisições Quadro 2 Áreas de Conhecimento Guia PMBOK x Grupos de Processos 10006:2006 (Quadro elaborado pelo autor) A aderência entre as duas Normas é evidente, porém não elimina a necessidade de uma análise mais detalhada para que o problema desta monografia seja respondido. A proposta é relacionar as diretrizes da com os grupos de processos, as áreas de conhecimento e os processos do Guia PMBOK para verificar o nível de aderência entre as duas Normas.

38 38 Projeto. Cabe neste momento, a primeira verificação: Empreendimento x Empreendimento x Projeto A NBR ISO na sua versão anterior, 10006:2000, trazia em seu título a expressão projeto que foi substituída pela expressão empreendimento na revisão atual. Abaixo estão relacionadas as definições de projeto da versão anterior e de empreendimento da versão atual: Projeto Processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. (NBR ISO 10006:2000, pag.2) Empreendimento Processo único, que consiste em um conjunto de atividades coordenadas e controladas, com datas de início e conclusão, realizado para alcançar um objetivo em conformidade com requisitos especificados, incluindo as limitações de prazo, custo e recursos. (NBR ISO 10006:2006, pag.2) O Guia PMBOK define projeto como: Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos... Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado exclusivo... (PMBOK 2008, pag.11) Observa-se a sintonia entre os conceitos de projeto e empreendimento nas duas normas, o que autoriza a continuidade do trabalho de pesquisa. Nos próximos itens, os 42 processos do Guia PMBOK (2008) serão relacionados nas listas de verificação, juntamente com as áreas de conhecimento, estruturadas por grupo de processos e a cada processo será verificada a existência de correlação com os processos da NBR ISO 10006:2006.

39 NBR ISO x GUIA PMBOK INICIAÇÃO PMBOK NBR ISO GP AC PROCESSO Integração Desenvolver o Termo de Abertura Vide análise Iniciação Comunicação Identificar as partes interessadas Quadro 3: Lista Verificação NBR ISO x Guia PMBOK Iniciação (Quadro elaborado pelo autor). 2 A expressão Termo de Abertura não aparece explicitamente na 10006, porém elementos do Termo de Abertura elencados no PMBOK, como: propósito do projeto ou justificativa; objetivos mensuráveis do projeto e critérios de sucesso relacionados; requisitos de alto nível; descrição do projeto em alto nível; características do produto; resumo do cronograma de marcos; resumo do orçamento; requisitos para aprovação do projeto; gerente do projeto, responsabilidade, nível de autoridade designados, além dos nomes e responsabilidades das pessoas que autorizam o início do projeto, estão presentes na 10006, distribuídos nas Seções 5, 6, 7 e 8. Outra observação importante é de que a partir da 4ª Edição o PMBOK (2008, pag.286) passou a diferenciar claramente planos de gerenciamento do projeto de documentos do projeto, como por exemplo: Plano de Gerenciamento de Melhorias e Termo de Abertura. Na NBR ISO esta diferenciação não está clara e coloca no mesmo patamar os planos de gerenciamento, de qualidade etc. e a documentação. As definições, tratamentos e requisitos sobre documentação e registros constantes nas NBR ISO permitem este posicionamento sem causar prejuízo ao controle e a melhoria dos processos de gerenciamento e da qualidade. Este grupo de processo do PMBOK, iniciação, corresponde à fase concepção da NBR ISO Legenda: GP(Grupo de Processo); AC (Área de Conhecimento)

40 NBR ISO x GUIA PMBOK PLANEJAMENTO PMBOK GP AC PROCESSO Integração Desenvolver o Plano de Gerenciamento do projeto NBR ISO Coletar os requisitos Escopo Definir o escopo Criar a EAP Definir as atividades Seqüenciar as atividades Tempo Estimar os recursos das atividades Estimar as durações das atividades Desenvolver o cronograma Planejamento Estimar os custos Custos Determinar o orçamento Qualidade Planejar a Qualidade Vide análise RH Desenvolver o plano de RH Comunicação Planejar as comunicações Planejar o gerenciamento de riscos Identificar os riscos Riscos Realizar a análise qualitativa de Realizar a análise riscos quantitativa de Planejar respostas riscos a riscos Aquisições Planejar as aquisições ; e Quadro 4: Lista Verificação NBR ISO x Guia PMBOK Planejamento (Quadro elaborado pelo autor). 3 Por tratar-se de planejamento, primeira etapa do ciclo PDCA, base de toda ISO, com exceção dos processos de gerenciamento da qualidade, os demais processos foram identificados sem grandes dificuldades, cabendo, porém, algumas observações. Os conceitos presentes nas duas normas são compatíveis, mas os processos na não estão dispostos em uma relação de interdependência como no PMBOK, que demonstra graficamente esta relação, facilitando a compreensão. Em relação aos processos de gerenciamento da qualidade, a série ISO 9000, juntamente com a NBR ISO 10006, apresentam um conjunto de processos abrangentes que englobam o planejamento, o estabelecimento, a implantação e a manutenção de um SGQ. 3 Legenda: GP(Grupo de Processo); AC (Área de Conhecimento)

Gerenciamento de projetos (Project Management).

Gerenciamento de projetos (Project Management). Gerenciamento de projetos (Project Management). A gestão de projetos é uma das áreas fundamentais de qualquer departamento de sistemas de informação, estando hoje em dia amplamente difundido dentro das

Leia mais

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares Gerenciamento de Integração Prof. Anderson Valadares 1. Conceito A área de conhecimento em gerenciamento de integração do projeto inclui processos e as atividades necessárias para identificar, definir,

Leia mais

Gerenciamento da Comunicação 1

Gerenciamento da Comunicação 1 O que é um projeto? Gestão Projetos TI (PMBOK) Prof. Raquel Silveira Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo criar um produto ou serviço único. Esse empreendimento tem metas estabelecidas

Leia mais

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados.

Prof. Cleber Ricardo Paiva. Sistemas de Gestão Integrados Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. Sistemas de Gestão Integrados. 1 Sistemas de Gestão Integrados Gestão da Qualidade Pós graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial Ribeirão Preto E-mail: crpaiva@faap.br CONTEÚDO Motivações Fundamentos de Gestão da Qualidade Evolução

Leia mais

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário

ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental. Sumário Sumário Processo de Normalização Histórico da Revisão Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001: 2015 - Principais Alterações - Como se preparar para as mudanças? Whitepaper Processo de Normalização Processo

Leia mais

Qualidade de Software Normatização

Qualidade de Software Normatização Qualidade de Software Normatização Norma ISO/IEC 12207 processo do ciclo de vida de software Norma criada em 1995 com o objetivo de fornecer uma estrutura comum para adquirente, fornecedor, desenvolvedor,

Leia mais

ABNT NBR 16001:2012 Sistema de gestão em responsabilidade social

ABNT NBR 16001:2012 Sistema de gestão em responsabilidade social ABNT NBR 16001:2012 Sistema de gestão em responsabilidade social III Seminário sobre o Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social José Salvador da Silva Filho Curso de Auditor Líder

Leia mais

Trata-se do processo de gestão, organização e orientação da equipe do projeto;

Trata-se do processo de gestão, organização e orientação da equipe do projeto; Aula 19 1 2 Trata-se do processo de gestão, organização e orientação da equipe do projeto; A equipe do projeto refere-se às pessoas com papéis e responsabilidades para completar o projeto; É importante

Leia mais

5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do

5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do 5. PROCEDIMENTOS 5.1 Processo de Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares O processo de avaliação e visita deve ser orientado pela aplicação do Manual Brasileiro de Acreditação das

Leia mais

Estrutura de gerenciamento do risco operacional

Estrutura de gerenciamento do risco operacional Estrutura de gerenciamento do risco operacional 1. Sistema Sicoob A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: 2. Principais competências dos

Leia mais

Gerenciamento da Comunicação 1

Gerenciamento da Comunicação 1 O que é um projeto? Gestão Projetos TI (PMBOK) Prof. Paulo Alberto Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo criar um produto ou serviço único. Esse empreendimento tem metas estabelecidas

Leia mais

NBR ISO9001 versão 2008 Conheça as mudanças propostas. Breve Histórico. Dificuldades enfrentadas com a ISO 9001:1994:

NBR ISO9001 versão 2008 Conheça as mudanças propostas. Breve Histórico. Dificuldades enfrentadas com a ISO 9001:1994: As mudan udanças da NBR ISO9001 / 2008 Referenciado em: 1 Breve Histórico Dificuldades enfrentadas com a ISO 9001:1994: Sistema de Garantia da Qualidade; Visão departamentalizada e a abordagem por requisito

Leia mais

Regulamento paraa Certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional

Regulamento paraa Certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional Regulamento paraa Certificação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional Em vigor a partir de 01 de abril 2012 RINA Via Corsica, 12 16128 Genova - Itália Tel. +39 01053851 Fax: +39 0105351000

Leia mais

Um Projeto de Sucesso!

