CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA: A LEITURA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ PR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA: A LEITURA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ PR."

Transcrição

1 MARY PEREIRA DOS SANTOS LEMOS 1 SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO 2 CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA: A LEITURA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ PR. O presente trabalho tem por objetivo investigar as concepções e práticas de leitura dos alunos da EJA do município de Paranavaí-PR. O referencial teórico que amparou nossas discussões foi Freire (1987), Soares (2003) e Kleiman (2001). Para conhecer as práticas de leitura, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Realizamos observações sistematizadas em sala de aula e entrevistamos 5 alunos integrantes do segundo período de alfabetização. Para verificação de práticas de leituras adotamos como instrumento a apresentação de diferentes materiais portadores de texto seguidos de questionamentos sobre a composição e o uso do material. Os resultados, ainda parciais, indicam que os sujeitos desta pesquisa pertencem a um percentual de adultos que tiveram sua infância expropriada pelo trabalho. O mercado de trabalho que não permitiu o aprendizado na infância interfere na decisão de aprender na idade adulta. Quanto às práticas de leitura, verificamos que todos realizam uma boa decodificação de textos, porém, nem sempre entendem o que leram. Reconhecem diferentes materiais portadores de texto, mas ainda não conseguem localizar informações nestes materiais. (Palavras-chave: práticas de leitura- alfabetização- educação de jovens e adultos) INTRODUÇÃO Saber ler e escrever na sociedade contemporânea não é mais garantia de acesso ao mercado de trabalho e nem mesmo garantia de poder exercer a cidadania. Porém, sem esses atributos isso se torna cada vez mais difícil. Por isso é necessário que todo sujeito domine a leitura e a escrita no uso de suas práticas sociais cotidianas. Dessa forma, a escola passa a ser o lugar onde o sujeito analfabeto aprenderá as primeiras letras e como fazer uso desse conhecimento no seu dia-a-dia. Os analfabetos estão inseridos na sociedade industrial contemporânea, no entanto, por não dominar o sistema simbólico da escrita, esses sujeitos não são protagonistas de ações corriqueiras presentes no cotidiano, fato esse razão de exclusão. No intuito de oportunizar acesso à educação escolar para quem não a teve na idade adequada organizou-se, no sistema escolar brasileiro, a Educação de Jovens e Adultos popularmente conhecida por EJA. São as práticas de leitura dos alunos atendidos por essa modalidade de ensino que se constituem o objeto deste estudo. 1 Acadêmica do curso de Pedagogia da FAFIPA e bolsista Fundação de Apoio à FAFIPA. 2 Professora da Fundação FAFIPA e Universidade Estadual de Maringá UEM.

2 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS PRÁTICAS DE LEITURA Segundo o artigo 37 da LDB 3 A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. E para o exercício deste direito a lei complementa: 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular. Oportunidades apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. Segundo Iokoi (2001) os debates sobre o analfabetismo no Brasil ganharam impulso a partir de Neste período, Lourenço Filho e Clementi Mariani passaram a participar de discussões para a formulação do Projeto Principal da Unesco de Educação para a América Latina, organizado no pós-guerra. Muitas foram as tentativas para que se tivesse um Projeto de Educação de Jovens e Adultos no Brasil e para que alcançasse porcentagem cada vez maior de pessoas rumo a erradicação do analfabetismo no país. No entanto, adentramos o século XXI e a erradicação ainda é um desafio. Em 2000, a EJA contava com cerca de 190 mil educadores em escolas públicas e privadas de todo o país. Um número ainda tímido se considerado os milhões de brasileiros que procuram a escola para se alfabetizar ou para continuar seus estudos. Um ícone da história da EJA no Brasil é Paulo Freire. Quando se fala em EJA, imediatamente pensamos no legado deste educador. Sua proposta para a alfabetização criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. Em seu lugar, Freire propôs uma teoria fundamentada na relação dialógica entre educandos e educadores que discute e lê a realidade dos sujeitos. Fascina-nos não apenas a sua proposta, mas a intenção de um cidadão que deseja e luta para que seu próximo se liberte da opressão e compartilhe o mundo letrado. Conhecer a história e a obra de Paulo Freire faz crescer a admiração e o respeito pelas conquistas acerca da educação, mesmo sabendo que as lutas travadas em defesa da cidadania e ao respeito pelo ser humano ainda são bandeiras atuais. Segundo Brandão (1981) na aurora de 1960, embasados na proposta de Freire, os 3 Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96.

3 lavradores do Nordeste foram os primeiros homens a viverem a experiência do círculo de cultura, foram alfabetizados através de seu próprio trabalho. Ler o mundo a partir da própria experiência de vida é a premissa da proposta freireana. A leitura para Freire (1982) é um diálogo, uma troca de saberes que possibilita a mudança de postura em relação ao mundo. Neste sentido, o autor discute a necessidade de se politizar o cidadão. Para o autor (1982, p. 11): A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. As relações entre educando, texto e contexto, são mediadas pelos educadores da EJA, e devem oportunizar as práticas de leitura cotidianas. Neste sentido, não basta apenas decodificar a mensagem registrada graficamente. É preciso compreendê-la e relacionála ao mundo em que vivemos. O analfabeto sabe a importância de fazer parte do mundo letrado, sabe que ler e escrever facilita as relações pessoais e sua integração profissional. Todavia, no ambiente educacional ele ainda precisa sentir que pode expressar seu pensar, sua visão de mundo, suas crendices, seus ideais, suas sugestões. Condições básicas para estabelecer uma relação de confiança e liberdade na relação docente e discente. Magda Soares (2003), nos mostra que, na atualidade, os resultados de Censos 4 têm sido freqüentemente apresentados pelo critério de anos de escolarização, em função dos quais se caracteriza o nível de alfabetização funcional da população. Ficando implícito nesse critério que, após alguns anos de aprendizagem escolar, o individuo terá não só aprendido a ler e escrever, mas também a fazer uso da leitura e da escrita. Assim, verifica-se uma progressiva, embora cautelosa, extensão do conceito de alfabetização em direção ao conceito de letramento: do saber ler e escrever em direção ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita. A preocupação dos autores que embasam essa pesquisa centra-se na questão do uso da leitura e escrita enquanto práticas cotidianas. Dessa forma, entendemos que a escola passa a ser o lugar onde o sujeito aprenderá a ler para além da decodificação, fazendo uso desse conhecimento no seu dia-a-dia. No sentido de conhecer as práticas de leitura dos alunos da EJA na sociedade contemporânea, propomos a seguinte investigação. A PESQUISA Para conhecer as práticas de leitura realizamos uma pesquisa de abordagem 4 Sobretudo nos casos das Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domicílios (PNAD).

4 qualitativa, na qual utilizamos como procedimentos observação in loco, entrevistas semi estruturada com alunos e professores, análise de material pedagógico e aplicação de questionário e leitura direcionada aos alunos. Utilizamos filmagem digital, fotografia digital e os seguintes materiais portadores de texto: Bíblia; folha de cheque; bula; conta de energia elétrica; texto informativo com imagem; livro de alfabetização de crianças e caderno de atividades de língua portuguesa. O corpus desta pesquisa foi formado por cinco educandos do 2º Período de Alfabetização da EJA da cidade de Paranavaí. Das seis escolas pesquisadas através da Secretaria Municipal de Educação, apenas uma, situada no centro da cidade está atendendo Alfabetização da EJA com 1º Período (1ª e 2ª série) e 2º Período (3ª e 4ª série), realizados em 2 anos. Fizemos duas observações na escola, acompanhamos uma aula de português e uma aula de matemática. As aulas são noturnas, iniciam às 19:30 horas e se estendem às 23h. Os sujeitos de nossa pesquisa participaram ativamente da aula, atentos e com vontade de aprender. Os sujeitos 5 Ronaldo, 47 anos, nascido no Estado do Paraná, é ajudante de motorista num depósito de materiais de construção. Não teve acesso à escola na infância porque o pai morreu quando ainda estava em idade escolar. Trabalhou na roça, junto com os irmãos, para ajudar no sustento da família. Aos 45 anos, retornou aos bancos escolares motivado pela necessidade de ler e escrever, pois, em seu trabalho necessitava ler as notas de entrega. Foi matriculado como aluno reclassificado. 6 Em entrevista, afirmou que aprendeu mais ler do que escrever. É um senhor bem simples, muito falante, demonstra vontade e interesse em aprender. Gosta de estar na escola e tem um bom relacionamento com a professora. No entanto, diz que estudar é muito cansativo, porque às vezes não tem tempo para se alimentar antes da aula. Nas atividades propostas em sala participou efetivamente. Durante o questionário demonstrou insegurança quanto à grafia e sempre queria confirmar o que escrevia. Dona Zilda, 47 anos, mas aparenta bem mais, nasceu no Estado do Paraná, é cozinheira e em razão da profissão já esteve em Israel e Grécia. Domina culinária de vários países sem saber ler ou escrever. Disse em entrevista: Essa burra aqui já foi longe!. Não estudou, pois a família era muito grande, eram 11 filhos, todos trabalhavam, moravam numa fazenda e o pai era muito doente. Suas maiores dificuldades eram preencher uma ficha numa entrevista de trabalho, ir ao banco pegar extrato e fazer um currículo. Voltou à escola para aprender a ler suas receitas, a bíblia, e fazer um currículo. Foi matriculada como aluna reclassificada. Em entrevista, afirmou 5 Os nomes são fictícios. 6 Alunos que tem noções de leitura.

