FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA"

Transcrição

1 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE CARGO: S45 - PROFESSOR EDUCAÇÂO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 1 Esta Banca indefere o presente recurso que se encontra fundamento e ratifica o gabarito apresentado: letra C. desprovido de

2 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE CARGO: S45 - PROFESSOR EDUCAÇÂO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 2 Esta Banca indefere o presente recurso que se encontra fundamentação e ratifica o gabarito apresentado: letra E. desprovido de

3 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE CARGO: S45 - PROFESSOR EDUCAÇÂO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 3 Embora os candidatos não tenham apresentado fundamentação teórica pertinente, a Banca Examinadora esclarece que não cabe razão ao candidato, uma vez que a referida questão versava sobre o significado de palavras escritas de formas diferentes,mas pronunciadas da mesma maneira, o que caracteriza as formas homônimas. A única alternativa em que a palavra da 1ª frase deveria ter sido escrita na segunda e vice-versa é a opção C. Dessa feita, esta Banca indefere o presente recurso, ratificando a letra C como a única a ser assinalada.

4 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE CARGO: S45 - PROFESSOR EDUCAÇÂO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 5 Não cabe razão ao candidate, pois não há semelhança alguma entre as cinco opções apresentadas, muito pelo contrário, uma vez que cada uma delas denota uma função sintática diferente. Dessa feita, esta Banca indefere o presente recurso e ratifica a letra B como a única a ser assinalada.

5 FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE CARGO: S45 - PROFESSOR EDUCAÇÂO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 7 Uma vez mais, esta Banca se manifesta contrariamente ao aqui exposto pelo requerente, já que não existe semelhança alguma entre as cinco opções, caracterizando, cada uma delas, um caso de concordância verbal distinto. Esta Banca indefere o presente recurso e ratifica o gabarito apresentado: letra A.

6 CARGO: CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 16 GABARITO: ( X ) INDEFERIDO 16. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos anos 30, busca influir na reconstrução educacional no Brasil, propondo bases pedagógicas renovadas e a reformulação da política educacional. São características do Manifesto : A) defender a laicidade e a gratuidade do ensino defender a escola básica única; B) reivindicar o sistema dual de ensino - criticar a escola básica única; C) criticar a escola básica única - reivindicar o sistema dual de ensino; D) rejeitar a obrigatoriedade e coeducação defender a escola básica única; E) rejeitar a laicidade do ensino defender a escola básica única. A questão apresentada te por objetivo verificar o conhecimento do candidato acerca da História da educação no Brasil,especificamente no que diz respeito ao manifesto dos Pioneiros da educação Nova. A resposta correta encontra-se na letra A. defender a laicidade e gratuidade do ensino defender a escola básica única.

7 CARGO: CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 18 GABARITO: ( x ) DEFERIDO ( x ) QUESTÃO ANULADA ( ) INDEFERIDO 18. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96 disciplina a educação escolar que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias e vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social. São princípios do ensino, presentes no art. 3 da LDB: A) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; B) pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; C) gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; D) respeito à liberdade e apreço à tolerância; E) restrição ao ensino por instituições particulares e estímulo as instituições públicas. A questão proposta tem por objetivo verificar o conhecimento do candidato acerca da Lei 9394/96 principalmente no que diz respeito aos princípios do ensino. Considerando que o suporte da questão deixou de incluir a palavra EXCETO, a banca resolve anular a questão.

8 CARGO: CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 20 GABARITO: ( X ) INDEFERIDO 20. A educação escolar no Brasil, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96 compõe-se de educação básica e educação superior. A educação básica compõe-se de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Sobre o ensino fundamental pode-se afirmar que: A) a oferta se dá em creches e pré-escolas; B) a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento; C) tem obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública; D) constitxui a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos; E) a jornada escolar incluirá, no máximo quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula. A questão tem por objetivo verificar o conhecimento do aluno acerca da Lei 9394/96, especificamente no que diz respeito ao ensino fundamental. Dentre as alternativas apresentadas, a única correta está apresentada na letra C a obrigatoriedade, a gratuidade na escola pública e a duração de 9 anos estão presentes na lei. A banca resolve manter o gabarito.

9 CARGO: CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B (Metodologia da Linguagem) QUESTÃO NÚMERO: 22 - DA LETRA PARA A LETRA ( X ) INDEFERIDO O candidato afirma, em seu pedido, que a alternativa B também está correta e cita o lingüista Marcos Bagno. Ora, tanto esse renomado estudioso quanto José Juvêncio Barbosa, Luiz Carlos Cagliari, Stella Maris Bortoni e Magda Soares concordam que é comum, no Brasil, a nasalização da 2ª sílaba na forma verbal vieram, não porque o falante ouviu falar em casa essa forma nasalizada, mas porque muitas formas do verbo vir contêm segmentos nasais, como vim e as formas do imperfeito vinha, etc.ao nasalizar a 2ª sílaba em vinheru, os falantes estão transferindo para essa forma a nasalidade que ocorre em outras formas do verbo, como afirma a alternativa D a correta. Assim sendo, a Banca indefere o pedido e mantém o gabarito.

10 CARGO: CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B (Metodologia da Linguagem) QUESTÃO NÚMERO: 23 - DA LETRA PARA A LETRA ( X ) INDEFERIDO O candidato em seu pedido afirma que o item II também está correto. Engana-se, pois, como afirma Magda Soares na p. 14 de seu livro Linguagem e Escola, Não é adequado qualificar grupos sociais como culturalmente deficientes... como faz a ideologia da deficiência cultural. O que se deve reconhecer é que há uma diversidade de culturas, diferentes umas das outras, mas todas igualmente estruturadas, coerentes, complexas. Qualquer hierarquização de culturas seria cientificamente incorreta. Assim sendo, a Banca indefere o pedido e mantém o gabarito.

11 CARGO: CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B (Metodologia da Linguagem) QUESTÃO NÚMERO: 24 - DA LETRA PARA A LETRA ( X ) INDEFERIDO O candidato, ao dizer que a questão apresenta mais de uma opção, demonstra não ter entendido o comando da questão, que pede a afirmativa com que Magda Soares NÃO concorda sobre a escola para o povo. A alternativa que contém essa afirmação é a E, porque com as demais a autora CONCORDA, conforme. pág. 9 de seu livro: não há escola para todos (...), a escola que existe é antes contra o povo que para o povo. Logo, afirmar que esta escola é competente para a educação das camadas populares (alternativa E), está em desacordo com os pensamentos da autora. Sendo assim, a Banca indefere o pedido e mantém o gabarito.

12 CARGO: CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B (Metodologia da Linguagem) QUESTÃO NÚMERO: 25 - DA LETRA PARA A LETRA ( X ) INDEFERIDO O candidato afirma que a alternativa D da questão referida se respalda no cap.3 do livro Linguagem e Escola, de Magda Soares, págs. 20 a 22. Convido, então, o candidato a reler o capítulo mencionado para um novo entendimento, pois nessas páginas a autora discorre sobre a Hipótese do déficit lingüístico, que é a teoria da deficiência cultural, estreitamente relacionada com a capacidade intelectual da criança e que a autora não aprova, conforme p.31, quando diz: A falácia desse raciocínio está, como se verá no capítulo seguinte, em seu pressuposto, isto é, na causa a que atribui o fracasso escolar da criança das camadas populares;a falsidade do pressuposto invalida toda a lógica do raciocínio. (Sugerimos a leitura do capítulo seguinte). Na pág.30, a autora afirma ainda: a escola não serve igualmente a todas as crianças: crianças das classes favorecidas obtêm sucesso obtêm sucesso, enquanto crianças das camadas populares enfrentam dificuldades de aprendizagem, fracassam, abandonam o sistema de ensino mal iniciam o período de escolarização obrigatória. Como pode perceber o candidato, os conceitos supramencionados respaldam a alternativa A da questão a correta. Assim sendo, a Banca indefere o pedido e mantém o gabarito.

13 CARGO: CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 30 GABARITO: 30. Observe a figura: (Giovanni.G. Matemática, vol I, FTD)

14 A professora do 2ºano apresentou a figura dizendo que era o quarto de uma menina. Pediu aos alunos que contassem as prateleiras e o número de objetos em cada uma delas. Depois perguntou de que maneiras se poderiam calcular o número total de objetos. Seu objetivo era de levar o aluno a: A) associar a multiplicação a situações que representam adições de parcelas iguais, traduzindo-as por meio de sentença matemática; B) reconhecer formas geométricas planas em figuras; C) associar a adição a situações de juntar e acrescentar, traduzindo por meio de sentença matemática; D) associar a subtração a situações de tirar; E) determinar a diferença entre números naturais menores que 20. A opção A é clara e é a única que responde ao comando da questão. A banca mantém o gabarito.

15 CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 31 GABARITO:. A questão tem por objetivo verificar o conhecimento do candidato acerca do parâmetros curriculares.o trecho foi reproduzido na íntegra.assim, a questão permite apenas uma resposta A) Ser humano e Saúde; A banca resolve manter o gabarito.

16 CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 32 GABARITO: ( x ) DEFERIDO ( x ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: - DA LETRA B PARA A LETRA A ( ) INDEFERIDO os argumentos apresentados são consistentes pois a resposta correta é A) recursos humanos. A banca resolve ALTERAR O GABARITO DE B PARA A após constatar ERRO MATERIAL no registro do gabarito.

17 CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 34 GABARITO: A única opção que apresenta a seqüência correta é a letra B) 3,4,2 e 1.

18 CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 35 GABARITO: A questão tem por objetivo verificar o conhecimento do candidato acerca das atividades desenvolvidas numa turma de 5ºano,em que se possa estabeleceras relações com as áreas de conhecimento.é claro que, em se tratando de temas amplos, sempre é possível identificarmos várias relações;entretanto cabe ressaltar que foram incluídas as seguintes informações:ciclo da água/ chuva e evaporação da água.... Assim, a banca resolve MANTER O GABARITO

19 CARGO: CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 37 GABARITO: 37. O professor Eraldo, do 4º ano, trabalhou as transformações e permanências que ocorreram no Rio de Janeiro, e apresentou a seguinte imagem aos seus alunos: O professor teve a oportunidade de abordar o seguinte assunto: A) A influência da França no Brasil: a transformação estrutural da sociedade francesa. B) A Independência do Brasil: causas e conseqüências. C) A Constituição de 1824: o poder Moderador. D) A família Real no Brasil: as mudanças na economia e na sociedade colonial.

20 E) O Rio de Janeiro: escravos, cabanos e farrapos. A questão proposta tem por objetivo avaliar o conhecimento do candidato acerca da História do Brasil,e as possibilidades de abordagens no ensino fundamental especificamente no 2º ciclo.para isso, forneceu elementos no suporte da questão como: a imagem da Biblioteca Nacional fundada por D João VI. A única alternativa correta está apresentada na letra D. A família real no Brasil. A banca mantém o gabarito.

21 CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 39 GABARITO: 39. Observe o gráfico:

22 O professor Josias utilizou o gráfico para fazer as seguintes afirmações: I. Em 1850 o Parlamento Brasileiro aprovou a lei Eusébio de Queiroz, que declarava ilegal o tráfico negreiro. II. O número de escravos que entravam no Brasil a partir de 1850 reduziu drasticamente. III. Com a diminuição de escravos, os fazendeiros tiveram que contratar índios para a lavoura de cana, principalmente da tribo tupi-guarani. IV. Alguns fazendeiros paulistas contrataram trabalhadores na Europa para resolver o problema de mão-de-obra na lavoura. Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas: A) I e II; B) II e III; C) III e IV; D) I, II e III; E) I, II e IV. A única alternativa é a letra E

23 CARGO: S45 PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA B QUESTÃO NÚMERO: 40 GABARITO: A questão tem por objetivo verificar o conhecimento do candidato acerca dos Parâmetros Curriculares.cabe ressaltar que foi informado no suporte da questão a turma 402.assim, de acordo com os PCNs e o contexto em que a questão se apresenta,

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE CARGO: S 51- PROFESSOR EDUCAÇÂO BÁSICA C-EDUCAÇÂO FÍSICA QUESTÃO NÚMERO: 4 ( x ) INDEFERIDO Esta Banca indefere o presente recurso

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA CARGO: S04 - AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS QUESTÃO NÚMERO: 1 RECURSO: DA LETRA PARA

Leia mais

50 QUESTÕES COMENTADAS

50 QUESTÕES COMENTADAS SIMULADO SED-MS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS 50 QUESTÕES COMENTADAS PROFESSORA FABIANA FIRMINO Pedagogia para Concurso SED-MS TREINAMENTO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Olá alun@!! Como anda sua preparação? Espero

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE CARGO: S 49 - PROFESSOR EDUCAÇÂO BÁSICA C-HISTÓRIA QUESTÃO NÚMERO: 1 ( x ) INDEFERIDO Não cabe razão ao candidato, uma vez que,

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO LEITURA Identificar a finalidade de um texto. LEITURA 1º ANO Identificar, em palavras, a representação de unidades sonoras como letras com mais de uma correspondência sonora. Identificar, em palavras,

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 2 DA LETRA PARA A LETRA Não assiste razão ao candidato, uma vez que a forma

Leia mais

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017 LDB 9394-96 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Introdução A LDB 9394/96 tem por característica principal a flexibilidade; Ela serve para organizar a educação escolar em nível nacional; Abrande

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CARGO: S 25- Professor B de História QUESTÃO NÚMERO: 18 (dezoito) DA LETRA PARA A LETRA (X) INDEFERIDO (A) A resposta está correta, em acordo com o art. 3º Da LDB n. 9394/96 (B) A opção está incorreta.

Leia mais

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB Principais artigos resumidos para concursos de docentes da Educação Básica - Educação em sentido amplo e restrito - Finalidades da educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PPGE/CEDU/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PPGE/CEDU/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PPGE/CEDU/UFAL RESULTADO FINAL DA PROVA ESCRITA SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO DO PPGE/UFAL () A

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE AVARÉ-SP JULGAMENTO DOS RECURSOS

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE AVARÉ-SP JULGAMENTO DOS RECURSOS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE AVARÉ-SP JULGAMENTO DOS RECURSOS PORTUGUÊS Monitor Questão 08 O tópico Interpretação de textos, que faz parte do Conteúdo Programático

Leia mais

MUNICÍPIO DE MORRO GRANDE. Processo Seletivo - 001/2017 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVAS E GABARITO

MUNICÍPIO DE MORRO GRANDE. Processo Seletivo - 001/2017 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVAS E GABARITO Na questão número 13 nenhuma das alternativas apresenta a sequencia correta da resposta. De acordo com o gabarito preliminar a alternativa correta é a "A". Mas a sequência não confere com a correlação

Leia mais

GABARITO. Prefeitura Municipal de Queimados NÍVEL MÉDIO. Professor II

GABARITO. Prefeitura Municipal de Queimados NÍVEL MÉDIO. Professor II Prefeitura Municipal de Queimados NÍVEL MÉDIO Professor II QUESTÃO QUESTÃO 1 A 26 D 2 B 27 A 3 D 28 D 4 B 29 C 5 A 30 B 6 B 31 A 7 A 32 D 8 D 33 A 9 D 34 D 10 C 35 ANULADA 11 A 36 A 12 C 37 B 13 B 38 D

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 5

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 5 CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II Professor Edson Aula 5 A RESPEITO DA LEI Nº 6.362 DE 2018 DO RIO DE JANEIRO JULGUE O ITEM A SEGUIR: De acordo com o Art. 6º

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA - FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA - FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA - FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CARGO: Agente Comunitário de Saúde QUESTÃO NÚMERO: 2 ( x ) INDEFERIDO JUSTIFICATIVA:A

Leia mais

MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DA BOA VISTA. Processo Seletivo - 001/2018 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO

MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DA BOA VISTA. Processo Seletivo - 001/2018 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO Solicitado em: 08/01/2019-19:11 A alternativa c da questão numero 11 que completa a lacuna do art. 2 possui erro, onde diz classificação a palavra correta é qualificação como citado a baixo, podendo ser

Leia mais

Prefeitura Municipal de Canoinhas Concurso Público Edital 001/2014

Prefeitura Municipal de Canoinhas Concurso Público Edital 001/2014 ATO 008/CP/001/2014 JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA AS QUESTÕES DA PROVA ESCRITA DO EDITAL Nº 001/2014 DE CONCURSO PÚBLICO O PREFEITO MUNICIPAL do município de Canoinhas, Estado de Santa Catarina, no uso

Leia mais

CORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL Nº 114/2013 COGEPS

CORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL Nº 114/2013 COGEPS CORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL Nº 114/2013 COGEPS PUBLICAÇÃO DO DA ANÁLISE DOS RECURSOS CONTRA OS S DA PROVA ESCRITA DO 2º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESPECIAL 2013 PARA

Leia mais

Caderno 2 de Prova PR08. Educação Especial. Professor de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação. Edital n o 003/2009

Caderno 2 de Prova PR08. Educação Especial. Professor de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação. Edital n o 003/2009 Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 003/2009 Caderno 2 de Prova PR08 Professor de Educação Especial Dia: 22 de novembro de 2009 Horário: das 8 às 11 h (12

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 3 SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA 11) Considerando os

Leia mais

NÍVEL SUPERIOR MAGISTÉRIO

NÍVEL SUPERIOR MAGISTÉRIO PARECER 001/2018 CEV DISPÕE SOBRE OS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITOS E QUESTÕES DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DO MUNICÍPIO DE AURORA-CEARÁ A Comissão Executiva

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ PROCESSO SELETIVO GENERAL EDGARD FACÓ EDITAL 001/2017-CPMGEF/CPMCE

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ PROCESSO SELETIVO GENERAL EDGARD FACÓ EDITAL 001/2017-CPMGEF/CPMCE NÍVEL FUNDAMENTAL 1º ANO QUESTÃO Nº DE INSCRIÇÃO STATUS ARGUMENTO PARECER 01 21608 02 16747 14249 19188 12579 03 12579 07 16747 13653 20093 A referida questão solicita somente o reconhecimento das vogais

Leia mais

RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO DA PROVA OBJETIVA DE CRUZ-CE 1) Recursos de Conhecimentos Regionais (Nível Fundamental).

RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO DA PROVA OBJETIVA DE CRUZ-CE 1) Recursos de Conhecimentos Regionais (Nível Fundamental). RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO DA PROVA OBJETIVA DE CRUZ-CE 1) s de Conhecimentos Regionais (Nível Fundamental). 32 não C como consta no Gabarito Oficial. DEFERIDO: Reconhecendo que houve um

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases

Lei de Diretrizes e Bases Lei de Diretrizes e Bases 01- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que tange a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dispõe que: a) A preparação geral para o trabalho e, facultativamente,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALTO-SP PROCESSO SELETIVO Nº 001/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALTO-SP PROCESSO SELETIVO Nº 001/2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALTO-SP PROCESSO SELETIVO Nº 001/2016 JULGAMENTO DE RECURSOS APRESENTADOS CONFORME ITEM 10.2 DO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Português Todos as Provas Questão 16 Pois a

Leia mais

MUNICÍPIO DE LAJEADO GRANDE. Concurso Público - 001/2018 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO. Documento.docx 14/11/ :57

MUNICÍPIO DE LAJEADO GRANDE. Concurso Público - 001/2018 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO. Documento.docx 14/11/ :57 Solicitado em: 14/11/2018-03:36 Não há opção correta. Documento.docx 14/11/2018 03:57 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MOTORISTA - MOTORISTA Questão 30 Respondido em: 23/11/2018-20:14 Prezado(a) Candidato(a):

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis;

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis; 1-. Introdução da linguagem algébrica - Transformação de problemas da linguagem da norma padrão para linguagem simbólica matemática; - Expressões algébricas; - Calculando com letras; - Compreendendo a

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 04/12/2017 Artigo Pronomes pessoais e de tratamento. Pronomes possessivos, demonstrativo, indefinidos e interrogativos. Páginas 152 a

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2018 FMEDUCA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2018 FMEDUCA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2018 FMEDUCA EMERSON LUCIANO STEIN, PREFEITO DO - SC, no uso de suas atribuições legais, nos termos do artigo 37, da Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal, TORNA

Leia mais

Em resposta ao recurso interposto em relação à publicação do gabarito das provas objetivas, informamos abaixo o parecer da Banca Examinadora.

Em resposta ao recurso interposto em relação à publicação do gabarito das provas objetivas, informamos abaixo o parecer da Banca Examinadora. Candidata: ANA CARLA SERAFIM CABRAL OLIVIER Candidato: ANDERSON LUIZ MATEUS Prezado Candidato, Questão 9: O candidato do processo seletivo para Técnico em Enfermagem da Prefeitura Municipal de Florianópolis

Leia mais

Ref.: Resposta Recurso Divulgação dos Gabaritos das Provas Objetivas

Ref.: Resposta Recurso Divulgação dos Gabaritos das Provas Objetivas Cargo: 101 Auxiliar da Primeira Infância Parecer da banca examinadora referente as questões recursadas do gabarito provisório das provas objetivas: Questão 1: O recurso não procede nem haverá troca de

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS ## PROTOCOLO: 220 Inscrição: 3205165 Candidato: MARISEL VALERIO PORTO Dt.Envio: 18/05/2015 20:35:20 Questão: 2 Bibliografia: BAGNO,M. disponível

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS - CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS - CCV Conhecimentos Específicos Questão 21. O candidato fundamentou suas razões recursais alegando que o gabarito correto é a letra A, ora conforme divulgação do gabarito oficial em 03 de junho de 2012 a alternativa

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU CARGO: S47 ENFERMEIRO- SAÚDE DA FAMÍLIA QUESTÃO NÚMERO: 1 ( x ) INDEFERIDO JUSTIFICATIVA: A Banca Examinadora esclarece que,

Leia mais

ANEXO I. (Edital de Concurso Público nº 001.6/2016, de 21 de março de 2016) JULGAMENTO DOS RECURSOS INTERPOSTOS

ANEXO I. (Edital de Concurso Público nº 001.6/2016, de 21 de março de 2016) JULGAMENTO DOS RECURSOS INTERPOSTOS ANEXO I (Edital de Concurso Público nº 001.6/2016, de 21 de março de 2016) JULGAMENTO DOS RECURSOS INTERPOSTOS RECURSO QUANTO À QUESTÃO 11 PROFESSOR DE INGLÊS INDEFERIDO No recurso impetrado o candidato

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAIMA - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAIMA - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2018 RECORRENTE: CANDIDATOS (AS) RECORRIDA: Empresa Organizadora e Realizadora do Concurso Público CARGO PÚBLICO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL DISCIPLINA: Língua portuguesa e conhecimentos de informática. Nº DAS

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  A Geografia Levada a Sério ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Fundamentos de Políticas Públicas O TRONO DE ESTUDAR

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA CARGO: Executor de Serviços Básicos QUESTÃO 01 GABARITO B A sentença em tela Não existe

Leia mais

ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICÍPIO DE CRISTIANO OTONI-MG PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTIANO OTONI-MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2016

ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICÍPIO DE CRISTIANO OTONI-MG PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTIANO OTONI-MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2016 RESULTADO DOS RECURSOS REFERENTE AOS GABARITOS E DAS QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA CARGO: FUNDAMENTAL COMPLETO 101466 - - AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO EDITALÍCIA 101373 1 PORTUGUÊS O texto foi mal interpretado

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394/96. Prof. Carlinhos Costa

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394/96. Prof. Carlinhos Costa Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394/96 Prof. Carlinhos Costa LDB Características Gerais Principal documento de ordenamento jurídico educacional do País nos anos 90. Lei Magna da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PPGE/CEDU/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PPGE/CEDU/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PPGE/CEDU/UFAL RESULTADO DEFINITIVO DA ANÁLISE DOS PROJETOS DE PESQUISA SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PPGE/CEDU/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PPGE/CEDU/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PPGE/CEDU/UFAL HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DA SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO DO PPGE/UFAL (2018) MESTRADO

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA CARGO: S29 FISIOTERAPEUTA QUESTÃO NÚMERO: 3 ( X ) DEFERIDO ( X ) QUESTÃO ANULADA DA LETRA

Leia mais

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR Ano letivo 2018/2019 Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA Objetivos essenciais de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e atitudes transversais

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018 LEITURA LEITURA 1.º ANO bd4 bd5 bd6 bd7 bd8 bd31 bd32 bd33 Ler palavras. Ler frases. Localizar informações explícitas em um texto. Reconhecer o assunto de um texto. Identificar a finalidade de um texto.

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas B.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas B. RESPOSTA AO RECURSO Nº. 001 RECORRENTE: DARLETE NERY PAIVA INSCRIÇÃO Nº. 0466 CANDIDATO AO CARGO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO EM ENFERMAGEM QUESTÃO: 03 MATÉRIA: ESPECÍFICA REQUERIMENTO: A Candidata

Leia mais

MUNICÍPIO DE CANOINHAS, SC

MUNICÍPIO DE CANOINHAS, SC EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 1/SME/2017, DE 21 DE JANEIRO DE 2017. JULGAMENTO DOS RECURSOS Em atendimento ao edital de Processo Seletivo 01/SME/2017, conforme preconiza seu anexo VII, segue abaixo julgamento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Prefeitura Municipal de Itariri Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Recurso: Na pontuação não contem esse sinal --, que esta na frase II da pergunta 3 que diz está correta e sim

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALENTIM GENTIL. Processo Seletivo - 01/2019 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

MUNICÍPIO DE VALENTIM GENTIL. Processo Seletivo - 01/2019 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Cargo: Professor PEB I A questão correta tambem poderia ser a c, pois a erro na concordancia verbal tem-se feito muito pedidos de novos livros desses autores estrangeiros, o erro é na parte que fala muitos

Leia mais

SISTEMÁTICA PLANO DE ENSINO BIMESTRAL 2º Bimestre/2018

SISTEMÁTICA PLANO DE ENSINO BIMESTRAL 2º Bimestre/2018 SISTEMÁTICA PLANO DE ENSINO BIMESTRAL 2º Bimestre/2018 Disciplina: Matemática Série/Turma: 7º Ano A,B,C e D Professor (a): Meire Félix Ano: 2019 1. Conteúdo programático do Bimestre - O que são números

Leia mais

JOSÉ FRANCISCO SOARES

JOSÉ FRANCISCO SOARES JOSÉ FRANCISCO SOARES Produção e uso de evidências na educação básica JOSÉ FRANCISCO SOARES Sumário Educação Evidências: (pedagógicas) Modelo Conceitual Agenda de pesquisa Educação concretizada A educação

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: SEGURANÇA DO TRABALHO

RESPOSTAS AOS RECURSOS CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: SEGURANÇA DO TRABALHO RESPOSTAS AOS RECURSOS CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: SEGURANÇA DO TRABALHO ## PROTOCOLO: 220 Inscrição: 114279 Candidato: CAROLINE LEAL PRATES Dt.Envio: 19/05/2014 21:33:35 Questão: 11 Bibliografia: NR - 18

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 2 ENSINO RELIGIOSO 12) Conforme o disposto no DECRETO

Leia mais

MUNICÍPIO DE SUL BRASIL RECURSOS

MUNICÍPIO DE SUL BRASIL RECURSOS VAGA QUESTÃO SITUAÇÃO DETALHES RESPOSTA 06 - OPERADOR DE MAQUINA - SUL 10 DEFERIDO Sobre a questão 10 da prova de OPERADOR DE MÁQUINAS,no gabarito preliminar,a alternativa correta está a letra A..mas conforme

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 7º Ano

Planificação Anual de Matemática 7º Ano Temas transversais: Planificação Anual de Matemática 7º Ano Resolução de Problemas Resolver problemas usando números racionais, utilizando equações e funções em contextos matemáticos e não matemáticos,

Leia mais

Planificação anual de Matemática - 7ºANO

Planificação anual de Matemática - 7ºANO Planificação anual de Matemática - 7ºANO Ano letivo 2018 / 2019 Professores: Ana Figueira, Elsa Ferreira e Raquel Barreto 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Matemática constitui-se

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a revisão da questão, alegando que a mesma possui duas respostas lógicas a serem marcadas.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a revisão da questão, alegando que a mesma possui duas respostas lógicas a serem marcadas. RECORRENTE: JOSÉ MARCOS DE SOUZA INSCRIÇÃO Nº. 0090 CANDIDATO AO EMPREGO: AUXILIAR DE SERVIÇO ESCOLAR QUESTÃO: 20 REQUERIMENTO: O Candidato requer a revisão da questão, alegando que a mesma possui duas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTANEIRA - CE DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTANEIRA - CE DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTANEIRA - CE DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo, ASSISTENTE

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS

CONHECIMENTOS BÁSICOS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO OFICIAL PRELIMINAR NÍVEL ALFABETIZADO APLICAÇÃO: 29/10/2017 QUESTÃO 2 CONHECIMENTOS BÁSICOS JUSTIFICATIVA: Tendo em vista que a definição para Lenda é narrativa de caráter

Leia mais

Oficina de Álgebra. Oficina CNI EF / Álgebra 1 Material do aluno. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro aluno,

Oficina de Álgebra. Oficina CNI EF / Álgebra 1 Material do aluno. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro aluno, _ Caro aluno, Oficina de Álgebra Objetiva-se, com essa atividade, que o uso da linguagem algébrica seja interpretado como um recurso que permite modelar uma situação-problema apresentada. As situações

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO P á g i n a 1 Questão 1. Hans Kelsen em sua obra Teoria Pura do Direito : I. Define a Teoria Pura do Direito como uma teoria do Direito positivo

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 01/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE BARIRI-SP JULGAMENTO DOS RECURSOS

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 01/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE BARIRI-SP JULGAMENTO DOS RECURSOS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº 01/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE BARIRI-SP JULGAMENTO DOS RECURSOS PORTUGUÊS Diretor de Escola Municipal de Ensino Fundamental, Vice Diretor de Escola Municipal de

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA A cultura e os modos de vida Elementos fundamentais da cultura Livro de Filosofia pg. 102 a 108 Conceituar os diferentes

Leia mais

Planificação anual 2018/19

Planificação anual 2018/19 Planificação anual Propõe-se a seguinte distribuição dos conteúdos pelos diferentes períodos: 1. Período 2. Período 3. Período Números racionais Expressões algébricas. Potenciação. Raízes quadradas e cúbicas

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU CARGO: S02 CIRURGIÃO DENTISTA BUCO MAXILO FACIAL QUESTÃO NÚMERO: 6 - DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO A Banca Examinadora esclarece que, na questão

Leia mais

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL- art 26 9º a 31

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL- art 26 9º a 31 LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL- art 26 9º a 31 1 Art. 26 9º:Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Despacho Estado de Minas Gerais

Prefeitura Municipal de Bom Despacho Estado de Minas Gerais Prefeitura Municipal de Bom Despacho Estado de Minas Gerais Concurso Público - Edital nº 002/2014 JULGAMENTO DE RECURSOS Conforme Edital n 002/2014 do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Bom Despacho/MG,

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A FAFIPA Fundação de Apoio a Fafipa, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 15.18 do Edital de Abertura nº 01/01/2012 da Câmara Municipal

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS AUXILIAR DE SALA ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado

Leia mais

GABARITO - 3º ANO - SIMULADO NAME AVALIAÇÃO ESTADUAL

GABARITO - 3º ANO - SIMULADO NAME AVALIAÇÃO ESTADUAL GABARITO - 3º ANO - SIMULADO NAME AVALIAÇÃO ESTADUAL Objetivo do Simulado de Língua Portuguesa: Avaliar o nível de conhecimento sobre o sistema de escrita, a capacidade de ler com autonomia e a competência

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA - FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA - FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA - FEC CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CARGO: Agente Comunitário QUESTÃO NÚMERO: 1 A expressão..., desde estudante,...

Leia mais

CONCURSO DE BOLSA 2019

CONCURSO DE BOLSA 2019 6.º ANO Domínio linguístico-gramatical: emprego dos substantivos, adjetivos (locuções adjetivas), advérbios (locuções adverbiais), verbos (modos, tempos, flexões de número e pessoa). Acentuação - tônica

Leia mais

Teorias de Avaliação - CE095 Fundamentos da Elaboração de Ite

Teorias de Avaliação - CE095 Fundamentos da Elaboração de Ite Teorias de Avaliação - CE095 Fundamentos da Elaboração de Itens Adilson dos Anjos 1 1 Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná aanjos@ufpr.br Curitiba, PR 13 de agosto de 2014 Material

Leia mais

ALFABETIZADO - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - CANTINEIRA

ALFABETIZADO - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - CANTINEIRA CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE GUARANI/MG Edital 001/2018 e retificações posteriores Gabarito Final Prova Objetiva DIRETRIZES DO EDITAL 11.1. Caberá interposição de recursos à Fundação CEFETMINAS, via

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO ES BIM2/2018 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Identificar e relacionar cédulas e moedas

Leia mais

INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSAGEM FRANCA - MA RESULTADO DOS RECURSOS GABARITO DA PROVA OBJETIVA

INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSAGEM FRANCA - MA RESULTADO DOS RECURSOS GABARITO DA PROVA OBJETIVA INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSAGEM FRANCA - MA RESULTADO DOS RECURSOS GABARITO DA PROVA OBJETIVA RESPOSTA AOS RECURSOS QUESTÃO: 07 CARGO: TODOS OS CARGOS DE NÍVEL

Leia mais

RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS DAS PROVAS

RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS DAS PROVAS Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Soldado PM Classe C da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS DAS PROVAS I. LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE TRÂNSITO

Leia mais

ALFABETIZADO - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - CANTINEIRA

ALFABETIZADO - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - CANTINEIRA CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE GUARANI/MG 11.3. Os recursos encaminhados, devem seguir as seguintes determinações: a) ser elaborado com fundamentação consistente, argumentação lógica, indicação de dados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULISTAS - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULISTAS - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2018 RECORRENTE: RECORRIDA: CARGO PÚBLICO: DISCIPLINA: CANDIDATOS (AS) Empresa Organizadora e Realizadora do Concurso Público AUXILIAR ADMINISTRATIVO Língua portuguesa e Conhecimentos de informática. Nº DAS

Leia mais

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 2º ano Língua Portuguesa Identificar letras quando misturadas a desenhos, números e/ou a outros símbolos

Leia mais

ATO 014: Edital de Análise de Recursos de Gabarito

ATO 014: Edital de Análise de Recursos de Gabarito ATO 014: Edital de Análise de Recursos de Gabarito Apresentado o gabarito provisório, os(as) candidatos(as) interessados(as) apresentaram tempestivamente recurso(s) acatado(s) pela comissão. Assim, para

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- NÚMEROS INTEIROS -Roteiro do professor- Introdução teórica: As regras de sinais nas operações com números inteiros, em geral, causam dificuldades de aprendizagem aos alunos, ocasionando seqüelas no desenvolvimento

Leia mais

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 Objetivo(s) Produzir conhecimento acerca dos números racionais, principalmente, seus diferentes significados, representações e operações. Desenvolvimento da práxis pedagógica

Leia mais

RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE PALMEIRA DO PIAUÍ

RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE PALMEIRA DO PIAUÍ RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE PALMEIRA DO PIAUÍ 1. Recurso Contra as Questões de Português para os Cargos de: Auxiliar Administrativo, Agente Comunitário

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica Eugénio de Castro 3º Ciclo Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica Eugénio de Castro 3º Ciclo Planificação Anual Objetivos essenciais de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e atitudes transversais a todos os temas Raciocínio matemático Desenvolver a capacidade de abstração e de generalização, e de compreender

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DO ESTADO DE SERGIPE CARGO: S 52- PROFESSOR EDUCAÇÂO BÁSICA C-EDUCAÇÂO ARTÍSTICA QUESTÃO NÚMERO: 1 ( x ) INDEFERIDO JUSTIFICATIVA: Não cabe razão ao

Leia mais

7º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO FINALIDADES

7º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO FINALIDADES EBIAH 7º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO FINALIDADES Promover a aquisição e desenvolvimento de conhecimento e experiência em Matemática e a capacidade da sua aplicação em contextos s e não s. Com

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I PARA ENGENHARIA. Prof. Dr. Daniel Caetano

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I PARA ENGENHARIA. Prof. Dr. Daniel Caetano LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2018-1 Objetivos Compreender do que é composto um programa Compreender o que é lógica Compreender

Leia mais

Resultado do julgamento dos recursos contra os Gabaritos Preliminares

Resultado do julgamento dos recursos contra os Gabaritos Preliminares ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS CONCURSO PÚBLICO 2011 Resultado do julgamento dos recursos contra os Gabaritos Preliminares Após análise dos recursos impetrados pelos candidatos

Leia mais

Aluno(a): Escola: Coordenador(a) Pedagógico(a): Sala de Leitura: Equipe de Apoio:

Aluno(a): Escola: Coordenador(a) Pedagógico(a): Sala de Leitura: Equipe de Apoio: Aluno(a): Escola: Professor(a): Turma: Aluno incluído? ( ) SIM. ( ) NÃO. Coordenador(a) Pedagógico(a): Sala de Leitura: Equipe de Apoio: MARCELO CRIVELLA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CÉSAR BENJAMIN

Leia mais