Um Projeto de Sucesso! Um Projeto de Sucesso! IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação Profs. João A. Fabro e Heitor S. Lopes.-Slide 1/46 O que é um Projeto de Sucesso? IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

e ao Introdução ao BPM Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira Slide XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas

e ao Introdução ao BPM Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira Slide XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas Introdução ao BPM e ao Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira 1. Conceitos básicos 1.1. Processos É um fluxo coordenado e padronizado de atividades executadas por pessoas ou máquinas, as quais podem

Leia mais

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento das Comunicações em Projetos Parte 09 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

RESUMO DE MUDANÇAS ENTRE ISO 9001:2008 & ISO 9001:2015. A Norma agora possui texto e terminologia comum usada em várias normas de sistemas de gestão.

RESUMO DE MUDANÇAS ENTRE ISO 9001:2008 & ISO 9001:2015. A Norma agora possui texto e terminologia comum usada em várias normas de sistemas de gestão. RESUMO DE MUDANÇAS ENTRE ISO 9001:2008 & ISO 9001:2015 A Norma agora possui texto e terminologia comum usada em várias normas de sistemas de gestão. O produto agora passa a ser bens e serviços Remoção

Leia mais

Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos

Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROJETOS Mauro Lúcio Batista Cazarotti Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro é: Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos

Leia mais

O conteúdo do exame PMP muda em 12/Jan/2016 por Mauro Sotille, PMP

O conteúdo do exame PMP muda em 12/Jan/2016 por Mauro Sotille, PMP O conteúdo do exame PMP muda em 12/Jan/2016 por Mauro Sotille, PMP O PMI divulgou uma nova versão da Delineação do Conteúdo do Exame PMP (Project Management Professional (PMP) Examination Content Outline

Leia mais

Gerenciamento de Informática 5ºSemestre

Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Plano de Ensino Prof. Gladimir Ceroni Catarino gladimir@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Caracterização

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Ciclo de vida e organização do projeto

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Ciclo de vida e organização do projeto Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Ciclo de vida e organização do projeto Áreas de especialização Ciclo de vida e organização do projeto Os projetos e o gerenciamento de projetos são executados

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: II Legislação ambiental Primeira Fase: Oficinas Oficina 01 Sobre a Política e sobre o Planejamento: Conceitos da Gestão Ambiental Legislação ambiental Política Ambiental definição e desdobramentos

Leia mais

7.1 Estimativa de custos

7.1 Estimativa de custos .1 Estimativa de custos A estimativa de custos da atividade do cronograma envolve o desenvolvimento de uma aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar cada atividade do cronograma. Na

Leia mais

APOSTILHA AULA 4 O CICLO DE VIDA DO PROJETO

APOSTILHA AULA 4 O CICLO DE VIDA DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO UFERSA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS DCAT CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS PROFESSOR: KLÉBER BARROS APOSTILHA

Leia mais

PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO DE PROJETOS

PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO DE PROJETOS PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO DE PROJETOS Nestor Nogueira de Albuquerque, MsC. Gestão e Desenvolvimento Regional V Encontro de Pós-GraduaP Graduação UNITAU 2005 Necessidade de um processo de Gestão de Projetos

Leia mais

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas PIPELINE DE LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Título do Slide Máximo de 2 linhas PIPELINE DE LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Título do Slide PIPELINE DE LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Aguinaldo Aragon Fernandes, Dsc, CGEIT, 16/09/2013 Título Agenda do Slide O que é o pipeline de liderança? Bases do programa de capacitação

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional O desenvolvimento Organizacional nasceu na década de 1960 devido as mudanças no mundo das organizações e em função das estruturas convencionais serem inadequadas a essas

Leia mais

Gabinete do Procurador-Geral da República. 3 Procedimento de Sistema de Auditoria Interna