5 que apesar de ter problemas de saúde 7, hoje já consegue segurar o lápis e escrever. Disse que não consegue ler inglês e francês, e que, não se sente mais chateada, porque agora já sabe ler e escrever. É uma pessoa bem extrovertida e falante. Tem muita vontade de aprender. Ler e escrever para ela é uma cura pessoal, devido aos problemas de saúde. Marlene, 31 anos, nascida no Estado do Paraná, trabalha em avícola como auxiliar de controle de qualidade, não teve acesso à escola porque teve uma infância muito pobre. Ficou emocionada ao ser questionada sobre a infância, pois, teve que trabalhar para ajudar a sustentar a família. Sentiu a necessidade de voltar à escola por causa do trabalho, está matriculada como aluna reclassificada. Relatou em sua entrevista que estudar muda tudo na vida. No entanto, encontra muita dificuldade de ir a escola, pois é longe da sua casa. Não gosta do seu nome, é bem retraída, reservada, tem um olhar triste. Pensa que não conseguirá prosseguir os estudos. Em suas palavras: não sei se vou agüentar o tranco. Justifica o desânimo pelo cansaço e distância da escola, para não se atrasar ela não se alimenta. Fala pouco e quando não consegue responder algo, aparenta insegurança e rispidez. Jailson, 35 anos, nasceu no Estado do Paraná, é pedreiro. Não teve acesso à escola porque o pai morreu quando ele tinha 3 anos. Eram 9 irmãos e não havia quem os mandasse à escola. Uma lembrança boa da infância era a leitura da irmã mais velha, ela lia e contava historinhas para ele e para os irmãos. Sentiu necessidade de estudar quando, para conseguir qualquer emprego, era preciso saber ler e escrever. Voltou à escola e ficou três anos no 1º ciclo, pois mal sabia escrever o nome. Hoje, no 2º ciclo, lê e escreve com dificuldade, pois troca as letras. Disse em entrevista que gosta de matemática, porque sabe fazer contas e que a professora ensina bem, explica até eu entender. Orgulhoso, afirmou que ler e escrever foram as maiores alegrias da sua vida. Sair às ruas e conseguir ler as placas, assinar um documento sem medo, ler a bíblia e os gibis. Ele lembra que sua leitura se complica quando aparecem as letras W e Y. É um sujeito bem humilde, muito tímido. Sua postura representa o próprio oprimido, em todo momento pedia desculpas. Quando olhado nos olhos ele sempre abaixava a cabeça. É bem tímido e disse que ficou nervoso com as perguntas e a filmagem. Disse que se sente um vencedor por aprender a ler e escrever, porque para ele é muito difícil. Apesar das críticas que recebe, quer aprender, porque afirma que tem gente com até 60 anos que aprende. Michelle, 24 anos, doméstica, nascida no Estado do Paraná não teve acesso à escola porque na sua infância morava em fazenda. A escola era muito longe e não havia condução. Quando pode freqüentar, não gostava da escola e não tinha paciência para ouvir a professora. Sentiu a necessidade de estudar durante este ano quando foi procurar emprego e uma das constantes indagações nas entrevistas era sobre sua escolaridade. Foi matriculada como aluna reclassificada. Em entrevista disse que gosta 7 Faz tratamento porque perdeu os movimentos das mãos.

6 de ler historinhas infantis e gibis. É tímida, porém fala bastante, abaixa os olhos quando é questionada. Atrapalha-se ao ler e diz que fica nervosa quando tem que ler para alguém. Não apresenta empolgação quanto aos estudos. Ainda está se situando no espaço escolar. Não participou ativamente das atividades. A leitura dos materiais portadores de texto Para observamos as práticas de leitura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos optamos pelo seguinte procedimento metodológico: apresentamos aos educandos textos variados e solicitamos leituras específicas: da Bíblia solicitamos a leitura de um determinado versículo; sobre a folha de cheque perguntamos o nome do titular; da bula questionamos o nome do remédio e a indicação; sobre a conta de energia solicitamos o nome do titular e o consumo da fatura; do texto informativo com imagem questionamos o assunto da reportagem; sobre o livro de alfabetização questionamos sua utilização e composição e do caderno de atividades de língua portuguesa indagamos de que disciplina era e a quem pertencia. Sujeito: Ronaldo Bíblia Cheque Bula Conta de Leu com dificuldade o texto Gaguejava e perguntava se estava correto. o nome do banco, mas não leu o que foi Disse que era uma receita. Não ler o que foi energia Leu sem dificuldade o nome do titular da fatura, o endereço, o valor, mas não encontrar a informação solicitada. Texto de revista Leu o titulo, mas não o relacionou a imagem. Não ler as palavras ranking e MEC. Fazia suposições e perguntava se estavam corretas. Cartilha Folheou algumas páginas e reconheceu como livro de Alfabetização para crianças. Caderno escolar como caderno de português de criança. Não leu o texto Repetiu salmos conhecidos. Sujeito: Dona Zilda Bíblia Cheque Bula Conta de energia Não encontrar o nome do titular do cheque Disse que era uma receita, leu com dificuldade o que foi Reclamou que o óculos não estava bom. Leu o nome da rua como sendo o nome do titular da conta. Depois viu que era o nome da rua. Mas, não encontrar o que foi Texto de revista Leu o titulo, mas não relacionou a imagem. Não entender as palavras ranking e MEC. Cartilha como um livro, que era de exercícios, mas não sabe de que. Caderno escolar como caderno, mas não sabia de que. Disse: Sei lá de que é esse caderno!

7 Sujeito: Marlene Bíblia Cheque Bula Conta de Leu o texto solicitado sem dificuldades. Disse que na Bíblia dela as letras são pequenas. Leu o que foi solicitado sem dificuldade. Disse que era uma receita, mas não encontrar o que foi Disse que em casa consegue encontrar. energia Leu sem dificuldade e com rapidez o que foi Sujeito: Jailson Bíblia Cheque Bula Conta de Leu com bastante dificuldade o texto a folha do cheque e leu com dificuldade, acrescentando palavras ao texto. Disse que era uma bula. Leu com dificuldade o nome do remédio, subtraindo letras. energia Não ler, coçava a cabeça e disse que fica nervoso quando tem que ler para alguém. Sabia o consumo da sua casa, mas disse que é sua esposa que lê. Sujeito: Michelle Bíblia Cheque Bula Conta de Leu o texto com dificuldade. Pediu ajuda para encontrar o que foi Leu o que foi solicitado sem dificuldade. acrescentou fonemas na pronúncia. como uma receita. Não encontrar o que foi Disse que tinha problemas na visão. energia Leu sem dificuldade, Estava sorridente e feliz. Expressava conquista. Texto de revista Leu o titulo, mas não o relacionou a imagem. Não ler as palavras ranking e MEC. Texto de revista Decodificou com muita dificuldade sem entender. Não relacionar a imagem ao titulo. Para ele foi o texto que apresentou mais obstáculos, pois havia palavras que ele não conhecia. Texto de revista Leu o titulo, mas não o relacionou a imagem. Não ler as palavras ranking e MEC. Sugeria alguns assuntos e perguntava se estava correto. Cartilha como livro de português. Cartilha como livro de Alfabetização de crianças Cartilha como livro de Alfabetização de criança. Não teve dificuldade, porque tem filhos pequenos que se utilizam o mesmo. Caderno escolar como caderno, mas não sabia de que era e qual matéria. Caderno escolar como caderno de Português que pertencia a uma criança. Caderno escolar Folheou bastante o caderno e afirmou ser um caderno de Português de criança. Ler a bíblia é um desejo da maioria dos sujeitos. Contudo, quando solicitamos a leitura de um versículo da bíblia, todos eles tiveram muita dificuldade, denotando pouca familiaridade com a leitura deste material. Um dos sujeitos não ler e ficou repetindo Salmos decorados. Esse fato, nosso entendimento, revela uma estratégia

8 interessante de contato com o texto bíblico. Quanto à leitura da bula de um remédio para gases intestinais, apenas um dos sujeitos reconheceu o material portador de texto como bula. Os demais disseram ser uma receita, confundindo receita médica com bula de remédio. Embora Marlene reconheça o material de forma precisa e revele familiaridade com ele no ambiente familiar, não ler o nome do remédio. Apenas o Sr. Jailson localizar no texto o nome do remédio. Na leitura do texto retirado de uma matéria informativa em revista de grande circulação, todos os sujeitos tiveram dificuldades. Tentavam ler o titulo, mas não conseguiam decodificar e entender as palavras ranking e MEC. A imagem de crianças sentadas em círculo não contribuía para compor o sentido do texto e esclarecer as palavras cujas letras não faziam sentido. Ao apresentar a cartilha todos reconheceram como um livro didático. Quatro sujeitos afirmaram que se tratava de um livro de português e um deles se referiu a ela como livro de exercícios. Quanto à folha de cheque, todos reconheceram o material portador de texto e sua função social. No entanto, apenas a Marlene leu precisamente o que foi A Michelle leu o nome do titular acrescentando fonemas e Sr Jailson acrescentou palavras na folha do cheque. Dona Zilda e Sr.Ronaldo não encontraram a informação solicitada. A conta de energia é um texto comum a todos, pois compõe o orçamento familiar. No entanto, localizar a taxa de consumo não é uma tarefa fácil, pois está registrada em KWh. Dois dos sujeitos, a Marlene e a Michelle conseguiram encontrar essa informação. Esse fato demonstra familiaridade com esse material, ou seja, esta leitura pertence ao cotidiano destes educandos. Os demais não conseguiram. Ronaldo leu o nome do titular sem dificuldades, mas não encontrar o consumo. Dona Zilda leu o nome da rua como sendo o nome do titular, percebeu o equívoco, mas não localizar as informações. Jailson sabe o consumo de sua família, mas não localizou a informação no texto. Disse que é a esposa que lê para ele, tentou encontrar, ficou nervoso, coçava a cabeça a todo o momento perturbado e não encontrar a informação na conta de energia que lhe foi apresentada. Aqui percebemos que a leitura deste material se faz presente no cotidiano de dois sujeitos. Ao mostrar o caderno de Língua Portuguesa de uma criança da 4ª série do Ensino Fundamental, eles folhearam e três sujeitos identificaram como caderno de Língua Portuguesa de uma criança. Outros dois sabiam o que era o material, mas, não sabiam a quem pertencia. Não leram, pois a escrita era cursiva e eles não entenderam a letra da criança. ALGUMAS REFLEXÕES Através deste instrumento verificamos que o texto que representou maior dificuldade na

9 leitura foi o informativo, retirado de uma revista de grande circulação e que tratava da educação no Brasil. Decodificar as palavras MEC e ranking era extremamente difícil e como elas faziam parte do título, o texto não fazia sentido para os leitores. Alem disso, para nossos sujeitos, a imagem de crianças não contribuía para dar sentido ao texto. Esse fato nos surpreendeu, pois não esperávamos tal dificuldade nesta modalidade textual. Como se tratava de uma revista famosa e de um assunto que interessa a todos a educação com debate constante na mídia, não imaginávamos que o texto fosse tão complexo para eles. Por outro lado, os materiais portadores de texto que ofereceram maior segurança aos educandos da EJA foram: a fatura de energia elétrica, o cheque, a cartilha e o caderno escolar. Entendemos que a familiaridade com a cartilha e o caderno deve-se ao trabalho no ambiente escolar. A identificação do cheque e da fatura de energia como materiais portadores de textos, a nosso ver, está relacionada às práticas de leitura cotidianas, pois fazem parte da rotina financeira na sociedade atual. Todavia, localizar informações neles, ainda é um desafio para a maioria dos educandos que participaram deste trabalho. Isso denota que uma alternativa interessante à prática da EJA seria a utilização de materiais portadores de texto diferenciados para instrumentalizar os educandos nas práticas diárias de leitura. Uma evidência desta pesquisa é a dificuldade e o esforço para aprender. Para os educandos o aprendizado da leitura e da escrita é uma conquista pessoal mediada pelo docente. Desta maneira entendemos que é preciso consolidar o ensino da EJA e enfrentar as dificuldades estruturais, pois existem poucas unidades que oferecem essa modalidade de educação. Assim como ampliar o trabalho pedagógico estimulando a leitura com diferentes materiais portadores de texto como prática cotidiana. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os alunos da Educação de Jovens e Adultos são portadores de cultura e de saberes diversos. Estão voltando à escola em busca da educação que o mercado de trabalho exige, embora contraditoriamente, tenha sido o próprio mercado de trabalho que os impediu de estudar. Como vimos o Sr. Ronaldo voltou em razão da leitura de notas fiscais que é seu instrumento de trabalho. Para Michelle e da Dona Zilda a razão do retorno foi o preenchimento do currículo, material importante na conquista do emprego. O Sr. Jailson nem na feira conseguia trabalhar por não saber ler. Todos se sentiam à margem da sociedade contemporânea quando eram indagados sobres os estudos e respondiam que não sabiam ler e escrever. Para eles era uma situação vexatória. Hoje já podem responder que estão aprendendo na escola. Muitas vezes chegam cansados, depois de um dia de labuta, com pouco tempo para dedicar aos estudos, mas cheios de histórias e vivências, com um conhecimento totalmente diferenciado que deve ser valorizado no processo de alfabetização como nos ensinou Paulo Freire.

10 Os estudos que discutem a EJA entendem que o trabalho deve valorizar o conhecimento do aluno, compartilhar suas experiências, suposições, sugestões e relacionar essa sabedoria aos conceitos teóricos. Nesta linha de raciocínio, os educadores têm papel fundamental, pois seu objetivo deve ser o desenvolvimento do pensamento crítico e a conscientização do povo. Os autores indicam o caminho do diálogo como pressuposto na atuação docente, entendendo as limitações e crendices como ponto de partida para reflexões. Educar jovens e adultos é um ato político e, para isso, a docência deve estimular o exercício da cidadania, visando a emancipação dos sujeitos na sociedade contemporânea. Desta maneira há possibilidade de novas conquistas, tanto no mercado de trabalho, quanto conquistas sociais. As práticas cotidianas da leitura os instrumentaliza para dialogar com o mundo, quebrar armadilhas e ser protagonista de sua história. REFERÊNCIAS IOKOI, Zilda Márcia Grícoli. Alfabetização de crianças, jovens e adultos no município de Diadema. Estudos Avançados. Vol.15, nº.42, São Paulo: Disponível em: Acesso em: 03/07/2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido 34 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, KLEIMAN, Ângela B. (org) O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, LENINE, V. I. Sobre a Educação. V. I. São Paulo: Seara nova, (Coleção educação e ensino). SOARES. Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. 26ª Reunião da ANPED realizada em Poços de Caldas. MG de 5 a 8 de outubro de BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, (Coleção primeiros passos)

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME.

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. Adriane Abrantes Lazarotti 1 Gisele Rogelin Prass ¹ Pedrinho Roman 2 RESUMO A educação está buscando soluções para problemas

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 1 ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO AUTORES Antônio Roberto Silva Santos arsilvasantos@gmail.com Elisângela Santana Nascimento esna_1@yahoo.com.br Fânia

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA Gabriela de Aguiar Carvalho, UFC Orientadora: Maria José Costa dos Santos, UFC INTRODUÇÃO

Leia mais

O CURRÍCULO PROPOSTO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS ITINERANTES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NO PARANÁ.

O CURRÍCULO PROPOSTO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS ITINERANTES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NO PARANÁ. O CURRÍCULO PROPOSTO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS ITINERANTES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NO PARANÁ. CAMPOS, Eronilse de F átima- (BIC/UNICENTRO SAPELLI, Marlene

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

O MUNDO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: idas e vindas na busca de uma escola cidadã

O MUNDO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: idas e vindas na busca de uma escola cidadã O MUNDO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: idas e vindas na busca de uma escola cidadã Ana Paola da Silva Universidade Federal de Campina Grande- UFCG anapaolacg@yahoo.com.br 1. INTRODUÇÃO A EJA1, de acordo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS IDENTIFICAÇÃO O presente projeto de intervenção está sendo desenvolvido na Escola Municipal Professor

Leia mais

Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal

Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal Vanessa Fasolo Nasiloski 1 Resumo O presente texto tem como objetivo central relatar a experiência de ensino desenvolvida com os

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão ENTREVISTA Alfabetização na inclusão Entrevistadora:Amarílis Hernandes Santos Formação: Aluna da graduação de Pedagogia USP Formada em Ciências Biológicas Mackenzie Contato: amarilishernandes@yahoo.com.br

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC Antônia Fernandes Ferreira; Gessica Nunes Noronha; Marielle Sâmia de Lima

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma experiência de inclusão TEIXEIRA, Carolina Terribile; CASTRO, Maira Marchi de; SILVA, Ivete Souza da Universidade Federal de Santa Maria Departamento

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos Pesquisa A participação dos pais na Educação de seus filhos 1 Objetivos do movimento Todos Pela Educação Ampliar os conhecimentos do Todos Pela Educação, da Fundação SM, de nossos parceiros e da sociedade

Leia mais

O TRABALHO DOCENTE NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS

O TRABALHO DOCENTE NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS O TRABALHO DOCENTE NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS Daiana Rodrigues dos Santos Prado¹; Francine de Paulo Martins² Estudante do Curso de Pedagogia; e-mail:

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL Adriana de Souza Lemos dryycalemos@hotmail.com Paulo Cesar Soares de Oliveira libras.paulo@hotmail.com FACULDADE ALFREDO NASSER RESUMO: O objetivo dessa pesquisa

Leia mais

A MATEMÁTICA NO CARTÃO DE CRÉDITO

A MATEMÁTICA NO CARTÃO DE CRÉDITO A MATEMÁTICA NO CARTÃO DE CRÉDITO VIANA, Waldiléria Silva ENDLICH, Rafaela Saloméa de Oliveira Araki Resuno: Trata-se de um relato de experiência com uma atividade sugerida por alunas do programa PIBID/Ifes/Vitória/matemática.

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva Pela primeira vez, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das INFORME-SE BNDES ÁREA PARA ASSUNTOS FISCAIS E DE EMPREGO AFE Nº 48 NOVEMBRO DE 2002 EDUCAÇÃO Desempenho educacional no Brasil: O que nos diz a PNAD-2001 Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE COSTA, Efigênia Maria Dias 1 NEVES, Elidiana Oliveira das 2 OLIVEIRA, Marta Luis de 3 SANTOS, Jefferson Silva de Barros 4 SILVA, Luiz Eduardo

Leia mais

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD E A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NO CURSO DE MAGISTÉRIO PRESENCIAL: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Josiane

Leia mais

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO. AÇÕES DO PIBID/CAPES-UFG (SUBPROJETO: LETRAS - PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM

Leia mais

O IDOSO EM QUESTÃO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MOSTRAM SUA VISÃO SOBRE O QUE É SER IDOSO NA ATUALIDADE

O IDOSO EM QUESTÃO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MOSTRAM SUA VISÃO SOBRE O QUE É SER IDOSO NA ATUALIDADE ISSN: 1981-3031 O IDOSO EM QUESTÃO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MOSTRAM SUA VISÃO SOBRE O QUE É SER IDOSO NA ATUALIDADE Eva Pauliana da Silva Gomes 1. Givanildo da Silva 2. Resumo O presente

Leia mais

Letramento e Alfabetização. Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC.

Letramento e Alfabetização. Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. Letramento e Alfabetização Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 13/04/2011 O ATO DE LER E ESCREVER DEVE COMEÇAR A PARTIR DE UMA COMPREENSÃO

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA RESUMO Elissandra de Campos Viegas; Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O pleno desenvolvimento do cidadão é assegurado como dever do Estado e direito de todo brasileiro, de acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 205: Artigo

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA As atividades de Estágio Supervisionado constantes da Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da FAAST deverão ser

Leia mais

O ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA RESUMO

O ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA RESUMO O ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA OLIVEIRA, Araújo Vanilza FEITOZA, Saraiva Izis IE/UFMT RESUMO A presente pesquisa foi desenvolvida numa Escola Municipal de Ensino Básico localizada

Leia mais

PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO

PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO Maria Lucia Machado: país avançou ao entender a criança de zero a seis anos como um ser que tem um desenvolvimento

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Jovem Aprendiz COMBEMI Total de pesquisa aplicada: 33 (trinta e três) Metodologia da pesquisa: A pesquisa aplicada foi a Pesquisa

Leia mais

RESUMO. Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor: Prof. Dr. Saulo Cesar Paulino e Silva COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

RESUMO. Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor: Prof. Dr. Saulo Cesar Paulino e Silva COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 1 A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM CENÁRIOS DE DIVERSIDADE 1 Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor:

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

CONSTITUINDO REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CONSTITUINDO REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONSTITUINDO REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Bruna Mendes Muniz 1 Gislaine Aparecida Puton Zortêa 2 Jéssica Taís de Oliveira Silva

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM

A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM 00092 A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM Maria Valcirlene de Souza Bruce 1 Monica Silva Aikawa 2 Resumo: O artigo apresenta o resultado de uma intervenção pedagógica

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin 1 Marina Kataoka Barros 2 Resumo Por meio desta comunicação, desejamos refletir sobre

Leia mais

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66).

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66). A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Rita de Cássia de Alcântara Braúna UFV/MG - rbrauna@ufv.br Agência Financiadora: FAPEMIG e CNPq Introdução Pesquisas na área da formação

Leia mais

Direito a inclusão digital Nelson Joaquim

Direito a inclusão digital Nelson Joaquim 1 Direito a inclusão digital Nelson Joaquim Vivemos num mundo globalizado, numa sociedade da informação e do conhecimento. A inclusão digital faz parte do direito à educação, até porque as novas tecnologias

Leia mais

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO QUESTÃO 4 a) O conteúdo do diálogo a ser completado deve manifestar que as colocações da aluna não constituem aquilo

Leia mais

MATERIAL E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

MATERIAL E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO MATERIAL E MÉTODOS Primeiramente, a pesquisa iniciou-se a partir de um estudo bibliográfico. Depois foi realizada a saída à campo, com o intuito de verificar como foi realizada a elaboração e implantação

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade.

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR Patrícia Lima da Silva¹ Brunna Sordi Stock² RESUMO No segundo semestre do ano de 2009, em uma das disciplinas obrigatórias do currículo de

Leia mais

permanência dos alunos na escola e as condições necessárias para garantir as aprendizagens indispensáveis para o desenvolvimento dos alunos e sua

permanência dos alunos na escola e as condições necessárias para garantir as aprendizagens indispensáveis para o desenvolvimento dos alunos e sua DESATANDO NÓS DA ORTOGRAFIA: um estudo com alunos da Educação de Jovens e Adultos Profa. Dra. Maria José dos Santos; Profa. Ms. Lívia Abrahão do Nascimento; Graduanda Ionice Barbosa de Campos; Graduanda

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO LUDICO

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO LUDICO Santos, Neide Lopes dos Professora habilitada em Letras/Inglês EE Domingos Briante São José do Rio Claro-MT APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO LUDICO RESUMO O presente trabalho é resultado de estudos

Leia mais

A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1

A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1 64 A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1 Edson da Silva Santos e-mail: edsonsporte@hotmail.com Bolsista FAPESB, Bacharelando

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, NO CAMPUS DE GURUPI. Nome dos autores: Josilia Ferreira Dos Santos,

Leia mais

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422 SUMÁRIO Apresentação 03 Introdução 03 Equipe e Coordenação de Curso 03 Estrutura Física e Material de Uso na central de Tutoria 04 Calendário da tutoria 04 Produção e Veiculação do Material Didático 05

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

Iniciando nossa conversa

Iniciando nossa conversa MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola Necessidades educacionais especiais dos alunos Iniciando nossa conversa Brasília 2005

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

TÍTULO: COMO INTERLIGAR OS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL COM OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

TÍTULO: COMO INTERLIGAR OS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL COM OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: COMO INTERLIGAR OS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL COM OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS NA

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

HISTÓRIA ORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O REGIME MILITAR NO EX- TERRITÓRIO DE RORAIMA

HISTÓRIA ORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O REGIME MILITAR NO EX- TERRITÓRIO DE RORAIMA HISTÓRIA ORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O REGIME MILITAR NO EX- TERRITÓRIO DE RORAIMA LYSNE NÔZENIR DE LIMA LIRA, 1 HSTÉFFANY PEREIRA MUNIZ 2 1. Introdução Este trabalho foi criado a partir da experiência

Leia mais

PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NA EEEFM PROFESSOR GETÚLIO GUEDES EM PEDRAS DE FOGO PB

PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NA EEEFM PROFESSOR GETÚLIO GUEDES EM PEDRAS DE FOGO PB PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NA EEEFM PROFESSOR GETÚLIO GUEDES EM PEDRAS DE FOGO PB INTRODUÇÃO ARAGÃO, Wellington Alves Secretaria Estadual de Educação- PB welledu@yahoo.com.br

Leia mais

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Josiane Bernz Siqueira (FURB) 1 professoramat_josiane@hotmail.com Ana Paula Poffo (FURB) 2 annapaulapoffo@hotmail.com Jéssica Sabel (FURB) 2 jessicasabel@terra.com.br

Leia mais

O trabalho infantil hoje e em diferentes épocas: Uma nova Abordagem para o Ensino. de História nas Séries Iniciais

O trabalho infantil hoje e em diferentes épocas: Uma nova Abordagem para o Ensino. de História nas Séries Iniciais O trabalho infantil hoje e em diferentes épocas: Uma nova Abordagem para o Ensino de História nas Séries Iniciais Jaqueline Lesinhovski Talamini 1 Os professores das séries iniciais encontram muitas vezes

Leia mais

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas Escola Bilíngüe É uma escola unique Diana Mandelert Diana Cerdeira Apresentação O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas informações obtidas na página da escola na Internet,

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA A AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES ATRAVÉS DE SUA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA A AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES ATRAVÉS DE SUA Avaliação Da Prática Docente A AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES ATRAVÉS DE SUA PRÁTICA DOCENTE Autora: Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual

Leia mais

Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Nacional da Educação _PNE. Decênio 2011 a 2021. Aprovado 29/05/2014

Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Nacional da Educação _PNE. Decênio 2011 a 2021. Aprovado 29/05/2014 Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Nacional da Educação _PNE Decênio 2011 a 2021. Aprovado 29/05/2014 Meta 1 Educação Infantil Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS BRASÍLIA ECHARDT VIEIRA (CENTRO DE ATIVIDADES COMUNITÁRIAS DE SÃO JOÃO DE MERITI - CAC). Resumo Na Baixada Fluminense, uma professora que não está atuando no magistério,

Leia mais

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA RAQUEL MONTEIRO DA SILVA FREITAS (UFPB). Resumo Essa comunicação objetiva apresentar dados relacionados ao plano

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais