Dança em cadeira de rodas e inclusão. Prof. Dr. Maria Beatriz Rocha Ferreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dança em cadeira de rodas e inclusão. Prof. Dr. Maria Beatriz Rocha Ferreira"

Transcrição

1 Dança em cadeira de rodas e inclusão Prof. Dr. Maria Beatriz Rocha Ferreira

2 No último século ocorreram mudanças sociais importantes no mundo. Podemos observar mudanças de comportamentos, de organização das sociedades, de programas educacionais, de políticas, de direitos humanos, entre outros.

3 Antigamente não se pensava que as pessoas com deficiências pudessem dançar, fazer apresentações e muito menos competir. Elas estavam à margem da sociedade. Eram totalmente excluídas.

4 E hoje, como será que a situação está?

5 Atualmente as pessoas com deficiências ainda são muitas vezes excluídas socialmente, pois trazem a marca da diferença. Embora muito já se tenha feito nas últimas décadas, para que saíssem de um total abandono social. Para se chegar a situação atual, houveram esforços de muitas pessoas e áreas do conhecimento propiciando um avanço no conhecimento sobre deficiências, o reconhecimento dos direitos humanos, mudanças sócio-políticas em diferentes países, especialmente as dos países desenvolvidos economicamente, como Estados Unidos, Canadá e Europa.

6 DESAFIOS O desafio é reconhecer a pessoa com deficiência como um todo e com capacidades diferenciadas. Ao se valorizar outros aspectos da pessoa, e não somente a deficiência, abre-se oportunidades para o desenvolvimento de outras ações da saúde e da educação.

7 Dança A dança faz parte do patrimônio cultural da humanidade. Ela está na esfera do prazer, da alegria, das emoções e merecem ser valorizadas por isto. Ela se apresenta em diferentes formas nas diversas culturas. Contribui para o desenvolvimento de habilidades básicas, de sentidos táteis e auditivos, de ritmo, de melhoria da orientação espaço temporal, autonomia, incentiva a participação em grupo, a superação, o protagonismo para a construção de uma sociedade melhor, entre outros.

8 Dança em Cadeira de Rodas A dança em cadeira de rodas é uma atividade recente na humanidade. Foi originada na Suécia em 1968 com objetivos terapêuticos e recreação.

9 Ela se desenvolveu fundamentada na dança moderna, na dança de salão e na dança terapêutica. E portanto traz em si as qualidades e problemas de cada uma destas áreas. Pode ser praticada enquanto dança social nas festas, artística e competitiva.

10 A dança em cadeira rodas é uma oportunidade fundamental para se propiciar o desenvolvimento das pessoas com deficiência, visando a saúde, o bem estar, a educação, o prazer, entre outras.

11 Dança em cadeira de rodas e inclusão Neste curso a dança em cadeira de rodas será tratada na dimensão sócio-antropológica. E portanto, abordaremos os seguintes conceitos sociológicos: Ser humano relacional Figurações Poder Mudanças sociais e habitus Inclusão e a dança em cadeira de rodas nos processos de mudanças sociais

12 Ser relacional A espécie humana tem características singulares que a diferencia de todas as outras. Nós somos seres relacionais, isto é dependemos uns dos outros para sobreviver. Desde o nascimento o ser humano depende de um corpo de conhecimento pré-existente na sociedade para se desenvolver. Este corpo de conhecimento é formado por pessoas que se interrelacionam de diferentes maneiras na história da humanidade.

13 Figurações Teoria Figuracional Norbet Elias As vidas das pessoas se desenrolam de maneira interdependentes e em grande parte são moldadas por, figurações sociais que elas formam uns com os outros. Exemplo de figurações família, escola, clubes, amigos,religião etc. As figurações são dinâmicas, isto é estão continuamente em fluxos, passando por mudanças de diversas maneiras, algumas rápidas e efêmeras e outras mais lentas e profundas, podendo levar séculos.

14 Figurações Teoria Figuracional Norbert Elias Os processos que ocorrem nessas figurações possuem dinâmicas próprias. Entretanto estas dinâmicas, entretanto não estão isoladas da dinâmica das outras figurações. Por exemplo, as dinâmicas que ocorrem nas famílias, nas escolas tem características próprias, e são influenciadas pela mídia, internet, governo, que por sua vez tem dinâmicas próprias. Diante desta complexidade de figurações que se interrelacionam, as mudanças sociais a longo prazo não são totalmente planejados e nem previsíveis.

15 Por exemplo: os pais dependem dos filhos para exercerem o papel de pais e vice versa, o professor dos alunos e vice versa. Os papéis sociais de ambos são construídos fundamentados num corpo de conhecimento da sociedade em que vivem, e que são construídos ao longo dos anos. Os comportamentos dos pais e filhos do século XXI são diferentes daqueles dos séculos XIX e anteriores.

16 Poder As relações humanas não são tão simples de se compreender. São complexas e há sempre tensões de poder imbricadas nelas. Para Nobert Elias, o poder está sempre situado como elemento fundamental nas figurações. Poder é entendido no sentido de quem manda, delibera, exerce a autoridade e a força. Poder está relacionado com o conhecimento, a competência, a legitimidade, a referência, a recompensa e a punição. As implicações do exercício de poder se modificam com as transformações das sociedades e políticas

17 Poder (teoria figuracional Nobert Elias) As relações de poder não são estáticas, isto é, não estão concentradas exclusivamente no Estado, na Igreja, nas mesmas pessoas, nos grupos ou nas entidades. Mas em todas elas, com maior ou menor intensidade. Se pensarmos numa balança de poder e pusermos mais força de um lado, o eixo dela penderá mais para aquele lado. Se pusermos força do outro lado, o eixo irá para o outro lado, ou poderá se equilibrar Nas relações humanas, ocorre situação semelhante, as tensões influenciam a relação de poder, que poderá ir mais para um lado, ou para o outro, ou se equilibrar. As mudanças na balança dependem de vários fatores, tais como: tempo, tipo de sociedade, conhecimentos, articulações políticas, interferências externas de governo, de outros locais, etc. E muitas vezes demoram anos, séculos para ocorrerem, e outras vezes podem se modificar mais rapidamente.

18 Habitus social (teoria figuracional Nobert Elias) Habitus social designa as internalizações de valores, das estruturas, das ideologias, dos significados pelos membros de uma sociedade advindos de um processo de mudanças de longa duração na história. No processo de aquisição de novos papéis sociais do deficiente houve mudanças importantes na aquisição de novos valores, na interpretação e julgamentos de pré-conceitos, nas ressignificações de padrões, nas mudanças nas relações do equilíbrio de poder e nas interrelações. Entretanto todas as mudanças sociais dependeram das pessoas. São elas que interagem, constroem a sociedade.

19 Inclusão/exclusão social Os processos de inclusão e exclusão social devem ser vistos nas figurações sociais, nas especificidades das sociedades, nas épocas históricas, mas lembrando sempre que existe um dinamismo nas figurações, que por sua vez estão interrelacionadas com outras figurações e que se modificam com o passar do tempo. Atualmente a pessoa com deficiência tem uma outra situação social. Ela é mais reconhecida enquanto pessoa, seus os direitos, e cada vez mais aceita na sociedade. Claro que o processo ainda é muito longo para ser aceita totalmente e em todos os setores.

20 Dança em cadeira de rodas e inclusão A dança em cadeira de rodas propicia novas possibilidades e papéis sociais para as pessoas se divertirem, competirem, enfim dançarem. Este novo papel social é que favorece a pessoa com deficiência novas perspectivas de vida. Ela exerce uma nova atividade, lida com o corpo e emoções de maneira diferente. Sente se bem e saudável.

21 Considerações Finais Nós precisamos sentir protagonistas nos processos de mudanças sociais. Todos nós estamos inseridos em redes de interdependências, em figurações carregadas de sentimentos de poder, que muitas vezes apóiam alguns e os outros ficam de fora, excluídos do processo. Precisamos fazer esforços para que haja mais equilíbrio na balança de poder e dar oportunidades iguais para todos.

22 Referência Bibliográficas ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, A sociedade dos indivíduos. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, ROCHA FERREIRA, M.B. Jogo, representações sociais, configurações, inclusão/exclusão. In. Atividade física, deficiência e inclusão escolar. SEESP/MED 2010, v. 6, p ISBN Possibilidades de Movimentos Artísticos sobre uma Cadeira de Rodas. E a volta dos espetáculos de alta performance. In: Dança Artística e Esportiva para Pessoas com Deficiência: Multiplicidade, complexidade e maleabilidade corporal. Vol. 1. Org. Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas, Juiz de Fora/MG, p , 2005.

IMAGEM CORPORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA PRATICANTES DE DANÇA SOBRE RODAS

IMAGEM CORPORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA PRATICANTES DE DANÇA SOBRE RODAS IMAGEM CORPORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA PRATICANTES DE DANÇA SOBRE RODAS Leila Marcia Azevedo Nunes Lionela da Silva Corrêa Kamila Pimentel dos Santos Universidade Federal do Amazonas Palavras-chave:

Leia mais

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio A introdução da Sociologia no ensino médio é de fundamental importância para a formação da juventude, que vive momento histórico de intensas transformações sociais, crescente incerteza quanto ao futuro

Leia mais

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Kamila Pimentel dos Santos Leila Márcia Azevedo Nunes Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas - UFAM Práticas Pedagógicas inclusivas

Leia mais

ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal. Aspectos Psicomotores de Base

ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal. Aspectos Psicomotores de Base ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal Aspectos Psicomotores de Base Definição É a representação global que a criança tem do próprio corpo É elemento básico e indispensável para a formação da personalidade

Leia mais

CIVILIZAÇÃO DOS PROFESSORES

CIVILIZAÇÃO DOS PROFESSORES CIVILIZAÇÃO DOS PROFESSORES Refere-se ao processo de transformações históricas da atividade docente observado nas mudanças das relações professores e alunos, e nas mudanças sociais de modo geral, rumo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE TRABALHO - GRUPO JACARÉ (2017) 1) Apresentação O agrupamento

Leia mais

Educação, Tecnologias e Inclusão: Um Contexto Indissociável. Klaus SchlünzenJunior

Educação, Tecnologias e Inclusão: Um Contexto Indissociável. Klaus SchlünzenJunior Educação, Tecnologias e Inclusão: Um Contexto Indissociável Klaus SchlünzenJunior klaus@reitoria.unesp.br Educação, Tecnologias e Inclusão: Um Contexto Indissociável Klaus SchlünzenJunior klaus@reitoria.unesp.br

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE

INDICADORES DE QUALIDADE ANEXO IV INDICADORES DE QUALIDADE Descrição dos Indicadores Qualitativos: a) Apropriação: Equilíbrio entre o desejado e o alcançado. Esse indicador nos convida dar tempo ao tempo e respeitar o tempo de

Leia mais

CSO 001 Introdução à Sociologia. Aula 11 auladesociologia.wordpress.com

CSO 001 Introdução à Sociologia. Aula 11 auladesociologia.wordpress.com CSO 001 Introdução à Sociologia Aula 11 auladesociologia.wordpress.com dmitri.fernandes@ufjf.edu.br Norbert Elias (1897-1990) Sociólogo judeu-alemão que teve que deixar seu país durante a Segunda Guerra

Leia mais

6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento.

6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento. 1ª Série 6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento. 6DES002 ASPECTOS TEÓRICO-METODOLOGICOS DE MODALIDADES

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA A Sociologia geral, propõe a problematização de questões frente às diferentes realidades sociais, inclusive, na qual o aluno

Leia mais

Formação Descentralizada para Professores de Educação Física e Arte nos Polos

Formação Descentralizada para Professores de Educação Física e Arte nos Polos SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Estado da Educação Escola de Formação de Professores PAULO RENATO COSTA SOUZA Formação Descentralizada para Professores

Leia mais

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência,

Leia mais

orientar. Esta obra tenta, pois, pôr ordem no afluxo de elementos que balizam o campo psicossocial. A fim de perseguir essa intenção, privilegiou-se

orientar. Esta obra tenta, pois, pôr ordem no afluxo de elementos que balizam o campo psicossocial. A fim de perseguir essa intenção, privilegiou-se INTRODUÇÃO Cem anos após o nascimento da Psicologia Social, é a partir de agora possível fazer o balanço da evolução desta disciplina. Nessa perspectiva, Elementos de Psicologia Social responde a um duplo

Leia mais

Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais: Educação, Geografia, Interdisciplinaridade

Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais: Educação, Geografia, Interdisciplinaridade R E S E N H A 257 258 Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais: Educação, Geografia, Interdisciplinaridade CLÁUDIA LUÍSA ZEFERINO PIRES Doutoranda em Geografia (UFRGS), Professora

Leia mais

OS ESPORTES ADAPTADOS COMO CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: A QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA

OS ESPORTES ADAPTADOS COMO CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: A QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA OS ESPORTES ADAPTADOS COMO CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: A QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA Shirley Silva VIEIRA, Paola Ribas Gonçalves dos SANTOS, Maria Caroliny Camargo FLORENTINO,

Leia mais

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens Movimento humano e linguagens A linguagem está envolvida em tudo o que fazemos, ela é peça fundamental para a expressão humana. Na Educação

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

RIO DE JANEIRO P O W E R S O C C E R C L U B E. riodejaneiropowersoccer.com.br

RIO DE JANEIRO P O W E R S O C C E R C L U B E. riodejaneiropowersoccer.com.br RIO DE JANEIRO P O W E R S O C C E R C L U B E riodejaneiropowersoccer.com.br Power Soccer I O que é? O Power Soccer ou Powerchair é um futebol de cadeira de rodas motorizada. Foto: Katarine Almeida O

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

INTER-RELAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS

INTER-RELAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS INTER-RELAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS EIXO 5: Políticas de Educação, diferenças e inclusão ZIVIANI, Mariza Carvalho Nascimento 1 Resumo: Analisa as inter-relações do professor de ensino comum

Leia mais

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor)

Acessos ao Texto Completo dos Artigos (da maior quantidade para a menor) CULTURA E ESPORTE: O POSSÍVEL DIÁLOGO v. 4, n. 2 (2014) 1357 15447 O fenômeno das torcidas organizadas de futebol no Brasil elementos teóricos e bibliográficos v. 3, n. 1 (2013) 887 6792 Norbert Elias

Leia mais

Marco. Sábado, 23 de Março de 2019 S O C I O L O G I A RELAÇÕES SOCIAIS. A sociedade dos indivíduos

Marco. Sábado, 23 de Março de 2019 S O C I O L O G I A RELAÇÕES SOCIAIS. A sociedade dos indivíduos VEST MAPA MENTAL Marco @vestmapamental Sábado, 23 de Março de 2019 S O C I O L O G I A RELAÇÕES SOCIAIS A sociedade dos indivíduos Examinamos até aqui três diferentes perspectivas de análise da relação

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO SUBÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO FUNDAMENTAL ANO:

Leia mais

Psicopedagogia do surgimento à contemporaneidade

Psicopedagogia do surgimento à contemporaneidade O termo Psicopedagogia assinala de forma simples e direta uma das mais profundas e importantes razões da produção de um conhecimento científico: o de ser meio, o de ser instrumento para um outro, tanto

Leia mais

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Forma como construímos a nossa imagem a partir de conceitos que temos de nós mesmos, e de como os outros

Leia mais

O desenvolvimento do adulto com deficiência intelectual e os estímulos de uma instituição assistencial

O desenvolvimento do adulto com deficiência intelectual e os estímulos de uma instituição assistencial O desenvolvimento do adulto com deficiência intelectual e os estímulos de uma instituição assistencial Fase adulta Auge do desempenho físico e criativo Período de estabilidade e transição Saída do lar

Leia mais

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores.

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Aprender a Fazer Produções Educacionais Curitiba, maio de 2007-05-23 Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Professor

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

O ENFERMEIRO NA SOCIEDADE PORTUGUESA

O ENFERMEIRO NA SOCIEDADE PORTUGUESA O ENFERMEIRO NA SOCIEDADE PORTUGUESA (conferência proferida no Dia Internacional do Enfermeiro) Maio 1988 José Maria Rodrigues da Rocha Enf.º Monitor na Escola de Enfermagem S. João-Porto e Especialista

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Critérios de Avaliação Avaliação na Educação Pré-Escolar Princípios Orientadores De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Despacho nº

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ementa Fundamentos da Ginástica Artística, conhecimento das habilidades motoras exigidas na modalidade. Ginástica de solo e suas progressões. Organização

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. Prof. Bruno Pedroso

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. Prof. Bruno Pedroso ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL Prof. Bruno Pedroso A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL Reforma Couto Ferraz (1851): inclusão oficial da Educação Física (ginástica) na escola; Surgimento dos

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

Percepção e sensação do próprio corpo: a representação das pessoas com deficiência física na natação

Percepção e sensação do próprio corpo: a representação das pessoas com deficiência física na natação Percepção e sensação do próprio corpo: a representação das pessoas com deficiência física na natação Mariana Piculli, Kamila Yaguchi, Mylena Nariê Kato, Denise Kakitani, Claudio Alexandre Celestino, Sonia

Leia mais

SUPERANDO LIMITES NA DANÇA 1. Tchiago Brigo 2.

SUPERANDO LIMITES NA DANÇA 1. Tchiago Brigo 2. SUPERANDO LIMITES NA DANÇA 1 Tchiago Brigo 2. 1 Reflexão oriunda da experiência desenvolvida na interdisciplinaridade dos componentes curriculares Organização de Eventos e Expressão Corporal III: Dança,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI147 Estudo do Lazer I

Programa Analítico de Disciplina EFI147 Estudo do Lazer I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2

Leia mais

Currículo, Desenvolvimento Humano e Diversidade: desafios e possibilidades.

Currículo, Desenvolvimento Humano e Diversidade: desafios e possibilidades. Currículo, Desenvolvimento Humano e Diversidade: desafios e possibilidades. www.juliofurtado.com.br 1 Etimologicamente o termo currículo encontra a sua raiz na palavra latina curriculum, derivada do verbo

Leia mais

Aula 4 Cultura e Sociedade

Aula 4 Cultura e Sociedade Sociologia e Antropologia em Administraçã ção Aula 4 Cultura e Sociedade Profa. Ms. Daniela Cartoni Leitura para a aula DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas: Alinea, 2008. PLT 254 Capítulo 2 CONCEITO

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 1 PROF. ORIENTADOR DE CONVIVÊNCIA 11) Considerando

Leia mais

Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES):

Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES): Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES): Os indicadores de produção de artigos são bons, com boa equivalência da produção distribuída da seguinte forma: A1: 4; A2: 7; B1: 26 (...)

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA COM CIDADANIA PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PRONASCI/ PELC

PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA COM CIDADANIA PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PRONASCI/ PELC MINISTÉRIO DA JUSTIÇA MINISTÉRIO DO ESPORTE PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA COM CIDADANIA PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PRONASCI/ PELC PRONASCI PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

Construindo Caminhos para Análise de Políticas de Saúde no Brasil: o debate sobre a perspectiva do ciclo de política

Construindo Caminhos para Análise de Políticas de Saúde no Brasil: o debate sobre a perspectiva do ciclo de política Construindo Caminhos para Análise de Políticas de Saúde no Brasil: o debate sobre a perspectiva do ciclo de política Monica de Rezende Tatiana Wargas de Faria Baptista Financiamento FAPERJ Caminhante,

Leia mais

Nome da disciplina: Formação de grupos sociais diálogos entre sociologia e psicanálise Créditos (T-P-I): (2-0-2) Carga horária: 24 horas

Nome da disciplina: Formação de grupos sociais diálogos entre sociologia e psicanálise Créditos (T-P-I): (2-0-2) Carga horária: 24 horas Caracterização da disciplina Código da disciplina: BC- 0011 Nome da disciplina: Formação de grupos sociais diálogos entre sociologia e psicanálise Créditos (T-P-I): (2-0-2) Carga horária: 24 horas Aula

Leia mais

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2012

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 professora@brunaoneda.com.br Ginástica Geral (GG) Compreende um vasto leque de atividades físicas, nas quais acontecem manifestações gímnicas e/ou culturais.

Leia mais

P-23 - Promovendo Inovação através de Diversidade e Inclusão

P-23 - Promovendo Inovação através de Diversidade e Inclusão 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO P-23 - Promovendo Inovação através de Diversidade e Inclusão CAROLINA IGNARRA / FERNANDA LIMA 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH Resolução de Conflitos Meta e objetivos do capítulo Meta A meta deste capítulo é apresentar abordagens alternativas de solução de conflitos que

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Lazer e Recreação Professora: Mônica Mª Vieira Lima Barbosa e-mail: monica.barbosa@fasete.edu.br

Leia mais

DANÇA E PSICOMOTRICIDADE

DANÇA E PSICOMOTRICIDADE DANÇA E PSICOMOTRICIDADE Sabrina Toledo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) sabrinaptoledo@gmail.com Resumo O curso livre Dança e Psicomotricidade para adultos desenvolvido na Escola Angel Vianna desde

Leia mais

JOGANDO TÊNIS DE MESA: UMA FERRAMENTA PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE MOTORA DOS CADEIRANTES DE CAMPINA GRANDE-PB

JOGANDO TÊNIS DE MESA: UMA FERRAMENTA PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE MOTORA DOS CADEIRANTES DE CAMPINA GRANDE-PB JOGANDO TÊNIS DE MESA: UMA FERRAMENTA PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE MOTORA DOS CADEIRANTES DE CAMPINA GRANDE-PB Orientandos: Douglas Fabiany Mendes da Silva douglas.atleta@hotmail.com Universidade Estadual

Leia mais

Pontos para Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital 01/2009

Pontos para Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital 01/2009 Desporto Coletivo 1. Origem e evolução do Desporto Coletivo no Brasil: histórico e tendências atuais 2. Processos pedagógicos de iniciação do Desporto Coletivo no contexto escolar 3. A utilização de equipamentos

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL Cristina Valentim Lira Palavras Chave: Educação; Ensino; Tecnologia. INTRODUÇÃO Este trabalho é resultado

Leia mais

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP Área de Linguagens Educação Física Ensino Fundamental O Ensino Fundamental Duas fases Quatro eixos de formação Anos Iniciais (1 ao 5 ano) Anos Finais (6 ao 9 ano) Letramentos e capacidade de aprender;

Leia mais

Nessa concepção Planejamento:

Nessa concepção Planejamento: PLANEJAMENTO A Escola existe para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber (SAVIANE, 1984, p.9).

Leia mais

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014 Lev Semenovitch VYGOTSKY Paula Freire 2014 Bielo-Rússia. 17 de novembro de 1896. 11 de junho de 1934. Bacharel em Direito (1918). Psicologia sóciohistórica. enfatizava o processo histórico-social e o papel

Leia mais

BRINCAR é o meio. INTEGRAR é a consequência. INCLUIR é o aprendizado. SOCIEDADE MAIS JUSTA, FELIZ E EQUILIBRADA é o fim.

BRINCAR é o meio. INTEGRAR é a consequência. INCLUIR é o aprendizado. SOCIEDADE MAIS JUSTA, FELIZ E EQUILIBRADA é o fim. BRINCAR é o meio. INTEGRAR é a consequência. INCLUIR é o aprendizado. SOCIEDADE MAIS JUSTA, FELIZ E EQUILIBRADA é o fim. 04/11/15 A Caravana do Brincar pega estrada, chega ao lugar desejado, inspira, levanta

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo 1 Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo Fabiana Marroni Della Giustina Programa de Pós-Graduação em Arte / Instituto de Artes IdA UnB A forma como o indivíduo apreende

Leia mais

O que é Coordenação Motora Ampla?

O que é Coordenação Motora Ampla? O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de

Leia mais

III FESTIVAL DE ARTE CORPORAL - UFMT/CUA: GINÁSTICA GERAL. Palavras-chave: Cultura corporal, Ginastica, Dança, Educação Física.

III FESTIVAL DE ARTE CORPORAL - UFMT/CUA: GINÁSTICA GERAL. Palavras-chave: Cultura corporal, Ginastica, Dança, Educação Física. III FESTIVAL DE ARTE CORPORAL - UFMT/CUA: GINÁSTICA GERAL FRANCO, Neil 1 Palavras-chave: Cultura corporal, Ginastica, Dança, Educação Física. Introdução A denominação Ginástica Geral foi proposta pela

Leia mais

CONCURSO PMSP 2011 FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS. Profª SUELI RAMOS.

CONCURSO PMSP 2011 FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS. Profª SUELI RAMOS. AULA 02 CONCURSO PMSP 2011 FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS Profª SUELI RAMOS surasape@yahoo.com.br d) Educação e as Novas Tecnologias CÉSAR COLL E CARLES MONEREO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO VIRTUAL O Professor

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

PESQUISA EM SALA DE AULA E FORMAÇÃO DOCENTE

PESQUISA EM SALA DE AULA E FORMAÇÃO DOCENTE PESQUISA EM SALA DE AULA E FORMAÇÃO DOCENTE Anelise Carvalho dos Reis Carla Webber Ligia Chies Maria Angélica Magagnini Borges Cineri Fachin Moraes O seguinte texto tem o intuito de demostrar e refletir

Leia mais

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVO - Apresentar a estrutura da BNCC para a Educação Infantil. - Estabelecer relação da BNCC com a proposta da coleção Monte e Remonte. Define as aprendizagens essenciais que

Leia mais

EAD- 622 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

EAD- 622 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO EAD- 622 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO Prof. André Fischer Monitora: Veronica PROCESSOS SOCIAIS Ser humano é um ser que interage (influência entre indivíduos) Interação cria

Leia mais

Direito ao trabalho: Direito de todos os cidadãos Mara Takahashi set/2012 CEREST Piracicaba

Direito ao trabalho: Direito de todos os cidadãos Mara Takahashi set/2012 CEREST Piracicaba Direito ao trabalho: Direito de todos os cidadãos Mara Takahashi set/2012 CEREST Piracicaba Há evidências de grupos sociais que estão à margem das conquistas do Estado de Direito pessoas com deficiências

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 187, APROVADO PELA PLANO DE CURSO APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA

Leia mais

DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA

DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos

Leia mais

INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA: BALADA-POP

INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA: BALADA-POP INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA: BALADA-POP Kássia Cristina da Silva Raiol 1 Helen do Socorro Rodrigues Dias 2 Nazaré de Jesus Sacramento de Souza 3 1, 2 e 3 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Leia mais

Toda intervenção objetivando melhoria na qualidade de. Limites e Possibilidades das Intervenções em Qualidade de Vida nas Empresas.

Toda intervenção objetivando melhoria na qualidade de. Limites e Possibilidades das Intervenções em Qualidade de Vida nas Empresas. Capítulo 1 Limites e Possibilidades das Intervenções em Qualidade de Vida nas Empresas Gustavo Luis Gutierrez Pr o f e s s o r Ti t u l a r d a Fa c u l d a d e d e Edu c aç ão Fí s i c a - Un i c a m

Leia mais

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Planificação anual de Movimento Curso técnico profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação MODULO 1 CONSCIENCIALIZAÇÃO CORPORAL - Compreender a importância

Leia mais

As Infâncias das Minas e das Gerais: o desafio das/dos professoras/os do. complexas infâncias

As Infâncias das Minas e das Gerais: o desafio das/dos professoras/os do. complexas infâncias As Infâncias das Minas e das Gerais: o desafio das/dos professoras/os do século XXI conhecer as múltiplas e complexas infâncias Lisandra Ogg Gomes A Infância [ ] precisamos chegar a um acordo quanto ao

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS. Anoel Fernandes ¹ Glaurea Nádia Borges de Oliveira ²

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS. Anoel Fernandes ¹ Glaurea Nádia Borges de Oliveira ² EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS. Anoel Fernandes ¹ Glaurea Nádia Borges de Oliveira ² ¹ Mestrando em Educação, Puc/SP - LETPEF/UNESP/RC Rede Estadual de

Leia mais

ISBN O UNIFORME DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO FUNCIONAL COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

ISBN O UNIFORME DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO FUNCIONAL COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS ISBN 978-85-7846-516-2 O UNIFORME DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO FUNCIONAL COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS Larissa Delgado Bueno da Silva-UEL E-mail: laridelgado95@hotmail.com Marta Regina Furlan

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE A escola, como instituição social, cumpre uma função que lhe é específica, qual seja, a de assegurar a formação educativa escolar para todas as crianças, jovens e adultos do país. Sua trajetória mostra

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA

IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA - Explicar de que forma os seres humanos transformam os espaços em que vivem e como as ações do homem sobre esses espaços influenciam a vida das pessoas. - Pensar sobre o espaço.

Leia mais

ARTE/EDUCAÇÃO NO CONTEXTO INCLUSIVO: TRANSITANDO PELAS EMOÇÕES HUMANAS

ARTE/EDUCAÇÃO NO CONTEXTO INCLUSIVO: TRANSITANDO PELAS EMOÇÕES HUMANAS ARTE/EDUCAÇÃO NO CONTEXTO INCLUSIVO: TRANSITANDO PELAS EMOÇÕES HUMANAS Tatiellen Roberta Rogoni (PIBIC/CNPq/UEM), Nerli Nonato Ribeiro Mori (Orientadora), e-mail: tati_rogoni@hotmail.com. Universidade

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE Educação ambiental e conhecimentos tecidos no cotidiano de uma escola pública da região Sul Fluminense.

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus Nilópolis Ementário do

Leia mais

1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa

1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa 1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa As mudanças no mundo do trabalho impulsionaram o reposicionamento das empresas exigindo novas definições para o processo de produção e de gestão das relações de trabalho.

Leia mais

Caminhando para o futuro

Caminhando para o futuro Caminhando para o futuro Empresas e conhecimentos www.celso-foelkel.com.br Super-potências; Super-redes; Super-corporações; Super-consumidores; Sociedade em rede Máquinas muito complexas para serem entendidas

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL. Conexões para transformar Projeto aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura www.planetacultura.com.br SUMÁRIO Introdução O Programa de Integração Cultural Escopo Circuito

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES e FORMAÇÃO de PROFESSORES: cultura escolar, cultura da escola e diversidade passos, com-passos e (des)com-passos para uma

DIRETRIZES CURRICULARES e FORMAÇÃO de PROFESSORES: cultura escolar, cultura da escola e diversidade passos, com-passos e (des)com-passos para uma DIRETRIZES CURRICULARES e FORMAÇÃO de PROFESSORES: cultura escolar, cultura da escola e diversidade passos, com-passos e (des)com-passos para uma docência em formação no Ensino Religioso ESCOLA, QUE LUGAR

Leia mais

EXTRACURRICULARES. atividades

EXTRACURRICULARES. atividades atividades EXTRACURRICULARES As atividades extracurriculares são consideradas complementares no processo de formação dos alunos, são essenciais no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. As atividades,

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

CURRÍCULO. Profª. Paula Regina Costa Ribeiro Profª. Raquel Pereira Quadrado

CURRÍCULO. Profª. Paula Regina Costa Ribeiro Profª. Raquel Pereira Quadrado FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CURRÍCULO Profª. Paula Regina Costa Ribeiro Profª.

Leia mais