QUESTÕES PARA A PROVA DE DIREITO COMERCIAL IV

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÕES PARA A PROVA DE DIREITO COMERCIAL IV"

Transcrição

1 QUESTÕES PARA A PROVA DE DIREITO COMERCIAL IV Prof. José Carlos Vaz e Dias 1º. Semestre de ) O que é falência e qual é a etimologia deste vocábulo? Explique a falência sobre o ponto de vista jurídico, sob a perspectiva processual. Confirme justificadamente se é um procedimento ordinário ou extraordinário de execução do devedor. 2) Qual é a natureza jurídica da falência e do procedimento de recuperação judicial? 3) Qual são as diferenças entre o procedimento falimentar e o procedimento da execução singular do devedor (insolvência civil)? Apresente 4 diferenças, explicandoas. 4) Quais são as pessoas sujeitas ao procedimento de falência e recuperação judicial? Explique ainda cada um dos 5 tipos societários e se estes estão ou não sujeitos ao procedimento falimentar e de recuperação judicial. 5) A Lei de Falência e Recuperação Judicial exclui algumas pessoas desse procedimento. Explique essa exclusão. Exemplifique as hipóteses de exclusão total e exclusão parcial do regime falencial, seguindo os seguintes critérios: (a) Quando totalmente excluído da falência e (b) Quando parcialmente excluídos da falência. 6) Favor confirme e explique se o instituto da falência e da recuperação judicial é aplicável: (a) ao devedor civil; (b) a uma sociedade de advogados; (c) às cooperativas; (d) ao empresário individual e (e) às sociedades em comum. 7) Explique os efeitos da falência sobre o empresário individual e sobre os sócios dos seguintes empresários: (a) Sócio de responsabilidade solidária e ilimitada; (b) Sócios de responsabilidade limitada comandita simples, sociedade limitada (c) Sócios de responsabilidade ilimitada = sociedade em comum. 8) A retirada e/ou a exclusão de sócio de uma sociedade empresária exime ou não o referido sócio das obrigações sociais? Explique, principalmente relevando o disposto no art do C.C. e art. 81, 1º. da LRF (Lei /2005). 9) No tocante à falência, quais são as hipóteses de responsabilização do administrador das sociedades empresárias. Aborde também a responsabilização civil, qual seja perante a sociedade e terceiros prejudicados pelos prejuízos causados. 10) Aborde a responsabilização do sócio oculto e do sócio ostensivo na sociedade em conta de participação.

2 11) Identifique a pessoa que iniciará a propositura de ação de responsabilidade do sócio da sociedade empresária. 12) Identifique os pressupostos necessários para a instauração da execução concursal. 13) Explique a insolvência do devedor empresário sobre o ponto de vista econômico e sob o sentido jurídico. Explique também a seguinte assertiva: Não é necessário ao requerente da quebra demonstrar o estado patrimonial da insolvência do requerido, para que se instaure a execução concursal falimentar, nem por outro lado se livra da execução concursal a sociedade empresária que lograr demonstra eventual superioridade do ativo em relação ao passivo. 14) Quais são os principais sistemas para determinar o estado de falência Aborde e explique 4 desses sistemas. 15) Qual é o sistema adotado na LFR pelo ordenamento jurídico brasileiro para determinar o estado de falência de um empresário devedor? Qual é a razão da prevalência deste sistema? Explique. 16) Explique a regra do 1º. do art. 94 da LRF, por meio da explicitação dos seguintes pontos: (a) liquidez da obrigação; (b) protesto do título e (c) valor superior a 50 SM. Quais seriam as razões de direito para afastar a decretação da falência, nos moldes do referido parágrafo. Identifique e Explique 5 razões. 17) Explique o conceito de executado por quantia certa. 18) Explique o que é um título executivo no processo falimentar e qual é a controvérsia existente na doutrina relativa ao protesto especial apontado no livro do Prof. Sérgio Campinho. Qual seria a razão na LRF para determinar este protesto especial e próprio? 19) Identifique e explique quais são os procedimentos falimentares a serem adotados pelo devedor 20) Explique cada ato de falência explicitado no inc. III do art. 94 da LRF. 21) Explique o trespasse e os procedimento a serem adotados pelo alienante, para que o trespasse possa ser válido e eficaz. Qual é a importância do estabelecimento empresarial no procedimento falimentar? 22) Qual é a diferença entre estabelecimento empresarial e ponto comercial? 23) Qual é a diferença entre transferência simulada do estabelecimento principal e transferência do estabelecimento sem o consentimento de todos os credores? 24) O que é a ocultação, fuga ou abandono do estabelecimento? Porque a LRF classifica esses atos como evidência da falência de um devedor empresário? 25) Explique a regra do juízo competente no procedimento falimentar ou homologação da recuperação judicial. O que seria o estabelecimento principal? Existe a possibilidade

3 de o estabelecimento principal alterar-se durante o curso de sua insolvabilidade? Cite uma possibilidade aceita pela lei brasileira e outra vedada pela lei. 26) Explique a excepcionalidade relativa à competência quando o requerimento da falência se dirige em face do empresário individual ou sociedade empresária cujas atividades encontram-se definitivamente encerradas. Qual seria o foro competente? 27) Qual é a atuação do Ministério Público no procedimento falimentar ou de recuperação judicial? Cite e explique 4 momentos que exijam essa participação. 28) Existe a possibilidade de o MP requer a falência? Qual seria essa possibilidade. Explique em detalhes. 29) Quais são as funções básicas do administrador judicial no processo de falência e na recuperação judicial? 30) Explique quais são as características objetivas e subjetivas exigidas pela lei para que uma pessoa física seja classificada como administrador judicial. 31) No caso de pessoa jurídica, existem também requisitos objetivos e subjetivos. Por favor, identifique 1 requisito objetivo e 1 subjetivo para a classificação da pessoa física como administrador judicial. 32) Quais são os deveres e atribuições do administrador. Identifique e explique 3 dessas atribuições na recuperação judicial e 3 no procedimento falimentar. 33) Quais são os efeitos da substituição do administrador judicial e aqueles referentes à destituição? Explique também o procedimento da substituição e aquele da destituição? Pode ser substituído ou destituído somente pelo juiz? 34) Como o administrador judicial pode ser pago pelos serviços prestados como auxiliar do juiz? Explique as regras relativas a esse pagamento. Explicite também os critérios para a remuneração do administrador judicial. 35) Explique se haverá remuneração proporcional ao trabalho realizado pelo administrador que tenha sido substituído, como nas hipóteses de interdição, morte ou dissolução da pessoa jurídica. 36) Quais são as 2 hipóteses de prestação de conta por parte do administrador. Existe prestação de contas no processo de recuperação judicial? Explique. 37) Quais são as diferenças entre estabelecimento, estabelecimento principal e sede social? 38) Explicite 3 hipóteses de impedimento para que uma pessoa seja escolhida administrador judicial. 39) Caracterize o Comitê de Credores e explique 3 atribuições desse órgão. Quais são as regras de instalação? Qual é a composição desse órgão?

4 40) Caracterize a Assembléia geral de credores e quais são as matérias exigidas pela lei como deliberativas da referida assembléia. 41) A instalação da assembléia geral de credores é obrigatória? Existem exceções? Quais são as situações, na recuperação judicial e na falência, que exigem a convocação da assembléia? 42) Explicite as regras para a instalação da assembléia-geral de credores? Quem gerenciará o conclave? Qual será a composição da assembléia? Direito de voto? Podem participar terceiros nas assembléias? Explique. 43) Explique todas as etapas relativas ao procedimento de verificação e habilitação de créditos, conforme explicitado em sala de aula dos dias 25 e 29/05. 44) Quais são as duas fases distintas dentro da verificação dos créditos? Explique. 45) Até quando os credores podem solicitar a sua inclusão no quadro-geral de credores, seja no procedimento falimentar ou de recuperação judicial? Explique. 46) A habilitação dos credores é endereçada ao juiz ou ao administrador judicial, ou à assembléia de credores? Explique. Existe alguma forma exigida por lei para essa solicitação de inclusão de credores? 47) A impugnação deverá ser dirigida ao juiz ou ao administrador judicial? Ela será autuada em separado ou em conjunto? Quem está legitimado para apresentar ao juiz a impugnação contra a relação de credores? 48) O prazo para impugnação do quadro-geral de credores dá ensejo também à inclusão de credores? Até quando podem ser inseridos novos credores no referido quadro? Como são chamados esses credores? 49) Explique quais são os procedimentos a serem tomados pelo juiz nos seguintes procedimentos: (a) em não havendo impugnação; (b) em havendo impugnação do crédito 50) Explique qual é a principal característica do crédito tributário, quando formado o quadro-geral de credores e determinada a classificação dos créditos. 51) Pode o juiz homologar a recuperação judicial com o devedor tendo um passivo tributário? Existe alguma possibilidade de a recuperação judicial ser homologada mesmo o devedor tendo débitos tributários? 52) A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial provoca a suspensão de todas as ações ou execuções em face da massa falida ou do devedor. Existem exceções a esta regra? Quais?

5 53) Qual era a polêmica dos créditos trabalhistas no procedimento de verificação e homologação de créditos? Confirme se essa polêmica foi dirimida e de qual foram? 54) Pode ocorrer a habilitação de créditos trabalhistas por meio da comunicação ao administrador judicial? Explique. Quando é que a Justiça do Trabalho intervém e suas decisões prevalecem, no procedimento de verificação e homologação? 55) Como são atingidos pela falência os sócios de uma sociedade de fato? 56) Como são atingidos pela falência os sócios de uma sociedade irregular? 57) O que significa a expressão per conditio creditorum? 58) O credor A, de uma sociedade empresária, é informado de que a empresa não pagou, no vencimento, um título do credor B. O título de que dispõe A vencerá somente dentro de 45 dias. Com fundamento na impontualidade da empresa relativamente ao título pertencente a B, poderá o credor A pedir a falência da empresa? 59) Qual a característica marcante do juízo falimenar? 60) Qual a razão prática que fundamenta a necessidade da unidade do juízo falimentar? 61) Explique qual é a razão, no procedimento falimentar, para a classificação dos créditos. Explique ainda se essa classificação modifica os créditos dos credores face ao devedor falido. 62) Explique o tratamento privilegiado ao crédito de natureza trabalhista e decorrente de acidente de trabalho, bem como responda as seguintes questões: (a) o alinhamento dos créditos trabalhistas com aqueles decorrentes de acidente do trabalho significa que os créditos por acidente de trabalho estão limitados ao teto de 150 Salários Mínimos? (b) Como o credor trabalhista poderá concorrer ao saldo que ultrapassar o teto de 150 Salários Mínimos? (c) os créditos de comissão e indenização dos representantes comerciais autônomos são classificados como créditos trabalhistas? Explique. 63) Porque os créditos de garantia geral foram priorizados em relação aos créditos tributários? 64) A possui um crédito em relação à B, no valor de R$ 240 mil. Esse crédito encontrase garantido por um imóvel de 1 quarto no bairro Flamengo. Na data devida, o pagamento não foi realizado. A solicitou a decretação da falência de B, sendo que o bem em garantia foi vendido sob o valor de R$ 290 mil. Confirme se esse valor total ou somente parte dele será disponibilizado para A. Se o bem for vendido por R$ 180 mil, como A procederá para obter o valor total de seu crédito? 65) Quais são as diferenças entre os créditos com privilégio real, os créditos com privilégio real e os créditos com garantia real? Cite e explique 3 diferenças. 66) O que são créditos quirografários? Explique.

6 67) Explique a diferença básica entre os créditos quirografários e os créditos subquirografários. 68) O que são créditos subordinados? Explique e dê 1 exemplo.

Sumário. Roteiro Simplificado da Falência Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15

Sumário. Roteiro Simplificado da Falência Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15 Sumário Roteiro Simplificado da Falência... 13 Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15 Resumo dos Principais Assuntos da Lei nº 11.101/05... 17 Falência e Recuperação de Empresas: Lei nº 11.101,

Leia mais

Motivos: má administração/má gestão ou crise econômica;

Motivos: má administração/má gestão ou crise econômica; Falência Motivos: má administração/má gestão ou crise econômica; - Lei 11.101/2005; Instituto Juridico Falência É a execução concursal do devedor empresário. Não é meio de cobrança LEGITIMIDADE PASSIVA

Leia mais

FALÊNCIA 3ª PARTE. Profa. Mônica Gusmão

FALÊNCIA 3ª PARTE. Profa. Mônica Gusmão FALÊNCIA 3ª PARTE Profa. Mônica Gusmão www.monicagusmao.com.br monik@predialnet.com.br 21-78512173 EFEITOS DA FALÊNCIA QUANTO AOS SÓCIOS FGV- BELO HORIZONTE 2 EFEITOS EM RELAÇÃO AOS SÓCIOS a) Sociedade

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIA

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIA STJ00096990 DANIEL MOREIRA DO PATROCÍNIO RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIA Lei e Jurisprudência EDITORA LUMEN JURIS Rio de Janeiro 2013 Copyright 2013 by Daniel Moreira do Patrocínio Categoria: Direito

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 - Introdução ao Direito Falimentar 1

Sumário. Capítulo 1 - Introdução ao Direito Falimentar 1 Sumário Capítulo 1 - Introdução ao Direito Falimentar 1 1.1. Antecedentes... 1 LU. O princípio...2 1.1.2. Operacionalidade.. 3 1.1.3. Forma... 3 1.2. Justiça distributiva e procedimento concursal... 4

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 18 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Direito Empresarial III Falência e Recuperação. Foed Saliba Smaka Jr. Direito ISEPE.

Direito Empresarial III Falência e Recuperação. Foed Saliba Smaka Jr. Direito ISEPE. Direito Empresarial III Falência e Recuperação Foed Saliba Smaka Jr. Direito ISEPE. Introdução Direito Falimentar Falência Recuperação Judicial Recuperação Extrajudicial Direito Falimentar. Provas: 29/09

Leia mais

O Projeto de Lei de Recuperação de Empresas: uma visão geral

O Projeto de Lei de Recuperação de Empresas: uma visão geral O Projeto de Lei de Recuperação de Empresas: uma visão geral São Paulo, 22 de junho de 2004 Prof. Dr. Paulo Fernando Campos Salles de Toledo 1 I. A defasagem da atual Lei de Falências II. As soluções propostas:

Leia mais

CONCEITO. (Rocha Azevedo)

CONCEITO. (Rocha Azevedo) FALÊNCIA CONCEITO "é o processo de execução específico, contra empresário ou sociedade empresária insolvente, instaurador de comunhão incidental organizada entre todos os credores, por direitos e obrigações

Leia mais

CONCEITO DE EMPRESÁRIO

CONCEITO DE EMPRESÁRIO DIREITO EMPRESARIAL NO DIREITO DO TRABALHO DR. JOSÉ RODRIGO DORNELES VIEIRA 1. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão do registro 2. ESPÉCIES DE EMPRESÁRIO Empresário individual

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 5 Recuperação Judicial e Extrajudicial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FALÊNCIA

ADMINISTRAÇÃO DA FALÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DA FALÊNCIA AGENTES E ÓRGÃOS Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Cel.: (65) 99352-9229 TRÊS AGENTES: JUIZ MINISTÉRIO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR323 Direito Empresarial IV - Recuperações e Falência

Programa Analítico de Disciplina DIR323 Direito Empresarial IV - Recuperações e Falência Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR33 Direito Empresarial IV - Recuperações e Falência Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de

Leia mais

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa... 17 1. Origens do Direito Empresarial.... 17 2. Autonomia do Direito Empresarial... 20 3. Fontes do Direito Empresarial... 21 4. Do Direito de Empresa...

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIV Falência

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIV Falência Instituições de Direito Público e Privado Parte XIV Falência 1. Falência Conceito Falência é um processo de execução coletiva contra o devedor. Envolve a arrecadação dos bens do falido para o juízo universal

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE CURSO : FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS (COD. ENEX 60135) ETAPA: 7ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS (COD. ENEX 60135) ETAPA: 7ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS (COD. ENEX 60135) ETAPA: 7ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Benigno Cavalcante MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Sumário Apresentação... 17 Abreviatura... 21 CAPÍTULO I HISTÓRIA DO DIREITO COMERCIAL 1. O Surgimento do Direito Comercial... 25 1.2. Evolução do Direito

Leia mais

DIREITO FALIMENTAR ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR

DIREITO FALIMENTAR ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR DIREITO FALIMENTAR ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (65) 99352-9229 Conceito de falência Falência (do

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR323 Direito Empresarial IV - Recuperações e Falência

Programa Analítico de Disciplina DIR323 Direito Empresarial IV - Recuperações e Falência 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos

Leia mais

ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR

ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR Conceito de falência DIREITO FALIMENTAR Falência (do latim fallere e do grego sphallein ): falha, defeito, carência, engano ou omissão ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage:

Leia mais

DISPOSIÇÕES COMUNS ÀS RECUPERAÇÕES E À FALÊNCIA

DISPOSIÇÕES COMUNS ÀS RECUPERAÇÕES E À FALÊNCIA DISPOSIÇÕES COMUNS ÀS RECUPERAÇÕES E À FALÊNCIA 1. EMPRESAS EXCLUÍDAS DO PROCESSO 2. JURISDIÇÃO ESPECIAL 3. CRÉDITOS EXCLUÍDOS 4. CONSEQUÊNCIAS DO JUÍZO UNIVERSAL 5. A VERIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS 6. A ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Planilha prática para atuação em face de uma sociedade de responsabilidade limitada. 90% das empresas no Brasil adotam este tipo societário. Professor: Rogério

Leia mais

UNIP - Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Efeitos da falência. Geraldo Domingos Cossalter RA B

UNIP - Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Efeitos da falência. Geraldo Domingos Cossalter RA B UNIP - Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto Efeitos da falência Geraldo Domingos Cossalter RA B35759-2 Ribeirão Preto Abril de 2016 0 Geraldo Domingos Cossalter Efeitos da falência Trabalho Efeitos

Leia mais

FALÊNCIA Lei n /2005

FALÊNCIA Lei n /2005 FALÊNCIA Lei n 11.101/2005 Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Cel.: (65) 99352-9229 Empresa em crise Introdução Crise econômica:

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Disposições comuns aos dois institutos Parte 5. Profª. EstefâniaRossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Disposições comuns aos dois institutos Parte 5. Profª. EstefâniaRossignoli DIREITO EMPRESARIAL Falência e Recuperação de Empresas Disposições comuns aos dois institutos Parte 5 Profª. EstefâniaRossignoli -Caso se entenda necessário, a assembleia geral de credores (que será estudada

Leia mais

CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS

CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS Aula 3 - VERIFICAÇÃO E HABILITAÇÃO DE CRÉDITOS - IMPUGNAÇÃO E DIVERGÊNCIAS PARTE 2 2 FASE ADMINISTRATIVA HABILITAÇÕES E DIVERGÊNCIAS É dever

Leia mais

CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS

CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS 1 1 Aula 5 - ASSEMBLEIA GERAL DE CREDORES E DIREITO DE VOTO PARTE 3 2 O DIREITO DE VOTO NA ASSEMBLEIA GERAL DE CREDORES 3 VOTO PONDERADO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rogério Martir. AULA 56 09/10/2017 Direito EMPRESARIAL (04)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rogério Martir. AULA 56 09/10/2017 Direito EMPRESARIAL (04) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rogério Martir AULA 56 09/10/2017 Direito EMPRESARIAL (04) RECUPERAÇÃO JUDICIAL RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA 1-) LEGISLAÇÃO:

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 9: Decretação da Falência Parte 01 Neste bloco, estudaremos o último pressuposto da falência que é a decretação judicial. A falência é

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Carga Horária: 72 h/a EMENTA Teoria geral do direito falimentar. Evolução histórica. Processo falimentar: Requisitos. Fases do processo

Leia mais

EXAME XXV - 1ª fase 05/08/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46

EXAME XXV - 1ª fase 05/08/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46 EXAME XXV - 1ª fase 05/08/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial Questão 46 Três Coroas Comércio de Artigos Eletrônicos Ltda. subscreveu nota promissória em favor do Banco Dois

Leia mais

FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL VII (ADE)

FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL VII (ADE) FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL VII (ADE) I FALÊNCIA 1. Introdução: - Constitui o patrimônio do devedor a garantia dos credores, e, em assim sendo, não cumprindo o devedor com as suas obrigações,

Leia mais

CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 8º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO

CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 8º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D. 40 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 8º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA RECUPERAÇÃO

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL QUESTÃO 1 - Sobre a disciplina do direito empresarial no Brasil: 1. O adquirente de um estabelecimento comercial jamais responderá pelo

Leia mais

ÍNDICE. Parte 1 Direito Material Empresarial, 19

ÍNDICE. Parte 1 Direito Material Empresarial, 19 ÍNDICE Parte 1 Direito Material Empresarial, 19 Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa, 21 1. Origens do Direito Empresarial, 21 2. Autonomia do Direito Empresarial, 24 3. Fontes do Direito Empresarial,

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

UNIDADE 4 SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO

UNIDADE 4 SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO UNIDADE 4 SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO 1 Profª Roberta Siqueira/ Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL Capítulo 4 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPON- SABILIDADE LIMITADA EIRELI...

Sumário. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL Capítulo 4 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPON- SABILIDADE LIMITADA EIRELI... Sumário Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL... 15 QUESTÕES... 15 1. Origem do Direito Empresarial... 15 2. Evolução histórica e autonomia do Direito Empresarial... 15 3. Princípios de

Leia mais

1 INSOLVÊNCIA 1 O risco de empreender 2 Obrigação e solução 3 Princípio geral da solvabilidade jurídica 4 Execução coletiva 5 Histórico

1 INSOLVÊNCIA 1 O risco de empreender 2 Obrigação e solução 3 Princípio geral da solvabilidade jurídica 4 Execução coletiva 5 Histórico 1 INSOLVÊNCIA 1 O risco de empreender 2 Obrigação e solução 3 Princípio geral da solvabilidade jurídica 4 Execução coletiva 5 Histórico 2 INSOLVÊNCIA EMPRESÁRIA 1 Regime jurídico para a insolvência empresária

Leia mais

O Administrador Judicial na nova Lei de Falências

O Administrador Judicial na nova Lei de Falências O Administrador Judicial na nova Lei de Falências CONCEITO: é profissional (pessoa física ou jurídica) de confiança do juízo, idôneo e capacitado tecnicamente para auxiliá-lo na administração da falência

Leia mais

Sexta Parte. Capítulo 36 O COMÉRCIO ELETRÔNICO INTRODUÇÃO O ESTABELECIMENTO VIRTUAL Virtualidade do Acesso...

Sexta Parte. Capítulo 36 O COMÉRCIO ELETRÔNICO INTRODUÇÃO O ESTABELECIMENTO VIRTUAL Virtualidade do Acesso... SUMÁRIO Sexta Parte DIREITO DOS CONTRATOS Capítulo 35 INTRODUÇÃO AO DIREITO DOS CONTRATOS... 20 1. Os contratos do empresário... 21 2. A globalização e o direito contratual... 23 3. Evolução do direito

Leia mais

xvi Direito Empresarial Brasileiro: Falência e Recuperação de Empresas Mamede

xvi Direito Empresarial Brasileiro: Falência e Recuperação de Empresas Mamede Sumário 1 INSOLVÊNCIA... 1 1 O risco de empreender... 1 2 Obrigação e solução... 3 3 Princípio geral da solvabilidade jurídica... 4 4 Execução coletiva... 7 5 Histórico... 8 2 INSOLVÊNCIA EMPRESÁRIA...

Leia mais

EXAME XXIV - 1ª fase 19/11/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46

EXAME XXIV - 1ª fase 19/11/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46 EXAME XXIV - 1ª fase 19/11/2017 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial Questão 46 Miguel e Paulo pretendem constituir uma sociedade do tipo limitada porque não pretendem responder

Leia mais

Sumário. Parte I Teoria Geral da Empresa

Sumário. Parte I Teoria Geral da Empresa Sumário Parte I Teoria Geral da Empresa 1 Introdução ao Direito de Empresa 1.1 Considerações gerais 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa 1.3 Fontes do direito comercial 1.4

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE Conceito de empresário Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAS DA COMARCA DE SÃO PAULO - SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAS DA COMARCA DE SÃO PAULO - SP. fls. 1452 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAS DA COMARCA DE SÃO PAULO - SP. Proc. nº 0008426-46.2010.8.26.0100 EXM PARTNERS ASSESSORIA EMPRESARIAL

Leia mais

Ordem de crédito trabalhista

Ordem de crédito trabalhista Ordem de crédito trabalhista Créditos preferenciais São aqueles decorrentes de acidentes de trabalho e créditos trabalhistas, compreendendo toda a sorte de pagamentos devidos pelo empresário aos seus empregados,

Leia mais

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3 Sumário Prefácio à 7ªedição, xiii 1 Direito Comercial, 1 1.1 Antecedentes, 1 1.2 Fases do direito comercial, 2 1.3 Noção,3 IA Fontes, 3 2 Empresário, 5 2.1 Caracterização do empresário, 5 2.2 Capacidade

Leia mais

Aula nº. 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos. - Deferimento do processamento da recuperação judicial (art. 52, 1º)

Aula nº. 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos. - Deferimento do processamento da recuperação judicial (art. 52, 1º) Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos Professor(a): Priscila Menezes Monitor(a): Jessica Dourado Aula nº. 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos Lei

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa SUMÁRIO Parte I Teoria Geral da Empresa 1 Introdução ao Direito de Empresa... 3 1.1 Considerações gerais... 3 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa... 4 1.3 Fontes do direito

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul fls. 425 Autos nº 0800158-20.2017.8.12.0033 Ação: Recuperação Judicial Autor: Daniel Dias & Filho LTDA Visto, etc. 1. Em análise aos documentos trazidos aos autos pela requerente, bem como ao Relatório

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL IV NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL IV NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: IX CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL IV NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL, JUDICIAL

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 9: Insolvência judicial. Três são os pressupostos da falência: a legitimidade passiva, a insolvência e a decretação No primeiro bloco trabalhamos

Leia mais

CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 9º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL IV NOME DO CURSO: DIREITO

CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 9º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL IV NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D. 40 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 9º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL IV NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA RECUPERAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO I ASPECTOS GERAIS DA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E A JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

SUMÁRIO I ASPECTOS GERAIS DA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E A JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SUMÁRIO I ASPECTOS GERAIS DA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E A JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Luis Felipe Salomão... 1 1. Introdução... 1 2. O Superior Tribunal de Justiça e a evolução

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 17. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 17. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 17 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

ÓRGÃOS DA FALÊNCIA O MINISTÉRIO PÚBLICO. instituições designadas na lei para atuarem diretamente no, cada uma dentro de suas respectivas competências.

ÓRGÃOS DA FALÊNCIA O MINISTÉRIO PÚBLICO. instituições designadas na lei para atuarem diretamente no, cada uma dentro de suas respectivas competências. ÓRGÃOS DA FALÊNCIA Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi São as instituições designadas na lei para atuarem diretamente no, cada uma dentro de suas respectivas competências. O MINISTÉRIO PÚBLICO É a autoridade

Leia mais

Processo

Processo EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS DE SÃO PAULO-CAPITAL Processo 0019270-55.2010.8.26.0100 Proposta de Pagamento aos Credores A Massa Falida de Agente BR Sociedade

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 09: Pressupostos da Falência Neste bloco vamos abordar os pressupostos da falência: a legitimidade passiva, a insolvência e a decretação

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL: Aula 2 Sociedades Não Personificadas / Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL

DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL A SOCIEDADE NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Art. 981. Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha,

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO DO DIREITO EMPRESARIAL... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

Texto da questão. Escolha uma: a. Aos consórcios. b. Apenas às sociedades de economia mista.

Texto da questão. Escolha uma: a. Aos consórcios. b. Apenas às sociedades de economia mista. Questão 1 O Direito Falimentar está consagrado na Lei n. 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, a qual aborda e disciplina a falência, a recuperação judicial e a recuperação extrajudicial. Desta forma, o Direito

Leia mais

Aula nº 84. Efeitos da falência sobre as obrigações do falido:

Aula nº 84. Efeitos da falência sobre as obrigações do falido: Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Fase Falimentar do Processo Professor: Priscilla Menezes Monitora: Vanessa Alves Aula nº 84 Efeitos da falência sobre as obrigações do falido: Alguns obrigadores

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE MIRASSOL-SP

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE MIRASSOL-SP EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE MIRASSOL-SP Processo n. 1000219-33.2016.8.26.0358 Recuperação Judicial TERSEL EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA., já qualificada

Leia mais

ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA...

ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA... SUMÁRIO ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR... 11 CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA... 13 NOTA DOS AUTORES... 17 SOBRE OS AUTORES... 19 CAPÍTULO

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 17 2. características do direito empresarial...

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR322 Direito Empresarial: Direito Cambiário e Concursal

Programa Analítico de Disciplina DIR322 Direito Empresarial: Direito Cambiário e Concursal Catálogo de Graduação 06 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR3 Direito Empresarial: Direito Cambiário e Concursal Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS. Período 5º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS. Período 5º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Código 92 Curso Graduação Período 5º Período Eixo de Formação Eixo de formação profissional Docente: Prof. Dr. Elias

Leia mais

Lei n /2005 Revoga o Dec. 7661/1945; com isso, extingue-se de nosso ordenamento jurídico o instituto da concordata. Com a Lei n. 11.

Lei n /2005 Revoga o Dec. 7661/1945; com isso, extingue-se de nosso ordenamento jurídico o instituto da concordata. Com a Lei n. 11. Lei n. 11.101/2005 Revoga o Dec. 7661/1945; com isso, extingue-se de nosso ordenamento jurídico o instituto da concordata. Com a Lei n. 11.101, em caso de crise econômico-financeira há que se falar em

Leia mais

A NOVA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E LEGITIMADOS PASSIVOS PARA DECLARAÇÃO JUDICIAL DA FALÊNCIA

A NOVA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E LEGITIMADOS PASSIVOS PARA DECLARAÇÃO JUDICIAL DA FALÊNCIA A NOVA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E LEGITIMADOS PASSIVOS PARA DECLARAÇÃO JUDICIAL DA FALÊNCIA LUÍS FELIPE SALOMÃO* Desembargador do Tribunal de Justiça - RJ 1. Introdução A nova Lei (11.101/2005) que

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Direito Empresarial - 52 Professor (a): Priscila Menezes Monitor (a): Caroline Gama.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Direito Empresarial - 52 Professor (a): Priscila Menezes Monitor (a): Caroline Gama. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Direito Empresarial - 52 Professor (a): Priscila Menezes Monitor (a): Caroline Gama Aula 52 Recuperação Judicial (parte II) 1. Procedimento

Leia mais

SUMÁRIO 1 EMPRESA 2 EMPRESÁRIO 3 SOCIEDADE

SUMÁRIO 1 EMPRESA 2 EMPRESÁRIO 3 SOCIEDADE SUMÁRIO 1 EMPRESA... 1 1 Empreender... 1 2 Noções históricas... 2 3 Teoria da empresa... 4 4 Registro... 8 5 Redesim... 10 6 Usos e práticas mercantis... 13 7 Empresário rural... 13 2 EMPRESÁRIO... 15

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-46 PERÍODO: 8 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 2.

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-46 PERÍODO: 8 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-46 PERÍODO: 8 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 RECUPERAÇÃO

Leia mais

Em uma sociedade limitada constituída em 1998, com contrato arquivado na junta

Em uma sociedade limitada constituída em 1998, com contrato arquivado na junta DIREITO EMPRESARIAL PEÇA PROFISSIONAL Em uma sociedade limitada constituída em 1998, com contrato arquivado na junta comercial, Alfonso, titular de 55% do capital social, durante reunião de sócios sem

Leia mais

Sumário. 6. Fontes do direito empresarial 6.1. O Projeto de Lei 1.572/2011 (novo Código Comercial) 6.2. O novo CPC e o direito empresarial 7.

Sumário. 6. Fontes do direito empresarial 6.1. O Projeto de Lei 1.572/2011 (novo Código Comercial) 6.2. O novo CPC e o direito empresarial 7. Sumário 1. Origens do direito comercial 2. Da definição do regime jurídico dos atos de comércio 2.1. Definição e descrição dos atos de comércio e sua justificação histórica 2.2. Os atos de comércio na

Leia mais

Proposta de Reforma da Lei /2005

Proposta de Reforma da Lei /2005 Proposta de Reforma da Lei 11.101/2005 Francisco Satiro Paulo Fernando Campos Salles de Toledo Sheila Cristina Neder Cerezzetti Cassio Cavalli Ampliação da disponibilidade da Recuperação Judicial Lei 11.101/2005

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. ESPÉCIES DE EMPRESÁRIO 2. SOCIEDADES EMPRESÁRIAS TIPOS SOCIETÁRIOS Sociedade em Comum Sociedade em Conta

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais

DECISÃO CONCLUSÃO. Em 10 de junho de 2014, faço estes autos conclusos ao MM. Juiz de Direito. Eu, Márcio Antonio de Oliveira, mat. nº

DECISÃO CONCLUSÃO. Em 10 de junho de 2014, faço estes autos conclusos ao MM. Juiz de Direito. Eu, Márcio Antonio de Oliveira, mat. nº fls. 1 DECISÃO Processo Físico nº: 0044833-46.2013.8.26.0100 Classe - Assunto Habilitação de Crédito - Assunto Principal do Processo > Requerente: Alfredo Luiz Kugelams

Leia mais

Sumário. Nota do Autor, xix

Sumário. Nota do Autor, xix Sumário Nota do Autor, xix 1 Empresa, 1 I Empreender, I 2 Noções históricas, 2 3 Teoria da empresa, 4 4 Registro, 9 4.1 Redesim, II 4.2 Usos e práticas mercantis, 15 4.3 Empresário rural, 16 5 Firma individual,

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 Introdução do Direito Empresarial... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

AULA 21. Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76)

AULA 21. Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76) Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 21 Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76) Art. 251. A companhia pode ser

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Recuperação Judicial Parte 2. Profª. EstefâniaRossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Recuperação Judicial Parte 2. Profª. EstefâniaRossignoli DIREITO EMPRESARIAL Falência e Recuperação de Empresas Recuperação Judicial Parte 2 Profª. EstefâniaRossignoli - Para iniciar um pedido de recuperação, o legislador exigiu uma documentação bastante extensa

Leia mais

Além disso, houve problemas na assinatura da lista de presença, de identificação de credores e o indevido cômputo de votos dos que se abstiveram.

Além disso, houve problemas na assinatura da lista de presença, de identificação de credores e o indevido cômputo de votos dos que se abstiveram. fls. 1 CONCLUSÃO Em 09 de agosto de 2016, faço conclusos estes autos ao MM. Juiz de Direito, Dr. Paulo Furtado de Oliveira Filho. Eu, Breno Oliveira, Assistente Judiciário, subscrevi. DECISÃO Processo

Leia mais

Reunião de pessoas em prol de interesses comuns. (Aurélio, 2010).

Reunião de pessoas em prol de interesses comuns. (Aurélio, 2010). Prof. Thiago Gomes Empresariais O que é uma sociedade? Reunião de pessoas em prol de interesses comuns. (Aurélio, 2010). Qual o foco de nosso estudo? As sociedades cujo o objetivo é lucro para seus sócios.

Leia mais

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack Direito Empresarial Aula 7 Empresário e estabelecimento empresarial Prof. Dr. Érico Hack PUCPR Evolução - Empresa Teoria subjetiva Corporações de ofício Teoria objetiva atos de comércio lista taxativa

Leia mais

Administrador Judicial na Falência e na Recuperação de Empresas. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Administrador Judicial na Falência e na Recuperação de Empresas. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Administrador Judicial na Falência e na Recuperação de Empresas Administrador Judicial O administrador judicial será profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas

Leia mais

Desconsideração da personalidade jurídica: Responsabilidade patrimonial dos sócios

Desconsideração da personalidade jurídica: Responsabilidade patrimonial dos sócios Desconsideração da personalidade jurídica: Responsabilidade patrimonial dos sócios O que muda na desconsideração com a Lei 13.467/2017? Nada muda! A IN 39 do TST já estabelecia a aplicação do CPC para

Leia mais

Responsabilidade tributária de sócios e administradores de empresas em recuperação judicial

Responsabilidade tributária de sócios e administradores de empresas em recuperação judicial Responsabilidade tributária de sócios e administradores de empresas em recuperação judicial Daniel Moreti Doutor e Mestre PUC/SP Professor IBMEC-Damásio e São Judas Responsabilidade tributária de sócios

Leia mais

Aula 2 Direito Empresarial

Aula 2 Direito Empresarial LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 2 Direito Empresarial Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO LEGALE - Aula 4 Direito Societário I Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Direito Empresarial Promotor de Justiça - 4ª fase

Direito Empresarial Promotor de Justiça - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Promotor de Justiça - 4ª fase Falência e Recuperação Judicial de Empresas Período 2006-2016 1) Comissão Examinadora Promotor de Justiça - MPE SP (2013)

Leia mais

SENTENÇA V I S T O S

SENTENÇA V I S T O S fls. 1 SENTENÇA Processo nº: 0016548-92.2009.8.26.0032 Classe - Assunto Recuperação Judicial - Recuperação judicial e Falência Requerente: Rede de Supermercados Passarelli Ltda Requerido: O Juizo e outro

Leia mais

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack Direito Empresarial Aula 6 Personalidade e direitos pessoa física e jurídica Prof. Dr. Érico Hack PUCPR Pessoa Jurídica Criação do Direito, com personalidade, direitos e deveres atribuídos pelo Direito

Leia mais

A CONSTRUÇAO JURISPRUDENCIAL

A CONSTRUÇAO JURISPRUDENCIAL STJ00096617 LUIZ ROBERTO AYOUB Mestre em Direito. Professor da FGV Direito Rio. Juiz de Direito. CÁSSIO CAVALLI Doutor e Mestre em Direito. Professor da FGV Direito Rio.,.., A CONSTRUÇAO JURISPRUDENCIAL,..,

Leia mais