Michel Gouveia (não respondo no messenger)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Michel Gouveia (não respondo no messenger)"

Transcrição

1 Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia (não respondo direct)

2 Para não levar uma carência de ação, faça o requerimento administrativo. Enunciado 35 do JEF/SP: O ajuizamento da ação de concessão de benefício da seguridade social reclama prévio requerimento administrativo.

3 Para não levar uma carência de ação, faça o requerimento administrativo. Se faz, vamos seguir: Exceções:

4 Prévio requerimento administrativo: TRF3 Súmula nº 9 Em matéria previdenciária, torna-se desnecessário o prévio exaurimento da via administrativa, como condição de ajuizamento da ação.

5 Prévio requerimento administrativo: FONAJEF: Enunciado nº. 77 O ajuizamento da ação de concessão de benefício da seguridade social reclama prévio requerimento administrativo.

6 Prévio requerimento administrativo: Exceção: FONAJEF: Enunciado nº. 78 O ajuizamento da ação revisional de benefício da seguridade social que não envolva matéria de fato dispensa o prévio requerimento administrativo.

7 Prévio requerimento administrativo: Exceção: FONAJEF: Enunciado nº.79 A comprovação de denúncia da negativa de protocolo de pedido de concessão de benefício, feita perante a ouvidoria da Previdência Social, supre a exigência de comprovação de prévio requerimento administrativo nas ações de benefícios da seguridade social.

8 Prévio requerimento administrativo: Exceção: Enunciado da TRU RJ Enunciado 94 Não se extinguirá o processo sob alegação de inexistência de prévio requerimento administrativo se houver resistência da parte ré ao pedido e já iniciada a instrução processual. Precedente: Processo nº /01.

9 Prévio requerimento administrativo: Exceção: Enunciados, Recomendações, Sugestões, Moções e Conclusões dos FOREJEFs da 2ª Região Enunciado nº 17 A realização da revisão administrativa do beneficio previdenciário, na forma do art. 29, II, da Lei 8213/91, nos termos da Ação Civil Publica n /SP, não impede o segurado de pedir em ação individual a condenação ao pagamento dos atrasados sem observância do cronograma definido na ação coletiva, independentemente de prévio requerimento administrativo.

10 Prévio requerimento administrativo: Exceção: Enunciados, Recomendações, Sugestões, Moções e Conclusões dos FOREJEFs da 2ª Região Enunciado nº 60 Decorridos 45 dias (art. 41-A, 5º, da Lei 8.213/1991) desde a entrada em vigor da Lei /2015 sem que a Administração tenha promovido a revisão de ofício determinada pelo art. 5º, o beneficiário tem interesse de agir em juízo, independentemente de novo requerimento administrativo.

11 Tipos de ações previdenciárias: 5 tipos de ações, na lição de José Antonio Savaris. Ação de concessão de benefício previdenciário; Ação de revisão de benefício previdenciário; Ação de restabelecimento de benefício prev; Ação de manutenção de benefício prev; Ação de anulação de benefício previdenciário Declaratórias em geral

12 CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 109 Regra geral: Justiça Federal

13 A Justiça Federal no Brasil é divida em 5 Regiões. Cada Região tem o respectivo Tribunal Regional Federal. TRF 1, TRF 2, TRF 3, TRF 4 e TRF 5.

14 Cada Estado que integra a Região é um Seção Judiciária, cuja sede é a Capital do Estado. A Seção Judiciária é composta por Subseções Judiciárias.

15 TRF 3 Seção Judiciária de São Paulo Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul São Paulo é composto por mais 40 Subseções Cada Subseção é composta por Varas Federais A competência de cada Subseção Judiciária é fixada por ato de cada Tribunal.

16 CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 109 Regra geral: Competência absoluta da Justiça Federal. Em razão da matéria sempre em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal participarem da LIDE. Exceções: Ações de falência, acidente de trabalho, Justiça do Trabalho, Eleitoral.

17 COMPETÊNCIA DELEGADA Art. 109, 3º, CF serão processadas e julgadas na justiça estadual, no foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, as causas em que forem parte instituição de previdência social e segurado, sempre que a comarca não seja sede de vara de juízo federal, e, se verificada essa condição, a lei poderá permitir que outras causas sejam também processadas e julgadas pela justiça estadual.

18 COMPETÊNCIA Regra geral: da Justiça Federal Competência relativa: Justiça Estadual Comarca que não é sede de Vara Federal? Justiça Federal Justiça Estadual

19 COMPETÊNCIA Regra geral: Domicílio do Autor Competência é absoluta da Justiça Federal Domicílio com sede de Vara Federal e a Capital com sede de Seção Federal, a regra não é absoluta e sim relativa, o Autor poderá ajuizar a ação no lugar que preferir.

20 COMPETÊNCIA Regra geral: Domicílio do Autor Súmula 689 do STF: O segurado pode ajuizar ação contra a instituição de previdenciária perante o juízo federal do seu domicílio ou nas varas federais da capital do estado-membro

21 Lei n /2001 (JEF) Causas cujo valor não seja superior a 60 salários mínimos. Competência em razão do valor da causa. Art. 3º Compete ao Juizado Especial Federal Cível processar, conciliar e julgar causas de competência da Justiça Federal até o valor de sessenta salários mínimos, bem como executar as suas sentenças.

22 Execução da sentença no JEF: Enunciado 20 do JEF/SP: É possível a expedição de precatório no Juizado Especial Federal, nos termos do art. 17, 4, da Lei n /2001), quando o valor da condenação exceder 60 (sessenta) salários mínimos.

23 Lei n /2001: Causas cujo valor não seja superior a 60 salários mínimos. Competência em razão do valor da causa. Art. 3º, 3º: No foro onde estiver instalada Vara do Juizado Especial Federal, a sua competência é absoluta, em razão do valor da causa.

24 Lei n /2001: A regra de competência do JEF deve ser analisada à luz dos 2ª e 3º do artigo 109 da Constituição Federal, ou seja, relativa.

25 JEF X Justiça Estadual Se o domicílio do autor for sede de JEF, sua competência é absoluta em razão do valor da causa. Se o município não for sede de JEF, a ação poderá ser proposta na Justiça Estadual, ainda que o município vizinho seja sede de JEF e o domicílio do autor esteja abrangido pela mesma jurisdição.

26 Ações previdenciárias/acidentárias: Os litígios entre Segurados e INSS que se originam em acidentes do trabalho, serão dirimidos na Justiça Estadual. Art. 109, inciso I, 3º da CF/88: 3º Serão processadas e julgadas na justiça estadual, no foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, as causas em que forem parte instituição de previdência social e segurado, sempre que a comarca não seja sede de vara do juízo federal, e, se verificada essa condição, a lei poderá permitir que outras causas sejam também processadas e julgadas pela justiça estadual.

27 Ações previdenciárias/acidentárias: Súmula 501 do STF: Compete à justiça ordinária estadual o processo e o julgamento, em ambas as instâncias, das causas de acidente do trabalho, ainda que promovidas contra a união, suas autarquias, empresas públicas ou sociedades de econômica mista. Súmula 15 do STJ: Compete à justiça estadual processar e julgar litígios decorrentes de acidente do trabalho Art. 129 da Lei 8.213/91: Art Os litígios e medidas cautelares relativos a acidentes do trabalho serão apreciados: II - na via judicial, pela Justiça dos Estados e do Distrito Federal, segundo o rito sumaríssimo, inclusive durante as férias forenses, mediante petição instruída pela prova de efetiva notificação do evento à Previdência Social, através de Comunicação de Acidente do Trabalho CAT.

28 Mandado de Segurança: A competência é exclusiva da Justiça Federal, no termos do art. 109, VIII, da CF: Art Aos juízes federais compete processar e julgar: VIII - os mandados de segurança e os habeas data contra ato de autoridade federal, excetuados os casos de competência dos tribunais federais;

29 Mandado de Segurança: Os Juizados Especiais Federais não tem competência para processar e julgar os Mandados de Segurança.

30 Mandado de Segurança: Caso: Segurado sofreu acidente de trabalho, foi ao INSS requerer o benefício de auxílio-doença, o qual foi negado. Como você tem todas as provas necessárias para percebimento do benefício, resolve impetrar um Mandado de Segurança. Quem têm competência para julgar o Mandado de Segurança, Justiça Estadual ou Federal?

