Embraer outorga à Colômbia a primeira certificação para

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Embraer outorga à Colômbia a primeira certificação para"

Transcrição

1 Embraer outorga à Colômbia a primeira certificação para modernizar os Tucano Embraer outorga à Colômbia a primeira certificação para modernizar os T-27 Tucano, serviço que a CIAC oferecerá para outras forças aéreas na América Latina. A Corporação da Indústria Aeronáutica da Colômbia (CIAC), receberá nos próximos meses a primeira certificação da fabricante brasileira Embraer para modernizar os T-27 Tucano, cuja frota supera na força aérea do país as horas de vôo e cujo serviço prolongará sua vida útil por mais 15 anos. A CIAC realizará, inicialmente, a atualização das 14 aeronaves compradas pela Colômbia na Embraer, em 1992, por US$ 40 milhões. O processo, que dura quatro meses em cada uma das aeronaves, consiste na mudança de aviônicos, na implementação de telas nas cabines e na transformação das asas, explicou para Colombia.inn, agência operada pela EFE, o Coronel Campo Elias Ruales Morillo, assessor de manutenção da CIAC. Segundo explica Ruales, quando se repararem as duas primeiras aeronaves, a CIAC irá receber uma certificação que a credita como a única empresa que pode fazer a modernização dos Tucanos, com exceção dos pertencentes à Força Aérea Brasileira. A certificação ampliará, desta maneira, o mercado para a indústria da aviação colombiana, tendo em conta a existência de 700 Tucanos em operação e cada deles possui um custo aproximado de sete milhões de dólares em sua estrutura básica. Ruales Morillo, que destacou que quando os aviões de outros países exigirem modernização terão de recorrer à nós, e detalhou que o CIAC investiu US$ 19 milhões em kits de aviônicos, planos, capacitação de pessoal, uma assessoria de

2 seis meses e infra-estrutura. O assessor de manutenção da CIAC afirma que a partir de janeiro de 2014 ja será capaz de prestar o serviço para outras nações. Em 2011, foi assinado um contrato entre a Embraer e a CIAC para repotencialização no Brasil da primeira aeronave por técnicos e engenheiros dos dois países. Esta aeronave, que chegará na Colômbia em outubro, vai abrir caminho para a renovação das restantes 13 aeronaves alocadas à Base Aérea Justino Mariño Cuesto, na localidade colombiana de Madrid, situada a 33 km do aeroporto de Bogotá e convertida em um centro de pesquisa e inovação da indústria militar nacional, segundo a agência Colombia.inn. Segue um vídeo mostrando mais detalhes sobre o programa. FONTE: Defensa.com Primeiros contratos para o Navio de Combate Global Type 26 (com vídeo)

3 Estamos concedendo quatro contratos para o projeto dos Navios de Combate Global Type 26, demonstrando a dinâmica da construção por trás do programa para entregar a próxima geração de navios de guerra da Marinha Real do Reino Unido. Os acordos de desenvolvimento de design com a Rolls- Royce, MTU, David Brown Gear Systems e Rohde & Schwarz cobrem propulsão e equipamentos de comunicação para o projeto do navio. Geoff Searle, Diretor do Programa do Navio de Combate Global Type 26 na BAE Systems, disse: Confirmando os nossos primeiros parceiros de projeto projeto para grandes equipamentos é um grande passo à frente e reflete a maturidade que alcançamos no projeto do navio. Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Defesa e os nossos fornecedores, trazendo conhecimentos de toda a indústria e agora estamos na fase de desenvolvimento de projeto detalhado de sistemas e equipamentos que irão para os navios. Usar produtos de qualidade e tecnologia comprovada, garante que estamos entregando o mais alto nível de serviço e capacidade, dando confiança para a Marinha Real e potenciais clientes no mercado global.

4 Os navios de combate global Type 26 do Reino Unido vão empregar um sistema de propulsão combinado diesel elétrico ou a gás. Isso permitirá que os navios atinjam altas velocidades, ao mesmo tempo, fornecendo uma economia para os sistemas de bordo e permitirá que os navios operem tranquilamente na sua velocidade de cruzeiro. A Rolls- Royce foi escolhida como parceira de design para as turbinas a gás, enquanto a David Brown engrenagem Systems Ltd irá desenvolver a caixa de engrenagem e MTU, e os grupos geradores a diesel. A Rohde & Schwarz foi selecionada para projetar o sistema de comunicações integrado para os navios. A fase de avaliação do programa de Tipo 26 começou em março de 2010, com uma equipe conjunta de 550 engenheiros da BAE Systems, Ministério da Defesa e da indústria em geral que trabalham em Bristol, Portsmouth e Glasgow para desenvolver a especificação detalhada para os navios. O Ministério da Defesa espera fazer sua decisão Principal de Investimento em meados da década, com a produção prevista para começar em 2016 e o primeiro Type 26 entrando em serviço o mais breve possível depois de O planejamento atual é para uma classe de 13 guerra anti-submarino e emprego geral para substituir a as fragatas Type 23 da Marinha Real do Reino Unido 23 com avançados, navios de guerra modernos e flexíveis.

5 O Navio de Combate Global será um navio de guerra multi-missão capaz de realizar uma ampla gama de missões que vão de conflitos de alta intensidade a assistência humanitária, ou operando de forma independente ou como parte de um grupo de batalha. Projetado com um casco acusticamente silencioso, ele vai ser comum às variantes de guerra anti-submarino, defesa aérea e as de emprego geral. O Navio de Combate Global tirará o máximo proveito do design modular e arquitetura de sistemas abertos, garantindo assim fácil atualização, com novas tecnologias desenvolvidas, além de poder acomodar sub-sistemas e equipamentos para as necessidades individuais de cada cliente. A BAE Systems, revelou também as mais recente de imagens do navio, o que mostra a maturidade do projeto e fornece uma visão de como será o Navio de Combate Global.

6 FONTE: BAE Systems TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval Grande evento para a apresentação do Submarino Nuclear HMS 'Artful' (com vídeo)

7 O último submarino do estado da arte da classe Astute foi revelado hoje, durante uma cerimônia em Barrow-in-Furness. O submarino de ataque HMS Artful que desloca toneladas, e 97 metros de comprimento foi oficialmente nomeado na frente de milhares de pessoas em um evento para marcar o fim do seu processo de construção. A cerimônia foi realizada por Amanda Lady Zambellas, esposa do First Sea Lord da Royal Navy, o almirante Sir George Zambellas, dentro do gigante galpão de construção de submarinos da BAE Systems Devonshire. John Hudson, diretor da BAE Systems Maritime Submarinos, disse: O design e a construção de um submarino movido a energia nuclear é tão desafiador quanto complexo, por isso hoje o programa do HMS Arful representa um marco significativo. É preciso muita habilidade e inovação para oferecer submarinos tão sofisticados como o HMS Artful e isso não teria sido possível sem a valiosa contribuição de nossos funcionários e os esforços de colaboração de toda a empresa.

8 Com esta cerimônia o HMS Artful está a um passo mais perto de se juntar irmãos HMS Astute e HMS Ambush da frota da Royal Navy, equipando a esquadra com uma classe de embarcações altamente capazes. Após a cerimônia, o HMS Artful permanecerá no DDH para completar uma série de atividades de comissionamento, antes de ser lançado no início de 2014 para mais testes e comissionamento. Mr Hudson acrescentou: Pela primeira vez nós tomamos a decisão de separar a cerimônia de batismo e lançamento. É crucial que nós completemos o máximo possível de trabalho dentro do DDH antes de colocar o HMS Artful na água, e isso nos permite fazer exatamente isso. Nós projetamos e construímos submarinos em Barrow há mais de 100 anos e durante esse tempo temos nos esforçado para melhorar continuamente. Este é um exemplo aonde levamos em conta as lições aprendidas a partir da construção de submarinos anteriores, cujo resultado será o submarino mais completo a ser lançado a partir de nosso estaleiro. A BAE Systems é a contratante principal para o programa de

9 submarinos HMS Astute, que tem como objetivo projetar e construir sete submarinos de ataque de propulsão nuclear para a Marinha Real do Reino Unido. Ela também é a líder para o design de um substituto para os submarinos da classe Vanguard, empregando mais de funcionários qualificados em toda o sua divisão Marítima de Submarinos. As três principais contratantes do Ministério da Defesa no projeto de submarinos são a BAE Systems, Rolls Royce e Babcock, enquanto milhares de outras pequenas e médias empresas compõem a cadeia de abastecimento. Em 2012, sozinha, a BAE Systems Maritime Submarinos gastou mais de R $ 375 milhões, com mais de fornecedores. FONTE: BAe Systems TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval Airbus entrega primeiro A400M, um avião militar de última geração A empresa Airbus entregou nesta segunda-feira a França o primeiro A400M, um avião de transporte militar de última geração, que espera ter êxito no mercado mundial. É, acredito, uma pequena proeza tecnológica, disse o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, que estava presente na cerimônia de entrega nesta segunda-feira em

10 Sevilha, onde a aeronave foi montada. A França pretende comprar 15 aeronaves imediatamente e 50 no total, segundo o ministro, que retornará ao país a bordo do A400M. Dez anos foram necessários para que o avião, fruto da colaboração da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo e Turquia, ficasse pronto, após vários atrasos e custos adicionais. O A400M tem quatro turbopropulsores, pode transportar até 37 toneladas a quilômetros e pousar em terrenos não preparados, como os arenosos, levando blindados ou helicópteros. O A400M terá como principal competidor no mercado o americano C-130 Hércules da Lockheed Martin, com uma capacidade de 20 toneladas e concebido há mais de 50 anos. FONTE: em.com.br Vídeo: Aprenda a voar um SR-71 Blackbird

11 No vídeo a seguir daremos um passeio em ambos cockpits (piloto e operador de sistemas de reconhecimento) de um simulador do SR-71 Blackbird no Frontiers of Flight Museum em Love Field, em Dallas, Texas. O que torna o documentário quase único é o guia: Richard Graham, ex-piloto Blackbird. O simulador foi usado para treinar todos os 86 pilotos e navegadores que voaram a frota de SR-71 e tem o mesmo layout do cockpit dos aviões operacionais reais. Você vai descobrir como o laser do PVD (Dispositivo visual periférico) ajudaram os pilotos a manter a orientação durante vôos noturnos, quando uma linha vermelha pintava outro horizonte dentro do cockpit. E, você vai aprender que o cockpit traseiro tinha apenas instrumentos de navegação e sem controles de vôo, o que significa que no caso do piloto no assento da frente ter um ataque cardíaco, o RSO só poderia pilotar o avião em direção a um espaço aéreo seguro, esperar até o fim do combustível e depois ejetar. Por outro lado, se o navegador tivesse um ataque cardíaco, o piloto ainda poderia controlar o avião, mas sem nenhuma noção de navegação e esta é a razão pela qual os dois membros da tripulação tinham uma

12 dupla responsabilidade de serem saudáveis e em perfeita forma, para a sua própria vida e o do sua companheiro. Além disso veremos como o sol ajudava e atrapalhava as tripulações, o uso do periscópio de vôo, complicações do vôo noturno, como o sistema de ignição do seu combustível único funcionava e muito mais curiosidades. FONTE: The Aviotionist / Youtube TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval Vídeo - CB 90H mostrando seu potencial na região amazônica Excelente vídeo realizado em 2004 quando o DockstavarvetAB realizou testes da lancha de combate CB 90H na região amazônica, demonstrando as qualidades de seu produto. Neste vídeo podemos ver o CB 90H comandado por soldados do Exército brasileiro, transportando tropa e realizando disparos controlados internamente por um soldado.

AW159 Lynx Wildcat da Royal Navy embarca para testes no mar

AW159 Lynx Wildcat da Royal Navy embarca para testes no mar AW159 Lynx Wildcat da Royal Navy embarca para testes no mar Uma versão especial de ensaios do Wildcat, substituto do atuais Lynx, que estão em serviço desde os anos 1970, embarcou no RFA Argus para uma

Leia mais

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Por Guilherme Wiltgen Em uma cerimônia ocorrida hoje (20) de manhã em Clyde, o Secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, anunciou que a primeira

Leia mais

Não é só aqui! David Cameron nega que MoD não possa financiar novos navios para a RN

Não é só aqui! David Cameron nega que MoD não possa financiar novos navios para a RN Não é só aqui! David Cameron nega que MoD não possa financiar novos navios para a RN Ilustração da futura Fragata Type 26 David Cameron rejeitou as acusações de que um programa de construção naval da Marinha

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

Projetos militares lideram investimentos do governo federal

Projetos militares lideram investimentos do governo federal Projetos militares lideram investimentos do governo federal Por Gustavo Patu Enquanto as Forças Armadas reclamam publicamente da falta de verbas para atividades cotidianas, dois projetos militares recebem

Leia mais

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia Os engenheiros espanhóis da Navantia projetaram o submarino não nuclear mais avançado do mundo, o S-80. O submarino está em construção

Leia mais

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35*

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* De acordo com fontes da imprensa de Israel, a Força Aérea daquele país planeja alcançar o status operacional pleno de seus aviões de combate Lockheed Martin

Leia mais

O presidente do Perú preside cerimônia de batimento de quilha de navio multipropósito

O presidente do Perú preside cerimônia de batimento de quilha de navio multipropósito O presidente do Perú preside cerimônia de batimento de quilha de navio multipropósito Nas instalações do Serviço Industrial da Marinha SIMA SA na Base Naval de Callao, foi realizada no dia 12 de julho,

Leia mais

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1 Por Emídio Neto Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo processo de seleção, estudos e treinamento,

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums em Karlskrona-SE Por Luiz Padilha Durante a viagem do DAN à Karlskrona-SE, quando ocorreu o embarque no

Leia mais

Pentágono fecha contrato para treze F-35 adicionais

Pentágono fecha contrato para treze F-35 adicionais Pentágono fecha contrato para treze F-35 adicionais Por Guilherme Wiltgen O Pentágono firmou um contrato com a Lockheed Martin, no valor de US$ 1,3 bilhões, para o fornecimento de 13 caças adicionais,

Leia mais

Governo britânico fecha contrato para produção de arma a laser

Governo britânico fecha contrato para produção de arma a laser Governo britânico fecha contrato para produção de arma a laser O governo britânico fechou um acordo de 30 milhões de libras (R$ 119 milhões) com fabricantes de armamentos para desenvolver o protótipo de

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

Complete a experiência. Alto-falantes Amplificadores Classe D Processador de Áudio/Vídeo. (roar)

Complete a experiência. Alto-falantes Amplificadores Classe D Processador de Áudio/Vídeo. (roar) Complete a experiência Alto-falantes Amplificadores Classe D Processador de Áudio/Vídeo (roar) Revele todo potencial do cinema digital 80 anos de experiência cinematográfica A Christie vem trazendo imagens

Leia mais

Setor da defesa da Colômbia aumenta sua capacidade com alianças do setor privado

Setor da defesa da Colômbia aumenta sua capacidade com alianças do setor privado Setor da defesa da Colômbia aumenta sua capacidade com alianças do setor privado A Colômbia reformula o papel da indústria do setor da defesa para incluir a segurança e o desenvolvimento tecnológico. Marian

Leia mais

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor)

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor) Farnborough 2014 Roberto Portella Bertazzo, Graduado em Historia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal de

Leia mais

Embraer enfrenta Lockheed com cargueiro a jato

Embraer enfrenta Lockheed com cargueiro a jato Embraer enfrenta Lockheed com cargueiro a jato Reuters, em São José dos Campos (SP) 19/09/2013 Por décadas a fabricante brasileira de aeronaves Embraer manteve sua cabeça baixa, longe de aviões maiores

Leia mais

DGS Defence DAN participa. embarcação DGS 888 Raptor

DGS Defence DAN participa. embarcação DGS 888 Raptor DGS Defence DAN participa dos testes de mar da embarcação DGS 888 Raptor Por Luiz Padilha O Defesa Aérea & Naval participou dos últimos testes de mar da embarcação DGS 888 Raptor, fabricada pela empresa

Leia mais

Fontes de energia. A hidroeletricidade no Brasil

Fontes de energia. A hidroeletricidade no Brasil Fontes de energia A hidroeletricidade no Brasil O marco da energia elétrica no Brasil aconteceu em 1889, com a inauguração da usina hidrelétrica denominada Marmelos, no Rio Paraibuna, Município de Juiz

Leia mais

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 Embarcação comprada da França completou viagem entre Rio e Santos. Navio doca multipropósito Bahia abriga 359 homens de tropa e é capaz de operar três helicópteros.

Leia mais

A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: "cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1"

A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1 China pode ter iniciado a construção do novo Destroyer Type 055 1 A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: "cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1" A imagem que acaba

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Zeus Esquadrão Acrobático da Força Aérea Helênica (Grécia). Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1

Leia mais

Flight Radar - ADS-B O básico para não conhecedores

Flight Radar - ADS-B O básico para não conhecedores Flight Radar - ADS-B O básico para não conhecedores Esta coleção de slides foi preparada por Paulo Dirceu Dias, de Sorocaba, SP, com a finalidade de oferecer informações básicas aos possíveis interessados

Leia mais

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e Embraer KC-390 atinge a Capacidade Inicial de Operação São José dos Campos, SP, 20 de dezembro de 2017 O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 completou um marco fundamental

Leia mais

Fokker Fabio Augusto Alvarez Biasi

Fokker Fabio Augusto Alvarez Biasi Fokker - 100 Fabio Augusto Alvarez Biasi Introdução O Fokker 100 é uma aeronave de porte médio, projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa para atender mercados domésticos e regionais.

Leia mais

EUA: consolidação da base industrial de defesa*

EUA: consolidação da base industrial de defesa* EUA: consolidação da base industrial de defesa* O desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos da América tem sido historicamente relacionado com as políticas industriais de defesa. Às vezes, as novas

Leia mais

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 O drone que espionou bin Laden e as armas nucleares do Irã foi apenas o começo. Conheça o seu primo maior, mais furtivo e que ainda voa mais

Leia mais

Novo LHD da Marinha Australiana começa a tomar forma

Novo LHD da Marinha Australiana começa a tomar forma Novo LHD da Marinha Australiana começa a tomar forma O Sistema Enerpac instalado pela Universal Cranes para construção do novo LHD (Landing Helicopter Dock), da Royal Australian Navy, em curso em Williamstown,

Leia mais

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Por Adriana Fortes Doha (Catar), 05/12/17 - Na manhã da segunda-feira (4), o ministro Raul Jungmann foi recebido pelo emir do Catar, o xeque Tamim

Leia mais

O 13º navio da MSC Cruzeiros será baptizado a 23 de Março de 2013

O 13º navio da MSC Cruzeiros será baptizado a 23 de Março de 2013 O 13º navio da MSC Cruzeiros será baptizado a 23 de Março de 2013 Honrando uma antiga tradição marítima, na passada manhã de 11 de Outubro realizou-se uma cerimónia nos estaleiros STX em Saint-Nazaire,

Leia mais

Lancha Patrulha de Rio (LPR-01) começa a operar na região da Tríplice Fronteira

Lancha Patrulha de Rio (LPR-01) começa a operar na região da Tríplice Fronteira Lancha Patrulha de Rio (LPR-01) começa a operar na região da Tríplice Fronteira Lancha Patrulha de Rio (LPR-01) em Tabatinga (AM) No dia 31 de março, após uma travessia de seis dias navegando na calha

Leia mais

Anac libera os gigantes A380 e 747-8 para operar em Guarulhos

Anac libera os gigantes A380 e 747-8 para operar em Guarulhos Anac libera os gigantes A380 e 747-8 para operar em Guarulhos Por João José Oliveira A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a operação das maiores aeronaves comerciais do mundo, os modelos

Leia mais

Aeronaves de Carga Materiais ao longo da História

Aeronaves de Carga Materiais ao longo da História UFCD 5797 Noções sobre Tecnologia de Materiais Aeronáuticos Formador: Nuno Pequito Aeronaves de Carga Materiais ao longo da História Trabalho realizado por: - David Santos - Miguel Barreto - Miguel Oliveira

Leia mais

Aerovale recebe autorização para operar comercialmente

Aerovale recebe autorização para operar comercialmente Aerovale recebe autorização para operar comercialmente Outorga foi assinada nesta segunda (17.02) pelo Ministro Moreira Franco Rogério Penido apresenta o projeto do Aerovale ao Ministro Moreira Franco.

Leia mais

Empresas americanas elevam vendas de produtos e serviços de defesa para o Brasil

Empresas americanas elevam vendas de produtos e serviços de defesa para o Brasil Empresas americanas elevam vendas de produtos e serviços de defesa para o Brasil Sisgaaz Por Sergio Lamucci As exportações de artigos e serviços de defesa dos Estados Unidos para o Brasil estão em alta,

Leia mais

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Não importa se eles foram construídos para transportar grandes peças (como o Beluga) ou foram, simplesmente, produto de mentes megalomaníacas (como

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Royal Jordanian Falcons Esquadrão Acrobático da Real Força Aérea Jordaniana. Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Curso Técnico em Informática : ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Um conjunto estruturado

Leia mais

"Smart Hunt 2015" - Submarino versus Escolta

Smart Hunt 2015 - Submarino versus Escolta "Smart Hunt 2015" - Submarino versus Escolta Exercício Smart Hunt 2015 - Montagem: Benjamin Beck Sob a liderança do comandante do submarino U-33, capitão de fragata Jens Grimm, começou no último dia 16

Leia mais

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra, litoral brasileiro. Há sete décadas, um bombardeiro B-25 realizou o primeiro ataque da Força

Leia mais

super tucano Infográfico

super tucano Infográfico Infográfico Referência em Close Air Support O Super Tucano, designado pela Força Aérea Brasileira como A-29, é a mais perfeita combinação de capacitações de Treinamento (Básico e Avançado) e Ataque Leve,

Leia mais

O ESTALEIRO BRASILEIRO COM TECNOLOGIA ITALIANA

O ESTALEIRO BRASILEIRO COM TECNOLOGIA ITALIANA O ESTALEIRO BRASILEIRO COM TECNOLOGIA ITALIANA O COMEÇO - 2001 O Começo 2001 Em 2001 o estaleiro Italiano RODRIQUEZ CANTIERI NAVALI ganha um contrato de construção de dez catamarãs em alumínio para o armador

Leia mais

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo A Marinha do Exército de Libertação Popular da China, agora tem um porta-aviões, caças novos para voar, novos submarinos e destróieres

Leia mais

França mantém operações de frota A400M após acidente na Espanha

França mantém operações de frota A400M após acidente na Espanha França mantém operações de frota A400M após acidente na Espanha A força aérea francesa vai manter seus seis aviões de transporte A400M em operação por enquanto, disse uma fonte do Ministério da Defesa

Leia mais

Airbus inicia montagem final do A350-1000

Airbus inicia montagem final do A350-1000 Airbus inicia montagem final do A350-1000 A Airbus começou a montagem final do primeiro A350-1000, programada em sua Linha de Montagem Final (Final Assembly Line FAL), em Toulouse, na França. O modelo,

Leia mais

Mineração de cobre Visão Geral. Produtos e soluções de transmissão de potência para minas de cobre

Mineração de cobre Visão Geral. Produtos e soluções de transmissão de potência para minas de cobre Mineração de cobre Visão Geral Produtos e soluções de transmissão de potência para minas de cobre Escolha a Rexnord para ajudá-lo a fornecer hoje o cobre de amanhã Da compra e instalação ao monitoramento

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SP CEP: 12236-660 www.unianhanguera.edu.br ADMINISTRAÇÃO Colaborativa Disciplina: DPP Prof º. Tutor Presencial Trabalho, emprego e empregabilidade Área de atuação pesquisada 1. Engenheiro Petroquímico

Leia mais

Um barco com a cara do verão

Um barco com a cara do verão www.phoenixboats.com.br j O mais recente lançamento da Phoenix Boats Um barco com a cara do verão A nova Phoenix 255 junta-se à família Platinum para completar a linha de lanchas de maior sucesso do Brasil.

Leia mais

Caminhos para o Crescimento

Caminhos para o Crescimento Caminhos para o Crescimento Luiz Carlos Aguiar 16/junho/2011 Resultado do Negócio de Defesa 2 Embraer Defesa e Segurança Embraer Defesa e Segurança: nova unidade empresarial estabelecida em janeiro de

Leia mais

Parceria Brasil-Suécia deve ir além de caças Gripen e pode envolver aviação civil*

Parceria Brasil-Suécia deve ir além de caças Gripen e pode envolver aviação civil* Parceria Brasil-Suécia deve ir além de caças Gripen e pode envolver aviação civil* Representantes dos governos de Brasil e Suécia aprovaram nesta terça-feira, 18, o primeiro plano de trabalho que detalha

Leia mais

Defesa assina acordo de entendimento com ministério da Defesa do México*

Defesa assina acordo de entendimento com ministério da Defesa do México* Defesa assina acordo de entendimento com ministério da Defesa do México* O ministério da Defesa, representado pelo chefe de Assuntos Estratégicos (CAE), brigadeiro Alvani Adão da Silva, firmou memorando

Leia mais

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros O Comando Aéreo de Combate Nº 4 (CACOM 4) está proporcionando o primeiro curso de pilotagem no helicóptero Bell

Leia mais

Airship tem primeiro pedido de dirigíveis

Airship tem primeiro pedido de dirigíveis Airship tem primeiro pedido de dirigíveis Por Sérgio Ruck Bueno A Airship, uma sociedade entre a Transportes Bertolini e a Engevix para a produção de dirigíveis de carga, já recebeu os primeiros pedidos.

Leia mais

NUEVAS CONSTRUCCIONES

NUEVAS CONSTRUCCIONES 1. infodefensa.com Francisco Baron, diretor comercial do NAVANTIA: Queremos o máximo de participação na indústria brasileira Industry Day Francisco Baron, diretor comercial do Navantia: Queremos o máximo

Leia mais

Helibras inaugura seu novo. Simuladores no Rio de Janeiro

Helibras inaugura seu novo. Simuladores no Rio de Janeiro Helibras inaugura seu novo Centro de Treinamento e Simuladores no Rio de Janeiro Por Luiz Padilha A Helibras inaugurou nesta sexta feira, as instalações de seu moderno Centro de Treinamento e Simuladores

Leia mais

UNIMOG U 2450 L 6x6 do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

UNIMOG U 2450 L 6x6 do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS UNIMOG U 2450 L 6x6 do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS UNIMOG é hoje um nome muito representativo de uma família de veículos para diversas funções, inclusive militar, que surgiu no pós segunda guerra mundial

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas

Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas A aeronave A-29 Super Tucano, novo avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça, trouxe mais possibilidades de uso de recursos tecnológicos.

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL LAAD 2017, RIO DE JANEIRO 4 de abril Mikael Franzén, Diretor Geral Gripen Brasil Saab Aeronáutica This document and the information contained herein is the property

Leia mais

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Da esquerda para a direita: Flavio Gesca (Mectron), Alice Oliveira (Naval Group), Eric Berthelot (Naval Group), Maurício Almeida

Leia mais

A Concepção dos Navios Militares

A Concepção dos Navios Militares A Concepção dos Navios Militares Das Lições da 2ª GG ao Pós-11 de Setembro 16 de Março o de 2010 1 CMG ECN Moreira Guerreiro Tópicos da Apresentação Situação no Final da 2ª GG A Era Nuclear e a Guerra

Leia mais

BHS inaugura novo hangar em Cabo Frio

BHS inaugura novo hangar em Cabo Frio BHS inaugura novo hangar em Cabo Frio Nova instalação representa um investimento de R$ 40 milhões em base de grande importância estratégica. A simplificação da operação oferece suporte aos clientes na

Leia mais

EMBRAER ESTARÁ PRESENTE NA CORRIDA AÉREA DE RENO PELA 1ª VEZ Empresa exibirá o jato executivo Phenon 100 da categoria entry level na exposição

EMBRAER ESTARÁ PRESENTE NA CORRIDA AÉREA DE RENO PELA 1ª VEZ Empresa exibirá o jato executivo Phenon 100 da categoria entry level na exposição EMBRAER ESTARÁ PRESENTE NA CORRIDA AÉREA DE RENO PELA 1ª VEZ Empresa exibirá o jato executivo Phenon 100 da categoria entry level na exposição São José dos Campos, 11 de setembro de 2009 A Embraer estará

Leia mais

Rússia avalia desenvolvimento da Indústria de mísseis com Brasil e África do Sul

Rússia avalia desenvolvimento da Indústria de mísseis com Brasil e África do Sul Rússia avalia desenvolvimento da Indústria de mísseis com Brasil e África do Sul Cooperação tecnológica entre países dos BRICS poderá ser constituída pelas brasileiras Odebrecht e Marcopolo, a sulafricana

Leia mais

TEREX CRANES DEMONSTRARÁ NOVOS PRODUTOS E INOVAÇÕES NA BAUMA 2016

TEREX CRANES DEMONSTRARÁ NOVOS PRODUTOS E INOVAÇÕES NA BAUMA 2016 News Release Informações de contato: Terex Cranes Marketing Communication Tel. + 49 / 6332 83 1023 E-mail: news.cranes@terex.com TEREX CRANES DEMONSTRARÁ NOVOS PRODUTOS E INOVAÇÕES NA BAUMA 2016 MUNIQUE,

Leia mais

BELL 206L4 Conceituado helicóptero capaz de realizar multi-missões com baixos custos operacionais.

BELL 206L4 Conceituado helicóptero capaz de realizar multi-missões com baixos custos operacionais. PORTUGUÊS BELL 206L4 Conceituado helicóptero capaz de realizar multi-missões com baixos custos operacionais. CORPORATIVO O Bell 206L4 foi projetado para ser o local de trabalho em voo ideal. Ele acomoda

Leia mais

DGS lança nova geração do modelo 650

DGS lança nova geração do modelo 650 DGS lança nova geração do modelo 650 Fabricada pelo estaleiro DGS Defence, que desenvolve projetos e constrói barcos militares exclusivos, a DGS 650 é uma embarcação tubular rígida híbrida Rio de Janeiro,

Leia mais

Barroso Modificada: Extrato de Dispensa de Licitação

Barroso Modificada: Extrato de Dispensa de Licitação Barroso Modificada: Extrato de Dispensa de Licitação DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO TJDL N.º 04/2014; Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de assessoramento,

Leia mais

Telefone de carro. O profissional. Mais do que um simples telefone de carro. com o sistema mãos-livres de primeira-classe e características

Telefone de carro. O profissional. Mais do que um simples telefone de carro. com o sistema mãos-livres de primeira-classe e características Mais do que um simples telefone de carro Novo PTCarPhone 5 Series Qualidade de voz de primeira classe em modo mãos-livres Receção ideal devido à ligação da antena Sistema autónomo com suporte do cartão

Leia mais

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Análise A quarta Batalha do Atlântico 1 Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Com mais atividade de submarinos russos do que vimos desde os dias da Guerra Fria, uma melhor postura da força europeia,

Leia mais

Farmingtons Automotive

Farmingtons Automotive Automotivo e transporte Produto Desafios de negócios Preparação para a colaboração próxima com a Daimler Melhora dos processos de projeto na unidade de negócio para veículos blindados Caminhos para o sucesso

Leia mais

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da Cerimónia de Batismo do NRP Setúbal.

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da Cerimónia de Batismo do NRP Setúbal. João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da Cerimónia de Batismo do NRP Setúbal. West Sea Estaleiros, Viana do Castelo,

Leia mais

Museu do Ar. No âmbito das Comemorações do Centenário O DEVER DA MEMÓRIA NA GRANJA DO MARQUÊS INAUGURAÇÃO

Museu do Ar. No âmbito das Comemorações do Centenário O DEVER DA MEMÓRIA NA GRANJA DO MARQUÊS INAUGURAÇÃO Hangar principal Museu do Ar O DEVER DA MEMÓRIA NA GRANJA DO MARQUÊS Texto Mário Mota Correia* e Alf Yann Araújo* Fotos 1Sar David Chaves e 1Cab Eugénio Sá INAUGURAÇÃO No âmbito das Comemorações do Centenário

Leia mais

Para manter o HMS 'Illustrious', MoD inglês tem que comprar peça do HMS 'Ark Royal' na sucata

Para manter o HMS 'Illustrious', MoD inglês tem que comprar peça do HMS 'Ark Royal' na sucata Para manter o HMS 'Illustrious', MoD inglês tem que comprar peça do HMS 'Ark Royal' na sucata Após vender o HMS Ark Royal para ser sucateado na Turquia, o Ministério da Defesa (MoD) foi obrigado a comprar

Leia mais

Sistemas de Movimentação e Transporte

Sistemas de Movimentação e Transporte Sistemas de Movimentação e Transporte Saulo M.B Miranda RA: 200984 Eduardo Bregagnoli RA: 199308 Rodrigo de Poli RA: 200367 Kevin D. M. Gimenez RA: 200063 Dienesio Pereira de Oliveira RA: 200674 Pórticos

Leia mais

Polícia alemã opta pelo mais moderno helicóptero policial: o EC145 T2

Polícia alemã opta pelo mais moderno helicóptero policial: o EC145 T2 Polícia alemã opta pelo mais moderno helicóptero policial: o EC145 T2 Patrulhamento de Renânia do Norte-Vestfália contará com versão mais recente da aeronave A Polícia da região alemã de Renânia do Norte-Vestfália

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: The Red Arrows - Grupo Acrobático da Real Força Aérea Autor: Rafael Uzilin Francisco Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1 2012 ISSN 2177-5907

Leia mais

Um barco confortável e navegador. A Coral 43 é, definitivamente, uma lancha para quem não abre mão do bem-estar e da velocidade, PERFIL CORAL 43

Um barco confortável e navegador. A Coral 43 é, definitivamente, uma lancha para quem não abre mão do bem-estar e da velocidade, PERFIL CORAL 43 www.lanchascoral.com.br j Evolução da Coral 41, a 43 ganhou em espaço e conforto Um barco confortável e navegador A Coral 43 é, definitivamente, uma lancha para quem não abre mão do bem-estar e da velocidade,

Leia mais

Boeing 747-400 que realizou o voo comercial mais longo da história vai se aposentar

Boeing 747-400 que realizou o voo comercial mais longo da história vai se aposentar Boeing 747-400 que realizou o voo comercial mais longo da história vai se aposentar São Paulo, 10 de março de 2015: O primeiro Boeing 747-400 da Qantas, célebre por ter realizado o mais longo voo comercial

Leia mais

Abertas inscrições para XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)*

Abertas inscrições para XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)* Abertas inscrições para XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)* Estão abertas as inscrições para o XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN). O objetivo do evento é promover a

Leia mais

Christie Série Matrix

Christie Série Matrix Christie Série Matrix Aviação civil e transporte Educação e treinamento Militar e defesa Desempenho real com o qual você pode contar Na qualidade de especialistas em soluções e inovadores em tecnologia

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Família 7X7 de Aeronaves Comerciais da Boeing Boeing 727. Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Família 7X7 de Aeronaves

Leia mais

Planos da ROK Navy incluem 2 porta-aviões, S-3 Viking e novos Destróieres

Planos da ROK Navy incluem 2 porta-aviões, S-3 Viking e novos Destróieres Planos da ROK Navy incluem 2 porta-aviões, S-3 Viking e novos Destróieres A Marinha da Coreia do Sul (ROK Navy) planeja construir um segundo navio da classe Dokdo (LPH 6111), como um navioaeródromo leve,

Leia mais

Embraer avança em território da Bombardier com novos aviões

Embraer avança em território da Bombardier com novos aviões Embraer avança em território da Bombardier com novos aviões E-Jet 195 Por Brad Haynes PARIS (Reuters) A fabricante de aviões Embraer anunciou nesta segunda-feira uma nova linha mais eficiente de jatos

Leia mais

Bons Fluídos. Vida Melhor.

Bons Fluídos. Vida Melhor. Bons Fluídos. Vida Melhor. Indústria de Processos BOMBAS E COMPRESSORES CENTRÍFUGOS BOMBAS CENTRÍFUGAS API 610 OH6 As bombas centrífugas SUNDYNE verticais in-line de simples estágio de alta velocidade

Leia mais

Saab Kockums - Novos caçaminas para a Marinha do

Saab Kockums - Novos caçaminas para a Marinha do Saab Kockums - Novos caçaminas para a Marinha do Brasil NV Abrolhos (M19) Por Luiz Padilha Criada em 12 de maio de 1962, a Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil ForMinVar, sediada na Base Naval

Leia mais

As feiras são um dos meios de maior efetividade na criação e manutenção de relações comerciais.

As feiras são um dos meios de maior efetividade na criação e manutenção de relações comerciais. As feiras são um dos meios de maior efetividade na criação e manutenção de relações comerciais. Em uma era cada vez mais digital, é o único canal onde o comprador, o vendedor e o produto se encontram fisicamente.

Leia mais

O crescimento da China e seus reflexos em termos de capacidade militar

O crescimento da China e seus reflexos em termos de capacidade militar O crescimento da China e seus reflexos em termos de capacidade militar Análise Ásia Segurança Daniel Poltronieri 25 de Setembro de 2010 O crescimento da China e seus reflexos em termos de capacidade militar

Leia mais

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh No dia 12 de agosto, uma aeronave UH-12 Esquilo, do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), sediado em Rio Grande (RS), realizou voos

Leia mais

Desfile Naval Comemorativo dos 100 anos da Marinha Australiana

Desfile Naval Comemorativo dos 100 anos da Marinha Australiana Velas Latinoamérica 2014 Programação Velas Latinoamérica 2014 Programação No período de 11 a 16 de fevereiro, acontecerá em Itajaí/SC o evento VELAS LATINOAMÉRICA 2014. Leia mais em: Marinha do Brasil

Leia mais

Os militares dos EUA gostam de pensar que fazem os aviões de combate mais sofisticados do mundo. Pensem novamente.

Os militares dos EUA gostam de pensar que fazem os aviões de combate mais sofisticados do mundo. Pensem novamente. F-X2: O melhor caça Stealth do planeta não é Made in USA 1 Os militares dos EUA gostam de pensar que fazem os aviões de combate mais sofisticados do mundo. Pensem novamente. Em 2005, a Lockheed Martin

Leia mais

Embraer KC-390. Marcos Galvão Leite das Chagas

Embraer KC-390. Marcos Galvão Leite das Chagas Embraer KC-390 Marcos Galvão Leite das Chagas Introdução O Embraer KC-390 é um projeto de aeronave para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo que estabelece um novo padrão para o transporte

Leia mais

Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi

Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi Cinco novos submarinos, que estão sendo construídos na costa fluminense, deverão ser entregues até 2023, segundo a Marinha brasileira Proteger

Leia mais

Armada espanhola começa a pensar no F-35B como alternativa ao Harrier

Armada espanhola começa a pensar no F-35B como alternativa ao Harrier Armada espanhola começa a pensar no F-35B como alternativa ao Harrier Com relação a este assunto, o Almirante Jefe de Estado Mayor de la Armada (Ajema) tem sido claro, a aeronave de asa-fixa da Armada

Leia mais

França: Bonna Sabla lança sistema de produção totalmente automatizado para componentes de poços de inspeção

França: Bonna Sabla lança sistema de produção totalmente automatizado para componentes de poços de inspeção Schlüsselbauer Technology GmbH & Co KG, 4673 Gaspoltshofen, Áustria França: Bonna Sabla lança sistema de produção totalmente automatizado para componentes de poços de inspeção Um quadro mínimo de funcionários,

Leia mais

Piloto de testes admite: Caça mais caro do mundo não é capaz de fazer 'Dogfight'!

Piloto de testes admite: Caça mais caro do mundo não é capaz de fazer 'Dogfight'! Piloto de testes admite: Caça mais caro do mundo não é capaz de fazer 'Dogfight'! Novo caça stealth é carne morta em um combate aéreo! Por David Axe Um piloto de teste tem más notícias sobre o F-35 Joint

Leia mais

Os Simuladores de Treino na Marinha 16MAR2010

Os Simuladores de Treino na Marinha 16MAR2010 Os Simuladores de Treino na Marinha CMG EMA Cancela Roque Agenda Introdução Tipos de simuladores Tipos de treino A definição de requisitos Alguns simuladores Perspectivas de evolução Conclusões 2 Conceitos

Leia mais

INDÚSTRIA AEROESPACIAL

INDÚSTRIA AEROESPACIAL INDÚSTRIA AEROESPACIAL PARTS WASHING SPRAY EQUIPMENT CLEANING SPECIALIST CLEANING SERVICES WASTE MANAGEMENT WASTE OIL COLLECTION CONSUMABLES PANORAMA O forte crescimento das viagens aéreas na última década,

Leia mais

VI Seminário Franco- Brasileiro de Inteligência Estratégica da CCFB-SP

VI Seminário Franco- Brasileiro de Inteligência Estratégica da CCFB-SP VI Seminário Franco- Brasileiro de Inteligência Estratégica da CCFB-SP Inserção da Embraer na cadeia global de valor como ferramenta de competitividade Paulo Franklin Planejamento Estratégico 28/11/2013

Leia mais