PARA GABARITAR PARTE 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARA GABARITAR PARTE 1"

Transcrição

1

2 DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER PARA GABARITAR PARTE 1

3 (XIII exame da OAB unificado) Sobre o desenho industrial e seu registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), assinale a afirmativa correta. Entre Empresários

4 A) É registrável como desenho industrial qualquer obra ornamental de caráter puramente artístico, ou o conjunto ornamental de linhas e cores que pode ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa. B) O registro de desenho industrial vigorará pelo prazo de 20 (vinte) anos contados da data do depósito, prorrogável por até 2 (dois) períodos sucessivos de 10 (anos) anos cada, desde que seja requerida a prorrogação durante o último ano de vigência do registro. C) A ação de nulidade de registro de desenho industrial será ajuizada no foro da Justiça Estadual do domicílio do titular do registro, devendo o INPI ser notificado da propositura da ação para avaliar se tem interesse ou não em intervir no feito, quando não for autor. D) O pedido de registro que não atender às condições estabelecidas pelo INPI, mas contiver dados suficientes relativos ao depositante, ao desenho industrial e ao autor, poderá ser recebido, desde que sejam cumpridas, em 5 (cinco) dias, as exigências do INPI..

5

6 (XIII exame da OAB unificado) Ananias Targino consulta sua advogada para saber as providências que deve tomar para publicizar o trespasse do estabelecimento da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) por ele constituída e enquadrada como microempresa, cuja firma é Ananias Targino EIRELI ME. Entre Empresários

7 A advogada corretamente respondeu que: A) é dispensável qualquer publicização ou arquivamento do contrato de trespasse do estabelecimento por ser a EIRELI enquadrada como microempresa. B) é dispensável o arquivamento do contrato de trespasse no Registro Público de Empresas Mercantis, mas ele deverá ser publicado na imprensa oficial. C) é dispensável o arquivamento do contrato de trespasse no Registro Público de Empresas Mercantis, mas ele deverá ser publicado na imprensa oficial e em jornal de grande circulação. D) é dispensável a publicação do contrato de trespasse na imprensa oficial, mas ele deverá ser arquivado no Registro Público de Empresas Mercantis.

8

9 (XIII exame da OAB unificado) Glória vendeu um automóvel a prazo para Valente. O pagamento foi realizado em quatro notas promissórias, com vencimentos em 30, 60, 90 e 120 dias da data de emissão. Os títulos foram endossados em branco para Paulo Afonso, mas foram extraviados antes dos respectivos vencimentos. Sobre a responsabilidade do emitente e do endossante das notas promissórias, assinale a afirmativa correta. Entre Empresários

10 A) Apenas o emitente responde pelo pagamento dos títulos porque o endossante não é coobrigado, salvo cláusula em contrário inserida na nota promissória. B) A responsabilidade do emitente e do endossante perante o portador subsiste ainda que os títulos tenham sido perdidos ou extraviados involuntariamente. C) O endossante e o emitente não respondem perante o portador pelo pagamento das notas promissórias em razão do desapossamento involuntário. D) O emitente e o endossante não respondem pelo pagamento dos títulos porque só é permitido ao vendedor sacar duplicata em uma compra e venda.

11

12 1) (OAB VIII Exame Unificado) José decidiu constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) para atuar no município X e consultou um advogado para obter esclarecimentos sobre a administração da EIRELI. Assinale a alternativa que apresenta a informação correta dada pelo advogado a) A designação de administrador não sócio depende do voto favorável de 2/3 (dois terços) do capital social, se este não estiver integralizado. b) A administração atribuída pelo contrato a qualquer dos sócios da EIRELI não se estende de pleno direito aos que posteriormente adquirirem essa qualidade. c) O administrador da EIRELI, seja o próprio instituidor ou terceiro, responde por culpa no desempenho de suas atribuições perante terceiros prejudicados. d) O titular da EIRELI poderá usar a firma ou denominação, sendo vedado seu uso pelo terceiro, ainda que seja designado administrador.

13 1) (OAB VIII Exame Unificado) José decidiu constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) para atuar no município X e consultou um advogado para obter esclarecimentos sobre a administração da EIRELI. Assinale a alternativa que apresenta a informação correta dada pelo advogado a) A designação de administrador não sócio depende do voto favorável de 2/3 (dois terços) do capital social, se este não estiver integralizado. b) A administração atribuída pelo contrato a qualquer dos sócios da EIRELI não se estende de pleno direito aos que posteriormente adquirirem essa qualidade. c) O administrador da EIRELI, seja o próprio instituidor ou terceiro, responde por culpa no desempenho de suas atribuições perante terceiros prejudicados. d) O titular da EIRELI poderá usar a firma ou denominação, sendo vedado seu uso pelo terceiro, ainda que seja designado administrador.

14

15 2) (OAB VII Exame Unificado) Sobre as marcas, é correto afirmar que: a) A marca de alto renome é sinônimo de marca notoriamente conhecida. b) A vigência do registro da marca é de 5 (cinco) anos, sendo prorrogável por períodos iguais e sucessi vos. c) É permitida a cessão do pedido de registro de marca, caso o cessionário atenda aos requisitos legais. d) A marca de produto ou serviço é aquela usada para identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade.

16 2) (OAB VII Exame Unificado) Sobre as marcas, é correto afirmar que: a) A marca de alto renome é sinônimo de marca notoriamente conhecida. b) A vigência do registro da marca é de 5 (cinco) anos, sendo prorrogável por períodos iguais e sucessi vos. c) É permitida a cessão do pedido de registro de marca, caso o cessionário atenda aos requisitos legais. d) A marca de produto ou serviço é aquela usada para identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade.

17

18 2) (FGV 2009 adaptada) ABC Vidraçaria Ltda. é uma sociedade cujo objeto social principal é a fabricação e comercialização de vidros para fins industriais. Ela possui apenas três sócios e seu quadro societário tem a seguinte configuração: I. Antônio, titular de 80% das quotas sociais; II. Bernardo, titular de 10% das quotas sociais; III. Carlos, titular de 10% das quotas sociais. A administração da sociedade cabe a João, conforme designação no próprio contrato social. O contrato social prevê ainda que as obrigações contraídas em nome da sociedade que excederem a R$ ,00 e a alienação de qualquer bem essencial ao desenvolvimento das principais atividades sociais dependem da deliberação de 80% do capital social. Surgiu uma boa oportunidade para ABC Vidraçaria Ltda. firmar contrato de trespasse dos bens e direitos relacionados com a fabricação de vidros. Nesse negócio, a sociedade se obriga apenas se: a) João assinar o contrato de trespasse, sem a prévia aprovação dos sócios. b) Antônio assinar o contrato de trespasse. c) João e Antonio assinarem conjuntamente o contrato de trespasse. d) João assinar o contrato de trespasse com a aprovação prévia dos sócios representantes de 80% do capital social de trespasse.

19 3) (FGV 2009 adaptada) ABC Vidraçaria Ltda. é uma sociedade cujo objeto social principal é a fabricação e comercialização de vidros para fins industriais. Ela possui apenas três sócios e seu quadro societário tem a seguinte configuração: I. Antônio, titular de 80% das quotas sociais; II. Bernardo, titular de 10% das quotas sociais; III. Carlos, titular de 10% das quotas sociais. A administração da sociedade cabe a João, conforme designação no próprio contrato social. O contrato social prevê ainda que as obrigações contraídas em nome da sociedade que excederem a R$ ,00 e a alienação de qualquer bem essencial ao desenvolvimento das principais atividades sociais dependem da deliberação de 80% do capital social. Surgiu uma boa oportunidade para ABC Vidraçaria Ltda. firmar contrato de trespasse dos bens e direitos relacionados com a fabricação de vidros. Nesse negócio, a sociedade se obriga apenas se: a) João assinar o contrato de trespasse, sem a prévia aprovação dos sócios. b) Antônio assinar o contrato de trespasse. c) João e Antonio assinarem conjuntamente o contrato de trespasse. d) João assinar o contrato de trespasse com a aprovação prévia dos sócios representantes de 80% do capital social de trespasse.

20

21 4) (FGV 2010) Em relação às sociedades empresárias, é correto afirmar que: a) nas sociedades simples, as cláusulas contratuais que visem excluir sócios de participarem dos lucros e das perdas da sociedade são permitidas, desde que os sócios excluídos sejam administradores da sociedade e que a exclusão tenha por fundamento sua gestão temerária b) nas sociedades em nome coletivo, a responsabilidade dos sócios referente às obrigações sociais é solidária e ilimitada. Entretanto, os sócios podem limitar entre si a responsabilidade de cada um, contanto que essa disposição esteja no ato constitutivo ou seja aprovada, em unanimidade, em convenção posterior. c) as sociedades limitadas e as sociedades em comandita por ações podem ou não ser empresárias, sendo que essa diferenciação decorre do tipo de atividade por elas empreendida. d) a aquisição de personalidade jurídica das sociedades ocorre com assinatura dos seus atos constitutivos pelos sócios.

22 4) (FGV 2010) Em relação às sociedades empresárias, é correto afirmar que: a) nas sociedades simples, as cláusulas contratuais que visem excluir sócios de participarem dos lucros e das perdas da sociedade são permitidas, desde que os sócios excluídos sejam administradores da sociedade e que a exclusão tenha por fundamento sua gestão temerária b) nas sociedades em nome coletivo, a responsabilidade dos sócios referente às obrigações sociais é solidária e ilimitada. Entretanto, os sócios podem limitar entre si a responsabilidade de cada um, contanto que essa disposição esteja no ato constitutivo ou seja aprovada, em unanimidade, em convenção posterior. c) as sociedades limitadas e as sociedades em comandita por ações podem ou não ser empresárias, sendo que essa diferenciação decorre do tipo de atividade por elas empreendida. d) a aquisição de personalidade jurídica das sociedades ocorre com assinatura dos seus atos constitutivos pelos sócios.

23

24 5) (OAB IX Exame Unificado) A sociedade limitada encontra-se regulada nos artigos 1052 a 1087 do Código Civil. Para que ela possa atingir sua finalidade, necessita de patrimônio, já que sua personalidade é diversa da personalidade dos sócios. Em relação ao capital e ao patrimônio social desse tipo societário, assinale a afirmativa incorreta. a) No momento em que a sociedade limitada é constituída e inicia a atividade que constitui o objeto social, o patrimônio é igual ao capital social. b) Na constituição da sociedade há possibilidade do ingresso de sócio cuja contribuição consista exclusivamente em prestação de serviços. c) A distribuição dolosa de lucros ilícitos acarreta a responsabilidade solidária dos administradores que a realizarem e dos sócios que os receberem. d) O sócio remisso é aquele que não integraliza sua quota na forma e prazo previstos, podendo, por esse fato, ser excluído da sociedade.

25 5) (OAB IX Exame Unificado) A sociedade limitada encontra-se regulada nos artigos 1052 a 1087 do Código Civil. Para que ela possa atingir sua finalidade, necessita de patrimônio, já que sua personalidade é diversa da personalidade dos sócios. Em relação ao capital e ao patrimônio social desse tipo societário, assinale a afirmativa incorreta. a) No momento em que a sociedade limitada é constituída e inicia a atividade que constitui o objeto social, o patrimônio é igual ao capital social. b) Na constituição da sociedade há possibilidade do ingresso de sócio cuja contribuição consista exclusivamente em prestação de serviços. c) A distribuição dolosa de lucros ilícitos acarreta a responsabilidade solidária dos administradores que a realizarem e dos sócios que os receberem. d) O sócio remisso é aquele que não integraliza sua quota na forma e prazo previstos, podendo, por esse fato, ser excluído da sociedade.

26

27 6) (OAB ) Em relação ao Direito Cambiário, é correto afirmar que a) o aceite no cheque é dado pelo banco ou instituição financeira a ele equivalente, devendo ser firmado no verso do título. b) a duplicata, quando de prestação de serviços, pode ser emitida com vencimento a tempo certo da vista. c) o protesto é necessário para garantir o direito de regresso contra o(s) endossante(s) e o(s) avalista(s) do aceitante de uma letra de câmbio. d) o aval dado em uma nota promissória pode ser parcial, ainda que sucessivo.

28 6) (OAB ) Em relação ao Direito Cambiário, é correto afirmar que a) o aceite no cheque é dado pelo banco ou instituição financeira a ele equivalente, devendo ser firmado no verso do título. b) a duplicata, quando de prestação de serviços, pode ser emitida com vencimento a tempo certo da vista. c) o protesto é necessário para garantir o direito de regresso contra o(s) endossante(s) e o(s) avalista(s) do aceitante de uma letra de câmbio. d) o aval dado em uma nota promissória pode ser parcial, ainda que sucessivo.

29

30 7) (OAB VII Exame Unificado) Com relação ao instituto do aval, é correto afirmar que: a) é necessário o protesto para a cobrança dos avalistas do emitente e dos endossantes de notas promissórias. b) o avalista, quando executado, pode exigir que o credor execute primeiro o avalizado c) o aval pode ser lançado em documento separado do título de crédito d) a obrigação do avalista se mantém, mesmo no caso de a obrigação que ele garantiu ser nula, exceto se essa nulidade for decorrente de vício de forma.

31 7) (OAB VII Exame Unificado) Com relação ao instituto do aval, é correto afirmar que: a) é necessário o protesto para a cobrança dos avalistas do emitente e dos endossantes de notas promissórias. b) o avalista, quando executado, pode exigir que o credor execute primeiro o avalizado c) o aval pode ser lançado em documento separado do título de crédito d) a obrigação do avalista se mantém, mesmo no caso de a obrigação que ele garantiu ser nula, exceto se essa nulidade for decorrente de vício de forma.

32

33 7b) (OAB VII Exame Unificado) Com relação ao instituto do aval, é correto afirmar que: a) o direito de voto é garantido a todo acionista, independente da espécie ou classe de ações de que seja titular. b) os acionistas deverão receber dividendos obrigatórios em todos os exercícios sociais. c) o acionista terá direito de se retirar da companhia caso cláusula compromissória venha a ser introduzida no estatuto social. d) o acionista tem o direito de fiscalizar as atividades sociais e sendo titular de mais de 5% do capital poderá requerer judicialmente a exibição dos livros da companhia, caso haja suspeita de irregularidades dos administradores.

34 7b) (OAB VII Exame Unificado) Com relação ao instituto do aval, é correto afirmar que: a) o direito de voto é garantido a todo acionista, independente da espécie ou classe de ações de que seja titular. b) os acionistas deverão receber dividendos obrigatórios em todos os exercícios sociais. c) o acionista terá direito de se retirar da companhia caso cláusula compromissória venha a ser introduzida no estatuto social. d) o acionista tem o direito de fiscalizar as atividades sociais e sendo titular de mais de 5% do capital poderá requerer judicialmente a exibição dos livros da companhia, caso haja suspeita de irregularidades dos administradores.

35

36 8) (FGV ) Constitui fundamento do pedido de falência, a hipótese de o devedor, no prazo estabelecido, deixar de cumprir: a) a obrigação assumida perante o Comitê de Credores. b) a obrigação assumida por meio de títulos de créditos, líquidos e certos. c) a obrigação assumida no plano de recuperação judicial. d) a obrigação assumida no processo de execução fiscal

37 8) (FGV ) Constitui fundamento do pedido de falência, a hipótese de o devedor, no prazo estabelecido, deixar de cumprir: a) a obrigação assumida perante o Comitê de Credores. b) a obrigação assumida por meio de títulos de créditos, líquidos e certos. c) a obrigação assumida no plano de recuperação judicial. d) a obrigação assumida no processo de execução fiscal

38

39 9) (FGV ) A respeito do Administrador Judicial, no âmbito da recuperação judicial, é correto afirmar que: a) somente pode ser destituído pelo Juízo da Falência na hipótese de, após intimado, não apresentar, no prazo de 5 (cinco) dias, suas contas ou os relatórios previstos na Lei /2005. b) o Administrador Judicial, pessoa física, pode ser formado em Engenharia c) será escolhido pela Assembleia Geral de Credores. d) perceberá remuneração fixada pelo Comitê de Credores.

40 9) (FGV ) A respeito do Administrador Judicial, no âmbito da recuperação judicial, é correto afirmar que: a) somente pode ser destituído pelo Juízo da Falência na hipótese de, após intimado, não apresentar, no prazo de 5 (cinco) dias, suas contas ou os relatórios previstos na Lei /2005. b) o Administrador Judicial, pessoa física, pode ser formado em Engenharia c) será escolhido pela Assembleia Geral de Credores. d) perceberá remuneração fixada pelo Comitê de Credores.

41

42 10) (OAB ) A sociedade empresária denominada KLM Fábrica de Móveis Ltda. teve a sua falência decretada. No curso do processo, restou apurado que a sociedade, pouco antes do ajuizamento do requerimento que resultou na decretação de sua quebra, havia promovido a venda de seu estabelecimento, independentemente do pagamento de todos os credores ao tempo existentes, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, e sem que lhe restassem bens suficientes para solver o seu passivo. Diante desse quadro, é correto afirmar que a alienação é: a) revogável por iniciativa do administrador judicial. b) ineficaz em relação à massa falida c) nula de pleno direito. d) anulável por iniciativa do administrador judicial.

43 10) (OAB ) A sociedade empresária denominada KLM Fábrica de Móveis Ltda. teve a sua falência decretada. No curso do processo, restou apurado que a sociedade, pouco antes do ajuizamento do requerimento que resultou na decretação de sua quebra, havia promovido a venda de seu estabelecimento, independentemente do pagamento de todos os credores ao tempo existentes, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, e sem que lhe restassem bens suficientes para solver o seu passivo. Diante desse quadro, é correto afirmar que a alienação é: a) revogável por iniciativa do administrador judicial. b) ineficaz em relação à massa falida c) nula de pleno direito. d) anulável por iniciativa do administrador judicial.

44

45 11) (FGV ) A respeito da disciplina jurídica brasileira das empresas em crise, é correto afirmar que: a) estão sujeitos à disciplina da Lei /2005 (Lei de Falências e Recuperação de Empresas) os empresários, as sociedades empresárias, as instituições financeiras privadas, as sociedades seguradoras e as cooperativas de crédito. b) os sócios das sociedades limitadas estão sujeitos aos efeitos jurídicos da falência produzidos em relação à sociedade empresária falida. c) durante o procedimento de recuperação judicial, os administradores da sociedade podem ser mantidos em seus cargos com competência para a condução dos negócios sociais. d) todos os credores, inclusive os de natureza tributária e trabalhista, podem participar da negociação da recuperação extrajudicial.

46 11) (FGV ) A respeito da disciplina jurídica brasileira das empresas em crise, é correto afirmar que: a) estão sujeitos à disciplina da Lei /2005 (Lei de Falências e Recuperação de Empresas) os empresários, as sociedades empresárias, as instituições financeiras privadas, as sociedades seguradoras e as cooperativas de crédito. b) os sócios das sociedades limitadas estão sujeitos aos efeitos jurídicos da falência produzidos em relação à sociedade empresária falida. c) durante o procedimento de recuperação judicial, os administradores da sociedade podem ser mantidos em seus cargos com competência para a condução dos negócios sociais. d) todos os credores, inclusive os de natureza tributária e trabalhista, podem participar da negociação da recuperação extrajudicial.

47

48 V

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P CADU WITTER REVISÃO Empresária Personificada Sociedade Não Empresária Não Personificada S/C C/P DIREITO EMPRESARIAL Cadu Witter Responsabilidade dos sócios LIMITADA ILIMITADA MISTA SOCIEDADE LIMITADA Regulamentada

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 17 2. características do direito empresarial...

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 Introdução do Direito Empresarial... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO DO DIREITO EMPRESARIAL... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

EXAME XXIV - 1ª fase 19/11/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46

EXAME XXIV - 1ª fase 19/11/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46 EXAME XXIV - 1ª fase 19/11/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial Questão 46 Miguel e Paulo pretendem constituir uma sociedade do tipo limitada porque não pretendem responder

Leia mais

Sumário. Parte I Teoria Geral da Empresa

Sumário. Parte I Teoria Geral da Empresa Sumário Parte I Teoria Geral da Empresa 1 Introdução ao Direito de Empresa 1.1 Considerações gerais 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa 1.3 Fontes do direito comercial 1.4

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa SUMÁRIO Parte I Teoria Geral da Empresa 1 Introdução ao Direito de Empresa... 3 1.1 Considerações gerais... 3 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa... 4 1.3 Fontes do direito

Leia mais

EXAME XXV - 1ª fase 05/08/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46

EXAME XXV - 1ª fase 05/08/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46 EXAME XXV - 1ª fase 05/08/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial Questão 46 Três Coroas Comércio de Artigos Eletrônicos Ltda. subscreveu nota promissória em favor do Banco Dois

Leia mais

QUESTÕES DE DIREITO EMPRESARIAL

QUESTÕES DE DIREITO EMPRESARIAL QUESTÕES DE DIREITO EMPRESARIAL EXAME DE ORDEM FGV (2010-2012) EXAME 2010.2 QUESTÃO 91 Antônio e Joana casaram-se pelo regime da comunhão parcial de bens. Após o casamento, Antônio tornou-se sócio de sociedade

Leia mais

Sumário. Nota do Autor, xix

Sumário. Nota do Autor, xix Sumário Nota do Autor, xix 1 Empresa, 1 I Empreender, I 2 Noções históricas, 2 3 Teoria da empresa, 4 4 Registro, 9 4.1 Redesim, II 4.2 Usos e práticas mercantis, 15 4.3 Empresário rural, 16 5 Firma individual,

Leia mais

SUMÁRIO 1 EMPRESA 2 EMPRESÁRIO 3 SOCIEDADE

SUMÁRIO 1 EMPRESA 2 EMPRESÁRIO 3 SOCIEDADE SUMÁRIO 1 EMPRESA... 1 1 Empreender... 1 2 Noções históricas... 2 3 Teoria da empresa... 4 4 Registro... 8 5 Redesim... 10 6 Usos e práticas mercantis... 13 7 Empresário rural... 13 2 EMPRESÁRIO... 15

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

EXAME XX - 1ª fase - 24/07/2016 PROVA BRANCA Comentário às questões de Direito Empresarial. Questão 48

EXAME XX - 1ª fase - 24/07/2016 PROVA BRANCA Comentário às questões de Direito Empresarial. Questão 48 EXAME XX - 1ª fase - 24/07/2016 PROVA BRANCA Comentário às questões de Direito Empresarial Questão 48 Cícero sacou uma letra de câmbio em favor de Amélia, tendo designado Elísio, que acatou a ordem de

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL 1. A recuperação extrajudicial é uma modalidade prevista na Lei Nº 11.101/2005, e pode ser adotada pelo empresário em dificuldade e com

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Atividade Empresária 1) VUNESP - NeR - TJ SP (2014) Segundo a legislação civil em vigor, no que diz respeito à empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI),

Leia mais

2) Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a

2) Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a SIMULADO - MARATONA 1) Assinale a alternativa INCORRETA : a) a empresa tem natureza jurídica de sujeito de direito; b) a empresa é a atividade econômica organizada para a produção; ou circulação de bens

Leia mais

EXAME XXIII - 1ª fase 23/07/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46

EXAME XXIII - 1ª fase 23/07/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46 EXAME XXIII - 1ª fase 23/07/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial Questão 46 Em 11 de setembro de 2016, ocorreu o falecimento de Pedro, sócio de uma sociedade simples. Nessa

Leia mais

Delegado de Policia Civil do Pará - Direito Empresarial Professor: José Humberto Souto Júnior

Delegado de Policia Civil do Pará - Direito Empresarial Professor: José Humberto Souto Júnior Delegado de Policia Civil do Pará - Direito Empresarial Professor: José Humberto Souto Júnior 1 - O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente

Leia mais

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa... 17 1. Origens do Direito Empresarial.... 17 2. Autonomia do Direito Empresarial... 20 3. Fontes do Direito Empresarial... 21 4. Do Direito de Empresa...

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL QUESTÃO 1 - Sobre a disciplina do direito empresarial no Brasil: 1. O adquirente de um estabelecimento comercial jamais responderá pelo

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL Capítulo 4 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPON- SABILIDADE LIMITADA EIRELI...

Sumário. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL Capítulo 4 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPON- SABILIDADE LIMITADA EIRELI... Sumário Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL... 15 QUESTÕES... 15 1. Origem do Direito Empresarial... 15 2. Evolução histórica e autonomia do Direito Empresarial... 15 3. Princípios de

Leia mais

A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES

A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES 1 TIPOS DE SOCIEDADES NO DIREITO BRASILEIRO SOCIEDADE EM COMUM não tem personalidade jurídica os sócios são ilimitadamente responsáveis SOCIEDADE SIMPLES atividades

Leia mais

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3 Sumário Prefácio à 7ªedição, xiii 1 Direito Comercial, 1 1.1 Antecedentes, 1 1.2 Fases do direito comercial, 2 1.3 Noção,3 IA Fontes, 3 2 Empresário, 5 2.1 Caracterização do empresário, 5 2.2 Capacidade

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIV Falência

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIV Falência Instituições de Direito Público e Privado Parte XIV Falência 1. Falência Conceito Falência é um processo de execução coletiva contra o devedor. Envolve a arrecadação dos bens do falido para o juízo universal

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL: Aula 2 Sociedades Não Personificadas / Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO LEGALE - Aula 4 Direito Societário I Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Sumário. 6. Fontes do direito empresarial 6.1. O Projeto de Lei 1.572/2011 (novo Código Comercial) 6.2. O novo CPC e o direito empresarial 7.

Sumário. 6. Fontes do direito empresarial 6.1. O Projeto de Lei 1.572/2011 (novo Código Comercial) 6.2. O novo CPC e o direito empresarial 7. Sumário 1. Origens do direito comercial 2. Da definição do regime jurídico dos atos de comércio 2.1. Definição e descrição dos atos de comércio e sua justificação histórica 2.2. Os atos de comércio na

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE Conceito de empresário Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou

Leia mais

1SUMÁRIO TÍTULO V DOS CONTRATOS EM GERAL (ARTS. 421 A 480) CONSTITUIÇÃO FEDERAL TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS...

1SUMÁRIO TÍTULO V DOS CONTRATOS EM GERAL (ARTS. 421 A 480) CONSTITUIÇÃO FEDERAL TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS... 1SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS... 27 CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS... 27 Função social da empresa {art. 5º, XXIII}... 27 Proteção

Leia mais

Súmulas - STF e STJ Direito Empresarial

Súmulas - STF e STJ Direito Empresarial 1 CONTRATOS BANCÁRIOS Súmula 530 STJ: Nos contratos bancários, na impossibilidade de comprovar a taxa de juros efetivamente contratada por ausência de pactuação ou pela falta de juntada do instrumento

Leia mais

EXAME XXV - 1ª fase 08/04/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46

EXAME XXV - 1ª fase 08/04/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46 EXAME XXV - 1ª fase 08/04/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial Questão 46 Paulo precisa de um veículo automotor para entregar os produtos de seu estabelecimento aos clientes,

Leia mais

EXAME XXVII - 1ª fase 18/11/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46

EXAME XXVII - 1ª fase 18/11/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46 EXAME XXVII - 1ª fase 18/11/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial Questão 46 Roberto desligou-se de seu emprego e decidiu investir na construção de uma hospedagem do tipo pousada

Leia mais

SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Empresarial... 25

SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Empresarial... 25 SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Empresarial... 25 Origens do Direito Comercial... 25 Origens do Direito Comercial no Brasil... 26 Conceito de direito comercial... 28 Fontes do Direito Comercial...

Leia mais

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Olá, Pessoal! Hoje comentamos o gabarito da questão única de Direito Empresarial, cobrada para Auditor-Fiscal da Receita Estadual, em prova realizada

Leia mais

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani -

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - Estruturação e Captação de Recursos Financeiros Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani@gmail.com Empresa: modalidades de empresa e estabelecimento comercial reunião de pessoas Sociedade

Leia mais

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A)

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: JUR 1023 - DIREITO EMPRESARIAL III TURMA: PROFESSOR(A) Fernanda de Paula

Leia mais

STJ Ol!dl!G dp IBnUBW. {'BpBSdldw3. 010Vd oys. S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3

STJ Ol!dl!G dp IBnUBW. {'BpBSdldw3. 010Vd oys. S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3 S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3 010Vd oys {'BpBSdldw3 Ol!dl!G dp IBnUBW " I STJ00101622 2005 by Editora Atlas S.A. 1. ed. 2005; 2. ed. 2006; 3. ed. 2008;4. ed. 2009; 5. ed. 2010; 6. ed. 2012; 7. ed. 2013; 8.

Leia mais

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO ATOS COMUNS PAGAMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ACEITE ENDOSSO AVAL VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FGV - AFTRM - Pref Cuiabá (2014) Jaciara constituiu, com suas irmãs Luciara e Cláudia, uma sociedade simples, com sede em Aripuanã/MT. A sociedade obteve enquadramento

Leia mais

Aula 2 Direito Empresarial

Aula 2 Direito Empresarial LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 2 Direito Empresarial Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do

Leia mais

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Benigno Cavalcante MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Sumário Apresentação... 17 Abreviatura... 21 CAPÍTULO I HISTÓRIA DO DIREITO COMERCIAL 1. O Surgimento do Direito Comercial... 25 1.2. Evolução do Direito

Leia mais

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial ATOS CAMBIÁRIOS ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial PROTESTO ato extrajudicial pelo qual o credor prova a falta de aceite

Leia mais

SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial SOCIEDADES COLIGADAS sociedades coligadas relação entre sociedades. Art. 1.097. Consideram-se

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM Prof. Ma Marina Zava de Faria FACE: Marina Zava INSTA: Marina Zava Periscope:@marinazava E-mail: profmarinazava@hotmail.com DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM 1. CONCEITO: Modalidade

Leia mais

Motivos: má administração/má gestão ou crise econômica;

Motivos: má administração/má gestão ou crise econômica; Falência Motivos: má administração/má gestão ou crise econômica; - Lei 11.101/2005; Instituto Juridico Falência É a execução concursal do devedor empresário. Não é meio de cobrança LEGITIMIDADE PASSIVA

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL DPU Direito Comercial (Empresarial) Questão 1: CESPE - Def PF/DPU/2007 A respeito das pessoas jurídicas, julgue o item abaixo. A desconsideração

Leia mais

Instituições de Direito FEA

Instituições de Direito FEA Instituições de Direito FEA MÓDULO II INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL! Pessoa jurídica vs. Pessoa física! Personalidade jurídica! Registro dos atos constitutivos! Empresa e empresário! EIRELI e sociedade

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 18 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado);

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado); Resumo Aula-tema 04: Títulos de crédito Título de crédito é um documento necessário ao exercício de direito literal e autônomo nele contido. Trata-se de conceito inspirado na clássica concepção do italiano

Leia mais

(Valor: 5,00) 01. Endereçamento adequado:... Vara Cível da Comarca de... do Estado de... (0,40). 0,00/0,40 0,00/0,20/0,25/0,45/0,50/0,70

(Valor: 5,00) 01. Endereçamento adequado:... Vara Cível da Comarca de... do Estado de... (0,40). 0,00/0,40 0,00/0,20/0,25/0,45/0,50/0,70 Peça Profissional Em janeiro de 2018, Robson Belarmino adquiriu um caminhão de R$ 150.000,00, pagando R$ 10.000,00 ao vendedor e financiando R$ 140.000,00 perante a instituição financeira Banco Jota Empréstimo

Leia mais

SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial QUESTÕES Fiscal da Receita Estadual - SEFAZ-AC - 2009 - CESPE 1. Com relação a registro de empresas,

Leia mais

1. TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 31

1. TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 31 SUMÁRIO 1. TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 31 1. Introdução... 31 2. Evolução histórica do direito comercial... 32 2.1 Síntese da Evolução do Direito Comercial no Brasil... 36 3. Autonomia do direito

Leia mais

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio).

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Aula de 16/03/15 14. DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE CONTRATUAL - Espécies: a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Todas as duas hipóteses podem ocorrer de forma judicial ou extrajudicial.

Leia mais

SUMÁRIO 2. DO EMPRESÁRIO DIREITO EMPRESARIAL... 1

SUMÁRIO 2. DO EMPRESÁRIO DIREITO EMPRESARIAL... 1 STJ00094827 SUMÁRIO 1. DIREITO EMPRESARIAL... 1 1.0. Considerações preliminares... 1 1.1. Teorias do Direito Comercial...... 4 1.2. Unificação dos Direitos Civil e Comercial... 6 1.3. Fontes do Direito

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. ESPÉCIES DE EMPRESÁRIO 2. SOCIEDADES EMPRESÁRIAS TIPOS SOCIETÁRIOS Sociedade em Comum Sociedade em Conta

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Sociedade em Nome Coletivo 1) FGV - AFRE RJ - SEFAZ RJ (2009) Quanto ao regime de responsabilidade societária dos tipos societários existentes no Brasil, assinale a alternativa

Leia mais

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com -

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com - Curso de Legislação Societária TÍTULOS DE CRÉDITO Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC- ND Título de crédito documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PROF. PABLO ARRUDA. 1) Assinale a alternativa correta:

DIREITO EMPRESARIAL PROF. PABLO ARRUDA. 1) Assinale a alternativa correta: DIREITO EMPRESARIAL PROF. PABLO ARRUDA 1) Assinale a alternativa correta: a) Por ser dotada de dignidade, estende-se à pessoa jurídica a aplicação de todos os direitos de personalidade reconhecidos ao

Leia mais

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase 1) Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2006 As sociedades por ações são um tipo de sociedade empresarial, regulada pela

Leia mais

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Planilha prática para atuação em face de uma sociedade de responsabilidade limitada. 90% das empresas no Brasil adotam este tipo societário. Professor: Rogério

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais

Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil

Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil Teoria Geral dos Títulos de Crédito Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil Uniformização do direito cambiário (conveções de Genebra) Direito uniforme princípios gerais Unificação cooperação internacional

Leia mais

QUESTÕES PARA A PROVA DE DIREITO COMERCIAL IV

QUESTÕES PARA A PROVA DE DIREITO COMERCIAL IV QUESTÕES PARA A PROVA DE DIREITO COMERCIAL IV Prof. José Carlos Vaz e Dias 1º. Semestre de 2009 1) O que é falência e qual é a etimologia deste vocábulo? Explique a falência sobre o ponto de vista jurídico,

Leia mais

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü 1 QUESTÕES SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO II 1. Como se opera a circulação das letras de câmbio? R.: Após o aceite do sacado, o beneficiário teria de, em tese, aguardar a data do vencimento para receber

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO Holding Patrimonial nas Relações Imobiliárias Professor: Dr. Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão do registro 3. ESPÉCIES

Leia mais

Constituição das Sociedades Contratuais

Constituição das Sociedades Contratuais Constituição das Sociedades Contratuais Quanto à Responsabilidade dos Sócios: Sociedade de Responsabilidade Ilimitada todos os sócios respondem ilimitadamente pelas obrigações, o patrimônio dos sócios

Leia mais

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO 11 NOTA 11.1 NOÇÃO Enquanto a letra de câmbio é uma ordem de pagamento, porque através dela o signatário (sacador) do título requisita a uma pessoa (sacado) o pagamento de uma soma, a nota promissória

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I TEORIA GERAL

SUMÁRIO. Parte I TEORIA GERAL Parte I TEORIA GERAL CAPÍTULO 1. EVOLUÇÃO DA EMPRESA... 3 1.1 O comércio... 3 1.2 Do Direito Comercial ao Direito Empresarial... 4 1.2.1 Sistema adotado pelo Código Comercial de 1850... 5 1.3 A empresa...

Leia mais

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i)

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) CAMILA VILLARD DURAN! Pessoa jurídica! Personalidade! Capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações! Registro dos atos constitutivos 1 ! Pessoas

Leia mais

DICA 1 CONCEITO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL DICA 2 - EXERCÍCIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. receita bruta igual ou inferior a R$ 360.

DICA 1 CONCEITO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL DICA 2 - EXERCÍCIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. receita bruta igual ou inferior a R$ 360. DICA 1 CONCEITO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL EMPRESA atividade econômica organizada + para produção ou circulação + de bens ou serviços DICA 2 - EXERCÍCIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE EMPRESARIAL MEI empresário

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 - DISCIPLINA JURíDICA DA ATIVIDADE EMPRE SARIAL... 11

SUMÁRIO. Capítulo 1 - DISCIPLINA JURíDICA DA ATIVIDADE EMPRE SARIAL... 11 SUMÁRIO Capítulo 1 - DISCIPLIN JURíDIC D TIVIDDE EMPRE SRIL............ 11 1.1. tividade econômica e atividade empresarial........... 11 1.2. Desenvolvimento histórico do tratamento dado aos empresários...

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 9: Insolvência judicial. Três são os pressupostos da falência: a legitimidade passiva, a insolvência e a decretação No primeiro bloco trabalhamos

Leia mais

Capítulo II REGRAS GERAIS DO DIREITO DE EMPRESA NO CÓDIGO CIVIL DE 2002

Capítulo II REGRAS GERAIS DO DIREITO DE EMPRESA NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Sumário Capítulo I EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO COMERCIAL 1. Origens do direito comercial 2. Da definição do regime jurídico dos atos de comércio 2.1. Definição e descrição dos atos de comércio e sua

Leia mais

STJ SH3.1n:UI NOS"OHJ. soa \11SIJ\3~ ~SI\1Nn81~1

STJ SH3.1n:UI NOSOHJ. soa \11SIJ\3~ ~SI\1Nn81~1 ~SI\1Nn81~1 soa \11SIJ\3~ SH3.1n:UI NOS"OHJ. STJ00102436 FÁSIO UlHOA COELHO Manual de Direito Comercial Direito de Empresa 28. a edição revista, atualizada e ampliada 27 edição: 2015 EdilOra Saraiva. m~vi;w-

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista

Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani Direito Empresarial e Trabalhista As sociedades organização formada por duas ou mais pessoas, por meio de um contrato com ou sem o registro, para o exercício de uma atividade

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 2 Direito Empresarial: Sociedades Não Personificadas e Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Títulos Prof. Cláudio Alves As operações com títulos de crédito vieram facilitar a ocorrência de operações comerciais. Pode-se dizer que houve um enorme avanço nas

Leia mais

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br Cesare Vivante: Documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado.

Leia mais

1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente:

1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente: DIREITO EMPRESARIAL 1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente: A) O juiz dissolve a sociedade, se acolher o pedido; B) Mesmo se acolhido o pedido,

Leia mais

Em uma sociedade limitada constituída em 1998, com contrato arquivado na junta

Em uma sociedade limitada constituída em 1998, com contrato arquivado na junta DIREITO EMPRESARIAL PEÇA PROFISSIONAL Em uma sociedade limitada constituída em 1998, com contrato arquivado na junta comercial, Alfonso, titular de 55% do capital social, durante reunião de sócios sem

Leia mais

Exercícios - ESAF Direito Empresarial Exercício Giovani Magalhães Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Exercícios - ESAF Direito Empresarial Exercício Giovani Magalhães Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Exercícios - ESAF Direito Empresarial Exercício Giovani Magalhães 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. AEP FISCAL: DIREITO EMPRESARIAL Questões Esaf Prof. Giovani

Leia mais

O Projeto de Lei de Recuperação de Empresas: uma visão geral

O Projeto de Lei de Recuperação de Empresas: uma visão geral O Projeto de Lei de Recuperação de Empresas: uma visão geral São Paulo, 22 de junho de 2004 Prof. Dr. Paulo Fernando Campos Salles de Toledo 1 I. A defasagem da atual Lei de Falências II. As soluções propostas:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rogério Martir Aula 2 05/07/2017 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas.

Leia mais

1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica:

1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica: 1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica: a) sociedade em nome coletivo b) sociedade em comandita simples c) sociedade de capital e indústria

Leia mais

Sumário. Roteiro Simplificado da Falência Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15

Sumário. Roteiro Simplificado da Falência Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15 Sumário Roteiro Simplificado da Falência... 13 Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15 Resumo dos Principais Assuntos da Lei nº 11.101/05... 17 Falência e Recuperação de Empresas: Lei nº 11.101,

Leia mais

2016 3ª Edição QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO FUNDAMENTADO ORGANIZADO POR ASSUNTO

2016 3ª Edição QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO FUNDAMENTADO ORGANIZADO POR ASSUNTO 2016 3ª Edição 191 QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO FUNDAMENTADO ORGANIZADO POR ASSUNTO Leonardo Pessoa 1 QUESTÔES OBJETIVAS DE DIREITO EMPRESARIAL (EXAME DA OAB) Rio de Janeiro 2016 Nota de Direitos Autorais

Leia mais

A responsabilidade pessoal dos sócios nas sociedades empresárias. Michele Schwan Advogada OAB/RS

A responsabilidade pessoal dos sócios nas sociedades empresárias. Michele Schwan Advogada OAB/RS A responsabilidade pessoal dos sócios nas sociedades empresárias Michele Schwan Advogada OAB/RS 86.749 As três modalidades de constituição de empresa mais utilizadas no Rio Grande do Sul, conforme a Junta

Leia mais

1-91(2010.2) Gabarito Oficial: 092 C Dispositivo Legal Pertinente: Art /CC

1-91(2010.2) Gabarito Oficial: 092 C Dispositivo Legal Pertinente: Art /CC 1-91(2010.2) Gabarito Oficial: 092 C Dispositivo Legal Pertinente: Art. 1.027/CC Antônio e Joana casaram-se pelo regime da comunhão parcial de bens. Após o casamento, Antônio tornou-se sócio de sociedade

Leia mais

ÍNDICE. Parte 1 Direito Material Empresarial, 19

ÍNDICE. Parte 1 Direito Material Empresarial, 19 ÍNDICE Parte 1 Direito Material Empresarial, 19 Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa, 21 1. Origens do Direito Empresarial, 21 2. Autonomia do Direito Empresarial, 24 3. Fontes do Direito Empresarial,

Leia mais

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii)

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii) Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii) CAMILA VILLARD DURAN Aula anterior: conceitos trabalhados! Pessoa Jurídica! Associações! Sociedade em conta de participação! Eireli vs. Empresário individual

Leia mais

Exercícios: Direito Empresarial III

Exercícios: Direito Empresarial III Exercícios: Direito Empresarial III ETAPA PRÉ-FALIMENTAR E EFEITOS DA FALÊNCIA EXERCÍCIOS QUESTÕES OBJETIVAS OAB A sociedade empresária denominada KLM Fábrica de Móveis Ltda. teve a sua falência decretada.

Leia mais

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 Conceito Segundo Cesare Vivante: documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. 2 Princípios Cartularidade Literalidade Autonomia

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 13. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 13. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 13 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA.

PROPOSTA DE ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. PROPOSTA DE ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. a) Exclusão do inciso VIII, do art. 36, que dispõe sobre o estabelecimento de teto para a concessão de aval,

Leia mais