Robótica Educacional: Uma abordagem Matemática através dos Registros de Representação Semiótica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Robótica Educacional: Uma abordagem Matemática através dos Registros de Representação Semiótica"

Transcrição

1 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 Robótica Educacional: Uma abordagem Matemática através dos Registros de Representação Semiótica Jullian da Silva Moreira Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento Jullian.moreira@hotmail.com Resumo: A robótica pode ser dividida em três etapas: engenharia (construção), programação (comandos) e elétrica (funcionamento). Tendo em vista a importância da Matemática na robótica educacional o presente minicurso tem como objetivo propor uma abordagem de ensino dinamizada para introdução da geometria, álgebra e trigonometria por meio da tecnologia digital do kit de robótica EV3, da empresa Lego, aproximando os alunos com a disciplina. Baseado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Durval para o melhor desenvolvimento do objeto de estudo aprender matemática usufruindo de vários pontos de vista simultaneamente pode ajudar significativamente a aprendizagem. É importante ressaltar que este trabalho tem como foco a utilização dos equipamentos de robóticas para o ensino da Matemática, lidando com um dos inúmeros kits possíveis para essa metodologia. Palavras-chave: Robótica. Abordagem. Matemática. Representação Semiótica. INTRODUÇÃO Os avanços da tecnologia, nas últimas décadas, induziram mudanças nos mais variados ramos do conhecimento e assim as tecnologias digitais estão cada vez mais frequentes no cotidiano de muitas pessoas. Na educação não é diferente, o ensino e aprendizagem devem se integrar dessas inovações, tornando um recurso complementar para o estudo, sua presença de maneira planejada, pode transmitir o conhecimento de forma positiva aos estudantes, pois, o seu uso pode proporcionar uma aproximação maior entre aluno e professor. Segundo Leite et al (2010, apud Uliano, 2016, p. 15) nas últimas décadas têm sido marcantes o ritmo acelerado no processo de desenvolvimento das tecnologias, devido a isso é perceptível que a escola não possa ficar alheia a tanto desenvolvimento sem estabelecer objetivos que incluam estas novas tecnologias ao currículo. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes podendo ser avaliadas significantemente no auxílio para MOREIRA, JULLIAN DA SILVA. Robótica Educacional: uma abordagem Matemática através dos Registros de Representação Semiótica In: Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus, Bahia. XVIII EBEM.

2 processo de aprendizagem e que sua utilização pode servir para uma melhor visão de alguns conceitos e conteúdos estudados na Matemática durante a educação básica. Algumas metodologias em sala de aula não deixam claro a importância do estudo da Matemática e por esse motivo alguns alunos entram no processo da crítica sobre a importância de determinados assuntos abordados na disciplina. Para oferecer esse significado da Matemática, o professor tem um papel importante na hora do ensino, assim algumas metodologias podem proporcionar uma aproximação do estudante com a matéria. Este projeto é baseado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Durval (1995), que Henriques e Almouloud (2016, p. 467) resume como TRRS: (...) É uma representação de uma ideia ou um objeto do saber, construída a partir da mobilização de um sistema de sinais. Sua significação é determinada, de um lado, pela sua forma no sistema semiótica e de outro lado, pela referência do objeto representado. Ou seja, é peculiar aprender Matemática, sob diferentes pontos de vista, não deixando de tratar a importância dos diferentes registros (simultaneamente) que ele mobiliza em função dos objetos matemáticos a representar/ensinar. Assim para uma didática diferenciada o presente minicurso tem como proposta uma abordagem matemática por meio da robótica, trabalhando com conceitos matemáticos, habilidades e competência presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental anos finais e Médio, temos como a 5ª competência geral da BNCC: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BRASIL, 2018) E como habilidade em relação a tecnologia presente neste trabalho, temos: (EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital. (BRASIL, 2018). Assim, o equipamento como EV3 da Lego, o qual foi o pilar deste trabalho, é um dos inúmeros registros para utilização em sala de aula, possibilitando o desenvolvimento dos estudantes em álgebra, trigonometria e geometria simultaneamente, trazendo uma aprendizagem significativa.

3 OBJETIVOS Objetivo Geral A robótica pode ser dividida em três partes: engenharia (construção), programação(comandos) e elétrica (funcionamento). Tendo em vista a importância da Matemática na robótica educacional, o presente minicurso tem como objetivo propor uma metodologia para o ensino de fundamentos matemáticos através da montagem e comandos de robôs. Objetivos Específicos Como objetivos específicos temos: Abranger os conhecimentos da geometria plana durante a montagem e desmontagem de robôs; Demonstrar a importância do ciclo trigonométrico para localização dos robôs; Analisar e construir equações para o comando das maquinas; Combinar todos os conhecimentos visto no minicurso para a construção dos robôs. METODOLOGIA Para a construção do robô (modelo carro) será utilizado e disponibilizado 4 kits do material EV3 da LEGO, no qual a parte funcional (elétrica) não será preocupação para o desenvolvimento deste trabalho, pois o mesmo conta com equipamentos eletrônicos préprontos. É necessário uma sala com quatro mesas para manipulação do material e 4 computadores ou 4 notebooks com Windows 7 ou superior e conter o aplicativo do programação lego ev3 ( instalado, a turma será separada em quatro equipes de 4 pessoas, totalizando um minicurso com 16 pessoas. No primeiro momento terá o conhecimento das peças e para que serve cada uma, a nomenclatura e a função do material se assemelham bastante com a engenharia civil e a geômetra básica.

4 Imagem 1 Peças do EV3 Fonte: Autoria Própria Na imagem 1 podemos visualizar o material que será usado durante o curso (kit ev3) que no segundo momento serão abordados, de forma simultânea, conhecimento da geometria plana, como pontos, retas, planos e a importância dos triângulos e quadriláteros e suas aplicações na montagem do robô, ou seja, a medida que se monta, o conhecimento sobre a geometria plana será desenvolvida. Imagem 2 Tela de programação Fonte: Autoria Própria Acima, na imagem 2, representa a plataforma que será desenvolvido os movimentos dos robôs que no terceiro momento será utilizado para a programação por intermédio dos blocos fornecido pelo software do EV3, programando de maneira lúdica e utilizando da álgebra, funções e progressões, para formações de variáveis no movimento do robô com desafios para possíveis caminhos que eles possam seguir.

5 Para quarta etapa temos o estudo dos ciclos trigonométricos, para direção do carro mostrando a importância dos ângulos e suas aplicações. E na quinta e última etapa um feedback para fixação do conhecimento abordado no minicurso. CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste trabalho, é proposto o ensino da geometria, trigonometria e álgebra vinculado com a robótica a fim de dinamizar aprendizagem na educação básica. Com embasamento na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, utilizando simultaneamente mais de um registro para o conhecimento matemático. Consideramos a importância deste tema por sua diversidade de aplicação em Matemática e também sua facilidade de aproximação com o cotidiano dos estudantes através das novas tecnologias digitais, desta forma trazendo ao aluno aplicações práticas da disciplina. REFERÊNCIAS BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine. Bern: Peter Lang, HENRIQUES, A. ALMOULOUD, S. A. Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. Ciênc. educ. (Bauru)[online]. 2016, vol.22, n.2, pp Disponível em: < Acesso em 19 de janeiro de ULIANO, K. C. M. L. Tecnologia digital de informação e comunicação (Tdic) na educação: aplicativos e o mundo tecnológico no contexto escolar. Florianópolis, Disponível em:. Acesso em: 19 de janeiro 2019.

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Comunicação Científica GEOGEBRA COMO UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES

Leia mais

EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NA PARTITURA MUSICAL ATRAVÉS DO MUSESCORE

EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NA PARTITURA MUSICAL ATRAVÉS DO MUSESCORE XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NA PARTITURA MUSICAL ATRAVÉS DO MUSESCORE

Leia mais

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 Ermita do Amaral Rocha Universidade do Estado da Bahia Campus

Leia mais

O USO DO SOFTWARE MAPLE NO ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA

O USO DO SOFTWARE MAPLE NO ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA O USO DO SOFTWARE MAPLE NO ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA Salécia do Nascimento Corrêa 1 RESUMO O presente trabalho tem como objetivo apresentar o software matemático MAPLE como uma estratégia de ensino

Leia mais

Palavras-chave: Cônicas; Geogebra; Ensino; Aprendizagem; Teoria da Instrumentação.

Palavras-chave: Cônicas; Geogebra; Ensino; Aprendizagem; Teoria da Instrumentação. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CONICAS COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA Elisângela Farias fariaselis@yahoo.com.br Fabiana Serra binhaserra1@gmail.com Fabiane Santana fabianebibifliz@gmail.com

Leia mais

ESTUDO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NO AMBIENTE DE MATEMÁTICA DINÂMICA - GEOGEBRA

ESTUDO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NO AMBIENTE DE MATEMÁTICA DINÂMICA - GEOGEBRA ESTUDO DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NO AMBIENTE DE MATEMÁTICA DINÂMICA - GEOGEBRA Marcelo Pirôpo da Silva 1 Universidade Estadual de Santa Cruz marcelopiropo@hotmail.com Resumo: O presente trabalho tem

Leia mais

LEGO Mindstorms gerando interatividade nas aulas do ensino fundamental

LEGO Mindstorms gerando interatividade nas aulas do ensino fundamental LEGO Mindstorms gerando interatividade nas aulas do ensino fundamental Luiz Eduardo Martins de CARVALHO 1 ; José Felipe PEREIRA 2 ; Jonas Pereira MUNIZ 3 ; RESUMO O objetivo do presente trabalho é descrever

Leia mais

O ENSINO DE CÔNICAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

O ENSINO DE CÔNICAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA O ENSINO DE CÔNICAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Nayane Carvalho Freitas Universidade Estadual de Santa Cruz nayanematematica@hotmail.com Jésu Alves Marques Filho Universidade

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO COM FOCO NO LETRAMENTO MATEMÁTICO

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO COM FOCO NO LETRAMENTO MATEMÁTICO XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 Grace Dórea Santos Baqueiro gbaqueiro1@gmail.com.br Gabriele Souza

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONE DESTINADO AO PROJETO GEOMÉTRICO DE ESTRADAS

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONE DESTINADO AO PROJETO GEOMÉTRICO DE ESTRADAS DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONE DESTINADO AO PROJETO GEOMÉTRICO DE ESTRADAS Douglas Pinto de Oliveira 1, Leandro da Rocha Vaz 2 1,2 Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) / Escola de Ciência

Leia mais

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA:

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO Genilton

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação: Pontos Positivos: A aula foi bastante dinâmica, pois trabalhamos com o real, construímos polígonos usando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto: Descobrindo e aplicando matemática por meio do software GeoGebra 1.2 Câmpus de

Leia mais

Palavras-chave: Robótica Educacional. Geometria. Feiras de Ciências. PIBID.

Palavras-chave: Robótica Educacional. Geometria. Feiras de Ciências. PIBID. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO PROPOSTA DE ENSINO DE CONCEITOS DA

Leia mais

Palavras-chave: Tecnologias. Reflexão. Prática. Residência Pedagógica. GeoGebra.

Palavras-chave: Tecnologias. Reflexão. Prática. Residência Pedagógica. GeoGebra. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA

Leia mais

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

O USO DE UM JOGO DIGITAL COMO SUPORTE NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

O USO DE UM JOGO DIGITAL COMO SUPORTE NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O USO DE UM JOGO DIGITAL COMO SUPORTE NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM

Leia mais

RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016. Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio

RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016. Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio RELATÓRIO Data: 18/08/2016 e 19/08/2016 Objetivo(s) Objetivo Geral: 1 Apresentar o software GeoGebra 3D e suas potencialidades aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Objetivos Específicos: Incentivar

Leia mais

As Mobilizações de Registros de Representações Semióticas no Estudo de Trigonometria no Triângulo Retângulo com o Auxílio do Software GeoGebra

As Mobilizações de Registros de Representações Semióticas no Estudo de Trigonometria no Triângulo Retângulo com o Auxílio do Software GeoGebra As Mobilizações de Registros de Representações Semióticas no Estudo de Trigonometria no Triângulo Retângulo com o Auxílio do Software GeoGebra Juliane Carla Berlanda 1 GD6 Educação Matemática, Tecnologias

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Jaqueline Gomides da Costa Técnico Integrado em Informática para

Leia mais

TÓPICOS DE INTRODUÇÃO AO LABVIEW E SUA APLICAÇÃO NA ROBÓTICA MÓVEL

TÓPICOS DE INTRODUÇÃO AO LABVIEW E SUA APLICAÇÃO NA ROBÓTICA MÓVEL TÓPICOS DE INTRODUÇÃO AO LABVIEW E SUA APLICAÇÃO NA ROBÓTICA MÓVEL Proponente: Gabriela Lígia Reis Instituição: Universidade Federal de São João del-rei. E-mail: gabireis10@yahoo.com.br Área Temática:

Leia mais

Guia de Tecnologia 2019

Guia de Tecnologia 2019 Guia de Tecnologia 2019 Apresentação Caros pais e alunos: Por meio do presente guia, apresentaremos todos os recursos e plataformas digitais oferecidos aos alunos e as devidas instruções para acesso e

Leia mais

SCRATCH: ENSINO DE CONCEITOS INERENTES À GEOMETRIA

SCRATCH: ENSINO DE CONCEITOS INERENTES À GEOMETRIA XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 Ângela Cristina da Fonseca Mirante Docente do IFBA/Campus Salvador.

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO AGENTE TRANSFORMADOR

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

SER PROTAGONISTA DO SEU TEMPO, DESAFIO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO

SER PROTAGONISTA DO SEU TEMPO, DESAFIO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO SER PROTAGONISTA DO SEU TEMPO, DESAFIO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO Na BNCC Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos),

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: MATEMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: MATEMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA TÍTULO: FORAM REALIZADAS ALGUMAS AULAS COM OS ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ QUEVEDO, SENDO UM DIA POR SEMANA. NESSAS AULAS, FORAM PRATICADAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU, ONDE DESENVOLVERAM GRÁFICOS CRIADOS

Leia mais

CRÔNICAS DA GIOVANNA: BLOG COMO POSSIBILIDADE DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

CRÔNICAS DA GIOVANNA: BLOG COMO POSSIBILIDADE DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA XVIIIEncontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 CRÔNICAS DA GIOVANNA: BLOG COMO POSSIBILIDADE DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Leia mais

ARTICULAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÕES ALGÉBRICAS E GRÁFICAS DE UMA FUNÇÃO: CONSTRUINDO CONJECTURAS POR MEIO DO GEOGEBRA

ARTICULAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÕES ALGÉBRICAS E GRÁFICAS DE UMA FUNÇÃO: CONSTRUINDO CONJECTURAS POR MEIO DO GEOGEBRA ARTICULAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÕES ALGÉBRICAS E GRÁFICAS DE UMA FUNÇÃO: CONSTRUINDO CONJECTURAS POR MEIO DO GEOGEBRA Fernanda Elisbão Silva de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática UFMS

Leia mais

TRATAMENTO VETORIAL DA GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA. Elisabete Teresinha Guerato Licenciada em Matemática USP

TRATAMENTO VETORIAL DA GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA. Elisabete Teresinha Guerato Licenciada em Matemática USP TRATAMENTO VETORIAL DA GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA Elisabete Teresinha Guerato Licenciada em Matemática USP Luiz Gonzaga Xavier de Barros Doutor em Matemática - USP Universidade Bandeirante de São Paulo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) E SUAS INFLUÊNCIAS NA MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO: POSSIBILIDADES PARA A TRIGONOMETRIA

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) E SUAS INFLUÊNCIAS NA MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO: POSSIBILIDADES PARA A TRIGONOMETRIA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) E SUAS INFLUÊNCIAS NA MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO: POSSIBILIDADES PARA A TRIGONOMETRIA Victor Marcelino de O. Santoianni Universidade Estadual da Paraíba; marcelinovictor22@gmail.com

Leia mais

UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco amanda_mat123@hotmail.com

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE World English. Ensino de Inglês. PIBID. Multiletramento.

PALAVRAS-CHAVE World English. Ensino de Inglês. PIBID. Multiletramento. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Prof. Ms. Leonardo Anselmo Perez

Prof. Ms. Leonardo Anselmo Perez Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica (SEL 5720) Avaliação + Tecnologia: é possível! Apresentação do projeto que serviu de base

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM GOMES, T 1, SCHÜNKE, M.A 2, ZEVE, C.M.D. 3. Palavras-Chave: Objetos de Aprendizagem,

Leia mais

O Robô Educador Introdução

O Robô Educador Introdução O Robô Educador Introdução A LEGO Education tem o prazer de lhe trazer o Robô Educador uma seleção de atividades tutoriais que apresenta de maneira estruturada e divertida como começar com o seu LEGO MINDSTORMS

Leia mais

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura Elmara Souza Lucas Ferreira Roberto Costa Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ENSINO SUPERIOR Nilton Cezar Ferreira IFG Campus Goiânia

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ENSINO SUPERIOR Nilton Cezar Ferreira IFG Campus Goiânia XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ENSINO SUPERIOR Nilton Cezar Ferreira

Leia mais

A MODELIX ROBOTICS INOVA NA METODOLOGIA DE ENSINO DA ROBÓTICA

A MODELIX ROBOTICS INOVA NA METODOLOGIA DE ENSINO DA ROBÓTICA A MODELIX ROBOTICS INOVA NA METODOLOGIA DE ENSINO DA ROBÓTICA A novidade agora é que os kits didáticos, que ensinam desde os fundamentos das ciências até a programação de robôs, podem ser adquiridos pelas

Leia mais

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)

Escolas. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013) Escolas Para informar as escolas onde os bolsistas desenvolverão suas atividades, o proponente deverá ter em mãos o código da escola. O código pode ser verificado junto à própria escola ou na página Data

Leia mais

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE TRIGONOMETRIA

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE TRIGONOMETRIA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE TRIGONOMETRIA Alefe de Sousa Carvalho (1); Gleidson José Dumont Oliveira (2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba alefematematico@hotmail.com

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DO TIPO APPLETS NO ENSINO DA GEOMETRIA

UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DO TIPO APPLETS NO ENSINO DA GEOMETRIA UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DO TIPO APPLETS NO ENSINO DA GEOMETRIA GT 06 Formação de professores de matemática: práticas, saberes e desenvolvimento profissional Jussara Aparecida da

Leia mais

UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO Natália Érika Laurentino Barbosa 1* ; Raoni de Araújo Pegado 2 ; Allyson Teixeira Ribeiro 1** ; Carlos José da Silva Pinto 3 ; Ruth

Leia mais

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Calculadora, Atividades Didáticas.

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Calculadora, Atividades Didáticas. CALCULADORAS NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO ESTE RECURSO DIDÁTICO Ilisandro Pesente Universidade Luterana do Brasil ilisandropesente@bol.com.br Clarissa de Assis Olgin Universidade Luterana

Leia mais

Autor (1) Amélia Maria Rodrigues Oliveira INTRODUÇÃO

Autor (1) Amélia Maria Rodrigues Oliveira INTRODUÇÃO O USO DOS KITS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO ESTUDO DA DISCIPLINA DE FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL ARRUDA CÂMARA NA CIDADE DE POMBAL PB Autor (1) Amélia Maria Rodrigues Oliveira Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ

FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 1º ano 4º Bimestre /2014 Plano de Trabalho-2 Cursista Isa Louro Delbons Grupo - 02 Tutor Rodolfo Gregório de Moraes Um matemático é uma

Leia mais

Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica

Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica Giselle Maria Carvalho da Silva Lima 1, Maria do Carmo Lima 1, Marlene Coelho de Araujo 1 1 Utec Gregório Bezerra Prefeitura

Leia mais

Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2

Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2 Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2 Prof.ª Sandra Mara Finco Realização: Foco Projeto da disciplina eletiva Dirigido para o desenvolvimento e melhoria

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA COMO USAR OS MATERIAIS DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA (LVM) DA UNIJUÍ Tânia Michel

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Software GeoGebra; Formação de Professores.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Software GeoGebra; Formação de Professores. POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Débora Janaína Ribeiro e Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba debora_jr10@yahoo.com.br

Leia mais

STEM e o ensino de ciências por investigação

STEM e o ensino de ciências por investigação Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/12583/stem-e-oensino-de-ciencias-por-investigacao Publicado em NOVA ESCOLA 21 de Setembro 2018 Análise do especialista STEM e o ensino de ciências

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCE Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCE Departamento de Matemática Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCE Departamento de Matemática PLANO DE CURSO 2017-II MAT 208 Prática de Ensino de Matemática IV (sujeito a alterações durante

Leia mais

AVALIAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL: UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA.

AVALIAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL: UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades AVALIAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL: UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Giselle de Jesus Pereira Soares Instituto Federal

Leia mais

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto progressivo

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Bruno

Leia mais

A BNCC e o Direito de Aprender

A BNCC e o Direito de Aprender A BNCC e o Direito de Aprender 2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É

Leia mais

RESULTADO DOS TRABALHOS INSCRITOS PARA II SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO- CAMPUS TELÊMACO BORBA

RESULTADO DOS TRABALHOS INSCRITOS PARA II SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO- CAMPUS TELÊMACO BORBA DOS TRABALHOS INSCRITOS PARA II SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO- CAMPUS TELÊMACO BORBA "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS EXPERIMENTAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO

Leia mais

- Kit Educacional F1. Investimento:"preço sob consulta".

- Kit Educacional F1. Investimento:preço sob consulta. - Kit Educacional F1 Descrição: Kit educacional voltado a turmas de fundamental 1 (5 a 9 anos) com suporte para turmas de 20 alunos. Todas as peças estruturais Modelix, circuitos eletroeletrônicos como

Leia mais

E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA

E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO USO DAS TIC NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES DO 1º GRAU ÁDISSON ALVES PEREIRA JOSIRENE MARIA REUTERS FISCHER DE CAMARGO E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Arthur de Araújo FILGUEIRAS Universidade Federal da Paraíba arthurfilgueiras@yahoo.com.br 1. INTRODUÇÃO Dentro do atual cenário

Leia mais

A FUNÇÃO SENO NO GRAPHMÁTICA RESUMO

A FUNÇÃO SENO NO GRAPHMÁTICA RESUMO A FUNÇÃO SENO NO GRAPHMÁTICA Elisson Nascimento da Silva Fernanda dos Santos Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB RESUMO A tecnologia nos ajuda com uma importante ferramenta para desenvolver

Leia mais

PROPOSTA DE ATIVIDADE

PROPOSTA DE ATIVIDADE PROPOSTA DE ATIVIDADE 1- Título: Visualizando e estudando sistemas de inequações 2- Autor: Claudilete Frighetto Corbari 3- Aplicativo utilizado: Geogebra 4- Disciplina: Matemática 5- Objetivos / Expectativas

Leia mais

TANGRAM: TRANSFORMANDO E FRACIONANDO

TANGRAM: TRANSFORMANDO E FRACIONANDO TANGRAM: TRANSFORMANDO E FRACIONANDO Cleusiane Vieira Silva Diana Maia de Lima cleusianesilva@gmail.com prof-diana@hotmail.com Pontifícia Universidade Católica PUCSP Brasil Tema: Bloco V Materiais e Recursos

Leia mais

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA

Leia mais

Palavras-chave: Práticas Educativas; matemática; informática; softwares.

Palavras-chave: Práticas Educativas; matemática; informática; softwares. UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: CONSTRUINDO SOFTWARES MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA LAZARUS. Lutiele Machado Godois Instituto Federal Farroupilha- Campus São Borja lutigodois@gmail.com

Leia mais

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Vivian Timbó Magalhães Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC); RESUMO Esse artigo expõe sobre os hábitos de uso das

Leia mais

Aprimora. Ensino Fundamental

Aprimora. Ensino Fundamental Aprimora Ensino Fundamental Acessar o aplicativo Aprimora EF utilizando o login/senha do Portal CSD. No Aprimora EF, a recomendação dos módulos a serem estudados é realizada por meio de passarinhos, sendo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO Caroline Saúgo EXPLORANDO A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ALTERNATIVA DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Passo Fundo 2016 PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL:

Leia mais

Planificação anual 2018/19

Planificação anual 2018/19 Planificação anual Propõe-se a seguinte distribuição dos conteúdos pelos diferentes períodos: 1. Período 2. Período 3. Período Números racionais Expressões algébricas. Potenciação. Raízes quadradas e cúbicas

Leia mais

Palavras-chave: Ensino Superior. Educação do Campo. Cálculo de Integral.

Palavras-chave: Ensino Superior. Educação do Campo. Cálculo de Integral. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O CÁLCULO DA ÁREA DA REGIÃO HABITACIONAL DO POVOADO DE RIACHO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Habilitação

Leia mais

ROBÓTICA EDUCACIONAL

ROBÓTICA EDUCACIONAL Qualidade do Ensino e Gestão de Sala de Aula Objetivo -Relacionar estudos de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia entre outros; -Desenvolver o Protagonismo Juvenil (jovem sujeito

Leia mais

LIMITES E DERIVADAS COM O SOFTWARE MATHEMATICA 10.3

LIMITES E DERIVADAS COM O SOFTWARE MATHEMATICA 10.3 Sociedade Brasileira de Matemática Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades LIMITES E DERIVADAS COM O SOFTWARE MATHEMATICA 10.3 Cláudio Firmino Arcanjo Secretaria de Estado da de Alagoas

Leia mais

Grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação

Grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação Grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação (Currículo 3 aprovado pelo CDI em 23/12/15) - Carga Horária Carga Horária Núcleo Básico 1.260h Carga Horária Núcleo Profissionalizante

Leia mais

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA Descrição da plataforma A epromove é uma plataforma de aprendizagem a distância, desenvolvida por profissionais brasileiros com o intuito de atender às necessidades de nossas universidades

Leia mais

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ PARA RESOLUÇÃO DO CUBO DE RUBIK RESUMO

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ PARA RESOLUÇÃO DO CUBO DE RUBIK RESUMO ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ PARA RESOLUÇÃO DO CUBO DE RUBIK Rodolfo F. BECKER 1 ; Luiz F. A. RODRIGUES 2 ; Heber R. MOREIRA 3 RESUMO O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é considerado

Leia mais

UTILIZANDO APPLETS EM ATIVIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COM GEOMETRIA ANALÍTICA

UTILIZANDO APPLETS EM ATIVIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COM GEOMETRIA ANALÍTICA UTILIZANDO APPLETS EM ATIVIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COM GEOMETRIA ANALÍTICA GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Joseide Justin

Leia mais

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC E.E.E.F.M. MARIA ARLETE TOLEDO Rua Ana Néri - n 6361 - fone: 3321 3876 PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL Não há ramo

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA.

O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. Luiz Augusto De Souza Conceição, augusto16-bn@hotmail.com Izabelle Luize Siqueira Pinheiro

Leia mais

TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT

TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT Janine Freitas Mota Universidade Estadual de Montes Claros / Fundação Educacional Montes Claros janinemota@gmail.com João Bosco Laudares Pontifícia

Leia mais

UMA AULA DE DESENHO GEOMÉTRICO COM O GEOGEBRA

UMA AULA DE DESENHO GEOMÉTRICO COM O GEOGEBRA UMA AULA DE DESENHO GEOMÉTRICO COM O GEOGEBRA Ana Paula Nunes Braz Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco apnbf@yahoo.com.br Amanda Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco amanda_mat123@hotmail.com

Leia mais

ANÁLISE DE PROPOSTAS DE TRABALHO PLANEJADAS COM O SOFTWARE WINPLOT COM VISTAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

ANÁLISE DE PROPOSTAS DE TRABALHO PLANEJADAS COM O SOFTWARE WINPLOT COM VISTAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE TRABALHO PLANEJADAS COM O SOFTWARE WINPLOT COM VISTAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Leandra Anversa Fioreze leandra.fioreze@gmail.com UFSM/UFRGS Brasil Tema:

Leia mais

XI ENPEC de julho de Primeira Circular

XI ENPEC de julho de Primeira Circular Apresentação XI ENPEC 03-06 de julho de 2017 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência Primeira Circular O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um

Leia mais

GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE. Fase 1 Carga horária total: 360h

GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE. Fase 1 Carga horária total: 360h Ciência da Computação CÂMPUS LAGES Instrumentos Regulatórios (Resolução CEPE e CONSUP ou Portaria de reconhecimento do curso pelo MEC) RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 39, DE 13 DE AGOSTO DE 2014. RESOLUÇÃO CONSUP/IFSC

Leia mais

UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA

UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA José Hélio Henrique de Lacerda (PIBIC/MATEMÁTICA/UEPB) heliohlacerda@gmail.com Helder Flaubert Lopes de Macêdo (MATEMÁTICA/UEPB) helderflm@gmail.com

Leia mais

EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A EXTENSÃO GERADA PELA PESQUISA

EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A EXTENSÃO GERADA PELA PESQUISA Resumo ISSN 2316-7785 EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: A EXTENSÃO GERADA PELA PESQUISA Sandra Mara Marasini Universidade de Passo Fundo marasini@upf.br Neiva Ignês Grando Universidade de Passo

Leia mais

O USO DO KIT LEGO MINDSTORMS EDUCATION EV3 NO ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA

O USO DO KIT LEGO MINDSTORMS EDUCATION EV3 NO ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA O USO DO KIT LEGO MINDSTORMS EDUCATION EV3 NO ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA 1. Introdução Davi Colombo Gonçalves Leciane Eufrásio Coelho Rafael Ramos Maciel Silvana Fernandes

Leia mais

Uma Arquitetura Pedagógica baseada na diversidade de estratégias de ensino: proposta para o ensino técnico em informática

Uma Arquitetura Pedagógica baseada na diversidade de estratégias de ensino: proposta para o ensino técnico em informática Uma Arquitetura Pedagógica baseada na diversidade de estratégias de ensino: proposta para o ensino técnico em informática Dezembro - 2006 Apresentação Éder Marinho de Oliveira edermarinho@brturbo brturbo.com..com.br

Leia mais

A ESCOLA QUE OS JOVENS QUEREM TENDÊNCIAS. Pesquisa escuta brasileiros de 13 a 21 anos sobre seus desejos em relação a escola

A ESCOLA QUE OS JOVENS QUEREM TENDÊNCIAS. Pesquisa escuta brasileiros de 13 a 21 anos sobre seus desejos em relação a escola QUE OS JOVENS QUEREM Pesquisa escuta brasileiros de 13 a 21 anos sobre seus desejos em relação a escola TENDÊNCIAS Inovações que conectam a educação com a sociedade e os alunos do século 21. 132 mil jovens

Leia mais