Gabinete do Procurador-Geral da República. 3 Procedimento de Sistema de Auditoria Interna 3 Procedimento de Sistema de Auditoria Interna Este procedimento tem como objetivo estabelecer diretrizes para a preparação e a realização de auditoria interna, a fim de garantir que o Sistema de Gestão

Leia mais

Interpretações de Qualidade de Software. Interpretações de Qualidade de Software. Aspectos Importantes das Definições de Qualidade

Interpretações de Qualidade de Software. Interpretações de Qualidade de Software. Aspectos Importantes das Definições de Qualidade terpretações de de é um termo que pode ter diferentes interpretações e para se estudar a qualidade de software de maneira efetiva é necessário, inicialmente, obter um consenso em relação à definição de

Leia mais

Preparação para a Certificação de Engenheiro da Qualidade 1

Preparação para a Certificação de Engenheiro da Qualidade 1 Preparação para a Certificação de Engenheiro da Qualidade 1 OBJETIVOS DO CURSO Apresentar aos participantes os conteúdos do Corpo de Conhecimento necessários à certificação, possibilitando que aprimorem

Leia mais

Ementa do Curso Gerenciamento de Obras Roberto Rafael Guidugli Filho 1. Introdução 2. O Gerenciamento versus Fiscalização de Obras Públicas

Ementa do Curso Gerenciamento de Obras Roberto Rafael Guidugli Filho 1. Introdução 2. O Gerenciamento versus Fiscalização de Obras Públicas Ementa do Curso Gerenciamento de Obras Roberto Rafael Guidugli Filho Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto Especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral Mestre em Engenharia

Leia mais

A Importância da Comunicação no Gerenciamento do Projeto

A Importância da Comunicação no Gerenciamento do Projeto INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - IETEC MBA EM ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS T16 Outubro de 2013 A Importância da Comunicação no Gerenciamento do Projeto Walyd Gonçalves Abdul Samad Analista de Sistemas

Leia mais

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - EAP

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - EAP ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - EAP Aula 1 UNIP 2014.1 Prof. Clesio Landini Jr. 1 Aula 1 - Apresentação Professor Plano de ensino Referências bibliográficas Material para download Avaliação / Frequência

Leia mais

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação

AUDITORIA INTERNA Secretaria de Educação 1. Objetivo Esta norma estabelece o procedimento, requisitos básicos e a metodologia a ser obedecida para o planejamento, a execução e o registro de auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

DOCUMENTANDO O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (NBR ISO 9001:2008) Treinamento realizado 25 e 26 de maio/2010

DOCUMENTANDO O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (NBR ISO 9001:2008) Treinamento realizado 25 e 26 de maio/2010 DOCUMENTANDO O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (NBR ISO 9001:2008) Treinamento realizado 25 e 26 de maio/2010 Objetivos do Curso Entender os requisitos de documentação da NBR ISO 9001:2008 Entender os itens

Leia mais

Monitorização e Controle de Projeto

Monitorização e Controle de Projeto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Monitorização e Controle de Projeto Ricardo Pereira e Silva, D.Sc. www.inf.ufsc.br/ricardo Disponível em www.inf.ufsc.br/~ricardo/download/projetonpd Treinamento

Leia mais

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas Qualidade de Produto Maria Cláudia F.P. Emer Introdução z Qualidade diretamente ligada ao produto final z Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção z Software

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

Gerenciamento de Riscos em Projetos

Gerenciamento de Riscos em Projetos Gerenciamento de Riscos em Projetos Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 3 27/05/14 1 Gerenciamento de Riscos em Projetos - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Conteúdo Programático Aula 3 27/05/14 do

Leia mais

Certificação da Qualidade e da Inovação. Ana Oliveira Preto

Certificação da Qualidade e da Inovação. Ana Oliveira Preto Certificação da Qualidade e da Inovação Ana Oliveira Preto Tópicos Breve apresentação da APCER A norma ISO 9001 A norma NP 4457 Certificação Apresentação APCER A APCER posiciona-se como parceiro global

Leia mais

3 ASPECTOS AMBIENTAIS Não se aplica Elaboração Revisão Aprovação Histórico da Alteração

3 ASPECTOS AMBIENTAIS Não se aplica Elaboração Revisão Aprovação Histórico da Alteração Pág: 1/9 1 OBJETIVO Esta instrução tem como objetivo avaliar fornecedores de materiais de processo, e estabelecer os requisitos mínimos para o fornecimento de produtos, serviços e determinar, através de

