Diario de Pernambuco - PE A dor um mês após o parto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diario de Pernambuco - PE A dor um mês após o parto"

Transcrição

1 Diario de Pernambuco - PE A dor um mês após o parto Mães descobrem que filhos têm microcefalia semanas após o nascimento. Para médica, faltou atenção dos profissionais no início da epidemia Anamaria Nascimento A dona de casa Jéssica de Paula Salles, 18 anos, acompanhava apreensiva pela televisão as atualizações sobre os crescentes casos de microcefalia em Pernambuco. Com um filho recém-nascido, se solidarizava com as mães mostradas nas reportagens. Não imaginava que seria, dias depois, uma delas. Na primeira consulta com o pediatra de seu filho mais novo, então com um mês, a dona de casa recebeu a notícia de que ele tinha 32 centímetros de perímetro cefálico - parâmetro usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para definir casos de microcefalia. Informada sobre a suspeita de que o filho podia fazer parte da epidemia que acomete o Nordeste, a mãe desabou. Casos de bebês que só foram identificados como casos suspeitos após o primeiro mês de vida têm chegado ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), uma das unidades de referência no Recife para o assunto. A microcefalia, que compromete o desenvolvimento do cérebro e pode causar problemas de aprendizado, locomoção e visão, por exemplo, é detactável ainda na gravidez ou no parto. No início, talvez algumas pessoas não estivessem em alerta. Agora, com a divulgação maior, médicos estão recuperando esses casos que passaram. A disseminação das informações tem feito os novos casos chegarem com maior rapidez ao hospital, explica a chefe da infectologia pediátrica do Huoc, Ângela Rocha. Na segunda versão do protocolo de investigação da microcefalia, a Secretaria Estadual de Saúde, acrescentou a notificação de gestantes - além da de bebês - para agilizar os diagnósticos. De acordo com o documento, quatro formas de detecção dos casos podem ser feitas: gestantes com manchas vermelhas na pele; no exame de ultrassom; no parto e pelo Registro na Declaração de Nascido Vivo (DN). Sem sintomas Jéssica, que não teve sintomas de zika vírus durante a gestação, conta que tem esperança de que a suspeita de microcefalia não seja confirmada. Eu acompanhei as notícias e não imaginava que meu filho também pudesse fazer parte das estatísticas, afirma.

2 Ela também é mãe de um menino de um ano e oito meses. Pernambuco é o estado com mais casos de microcefalia no país, com 646 notificações, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. Em todo o país, são casos suspeitos em 311 municípios de 13 estados e do Distrito Federal. O surto está concentrado no Nordeste, onde foram registrados 98% dos casos. Mais preocupante que a talidomida Diario de Pernambuco - PE A chefe do serviço de infectologia pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Ângela Rocha, não pensa duas vezes ao dizer: a epidemia de microcefalia é um problema de dimensões ainda maiores do que o registrado com a talidomida. Estamos assistindo ao surgimento de uma geração de sequelados. O impacto será gigantesco, diz. A talidomida é um medicamento desenvolvido na década de 1950 que por anos foi usado por gestantes para combater enjoos. A droga, no entanto, interrompia o crescimento de membros dos fetos. Como consequência, cerca de 10 mil bebês tiveram malformação. Angela avalia que a microcefalia vai exigir uma série de adaptações nos serviços. Ela não tem dúvida de que o número de neuropediatras terá de ser ampliado e vagas nos serviços de especialidade - já tão difíceis de serem obtidas - terão de ser garantidas. Além do problema no desenvolvimento de cérebro, os bebês têm tendências a convulsões, limitações motoras e doenças de vista e audição. Isso significa que esses pacientes precisam ser acompanhados por oftalmologistas, otorrinos e fisioterapeutas. Além de serviços públicos terem de se adaptar e algumas regras precisam ser estabelecidas para garantir que pais e cuidadores não tenham uma queda muito significativa nos rendimentos. Isso porque a rotina de tratamento desses bebês é intensa. Na primeira fase, quando ainda não completaram três meses, o ideal é que façam exercícios de terapia ocupacional, mais tarde fisioterapia e neurologia. Pais terão de levá-los às consultas muita vezes durante o horário de trabalho. O impacto será emocional, econômico e social, disse Ângela. Já o pesquisador Rivaldo Cunha, da Fiocruz, afirma que o país está diante de uma tragédia sanitária atualmente: a circulação simultânea de três vírus transmitidos pelo Aedes aegypti (considerando dengue e chikungunya). Diario de Pernambuco - PE Exército entra hoje na batalha contra o Aedes Duzentos militares saem a campo com a missão de visitar 420 mil imóveis em 180 dias. Na primeira semana, oito bairros serão atendidos O Exército entra hoje na frente de batalha contra o Aedes aegypti no Recife. Duzentos homens das Forças Armadas iniciarão um trabalho em oito bairros - um em cada distrito sanitário - considerados críticos em volume de focos do mosquito que causa a dengue, febre chikungunya e zika vírus, que está ligado à epidemia de microcefalia.

