Sexualidade Humana. Mensagem Importante. O sexo é uma necessidade humana básica, essencial para uma vida equilibrada e satisfatória.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sexualidade Humana. Mensagem Importante. O sexo é uma necessidade humana básica, essencial para uma vida equilibrada e satisfatória."

Transcrição

1

2 Como Superar a Disfunção Erétil (DE) e a Ejaculação Precoce (EP). Maximen Urologia Especializada O sexo é uma necessidade humana básica, essencial para uma vida equilibrada e satisfatória. Mensagem Importante A Disfunção Erétil (DE) e a Ejaculação Precoce (EP) são problemas médicos que exigem empenho máximo na fase de avaliação além de uma intervenção médica adequada. Nenhuma pílula ou produto fitoterápico único pode substituir uma consulta médica realizada por um profissional experiente. O tratamento deve ser personalizado para se adequar às necessidades e expectativas do paciente. Esperamos que você ache as informações aqui presentes úteis e encontre uma oportunidade para redescobrir mais uma vez o sexo de uma maneira segura e saudável. Diretor técnico-médico: Dr. André Milanezi Lorenzini Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG): Registro de Qualificação de Especialista em Urologia (RQE-BRASIL): Sexualidade Humana Em relação à psique de um homem, a sexualidade está intimamente relacionada à sua capacidade de desempenho que, quando comprometida, pode provocar uma ameaça fundamental ao seu bem-estar. O efeito pode variar de uma sensação de inadequação, frustração, negação, falta de motivação, baixa auto-estima, depressão e até mesmo agressividade. Conseqüentemente, as relações pessoais, familiares e de negócios podem ser afetadas de maneira adversa. A clínica Maximen é um centro médico especializado no diagnóstico e tratamento de duas doenças sexuais comuns, a saber, a Disfunção Erétil (DE) e Ejaculação Precoce (EP). As mesmas podem aparecer de forma separada ou as vezes, juntas. A sexualidade reflete o que nós somos e como nós nos relacionamos com o mundo e é, portanto, parte integrante de nosso bem-estar físico e psicológico. A Disfunção Erétil (DE) é definida como a incapacidade de atingir ou manter ereção suficiente para um intercurso sexual satisfatório. Esta doença afeta um em cada dois homens adultos em diversos graus. Apesar de tratamentos eficazes para a DE estarem disponíveis há no mínimo uma década; tem sido difícil para a pessoa afetada saber onde procurar ajuda. A maciça campanha publicitária e o lançamento bem-sucedido do viagra mudaram isso em uma determinada extensão. Falar sobre disfunção sexual e buscar ajuda também se tornou um tabu menor. Entretanto, o assunto permanece sendo sensível para a maioria dos homens. O advento dessas medicações orais ajudou muitos homens a restaurarem sua vida sexual. Para outros, a grande esperança na pílula milagrosa diminuiu rapidamente em vista de determinados efeitos colaterais e da falta de eficácia. Para estes homens, enfrentar estes problemas novamente se torna mais difícil do que a primeira vez. Estes medicamentos não são para todos e não são isento de riscos. Estima-se que entre 30 e 70% dos homens não respondem a estes medicamentos, dependendo da sua idade e dos problemas de saúde subjacentes, e no mínimo 15% sofrem efeitos colaterais indesejáveis.

3 Adicionalmente, uma possível ligação entre essas pílulas e problemas cardíacos foi aventado. Informações específicas sobre essa questão e sobre outros sais usados no tratamento da DE deverão ser debatidos entre o paciente e o médico; mas a tomada desse medicamento junto com os medicamentos derivados do nitrato(isordil, Monocordil e Sustrate ) podem levar a efeitos indesejáveis, assim como a simples presença de retinite pigmentosa diagnosticada nos olhos dos pacientes. Disfunção Erétil (DE) Os sinais da Disfunção Erétil (DE) se apresentam quando: A dificuldade em alcançar ou manter uma ereção ocorre no mínimo Se você tomou medicação via oral sem sucesso, ou se não puder tomar estes comprimidos devido a problemas de saúde ou efeitos colaterais, ou se você quiser melhorar sua vida sexual de maneira segura e eficaz, a Maximen pode ajudá-lo. Nossos urologistas altamente experientes podem lhe oferecer tratamentos personalizados que funcionam com elevados índices de sucesso, mesmo quando outros tratamentos tiverem falhado. A Ejaculação Precoce (EP) ou orgasmo muito rápido é também outra doença sensível e embaraçosa que afeta no mínimo um em cada três homens sexualmente ativos. Saiba que existem tratamentos eficazes. Se você não estiver satisfeito com sua performance atual ou se a sua parceira deseja que você permaneça por um tempo maior: o caminho é maximizar seu desempenho sexual. Um em cada três homens sexualmente ativos são afetados pela Ejaculação Precoce (EP) uma vez a cada quatro tentativas de intercurso sexual ou se o problema persiste há mais de um mês; Alcançar uma ereção demora mais do que o comum ou se torna mais difícil em determinadas posições; A ereção sexual se torna mais fraca ou menos rígida; Manter uma ereção se torna um esforço consciente e se torna mais difícil; As ereções matutinas se tornam menos freqüentes ou menos rígidas; O orgasmo ocorre mais rápido ou ocorre como uma ereção incompleta.

