PODER JUDICIÁRIO PRIMEIRA VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PODER JUDICIÁRIO PRIMEIRA VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU"

Transcrição

1 MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO Autos n Cuida-se de mandado de segurança coletivo impetrado pela Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, qualificada nos autos, em face de ato apontado como ilegal do Prefeito do Município de Foz do Iguaçu, igualmente qualificado. Alega a impetrante, em síntese, que diante da pandemia declarada acerca do COVID-19, o Município de Foz do Iguaçu editou o Decreto n /2020, pelo qual determinou o fechamento das atividades comerciais a partir de 18/Mar/2020. Posteriormente, o Chefe do Executivo Municipal publicou o Decreto n /2020, pelo qual, além de declarar a situação de emergência, adotou medidas visando controlar a disseminação do novo coronavírus e, assim, determinou o fechamento, por tempo indeterminado, de praticamente todas as atividades comerciais no Município. A medida adotada, no entanto, é absolutamente prejudicial a economia e, além disso, não foi baseada em qualquer estudo científico, mas apenas em apelos midiáticos, e igualmente não trouxe prazo de duração, o que caracteriza ofensa a Lei n /2020. Destaca que buscou o Poder Executivo a fim de que o comércio seja reaberto, mas não obteve resposta positiva e desprovida de qualquer estudo técnico, medida que entende contrariar, inclusive, as orientações do Ministério da Saúde, que recomendou a reabertura do comércio em cidades com baixa intensidade do COVID-19. Diz que novos pedidos foram apresentados ao Chefe do Executivo e, face a diversos fatores, foi editado o Decreto n /2020, pelo qual foi disciplinada a reabertura gradual e monitorada do comércio, a partir de 13/Abr/2020, mediante adesão a Termo de Responsabilidade Sanitária. Nada obstante, poucos dias após a publicação do referido ato, a autoridade coatora, devido a confirmação de transmissão comunitária do COVID-19 no Município, publicou o Decreto n /2020, suspendendo a reabertura de parte das atividades comerciais disciplinadas no ato anterior.

2 Diante disso, considera que os atos questionados, ao invés de observar critérios técnicos, estão eivados de cunho político, ferindo de forma evidente os objetivos fundamentais da República, pois ao tempo em que freiam o desenvolvimento local, deixam de buscar a erradicação da pobreza e a marginalização, assim como não atendem a redução das desigualdades sociais. Mais adiante, discorre que a proibição imposta pelo alcaide viola os princípios da dignidade da pessoa humana e da isonomia, notadamente porque permite o funcionamento de determinadas atividades, em detrimento de outras, considerando algumas como essenciais e outras não, destacando, mais uma vez, a falta de análise científica na adoção de critérios pela autoridade coatora. Afirma que os Decretos violam o direito social ao trabalho, apontando que sem o regular labor, não há qualquer garantia de sobrevivência do ser humano. Noutro ponto, assevera que existem atividades comerciais em regular funcionamento, enquanto outras estão impedidas de funcionar, medida que configura manifesta ofensa a livre concorrência, em clara violação a ordem econômica e financeira, que encontra assento constitucional. De resto, discorre acerca dos boletins epidemiológicos emitidos pelo Ministério da Saúde, inclusive no que diz respeito ao chamado distanciamento social seletivo, bem como sobre a capacidade hospitalar local e número de contaminados. Por isso, entendendo presente a violação a direito líquido e certo, busca o provimento jurisdicional, inclusive mediante liminar, para que seja determinada a reabertura de todas as atividades comerciais, sem qualquer distinção entre os serviços, bem como a declaração incidental de inconstitucionalidade do art. 1.º, caput, do Decreto n /2020, no que diz respeito a expressão as seguintes atividades, assim como de todas as atividades descritas em seus incisos, do art. 1.º do Decreto n /2020 e do art. 2.º, inciso XIII, do Decreto n /2020. Alternativamente, pede pela reabertura com restrição/limitação de atendimento para 30% da ocupação de capacidade prevista no projeto técnico de prevenção a incêndio e desastre aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Junta documentos. Decido.

3 2 O writ deve ser extinto, sem o julgamento do mérito, em razão da carência de ação. Está ausente o interesse processual para ajuizamento do remédio heroico. Como se sabe, o mandado de segurança serve para proteger direito líquido e certo do indivíduo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício das atribuições do Poder Público. Outrossim, a ação constitucional em tela exige a apresentação de prova pré-constituída do afirmado, não existindo possibilidade futura para dilação probatória, uma vez que o impetrante deve possuir direito líquido e certo. É a conclusão a que se chega do disposto no art. 1.º, art. 6.º e art. 10, todos da Lei n /2009. Quer dizer, para a utilização do writ, deve estar presente uma situação concreta e objetiva que indique a iminente possibilidade de lesão ou a lesão efetiva a direito líquido e certo do impetrante por ato abusivo ou ilegal de autoridade pública. Neste sentido, ensina Hely Lopes Meirelles que (...) quando a lei alude a direito líquido e certo, está exigindo que esse direito se apresente com todos os requisitos para seu reconhecimento e exercício no momento da impetração. Em última análise, direito líquido e certo é direito comprovado de plano. Se depender de comprovação posterior, não é líquido, nem certo, para fins de segurança. Evidentemente, o conceito de liquidez e certeza adotado pelo legislador do mandado de segurança não é o mesmo do legislador civil (art do Código Civil). É um conceito impróprio e mal-expresso alusivo à precisão e comprovação do direito quando deveria aludir à precisão e comprovação dos fatos e situações que ensejam o exercício desse direito. (Mandado de Segurança. 32ª edição. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, p. 34).

4 E desta premissa não destoa o Superior Tribunal de Justiça, conforme se extrai do seguinte aresto: PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. PROVA PRÉ-CONSTITUÍDA. AUSÊNCIA. EXTINÇÃO DO PROCESSO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO. 1. Entre os requisitos específicos da ação mandamental está a comprovação, mediante prova pré-constituída, do direito subjetivo líquido e certo do impetrante. 2. Na hipótese, discute-se a respeito da nulidade de pesquisa mineral, sob o fundamento de que a autorização de que trata o art. 27 do Decreto-Lei nº 227/1967 não foi concedida pelo legítimo proprietário ou posseiro da área objeto da pesquisa. Todavia, a titularidade da propriedade onde se localizam as jazidas é objeto de ação de usucapião ainda em curso, e depende de minuciosa instrução probatória, incabível em sede de mandado de segurança. 3. Mandado de segurança extinto sem julgamento do mérito. (STJ 1.ª Seção MS n /DF Rel. Min. Teori Albino Zavascki J. 26/Nov/2008). E no caso vertente, é evidente que não há qualquer violação ao direito líquido e certo defendido pela impetrante. A pretensão inaugural, na essência, visa combater os Decretos editados pelo Chefe do Executivo local que restringiram o integral funcionamento das atividades comerciais no Município, os quais foram editados visando amortecer os impactos decorrentes da chegada da pandemia do novo coronavírus no País. É inegável que o atual momento é absolutamente singular, com potencial destrutivo tanto ao sistema de saúde quanto a economia global. Não há dúvidas de que, justamente por tal razão, foram adotadas medidas drásticas, orientadas por critérios científicos e políticos, para fins de contingenciamento do COVID-19 e, da maneira mais rápida, achatar a curva de contaminação e, assim, buscar a retomada de uma possível normalidade.

5 Também se trata de fato notório que muitos defendem a utilização de mecanismos extremos para controle do coronavírus, dentre os quais se destaca o famigerado isolamento social. Por outro lado, também existem aqueles que defendem a retomada das atividades comerciais e econômicas, pregando justamente que o chamado lockdown integral é potencialmente mais prejudicial do que o isolamento. E justamente este conflito é retratado no presente mandamus. O Chefe do Executivo, visando conter os avanços do COVID-19, decretou a parcial suspensão do comércio local, de modo a fomentar o mencionado isolamento social. A impetrante, por sua vez, calcada em diversos preceitos constitucionais, entende que há necessidade de reabertura das atividades comerciais, destacando a violação a isonomia e a necessidade de se observar os objetivos fundamentais da República. Diante desta conjuntura, apresentada em momento excepcional, não há dúvidas de que as decisões judiciais, tanto em cognição sumária quanto em cognição exauriente, reclamam por especial prudência, balizadas, evidentemente, nos preceitos da Constituição da República de Com isso em mente, mas ainda no plano do direito positivo, é importante apontar que a Constituição Federal, ao tratar da organização do Estado, optou pela descentralização política, definindo em seu artigo 18 que a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. Nos dispositivos seguintes, a Lei Maior tratou das competências de cada ente político e, especificamente ao que interessa a presente controvérsia, dispôs no artigo 23, inciso II, que cuida-se de competência administrativa comum o cuidado da saúde pública, lembrando, no ponto, que compete aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e a estadual no que couber (art. 30, I e II, CR/88).

6 Seguindo esta linha de raciocínio, constata-se que a Carta Política adotou critérios especiais para atribuição de competência a cada ente, evidenciando o conhecido princípio da predominância do interesse. A propósito: CONSTITUCIONAL. FEDERALISMO E RESPEITO ÀS REGRAS DE DISTRIBUIÇÃO DE COMPETÊNCIA. LEI /2013 DO ESTADO DE MINAS GERAIS. LIMITAÇÃO DO CREDENCIAMENTO DE CLÍNICAS PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE APTIDÃO FÍSICA, MENTAL E DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. LIMITAÇÃO DO CREDENCIAMENTO DE FABRICANTES DE PLACAS E TARJETAS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES. CRITÉRIO DEMOGRÁFICO. COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO PARA LEGISLAR SOBRE TRÂNSITO E TRANSPORTE (ART. 22, XI, DA CF). INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL. PROCEDÊNCIA. REQUERIMENTO DE MODULAÇÃO DE EFEITOS REJEITADO. 1. As regras de distribuição de competências legislativas são alicerces do federalismo e consagram a fórmula de divisão de centros de poder em um Estado de Direito. Princípio da predominância do interesse. 2. A Constituição Federal de 1988, presumindo de forma absoluta para algumas matérias a presença do princípio da predominância do interesse, estabeleceu, a priori, diversas competências para cada um dos entes federativos, União, Estados-Membros, Distrito Federal e Municípios, e, a partir dessas opções, pode ora acentuar maior centralização do poder, principalmente na própria União (CF, art. 22), ora permitir uma maior descentralização nos Estados-Membros e Municípios (CF, arts. 24 e 30, I). 3. A norma impugnada, ao limitar o credenciamento de clínicas médicas e psicológicas, bem como de fabricantes de placas e tarjetas, a um critério demográfico (proporção de um estabelecimento para cada quarenta mil eleitores), invadiu a competência da União para legislar sobre trânsito e transporte (art. 22, XI, da CF). 4. Ação Direta julgada procedente. Inexistência dos requisitos necessários à modulação de efeitos. (STF Tribunal Pleno

7 ADI n /MG Rel. Min. Alexandre de Moraes J. 20/Set/2019). Não foi por outra razão que o Ministro Marco Aurélio, ao apreciar a medida cautelar na ADI n /DF, explicitou a competência dos Estados e dos Municípios no combate ao novo coronavírus. Neste sentido: SAÚDE CRISE CORONAVÍRUS MEDIDA PROVISÓRIA PROVIDÊNCIAS LEGITIMAÇÃO CONCORRENTE. Surgem atendidos os requisitos de urgência e necessidade, no que medida provisória dispõe sobre providências no campo da saúde pública nacional, sem prejuízo da legitimação concorrente dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. E da decisão, destaca-se o seguinte excerto: Vê-se que a medida provisória, ante o quadro revelador de urgência e necessidade de disciplina, foi editada com a finalidade de mitigar-se a crise internacional que chegou ao Brasil, muito embora no território brasileiro ainda esteja, segundo alguns técnicos, embrionária. Há de ter-se a visão voltada ao coletivo, ou seja, à saúde pública, mostrando-se interessados todos os cidadãos. O artigo 3º, cabeça, remete às atribuições, das autoridades, quanto às medidas a serem implementadas. Não se pode ver transgressão a preceito da Constituição Federal. As providências não afastam atos a serem praticados por Estado, o Distrito Federal e Município considerada a competência concorrente na forma do artigo 23, inciso II, da Lei Maior. Também não vinga o articulado quanto à reserva de lei complementar. Descabe a óptica no sentido de o tema somente poder ser objeto de abordagem e disciplina mediante lei de envergadura maior. Presentes urgência e necessidade de ter-se disciplina geral de abrangência nacional, há de concluir-se que, a tempo e modo, atuou o Presidente da República Jair Bolsonaro ao editar a

8 Medida Provisória. O que nela se contém repita-se à exaustão não afasta a competência concorrente, em termos de saúde, dos Estados e Municípios. Surge acolhível o que pretendido, sob o ângulo acautelador, no item a.2 da peça inicial, assentando-se, no campo, há de se reconhecido, simplesmente formal, que a disciplina decorrente da Medida Provisória nº 926/2020, no que imprimiu nova redação ao artigo 3º da Lei federal nº 9.868/1999, não afasta a tomada de providências normativas e administrativas pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. 3. Defiro, em parte, a medida acauteladora, para tornar explícita, no campo pedagógico e na dicção do Supremo, a competência concorrente. Não se olvide, outrossim, que a medida acauteladora foi submetida ao Colegiado do Supremo Tribunal Federal, oportunidade em que os demais Ministros, por unanimidade, confirmaram o entendimento adotado pelo Ministro Marco Aurélio 1. É importante destacar, demais disso, que a maioria dos Ministros aderiram à proposta do Ministro Edson Fachin, no sentido de que a União pode legislar sobre o tema, mas que o exercício desta competência deve sempre resguardar a autonomia dos demais entes, considerando que a possibilidade do Chefe do Executivo Federal definir por decreto a essencialidade dos serviços públicos, sem observância da autonomia dos entes locais, afrontaria o princípio da separação dos poderes. E mais: o Ministro Alexandre de Moraes destacou que a questão não exclui a competência dos governadores e prefeitos de também estipularem por decretos quais são os serviços públicos e atividades essenciais que esses gestores públicos entendem importantes. Daí se percebe, indene de dúvidas, que por força da distribuição de competências instituída pela Constituição Federal, aliada aos princípios da separação dos poderes e da predominância do interesse, cabe ao Município adotar as medidas que entender necessárias ao desate dos impactos causados pela pandemia, podendo instituir medidas diversas daquelas seguidas por outros entes políticos, inclusive os de maior estatura constitucional Estado do Paraná e União Federal.

9 E isso decorre da premissa básica de que o Poder Executivo Municipal está muito mais próximo da realidade local e das necessidades dos munícipes do que os Estados-Membros e/ou a União. As medidas adotadas, por sua vez, têm amparo no conhecido poder de polícia, o qual decorre, nos dizeres de Celso Antônio Bandeira de Mello, de uma das pedras de toque da Administração Pública, ou seja, do princípio da supremacia do interesse público sobre o particular. Segundo orientação doutrinária, o poder de polícia consiste na prerrogativa de direito público que, calcada na lei, autoriza a Administração Pública a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade 2. E o momento atual, ao que parece, justifica a adoção, pelo Poder Público, das medidas mais adequadas ao interesse local e da coletividade, segundo sua exclusiva discricionariedade. Conquanto a impetrante sustente que os Decretos violam diversos preceitos constitucionais, é preciso lembrar que não existem direitos absolutos, sendo tal premissa igualmente aplicável aos que foram estatuídos pela Constituição Federal como fundamentais. Neste sentido, é valiosa a lição de Gustavo Fernandes Sales 3 : Em primeiro lugar, lembremos que os direitos fundamentais não são absolutos. Verdadeiramente, a convivência em sociedade só é possível diante de limitações às ações humanas, mesmo em seus direitos mais básicos. Essa é a lei universal do direito, segundo IMMANUEL KANT, que diz: age externamente de modo que o livre uso de teu arbítrio possa coexistir com a liberdade de todos de acordo com uma lei universal (KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes, trad. Edson Bini, Bauru, SP: Edipro, 2003, p. 77). Disso decorre CARAVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 33.ª ed., São Paulo, SALES, Gustavo Fernandes. A constitucionalidade dos decretos dos Governadores que restringem direitos individuais por conta da pandemia de COVID-19 (coronavírus). Coisas do Direito, Brasília, mar Disponível em: < Acesso em 18/Abr/2020.

10 que, em prol da fruição permanente e simultânea por todos os seus titulares, os direitos fundamentais possuem limitações em sua esfera de proteção, que podem ser trabalhadas sob as perspectivas da teoria interna e da teoria externa, tão caras ao direito constitucional. E mais adiante, prossegue: A princípio, poderíamos pensar que tais direitos fundamentais não admitiriam restrições, até mesmo por uma questão de lógica: permitir limitação a direitos sem autorização constitucional seria o mesmo que dizer que o texto constitucional, nesse ponto, não vale nada, já que, havendo ou não permissão da Lei Maior, qualquer direito fundamental pode ser restringido pelos Poderes Públicos. Entretanto, não seria razoável admitir a existência de direitos fundamentais absolutos ou ilimitados, pelo simples fato de texto normativo não explicitar, naquele dispositivo isolado, a possibilidade de restrição. Como se sabe, as normas constitucionais integram e constituem um sistema unitário de regras e princípios, de forma que uma norma extraída do texto da Constituição não deve ser analisada isoladamente, mas, sim, em conjunto com todo o ordenamento jurídico-constitucional, o que exigirá a realização de uma ponderação de valores e bens jurídicos pelo intérprete, caso a caso, a fim de se atingir o equilíbrio entre as diversas normas constitucionais aparentemente antagônicas. Dentro deste juízo de ponderação se denota que a solução de conflitos desta estirpe reclama pela devida análise da proporcionalidade, a respeito da qual cabe exclusivamente ao gestor municipal avaliar os fins visados e os meios empregados para melhor atender às necessidades inerentes à saúde e políticas públicas. E a realidade local, inclusive sob a ótica dos obstáculos e as dificuldades reais do gestor e a exigências das políticas públicas a seu cargo (art. 22, LINDB), cuida-se de matéria em que não se admite a ingerência do

11 Poder Judiciário, notadamente pela necessidade de elaboração de planos e critérios para o controle da crise sanitária, assim como acerca da disponibilização e racionalização da aplicação dos recursos financeiros no âmbito da saúde pública. Sobre o tema, é valiosa a lição do saudoso professor Hely Lopes Meirelles 4 : Essa liberdade funda-se na consideração de que só o administrador, em contato com a realidade, está em condições de bem apreciar os motivos ocorrentes de oportunidade e conveniência da prática de certos atos, que seria impossível ao legislador, dispondo na regra jurídica lei de maneira geral e abstrata, prover com justiça e acerto. Só os órgãos executivos é que estão, em muitos casos, em condições de sentir e decidir administrativamente que convém e o que não convém ao interesse coletivo. Em tal hipótese executa a lei vinculadamente, quanto aos elementos que ela discrimina, e discricionariamente, quanto aos aspectos em que ela admite opção. Erro é considerar-se o ato discricionário imune à apreciação judicial, pois só a Justiça poderá dizer da legalidade da invocada discricionariedade e dos limites de opção do agente administrativo. O que o Judiciário não pode é, no ato discricionário, substituir o discricionarismo do administrador pelo do juiz. Não pode, assim, invadir opções administrativas ou substituir critérios técnicos por outros que repute mais convenientes ou oportunos, pois essa valoração é privativa da Administração. Mas pode sempre proclamar as nulidades e coibir os abusos da Administração. Assim, aliás, já decidiu o Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, conforme se extrai do seguinte aresto: REEXAME NECESSÁRIO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. IMPROCEDÊNCIA. CONHECIMENTO DA REMESSA 4 MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2007.

12 OBRIGATÓRIA. APLICAÇÃO ANALÓGICA DO ARTIGO 19 DA LEI DE AÇÃO POPULAR. PRELIMINARES DE INCOMPETÊNCIA DE JUÍZO, AUSÊNCIA DE INTERESSE DE AGIR E ILEGITIMIDADE ATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO. AFASTAMENTO. MÉRITO. DISPONIBILIZAÇÃO DE VAGAS AOS ADOLESCENTES INTERNOS DA COMARCA. DESCUMPRIMENTO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. INTERVENÇÃO DO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. INADMISSIBILIDADE NA HIPÓTESE SUB JUDICE. INTROMISSÃO POSSÍVEL APENAS EM SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS. I. - "(...) Por aplicação analógica da primeira parte do art. 19 da Lei nº 4.717/65, as sentenças de improcedência de ação civil pública sujeitam-se indistintamente ao reexame necessário." (Superior Tribunal de Justiça, REsp n.º /SC, Segunda Turma, Relator Ministro CASTRO MEIRA, DJ 19/05/2009 II. Em observância ao princípio da separação de poderes, insculpido na Carta Magna, a regra é que o Poder Judiciário não pode obrigar o Executivo a praticar atos de gestão pública, porquanto estes dependem de planejamento administrativo e orçamentário. SENTENÇA CONFIRMADA EM REEXAME NECESSÁRIO. (TJPR 4.ª C. Cível REEX n Rel. Abraham Lincoln Calixto J. 09/Nov/2010). Enfim, de tudo o que foi esposado, constata-se que a análise das medidas mais adequadas ao presente momento, repleto de incertezas, compete ao Chefe do Executivo do Município, não havendo qualquer excepcionalidade presente que justifique a ingerência do Poder Judiciário na questão. Trata-se, mutatis mutandis, da hipótese de judicial self-restraint, isto é, a técnica de autocontenção 5, segundo a qual o Poder Judiciário não deve interferir em questões consideradas estritamente políticas. Registre-se, de mais a mais, que muito embora a impetrante enumere disposições constitucionais supostamente violadas, igualmente se faz 5 STF Tribunal Pleno MS n /DF Rel. Min. Luis Roberto Barroso J. 08/Set/2016

13 presente a constatação de normas com idêntico assento constitucional por ocasião da edição das normativas municipais. Ademais, ao tempo em que afirma que os Decretos são desprovidos de critérios científicos, é preciso lembrar que a inicial não veio acompanhada de qualquer estudo que indique que a reabertura do comércio é (ou não) a medida mais acertada, circunstância que igualmente afasta a probabilidade do direito. É oportuno ressaltar, neste ponto, que o Tribunal de Justiça paranaense já analisou casos que envolviam a suspensão de atividades comerciais, assim como outras restrições mais severas, sendo que em nenhuma destas ocasiões restou evidenciada a suposta inconstitucionalidade 6. Deste modo, na medida em que não resta evidenciada, de plano, a presença de medida excepcional apta a autorizar a revisão dos atos normativos aqui questionados e firme na premissa que a análise adequada deste tema que envolve estritamente questões de saúde e políticas públicas compete ao gestor municipal, não resta alternativa ao Juízo senão o indeferimento da petição inicial, posto que ausente qualquer violação ao direito líquido e certo sustentado. 4 Por estas razões, atento ao que foi exposto, indefiro a petição inicial, com fulcro no art. 10 da Lei /2009 e julgo extinto o feito, sem a resolução do mérito, nos moldes do art. 485, inciso I, do Código de Processo Civil. Condeno a impetrante ao pagamento das custas e despesas do processo. Sem honorários porque incabíveis na espécie (art. 25 da Lei /2009; Súmulas 512 do Supremo Tribunal Federal e 105 do Superior Tribunal de Justiça). Intimem-se. Diligências necessárias. Foz do Iguaçu, 18 de abril de Rodrigo Luis Giacomin Juiz de Direito 6 Confira-se: autos n ; autos n ; autos n

SP - CEP Horário de Atendimento ao Público: das 12h30min às19h00min SENTENÇA. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy

SP - CEP Horário de Atendimento ao Público: das 12h30min às19h00min SENTENÇA. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy fls. 134 SENTENÇA Processo Digital nº: 1000052-09.2018.8.26.0176 Classe - Assunto Impetrante: Mandado de Segurança - Classificação e/ou Preterição XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Impetrado: Secretário(a) de

Leia mais

1. Trata-se de mandado de segurança, com pedido de medida liminar, impetrado pelo Deputado Federal Fernando DestitoFrancischini,

1. Trata-se de mandado de segurança, com pedido de medida liminar, impetrado pelo Deputado Federal Fernando DestitoFrancischini, Medida Cautelar Em Mandado de Segurança 34.767 Distrito Federal Relator Impte.(s) Adv.(a/s) Proc.(a/s)(es) Proc.(a/s)(es) Adv.(a/s) : Min. Roberto Barroso : Fernando DestitoFrancischini : Gustavo SwainKfouri

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: REQUISITOS 3) Ato coator comissivo ou omissivo: exige-se um

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MOREIRA DE CARVALHO (Presidente) e OSWALDO LUIZ PALU.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MOREIRA DE CARVALHO (Presidente) e OSWALDO LUIZ PALU. fls. 1 PODER JUDICIÁRIO Registro: 2014.0000250623 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0004903-14.2009.8.26.0471, da Comarca de Porto Feliz, em que é apelante SINDICATO DO

Leia mais

Órgão Especial DECISÃO

Órgão Especial DECISÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 0065375-50.2017.8.19.0000 REPRESENTANTE: ASSOCIAÇÃO DE SUPERMERCADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ASSERJ REPRESENTADO: ESTADO DO RIO DE JANEIRO REPRESENTADO: ASSEMBLEIA

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Mandado de Segurança Prof. Gisela Esposel - Natureza jurídica: ação autônoma de impugnação - Destina-se a proteger os interesses do indivíduo contra

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça HABEAS CORPUS Nº 428.553 - SP (2017/0321807-5) RELATOR IMPETRANTE ADVOGADO IMPETRADO PACIENTE : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO : ANDRE LUIZ DO NASCIMENTO BARBOZA : ANDRE LUIZ DO NASCIMENTO BARBOZA

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A MANDADO DE SEGURANÇA. FALÊNCIA. ORDEM DE CITAÇÃO PARA DEFESA. ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO FÁTICA. AUSÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO. CABÍVEL INTERPOSIÇÃO DE AGRAVO. ARTIGO 5º, II, LEI 12.016/09. INICIAL INDEFERIDA.

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 30/09/2016 Número: 0857074-64.2016.8.10.0001 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 4ª Vara da Fazenda

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ÓRGÃO ESPECIAL PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO IMPETRADO: EXMO SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO DECISÃO Trata-se de mandado de segurança interposto por REJANE DE ALMEIDA em face de EXMO SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO E EXMO SR.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal HABEAS CORPUS 137.078 SÃO PAULO RELATORA PACTE.(S) IMPTE.(S) ADV.(A/S) COATOR(A/S)(ES) : MIN. ROSA WEBER :RENAN SILVA DOS SANTOS :DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO :DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Habeas Corpus Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Habeas Corpus contra ato de particular. Controvérsia: Habeas Corpus - Exemplo: sujeito é internado em

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte Avenida Raja Gabaglia, 1753, Conjunto Santa Maria, BELO HORIZONTE

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais PJe - Processo Judicial Eletrônico 09/04/2019 Número: 5030518-12.2019.8.13.0024 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 2ª Vara de Feitos Tributários

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MANDADO DE SEGURANÇA 33.121 SÃO PAULO RELATORA IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. ROSA WEBER :DONISETE GIMENES ANGELO :ELIANE MARTINS DE OLIVEIRA :PRESIDENTE DA 2ª TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO Comarca de Catanduvas Vara Única

ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO Comarca de Catanduvas Vara Única fls. 183 Autos n 0300155-82.2018.8.24.0218 Ação: Mandado de Segurança/PROC Impetrante: Luzerna Instalações Elétricas Ltda Me Impetrado: Dorival Ribeiro dos Santos e outro SENTENÇA RELATÓRIO LUZERNA INSTALAÇÕES

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 17/10/2018 Número: 5023434-14.2018.4.03.6100 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 13ª Vara Cível Federal de São Paulo Última distribuição

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MEDIDA CAUTELAR EM MANDADO DE SEGURANÇA 33.046 PARANÁ RELATOR IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. LUIZ FUX :JOSÉ CARLOS FRATTI : RAMON DE MEDEIROS NOGUEIRA E OUTRO(A/S) :CONSELHO NACIONAL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL PROCESSO Nº 80796-07.2014.4.01.3400 MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL CLASSE 2100 IMPTE. : IRINALDO DIAS DA SILVA IMPDO. : PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL INTERMINISTERIAL - CEI SENTENÇA Trata-se de mandado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CURSO DE EXTENSÃO Professor: José Henrique Cesário Pereira.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CURSO DE EXTENSÃO Professor: José Henrique Cesário Pereira. Professor: José Henrique Cesário Pereira PARTE III O SISTEMA DE CONTROLE CONCENTRADO (VIA DE AÇÃO) B) ADI POR OMISSÃO (LEI 9.868/1999 E 12.063/2009) O art. 103, 2., da CF/88 estabelece que declarada a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Profª. Liz Rodrigues - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental: prevista no art. 102,

Leia mais

146 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL MANDADO DE SEGURANÇA Nº

146 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL MANDADO DE SEGURANÇA Nº TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL MANDADO DE SEGURANÇA Nº 0025334-41.2017.8.19.0000 IMPETRANTE: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ IMPETRADO: EXMO

Leia mais

18 a CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N o 11496/08 RELATOR : DES.JORGE LUIZ HABIB

18 a CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N o 11496/08 RELATOR : DES.JORGE LUIZ HABIB 18 a CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N o 11496/08 RELATOR : DES.JORGE LUIZ HABIB APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. A Lei 7347/85, com a inovação trazida pela lei 11448/07, prevê,

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (...) O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos

Leia mais

Mandado de Segurança - Denegação - ISSQN - Cartórios Incidência - Serviços notariais - Registro

Mandado de Segurança - Denegação - ISSQN - Cartórios Incidência - Serviços notariais - Registro Mandado de Segurança - Denegação - ISSQN - Cartórios Incidência - Serviços notariais - Registro COMARCA DE BELO HORIZONTE JUÍZO DA 6ª VARA DE FEITOS DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL PROCESSO Nº : 0024.09.481.909-1

Leia mais

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Leia mais

Sucintamente relatados, decido.

Sucintamente relatados, decido. Requerente: JOÃO CÂNDIDO PORTINARI Requerido: NELSON MARCIO NIRENBERG Trata-se de ação cautelar, com pedido de concessão de efeito suspensivo a recurso especial. Sustenta estarem presentes os requisitos

Leia mais

: MIN. CÁRMEN LÚCIA. Relatório

: MIN. CÁRMEN LÚCIA. Relatório ARGÜIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL 343 RIO DE JANEIRO RELATORA REQTE.(S) INTDO.(A/S) INTDO.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :PARTIDO DOS TRABALHADORES :JOÃO DARC COSTA DE SOUZA MORAES :PREFEITO

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

Justiça define a favor da APEOESP em ação pelos readaptados

Justiça define a favor da APEOESP em ação pelos readaptados 21/07/2017 46 Justiça define a favor da APEOESP em ação pelos readaptados A APEOESP obteve mais uma vitória judicial para a nossa categoria. Desta vez, a juíza Thania Pereira Teixeira De Carvalho Cardin,

Leia mais

: UNIÃO FEDERAL SENTENÇA

: UNIÃO FEDERAL SENTENÇA SENTENÇA N : 375/2011-A PROCESSO : 33787-88.2010.4.01.3400 CLASSE 7100 : AÇÃO CIVIL PÚBLICA AUTOR : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RÉU : UNIÃO FEDERAL SENTENÇA Cuida-se de ação civil pública ajuizada pelo

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :RAUL CESAR CARRILLO ROMERO :JOSUÉ ALVES OLIVEIRA :PRESIDENTE DA REPÚBLICA :ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

: MIN. DIAS TOFFOLI :RAUL CESAR CARRILLO ROMERO :JOSUÉ ALVES OLIVEIRA :PRESIDENTE DA REPÚBLICA :ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO MANDADO DE SEGURANÇA 32.669 DISTRITO FEDERAL RELATOR IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :RAUL CESAR CARRILLO ROMERO :JOSUÉ ALVES OLIVEIRA :PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Gabinete do Desembargador Norival Santomé 6ª Câmara Cível

Gabinete do Desembargador Norival Santomé 6ª Câmara Cível MANDADO DE SEGURANÇA Nº 41065-90.2016.8.09.0000 (201690410655) COMARCA DE GOIÂNIA IMPETRANTE: JEFFERSON GOMES DAS NEVES IMPETRADO: SECRETÁRIO DA CASA CIVIL DO ESTADO DE GOIÁS RELATOR: DR. WILSON SAFATLE

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM Parecer 039/13/PJM Consulente: Prefeito. Assunto: Controle preventivo de constitucionalidade. Referência: Processo Administrativo nº. 564/2013. Ementa: DIREITO CONSTITUCIONAL. PROCESSO LEGISLATIVO. PROJETO

Leia mais

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO Enunciados Respostas 1 Considerando o cabimento, indique a diferença entre as ações: A. Mandado de segurança Art.

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 6.106 PERNAMBUCO RELATORA : MIN. CÁRMEN LÚCIA REQTE.(S) :PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA INTDO.(A/S) :GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO ADV.(A/S)

Leia mais

o MANDADO DE SEGURANÇA EM MATÉRIA

o MANDADO DE SEGURANÇA EM MATÉRIA o MANDADO DE SEGURANÇA EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA Juiz Federal da 2 Vara Federal em São José do Rio Preto/SP, Mestre e Doutor em Direito pela USPlSP e Professor da FIRP - Faculdades Integradas Riopetrense.

Leia mais

Nº /000 BELO HORIZONTE WASHINGTON FERNANDO RODRIGUES

Nº /000 BELO HORIZONTE WASHINGTON FERNANDO RODRIGUES 2 0 1 8 0 0 0 2 3 4 4 3 8 MANDADO DE SEGURANÇA ÓRGÃO ESPECIAL Nº 1.0000.18.018163-8/000 BELO HORIZONTE IMPETRANTE WASHINGTON

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS JUNTO AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS

: MIN. DIAS TOFFOLI CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS JUNTO AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS RECLAMAÇÃO 24.163 DISTRITO FEDERAL RELATOR RECLTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECLDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) INTDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MINISTÉRIO PÚBLICO JUNTO AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 7 Profª. Liz Rodrigues Art. 5º, LXXI: conceder-se-á

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N.º 35/2018 SFCONST/PGR Sistema Único nº 65.766/2018 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.704/MG REQUERENTE: Procurador-Geral da República INTERESSADO(S): Governador do Estado de Minas Gerais Assembleia

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO 13 o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS NA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DE PROCURADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Exmo. Sr. Procurador-Geral Na data de 06 de maio de 2012 foi

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 3.961 DISTRITO FEDERAL RELATOR REQTE.(S) ADV.(A/S) INTDO.(A/S) ADV.(A/S) INTDO.(A/S) : MIN. ROBERTO BARROSO :ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0000.16.094414-6/001 Númeração 0944146- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Moreira Diniz Des.(a) Moreira Diniz 11/05/0017 11/05/2017 DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 21.205 - SP (2006/0009180-5) RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI IMPETRADO : JUIZ FEDERAL DA 13A VARA CÍVEL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO EMENTA PROCESSUAL

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.123 MATO GROSSO RELATOR REQTE.(S) INTDO.(A/S) INTDO.(A/S) : MIN. LUIZ FUX :SINDICATO DOS DESPACHANTES E AUTO ESCOLA DO ESTADO DE MATO GROSSO - SINDAED/MT : CESAR

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0017461-97.2004.4.03.9999/SP RELATÓRIO Trata-se de apelação interposta pelo CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA, contra sentença que julgou

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL 1 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL MANDADO DE SEGURANÇA n.º 0025334-41.2017.8.19.0000 IMPETRANTE: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ IMPETRADO: EXMO

Leia mais

Michel Gouveia (não respondo no messenger)

Michel Gouveia (não respondo no messenger) Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia (não respondo direct) Para não levar uma carência de ação, faça o requerimento administrativo.

Leia mais

Informativo comentado: Informativo 935-STF (RESUMIDO)

Informativo comentado: Informativo 935-STF (RESUMIDO) : 935-STF (RESUMIDO) Márcio André Lopes Cavalcante DIREITO CONSTITUCIONAL LIBERDADE RELIGIOSA É constitucional lei estadual que permite o sacrifício de animais em cultos de religiões de matriz africana

Leia mais

<^22^ I llllll Hlll '''"IJ * PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

<^22^ I llllll Hlll '''IJ * PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE 370 ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRATICA REGISTRADO(A) SOB N I llllll Hlll '''"IJ * Vistos, relatados e discutidos estes autos de Mandado de Injunção n 990.09.367816-0,

Leia mais

QUESTÃO SUBJETIVA - DIREITO ADMINISTRATIVO (Valor: 10,0 pontos)

QUESTÃO SUBJETIVA - DIREITO ADMINISTRATIVO (Valor: 10,0 pontos) QUESTÃO SUBJETIVA - DIREITO ADMINISTRATIVO (Valor: 10,0 pontos) Discorra sobre os poderes e deveres administrativos, abordando, fundamentadamente, os seguintes aspectos: a) A relação entre os poderes e

Leia mais

DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº / RELATOR: DES. LINDOLPHO MORAIS MARINHO

DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº / RELATOR: DES. LINDOLPHO MORAIS MARINHO DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº. 03516-41/2008-0067 RELATOR: DES. LINDOLPHO MORAIS MARINHO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROPOSTA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO. REPASSE DE VERBAS

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MANDADO DE SEGURANÇA 34.115 DISTRITO FEDERAL RELATOR IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. EDSON FACHIN :WEVERTON ROCHA MARQUES DE SOUSA :WILLER TOMAZ DE SOUZA :PRESIDENTE DA CÂMARA DOS

Leia mais

AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES EMENTÁRIO DE TEMAS: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário (Art. 2º, da CRFB/88) Organização dos Poderes: separação

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 21

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 21 SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 21 CAPÍTULO 1 NOTÍCIA HISTÓRICA UTILIZAÇÃO DO MS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO... 23 1. A evolução do MS no sistema

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 745.410 - SP (2005/0068599-2) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS PROCURADOR : LAÍS NUNES DE ABREU E OUTROS RECORRIDO : GIASSETTI

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS...

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 25... 27 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 27 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 29 PROCESSO... 33 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada

Leia mais

Constitucional. Informativos STF e STJ (julho/2017)

Constitucional. Informativos STF e STJ (julho/2017) Constitucional Informativos STF e STJ (julho/2017) Professor Marcelo Tavares www.masterjuris.com.br TEMA: PROCESSO LEGISLATIVO INFORMATIVO 870 PROCESSO : MS 27931/DF, rel. Min. Celso de Mello, julgamento

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 - Introdução A Administração Pública atua por meio de seus órgãos e seus agentes, os quais são incumbidos do exercício das funções

Leia mais

Número ( ) Descrição MANDADO DE SEGURANÇA IMPETRANTE: NIVALDO MULATINHO DE MEDEIROS CORREIA FILHO

Número ( ) Descrição MANDADO DE SEGURANÇA IMPETRANTE: NIVALDO MULATINHO DE MEDEIROS CORREIA FILHO Leia a íntegra da decisão Número 0005603-84.2015.8.17.0000 (385731-0) Descrição MANDADO DE SEGURANÇA Relator BARTOLOMEU BUENO Data 07/05/2015 17:23 MANDADO DE SEGURANÇA Nº 385731-0 IMPETRANTE: NIVALDO

Leia mais

11/09/2017 PRIMEIRA TURMA : MIN. ALEXANDRE DE MORAES PAULO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

11/09/2017 PRIMEIRA TURMA : MIN. ALEXANDRE DE MORAES PAULO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 11/09/2017 PRIMEIRA TURMA RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) : MIN. ALEXANDRE DE MORAES :RODRIGO DE OLIVEIRA E FRANÇA :DEFENSOR PÚBLICO-GERAL

Leia mais

HABEAS CORPUS Nº PR (2018/ )

HABEAS CORPUS Nº PR (2018/ ) HABEAS CORPUS Nº 459.330 - PR (2018/0173975-5) RELATOR : MINISTRO NEFI CORDEIRO IMPETRANTE : DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ ADVOGADO : DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ IMPETRADO : TRIBUNAL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 10ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 10ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 10ª REGIÃO PROCESSO nº 0000233-37.2016.5.10.0000 (MANDADO DE SEGURANÇA (120)) RELATORA: DESEMBARGADORA MARIA REGINA MACHADO GUIMARÃES

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: LEGITIMIDADE 1) Legitimidade ativa (impetrantre) Art. 1 o Conceder-se-á

Leia mais

Mandado de Injunção DF

Mandado de Injunção DF Nº 4973/2014 ASJCIV/SAJ//PGR Mandado de Injunção 6.211-DF Relator: Ministro Luiz Fux Impetrante: Braulio Mathias dos Santos Impetrados: Presidente da República e outros MANDADO DE INJUNÇÃO. APOSENTADORIA

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 3.203 DISTRITO FEDERAL RELATOR : MIN. ROBERTO BARROSO REQTE.(S) :CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES - CNT : ADMAR GONZAGA E OUTRO(A/S) :JUTAHY MAGALHÃES NETO :UNIÃO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça e competência para o julgamento de contravenções penais: uma análise à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores Alexandre Piccoli

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 8 HABEAS DATA E CAUTELAR ANTECEDENTE PARA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO: DISTINÇÕES E APLICABILIDADES 8.1.3. COMPETÊNCIA JURISDICIONAL

Leia mais

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma

Leia mais

CONTROLE JUDICIAL DOS ATOS NORMATIVOS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS. Marcos Juruena Villela Souto

CONTROLE JUDICIAL DOS ATOS NORMATIVOS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS. Marcos Juruena Villela Souto CONTROLE JUDICIAL DOS ATOS NORMATIVOS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS Marcos Juruena Villela Souto REGULAÇÃO A regulação é uma atividade administrativa de intervenção do Estado no domínio econômico, mediante

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 21/06/2016 PRIMEIRA TURMA HABEAS CORPUS 125.480 RIO DE JANEIRO RELATOR PACTE.(S) IMPTE.(S) PROC.(A/S)(ES) COATOR(A/S)(ES) : MIN. MARCO AURÉLIO :VICTOR

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO... 4 Apontamentos Iniciais...4 Legitimidade... 5 Competência... 5 Procedimento...6

Leia mais

AÇÃO ORDINÁRIA/TRIBUTÁRIA DECISÃO Nº /2011 PROCESSO Nº CLASSE 1100 :UNIÃO FEDERAL(FAZENDA NACIONAL) DECISÃO

AÇÃO ORDINÁRIA/TRIBUTÁRIA DECISÃO Nº /2011 PROCESSO Nº CLASSE 1100 :UNIÃO FEDERAL(FAZENDA NACIONAL) DECISÃO AÇÃO ORDINÁRIA/TRIBUTÁRIA DECISÃO Nº /2011 PROCESSO Nº 68183-57.2011.4.04.3400 CLASSE 1100 AUTORA RÉ :CAOA MONTADORA DE VEÍCULOS S/A :UNIÃO FEDERAL(FAZENDA NACIONAL) DECISÃO Cuida-se de pedido de antecipação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL Processo nº. 53278-42.2014.4.01.3400 Mandado de Segurança Impetrante: Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Impetrado: Planejamento e Orçamento ASSECOR Secretária de Gestão Pública do Ministério

Leia mais

HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO. NOVA ORIENTAÇÃO.

HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO. NOVA ORIENTAÇÃO. HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO. NOVA ORIENTAÇÃO. A Turma, acompanhando recente orientação do STF, decidiu não ser cabível a impetração de habeas corpus substitutivo de recurso ordinário,

Leia mais

ASSOCIACAO NACIONAL DOS DEFENSORES PUBLICOS FEDERAIS - ANADEF ADVOGADO : RAFAEL DA CÁS MAFFINI : MAURICIO ROSADO XAVIER IMPETRADO :

ASSOCIACAO NACIONAL DOS DEFENSORES PUBLICOS FEDERAIS - ANADEF ADVOGADO : RAFAEL DA CÁS MAFFINI : MAURICIO ROSADO XAVIER IMPETRADO : MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO Nº 5003634-15.2011.404.7200/SC IMPETRANTE : ASSOCIACAO NACIONAL DOS DEFENSORES PUBLICOS FEDERAIS - ANADEF ADVOGADO : RAFAEL DA CÁS MAFFINI : MAURICIO ROSADO XAVIER IMPETRADO

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor...

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor... SUMÁRIO Agradecimentos......... 7 Nota do autor............. 9 Abreviaturas...... 11 Prefácio da jq edição...... 31 1. Introdução...... 33 2. Estado e Direito...... 41 2.1. Estado... 41 2.2. As Declarações

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Mandado de Injunção Direito Constitucional Prof. André Vieira Direito Constitucional MANDADO DE INJUNÇÃO LEI Nº 13.300, DE 23 DE JUNHO DE 2016 Queridos alunos. O

Leia mais

Direito Eleitoral Bruno Gaspar

Direito Eleitoral Bruno Gaspar Direito Eleitoral Bruno Gaspar Supremo Tribunal Federal INFORMATIVO 895 PLENÁRIO TEMA: PRESTAÇÃO DE CONTAS PROCESSO: ADI 5394, rel. Min. Alexandre de Moraes, julgamento em 22.3.2018. (ADI-5394) DESTAQUE:

Leia mais

Registro: ACÓRDÃO

Registro: ACÓRDÃO fls. 70 Registro: 2015.0000074343 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2222935-31.2014.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante SÓ TURBO COMÉRCIO

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça Gabinete do Conselheiro Ney José de Freitas PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO Nº 0001180-61.2012.2.00.0000 Requerente: André Luís Alves de Melo Requerido: Tribunal de

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 24/03/2017 Número: 0601295-24.2017.6.00.0000 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral

Leia mais

: DESEMBARGADORA FEDERAL ASSUSETE MAGALHÃES

: DESEMBARGADORA FEDERAL ASSUSETE MAGALHÃES HABEAS CORPUS 200901000714451/DF RELATOR(A) IMPETRANTE IMPETRADO PACIENTE : DESEMBARGADORA FEDERAL ASSUSETE MAGALHÃES : JUIZO FEDERAL DA 10A VARA - DF RELATOR(A) : DESEMBARGADORA FEDERAL ASSUSETE MAGALHÃES

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 4 HABEAS CORPUS NAS TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 4 HABEAS CORPUS NAS TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 4 HABEAS CORPUS NAS TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES 4.4. É POSSÍVEL IMPETRAR HABEAS CORPUS CONTRA PUNIÇÃO DISCIPLINAR ILEGAL? Inicialmente,

Leia mais

INFORMATIVO STF Direito Constitucional Direito Processual Penal Direito Constitucional

INFORMATIVO STF Direito Constitucional Direito Processual Penal Direito Constitucional destaques comentados pelos Professores Estratégia Sumário 1 Direito Constitucional... 1 2 Direito Processual Penal... 4 1 Direito Constitucional Cabimento de reclamação e Enunciado 10 da Súmula Vinculante

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br As conseqüências da errônea indicação da autoridade coatora na impetração do mandado de segurança Meiry Mesquita Monte * Elaborado em 08.2008. A complexa estruturação do Poder Público

Leia mais

Questão 1. Em consonância com a previsão constitucional sobre intervenção, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 1. Em consonância com a previsão constitucional sobre intervenção, assinale a alternativa INCORRETA: Questão 1. Em consonância com a previsão constitucional sobre intervenção, assinale a alternativa INCORRETA: (A) A intervenção federal é uma das limitações circunstanciais impostas à atividade do poder

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA MS

MANDADO DE SEGURANÇA MS PAGINA_CAPA_PROCESSO_PJE_1002613-67.2018.5.02.0000 Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região MANDADO DE SEGURANÇA MS 1002613-67.2018.5.02.0000 PARA ACESSAR O SUMÁRIO,

Leia mais

NOTA PÚBLICA Cirurgião Dentista Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba

NOTA PÚBLICA Cirurgião Dentista Endereço: Avenida Rio Branco, nº 424, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Ba NOTA PÚBLICA As provas para o cargo Cirurgião Dentista do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Cachoeira que seriam realizadas neste domingo (24/03/2019), estão adiadas conforme decisão abaixo.

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Aplicação dos direitos fundamentais 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Rol exemplificativo 2º

Leia mais