Leia mais

(baseado nas sugestões do IATF)

(baseado nas sugestões do IATF) Polvo e Tartarugas Método de mapeamento de processos (identificação e determinação da seqüência e interação dos processos) (baseado nas sugestões do IATF) Princípios de Gestão da Qualidade Um dos oito

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Perfil das funções dos escritórios de projetos em empresas desenvolvedoras de novos produtos Sanderson César M. Barbalho Setembro,

Leia mais

SUMÁRIO DE REVISÕES. Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS. 0 21/01/2014 Emissão Original

SUMÁRIO DE REVISÕES. Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS. 0 21/01/2014 Emissão Original PGSGA/09 Auditorias Internas e Externas Página 1 de 10 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 0 21/01/2014 Emissão Original 01 20/02/2014 Alteração no item 6 e 7 Elaborado por: Verificado

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO N.º 563 (4 DE AGOSTO DE 2014)

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO N.º 563 (4 DE AGOSTO DE 2014) TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO N.º 563 (4 DE AGOSTO DE 2014) Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos e cria a Rede de Gestão de Riscos da Justiça Eleitoral do Ceará. O TRIBUNAL REGIONAL

Leia mais

Base para uma gestão eficaz

Base para uma gestão eficaz e de Portfolio Base para uma gestão eficaz Roteiro: Gerenciamento de Projetos: Gerenciamento de Projetos: Metodologia Gerenciamento de Projetos e a Estratégia Organizacional Gerenciamento de Projetos e

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI EAD Ensino à Distância do TCE-MT para a Gestão Pública CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI Ministro-Substituto Augusto Sherman Agenda 1. Relevância das contratações de TI para a APF 2. Antigo Modelo de Contratação

Leia mais

Novos critérios para a recertificação de inspetor de pintura industrial, com base na norma ABNT NBR 15218:2014

Novos critérios para a recertificação de inspetor de pintura industrial, com base na norma ABNT NBR 15218:2014 Novos critérios para a recertificação de inspetor de pintura industrial, com base na norma ABNT NBR 15218:2014 Autor: Ednilton Alves Pereira (Associação Brasileira de Corrosão - ABRACO) Dez/2014 Introdução

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) Procedimento CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS PR.01 Página 1 de 3 14001: 4.4.5, 4.5.4 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para o processo de elaboração,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO)

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS. TURMA 2015/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROGRAMA: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POR COMPÊTENCIAS TURMA 15/1 (Segunda e Quarta - Unidade CENTRO) COORDENADOR: Prof. Carmen Rizzotto Disciplina CH EMENTA Data Professor

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial em Gestão de Projetos Instituto Brasileiro do Algodão - IBA

Programa de Desenvolvimento Gerencial em Gestão de Projetos Instituto Brasileiro do Algodão - IBA Programa de Desenvolvimento Gerencial em Gestão de Projetos Instituto Brasileiro do Algodão - IBA Proposta Ibmec Programa de Desenvolvimento Gerencial em Gestão de Projetos Módulo Planejamento e Gerenciamento

Leia mais

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR Francisco Tavares Contexto Fonte: relatório de Sustentabilidade 2015 Execução

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Agenda. O que é Testar? Por que testar? Quando testar? Processo de teste Níveis de teste Tipos de teste Classificação dos testes.

Agenda. O que é Testar? Por que testar? Quando testar? Processo de teste Níveis de teste Tipos de teste Classificação dos testes. Agenda O que é Testar? Conceitos Por que testar? Quando testar? Custo do defeito Processo de teste Níveis de teste Tipos de teste Classificação dos testes Entendendo o que é TESTAR Testar é analisar um

Leia mais

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES 1. Que atributo está associado a um processo já estabelecido? a. Definição do Processo b. Medida do Processo c. Otimização do Processo d. Gerenciamento de Desempenho 2. Que

Leia mais

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES A estabilidade de produtos saneantes depende de fatores ambientais como temperatura, umidade e luz, e de outros inerentes ao produto

Leia mais

Gestão de Processos: Ciclo PDCA. Profa. Reane Franco Goulart

Gestão de Processos: Ciclo PDCA. Profa. Reane Franco Goulart Gestão de Processos: Ciclo PDCA Profa. Reane Franco Goulart O que é PDCA? É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. É também chamado de Roda de Deming

Leia mais

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL ÚLTIMA REVISÃO Abril 2013 APROVAÇÃO Conselho de Administração Gestão de Risco Operacional Pág. 1 de 8 ÍNDICE

Leia mais

Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV

Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV por José Luis S Messias, em qualidadebrasil.com.br Introdução Em prosseguimento aos artigos escritos sobre PDCA, escrevo hoje sobre a terceira fase da etapa

Leia mais

Apoio aos profissionais brasileiros da qualidade para melhorar e aumentar eficiência e produtividade. Maximização dos esforços de melhoria contínua.

Apoio aos profissionais brasileiros da qualidade para melhorar e aumentar eficiência e produtividade. Maximização dos esforços de melhoria contínua. Apoio aos profissionais brasileiros da qualidade para melhorar e aumentar eficiência e produtividade. Maximização dos esforços de melhoria contínua. Baseado em Corpo de Conhecimentos específicos mundialmente

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO Certificações O MPF passa por um processo de certificação de qualidade em suas várias instâncias. A certificação pode ser: Por exemplo, Certificação

Leia mais

O que é? Prof. Ms. Ricardo J Marques

O que é? Prof. Ms. Ricardo J Marques 1 O que é? O CobiT auxilia as organizações a ter uma Governança de TI mais controlada. Pode dizer-se que se posiciona a um nível superior ao da Gestão de Serviços de TI (ITIL) e da própria norma de Serviços

Leia mais

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015

ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 ANEXO I FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EM CONSONÂNCIA AO EDITAL Nº 01/2015 NOME DO PROJETO: ORGANIZAÇÃO PROPONENTE: DATA : / / ÍNDICE DO PROJETO ASSUNTO PÁG. I - CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO - TÍTULO

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina FEUP MIEIG & MIEM Ano letivo 2013/14 Disciplina: Gestão da Qualidade Total Apresentação da disciplina (v1 em 2 de setembro) José A. Faria, jfaria@fe.up.pt Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,

Leia mais

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS.

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS. INTRODUÇÃO O processo de engenharia de software define quem faz o quê, quando e como para atingir um determinado objetivo. Neste trabalho, iremos dissertar sobre o Rational Unified Process, ou RUP, que

Leia mais

Governança de Processos no Serpro. Palestrante: Adinilson Martins

Governança de Processos no Serpro. Palestrante: Adinilson Martins Governança de Processos no Serpro Palestrante: Adinilson Martins Planejamento Estratégico Ciclo 2009-2010 Tornar claros os principais processos organizacionais identificando todas as conexões interáreas

Leia mais

Aula 00. Administração Geral Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Marcelo Camacho

Aula 00. Administração Geral Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Marcelo Camacho Aula 00 Noções de Gestão Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com vocês o conteúdo

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL Melhoria contínua

PROCEDIMENTO GERAL Melhoria contínua Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável em toda a estrutura funcional da ESEP. II OBJETIVOS Definir a metodologia, as responsabilidades e a documentação necessárias à implementação do controlo de não conformidades

Leia mais

PMCQ Programa* de Melhoria Contínua da Qualidade do IFSP campus Salto

PMCQ Programa* de Melhoria Contínua da Qualidade do IFSP campus Salto PMCQ Programa* de Melhoria Contínua da Qualidade do IFSP campus Salto *Grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios estratégicos e controle que não estariam

Leia mais

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Manual do Processo de Planejamento da UFSC 2010 Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Apresentação Este documento descreve o processo de planejamento que vem sendo implantado na Universidade Federal

Leia mais

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS)

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS) SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE FAMÍLIA NBR ISO 9000 INDEXAÇÃO TEMÁTICA Abordagem de processo [VT: Princípios de Gestão da Qualidade] 0.2 / 2.4 0.2 / 4.3 0.2 Abordagem de sistemas de gestão da qualidade

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

Gerência de Projetos. Elias Ferreira

Gerência de Projetos. Elias Ferreira Gerência de Projetos Elias Ferreira História Surgiu na década de 50, Pentagono, EUA Frederick Winslow Henry Gantt Objetivo: gerenciar pesquisa e desenvolvimento do míssil do submarino Polaris A Gerência

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Referências: CHIAVENATO

Leia mais

Normas NR: NA 3 Pág: 1/1 Técnicas Data de Emissão: 05/11/2001 NORMAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO Revisão nº: 01

Normas NR: NA 3 Pág: 1/1 Técnicas Data de Emissão: 05/11/2001 NORMAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO Revisão nº: 01 Normas NR: NA 3 Pág: 1/1 AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA 1. Objetivo Sistematizar a metodologia de avaliação das Organizações Prestadoras de Serviços de Hemoterapia. Esta

Leia mais

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente.

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 008/ DGRH/SEA Orienta os procedimentos relativos a elaboração dos Planos de Capacitação no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional mencionados no Decreto 3.917,

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos com BABOK. Marcelo Marchi Sergio Fernandes

Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos com BABOK. Marcelo Marchi Sergio Fernandes Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos com BABOK Marcelo Marchi Sergio Fernandes Agenda Gestão Estratégica de Projetos BABOK 2.0 Gestão Estratégica de Projetos com BABOK Na prática Se eu tivesse 100

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

IV Encontro Pedagógico do IFAM

IV Encontro Pedagógico do IFAM IV Encontro Pedagógico do IFAM Mesa temática III: Órgãos Reguladores e Processos de Auditoria na EPT Palestrante: Samara Santos dos Santos Responsável pela Auditoria Interna do IFAM Manaus, 01 de junho

Leia mais

MPS.BR. rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoaraujo@gmail.com 1

MPS.BR. rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoaraujo@gmail.com 1 MPS.BR rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoaraujo@gmail.com 1 Prefácio O objetivo do programa é a Melhoria de Processo do Software Brasileiro Duas metas a alcançar a médio e longo

Leia mais

GESTAO DA QUALIDADE NA ADMINISTRAÇAO PUBLICA

GESTAO DA QUALIDADE NA ADMINISTRAÇAO PUBLICA Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz - GESTAO DA QUALIDADE NA -, ADMINISTRAÇAO PUBLICA Histórico, PBQP, Conceitos, Indicadores, Estratégia, Implantação e Auditoria SÁOPAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 SUMÁRIO

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Modelo de Excelência em Gestão Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Conceitos Fundamentais Os Fundamentos da Excelência em Gestão expressam conceitos que

Leia mais

Manutenção total aplicada em ferramentarias

Manutenção total aplicada em ferramentarias Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria

Leia mais

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial

PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial A University of Southern California Divisão de Ciência Ocupacional e Terapia Ocupacional, juntamente com a Western Psychological Services

Leia mais

APLICAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA NO SETOR HOTELEIRO DO MUNICÍPIO DE MAUÉS-AM UM ESTUDO DAS NECESSIDADES NA SITUAÇÃO-ALVO

APLICAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA NO SETOR HOTELEIRO DO MUNICÍPIO DE MAUÉS-AM UM ESTUDO DAS NECESSIDADES NA SITUAÇÃO-ALVO APLICAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA NO SETOR HOTELEIRO DO MUNICÍPIO DE MAUÉS-AM UM ESTUDO DAS NECESSIDADES NA SITUAÇÃO-ALVO RESUMO Denilma Ferreira Ferreira 1 Yna Honda de Sousa 2 Apresentar os diferentes modos

Leia mais

Os Desafios das Organizações

Os Desafios das Organizações Excelência em Gestão ao alcance de todos CAMINHO PARA A QUALIDADE E COTITIVIDADE Os Desafios das Organizações Novas exigências dos mercados consumidores, Demandas da sociedade, Globalização, Aumento da

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), os trabalhos de auditoria realizados pelas unidades de auditoria interna e o Relatório Anual

Leia mais

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade I Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Compreender o que são e quem são os clientes. Porque os clientes são vistos como início e

Leia mais

A Função de Compliance na Banca Comercial

A Função de Compliance na Banca Comercial A Função de Compliance na Banca Comercial Objetivos Gerais: Este curso é dirigido a todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimentos de Compliance na Banca Comercial Objetivos Específicos: No

Leia mais

PLANEJAMENTO & GESTÃO. Pensando estrategicamente...

PLANEJAMENTO & GESTÃO. Pensando estrategicamente... PLANEJAMENTO & GESTÃO Pensando estrategicamente... Situações capazes de provocar mudanças crises e incertezas; novas oportunidades; novas diretrizes internas ou externas. Pensar e Agir Estrategicamente

Leia mais