31 Mandado de Segurança: Competência será da Justiça Federal, uma vez que o MS ataca ato de autoridade. A competência é exclusiva em razão da autoridade coatora.

32 Em todas as hipóteses de ajuizamento, os recursos contra sentença ou os agravos de instrumentos, serão decididos pelo Tribunal Regional Federal ou pelas Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais.

33 PROCESSUAL CIVIL. CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. JUSTIÇAS ESTADUAL E FEDERAL. MANDADO DE SEGURANÇA. AUTORIDADE IMPETRADA. CHEFE DA AGÊNCIA DO INSS EM SERRA/ES. RETIFICAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO. BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO. CLASSIFICAÇÃO EQUIVOCADA. AUXÍLIO-DOENÇA CATALOGADO COMO ACIDENTE DE TRABALHO. COMPETÊNCIA FEDERAL. CRITÉRIO RATIONE AUCTORITATIS. PRECEDENTES. 1. Cuida-se de conflito negativo de competência instaurado entre o Juízo Federal da 2ª Vara Cível da Seção Judiciária do Estado do Espírito Santo, o suscitado, e o Juízo de Direito da Vara Especializada em Acidentes de Trabalho de Vitória, o suscitante, nos autos de mandado de segurança impetrado por MZ Informática Ltda contra ato supostamente abusivo e ilegal do Chefe da Agência da Previdência Social do INSS no Município de Serra/ES, por meio do qual pretende a impetrante a retificação de ato administrativo. 3. Embora a discussão tangencie o tema afeto à concessão de benefício previdenciário, a competência interna, por força do que dispõe o art. 9º, 1º, II, do Regimento do STJ, é da Primeira Seção, pois o que pretende a impetrante é a anulação de ato administrativo, com retificação do registro do benefício concedido a seu empregado de acidente de trabalho (Código 91) para auxílio doença (Código 31). 4. A competência para o julgamento de mandado de segurança é estabelecida em razão da função ou da categoria funcional da autoridade indicada como coatora (ratione auctoritatis), sendo irrelevante a matéria tratada na impetração, a natureza do ato impugnado ou a pessoa do impetrante. Precedentes. 5. No caso, a autoridade indigitada coatora é o Chefe da Agência da Previdência Social no Município de Serra/ES, autoridade pública federal vinculada ao Instituto Nacional do Seguro Social-INSS. Tratando-se de autoridade federal, a competência para julgamento do feito é da Justiça Federal de Primeira Instância, ainda que a matéria possa, de algum modo, tangenciar o tema relativo à concessão do benefício de acidente de trabalho. 6. Ainda que assim não fora, não se trata, na espécie, de demanda acidentária, mas de mandado de segurança que visa a retificação de um ato administrativo. 7. Conflito de competência conhecido para declarar competente o Juízo Federal da 2ª Vara Cível da Seção Judiciária do Estado do Espírito Santo, o suscitado. (CC /ES, Rel. Ministro CASTRO MEIRA, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 10/11/2010, DJe 22/11/2010)

34

COMPETÊNCIA. JURISDIÇÃO É a atividade do Estado que tem por objetivo fazer atuar concretamente a lei nos conflitos de interesse.

COMPETÊNCIA. JURISDIÇÃO É a atividade do Estado que tem por objetivo fazer atuar concretamente a lei nos conflitos de interesse. JURISDIÇÃO É a atividade do Estado que tem por objetivo fazer atuar concretamente a lei nos conflitos de interesse. COMPETÊNCIA É a delimitação da jurisdição. Traduz a ideia de divisão da jurisdição entre

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA - Parte 3 Prof(a). Bethania Senra g) ações em que a União e os Territórios forem partes ou intervenientes: o art. 99 do CPC deve ser entendido em harmonia com o art.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Critérios de competência Parte 3 Prof(a). Bethania Senra Competência da Justiça Federal: Justiça Federal de 1ª instância: - O art. 109 da CF enumera, em onze incisos,

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Ações previdenciárias Prof. Bruno Valente Relação beneficiário X INSS Litigiosidade Judicialização a questão previdenciária Expansão da estrutura

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA Professor: Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Facebook/FANPAGE: Rodrigo Sodero III e Professor Rodrigo Sodero De início,

Leia mais

Michel Gouveia (não respondo no messenger)

Michel Gouveia (não respondo no messenger) Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia 1º Endereçamento 2º Qualificação 3º Questões processuais 4º Fatos 5º Direito 6º Provas

Leia mais

WEBNÁRIO REFORMA PREVIDENCIÁRIA FACULDADE LEGALE/IBDP. Tema: Mudanças no processo judicial através da PEC 6/2019.

WEBNÁRIO REFORMA PREVIDENCIÁRIA FACULDADE LEGALE/IBDP. Tema: Mudanças no processo judicial através da PEC 6/2019. WEBNÁRIO REFORMA PREVIDENCIÁRIA FACULDADE LEGALE/IBDP Tema: Mudanças no processo judicial através da. Professor: Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Facebook/FANPAGE: Rodrigo Sodero III e Professor

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) - Previsão constitucional (art. 98,

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Competência na Justiça do Trabalho Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 07 PROCEDIMENTOS APLICADOS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000628960 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2170102-65.2016.8.26.0000, da Comarca de Sumaré, em que é agravante EMTU/SP EMPRESA METROPOLITANA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA Professor: Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Facebook/FANPAGE: Rodrigo Sodero III e Professor Rodrigo Sodero COMPETÊNCIA

Leia mais

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes A Execução Fiscal e o novo CPC < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes LEF, art. 5º A competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui a de qualquer outro juízo,

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL Art. 109. Aos juízes federais compete processar e

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais (Art. 106 a 110) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção IV DOS TRIBUNAIS REGIONAIS

Leia mais

Advocacia-Geral da União Procuradoria-Geral Federal

Advocacia-Geral da União Procuradoria-Geral Federal Advocacia-Geral da União Procuradoria-Geral Federal Acidente de Trabalho: Competência Jurisdicional Renato Rodrigues Vieira Procurador-Geral Federal Brasília Abril/2016 Cenário Atual Art. 109. Aos juízes

Leia mais

Competência da justiça estadual, para julgar ações que envolvem acidente do trabalho, incluindo o individual: STJ, CC /DF

Competência da justiça estadual, para julgar ações que envolvem acidente do trabalho, incluindo o individual: STJ, CC /DF RESUMO DA AULA 25 DE MARÇO 2019 PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA PROF. RODRIGO SODERO COMPETÊNCIA EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA ACIDENTE DE TRABALHO DE CONTRIBUINTE INDIVIDUAL: Competência da justiça estadual,

Leia mais

Aula 03 REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

Aula 03 REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL Turma/Ano: Direito Previdenciário (2016) Matéria/Data: Regime Geral de Previdência Social: aspectos constitucionais e competência (25/04/15) Professor: Marcelo Tavares Monitora: Márcia Beatriz Aula 03

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MANDADO DE SEGURANÇA 33.121 SÃO PAULO RELATORA IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. ROSA WEBER :DONISETE GIMENES ANGELO :ELIANE MARTINS DE OLIVEIRA :PRESIDENTE DA 2ª TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS

Leia mais

Michel Gouveia. Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia

Michel Gouveia. Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia A advocacia previdenciária é pautada na busca do direito do segurado. É muito importante que o advogado conheça do

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 8 HABEAS DATA E CAUTELAR ANTECEDENTE PARA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO: DISTINÇÕES E APLICABILIDADES 8.1.3. COMPETÊNCIA JURISDICIONAL

Leia mais

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO CONFLITO DE COMPETÊNCIA (SEÇÃO) Nº /PR

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO CONFLITO DE COMPETÊNCIA (SEÇÃO) Nº /PR 14/05/2018 ACOR Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO CONFLITO DE COMPETÊNCIA (SEÇÃO) Nº 5008490-44.2018.4.04.0000/PR RELATORA: DESEMBARGADORA FEDERAL MARGA INGE BARTH TESSLER SUSCITANTE:

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0035.12.011240-0/001 Númeração 1041280- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Pedro Bernardes Des.(a) Pedro Bernardes 30/04/2013 06/05/2013 EMENTA: AGRAVO

Leia mais

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho Prof. Bruno Klippel Advogado, Mestre em Direito pela FDV/ES, Doutorando em Direito do Trabalho pela PUC/SP, autor de diversas obras e artigos jurídicos, destacando-se Direito Sumular TST Esquematizado,

Leia mais

Recursos nos Juizados Especiais Federais e as ações previdenciárias. Teoria e Prática

Recursos nos Juizados Especiais Federais e as ações previdenciárias. Teoria e Prática Recursos nos Juizados Especiais Federais e as ações previdenciárias Teoria e Prática Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FANPAGE: Rodrigo Sodero II e Professor Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero

Leia mais

Artigo 109: ou será julgada pela Justiça Federal comum e JEF, ou será julgada pela Justiça Comum;

Artigo 109: ou será julgada pela Justiça Federal comum e JEF, ou será julgada pela Justiça Comum; RESUMO DA AULA 20 DE MARÇO 2019 PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIO PROF. RODRIGO SODERO COMPETÊNCIA EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA Fundamentação legal artigo 109 da CF/88. Duas possibilidades: Artigo 109: ou

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS SUMÁRIO INTRODUÇÃO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS 1. INTRODUÇÃO AO PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO 1.1 Processo Judicial Previdenciário e ação previdenciária 1.2 Princípios do Processo Judicial Previdenciário

Leia mais

Competência nos JEFs Lei Fed nº /2009

Competência nos JEFs Lei Fed nº /2009 Competência nos JEFs Lei Fed nº 12.153/2009 Eduardo Uhlein Agosto 2013 Lei Federal nº 12153/2009 Dispõe sobre os Juizados Especiais da Fazenda Pública dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br DELEGAÇÃO DA COMPETÊNCIA FEDERAL Art. 109. Aos juízes federais compete processar

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 8 (09.04.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Recursos e embargos de declaração Mandado de segurança, habeas corpus

Leia mais

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Federal MARCELO SARAIVA

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Federal MARCELO SARAIVA CONFLITO DE COMPETÊNCIA (221) Nº 5008980-93.2018.4.03.0000 RELATOR: Gab. 14 - DES. FED. MARCELO SARAIVA SUSCITANTE: SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ITAPEVA/SP - 1ª VARA FEDERAL PARTE AUTORA: INMETRO INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

TERCEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 37047/ CLASSE CNJ COMARCA CAPITAL

TERCEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 37047/ CLASSE CNJ COMARCA CAPITAL AGRAVANTE: ELPIDIO ACOSTA AGRAVADO: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS Número do Protocolo: 37047/2013 Data de Julgamento: 10-12-2013 E M E N T A AGRAVO DE INSTRUMENTO AÇÃO DE RESTABELECIMENTO

Leia mais

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO Enunciados Respostas 1 Considerando o cabimento, indique a diferença entre as ações: A. Mandado de segurança Art.

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br - Procedimento. JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA (Lei nº 12.153/2009) - Adoção

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Mandado de Segurança Parte 3 Prof. Marcelo Barbi Art. 5 º : Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2014.0000017069 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Mandado de Segurança nº 2039481-82.2013.8.26.0000, da Comarca de Rio Claro, em que são impetrantes CLÁUDIO ANTONIO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte 2 Prof.ª Eliane Conde A Justiça do Trabalho não tem competência para processar e julgar Ação de Cobrança ajuizada por profissional

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 123.828 - GO (2012/0161212-4) RELATOR SUSCITANTE SUSCITADO : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES : TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE GOIÁS : JUÍZO DE DIREITO DE JARAGUÁ -

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: PROCEDIMENTO (art. 5º, LXIX, CRFB c/c Lei nº 12.016/2009) -

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR FRANCISCO MARTÔNIO PONTES DE VASCONCELOS

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR FRANCISCO MARTÔNIO PONTES DE VASCONCELOS fls. 74 Processo: 0627098-73.2017.8.06.0000 - Habeas Corpus Impetrante: Alexandre dos Santos Geraldes Paciente: Luiz Fabiano Ribeiro Brito Impetrado: Juiz de Direito da 5ª Vara Júri da Comarca de Fortaleza

Leia mais

Prof. Adriana Rodrigues

Prof. Adriana Rodrigues Prof. Adriana Rodrigues Latim ius - Direito Dicere dizer Dizer o Direito Dicção do Direito Conceito É a atividade do Estado, exercida por intermédio do juiz, que busca a pacificação dos conflitos em sociedade

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Superior Tribunal de Justiça (Art. 104 a 105) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Art. 104.

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) 10º tema Procedimentos Judiciais revisões de benefícios reajustes

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Composta por, esta é a chamada justiça federal comum (a trabalhista, militar e eleitoral são as justiças federais

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se: Pelo

Leia mais

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Conceito

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Conceito Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 03 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 03 1 CONTEÚDO DA AULA: Regime Geral de Previdência

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete da Desembargadora Federal Margarida Cantarelli RELATORA : DESEMBARGADORA FEDERAL MARGARIDA CANTARELLI RELATÓRIO A EXMA. DESEMBARGADORA FEDERAL MARGARIDA CANTARELLI (RELATORA): Trata-se de mandado de segurança impetrado contra o Juiz de Direito da 2ª

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL MÍNIMA MANDADO DE SEGURANÇA.

PETIÇÃO INICIAL MÍNIMA MANDADO DE SEGURANÇA. PETIÇÃO INICIAL MÍNIMA MANDADO DE SEGURANÇA prof.luisalberto@gmail.com MANDADO DE SEGURANÇA COMPETÊNCIA ENDEREÇAMEN TO LEGITIMIDADE ATIVA STF, Tribunais Superiores, TJ dos Estados e DF, TRF, Juízes Federais,

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE PAGAR EM FACE DA FAZENDA PÚBLICA - Execução por título judicial

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Aula 66 1 Estrutura da petição inicial Artigo 319 do Código

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Institui a gratificação de representação dos juízes estaduais no exercício da jurisdição federal, por delegação. Art.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 4 Prof. Gisela Esposel - Do procedimento Sumaríssimo. Artigo 77 e seguintes da Lei 9099/95 - Recusada a transação,

Leia mais

CONFLITO DE COMPETÊNCIA CÍVEL N.º DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. SUSCITANTE

CONFLITO DE COMPETÊNCIA CÍVEL N.º DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. SUSCITANTE CONFLITO DE COMPETÊNCIA CÍVEL N.º 1.349.130-8 DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. SUSCITANTE : Juízo de Direito da 4.ª Vara Cível do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.9. COMPETÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO E LUGAR DE IMPETRAÇÃO Primeiramente,

Leia mais

Artigos Doutrinários. A competência territorial em sede de Juizados Especiais Federais. 1. Introdução

Artigos Doutrinários. A competência territorial em sede de Juizados Especiais Federais. 1. Introdução A competência territorial em sede de Juizados Especiais Federais Cláudia da Costa Tourinho Scarpa* 1. Introdução Um problema que se vem enfrentando atualmente nas varas de Juizados Especiais Federais localizadas

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Juizado Especial Federal Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS NO ÂMBITO DA JUSTIÇA FEDERAL Art.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 7 Profª. Liz Rodrigues Art. 5º, LXXI: conceder-se-á

Leia mais

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA PROCESSUAL

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA PROCESSUAL FREDERICO AMADO PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA PROCESSUAL NOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS 2017 CAPÍTULO 1 REGRAS GERAIS SOBRE O PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO 1. COMPETÊNCIA JURISDICIONAL 1.1. Regra geral: competência

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 122.253 - AL (2012/0083837-6) RELATORA SUSCITANTE SUSCITADO INTERES. INTERES. : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5A REGIÃO : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br FAZENDA PÚBLICA E AS CUSTAS JUDICIAIS Art. 91. As despesas dos atos processuais praticados

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Mandado de Segurança Prof. Gisela Esposel - Natureza jurídica: ação autônoma de impugnação - Destina-se a proteger os interesses do indivíduo contra

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) Art. 10. As partes poderão designar,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 80. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 80. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA Aula n. 80 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA 1 Fundamentação Legal Lei n. 12.153/2009 Aplicação subsidiária Código de Processo Civil Lei n. 9.099/1995

Leia mais

Aula 22. Justiça Federal. (arts. 108 e 109, CF)

Aula 22. Justiça Federal. (arts. 108 e 109, CF) Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Organização do Poder Judiciário (Parte III) / Aula 22 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 22 Justiça Federal (arts. 108 e 109,

Leia mais

/000 <CABBCAADDABACCBBCAADCBAADBCBCABACBCAADDABACCB>

/000 <CABBCAADDABACCBBCAADCBAADBCBCABACBCAADDABACCB> Acórdãos na Íntegra 146000124532 Tribunal: Tribunal De Justiça Do Estado De Minas Gerais Órgão Julgador: 1ª C.Cív. Tipo do Recurso: CC Nº Processo: 1.0000.12.112954-8/000 Relator(a): Rel. Geraldo Augusto

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Juizado Especial Federal Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil LEI Nº 10.259, DE 12 DE JULHO DE 2001. Art. 1º São instituídos os Juizados

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Superior Tribunal de Justiça. Profª. Liz Rodrigues - Superior Tribunal de Justiça: guardião das leis federais. - Composição: no mínimo, 33 ministros

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 4 HABEAS CORPUS NAS TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 4 HABEAS CORPUS NAS TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 4 HABEAS CORPUS NAS TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES 4.9.3. QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA JUNTAR À PETIÇÃO INICIAL DO WRIT?

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 64.199 - MG (2006/0114936-2) RELATOR : MINISTRO LUIZ FUX AUTOR : CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF ADVOGADO : MARIA LUIZA DE CASTRO RACHID E OUTROS RÉU : ESCOLA MATERNAL DOM PIXOTE

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL ESTÁCIO-CERS DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof. André Mota deomotaadv@yahoo.com.br (F) Professor André Mota (IG) @profandremota.am (TW) profandremota TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1. DEFINIÇÃO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional 1. REGRAS DE COMPETÊNCIA O habeas corpus deve ser interposto à autoridade judicial

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça e competência para o julgamento de contravenções penais: uma análise à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores Alexandre Piccoli

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL ESTÁCIO-CERS DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof. André Mota deomotaadv@yahoo.com.br (F) Professor André Mota (IG) @profandremota.am (TW) profandremota TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1. DEFINIÇÃO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça HABEAS CORPUS Nº 428.553 - SP (2017/0321807-5) RELATOR IMPETRANTE ADVOGADO IMPETRADO PACIENTE : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO : ANDRE LUIZ DO NASCIMENTO BARBOZA : ANDRE LUIZ DO NASCIMENTO BARBOZA

Leia mais

HELENA ELIAS PINTO JUÍZA FEDERAL CONVOCADA. (em substituição à relatora)

HELENA ELIAS PINTO JUÍZA FEDERAL CONVOCADA. (em substituição à relatora) Agravo de Instrumento - Turma Espec. I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0003874-39.2016.4.02.0000 (2016.00.00.003874-9) RELATOR : Desembargadora Federal SIMONE SCHREIBER AGRAVANTE

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0000.15.033552-9/000 Númeração 0335529- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Audebert Delage Des.(a) Audebert Delage 18/08/2015 28/08/2015 EMENTA: CONFLITO

Leia mais

Professor Wisley Aula 08

Professor Wisley Aula 08 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 COMPETÊNCIA 1. PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL Previsto na Constituição Federal no art.

Leia mais

A ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ATUAR NOS PROCESSOS COM LIDES ENVOLVENDO SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS

A ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ATUAR NOS PROCESSOS COM LIDES ENVOLVENDO SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS A ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ATUAR NOS PROCESSOS COM LIDES ENVOLVENDO SINDICATOS E SERVIDORES PÚBLICOS Maria Clara Lucena Dutra de Almeida Procuradora Federal Especialista em Direito Constitucional

Leia mais

DIÁRIO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO Ano VIII nº 129 Porto Alegre, terça-feira, 28 de maio de 2013 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

DIÁRIO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO Ano VIII nº 129 Porto Alegre, terça-feira, 28 de maio de 2013 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO DIÁRIO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO Ano VIII nº 129 Porto Alegre, terça-feira, 28 de maio de 2013 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO PUBLICAÇÕES ADMINISTRATIVAS ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL MÍNIMA Habeas corpus

PETIÇÃO INICIAL MÍNIMA Habeas corpus PETIÇÃO INICIAL MÍNIMA Habeas corpus REGRAS PARA A REDAÇÃO DE UMA PEÇA PROCESSUAL 1 Usar a linguagem técnica conjugada com a correta aplicação da linguagem comum; 2 Observar os elementos essenciais que

Leia mais

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho

Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Direito Constitucional Poder Judiciário - Justiça do Trabalho Justiça do Trabalho CF. Art. 111 São órgãos da Justiça do Trabalho: I o Tribunal Superior do Trabalho; II os Tribunais Regionais do Trabalho;

Leia mais

: DESEMBARGADORA FEDERAL ASSUSETE MAGALHÃES

: DESEMBARGADORA FEDERAL ASSUSETE MAGALHÃES HABEAS CORPUS 200901000714451/DF RELATOR(A) IMPETRANTE IMPETRADO PACIENTE : DESEMBARGADORA FEDERAL ASSUSETE MAGALHÃES : JUIZO FEDERAL DA 10A VARA - DF RELATOR(A) : DESEMBARGADORA FEDERAL ASSUSETE MAGALHÃES

Leia mais

Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL MINUTA DE JULGAMENTO FLS. *** SEXTA TURMA *** 2004.03.00.026069-4 207442 AI-SP PAUTA: 07/08/2008 JULGADO: 07/08/2008 NUM. PAUTA: 00090 RELATOR: DES.FED. CONSUELO YOSHIDA PRESIDENTE

Leia mais

COMPETÊNCIA. 5) Competência da Justiça Federal (art. 109 CRFB/88)

COMPETÊNCIA. 5) Competência da Justiça Federal (art. 109 CRFB/88) Turma e Ano: Master A (2015) 30/03/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 08 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 08 CONTEÚDO DA AULA: Competência: Competência da

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL TRIBUTÁRIA

PETIÇÃO INICIAL TRIBUTÁRIA PETIÇÃO INICIAL TRIBUTÁRIA ÍNDICE 1. ESTRUTURA BÁSICA E ENDEREÇAMENTO...4 Petição Inicial...4 Endereçamento...4 2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES...11 3. DOS FATOS, DOS DIREITOS E DOS PEDIDOS... 13 I - Síntese

Leia mais

Orientações gerais Petição Inicial

Orientações gerais Petição Inicial Orientações gerais Petição Inicial ndereçamento qual justiça endereço a minha petição inicial? emos a jurisdição especial e a jurisdição comum. A jurisdição especial é composta ela Justiça do Trabalho,

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 JURISDIÇÃO 1- Generalidades 2- Imunidade de execução 2.1- Estados Estrangeiros RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. ESTADO ESTRANGEIRO. REPÚBLICA

Leia mais

EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO Nº ( ) COMARCA DE INHUMAS JD DA VARA DAS FAZENDAS PÚBLICAS E 2A CÍVEL DA COMARCA DE INHUMAS

EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO Nº ( ) COMARCA DE INHUMAS JD DA VARA DAS FAZENDAS PÚBLICAS E 2A CÍVEL DA COMARCA DE INHUMAS 6ª Câmara Cível EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO Nº 148875-15.2010.8.09.0072 (201091488754) COMARCA DE INHUMAS EXCIPIENTE EXCEPTO RELATOR CLEUBER MARQUES MENDES JD DA VARA DAS FAZENDAS PÚBLICAS E 2A CÍVEL DA COMARCA

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0000.11.029913-8/000 Númeração 0299138- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Domingos Coelho Des.(a) Domingos Coelho 05/10/2011 17/10/2011 EMENTA: CONFLITO

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

Impetrado : Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho - RO

Impetrado : Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho - RO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA 1ª Câmara Cível Data de distribuição :26/05/2008 Data de julgamento :15/07/2008 200.000.2008.005924-4 Mandado de Segurança Impetrante : Elivana Muniz de Carvalho Advogada

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Supremo Tribunal Federal. Profª. Liz Rodrigues - Supremo Tribunal Federal: guardião da Constituição. - Composição: onze Ministros, escolhidos dentre

Leia mais

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO 1. Conceito Fazenda Pública em Juízo 2. Prerrogativas Processuais 3. Casos Repetitivos e a Fazenda Pública 4. Mandado de Segurança em matéria tributária Poder Público em Juízo

Leia mais