Circular GEPE / 003 / 2003 Belo Horizonte, 30 de abril de GEVEB, GERPE, GERPA, GECOSO, GECANT, GEPPE, GENPE, Regionais e Secretarias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Circular GEPE / 003 / 2003 Belo Horizonte, 30 de abril de 2003. GEVEB, GERPE, GERPA, GECOSO, GECANT, GEPPE, GENPE, Regionais e Secretarias"

Transcrição

1 Circular GEPE / 003 / 2003 Belo Horizonte, 30 de abril de De: Para: Anexo: Assuntos: Gerência de Administração de Pessoal GEVEB, GERPE, GERPA, GECOSO, GECANT, GEPPE, GENPE, Regionais e Secretarias Requerimento de Aposentadoria =>PAGAMENTO DE AUXÍLIO FUNERAL =>CORREÇÃO DA FÓRMULA PARA PAGAMENTO DE 1/3 CONSTITUCIONAL DE FÉRIAS =>PAGAMENTO DE VANTAGENS QUANDO DO AFASTAMENTO PRELIMINAR PARA FINS DE APOSENTADORIA =>CÔMPUTO DE TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO JUNTO À ENTIDADE SINDICAL PARA FINS DE LICENÇA-PRÊMIO POR ASSIDUIDADE =>PAGAMENTO DA GRATIFICAÇÃO PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADES INSALUBRES, PERIGOSAS OU PENOSAS =>REQUISITOS PARA A CONCESSÃO DE APOSTILAMENTO =>APURAÇÃO DO VALOR DA VANTAGEM PESSOAL =>TRÂMITES PROCESSUAIS PARA O REQUERIMENTO DO APOSTILAMENTO =>PROCEDIMENTO PARA RECEBIMENTO E ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS O presente expediente tem por finalidade informar ao órgão central, às Regionais e às Secretarias desta Prefeitura sobre a correta interpretação e aplicação dos dispositivos legais relativos aos assuntos supracitados; e determinar que os mesmos procedam da maneira contida neste ofício, a partir do mês de fevereiro do corrente. 1. PAGAMENTO DE AUXÍLIO FUNERAL Inicialmente, ressaltamos que o art. 5º da Lei n. 714/58 foi revogado pelo 4º do art. 62 da LOMBH, e o Decreto-lei n. 864/42 foi revogado pela Lei n /96.

2 Tendo em vista a inexistência de lei regulamentadora para a concessão do Auxílio Funeral, de acordo com o exigido no 4º do art. 62 da LOMBH, este benefício não será concedido enquanto não houver a publicação da referida lei. Assim sendo, os requerimentos serão indeferidos sob o argumento de inexistência de lei que regulamente os termos e as condições para a concessão do benefício em tela. 2. CORREÇÃO DA FÓRMULA PARA PAGAMENTO DE 1/3 CONSTITUCIONAL DE FÉRIAS Base legal: Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além dos que visem à melhoria de sua condição social: [...] XVII gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal. (grifos nossos) [...] Tendo em vista que tal dispositivo é auto aplicável, passemos à imediata operacionalização do procedimento: Diante do acima exposto, o salário que deve ser tomado como base de cálculo para o pagamento do terço de férias é aquele percebido mensalmente pelo servidor. Existem duas questões que não devem ser confundidas: - o período de gozo das férias, que é de 25 dias úteis; e o valor do salário a ser tomado como base de cálculo para a concessão do terço de férias, que é o valor dos vencimentos do mês, ressalvadas as especificidades das parcelas que os compõem. O pagamento do terço constitucional será feito integralmente antes do gozo do primeiro período, caso haja mais de um período, caso contrário, será feito antes do início das férias. Ressaltamos sobre a impossibilidade de pagar aumentos ocorridos antes do gozo do segundo período, pois o terço de férias deve ser pago quando o servidor passa a gozar suas férias, não importando se esse período será dividido. Quanto à questão do pagamento do terço constitucional referente aos operadores de Raio X, de acordo com o contido na Lei n /76, temos a informar o seguinte:

3 Inicialmente, note-se que a Constituição faz referência às férias anuais e ao salário normal. O terço constitucional vincula-se ao gozo de férias anuais, e não semestrais. A intenção da norma supracitada é a de poupar os respectivos servidores à exposição dos raios X e das substâncias radioativas, tanto é, que os operadores devem gozar dois períodos de férias anualmente. O período foi estendido e dividido por dois, devido à natureza do serviço. Quanto às férias, a cada seis meses de efetivo exercício, isto é, sob a influência de raio X ou substâncias radioativas, o servidor terá que, nos próximos seis meses, gozar seus vinte dias corridos, pois as mesmas não são acumuláveis. A partir da data desta Circular o pagamento do terço de férias aos operadores de raios X será feito no próximo período de gozo das férias. Para fins de contagem, este período será considerado como o período n. 01. Assim, no segundo período de gozo, o servidor não fará jus ao pagamento do terço de férias. Logo, nos períodos ímpares, haverá o referido pagamento, e nos, pares, não. Tomemos como exemplo o seguinte caso hipotético: O servidor trabalhou no período de Jan/03 a Jun/03. A partir daí, ele terá o direito de gozar os vinte dias corridos durante os próximos seis meses, pois as férias não são acumuláveis. Quanto ao período de trabalho de Jul/03 a Dez/03, o servidor fará jus ao gozo de vinte dias de férias. No entanto, não fará jus ao pagamento do terço de férias, pois o mesmo só será pago nos períodos ímpares, e nunca nos pares. Informamos ainda, que brevemente será editada uma instrução de serviço para regulamentar os procedimentos operacionais para pagamento de férias através do Sistema Arte-RH. 3. PAGAMENTO DE VANTAGENS QUANDO DO AFASTAMENTO PRELIMINAR PARA FINS DE APOSENTADORIA Visando dirimir dúvidas inerentes ao assunto em tela e evitar créditos indevidos e posteriores cobranças, temos a informar o seguinte:

4 Inicialmente, a alteração da situação funcional do servidor no Sistema Arte-RH para o código 1002-Afast. Preliminar à Aposent. Art. 40 LOM é condição necessária para os fins do disposto neste documento. Quando o servidor afastar-se do efetivo exercício para aguardar a conclusão do seu processo de aposentadoria, o mesmo não poderá, sob hipótese alguma, receber as vantagens de natureza propter laborem ou pro labore faciendo, isto é, vantagens condicionais ou modais, que só serão devidas enquanto perdurar o motivo (efetivo exercício) para a sua concessão. Note-se que o Estatuto Municipal, em seu art. 173, não considera tal afastamento como de efetivo exercício, logo o pagamento de tais vantagens nesse período é indevido. Deve ser ressaltado que, no tocante às vantagens que se incorporam aos proventos de aposentadoria, seu pagamento será devido a partir da data de publicação do ato que concede sua aposentadoria. Ressaltamos que essa relação, sendo meramente exemplificativa, não esgota a possibilidade de outras serem enquadradas como sendo dessa natureza. Assim, caso seja levantada alguma vantagem existente diferente das abaixo citadas ou venha a ser criada outra, deve-se realizar o questionamento a esta gerência para que sejam tomadas as devidas providências, inclusive quanto à sua natureza jurídica. RELAÇÃO EXEMPLIFICATIVA DAS VANTAGENS PECUNIÁRIAS DE NATUREZA CONDICIONAL AO EFETIVO EXERCÍCIO - Extensão de jornada (jornada optativa) (art. 6º da Lei n /92) - Jornada complementar ( 1º do art. 5º da Lei n /94) - Aula excedente/dobra de jornada (art. 10, caput e 3º da Lei n /97) - Gratificação de Dedicação Exclusiva ( 1º do art. 10 da Lei n /81) - GITS (art. 6º e 7º da Lei n /99) - GIT/GDEA ( 1º do art. 4º, art. 9º e art. 10, da Lei n /96) - Gratificações por ativ. insalubres, perigosas ou penosas ( 2º do art. 124 da Lei n /96) - Abono de Estímulo à Fixação Profissional (caput do art. 11 da Lei n /96)

5 - Gratificação de Estímulo à Cobrança da Dívida Ativa do Município (art. 1º e seu 1º, da Lei n /94) - Gratificação de Estímulo a Ativ. Correicionais (art. 1º da Lei n /00) - Abono de Urgência e Emergenciais ( único do art. 7º da Lei n /94, com redação dada pelo art. 16 da Lei n /95) - Retribuição Variável de Desempenho Individual Fiscal ( 1º do art. 13 da Lei n /95) - Gratificação por Atividade Fiscal Fazendária (art. 1º e 3º da Lei n /96) - Gratificação de Desempenho de Auditoria ( 2º do art. 1º da Lei n /96) Como a Administração Pública tem o poder-dever de rever seus próprios atos, determinamos que, quando o servidor requerer sua aposentadoria mediante o Termo em anexo, optará em permanecer ou não em efetivo exercício declarando ter ciência que, ao aguardar a conclusão de seu processo de aposentadoria sem exercer suas atividades, não receberá as vantagens pecuniárias decorrentes do efetivo exercício, tendo em vista o que prescreve o 8º do art. 63 da LOMBH, o art. 68 e o art. 173, ambos da Lei n /96. Objetivando interpretar corretamente os dispositivos legais, solicito a adoção, a partir desta data, dos procedimentos acima mencionados, além da apresentação da certidão oficial de contagem de tempo de serviço e do atestado de freqüência, da obtenção de informação junto à CGM a respeito da inexistência de Processo Administrativo Disciplinar e outros que se fizerem necessários quando da abertura do processo para fins de aposentadoria. Quanto aos servidores ocupantes de cargo em comissão e função pública (recrutamento restrito), no momento de seu afastamento deverá ser publicada sua respectiva exoneração. É importante ressaltar que o afastamento preliminar para fins de aposentadoria é incompatível com a concessão e o pagamento de férias, pois tal afastamento não é considerado como efetivo exercício.

6 4. CÔMPUTO DE TEMPO DE SERVIÇO PRESTADO JUNTO À ENTIDADE SINDICAL PARA FINS DE LICENÇA-PRÊMIO POR ASSIDUIDADE Tendo em vista o pronunciamento da Assessoria Jurídica da SCOMARH, datado de 24 de fevereiro de 2003 e aprovado pela Procuradoria Geral do Município, temos a informar aos órgãos deste Município que o tempo de serviço de servidor cedido para o cumprimento de mandato eletivo em diretoria executiva de entidade sindical deve ser computado para fins de licença prêmio por assiduidade, pois o contido no art. 58 da LOMBH representa uma exceção à norma do art. 159 da Lei n / PAGAMENTO DA GRATIFICAÇÃO PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADES INSALUBRES, PERIGOSAS (PERICULOSIDADE) OU PENOSAS Visando dirimir dúvidas relativas aos diversos questionamentos dos órgãos desta Administração referentes a este assunto, venho por meio deste, informar que, tendo em vista o pronunciamento da SCOMARH, datado de 11 de novembro de 2002, e o contido no 2º do art. 124 da Lei n /96, o pagamento da referida gratificação só será devido enquanto o servidor estiver em efetivo exercício das atividades insalubres, perigosas (periculosidade) ou penosas. Ressaltamos que esse entendimento deve ser tomado somente para os servidores estatutários. Entretanto, de acordo com o contido no art. 6º da Lei n. 353/53, o servidor que estiver lotado em local insalubre, perigoso ou penoso, durante o período de gozo das férias regulamentares fará jus ao pagamento dessas gratificações. 6. REQUISITOS PARA A CONCESSÃO DE APOSTILAMENTO Inicialmente, devemos ressaltar a notoriedade da extinção do apostilamento. Entretanto, de acordo com a redação atual do 1º do art. 120 da Lei n /00, tal direito foi assegurado aos servidores que satisfizeram as condições contidas no dispositivo supracitado. Assim, tendo em vista a necessidade de se realizar a

7 correta interpretação da legislação inerente ao referido assunto, temos a informar o seguinte: De acordo com o contido no caput do art. 15 da Lei n /90 e o art. 22 da Lei n /01, para a concessão do apostilamento (amparo), deve-se levar em consideração os seguintes requisitos, ainda que não simultaneamente. O servidor público: 1. deve ser titular de cargo de provimento em comissão há no mínimo 6 (seis) meses anteriores à data de publicação da Lei n /00; e 2. deve contar pelo menos 10 (dez) anos de exercício em cargo efetivo na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; e 3. deve exercer cargo ou emprego em comissão, na Prefeitura de Belo Horizonte, pelo período mínimo de 4 (quatro) anos consecutivos ou 06 (seis) alternados de exercício dessa natureza; e 4. deve ser exonerado por iniciativa da administração não motivada por penalidade ou a pedido, por escrito, do interessado. Frisamos que, mesmo que os requisitos não sejam cumpridos simultaneamente, o apostilamento só será devido quando o servidor completar todas as exigências previstas. De acordo com o caput do art. 15 da Lei n /90, somente os servidores que tenham no mínimo dez anos de exercício em cargo efetivo terão direito ao apostilamento. Excetua-se o tempo de serviço/contribuição dos servidores que assumiram cargo em comissão sob a égide do recrutamento amplo. Assim, somente o tempo de cargo efetivo deverá ser validado para fins de se alcançar os dez anos exigidos. Quanto ao reapostilamento (reamparo), deve-se ter em vista o contido no 1ºB do art. 120 da Lei n /00, com redação dada pela Lei n /01. O mesmo preceitua que: Art. 120 [...] 1ºB Fica assegurado ao servidor apostilado que tenha sido titular de cargo de provimento em comissão por, no mínimo, 6 (seis) meses dos últimos 24

8 (vinte e quatro) meses anteriores à data de publicação desta Lei o benefício previsto no 1º, exclusivamente, para fins de um único reapostilamento (grifo nosso). 7. APURAÇÃO DO VALOR DA VANTAGEM PESSOAL Tendo em vista o que prescreve o art.120 da Lei n /00, a apuração do valor da vantagem pessoal deverá ser feita de acordo com o contido no 2º do artigo supracitado. Tal dispositivo preceitua que: 2º - A vantagem pessoal de que tratam o caput e o 1º será calculada pela diferença entre o vencimento ou piso de remuneração do cargo efetivo de que é titular (grifo nosso) e o vencimento ou piso de remuneração do cargo em que o servidor se apostilou. Quanto aos servidores que possuem plano de carreira, o valor a ser tomado é o do vencimento do cargo efetivo em que o servidor for titular à data do apostilamento, isto é, o vencimento no seu respectivo nível na carreira. Quanto aos servidores que não possuem plano de carreira, o valor a ser tomado é o piso de remuneração previsto para seu cargo efetivo. Quanto ao valor a ser tomado no que se refere ao cargo em comissão em que o servidor se apostilou, a regra é a mesma do parágrafo acima. Assim, se o servidor possuir plano de carreira, o valor a ser tomado é o vencimento do cargo em comissão no respectivo nível na carreira. E, se o servidor não possuir plano de carreira, o valor a ser tomado é o piso de remuneração do cargo em comissão que o servidor for titular. 8. TRÂMITES PROCESSUAIS PARA O REQUERIMENTO DO APOSTILAMENTO No que se refere à concessão do apostilamento, para os servidores que fazem jus a tal benefício, a legislação aplicável atualmente, para todos os servidores, é a seguinte: - Lei nº 5.809, de 16 de novembro de 1990 (art. 15),

9 - Lei nº 8.146, de 29 de dezembro de 2000 (art. 120), com redação dada pela Lei nº 8.288, de 28 de dezembro de 2001 (art. 22) e a - Instrução de Serviço SCOMARH nº 005, de 30 de maio de 2001 (art. 1º). A instrução acima citada preceitua em seu art. 1º: Art. 1º - Fica estabelecido que a concessão dos apostilamentos só poderá ser processada a partir da solicitação (grifo nosso), pelo servidor interessado, de instauração de processo administrativo para análise e decisão da Administração, de acordo com a legislação pertinente à matéria. Por todo o acima exposto, a legislação pertinente faculta ao servidor a possibilidade de requerer o referido benefício. Não há que se falar em retroatividade, uma vez que o marco para a concessão do direito em tela está vinculado ao pedido. Entretanto, está resguardado o direito de retroagir ao dia subsequente à data da exoneração quando o direito à solicitação do apostilamento se iniciar em dia que não houver expediente nesta municipalidade, desde que o servidor entre com o pedido no primeiro dia útil após sua exoneração; e nas hipóteses de exoneração retroativa, desde que o servidor requeira no primeiro dia útil subsequente à publicação do ato de sua exoneração. 9. PROCEDIMENTO PARA RECEBIMENTO E ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS De acordo com o interesse e a necessidade da Administração de realizar o controle de toda a documentação recebida e resguardar os interesses de seus servidores, vimos por meio deste, solicitar que, no tocante ao recebimento e arquivamento de todo e qualquer tipo de documento, sejam adotadas as seguintes providências: RECEBIMENTO: a. Deverá constar em todos os documentos recebidos nos órgãos de pessoal (central, Secretarias e Regionais) o nome de quem recebeu, quando foi recebido e o número do seu Boletim de Matrícula.

