Mecanismos responsáveis pela hipertrofia muscular

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mecanismos responsáveis pela hipertrofia muscular"

Transcrição

1 Mecanismos responsáveis pela hipertrofia muscular Introdução A musculatura esquelética apresenta diversas características. Podemos dizer que uma importante característica é a sua plasticidade, ou seja, o tecido muscular tem uma grande capacidade de sofrer adaptações quando estimulados. Além disso, este tecido é um dos mais plástico do nosso organismo e se expressa de diferentes maneiras, sendo uma delas, suas propriedades contráteis. Outra característica interessante da musculatura esquelética é a modificação dos fenótipos, ou seja, as fibras musculares se transformam entre seus subtipos a um determinado padrão de treinamento. Esta é uma ampla área de investigação, e torna-se bastante importante entendermos como o treinamento de força (TF) associado ao padrão da contração muscular, ou à velocidade da contração muscular, altera o fenótipo ou o mecanismo de sinalização para o processo de hipertrofia. Além disso, a musculatura esquelética também pode sofrer uma modificação do seu tamanho, dependendo do estímulo, ou seja, suas alterações morfológicas (atrofia e hipertrofia muscular) e como estes processos estão relacionados à elaboração de um programa de TF para otimizar os mecanismos de sinalização celular. O interesse para se entender os mecanismos de sinalização celular do processo de hipertrofia já são bastante antigos. Entretanto, sempre foi pouco científico e bastante apelativo. O que se modificou atualmente não foi nem a questão apelativa, mas sim a questão da tecnologia, p.e., a fabricação de equipamentos mais sofisticados e métodos de investigação mais científicos, além da utilização de esteróides anabolizantes. O problema em discutirmos estes mecanismos, é que até hoje ninguém ainda conseguiu desvendá-los totalmente. Entretanto, especula-se que o mecanismo funcione de tal maneira, ou seja, tem bons indícios científicos e entender como o TF, a utilização de anabolizantes, e outros estímulos afetam este processo, é uma área crescente de investigação científica.

2 Para entendermos os mecanismos celulares responsáveis pela hipertrofia, temos que entender primeiramente a fisiologia da musculatura esquelética e depois entendermos como o estímulo que é dado ao músculo, através do TF, afeta sua morfologia e sua plasticidade. Devemos entender na verdade a estrutura da fibra muscular, pois estas células são bastante responsáveis pelo efeito; os danos causados na estrutura e a forma com que a estrutura é afetada pelo TF; a maneira de como o Ca 2+ é liberado e assim por diante. Relação entre a estrutura da fibra muscular e os fatores que afetam o processo de hipertrofia A fibra muscular possui uma membrana plasmática, ou sarcolema. Dentro destas fibras, temos as miofibrilas e são exatamente estas que literalmente aumentam sua área de secção transversa, ou seja, um aumento do número de miofibrilas, aumenta o tamanho da fibra muscular. Entretanto, devemos entender porque a membrana é fundamental para o processo de hipertrofia. Existem grandes indícios científicos de que danos causados nesta membrana, particularmente danos na estrutura das fibras musculares, é o que desencadeia o processo de hipertrofia. Portanto, a idéia de que o dano seja bom para o processo de hipetrofia, parece ser verdadeira. Todos sabemos que a corrida de longa duração, como a maratona, também causa danos estruturais nas fibras musculares. Estes danos geram a dor muscular tardia pós-exercício (DOMS) e que inevitavelmente ocorre 48 horas até 72 horas pósexercício. A DOMS é um reflexo do processo inflamatório local decorrente do dano estrutural. Entretanto, apesar de corridas de longa duração causarem danos estruturais, não ganhamos aumento da área de secção transversa, ou seja, somente o dano estrutural não é suficiente para desencadear o processo de hipertrofia. O dano só desencadeia o processo e existe uma diferença entre mecanismos de hipertrofia pelo dano estrutural e o dano estrutural causado pela corrida de longa duração.

3 Uma outra característica fundamental para entender o processo de hipertrofia é que a fibra muscular é praticamente a única célula do nosso corpo que é multinucleada. Quanto maior a fibra muscular, maior o número de núcleos, ou seja, o número de núcleos é proporcional ao tamanho da fibra muscular. Tal característica tem uma importância muito grande para o processo de hipertrofia, pois parece que esta característica pode ser alterada, onde podemos modificar o número de núcleos dentro de uma fibra muscular. Tais processos dependeriam do aumento do número de núcleos (hipertrofia) e da diminuição do número de núcleos (atrofia). A presença de mionúcleos e das células satélites (CS) nas fibras musculares também são de fundamental importância para o processo de hipertrofia. A grande característica das CS é serem como uma célula-tronco, ou seja, é uma reserva de núcleos para a musculatura esquelética. Para desencadear o processo de hipertrofia, temos que manipular o número de núcleos dentro de uma fibra muscular e se temos que aumentar o número de núcleos, estes só poderão vir das CS. Como o tecido muscular é um tecido pós-mitótico, os núcleos não se dividem mais, ou seja, eles perderam suas capacidades de divisão. Entretanto, as CS não perderam esta capacidade de se dividirem, sendo portanto, a reserva de núcleos do nosso organismo. As CS estão localizadas entre a membrana plasmática e a lâmina basal, do lado de fora da fibra muscular. Estas células ficam quiescentes (dormentes) e praticamente não fazem nada enquanto não estimuladas. Porém, o que tudo indica, é que o TF sistemático, com intervalos corretos, com cargas bem controladas, com uma recuperação adequada, tem a capacidade de ativarem as CS, sendo um dos pontos fundamentais da discussão.

4 As CS foram descobertas em 1961, mas até o presente momento, ninguém elucidou claramente a relação destas células com o processo de hipertrofia, embora já se saiba que tenham papel bastante importante nestes mecanismos. A musculatura esquelética utiliza as CS como estratégia para a reparação de qualquer dano causado em sua estrutura, independentemente de sua origem. Os idosos apresentam maiores dificuldades de recuperação de lesões da musculatura esquelética. Parece que isto se deve ao fato que um pequeno número de CS em suas fibras musculares, bem como uma menor capacidade de divisão. Em contrapartida, as CS nas fibras musculares de um jovem indivíduo estão em grande número e sua capacidade de divisão estão aumentadas, podendo portanto, se dividirem e repararem um eventual dano causado em sua estrutura. A discussão acima tem bastante a ver com o processo de hipertrofia, pois justamente os danos causados nas estruturas, os quais ativam as CS quiescentes e as dividem, parecem contribuir para um aumento da área de secção transversa da fibra muscular. Quando ativamos as CS, oriunda de um dano estrutural, estas se proliferam e originam duas células-filhas. Uma delas continua fora da fibra muscular, para garantir a manutenção da reserva de núcleos. A segunda célulafilha migra, eventualmente, para dentro da fibra muscular, onde esta célula perde sua capacidade de divisão e conseqüentemente os núcleos dentro destas CS também. Em resposta aos danos estruturais, as CS são ativadas e se proliferam, se unindo formando os mioblastos, que são os precursores da fibra muscular, e que por sua vez, se unem ainda mais formando os miotúbulos. Estes se fundem com as fibras musculares, reparando os danos e regenerando as fibras musculares. A DOMS é oriunda do processo inflamatório do dano muscular. É importante lembrarmos que a dor não precisa estar presente no processo de hipertrofia, mas o dano estrutural sim tem que estar envolvido.

5 Hipertrofia muscular Falaremos especificamente sobre o processo de hipertrofia crônica, onde temos uma real mudança na estrutura, um acréscimo de proteínas. A hipertrofia transitória apesar de ser bastante motivadora, é ilusória, ou seja, após o TF existe uma alta vascularização local, uma hiperemia ativa na região, provocando um aumento transitório da secção transversa do músculo esquelético. A hipertrofia afeta diferentes componentes, principalmente o tamanho das miofibrilas. Não existem grandes evidências mostrando o aumento do número de fibras musculares, mas parece que em culturistas isso pode ocorrer, onde será discutido adiante. O tecido conjuntivo responde muito bem ao processo de hipertrofia, pois é este tecido que mantém, que envolve o tecido muscular. Se o tecido conjuntivo não se adaptasse, este arrebentaria à medida que fôssemos aumentando a área de secção transversa do músculo esquelético, perdendo suas organizações hierárquicas. Existem três principais estímulos, nos quais provavelmente estão envolvidos no processo de hipertrofia: 1) dano muscular; 2) alongamento crônico (AC), onde praticamente não acontece com seres humanos, mas já foi mostrado que o AC desencadeia a hipertrofia e; 3) efeito da hipóxia, onde especulações em se treinar com um garrote no braço (local) nas salas de musculação, parece que realmente pode dar certo. Além disso, para ocorrer o processo de hipertrofia, dois fatores precisam estar presentes: 1) a síntese protéica (SP), ou seja, o acréscimo de proteínas aumentará o tamanho da fibra muscular e 2) a associação da SP com a ativação e proliferação das CS. Para termos SP, necessitamos que o RNA trabalhe e este só trabalhará se o núcleo mandar e se tivermos mais núcleos, teremos mais RNA s, mais atividade de SP.

6 Síntese Protéica O TF causa um estímulo, aumentando momentaneamente, o organismo responde até aproximadamente 48 horas à uma carga de treinamento de força, um estímulo para a musculatura e esta responde aumentando a SP e se eventualmente a degradação diminui, ou seja, o balanço é positivo, começaremos a ganhar massa muscular, porque se tivéssemos um equilíbrio entre a SP e a degradação, continuaria do mesmo tamanho e um desequilíbrio para o lado da degradação, perderíamos massa muscular. Portanto temos que observar a relação entre a SP e a degradação, com relação ao estímulo oferecido. Existe um estudo, onde os autores pegaram um grupo de indivíduos e o estímulo era a rosca direta (flexão da articulação do cotovelo), unilateral. O interessante deste estudo é que estes autores compararam o braço treinado com o braço não treinado, ou seja, o controle era ele mesmo. O que foi observado é que a SP e a degradação foram maiores no braço que recebeu o estímulo, mostrando que o efeito é muito local e isso parece que é o ponto chave para a hipertrofia, parece inclusive ter uma resposta parcial, pois a corrida de longa duração não causa hipertrofia, por que algum fenômeno que ninguém ainda conseguiu explicar, a resposta ao dano muscular causada pela corrida de longa distância é sistêmica, a resposta é geral, apesar de exercitarem os membros inferiores, a resposta é generalizada, enquanto para o treinamento de força, a resposta é local. Portanto este estudo mostrou SP antes de começarem o estímulo, 3h após o estímulo, 24 horas após, 48 horas após, ou seja, 48 horas após o estímulo, a SP ainda estava elevada e isso é bastante interessante também, pois há dois anos atrás, um estudo feito com animais, mostrou que o intervalo ideal, que todos os fatores miogênicos, ou seja, que criam massa muscular, estão no seu ponto ideal 48 horas pós estímulo e é isso que acontece geralmente na prática, portanto o que a prática costumava preconizar, a ciência vem sustentando, onde testaram 8 horas, 16 horas, 24 horas e 48 horas foi o momento ideal.

7 Entretanto, apesar da SP estar elevada, não adianta muita coisa, pois a degradação também está muito alta, portanto, o que interessa é o balanço entre a SP e a degradação. Existe um outro estudo com humanos, 02 grupos experimentais, e um grupo diferenciava do outro apenas no intervalo entre os estímulos, sendo um mais curto (04 horas após) e o outro (24 horas após). O exercício neste estudo foi para o quadríceps realizando uma extensão da articulação do joelho onde fizeram biópsia na coxa e da mesma forma, comparado com o controle, que faz exercício a taxa, a SP também foi mais elevada. Portanto, tem alguma coisa no treinamento de força que desencadeia o processo, sendo a mesma coisa para a atividade do RNA, que é o que desencadeia a SP. O interessante deste estudo é que os pesquisadores pegaram os sujeitos e dividiram em 02 grandes grupos, dentro destes pequenos grupos, de forma a realizar contrações excêntricas e contrações concêntricas. O objetivo foi verificar qual tipo de contração afetava o fenômeno, atividade e SP e o que observaram foi que não houve diferença entre os grupos, o que foi um pouco surpreendente, onde se esperava que o processo fosse diferenciado pendendo para o lado da contração excêntrica. Estudos na USP atualmente verificam se o tipo de contração muscular, modifica a taxa de expressão de aminoácidos na estrutura muscular, porque se modifica, irá modificar a SP e se isto ocorrer teremos mais chance de ocorrer a hipertrofia. Outro estudo mostrando o efeito de treinamento de força sobre a SP e degradação e balanço. Neste houve um grupo que ingeriu um placebo (água), outro grupo ingeriu uma mistura de aminoácidos; outro grupo ingeriu aminoácidos essenciais. O que observaram é que se dentro de um intervalo correto, repormos estes aminoácidos, carboidratos, existirá sim um efeito positivo no ganho. Outros estudos mostram que a ingestão destes aminoácidos parece não ter efeito no desempenho, ou seja, aumentar a velocidade, a capacidade de aumentar o salto, agilidade, todas estas capacidades físicas tem relação com a força e se o problema é aumentar o desempenho, a utilização de suplementação parece não ter grande papel. Contudo se estivermos preocupados com desempenho,

8 associado à modificação morfológica, ou seja, a hipertrofia, a suplementação de boa qualidade e em quantidades corretas, parece ter seus benefício. Os processos de atrofia e hipetrofia muscular podem ser melhor entendidos, se compreendermos as vias de sinalização celular que desencadeiam estes processos. Quando treinamos, ou seja, demos um estímulo para o músculo, criamos o dano e o organismo responde liberando um fator de crescimento (IGf). Nós temos no nosso organismo, além deste, alguns outros fatores de crescimento, como o HGf, do fígado por exemplo. Mas um fator de crescimento muito importante, fundamental para o processo de hipetrofia muscular está relacionado com um novo fator de crescimento, o MGf (fator de crescimento mecânico??) liberado pelo próprio músculo e utilizado por ele mesmo, ou seja, o sistema é autócrino (meu próprio benefício) e parácrino (o vizinho é beneficiado), a própria célula que sintetiza utiliza e as fibras vizinhas também. Qualquer estímulo oferecido ao organismo de uma certa intensidade, libera IGf, mas o que parece fazer a diferença é o IGf local, liberado pela própria musculatura e não sistêmico, lembrando da corrida geral e do treino local. O IGf se dirige até a fibra muscular e se liga ao seu receptor específico (IGf-R), provocando uma alteração conformacional desta proteína e esta mudança desencadeia uma cascata de sinalização celular, afetando o PI3K e este, por sua vez, ativa o AKT, onde pode ir em duas direções: 1) ou inibindo o FOXO, no qual controla o ATROGIM, uma enzima que provoca a atrofia muscular, gerando degradação protéica e atrofia; 2) ou normalmente o AKT estimula o M-TOR, e este é responsável pela SP, levando a hipertrofia muscular, ou seja, começa-se a desvendar o mecanismo da hipertrofia, sendo bastante estudado atualmente e principalmente quando pensamos nos indivíduos acamados com doenças inflamatórias graves e que necessitam ingerirem glicocorticóides, e se o consumo

9 destes glicocortícóides for crônico, este começa a fazer a proteólise, porque é na via de sinalização do ATROGIM que este atua e este é um dos motivos que começaram a estudar estas vias, pois podemos manipular farmacologicamente para a saúde, onde o problema é manipular farmacologicamente para o lado da hipertrofia, teremos mais uma droga no mercado para os indivíduos ficarem hipertrofiados, sendo este um mecanismo parcial muito simplificado. Quanto ao papel do dano estrutural, temos que falar do papel dos tipos de contração muscular concêntrica, isométrica ou estática e excêntrica, onde a contração excêntrica é grande responsável pelos danos causados nas estruturas e quando combinadas à velocidade do movimento, parece que também são responsáveis por um maior ou menor desencadeamento do processo de hipertrofia. A contração excêntrica é a que realmente causa um maior dano muscular e parece que tem níveis de ativação diferenciados, onde algumas evidências que este tipo de contração recrutam predominantemente fibras do tipo II, que coincidentemente são as fibras musculares que respondem melhor ao treinamento de força, não só quanto ao desempenho, mas também em relação à área de secção transversa. Além disso a quantidade de fibras musculares durante a contração excêntrica é menor, porque o grau de tensão desenvolvido por cada uma delas é maior. O dano muscular presente nas fibras musculares provocados pela contração excêntrica, não somente danifica a estrutura externa, o sarcolema, a lâmina basal, como também danifica a estrutura interna, onde podemos analisar isto pela atividade da CK, onde pode ser realizado inclusive em hospitais em suspeita de algum comprometimento cardíaco. Vários estudos mostram que os níveis plasmáticos de CK em indivíduos que realizaram a contração excêntrica estão maiores que os que realizaram a contração concêntrica, mostrando que o dano é maior nas contrações excêntricas até uns 7 dias após o estímulo, sendo o ápice

10 da dor entre 48 horas e 72 horas. Portanto o dano está relacionado ao tipo de contração e ao estado de treinamento, pois nestes estudos mostram que os maiores danos são em indivíduos não treinados comparados com os treinados, ou seja, isto nos dá um indício que se realizarmos sempre as mesmas atividades, o dano começa a diminuir, onde o efeito protetor da carga fica presente. Portanto a variabilidade nas cargas de treinamento e variabilidade nas atividades parece fazer bem ao organismo, pois o organismo se adapta às cargas de treinamento. O dano também está relacionado com a intensidade da contração muscular. Portanto existe uma relação entre o dano muscular e o IGf e toda a via de sinalização celular que leva a hipertrofia conforme discutimos. Agora temos a relação do dano muscular afetando de alguma maneira as células satélites e hipertrofia. Portanto agora discutiremos qual a relação entre os danos estruturais, as células satélites e hipertrofia. Quando acontece um dano muscular, macrófagos e neutrófilos, migram até o local, onde a função é fagocitose, remover substâncias que não são interessantes para o organismo e parece que existe uma relação entre a presença destes e a ativação das células satélites também, não que estes são diretamente os responsáveis pela reparação, pois os responsáveis pela reparação são as células satélites, ou seja, macrófagos após um período de tempo, libera interleucinas (IL- 6), cuja função é proliferar as células satélites, gerando a própria morte dos macrófagos, apoptose celular, portanto todo existe realmente uma relação entre o processo inflamatório e a ativação das células satélites que estavam quiscentes. Após ativadas as células satélites, ou seja, após o tecido ter sido danificado, em conjunção com isso temos a liberação dos fatores de crescimento, HGf, IGf e MGf, hormônio de crescimento (GH), testosterona, onde todos estes fatores tem a função de auxiliarem na proliferação das células satélites, ou seja, elas começam a se dividir, onde resumidamente o dano ativa as células satélites e a conseqüência do dano é causar a proliferação destas células. Uma vez

11 proliferada, estas células começam a se diferenciarem e se unirem para formarem os mioblastos, miotúbulos e isso faz com que estes mioblastos se dirijam até as fibras musculares para se fundirem com estas e portanto agora, teremos mais núcleos, além dos que as fibras musculares já possuíam, entretanto estes perdem a capacidade de divisão, contudo já estão dentro da fibra muscular e colaborarem com o processo de SP, colaborando com a hipertrofia. Portanto com a presença de novos núcleos, as fibras musculares tem mais condições de sintetizarem mais proteínas e portanto gerando a hipetrofia muscular. No processo de hiperplasia, parece que alguns pesquisadores observaram que as células satélites ao formarem os miotúbulos, deixam este negócio crescer e portanto teremos uma nova fibra muscular. Em animais a hiperplasia é bem comprovada, mas em humanos, parece que em algumas exceções pode ocorrer também, indivíduos que treinam há muitos anos, por longo tempo, altos volumes, altas intensidades e se utilizem do consumo de esteróides anabolizantes. Pesquisadores europeus mostrararm que ao realizarem biópsias musculares em culturistas, perceberam que existiam algumas celulares musculares em estágio inicial de desenvolvimento, equivalente a uma criança de 03 anos de idade. Domínio Mionuclear A célula satélite tem uma função de reserva mionuclear, onde a importância de se ter uma reserva de mionúcleos para o processo. Para isso discutiremos um novo conceito. Quando a fibra começa a aumentar de tamanho com o treinamento de força, mas parece que isso pode ter um certo problema, pois devido ao fato de esta ser multinucleada, e parece que a história de termos um monte de núcleos tem uma função, o conceito de domínio mionuclear ou unidade DNA. O domínio nuclear diz que como a fibra muscular é multinucleada e cada um destes núcleos são responsáveis por tomarem conta de uma determinada região da célula, por isso que se a célula começar a crescer, necessitará da ajuda da célula satélite, sendo uma maneira pela qual o organismo entende pelo treino de força, onde elas se fundirão com a fibra muscular e doar o núcleo para ela, na tentativa da

12 manutenção do domínio nuclear, ou seja, se começa a ficar muito grande a fibra muscular com o mesmo número de núcleos, estes começariam a perder o controle do processo. As pesquisas realizadas em seres humanos tem a vantagem da voluntariedade da tarefa. Uma pesquisa com seres humanos que realizou um treinamento de força para os membros inferiores por 90 dias e acompanharam o destreinamento também por 90 dias, com 4 a 5 séries de 6 a 12 RM, onde o objetivo era realmente causar a hipetrofia, onde cada indivíduo realizou 08 biópsias musculares em todos os indivíduos, porque não dá para tirar somente daqui a 90 dias, 3 dias após o treino, 10 dias, 30 dias e 90 dias durante o treinamento e observaram que o número de células satélites/fibra aumentaram 31% com 90 dias de treino, sendo muito bom, estamos aumentando o número de células satélites e com isso uma maior reserva mionuclear e se manteve elevada por um bom período o número de células satélites elevadas, sendo maiores antes do treino. Apesar de existir um aumento do número de células satélites, não aumentou muito o número de núcleos dentro da fibra muscular, significando que elas não doaram seus núcleos, ficaram fora da célula e desconfia-se que isso aconteceu a área da secção transversa da fibra aumentou, em 17% após 90 dias de treinamento, onde este número é importante. Com o domínio nuclear, ou seja, a área da fibra muscular dividida pelo número de mionúcleos logicamente aumentou, entretanto, mesmo aumentando o número de células satélites e aumentando o tamanho da fibra muscular, não aumentou o número de mionúcleos, ou seja, ninguém doou nada para ninguém, mas o interessante foi o número de 17%, onde falta muita evidência científica à respeito disso ainda, onde as evidências vem de estudos em animais, mas existe uma desconfiança séria que entre 15%, 16%, 17% de modificação do tamanho, aumentando a secção transversa se faz às custas não necessariamente do aumento de núcleos, como se fosse a capacidade próxima do máximo para os núcleos lhe darem com o aumento do citoplasma, ou seja, estudos mostram em animais que a partir de um aumento de 26% do tamanho original, não teria mais jeito, ou seja, precisaríamos das células satélites para doarem seus núcleos.

13 Portanto até os 15, 16% a célula, mesmo aumentando de tamanho, seus mionúcleos conseguem dar conta e a partir de uns 25 e 26% do aumento do tamanho parece que as fibras musculares precisam da doação dos núcleos das células satélites, sendo evidências em pesquisas em animais. Parece que os anabolizantes também tem a capacidade de acordarem as células satélites e que outros padrões exagerados de dano na musculatura for exagerado, fora dos padrões de treinamento, como danos químicos, mecânicos, acidentes e etc. Fora tudo isso, a célula muscular tem uma capacidade muito grande de regeneração. Hipóxia Sempre que fazemos um treinamento de força, o grau de tensão é elevado, a tendência é aumentar o grau de hipóxia local, pois os vasos são colabados. Parece que o organismo responde bem a este processo, onde a desconfiança é que a hipóxia local ajuda na liberação de IGf e na ativação de células satélites, mas ainda não tem nenhuma evidência científica mostrando em qual local da via de sinalização celular atua, entretanto em algum momento as CS são ativadas e liberam os fatores de crescimento. De alguma maneira o ambiente ácido causado pela hipóxia potencializa o efeito do treinamento para a hipertrofia. Desconfiando disso, um estudo japonês trabalhando com hipóxia em mulheres idosas que teoricamente responderiam menos ao estímulo, onde treinaram por 04 meses, 2x/semana, rosca unilateral com pesos bem leves, 50% da carga máxima, e pela carga ser baixa o número de repetições era elevadíssimo. O que este autor fez de diferente, foi pegar um aparelho de pressão e impôs 100mmHg de pressão nos braços durante a execução do exercício e durante a recuperação tiravam a pressão, o que não é nada agradável, e os autores verificaram que o grupo que treinou com baixa intensidade, sem a oclusão e verificaram a força dos flexores e praticamente não houve nada pré e pós treino. Já para o grupo que houve oclusão

14 e a diferença foi bastante significativa pré e pós exercício e principalmente comparados ao grupo que não usou a oclusão e teve um grupo que treinou com alta intensidade sem garrote e os ganhos foram bem parecidos entre estes dois grupos, ou seja, o ponto chave neste estudo não foi a intensidade da carga, mas sim a oclusão. Este grupo tem repetido isso com alguma consistência e tem observado isso em outros grupos musculares menores. O que observaram em relação à área de secção transversa nos 02 grupos, foi que o grupo baixa intensidade com oclusão foi o que mais aumentou a área de secção transversa, comparado com os outros grupos. Devemos tomar cuidado nestes estudos no controle do bloqueio, na oclusão, pois podemos machucar os indivíduos, necrose e também não pode deixar sem nenhum bloqueio. O que necessita de estudos atualmente é realizar o treinamento com hipóxia em músculos maiores e realizando outros tipos de contração como a excêntrica, por exemplo. Alongamento Crônico Apesar de não serem modelos experimentais humanos, o alongamento crônico gera hipertrofia em modelos animais. Neste tipo de alongamento parece que também o ponto chave é ativar as células satélites, liberando IGf. O modelo é clássico com aves, onde esticam as suas asas, colocam um peso e o animal fica com ele, aumentando o número de fibras e o tamanho delas. O interessante é que existem evidências científicas em outro estudo em que 172% de aumento hipertrófico e até entre 50 e 65% no número de fibras com o alongamento crônico sem periodização, somente manipulando a carga, um tempo com 10%, 15%, 20%, 25% e 35% o peso corporal da ave em 28 dias e o resultado foi 334% de hipertrofia e 90% de hiperplasia, onde o mais importante neste estudo foi verificar que além do AC gerar hipertrofia, observamos a importância da variabilidade das cargas. A área de investigação em cima da variabilidade das cargas também é complexa, para cercar todas as variáveis, será que é mais neural, mais morfológico, sendo a variabilidade bastante interessante.

15 Existe uma possibilidade de aumentar o dano das fibras musculares com alongamento entre as séries é bastante possível levar a um aumento da hipertrofia também, mas necessita de maiores investigações, onde está envolvido o efeito protetor da carga, onde o organismo se adapta às cargas de treinamento e deve existir sempre uma variabilidade. Em relação ao alongamento existe também o hipetrofia longitudinal, onde o músculo aumenta de tamanho, onde o treino de flexibilidade aumenta o tamanho do músculo, o que não quer dizer que aumentará a hipertrofia transversal. Um outro fator interessante que precisam existir receptores também, se não o hormônio não interage, onde existem em animais, que o treinamento de força aumenta o número de receptores androgênicos, o que é muito bom. A evidência do uso de esteróides anabolizantes em culturistas é de que parece que existe um aumento do número de núcleos, aumento da SP e maior de aumento de possibilidade de hiperplasia, porque aumentamos e ativamos mais as CS. Outro estudo realizado em mulheres que consumiam esteróides anabolizantes e com biópsias em locais diferentes, no trapézio, e viram que o fenômeno é bem parecido. Entretanto, a evidência científica de hiperplasia muscular é indireta, onde o que acontece é o aparecimento de uma célula muscular nova em determinado grupo muscular estimulado. Hipertrofia Regionalizada Existem algumas discussões acerca de que se conseguimos hipertrofiar somente uma determinada parte do grupo muscular, onde a maioria do que a prática impõe é inverdade, na maioria das vezes. Contudo, a hipertrofia regionalizada é um

16 fenômeno possível de acontecer, pois: 1) os diferentes tipos de fibras respondem diferentemente ao tipo de estímulo e 2) sabe-se também que a distribuição destes tipos de fibra muscular dentro do mesmo grupo muscular é irregular, portanto, temos músculos com predominância de um tipo de fibra, como o sóleo que tem fibras lentas, por exemplo, mas a distribuição dos tipos de fibras dentro de um grupo muscular é variável e se os diferentes tipos de fibras respondem de maneira diferenciada aos estímulos, temos a possibilidade de hipertrofia regionalizada, inclusive a distribuição é diferenciada no sentido longitudinal e no sentido transversal, onde tem grupos musculares que na parte mais externa tem mais fibras de um tipo e na parte mais interna tem de outro tipo, fora a possibilidade de revezamento e recrutamento destas unidades motoras. Um estudo de 1989, mostrando o TF para membros inferiores, o indivíduo sedimentou por tomografia computadorizada 7 partes do fêmur, onde o fêmur era o critério de referência destes autores e observaram os diferentes componentes do quadríceps, mostrando os diferentes graus de hipertrofia no comprimento do fêmur, proximal para distal, e a resposta do vasto lateral e vasto medial responderam melhores, ou seja, uma região respondeu melhor que outras. O reto femural pareceu ter uma distribuição um pouco mais regular e percebemos que não existe um padrão entre os 04 componentes, ou seja, existe a possibilidade de hipertrofia regionalizada, não como as pessoas em academias discutem, para treinar mais curto para melhorar uma parte do músculo e etc. O que se faz hoje em dia é a utilização com a eletromiografia. Discutimos estas informações para mostrar como existem inúmeras variáveis que afetam o processo de hipertrofia e como é difícil entender e investigar tal processo, pois sempre que vamos para um lado, esquecemos do outro, sendo algo difícil e complexo investigar. Miostatina

17 Hoje é bastante discutida a questão da miostatina, especulando inclusive na manipulação genética e existe muitas especulações de que já existem suplementos que inibem a miostatina, o que não é verdade, como myoplex, myogen e etc. Todos nós produzimos miostatina, alguns indivíduos com maior expressão e outros com menor expressão, onde esta inibe o processo de hipertrofia. O TF diminui a produção da miostatina e com isso teremos ganhos. Em estudos animais mostram que quando manipulamos o gene responsável pela expressão da miostatina, estes animais ficaram muito grandes, como bois e ratos. A miostatina é um inibidor do crescimento muscular, onde o treinamento de força diminui a liberação de miostatina, por isso que quem tem uma boa genética, ficam ainda mais fortes e o IGf também inibe a liberação de miostatina, ou seja, o treinamento de força tem grande função, agora a miostatina só tem grande papel, quando tem defeito genético, ou seja, em alguns animais como o boi e ratos manipulados geneticamente, para que não produzam miostatina, o que para a indústria da carne é fenomenal. O New England Journal of Medicine mostrou um artigo científico falando de uma criança que nasceu com este defeito genético e continuam acompanhando esta criança para ver o comportamento desta doença, o que ela pode causar. Hoje esta criança tem por volta de 10 anos de idade e a morfologia muscular é impressionante e aos 4 anos de idade, ficava sustentando na elevação lateral uma carga de 3 Kg. Como a miostatina inibe o processo de hipertrofia ainda é área de investigação científica e como detectá-la provavelmente no sangue. Para ocorrer o processo de hiperplasia, precisaria existir uma capacidade de divisão pós-mitótica das fibras musculares. Contudo, existem algumas evidências de que é possível formar uma nova fibra muscular com o TF e a utilização de outro recursos.

18

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Quais os três principais fatores para promover o crescimento muscular?... 5 Qual o Número de repetições ideal?... 6 Qual a melhor forma

Leia mais

Hipertensão Arterial no idoso

Hipertensão Arterial no idoso Hipertensão Arterial no idoso Prof. Dr. Sebastião Rodrigues Ferreira-Filho Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil Departamento de Hipertensão Sociedade Brasileira de Nefrologia Uma história americana:

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

O que Realmente Funciona

O que Realmente Funciona Prisão de Ventre O mal conhecido como intestino preguiçoso, obstipação ou prisão de ventre atinge cerca de um em cada cinco pessoas. O tratamento é bastante simples, mas, na falta dele, a prisão de ventre

Leia mais

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias...

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Mamãe Sarada 2015 Todos os direitos reservados...com Apenas 14Min/Dia! mamaesarada.com.br Av. Eng Carlos Goulart 1015 sala 313 Belo Horizonte

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Do neurônio biológico ao neurônio das redes neurais artificiais

Do neurônio biológico ao neurônio das redes neurais artificiais Do neurônio biológico ao neurônio das redes neurais artificiais O objetivo desta aula é procurar justificar o modelo de neurônio usado pelas redes neurais artificiais em termos das propriedades essenciais

Leia mais

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes.

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Atividade Física A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver

Leia mais

www.emagrecerdevez.com

www.emagrecerdevez.com www.emagrecerdevez.com page 1 / 7 As bases de como ganhar massa muscular + Vídeo by rpolesso - segunda-feira, julho 30, 2012 http://emagrecerdevez.com/as-bases-de-como-ganhar-massa-muscular YouTube Video

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES DANOS RADIOINDUZIDOS NA MOLÉCULA DE DNA Por ser responsável pela codificação da estrutura molecular de todas as enzimas da células, o DNA passa a ser a molécula chave

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Tipos de tumores cerebrais

Tipos de tumores cerebrais Tumores Cerebrais: entenda mais sobre os sintomas e tratamentos Os doutores Calil Darzé Neto e Rodrigo Adry explicam sobre os tipos de tumores cerebrais. CONTEÚDO HOMOLOGADO "Os tumores cerebrais, originados

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1 BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 18 SISTEMA ENDÓCRINO PARTE 1 Paratireoides Tireoide Hipófise Timo Pâncreas Cápsulas suprarrenais ilhotas pancreáticas Testículos (no homem) Ovários (na mulher) glândula tireoide

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Homehealth provider Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Ronco: atrás do barulho, um problema de saúde mais sério www.airliquide.com.br O que é Apnéia do Sono? Apnéia do sono é uma síndrome que pode levar

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA. Observe o esquema, que representa o transporte de lipoproteína LDL para dentro da célula. Receptores de LDL.

PROVA DE BIOLOGIA. Observe o esquema, que representa o transporte de lipoproteína LDL para dentro da célula. Receptores de LDL. 11 PROVA DE BIOLOGIA Q U E S T Ã O 1 6 Observe o esquema, que representa o transporte de lipoproteína LDL para dentro da célula. Partícula de LDL (Lipoproteína de baixa densidade) Receptores de LDL Endossomo

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Marcelo c. m. pessoa

Marcelo c. m. pessoa Marcelo c. m. pessoa CRM 52670502 CIRURGIA PLASTICA INFORMAÇÕES SOBRE TRATAMENTO MÉDICO-ESPECIALIZADO SOLICITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO PARA TRATAMENTO Eu, identidade número expedida por, solicito e autorizo ao

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

Grau de hipertrofia muscular em resposta a três métodos de treinamento de força muscular

Grau de hipertrofia muscular em resposta a três métodos de treinamento de força muscular Object 1 Grau de hipertrofia muscular em resposta a três métodos de treinamento de força muscular Curso de Educação Física. Centro Universitário Toledo de Araçatuba - UNITOLEDO. (Brasil) Prof. Mário Henrique

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

junho/june 2012 - Revista O Papel

junho/june 2012 - Revista O Papel sérgio brito Por Luiz Bersou, diretor do Instituto Épico de Administração : luizbersou@bcaconsultoria.com.br Gestão por Ponto Flutuante H Gráfico 1 enry Ford, diz a história, propunha-se a fabricar carros

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014)

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) 1 Lugar Aluno: Marcelo Couferai dos Santos Melo Professora: Maria Beatriz de Brito Avila Unidade Escolar: Escola Municipal Professor Giuseppe Carmineo

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO humano. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital Uma pesquisa realizada em 1997 nos Estados Unidos comprovou estatisticamente que essa

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Cartilha Informativa sobre Drogas (Publicação em fascículos nas edições 557, 558, 559, 560, 561, 562, 563 e 564 da Revista A

Leia mais

STC5 Redes de informação e comunicação

STC5 Redes de informação e comunicação STC5 Redes de informação e comunicação João Paulo Ferreira Técnico de organização de eventos Modulo: STC5 Redes de informação e comunicação Formador: Hélder Alvalade 0 Índice Introdução... 2 Desenvolvimento...

Leia mais

fibras musculares ou miócitos

fibras musculares ou miócitos Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. As células dos tecidos

Leia mais

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa.

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. 1. INTRODUÇÃO Prof. Carlos Maurício Duque dos Santos Mestre e Doutorando em Ergonomia pela Escola Politécnica

Leia mais

Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física?

Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física? Fisiologia Humana QUESTÕES INICIAIS 1 2 3 Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física? Qual a importância dos conhecimentos

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Geral Executiva Nome da Fina Flor Cosméticos Indústria Cosméticos Produtos e Serviços Desenvolve, fabrica

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Roberta/Marco Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Biologia Resultado

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

INVESTIGAÇÕES EM TECNOVIGILÂNCIA

INVESTIGAÇÕES EM TECNOVIGILÂNCIA INVESTIGAÇÕES EM TECNOVIGILÂNCIA A principal finalidade da investigação de acidentes e / ou das reações adversas relacionados aos produtos de saúde, em especial no caso da Tecnovigilância, os equipamentos,

Leia mais

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha profissional a) Realização Pessoal Que você se sinta feliz

Leia mais

C5. Formação e evolução estelar

C5. Formação e evolução estelar AST434: C5-1/68 AST434: Planetas e Estrelas C5. Formação e evolução estelar Mário João P. F. G. Monteiro Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia Mestrado em Física e Química em Contexto

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Deficiência de Desempenho Muscular Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Desempenho Muscular Refere-se à capacidade do músculo de produzir trabalho (força X distância). (KISNER & COLBI, 2009) Fatores que afetam

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Seminário de Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Seminário de Avaliação Econômica de Projetos Sociais Seminário de Avaliação Econômica de Projetos Sociais Elaine Toldo Pazello FEA-RP / USP Rio de Janeiro, 24/10/2007 Objetivo contextualizar as avaliações que serão apresentadas a seguir elas foram efetuadas

Leia mais

Malhar em jejum é nova 'modinha' para perda de gordura Sex, 20 de Dezembro de 2013 09:38 - Última atualização Sex, 20 de Dezembro de 2013 13:11

Malhar em jejum é nova 'modinha' para perda de gordura Sex, 20 de Dezembro de 2013 09:38 - Última atualização Sex, 20 de Dezembro de 2013 13:11 Existem alguns conceitos sobre alimentação e boa forma que, por osmose, já estão dentro da cabeça das pessoas: comer de três em três horas faz bem; exercícios aeróbicos ajudam a queimar gordura; beber

Leia mais

HD, SSD ou disco híbrido, qual o melhor para sua empresa?

HD, SSD ou disco híbrido, qual o melhor para sua empresa? HD, SSD ou disco híbrido, qual o melhor para sua empresa? No passado, escolher a melhor opção em armazenamento para o seu PC era tão simples quanto encontrar o maior HD que coubesse em seu orçamento. Infelizmente

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social?

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social? Diego Reeberg Já pensou em pedir dinheiro para pessoas desconhecidas financiarem um projeto que você não consegue tirar do papel? Você daria dinheiro para uma proposta que vai ao encontro de algo que você

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de

Leia mais

Aspectos relacionados à Projeção Astral. Apostila nº 3 Introdução a Projeção Astral: Ectoplasma

Aspectos relacionados à Projeção Astral. Apostila nº 3 Introdução a Projeção Astral: Ectoplasma Apresentação Em nossos estudos anteriores, mais precisamente na apostila nº 2, citamos que o Duplo Etérico contribui e é formado pela substância que é um subproduto do processo de transformação dos fluídos

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Edna G. Levy A questão da gravidez na adolescência é muito mais comum do que parece ser, a reação inicial e geral é que este problema só acontece na casa dos outros, na nossa

Leia mais

Consultoria e Gerenciadora

Consultoria e Gerenciadora Consultoria e Gerenciadora Revolutia Consultoria e Gerenciadora Distribuição livre desde que mantida fonte e originalidade Sumário Por onde começar? Problemas e Soluções Dicas dos Campeões 2 3 O que impede

Leia mais

O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO)

O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO) 1 O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO) Ilydio Pereira de Sá Atualmente, com o crescimento da tecnologia e da informação, tem sido muito comum o noticiário sobre catástrofes, principalmente

Leia mais

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PROLEILOES.COM O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PONTOS PRINCIPAIS A SEREM VERIFICADOS ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PARA EVITAR QUE OCORRAM IMPREVISTOS APÓS A ARREMATAÇÃO O que

Leia mais

DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida

DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida Dr. JOSÉ BENTO Médico ginecologista e obstetra A MELHOR IDADE DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida Sumário Apresentação... 7 Introdução... 11 Capítulo 1 Um corpo de mudanças...

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

TEC OLOGIA JOH DEERE: MAIOR PRODUTIVIDADE COM ME OR CUSTO DE MA UTE ÇÃO. nº 1

TEC OLOGIA JOH DEERE: MAIOR PRODUTIVIDADE COM ME OR CUSTO DE MA UTE ÇÃO. nº 1 TEC OLOGIA JOH DEERE: MAIOR PRODUTIVIDADE COM ME OR CUSTO DE MA UTE ÇÃO nº 1 Treviso x John Deere Uma parceria de futuro Bom Dia! A Treviso, é um grupo composto por 10 concessionárias que representam a

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Departamento de Fisiologia Curso: Educação Física NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Aluno: Anderson de Oliveira Lemos Matrícula: 9612220 Abril/2002 Estrutura de Apresentação Líquidos Eletrólitos Energia

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho

Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho João Sucupira* INDICADORES Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho O balanço social está se tornando uma peça importante não só para prestar contas à sociedade das ações das empresas

Leia mais

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Home Índice Autores deste número Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Adriana Freire Resumo Na Escola Vera Cruz adota-se como norteador da prática pedagógica na área de matemática

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais