Prefeitura Municipal de Canoinhas Concurso Público Edital 001/2014

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prefeitura Municipal de Canoinhas Concurso Público Edital 001/2014"

Transcrição

1 ATO 008/CP/001/2014 JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA AS QUESTÕES DA PROVA ESCRITA DO EDITAL Nº 001/2014 DE CONCURSO PÚBLICO O PREFEITO MUNICIPAL do município de Canoinhas, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, torna público as decisões dos pedidos de recursos contra as questões e provas escritas aplicadas em 08 de Fevereiro de 2015, conforme segue: Conhecimentos Gerais cargos de Nível Médio Questão 04 Língua Portuguesa Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que o enunciado da mesma contém erros. INDEFERIDO: O dado mais importante para a questão é a origem da citação, ou seja: (Tragédia no Mar, IV, O Navio Negreiro, Castro Alves) O modo como foi colocada a citação não interfere no objetivo da questão, que nada mais é o de assinalar a fase à qual o autor Castro Alves é o principal ícone: C) Romantismo (3ª fase): estilo retórico, condoreirismo, preocupação social, imagens granciosas. Sendo assim, indefere-se o recurso mantendo a questão. Questão 16 Matemática Candidato: 45198, 47025, 39586, 46890, 45162, 47187, 40441, Os candidatos impetraram recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa indicada como correta está incorreta. DEFERIDO: Em análise aos recursos interpostos, verificamos que houve um erro de digitação no enunciado da questão, assim a mesma possui mais de uma alternativa correta. Desta forma, DEFERIMOS os recursos interpostos e anulamos a questão. Questão 24 Gerais e atualidades Candidato: 45162, Os candidatos impetraram recurso sobre a questão mencionada, alegando que a mesma possui duas alternativas corretas (A e D). Só há uma resposta correta. O Carimbó, assim como muitas danças pulares do folclore brasileiro, sofreu influência dos povos africanos que foram escravizados no Brasil, além da cultura indígena e caipira. Não pode ser a alternativa A, porque o Carimbó não é chamado de Catira. O argumento do candidato que pediu a anulação da questão, não levou em consideração o detalhe da alternativa A.

2 Conhecimentos Específicos cargos de Nível Médio Questão 29 Legislação Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a resposta da mesma seria a letra A e não a C conforme gabarito. De acordo com a Lei Orgânica do Município de Canoinhas, a alternativa A está incorreta conforme o artigo 11, parágrafo primeiro. A alternativa C está correta conforme o artigo 21, parágrafo primeiro, da mesma Lei. Questão 30 Legislação Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a mesma foi elaborada de forma errada. A interpretação da questão faz parte da prova e a questão é clara ao perguntar qual das alternativas não corresponde aos quadros de servidores do município de Canoinhas, de acordo com o Estatuto dos Servidores. A resposta está de acordo com o artigo 2 da Lei. Questão 45 Agente Comunitário de Saúde Prova anulada. Reaplicação conforme Ato 007. Questão 35 Instrutor de Canto, Teclado, Violão, Violino e Violoncelo Candidato: 44137, 44098, Os candidatos impetraram recurso sobre a questão mencionada, alegando que a mesma possui duas alternativas corretas. DEFERIDO: Assistem razão os candidatos, anula-se a questão. Questão 36 Instrutor de Canto, Teclado, Violão, Violino e Violoncelo Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que o enunciado da mesma contém erro pois o correto é Luthier. DEFERIDO: Assiste razão ao candidato. Questão 50 Instrutor de Canto, Teclado, Violão, Violino e Violoncelo Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a mesma está errada. DEFERIDO: O candidato não apresenta referência teórica que fundamente sua alegação. Porém as fontes consultadas não são claras quanto ao conceito e autoria da seguinte frase: Na base da música, dois elementos são fundamentais: O som e o tempo. Tudo na música é função destes dois elementos. Apresentando por vezes que a música é constituída de 3 elementos, embora a questão pede basicamente. Sendo assim devida a muitas interpretações decide-se pela anulação da questão. Questão 26 Instrutor Agrícola Prova anulada. Reaplicação conforme Ato 007.

3 Conhecimentos Gerais cargos de Nível Superior Questão 02 Língua Portuguesa Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que o conteúdo da mesma (análise sintática) não consta no programa de forma esclarecedora. INDEFERIDO: Análise sintática engloba os seguintes temas: Oração, período, o período e sua construção, sujeito, predicado, sintaxe e concordância, o que está perfeitamente inserido no conteúdo do edital. Interpretação de Textos Língua escrita objetiva e suas formas; Morfologia, Fonética e Fonologia, Ortografia, classe estrutura e formação de palavras, frase, oração, período, pontuação, derivação e composição, substantivo, adjetivo, pronome, verbos, artigo, numerais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, o período e sua construção, sujeito, predicado, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, acentuação gráfica, Sintaxe, figuras de sintaxe, concordância, figuras de linguagem, noções de versificação, literatura brasileira; Gêneros literários e discursivos. Questão 04 Língua Portuguesa Candidato: respostas. INDEFERIDO: A questão solicita claramente o seguinte: "A figura de linguagem predominante no último verso é:" A citação foi posta como um todo para não perder-se o sentido da mesma, mas a questão solicita uma análise "separada" somente do último verso, que é uma antítese. Sendo assim, considera-se indeferido o recurso em questão. Questão 18 Matemática O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que não é possível chegar a uma resposta que corresponda a alguma alternativa. INDEFERIDO: Em análise ao recurso interposto, verificamos que o candidato não utilizou nenhuma fundamentação teórica para embasar seu recurso, portanto, é possível chegar a resposta correta. Resolução: A razão de uma PG é obtida dividindo-se um termo qualquer, exceto o primeiro, pelo seu anterior. Desta forma,, onde é o segundo termo da PG, ou seja, -14, é o primeiro termo da PG, ou seja, 7 e r é a razão, logo: Portanto a alternativa correta é A) -2. Desta forma, INDEFERIMOS o recurso interposto e mantemos a alternativa correta como sendo A) -2. Questão 19 Matemática O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que não é possível chegar a uma resposta que corresponda a alguma alternativa. INDEFERIDO: Em análise ao recurso interposto, verificamos que o candidato não utilizou nenhuma fundamentação teórica para embasar seu recurso, portanto, é possível chegar a resposta correta.

4 Resolução: Conforme as regras matemáticas, resolvemos primeiro o que está entre os parênteses, depois multiplicações e divisões e na sequencia as somas e subtrações, assim: Portanto a alternativa correta é B) 4. Desta forma, INDEFERIMOS o recurso interposto e mantemos a alternativa correta como sendo B) 4. Questão 21 Gerais e atualidades Candidato: alternativas corretas. DEFERIDO: Assiste razão o candidato, a questão possui duas alternativas corretas, devendo ser anulada. Conhecimentos Específicos cargos de Nível Superior Questão 29 Legislação Candidato: alternativas corretas. O enunciado da questão pede para que seja respondido de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA (Lei 8.069/90). A alternativa C está correta de acordo com o art. 42 do ECA. A alternativa D está incorreta de acordo com o art. 43 do ECA: A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos. As reais vantagens são para o adotando e não para o adotante. Questão 37 Assistente Técnico Progr. Computação Prova anulada. Reaplicação marcada conforme Ato 007. Questão 45 Engenheiro Civil Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a resposta da mesma não está correta. INDEFERIDO: A altura total de sucção (aspiração) ou altura manométrica de sucção(aspiração), é a diferença entre as alturas representativas da pressão atmosférica local e da pressão reinante na entrada da bomba, conforme dispõe Archibald Joseph Macintyre, do livro de Instalações Hidráulicas, Portanto, o recurso foi indeferido, pois a altura total de sucção realmente engloba a soma das pressões estáticas e dinâmicas, e não apenas a altura estática de sucção, de acordo com o renomado autor.

5 Questão 43 Médico Veterinário Candidato: alternativas incorretas. INDEFERIDO: Não assiste razão o candidato. Não cabe o recurso por se tratar apenas da técnica de TE (transferência de embriões), e não da técnica de FIV (fertilização in vitro) onde nessa sim há coleta de oócitos da doadora. Na técnica de TE é necessário a monta ou inseminação para se coletar e transferir o embrião da doadora. Questão 44 Médico Veterinário O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa dada como correta não está correta. INDEFERIDO: Não assiste razão o candidato. A resposta C é a correta, pois deve-se levar em consideração as outras raças citadas na questão e dentre as raças citadas a Lacaune é a raça que mais se destaca na produção de leite e pele. Questão 46 Médico Veterinário O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa dada como correta não está correta. INDEFERIDO: Não cabe recurso pois a textura do solo não é prontamente sujeita a mudanças por isso é considerada uma propriedade permanente do solo. Questão 39 Professor Sala AEE Candidato: alternativas corretas (A e C) INDEFERIDO: Questão 42 Técnico Desportivo Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa D é a correta. INDEFERIDO: O Gabarito deve ser mantido. A letra D está incorreta, de acordo com as regras oficiais de atletismo, que diz: Saltos horizontais regra 184 condições gerais tabula de impulsão item 3. A impulsão deverá ser marcada por uma tábua enterrada no mesmo nível do corredor e a superfície da área de queda. A borda da tábua que está mais próxima da área de queda será a linha de impulsão. Questão 45 Técnico Desportivo Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa A não está incorreta. De acordo com as regras oficias de Futsal, regra número 02, item 8, se durante a partida outra bola cair dentro da quadra, deverá ser considerada como um elemento estranho, mas a partida só deve ser paralisada se interferir no jogo.

6 Recursos Contra aplicação da prova Candidato: 47023, 44308, 46128, Os candidatos impetraram recursos sobre as divergências de local da prova no comprovante de inscrição. DEFERIDO: As provas serão reaplicadas conforme ato 007, publicado em nosso site. Canoinhas, 18 de Fevereiro de 2015 LUIZ ALBERTO RINCOSKI FARIA Prefeito Municipal

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/SMAd/2017

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/SMAd/2017 ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/SMAd/2017 Conhecimentos comuns a todas as áreas: LÍNGUA PORTUGUESA: * Compreensão e interpretação de texto; * Fonologia: acentuação,

Leia mais

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto).

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). LISTA DE CONTEÚDOS TURMA : 1º. ANO DE 2016 2º. ANO DE 2017 Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). Matemática -

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO ESTADO DE SANTA CATARINA PRIMEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL 002/2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO ESTADO DE SANTA CATARINA PRIMEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL 002/2012. PRIMEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL 002/2012. O Prefeito do Município de Santa Terezinha do Progresso, SC, no uso de suas atribuições, torna público o Primeiro Termo de Retificação ao Edital n 002/2011,

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA 16 ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA O(A) candidato(a), CPF n., candidato(a) ao Concurso para preenchimento de vagas no cargo, regido pelo Edital n. 001/2011

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DO PIAUÍ SESCOOP/PI PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2017 CRESCER CONSULTORIAS

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DO PIAUÍ SESCOOP/PI PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2017 CRESCER CONSULTORIAS SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS

RESPOSTAS AOS RECURSOS RESPOSTAS AOS RECURSOS NÍVEL FUNDAMENTAL Língua Portuguesa Questão 09: Considerando o programa de conteúdos disponível para o candidato, apresenta- se os seguintes conteúdos: LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação

Leia mais

Câmara Municipal de Taboão da Serra do Estado de São Paulo TABOÃO DA SERRA. Motorista. Retificação nº 01/2017 do Edital do Concurso Público nº 01/2017

Câmara Municipal de Taboão da Serra do Estado de São Paulo TABOÃO DA SERRA. Motorista. Retificação nº 01/2017 do Edital do Concurso Público nº 01/2017 Câmara Municipal de Taboão da Serra do Estado de São Paulo TABOÃO DA SERRA Motorista Retificação nº 01/2017 do Edital do Concurso Público nº 01/2017 MA035-2017 DADOS DA OBRA Título da obra: Câmara Municipal

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GENTIL/RS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS EDITAL Nº 01/2016

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GENTIL/RS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS EDITAL Nº 01/2016 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GENTIL/RS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS EDITAL Nº 01/2016 RELATÓRIO DO JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA CONTEÚDO DE QUESTÕES E CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR A Banca Examinadora

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIQUERA-AÇU Estado de São Paulo

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIQUERA-AÇU Estado de São Paulo O Prefeito do Município de Pariquera-Açu,, no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado dos recursos em face das Notas e Classificação Preliminar do Concurso Público 001/2015, conforme

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

QUESTÃO 11. Desta forma fica mantido o gabarito, uma vez que o recurso é improcedente.

QUESTÃO 11. Desta forma fica mantido o gabarito, uma vez que o recurso é improcedente. CONCURSO PARA A PREFEITURA DE GURUPI - EDUCAÇÃO 2016 Nível: MÉDIO Área: NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 11 SITUAÇÃO: Recurso Improcedente. O candidato alega que [..]Mediante as questões de informática do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS CONCURSO PÚBLICO EDUCAÇÃO - EDITAL Nº 004/2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS CONCURSO PÚBLICO EDUCAÇÃO - EDITAL Nº 004/2012 ANEXO I DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS NO ATO DA POSSE Todos os candidatos deverão apresentar, no ato da posse, os documentos relacionados na listagem geral e os documentos específicos para cada cargo, sendo:

Leia mais

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova.

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova. EDITAL 01/2017 CONCURSO DE BOLSAS SEPP Ano Letivo 2018 O COLÉGIO TURCI & RIBEIRO LTDA-EPP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 48.419.337/0001-64, estabelecida na Rua Barão de Jacareí,

Leia mais

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de texto Aulas Cursos VIP (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa #8 - Compreensão e Interpretação de Textos, Tipologia textual, Gêneros textuais Significação das palavras:

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas Interno para o Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 4º ao 9º ano

Leia mais

FACULDADE BATISTA DO CARIRI

FACULDADE BATISTA DO CARIRI FACULDADE BATISTA DO CARIRI EDITAL Nº 1/2016 DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016.1 O coordenador do curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Batista do Cariri (FBC) torna público o Edital do Processo

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME /

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME / O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas para alunos novatos do Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental 2017 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

Análise de Recursos da Prova Escrita. Processo Seletivo 001/ Saúde. Prefeitura Municipal de Meleiro / SC

Análise de Recursos da Prova Escrita. Processo Seletivo 001/ Saúde. Prefeitura Municipal de Meleiro / SC Análise de Recursos da Prova Escrita Processo Seletivo 001/2016 - Saúde Prefeitura Municipal de Meleiro / SC Recurso 01 - Questão 04 Conhecimentos Gerais de Português Status: Deferido Números das Inscrições:

Leia mais

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos.

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos. CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE/2016 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de textos Produção textual Pontuação e entonação Morfologia: substantivo (próprio,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 ADENDO DE RETIFICAÇÃO Nº 002/2014

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 ADENDO DE RETIFICAÇÃO Nº 002/2014 CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 ADENDO DE RETIFICAÇÃO Nº 002/2014 A PREFEITURA MUNICIPAL DE CERES, Estado de Goiás, no uso de suas atribuições, tendo em vista as disposições contidas Regime Jurídico

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO OESTE ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS:

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO OESTE ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS: ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS: I - PORTUGUÊS Compreensão e interpretação de texto. Ortografia: divisão silábica, pontuação, hífen, sinônimo, acentuação gráfica,

Leia mais

PREPARATÓRIA. Ernani Pimentel Márcio Wesley Júlio Lociks Mardem Costa Fabrício Sarmanho Eduardo Muniz Machado Cavalcanti

PREPARATÓRIA. Ernani Pimentel Márcio Wesley Júlio Lociks Mardem Costa Fabrício Sarmanho Eduardo Muniz Machado Cavalcanti Ernani Pimentel Márcio Wesley Júlio Lociks Mardem Costa Fabrício Sarmanho Eduardo Muniz Machado Cavalcanti PREPARATÓRIA Língua Portuguesa Raciocínio Lógico e Matemático Legislação Aplicada à EBSERH Legislação

Leia mais

RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS 3ª PARTE - SOMENTE PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E PROFESSOR

RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS 3ª PARTE - SOMENTE PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E PROFESSOR INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE FIGUEIRÓPOLIS-TO RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Produção de Texto - Gênero Textual Conto As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico matemático) Gráficos e tabelas Fração (leitura, representação,

Leia mais

IFS SERGIPE RESPOSTAS DOS RECURSOS NÍVEL MÉDIO

IFS SERGIPE RESPOSTAS DOS RECURSOS NÍVEL MÉDIO IFS SERGIPE RESPOSTAS DOS RECURSOS NÍVEL MÉDIO CARGOS: ASSISTENTE DE ALUNO E AUXILIAR DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS INFORMAÇÃO: Após análise dos recursos, o gabarito, disponibilizado neste site em 01.06.2014,

Leia mais

A SINTAXE A FAVOR DA CLAREZA. Paola C. Buvolini Freitas Mestre em Estudos Linguísticos Professora de Português do UniSALESIANO Lins

A SINTAXE A FAVOR DA CLAREZA. Paola C. Buvolini Freitas Mestre em Estudos Linguísticos Professora de Português do UniSALESIANO Lins A SINTAXE A FAVOR DA CLAREZA Paola C. Buvolini Freitas Mestre em Estudos Linguísticos Professora de Português do UniSALESIANO Lins Sintaxe e morfologia Áreas do estudo da gramática da língua que estruturam

Leia mais

ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICÍPIO DE CRISTIANO OTONI-MG PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTIANO OTONI-MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2016

ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICÍPIO DE CRISTIANO OTONI-MG PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTIANO OTONI-MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2016 RESULTADO DOS RECURSOS REFERENTE AOS GABARITOS E DAS QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA CARGO: FUNDAMENTAL COMPLETO 101466 - - AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO EDITALÍCIA 101373 1 PORTUGUÊS O texto foi mal interpretado

Leia mais

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa 5º ano Interpretação de Texto; Verbos; Silaba Tônica; Pronomes (Tratamento); Substantivo; Acentuação e Pontuação; Adjetivo; Artigo; Advérbio de Tempo e Espaço. 6º

Leia mais

6LET062 LINGUAGEM E SEUS USOS A linguagem verbal como forma de circulação de conhecimentos. Normatividade e usos da linguagem.

6LET062 LINGUAGEM E SEUS USOS A linguagem verbal como forma de circulação de conhecimentos. Normatividade e usos da linguagem. HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM ESTUDOS LITERÁRIOS 1ª Série 6LET063 LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA Linguagem como manifestação artística, considerando os procedimentos sócio-históricos e culturais.

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão 3 SONDAGEM DIAGNÓSTICA (BOLSÃO): 3.1. Os candidatos interessados em participar da Sondagem Diagnóstica (Bolsão) dos Ensinos Fundamental

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20 SUMÁRIO 11 LÍNGUA PORTUGUESA Paula Barbosa CLASSES GRAMATICAIS: O NOME E SEUS MODIFICADORES... 19 1. Noções gerais... 19 2. Grupo nominal... 20 CLASSES GRAMATICAIS: O VERBO E SEUS MODIFICADORES... 27 1.

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS CAJAZEIRAS PARAIBA (ANEXO I DO EDITAL Nº 04.2015) CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA

Leia mais

EDITAL N o 001/2017. Processo Seletivo Teste de Seleção 2018

EDITAL N o 001/2017. Processo Seletivo Teste de Seleção 2018 EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO TESTE DE SELEÇÃO EDITAL N o 001/2017 Processo Seletivo Teste de Seleção 2018 A Comissão de Aplicação e Fiscalização do Processo Seletivo, nomeado

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 02/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/2015

RETIFICAÇÃO Nº 02/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/2015 RETIFICAÇÃO Nº 02/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/2015 A Prefeitura Municipal de Porto Belo no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO a presente retificação ao Edital de Processo Seletivo

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFCCE) - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/2015

RETIFICAÇÃO Nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/2015 RETIFICAÇÃO Nº 0/205 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/205 A Prefeitura Municipal de Porto Belo no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO a presente retificação ao Edital de Processo Seletivo nº

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013 CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO/2013 Informação importante: Os conteúdos exigidos na PROVA, e relacionados abaixo, correspondem às séries atuais dos candidatos a Bolsas de Estudos

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP Adjunto Legislativo Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital AG043-2017 DADOS DA OBRA Título da obra: Câmara Municipal de

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: SEGURANÇA DO TRABALHO

RESPOSTAS AOS RECURSOS CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: SEGURANÇA DO TRABALHO RESPOSTAS AOS RECURSOS CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: SEGURANÇA DO TRABALHO ## PROTOCOLO: 220 Inscrição: 114279 Candidato: CAROLINE LEAL PRATES Dt.Envio: 19/05/2014 21:33:35 Questão: 11 Bibliografia: NR - 18

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO DATA Componente Curricular 1 a SEMANA 03/12 (sábado) 05/12 (2ª feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira)

Leia mais

ANEXO I DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/2016

ANEXO I DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/2016 ANEXO I DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/2016 DOS CARGOS, DAS VAGAS, DA CARGA HORÁRIA SEMANAL, DA REMUNERAÇÃO MENSAL, DAS ATRIBUIÇÕES E DOS REQUISITOS BÁSICOS: CARGO VAGAS CARGA HORÁRIA REMUNERAÇÃO

Leia mais

RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO DA PROVA OBJETIVA DE AUGUSTINÓPOLIS - TO

RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO DA PROVA OBJETIVA DE AUGUSTINÓPOLIS - TO 1) s de Conhecimentos de Informática (Nível Médio e Superior). 32 Candidato(a) alega que alternativa correta seja D e não B INDEFERIDO: A referida questão pede para marcar uma alternativa correta e o candidato

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL A exemplo do que vem ocorrendo em avaliações de aprendizagem escolar, pensadas a partir de uma perspectiva mais adequada aos tempos atuais, nossos testes de ingresso têm por objetivo

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A AOCP Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 18.16 do Edital de Abertura nº

Leia mais

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 Tradição em Excelência Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS 1. PLANETA TERRA 1.1. Noções sobre gravidade e outras

Leia mais

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL 038/2013 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO HABILITAÇÃO - PARA O ANO LETIVO DE 2014 PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG O SERVIÇO

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto Substantivos Adjetivos Encontros vocálicos Encontros consonantais Dígrafos Artigo Verbos As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio

Leia mais

Credibilidade em Gestão Pública e de Negócios

Credibilidade em Gestão Pública e de Negócios Comissão Fiscalizadora do Concurso Público SAAE São Lourenço Belo Horizonte, 21 de junho de 2016 Ref.: Recurso Administrativo SAAE São Lourenço - Concurso Público - Apresentamos a V. Sas., parecer sobre

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2017. 1. LINGUAGEM 1.1 Denotação e Conotação LÍNGUA PORTUGUESA 1.2 Variação linguística: Histórica,

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO AMAPÁ Autarquia Federal

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO AMAPÁ Autarquia Federal O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amapá - COREN/AP -, criada pela Lei n 5.905/73, com sede em Macapá, à Avenida Procópio Rola, n 944, Centro, Macapá AP, CEP: 68.900-081, por seu Presidente

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

EDITAL TESTE SELETIVO 2017

EDITAL TESTE SELETIVO 2017 EDITAL TESTE SELETIVO 2017 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Considerando que o Colégio Machado de Assis há10 anos vem evoluindo o ensino na região de Picos com métodos inovadores e equipe docente capacitada,

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A AOCP Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 15.19 do Edital de Abertura nº

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015 Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2015 / 6º ANO Fonética Fonema dis nção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO 2011 COLÉGIO SETE DE SETEMBRO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO 2011 COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Informação importante: CONTEÚDOS PARA A PROVA DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO 2011 COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Os conteúdos exigidos na PROVA, e relacionados abaixo, correspondem às séries atuais dos candidatos

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 6/2014-EBSERH/MEAC-UFC E HUWC-UFC PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONCURSO PÚBLICO 6/2014-EBSERH/MEAC-UFC E HUWC-UFC PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 11.16 do Edital de Abertura n 4/2014 da EBSERH/MEAC-UFC E HUWC-UFC, interpostos

Leia mais

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGO: PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL. Interpretação de textos. Escrita: Morfologia, Vocabulário; Ortografia Oficial; Pontuação; Sílabas; Acentuação

Leia mais

I ADENDO AO EDITAL Nº 001 de 08 de Março de 2017

I ADENDO AO EDITAL Nº 001 de 08 de Março de 2017 I ADENDO AO EDITAL Nº 001 de 08 de Março de 2017 Altera objeto e anexo I, anexo III e anexo IV do Quadro de cargos, vagas, carga horária, vencimentos e habilitação e do conteúdo programático do Processo

Leia mais

EDITAL Nº 045/2010-DCV

EDITAL Nº 045/2010-DCV DIRETORIA DE CONCURSO VESTIBULAR EDITAL Nº 045/2010-DCV RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS CONTRA OS GABARITOS PROVISÓRIOS DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E FUNÇÕES,

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS TARDE DEFINITIVO

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS TARDE DEFINITIVO A AOCP Concursos Públicos, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 17.16 do Edital de Abertura nº 02/2016 da Prefeitura de Juiz de

Leia mais

Estado de Rondônia Câmara Municipal de Espigão do Oeste - RO

Estado de Rondônia Câmara Municipal de Espigão do Oeste - RO EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DE GABARITO CONCURSO PÚBLICO DA CÂMARA DE ESPIGÃO DO OESTE/RO DARCI JOSÉ KISCHENER, Presidente da Câmara Municipal de Espigão do Oeste, Estado de Rondônia, no uso de suas atribuições

Leia mais

ERRATA EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02 INSCRIÇÃO PARA O CURSO SUPERVISOR DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS

ERRATA EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02 INSCRIÇÃO PARA O CURSO SUPERVISOR DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS ERRATA EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02 INSCRIÇÃO PARA O CURSO SUPERVISOR DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS 1. OBJETIVO Capacitar os trabalhadores portuários avulsos selecionados para participarem do Curso de Formação de

Leia mais

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUÍS CORREIA-PI CRESCER CONSULTORIAS

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUÍS CORREIA-PI CRESCER CONSULTORIAS RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS (RETIFICADO) 2ª PARTE - SOMENTE PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

Processo Seletivo Nº 001/2014. Comunicado nº 19

Processo Seletivo Nº 001/2014. Comunicado nº 19 Processo Seletivo Nº 001/2014 Comunicado nº 19 Pelo presente, divulga-se a Avaliação dos Recursos interpostos por candidatos de Nível Superior, como se segue. I. Cargo - Arquiteto Recorrente: Ricardo Henrique

Leia mais

Estado de Santa Catarina SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO - SAMAE SÃO BENTO DO SUL Edital n.º 001/2017 de CONCURSO PÚBLICO

Estado de Santa Catarina SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO - SAMAE SÃO BENTO DO SUL Edital n.º 001/2017 de CONCURSO PÚBLICO ATO 007/CP/001/2017 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA DO EDITAL Nº 001/2017 DE CONCURSO PÚBLICO O DIRETOR PRESIDENTE DO SAMAE DE SÃO BENTO DO SUL, Estado de Santa Catarina, no uso

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGOS: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS; PROFESSOR DE ARTES E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. I - PORTUGUÊS Interpretação de textos.

Leia mais

Estado de Santa Catarina INSTITUTO O BARRIGA VERDE Edital n.º 001/2016 de PROCESSO SELETIVO MAFRA-SC

Estado de Santa Catarina INSTITUTO O BARRIGA VERDE Edital n.º 001/2016 de PROCESSO SELETIVO MAFRA-SC ATO 006/2016 DIVULGA DECISÃO DO JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES E PROVAS DO EDITAL Nº 001/2016 DE PROCESSO SELETIVO O Instituto o Barriga Verde juntamente com a banca julgadora, após análise dos

Leia mais

MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO SUL AV. IPIRANGA, 72 - CENTRO - (46) CEP ESTADO DO PARANÁ

MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO SUL AV. IPIRANGA, 72 - CENTRO - (46) CEP ESTADO DO PARANÁ E D I T A L D E R E T I F I C A Ç Ã O Nº 3/2017 E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 1/2017 A B E R T U R A O Prefeito Municipal de Bom Jesus Sul, no uso de suas atribuições legais, mediante

Leia mais

TESTE gratuito para BOLSAS* 1ºsem/2018 *bolsas válidas para novos alunos

TESTE gratuito para BOLSAS* 1ºsem/2018 *bolsas válidas para novos alunos www.facebook.com/colegiocest TESTE gratuito para BOLSAS* DE ESTUDO 1ºsem/2018 *bolsas válidas para novos alunos EDITAL BOLSAS DE ESTUDOS VETEC Vestibular Técnico CEST/2018 6ª Edição. Período de Inscrição:

Leia mais

Concurso de Bolsas 2017

Concurso de Bolsas 2017 Concurso de Bolsas 2017 O COLÉGIO FUTURA, torna público o Edital do Concurso de Bolsas para o Ano Letivo de 2017 visando à concessão de bolsas de estudos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: CIVIL

RESPOSTAS AOS RECURSOS CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: CIVIL RESPOSTAS AOS RECURSOS CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: CIVIL ## PROTOCOLO: 612 Inscrição: 096408 Candidato: QUEILA TOMIELO DE CAMARGO Dt.Envio: 20/05/2014 20:21:22 Questão: 1 Bibliografia: Edital A Questão está

Leia mais