3 Também hoje, o prefeito Geraldo Julio vai reunir o secretariado para analisar as ações realizadas até agora e anunciar os próximos passos do combate ao Aedes na capital. Durante 180 dias, as equipes do Exército deverão visitar 420 mil imóveis, em um trabalho que vai ser realizados todos os dias da semana, das 8h às 17h. Na primeira semana, os militares vão atuar em Santo Amaro, Campo Grande, Alto do Mandu, Iputinga, Areias, Pina, Alto José Bonifácio e Cohab. Nesta última localidade se registrou a maior concentração de focos de Aedes neste ano ao todo - um por Distrito Sanitário. A medida potencializa as ações educativas com a população, especialmente nos imóveis onde há resistência para o trabalho dos nossos agentes, afirma o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. No Recife, casos de dengue foram notificados de janeiro a 24 de novembro deste ano. Desses, foram confirmados. Um caso de zika vírus e 112 de chikungunya foram confirmados na capital. Estima-se que cerca de 90% dos criadouros do mosquito estejam dentro das residências. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, outros 550 militares estão sendo capacitados para atuar na capital e outras regiões do estado. Ainda não há uma data definida para o início deste trabalho for a da capital. A parceria entre o Exército e a Prefeitura do Recife já foi colocada em prática no primeiro semestre. Através do trabalho conjunto, foram visitados imóveis, superando a meta inicial de 90 mil. Reunião O prefeito Geraldo Julio convocou para hoje uma reunião com os secretários, dez dias dias depois de lançar o Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti. O encontro acontece às 9h, no gabinete de Geraldo Julio, no 9º andar da Prefeitura do Recife. Segundo a prefeitura, desde o lançamento do plano, diferentes setores e órgãos vêm atuando para reduzir os índices de infestação pelo Aedes. Entre as medidas adotadas estão mutirões para acabar com focos do mosquito e recolher entulhos, além das parcerias com o Exército, igrejas, estabelecimentos comerciais e sindicatos e a abertura de vagas de voluntariado através do Transforma Recife. Epidemia e promessas Diario de Pernambuco - PE A ajuda financeira do governo federal para o maior problema de saúde pública do Brasil permanece no campo da promessa. Quarenta e quatro dias depois de o governo de Pernambuco ter comunicado ao Ministério da Saúde sobre o aumento no número de casos de microcefalia no estado, a presidente Dilma Roussef veio ao Recife para anunciar o Plano Nacional de Combate à Microcefalia. A exemplo do que disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro, cinco dias antes, em Gravatá, a presidente garantiu que não faltariam recursos para combater o zika vírus, transmissor da doença. A presidente não disse quando seria feita a liberação de verba. Muito menos quanto.

4 Promessas não vão frear o avanço da microcefalia no país. Já são casos registrados no Brasil, espalhados em 13 estados e no Distrito Federal. São Paulo acaba de engrossar a lista: o primeiro caso suspeito contraído por um morador no próprio estado começou a ser investigado sábado. Pernambuco, com 646 registros, continua com o maior número, porque, de acordo com Ministério da Saúde, adotou protocolo próprio para notificar rapidamente os casos em várias unidades de saúde. O próprio ministério acredita que a subnotificação é grande tanto em estados do Nordeste quanto no Rio de Janeiro. A presidente convocou para amanhã uma reunião com os governadores do país no Palácio do Planalto. O encontro, às 17h, ocorrerá três dias depois da visita ao Recife e a expectativa não é das maiores com relação à liberação dos recursos. Mas todos os governadores precisam cobrar uma ação efetiva da presidente. A situação exige medidas urgentes. Não há mais tempo, portanto, para ficar apenas ouvindo promessas. O encontro será no mesmo dia em que o Conselho de Ética vai aprovar, ou não, o pedido de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o que pode ser protelado mais uma vez. Ainda amanhã, também será instalada a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente. Mas é importante que não haja desvio de foco do que hoje é o maior problema de saúde pública do país, com consequências sérias para uma geração de crianças. Se a saúde é um direito básico de todos, ela precisa vir antes das batalhas políticas e receber atenção redobrada. O governador Paulo Câmara (PSB) foi convidado por Dilma para ajudar os demais colegas. Vai fazer uma apresentação das providências que já foram tomadas em Pernambuco. Mas tanto ele quanto os demais, especialmente os do Nordeste, esperam ouvir mais do que palavras. Querem recursos para investir em tecnologia e resolver um problema que existe há mais de 30 anos. É quase inacreditável que existam vacinas e estudos para tantas outras doenças, enquanto o país não consegue derrotar um mosquito. A reunião de Dilma com os governadores será, portanto, um termômetro do quanto ela está ou não preocupada com as crianças e gestantes, que vivem em estado de pânico para não serem picadas pelo zika vírus. Se o encontro da presidente com os governadores não trouxer números, prazos e investimentos, poderá passar para a população a ideia de que ela apenas os convocou para Brasília, numa terça-feira como essa, para tentar mostrar força política e conseguir apoios contra o impeachment. Falta mais de um ano para as eleições municipais. E pouco mais de três para uma nova disputa presidencial - caso não haja impeachment ou cassação do mandato de Dilma Roussef pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mas o país não pode parar em virtude de um projeto político, seja do PT ou da oposição, sob o risco de comprometer uma geração de bebês.

5 Diario de Pernambuco - PE O homem dos mil transplantes Cláudio Lacerda superou expectativas de transplante de fígado no estado em um ano difícil até para esse setor médico A equipe do médico Cláudio Lacerda, 62 anos, nunca viajou tanto a Petrolina como neste ano. Cerca de 20% dos fígados captados pela equipe dele ao longo de 2015 vieram do município do Sertão pernambucano. O número, diz o especialista, consolida Petrolina como grande polo fornecedor de órgãos no estado. O maior ainda é o Recife. Traduzidos, os dados revelam o lado cruel da epidemia dos acidentes de moto no estado. A maioria dos doadores são jovens vítimas do trânsito. O lado bom dessa notícia triste é a destinação dos órgãos captados. Centenas de pacientes que esperavam na fila de transplante de fígado ganharam vida nova. A equipe de Cláudio Lacerda conseguiu superar expectativas em um ano difícil até mesmo no que se refere à doação de órgãos. Aumentou o número de transplantes. Remou na contramão do país. Até agora são 111 transplantes. Até o final do ano deverão ser 125. Isso porque dezembro historicamente e inexplicavelmente é o mês com mais doações. Não arrisco hipóteses para justificar esse aumento no final de ano. Não sei porque isso acontece, pontua. A explicação para a situação andar capenga no resto do país, no entanto, existe. A população está menos sensível à doação diante da situação precária das unidades de saúde, piorada com a crise, reflete. O serviço dirigido por Lacerda, a Unidade de Transplante de Fígado de Pernambuco, conta com cerca de 20 profissionais de diversas áreas e atua no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Jayme da Fonte e Imip. Trabalhamos com espírito de superação, avisa. Esse seria o antídoto contra a insensibilidade e a crise. A tarefa inclui embarcar em um avião de carreira ou da Secretaria Estadual de Saúde para buscar o fígado a ser doado onde quer que ele esteja, a qualquer hora. É preciso o diagnóstico de morte cerebral do paciente doador e a constatação, a partir de exames laboratoriais, de que o fígado não está doente, explica Lacerda. A fila à espera de um fígado tem cem pacientes. A maior parte é formada por homens, de variadas idades e classes sociais, em geral, com cirrose alcoólica ou provocada pelo vírus da hepatite C. Com exceção da região Sul, recebemos pacientes do Brasil inteiro. A nossa fila anda mais rapidamente. Não podemos calcular, no entanto, um tempo médio de espera. Vai depender da gravidade. Quanto mais grave, maior a prioridade, esclarece. O primeiro transplante feito por Lacerda aconteceu em Depois ele passou seis anos sem fazer esse tipo de intervenção até que recomeçou e não mais parou em Os bastidores dessa história ele conta no livro Acorde o governador, histórias de superação e vida em mil transplantes de fígado no Nordeste do Brasil. A obra, com 216 páginas, está à venda na Livraria Cultura do Shopping RioMar ou pelo site Custa R$ 50. Todo o dinheiro da venda é revertido para a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado.

6 Cláudio Lacerda foi um dos homenageados nas comemorações dos 190 anos do Diario de Pernambuco. No último dia 17, recebeu o Prêmio Orgulho de Pernambuco, na categoria Saúde. Lacerda segue firme com seu trabalho. Para alívio de centenas de pessoas à espera de uma vida nova. Exército contra o aedes Jornal do Commercio - PE 07/12/ :17 Duzentos homens do exército começam a atuar hoje em oito bairros do Recife para combater o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chicungunha e da zika, esta última associada aos casos de microcefalia no Estado. Os militares devem visitar 420 mil imóveis na capital nos próximos 180 dias, acompanhados por agentes de controle de endemias. Na primeira semana, os trabalhos vão se concentrar nos bairros de Pina, Santo Amaro, Campo Grande, Alto do Mandu, Iputinga, Areias, Alto José Bonifácio e Cohab. As comunidades foram escolhidas por concentrar o maior número de focos do mosquito em cada um dos oito distrito sanitários do Recife. As localidades que receberão a ação serão definidas semanalmente, a partir dos resultados obtidos. Paralelo a esse trabalho, outros 550 integrantes do Exército estão sendo treinados para atuar nas demais cidades da Região Metropolitana e em 19 municípios do interior do Estado. A expectativa é que eles estejam aptos ao serviço até o final da semana. As visitas às casas serão feitas das 8h às 17h, inclusive aos domingos. Em maio, quando o Recife teve um pico nos casos de dengue, o Exército já havia sido chamado a ajudar no trabalho de combate ao mosquito por 30 dias, quando mais de 111 mil imóveis foram vistoriados. Hoje pela manhã, o prefeito Geraldo Julio também reúne o secretariado para fazer um balanço do que já foi realizado pelo município no combate ao aedes aegypti e apresentar novas ações, como o recrutamento de 500 voluntários do programa Transforma Recife para atuar na área de conscientização. Exército na batalha contra o Aedes Folha de Pernambuco - PE 07/12/ :32 Hoje, das 8h às 17h, um efetivo de 200 solados vai reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, na Capital pernambucana. Segundo a Prefeitura do Recife, os militares irão ajudar os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) municipais durante um período de 180 dias. A expectativa é que 420 mil moradias distribuídas em oito bairros sejam visitadas. Nesta primeira semana, os soldados circularão simultaneamente por ruas de Santo Amaro, Campo Grande, Alto do Mandu, Iputinga, Areias, Pina, Alto José Bonifácio e Cohab - um por Distrito Sanitário. As visitas serão feitas de segunda-feira a domingo. A parceria entre a Prefeitura do Recife e Exército Brasileiro foi firmada no último mês de maio, e já alcançou imóveis nos oito distritos sanitários da Cidade.

