Construindo Caminhos para Análise de Políticas de Saúde no Brasil: o debate sobre a perspectiva do ciclo de política

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construindo Caminhos para Análise de Políticas de Saúde no Brasil: o debate sobre a perspectiva do ciclo de política"

Transcrição

1 Construindo Caminhos para Análise de Políticas de Saúde no Brasil: o debate sobre a perspectiva do ciclo de política Monica de Rezende Tatiana Wargas de Faria Baptista Financiamento FAPERJ

2 Caminhante, não há caminho, faz-se caminho ao andar... Antonio Machado Construir caminhos para a análise de políticas públicas de saúde: este poderia ser efetivamente um resumo das pretensões deste projeto. Caminho que não é dado; que precisa ser construído por cada pesquisador; que se faz ao caminhar. A ideia central é criar e compartilhar um material que sirva para nossos aprendizados neste caminhar pelas análises de políticas de saúde.

3 Pontos de Partida Consideramos desejável que mais pessoas se engajem em pesquisas voltadas para as análises das políticas de saúde no Brasil. Para a análise de políticas, é interessante explorar os potenciais de uma abordagem construcionista da ciência, que permita uma produção do conhecimento implicada. Significa pensar as análises das políticas como uma área interdisciplinar, na qual o pesquisador pode realizar escolhas teórico metodológicas a partir de um repertório mais amplo do que um recorte disciplinar específico. (Capítulo 1)

4 Pontos de Partida Para tanto... Há que se valorizar as especificidades do Estado brasileiro. Há que se rejeitar a redução das políticas a ação dos governos, reconhecendo as tramas dos processos políticos na vida. (Capítulo 2)

5 Três grandes desafios 1. Reconhecer nossa trajetória política, social e cultural e suas interferências no processo político. 2. Desenvolver e adaptar conceitos e abordagens que possam dar conta do nosso modo de construção das políticas. 3. Explorar e desenvolver metodologias de análise que possibilitem a reflexão sobre os objetivos e alcances dos estudos e os desafios que se apresentam em cada caso.

6 Dois produtos 1. um livro sobre os caminhos possíveis na análise de políticas de saúde. 1. um site com a divulgação de todos os conteúdos do livro, links e materiais diversos.

7 O debate sobre a perspectiva do Ciclo da Política Objetivos do estudo: Colocar em análise o referencial do ciclo da política discutindo seus limites e possibilidades nas análises das políticas de saúde, ressaltando as características referentes ao modo de construção das políticas no Brasil.

8 Etapas do estudo: O debate sobre a perspectiva do Ciclo da Política 1. Recuperação da trajetória de formação do campo de análise das políticas, da configuração da proposta do ciclo e das fases da política e dos momentos de mudança incrementais pelas quais passou o modelo. (Capítulo 5) 2. Mediação da discussão proposta na 1ª etapa com a discussão e abordagem proposta por Stephen Ball. (Capítulo 6)

9 A Perspectiva do Ciclo da Política Capítulo 5 Ciclo da política - perspectiva corrente e compartilhada nos estudos de análise das políticas de saúde no Brasil. Recorta as diversas fases do processo político formação de agenda, formulação, implementação e avaliação estabelecendo um desenho sistemático. Possibilita, assim, o estudo e o acompanhamento dos processos de negociação e desenvolvimento das políticas públicas de saúde.

10 A Perspectiva do Ciclo da Política Capítulo 5 É um referencial que vem ao encontro tanto dos interesses acadêmicos presentes nos estudos de política como dos interesses políticos do fazer da gestão em saúde (processo de tomada de decisão). Gera uma artificialidade do entendimento do processo político que não é colocada em discussão. Com isso, deixa-se de lado uma análise crítica importante das contribuições advindas do uso desta abordagem.

11 Abordagem proposta por Stephen Ball Capítulo 6 Abordagem do Ciclo de Políticas Criada por Stephen J. Ball (IOE/ University of London) e cols. a partir da década de Noção de políticas públicas: Política como texto Política como discurso Política como processos e conseqüências

12 Abordagem proposta por Stephen Ball Capítulo 6 Política como texto Enunciado oficial e formal produzido por um ou mais governos com a intenção de ocasionar algum efeito na sociedade. texto oficial = produto inacabado de esforços coletivos em múltiplos níveis de interpretação e tradução.

13 Abordagem proposta por Stephen Ball Capítulo 6 Política como texto As políticas são mediações, codificadas de formas complexas a partir de embates, acordos e interpretações e reinterpretações por parte das autoridades públicas, e decodificadas, também de maneiras complexas, pela interpretação por parte dos atores envolvidos, atribuindo significados em função de suas histórias, experiências e possibilidades. Apesar do enfoque na ação dos governos, é preciso considerar as diferentes formas de relação e interação existente com outras instituições e grupos da sociedade no processo político das políticas.

14 Abordagem proposta por Stephen Ball Capítulo 6 Política como discurso Aponta para as disputas por poder, pelo controle de bens (recursos) e de discursos, em termos de vantagens e legitimidade sociais, que ocorrem tanto intra quanto intersetorialmente, inseridas numa conjuntura histórica. Atuam no que pode ser dito e pensado, mas também sobre quem pode falar, quando, onde e com que autoridade. (Foucault)

15 Abordagem proposta por Stephen Ball Capítulo 6 Política como discurso Constroem certas possibilidades de pensamentos (idéias, conceitos) e excluem outras, fazendo com que as lutas sobre a interpretação e aprovação de políticas ocorram e se ajustem dentro de uma estrutura discursiva movente, que articula e restringe as possibilidades e probabilidades de interpretação e aprovação.

16 Abordagem proposta por Stephen Ball Capítulo 6 Política como processos e conseqüências Diferencia-se da perspectiva tradicional do Ciclo de Políticas que as divide, grosso modo, em quatro etapas: formação da agenda, formulação da política, implementação e avaliação dos resultados. Inova ao pensar estas etapas não como fases da política, que em última instância servem para organizá-las, permitindo sua análise de uma maneira predeterminada, mas como processos que ocorrem desordenadamente ao longo de sua trajetória.

17 Abordagem proposta por Stephen Ball Capítulo 6 Política como processos e conseqüências Admite uma dimensão dentro da qual as políticas se movem e os consensos e conflitos acontecem, denominadas pelos autores de contextos: contexto da produção de textos contexto da influência contexto da prática Esses contextos não possuem entre si dimensão temporal ou seqüencial e não se constituem como etapas lineares. Estão inter-relacionados e podem mesmo ser encontrados uns dentro dos outros.

18 Abordagem proposta por Stephen Ball Capítulo 6 Caminhos para a análise Parte do pressuposto de que as políticas estão em permanente movimento através do tempo e do espaço, delineando uma trajetória e mantendo sempre um grau de incerteza sobre onde vai chegar. Desta forma, o objetivo de analisar uma política passa a ser entender como ela se move entre os distintos contextos e dentro de cada um deles, bem como a maneira como se transforma quando está se movendo ao longo de sua trajetória.

19 Abordagem proposta por Stephen Ball Capítulo 6 Caminhos para a análise Busca compreender o movimento único de cada política a ser estudada, por intermédio: da identificação dos elementos constituintes destas políticas e da compreensão da interação impar destes elementos em sua específica conjuntura histórica.

20 O debate sobre a perspectiva do Ciclo da Política Os resultados deste estudo indicam que a ideia de um ciclo da política com fases delimitadas parece funcionar muito mais como um artifício para o controle e definição de políticas que subsidiem a tomada de decisão do que para análises críticas dos processos políticos em curso. Na perspectiva crítica do processo político, importa saber o movimento das políticas em seus diversos contextos e os arranjos que se constituem em cada caso, de modo a possibilitar análises que ultrapassem meras reproduções de modelos políticos racionais e universais.

21 O debate sobre a perspectiva do Ciclo da Política Pode ser útil trabalhar com a ideia de ciclo na análise de uma política, porém, é preciso atentar para o uso que se fará deste recurso, que pode em última medida prejudicar a análise proposta.

22 O debate sobre a perspectiva do Ciclo da Política Obrigada! monica.rezende@ensp.fiocruz.br twargas@ensp.fiocruz.br caminhosparaanalise@googlegroups.com

23 Dois produtos

A Análise da Política proposta por Ball

A Análise da Política proposta por Ball A Análise da Política proposta por Ball Mônica de Rezende Tatiana Wargas de Faria Baptista Este texto integra o material Caminhos para análise de políticas de saúde, produzido com apoio da Faperj, e disponibilizado

Leia mais

Material Didático para Formação em Pesquisa: metodologias qualitativas em estudos de políticas públicas de saúde. Oficina II. Financiamento FAPERJ

Material Didático para Formação em Pesquisa: metodologias qualitativas em estudos de políticas públicas de saúde. Oficina II. Financiamento FAPERJ Material Didático para Formação em Pesquisa: metodologias qualitativas em estudos de políticas públicas de saúde Oficina II Financiamento FAPERJ A proposta de construção do Material NOSSAS QUESTÕES DE

Leia mais

Material Didático para Formação em Pesquisa: metodologias qualitativas em estudos de políticas públicas de saúde Oficina I

Material Didático para Formação em Pesquisa: metodologias qualitativas em estudos de políticas públicas de saúde Oficina I Material Didático para Formação em Pesquisa: metodologias qualitativas em estudos de políticas públicas de saúde Oficina I Financiamento FAPERJ O Projeto e sua história Parcerias em disciplinas com o objetivo

Leia mais

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS EFEITOS DO PIBID: UMA ANÁLISE EM TRÊS SUBPROJETOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM IES DO ESTADO DE SC

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS EFEITOS DO PIBID: UMA ANÁLISE EM TRÊS SUBPROJETOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM IES DO ESTADO DE SC POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS EFEITOS DO PIBID: UMA ANÁLISE EM TRÊS SUBPROJETOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM IES DO ESTADO DE SC Milena Engels de Camargo mi_engels@yahoo.com.br FURB- Universidade Regional de Blumenau

Leia mais

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais ESP/MG 2 Oficina

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais ESP/MG 2 Oficina Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais ESP/MG 2 Oficina Especialização em Saúde Pública: possibilidades, trajetórias e novas configurações Novembro/2015 Especialização de Saúde Pública como

Leia mais

Capacitação em Eventos

Capacitação em Eventos Diretrizes para implementação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS Capacitação em Eventos V Encontro Nacional da RENAST Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de

Leia mais

prática como parte da política, visto que sentidos da prática estão representados nas políticas de forma bastante imbricada, evidenciando a constante

prática como parte da política, visto que sentidos da prática estão representados nas políticas de forma bastante imbricada, evidenciando a constante POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: A ATUAÇÃO DA COMUNIDADE DISCIPLINAR DE ENSINO DE BIOLOGIA Flávia de Mattos Giovannini Busnardo UERJ Agência Financiadora: CNPq No âmbito das reformas educacionais

Leia mais

Tema Segurança Hídrica Painel: Pedro Roberto Jacobi, Procam e FE/USP

Tema Segurança Hídrica Painel: Pedro Roberto Jacobi, Procam e FE/USP Tema Segurança Hídrica Painel: Pedro Roberto Jacobi, Procam e FE/USP IV Conferência sobre Mudanças Globais Abril 4-7 2011 São Paulo Pedro Roberto Jacobi Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da

Leia mais

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02 Projeto de Pesquisa Noções gerais, conceitos e etapas Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho Texto nº 02 FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Etapas x Tempo Cronograma Escolha do Tema Projeto

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 33 2009 33 INTRODUÇÃO O presente trabalho é um estudo de caso sobre a construção de identidades no bairro Maré, a partir do acervo fotográfico do Arquivo Documental Orosina

Leia mais

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas

Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Políticas Públicas II O Ciclo das Políticas Públicas Professora: Geralda Luiza de Miranda Agosto/2011 Tema da aula Visões do ciclo de política: clássica; processo simples e linear; Implementação como formulação

Leia mais

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú Catalogação: Cleide de Albuquerque Moreira Bibliotecária/CRB 1100 Revisão: Elias Januário Revisão Final: Karla Bento de Carvalho Consultor: Luís Donisete Benzi Grupioni Projeto Gráfico/Diagramação: Fernando

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: currículo, política, cultura.

Resumo. Palavras-chave: currículo, política, cultura. O Projeto político-pedagógico com meio de Planejamento Curricular: Analisando como a Escola Produz sua Política Identitária. Resumo Autor: Nivia Cursino Faria Orientador: Débora Raquel Alves Barreiro Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Estudo realizado sobre gestão democrática, que foi realizado na sala Políticas e Gestão da Educação. O que

Leia mais

Projeto para a Implementação do Banco de Preços de Medicamentos da União das Nações Sul-americanas (UNASUL)

Projeto para a Implementação do Banco de Preços de Medicamentos da União das Nações Sul-americanas (UNASUL) SECRETÁRIA-GERAL DA UNASUL Ficha para a identificação de Iniciativas Conjuntas da UNASUL (PIC-UNASUL) I Nome do projeto: Implementação do Banco de Preços de Medicamentos da União das Nações Sul-americanas

Leia mais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais Interseccionalidade nas Ciências Sociais Autora: Ilane Cavalcante Lobato Alves da Silva 2º semestre/ 2017 Texto Teórico A sociedade é composta por diferentes tipos de agrupamentos e organizações. A partir

Leia mais

POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA Resumo: Humberto Luis de Jesus Secretaria Municipal de Educação - SP hljesus@prefeitura.sp.gov.br Neide Antonia Pessoa dos Santos Secretaria Municipal

Leia mais

JUVENTUDE E ESCOLA (RELAÇÃO JUVENTUDE E ESCOLA)

JUVENTUDE E ESCOLA (RELAÇÃO JUVENTUDE E ESCOLA) JUVENTUDE E ESCOLA (RELAÇÃO JUVENTUDE E ESCOLA) A expressão relação juventude e escola refere-se aos múltiplos aspectos envolvidos na interação entre os jovens alunos e a instituição escolar, quase sempre

Leia mais

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como 1ª série (144 p.): Unidade 1. Quem é você?; Unidade 2. A vida em família; Unidade 3. Moradia; Unidade 4. Escola; Unidade 5. Rua, que lugar é esse? 2ª série (144 p.): Unidade 1. O lugar onde você vive;

Leia mais

Uma formação dos professores que vai além dos saberes a serem ensinados

Uma formação dos professores que vai além dos saberes a serem ensinados Uma formação dos professores que vai além dos saberes a serem ensinados Philippe Perrenoud Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Genebra 2012 Endereços Internet http://www.unige.ch/fapse/sse/teachers/perrenoud/

Leia mais

Políticas Públicas I. Modelos de Análise de Políticas Públicas. Professora: Geralda Luiza de Miranda. Julho/2011

Políticas Públicas I. Modelos de Análise de Políticas Públicas. Professora: Geralda Luiza de Miranda. Julho/2011 Políticas Públicas I Modelos de Análise de Políticas Públicas Professora: Geralda Luiza de Miranda Julho/2011 Temas Modelos de análise: Institucional e sistêmico; Elitista e pluralista; Da teoria da escolha

Leia mais

POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS

POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS 1. JUSTIFICATIVA A saúde das pessoas com deficiência tem se configurado como um grande desafio

Leia mais

. ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS

. ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS . ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS ASPECTOS LEGAIS LEI Nº 4.751, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2012 Dispõe sobre o Sistema de Ensino e a Gestão Democrática do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal. PORTARIA Nº

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

COMO AS ESCOLAS FAZEM AS POLÍTICAS: atuação em escolas secundárias

COMO AS ESCOLAS FAZEM AS POLÍTICAS: atuação em escolas secundárias RESENHA COMO AS ESCOLAS FAZEM AS POLÍTICAS: atuação em escolas secundárias Por Leonardo Dias da Fonseca Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as

Leia mais

POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL ( ): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSOR

POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL ( ): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSOR 1 POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL (2006-2015): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSOR Rosely dos Santos Almeida Programa de Pós-Graduação da Universidade

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIA POLÍTICA Planejamento de Campanha Eleitoral Estudo dos conteúdos teóricos introdutórios ao marketing político, abordando prioritariamente os aspectos

Leia mais

ABRINDO DADOS SEM ABRIR A PRIVACIDADE DOS

ABRINDO DADOS SEM ABRIR A PRIVACIDADE DOS VIII Fórum Internet no Brasil - 2018 ABRINDO DADOS SEM ABRIR A PRIVACIDADE DOS CIDADÃOS: INTERSECÇÕES ENTRE POLÍTICA DE DADOS ABERTOS E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS. 1 INTRODUÇÃO: Aspectos da discussão:

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 7 O PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS A partir de agora, começamos o trabalho de classificação e análise dos dados da A correlação entre as

Leia mais

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Conteúdo da Unidade 2.1 Organização do Sistema Único de Saúde - SUS Principais tendências na política de saúde do Brasil 1. Sanitarismo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A comunicação humana. Técnicas de leitura e interpretação

Leia mais

quinta-feira, 16 de maio de 13

quinta-feira, 16 de maio de 13 POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 06 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua O CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS O modelo do ciclo das políticas públicas é uma concepção abstrata do processo político, que embora não corresponda

Leia mais

A PRÁTICA ARGUMENTATIVA DOS PROFESSORES NAS AULAS DE QUÍMICA

A PRÁTICA ARGUMENTATIVA DOS PROFESSORES NAS AULAS DE QUÍMICA A PRÁTICA ARGUMENTATIVA DOS PROFESSORES NAS AULAS DE QUÍMICA Rayane Taynara de Souza Melo¹; Magadã Marinho Rocha Lira² 1 Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, rayane.amociro89@hotmail.com

Leia mais

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Março de 2018 A pesquisa científica é atividade intelectual sistemática (teórica e metódica) que visa à construção de

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 2 A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Nesta segunda unidade vamos compreender qual é a função do método na elaboração da pesquisa. Este é um mecanismo

Leia mais

HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO À SAÚDE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1

HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO À SAÚDE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1 HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO À SAÚDE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1 Ademar Cavalheiro Almeida 2, Dionara Simoni Hermes Volkweis 3, Vera Lucia Freitag 4. 1 Revisão Bibliográfica 2 Autor/Apresentador. Acadêmico

Leia mais

Introdução às Políticas Públicas: apresentação do curso

Introdução às Políticas Públicas: apresentação do curso Introdução às Políticas Públicas: apresentação do curso Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Políticas Públicas Introdução às Políticas Públicas (4-0-4) Objetivo: capacitar os alunos a entender os principais

Leia mais

PESQUISA E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO

PESQUISA E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO PESQUISA E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO Graziela Fatima Giacomazzo Introdução Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que busca investigar o contexto da pesquisa nas Ciências Humanas, área de conhecimento

Leia mais

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 GESTÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL Davi Luiz Schmidt Diretor do Departamento de Participação Cidadã Secretaria de Planejamento, Gestão

Leia mais

ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 1 ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Luciana Schwengber Unisc Dr. Cláudio José de Olieira - Unisc Resumo: Este artigo consiste na problematização da produtividade das Provas do ENADE - Exame

Leia mais

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor

Leia mais

A diretriz básica do xxxx é a de um trabalho eminentemente educativo que permeia direta ou indiretamente todas as atividades e serviços

A diretriz básica do xxxx é a de um trabalho eminentemente educativo que permeia direta ou indiretamente todas as atividades e serviços A diretriz básica do xxxx é a de um trabalho eminentemente educativo que permeia direta ou indiretamente todas as atividades e serviços desenvolvidos, fazendo com que os mesmos ultrapassem seus objetivos

Leia mais

A GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS: O PAPEL DOS COMITÊS DE BACIAS

A GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS: O PAPEL DOS COMITÊS DE BACIAS A GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS: O PAPEL DOS COMITÊS DE BACIAS Ubirajara Patrício Álvares da Silva Engenheiro Agrônomo - UFRPE Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFC Gerente de Gestão

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

MUNINET REDE BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO MUNICIPAL DOCUMENTO SÍNTESE

MUNINET REDE BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO MUNICIPAL DOCUMENTO SÍNTESE MUNINET REDE BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO MUNICIPAL DOCUMENTO SÍNTESE A década de 80 introduziu na agenda internacional novos e importantes eixos conceituais para o desenvolvimento local. O movimento de descentralização

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Definição Análise de Conteúdo Análise de Conteúdo se define como um "conjunto de técnicas de análise das comunicações e aposta no rigor do método

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais DESIGUALDADE DE GÊNERO: UMA QUESTÃO DE NATUREZA IDEOLÓGICA Failon Mitinori Kinoshita (Acadêmico) failonpr2016@gmail.com Italo Batilani (Orientador), e-mail: batilani@hotmail.com Universidade Estadual do

Leia mais

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio A introdução da Sociologia no ensino médio é de fundamental importância para a formação da juventude, que vive momento histórico de intensas transformações sociais, crescente incerteza quanto ao futuro

Leia mais

LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha

LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha O projeto LER NÃO É PECADO... partiu da tentativa de

Leia mais

O Irã como financiador do Terrorismo: Uma Introdução

O Irã como financiador do Terrorismo: Uma Introdução - SEPesq O Irã como financiador do Terrorismo: Uma Introdução Carolina Monza da Silva Graduanda / Uniritter carolinamonza@hotmail.com Resumo: A presente investigação é um esboço de um Trabalho de Conclusão

Leia mais

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto PROJETO DE PESQUISA PÓS-DOUTORADO Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto Candidata: Mayara Dias de Souza Supervisor: Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano 1 RESUMO Reflexões

Leia mais

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 PERCURSO I: Eu com as outras - questionamos as dominações e somamos forças para potencializar as resistências e o agir coletivo.

Leia mais

RISCOS E PROCESSOS DECISÓRIOS. Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi Dra. Samia Nascimento Sulaiman Dra. Silvana Cutolo Dra. Sara Gurfinkel M.

RISCOS E PROCESSOS DECISÓRIOS. Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi Dra. Samia Nascimento Sulaiman Dra. Silvana Cutolo Dra. Sara Gurfinkel M. RISCOS E PROCESSOS DECISÓRIOS Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi Dra. Samia Nascimento Sulaiman Dra. Silvana Cutolo Dra. Sara Gurfinkel M. Godoy RISCOS e PROCESSOS DECISÓRIOS O grande desafio está em dar TRANSPARÊNCIA

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: PRESCRUTANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS

ENSINO DE LÍNGUA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: PRESCRUTANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS ENSINO DE LÍNGUA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: PRESCRUTANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS Maria Eliane Gomes Morais (PPGFP-UEPB) lia_morais.jta@hotmail.com Linduarte Pereira Rodrigues (DLA/PPGFP-UEPB) linduarte.rodrigues@bol.com.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE CONTEXTUALIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE ALERTAS DO INFOSAS 2016 1 Sumário 1 Contexto... 3 1.1 O papel do InfoSAS...

Leia mais

Contribuições do método experiencial à avaliação de políticas públicas.

Contribuições do método experiencial à avaliação de políticas públicas. Contribuições do método experiencial à avaliação de políticas públicas. Lea Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Ceará Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) Objetivos 1. Abordar duas

Leia mais

A Dimensão Social e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável

A Dimensão Social e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável V Mesa-Redonda da Sociedade Civil Brasil EU A Dimensão Social e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável Apresentação da Conselheira Lúcia Stumpf Porto, Portugal 7 a 9 de novembro de 2011 1 Contextualização

Leia mais

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 07 de março

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 07 de março Programa Novo Mais Educação Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro 07 de março bom dia Leitura Inicial Pechada - Luís Fernando Veríssimo https://goo.gl/fpqfn6 Apresentações

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG pair-mg@proex.ufmg.br http://pair.ledes.net Políticas Públicas Políticas Públicas Um conjunto de

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

COMPETÊNCIAS E DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA POSSIBILIDADE DE REORGANIZAÇÃO DO SABER PARA A PRODUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO

COMPETÊNCIAS E DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA POSSIBILIDADE DE REORGANIZAÇÃO DO SABER PARA A PRODUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO COMPETÊNCIAS E DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA POSSIBILIDADE DE REORGANIZAÇÃO DO SABER PARA A PRODUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO Tatiana Dias Ferreira PPGFP - UEPB thatdf@hotmail.com Fernanda Cristina

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 1o ano

Roteiro de trabalho para o 1o ano Roteiro de trabalho para o 1o ano No volume do 1º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Grandezas e medidas Comparação

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E PORTUGAL: UM ESTUDO COMPARADO

AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E PORTUGAL: UM ESTUDO COMPARADO AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E PORTUGAL: UM ESTUDO COMPARADO Doutoranda: Eliacir Neves França Orientador: Prof. Dr. Luís Enrique Aguilar Coorientador: Prof. Dr. Almerindo Janela

Leia mais

Acadêmicos: Franciele, Gabriele, José Edson e wygner

Acadêmicos: Franciele, Gabriele, José Edson e wygner Acadêmicos: Franciele, Gabriele, José Edson e wygner O grau de dependência que a sociedade moderna tem dos resultados da ciência e da tecnologia é tal que não podemos mais conceber a sua existência sem

Leia mais

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 2 0 1 3 PROPOSTA DA EXPOSIÇÃO Problematizar questão urbana e o direito à cidade Construir

Leia mais

O desafio da formulação da Política Educacional da Fiocruz

O desafio da formulação da Política Educacional da Fiocruz O desafio da formulação da Política Educacional da Fiocruz Manoel Barral-Netto VP Educação, Informação e Comunicação Reunião da Câmara Técnica de Educação Rio de Janeiro 26 de abril de 2018 Formulação

Leia mais

REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR. Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA -

REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR. Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA - REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA - O trabalho em equipe Pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho

Leia mais

Linguagem em (Dis)curso LemD, v. 9, n. 1, p , jan./abr. 2009

Linguagem em (Dis)curso LemD, v. 9, n. 1, p , jan./abr. 2009 Linguagem em (Dis)curso LemD, v. 9, n. 1, p. 187-191, jan./abr. 2009 RESENHA DE INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM: DISCURSO E TEXTUALIDADE [ORLANDI, E.P.; LAGAZZI- RODRIGUES, S. (ORGS.) CAMPINAS, SP:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

Conteúdo Programático - Políticas Públicas:

Conteúdo Programático - Políticas Públicas: Conteúdo Programático - Políticas Públicas: As diferentes conceituações de políticas públicas. Teorias e modelos para entender o ciclo das políticas públicas Ciência Politica e Políticas Públicas O que

Leia mais

AS RELAÇÕES ENTRE OS ORDENAMENTOS JURÍDICOS XV

AS RELAÇÕES ENTRE OS ORDENAMENTOS JURÍDICOS XV AS RELAÇÕES ENTRE OS ORDENAMENTOS JURÍDICOS XV I A pluralidade dos ordenamentos: - Um outro problema pertinente ao ordenamento jurídico é o das relações entre ordenamentos. Assim, para que possamos falar

Leia mais

Dança em cadeira de rodas e inclusão. Prof. Dr. Maria Beatriz Rocha Ferreira

Dança em cadeira de rodas e inclusão. Prof. Dr. Maria Beatriz Rocha Ferreira Dança em cadeira de rodas e inclusão Prof. Dr. Maria Beatriz Rocha Ferreira No último século ocorreram mudanças sociais importantes no mundo. Podemos observar mudanças de comportamentos, de organização

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 Curso: Graduação em Turismo Disciplina: Filosofia e Antropologia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Visão de mundo e

Leia mais

CURRÍCULO. Profª. Paula Regina Costa Ribeiro Profª. Raquel Pereira Quadrado

CURRÍCULO. Profª. Paula Regina Costa Ribeiro Profª. Raquel Pereira Quadrado FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CURRÍCULO Profª. Paula Regina Costa Ribeiro Profª.

Leia mais

Análise do discurso sobre o currículo presente em um referencial curricular oficial de Química para o ensino médio em Goiás-Brasil

Análise do discurso sobre o currículo presente em um referencial curricular oficial de Química para o ensino médio em Goiás-Brasil Análise do discurso sobre o currículo presente em um referencial curricular oficial de Química para o ensino médio em Goiás-Brasil Ribeiro Jr 1, Ramon Marcelino, Echeverría 2, Agustina Rosa Categoria 2.

Leia mais

O SENTIDO, O CONHECIMENTO E A INTERPRETAÇÃO: PESPECTIVA HERMENÊUTICA NA EDUCAÇÃO

O SENTIDO, O CONHECIMENTO E A INTERPRETAÇÃO: PESPECTIVA HERMENÊUTICA NA EDUCAÇÃO UNIVERSIDAD AUTONOMA DEL SUR UNASUR MESTRADO EM EDUCAÇÃO O SENTIDO, O CONHECIMENTO E A INTERPRETAÇÃO: PESPECTIVA HERMENÊUTICA NA EDUCAÇÃO Altemária dos Santos Andrade Josinete Vieira Soares de Almeida

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

PROVA DISCURSIVA- ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL. Nome: CPF: Instruções

PROVA DISCURSIVA- ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL. Nome: CPF: Instruções PROVA DISCURSIVA- ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL Nome: CPF: Instruções 1. Escreva seu nome e o seu CPF, de forma legível, nos locais indicados. 2. ORIENTAÇÕES GERAIS: 2.1. A

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

O QUE SÃO MODELOS DE AVALIAÇÃO?

O QUE SÃO MODELOS DE AVALIAÇÃO? O QUE SÃO MODELOS DE AVALIAÇÃO? MARLY CRUZ E ELIZABETH MOREIRA Podemos adiantar que esta não é uma questão muito simples de ser respondida. Ela por si já é controversa e polêmica. Torna-se ainda mais cheia

Leia mais

Palavras-chave: Geografia, Ensino; Fotografia Aérea com Pipa; Cidade; Urbano.

Palavras-chave: Geografia, Ensino; Fotografia Aérea com Pipa; Cidade; Urbano. A FOTOGRAFIA AÉREA NO AUXÍLIO AO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR NAPOLEÃO SALLES: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA À PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA MICHELE FERNANDA MARCELINO RENZO Aluna e Bolsista

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

Missão. Onde atuamos. Nossa sede fica em São Paulo (SP), com atuação em todo o território nacional.

Missão. Onde atuamos. Nossa sede fica em São Paulo (SP), com atuação em todo o território nacional. Missão Somos uma organização da sociedade civil brasileira que facilita processos de desenvolvimento social, ajuda indivíduos a compreenderem e aprofundarem sua atuação e apoia a sustentabilidade de comunidades,

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

PAIR Copa e Grandes Obras

PAIR Copa e Grandes Obras PAIR Copa e Grandes Obras INSTITUCIONAL Fruto de uma parceria firmada em 2002 entre o Governo Brasileiro e Organizações Internacionais. O PAIR écoordenado peloprograma Nacional de Enfrentamento da Violência

Leia mais

Saúde e espaço social: reflexões Bourdieusianas. Ligia Maria Vieira da Silva Instituto de Saúde Coletiva - UFBa

Saúde e espaço social: reflexões Bourdieusianas. Ligia Maria Vieira da Silva Instituto de Saúde Coletiva - UFBa Saúde e espaço social: reflexões Bourdieusianas Ligia Maria Vieira da Silva Instituto de Saúde Coletiva - UFBa Plano da exposição Lacunas no conhecimento Conceitos de saúde e de normatividade em Canguilhem

Leia mais

Reflexões sobre a Lei e a sua efetividade

Reflexões sobre a Lei e a sua efetividade Reflexões sobre a Lei 9.433 e a sua efetividade Ubirajara Patrício Álvares da Silva Engenheiro Agrônomo - UFRPE Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFC Gerente de Gestão Participativa COGERH -

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Dra. Léia Salles Coordenadora de pesquisa leia.salles@blossomedu.com.br As etapas de uma pesquisa são: Planejamento, execução, divulgação

Leia mais

Jacques Therrien, UFC/UECE

Jacques Therrien, UFC/UECE Jacques Therrien, UFC/UECE ALGUNS PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAR: É O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE RECONSTRUÇÃO CRIATIVA DE SI E DO MUNDO SOCIAL ONDE CONVIVEMOS É

Leia mais

Marcos Azeredo Werneck Paulo Sávio A. Goes Maria Helena Machado

Marcos Azeredo Werneck Paulo Sávio A. Goes Maria Helena Machado 533 Inbox 1 MESA IV Marcos Azeredo Furquim Werneck Paulo Sávio A. Góes Maria Helena Machado Mesa IV Marcos Azeredo Werneck Paulo Sávio A. Goes Maria Helena Machado PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL Marcos

Leia mais

Quais são os objetivos mais comuns da pesquisa social?

Quais são os objetivos mais comuns da pesquisa social? A pesquisa científica O que é pesquisa? Quais são os objetivos mais comuns da pesquisa social? 1. Identificar padrões de ocorrência de fenômenos e as relações entre eles; 2. Testar teorias; 3. Fazer previsões;

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA

PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA Cristina Almeida 1 "A rejeição pura e simples gera o preconceito e o fechamento; a reflexão, ao contrário, é o que caracteriza o espírito científico atitude pessoal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Metodologia da Educação Física Escolar Campus Juiz de Fora

PROCESSO SELETIVO Metodologia da Educação Física Escolar Campus Juiz de Fora Questão 01: No livro Da Cultura do Corpo, de Jocimar Daólio, o autor leva-nos a um agradável passeio pela antropologia social e desperta o interesse dos professores de Educação Física a repensar a corporeidade

Leia mais