4 Qual é a freqüência da Disfunção Erétil (DE)? A Disfunção Erétil (DE) é muito comum e tem a particularidade de afetar não só homem, mas também a parceira sexual. Apesar de ela apresentar uma tendência de ser mais comum em homens com mais de 40 anos, pode afetar homens de todas as idades. Resultados do maior estudo do mundo sobre Disfunção Erétil (DE), denominado The Massachusetts Male Aging Study (MMAS) (Estudo de Massachusetts sobre Envelhecimento do Homem), foram disponibilizados. Esses resultados mostraram que: 52% dos homens com idades entre 40 e 70 anos têm algum grau de Disfunção Erétil (DE) (classificada como mínima, moderada ou grave); No mínimo 1 entre 10 homens não consegue alcançar nenhuma ereção (DE completa); A maioria dos casos de Disfunção Erétil (DE) é de natureza física; Há uma forte associação entre idade e DE, de modo que a prevalência de DE aumenta com a idade: 39% aos 40 anos e 67% aos 70 anos são afetados. Prevalência de Disfunção Erétil Prevalência Mínima Prevalência Moderada Prevalência Completa Prevalência Total Idade (anos) O que causa a Disfunção Erétil (DE)? Disfunção Erétil (DE) Psicológica Fatores psicológicos são responsáveis diretamente por apenas aproximadamente 10% dos casos de Disfunção Erétil (DE), mas indiretamente está presente em todos os casos. Os fatores psicológicos são em sua maioria resultantes de nervosismo, falta de confiança ou ansiedade pelo desempenho. Estes fatores provocam um maior tônus simpático e uma maior concentração de catecolamina em circulação. Isto, por sua vez, faz com que os vasos sanguíneos apresentem constrição (vasoconstrição), resultando em uma redução temporária no fluxo de sangue para o pênis e, conseqüentemente, dificuldades eréteis. A DE psicológica pode ser auto-perpetuante: cada falha aumenta os níveis de ansiedade associados e pode freqüentemente levar a uma falha contínua. Outras causas psicológicas incluem stress, culpa, tédio sexual, depressão etc. Disfunção Erétil (DE) Física ou Orgânica Sabe-se agora que 90% dos casos de DE são provocados ou contribuídos por fatores físicos, a maioria dos quais está relacionada à má circulação, uma doença denominada insuficiência arterial vascular. O pênis exige um fluxo de sangue muito saudável para ficar completamente ereto. Mesmo um fluxo de sangue pouco prejudicado já pode provocar problemas significativos. Os fatores de risco que favorecem o aparecimento da DE são: Diabetes; Hipertensão; Alto nível de colesterol no sangue; Doenças cardíacas; Tabagismo; Esclerose arterial (espessamento e endurecimento das artérias relacionados à idade); Má circulação geral; Determinados tipos de medicamento.

5 Outras causas físicas não comuns, mas que podem ser imediatamente diagnosticadas incluem: Deficiências hormonais provocadas por doença testicular, doença hepática ou problemas na tireóide; Problemas neurológicos como esclerose múltipla, derrame, mal de Parkinson e etc.; Trauma na área pélvica, como o sofrido em determinados tipos de cirurgia, terapia com radiação ou acidentes automobilísticos que resultem em danos aos nervos ou artérias pélvicos. A DE também pode afetar completamente indivíduos saudáveis. Nosso objetivo é proporcionar tanto uma resolução imediata do problema quanto a possibilidade de melhoria em longo prazo. Tratamento para Disfunção Erétil (DE) Muitos dos tratamentos que recomendamos visam melhorar a saúde do pênis, aumentando o seu fluxo sanguíneo, revitalizando o seu tecido e melhorando a sua vitalidade e, conseqüentemente, melhorando a função erétil. Muitos pacientes descobrem que após usar o seu tratamento personalizado pelo tempo recomendado, eles podem não precisar mais dele ou necessitar com uma menor freqüência. A extensão da melhoria pode variar dependendo da idade, gravidade e duração da disfunção, a presença de doenças simultâneas e outros fatores de risco à saúde. A Disfunção Erétil (DE) deve ser TRATADA? SIM! Como qualquer problema médico, a Disfunção Erétil (DE) deve ser tratada imediatamente. Quanto mais cedo ela for diagnosticada e tratada melhor serão os resultados, devido às seguintes razões: Primeiramente, porque o problema subjacente precisa ser identificado e corrigido para evitar danos adicionais. E também porque a Disfunção Erétil (DE) é mais que apenas um problema sexual. Uma vida sexual satisfatória apresenta reflexos nos ambientes social, familiar e de trabalho. Além disto, um bom sexo significa também uma boa saúde. Estudos recentes indicam que casais com uma vida sexual saudável são afetados menos por problemas como depressão, ansiedade, hipertensão, diabetes, úlceras, fadiga crônica, doenças por vírus e outras doenças. Eles têm também uma maior expectativa de vida!

