(NEVOS ATÍPICOS) E O RISCO DE MELANOMA. nevos (NEVOS ATÍPICOS) E O RISCO DE MELANOMA.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(NEVOS ATÍPICOS) E O RISCO DE MELANOMA. nevos (NEVOS ATÍPICOS) E O RISCO DE MELANOMA. www.skincancer.org"

Transcrição

1 nevos DISPLÁSICOS (NEVOS ATÍPICOS) E O RISCO DE MELANOMA nevos DISPLÁSICOS (NEVOS ATÍPICOS) E O RISCO DE MELANOMA

2 NEVOS E MELANOMA NEVOS NORMAIS são pequenas manchas marrons ou saliências na pele que aparecem nas primeiras décadas de vida em quase todas as pessoas. Podem ser achatadas ou elevadas, e são geralmente arredondadas e com formato regular. A maioria delas aparece por causa da exposição ao Sol. O MELANOMA, um dos tipos de câncer de pele mais mortais, manifesta-se na forma de manchas ou saliências assimétricas, com bordas irregulares, multicoloridas ou castanhas, que crescem com o passar do tempo. Também pode começar como um nevo plano e tornar-se elevado com o passar do tempo. Em casos mais raros, pode não ser pigmentado. NEVOS DISPLÁSICOS (nevos atípicos) são nevos benignos e não usuais, que podem assemelhar-se ao melanoma. Pessoas com grandes quantidades desse tipo de nevo espalhadas pelo corpo têm um risco maior de desenvolver um ou vários melanomas. Quanto maior o número de nevos, maior o risco; quem apresenta 10 ou mais nevos tem 12 vezes mais risco de desenvolver câncer de pele que a população em geral. Os nevos displásicos são encontrados mais frequentemente em pacientes com melanoma do que na população em geral. Artigos médicos sugerem que entre 2% e 8% da população caucasiana possua esse tipo de nevo. A hereditariedade aparentemente desempenha um papel importante na sua formação. Aqueles que possuem nevos displásicos e têm histórico familiar de melanoma (dois ou mais familiares de primeiro grau com a neoplasia) possuem grande chance de desenvolver o câncer cutâneo. Os indivíduos que têm nevos displásicos, mas sem antecedentes familiares de câncer de pele, têm de 7 a 27 vezes mais chances de desenvolver a neoplasia do que a população em geral. Isso certamente demanda autoexames mensais, visitas regulares ao dermatologista e proteção solar diária.

3 A CLÁSSICA SÍNDROME DOS NEVOS ATÍPICOS Algumas pessoas possuem tanto nevos normais como nevos atípicos e são classificadas como pacientes de síndrome de nevos atípicos. Esse grupo tem elevado risco de contrair câncer de pele. Pessoas com a síndrome de nevos atípicos clássica apresentam as seguintes características: 100 ou mais nevos. Um ou mais nevos de 8 mm (1/3 de polegada) ou com maior diâmetro. Um ou mais nevos atípicos. Os pacientes com a síndrome familiar do nevo displásico ou melanoma maligno familiar (FAMMM, em inglês) enfrentam um risco excepcionalmente alto de desenvolverem melanoma. Esses indivíduos não só têm a síndrome de nevos atípicos como ainda possuem parentes de primeiro ou segundo grau com melanoma. Enquanto nevos atípicos geralmente aparecem na infância, nas pessoas com FAMMM eles podem surgir em qualquer idade. NEVOS NORMAIS X NEVOS DISPLÁSICOS Este folheto irá ajudá-lo a reconhecer os nevos displásicos/ atípicos e a identificar precocemente os melanomas, na fase em que eles têm maior índice de cura.

4 NEVOS NORMAIS Em média, um jovem adulto possui entre 10 e 20 pintas ou manchas elevadas. Normalmente, nevos típicos (nevos melanocíticos) têm as seguintes características: Nevo simétrico e normal. Ao desenhar uma linha dividindo o nevo, os lados serão iguais. FORMATO: simétrico, arredondado ou oval. BORDA: regular, bem delimitada e bem definida. COR: uniforme, geralmente castanha, marrom ou cor de pele. Nevo com simetria normal, pequeno, em tom de marrom e borda regular. DIÂMETRO: geralmente 6 mm (1/4 de polegada) ou menor. LOCAL: concentradas, em sua maioria, nas áreas expostas ao Sol, como face, tronco, braços e pernas. INÍCIO: infância, na maioria das vezes, mas podem aparecer até os anos.

5 NEVOS DISPLÁSICOS Geralmente largos, os nevos atípicos são um dos mais importantes fatores de risco de melanoma. Clinicamente, esses nevos são semelhantes aos melanomas. Suas principais características são: Nevo melanocítico atípico (Nevo de Clark) assimétrico, borda irregular, variação de cor e diâmetro menor do que 6 mm. FORMATO: geralmente assimétrico; uma linha dividindo a lesão não criaria dois lados simétricos. BORDA: irregular ou mal delimitada o nevo some gradualmente na pele. Nevo multicolorido comum, com aparência de coroa de flores. COR: variável e irregular, podendo ser castanha, marrom, marrom escuro, vermelha, azul ou preta. DIÂMETRO: geralmente maior do que 6 mm (1/4 de polegada), do tamanho de uma borracha, mas pode ser menor.

6 LOCAL: normalmente no dorso, tórax anterior, abdômen e extremidades; pode normalmente ocorrer em áreas que não ficam expostas, como nádegas, virilhas, seios ou couro cabeludo. Nevo displásico na região lombar. Aproximação demonstra assimetria, variação de cor e irregularidade da borda. Nevo displásico na parte direita superior das costas. Aproximação mostra bordas mal definidas, assimetria e variação de cor.

7 TAMANHO: Crescimento de um nevo que antes tinha tamanho normal ou surgimento de um nevo após os anos devem levantar suspeitas. SUPERFÍCIE: Parte central é geralmente elevada, com a parte periférica plana ou com algumas elevações. APARÊNCIA: Bem variável; nevos displásicos sempre são diferentes uns dos outros. NÚMERO: Variável. Tanto pode haver poucos como pode haver mais de 100 nevos. Ter um elevado número de nevos, atípicos ou não, implica risco de desenvolver melanoma. Não espere sinais mais graves de melanoma aparecerem, como: PRURIDO DOR ELEVAÇÕES SANGRAMENTOS CROSTAS INCHAÇO INFILTRAÇÕES ULCERAÇÃO COLORAÇÃO PRETA OU AZULADA Se qualquer um desses sinais aparecer na sua pele ou na de um familiar, não adie: consulte um dermatologista ou outro médico com experiência em problemas de pele. Qualquer novo nevo ou ponto pigmentado ou qualquer mudança de tamanho, forma, cor ou sintomas em um nevo já existente pode ser o primeiro sinal de câncer de pele.

8 Nevo displásico assimétrico, borda irregular, vários tons de marrom. Nevo displásico (acima da orelha) assimétrico, borda mal definida, variação de cor, tamanho igual a 3/4 de polegada. QUANDO UM NEVO SE TORNA MELANOMA Pessoas com nevos displásicos e com histórico familiar de nevos displásicos e melanoma tendem a desenvolver câncer mais cedo do que os pacientes que não possuem os nevos. Indivíduos que têm nevos displásicos, mas não têm histórico familiar de melanoma, podem desenvolver melanoma relativamente cedo, embora não seja frequente. Felizmente, o melanoma é um dos cânceres mais fáceis de identificar e um dos mais fáceis de curar, se detectado e retirado precocemente. No entanto, caso a neoplasia se espalhe para outros órgãos (metástase), o prognóstico (previsão) é muito ruim. Cerca de óbitos decorrentes do melanoma ocorrem todos os anos.

9 Algumas vezes é difícil distinguir nevos displásicos de melanomas em estágios iniciais (ocasionalmente, os melanomas podem iniciar no interior de nevos displásicos). Para estabelecer a diferença, o médico remove o nevo ou parte dele e envia para ser examinado em laboratório. Muitos médicos recomendam o dermatoscópio para examinar um nevo, o que amplia a imagem e permite a visualização de estruturas internas e de cores invisíveis a olho nu. Melanoma em um nevo displásico assimétrico, borda irregular, variação de cor e 1/3 de polegada. Melanoma decorrente de um nevo displásico solitário preto, marrom e rosa, tamanho igual a 1/2 de polegada. Lembre-se: qualquer nevo (ponto pigmentado ou saliência) que sofra mudança significativa no tamanho, na forma ou na cor ou outros sintomas como coceiras e sangramentos pode ser um melanoma.

10 COMO SE PROTEGER Qualquer pessoa que possua risco elevado de contrair melanoma deve permanecer alerta. Algum desses fatores de risco olhos, cabelos ou pele clara; sardas; muitos nevos; histórico pessoal ou familiar de melanoma ou de não melanoma; sensibilidade ao Sol; incapacidade de se bronzear; queimaduras solares frequentes ou intermitentes; um grande nevo presente desde o nascimento ou um nevo displásico se aplica a você? O melhor conselho é: conheça a sua pele. Cada membro de sua família deve estar a par de todos os nevos presentes na pele para minimizar o risco de o melanoma alcançar níveis ameaçadores à vida. Qualquer um, especialmente aqueles com maior risco de desenvolverem melanoma, deve: Fazer mensalmente um exame completo da pele, usando uma boa fonte de luz (para iluminar as áreas examinadas), um espelho de corpo e um espelho de mão. Peça a um parente ou amigo para ajudar a examinar partes do corpo difíceis de enxergar. O secador de cabelo é útil para checar o couro cabeludo. Examine também a planta dos pés e as partes entre os dedos das mãos e dos pés. Procure um médico imediatamente caso qualquer um dos sinais de risco de melanoma descritos anteriormente seja encontrado. Faça um exame completo de corpo com um médico ao menos uma vez ao ano. Se nevos estão mudando, como pode ocorrer durante a adolescência, eles devem ser checados com mais frequência. Informe seu médico sobre qualquer nevo que tenha sinais suspeitos, sintomas ou mudanças.

11 SUGESTÕES PARA PESSOAS COM NEVO DISPLÁSICO Se o seu médico suspeita de um nevo displásico, talvez um ou mais nevos passem por uma biópsia procedimento em que uma pequena parte do nevo é retirada cirurgicamente para exame em microscópio. Não é necessário remover todos os nevos displásicos. Entretanto, se nevos mostrarem alterações significativas ou sinais de melanoma, ou novos nevos surgirem após os 40 anos, talvez o seu médico considere a possibilidade de removê-los. Quando o diagnóstico de nevo displásico é confirmado pelo microscópio, é aconselhável: Escrever os antecedentes familiares completos sobre nevos atípicos, melanomas ou outros cânceres. Discuta isso com seu médico. Fazer exames de pele regularmente, em um intervalo recomendado pelo seu médico, e aconselhar familiares a fazer o mesmo. Adicionar aos check-ups do seu médico autoexames corporais mensais. Reduzir a exposição ao Sol. Exposição excessiva pode estimular a formação de novos nevos ou até mesmo causar melanomas. Perguntar ao seu médico sobre a possibilidade de mapeamento fotográfico corporal dos nevos, especialmente se membros da família têm nevos displásicos ou melanoma, ou se você possui muitos nevos. Alterações podem ser mais facilmente identificadas desta forma. Ter qualquer alteração ou mudança atípica na pele prontamente examinada pelo seu médico. Perguntar ao seu médico se um exame oftalmológico é recomendável. Nevos e melanomas podem surgir dentro dos olhos. Estar sempre alerta, mas não se preocupar excessivamente. Com autoexames regulares, exames profissionais e bom senso, você reduzirá imensamente as chances de um melanoma crescer até um tamanho ameaçador antes de ser detectado e retirado.

12 PREVENINDO O CÂNCER DE PELE Apesar de as neoplasias serem curáveis quando detectadas e tratadas precocemente, o melhor é prevenir, sempre. Seguem abaixo alguns hábitos saudáveis que devem fazer parte da rotina de cuidados com a saúde: Procure ficar na sombra, especialmente entre 10 da manhã e 4 da tarde. Não se queime. Evite bronzear-se ou utilizar câmaras de bronzeamento artificial. Para proteger-se do Sol, vista-se adequadamente e utilize chapéu de abas largas e óculos de Sol com filtros para radiação UV. Use um filtro solar de amplo espectro (UVA/UVB) todos os dias, com FPS 15 ou mais. Para atividades prolongadas ao ar livre, use um filtro solar resistente à água, de amplo espectro (UVA/UVB) com FPS 30 ou mais. Aplique 30 gramas (ou duas colheres) no corpo inteiro 30 minutos antes de sair ao ar livre. Reaplique a cada 2 horas ou depois de nadar ou suar em excesso. Mantenha os recém-nascidos longe do Sol. Filtros solares só podem ser utilizados por bebês maiores de 6 meses. Realize um autoexame da pele, da cabeça aos pés, a cada 6 meses. Consulte seu dermatologista todos os anos, para que ele faça um exame completo da pele. Revisores Médicos: Alfred W. Kopf, MD Arthur J. Sober, MD Steven Q. Wang, MD Imagens cortesia de: William A. Crutcher, MD Ashfaq A. Marghoob, MD Harold Rabinovitz, MD MSKCC Dept. of Dermatology Tradução: Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) Revisor Médico da Tradução: Luciana Maluf Azevedo, MD Uma publicação de The Skin Cancer Foundation Para mais informações ou folhetos adicionais, entre em contato com: The Skin Cancer Foundation 149 Madison Ave., Suite 901 New York, NY , Revisado em Impresso nos EUA BR8b-09.11

SINAIS DA PELE TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER

SINAIS DA PELE TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER SINAIS DA PELE TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER Estrutura deste E-book SINAIS DE ALARME? REMOVA ESSA PREOCUPAÇÃO 2 SINAIS PERIGOSOS ATENÇÃO! 3 QUE TIPO DE SINAIS É PRECISO VIGIAR COM MAIS ATENÇÃO? 3 QUAIS

Leia mais

CÂNCER DA PELE PATROCÍNIO

CÂNCER DA PELE PATROCÍNIO Luizinho e Chiquinho CÂNCER DA PELE PATROCÍNIO SBD: DERMATOLOGISTA COM TÍTULO DE ESPECIALISTA CUIDANDO DE VOCÊ. Luizinho/Chiquinho e o câncer da pele Oi Luiz. NOssO país é privilegiado, pois temos sol

Leia mais

RADIAÇÃO UV E SAÚDE HUMANA 1

RADIAÇÃO UV E SAÚDE HUMANA 1 RADIAÇÃO UV E SAÚDE HUMANA 1 O presente documento apresenta os seguintes tópicos relacionados à radiação UV e Saúde humana: - Efeitos da R-UV sobre a Pele - Examinando sua pele - Tipos de pele - Efeitos

Leia mais

COLÉGIO TÉCNICO SÃO BENTO

COLÉGIO TÉCNICO SÃO BENTO Manchas e Patologias da Pele O espectro das lesões melanócitas vai de suma simples mancha tipo as sardas, nevos atípicos, que podem ser precursores do melanoma. Os cuidados tomados com qualquer tipo de

Leia mais

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento!

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Tema: Linha solar Mary Kay Pele A pele é o maior órgão do corpo humano, Tem a função de proteger o corpo contra o calor, a luz e as infecções é responsável

Leia mais

Câncer. Como se Prevenir e Ter uma Vida Saudável. Pele Colo de Útero Próstata Boca Mama

Câncer. Como se Prevenir e Ter uma Vida Saudável. Pele Colo de Útero Próstata Boca Mama Câncer Como se Prevenir e Ter uma Vida Saudável Pele Colo de Útero Próstata Boca Mama A prevenção e a única maneira fácil, segura e acessível de combater ao câncer Apoio: Liga Bahiana Contra o Câncer -

Leia mais

O verão chegou, e as férias também.

O verão chegou, e as férias também. O verão chegou, e as férias também. Toda a família se prepara para uma viagem rumo à praia, você está pronto para se divertir com ela? Hélios e Hélia têm pressa para encontrar seus amigos e curtir o calor

Leia mais

CONFIRA DICAS PARA ENFRENTAR O ALTO ÍNDICE ULTRAVIOLETA

CONFIRA DICAS PARA ENFRENTAR O ALTO ÍNDICE ULTRAVIOLETA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Edifício Durval Silva, QD. 103 Sul, Rua SO-07, LT. 03, Centro CEP 77.016-010 Telefone: (63) 3218-5210 / E-mail: cievspalmas@gmail.com VIGILÂNCIA

Leia mais

Câncer de Pele. Os sinais de aviso de Câncer de Pele. Lesões pré câncerigenas. Melanoma. Melanoma. Carcinoma Basocelular. PEC SOGAB Júlia Käfer

Câncer de Pele. Os sinais de aviso de Câncer de Pele. Lesões pré câncerigenas. Melanoma. Melanoma. Carcinoma Basocelular. PEC SOGAB Júlia Käfer Lesões pré câncerigenas Os sinais de aviso de Câncer de Pele Câncer de Pele PEC SOGAB Júlia Käfer Lesões pré-cancerosas, incluindo melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Estas lesões

Leia mais

Câncer de Pele. Faculdade de Medicina UFC. Catharine Louise Melo Araújo

Câncer de Pele. Faculdade de Medicina UFC. Catharine Louise Melo Araújo Câncer de Pele Faculdade de Medicina UFC Catharine Louise Melo Araújo Data: 25/10/2011 Camadas da Pele Câncer de Pele Os carcinomas cutâneos são as neoplasias malignas mais comuns. O principal fator para

Leia mais

Radiação UV e fotodano cutâneo. Luis Fernando Tovo

Radiação UV e fotodano cutâneo. Luis Fernando Tovo Radiação UV e fotodano cutâneo Luis Fernando Tovo EXPECTRO DA RADIAÇÃO SOLAR FOTO-ENVELHECIMENTO X FOTODANO FOTO-ENVELHECIMENTO: superposição do dano crônico do sol sobre processo de envelhecimento intrínseco

Leia mais

Radiação UV, quais são os perigos? Toda pessoa está sujeita a melanomas, possua todas as informações para proteger você e sua família.

Radiação UV, quais são os perigos? Toda pessoa está sujeita a melanomas, possua todas as informações para proteger você e sua família. A referência médica online sobre os danos UV RISCOS SOLARES Radiação UV, quais são os perigos? Toda pessoa está sujeita a melanomas, possua todas as informações para proteger você e sua família. Faça a

Leia mais

Informaçãoes Para os Doentes

Informaçãoes Para os Doentes Informaçãoes Para os Doentes Sobre a hanseníase... Serão curados da hanseníase se tomarem a PQT, conforme a indicação. Devem completar o ciclo de tratamento: 6 cartelas para doentes PB ou 12 cartelas para

Leia mais

PELE. Informe-se. Previna-se.

PELE. Informe-se. Previna-se. PELE Informe-se. Previna-se. Sobre o câncer de pele Tumores de pele são os mais frequentes na população brasileira e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados no Brasil mais de 180

Leia mais

OUTUBRO ROSA VERGONHA É NÃO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA. #depeitoaberto. Por que aderir a esta causa de peito aberto.

OUTUBRO ROSA VERGONHA É NÃO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA. #depeitoaberto. Por que aderir a esta causa de peito aberto. OUTUBRO ROSA VERGONHA É NÃO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA. #depeitoaberto Por que aderir a esta causa de peito aberto. OUTUBRO ROSA O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados

Leia mais

ÍNDICE - 05/12/2004. Jornal do Brasil... 2 Brasília... 2 Consumidor reclama das feiras da cidade... 2 Folha de S.Paulo... 3

ÍNDICE - 05/12/2004. Jornal do Brasil... 2 Brasília... 2 Consumidor reclama das feiras da cidade... 2 Folha de S.Paulo... 3 ÍNDICE - Jornal do Brasil... 2 Brasília... 2 Consumidor reclama das feiras da cidade... 2 Folha de S.Paulo... 3 Folha de S.Paulo... 3 Capa/São Paulo/ SAÚDE... 3 Pele negra também exige protetor solar...

Leia mais

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções:

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: CUIDADOS COM A PELE A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: Regular a temperatura do nosso corpo; Perceber os estímulos dolorosos e agradáveis; Impedir a entrada

Leia mais

É por isso que um exame clínico anual das mamas, através de um médico, é obrigatório.

É por isso que um exame clínico anual das mamas, através de um médico, é obrigatório. OUTUBRO ROSA 25 de outubro Mais detalhes sobre o câncer de mama no Brasil 1. Exames clínicos de mama são tão importantes quanto as mamografias. Mamografias a partir de 40 anos de idade são cruciais (Deve

Leia mais

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) O que é? É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não

Leia mais

Descobrindo o valor da

Descobrindo o valor da Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Leia mais

VITACID PLUS. Theraskin Farmacêutica Ltda. Creme. hidroquinona 40mg/g, tretinoína 0,5mg/g, fluocinolona acetonida 0,1mg/g

VITACID PLUS. Theraskin Farmacêutica Ltda. Creme. hidroquinona 40mg/g, tretinoína 0,5mg/g, fluocinolona acetonida 0,1mg/g VITACID PLUS Theraskin Farmacêutica Ltda. Creme hidroquinona 40mg/g, tretinoína 0,5mg/g, fluocinolona acetonida 0,1mg/g VITACID PLUS hidroquinona tretinoína fluocinolona acetonida APRESENTAÇÕES Creme para

Leia mais

Tempo de Sol e de Cuidados

Tempo de Sol e de Cuidados Tempo de Sol e de Cuidados APRESENTAÇÃO Esta Cartilha, que integra a série Tempo de Sol e de Cuidados, destina-se a todas as pessoas, em especial aos profissionais que estão em constante exposição ao sol,

Leia mais

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS)

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha)

Leia mais

PARECER COREN-SP 013/2014 CT PRCI n 106.428/2013 Tickets nº 310.250, 324.519, 326.105, 327.306 e 335.574

PARECER COREN-SP 013/2014 CT PRCI n 106.428/2013 Tickets nº 310.250, 324.519, 326.105, 327.306 e 335.574 PARECER COREN-SP 013/2014 CT PRCI n 106.428/2013 Tickets nº 310.250, 324.519, 326.105, 327.306 e 335.574 Ementa: Realização da Prova do Laço por Técnico e Auxiliar de Enfermagem. 1. Do fato Profissional

Leia mais

HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem

HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem HANSENÍASE Causada pela Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que é um parasita intracelular obrigatório, com afinidade por células cutâneas e por

Leia mais

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão

Estações do Ano. Procedimentos com ArteVerão Estações do Ano Procedimentos com ArteVerão Faixas de Verão (3º Dia) Leia o livro da turma No Verão. Discuta brevemente as coisas que acontecem no verão. Depois distribua folhas de papel branco para que

Leia mais

DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL

DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 04-Abr-2016 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 04/04/2016 Que tal aproveitar o Dia Mundial do Câncer

Leia mais

Curaderm-BEC5: Perguntas e Respostas

Curaderm-BEC5: Perguntas e Respostas Curaderm-BEC5: Perguntas e Respostas Curaderm-BEC5: Um tratamento eficaz para canceres de pele nãomelanoma INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR: Este documento responde a algumas perguntas comuns sobre Curaderm-

Leia mais

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde Boletim de Alerta do VIGIAR Palmas 09 de setembro de 2014 RECOMENDAÇÕES PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE A BAIXA UMIDADE RELATIVA

Leia mais

ALOXIDIL. Theraskin Farmacêutica Ltda. Solução capilar 5% Minoxidil 50 mg/ml

ALOXIDIL. Theraskin Farmacêutica Ltda. Solução capilar 5% Minoxidil 50 mg/ml ALOXIDIL Theraskin Farmacêutica Ltda. Solução capilar 5% Minoxidil 50 mg/ml Aloxidil minoxidil 50mg/mL SOLUÇÃO CAPILAR 5% USO ADULTO EXCLUSIVO PARA USO MASCULINO USO TÓPICO APRESENTAÇÃO Frasco plástico

Leia mais

NF TIPO 1. Um Guia Para Educadores

NF TIPO 1. Um Guia Para Educadores NF TIPO 1 AMANF Um Guia Para Educadores Tradução Autorizada do Texto: Neurofibromatosis Type One: A Guide for Educators Bruce R. Korf, M.D., Ph.D. Tradutora: Ana de Oliveira Rodrigues Este texto encontra-se

Leia mais

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento,

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, fome e sede constantes, vontade de urinar diversas vezes,

Leia mais

ESTE MATERIAL FAZ PARTE DO CURSO 2 em 1: Despigmentantes: Conhecimento, Automedicação Responsável e Visita ao Médico

ESTE MATERIAL FAZ PARTE DO CURSO 2 em 1: Despigmentantes: Conhecimento, Automedicação Responsável e Visita ao Médico ESTE MATERIAL FAZ PARTE DO CURSO 2 em 1: Despigmentantes: Conhecimento, Automedicação Responsável e Visita ao Médico FICHA RESUMO Hiperpigmentação da Pele Condições-chave Hiperpigmentação da pele: Excesso

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

E R R E C B N Â C SOR FALAS O VAM

E R R E C B N Â C SOR FALAS O VAM VAMOS FALAR SOBRE CÂNCER Câncer O que é? O câncer tem como principal característica o crescimento desordenado das células do corpo. O que diferencia os tipos de câncer, entre maligno e benigno, é a velocidade

Leia mais

O objetivo da rinoplastia estética é o resultado harmônico e natural, com traços adequados ao rosto da pessoa.

O objetivo da rinoplastia estética é o resultado harmônico e natural, com traços adequados ao rosto da pessoa. RINOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DO NARIZ) O objetivo da rinoplastia estética é o resultado harmônico e natural, com traços adequados ao rosto da pessoa. Por meio da entrevista com o(a) paciente, o cirurgião

Leia mais

GABRIELA AZEVEDO E MARIANA ALMEIDA

GABRIELA AZEVEDO E MARIANA ALMEIDA GABRIELA AZEVEDO E MARIANA ALMEIDA o decorrer da história das sociedades, os padrões de beleza de homens e mulheres foram se transformando. Até hoje, no Oriente, o idoso é valorizado por sua sabedoria

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

EVITANDO ACIDENTES. Como evitar acidentes com os olhos. Cozinhando. Produtos de limpeza. Objetos e crianças. Plantas

EVITANDO ACIDENTES. Como evitar acidentes com os olhos. Cozinhando. Produtos de limpeza. Objetos e crianças. Plantas EVITANDO ACIDENTES Como evitar acidentes com os olhos Quando se trata de acidentes com os olhos, o melhor remédio é a prevenção, pois algumas lesões podem causar desde a perda da qualidade da visão até

Leia mais

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA C A R T I L H A OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA OOUTUBRO ROSA é um movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com suas ações especialmente

Leia mais

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16 DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA A tensão do dia a dia é a causa mais freqüente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo. Fique sabendo, lendo este artigo,

Leia mais

Use, demostre e venda

Use, demostre e venda Use, demostre e venda Esse material foi criado para você fazer demonstração e venda de produtos onde quer que você esteja! Esses momentos de demonstração são chamados de ENCONTROS DE BELEZA. Essa é a hora

Leia mais

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande,

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, Cancêr de Mama: É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).

Leia mais

Triderm. fluocinolona acetonida + hidroquinona + tretinoína. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 0,1 mg/g + 40 mg/g + 0,5 mg/g:

Triderm. fluocinolona acetonida + hidroquinona + tretinoína. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 0,1 mg/g + 40 mg/g + 0,5 mg/g: Triderm fluocinolona acetonida + hidroquinona + tretinoína Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 0,1 mg/g + 40 mg/g + 0,5 mg/g: Triderm fluocinolona acetonida + hidroquinona + tretinoína

Leia mais

MODELO DE BULA. CLARIPEL creme e CLARIPEL Acquagel Hidroquinona 40mg/g. Apresentações: Creme e gel bisnagas com 10 g e 30 g USO EXTERNO

MODELO DE BULA. CLARIPEL creme e CLARIPEL Acquagel Hidroquinona 40mg/g. Apresentações: Creme e gel bisnagas com 10 g e 30 g USO EXTERNO MODELO DE BULA CLARIPEL creme e CLARIPEL Acquagel Hidroquinona 40mg/g Apresentações: Creme e gel bisnagas com 10 g e 30 g USO EXTERNO Uso em adultos e em pacientes acima de 12 anos VENDA SOB PRESCRIÇÃO

Leia mais

Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas

Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas Profª Drª Fabiana Flores Sperandio O que é câncer de mama? É uma doença que surge quando células da mama sofrem uma mutação e se

Leia mais

TRATAMENTO DAS DOENÇAS DA PRÓSTATA

TRATAMENTO DAS DOENÇAS DA PRÓSTATA TRATAMENTO DAS DOENÇAS DA PRÓSTATA.com.br Dr. Miguel Srougi é médico, professor de Urologia na Universidade Federal de São Paulo e autor do livro Próstata: Isso É Com Você..com.br Drauzio Varella Vamos

Leia mais

GLUCO CALEA. Seguro e preciso MEDIDOR DE GLICOSE NO SANGUE PARA WELLIONVET GLUCO CALEA

GLUCO CALEA. Seguro e preciso MEDIDOR DE GLICOSE NO SANGUE PARA WELLIONVET GLUCO CALEA MEDIDOR DE GLICOSE NO SANGUE PARA WELLIONVET Seguro e preciso Esforçámo-nos para tornar a vida mais fácil para pacientes e parceiros. Através de idéias inovadoras, aconselhamento e serviço. Werner Trenker,

Leia mais

cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda.

cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato

Leia mais

Prevenção do Câncer Bucal

Prevenção do Câncer Bucal CÂNCER BUCAL Câncer: conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões

Leia mais

MELANOMA EM CABEÇA E PESCOÇO

MELANOMA EM CABEÇA E PESCOÇO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO MELANOMA EM CABEÇA E PESCOÇO COMPLICAÇÕES EM ESVAZIAMENTO CERVICAL UBIRANEI O. SILVA INTRODUÇÃO Incidência melanoma cutâneo: 10% a 25% Comportamento

Leia mais

Câncer de Mama e Ginecológico

Câncer de Mama e Ginecológico Câncer de Mama e Ginecológico Dicas e cuidados para prevenção. CÂnCER DE MaMa É o mais comum tipo de câncer entre as mulheres e o segundo mais frequente no mundo. Infelizmente, as taxas de mortalidade

Leia mais

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO TODOS CONTRA O MOSQUITO A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO Sobre o Aedes aegypti O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da Dengue, Chikungunya e e a infecção acontece após a pessoa receber uma picada do

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Dia Nacional de Combate ao Câncer O Dia 27 de Novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, é uma data que deve ser lembrada não para comemorarmos e, sim, para alertarmos

Leia mais

Standards Agapórnis. 1. Agapornis canus

Standards Agapórnis. 1. Agapornis canus 1. Agapornis canus Forma e posição: A ave deve apresentar uma posição no poleiro próxima dos 70º em relação à horizontal, as asas devem ser simétricas e não se cruzarem, a cabeça é redonda e proporcionalmente

Leia mais

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. http://www.paulocoutinhopediatra.pt

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. http://www.paulocoutinhopediatra.pt Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 A varicela é a infecção que resulta do contacto pela primeira vez de um ser humano susceptível com o vírus

Leia mais

Condições de Trabalho

Condições de Trabalho NR-17 Ergonomia OBJETIVO Visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto,

Leia mais

"Manual rápido de cuidados básicos com a pele e maquiagem"

Manual rápido de cuidados básicos com a pele e maquiagem "Manual rápido de cuidados básicos com a pele e maquiagem" Saber fazer uma maquiagem é muito mais que esfumar um belo olho. Os cuidados com a pele muito antes da entrada da maquiagem garantirá não só que

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

Instruçoes para fotos biométricas - República da Eslovênia

Instruçoes para fotos biométricas - República da Eslovênia Instruçoes para fotos biométricas - República da Eslovênia Recomendações do Ministério das Relações Exteriores da República da Eslovênia para as fotos biométricas: o o tamanho da foto: 3,5 x 4,5 cm o o

Leia mais

Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o melhor remédio!

Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o melhor remédio! Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o melhor remédio! PASSATEMPOS BOM PRA CABEÇA Dominox a caça-palavr eto código secr s e muito mai 2 caça-palavra coquetel Procure e marque, no diagrama de letras, as

Leia mais

NOTA TÉCNICA N o 014/2012

NOTA TÉCNICA N o 014/2012 NOTA TÉCNICA N o 014/2012 Brasília, 28 de agosto de 2012. ÁREA: Área Técnica em Saúde TÍTULO: Alerta sobre o vírus H1N1 REFERÊNCIA(S): Protocolo de Vigilância Epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1)

Leia mais

herpética caracterizada por dor muito intensa e persistente, no mesmo local onde ocorreram as lesões na pele.

herpética caracterizada por dor muito intensa e persistente, no mesmo local onde ocorreram as lesões na pele. Herpes Zoster Ele fica latente em gânglios de nervos e em situações de queda de imunidade volta a se multiplicar levando ao zoster, doença na qual são afetados o nervo e a área da pele correspondente ao

Leia mais

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu. UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.br CUIDAR DA SUA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. As mamas

Leia mais

FILTRUM COLOR FPS 50 PROTEÇÃO SOLAR UVA/UVB COR DE BASE LOÇÃO FLUIDA HIDRATANTE

FILTRUM COLOR FPS 50 PROTEÇÃO SOLAR UVA/UVB COR DE BASE LOÇÃO FLUIDA HIDRATANTE FILTRUM COLOR FPS 50 PROTEÇÃO SOLAR UVA/UVB COR DE BASE LOÇÃO FLUIDA HIDRATANTE INFORMAÇÕES CONSTANTES NA EMBALAGEM (CARTUCHO) FILTRUM COLOR FPS 50 PROTEÇÃO SOLAR UVA/UVB COR DE BASE LOÇÃO FLUIDA HIDRATANTE

Leia mais

Produtos para fazer um contorno perfeito:

Produtos para fazer um contorno perfeito: Introdução A maquiagem corretiva caiu no gosto das mulheres, e cada vez mais técnicas surgem para te ajudar na missão de afinar e ressaltar pontos estratégicos do rosto. Foi a pensar nisso que decidimos

Leia mais

Como aplicar batom multicolorido.

Como aplicar batom multicolorido. Como aplicar batom multicolorido. 01. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer, para este tutorial iremos usar a imagem abaixo. 02. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Matiz /saturação e defina os

Leia mais

FAÇA A SUA PARTE. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro!

FAÇA A SUA PARTE. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro! FAÇA A SUA PARTE Um mosquito não é mais forte que um país inteiro! DENGUE O que é? A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em

Leia mais

Doenças e Condições Oculares Relacionadas ao Envelhecimento. Guia do Apresentador

Doenças e Condições Oculares Relacionadas ao Envelhecimento. Guia do Apresentador Doenças e Condições Oculares Relacionadas ao Envelhecimento Guia do Apresentador SLIDE 1 Introdução do apresentador. O propósito desta apresentação é fornecer informações sobre doenças e condições oculares

Leia mais

PRESMIN LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. betaxolol (cloridrato) 5,6 mg/ml

PRESMIN LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. betaxolol (cloridrato) 5,6 mg/ml PRESMIN LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril betaxolol (cloridrato) 5,6 mg/ml COLÍRIO PRESMIN betaxolol 0,5% MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Protector Solar? Claro que sim, vou de férias!

Protector Solar? Claro que sim, vou de férias! Protector Solar? Claro que sim, vou de férias! João BURT COSTA 4 de Junho de 2015 Auditório da Casa das Histórias da Paula Rego Principais destinos de férias Principais destinos de férias Principais destinos

Leia mais

1. O que é MINOXIDIL BIORGA 5% solução cutânea e para que é utilizado

1. O que é MINOXIDIL BIORGA 5% solução cutânea e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o doente MINOXIDIL BIORGA 5% solução cutânea Minoxidil Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DEPILAÇÃO A LASER

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DEPILAÇÃO A LASER TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DEPILAÇÃO A LASER Sumário Introdução... 03 O que é a depilação a laser... 06 Quais são os cuidados necessários antes e após as sessões... 11 Como são os aparelhos...

Leia mais

Elidel. (pimecrolimo) Novartis Biociências SA Creme dermatológico 10 mg/g

Elidel. (pimecrolimo) Novartis Biociências SA Creme dermatológico 10 mg/g Elidel (pimecrolimo) Novartis Biociências SA Creme dermatológico 10 mg/g ELIDEL pimecrolimo APRESENTAÇÕES Creme dermatológico. Bisnagas com 15 g e 30 g. VIA TÓPICA USO ADULTO E PEDIÁTRICO (ACIMA DE 3 MESES)

Leia mais

CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER

CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER Próstata Sobre o Câncer Sintomas Diagnóstico e exame Tratamento Recomendações O QUE É A PRÓSTATA? A próstata é uma glândula que tem o tamanho

Leia mais

Mulheres grávidas ou a amamentar*

Mulheres grávidas ou a amamentar* Doença pelo novo vírus da gripe A(H1N1) Fase Pandémica 6 OMS Mulheres grávidas ou a amamentar* Destaques: A análise dos casos ocorridos, a nível global, confirma que as grávidas constituem um grupo de

Leia mais

COMBATER CANCRO DE PELES

COMBATER CANCRO DE PELES COMBATER CANCRO DE PELES Primeiros socorros à pele ppeleelsősegély a bőrnek! radiação UVB queimadura solar cancro de pele O sol não é um inimigo, mas a fonte de vida, ao qual tivemos tempo para adaptar-se

Leia mais

É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS!

É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS! Filiado a: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS! AEDES AEGYPTI Aedes Aegypti e Aedes Albopictus são as duas espécies de mosquito que podem transmitir Dengue,

Leia mais

Solugel e Solugel Plus peróxido de benzoíla 40 mg/g e 80 mg/g

Solugel e Solugel Plus peróxido de benzoíla 40 mg/g e 80 mg/g Solugel e Solugel Plus peróxido de benzoíla 40 mg/g e 80 mg/g Solugel e Solugel Plus peróxido de benzoíla APRESENTAÇÕES Solugel : Gel de peróxido de benzoíla 40mg/g (4%) em bisnaga contendo 45 g. Solugel

Leia mais

Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG) Diretor: Jorge José de Carvalho

Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG) Diretor: Jorge José de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro Reitor: Ricardo Vieiralves de Castro Centro Biomédico: Diretor: Mário Sérgio Alves Carneiro Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG) Diretor: Jorge

Leia mais

AULA 1 TEÓRICO-PRÁTICA: ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E METÓDO START. 1.1- Triagem de prioridades na urgência sistema de Manchester.

AULA 1 TEÓRICO-PRÁTICA: ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E METÓDO START. 1.1- Triagem de prioridades na urgência sistema de Manchester. AULA 1 TEÓRICO-PRÁTICA: ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E METÓDO START 1- ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO 1.1- Triagem de prioridades na urgência sistema de Manchester. Sistema de triagem inicial

Leia mais

Prevenção em dobro. Eixo de Prevenção do Câncer ganha segunda Unidade Móvel CAPA

Prevenção em dobro. Eixo de Prevenção do Câncer ganha segunda Unidade Móvel CAPA Prevenção em dobro Eixo de Prevenção do Câncer ganha segunda Unidade Móvel O eixo de Prevenção do Câncer do Programa Cuide-se+ acaba de ganhar um importante reforço no atendimento aos trabalhadores das

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO DO VIGIAR/RS VIGIAR/NVRAnB/DVAS/CEVS/SES-RS (nº 13/2013 de 08/04/2013)

BOLETIM INFORMATIVO DO VIGIAR/RS VIGIAR/NVRAnB/DVAS/CEVS/SES-RS (nº 13/2013 de 08/04/2013) CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Objetivo do Boletim BOLETIM INFORMATIVO DO VIGIAR/RS VIGIAR/NVRAnB/DVAS/CEVS/SES-RS (nº 13/2013 de 08/04/2013) Disponibilizar informações do Instituto Nacional de

Leia mais

DIPROPIONATO DE BETAMETASONA + SULFATO DE GENTAMICINA. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme Dermatológico 0,5mg/g + 1mg/g

DIPROPIONATO DE BETAMETASONA + SULFATO DE GENTAMICINA. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme Dermatológico 0,5mg/g + 1mg/g DIPROPIONATO DE BETAMETASONA + SULFATO DE GENTAMICINA Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme Dermatológico 0,5mg/g + 1mg/g MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). CORREÇÕES CORREÇÕES

Leia mais

Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti Dengue O que é a Dengue? A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que

Leia mais

Actualizado em 21-09-2009* Doença pelo novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009 Mulheres grávidas ou a amamentar

Actualizado em 21-09-2009* Doença pelo novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009 Mulheres grávidas ou a amamentar Doença pelo novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009 Mulheres grávidas ou a amamentar Destaques A análise dos casos ocorridos, a nível global, confirma que as grávidas constituem um grupo de risco, pelo

Leia mais

Escola Técnica Estadual Republica ETER Sistema de Informação Profª: Adriana. Alunos: Rodolfo Ribeiro Paulo Vitor

Escola Técnica Estadual Republica ETER Sistema de Informação Profª: Adriana. Alunos: Rodolfo Ribeiro Paulo Vitor Escola Técnica Estadual Republica ETER Sistema de Informação Profª: Adriana Alunos: Rodolfo Ribeiro Paulo Vitor De olho nos seus OLHOS! Síndrome da visão do computador Índice Vista Vermelha, embaçada e

Leia mais

Folheto para o paciente

Folheto para o paciente Folheto para o paciente Quimioembolização Transarterial com Eluição de Fármaco (detace) de tumores hepáticos: Uma opção minimamente invasiva para o tratamento de tumores hepáticos Diagnóstico do hepatocarcinoma

Leia mais

Programa Sol Amigo. Diretrizes. Ilustração: Programa Sunwise Environmental Protection Agency - EPA

Programa Sol Amigo. Diretrizes. Ilustração: Programa Sunwise Environmental Protection Agency - EPA Programa Sol Amigo Diretrizes Ilustração: Programa Sunwise Environmental Protection Agency - EPA 2007 CONTEÚDO Coordenador do programa... 3 Introdução... 4 Objetivos... 5 Metodologia... 6 Avaliação do

Leia mais

PROTEÇÃO SOLAR COM CONFIANÇA

PROTEÇÃO SOLAR COM CONFIANÇA PROTEÇÃO SOLAR COM CONFIANÇA A ALIANÇA PERFEITA O MELHOR DA TECNOLOGIA EM CUIDADOS SOLARES Um complexo de filtro solar de desempenho ultra elevado: a combinação ideal de filtros para garantir uma cobertura

Leia mais

Unidade IV. Aula 20.2 Conteúdo. Óptica, Ser humano e Saúde. Os defeitos da visão e as lentes corretoras e instrumentos ópticos. INTERATIVIDADE FINAL

Unidade IV. Aula 20.2 Conteúdo. Óptica, Ser humano e Saúde. Os defeitos da visão e as lentes corretoras e instrumentos ópticos. INTERATIVIDADE FINAL Unidade IV Óptica, Ser humano e Saúde Aula 20.2 Conteúdo Os defeitos da visão e as lentes corretoras e instrumentos ópticos. 2 Habilidade: Compreender os conceitos das propriedades da óptica geométrica

Leia mais

Micoral Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 20 mg/g

Micoral Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 20 mg/g Micoral Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 20 mg/g MICORAL cetoconazol APRESENTAÇÃO Creme em bisnaga de 30 g, contendo 20 mg/g de cetoconazol. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores. Guia de. Interpretação

3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores. Guia de. Interpretação 3M TM TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores Guia de Interpretação 3M TM TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores Este guia apresenta resultados das placas 3M para Contagem de Leveduras e Bolores.

Leia mais

Vitacid tretinoína CREME 0,05% GEL 0,025% Uso adulto Uso externo

Vitacid tretinoína CREME 0,05% GEL 0,025% Uso adulto Uso externo Vitacid tretinoína CREME 0,05% GEL 0,025% Uso adulto Uso externo FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: Gel 0,025% e Creme dermatológico 0,05%. Gel e Creme: bisnaga com 25g. COMPOSIÇÃO: Cada grama de VITACID

Leia mais