10 b. Os requerimentos para concessão de benefícios somente serão recebidos através da abertura de Processo Administrativo, evitando assim documentos avulsos e posteriores extravios. ARQUIVAMENTO: Toda documentação que se destinar aos diversos arquivos, especialmente o prontuário do servidor, somente será arquivada se nela houver a assinatura do servidor que a recebeu, seu número de Boletim de Matrícula e a data do protocolo. Colocamo-nos à disposição para as informações que se fizerem necessárias. Cordialmente, GERALDO CÉSAR PEREIRA RODRIGUES Gerente de Administração de Pessoal GEPE DE ACORDO: LUIZ ALBERTO RIBEIRO VIEIRA Secretário Municipal da Coordenação de Administração e Recursos Humanos

1 PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS A SERVIDORES COM JORNADA DE TRABALHO 12h X 36h

1 PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS A SERVIDORES COM JORNADA DE TRABALHO 12h X 36h CIRCULAR GEPE N o 003/2006 De: Para: (GEPE) Unidades de Controle de Pessoal das Secretarias, Gerências Regionais de Recursos Humanos, Gerências da GEPE, Divisão de Pessoal da Fundação Municipal de Cultura

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 119 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010.

LEI COMPLEMENTAR Nº. 119 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010. LEI COMPLEMENTAR Nº. 119 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010. Estabelece e regulamenta a atribuição de adicionais e a concessão de gratificações gerais aos servidores públicos da Administração Direta, Autárquica

Leia mais

Federal e dispositivos da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, e dá outras providências.

Federal e dispositivos da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, e dá outras providências. 40862 Sexta-feira 12 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Dezembro de 2003 O SR. PRESIDENTE (José Sarney) Encerrada a votação: Votaram SIM 27 Srs. Senadores; e NÃO, 48. Não houve abstenção. Total: 75 votos. As emendas

Leia mais

CIRCULAR GEPE Nº 004/2004 ABONO DE PERMANÊNCIA

CIRCULAR GEPE Nº 004/2004 ABONO DE PERMANÊNCIA 1 CIRCULAR GEPE Nº 004/2004 De: Para: Gerência de Administração de Pagamento de Pessoal Gerências da GEPE, Gerências Regionais de Recursos Humanos e unidades de pessoal das demais Secretarias ABONO DE

Leia mais

TEXTO DOCUMENTO PROJETO DE LEI TÍTULO I. Das Disposições Preliminares

TEXTO DOCUMENTO PROJETO DE LEI TÍTULO I. Das Disposições Preliminares Plano de Carreira TEXTO DOCUMENTO PROJETO DE LEI Consolida o Plano de Carreira e Cargo de Professor Federal e dispõe sobre a reestruturação e unificação das carreiras e cargos do magistério da União, incluídas

Leia mais

TIPO DE DOCUMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA LOCALIZADOR. Controlar a concessão de férias dos servidores e empregados públicos da Administração Direta

TIPO DE DOCUMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA LOCALIZADOR. Controlar a concessão de férias dos servidores e empregados públicos da Administração Direta 2/6 MACRO 4.1.3 Em nenhuma hipótese, sob qualquer pretexto, o servidor poderá deixar de gozar férias anuais, obrigatórias, no exercício a que corresponderem, exceto se o prazo previsto no item 4.1.2 for

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23.380. Dispõe sobre o Adicional de Qualificação no âmbito da Justiça Eleitoral.

RESOLUÇÃO Nº 23.380. Dispõe sobre o Adicional de Qualificação no âmbito da Justiça Eleitoral. Publicada no DJE/TSE nº 142, de 27/7/2012, p. 9/11 RESOLUÇÃO Nº 23.380 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 19.823 (29839-23.2007.6.00.0000) CLASSE 19 BRASÍLIA DF Relatora: Ministra Cármen Lúcia Interessado: Tribunal

Leia mais

RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015.

RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. Aprova o PROGRAMA DE BOLSA-AUXÍLIO À PÓS- GRADUAÇÃO AOS SERVIDORES do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP. O PRESIDENTE

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

PROPOSTAS PARA IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO E REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 17 DE ABRIL DE 2015

PROPOSTAS PARA IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO E REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 17 DE ABRIL DE 2015 PROPOSTAS PARA IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO E REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 17 DE ABRIL DE 2015 POLÍTICA REMUNERATÓRIA 1. PISO DO MAGISTÉRIO 1.1. Reajuste de 31,78% no vencimento

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de (Modificada pela Res. 002/2012)

RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de (Modificada pela Res. 002/2012) RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de 2011. (Modificada pela Res. 002/2012) Disciplina o processo de afastamento de técnico administrativo do quadro da UFSJ para curso de pós-graduação em instituição

Leia mais

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. CAMPO GRANDE-MS, 6 DE MAIO DE 2015.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. CAMPO GRANDE-MS, 6 DE MAIO DE 2015. GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA- SEJUSP/MS AGÊNCIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO-AGEPEN/MS PORTARIA AGEPEN Nº 4, DE 6 DE

Leia mais

LEI N o /2011. Art (...) (...)

LEI N o /2011. Art (...) (...) LEI N o 11.309/2011 Altera dispositivos da Lei Municipal nº 10.679/2008, que Institui as carreiras do grupo de atividades de saneamento do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba

Leia mais

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014.

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014. Lei Complementar Municipal Nº. 1.463, de 28 de maio de 2014. Da nova redação a artigos que menciona e dá outras providências. O Povo do Município de Águas Formosas, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011.

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011. ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011. Dispõe sobre os procedimentos relativos à concessão das licenças para tratamento da própria saúde, por motivo de doença em pessoa da família, à gestante, e por

Leia mais

LEI Nº XXXXXXX DE XXXX DE XXXXX DE 2010.

LEI Nº XXXXXXX DE XXXX DE XXXXX DE 2010. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA LEI Nº XXXXXXX DE XXXX DE XXXXX DE 2010. Dispõe sobre Regime Integral de Trabalho RIT, aos servidores titulares dos cargos de Médico e de Odontólogo; altera Lei nº 10.817

Leia mais

Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas. Novo Mercado de. Renda Fixa

Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas. Novo Mercado de. Renda Fixa Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas Novo Mercado de Renda Fixa CAPÍTULO I PROPÓSITO E ABRANGÊNCIA Art. 1º - O objetivo deste Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para o Novo Mercado

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Publicada no Boletim de Serviço, n. 8, p. 17-22 em 7/8/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Regulamenta a licença para tratamento de saúde e a licença por motivo de doença em pessoa

Leia mais

DECRETO n de 8 de agosto de REGULAMENTA OS ARTS. 110 E 111 DA LEI N. 94, DE 14 DE MARÇO DE 1979 QUE TRATAM DA LICENÇA ESPECIAL.

DECRETO n de 8 de agosto de REGULAMENTA OS ARTS. 110 E 111 DA LEI N. 94, DE 14 DE MARÇO DE 1979 QUE TRATAM DA LICENÇA ESPECIAL. DECRETO n. 6.019 - de 8 de agosto de 1986 - REGULAMENTA OS ARTS. 110 E 111 DA LEI N. 94, DE 14 DE MARÇO DE 1979 QUE TRATAM DA LICENÇA ESPECIAL. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das suas atribuições

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS JOAO FRANCISCO ALVES ORGANOGRAMA FUNCIONAL Gerência de Desenvolvimento de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barra do Choça publica:

Prefeitura Municipal de Barra do Choça publica: Prefeitura Municipal de Barra do Choça 1 Quarta-feira Ano IX Nº 1967 Prefeitura Municipal de Barra do Choça publica: Decreto Nº 318/2017 De 29 De Maio De 2017 - Nomeia membros da Comissão de Gestão do

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016)

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de 2014. (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) Disciplina o processo de afastamento de técnico-administrativo do quadro da UFSJ para curso de pós-graduação

Leia mais

Fundação Universidade de Cruz Alta

Fundação Universidade de Cruz Alta FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO CURADOR RESOLUÇÃO Nº 01/2010 Dispõe sobre a aprovação do plano de Carreira do Corpo Técnico Funcional, ======================= O Conselho Curador, em reunião

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015 SINDICATO DO COMÉRCIO ATACADISTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DE BELO HORIZONTE E CONTAGEM, CNPJ n. 17.265.851/0001-69, neste ato representado por seu Presidente, Sr. MARCUS

Leia mais

PORTARIA Nº 524, DE 15 DE AGOSTO DE 2002

PORTARIA Nº 524, DE 15 DE AGOSTO DE 2002 PORTARIA Nº 524, DE 15 DE AGOSTO DE 2002 Dispõe sobre a regulamentação da Gratificação de Desempenho de Atividade do Ciclo de Gestão - GCG. O SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO

Leia mais

PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS Processo TCM nº 07970-14 Exercício Financeiro de 2013 Prefeitura Municipal de POÇÕES Gestor: Otto Wagner de Magalhães Relator Cons. Paolo Marconi PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO O Parecer

Leia mais

LEI Nº 8.460, DE 17 DE SETEMBRO DE 1992. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

LEI Nº 8.460, DE 17 DE SETEMBRO DE 1992. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: LEI Nº 8.460, DE 17 DE SETEMBRO DE 1992. Mensagem de veto Texto compilado Concede antecipação de reajuste de vencimentos e de soldos dos servidores civis e militares do Poder Executivo e dá outras providências.

Leia mais

NORMA DE CESSÃO DE EMPREGADOS - NOR 318

NORMA DE CESSÃO DE EMPREGADOS - NOR 318 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CESSÃO DE EMPREGADOS COD: NOR 318 APROVAÇÃO: Resolução Nº 14/2010, de 08/10/2010 NORMA DE CESSÃO DE EMPREGADOS - NOR 318 1/6 SUMÁRIO 1. FINALIDADE... 02 2.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil LEI Nº , DE 06 DE ABRIL DE 2018

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil LEI Nº , DE 06 DE ABRIL DE 2018 GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil LEI Nº 20.033, DE 06 DE ABRIL DE 2018 Altera a Lei estadual nº 17.663/2012, que dispõe sobre a Carreira dos Servidores do Poder Judiciário

Leia mais

PAUTA DO ACORDO COLETIVO 2016/2017 CONCESSIONÁRIA RIO GALEÃO

PAUTA DO ACORDO COLETIVO 2016/2017 CONCESSIONÁRIA RIO GALEÃO PAUTA DO ACORDO COLETIVO 2016/2017 CONCESSIONÁRIA RIO GALEÃO Considerando, suas funções institucionais, e a constante luta pela melhoria das condições gerais de trabalho, o Sindicato Nacional dos Empregados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO LEI COMPLEMENTAR Nº 49, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2007. DISPÕE SOBRE A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PARA ATENDER A EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O povo do Município de São Gotardo, por seus

Leia mais

RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000

RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000 RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000 Aprova Regimento da Assessoria Jurídica da FUNREI ASJUR O Presidente do Conselho Deliberativo Superior da Fundação de Ensino Superior de São João del-rei FUNREI,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 0001 DE 02 DE JANEIRO DE 2014.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 0001 DE 02 DE JANEIRO DE 2014. EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 0001 DE 02 DE JANEIRO DE 2014. atribuições; O PREFEITO MUNICIPAL DE FRAIBURGO, Estado de Santa Catarina, no uso de suas FAZ SABER: Encontram-se

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA No- 359, DE 16 DE MARÇO DE 2007 DOU

MEDIDA PROVISÓRIA No- 359, DE 16 DE MARÇO DE 2007 DOU MEDIDA PROVISÓRIA No- 359, DE 16 DE MARÇO DE 2007 DOU 19-03-2007 Altera as Leis nos 10.355, de 26 de dezembro de 2001, 10.855, de 1o de abril de 2004, 8.112, de 11 de dezembro de 1990, 11.457, de 16 de

Leia mais

MANUAL DO SERVIDOR GRATIFICAÇÃO POR TRABALHO COM RAIOS-X OU SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS

MANUAL DO SERVIDOR GRATIFICAÇÃO POR TRABALHO COM RAIOS-X OU SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS MANUAL DO SERVIDOR GRATIFICAÇÃO POR TRABALHO COM RAIOS-X OU SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS 1 O que é? 1.1 É a gratificação devida ao servidor que opere de forma direta, obrigatória e habitualmente com raios-x

Leia mais

RELATOR: Francisco Humberto Simões Magro, Atuário MIBA n 494

RELATOR: Francisco Humberto Simões Magro, Atuário MIBA n 494 ASSUNTO: Proposta de inclusão na base de cálculo do benefício previdenciário de parcelas temporárias para os servidores segurados do Sistema Municipal de Previdência Social SIMPS de Coronel Bicaco - RS.

Leia mais

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Teresópolis, Guapimirim e Magé

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Teresópolis, Guapimirim e Magé Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Teresópolis, Guapimirim e Magé Fundado em 01 de março de 1996 Entidade reconhecida no Arquivo de Entidades Sindicais do MTE sob o nº 46000-006947/96

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. Altera dispositivos da Lei n.º 11.170, de 26 de agosto de 2008, Plano das Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, modificando o sistema remuneratório

Leia mais

9.1. Aposentadoria. Leis: Artigos 37 e 40 da CF/88. Documentação: não há. Setor responsável: SMAGP Divisão de Pessoal Concessão de Sepultura

9.1. Aposentadoria. Leis: Artigos 37 e 40 da CF/88. Documentação: não há. Setor responsável: SMAGP Divisão de Pessoal Concessão de Sepultura 9.1. Aposentadoria Descrição: É o exercício de um direito do empregado, cuja conseqüência é a extinção das obrigações contratuais. Existem os seguintes tipos de aposentadoria: aos abrangidos pelo regime

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO. ATO Nº 384/ 2011 Rio de Janeiro, 12 de maio de CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO. ATO Nº 384/ 2011 Rio de Janeiro, 12 de maio de CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO ATO Nº 384/ 2011 Rio de Janeiro, 12 de maio de 2011. O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

Escrita Didática Títulos Entrevista

Escrita Didática Títulos Entrevista MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 019/2009-PRORH CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DE

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

Dispõe sobre autorização de afastamento do País de servidores e empregados do Ministério da Fazenda e suas entidades vinculadas.

Dispõe sobre autorização de afastamento do País de servidores e empregados do Ministério da Fazenda e suas entidades vinculadas. PORTARIA MF Nº 160, DE 6 DE MAIO DE 2016 DOU de 09.05.2016 Dispõe sobre autorização de afastamento do País de servidores e empregados do Ministério da Fazenda e suas entidades vinculadas. O MINISTRO DE

Leia mais

MANUAL DE LEGISLAÇÃO E BASE DE CÁLCULO DO DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO

MANUAL DE LEGISLAÇÃO E BASE DE CÁLCULO DO DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA MANUAL DE LEGISLAÇÃO E BASE DE CÁLCULO DO DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO ASP - AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA Data: 01/04/2016 2 OBJETIVO Este Manual foi desenvolvido

Leia mais

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Pró - Reitoria de Gestão de Pessoal Coordenadoria de Administração de Pessoal

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Pró - Reitoria de Gestão de Pessoal Coordenadoria de Administração de Pessoal Aposentadoria Passagem do servidor da atividade para a inatividade, com proventos integrais ou proporcionais ao tempo de contribuição, observadas as regras específicas para cada situação. Pode ser concedida

Leia mais

Prefeitura Municipal de Anagé publica:

Prefeitura Municipal de Anagé publica: 1 Ano X Nº 964 Prefeitura Municipal de publica: Decreto nº 61/2017 - Regulamenta as licenças para tratamento de saúde, e dá outras providências. Aviso de Cancelamento de Licitação - Edital de Pregão Presencial

Leia mais

1º O parecer do (a) Assistente Social, que deverá estar de acordo com os critérios abaixo:

1º O parecer do (a) Assistente Social, que deverá estar de acordo com os critérios abaixo: Lei 3914/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE BENEFÍCIO EVENTUAL PARA INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE, TEMPORÁRIA NO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ. Prefeito Municipal de Balneário Camboriú,

Leia mais

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990

Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 Seguridade do Servidor Federal Lei 8112/1990 - Lei 8122/1990, arts. 183 a 230 Professora Claudete Pessôa SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 634/2010

RESOLUÇÃO Nº 634/2010 Publicação: 19/05/2010 DJE: 18/05/2010 RESOLUÇÃO Nº 634/2010 Regulamenta a concessão do Adicional de Desempenho, ADE, aos servidores efetivos dos Quadros de Pessoal da Secretaria do Tribunal de Justiça

Leia mais

lei complementar 1.158, de

lei complementar 1.158, de Página 1 de 11 LEI COMPLEMENTAR Nº 1.158, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2011 Dispõe sobre a reclassificação dos vencimentos e salários dos servidores integrantes das classes regidas pela Lei Complementar nº 1.080,

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI COMPLEMENTAR Nº 771/2009 Institui o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Taquaraçu de Minas e dá outras providências. 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei: LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE 1991. Estabelece normas para a fixação do vencimento básico e da remuneração dos níveis e graus dos cargos e das funções públicas do quadro de Servidores Públicos do

Leia mais

ATO DO 1º SECRETÁRIO Nº 61, de 2009

ATO DO 1º SECRETÁRIO Nº 61, de 2009 ATO DO 1º SECRETÁRIO Nº 61, de 2009 Dispõe sobre a regulamentação do processamento das consignações em folha de pagamento no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Elaboração de Folha de Pagamento

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGEP Nº 04 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGEP Nº 04 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGEP Nº 04

Leia mais

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012

DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 DA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EDITAL Nº 01, DE 09 DE ABRIL DE 2012 A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO (CADAR), no uso de suas atribuições, torna público o Plano de Classificação

Leia mais

Gabinete do Conselheiro Antônio Carlos Andrada

Gabinete do Conselheiro Antônio Carlos Andrada PROCESSO: 716944 NATUREZA: CONSULTA CONSULENTE: Ronaldo Márcio Gonçalves PROCEDÊNCIA: Prefeitura Municipal de Pains ASSUNTO: Pagamento pelo Município, com recursos do FUNDEF, de curso superior para os

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Procuradoria Jurídica

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Procuradoria Jurídica ASSUNTO: HIPÓTESES DE CONCESSÃO DE FÉRIAS PRÊMIO. Ementa: Parecer normativo. Regras de concessão de Férias Prêmio. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Viana, Capítulo IV, artigo 101 ao 104.

Leia mais

Dispõe sobre a regulamentação do uso obrigatório do simulador de direção veicular.

Dispõe sobre a regulamentação do uso obrigatório do simulador de direção veicular. DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO - DETRAN/PB Portaria nº 496/2014-DS João Pessoa, 15 de setembro de 2014. (Publicada no Diário Oficial de 19 de setembro de 2014) Dispõe sobre a regulamentação do uso obrigatório

Leia mais

LEI Nº 8.690, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2003. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 8.690, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2003. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 8.690, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2003 Institui o Plano de Carreira dos Servidores da Área de Atividades de Administração Geral da Prefeitura de Belo Horizonte, estabelece a respectiva Tabela de Vencimentos

Leia mais

Lei Municipal Nº 143/2010 De 07 de Junho de 2010

Lei Municipal Nº 143/2010 De 07 de Junho de 2010 Lei Municipal Nº 143/2010 De 07 de Junho de 2010 Autoriza a criação da Junta Médica Oficial do Município de São Francisco do Conde e regulamenta a Concessão de Licença para tratamento de saúde e dá outras

Leia mais

sexta-feira, 21 de setembro de 2018 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 128 (178) 81

sexta-feira, 21 de setembro de 2018 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 128 (178) 81 sexta-feira, 21 de setembro de 2018 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 128 (178) 81 COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Comunicado Edital de Abertura /2018 Processo de Avaliação

Leia mais

DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PARA SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS DA UFG PRO QUALIFICAR DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA Art.1º. O Programa

Leia mais

Prefeitura de São José do Rio Preto, 17 de Outubro de 2013. Ano X nº 2954 DHOJE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO SME Nº 13/2013

Prefeitura de São José do Rio Preto, 17 de Outubro de 2013. Ano X nº 2954 DHOJE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO SME Nº 13/2013 Prefeitura de São José do Rio Preto, 17 de Outubro de 2013. Ano X nº 2954 DHOJE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO SME Nº 13/2013 Regulamenta o processo de Remoção por títulos dos titulares de

Leia mais

TABELA DE SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL (REVISADA A DE SC)

TABELA DE SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL (REVISADA A DE SC) TABELA DE SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL (REVISADA A DE SC) REAJUSTAMENTO, ATUALIZAÇÃO E REVISÃO DOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL FORMAS DE REAJUSTAMENTO/ACUMULAÇÃO DE BENEFÍCIO 1 - BENEFÍCIOS

Leia mais

Minuta de Projeto de Lei

Minuta de Projeto de Lei Minuta de Projeto de Lei A l t e r a a s L e i s n º 17.663/2012 e nº 16.893/10, que dispõem s o b r e a C a r r e i r a d o s S e r v i d o r e s d o P o d e r Judiciário do Estado de G o i á s e d á

Leia mais

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO 57 2003 Altera os arts. 14, 25, 31, 39, 125 e 290 e revoga os 1 e 2 do art. 32 da Constituição do Estado e acrescenta os arts. 112 a 121 ao Ato das Disposições

Leia mais

Código: MAP-DIPES-006 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013

Código: MAP-DIPES-006 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Código: MAP-DIPES-006 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Cadastro e Remuneração Aprovado por: Diretoria de Gestão de Pessoas 1 OBJETIVO Este Manual define critérios e procedimentos

Leia mais

CAPÍTULO I DA COMISSÃO DE ANÁLISE E LIBERAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES E SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

CAPÍTULO I DA COMISSÃO DE ANÁLISE E LIBERAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES E SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS REGIMENTO - CCAP COMISSÃO DE ANÁLISE E LIBERAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES E SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE BARBACENA - MG CAPÍTULO I DA COMISSÃO DE ANÁLISE E LIBERAÇÃO

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 03 Aula 001-019 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 03 Aula 001-019 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 03 Aula 001-019 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Lei 8.213/91, art. 16... 3º. Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada,

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 CÂMARA LEGSLATA DO DSTRTO FEDERAL Texto atualizado apenas para consulta. LE Nº 5.187, DE 25 DE SETEMBRO DE 2013 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Reestrutura a tabela de vencimentos da carreira Atividades

Leia mais

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR DIRETRIZES PARA SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO DE DOCENTES DA FACULDADE UNB GAMA - FGA PARA LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO, PÓS- GRADUAÇÃO, PÓS-DOUTORADO E VISITA TÉCNICA OU ESTÁGIO DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 104-CONSELHO SUPERIOR, de 08 de outubro de 2012.

RESOLUÇÃO Nº 104-CONSELHO SUPERIOR, de 08 de outubro de 2012. RESOLUÇÃO Nº 104-CONSELHO SUPERIOR, de 08 de outubro de 2012. APROVA O REGULAMENTO GERAL PARA AFASTAMENTO DE SERVIDOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA- IFRR, PARA MISSÃO

Leia mais

MANUAL DO SERVIDOR ADICIONAL DE INSALUBRIDADE OU DE PERICULOSIDADE

MANUAL DO SERVIDOR ADICIONAL DE INSALUBRIDADE OU DE PERICULOSIDADE MANUAL DO SERVIDOR ADICIONAL DE INSALUBRIDADE OU DE PERICULOSIDADE 1 O que é? 1.1 São adicionais devidos aos servidores expostos a riscos ambientais, provenientes de agentes físicos, químicos e biológicos,

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO JUDICIÁRIO Nº 1779/ 2013. Dispõe sobre a concessão de férias aos servidores do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Goiás, o pagamento das vantagens dela decorrentes, sua marcação

Leia mais

Resolução n o 003, de 06 de fevereiro de 2002

Resolução n o 003, de 06 de fevereiro de 2002 Resolução n o 003, de 06 de fevereiro de 2002 Fixa normas e condições de afastamento de docentes da carreira do magistério superior da FUNREI para cursos de pós-graduação em instituição nacional ou estrangeira.

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - ASSESSORIA TÉCNICA LEI N 5.020, DE 05 DE ABRIL DE 1982.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - ASSESSORIA TÉCNICA LEI N 5.020, DE 05 DE ABRIL DE 1982. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - ASSESSORIA TÉCNICA LEI N 5.020, DE 05 DE ABRIL DE 1982. * Regulamentada pelo Decreto nº 5.390 de 22/03/1988. * Esta Lei foi REVOGADA pela Lei n 5.096, de 29 de novembro de 1982,

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL. Regulamentar a concessão, fixar critérios e estabelecer procedimentos a serem observados no fornecimento de Vale-Transporte.

MANUAL DE PESSOAL. Regulamentar a concessão, fixar critérios e estabelecer procedimentos a serem observados no fornecimento de Vale-Transporte. MÓD : 25 CAP : 1 EMI: 07.03.91 10 ª ROD VIG: 27.03.91 1 MÓDULO 25: VALE-TRANSPORTE CAPÍTULO 1: APRESENTAÇÃO 1. FINALIDADE Regulamentar a concessão, fixar critérios e estabelecer procedimentos a serem observados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 15/98 EMENTA: Revoga a Resolução Nº 71/89 deste Conselho e estabelece normas sobre afastamento para Pós-Graduação no Brasil e no Exterior dos servidores da UFRPE. O Presidente do Conselho

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Questões de concursos Aula 02 TJ-RS DIREITO ADMINISTRATIVO Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo QUESTÃO DE CONCURSOS 1. (FAURGS TJ/RS) Tendo em vista as disposições da Lei Complementar Estadual

Leia mais

1.2.8 AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS DOCENTE

1.2.8 AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS DOCENTE 1.2.8 AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS DOCENTE CONCEITO: O servidor poderá, no interesse da Administração, e desde que a participação não possa ocorrer

Leia mais

REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL DA UNIVERSIDADE DE UBERABA (Aprovado pelo CEEA / UNIUBE em 28/03/2012) Capítulo I Do Comitê

REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL DA UNIVERSIDADE DE UBERABA (Aprovado pelo CEEA / UNIUBE em 28/03/2012) Capítulo I Do Comitê REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL DA UNIVERSIDADE DE UBERABA (Aprovado pelo CEEA / UNIUBE em 28/03/2012) Capítulo I Do Comitê Art. 1º - O Comitê de Ética na Experimentação Animal (CEEA)

Leia mais

O Processo de Recrutamento e Selecção de Pessoal.

O Processo de Recrutamento e Selecção de Pessoal. O Processo de Recrutamento e Selecção de Pessoal. 2. O Quadro de Pessoal da Polícia Judiciária é constituído por: - Pessoal de Investigação Criminal - Pessoal de Apoio à Investigação Criminal - Pessoal

Leia mais

DECRETO Data: 10/04/2008

DECRETO Data: 10/04/2008 DECRETO 44775 2008 Data: 10/04/2008 Ementa: Regulamenta a gratificação de escolaridade, desempenho e produtividade individual e institucional aos servidores das carreiras do grupo de atividades de meio

Leia mais

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício FÉRIAS DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. REQUISITOS BÁSICOS Servidor efetivo: Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias.

Leia mais

RDC ANVISA Nº17, DE 28/03/2013

RDC ANVISA Nº17, DE 28/03/2013 RDC ANVISA Nº17, DE 28/03/2013 Estabelece os critérios relativos à Autorização de Funcionamento (AFE) e de Autorização Especial (AE) de farmácias e drogarias. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo DIAP Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar www.diap.org.br REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados,

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIO

CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIO CONCEITOS A função do Setor Pessoal e administrar a movimentação de pessoal entre empregador e empregado, preparar Folha de Pagamento, 13º salário, Férias - Rescisão do Contrato de Trabalho, Encargos Sociais.

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIQUIRA

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIQUIRA Decreto nº 041, DE 8 DE AGOSTO DE 2013. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA JUNTA MÉDICA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE ITIQUIRA, ESTABELECE REGRAMENTOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Itiquira, Estado

Leia mais

HWPFCÑ Q"QUYCNFQ"ETW\" FKTGVQTKC"FG"TGEWTUQU"JWOCPQU"

HWPFCÑ QQUYCNFQETW\ FKTGVQTKCFGTGEWTUQUJWOCPQU HWPFCÑ Q"QUYCNFQ"ETW\" FKTGVQTKC"FG"TGEWTUQU"JWOCPQU" PQTOC"QRGTCEKQPCN"P "225" "FKTGJ."FG"4;"FG"LWNJQ"FG"42270" " Regulamenta a concessão do Auxílio Transporte aos servidores da Fundação Oswaldo Cruz.

Leia mais