6 Ejaculação Precoce (EP) A Ejaculação Precoce (EP) é medicamente definida como a ejaculação persistente e recorrente ao mínimo estímulo sexual antes, durante ou após a penetração; e antes que a pessoa deseje que ela ocorra, levando sempre a algum grau de sofrimento. Em termos comuns, pode ser definida como: Incapacidade de controlar a sua ejaculação; Ejacular antes do que gostaria ou que tenha satisfeito sua parceira; Ejacular antes ou dentro de poucos minutos após a penetração. Existem dois tipos de EP: primária e secundária. Esta última pode estar associada a Disfunção Erétil (DE) e tratar a DE ajudaria a resolver a EP. As informações abaixo são relacionadas à EP primária. Qual é a Freqüência da EP? A EP primária é muito comum. Estudos recentes mostram que um em cada três homens sexualmente ativos é afetado por este problema. Os impactos psicológicos e sociais podem ser profundos. Seria razoável dizer que a EP é um problema médico muito comum. Porém, ela é sub-reconhecida, sub-tratada e tem provocado grandes problemas psicológicos e desarmonia nos relacionamentos. O que provoca a EP? Há um aspecto principal que provoca a EP Ansiedade. Mas há fatores secundários que são abordados pois juntos são responsáveis por causar e perpetuar este problema. Aspectos que causam a EP. + FÍSICO PSICOLÓGICO HABITUAL Como a EP afeta a sua VIDA SEXUAL? O fato de ter Ejaculação Precoce (EP) torna difícil a você desfrutar de sua vida sexual. Ao invés de relaxar e desfrutar os prazeres do ato sexual, você pode ficar preocupado com ejacular muito rapidamente. Mesmo apesar de haver outras maneiras de satisfazer a sua parceira, a maioria dos casais prefere atingir o orgasmo da maneira mais simultânea possível. Eles podem então relaxar e desfrutar juntos o clima posterior. A EP pode, portanto, interferir em sua vida. A falta de satisfação sexual pode levar a evitar o sexo e é freqüentemente uma causa de desarmonia nos relacionamentos. A EP deve ser TRATADA? Se a EP estiver afetando a sua vida sexual ou se você desejar obter uma maior satisfação sexual, a resposta é sim. A melhor razão de todas, entretanto, é que a EP pode ser superada. A capacidade de obter um bom controle ejaculatório possibilitará que você se segure mais, tenha maior desempenho sexual e, portanto, melhore a qualidade da sua relação.... A nossa taxa de sucesso é elevada. Empenharemos ao máximo na busca da melhora da performance sexual. O tratamento seguro e eficaz é uma experiência comum na Maximen... Filosofia do Tratamento Antes que uma opção de tratamento específica possa ser oferecida, a causa subjacente deve ser adequadamente diagnosticada. O tratamento bem sucedido é mais do que apenas tomar um comprimido. Possuímos urologistas altamente especializados que encontrarão para você um tratamento personalizado, especificamente para o seu problema e necessidade, de forma a lhe proporcionar não apenas a resposta erétil imediata, mas também a possibilidade máxima de uma melhoria definitiva em longo prazo.

7 Aspecto Físico ou Supersensibilidade Aspecto Habitual Homens com EP recorrente e persistente devem ser avaliados fisicamente no intuito de buscar qualquer tipo de alteração patológica existente(ex.: hanseníase, candidíase peniana) que possa gerar tanto hipo quanto supersensibilidade. A presença da supersensibilidade pode estar presente de forma isolada, sendo comum sua associação com a ejaculação noturna(polução noturna). É importante reconhecer que todos os três aspectos, individualmente ou em conjunto, são responsáveis por provocar a EP. Resolver um aspecto apenas, não resolve o problema. A sensibilidade peniana é aferida utilizando-se um instrumento denominado biotensiômetro. Este aspecto fisco da EP, por si só, não implica em uma deficiência ou fraqueza; é apenas seu nível de sensibilidade. A resposta é não. Ela não é um problema grave. Os médicos urologistas da Maximen entretanto a tratam de maneira séria pelas seguintes razões: Aspecto Psicológico ou Resposta Induzida pela Ansiedade a. Mesmo que algumas sessões de sexo pareçam durar um pouco mais que as outras, a EP não desaparecerá sem intervenção; b. A EP pode ser prejudicial à vida sexual e ao relacionamento do casal; c. A EP inibe o prazer sexual completo, tem o potencial de criar desarmonia, é potencialmente embaraçosa e impõe uma tensão ao relacionamento; d. A ajuda definitiva está disponível, o que pode fazer a diferença, melhorando potencialmente o bem estar psicológico do homem e as suas interações sociais imediatas. A cabeça do pênis (denominada glande) é a parte mais sensível do pênis. A percepção sensorial do pênis é proporcionada por um par de nervos cavernosos que, quando estimulados, transmitem os sinais de volta para a coluna vertebral e para o cérebro. Um sinal é então enviado para eventualmente provocar uma reação em cadeia culminando em uma ejaculação. Quando a Ejaculação Precoce (EP) ocorre mais freqüentemente do que deveria, os homens naturalmente se sentem embaraçados, especialmente preocupados e nervosos com a idéia de ocorrer novamente. Em resposta a tal estresse psicológico, o sistema nervoso simpático é ativado para lidar com a situação. Esta ativação, por sua vez, provoca um relaxamento involuntário do músculo que controla a ejaculação, denominado esfíncter uretral externo. Em outras palavras, a ansiedade ou nervosismo pelo desempenho ativará o sistema nervoso simpático e irá predispor os homens a uma ejaculação sem controle. Quanto mais você tentar segurar a ejaculação, o que por si só provoca ansiedade, mais rapidamente ela parece ocorrer. Após ter ejaculado ao mínimo estímulo, os homens aprenderão a repetir esta experiência como uma resposta aprendida com o mínimo estímulo sexual. Assim, um hábito é formado, o que é reforçado com o passar dos anos, e se tornará difícil ou impossível interromper sem ajuda. A EP é um PROBLEMA sério?

impotência sexual Guia definitivo: acabe com todas as suas incertezas sobre impotência sexual

impotência sexual Guia definitivo: acabe com todas as suas incertezas sobre impotência sexual impotência sexual Guia definitivo: acabe com todas as suas incertezas sobre impotência sexual INTRODUÇÃO A disfunção sexual é um problema que faz parte do cotidiano de muitas pessoas. A falta de informações

Leia mais

Fim da Sensibilidade na Glande

Fim da Sensibilidade na Glande Autor: Davi Ribeiro Fim da Sensibilidade na Glande Muitos homens alegam sofrer com a forte sensibilidade na glande. E isso, de certa forma, atrapalha muito na hora do sexo, principalmente na hora de ter

Leia mais

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose?

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose? REIKI O Reiki é uma técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos para a harmonização dos corpos físico, emocional, mental e energético e baseia-se na ideia de que uma "energia

Leia mais

Você está lendo o trecho grátis do ebook Como Provocar Orgasmos Femininos, do Psicólogo Terapeuta Sexual Marlon Mattedi.

Você está lendo o trecho grátis do ebook Como Provocar Orgasmos Femininos, do Psicólogo Terapeuta Sexual Marlon Mattedi. Você está lendo o trecho grátis do ebook Como Provocar Orgasmos Femininos, do Psicólogo Terapeuta Sexual Marlon Mattedi Boa leitura Marlon Mattedi COMO PROVOCAR ORGASMOS FEMININOS O que nunca lhe contaram!

Leia mais

CONHECENDO A PSICOTERAPIA

CONHECENDO A PSICOTERAPIA CONHECENDO A PSICOTERAPIA Psicólogo Emilson Lúcio da Silva CRP 12/11028 2015 INTRODUÇÃO Em algum momento da vida você já se sentiu incapaz de lidar com seus problemas? Se a resposta é sim, então você não

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

DEPRESSÃO CONHECENDO SEU INIMIGO

DEPRESSÃO CONHECENDO SEU INIMIGO DEPRESSÃO CONHECENDO SEU INIMIGO E- BOOK GRATUITO Olá amigo (a), A depressão é um tema bem complexo, mas que vêm sendo melhor esclarecido à cada dia sobre seu tratamento e alívio. Quase todos os dias novas

Leia mais

Disfunção erétil Resumo de diretriz NHG M87 (julho 2008)

Disfunção erétil Resumo de diretriz NHG M87 (julho 2008) Disfunção erétil Resumo de diretriz NHG M87 (julho 2008) Leusink P, De Boer LJ, Vliet Vlieland CW, Rambharose VR, Sprengers AM, Mogendorff SW, Van Rijn-Van Kortenhof NMM traduzido do original em holandês

Leia mais

Prevenção em saúde mental

Prevenção em saúde mental Prevenção em saúde mental Treinar lideranças comunitárias e equipes de saúde para prevenir, identificar e encaminhar problemas relacionados à saúde mental. Essa é a característica principal do projeto

Leia mais

Sonolência Excessiva Diurna (SED)

Sonolência Excessiva Diurna (SED) Sonolência Excessiva Diurna (SED) A sonolência é queixa comum, principalmente, entre adolescentes, quase sempre por não desfrutarem de sono satisfatório. Eles dormem poucas horas à noite e, no dia seguinte,

Leia mais

Disfunção Erétil. Diagnóstico e Tratamento. www.clinicadohomem.com.br. Dr. Francisco Costa Neto

Disfunção Erétil. Diagnóstico e Tratamento. www.clinicadohomem.com.br. Dr. Francisco Costa Neto Disfunção Erétil Diagnóstico e Tratamento www.clinicadohomem.com.br Dr. Francisco Costa Neto Tratamento Há muito que nós Andrologistas buscamos e pesquisamos soluções terapêuticas práticas e eficazes no

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) Os Rins e suas funções.

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) Os Rins e suas funções. INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) Os Rins e suas funções. Possuímos dois rins que têm cor vermelho-escura, forma de grão de feijão e medem cerca de 12 cm em uma pessoa adulta.localizam-se na parte posterior

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

Acupuntura: a escuta das dores subjetivas

Acupuntura: a escuta das dores subjetivas 38 Acupuntura: a escuta das dores subjetivas Simone Spadafora A maior longevidade expõe os seres vivos por mais tempo aos fatores de risco, resultando em maior possibilidade de desencadeamento de doenças

Leia mais

09:49:35 - Jane Bettiol : Convidado 'Jane Bettiol' entra na sala. 10:00:22 - DC fala para todos: Os chats são realizadas por jornalistas de

09:49:35 - Jane Bettiol : Convidado 'Jane Bettiol' entra na sala. 10:00:22 - DC fala para todos: Os chats são realizadas por jornalistas de 09:49:35 - Jane Bettiol : Convidado 'Jane Bettiol' entra na sala. 10:00:22 - DC fala para todos: Os chats são realizadas por jornalistas de diario.com.br, convidados especiais e pelos usuários. Todas as

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

LOSARTANA POTÁSSICA Hypermarcas S/A Comprimido revestido 50mg e 100mg

LOSARTANA POTÁSSICA Hypermarcas S/A Comprimido revestido 50mg e 100mg LOSARTANA POTÁSSICA Hypermarcas S/A Comprimido revestido 50mg e 100mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: LOSARTANA POTÁSSICA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Comprimido revestido

Leia mais

TRATAMENTO DAS DOENÇAS DA PRÓSTATA

TRATAMENTO DAS DOENÇAS DA PRÓSTATA TRATAMENTO DAS DOENÇAS DA PRÓSTATA.com.br Dr. Miguel Srougi é médico, professor de Urologia na Universidade Federal de São Paulo e autor do livro Próstata: Isso É Com Você..com.br Drauzio Varella Vamos

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

Revelação Diagnóstica do HIV A arte de comunicar más notícias Tânia Regina C. de Souza, Karina Wolffenbuttel, Márcia T. F.

Revelação Diagnóstica do HIV A arte de comunicar más notícias Tânia Regina C. de Souza, Karina Wolffenbuttel, Márcia T. F. Revelação Diagnóstica do HIV A arte de comunicar más notícias Tânia Regina C. de Souza, Karina Wolffenbuttel, Márcia T. F. dos Santos A aids é ainda uma doença ameaçadora. Apesar de todos os avanços no

Leia mais

4 0 0 /2 2 0 A D A IS V E R O Ã IÇ D pelo E V L T H O L E P O Ã Ç C E F - IN E T N IE C A P O D L A U N A M

4 0 0 /2 2 0 A D A IS V E R O Ã IÇ D pelo E V L T H O L E P O Ã Ç C E F - IN E T N IE C A P O D L A U N A M MANUAL DO PACIENTE - INFECÇÃO PELO HTLV EDIÇÃO REVISADA 02/2004 pelo Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes e seus familiares a respeito da Infecção pelo HTLV. Sabemos que as

Leia mais

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental?

Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química Pós-Graduação Pós-Graduação

Leia mais

Tamanho do pênis mitos e verdades Ter, 28 de Fevereiro de 2012 02:32

Tamanho do pênis mitos e verdades Ter, 28 de Fevereiro de 2012 02:32 O tamanho do pênis é alvo de grande interesse para muitas pessoas. Alguns consideram um pênis grande ser um sinal de masculinidade. Esse tipo, que se tornou com o passar dos tempos uma forma de insegurança

Leia mais

A hipertensão arterial é comum?

A hipertensão arterial é comum? Introdução A hipertensão arterial é comum? Se tem mais de 30 anos e não se lembra da última vez em que verificou a sua tensão arterial, pode pertencer aos dois milhões de pessoas neste país com hipertensão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem

HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem HANSENÍASE Causada pela Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que é um parasita intracelular obrigatório, com afinidade por células cutâneas e por

Leia mais

O GUIA COMPLETO TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ANDROPAUSA

O GUIA COMPLETO TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ANDROPAUSA O GUIA COMPLETO TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ANDROPAUSA O QUE É ANDROPAUSA? Problemas hormonais surgidos em função da idade avançada não são exclusivos das mulheres. Embora a menopausa seja um termo conhecido

Leia mais

A MOTIVAÇÃO INFLUENCIA NO DESEMPENHO DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES? INFLUENCE MOTIVATION PERFORMANCE OF PERSONS IN ORGANIZATIONS?

A MOTIVAÇÃO INFLUENCIA NO DESEMPENHO DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES? INFLUENCE MOTIVATION PERFORMANCE OF PERSONS IN ORGANIZATIONS? A MOTIVAÇÃO INFLUENCIA NO DESEMPENHO DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES? INFLUENCE MOTIVATION PERFORMANCE OF PERSONS IN ORGANIZATIONS? Ana Carolina Gimenes Figueiredo Graduanda em Administração - Universidade

Leia mais

Acabe, com a dor II 1

Acabe, com a dor II 1 ACABE COM A DOR Acabe, com a dor São as mulheres quem mais sofre quadros dolorosos, com maior frequência e em mais áreas corporais, revela a Associação fnternacional para o Estudo da Dor. Conheça as dores

Leia mais

Distrofias Musculares de Duchenne e de Becker

Distrofias Musculares de Duchenne e de Becker Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Distrofias Musculares de Duchenne e de Becker As distrofias musculares de Duchenne e de Becker as

Leia mais

www.fisiofitsenior.com.br

www.fisiofitsenior.com.br www.fisiofitsenior.com.br Índice Definição... Dados estatísticos... pg 03 pg 06 Causas e fatores de risco... pg 09 Tratamentos... pg 14 Atividades físicas e osteoporose... pg 15 Nutrientes recomendados...

Leia mais

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADO FEDERAL PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Previna o câncer de próstata apresentação O câncer de próstata tem sido um dos mais frequentes a ser diagnosticado no sexo masculino.

Leia mais

CONVERSA DE PSICÓLOGO CONVERSA DE PSICÓLOGO

CONVERSA DE PSICÓLOGO CONVERSA DE PSICÓLOGO Página 1 CONVERSA DE PSICÓLOGO Volume 02 - Edição 01 Julho - 2013 Entrevistada: Mayara Petri Martins Entrevistadora: Bruna Aguiar TEMA: OBESIDADE Mayara Petri Martins. Psicóloga analista do comportamento,

Leia mais

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal

Dossier Informativo. Osteoporose. Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal Dossier Informativo Osteoporose Epidemia silenciosa que afecta 800.000 pessoas em Portugal 2008 1 Índice 1. O que é a osteoporose? Pág. 3 2. Factores de risco Pág. 4 3. Prevenção Pág. 4 4. Diagnóstico

Leia mais

citrato de sildenafila

citrato de sildenafila citrato de sildenafila Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Comprimido revestido 50mg e 100mg citrato de sildenafila Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES citrato de sildenafila

Leia mais

A Importância da Família na Educação

A Importância da Família na Educação A Importância da Família na Educação Não caminhes à minha frente Posso não saber seguir-te. Não caminhes atrás de mim Posso não saber guiar-te. Educadora Social Dra. Joana Valente Caminha antes a meu lado

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

A última relação sexual

A última relação sexual PARTE G QUESTIONÁRIO AUTO-PREENCHIDO (V1 - M) As próximas perguntas são sobre a sua vida sexual. É muito importante que responda, pois só assim poderemos ter informação sobre os hábitos sexuais da população

Leia mais

de sede é tão fraco, encia, 37% dos seres humanos a confunde com a fome? imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%. de Washington.

de sede é tão fraco, encia, 37% dos seres humanos a confunde com a fome? imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%. de Washington. Você sabia que O O mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com freqüencia encia, 37% dos seres humanos a confunde com a fome? Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em

Leia mais

Método de Amenorréia Lactacional

Método de Amenorréia Lactacional CAPÍTULO 19 Método de Amenorréia Lactacional Pontos Básicos para Profissionais/Serviços de Saúde e Clientes É um método de planejamento familiar baseado na amamentação. Proporciona contracepção para a

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Conversando com a Família Práticas Narrativas

Conversando com a Família Práticas Narrativas Conversando com a Família Práticas Narrativas Projeto Reciclando Mentes Conversando sobre o trauma A abordagem narrativa no trabalho com trauma Considerações importantes no trabalho com trauma A terapia

Leia mais

Rubricas e guias de pontuação

Rubricas e guias de pontuação Avaliação de Projetos O ensino a partir de projetos exibe meios mais avançados de avaliação, nos quais os alunos podem ver a aprendizagem como um processo e usam estratégias de resolução de problemas para

Leia mais

Orientação à Família de um Adulto Afásico

Orientação à Família de um Adulto Afásico 1 Orientação à Família de um Adulto Afásico Fernanda Papaterra Limongi Nunca é demais enfatizar a importância do aconselhamento familiar quando se trabalha com adultos afásicos. Em geral, o início repentino

Leia mais

DISFUNÇÃO ERÉTIL COMO UM SINAL DE DOENÇA CARDIOVASCULAR

DISFUNÇÃO ERÉTIL COMO UM SINAL DE DOENÇA CARDIOVASCULAR neste volume Como o cigarro afeta a vida sexual DISFUNÇÃO ERÉTIL COMO UM SINAL DE DOENÇA CARDIOVASCULAR Pág. 2 Impotência sexual já não assusta mais os casais Pág. 3 Cirurgia de próstata e reabilitação

Leia mais

DISFUNÇÕES SEXUAIS MASCULINAS

DISFUNÇÕES SEXUAIS MASCULINAS DISFUNÇÕES SEXUAIS MASCULINAS - Disfunção do desejo - Disfunção das ereções - Disfunção da ejaculação - Disfunção do orgasmo - Doença de Peyronie DISFUNÇÕES SEXUAIS MASCULINAS INTRODUÇÃO DISFUNÇÕES SEXUAIS

Leia mais

Sistema neuro-hormonal

Sistema neuro-hormonal Sistema neuro-hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo corresponde a um Estímulo que provoca uma resposta do sistema neurohormonal. Como funciona

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Doença de Behçet Versão de 2016 2. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 2.1 Como é diagnosticada? O diagnóstico é principalmente clínico. Pode demorar entre um a cinco

Leia mais

A BOA SORTE NÃO É SENÃO A S. MARDEN CAPACIDADE DE APROVEITAR BEM OS MOMENTOS FAVORÁVEIS.

A BOA SORTE NÃO É SENÃO A S. MARDEN CAPACIDADE DE APROVEITAR BEM OS MOMENTOS FAVORÁVEIS. A BOA SORTE NÃO É SENÃO A CAPACIDADE DE APROVEITAR BEM OS MOMENTOS FAVORÁVEIS. S. MARDEN Fertilidade Natural: Homeopatia CAPÍTULO 12 Homeopatia HOMEOPATIA E UNIÃO INFÉRTIL Unir-se em uma família e ter

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Parabéns, agora você tem o programa "Número 1" para aumento natural do pênis!

Parabéns, agora você tem o programa Número 1 para aumento natural do pênis! 1 AVISO MÉDICO LEGAL Você deve consultar um médico antes de tentar qualquer tipo de programa de exercícios. Portanto é recomendado que antes de iniciar nosso programa, você procure um médico e verifique

Leia mais

DAPOXETINA CLORIDRATO NOVO AGENTE CONTRA EJACULAÇÃO PRECOCE

DAPOXETINA CLORIDRATO NOVO AGENTE CONTRA EJACULAÇÃO PRECOCE DAPOXETINA CLORIDRATO NOVO AGENTE CONTRA EJACULAÇÃO PRECOCE A ejaculação precoce (EP) permanente não se tornou um sintoma extinto, embora as pesquisas científicas nessa área pareçam ter cessado (Renshaw,

Leia mais

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si A função da insulina é fazer com o que o açúcar entre nas células do nosso corpo, para depois poder

Leia mais

SEXUALIDADE &AFECTOS

SEXUALIDADE &AFECTOS SEXUALIDADE &AFECTOS UMA ENERGIA QUE NOS MOTIVA A PROCURAR AMOR, TERNURA, INTIMIDADE CONTACTO, (OMS) A necessidade de estarmos próximos de outras pessoas, de receber e dar carinho, amor, miminhos, beijinhos

Leia mais

Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira

Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL? Condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados

Leia mais

Paper-PET Lucas de Araujo Aquino. Dr. Nagraj Huilgol. Division of Radiation Oncology, Dr. Balabhai Nanavati Hospital Mumbai, Índia

Paper-PET Lucas de Araujo Aquino. Dr. Nagraj Huilgol. Division of Radiation Oncology, Dr. Balabhai Nanavati Hospital Mumbai, Índia Paper-PET Lucas de Araujo Aquino Dr. Nagraj Huilgol Division of Radiation Oncology, Dr. Balabhai Nanavati Hospital Mumbai, Índia Câncer de pênis - Câncer urogenital incomum - Tratamento tradicional consiste

Leia mais

SEJA COMPETITIVO, PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

SEJA COMPETITIVO, PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO www.medialcare.pt SEJA COMPETITIVO, PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO 1 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Com a colaboração de uma especialista em Nutrição, propomos apresentar a temática

Leia mais

DECLARAÇÃO DE GUERRA AO RUÍDO

DECLARAÇÃO DE GUERRA AO RUÍDO DECLARAÇÃO DE GUERRA AO RUÍDO Diz-se que a capacidade auditiva deficiente não pode ser curada nem corrigida devido ao fato de que a perda da audição produzida pelo ruído é sempre permanente. O ouvido humano

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

Por que a Varicocele causa Infertilidade Masculina?

Por que a Varicocele causa Infertilidade Masculina? O Nosso protocolo assistencial tem como base as diretrizes e normas elaboradas pela Society of Interventional Radiology (SIR) O Que é a Varicocele? Entende-se por varicocele à dilatação anormal (varizes)

Leia mais

1 O que é terapia sexual

1 O que é terapia sexual 1 O que é terapia sexual Problemas, das mais diversas causas, estão sempre nos desafiando, dificultando o nosso diaa-dia. A vida é assim, um permanente enfrentamento de problemas. Mas existem alguns que

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

3º Bimestre Preciosidades da vida AULA: 113 Conteúdos:

3º Bimestre Preciosidades da vida AULA: 113 Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I 3º Bimestre Preciosidades da vida AULA: 113 Conteúdos: Tempo verbal: presente. Propriedade comutativa da multiplicação.

Leia mais

SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO Danielle de Sousa Macena- UFCG danyellehta-@hotmail.com Januzzi Gonçalves Bezerra UFCG januzzigoncalves@gmail.com Janaina Gonçalves Bezerra - UFCG jgoncalves003@gmail.com Resumo

Leia mais

Aspectos da Consciência

Aspectos da Consciência Consciência Aspectos da Consciência Consciência Muitos livros definem a consciência como a percepção atual do indivíduo em relação a estímulos externos e internos isto é, de eventos do ambiente e de sensações

Leia mais

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 01-Out-2015 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 01/10/2015

Leia mais

Sheyla Andrade: Masturbação

Sheyla Andrade: Masturbação Sheyla Andrade: Masturbação Ainda hoje a muita controvérsia em torno da masturbação, também chamado de auto-erotismo ou sexo solitário, e a muitos mitos e preconceitos em torno do assunto. A quem diga

Leia mais

Você gostaria de atingir os objetivos que traçou para sua vida de maneira mais consistente e sustentável? Gostaria de melhorar o seu aproveitamento, trabalhar menos pressionado ou estressado, e ainda aumentar

Leia mais

Laura Meyer da Silva SEXO: MUITO PRAZER 2. Como ter uma vida sexual plena e feliz. www.lpm.com.br L&PM POCKET

Laura Meyer da Silva SEXO: MUITO PRAZER 2. Como ter uma vida sexual plena e feliz. www.lpm.com.br L&PM POCKET Laura Meyer da Silva SEXO: MUITO PRAZER 2 Como ter uma vida sexual plena e feliz www.lpm.com.br L&PM POCKET 3 3 Quando a ejaculação prematura reforça a angústia Ejaculação rápida, ejaculação prematura

Leia mais

SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO...

SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO... 2 SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO...12 OUTROS HÁBITOS SAUDÁVEIS...14 ATIVIDADE FÍSICA...14 CUIDADOS

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina Leia atentamente este folheto antes de tomar Livazo. Conserve este folheto.

Leia mais

Cartilha. pela Saúde da Mulher

Cartilha. pela Saúde da Mulher Cartilha pela Saúde da Mulher Cólica Menstrual Excesso de Gorduras no Sangue A cólica menstrual ou dismenorreia é uma dor abdominal provocada pelas contrações uterinas que ocorrem durante a menstruação.

Leia mais

SEXUALIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST E HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE

SEXUALIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST E HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE SEXUALIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST E HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE MARIA BEATRIZ DREYER PACHECO Membro do MOVIMENTO NACIONAL DAS CIDADÃS POSITHIVAS Membro do MOVIMENTO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MULHERES

Leia mais

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Homehealth provider Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Ronco: atrás do barulho, um problema de saúde mais sério www.airliquide.com.br O que é Apnéia do Sono? Apnéia do sono é uma síndrome que pode levar

Leia mais

EQUILIBRIO ENTRE CORPO, MENTE E ESPÍRITO. Em busca da cura, por uma vida mais saudável.

EQUILIBRIO ENTRE CORPO, MENTE E ESPÍRITO. Em busca da cura, por uma vida mais saudável. MENTE E ESPÍRITO EQUILIBRIO ENTRE CORPO, Em busca da cura, por uma vida mais saudável. Que a felicidade deve ser construída de dentro para fora e pode ser definida como um estado de espírito que não depende

Leia mais

Programa SESI Lazer Ativo. SAUDE BEM ESTAR QUALIDADE DE VIDA nos dias de hoje...

Programa SESI Lazer Ativo. SAUDE BEM ESTAR QUALIDADE DE VIDA nos dias de hoje... Programa SESI Lazer Ativo SAUDE BEM ESTAR QUALIDADE DE VIDA nos dias de hoje... SAUDE BEM ESTAR QUALIDADE DE VIDA nos dias de hoje... Qualidade de Vida Não é só... Ter uma pressão arterial controlada Não

Leia mais

FALANDO DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO

FALANDO DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO FALANDO DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO A criança portadora de doença cardíaca congênita e o adoecer as emoções e dos sentimentos de sua família. Edna G. Levy O coração está associado à vida e à morte. É o primeiro

Leia mais

CÂNCER DA PELE PATROCÍNIO

CÂNCER DA PELE PATROCÍNIO Luizinho e Chiquinho CÂNCER DA PELE PATROCÍNIO SBD: DERMATOLOGISTA COM TÍTULO DE ESPECIALISTA CUIDANDO DE VOCÊ. Luizinho/Chiquinho e o câncer da pele Oi Luiz. NOssO país é privilegiado, pois temos sol

Leia mais

ANÁLISE DO CARÁTER E CÂNCER: UMA LEITURA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

