MESTRE CERVEJEIRO TÉCNICO EM CERVEJARIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MESTRE CERVEJEIRO TÉCNICO EM CERVEJARIA"

Transcrição

1 MESTRE CERVEJEIRO TÉCNICO EM CERVEJARIA

2 Natureza do Curso: Técnico Modalidade: presencial Metodologia: A metodologia do curso tem uma composição que representa a experiência de estudar aqui na ESCM. A aula é expositiva conta com o uso de recursos audiovisuais, além da realização de práticas em laboratórios de química, microbiologia e produção industrial. Adicional ao conteúdo previsto para sala de aula, o aluno participa a cada módulo de estágios em cervejarias. Duração: Turma Diurna: Período integral 2ª a 6ª 8h às 17h Duração: 1 ano Turma Noturna: Período noturno 2ª a 6ª 18h às 22h Duração: 2 anos Premissa: Ensino médio completo Carga horária: horas PARA QUEM É O CURSO DE? Curso direcionado àqueles que procuram conhecimentos avançados em produção industrial de cervejas. OBJETIVO GERAL O curso tem como objetivo formar profissionais aptos a tocar o dia a dia de uma cervejaria, desde a elaboração da receita, seleção e recebimento das matérias-primas, fabricação e controles de qualidade, até o envase e distribuição do produto final, garantindo o conhecimento necessário para que a cerveja chegue até a mesa do consumidor com a qualidade desejada.

3 Para se tornar um mestre cervejeiro é necessário o domínio de todas as etapas do processo produtivo de cervejas, além do conhecimento sobre classificação e características dos mais variados estilos da bebida. No curso de Mestre Cervejeiro elaborado pela Escola Superior de Cerveja e Malte você terá todo o embasamento teórico e prático necessário para sair das nossas salas de aula, laboratórios e estágios em cervejarias e assumir a produção de uma cervejaria. O curso tratará todas as etapas do processo de produção, controles de qualidade, controles de processos, matérias-primas, equipamentos, gestão sensorial e temas relacionados como gestão ambiental, microbiologia, sanitização e gestão. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE UM O perfil do egresso do curso compreende uma sólida formação técnico-profissional que capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, em atendimento às demandas do mercado cervejeiro. O Currículo do Curso tem como intenção que o egresso adquira competências e habilidades para: Atuar na supervisão das atividades de uma unidade industrial de fabricação de cervejas, da moagem do malte, maceração, filtração, fervura, decantação e resfriamento do mosto à fermentação, maturação, filtração e envasamento do produto. Auxiliar na execução do controle físico, químico e microbiológico das indústrias cervejeiras. Realizar análises químicas, biológicas e sensoriais, tanto no controle das matérias-primas e aditivos empregados na produção da bebida quanto no tratamento do produto final.

4 MERCADO DE CERVEJA NO BRASIL É um mercado que tende a crescer, não é uma moda, é realmente uma tendência. O número de microcervejarias multiplicou aproximadamente 100 vezes nos últimos 12 anos (e segue crescendo). Atualmente o mercado total brasileiro de cerveja é de 13,6 bilhões de litros e movimenta cerca de R$ 546,6 milhões/ano. O mercado ainda é concentrado no sul e sudeste, 82% das cervejarias estão nestas regiões. O Rio Grande do Sul é destaque, depois vem Santa Catarina e Paraná e todos os estados do Sudeste. O nordeste agora desponta como uma região que, desde 2017, tem apresentado crescimento mais forte. No Centro-Oeste também tem aumentado o número de cervejarias, mas ainda em uma velocidade menor que a região nordeste. O norte é onde o crescimento é menor, um dos principais motivos é a dificuldade logística. A cadeia cervejeira como um todo tem crescido muito, mas o que chama atenção é que o volume de fornecedores. Além das cervejarias, existem muitas opções em áreas produção de insumos e equipamentos. Poucos profissionais capacitados no mercado: os alunos egressos do curso de Mestre Cervejeiro da ESCM são os únicos que possuem formação técnica em cervejaria, que permite ao aluno egresso assumir responsabilidade técnica (via filiação ao CRQ).

5 CERTIFICAÇÃO Conforme critérios de aprovação, ao aluno aprovado será conferido dupla certificação: Diploma de Técnico em Cervejaria e Certificado de Mestre Cervejeiro CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Este projeto de educação segue as premissas obrigatórias definidas como formação técnica através do Ministério da Educação MEC e portaria de credenciamento nº 599 de 16/02/2016 da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.

6 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo Módulo I Formação Básica Unidade Curricular Carga Horária História, Mercado e Classificação de Cervejas 26 Química e Bioquímica Básicas 26 Matemática Aplicada 26 Introdução a Microbiologia 26 Boas Práticas de Laboratório 26 Tópicos especiais 1 20 Módulo II Maltaria Cevada e Adjuntos 26 Processo de malteação 26 Maltes especiais 26 Boas Práticas Microbiológicas para Laboratório 26 Análises Fisicas e Químicas da Cevada e do Malte 26 Tópicos especiais 2 20 Lúpulo 26 Ingredientes 26 Módulo III Água 26 Introdução à Análise Sensorial 26 Análises FÍsicas e Químicas de Ingredientes 26 Tópicos especiais 3 20 Carga horária total do Estágio I 40 Módulo IV Fabricação do Mosto Brassagem 42 Análises FÍsicas e Químicas de Produtos intermediários 26 Análises Microbiológicas da Água e Sanitização da Fábrica 26 Boas Práticas de Fabricação 26 Análise sensorial de Produtos intermediários 10 Tópicos especiais 4 20 Carga horária total do Estágio II 40 Processo de Fermentação 26 Adega 26 Módulo V Processo de Filtração 26 Utilidades na cervejaria 26 Qualidade Higiene e Segurança no Trabalho 26 Tópicos especiais 5 20 Carga horária total do Estágio III 40

7 Módulo VI Finalização e Envase Processo de Finalização e Envase 52 Análises FÍsicas e Químicas do Produto Acabado 26 Análises Microbiológicas do Produto Acabado 26 Analises Sensorial do Produto Acabado 26 Tópicos especiais 6 20 Carga horária total do Estágio IV 40 Módulo VII Equipamentos e receitas Elaboração de receitas 26 Equipamentos e receitas 26 Gestão de Equipes 26 Dimensionamento de Equipamentos e Automação 26 Gestão Ambiental 26 Tópicos especiais 7 20 Carga horária total do Estágio V 40 Módulo VIII Conclusão Planejamento e Controle da Produção de cervejas 26 Conclusão 26 Layout de Fábrica e legislações 26 Custos e Precificação 26 Pesquisa de Mercado em Cervejarias 26 Tópicos especiais 8 20 Carga horária total das disciplinas 1200 Carga horaria total dos estágios 200 Carga horária total do curso 1400

8 COMPLETA IMERSÃO NO UNIVERSO CERVEJEIRO Único curso técnico em cervejaria do Brasil: o aluno egresso do curso pode assumir responsabilidade técnica de cervejarias via filiação ao CRQ Conselho Regional de Química. 100% focado na produção industrial de cervejas: além das etapas teóricas os alunos realizam práticas que simulam o dia a dia das cervejarias, a preparação de insumos como as práticas na micromaltaria para a produção de maltes e análises laboratoriais e sensoriais. Professores altamente qualificados: corpo docente do curso é formado por profissionais com ampla experiência de mercado. Estrutura pedagógica e didática da ESCM: o conhecimento educacional da única instituição de ensino superior focada exclusivamente no setor de bebidas da América Latina. Estágios práticos ao longo do curso: cervejarias apoiadoras por todo o Brasil recebem os alunos da ESCM para estágio em suas plantas. Estrutura da ESCM com 10 laboratórios a disposição dos alunos (microbiologia, química, física, micromaltaria, 2 plantas de microcervejaria, fermentação aberta, homebrew, informática, degustação, microdestilaria) Maior biblioteca da área de bebidas da América Latina

9 Você sabia que o aluno egresso do curso de Mestre Cervejeiro da ESCM pode se filiar ao CRQ Conselho Regional de Química? O curso de Mestre Cervejeiro é um curso Técnico em Cervejaria (Diário Oficial - SC nº Portaria nº 216 de 23/06/16), e confere ao aluno formado a possibilidade de filiar-se ao Conselho Regional de Química - CRQ. Esta filiação permite que o egresso possa assumir responsabilidades técnicas sob a cervejaria, tais como direção, supervisão, programação, coordenação, orientação, entre outras. Esta formação é exclusiva da ESCM/Épica e permitida através do despacho 427 de 20/03/17.

10 AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM A avaliação dos resultados da aprendizagem, parte integrante do processo ensinoaprendizagem, é feita por unidade disciplinar, incidindo sobre a frequência e o desempenho acadêmico, traduzindo-se numa apreciação sintética designada nota. A nota será de 0 (zero) a 10 (dez), com variação de 0,5 (meio) em 0,5 (meio) ponto. O aluno é considerado aprovado quando: Atingir a média final igual ou superior a 6,0 (seis); A frequência às aulas e demais atividades programadas for igual ou superior a 75% do total da carga horária do módulo. Para os estágios curriculares supervisionados, a avaliação do desempenho do acadêmico será feita de acordo com as normas e os critérios estabelecidos nos respectivos regulamentos.

11 COORDENAÇÃO TÉCNICA PROF. ME. HONORATO PRADEL NETO Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pósgraduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Experiência como coordenador de processo de fabricação de cervejas no Grupo Petrópolis, coordenador, docente e técnico em educação profissional - SENAI Vassouras nos Cursos Técnicos em Cervejaria, Controle de Qualidade de Alimentos e Processamento de Carnes e Derivados. Trabalhou também em indústrias de alimentos (laticínios) e de bebidas (cervejas, refrigerantes e águas minerais) atuando em implantação de unidades fabris, pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, planejamento e gestão de processos produtivos e implantação de ferramentas da qualidade como TPM, ISO 9001, ISO 17025, ISO 2200, BPE e APPCC. PROFESSORES O corpo docente é formado por um time com experiências profissionais diversas dentro do universo cervejeiro. Os melhores profissionais do mercado estão aqui. * O corpo docente de cada turma pode variar conforme cronograma e disponibilidade de cada professor.

12 INSTITUCIONAL ESCM Satisfaça sua sede por conhecimento e técnica sobre o consumo e a produção de cerveja com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), a primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas. Assim como a cerveja reúne as pessoas, a ESCM congrega todos os campos e níveis de estudo sobre a cerveja e oferece também a prestação de serviços técnicos especializados, integrando toda a cadeia produtiva do mercado cervejeiro, desde a produção, a análise de mercado e produtos até a gestão de empreendimentos relacionados à cerveja. CONHEÇA MAIS SOBRE A ESCM

13 ESTRUTRA DA ESCM A estrutura e infraestrutura que desenvolvemos para a Escola Superior de Cerveja e Malte foi preparada com a preocupação de mestres para produzir ensino e pesquisa de qualidade. A receita para isto passa pela estrutura física, situada em uma área com quase 2000 m 2, cujos ingredientes são salas de aula e laboratórios equipados com tecnologias semelhantes às melhores fábricas de cerveja do mundo. Essa infraestrutura inclui salas de aulas específicas para o ensino presencial inspiradas nas escolas cervejeiras, um brewpub, um biergarten, um laboratório de produção de cerveja, um laboratório de química e a maior biblioteca sobre cerveja existente no país. Tudo isso resulta em um serviço que não encontra similar em outra instituição de ensino na América Latina. CLIQUE AQUI E FAÇA UM TOUR VIRTUAL 360 E CONHEÇA A ESTRUTA DA ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE. Biblioteca Laboratório de Degustação Laboratório de Fermentação Aberta Laboratório de Microbiologia Laboratório de Microdestilaria Laboratório de Micromaltaria Laboratório de Produção Industrial Laboratório de Química Laboratório Home Brewer INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES contato@cervejaemalte.com.br (47) (47) Rua Elsbeth Feddersen, 72, Salto do Norte Blumenau/SC, Brasil

Engenharia de Produção Cervejeira

Engenharia de Produção Cervejeira Curso de Graduação - Bacharelado Engenharia de Produção Cervejeira Sua preparação para o mercado cervejeiro ainda mais completa. Só a primeira Escola Superior de Cerveja da América Latina poderia lançar

Leia mais

Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira

Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira Curso de Pós-Graduação Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira Para unir a arte e a técnica na produção de cerveja é necessário aprofundar os conhecimentos a respeito da tecnologia cervejeira. Este curso

Leia mais

Automação de Cervejaria - EaD

Automação de Cervejaria - EaD Curso a Distância Automação de Cervejaria - EaD O crescimento da produção da cerveja exige a automação e o controle de processos industriais que propiciem ganhos em escala e otimizem a fabricação da bebida.

Leia mais

Engenharia de Produção Cervejeira

Engenharia de Produção Cervejeira Curso de Graduação - Bacharelado Engenharia de Produção Cervejeira Sua preparação para o mercado cervejeiro ainda mais completa. Só a primeira Escola Superior de Cerveja da América Latina poderia lançar

Leia mais

Aspectos legais da cerveja Produção e Comercialização - EaD

Aspectos legais da cerveja Produção e Comercialização - EaD Curso a Distância Aspectos legais da cerveja Produção e Comercialização - EaD A produção e a comercialização de cerveja exigem amplo conhecimento das leis e regulamentações que tratam da padronização,

Leia mais

Objetivo Geral do Curso

Objetivo Geral do Curso Curso de graduação engenharia Mecânica A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Desde o ar-condicionado de uso

Leia mais

Pós-Graduação em Sommelieria

Pós-Graduação em Sommelieria Curso de Pós-Graduação Pós-Graduação em Sommelieria O curso de Pós-Graduação em Sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira especialização lato-sensu na área de sommelieria da América

Leia mais

QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS

QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Positivo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2012

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2012 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Direção de Ensino Campus Rio de Janeiro MATRIZ

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2015

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Direção de Ensino Campus Nilo Peçanha/Pinheiral

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 35/2011 Altera as Resoluções nº. 65/2010 e 78/2010, ambas do CONSEPE, que aprovam o

Leia mais

Letras - Português e Grego Licenciatura. Letras - Português e Italiano Licenciatura 3,7 4,7 3,8 3 3,6 3,3 3, Contexto Educacional

Letras - Português e Grego Licenciatura. Letras - Português e Italiano Licenciatura 3,7 4,7 3,8 3 3,6 3,3 3, Contexto Educacional Produção Macaé Música e Grego e Italiano Educação Física Bacharelado Civil Macaé Ciências Biológicas Modalidade Médica Número do Processo 201505413 201306677 201501966 201501964 201504247 201505411 201503573

Leia mais

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição Confeiteiro 240 horas Cozinheiro industrial 320 horas Profissional Confeiteiro você vai estudar sobre a fabricação de doces por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Também vai conhecer regras

Leia mais

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição. Qualificação Profissional

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição. Qualificação Profissional Confeiteiro 240 horas Cozinheiro industrial 320 horas Profissional Confeiteiro você vai estudar sobre a fabricação de doces por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Também vai conhecer regras

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CENTRO DE LICENCIATURAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CENTRO DE LICENCIATURAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade

Leia mais

Currículo do Curso de Pedagogia

Currículo do Curso de Pedagogia Currículo do Curso de Pedagogia Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), aprovadas em 2006 pelo Conselho Nacional de (CNE) e homologadas pelo Ministério da (MEC),

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Esther Giacomini Silva

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Esther Giacomini Silva UFV Catálogo de Graduação 2012 213 PEDAGOGIA COORDENADORA Esther Giacomini Silva esther@ufv.br 214 Currículos dos Cursos UFV Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN),

Leia mais

474 Currículos dos Cursos do CCH UFV PEDAGOGIA. COORDENADORA Silvana Cláudia dos Santos

474 Currículos dos Cursos do CCH UFV PEDAGOGIA. COORDENADORA Silvana Cláudia dos Santos 474 Currículos dos Cursos do CCH UFV PEDAGOGIA COORDENADORA Silvana Cláudia dos Santos silvana.santos@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 475 Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Positivo são

Leia mais

PEDAGOGIA. COORDENADORA Esther Giacomini Silva

PEDAGOGIA. COORDENADORA Esther Giacomini Silva PEDAGOGIA COORDENADORA Esther Giacomini Silva esther@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 421 Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), aprovadas em 2006 pelo Conselho

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

MESTRE JAIME PEREIRA FILHO

MESTRE JAIME PEREIRA FILHO MESTRE JAIME PEREIRA FILHO AULA 1 AULA 2 AULA 3 AULA 4 AULA 5 AULA 6 ENGENHARIA E ARQUITETURA DA CERVEJA E INÍCIO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO PROCESSO DE PRODUÇÃO: PARTE I PROCESSO DE PRODUÇÃO: PARTE II CONFERINDO

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim UFV Catálogo de Graduação 2014 477 PEDAGOGIA COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.br 478 Currículos dos Cursos do CCH UFV Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares

Leia mais

Projeto de educação. Curso de formação profi ssional de sommelier de cervejas

Projeto de educação. Curso de formação profi ssional de sommelier de cervejas Projeto de educação Curso de formação profi ssional Junho 2016 Sobre Doemens Fundada em 1895 e sediada em Munique (Alemanha), Doemens é uma instituição dedicada à educação e consultoria voltadas fortemente

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização,

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Sérgio Roberto Kieling Franco SINAES Política de promoção de qualidade (combinado com política regulatória) Avaliação de instituições e de cursos

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

PROCESSO N 47/2008 PROTOCOLO N.º PARECER N.º 456/08 APROVADO EM 06/06/08

PROCESSO N 47/2008 PROTOCOLO N.º PARECER N.º 456/08 APROVADO EM 06/06/08 PROTOCOLO N.º 9.443.982-5 PARECER N.º 456/08 APROVADO EM 06/06/08 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: SENAI - NÚCLEO DE ASSESSORIA ÀS EMPRESAS DE PARANAVAÍ MUNICÍPIO: PARANAVAÍ ASSUNTO: Pedido de Renovação

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPUS: NITERÓI Missão A missão do curso de Engenharia de Produção da UNESA é formar Engenheiros de Produção de alto nível técnico e metodológico

Leia mais

A FAT - FACULDADE E ESCOLA OFERECE A VOCÊ 15 CURSOS EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO:

A FAT - FACULDADE E ESCOLA OFERECE A VOCÊ 15 CURSOS EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO: A FAT - FACULDADE E ESCOLA OFERECE A VOCÊ 15 CURSOS NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO: ESP. CONTABILIDADE E DIREITO TRIBUTÁRIO ESP. EDUCAÇÃO INFANTIL ESP. GESTÃO DA SALA DE AULA ESP. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. Melissa Walter / Adriana Michelotti EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. Melissa Walter / Adriana Michelotti EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA CURSO: Curso Técnico em Agroindústria FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( )

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati EDITAL Nº 001/2018-SEHLA/I/UNICENTRO ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE A Direção do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Leia mais

ANEXO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

ANEXO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA ANEXO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação QUÍMICA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR César Reis

UFV Catálogo de Graduação QUÍMICA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR César Reis UFV Catálogo de Graduação 2012 207 QUÍMICA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR César Reis cesar@ufv.br 208 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Químico é um profissional, capacitado em ciências

Leia mais

BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Engenharia Mecânica, reconhecido pela Portaria MEC n 767, de 21 de julho de 2017, publicada

Leia mais

A PRIMEIRA REDE DE FRANQUIAS HOMEBREW DO BRASIL

A PRIMEIRA REDE DE FRANQUIAS HOMEBREW DO BRASIL A PRIMEIRA REDE DE FRANQUIAS HOMEBREW DO BRASIL ESPECIALIZADA EM HOMEBREWING Comercializa equipamentos, insumos e itens relacionados à cultura cervejeira. Oferece uma diversa gama de cursos, é ponto de

Leia mais

MERCADO BRASILEIROS DA CERVEJA Passado, Presente e Futuro. Carlo Lapolli

MERCADO BRASILEIROS DA CERVEJA Passado, Presente e Futuro. Carlo Lapolli MERCADO BRASILEIROS DA CERVEJA Passado, Presente e Futuro Carlo Lapolli 2018 2018 apresentou um crescimento significativo no número de cervejarias inscritas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais

ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Alexandre Gurgel

ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Alexandre Gurgel ENGENHARIA QUÍMICA COORDENADOR Alexandre Gurgel agurgel@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2009 257 Bacharelado ATUAÇÃO O Químico é um profissional, capacitado em ciências básicas e aplicadas, com conhecimentos

Leia mais

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

Quarta-feira 13/03/2019

Quarta-feira 13/03/2019 Quarta-feira 13/03/2019 Palestra: Bob Pease Palestrante: Bob Pease Local: Eisenbahn Biergarten Palestra: Aplicação da Ressonância de Spin Eletrônico ESR no envelhecimento da cerveja O frescor da cerveja

Leia mais

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

Coordenação do Curso. - Professora Patrícia Fernanda Schons - Contato: (49) Infra-estrutura

Coordenação do Curso. - Professora Patrícia Fernanda Schons - Contato: (49) Infra-estrutura O curso técnico em agroindústria tem o objetivo de formar profissionais capacitados para o trabalho em equipe e com habilidade de mobilização do conhecimento para o mercado de trabalho de forma criativa,

Leia mais

Coração da Europa no Brasil

Coração da Europa no Brasil VITÓRIA STONE FAIR Coração da Europa no Brasil Cooperação da República Tcheca e o Estado de Santa Catarina na área da Ciência e Tecnologia Seminário TOUR de BRASIL, UE - SC Florianópolis, Santa Catarina,

Leia mais

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Novembro/2012

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Novembro/2012 1.º 2.º 3.º Estrutura do Calendário CursoID 318 - GradeID 425 Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas,

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA DE ALIMENTOS. COORDENADOR Ronaldo Perez

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA DE ALIMENTOS. COORDENADOR Ronaldo Perez UFV Catálogo de Graduação 2015 243 ENGENHARIA DE ALIMENTOS COORDENADOR Ronaldo Perez rperez@ufv.br 244 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro de ATUAÇÃO O Engenheiro de tem como campo profissional

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste Setor de Ciências Exatas e de Tecnologia Campus Cedeteg EDITAL Nº 5/2016 SEET/G-UNICENTRO ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE A Diretora do Setor de Ciências Exatas e de Tecnologia

Leia mais

Tecnologia em Processos Cervejeiros

Tecnologia em Processos Cervejeiros Curitiba - Brasília - Ribeirão Preto Competência geral Planejar, coordenar, acompanhar e controlar as ações dos processos de malteação, de fabricação do mosto, de fermentação, de maturação, de filtração

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA DE ALIMENTOS. COORDENADOR Ronaldo Perez

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA DE ALIMENTOS. COORDENADOR Ronaldo Perez 248 Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA DE ALIMENTOS COORDENADOR Ronaldo Perez rperez@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 249 Engenheiro de ATUAÇÃO O Engenheiro de tem como campo profissional

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM QUIMICA

EMENTA CURSO TÉCNICO EM QUIMICA Descrição Geral O Curso Técnico em Química da é centrado na formação integral do profissional e cidadão, capaz de atuar nas mais diferentes situações, com iniciativa, controle emocional, capacidade de

Leia mais

Enge enharia Agronômica. Enge enharia de Petróleo. Medi icina

Enge enharia Agronômica. Enge enharia de Petróleo. Medi icina Cienc cias Biologicas Geog grafia Histó ória Letra as Português Quím mica 1 1.1 Contexto educacional 4 5 3 4 1 2 5 3 3 4 4 5 2 2 4 4 4 3 1.2 Políticas institucionais no âmbito do curso DIMENSÃO 1 ORGANIZAÇÃO

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA DE ALIMENTOS. COORDENADOR Ronaldo Perez

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA DE ALIMENTOS. COORDENADOR Ronaldo Perez UFV Catálogo de Graduação 2013 119 ENGENHARIA DE ALIMENTOS COORDENADOR Ronaldo Perez rperez@ufv.br 120 Currículos dos Cursos UFV Engenheiro de ATUAÇÃO O Engenheiro de tem como campo profissional de atuação

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura curricular e duração.

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA ESCOLA POLITÉCNICA ESCOLA POLITÉCNICA A Escola Politécnica reúne 14 cursos que englobam as Engenharias e as áreas de Indústria, Energias Renováveis e Pilotagem Profissional de Aeronaves. Com metodologia

Leia mais

EDITAL SENAI DE MATRÍCULA PARA ACESSO A VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS

EDITAL SENAI DE MATRÍCULA PARA ACESSO A VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS EDITAL SENAI DE MATRÍCULA PARA ACESSO A VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS 2017.1 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional de Roraima SENAI-RR, torna público o encerramento do Edital

Leia mais

EDITAL CURSO TÉCNICO EM CERVEJARIA 2014

EDITAL CURSO TÉCNICO EM CERVEJARIA 2014 EDITAL CURSO TÉCNICO EM CERVEJARIA 2014 Objetivo: O curso técnico em cervejaria foi criado visando propiciar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação profissional como Técnico em

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE FEVEREIRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE FEVEREIRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.948, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de.

Leia mais

O PROF. DR. SEBASTIÃO SÉRGIO DA SILVEIRA, faz saber que o Colegiado do Curso de Direito da Universidade de Ribeirão Preto, aprovou a seguinte

O PROF. DR. SEBASTIÃO SÉRGIO DA SILVEIRA, faz saber que o Colegiado do Curso de Direito da Universidade de Ribeirão Preto, aprovou a seguinte RESOLUÇÃO Nº 02, DE 21 DE AGOSTO DE 2.013. Dispõe sobre a alteração da matriz curricular do Curso de Direito da Universidade de Ribeirão Preto. O PROF. DR. SEBASTIÃO SÉRGIO DA SILVEIRA, faz saber que o

Leia mais

Projeto Pedagógico de Curso CUIABÁ- MT

Projeto Pedagógico de Curso CUIABÁ- MT Projeto Pedagógico de Curso CUIABÁ- MT Ponto de partida: Qual o modelo de sociedade que queremos construir? Qual pessoa queremos formar? Qual o perfil profissional do nosso egresso? O PPC - orienta e organiza

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial NOME DO CURSO: O Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Março/2012 CursoID GradeID 425

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Março/2012 CursoID GradeID 425 CursoID 318 - GradeID 425 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura

Leia mais

Sobre o Curso de Direito.

Sobre o Curso de Direito. Sobre o Curso de Direito. O Curso Superior de Bacharelado em Direito do Instituto de Educação Superior de Pouso Alegre MG Faculdade ASMEC Pouso Alegre, autorizado pelo Ministério da Educação MEC através

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TECNICO EM CONTROLE AMBIENTAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2012

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TECNICO EM CONTROLE AMBIENTAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2012 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Direção de Ensino Campus Nilópolis MATRIZ

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

Introdução à Eng. de Computação

Introdução à Eng. de Computação Introdução à Eng. de Computação Apresentação 01: Apresentação do curso e introdução à disciplina Prof. João Paulo Just - http://just.pro.br/ 1 Essa apresentação foi criada com base nos slides do professor

Leia mais

Complementar Obrigatória Sociedade e Cidadania 30 Obrigatória - Carga Horária Total: 390

Complementar Obrigatória Sociedade e Cidadania 30 Obrigatória - Carga Horária Total: 390 0º Período Matriz curricular: Alimentos Modalidade: Presencial Turno: Vespertino (Tarde) Horária por Período Letivo: Mínimo 300 h e Máximo 540 h 1403153 Português Instrumental 60 Optativa - 1901007 Inglês

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia de Alimentos

Currículo do Curso de Engenharia de Alimentos Currículo do Curso de Engenharia de Engenheiro de ATUAÇÃO O Engenheiro de tem como campo profissional de atuação as indústrias que operam com processamento de alimentos, qualidade e conservação de matérias-primas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 106, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Page 1 of 5 Ministério da Educação Nº 1087 - Terça feira, 6 de janeiro de 2009 Gabinete do Ministro - Portaria nº 1, de 5 de janeiro de 2009 Aprova, em extrato, o instrumento de avaliação para reconhecimento

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 4 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 2.843, DE 5 DE SETEMBRO DE 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 2.843, DE 5 DE SETEMBRO DE 2001. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 2.843, DE 5 DE SETEMBRO DE 20. Define o Currículo Pleno do Curso de Engenharia de. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ,

Leia mais

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Monitoria, prevista na Lei nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem

Leia mais

EDITAL Nº 025/10-TC/PPGTA-UFPR

EDITAL Nº 025/10-TC/PPGTA-UFPR EDITAL Nº 025/10-TC/PPGTA-UFPR A Coordenação do, do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições e com base no contido no Processo 23.075.117817/2009-94, aprovado pelo

Leia mais

Engenharia de Manutenção 4.0

Engenharia de Manutenção 4.0 Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção 4.0 O curso de Pós-Graduação em Engenharia da Manutenção 4.0 - Black Belt está baseado em três pilares. O primeiro refere-se à aprendizagem de ferramentas e técnicas

Leia mais

REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL

REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL INTRODUÇÃO Diante da necessidade de estabelecer as titulações, a CBTARCO junto as Federações estaduais, vem através deste normatizar a

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA ATIVIDADE PRATÍCA CURSO SUPERIOR DE GASTRONOMIA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA ATIVIDADE PRATÍCA CURSO SUPERIOR DE GASTRONOMIA MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA ATIVIDADE PRATÍCA CURSO SUPERIOR DE GASTRONOMIA MANAUS-AM DATA:06-02- 1. OBJETIVO O objetivo deste manual é descrever os procedimentos adotados no LABORATÓRIO DE AULAS PRATICAS

Leia mais

MBA. Tecnologia Cosmética. Profissional LATO SENSU RECONHECIDO

MBA. Tecnologia Cosmética. Profissional LATO SENSU RECONHECIDO LATO SENSU RECONHECIDO MBA Profissional Tecnologia Cosmética Sobre Nós O IC - Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, presente há 12 anos no mercado, é a união de profissionais de alto nível que

Leia mais

Plano de Ensino. DIRETOR(A) GERAL DO CAMPUS: Ana Rita Kraemmer da Fontoura DIRETOR (A) DE ENSINO: Alessandro Bazzan DOCENTE(A): Gustavo Griebler

Plano de Ensino. DIRETOR(A) GERAL DO CAMPUS: Ana Rita Kraemmer da Fontoura DIRETOR (A) DE ENSINO: Alessandro Bazzan DOCENTE(A): Gustavo Griebler Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Tecnólogo em Sistemas para Internet FORMA/GRAU: ( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS DE ALIMENTOS. COORDENADOR Paulo Sérgio Monteiro

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS DE ALIMENTOS. COORDENADOR Paulo Sérgio Monteiro UFV Catálogo de Graduação 2015 73 CIÊNCIAS DE ALIMENTOS COORDENADOR Paulo Sérgio Monteiro psmonteiro@ufv.br 74 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O bacharel em Ciências de terá competência para

Leia mais

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 014/2016

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 014/2016 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 014/2016 DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MATRIZES 2009, 2014 E 2016. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR, face ao disposto

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS DE ALIMENTOS. COORDENADORA Milene Therezinha das Dores

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS DE ALIMENTOS. COORDENADORA Milene Therezinha das Dores UFV Catálogo de Graduação 2014 71 CIÊNCIAS DE ALIMENTOS COORDENADORA Milene Therezinha das Dores milene.dores@ufv.br 72 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O bacharel em Ciências de terá competência

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira PEDAGOGIA COORDENADOR José Henrique de Oliveira jenrique@ufv.br 350 Currículos dos Cursos do CCH UFV Currículo do Curso de Pedagogia Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 69 aprovado pela portaria Cetec nº127 de 03/10/12 Etec Prof a Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

CURSO NEGÓCIOS CERVEJEIROS

CURSO NEGÓCIOS CERVEJEIROS CURSO NEGÓCIOS CERVEJEIROS Visão Geral do Curso Módulo 1 Panorama do Mercado Cervejeiro Módulo 2 Inovação em Negócios Cervejeiros Módulo 3 Planejamento estratégico Módulo 4 Como começar meu negócio? Módulo

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 28 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 28 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 14/2007 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE LETRAS DO CÂMPUS DE ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade São Francisco, no exercício

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA DE ALIMENTOS. COORDENADOR Ronaldo Perez

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA DE ALIMENTOS. COORDENADOR Ronaldo Perez 124 Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA DE ALIMENTOS COORDENADOR Ronaldo Perez rperez@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2012 125 Engenheiro de ATUAÇÃO O Engenheiro de tem como campo profissional de atuação

Leia mais

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito PPC - Projeto Pedagógico de Curso Direito 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades: - Processo Seletivo - aplica-se a candidatos que tenham

Leia mais

326 Currículos dos Cursos do CCE UFV. QUÍMICA Licenciatura. COORDENADOR Efraim Lázaro Reis

326 Currículos dos Cursos do CCE UFV. QUÍMICA Licenciatura. COORDENADOR Efraim Lázaro Reis 326 Currículos dos Cursos do CCE UFV QUÍMICA Licenciatura COORDENADOR Efraim Lázaro Reis efraimreis@gmail.com UFV Catálogo de Graduação 2015 327 Licenciatura (Integral) ATUAÇÃO O Químico é um profissional,

Leia mais

CAD Desenho Auxiliado por Computador para Área Elétrica

CAD Desenho Auxiliado por Computador para Área Elétrica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS ITAJAÍ PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CAD Desenho Auxiliado

Leia mais

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais