Engenharia de Produção Cervejeira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Engenharia de Produção Cervejeira"

Transcrição

1

2 Curso de Graduação - Bacharelado Engenharia de Produção Cervejeira Sua preparação para o mercado cervejeiro ainda mais completa. Só a primeira Escola Superior de Cerveja da América Latina poderia lançar o primeiro curso de graduação em Engenharia de Produção Cervejeira fora da Alemanha. O aluno egresso deste curso será formado como Engenheiro de Produção pleno, podendo atuar em qualquer tipo de empresa, e estará altamente especializado para a indústria cervejeira.

3 Objetivo Geral do Curso O curso objetiva a formação profissional do engenheiro de produção com domínio operacional de técnicas de trabalho interpostos em uma linha de produção, com a compreensão global do processo produtivo, com a apreensão do saber tecnológico e do conhecimento que dá forma ao saber técnico e ao ato de fazer, com a valorização da cultura do trabalho e com a mobilização dos valores necessários à tomada de decisões profissionais e ao monitoramento do seu próprio desempenho profissional, em busca da segurança, da economia, do belo e da perfeição. Além da formação do engenheiro de produção pleno que se propõe com o presente projeto, também é objetivo dar a formação de produção cervejeira, como sua técnicas e processos específicos ao egresso. Carga Horária horas Duração: 10 semestres Turno: Noturno Portaria de Credenciamento 354/MEC - 05/05/2016 Portaria de Autorização 216/MEC - 23/06/2016

4 Objetivo Geral do Curso O curso de Engenharia de Produção tem por objetivos específicos capacitar os engenheiros para que possam: a) Identificar e propor soluções técnicas aos problemas da sociedade, através do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados na área da engenharia de produção; b) Atuar nas fases de concepção, planejamento, projeto, construção, controle, operação e manutenção de sistemas industriais gerais e/ou voltados para alguma temática específica, em atendimento às demandas da sociedade, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, com uma visão humanística e de respeito ao meio ambiente e aos valores éticos; c) Absorver e desenvolver novas tecnologias, dentro de uma postura de permanente busca da atualização profissional. Perfil do aluno egresso O perfil do egresso do curso de Engenharia da Produção compreende uma sólida formação técnico científica e profissional geral e específica em produção cervejeira que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

5 Conteúdo Curricular FORMAÇÃO BÁSICA Metodologia do Trabalho Acadêmico, Desenho Fundamental, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Física I, Física II, Física III, Química Geral, Geometria Analítica, Álgebra, Geometria Descritiva, Filosofia, Sociologia, Mecânica, Fenômenos do Transporte, Resistência dos Materiais, Cálculo Numérico. FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE Ciência dos Materiais, Eletricidade Aplicada, Projeto de Produto, Ergonomia e Segurança no Trabalho, Gestão Ambiental, Engenharia Econômica, Metrologia Industrial, Instrumentação e Confiabilidade, Materiais de Construção Mecânica, Modelagem e Simulação - CAD II, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade e Produtividade. FORMAÇÃO ESPECÍFICA Introdução à Engenharia de Produção, Introdução à Engenharia de Produção Cervejeira, Introdução à Microbiologia, Introdução à Análise Sensorial, Análise Sensorial Avançada, Química Tecnológica, Matérias Primas de Processo I, Matérias Primas de Processo II, Desenho Técnico Mecânico CAD I, Resistência dos Materiais, Estatística, Estatística Aplicada à Produção, Processo de Malteação, Planejamento e Organização Industrial, Planejamento e Controle da Produção, Elementos de Máquinas, Fundamentos da Transmissão de Calor, Contabilidade e Custos Industriais, Processo de Fabricação de Mosto, Processo de Fermentação, Processos Mecânicos de Fabricação, Bombas e Instalações Hidráulicas, Processos Contínuos de Fabricação, Processo de Finalização, Processo de Engarrafamento, Manutenção Industrial, Logística Integrada, Máquinas Térmicas, Seqüenciamento e Controle da Produção, Gestão de Projetos, Projeto de Fábrica e Layout, Gestão da Tecnologia e Sistemas Produtivos, Aspectos Legais, Automação e Controle Industrial

6 Conheça a ESCM! Agora você pode satisfazer sua sede por conhecimento e técnica sobre o consumo e a produção de cerveja com a Escola Superior de Cerveja e Malte, a primeira da América Latina a abranger ensino, pesquisa e extensão sobre a bebida mais popular, alegre e contagiante do mundo. Assim como a cerveja reúne as pessoas, reunimos na ESCM todos os campos e níveis de estudo sobre a cerveja além da prestação de serviços técnicos especializados, integrando toda a cadeia produtiva do mercado cervejeiro, desde a produção, a análise de mercado e produtos até a gestão de empreendimentos relacionados à cerveja. Localizada em Blumenau (SC), cidade caracterizada por sua colonização e tradição alemãs, sede da maior festa da cerveja do Brasil e pólo de cervejarias artesanais, a Escola Superior de Cerveja e Malte atende à crescente profissionalização do mercado.

7 Histórico Instituição de Ensino Superior, a Escola Politécnica de Inovação e Conhecimento Aplicado - ÉPICA - atua em áreas técnicas como a engenharia, buscando a aproximação entre a academia e o mercado e suas demandas. Tem como foco a transmissão e geração de conhecimento, através do ensino, pesquisa e extensão. A Instituição pauta sua atuação em rígidos parâmetros de qualidade de ensino com a intenção de atrair e formar jovens e adultos que pretendam atuar no mercado de trabalho com um diferencial na formação. A Épica oferece cursos técnicos, de graduação e pós graduação, cursos de aperfeiçoamento e extensão universitária, atendendo as demandas da comunidade, alunos e mercado. A Escola Superior de Cerveja e Malte - ESCM é a primeira instituição de ensino superior de cerveja da América Latina. Nasceu como um projeto do Instituto de Administração e Direção de Empresas - IADE. O IADE foi criado em 2008 como uma organização focada no ensino, e atuou prioritariamente na oferta de cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento. Formaramse entre 2008 e 2013, nos diversos cursos e palestras, 24 mil alunos. Em 2014, o IADE encerra as atividades que lhe deram origem e cria um novo projeto que lhe dá uma nova identidade a Escola Superior de Cerveja e Malte. Esse novo projeto não alterou o DNA da organização, cujo o foco sempre foi pautado em duas bases: Conhecimento e Inovação. A ESCM foi desenvolvida com uma proposta totalmente alinhada aos valores da empresa original, ou seja, de inovar a partir do conhecimento. Sendo assim, a Escola nasce com a credibilidade de uma corporação que tem história, conhecimento técnico, organizacional e educacional. Em 2016, a ESCM é credenciada através da sua mantida, a Escola Politécnica de Inovação e Conhecimento Aplicado Épica para dois níveis de atuação: Ensino Superior, por meio de Credenciamento através de Portaria do Ministério da Educação e, Ensino Técnico, por meio de Credenciamento junto à Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina. Atualmente, a Escola Superior de Cerveja e Malte oferece uma gama de cursos relacionados à cerveja, nas linhas de produção industrial e caseira, sommelieria e gestão. São cursos em nível de pós-graduação, graduação, técnico, aperfeiçoamento e extensão.

8 Estrutura A estrutura e infraestrutura da Escola Superior de Cerveja e Malte foi preparada com o propósito de produzir ensino e pesquisa de qualidade. A receita para isto passa pela estrutura física, situada em uma área com quase 2000 m 2, cujos ingredientes são salas de aula e laboratórios equipados com tecnologias semelhantes às melhores fábricas de cerveja do mundo. Essa infraestrutura inclui salas de aulas específicas para o ensino presencial inspiradas nas escolas cervejeiras, um brewpub, um biergarten, um laboratório de produção de cerveja, um laboratório de química e a maior biblioteca sobre cerveja existente no país. Tudo isso resulta em um serviço que não encontra similar em outra instituição de ensino na América Latina.

9 Biblioteca Biblioteca Uma relação de livros sobre a cultura cervejeira está reunida na nossa biblioteca. O ambiente conta com uma estrutura de ensino e aprendizagem e livros técnicos e especializados. Química Laboratório de Química Organizamos um completo laboratório de química para ser usado em aulas práticas de produção de cerveja. Essa estrutura também estará disponível para a prestação de serviços técnicos especializados para o desenvolvimento de pesquisas e experimentos com os ingredientes e/ou fórmulas de cervejas.

10 Produção Laboratório de Fabricação de Cerveja Concebemos uma réplica de uma fábrica de cerveja com capacidade de produção de 420 litros, em lotes experimentais de 70 litros, voltada para as aulas práticas de produção de cerveja. Home Brew Laboratório Produção Caseira Um ambiente específico para os amantes da produção caseira de cerveja, com um laboratório totalmente dedicado à fabricação de cerveja. O espaço reúne todos os equipamentos comuns utilizados na produção caseira para o ensino de técnicas e desenvolvimento de habilidades da produção artesanal, além de um equipamento automatizado Braumeister.

11 Microbiologia Laboratório de Microbiologia É necessário entender sobre Microbiologia e Bioquímica para se fazer uma boa cerveja. O processo de produção de cerveja é uma sucessão de reações químicas e microbiológicas que devem ser entendidas e controladas. Por isso um laboratório de microbiologia, equipado com 11 microscópios que serão utilizados para ensino e pesquisa. Corpo Docente O corpo docente é formado pelo mais renomado time de profissionais existentes no país. Aqui você aprenderá com quem tem muita experiência, tanto nas áreas de produção, quanto de gestão e degustação. Excelência para a sua qualificação.

12 Informações e Inscrições contato@cervejaemalte.com.br (47) Whatsapp: (47) (Tim) (47) (Vivo) (47) (Claro) Rua Elsbeth Feddersen, 72 Salto do Norte - Blumenau/ SC

Engenharia de Produção Cervejeira

Engenharia de Produção Cervejeira Curso de Graduação - Bacharelado Engenharia de Produção Cervejeira Sua preparação para o mercado cervejeiro ainda mais completa. Só a primeira Escola Superior de Cerveja da América Latina poderia lançar

Leia mais

Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira

Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira Curso de Pós-Graduação Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira Para unir a arte e a técnica na produção de cerveja é necessário aprofundar os conhecimentos a respeito da tecnologia cervejeira. Este curso

Leia mais

Automação de Cervejaria - EaD

Automação de Cervejaria - EaD Curso a Distância Automação de Cervejaria - EaD O crescimento da produção da cerveja exige a automação e o controle de processos industriais que propiciem ganhos em escala e otimizem a fabricação da bebida.

Leia mais

Aspectos legais da cerveja Produção e Comercialização - EaD

Aspectos legais da cerveja Produção e Comercialização - EaD Curso a Distância Aspectos legais da cerveja Produção e Comercialização - EaD A produção e a comercialização de cerveja exigem amplo conhecimento das leis e regulamentações que tratam da padronização,

Leia mais

Objetivo Geral do Curso

Objetivo Geral do Curso Curso de graduação engenharia Mecânica A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Desde o ar-condicionado de uso

Leia mais

Pós-Graduação em Sommelieria

Pós-Graduação em Sommelieria Curso de Pós-Graduação Pós-Graduação em Sommelieria O curso de Pós-Graduação em Sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira especialização lato-sensu na área de sommelieria da América

Leia mais

MESTRE CERVEJEIRO TÉCNICO EM CERVEJARIA

MESTRE CERVEJEIRO TÉCNICO EM CERVEJARIA MESTRE CERVEJEIRO TÉCNICO EM CERVEJARIA Natureza do Curso: Técnico Modalidade: presencial Metodologia: A metodologia do curso tem uma composição que representa a experiência de estudar aqui na ESCM. A

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 600 Engenharia de Produção - (GRADUAÇÃO) 1º Semestre 0980001 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 0980002 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 0980004 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1640014 - CÁLCULO A 6 4 2 1640080

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 1º Semestre 15000253 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 1500025 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 15000256 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1500031 - CÁLCULO A 6 2 15000393 - ÁLGEBRA LINEAR 2 2 1500039 - GEOMETRIA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Direito 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Fundamentos da Administração

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO BACHARELADO

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO BACHARELADO FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO BACHARELADO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO BACHARELADO. 1º Período FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 1º Semestre de 2019 - Noturno EC2016 0241 - Economia Industrial 0241 - Economia Industrial 0097 - Trabalho de Conclusão de Curso I (Monografia I) 0097 - Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO BACHARELADO INSTITUCIO NAIS CH TEÓRICA IE TOTAL

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO BACHARELADO INSTITUCIO NAIS CH TEÓRICA IE TOTAL FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2012 1º PERÍODO Pré Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 4 Introdução ao Cálculo 4 Introdução à Engenharia de Produção Introdução à Programação para Engenharia

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 1º Semestre de 2018 - Noturno EC2015 0224 - Estratégia Mercadológica 0224 - Estratégia Mercadológica 0240 - Economia Quantitativa 0094 - Economia Internacional II 0094 - Economia

Leia mais

Horas. Horas Semanais. Práticas. Teóricas

Horas. Horas Semanais. Práticas. Teóricas FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS Matriz Curricular ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 2016.2 Período 1º Código Pré Requisitos Totais EP01 Cálculo Diferencial ---

Leia mais

Se Código Unidade Disciplinas Tipo Créditos T E P EAD H-a Pré-requisitos Ceng Cálculo A CB Sem pré-requisito

Se Código Unidade Disciplinas Tipo Créditos T E P EAD H-a Pré-requisitos Ceng Cálculo A CB Sem pré-requisito Disciplinas Obrigatórias Tabela 1: Disciplinas obrigatórias da grade curricular do curso de Engenharia de da UFPel, Se: Semestre. T Teoria, E Exercícios, P Prática. EAD Ensino a Distância, Ha Horasaula.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 052/2009

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 052/2009 DELIBERAÇÃO Nº 52/29 Modifica a Estrutura Departamental da Faculdade de Tecnologia. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do artigo

Leia mais

Matriz Curricular. Faculdade: Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Curso: Engenharia de Produção Turno: NOTURNO Campus: Santa Bárbara d Oeste

Matriz Curricular. Faculdade: Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Curso: Engenharia de Produção Turno: NOTURNO Campus: Santa Bárbara d Oeste Matriz Curricular Faculdade: Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Curso: Engenharia de Produção Turno: NOTURNO Campus: Santa Bárbara d Oeste Modalidade: Presencial Título oferecido: Engenheiro de Produção

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 01 - - EM16101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: EM16102 - Filosofia - Ativa desde: EM16103 - Física: Cinemática e Dinâmica - Ativa desde: EM16104 - Informática e Algorítmo - Ativa desde: EM16105

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/10/2015 Currículo de Cursos Hora: 11:07:35

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/10/2015 Currículo de Cursos Hora: 11:07:35 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/10/2015 Currículo de Cursos Hora: 11:07:35 Curso: Engenharia de Produção - São Mateus Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Engenheiro de Produção Turno:

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 1º Semestre de 2017 - Noturno EC2014 0096 - Economia Industrial 0094 - Economia Internacional II 0094 - Economia Internacional II 0093 - Econometria 0093 - Econometria 0097 - Trabalho

Leia mais

PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO

PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 2011/01 (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 11, de 11 de março de 2002) PRIMEIRO PERÍODO

Leia mais

RELAÇÃO DE SALAS NO CCT PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RELAÇÃO DE SALAS NO CCT PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Calc. Diferencial e Integral e uma Variável 1P Introdução a Eng. de Produção 1P 01 10:50 / 12:30 Introdução a Eng. de Produção 1P / Química Geral 1P Química Geral 1P Calc. Diferencial e Integral e uma

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DE PRODUÇÃO DE PRODUÇÃO - GRADUAÇÃO - 215 1º PERÍODO Carga Horária CLASSIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO LÍNGUA PORTUGUESA PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Álgebra Linear 02 0 02 40 Cálculo Diferencial e Integral I 04 0 04 80 Cálculo Vetorial e Geometria Analítica

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO TERCEIRO PERÍODO

FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO TERCEIRO PERÍODO FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 11, de 11 de março de 2002) PRIMEIRO PERÍODO EPD101 Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Cálculo Diferencial 06 0 06 120 Desenho Técnico 0 02 02 40 Física I Mecânica da Partícula 04 02 06 120 Projeto

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA QUÍMICA Campus: MACAÉ SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Química da Universidade Estácio de Sá, campus Macaé, tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos

Leia mais

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FÍSICA GERAL I

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FÍSICA GERAL I 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1705151 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Ter, 1 de Setembro de 010 :37 - tima atualiza o Sex, 15 de Fevereiro de 013 08:57 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A Engenharia de Produção está associada à fabricação de bens e à prestação de serviços, abrangendo

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 244/2007 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia de Produção - Rio das Ostras O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Direito 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Fundamentos da Administração 36-36

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA 10:36:07 Ciências Econômicas - 2º Semestre de 2017 - Noturno EC2014 0100 - Análise de Conjuntura Econômica 0101 - Tópicos Especiais em Economia 0098 - Economia das Empresas 0098 - Economia das Empresas

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPUS: NITERÓI Missão A missão do curso de Engenharia de Produção da UNESA é formar Engenheiros de Produção de alto nível técnico e metodológico

Leia mais

PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO

PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO 2017.1 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (GESTÃO E LOGÍSTICA) - INGRESSANTES NO 1.º SEMESTRE DE

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (GESTÃO E LOGÍSTICA) - INGRESSANTES NO 1.º SEMESTRE DE R E S O L U Ç Ã O N.º 49/2004 - CONSUN APROVA A REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (GESTÃO E LOGÍSTICA) DO CCET CAMPUS CURITIBA PARA INGRESSANTES A PARTIR DO 1. SEMESTRE DE 2003.

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia Elétrica Campus: Campos dos Goytacazes SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros capazes de atender

Leia mais

Resolução nº 058, de 16 de agosto de 2016.

Resolução nº 058, de 16 de agosto de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Semestre Períodos Semanais aula 1 Desenho Técnico 4 66 80 1 Química Geral 4 66 80 1 Álgebra Linear e Geometria Analítica 4 66 80 1 Introdução

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia Civil Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos tecnológicos

Leia mais

Sumário. 3. Ergonomia. 2. Engenharia da Qualidade 16/03/2011 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFPEL

Sumário. 3. Ergonomia. 2. Engenharia da Qualidade 16/03/2011 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFPEL Sumário PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFPEL Prof. Amauri Cruz Espírito Santo Prof. Rafael Lipinski Paes Prof. Alejandro Martins Prof. Wolmer Brod Peres Campos de atuação

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 Nível:BACHARELADO Início: 20081 01 - - EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008 EMC102 - Filosofia - Ativa desde: Natureza - OBRIGATÓRIA EMC103 - Física: Cinemática e Dinâmica - Ativa

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DE 2014

ESTRUTURA CURRICULAR DE 2014 PRÓ-REITORIA GRADUAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA ANEXO F ESTRUTURA CURRICULAR 2014 1º semestre S OBRIGATÓRIAS D E AULA TRAB. TOTAL MAC2166 - Introdução à Computação 4 0 60 1 MAT2453 - Cálculo Diferencial e Integral

Leia mais

Engenharia de Manutenção 4.0

Engenharia de Manutenção 4.0 Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção 4.0 O curso de Pós-Graduação em Engenharia da Manutenção 4.0 - Black Belt está baseado em três pilares. O primeiro refere-se à aprendizagem de ferramentas e técnicas

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 2º Semestre de 2018 - Noturno EC2015 0031 - Gestão Ambiental 0242 - Gestão de Mercados de Derivativos 0103 - Análise de Investimentos 0100 - Análise de Conjuntura Econômica 0083 -

Leia mais

C U R S O BRI DO B A C H A R E L A D O E M ENGENHARIA DE PRODUÇÃO G R A D E C U R R I C U L A R

C U R S O BRI DO B A C H A R E L A D O E M ENGENHARIA DE PRODUÇÃO G R A D E C U R R I C U L A R C U R S O HÍ + BRI DO B A C H A R E L A D O E M ENGENHARIA DE PRODUÇÃO G R A D E C U R R I C U L A R 1 OBJETIVOS DO CURSO Nesse curso, você aprende a analisar e criar soluções para sistemas produtivos

Leia mais

Horário 2017/2 Ensino de Graduação CEPLAN / UDESC

Horário 2017/2 Ensino de Graduação CEPLAN / UDESC HORÁRIO CEPLAN / UDESC - 2º SEMESTRE / 2017 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HABILITAÇÃO MECÂNICA 1ª ENG 13:30 14:20 1EDF103 1EDF103 1IEP003 1BAE103 G1 1IEP003 1BAE103 G2 1BAE103 1BAE103 Legenda Disciplinas: = Álgebra

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Engenharia Química Daniella Sette Abrantes Silveira 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 80 vagas

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Engenharia Química Daniella Sette Abrantes Silveira 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 80 vagas FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Prezado estudante, Em, os cursos da UNIFACS passaram por uma atualização de matrizes curriculares. As informações sobre os cursos e

Leia mais

Horário 2018/1 Ensino de Graduação CEPLAN / UDESC

Horário 2018/1 Ensino de Graduação CEPLAN / UDESC HORÁRIO CEPLAN / UDESC - 1º SEMESTRE / 2018 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HABILITAÇÃO MECÂNICA 1ª FASE ENG Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 13:30 14:20 1EDF103 1EDF103 1BAE103 1BAE103 1IEP003 1IEP003

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia Campus Aparecida de Goiânia (CAP) Faculdade de Ciências e Tecnologia () MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2016 1 Disciplinas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA MECÂNICA. Primeiro Semestre (manhã)

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA MECÂNICA. Primeiro Semestre (manhã) MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA MECÂNICA Primeiro Semestre (manhã) Introdução a Mecânica 36 h - Cálculo I 90 h Básico - Desenho Técnico I 72 h Básico - Química Geral 72 h Básico - Introdução à Programação

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 1º Semestre de 2017 - Noturno EC2014 0096 - Economia Industrial 0094 - Economia Internacional II 0094 - Economia Internacional II 0093 - Econometria 0093 - Econometria 0097 - Trabalho

Leia mais

Integralização por semestres

Integralização por semestres ELENCO DOS COMPONENTES CURRICULARES Integralização por semestres Formulário Nº 11B 1º SEMESTRE Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 68 4 Obrigatório Metodologia da Pesquisa 34 2 Obrigatório

Leia mais

Horário 2017/1 Ensino de Graduação CEPLAN / UDESC

Horário 2017/1 Ensino de Graduação CEPLAN / UDESC HORÁRIO CEPLAN / UDESC - 1º SEMESTRE / 2017 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HABILITAÇÃO MECÂNICA 1ª ENG Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 1EDF103 1EDF103 1BAE103 G1 1BAE103 G2 1BAE103 1IEP003 1BAE103 1IEP003

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR NCET - NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS ENGENHARIA MECÂNICA (209 ) Ano: 2016 Turno: MANHÃ Curriculo: 16 CH Total do curso: 4360

MATRIZ CURRICULAR NCET - NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS ENGENHARIA MECÂNICA (209 ) Ano: 2016 Turno: MANHÃ Curriculo: 16 CH Total do curso: 4360 Página de. ENGENHARIA MECÂNICA (09 ) Ano: 0 Turno: MANHÃ Curriculo: CH Total do curso: 0 Disciplinas Obrigatórias ª SÉRIE - ENGENHARIA MECÂNICA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I ENG.000_00 00 DESENHO TÉCNICO

Leia mais

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33,

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33, 1º PERÍODO Física I 80 66,67 4 4 0 Laboratório de Física I 40 33,33 2 1 1 Laboratório de Computação 40 33,33 2 0 2 Introdução a Engenharia de Produção 60 50 3 3 0 Geometria Analítica 60 50 3 3 0 Química

Leia mais

Legislação: AUTORIZADO PELA PORTARIA Nº 788 DE 13 DE SETEMBRO DE 2007, PUBLICADA NO DOU DE 14 DE SETEMBRO OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA

Legislação: AUTORIZADO PELA PORTARIA Nº 788 DE 13 DE SETEMBRO DE 2007, PUBLICADA NO DOU DE 14 DE SETEMBRO OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA 1 de 5 Período 01 MEC101 - Algorítmos e Programação I - Ativa desde: MEC102 - Cálculo I - Ativa desde: MEC103 - Comunicação e Produção Técnica Científica - Ativa desde: 28/01/2007 MEC104 - Expressão Gráfica

Leia mais

Horária. Total: Cálculo Diferencial e Integral I Fundamentos de Matemática. Desenho Técnico II 2 40 Desenho Técnico I

Horária. Total: Cálculo Diferencial e Integral I Fundamentos de Matemática. Desenho Técnico II 2 40 Desenho Técnico I Álgebra Linear 3 60 Comunicação e Expressão 2 40 Desenho Técnico I 2 40 1º Fundamentos de Matemática 5 100 Geometria Descritiva 2 40 Higiene e Segurança do Trabalho 2 40 Introdução à Engenharia 2 40 Total:

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia de Produção

Currículo do Curso de Engenharia de Produção Currículo do Curso de Engenharia de Produção Engenheiro de Produção ATUAÇÃO O Curso de Engenharia de Produção da UFV visa preparar profissionais que, integrando equipes interdisciplinares e articulando

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PERÍODO INTEGRAL

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PERÍODO INTEGRAL ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PERÍODO INTEGRAL 1º Termo Álgebra Linear e Geometria Analítica 4-0 60 Biologia (Microbiologia) 1-2 45 Cálculo Diferencial e Integral I 4-0 60 Física

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Engenharia Mecânica - 2º Semestre de 2019 - Noturno EM2016 EM2015 0045 - Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos 0045 - Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos 0251 - Sistemas de Movimentação e Elevação 0030 - Gestão

Leia mais

Administração. Carga Horária Microeconomia 74 Cálculo 74 Estatística 74 Fundamentos de Administração 74 Macroeconomia 74

Administração. Carga Horária Microeconomia 74 Cálculo 74 Estatística 74 Fundamentos de Administração 74 Macroeconomia 74 Administração 1º semestre Microeconomia Cálculo Estatística Fundamentos de Administração Macroeconomia 2º semestre Laboratório de Negócios Mercados e Concorrência Ciências Políticas e Sociais Inferência

Leia mais

Matriz Curricular. Curso: Engenharia Química Turno: Diurno e Noturno Campus: Santa Bárbara d Oeste

Matriz Curricular. Curso: Engenharia Química Turno: Diurno e Noturno Campus: Santa Bárbara d Oeste Faculdade: Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Matriz Curricular Curso: Engenharia Química Turno: Diurno e Noturno Campus: Santa Bárbara d Oeste Modalidade: Presencial Duração do Curso: 10 semestres Título

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EAD

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EAD Período C.H AULAS TEORICA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EAD C.H AULAS PRÁTICAS C.H TOTAL Denominação da Disciplina 1º 70 0 70 Cálculo I Funções 1º 35 0 35 Engenharia e Desenvolvimento

Leia mais

CSEM4011 Mecânica Geral I CSEM4010 Cálculo B. CSEM4014 Mecânica dos Sólidos I

CSEM4011 Mecânica Geral I CSEM4010 Cálculo B. CSEM4014 Mecânica dos Sólidos I CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA SEM CÓDIGO PRÉ-REQUISITO CSEM4011 Mecânica Geral I 2 CSEM4013 Resistência dos Materiais 2 CSEM4008 Álgebra Linear e Geometria Analítica 2 CSEM4004-2 CSEM4012 Desenho Técnico II

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Página: 1 MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Carga Horária Total = 3645 h (Teórica = 2640 h, Laboratório = 1005 h). Núcleos: Básico, Profissionalizante, Específico.

Leia mais

Engenharia de Produção 4.0 Certificado Black Belt

Engenharia de Produção 4.0 Certificado Black Belt Pós-Graduação em Engenharia de Produção 4.0 Certificado Black Belt O curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção 4.0 - Black Belt está baseado em dois pilares. O primeiro refere-se à Certificação

Leia mais

DISCIPLINA Turmas DIA TURNO Períodos SALA ÁLGEBRA II LM11 2 N ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO EC11 EP11 6 N ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

DISCIPLINA Turmas DIA TURNO Períodos SALA ÁLGEBRA II LM11 2 N ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO EC11 EP11 6 N ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO ÁLGEBRA II LM11 2 N 1234 1202 ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO EC11 EP11 6 N 1234 1202 ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO EQ11 2 T 1234 2209 ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO EE11 EP12 LF11 2 M 45 1203 ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO EE11

Leia mais

Resolução nº 037, de 22 de junho de 2011.

Resolução nº 037, de 22 de junho de 2011. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

CREDENCIAMENTOS - DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL (CEPLAN / UDESC)

CREDENCIAMENTOS - DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL (CEPLAN / UDESC) Agnaldo Vanderlei Arnold Alexandre Borges Fagundes Altair Carlos da Cruz CREDENCIAMENTOS - DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL (CEPLAN / UDESC) Professor(a) Curso Disciplina Portaria GDG CEPLAN Data

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO Campus: NITERÓI Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica

Leia mais

Gestão da Qualidade em Produtos e Processos

Gestão da Qualidade em Produtos e Processos Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Produtos e Processos O curso de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Produtos e Processos - Black Belt capacita os profissionais para desenvolver avaliações sistemáticas

Leia mais

252 Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. COORDENADORA Jaqueline Akemi Suzuki

252 Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. COORDENADORA Jaqueline Akemi Suzuki 252 Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COORDENADORA Jaqueline Akemi Suzuki jaqueline.suzuki@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 253 Engenheiro de Produção ATUAÇÃO O Curso de Engenharia

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019 1º PERÍODO NOTURNO 2019 AULAS TEÓRICAS 17h05-18h55 19h00-20h50 21h00 22h50 Geometria Analítica e Álgebra Linear (SALA 104.1) Algoritmos e Estrutura de Dados I (SALA 205.4) Grade Horária da Engenharia Química

Leia mais

Horário 2019/1 Ensino de Graduação CEPLAN / UDESC

Horário 2019/1 Ensino de Graduação CEPLAN / UDESC HORÁRIO CEPLAN / UDESC - 1º SEMESTRE / 2019 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HABILITAÇÃO MECÂNICA 1ª FASE ENG Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 1BAE103 1BAE103 1EDF103 1EDF103 1BAE_A 1BAE_B 1IEP003 1IEP003

Leia mais

Matriz 1 - Engenharia Mecânica

Matriz 1 - Engenharia Mecânica Matriz 1 - Engenharia Mecânica Carga Horária e Creditação Nivelamento Semestral Total Familiarização EAD 20 - - - Matemática 20 - - - 1º PERÍODO Fundamentos da Economia 40 2 2 0 Desenho Técnico Mecânico

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 005/2013 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 005/2013 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 005/2013 CONSEPE Aprova alteração curricular do Curso de Engenharia de Produção Habilitação Mecânica, do Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN, da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2016

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2016 Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2016 1º PERÍODO NOTURNO 2016 Química Geral (Tuma B) Calculo Diferencial e Integral I Calculo Diferencial e Integral I Introdução à Engenharia Química Metodologia

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / 1

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / 1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 2019/ 1 NOITE - CURRÍCULO SERIADO 64032/1 Segurança do Trabalho e Ergonomia Projeto Interdisciplinar: Segurança no Trabalho Química Tecnológica Química Tecnológica Pré - Cáculo

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química 2º Sem 2018

Grade Horária da Engenharia Química 2º Sem 2018 1º PERÍODO INTEGRAL 2018/2 Grade Horária da Engenharia 2º Sem 2018 Cálculo Diferencial e Integral SALA 104.1 Geometria Analítica e Algebra Linear Cálculo Diferencial e Integral I Algoritmos e Estruturas

Leia mais

PPC 2016 PPC Regras de Transição entre o PPC2013 e o PPC Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção (UFPel) VERSÃO 13 01/FEV/2017

PPC 2016 PPC Regras de Transição entre o PPC2013 e o PPC Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção (UFPel) VERSÃO 13 01/FEV/2017 Documento de Regras de Transição entre os PPCs 2016 e 2013 VERSÃO 13 01/FEV/2017 PPC 2013 PPC 2016 Regras de Transição entre o PPC2013 e o PPC 2016. Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção (UFPel)

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº160/consepe de )

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº160/consepe de ) Ingressantes: 2019/1 1º Semestre /A /R Expressão Gráfica 02 40 - Língua Portuguesa (EAD) 04-80 Química Aplicada 03 60 - Técnicas de Programação 02 40 - Tópicos de Cálculo 02 40 - Tópicos de Física 02 40

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Charles Luís da Silva

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Charles Luís da Silva UFV Catálogo de Graduação 2015 265 ENGENHARIA MECÂNICA COORDENADOR Charles Luís da Silva charles.silva@ufv.br 266 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Mecânico ATUAÇÃO O curso de Engenharia Mecânica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA. Semestre Disciplina Carga Horária Tipo Prática Téorica Outras Atividades

MATRIZ CURRICULAR CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA. Semestre Disciplina Carga Horária Tipo Prática Téorica Outras Atividades MATRIZ CURRICULAR CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Semestre Disciplina Carga Horária Tipo Prática Téorica Outras Atividades Total 1º Semestre Desenho 10 60 10 80 Disciplina Técnico Administração

Leia mais

SEQÜÊNCIA ACONSELHADA DISCIPLINAS POR SEMESTRE

SEQÜÊNCIA ACONSELHADA DISCIPLINAS POR SEMESTRE DISCIPLINAS POR SEMESTRE 1 o SEMESTRE N Código Nome da Disciplina N Tipo* (T P) CHS 01 CSETL4004 Cálculo A N OBR (6-0) 90 02 CSETL4001 Desenho Técnico I N OBR (1-2) 45 03 CSETL4006 Introdução à Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 13/04/2018 Currículo de Cursos Hora: 10:29:19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 13/04/2018 Currículo de Cursos Hora: 10:29:19 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 13/04/2018 Currículo de Cursos Hora: 10:29:19 Curso: Engenharia Química - São Mateus Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Engenheiro Químico Turno: Integral

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá / Universidade Estadual de Maringá Horário de Atividades 2017 Primeira Série Horário A 07:45-08:35 1 5260-01 5262-01 5260-01 5269-01 5267-01 5269-01 08:35-09:25 2 5260-01 5262-01 5260-01 5269-01 5267-01

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 26/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 08:48:10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 26/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 08:48:10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 26/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 08:48:10 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Engenharia Mecânica

Leia mais

SEQÜÊNCIA ACONSELHADA DISCIPLINAS POR SEMESTRE

SEQÜÊNCIA ACONSELHADA DISCIPLINAS POR SEMESTRE DISCIPLINAS POR SEMESTRE 1 o SEMESTRE 01 CSEM4006 Introdução à Engenharia Mecânica N OBR (2-0) 30 02 CSEM4002 Algoritmos e Programação N OBR (4-2) 90 03 CSEM4001 Desenho Técnico I N OBR (1-2) 45 04 CSEM4003

Leia mais

Six Sigma Master Black Belt

Six Sigma Master Black Belt Pós-Graduação em Six Sigma Master Black Belt O curso de Pós-Graduação em Six Sigma - Master Black Belt forma profissionais capazes de conduzir projetos funcionais e multifuncionais utilizando o método

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia de Petróleo Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica nas áreas

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019 Grade Horária da Engenharia - 1º Sem 2019 HORÁRIO 1º PERÍODO NOTURNO 2019 Geral 19h00-20h50 Cálculo Diferencial e Integral I Geral Cálculo Diferencial e Integral I Metodologia Científica Geral (T15) Geral

Leia mais

Teórica Prática Teóricos Práticos Metodologia Científica Introdução à Engenharia de Produção

Teórica Prática Teóricos Práticos Metodologia Científica Introdução à Engenharia de Produção 1º SEMESTRE CARGA Metodologia Científica - 60-3 - Introdução à Engenharia de Produção - 80-4 - Português Instrumental - 60-3 - Informática Aplicada - 20 40 1 2 Fundamentos de Matemática - 60-3 - Relações

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Cálculo Diferencial 06 0 06 120 Desenho Técnico 0 02 02 40 Física I Mecânica da Partícula 04 02 06 120 Projeto Interdisciplinar

Leia mais