Palavras-chave: Robótica Educacional. Geometria. Feiras de Ciências. PIBID.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: Robótica Educacional. Geometria. Feiras de Ciências. PIBID."

Transcrição

1 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO PROPOSTA DE ENSINO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA Janaina Aparecida de Oliveira 1 Universidade Federal de Uberlândia janainaufumestrado@gmail.com Hutson Roger Silva Universidade Federal de Uberlândia silva.hroger@gmail.com Arlindo José de Sousa Júnior Universidade Federal de Uberlândia arlindoufu@gmail.com Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a importância da robótica educacional como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de Geometria e sua influência na participação dos alunos em feiras de ciências. Ademais pretendese analisar os impactos em que a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir na formação inicial à profissionalização dos estudantes que participaram dos projetos desenvolvidos. Ainda relata algumas experiências realizadas pelos alunos no ano letivo e o desenvolvimento dos mesmos nas aulas de Matemática. O trabalho se justifica pela grande dificuldade no processo de ensino e aprendizagem da geometria numa escola da rede municipal de Uberlândia-MG. Sendo assim, a Robótica Educativa é apresentada sob a ótica de desenvolvimento de atividades como recurso didático, com oficinas ministradas por bolsista e a professora supervisora do PIBID. Os materiais utilizados foram computadores e o kit LEGO Mindstorms EV3. Os resultados obtidos mostram o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em Geometria e a superação de obstáculos no trabalho coletivo no contato com a tecnologia através da robótica. Palavras-chave: Robótica Educacional. Geometria. Feiras de Ciências. PIBID. 1 Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia In: Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. pp.xxx. Ilhéus, Bahia. XVIII EBEM. ISBN:

2 INTRODUÇÃO O uso de tecnologias auxilia na promoção de interdisciplinaridade, no trabalho colaborativo e cooperativo quando utilizado na educação. E inserida neste contexto, a robótica educacional se torna atraente para o aluno e um recurso didático em sala de aula para os professores. Um conjunto de recursos que visa o aprendizado científico e tecnológico integrado às demais áreas do conhecimento, utilizando-se de atividades como design, construção e programação de robô. (Lopes, 2010, p.46). A robótica educacional é uma ferramenta que possibilita uma demonstração mais prática de conceitos teóricos que, muitas das vezes, o aluno não compreende facilmente utilizando apenas o modelo de aula comum. Simultaneamente, concede a integração de diversas disciplinas, proporcionando ao aluno um desenvolvimento amplo ao construir, observar, testar e fazer funcionar o seu robô de forma a cumprir a atividade proposta, exercitando a memória, o trabalho em grupo, desenvolvendo o pensamento crítico, as habilidades motoras, entre outras. A Robótica Educacional possibilita ao estudante tomar conhecimento da tecnologia atual, desenvolver habilidades e competências, como: trabalho de pesquisa, a capacidade crítica, o senso de saber contornar as dificuldades na resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico. (ZILLI, 2004, p ). Dessa forma, a robótica educacional está em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica no Brasil onde: [ ] destacam em especial a interdisciplinaridade, assumindo o princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, e que o ensino deve ir além da descrição e constituir nos estudantes a capacidade de analisar, explicar, prever e intervir, objetivos que são mais facilmente alcançáveis se as disciplinas, integradas em áreas de conhecimento, puderem contribuir, cada uma com sua especificidade, para o estudo comum de problemas concretos, ou para o desenvolvimento de projetos de investigação e/ou de ação. Enfatizam que o currículo deve ter tratamento metodológico que evidencie a interdisciplinaridade e a contextualização (BRASIL, 2013, p. 28.). No ensino da matemática, considerando-a uma ciência de difícil assimilação dos alunos, utilizar essa ferramenta é um modo de desvincular a matemática da imagem de vilã em relação às outras matérias do currículo escolar, e despertar os alunos para a busca do conhecimento. A habilidade mais importante na determinação do padrão de vida de uma pessoa já se tornou a capacidade de aprender novas habilidades, de assimilar novos conceitos, de avaliar novas situações, de lidar com o inesperado. Isso será crescentemente verdadeiro no futuro: a habilidade competitiva será a habilidade de aprender. (PAPERT, 1994, p.5).

3 Analisando as falas descrita pelos autores e valorizando a qualidade do ensino e aprendizagem das aulas de matemática, este artigo apresenta uma experiência vivenciada por professores, graduandos e alunos de uma escola municipal em Uberlândia MG. O objetivo permeia em analisar a experiência construída por todos e verificar a eficácia da robótica educacional trabalhada em conjunto com os conteúdos da matemática. Um outro propósito deste relato de experiência é contribuir para que outros professores e graduando criem ideias de aulas dinâmicas e diferenciadas para trabalhar robótica educacional com seus alunos. Além do mais, busca valorizar a formação cidadã dos participantes e promover a inclusão de materiais digitais para a comunidade escolar, incentivando ao aprofundamento do uso desta ferramenta entre os alunos. METODOLOGIA Os alunos do ensino fundamental de uma escola municipal de Uberlândia vivem uma realidade preocupante: a separação entre a geometria e a matemática em duas disciplinas distintas. Essa separação entre os conteúdos trouxe para a sala de aula um desinteresse dos alunos pelo conteúdo que conta com apenas uma aula por semana e sem avaliações relacionadas ao quantitativo bimestral como a matemática e as outras disciplinas. Com a implementação do PIBID na escola, várias ações foram realizadas no sentido de melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. Dentre elas está a robótica educacional, que foi desenvolvida com oficinas extras-turno, ofertada para um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Infelizmente não havia espaço no laboratório de informática para todos os alunos, nem disponibilidade dos bolsistas do PIBID para ministrar as atividades em outros horários. Outro problema que decorreu neste processo foi a falta do material dos Kits Lego MINDSTORMS Education EV3 Core Set acompanhado do software disponibilizado pela LEGO.s.

4 Figura 1 - Modelo Lego Mindstorms. Fonte: Lego Education. Nas atividades, os alunos montavam os robôs propostos pelos oficineiros. Na atividade de circunferência, o robô utilizado foi o Base Motriz que já se encontrava no manual de montagem, sendo batizado de Vandinho pelos alunos. Foi proposto aos alunos que, utilizando uma das circunferências feitas de barbante, descobrissem o valor do raio, do diâmetro, do perímetro da circunferência e o tempo que o robô demorava para percorrer cada um. Figura 2 - Robô Basse Motriz. Fonte: Fonte pessoal. Devido o atrito do solo em que o robô percorreu, a programação utilizada como referência foi por tempo, pois assim, seria mais preciso. Os alunos utilizaram os conhecimentos construídos anteriormente sobre o raio. Para encontrar o tempo que o robô levava para percorrer cada item, fizeram uso da regra de três, utilizando os conceitos citados. Depois de todos os itens encontrados, os alunos tiveram a ideia de esticar o barbante que representava a circunferência para conferir se o perímetro e o tempo que encontraram para efetuar esse trajeto eram validos e assim, observando que eram equivalentes. Os alunos demonstraram motivação para a realização da atividade proposta, conseguindo resolvê-la com alguns questionamentos dos próprios colegas e dos professores ali presentes.

5 Figura 3 - Alunos executando atividade. Fonte pessoal. A outra atividade proposta foi criada por um grupo de alunos do projeto para participarem de uma Feira de Ciências 2017 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o tema A matemática está em tudo. A proposta denominada como A Robótica entre três lados, consiste na explicação e demonstração dos tipos de triângulos e suas propriedades. Os alunos estudaram em oficinas anteriores que o robô andava 7 centímetros em 3 segundos, assim usando a regra de três temos que em 1 segundo o robô anda aproximadamente 2,4 centímetros. A atividade se inicia com o triângulo isósceles. Pela propriedade, sabemos que o triângulo isósceles possui dois lados iguais (AB = AC) e os ângulos da base também são iguais. Usando o robô, base motriz com um pincel atômico acoplado, os alunos posicionaram o robô em um determinado ponto da cartolina onde teríamos o vértice A do ABC. Em seguida, programaram o robô para andar durante 3 segundos, virar formando um ângulo de 65º, andar por mais 2 segundos, virar novamente formando outro ângulo de 65º e andar novamente por 3 segundos, parando no local de partida. Após o percurso do robô, ficou desenhado na cartolina o triângulo isósceles desejadas. Logo em seguida, utilizando o mesmo robô, colocaram-no em um ponto qualquer na cartolina e programaram para andar durante 1.5 segundos, virar formando um ângulo de 60º graus, andar por 3 segundos, virar formando outro ângulo de 60º graus, andar novamente por 3 segundos, virar formando outro ângulo de 60º e, por fim, andar novamente por 1.5 segundos parando no ponto de partida. Formando assim o triângulo equilátero, que têm como propriedades possuir os três lados e os três ângulos iguais. Repetiram o processo, fazendo o robô andar durante 3,57 segundos (aproximadamente 8 centímetros), virar, andar por 5,36 segundos (aproximadamente 12 centímetros), virar e andar

6 por 4,46 segundos (aproximadamente 10 centímetros), obtendo assim o triângulo escaleno que possui propriedade de ter os três lados e os três ângulos diferentes. Por fim é proposto o seguinte desafio: Programe o robô de forma que ele faça um triângulo de medidas AB = 14, BC = 6 e CA = 10. A partir desse exercício o professor tem a possibilidade de ensinar que para fazer um triângulo as medidas não devem ser escolhidas aleatoriamente e sim respeitando algumas regras. Assim, com essa aula o professor pode abordar diversos tópicos, tais como: Tipos de triângulos e suas propriedades; Soma dos ângulos internos de um triângulo; Condições de existência do triângulo. Observando a vasta extensão de conteúdos que podem ser explorados na geometria, aconselha ao professor ministrar suas aulas fazendo associação com os demais conteúdos de sua disciplina ou até de outras matérias. Além do mais, aulas que utilizem a investigação e a modelagem matemática são enriquecidas com essas formas de proposta. Antes de mais nada, o professor necessita planejar suas atividades para conseguir cumprir melhores seus objetivos. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados foram satisfatórios principalmente por tornar as aulas mais interessantes. Segundo os alunos, todas as aulas deveriam ser diferentes dentro de sala de aula. A robótica incentivou alguns alunos a criarem projetos para participarem da Feira de Ciências da cidade e a atividade descrita neste artigo, foi premiada com o 2º lugar na sua categoria. Os bolsistas do PIBID atuaram efetivamente nos projetos realizados, e esta troca de experiência foi essencial para todos os sujeitos envolvidos. Entretanto, podemos elencar alguns pontos negativos no decorrer das atividades propostas como o fato de as escolas públicas não possuírem estrutura para adquirir o material necessário, o despreparo dos professores regentes em realizar atividades semelhantes durante as aulas e a dificuldade dos alunos em trabalharem em grupos. Apesar dos contratempos, vale ressaltar os inúmeros pontos positivos que essa atividade obteve. Os alunos conseguiram realizar a atividade proposta assimilando os conhecimentos adquiridos em sala de aula à tecnologia presente na robótica fazendo do ensino e da aprendizagem de geometria algo prático e prazeroso.

7 CONCLUSÕES Com a robótica educacional, os alunos passaram a construir seu conhecimento através de suas próprias observações e aquilo que é aprendido pelo esforço próprio do aluno tem mais significado para si próprio. É indispensável a observação de que todo o aprendizado é uma via de mão dupla, na qual passamos nossos conhecimentos e experiências para esses alunos, assim como aprendemos, com cada um deles. As atividades propostas durante o projeto de robótica foram capazes de proporcionar uma aprendizagem significativa não somente de robótica e matemática, mas também de outras áreas do conhecimento. REFERÊNCIAS BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, p. LOPES, D. Q. Brincando com Robôs: desenhando problemas e inventando porquês. Santa Cruz do Sul, RS, Edunisc, 2010, p115. PAPERT, S. M. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, p. ZILLI, S. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectiva e Prática f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Robótica Educacional: Uma abordagem Matemática através dos Registros de Representação Semiótica

Robótica Educacional: Uma abordagem Matemática através dos Registros de Representação Semiótica XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 Robótica Educacional: Uma abordagem Matemática através dos Registros

Leia mais

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA:

Leia mais

O PRIMEIRO ESTÁGIO: CONHECENDO O AMBIENTE ESCOLAR

O PRIMEIRO ESTÁGIO: CONHECENDO O AMBIENTE ESCOLAR XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O PRIMEIRO ESTÁGIO: CONHECENDO O AMBIENTE ESCOLAR Marcella Ferreira

Leia mais

SCRATCH: ENSINO DE CONCEITOS INERENTES À GEOMETRIA

SCRATCH: ENSINO DE CONCEITOS INERENTES À GEOMETRIA XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 Ângela Cristina da Fonseca Mirante Docente do IFBA/Campus Salvador.

Leia mais

AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA

AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA Alaiane Silva da Cunha Mendonça lai1989paulo@hotmail.com Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@hotmail.com Everson

Leia mais

As Construções Microgenéticas e o Design em Robótica Educacional*

As Construções Microgenéticas e o Design em Robótica Educacional* As Construções Microgenéticas e o Design em Robótica Educacional* Daniel de Queiroz Lopes, Ms. Léa da Cruz Fagundes, Dra. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação Universidade Federal do Rio

Leia mais

LEGO Mindstorms gerando interatividade nas aulas do ensino fundamental

LEGO Mindstorms gerando interatividade nas aulas do ensino fundamental LEGO Mindstorms gerando interatividade nas aulas do ensino fundamental Luiz Eduardo Martins de CARVALHO 1 ; José Felipe PEREIRA 2 ; Jonas Pereira MUNIZ 3 ; RESUMO O objetivo do presente trabalho é descrever

Leia mais

Palavras chave: Ensino de física, Robótica educacional, Energias renováveis.

Palavras chave: Ensino de física, Robótica educacional, Energias renováveis. A ROBÓTICA EM SALA DE AULA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA Gustavo Vasconcelos Santos 1 ; Marcelo Gomes dos Santos 2 ; Ingrid Kelly Laura de Pinto Oliveira 3 ; Alessandro Frederico da

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO

Leia mais

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO AGENTE TRANSFORMADOR

Leia mais

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS Marianne Ferreira Gomesl 1 ; Andriele de Melo Barbosa Oliveira 2 ; Nilcyneia

Leia mais

O USO DE UM JOGO DIGITAL COMO SUPORTE NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

O USO DE UM JOGO DIGITAL COMO SUPORTE NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O USO DE UM JOGO DIGITAL COMO SUPORTE NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM

Leia mais

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA ISSN 2316-7785 O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA Camila Dorneles da Rosa camiladornelesdarosa@gmail.com Fabielli De Juli fabielli_july@hotmail.com Jéssica Marilda Gomes Mendes jessica_gomes_mendes@hotmail.com

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Cláudia Martins de Oliveira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA claudia.moliveira@yahoo.com.br Caroline Lima de Oliveira

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis.

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis. DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Anelize de Angelis Huss ne_huss@hotmail.com André Luiz Steigenberger andre_alst@hotmail.com Victor Hugo dos Santos Gois victor.gois28@hotmail.com

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval Autora Rosangela Silva Barros dos Santos 1 rosangelasilvabarros@hotmail.com Dr. Hamilton Afonso de Oliveira 2 hamiltonafonso@uol.com.br

Leia mais

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER 1. INTRODUÇÃO Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar,

Leia mais

NEJA I PLANO DE AÇÃO 2

NEJA I PLANO DE AÇÃO 2 Novembro de 2014 NEJA I PLANO DE AÇÃO 2 Geometria Plana : Perímetro e Área Danielle Gomes Gioseffi - 0 - Curso Nova EJA Educação de Jovens e Adultos MATEMÁTICA NEJA I 2º BIMESTRE/2º SEMESTRE/2014. PLANO

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA Patrocínio, MG, junho de 2017 A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA Clanderlei Pereira de Souza (IFTM Campus Uberlândia Centro) 1 Walteno Martins Parreira Júnior

Leia mais

FEIRA DO CONHECIMENTO: RECURSO METODOLÓGICO QUE CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

FEIRA DO CONHECIMENTO: RECURSO METODOLÓGICO QUE CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Especificar a Área do trabalho (EAP, FP, MD, LC, EX, HFS, EFD, TIC, EA, CTS, CA, IPE) FEIRA DO CONHECIMENTO: RECURSO METODOLÓGICO QUE CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Lais A. R. Souza 1 ; Flávia

Leia mais

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas.

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas. AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Camilla da Rosa Leandro (Bolsista PUIC) 1 Diva Marília Flemming (Profa. Orientadora) 2 INTRODUÇÃO Na Educação é frequente,

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID CARVALHO, Samila Costa 1 SOUZA, Thais Lima de 2 TURINO, Roberta3 FRANCISCO, Alda Maria Silva 4 INTRODUÇÃO As dificuldades encontradas

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 1 CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 2 BIOINFORMÁTICA É a junção da ciência computacional e da biologia molecular. Para tal associação utiliza conhecimentos: Da física; Biologia; Química;

Leia mais

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele²

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/ULBRA Campus Guaíba, coordenadora

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO Natália Érika Laurentino Barbosa 1* ; Raoni de Araújo Pegado 2 ; Allyson Teixeira Ribeiro 1** ; Carlos José da Silva Pinto 3 ; Ruth

Leia mais

ANEXO F QUADRO RESUMO DOS NÚCLEOS DE SENTIDO POR ESTÁGIO

ANEXO F QUADRO RESUMO DOS NÚCLEOS DE SENTIDO POR ESTÁGIO ANEXO F QUADRO RESUMO DOS NÚCLEOS DE SENTIDO POR ESTÁGIO ESTÁGIO 01 - são professores que não tiveram acesso e/ou formação relevante para o uso do computador na graduação. - participaram de alguma atividade

Leia mais

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores.

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores. 00465 A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA Regina Helena Munhoz Professora Adjunta Departamento de Matemática UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina RESUMO

Leia mais

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013) Escolas Para informar as escolas onde os bolsistas desenvolverão suas atividades, o proponente deverá ter em mãos o código da escola. O código pode ser verificado junto à própria escola ou na página Data

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA Jerniel da Silva Parente 1 1 Graduando em Matemática IFRR. Bolsistas do PIPICT. e-mail: jerni-p@hotmail.comr

Leia mais

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA.

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Dagma Ramos SILVA; Camila Caroline FERREIRA; Maria Bárbara

Leia mais

ENTENDENDO E CONSTRUINDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO

ENTENDENDO E CONSTRUINDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO ENTENDENDO E CONSTRUINDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO 1. INTRODUÇÃO A matemática está presente em toda a vida do aluno, não só na escolar, mas também nas situações cotidianas. Nessa perspectiva, de que tudo o

Leia mais

Universidade Federal do Pará Campus Universitário Marajó-Breves Faculdade de Matemática PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO APOIO

Universidade Federal do Pará Campus Universitário Marajó-Breves Faculdade de Matemática PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO APOIO Universidade Federal do Pará Campus Universitário Marajó-Breves Faculdade de Matemática PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO APOIO AO ENSINO BÁSICO Coordenador: LUIZ ANTONIO RIBEIRO NETO DE OLIVEIRA

Leia mais

OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS DO JOGO BATALHA NAVAL CIRCULAR NO ESTUDO DO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO

OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS DO JOGO BATALHA NAVAL CIRCULAR NO ESTUDO DO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS DO JOGO BATALHA NAVAL CIRCULAR NO ESTUDO DO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO Sueli Farias de Souza Dantas Universidade Federal da Paraíba sueli12tribo@hotmail.com Sandro Onofre Cavalcante

Leia mais

DOMINÓ ORGÂNICO: ESTUDANDO NOMENCLATURA DE UMA FORMA DIFERENCIADA

DOMINÓ ORGÂNICO: ESTUDANDO NOMENCLATURA DE UMA FORMA DIFERENCIADA DOMINÓ ORGÂNICO: ESTUDANDO NOMENCLATURA DE UMA FORMA DIFERENCIADA Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros (1), Maria Aparecida Idalina da Silva Galdino (1), Pollyanna Cristina Gomes da Silva (1), Vicente

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 CEP - 70359-970 Brasília, DF - Brasil. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 4

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias.   4 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE ADOBE FLASH PROFESSIONAL CC: UM OBJETO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA 1 Diogo Rafael Silva

Leia mais

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos AULÃO DA OBMEP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos AULÃO DA OBMEP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AULÃO DA OBMEP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Washington Leonardo Quirino dos SANTOS washington-leonardo@hotmail.com

Leia mais

PROJETO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS

PROJETO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER Bolsistas: Jacqueline Cristina de Medeiros Supervisora: Patrícia

Leia mais

O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA

O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA Antonia Francisca Caldas da Silva 1 Patrícia Costa Oliveira 2 1. Introdução Este

Leia mais

OFICINA: DESCOBRINDO A BELEZA EXISTENTE NOS TRIÂNGULOS

OFICINA: DESCOBRINDO A BELEZA EXISTENTE NOS TRIÂNGULOS Luing Argôlo Santos (UESC) discipuluing@yahoo.com.br OFICINA: DESCOBRINDO A BELEZA EXISTENTE NOS TRIÂNGULOS Público alvo: Professores da educação básica, graduados e graduandos em matemática licenciatura,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS VIII SEMLICA Campus IV/UEPB Catolé do Rocha PB - 07 a 10 de novembro de 2017 CADERNO VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - ISSN 2358-2367 (http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/cvads)

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O INGRESSO DE ESTUDANTES NO NÍVEL SUPERIOR ATRAVÉS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O INGRESSO DE ESTUDANTES NO NÍVEL SUPERIOR ATRAVÉS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O INGRESSO DE ESTUDANTES NO NÍVEL SUPERIOR ATRAVÉS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM Jéssica Martins da Silva 1 Gerusa Martins da Silva 2 Vilomar Sandes Sampaio

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

ROBÓTICA EDUCACIONAL: O QUE É ROBÓTICA EDUCACIONAL E COMO PODE SER USADO NA EDUCAÇÃO?

ROBÓTICA EDUCACIONAL: O QUE É ROBÓTICA EDUCACIONAL E COMO PODE SER USADO NA EDUCAÇÃO? ROBÓTICA EDUCACIONAL: O QUE É ROBÓTICA EDUCACIONAL E COMO PODE SER USADO NA EDUCAÇÃO? Jacqueline Felipe Pereira dos Santos (1); Josinete Pereira de Carvalho (2); Mônica Domingos da Silva (3); Orientadora

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS Cintia Melo dos Santos 1 Gabriel Moreno Vascon 2 Educação matemática nos anos finais

Leia mais

ÂNGULOS O ENSINO DE GEOMETRIA

ÂNGULOS O ENSINO DE GEOMETRIA ÂNGULOS O ENSINO DE GEOMETRIA A Geometria desempenha um papel fundamental no currículo escolar, possibilitando ao aluno uma visão do mundo, ao analisar problemas relacionados ao estudo do espaço físico,

Leia mais

IMPORTANCIA DE MATERIAIS CONCRETO DO LABORATORIO DE MATEMÁTICA PARA O PIBID. Apresentação: Pôster

IMPORTANCIA DE MATERIAIS CONCRETO DO LABORATORIO DE MATEMÁTICA PARA O PIBID. Apresentação: Pôster 1 IMPORTANCIA DE MATERIAIS CONCRETO DO LABORATORIO DE MATEMÁTICA PARA O PIBID Apresentação: Pôster Camyla Aragão de Moura 1 ; Priscila Maia Veras Freitas 2 ;Ives Lima Pereira 3 ; Antonio Evangelista Ferreira

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS SANTOS, Adriano Eusébio dos 1 ;GOMES, Malu Alexandre 2 ; RIBEIRO, Elizete Maria Possamai 3 (1) Acadêmico do Curso de Licenciatura de Matemática,

Leia mais

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS ZOOMÁTICA 1 MARTINS, Amanda Taborda 2 ; HUBERT, Jean Josiel de Moura 3 ; KINALSKI, Thaís 4 RESUMO: O trabalho com o tema Zoomática foi realizado com a turma do terceiro ano do Ensino fundamental da Escola

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL. Atividades desenvolvidas no ensino da matemática. Bolsistas

RELATÓRIO ANUAL. Atividades desenvolvidas no ensino da matemática. Bolsistas RELATÓRIO ANUAL Atividades desenvolvidas no ensino da matemática Bolsistas Denise Martinelli Maicon Henrique de Oliveira Marcelo Olinek de Lima Pedro Gabriel Leão Vieira Samara Wsolek Bastos de Oliveira

Leia mais

REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS

REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS REFLETINDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS POLÍGONOS Introdução Jossivan Lopes Leite Universidade Estadual da Paraíba- UEPB jossivanlopes@gmail.com A sociedade atual está mergulhada

Leia mais

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura Elmara Souza Lucas Ferreira Roberto Costa Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista

Leia mais

O USO DE SOFTWARES NO ENSINO DE GEOMETRIA EM UM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCENTIVO A DOCÊNCIA-PIBID.

O USO DE SOFTWARES NO ENSINO DE GEOMETRIA EM UM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCENTIVO A DOCÊNCIA-PIBID. O USO DE SOFTWARES NO ENSINO DE GEOMETRIA EM UM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA-PIBID O USO DE SOFTWARES NO ENSINO DE GEOMETRIA EM UM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCENTIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL Ciências e Fenômenos Naturais Escola Municipal De Ensino Fundamental Presidente João Goulart Coordenadores Analía del Valle Garnero e Ronaldo Erichsen Supervisora:

Leia mais

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS Catiane Mazocco Paniz 1 Maria Rosângela SilveiraRamos 2, Alcione Viero de Bastos 3, Fernanda da Costa da Silva 4, Lilian Darlete Brum

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: estudo e proposições para o desenvolvimento do cálculo mental no ensino fundamental

CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: estudo e proposições para o desenvolvimento do cálculo mental no ensino fundamental CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: estudo e proposições para o desenvolvimento do cálculo mental no ensino fundamental Bruna Müller da Silva 1 ; Cintia Shneider 2 ; Dândara

Leia mais

1.1.1 O que é o Estágio?

1.1.1 O que é o Estágio? 1.1 Estágio Curricular supervisionado Todo o Projeto de estágio e suas considerações foram elaborados pela Professora Fabiana Chinaglia. Abaixo segue o projeto, os anexos podem ser vistos no caderno de

Leia mais

CONTEXTUALIZANDO A TRIGONOMETRIA A PARTIR DA MEDIÇÃO DE ALTURAS INACESSÍVEIS

CONTEXTUALIZANDO A TRIGONOMETRIA A PARTIR DA MEDIÇÃO DE ALTURAS INACESSÍVEIS CONTEXTUALIZANDO A TRIGONOMETRIA A PARTIR DA MEDIÇÃO DE ALTURAS INACESSÍVEIS Priscila de Cássia Silva Alcântara; Vanda de Cássia Silva Alcântara; Manoel Joaquim de Arruda Neto; Cibelle Taís da Silva Farias

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ESTÁGIO NA MODALIDADE EAD INTRODUÇÃO MARCOS REFERENCIAIS DA POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CEUNI

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA SANTOS, Érika Cruz dos 1, akireb9zurc@hotmail.com SILVA, Laydiane Cristina da 1 ; laydianecristina2008@gmail.com JÚNIOR, Reinaldo Ferreira Maia

Leia mais

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO Ensino-aprendizagem 1. Quais os materiais didáticos na área do(s) subprojeto(s) existentes na escola? Recursos didáticos, materiais diferenciados e/ou alternativos.

Leia mais

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete andressavargas1@hotmail.com Bianca Bitencourt

Leia mais

USO DE OFICINAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A ASSIMILAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS

USO DE OFICINAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A ASSIMILAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS Introdução USO DE OFICINAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A ASSIMILAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS Camila Baleiro Okado Tamashiro 1 Cartolinas coloridas sobre a mesa. Cola, tesoura, régua e caneta para quadro

Leia mais

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO Gabriela Ribeiro gabriela.candidor@gmail.com Matheus Noberto sorriso.matheus@hotmail.com Clodoaldo Valverde valverde@ueg.br RESUMO: Com o objetivo

Leia mais

Palavras-chave: Práticas Educativas; matemática; informática; softwares.

Palavras-chave: Práticas Educativas; matemática; informática; softwares. UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: CONSTRUINDO SOFTWARES MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA LAZARUS. Lutiele Machado Godois Instituto Federal Farroupilha- Campus São Borja lutigodois@gmail.com

Leia mais

CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO

CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA DE UM TRIÂNGULO Gian Lucca de Oliveira Costa 1 Francisco Fernandes de Freitas 2 1. Introdução Este trabalho relata uma prática realizada no Curso de Licenciatura em Matemática da

Leia mais

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO/PIBID/MATEMÁTICA/CPPP/UFMS

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO/PIBID/MATEMÁTICA/CPPP/UFMS INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO/PIBID/MATEMÁTICA/CPPP/UFMS Autor José Ramão de Souza Chiquitin UFMS/CPPP jose_ramao@hotmail.com Coautor 1 Geovane Soares Balejo UFMS/CPPP geovane.balejo@hotmail.com

Leia mais

PROJETO MÃOS QUE FALAM DE LIBRAS: PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO

PROJETO MÃOS QUE FALAM DE LIBRAS: PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência UFGD/UEMS/PIBID PROJETO MÃOS QUE FALAM DE LIBRAS: PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO Lidiane de Jesus Borges Vargas lidianevargas18@hotmail.com

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CLUBE DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

REGULAMENTO INTERNO CLUBE DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA REGULAMENTO INTERNO CLUBE DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA Programar o Futuro Ano letivo 2018-2019 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CADAVAL Rua Aristides de Sousa Mendes 2550-007 Cadaval Telefone: (+351) 262 699 230

Leia mais

GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática

GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática GD 5: Estágio Curricular e Supervisionado na formação de professores que ensinam Matemática Magna Natalia Marin Pires 1 Universidade Estadual de Londrina magnapires@yahoo.com.br Tânia Stella Bassoi 2 UNIOESTE-

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC Dhiego Vieira do Amaral (UFCG); Késia de Mélo Hermenegildo (UFCG); Severino Horácio da Silva

Leia mais

Estrutura Curricular. Grupo A [Saberes Docentes]

Estrutura Curricular. Grupo A [Saberes Docentes] Estrutura Curricular O currículo do Mestrado Profissional em Educação Matemática é constituído por disciplinas obrigatórias e eletivas. O mestrando deverá concluir um total de 28 créditos em disciplinas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS QUIRINÓPOLIS 2014/15/16 PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Dioclécio dos Santos Araújo (1); Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro (1); Maria do Socorro dos Santos Lima (2); Cléoma Maria Toscano Henriques (3) Universidade

Leia mais

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação

Leia mais

ATIVIDADE EXPERIMENTAL EM NÍVEL UNIVERSITÁRIO: APRENDENDO COLOCANDO A MÃO NA MASSA.

ATIVIDADE EXPERIMENTAL EM NÍVEL UNIVERSITÁRIO: APRENDENDO COLOCANDO A MÃO NA MASSA. ATIVIDADE EXPERIMENTAL EM NÍVEL UNIVERSITÁRIO: APRENDENDO COLOCANDO A MÃO NA MASSA. José Edson Pinheiro Torres¹, Ana Clara Alves de Brito², José Celiano Cordeiro da Silva³, Ana Paula Campos da Silva 4

Leia mais

ALUNOS E ESTAGIÁRIOS: UMA RELAÇÃO DESAFIADORA DE APRENDIZAGEM

ALUNOS E ESTAGIÁRIOS: UMA RELAÇÃO DESAFIADORA DE APRENDIZAGEM ISSN 2316-7785 ALUNOS E ESTAGIÁRIOS: UMA RELAÇÃO DESAFIADORA DE APRENDIZAGEM Pamella Aleska da Silva Santos 1 IFMT Campus Campo Novo do Parecis pamellaaleska@hotmail.com Vera Cristina de Quadros 2 IFMT

Leia mais

Palavras-chave: Inclusão. Diversidade. Formação continuada de professores. Desenho Universal para a Aprendizagem.

Palavras-chave: Inclusão. Diversidade. Formação continuada de professores. Desenho Universal para a Aprendizagem. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA PARA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Palavras-chave: Reforço Escolar; Educação Básica; Geometria; Ensino Fundamental.

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Palavras-chave: Reforço Escolar; Educação Básica; Geometria; Ensino Fundamental. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA Maxlei Vinícius Cândido de Freitas 1 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul maxleifreitas@hotmail.com RESUMO Este trabalho teve como principal objetivo

Leia mais

Formação de professores do Ensino Médio MATEMÁTICA Caderno V

Formação de professores do Ensino Médio MATEMÁTICA Caderno V Formação de professores do Ensino Médio MATEMÁTICA Caderno V Duílio Tavares de Lima duilio.lima@ifmg.edu.br Encontro de Planejamento Professores Formadores de IES Formadores Regionais Supervisores Bolsistas

Leia mais

RELAT DA MTORIA DE ENSINO Período Letivo 2017 Cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Curso Superior

RELAT DA MTORIA DE ENSINO Período Letivo 2017 Cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Curso Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS BOM JESUS DA LAPA BR 349 Km 14 Zona Rural Caixa Postal 34 CEP.

Leia mais

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor Linha Temática: Universidade e Escola Carmerina de Brito Gonçalves Email:Carmembritto10@gmail.com

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola Projeto Educativo Buscamos integrar rigor científico, excelência acadêmica, formação cristã, cultura da solidariedade e da paz, sensibilidade estética,

Leia mais

Palavras-chave: Formação inicial de professores. PIBID.Relação universidade-escola.

Palavras-chave: Formação inicial de professores. PIBID.Relação universidade-escola. VIVÊNCIAS ESCOLARES E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PIBID BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC ILHÉUS/BA Hadassa M. S. Carmo (hdscarmo@gmail.com). Programa de Pós-Graduação

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE. Apresentação: Pôster

OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE. Apresentação: Pôster OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE Danilo Oliveira de Souza 1 140; Richardson Apresentação: Pôster Robério da Silva 2141; Bruna Herculano

Leia mais

UTILIZANDO MÉTODOS DIFERENCIADOS A FAVOR DO ENSINO DA MATEMÁTICA. GT 02 Educação Matemática no Ensino Médio e Ensino Superior

UTILIZANDO MÉTODOS DIFERENCIADOS A FAVOR DO ENSINO DA MATEMÁTICA. GT 02 Educação Matemática no Ensino Médio e Ensino Superior UTILIZANDO MÉTODOS DIFERENCIADOS A FAVOR DO ENSINO DA MATEMÁTICA GT 02 Educação Matemática no Ensino Médio e Ensino Superior Andressa Miranda Esteves Martinez, Unipampa, amirandaesteves@bol.com.br Andréa

Leia mais

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS Ângela Cristina da Fonseca Mirante Professora do Departamento de Matemática do IFBA/Campus de Salvador angelamirante@ifba.edu.br Matheus Soares

Leia mais

ATIVIDADES COM GEOPLANO PIBID-UFS

ATIVIDADES COM GEOPLANO PIBID-UFS ATIVIDADES COM GEOPLANO PIBID-UFS Darlysson Wesley da Silva Universidade Federal de Sergipe darlyssonwesley@hotmail.com Tâmara Azevedo Nascimento Universidade Federal de Sergipe tamara_an212@hotmail.com

Leia mais

MATEMATICA FINANCEIRA: MODELO DE PAGAMENTOS VIA PRESTAÇÕES MENSAIS. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT8

MATEMATICA FINANCEIRA: MODELO DE PAGAMENTOS VIA PRESTAÇÕES MENSAIS. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT8 MATEMATICA FINANCEIRA: MODELO DE PAGAMENTOS VIA PRESTAÇÕES MENSAIS. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT8 Renan Fernandes de MORAES Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia

Leia mais