A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 25, 26 e 27 de março de 2014 A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: CINCO ANOS DEPOIS, ADMINISTRANDO OS FATORES CRÍTICOS E APRENDENDO COM AS LIÇÕES EDSON KAZUSHIGUETERAMATSU

2 2 Painel 34/100 Aprendendo com os erros na implantação de sistemas de informação A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: CINCO ANOS DEPOIS, ADMINISTRANDO OS FATORES CRÍTICOS E APRENDENDO COM AS LIÇÕES Edson KazushigueTeramatsu RESUMO O artigo tem por objetivo apresentar a conclusão do projeto de implantação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos SIGRH/RJ, deflagrado em junho de 2009 no âmbito do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. Os desafios enfrentados em relação à definição e alocação das equipes de trabalho, em paralelo às atividades cotidianas do órgão gestor de RH. A revisão e consolidação da legislação remuneratória e de pessoal para fazer frente à necessidade de construção de regras de negócio e automatização. A base de dados do sistema legado e os esforços para a sua melhoria visando uma melhor aderência com a configuração do novo sistema e seu elevado grau de automatismo. Prazos, cronogramas e a busca pelo melhor resultado: gerenciando o projeto e conciliando-o com os recursos disponíveis e as variáveis intangíveis. A transição entre projeto e rotina diária, e a necessidade de remodelagem da estrutura organizacional do órgão central. Os fatores críticos de sucesso e as lições aprendidas após cinco anos de projeto, oitenta órgãos setoriais de recursos humanos envolvidos e 500 mil vínculos funcionais e pagamentos migrados para uma nova solução tecnológica.

3 3 NOVO GOVERNO, NOVO SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Com a posse do novo governo do Estado do Rio de Janeiro - em janeiro de , diversas e profundas transformações foram deflagradas no âmbito da gestão pública fluminense, tendo como o seu marco inicial a criação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, SEPLAG, pasta que passou a aglutinar as atribuições anteriormente dispersas entre as Secretarias de Administração e Reforma do Estado, de Planejamento e Integração Governamental, e ainda a de Controle Interno. No contexto da estrutura da nova SEPLAG é criada a Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos, SUBRE, órgão central do sistema de pessoal do Estado, responsável pela formulação da política de administração de pessoal, e ainda pelo planejamento, organização e controle das atividades desenvolvidas no âmbito dos órgãos de RH. Dentre os diversos desafios apresentados à SUBRE, de imediato fica explicitada a ausência de ferramenta adequada de apoio à gestão e à tomada de decisão estratégica, impossibilitando a obtenção tempestiva de dados consolidados ou a confecção de análises pontuais, estatísticas ou de evolução histórica em sua esfera de ação. Como primeira medida visando trilhar o longo caminho rumo à modernização da área, a SEPLAG contrata a consultoria do Instituto de Desenvolvimento Gerencial INDG, que inicia um minucioso trabalho de diagnóstico do sistema informatizado de pessoal em produção, focado principalmente nas suas necessidades de aperfeiçoamento, nos fluxos e nas rotinas vinculadas ao processamento da folha de pagamento. Em paralelo, tem início no âmbito da SEPLAG as atividades de um grupo de consultores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ, buscando a análise da qualidade da base de dados cadastral pessoal e funcional e da conformidade da folha de pagamento dos aproximadamente 80 órgãos da Administração Direta e Indireta. No curso destas atividades, que não somente envolveram os consultores externos, mas também boa parte dos servidores que coordenavam a área de

4 4 auditoria de folha de pagamento e de manutenção e desenvolvimento do sistema informatizado, fica evidenciado que o Estado deveria buscar o desenvolvimento ou a aquisição de uma nova solução para a gestão de seus recursos humanos. Até então, toda a ação nessa área, principalmente nos aspectos relacionados com a folha, estava amparada exclusivamente pelo Sistema de Administração de Pessoal (SAPE), desenvolvido pelo PRODERJ -autarquia responsável pela gestão da tecnologia da informação no Estado em meados da década de Apesar de sustentar o cálculo e o pagamento de quase 500 mil vínculos funcionais sem maiores sobressaltos ao longo dos anos, o SAPE, até por conta de sua concepção inicial, não contemplava os requisitos básicos esperados de uma aplicação moderna que suporte a gestão de RH. E, justamente por ser orientado quase que exclusivamente para a geração da folha de pagamento, o SAPE apresentava uma base cadastral já bastante comprometida no que diz respeito à sua confiabilidade, além de insuficiente em relação às demandas de armazenamento e disponibilização de dados históricos. O sistema nitidamente carecia de filtros sistêmicos e de um maior grau de automatismo no cálculo das parcelas remuneratórias, o que o tornava vulnerável a equívocos operacionais ou mesmo ações fraudulentas. Tratava-se, em resumo, de um sistema transacional em sua essência, limitado no que se refere à oferta de consultas e relatórios gerenciais estes praticamente inexistentes. De toda a análise feita em relação ao SAPE, conclui-se que a melhor alternativa é a aquisição de um novo sistema de gestão, ficando afastada a hipótese de aperfeiçoamento da ferramenta em uso, seja por conta da linguagem de desenvolvimento, seja pela impossibilidade de formar e alocar uma equipe de profissionais com conhecimento e disponibilidade para tal empreitada. Assim, ainda no ano 2007, representantes da SEPLAG e do PRODERJ realizaram visitas técnicas aosestados do Rio Grande do Sul e do Paraná no intuito de conhecer sistemas transacionais e analíticos em produção, em iniciativas que, reconhecidamente, alcançaram resultados positivos.

5 5 Paralelamente, a Secretaria iniciou articulações com o PNAGE/BID buscando a obtenção de financiamento para aquisição de um novo sistema, demonstrando, em contrapartida, as perspectivas de melhoria da gestão dos recursos humanos no Estado. Uma vez sinalizada a possibilidade do aporte de recursos do BID, no início de 2008 a SEPLAG constitui equipe multidisciplinar agregando técnicos da área de recursos humanos, tecnologia da informação, governança eletrônica, modernização e previdência objetivando o preparo dos Termos de Referência que embasariam o processo de aquisição da nova solução, com especial atenção ao levantamento detalhado dos requisitos de negócio que deveriam ser contemplados pelo futuro fornecedor objetivando o atendimento das necessidades da área de gerenciamento de RH do Estado. Nesta etapa, o projeto contou ainda com a contribuição de consultoria externa, que atuou decisivamente na uniformização e consolidação de todos os requisitos e configurações tecnológicas que, ao final, constaram da documentação constituinte do processo de compra. Em linhas gerais, buscou-se a definição de requisitos obrigatórios e desejáveis, de forma a contemplar todas as funcionalidades vinculadas à gestão de recursos humanos em todas as suas frentes - e não somente no que se refere ao cadastro funcional e a geração da folha de pagamento -, além das interfaces voltadas à interatividade com os servidores públicos e a geração de informações estratégicas. O certame licitatório ocorreu em obediência às regras próprias de contratação do Banco Interamericano de Desenvolvimento/BID, com intermediação do Escritório do PNAGE. Em setembro de 2008 é publicada a Manifestação de Interesse, com a possibilidade de entrega de propostas dos candidatos a fornecedoraté janeiro do ano seguinte, quando então é extraída a chamada Lista Curta, integrada pela Techne Engenharia de Sistemas, Consórcio SIP - SAP/Indra/Politec, Consist Business Information Technology e Totvs S/A. Na análise das ofertas foram considerados os seguintes requisitos:

6 6 Sistema integrado de gestão de recursos humanos e folha de pagamento Serviços de implantação do sistema Serviços de transferência de tecnologia Treinamento de usuários Help-desk e suporte técnico Manutenção evolutiva e corretiva Preço da proposta Durante o mês de maio daquele ano, apenas a Techne continuava participando do certame licitatório, uma vez que os demais concorrentes formalizaram suas respectivas desistências. Mesmo assim, a empresa foi convocada a demonstrar que a solução em processo de aquisição - denominada Ergon- estava apta a atender o Estado do Rio de Janeiro em relação às funcionalidades que compunham o Termo de Referência, ensejando o processo de homologação que acaba sendo realizado, sob supervisão da SEPLAG, ao longo de cinco dias. Em maio de 2009, a Techneé declarada a vencedora do processo licitatório, com o contrato sendo firmado no final daquele mês. O SISTEMA INTEGRADO DEGESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SIGRH-RJ Formalizado o processo de contratação, uma das primeiras medidas adotadas pela SEPLAG foi a alocação de espaço físico para o desenvolvimento das atividades e, principalmente, a definição da equipe que participaria do projeto em conjunto com os analistas designados pela Techne, vencedora da concorrência. Mesmo enfrentando um cenário limitado no que diz respeito ao quantitativo de servidores envolvidos com as atividades cotidianas da gestão de pessoas, a Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos encampou uma açãoousada, designando suas principais coordenadoras de equipe para compor o grupo responsável pela implantação, em regime de dedicação integral, durante um prazo estimado mínimo de doze meses sacrificando, de certa forma, as atividades cotidianas, que passaram a ser mantidas pelos demais membros do grupo lotado na então Superintendência Central de Folha de Pagamento e Auditoria.

7 7 Assim, simultaneamente, a SUBRE passou a conviver, em paralelo, com a complexa implantação de um novo sistema de gestão e a supervisão e geração de uma folha de pagamento mensal com aproximadamente 500 mil vínculos, envolvendo perto de 80 órgãos estaduais. Custos decorrentes de tal medida à parte, a mesma revelou-se, ao longo do projeto, de extraordinária importância, uma vez que potencializou toda a agregação de conhecimento e experiência de profissionais que detinham a memória da gestão de recursos humanos no Estado, contribuindo decisivamente no processo de definição das regras de negócio, na compreensão da abrangência e concepção da base de dados cadastrais e, sobretudo, na interpretação e na aplicabilidade de todo o espectro legal que fundamenta as funcionalidades e rotinas que sustentam a ação regular dos órgãos de RH. Além da equipe de negócios designada e patrocinada pela SUBRE e a equipe de consultores da empresa fornecedora, uma equipe formada por analistas de TI do PRODERJ foi destacada para dar suporte ao projeto e, principalmente, recepcionar o conhecimento tecnológico necessário, de forma a conferir autonomia ao Estado no que se refere às atividades de manutenção do sistema no longo prazo. Equipes constituídas, o passo seguinte foi a definição de macroatividades inerentes ao projeto de implantação, baseadas, naturalmente, na experiência oferecida pelo fornecedor, decorrente de vivências anteriores. Nesse sentido, o grupo de profissionais foi subdividido de acordo com o conhecimento histórico e familiaridade de cada um em relação a: 1) Migração de Dados do Sistema Legado 2) Parametrização/Regras de Negócio Genéricas 3) Folha de Pagamento 4) Contagem de Tempo de Serviço 5) Customizações Integrações - Análise de Sistemas Paralelos de RH 6) Capacitação 7) Gestão de Mudanças 8) Tecnologia da Informação

8 8 No curso de todo o processo de formatação do projeto de implantação, a SEPLAG batiza a nova solução customizada a partir do Ergon adquirido de Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos. Nascia o SIGRH-RJ. PLANEJAMENTO E CRONOGRAMA INICIAL O cronograma de implantação original previa atividades durante 24 meses, a contar de junho de 2009, estabelecendo-se a transferência da folha de pagamento e do cadastro dos órgãos da Administração Direta incluídas as corporações militares no primeiro ano, com término estimado para julho/2010 (70% dos vínculos funcionais). Autarquias, fundações, empresas e as pensionistas previdenciárias seriam objeto de migração no segundo ano (30% dos vínculos). A implantação em duas etapas obedeceu a critérios de complexidade, similaridade de situações funcionais e de legislação de regência, além da minimização de impactos e dos rescaldos pós-transferência. As atividades relativas ao primeiro anode implantação foram definidas conforme resumo do cronograma abaixo, com proposição inicial do fornecedor e homologação do contratante:

9 9 O CICLO DE IMPLANTAÇÃO Ao longo das diversas etapas de implantação do SIGRH-RJ, restou patente que a aquisição de um sistema de gestão de recursos humanos, por maior que seja o grau de maturidade do seu desenvolvimento em relação à área pública, é apenas o primeiro passo de uma longa jornada. O fornecedor da solução possuía em seu portfólio a implantação do sistema Ergon em diversos Estados na Federação Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará, Espírito Santo etc. -, além do Senado Federal e prefeituras de grande porte São Paulo e Rio de Janeiro, entre elas. Mesmo com tal expertise, e ainda que todas as macro-atividadesprédefinidas estivessem sequenciadas de forma lógica e lastreadas pelo aprendizado adquirido em projetos análogos, é certo que cada implantação possui suas características próprias, variados graus de complexidade, fazendo com que nas etapas iniciais após o planejamento todos partam de uma abordagem que, somente ao longo da experiência, transformar-se-á em método específico. Cientes da necessidade de se alcançar uma sintonia de propósitos e de conhecimento entre os diversos participantes do projeto, cada uma das etapas do ciclo de implantação descritas a seguir - foi apresentada e acompanhada pelos analistas alocados pelo fornecedor, observando-se, sempre, as peculiaridades