ANÁLISE DO CARÁTER E CÂNCER: UMA LEITURA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO 1 ANÁLISE DO CARÁTER E CÂNCER: UMA LEITURA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO Angela Naccarato Jose Henrique Volpi RESUMO Anualmente as estimativas apontam para um aumento do número de pacientes vítimas de câncer,

Leia mais

14 segredos que você jamais deve contar a ele

14 segredos que você jamais deve contar a ele Link da matéria : http://www.dicasdemulher.com.br/segredos-que-voce-jamais-deve-contar-aele/ DICAS DE MULHER DICAS DE COMPORTAMENTO 14 segredos que você jamais deve contar a ele Algumas lembranças e comentários

Leia mais

I - Desenvolvimento Humano

I - Desenvolvimento Humano I - Desenvolvimento Humano 1.1. Conceito O desenvolvimento humano se estabelece através da interação do indivíduo com o ambiente físico e social. Se caracteriza pelo desenvolvimento mental e pelo crescimento

Leia mais

LONGEVIDADE E SEGURO. Longevidade em seu conceito mais simples significa qualidade do Longevo, ou seja, qualidade daquele que tem muita idade.

LONGEVIDADE E SEGURO. Longevidade em seu conceito mais simples significa qualidade do Longevo, ou seja, qualidade daquele que tem muita idade. LONGEVIDADE E SEGURO Longevidade em seu conceito mais simples significa qualidade do Longevo, ou seja, qualidade daquele que tem muita idade. Longevidade está sempre relacionada com expectativa de duração

Leia mais

TRAUMA PSÍQUICO ORIENTAÇÕES GERAIS AOS MÉDICOS NÚCLEO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DO TRAUMA (NET TRAUMA)

TRAUMA PSÍQUICO ORIENTAÇÕES GERAIS AOS MÉDICOS NÚCLEO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DO TRAUMA (NET TRAUMA) TRAUMA PSÍQUICO ORIENTAÇÕES GERAIS AOS MÉDICOS NÚCLEO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DO TRAUMA (NET TRAUMA) SERVIÇO DE PSIQUIATRIA HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE (HCPA) DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA UNIVERSIDADE

Leia mais

Neste início de século observamos no mundo uma economia

Neste início de século observamos no mundo uma economia Nutrição, Prevenção e Qualidade de Vida DRA. CHRISTIANNE DE VASCONCELOS AFFONSO 1 INTRODUÇÃO Neste início de século observamos no mundo uma economia de interdependência, denominada globalização, caracterizada

Leia mais

Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima,

Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima, Testes em Geral Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima, raciocínio lógico, empatia entre outros.

Leia mais

FINASTIL (finasterida)

FINASTIL (finasterida) FINASTIL (finasterida) EMS SIGMA PHARMA LTDA Comprimido Revestido 5 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FINASTIL finasterida APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 5 mg de finasterida acondicionados em embalagem

Leia mais

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em

Leia mais

O que se deve saber sobre a tensão arterial elevada

O que se deve saber sobre a tensão arterial elevada O que se deve saber sobre a tensão arterial elevada O que é a tensão arterial elevada? A tensão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias (vasos sanguíneos). Existem duas medidas da

Leia mais

UNA-SUS Universidade Aberta do SUS SAUDE. da FAMILIA. CASO COMPLEXO 7 Samuel. Fundamentação Teórica: Disfunção erétil

UNA-SUS Universidade Aberta do SUS SAUDE. da FAMILIA. CASO COMPLEXO 7 Samuel. Fundamentação Teórica: Disfunção erétil CASO COMPLEXO 7 Samuel : Marcelo Cabrini Definição O consenso do National Institutes of Health (NIH) sobre Impotência (1992) definiu disfunção erétil como a incapacidade de obter ou manter uma ereção suficiente

Leia mais

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16 DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA A tensão do dia a dia é a causa mais freqüente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo. Fique sabendo, lendo este artigo,

Leia mais

estudo Por ViVian Lourenço 7 4 g u i a d a f a r m á c i a

estudo Por ViVian Lourenço 7 4 g u i a d a f a r m á c i a Sentir dor não é normal A dor é sinal de que algo não vai bem no organismo. Os sintomas estão no cotidiano e é essencial saber a diferença entre a dor crônica e a aguda para buscar o tratamento Por Vivian

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

UNICAP Saúde Na medida Certa

UNICAP Saúde Na medida Certa UNICAP Saúde Na medida Certa A Unicap (Unidade de capacitação para o Trabalho) é uma divisão da Verea & Associados Serviços Médicos S/C Ltda. Atua regularmente no Brasil desde 1985, em áreas diversificadas

Leia mais

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg Flaxin finasterida MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 5 mg em embalagem com 30

Leia mais

O que é Distúrbio Bipolar Bipolar Disorder Source - NIMH

O que é Distúrbio Bipolar Bipolar Disorder Source - NIMH O que é Distúrbio Bipolar Bipolar Disorder Source - NIMH Distúrbio Bipolar, também conhecido como mania e depressão, é uma desordem do cérebro que causa mudanças não previstas no estado mental da pessoa,

Leia mais

MINI CURSO. Melhores Posições Sexuais Para Durar Mais Tempo Na Cama. (Você está pronto para Dobrar Seu Vigor Sexual?)

MINI CURSO. Melhores Posições Sexuais Para Durar Mais Tempo Na Cama. (Você está pronto para Dobrar Seu Vigor Sexual?) MINI CURSO Melhores Posições Sexuais Para Durar Mais Tempo Na Cama (Você está pronto para Dobrar Seu Vigor Sexual?) O PROBLEMA EM FOCO Você se sente envergonhado pelo tempo que você demora na cama? A ejaculação

Leia mais