7 VIZINHO Já em Jaboatão dos Guararapes, a prefeitura pretende visitar imóveis que estejam fechados ou abandonados, e aqueles sem autorização dos proprietários, na busca da erradicação do mosquito no município. A ação foi comunicada no último sábado pelo prefeito Elias Gomes, respaldado pela aprovação de projeto de lei pela Câmara dos Vereadores, propondo as visitas com ou sem o aval dos donos das propriedades. Segundo o prefeito, a entrada forçada dos agentes sanitários, quando houver recusa, é importante para as ações de combate ao Aedes aegypit. A população também será convocada pelo Comitê Intersetorial de Mobilização, Combate, Prevenção e Controle ao Aedes aegypit de Jaboatão a se mobilizar contra a proliferação do Aedes, que pretende ampliar as ações ema ndamento e lançar novas frentes de combate. Cena Política Dilma e a zika Jornal do Commercio - PE 07/12/ :17 A presidente Dilma veio ao Recife no sábado para anunciar ações de combate ao mosquito da zika. Só não disse quanto o plano vai custar. Tomara que não seja mais uma pedalada. As ações têm que ser rápidas. Verão é época de proliferação do bicho. Rapidez O assunto é sério. Os bebês que estão nascendo hoje vítimas da epidemia de microcefalia são filhos de mães que estavam grávidas no verão passado. A diferença agora é que sabemos a causa e, portanto, a solução. Mais uma crise para administrar. Voz do Leitor Sugestão Jornal do Commercio - PE 07/12/ :17 O combate ao Aedes aegypti é uma grande oportunidade para nossos governantes e seus secretariados, adjuntos e comissionados mostrarem aos eleitores e cidadãos a que vieram. Seria bom se o chamamento a todos os cidadãos para o combate ao mosquito, se o exemplo começasse por eles. Imaginem o governador e o prefeito indo de casa em casa, colocando o remédio na água. Ou, pelo menos, mandariam para as ruas secretários, adjuntos, assessores e comissionados, para ajudar os demais voluntários. Afinal, a responsabilidades é de todos. E, deles, maior ainda, afinal recebem dos cofres públicos.

8 Desrespeito Registro a minha indignação com a equipe médica clínica do Hospital Unimed Recife 3, pois trataram meu pai de forma desumana, enquanto internado, sem dar importância ao sofrimento e sintomas dele e sem prestar esclarecimentos diagnósticos sobre o quadro clínico aos familiares. De que vale tanta tecnologia, tanto luxo, se não há respeito à vida? Angela Lopes, por Pela Metrópole Abreu e Lima contrata médicos Jornal do Commercio - PE 07/12/ :17 A Secretaria de SAÚDE do Município de Abreu e Lima reabriu o prazo para inscrições na seleção pública simplificada que prevê a contratação de 50 médicos plantonistas de diversas especialidades para atuar, temporariamente, no hospital e maternidade local. Os interessados têm até a próxima sexta-feira (11) para se inscrever, na própria secretaria, na Rua São Cristovão, s/n, em Timbó. A reabertura se deve a mudanças no edital. Cartas e s Sugestão Exemplo de gestão Diario de Pernambuco - PE O combate ao mosquito da dengue é uma grande oportunidade para nossos governantes e o secretariado mostrarem a seus eleitores a que vieram. Seria um grande exemplo e um chamamento a todos para o combate ao mosquito, se o exemplo começar por eles. Imaginem o governador e o prefeito indo de casa em casa colocando o remédio na água. Afinal a responsabilidades é de todos. E deles maior, afinal recebem dos cofres públicos. Silvan Matias - Olinda Negligenciados Microcefalia e Zika O zika vírus é um problema seríssimo que poderia ser evitado se o Brasil não banalizasse tanto os males que acometem os menos favorecidos. Dengue mata! Há décadas se sabe disso, mas nunca se combateu o mosquito com veemência, como nos EUA e Caribe. A microcefalia se dissemina e o caos segue seus passos. Franklin Santos Recife

NOTA TECNICA SAÚDE-N. 26-2015. Título: CNM alerta municípios em áreas de risco do mosquito Aedes aegypti

NOTA TECNICA SAÚDE-N. 26-2015. Título: CNM alerta municípios em áreas de risco do mosquito Aedes aegypti NOTA TECNICA SAÚDE-N. 26-2015 Brasília, 01 de dezembro de 2015. Área: Área Técnica em Saúde Título: CNM alerta municípios em áreas de risco do mosquito Aedes aegypti Fonte: Dab/MS/SAS/CNS 1. Em comunicado

Leia mais

INFORME SEMANAL DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

INFORME SEMANAL DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA INFORME SEMANAL DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA Perguntas e respostas sobre a FEBRE CHIKUNGUNYA O que é Chikungunya? É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida

Leia mais

Índice 3. Introdução 4. O que é Aedes aegypti? 5. Como o mosquito chegou até nós 6. Casos de dengue em Campinas 7. O que é o Chikungunya? 8.

Índice 3. Introdução 4. O que é Aedes aegypti? 5. Como o mosquito chegou até nós 6. Casos de dengue em Campinas 7. O que é o Chikungunya? 8. Índice 3. Introdução 4. O que é Aedes aegypti? 5. Como o mosquito chegou até nós 6. Casos de dengue em Campinas 7. O que é o Chikungunya? 8. O que é e como surgiu o zika vírus 9. Sintomas 10. Diferença

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial

Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso BOLETIM SEMANAL De 20 a 24 de outubro de 2014 Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial O diretor do SINDIJUFE-MT Pedro

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

SMSA divulga resultado do LIRAa de Outubro de 2015

SMSA divulga resultado do LIRAa de Outubro de 2015 SMSA divulga resultado do LIRAa de Outubro de 2015 O Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti LIRAa, de outubro de 2015, demonstra que 0,6% dos imóveis pesquisados em Belo Horizonte conta com a presença

Leia mais

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA 1. DENGUE Em 2015, até a 52ª semana epidemiológica (SE) foram notificados 79.095 casos, com incidência de 5.600,2/100.000 habitantes. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior observa-se um aumento

Leia mais

NOTA À IMPRENSA SOBRE MICROCEFALIA

NOTA À IMPRENSA SOBRE MICROCEFALIA NOTA À IMPRENSA SOBRE MICROCEFALIA Até 21 de novembro de 2015, foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 160 municípios de nove estados do Brasil, de acordo com a segunda

Leia mais

Positivos. Histórias Populares

Positivos. Histórias Populares Histórias Populares Positivos 1. Entidade Vinculada: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Nome completo do parceiro: Ronan de Oliveira Toledo Cargo: Pastor Município/UF: Barretos/SP Endereço: Rua Dezoito,

Leia mais

Guia de perguntas e respostas a respeito do vírus Zika

Guia de perguntas e respostas a respeito do vírus Zika Guia de perguntas e respostas a respeito do vírus Zika - O que é o vírus Zika? O vírus Zika é um arbovírus (grande família de vírus), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue e da chikungunya,

Leia mais

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CONTEXTUALIZAÇÃO O Ministério da Saúde e diversos parceiros têm apresentado esforços para envolver toda a população

Leia mais

Análise de desempenho de jogos educativos na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegipty

Análise de desempenho de jogos educativos na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegipty Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Graduação em Ciência da Computação Análise de desempenho de jogos educativos na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegipty Pedro Henrique Torres

Leia mais

A Prefeitura Municipal de Itiúba, Estado Da Bahia Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. DECRETO Nº 451, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015.

A Prefeitura Municipal de Itiúba, Estado Da Bahia Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. DECRETO Nº 451, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2015. ANO. 2015 DIÁRIO DO MUNICÍPIO DE ITIÚBA- BAHIA PODER EXECUTIVO ANO. V - EDIÇÃO Nº 00577 A Prefeitura Municipal de Itiúba, Estado Da Bahia Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. 13 DE NOVEMBRO

Leia mais

Moradores denunciam demora no combate à dengue no ABC

Moradores denunciam demora no combate à dengue no ABC 1 de 5 Moradores denunciam demora no combate à dengue no ABC Maria Teresa Orlandi Apesar do risco iminente de uma epidemia de dengue chegar à região, as prefeituras têm demorado para detectar e extirpar

Leia mais

Plano de Ação do Agente Comunitário de Saúde para combate ao Aedes aegypti

Plano de Ação do Agente Comunitário de Saúde para combate ao Aedes aegypti SECRETÁRIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Plano de Ação do Agente Comunitário de Saúde para combate ao Aedes aegypti Porto Alegre - RS 2016 SECRETÁRIA

Leia mais

Francisco Paz 09/12/2015

Francisco Paz 09/12/2015 Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado de Saúde DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS: DESAFIOS PARA A GESTÃO Plano de Intensificação do combate ao Aedes aegypti Francisco Paz 09/12/2015 Ações estaduais

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2016 As mesas da Câmara e do Senado Federal, nos termos do 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional: Art. 1º O art. 6º da Constituição da República, passa a

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1

Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1 Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal 1 Elaborado por Leandro Felipe (2014) Contém nota pedagógica Introdução O objetivo principal deste caso é ajudar o Prefeito

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde atualiza Boletim Epidemiológico - Saúde...

Secretaria Municipal de Saúde atualiza Boletim Epidemiológico - Saúde... 1 de 5 25/01/2016 08:00 (/) MINUTO TV () Secretário da Educação do Rio Grande do Sul aceita convite para vi... (http://cadaminuto.com.br (https://pt-br.facebook.com/cadamin) (https://twitter.com/portalcadamin)

Leia mais

Cartilha de Mobilização Social nas Organizações

Cartilha de Mobilização Social nas Organizações Cartilha de Mobilização Social nas Organizações Contatos: GT FAD/SESAB: Elisabeth França (71) 3115-4217 Akemi Chastinet (71) 3116-0029 João Emanuel Araujo (71) 3116-0024 Agnaldo Orrico (71) 3116-0024 Zilda

Leia mais

A aceitação foi surpreendente, como revelam os números de acessos a seus programas, que podem se dar no site da TV ou via youtube.

A aceitação foi surpreendente, como revelam os números de acessos a seus programas, que podem se dar no site da TV ou via youtube. ANO 1, REVISTA Nº 13, MARÇO/2015 EDITORIAL Neste mês nossos entrevistados sãos os Diretores da TV WEB LUZ, importante veículo alternativo de difusão de ideias espiritas e de outras religiões, através de

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção JUSTIFICATIVA O método de verificação e avaliação dos

Leia mais

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com perguntas respondidas pelo presidente Lula Manaus-AM,

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

PROJETO SANGUE CIDADÃO

PROJETO SANGUE CIDADÃO PROJETO SANGUE CIDADÃO 2015 Banco de Dados para Doadores de Sangue Criação de banco de doadores voluntários para atender campanhas emergenciais e fidelização de doadores de sangue B A N C O D E D A D O

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy)

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) Senhor Presidente, Solicita seja convidado o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GOVERNO DESEMPENHO PESSOAL DA PRESIDENTE

AVALIAÇÃO DO GOVERNO DESEMPENHO PESSOAL DA PRESIDENTE Resultados da 127ª Pesquisa CNT/MDA Brasília, 23/03/2015 A 127ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 16 a 19 de março de 2015 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra a avaliação dos

Leia mais

Prefeito de São Bernardo do Campo: Hoje tem um show no Cedesc, às 18 horas (incompreensível).

Prefeito de São Bernardo do Campo: Hoje tem um show no Cedesc, às 18 horas (incompreensível). , Luiz Inácio Lula da Silva, durante a inauguração da República Terapêutica e do Consultório de Rua para Dependentes Químicos e outras ações relacionadas ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack São

Leia mais

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar.

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. O verão chega para agravar o pesadelo da dengue. As mortes pela doença aumentaram na estação passada e vem preocupando

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES P. O QUE É A PATERNIDADE? R. Paternidade significa ser um pai. A determinação da paternidade significa que uma pessoa foi determinada

Leia mais

Filho de ex-braço direito de Dilma trabalhou no governo

Filho de ex-braço direito de Dilma trabalhou no governo 13/09/2010 Filho de ex-braço direito de Dilma trabalhou no governo Israel Guerra tinha cargo comissionado na Anac; irmão dela atuou na Infraero Acusado de atuar como lobista para intermediar interesses

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

Dengue, Chikungunya e Zika

Dengue, Chikungunya e Zika SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DA PARAÍBA GERENCIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Dengue, Chikungunya e Zika Nº 01/2016 Situação epidemiológica De 01 a 25 de janeiro de 2016 ( 4ª* semana epidemiológica

Leia mais

Período: ABRIL de 2014. Revista VIVER BRASIL Abril / 2014 Seção: Entre Aspas Página: 27

Período: ABRIL de 2014. Revista VIVER BRASIL Abril / 2014 Seção: Entre Aspas Página: 27 Período: ABRIL de 2014 Revista VIVER BRASIL Abril / 2014 Seção: Entre Aspas Página: 27 PORTAL MINAS LIVRE Política e Economia 03/04/2014 Incineração de lixo é criticada em audiência pública em BH por

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Bairro contra a Dengue

Bairro contra a Dengue Bairro contra a Dengue Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Implantação (projetos que estão em fase inicial) Nome da Instituição/Empresa: Estacionamento Foz do Iguaçu; SESI ; UEL

Leia mais

O próprio secretário de saúde afirmou que seus antecessores adquiriam. medicamentos através de compras direcionadas e sem qualquer critério.

O próprio secretário de saúde afirmou que seus antecessores adquiriam. medicamentos através de compras direcionadas e sem qualquer critério. Senador Pedro Taques Discurso contas da Saúde MT (06/2013) Senhor presidente, Senhoras senadoras, senhores senadores, Amigos que nos acompanham pela Agência Senado A saúde de Mato Grosso pede socorro.

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Michele Maria do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Sequência Didática: As transformações

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio Estado do Espírito Santo

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio Estado do Espírito Santo ATA DE REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE AFONSO CLÁUDIO E DIVULGAÇÃO DO MUTIRÃO DE LIMPEZA DE QUINTAIS E TERRENOS, REALIZADA COM OS MORADORES DOS BAIRROS BOA

Leia mais

Que no ano de 2015 até a presente data foram notificados 4 casos de microcefalia, sendo que nenhum relacionado à infecção pelo Zika vírus;

Que no ano de 2015 até a presente data foram notificados 4 casos de microcefalia, sendo que nenhum relacionado à infecção pelo Zika vírus; Nota Técnica SESA N 01/2015 i - Orientação às Equipes de Saúde sobre Microcefalia Curitiba, 02 de dezembro de 2015. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) considerando: A confirmação pelo Ministério

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva Pela primeira vez, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Leia mais

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 HISTÓRIAS COM GENTE DENTRO REFUGIADOS À procura da paz Testemunho de Ibraim (nome fictício) O meu nome é Ibraim, sou natural de um país africano, tenho 25 anos, e estou alojado

Leia mais

Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar Atendimento Domiciliar Definição da Unimed Porto Alegre sobre Home Care O Home Care é um beneficio de prestação de serviço de assistência à saúde, a ser executado no domicilio do paciente com patologias

Leia mais

Exercício de cidadania

Exercício de cidadania 1 2 Exercício de cidadania Na década de 1980, tivemos no Brasil as primeiras experiências de Conselhos Comunitários de Segurança, sendo o Paraná precursor na constituição de CONSEGs e Mobilização Social.

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Pesquisa inédita avalia conhecimento da população sobre a tuberculose

Pesquisa inédita avalia conhecimento da população sobre a tuberculose Pesquisa inédita avalia conhecimento da população sobre a tuberculose Uma pesquisa quantitativa de opinião pública realizada pelo Núcleo de Pesquisas da Universidade Federal Fluminense (DataUFF) demonstra

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Tema geral: Como o eleitor escolheu seus candidatos em 2010

Pesquisa de Opinião Pública Tema geral: Como o eleitor escolheu seus candidatos em 2010 Pesquisa de Opinião Pública Tema geral: Como o eleitor escolheu seus candidatos em 2010 Apresentação: Somos pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e gostaríamos de saber como as pessoas votaram

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca ASSINATURA DO PLANO DE SANEAMENTO

Leia mais

Apresentação nortear os profissionais da atenção à saúde

Apresentação nortear os profissionais da atenção à saúde Apresentação Este Protocolo visa a nortear os profissionais da atenção à saúde, por meio de orientações e diretrizes para as ações de prevenção da infecção pelo vírus Zika em mulheres em idade fértil e

Leia mais

Sumário executivo. ActionAid Brasil Rua Morais e Vale, 111 5º andar 20021-260 Rio de Janeiro - RJ Brasil

Sumário executivo. ActionAid Brasil Rua Morais e Vale, 111 5º andar 20021-260 Rio de Janeiro - RJ Brasil Sumário executivo Mais de um bilhão de pessoas sofre com as consequências da inanição é mais que a população dos Estados Unidos, Canadá e União Européia juntas. Em julho desse ano, a reunião de cúpula

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das INFORME-SE BNDES ÁREA PARA ASSUNTOS FISCAIS E DE EMPREGO AFE Nº 48 NOVEMBRO DE 2002 EDUCAÇÃO Desempenho educacional no Brasil: O que nos diz a PNAD-2001 Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE Emmanuelle Monike Silva Feitosa 1 Celme Torres Ferreira da Costa 2 Niraldo Muniz

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

O Dep. Pastor Frankembergen pronuncia o seguinte discurso: Dia Mundial da Saúde. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados.

O Dep. Pastor Frankembergen pronuncia o seguinte discurso: Dia Mundial da Saúde. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados. 1 O Dep. Pastor Frankembergen pronuncia o seguinte discurso: Dia Mundial da Saúde Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados. Gostaria de falar um pouco sobre o Dia Mundial da Saúde, criado pela

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Quinta-feira, 08.09.11

Quinta-feira, 08.09.11 Quinta-feira, 08.09.11 Veja os destaques de hoje e do feriado: 1. 1º FormaGoiás 2. Programa Bolsa Universitária 3. Artigo: Goiás, de maria-fumaça a trem-bala 4. Valéria Perillo será patronesse do Goiânia

Leia mais

Lembre-se que a vida está pulsando a cada momento, dentro e fora de nós. O tempo não espera ninguém, portanto para de esperar! E já!

Lembre-se que a vida está pulsando a cada momento, dentro e fora de nós. O tempo não espera ninguém, portanto para de esperar! E já! Aos vinte e cinco dias do mês de junho de 2015, às 14:30h, na sede da AFACI, com a presença do Presidente da AFACI, Sr. Domingos Enio Sophia e dos diretores Arnaldo Pereira Pinto, José Cláudio Arouca,

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Secretaria Nacional de Assistência Social MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Secretaria Nacional de Assistência Social MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Assistência Social MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Instrução Operacional Conjunta MDS - MS 1. INTRODUÇÃO A

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Diversidade nas ondas: um estudo de caso sobre a rádio comunitária Diversidade 1

Diversidade nas ondas: um estudo de caso sobre a rádio comunitária Diversidade 1 Diversidade nas ondas: um estudo de caso sobre a rádio comunitária Diversidade 1 Emerson de Cunha de SOUSA 2 Janaine S. Freires AIRES 3 Jéssica Karoline do Nascimento BARROS 4 Maria José da SILVA 5 Universidade

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas (ou mesmo aquelas que não estejam), de forma que os fragmentos abaixo fiquem mais elegantes, próximos à língua

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS!

É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS! Filiado a: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS! AEDES AEGYPTI Aedes Aegypti e Aedes Albopictus são as duas espécies de mosquito que podem transmitir Dengue,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti. Atividades realizadas nas empresas Eletrobras no dia 11 de março de 2016

Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti. Atividades realizadas nas empresas Eletrobras no dia 11 de março de 2016 Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti Atividades realizadas nas empresas Eletrobras no dia 11 de março de 2016 Eletrobras holding: Envio de e-mail no dia 10/3/2016 com mensagem do presidente da Eletrobras

Leia mais

A Era dos Mosquitos Transgênicos

A Era dos Mosquitos Transgênicos A Era dos Mosquitos Transgênicos Depois das plantas geneticamente modificadas, a ciência dá o passo seguinte - e cria um animal transgênico. Seus inventores querem liberá-lo no Brasil. Será que isso é

Leia mais

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015.

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. O MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA, por intermédio da SECRETARIA

Leia mais

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO NESTE E-BOOK VOCÊ IRA APRENDER. NÃO EXISTE TRÁFEGO GRATUITO. O QUE É UMA OFERTA IMEDIATA. COMO GERAR TRÁFEGO GRATUITO" AUMENTANDO LISTA USANDO OFERTA IMEDIATA

Leia mais

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO BOM PROGRESSO- RS 2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PROGRESSO Administração: Armindo Heinle CNPJ. 94726353/0001-17 End. Av. Castelo Branco, n 658 Centro CEP:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Gavião-BA PODER EXECUTIVO

Prefeitura Municipal de Gavião-BA PODER EXECUTIVO ANO. 2014 DO MUNICÍPIO DE GAVIÃO - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. GAVIÃO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA PREVENTIVA

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

PROGRAMA EU SORRIO PARA O APRENDIZ

PROGRAMA EU SORRIO PARA O APRENDIZ PROGRAMA EU SORRIO PARA O APRENDIZ JUSTIFICATIVA Um dos grandes desafios enfrentados em nossa sociedade está ligado à profissionalização e empregabilidade. As mudanças, o desenvolvimento, a informatização

Leia mais

Inflação castiga mais o bolso dos que menos têm

Inflação castiga mais o bolso dos que menos têm Inflação castiga mais o bolso dos que menos têm Variação de preços na faixa de um a 2,5 salários mínimos acumula alta de 11,22% em 12 meses, acima dos 10,48% do IPCA. Desprotegida, população vê a renda

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO

DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO Prof. Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha Dourados, 08 de fevereiro de 2007 O que é o dengue? O dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus; Este vírus pode ser de quatro

Leia mais

Rua do Atendimento Protetivo. Municipalino:

Rua do Atendimento Protetivo. Municipalino: Rua do Atendimento Protetivo Municipalino: Esta é a Rua do Atendimento Protetivo. Esta rua tem como missão fundamental resgatar os direitos das crianças e dos adolescentes que foram violados ou ameaçados

Leia mais

PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO

PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO Maria Lucia Machado: país avançou ao entender a criança de zero a seis anos como um ser que tem um desenvolvimento

Leia mais

Boletim Epidemiológico da Dengue

Boletim Epidemiológico da Dengue Boletim Epidemiológico da Dengue Dados Referentes às Semanas Epidemiológicas: 01 a 03 - Períodos de 03/01/2016 a 23/01/2016 Ano: 09 Número: 03 Data de Produção: 22/01/2016 Esse boletim está na web: www.natal.rn.gov.br/sms

Leia mais