Prefeitura Municipal de Canoinhas Concurso Público Edital 001/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prefeitura Municipal de Canoinhas Concurso Público Edital 001/2014"

Transcrição

1 ATO 008/CP/001/2014 JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA AS QUESTÕES DA PROVA ESCRITA DO EDITAL Nº 001/2014 DE CONCURSO PÚBLICO O PREFEITO MUNICIPAL do município de Canoinhas, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, torna público as decisões dos pedidos de recursos contra as questões e provas escritas aplicadas em 08 de Fevereiro de 2015, conforme segue: Conhecimentos Gerais cargos de Nível Médio Questão 04 Língua Portuguesa Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que o enunciado da mesma contém erros. INDEFERIDO: O dado mais importante para a questão é a origem da citação, ou seja: (Tragédia no Mar, IV, O Navio Negreiro, Castro Alves) O modo como foi colocada a citação não interfere no objetivo da questão, que nada mais é o de assinalar a fase à qual o autor Castro Alves é o principal ícone: C) Romantismo (3ª fase): estilo retórico, condoreirismo, preocupação social, imagens granciosas. Sendo assim, indefere-se o recurso mantendo a questão. Questão 16 Matemática Candidato: 45198, 47025, 39586, 46890, 45162, 47187, 40441, Os candidatos impetraram recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa indicada como correta está incorreta. DEFERIDO: Em análise aos recursos interpostos, verificamos que houve um erro de digitação no enunciado da questão, assim a mesma possui mais de uma alternativa correta. Desta forma, DEFERIMOS os recursos interpostos e anulamos a questão. Questão 24 Gerais e atualidades Candidato: 45162, Os candidatos impetraram recurso sobre a questão mencionada, alegando que a mesma possui duas alternativas corretas (A e D). Só há uma resposta correta. O Carimbó, assim como muitas danças pulares do folclore brasileiro, sofreu influência dos povos africanos que foram escravizados no Brasil, além da cultura indígena e caipira. Não pode ser a alternativa A, porque o Carimbó não é chamado de Catira. O argumento do candidato que pediu a anulação da questão, não levou em consideração o detalhe da alternativa A.

2 Conhecimentos Específicos cargos de Nível Médio Questão 29 Legislação Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a resposta da mesma seria a letra A e não a C conforme gabarito. De acordo com a Lei Orgânica do Município de Canoinhas, a alternativa A está incorreta conforme o artigo 11, parágrafo primeiro. A alternativa C está correta conforme o artigo 21, parágrafo primeiro, da mesma Lei. Questão 30 Legislação Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a mesma foi elaborada de forma errada. A interpretação da questão faz parte da prova e a questão é clara ao perguntar qual das alternativas não corresponde aos quadros de servidores do município de Canoinhas, de acordo com o Estatuto dos Servidores. A resposta está de acordo com o artigo 2 da Lei. Questão 45 Agente Comunitário de Saúde Prova anulada. Reaplicação conforme Ato 007. Questão 35 Instrutor de Canto, Teclado, Violão, Violino e Violoncelo Candidato: 44137, 44098, Os candidatos impetraram recurso sobre a questão mencionada, alegando que a mesma possui duas alternativas corretas. DEFERIDO: Assistem razão os candidatos, anula-se a questão. Questão 36 Instrutor de Canto, Teclado, Violão, Violino e Violoncelo Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que o enunciado da mesma contém erro pois o correto é Luthier. DEFERIDO: Assiste razão ao candidato. Questão 50 Instrutor de Canto, Teclado, Violão, Violino e Violoncelo Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a mesma está errada. DEFERIDO: O candidato não apresenta referência teórica que fundamente sua alegação. Porém as fontes consultadas não são claras quanto ao conceito e autoria da seguinte frase: Na base da música, dois elementos são fundamentais: O som e o tempo. Tudo na música é função destes dois elementos. Apresentando por vezes que a música é constituída de 3 elementos, embora a questão pede basicamente. Sendo assim devida a muitas interpretações decide-se pela anulação da questão. Questão 26 Instrutor Agrícola Prova anulada. Reaplicação conforme Ato 007.

3 Conhecimentos Gerais cargos de Nível Superior Questão 02 Língua Portuguesa Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que o conteúdo da mesma (análise sintática) não consta no programa de forma esclarecedora. INDEFERIDO: Análise sintática engloba os seguintes temas: Oração, período, o período e sua construção, sujeito, predicado, sintaxe e concordância, o que está perfeitamente inserido no conteúdo do edital. Interpretação de Textos Língua escrita objetiva e suas formas; Morfologia, Fonética e Fonologia, Ortografia, classe estrutura e formação de palavras, frase, oração, período, pontuação, derivação e composição, substantivo, adjetivo, pronome, verbos, artigo, numerais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, o período e sua construção, sujeito, predicado, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, acentuação gráfica, Sintaxe, figuras de sintaxe, concordância, figuras de linguagem, noções de versificação, literatura brasileira; Gêneros literários e discursivos. Questão 04 Língua Portuguesa Candidato: respostas. INDEFERIDO: A questão solicita claramente o seguinte: "A figura de linguagem predominante no último verso é:" A citação foi posta como um todo para não perder-se o sentido da mesma, mas a questão solicita uma análise "separada" somente do último verso, que é uma antítese. Sendo assim, considera-se indeferido o recurso em questão. Questão 18 Matemática O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que não é possível chegar a uma resposta que corresponda a alguma alternativa. INDEFERIDO: Em análise ao recurso interposto, verificamos que o candidato não utilizou nenhuma fundamentação teórica para embasar seu recurso, portanto, é possível chegar a resposta correta. Resolução: A razão de uma PG é obtida dividindo-se um termo qualquer, exceto o primeiro, pelo seu anterior. Desta forma,, onde é o segundo termo da PG, ou seja, -14, é o primeiro termo da PG, ou seja, 7 e r é a razão, logo: Portanto a alternativa correta é A) -2. Desta forma, INDEFERIMOS o recurso interposto e mantemos a alternativa correta como sendo A) -2. Questão 19 Matemática O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que não é possível chegar a uma resposta que corresponda a alguma alternativa. INDEFERIDO: Em análise ao recurso interposto, verificamos que o candidato não utilizou nenhuma fundamentação teórica para embasar seu recurso, portanto, é possível chegar a resposta correta.

4 Resolução: Conforme as regras matemáticas, resolvemos primeiro o que está entre os parênteses, depois multiplicações e divisões e na sequencia as somas e subtrações, assim: Portanto a alternativa correta é B) 4. Desta forma, INDEFERIMOS o recurso interposto e mantemos a alternativa correta como sendo B) 4. Questão 21 Gerais e atualidades Candidato: alternativas corretas. DEFERIDO: Assiste razão o candidato, a questão possui duas alternativas corretas, devendo ser anulada. Conhecimentos Específicos cargos de Nível Superior Questão 29 Legislação Candidato: alternativas corretas. O enunciado da questão pede para que seja respondido de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA (Lei 8.069/90). A alternativa C está correta de acordo com o art. 42 do ECA. A alternativa D está incorreta de acordo com o art. 43 do ECA: A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos. As reais vantagens são para o adotando e não para o adotante. Questão 37 Assistente Técnico Progr. Computação Prova anulada. Reaplicação marcada conforme Ato 007. Questão 45 Engenheiro Civil Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a resposta da mesma não está correta. INDEFERIDO: A altura total de sucção (aspiração) ou altura manométrica de sucção(aspiração), é a diferença entre as alturas representativas da pressão atmosférica local e da pressão reinante na entrada da bomba, conforme dispõe Archibald Joseph Macintyre, do livro de Instalações Hidráulicas, Portanto, o recurso foi indeferido, pois a altura total de sucção realmente engloba a soma das pressões estáticas e dinâmicas, e não apenas a altura estática de sucção, de acordo com o renomado autor.

5 Questão 43 Médico Veterinário Candidato: alternativas incorretas. INDEFERIDO: Não assiste razão o candidato. Não cabe o recurso por se tratar apenas da técnica de TE (transferência de embriões), e não da técnica de FIV (fertilização in vitro) onde nessa sim há coleta de oócitos da doadora. Na técnica de TE é necessário a monta ou inseminação para se coletar e transferir o embrião da doadora. Questão 44 Médico Veterinário O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa dada como correta não está correta. INDEFERIDO: Não assiste razão o candidato. A resposta C é a correta, pois deve-se levar em consideração as outras raças citadas na questão e dentre as raças citadas a Lacaune é a raça que mais se destaca na produção de leite e pele. Questão 46 Médico Veterinário O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa dada como correta não está correta. INDEFERIDO: Não cabe recurso pois a textura do solo não é prontamente sujeita a mudanças por isso é considerada uma propriedade permanente do solo. Questão 39 Professor Sala AEE Candidato: alternativas corretas (A e C) INDEFERIDO: Questão 42 Técnico Desportivo Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa D é a correta. INDEFERIDO: O Gabarito deve ser mantido. A letra D está incorreta, de acordo com as regras oficiais de atletismo, que diz: Saltos horizontais regra 184 condições gerais tabula de impulsão item 3. A impulsão deverá ser marcada por uma tábua enterrada no mesmo nível do corredor e a superfície da área de queda. A borda da tábua que está mais próxima da área de queda será a linha de impulsão. Questão 45 Técnico Desportivo Candidato: O candidato impetrou recurso sobre a questão mencionada, alegando que a alternativa A não está incorreta. De acordo com as regras oficias de Futsal, regra número 02, item 8, se durante a partida outra bola cair dentro da quadra, deverá ser considerada como um elemento estranho, mas a partida só deve ser paralisada se interferir no jogo.

6 Recursos Contra aplicação da prova Candidato: 47023, 44308, 46128, Os candidatos impetraram recursos sobre as divergências de local da prova no comprovante de inscrição. DEFERIDO: As provas serão reaplicadas conforme ato 007, publicado em nosso site. Canoinhas, 18 de Fevereiro de 2015 LUIZ ALBERTO RINCOSKI FARIA Prefeito Municipal

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/SMAd/2017

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/SMAd/2017 ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/SMAd/2017 Conhecimentos comuns a todas as áreas: LÍNGUA PORTUGUESA: * Compreensão e interpretação de texto; * Fonologia: acentuação,

Leia mais

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto).

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). LISTA DE CONTEÚDOS TURMA : 1º. ANO DE 2016 2º. ANO DE 2017 Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). Matemática -

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO ESTADO DE SANTA CATARINA PRIMEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL 002/2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO ESTADO DE SANTA CATARINA PRIMEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL 002/2012. PRIMEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL 002/2012. O Prefeito do Município de Santa Terezinha do Progresso, SC, no uso de suas atribuições, torna público o Primeiro Termo de Retificação ao Edital n 002/2011,

Leia mais

PRÉ-EDITAL EBSERH

PRÉ-EDITAL EBSERH PRÉ-EDITAL EBSERH 208 Sobre os Concursos EBSERH - 208 CARGO: ENFERMEIRO REMUNERAÇÃO: R$ 6.26,79 + adicionais e gratificações = R$ 8 mil. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:. Conhecimentos específicos de enfermagem;

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARENÁPOLIS/MT CNPJ: /

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARENÁPOLIS/MT CNPJ: / EDITAL DO RETIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 002/2018- RETIFICAÇÃO 001/2019 O PREFEITO MUNICIPAL, Excelentíssimo Senhor JOSÉ MAURO FIGUEIREDO, no uso de suas atribuições legais e na forma

Leia mais

3º ANO Ensino Fundamental

3º ANO Ensino Fundamental 3º ANO Ensino Fundamental Gênero textual: Texto narrativo; Interpretação e análise de estrutura textual; Produção de texto. Disciplina; Matemática Adição e subtração com reserva e com recurso; Noções de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Claraval/MG. Concurso Público - 01/2018 PERÍODO DE RECURSO CONTRA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR MANHÃ

Prefeitura Municipal de Claraval/MG. Concurso Público - 01/2018 PERÍODO DE RECURSO CONTRA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR MANHÃ Cargo: Motorista I Código do recurso: 2164 Solicitado em: 06/05/2019-20:04 A questão nº 02 de língua portuguesa trata de ORTOGRAFIA. Ocorre que o tema não foi elencado entre os itens passíveis de cobrança

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas. RECORRENTE: JOYCE OLIVEIRA ASSIS INSCRIÇÃO Nº. 0019 QUESTÃO: 16 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas. Diferentemente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 03, 09 DE MARÇO DE EDITAL 02/ CONCURSO PÚBLICO 01/2011

RESOLUÇÃO Nº. 03, 09 DE MARÇO DE EDITAL 02/ CONCURSO PÚBLICO 01/2011 CONCURSO PÚBLICO 01/011 EDITAL 0/01 RESOLUÇÃO Nº. 03, 09 DE MARÇO DE 01. EDITAL 0/011 - CONCURSO PÚBLICO 01/011 DIVULGA OS PARECERES DOS RECURSOS APRESENTADOS CONTRA AS QUESTÕES E GABARITO PRELIMINAR.

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DO PIAUÍ SESCOOP/PI PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2017 CRESCER CONSULTORIAS

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DO PIAUÍ SESCOOP/PI PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2017 CRESCER CONSULTORIAS SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA CEP: Estado de São Paulo CONCURSO PÚBLICO 001/2018 EDITAL 003 SEGUNDA RETIFICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA CEP: Estado de São Paulo CONCURSO PÚBLICO 001/2018 EDITAL 003 SEGUNDA RETIFICAÇÃO CONCURSO PÚBLICO 001/2018 EDITAL 003 SEGUNDA RETIFICAÇÃO EDSON MENDES MOTA, Prefeito do Município de Cachoeira Paulista, no uso de suas atribuições legais, COMUNICA que foram efetuadas retificações do

Leia mais

A empresa KLC Consultoria em Gestão Pública Ltda., após a análise dos recursos interpostos, decide sob os seguintes fundamentos:

A empresa KLC Consultoria em Gestão Pública Ltda., após a análise dos recursos interpostos, decide sob os seguintes fundamentos: Ofício nº 28/2016. Lobato, 07 de abril de 2016. Senhor Presidente, A empresa KLC Consultoria em Gestão Pública Ltda., após a análise dos recursos interpostos, decide sob os seguintes fundamentos: NOME

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS

RESPOSTAS AOS RECURSOS RESPOSTAS AOS RECURSOS NÍVEL FUNDAMENTAL Língua Portuguesa Questão 09: Considerando o programa de conteúdos disponível para o candidato, apresenta- se os seguintes conteúdos: LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Prefeitura Municipal de Itariri Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Recurso: Na pontuação não contem esse sinal --, que esta na frase II da pergunta 3 que diz está correta e sim

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão, interpretação e inferências de textos... 3 Tipologia e Gêneros Textuais... 6/9 Variação Linguística... 7/114 O processo de comunicação e as funções da linguagem... 8 Relações

Leia mais

ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA 16 ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA O(A) candidato(a), CPF n., candidato(a) ao Concurso para preenchimento de vagas no cargo, regido pelo Edital n. 001/2011

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE TUBARÃO PROCESSO SELETIVO EDITAL N.001/2013

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE TUBARÃO PROCESSO SELETIVO EDITAL N.001/2013 DIVULGAÇÃO DOS PARECERES DOS RECURSOS CONTRA AS QUESTÕES DA PROVA ESCRITA DO PROCESSO SELETIVO EDITAL DE N.º 001/2013 A Fundação Municipal de Educação de Tubarão, Estado de Santa Catarina, no uso de suas

Leia mais

Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo AGB PEIXE VIVO ATO CONVOCATÓRIO N 015/2012 CONTRATO DE GESTÃO Nº14/ANA/2010

Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo AGB PEIXE VIVO ATO CONVOCATÓRIO N 015/2012 CONTRATO DE GESTÃO Nº14/ANA/2010 RECURSO: 01 - QUESTÃO Nº 26 NOME: ADAMS DE ALMEIDA LOPES INSCRIÇÃO: Nº 1480 Venho requerer uma revisão de resposta da Questão 26 na prova de Analista Ambiental e Coordenador Regional Segue justificativas:

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

Câmara Municipal de Taboão da Serra do Estado de São Paulo TABOÃO DA SERRA. Motorista. Retificação nº 01/2017 do Edital do Concurso Público nº 01/2017

Câmara Municipal de Taboão da Serra do Estado de São Paulo TABOÃO DA SERRA. Motorista. Retificação nº 01/2017 do Edital do Concurso Público nº 01/2017 Câmara Municipal de Taboão da Serra do Estado de São Paulo TABOÃO DA SERRA Motorista Retificação nº 01/2017 do Edital do Concurso Público nº 01/2017 MA035-2017 DADOS DA OBRA Título da obra: Câmara Municipal

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO OESTE ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS:

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO OESTE ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS: ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS: I - PORTUGUÊS Compreensão e interpretação de texto. Ortografia: divisão silábica, pontuação, hífen, sinônimo, acentuação gráfica,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GENTIL/RS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS EDITAL Nº 01/2016

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GENTIL/RS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS EDITAL Nº 01/2016 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GENTIL/RS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS EDITAL Nº 01/2016 RELATÓRIO DO JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA CONTEÚDO DE QUESTÕES E CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR A Banca Examinadora

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas B.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas B. RESPOSTA AO RECURSO Nº. 001 RECORRENTE: DARLETE NERY PAIVA INSCRIÇÃO Nº. 0466 CANDIDATO AO CARGO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO EM ENFERMAGEM QUESTÃO: 03 MATÉRIA: ESPECÍFICA REQUERIMENTO: A Candidata

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIQUERA-AÇU Estado de São Paulo

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIQUERA-AÇU Estado de São Paulo O Prefeito do Município de Pariquera-Açu,, no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado dos recursos em face das Notas e Classificação Preliminar do Concurso Público 001/2015, conforme

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM Edital de Concurso Público 001/2014

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM Edital de Concurso Público 001/2014 1 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA AS QUESTÕES DA PROVA ESCRITA OBJETIVA DO CONCURSO PÚBLICO N. 001/2014 O Prefeito Municipal de São Joaquim, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS CONCURSO PÚBLICO EDUCAÇÃO - EDITAL Nº 004/2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS CONCURSO PÚBLICO EDUCAÇÃO - EDITAL Nº 004/2012 ANEXO I DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS NO ATO DA POSSE Todos os candidatos deverão apresentar, no ato da posse, os documentos relacionados na listagem geral e os documentos específicos para cada cargo, sendo:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão, interpretação e inferências de textos... 3 Tipologia e Gêneros Textuais... 6/9 Variação Linguística... 7/114 O processo de comunicação e as funções da linguagem... 8 Relações

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA: RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO:

LÍNGUA PORTUGUESA: RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO: LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão, interpretação e inferências de textos. Tipologia e Gêneros Textuais. Variação Linguística. O processo de comunicação e as funções da linguagem. Relações semântico-lexicais,

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

Prefeitura Municipal de Pontal do Araguaia

Prefeitura Municipal de Pontal do Araguaia AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE ANEXO II - FICHA DE INSCRIÇÃO INSCRIÇÃO NÚMERO: I DADOS PESSOAIS: NOME COMPLETO: PAI: MÃE: CPFNº RG.Nº /_- DATA / / TITULO ELEITORAL Nº Seção Zona CARTEIRA DE RESERVISTA ENDEREÇO

Leia mais

MUNICÍPIO DE VIDEIRA, SC

MUNICÍPIO DE VIDEIRA, SC EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2016, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016. Julgamento dos Recursos Interpostos Recurso quanto à questão 01 cargo de Agente Administrativo Após o texto observa-se: Do texto pode-se

Leia mais

CONCURSO DE BOLSA 2019

CONCURSO DE BOLSA 2019 6.º ANO Domínio linguístico-gramatical: emprego dos substantivos, adjetivos (locuções adjetivas), advérbios (locuções adverbiais), verbos (modos, tempos, flexões de número e pessoa). Acentuação - tônica

Leia mais

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova.

O objetivo deste concurso é oferecer um desconto diferenciado aos estudantes classificados mediante o desempenho na prova. EDITAL 01/2017 CONCURSO DE BOLSAS SEPP Ano Letivo 2018 O COLÉGIO TURCI & RIBEIRO LTDA-EPP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 48.419.337/0001-64, estabelecida na Rua Barão de Jacareí,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 ADENDO DE RETIFICAÇÃO Nº 002/2014

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 ADENDO DE RETIFICAÇÃO Nº 002/2014 CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 ADENDO DE RETIFICAÇÃO Nº 002/2014 A PREFEITURA MUNICIPAL DE CERES, Estado de Goiás, no uso de suas atribuições, tendo em vista as disposições contidas Regime Jurídico

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas Interno para o Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 4º ao 9º ano

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2015 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2015 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2015 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015 ROSANA MARTINELLI, PREFEITA MUNICIPAL DE SINOP, ESTADO DO MATO GROSSO, EM EXERCÍCIO, no uso das atribuições que lhes

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME /

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME / O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas para alunos novatos do Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª

Leia mais

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL LINGUA PORTUGUESA Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

QUESTÃO 11. Desta forma fica mantido o gabarito, uma vez que o recurso é improcedente.

QUESTÃO 11. Desta forma fica mantido o gabarito, uma vez que o recurso é improcedente. CONCURSO PARA A PREFEITURA DE GURUPI - EDUCAÇÃO 2016 Nível: MÉDIO Área: NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 11 SITUAÇÃO: Recurso Improcedente. O candidato alega que [..]Mediante as questões de informática do

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO VELOSO Edital de Concurso Público 001/2014

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO VELOSO Edital de Concurso Público 001/2014 Ato 010/CP/SV/2014 (REPUBLICADO DEVIDO RETIFICAÇÃO NO ATO 012/14) DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA A CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR DO CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2014 O PREFEITO MUNICIPAL do município de

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Força Máxima para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está recebendo o programa das provas. BOLSÃO 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARDA-MOR ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARDA-MOR ESTADO DE MINAS GERAIS PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARDA-MOR ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 PROCESSO SELETIVO 001/2018 A Prefeitura Municipal de Guarda-Mor, através do Instituto de Educação e Desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão;

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental 2017 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A AOCP Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 16.16 do Edital de Abertura nº

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a revisão da questão, alegando que a mesma possui duas respostas lógicas a serem marcadas.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a revisão da questão, alegando que a mesma possui duas respostas lógicas a serem marcadas. RECORRENTE: JOSÉ MARCOS DE SOUZA INSCRIÇÃO Nº. 0090 CANDIDATO AO EMPREGO: AUXILIAR DE SERVIÇO ESCOLAR QUESTÃO: 20 REQUERIMENTO: O Candidato requer a revisão da questão, alegando que a mesma possui duas

Leia mais

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de texto Aulas Cursos VIP (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa #8 - Compreensão e Interpretação de Textos, Tipologia textual, Gêneros textuais Significação das palavras:

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

A SINTAXE A FAVOR DA CLAREZA. Paola C. Buvolini Freitas Mestre em Estudos Linguísticos Professora de Português do UniSALESIANO Lins

A SINTAXE A FAVOR DA CLAREZA. Paola C. Buvolini Freitas Mestre em Estudos Linguísticos Professora de Português do UniSALESIANO Lins A SINTAXE A FAVOR DA CLAREZA Paola C. Buvolini Freitas Mestre em Estudos Linguísticos Professora de Português do UniSALESIANO Lins Sintaxe e morfologia Áreas do estudo da gramática da língua que estruturam

Leia mais

FACULDADE BATISTA DO CARIRI

FACULDADE BATISTA DO CARIRI FACULDADE BATISTA DO CARIRI EDITAL Nº 1/2016 DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016.1 O coordenador do curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Batista do Cariri (FBC) torna público o Edital do Processo

Leia mais

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI CRESCER CONSULTORIAS

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI CRESCER CONSULTORIAS RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos e indeferidos,

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 Os Conteúdos para o Concurso de Bolsas 2019 que o candidato deve estudar para obter uma boa pontuação na prova têm como base os conteúdos da série

Leia mais

EBSERH 2018

EBSERH 2018 EBSERH 2018 1 Como passar na EBSERH 2018? Enfermagem Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga êxito na sua trajetória

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/2015

RETIFICAÇÃO Nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/2015 RETIFICAÇÃO Nº 0/205 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/205 A Prefeitura Municipal de Porto Belo no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO a presente retificação ao Edital de Processo Seletivo nº

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA ESTADO DO PARANÁ CONSULPLAN CONSULTORIA DECISÃO DOS RECURSOS (INFRA RELACIONADOS) I DOS RECURSOS

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA ESTADO DO PARANÁ CONSULPLAN CONSULTORIA DECISÃO DOS RECURSOS (INFRA RELACIONADOS) I DOS RECURSOS CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA ESTADO DO PARANÁ 1 CONSULPLAN CONSULTORIA DECISÃO DOS RECURSOS (INFRA RELACIONADOS) I DOS RECURSOS Tratam-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados concorrentes

Leia mais

Análise de Recursos da Prova Escrita. Processo Seletivo 001/ Saúde. Prefeitura Municipal de Meleiro / SC

Análise de Recursos da Prova Escrita. Processo Seletivo 001/ Saúde. Prefeitura Municipal de Meleiro / SC Análise de Recursos da Prova Escrita Processo Seletivo 001/2016 - Saúde Prefeitura Municipal de Meleiro / SC Recurso 01 - Questão 04 Conhecimentos Gerais de Português Status: Deferido Números das Inscrições:

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

PRÉ-EDITAL SESA-MA

PRÉ-EDITAL SESA-MA PRÉ-EDITAL SESA-MA 01 1 PLANO DE ESTUDO SESA-MA 01/018 Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM ENFERMEIRO 0 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÓDULO(S)

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO EBSERH ADVOGADO

CONTROLE DE CONTEÚDO EBSERH ADVOGADO CONTROLE DE CONTEÚDO EBSERH ADVOGADO DIREITO CONSTITUCIONAL 1 Constituição: conceito, objeto, elementos e classificações. Supremacia da Constituição. Aplicabilidade das normas constitucionais. Interpretação

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2018 FMEDUCA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2018 FMEDUCA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2018 FMEDUCA EMERSON LUCIANO STEIN, PREFEITO DO - SC, no uso de suas atribuições legais, nos termos do artigo 37, da Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal, TORNA

Leia mais

MUNICÍPIO DE FORMOSA DO SUL SC. Processo Seletivo - 001/2018 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA OBJETIVA E GABARITO

MUNICÍPIO DE FORMOSA DO SUL SC. Processo Seletivo - 001/2018 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA OBJETIVA E GABARITO Alteração de gabarito. A questão pede a expressão não sinônima do termo "motim", apresentando a alternativa b: tumulto como correta. Porém, de acordo com o dicionário de língua portuguesa, o termo motim

Leia mais

ATO 012/2018 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO PRELIMINAR EDITAL Nº 002/2017 DE PROCESSO SELETIVO ESF

ATO 012/2018 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO PRELIMINAR EDITAL Nº 002/2017 DE PROCESSO SELETIVO ESF ATO 012/2018 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO PRELIMINAR EDITAL Nº 002/2017 DE PROCESSO SELETIVO ESF O MUNICÍPIO DE ITAJAÍ, através da Comissão Municipal de Processos

Leia mais

Prefeitura do Município de Astorga

Prefeitura do Município de Astorga EDITAL N o 020/2009 O PREFEITO MUNICIPAL DE ASTORGA, ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições, e considerando os Editais nº 001 e 003/2009 e os pedidos de reconsideração interpostos pelos candidatos

Leia mais

O pulo do gato MORFOLOGIA GRAMÁTICA

O pulo do gato MORFOLOGIA GRAMÁTICA MORFOLOGIA É o estudo da norma-padrão da Língua Portuguesa (também chamada de variação culta). Ela possui três grandes áreas de estudo: Fonologia: estudo dos fonemas (acentuação gráfica); : estudo das

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa 5º ano Interpretação de Texto; Verbos; Silaba Tônica; Pronomes (Tratamento); Substantivo; Acentuação e Pontuação; Adjetivo; Artigo; Advérbio de Tempo e Espaço. 6º

Leia mais

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos.

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos. CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE/2016 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de textos Produção textual Pontuação e entonação Morfologia: substantivo (próprio,

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO DATAS PREVISTAS EDITAL 01/11 ANEXO II CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 05/08/11 Publicação do Extrato do Edital n. 01 para abertura do Concurso Público no Diário Oficial do Estado e Jornal

Leia mais

Edital de Abertura das Inscrições do Processo Seletivo

Edital de Abertura das Inscrições do Processo Seletivo Edital de Abertura das Inscrições do Processo Seletivo EDITAL N o 01/2018 PROCESSO SELETIVO TESTE DE SELEÇÃO 2019 A Comissão de Aplicação e Fiscalização do Processo Seletivo, nomeado pelo Diretor do Colégio

Leia mais

FIEC FUNDAÇÃO INDAIATUBANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONCURSO INTERNO DE PROMOÇÃO DOS SERVIDORES DA FUNDAÇÃO INDAIATUBANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FIEC FUNDAÇÃO INDAIATUBANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONCURSO INTERNO DE PROMOÇÃO DOS SERVIDORES DA FUNDAÇÃO INDAIATUBANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONCURSO INTERNO DE PROMOÇÃO DOS SERVIDORES DA EDITAL N 001/2013 O Superintendente da Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura, João Martini Neto, faz saber que no segundo semestre do ano de 2013, será

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP Adjunto Legislativo Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital AG043-2017 DADOS DA OBRA Título da obra: Câmara Municipal de

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 2 DA LETRA PARA A LETRA Não assiste razão ao candidato, uma vez que a forma

Leia mais

IFS SERGIPE RESPOSTAS DOS RECURSOS NÍVEL MÉDIO

IFS SERGIPE RESPOSTAS DOS RECURSOS NÍVEL MÉDIO IFS SERGIPE RESPOSTAS DOS RECURSOS NÍVEL MÉDIO CARGOS: ASSISTENTE DE ALUNO E AUXILIAR DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS INFORMAÇÃO: Após análise dos recursos, o gabarito, disponibilizado neste site em 01.06.2014,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários, não literários e mistos)...3 Ortografia... 21 Acentuação... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático Conhecimentos Básicos Português Básico Gramática Sobre o curso: Ele é direcionado a todo aluno que pretende construir uma base sólida de conhecimentos fundamentais para resolver as

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A AOCP Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 18.16 do Edital de Abertura nº

Leia mais

EDITAL N o 001/2017. Processo Seletivo Teste de Seleção 2018

EDITAL N o 001/2017. Processo Seletivo Teste de Seleção 2018 EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO TESTE DE SELEÇÃO EDITAL N o 001/2017 Processo Seletivo Teste de Seleção 2018 A Comissão de Aplicação e Fiscalização do Processo Seletivo, nomeado

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICÍPIO DE CRISTIANO OTONI-MG PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTIANO OTONI-MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2016

ESTADO DE MINAS GERAIS MUNICÍPIO DE CRISTIANO OTONI-MG PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTIANO OTONI-MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2016 RESULTADO DOS RECURSOS REFERENTE AOS GABARITOS E DAS QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA CARGO: FUNDAMENTAL COMPLETO 101466 - - AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO EDITALÍCIA 101373 1 PORTUGUÊS O texto foi mal interpretado

Leia mais