10 10 locais e a curva de aprendizado dos conceitos relativos ao novo sistema por parte da equipe de implantação, promovendo-se os ajustes sempre que identificada qualquer necessidade. CAPACITAÇÃO DE GESTORES: O sistema Ergon possui uma arquitetura fortemente associada ao regramento e às funcionalidades adotadas no âmbito dos recursos humanos da área publica que, por força da Constituição Federal, possui inequívoca semelhança entre todos os entes da União. Tal identificação é também clara no que tange ao grupo de consultores designados para dar cumprimento ao contrato, quase todos com larga experiência em implantações ou manutenções do Ergon em órgãos públicos, conferindo boa dinâmica à etapa de capacitação da equipe de negócios, uma vez que os conceitos básicos já eram de compreensão mútua. Não obstante, desde o diagnóstico e do período de planejamento do projeto, ficou explicitado o entendimento de que a adoção da nova solução exigiria de todos os envolvidos um esforço bastante elevado para o alcance da transferência de conhecimento de parte a parte: a) Do lado da equipe do Estado, a necessidade de customizar a aplicação para que a mesma tivesse absoluta aderência às peculiaridades locais, à terminologia empregada na área de RH, às especificidades de regras remuneratórias, de controle, de cronograma e de produtos voltados ao órgão gestor e aos setoriais de RH. E, por conta disso, muitas vezes, sobressai a necessidade de negociar junto ao fornecedor as adaptações de conceitos nativos do sistema e o aperfeiçoamento de rotinas concebidas em implantações anteriores. b) Do lado do fornecedor, a necessidade de demonstrar aos usuários todas as potencialidades da ferramenta, as diversas formas de automatização, as regras próprias de parametrização e customização de telas, relatórios e importação e exportação de dados. E, por conta disso, em diversas situações, surge a necessidade de convencer os usuários sobre a necessidade de quebrar paradigmas conceituais relacionados ao uso do sistema de gestão e sua abrangência.

11 11 Além da capacitação voltada à área de negócios, os analistas do PRODERJ foram, em paralelo, apresentados à nova ferramenta, passando ainda por treinamento específico em linguagem C, PL/SQL e também especificidades da plataforma Oracle (Forms, Reports etc.) que sustenta tecnologicamente o produto. PARAMETRIZAÇÃO: Durante esta fase foram incorporados novos conceitos que eram estranhos ao sistema de RH do Estado e que, em consequência, demandou grande esforço de definição conceitual. Vínculos, eventos e quadrinômios (combinação de regime jurídico, tipo de vínculo, categoria e subcategoria) foram sendo desenhados a partir dos ditames estabelecidos no Estatuto dos Servidores Públicos e tendo em conta as funcionalidades oferecidas pelo novo sistema, sempre no intuito de um maior aproveitamento de suas potencialidades. Nessa mesma linha, os trabalhos alcançaram também o tabelamento e a parametrização de toda a estrutura organizacional do Estado, dos códigos de frequência, licenças e afastamentos, os fundamentos relativos à contagem de tempo de serviço e o controle quantitativo de vagas de cargos comissionados. Assuntos que não eram tratados com profundidade no sistema legado e que se tornaram fundamentais na construção das novas regras de automatização propostas. Nesta fase, dois requisitos mostraram-se de fundamental importância: o envolvimento de analistas experientes com amplo domínio da legislação de recursos humanos do Estado e o acesso rápido a todo o acervo normativo em vigor. Nesse sentido, o legado do trabalho desenvolvido pela PUC, no ano anterior, novamente mostrou-se de grande valia, uma vez que disponibilizou à SEPLAG o Sistema de Legislação de Pessoal - SILEP, base de dados textual que reunia todos os atos normativos em vigor da área de pessoal e que oferecia indexação intuitiva e ágil ferramenta de pesquisa por palavras. MIGRAÇÃO DE DADOS: a etapa de migração de dados de pessoal do sistema legado para o novo sistema acabou se convertendo em uma grande tarefa de saneamento da base cadastral, funcional e financeira. A partir das regras parametrizadas no SIGRH, dados transferidos eram incorporados ou rejeitados, demandando análises da equipe de implantação que, em muitas ocasiões, dependiam de ajustes que deveriam ser providenciados pelos órgãos setoriais de recursos humanos.

12 12 O ajuste dos dados de natureza pessoal foi facilitado, em parte, pelos resultados obtidos no projeto de Identidade Funcional, iniciativa da SEPLAG deflagrada em que tinha como propósito a coleta dos dados biométricos dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, e que tinha como um de seus objetivos assegurar a unicidade dos servidores no âmbito do cadastro de recursos humanos. Informações sobre filiação, data de nascimento e CPF foram consistidos no curso desta empreitada. A migração, por seu turno, explicitou as inconsistências nos dados funcionais e históricos, permitindo sua correção ainda no SAPE. Cargos e suas combinações com referências/níveis em desacordo com a legislação, códigos de frequência incompatíveis com o gênero e ausência da fundamentação de aposentadorias concedidas são alguns exemplos de impropriedades cadastrais verificadas e que puderam ser analisadas e solucionadas a preceder a entrada em produção. PARAMETRIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO: para o alcance dos objetivos pretendidos no já mencionado projeto de Conformidade da Folha de Pagamento, conduzido pela PUC-RJ, aproximadamente 20% das rubricas constantes na folha de pagamento do Estado foram analisadas e inspecionadas em confronto com a legislação que ampara a estrutura remuneratória. Este trabalho foi ampliado, em um primeiro momento, com o estudo, pela equipe de implantação, de todas as rubricas de pagamento utilizadas no âmbito da folha de pagamento da Administração Direta, mapeando-se, assim, os respectivos fundamentos legais, bases de cálculo e critérios de concessão. A consolidação desta pesquisa não somente subsidiou toda a atividade de customização, programação e configuração da folha de pagamento, como também possibilitou a preparação e disseminação de um manual de rubricas e atributos remuneratórios, de conteúdo inédito. A revisão de toda a estrutura remuneratória dos órgãos da Administração Direta, associada às possibilidades de automatização disponibilizada pelo sistema, proporcionou de imediato um excepcional ganho no que tange à confiabilidade dos pagamentos efetuados a partir do SIGRH.

13 13 Estudos preliminares apontavam que, no SAPE, aproximadamente 58% dos valores pagos eram processados mediante cálculos sistêmicos, com os 42% restantes resultantes de valores informados (digitados) pelos operadores, revelando um elevado grau de fragilidade e de sujeição a pagamentos inconsistentes. As mesmas parcelas, criadas em obediência às regras do SIGRH, possibilitaram a geração automática de aproximadamente 87% do valor bruto da folha de pagamento paralela, aproveitando-se da parametrização de eventos relacionados ao cargo, atributos, registros de frequência, lotações etc. Mesmo os 13% restantes das parcelas de ganho, contudo, continham algum nível de controle, seja por meio do estabelecimento de limites máximos ou mínimos, controles de saldo ou estabelecimento de valores tabelados. Não havia, portanto, a possibilidade, no SIGRH, de lançamento manual de valores por parte de operadores dos órgãos setoriais de RH apenas o órgão central, em condições específicas detinha tal prerrogativa. CUSTOMIZAÇÕES: esta etapa foi sendo cumprida ao longo de todo o ciclo de implantação, basicamente com o objetivo de transformar a solução original Ergon em SIGRH, preservando o núcleo do sistema e seus preceitos fundamentais, porém adaptando seus formulários, relatórios e consultas para a cultura e a terminologia local, além de buscar suprir as demandas específicas de órgãos de RH locais. É possível afirmar que a etapa de customização não se encerra mesmo quando concluída a migração para o novo sistema e a geração da primeira folha de pagamento, uma vez que sempre será necessária a sua manutenção evolutiva, considerando a dinâmica natural dos preceitos legais que amparam a área de recursos humanos e também a revisão e o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho. INTEGRAÇÕES: durante o planejamento da implantação, a SUBRE realizou pesquisa junto aos órgãos setoriais de recursos humanos, identificando 28 aplicações informatizadas em operação, utilizadas em paralelo ao sistema único oficial SAPE. Em linhas gerais, eram planilhas, bancos de dados em MS-Access e até sistemas de arquitetura mais robusta e com diversos módulos, desenvolvidos ao longo dos anos com o intuito de suprir os órgãos em relação a funcionalidades da área de pessoal não contempladas pelo SAPE.

14 14 Nas primeiras análises de tais aplicações concluiu-se pela inviabilidade de se buscar integrações entre as mesmas e o SIGRH, considerando o elevado custo envolvido para o alcance de tal objetivo. Além disso, e até mesmo contrariando expectativas preliminares, restou claro que as bases de dados, em boa parte dos órgãos, estava desatualizada no comparativo com o banco SAPE, impedindo um aproveitamento imediato no processo de migração e depuração de dados. Até mesmo por conta do cenário encontrado, fica assim consolidada a regra de que a manutenção cotidiana do SIGRH não seria, em qualquer hipótese, dependente de qualquer outra aplicação, afastando, assim, a tentativa de atualizar em primeiro lugar uma aplicação em paralelo para somente depois atualizar o sistema principal. CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS: muito embora o fornecedor da solução apresentasse um roteiro prévio para o cumprimento da atividade de capacitação de usuários, a SEPLAG optou por desenvolver o material de apoio e utilizar instrutória própria. Tal decisão foi adotada após a conclusão do processo de parametrização e da assimilação plena dos conceitos que envolvem o SIGRH, considerando a experiência da equipe de negócios - inclusive no que tange aos aspectos didáticos -, e a sua credibilidade perante os órgãos setoriais, sem contar o conhecimento das diversas realidades e restrições enfrentadas pelos mesmos. Dessa forma, foi desenhado módulo único de 40 horas/aula, com a participação de duas instrutoras e uma servidora de coordenação, usando laboratório com terminais preparado pela SEPLAG, com capacidade para 20 alunos por turma. Considerando a limitação quantitativa, o processo de capacitação foi destinado a multiplicadores eleitos pelos órgãos de RH participantes que, posteriormente, ficaram responsáveis pelo treinamento em serviço no âmbito da cada repartição. TESTES EM PARALELO: a partir do avanço das atividades de migração de dados, parametrização geral e programação de folha, teve início a atividade de processamento da folha de pagamento do SIGRH.

15 15 O resultado obtido em cada rodada semanal era sistematicamente confrontado com a folha de pagamento regular SAPE. O objetivo era alcançar a convergência de valores, de tal forma que ambas as folhas apresentassem, a partir do alcance de um grau razoável de maturidade, valores de ganhos e descontos semelhantes, com igual número de vínculos funcionais fazendo jus à percepção do crédito mensal. A partir de tal metodologia, ao identificar eventuais divergências em valores, buscava-se simultaneamente o ajuste dos valores no SAPE, caso confirmada a legitimidade do resultado apurado pelo SIGRH. Esta regra, preliminarmente informal, fez com que não houvesse um impacto financeiro relevante por ocasião da entrada em produção, minimizando eventuais questionamentos que poderiam ser feitos, associando efeitos negativos à implantação e não ao equívoco que estava quase perpetuado na folha de pagamento legada. SISTEMA EM PRODUÇÃO: a entrada em produção foi deliberada a partir do alcance de uma convergência satisfatória dos valores pagos em folha de pagamento remuneração e descontos. Um amplo plano de comunicação destinado a informar os servidores foi colocado em prática, mediante o uso de sítios na internet, mensagens em contracheque, formulário para questionamentos e convocação de entrevista coletiva do Secretário de Estado aos órgãos de comunicação do Estado. Em relação aos órgãos setoriais de RH envolvidos, foi disponibilizado o laboratório usado para a capacitação localizado em ambiente próximo ao ocupado pela equipe de implantação visando sanar dúvidas e auxiliar na execução de procedimentos relativos à alimentação cadastral e a atualização de dados com vistas à confecção da primeira folha de pagamento mensal. REVISÕES, RESCALDOS E REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL Durante o cumprimento do ciclo de implantação descrito no ítem anterior, a equipe de implantação concluiu que a elaboração do cronograma original, de certa forma, subestimou o grau de complexidade de determinadas tarefas inerentes ao projeto.

16 16 A quantidade de dados envolvida e o elevado percentual de inconsistências detectado demandava uma ação por parte dos órgãos setoriais de difícil cumprimento, considerando o prazo pretendido frente à disponibilidade do sistema legado para efeito de modificações. Além disso, a quantidade de parcelas remuneratórias envolvidas não tinha sido devidamente analisada de maneira prévia, quando da concepção do projeto, agregando imprevisibilidade à tarefa de estimar o tempo necessário para a programação das fórmulas de cálculo e configuração das demais variáveis de automatização. Este e outros fatores levaram a equipe de projeto, em comum acordo com a alta direção da SEPLAG, a uma nova decisão em relação ao cronograma, decidindo-se pela redução do escopo da primeira etapa, elegendo-se para uma primeira implantação piloto quatro órgãos da Administração Direta, que somavam aproximadamente 45 mil vínculos, a saber: Secretaria de Estado de Gestão Administrativa Secretaria de Estado da Casa Civil Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Secretaria de Estado de Administração Penitenciária A adoção de um escopo reduzido possibilitou um maior envolvimento dos órgãos setoriais escolhidos, aproximando seus gestores da equipe de implantação para a conclusão dos levantamentos de legislação pendentes, correção de inconsistências apontadas pela migração além de reduzir as necessidades de customizações imediatas. Esta revisão de prazos contribuiu para alcance do ciclo completo de implantação, de forma a assegurar o pleno conhecimento e domínio de todas as etapas de transferência entre os sistemas, bem como a obtenção de resultados e de uma metodologia homologada e compreendida por todos os profissionais envolvidos. Assim, em janeiro de 2011, a primeira etapa piloto é concluída e a primeira folha de pagamento gerada pelo SIGRH entra em produção, alcançando cerca de 10% dos vínculos funcionais do Estado.

17 17 Ao eleger um grupo reduzido de órgãos para a primeira fase, a equipe de negócios pôde conceder uma maior atenção quase personalizada - aos usuários ainda não totalmente familiarizados com a nova ferramenta, analisando as dificuldades e os gargalos operacionais verificados durante o rescaldo pósimplantação, o que acabou proporcionando a obtenção de subsídios para novas customizações, para o refinamento dos parâmetros cadastrados e para a revisão de rotinas e cronogramas mensais de atualização. Antes da conclusão do segundo ciclo de transferência dos órgãos da Administração Direta, a SUBRE, já transformada em Subsecretaria de Administração de Pessoal SUBAP, realiza uma profunda reestruturação organizacional baseada em novos conceitos de gestão introduzidos com o advento do SIGRH, suas demandas específicas, e a necessidade de convivência paralela entre dois sistemas de gestão de RH, com estruturas distintas e objetivos semelhantes. O SIGRH deixava de ser apenas um projeto. Estava agora, obrigatoriamente, inserido no contexto das atividades cotidianas na esfera da administração de RH. Com isso, em julho de 2011, era extinta a Superintendência Central de Folha de Pagamento e Auditoria e com ela as coordenadorias de acompanhamento dos órgãos da Administração Direta e da Administração Indireta. Surge a Superintendência de Sistemas de Gestão de Recursos Humanos - SUSIG, responsável não apenas pela gestão do novo SIGRH, mas também pelo sistema legado, o SAPE. Inspirada nos preceitos do modelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library), referência para gerenciamento de processos de TI, a nova estrutura organizacional foi arquitetada buscando assegurar alguns princípios básicos:

18 18 O estabelecimento de ponto focal para o atendimento aos usuários dos sistemas de gestão help-desk, ficando a área responsável pelo gerenciamento dos incidentes, pela gestão do acesso às aplicações e pela capacitação permanente (criação da Coordenadoria Central de Relacionamento) A preservação da equipe responsável pela definição das regras de negócio, que deveria se dedicar ainda à manutenção evolutiva do SIGRH e a solução dos problemas recorrentes, em contato permanente com a equipe de suporte de TI. (criação da Coordenadoria de Gerenciamentos das Aplicações) A segregação das atividades de gestão do processamento da folha de pagamento normal, abertura de folhas suplementares, controle dos prazos e unificação dos procedimentos relativos aos dois sistemas de gestão em produção paralela. (criação da Coordenadoria de Gestão do Processamento)

19 19 A maior parte dos membros da equipe de implantação responsável pela conclusão da primeira fase do projeto passou a integrar a nova estrutura organizacional, mesclando as novas Coordenadorias com os demais servidores que possuíam lotação na extinta SUFPA. Uma nova equipe de implantação é constituída de tamanho reduzido e em paralelo às atividades cotidianas, na qual são alocados servidores recémnomeados e integrantes de carreiras de gestão pública, subordinados a uma liderança que participara integralmente da etapa piloto. O objetivo é transferir o conhecimento consolidado no primeiro ciclo de implantação e, ao mesmo tempo, oxigenar a equipe, com novas experiências pessoais, profissionais e acadêmicas a serem agregadas a partir da chegada dos novos servidores. Já com a nova composição de equipe, e mesmo convivendo ainda com resquícios e ajustes ainda originados por conta da primeira etapa, em julho de 2012 foi concluída a transferência dos órgãos da Administração Direta em sua integralidade, alcançando assim, o processamento de aproximadamente 70% da folha de pagamento a partir do SIGRH. A estratégia de segregação foi mantida em relação aos órgãos da Administração Indireta. Com isso, 15 autarquias e fundações foram implantadas em julho de 2013 cerca de vínculos funcionais -, ficando a migração dos 130 mil vínculos remanescentes (96 mil pensionistas previdenciárias) prevista para ocorrer até junho de LIÇOES APRENDIDAS A aprendizagem a partir dos erros e acertos é inerente a qualquer projeto. Uma empreitada com as características da implantação do SIGRH, com o cumprimento de quatro ciclos de implantação, a substituição de uma solução tecnológica com mais de trinta anos de desenvolvimento e o tratamento de dados relativos a 500 mil vínculos funcionais impõem uma reflexão em relação ao seu longo histórico de ações, decisões e correções de trajetória. Nesse sentido, algumas conclusões podem ser extraídas:

20 20 Formação de equipe de implantação com profissionais dotados de larga experiência em recursos humanos e, principalmente, com possibilidade de dedicação em tempo integral ao projeto, ainda que em detrimento das atividades cotidianas. Dificilmente haverá equipes gestoras de RH com um quantitativo tamanho que assegure uma divisão em grupos sem gerar traumas. Mas é preciso priorizar. Uma equipe experiente é fundamental durante o levantamento de requisitos e imprescindível no suporte pós-entrada em produção Há ações administrativas que podem ser deflagradas antes mesmo de iniciado o processo de contratação ou desenvolvimento de uma nova solução tecnológica. Consolidar a legislação de recursos humanos notadamente aquela que trata das estruturas remuneratórias deve ser providenciada de forma antecipada, ainda que não se saiba qual será a configuração do futuro sistema. A solução tecnológica deve ser customizada para se adaptar às regras que norteiam a área de pessoal e não o contrário. Além disso, o perfeito conhecimento de todo o embasamento legal que sustenta a área irá permitir a definição de um cronograma mais realista. O saneamento dos dados de natureza pessoal e funcional dos servidores deve ser providenciado antes de iniciado o projeto de implantação. O novo sistema não estabelece regras novas de consistência de dados. A consistência já está prevista em normas consagradas e pode ser depurada de forma antecipada. Recadastramentos gerais devem ser promovidos, caso os dados pessoais necessitem de atualização em decorrência de longo período sem tratamento específico. O envolvimento da alta gerência é fundamental. Seu patrocínio assegura a credibilidade necessária para a adoção de medidas que conflitam com interesses e objetivos de outros órgãos ou mesmo de determinadas categorias de servidores. Reuniões de acompanhamento e monitoramento constantes auxiliam na correção de rumos e preservam a sinergia entre as equipes de trabalho. Além disso, é preciso estabelecer o fórum para a solução de conflitos, análise dos riscos.

21 21 Preferencialmente, o projeto de implantação de um novo sistema não deve gerar a expectativa de redução dos custos com a folha de pagamento ao menos não deve ser estabelecido que este é um de seus principais objetivos. Os ajustes que eventualmente ocasionem redução remuneratória devem ser tratados no sistema legado, antes da migração da folha de pagamento. Esse ônus deve ser imputado a uma atividade de auditoria, desonerando a equipe de implantação, que deve ter foco específico na melhoria da gestão de RH. OS NOVOS DESAFIOS Mesmo após a conclusão do processo de implantação do SIGRH, previsto para o mês de junho de 2014, cinco anos após o início das atividades de implantação, já é possível vislumbrar que outros desafios no âmbito da gestão de pessoas deverão ser enfrentados pela SEPLAG, e não apenas no contexto da Subsecretaria de Administração de Pessoal. O Portal do Servidor do Estado do Rio de Janeiro na internet ( já implantado e em operação desde 2011, certamente deverá ser aperfeiçoado com a ampliação da oferta de serviços. Concebido inicialmente para possibilitar a consulta ao contracheque, informe de rendimentos e como porta de ingresso para as transações que envolvem empréstimos consignados, o Portal acena com uma gama de oportunidades que podem ser exploradas no ambiente web. A partir da completude dos dados cadastrais de todos os servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão em uma base única no SIGRH, torna-se possível a abertura da atualização por parte dos interessados, partindo-se de um conceito de manutenção compartilhada. Com a implantação de módulos como o de capacitação e perícia médica, será possível possibilitar agendamentos prévios ou inscrições em cursos ofertados pelas áreas de treinamento. O portal na internet deverá, em breve, se consolidar como o mais importante canal de comunicação entre o Estado e os servidores.

22 22 Uma vez consolidadas as funcionalidades transacionais do SIGRH, restará concretizar aquelas de natureza analítica. Nesse sentido, a SEPLAG patrocina o desenvolvimento do chamado BI de Recursos Humanos, a partir de plataforma SAP e com gerenciamento técnico da Superintendência de Governança Eletrônica - SUGEL. Painéis de consulta gerencial, os chamados dashboards, que consolidam os dados extraídos da base SIGRH por meio de planilhas e gráficos já estão disponíveis desde o início de Investimentos nesta aplicação poderão proporcionar mais que um datamart de RH. O escopo do SIGRH permitirá a aplicação de técnicas avançadas de mineração de dados e trilhas de auditoria, análise preditiva e simulações de cenários com alto grau de assertividade. Os dados atuais já disponibilizam informações. Mas ainda é preciso alcançar a inteligência. E o conhecimento. A instituição da Superintendência de Sistemas de Gestão de Recursos Humanos e, principalmente, a segregação das atividades de suporte ao usuário e análise e manutenção das regras de negócio, constitui-se em importante medida de organização interna. Não é suficiente, contudo. Embora bem fundamentada em termos conceituais, a nova estrutura deve vir acompanhada de uma clara definição e, principalmente, adoção de fluxos, rotinas e processos administrativos, atualmente ainda contaminados por práticas ineficientes mantidas ao longo de décadas. É imprescindível, ainda, valorizar de maneira concreta e contínua o capital humano que atua nesta área, implantando uma política de recompensa adequada ao grau de complexidade das atividades e planejar uma política de sucessão e de manutenção da memória e disseminação do conhecimento. O mesmo entendimento deve ser aplicado na esfera dos órgãos setoriais de recursos humanos. É importante investir na valorização dos servidores que formam a comunidade de RH do Estado, criando, eventualmente, um processo de certificação, resultante de capacitação maciça e específica, além de melhoria remuneratória em contrapartida. Ao longo do processo de implantação do SIGRH, foi possível detectar que as dificuldades dos usuários estavam concentradas muito mais no desconhecimento das normas de recursos humanos do que nas dificuldades de utilização de uma nova solução tecnológica.

23 23 CONCLUSÕES Vários fatores contribuíram para o alcance dos objetivos almejados, cinco anos atrás, com o projeto do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, o SIGRH-RJ. Um fornecedor experiente, uma equipe de servidores comprometida, focada e com alto grau de resiliência, monitoramento permanente do cronograma acompanhado de patrocínio explícito da alta gerência da SEPLAG. São variáveis que possibilitaram o avanço consistente das ações e que, conjugadas, asseguraram a estabilidade necessária para que o projeto alcançasse sua maturidade e pudesse fornecer resultados consistentes. Passados quase 60 meses do início do projeto de implantação do SIGRH- RJ, é possível concluir que se trata de experiência exitosa, apesar de ainda não consolidadas todas as suas rotinas e ainda não totalmente concluídas as atividades de rescaldo ocasionado pela migração de aproximadamente 500 mil vínculos. A confiabilidade da base de dados, o automatismo da folha de pagamento, a construção e manutenção da linha histórica funcional, a melhoria dos controles, e ampliação da disponibilidade de consultas e relatórios são benefícios tangíveis que poderiam justificar a conclusão do parágrafo anterior. É razoável, também, afirmar que o advento do SIGRH proporcionou ganhos substanciais no cotidiano da gestão de recursos humanos. No entanto, é possível, ainda, que os verdadeiros ganhos sejam compreendidos e auferidos em sua plenitude somente nos próximos anos. O SIGRH-RJ fomentou um amplo processo de descentralização operacional com uma gama imensa de possibilidades ainda não totalmente exploradas - e, com isso, conferiu uma autonomia aos órgãos setoriais não totalmente compreendida e desfrutada. O SIGRH-RJ impôs reflexões e mudanças de cultura no seio do órgão central de gestão, ainda não assimiladas em suas diversas matizes. O SIGRH-RJ ofereceu oportunidades tecnológicas para a revisão e o aperfeiçoamento de rotinas e processos organizacionais, mas a transição do passado para o presente não se encerra com a saída de cena de um sistema informatizado e a chegada de seu sucessor.

24 24 A efetiva transformação da gestão de recursos humanos no Estado do Rio de Janeiro, apoiada, sim, por um moderno sistema de gestão, é caminho longo, trilha árdua que exige persistência, tenacidade e, sobretudo, planejamento e disciplina. E é por isso que o SIGRH-RJ deve ser encarado como um patrimônio a ser preservado muito além do tempo de duração de um projeto de Governo. Deve ser compromisso do Estado, honrado pelos servidores responsáveis pela sua manutenção, aperfeiçoamento contínuo e defesa intransigente de sua linha-mestra e dos conceitos formatados ao longo de sua implantação, que não apenas asseguraram os benefícios já obtidos na esfera da gestão pública fluminense, mas, sobretudo, possibilitam outras reflexões, descortinam oportunidades a explorar. REFERÊNCIAS CAPELLA, Luiz Carlos de Almeida; GUBERMANN, Gustavo; TERAMATSU, Edson; da SILVA, Haroldo Fernandes. Tornando humana a gestão de recursos humanos: a implantação do SIGRH-RJ [RJ] DUMONT, Danilo Mozeli; RIBEIRO, José Araújo; RODRIGUES, Luiz Alberto. Inteligência Pública na era do conhecimento Rio de Janeiro: Revan, ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da; MALDONADO, José Carlos; WEBER, Kival Chaves. Qualidade de Software. Teoria e Prática São Paulo: Prentice Hall, SILVA, Marcelo Gaspar Rodrigues; GOMEZ, Thierry Albert M. Pedroso; MIRANDA, Zailton Cardoso de. TI: mudar e inovar: resolvendo conflitos com ITIL v3: aplicado a um estudo de caso. Brasília: Senac DF, TERAMATSU, Edson Kazushigue. A construção de um datamart voltado para a gestão de pessoas [DF] 2004.

25 25 AUTORIA Edson KazushigueTeramatsu Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná e pósgraduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília. Servidor federal de carreira, coordenou o comitê de implantação do Sistema Informatizado de Gestão de Recursos Humanos SIGRH/RJ, na Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Rio de Janeiro onde, atualmente, ocupa o cargo de Subsecretário de Administração de Pessoal. Endereço eletrônico: eteramatsu@planejamento.rj.gov.br

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Painel: 34/100 Aprendendo com os erros na implantação de sistemas de informação Tema: Gestão de Pessoas na área Pública

Painel: 34/100 Aprendendo com os erros na implantação de sistemas de informação Tema: Gestão de Pessoas na área Pública A implantação de um sistema de gestão de recursos humanos no Estado do Rio de Janeiro: cinco anos depois, administrando os fatores críticos e aprendendo com as lições. Painel: 34/100 Aprendendo com os

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

Experiência de contratação de empresa de contagem de Pontos de Função para auxílio na gestão de contrato administrativo

Experiência de contratação de empresa de contagem de Pontos de Função para auxílio na gestão de contrato administrativo Experiência de contratação de empresa de contagem de Pontos de Função para auxílio na gestão de contrato administrativo Ricardo Gaspar (21) 2172-8078 ricardo.gaspar@bndes.gov.br 22 de Julho de 2014 Objetivo

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: ANGELO LUIS MEDEIROS MORAIS Data da impressão: 21/11/2013-18:05:16 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2783 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR TERMO DE ABERTURA Preparado por: Cláudio França de Araújo Gestor do Programa CD Aprovado por: Ricardo Antônio de Arruda Veiga Representante

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS*

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* Marcos Bragatto O sucesso da gestão de qualquer instituição se fundamenta na eficiência do desempenho do tripé métodos, meios e

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 19 de maio de 2008.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 19 de maio de 2008. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 19 de maio de 2008. Dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. O SECRETÁRIO

Leia mais

GNACS processo de trabalho RELATÓRIO DE AUDITORIA

GNACS processo de trabalho RELATÓRIO DE AUDITORIA GNACS processo de trabalho RELATÓRIO DE AUDITORIA 2013 Metodologia DONABEDIAN Avedis Donabedian entendia cuidado de saúde de forma sistêmica e desenvolveu um quadro conceitual para o entendimento da avaliação

Leia mais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais 6 Conclusão do estudo e implicações empresariais Este estudo buscou entender o fenômeno da criação de aceleradoras corporativas por parte de empresas de grande porte, com base na análise dos dois casos

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos 1º Edição 01/2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CAPÍTULO II - TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO III CARGOS & SALÁRIOS CAPÍTULO IV BENEFÍCIOS CAPÍTULO

Leia mais

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Resumo: Durante muito tempo a diretoria de Jurídico-Financeiro realizava suas atividades

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 612, DE 16 DE MARÇO DE 2007. Dispõe sobre a implantação do Sistema de Registro de Preços nas compras, obras e serviços contratados pelos órgãos da

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS Instituição: UFRGS Autores: Ricardo Vieira, José Luis Machado e Álvaro Juscelino Lanner Área: Sistema de Informações Introdução. O trabalho aqui proposto

Leia mais

O USO DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA

O USO DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA Painel 18 SISTEMA DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL: novas perspectivas para o aumento da eficiência na gestão dos recursos públicos. O USO DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS)

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) Temas para Discussão 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 2) DEFINIÇÕES GERAIS 3) CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS 4) EVIDENCIAÇÃO

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

ÍNDICE 3. ABORDAGEM CONCEITUAL DO MODELO DE GESTÃO DO DESEMPENHO

ÍNDICE 3. ABORDAGEM CONCEITUAL DO MODELO DE GESTÃO DO DESEMPENHO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. GLOSSÁRIO DE TERMINOLOGIAS ADOTADAS 3. ABORDAGEM CONCEITUAL DO MODELO DE GESTÃO DO DESEMPENHO 4. OBJETIVOS DA GESTÃO DO DESEMPENHO 5. BENEFÍCIOS ESPERADOS DO MODELO 6. DIRETRIZES

Leia mais

ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA

ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA O estudo a ser entregue deverá avaliar a viabilidade do projeto de PPP proposto segundo a ótica de todos os fornecedores de capital

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

II. Na formação continuada de profissionais do magistério, utilizar-se-ão, especialmente, recursos e tecnologias de educação à distância.

II. Na formação continuada de profissionais do magistério, utilizar-se-ão, especialmente, recursos e tecnologias de educação à distância. Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 18/12/2013-10:24:09 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2831 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF Introdução 1. O Estado do Piauí celebrou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em 22 de outubro de 2010, o Contrato

Leia mais

RELATÓRIO DE CONTROLES INTERNOS 2º SEMESTRE/2009

RELATÓRIO DE CONTROLES INTERNOS 2º SEMESTRE/2009 RELATÓRIO DE CONTROLES INTERNOS 2º SEMESTRE/2009 I INTRODUÇÃO A POUPEX vem intensificando os procedimentos necessários para a plena implementação de uma cultura de controles internos, principalmente no

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 REGULAMENTA O SISTEMA DE SUPRIMENTOS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006 CONSUPER/2014

RESOLUÇÃO Nº 006 CONSUPER/2014 RESOLUÇÃO Nº 006 CONSUPER/2014 Dispõe sobre o Regulamento das Atividades do Núcleo de Gestão Ambiental do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

DECRETO No- 8.068, DE 14 DE AGOSTO DE 2013

DECRETO No- 8.068, DE 14 DE AGOSTO DE 2013 DECRETO No- 8.068, DE 14 DE AGOSTO DE 2013 Regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento da

Leia mais

Estruturando um Escritório de Processos

Estruturando um Escritório de Processos Estruturando um Escritório de Processos Instrutor: Maykel Douglas Sousa Rocha, CBPP, ITIL Agenda Revisão introdutória de BPM; Responsabilidades do BPMO; Concebendo um escritório de processos; Perfil do

Leia mais

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG Regulamenta o processo de implementação e avaliação da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (lato sensu) CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (lato sensu) CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA R E I T O R I A Rua Esmeralda, 430-97110-060 Faixa Nova Camobi Santa

Leia mais

Responsável pelo projeto: Gustavo Adolpho Castilho Freire - Assessor E-mail: gustavo@ibge.gov.br

Responsável pelo projeto: Gustavo Adolpho Castilho Freire - Assessor E-mail: gustavo@ibge.gov.br 1 Experiência: Sistema de Suprimento de Fundos Instituição: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Coordenação de Orçamento e Finanças Coordenador: Reinaldo Silva Pereira E-mail:

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios RESOLUÇÃO N.º 004/2010 Dispõe sobre a produção de normas e procedimentos para realização de auditorias internas e inspeções na Associação Matogrossense dos Municípios - AMM. A Presidência da Associação

Leia mais

REGIMENTO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SÃO PAULO/ HU da UNIFESP. Subseção I. Subseção II. Subseção III. Subseção IV. Subseção V.

REGIMENTO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SÃO PAULO/ HU da UNIFESP. Subseção I. Subseção II. Subseção III. Subseção IV. Subseção V. REGIMENTO DA DIRETORIA DE ENFERMAGEM HOSPITAL SÃO PAULO/ HU da UNIFESP SEÇÃO I Da Estrutura Organizacional e Funcionamento da Subseção I Da Direção Subseção II Das Gerências Executivas Subseção III Do

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Plano Anual de Educação Institucional 2015

Plano Anual de Educação Institucional 2015 Plano Anual de Educação Institucional 2015 Sumário Apresentação Projetos Estratégicos do CEAF em 2015 Metodologia de Construção do Plano Anual de Educação Ações do CEAF Planejadas para 2015 Programa Direito

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional. 1 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1.1 Introdução O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

Sobre o Sistema FiliaWEB

Sobre o Sistema FiliaWEB Setembro/2009 SUMÁRIO SOBRE O SISTEMA FILIAWEB... 3 I - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA NOVA SISTEMÁTICA DAS LISTAS DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA... 4 II CADASTRAMENTO DE USUÁRIO... 5 III REGISTRO DE FILIADOS...

Leia mais

REAJUSTE DE MENSALIDADE INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS AO CONSUMIDOR

REAJUSTE DE MENSALIDADE INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS AO CONSUMIDOR REAJUSTE DE MENSALIDADE INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS AO CONSUMIDOR Reajuste de mensalidade é a variação do valor pago ao plano de saúde. A variação pode acontecer por três motivos: necessidade de atualização

Leia mais

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços INFORMATIVO GESTÃO DE PESSOAS 2013-2016 Maio - 2016 Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para uma melhor prestação de serviços uma sociedade cada vez mais complexa e dinâmica exige

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA

RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO AUDITORIA INTERNA Rua do Rouxinol,115 - Bairro do Imbuí - CEP: 41720052

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Contrato de Empréstimo n.º 980/OC-BR. República Federativa do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento

Contrato de Empréstimo n.º 980/OC-BR. República Federativa do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento TERMO DE REFERÊNCIA Projeto BRA/97/032 Coordenação do Programa de Modernização Fiscal dos Estados Brasileiros - PNAFE Contrato de Empréstimo n.º 980/OC-BR entre a República Federativa do Brasil e o Banco

Leia mais

Código: MAN-ESJUD-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013

Código: MAN-ESJUD-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Código: MAN-ESJUD-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerências da ESJUD Aprovado por: Escola do Poder Judiciário 1 OBJETIVO Estabelecer as diretrizes que norteiam a capacitação no

Leia mais

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. EDITAL PF no. 007/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Aprovado pelo Conselho de Administração da Garantisudoeste.

- REGIMENTO INTERNO. Aprovado pelo Conselho de Administração da Garantisudoeste. - REGIMENTO INTERNO Aprovado pelo Conselho de Administração da Garantisudoeste. REGIMENTO INTERNO PREMISSAS BÁSICAS: Considerando a grande responsabilidade que compreende a execução do objeto social da

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015

PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015 PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015 Institui o Projeto Estadual de Auxílio Permanência aos estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica das Universidades Públicas Estaduais da Bahia e dá outras

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Projeto: mps Br melhoria de processo do software Brasileiro

Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Projeto: mps Br melhoria de processo do software Brasileiro Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Realidade das Empresas Brasileiras ISO/IEC 12207 ISO/IEC 15504 CMMI Softex Governo Universidades Modelo de Referência para

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

COMISSIONAMENTO DE UNIDADES INDUSTRIAIS, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

COMISSIONAMENTO DE UNIDADES INDUSTRIAIS, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS COMISSIONAMENTO DE UNIDADES INDUSTRIAIS, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS Antonio Prates 1, Luciano Gaete 1, Paulo Garcia de Souza 2 1 Forship Engenharia, 2 ProxyBiz Business Platform. Introdução O comissionamento

Leia mais

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 4139, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e o Incentivo ao Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA, no

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP Versão 1.6.4 Setembro 2009 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 2ª Edição (a publicar) Autor: Darci

Leia mais

DECRETO nº. 11.698, de 16 de janeiro de 2009. O PREFEITO MUNICIPAL DE ANANINDEUA, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, e ainda:

DECRETO nº. 11.698, de 16 de janeiro de 2009. O PREFEITO MUNICIPAL DE ANANINDEUA, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, e ainda: 1 DECRETO nº. 11.698, de 16 de janeiro de 2009 Regulamenta, no âmbito da Administração pública municipal, o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, e

Leia mais

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Avaliação Econômica como instrumento para o aprimoramento da gestão das ações sociais 26/09/2013 Fundação

Leia mais

Experiência: Modelo de Gestão de Capacitação da Presidência da República - Pool de Capacitação

Experiência: Modelo de Gestão de Capacitação da Presidência da República - Pool de Capacitação Experiência: Modelo de Gestão de Capacitação da Presidência da República - Pool de Capacitação Casa Civil Diretoria de Recursos Humanos Responsável: Selma Teresa de Castro Roller Quintella, Diretora de

Leia mais

ANEXO ÚNICO DO DECRETO Nº 6.244, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007.

ANEXO ÚNICO DO DECRETO Nº 6.244, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007. DECRETO Nº 6.244, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007. ESTABELECE AS ATRIBUIÇÕES, NÍVEL DE ESCOLARIDADE E JORNADA DE TRABALHO DE S PÚBLICOS DO IPRESB. RUBENS FURLAN, Prefeito do Município de Barueri, usando das

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2015-2016 UNIDADE AUDITADA: PRÓ-REITORIA ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 1) ESCOPO DOS EXAMES Os trabalhos de auditoria acerca da regularidade

Leia mais

Bolsa Auxílio à Iniciação Científica - Regulamento

Bolsa Auxílio à Iniciação Científica - Regulamento Bolsa Auxílio à Iniciação Científica - Regulamento Apresentação Em seu primeiro ano de funcionamento a Fundação Araucária investiu em torno de quatro milhões de reais para o financiamento da pesquisa e

Leia mais

Prefeitura Municipal de Catanduva Banco Interamericano de Desenvolvimento. Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado de Catanduva

Prefeitura Municipal de Catanduva Banco Interamericano de Desenvolvimento. Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado de Catanduva Prefeitura Municipal de Catanduva Banco Interamericano de Desenvolvimento Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado de Catanduva ESTRUTURA DE ORGANIZACIONAL DO PROGRAMA O esquema organizacional do Programa,

Leia mais

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 Apucarana, dezembro de 2006 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO OEI/TOR/FNDE/CGINF Nº 41/2012 1.

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais