Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros Por Sha ul Bensiyon. I - Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros Por Sha ul Bensiyon. I - Introdução"

Transcrição

1 Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros 1 Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros Por Sha ul Bensiyon I - Introdução Muitos dos que se achegam à fé judaica possuem uma série de ideias preconcebidas sobre a Torá, e que não correspondem à realidade dos fatos. Algumas delas são abordadas na série Halakhá, Torá e Corte Mosaica. Uma dessas questões que gera muita dúvida e confusão é a de que a Torá diz: Uma mesma Torá tereis; assim será para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou ADONAY vosso Elohim. (Wayiqrá/Levítico 24:22) Muitos acham que isso significa que todos, sem exceção, têm a obrigação de observar a Torá, ou que a Torá seria, por essa razão, uma revelação universal. No entanto, essa conclusão, infelizmente, se baseia num problema de tradução, que só pode ser observado quando se atenta para o hebraico. II - Peregrino x Todo Estrangeiro O termo traduzido, de forma questionável, como estrangeiro tanto nesta passagem quanto em outras análogas, é o termo guêr ( ג ר) vem da raiz gur ( ג ור) que significa habitar ou peregrinar. Ou seja, o guêr não é qualquer estrangeiro, e sim aquele que peregrina, que habita juntamente com o povo de Israel. O termo guêr não é usado para se referir a estrangeiros que residem em suas próprias nações. Em suma, a melhor tradução seria peregrino, e não estrangeiro. O termo que realmente pode ser traduzido por estrangeiro, e que denota alguém que é de outro povo, é o termo nekhar ou nokhri (variantes da mesma raiz). Observe: Se ela não agradar ao seu senhor, e ele não se desposar com ela, fará que se resgate; não poderá vendê-la a um povo estrangeiro נ כ רי] - nokhri], agindo deslealmente com ela. (Shemot/Êxodo 21:8) Também da mão do filho do estrangeiro נ כ ר] - nekhar] nenhum alimento oferecereis ao vosso Elohim, de todas estas coisas, pois a sua corrupção está nelas; defeito nelas há; não serão aceitas em vosso favor. (Wayiqrá/Levítico 22:25) Observe, inclusive, que havia leis específicas para lidar com os povos estrangeiros, muitos dos quais, na realidade da época, eram povos idólatras. Essas leis são diferentes das leis referentes ao guêr (peregrino), que optava por habitar em meio a Israel.

2 Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros 2 III - Entendendo a Recepção da Torá A primeira coisa que se precisa ter em mente é o contexto no qual a Torá foi dada. O leitor observará que é algo simples, mas que passa despercebido aos desatentos. Antes de descer ao Egito, Israel era apenas uma pequena família: "Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Ya`aqôbh, foram setenta almas; Yossêph, porém, estava no Egito. (Shemot/Êxodo 1:5) Anteriormente a isso, Israel nunca havia sido uma nação. Não sabia como uma nação deveria se portar, que leis deveriam ser adotadas, e como lidar com o governo de um povo numeroso. Israel não teve, a exemplo dos demais povos, a chance de evoluir, crescendo gradativamente nessa experiência, pois enquanto se tornava numeroso, quem governava era o Egito. Ao atingir sua liberdade, Israel não sabia o que fazer. É justamente por isso que o Eterno precisou revelar a eles não apenas valores morais e religiosos, mas também toda a dinâmica de funcionamento de um país inteiro! Desde a divisão do território, passando pela organização da administração civil, os juizes, o código penal, as leis da agricultura, os feriados nacionais, e até mesmo os mecanismos para justiça social, tudo foi estabelecido pela Torá, de maneira que homem algum teria sido capaz de fazer, sem o apoio do Criador. Resumindo: Israel entrou no Egito como uma família, e saiu como um povo. E a Torá é uma constituição, absolutamente brilhante e extraordinária, que foi revelada pelo Eterno para que esse povo, recém-formado, pudesse se autogovernar pela primeira vez, sem qualquer experiência prévia. IV - Lidando com a Questão Antes do Egito, Israel nunca havia sido uma nação. Não sabia como uma nação deveria se portar, que leis deveriam ser adotadas, e como lidar com o governo de um povo numeroso. A questão dos estrangeiros, para Israel, só aparece quando eles se tornam uma nação, um povo numeroso. O que aconteceu durante sua estadia no Egito. E quando então começaram a surgir pessoas que queriam habitar em meio a eles. O primeiro momento em que o povo de Israel precisou lidar com a questão de pessoas que desejavam se juntar a eles foi justamente ao sair do Egito. A Torá diz: E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado. (Shemot/Êxodo 12:38)

3 Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros 3 Vários egípcios, ao verem os milagres realizados pelo Eterno, desejaram deixar sua terra, e seguir a Moshe (Moisés) e o povo de Israel. Todo povo precisa ter leis para lidar com a questão da imigração. Para isso, o Eterno instrui: Porém se algum peregrino [guêr - [ ג ר se hospedar [yaghur - [י ג ור contigo e quiser celebrar o PessaH a ADONAY, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela. Uma mesma Torá haja para o natural e para o peregrino [welaguêr - [ו ל ג ר que peregrinar [ha gar - [ה ג ר entre vós. (Shemot/Êxodo 12:48,49) Observe que a Torá dá uma escolha ao peregrino que habitaria em meio ao povo de Israel: Ele poderia se circuncidar, ou poderia permanecer incircunciso. E o que era se circuncidar? Essa é uma referência da Torá a entrar na aliança de Israel: E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. (Bereshit/Gênesis 17:11) Note que a Torá diz que o guêr (peregrino) poderia comer se desejasse. Mas, o nekar (estrangeiro) não pode, pois essa é uma cerimônia nacional: "Disse mais ADONAY a Moshe e a Aharon: Esta é a ordenança da páscoa: nenhum filho do estrangeiro נ כ ר] - nekhar] comerá dela." (Shemot/Êxodo 12:43) Ou seja, para que um peregrino (guêr) participasse de um preceito nacional de Israel, ele precisaria optar por tornar-se parte da nação, e assim deixar de ser um estrangeiro (nekhar/nokhri). Observe, todavia, que essa é uma escolha do próprio peregrino! A Torá diz: Se quiser celebrar o Pessah. V - Conversão x Naturalização É exatamente isso que se chama, dentro do Judaísmo, de guiur.(גיור) Nada mais é do que tornar-se oficialmente um peregrino residente. Infelizmente, muitos traduzem guiur como conversão. Mas não é. Aqui cabe um pequeno adendo para esclarecer a diferença. O termo converter-se', no Tanakh, é a palavra shubh,( ש וב) de onde vem o termo teshubhá. Ele é usado exclusivamente para a pessoa se arrepender do seu mau caminho, e passar a praticar a justiça perante o Eterno. Observe: - ו ש ב] "Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter weshobh] do seu pecado, e praticar juízo e justiça, restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá. (Yehezqel/Ezequiel 33:14,15)

4 Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros 4 O termo jamais é usado para se referir a mudar de religião, ou mesmo a pertencer a este ou aquele povo. O único tipo de conversão que o Eterno exige é do homem para com suas próprias transgressões! Repare que o termo guiur é totalmente diferente disso. Guiur é, na realidade, uma naturalização. A pessoa passa a fazer parte do povo de Israel. Analogamente, seria o equivalente a uma pessoa se naturalizar brasileiro. Infelizmente, na diáspora, popularizou-se traduzir guiur como conversão, por influência da cultura de outras religiões. Mas, do ponto de vista estrito da palavra, nada seria mais equivocado do que traduzir dessa forma. VI - As Duas Categorias de Peregrinos na Torá Voltando à questão da Torá e dos estrangeiros que queriam habitar em meio ao povo. A Torá oferece duas alternativas ao que iria peregrinar em meio a Israel: Ele pode se tornar parte do povo de Israel, ou pode permanecer como um estrangeiro habitando em meio ao povo. Evidentemente, as leis não são as mesmas. O estrangeiro que não se torna parte do povo não tem os mesmos deveres, mas também não tem os mesmos direitos. A qualquer momento, ele pode sair de onde habita, e voltar para sua nação de origem. Pense o leitor nos estrangeiros que conhece. Talvez conheça alguns que têm visto de permanência para ficarem no Brasil, e até mesmo trabalharem. Mas, não se tornam brasileiros. Permanecem como estrangeiros residentes. Outros acabam optando por se naturalizarem brasileiros, e assim se tornam cidadãos como eu e você. É exatamente o mesmo sistema dentro da Torá! Ao estabelecer essa opção para o peregrino, a própria Torá cria duas categorias de peregrinos. Na halakhá, para diferenciá-las, elas recebem nomes específicos: guêr toshabh, e guêr sédeq. VII - O Peregrino Residente: Guêr Toshabh O termo toshabh ( ת ו ש ב) vem da raíz yashabh (י ש ב) que também significa habitar. Observe: "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só Tu, ADONAY, me fazes habitar 4:9) - toshibheni] em segurança." (Tehilim/Salmos ת וש יב נ י] Esse é o termo usado para a pessoa que habitava em Israel, sem se tornar um cidadão israelita. Quais eram os deveres do guêr toshabh? A halakhá esclarece: O que é um guêr toshabh (peregrino residente)? Um estrangeiro que se compromete a não adorar falsas divindades e a observar as outras leis universais ordenadas aos

5 Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros 5 descendentes de Noah. Ele não se circuncida nem se imerge. Nós aceitamos esse compromisso e ele é considerado um dos estrangeiros piedosos. Por que ele é chamado de um guêr toshabh (peregrino residente)? Porque lhes é permitido habitar entre nós na terra de Israel. (Mishnê Torá - Sefer `Avodá - Issurê Biá 14:7) Ou seja, para se tornar um peregrino em Israel, a pessoa precisaria assumir um compromisso mínimo, que seria o de não ser um idólatra, e aceitar seguir as leis básicas universais, que o Judaísmo chama de leis de Noah (que não serão objeto deste artigo especificamente). Da mesma forma, analogamente, se o leitor decidisse ir morar nos EUA, mesmo que não se tornasse cidadão do mesmo, precisaria de um visto especial. Para conceder esse visto, os EUA fazem uma série de perguntas para assegurar que o estrangeiro não cometerá nenhum crime, e respeitará as leis básicas do país. Mas, o estrangeiro não estaria obrigado às mesmas coisas. Por exemplo, estaria isento de pagar certos tributos e impostos. Por outro lado, não teria direito à previdência social. Cada país tem as suas regras básicas para estrangeiros. Mas, fato é que as leis não são as mesmas para um estrangeiro residente e para um nativo. O estrangeiro só passa a ter os mesmos direitos, e obrigações, depois que se naturaliza. É extamente o que acontece nessa segunda categoria, que será vista em seguida: a do estrangeiro que se naturaliza israelita. VIII - O Estrangeiro Naturalizado: Guêr Sédeq A segunda categoria é a do guêr que aceitou a aliança. É esse o peregrino sobre o qual a Torá diz: Uma Torá haverá para o natural e o peregrino." Esse segundo tipo é chamado de guêr sédeq ou, literalmente, um peregrino justo. É chamado de 'justo, em concordância com o que diz Yeshayahu (Isaías) 56:4-7: "E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente ADONAY me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca. Porque assim diz ADONAY a respeito dos eunucos, que guardam os meus Shabatot, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará." (Yeshayahu/Isaías 56:3-5) O peregrino que optava por se unir a Israel era considerado como alguém que realizava um ato de justiça, e por isso recebe a recompensa referida pelo profeta. Mas, por quê?

6 Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros 6 Porque a halakhá diz: Nós o indagamos: 'Por que escolheu se naturalizar? Não sabes que na era presente os Israelitas são afligidos, esmagados, subjugados, fatigados e que sofrimento lhes sobrevem?' Se ele responder: 'Eu sei. E que eu possa fazer parte deles' nós o aceitamos imediatamente." (Mishnê Torá - Sefer Qedushá - Hilkhot Issurê Biá 14:1) Ou seja, se uma pessoa, mesmo sabendo do sofrimento causado pela missão de Israel de servir de exemplo de monoteísmo, ainda assim opta por fazer parte do povo, adotando perante o Eterno essa missão voluntariamente, isso é considerado um ato de justiça. IX - Uma só Torá: O objetivo Agora, tendo entendido todos esses conceitos fundamentais, o leitor tem condições de entender o objetivo da Torá ao dizer que haveria uma só lei para o natural e para o peregrino. guêr!' É sobre o guêr sédeq que a Torá diz: Uma Torá haverá para o natural e para o O objetivo da Torá dizer isso é evitar discriminações. Uma vez que uma pessoa fosse recebida em meio ao povo de Israel, teria os mesmos direitos e deveres que um natural da terra. Tanto que o processo de naturalização é irreversível, mesmo que a pessoa depois tenha um comportamento inadequado perante a Torá. Note, contudo, que a ideia de que um só estatuto vale para o peregrino e para o natural não se estende ao guêr toshabh, visto que, apesar de ser um residente, não é um cidadão pleno. É por isso que lemos coisas como a seguinte: "Não comereis nenhum animal morto; ao peregrino ל ג ר] - laguêr], que está dentro das tuas portas, o darás a comer, ou o venderás ao estrangeiro ל נ כ רי] - lenokheri], porquanto és povo santo a ADONAY teu Elohim. Não cozerás o cabrito com leite da sua mãe. (Devarim/Deuteronômio 14:21) Observe que o guêr aqui mencionado certamente é o toshabh, isto é, o estrangeiro residente em Israel, que não se tornou cidadão. Afinal, se tivesse se tornado cidadão, não poderia comer tal animal. E por que, se ele não é cidadão, pode fazê-lo? A resposta é simples de entender: Não compete ao povo de Israel dizer o que outras nações devem ou não fazer. Tal coisa é de competência deles próprios. Mal comparando, seria como se o governo dos EUA quisesse dizer aos brasileiros se podem ou não se casar! Não compete a Israel determinar o que os estrangeiros podem ou não fazer, além de exigir um mínimo de conduta adequada enquanto estiver em seu território.

7 Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros 7 X - Nos Dias Atuais Nos dias atuais, contudo, só há um tipo de guêr: o guêr sédeq. Por que? Porque não faz sentido falar em um estrangeiro residente se o povo de Israel ainda está no exílio e se, mesmo para os que estão na terra, ainda não há um regime de adoção da Torá como constituição do país. É por isso que a halakhá diz: Uma pessoa que aceita essa sete miswot é um guêr toshabh. Um guêr toshabh só pode ser aceito em uma época em que o Ano do Jubileu é observado. Em uma época em que o Ano do Jubileu não é observado, contudo, somente aceitamos um guêr sédeq." (Mishnê Torá - Sefer hamadá` - Hilkhot `Abhodá Zará 10:6) Por que um guêr toshabh só é aceito se estamos observando o Yobhel (Jubileu)? Por uma razão simples: O Yobhel (Jubileu) é o que indica e caracteriza que a terra está na posse definitiva de Israel, e que a Torá está sendo observada, pois a contagem do Yobhel (Jubileu) é justamente a partir da entrada na terra. E isso faz todo sentido do ponto de vista lógico: Como é que Israel pode receber um guêr toshabh (estrangeiro residente) se está no exílio e não tem posse definitiva de seu próprio território? O conceito simplesmente não faria nenhum sentido. O guêr toshabh partilha apenas da terra do povo de Israel. Já o guêr sédeq, por sua vez, torna-se parte do povo. No exílio, não há terra, logo não há guêr toshabh. Porém, a nação enquanto povo permanece. Em sendo assim, é possível receber um guêr sédeq, isto é, alguém que deseja fazer parte do povo de Israel. XI - Conclusão 1) Resumo Resumindo, neste material observa-se o seguinte: Dizer que a Torá determina uma lei para o natural e para o estrangeiro é um erro. A Torá especifica dois tipos de peregrino: um que se torna parte do povo, e outro que não. A questão é semelhante a pensar numa pessoa com visto de permanência (por exempo, um visto de trabalho ou residência) versus uma pessoa que se naturaliza. Para quem a lei é a mesma? Para o peregrino que se naturaliza como israelita.

8 Uma Mesma Torá: A Questão dos Estrangeiros 8 2) Constituição x Revelação Universal Muitos vêem a Torá de Moshe (Moisés), toda ela, não como uma constituição de um povo, mas sim como uma espécie de revelação do Eterno para a humanidade. Mas isso está longe de ser uma verdade. Um exemplo simples pode ajudar a desfazer esse equívoco: Quando ocorreu a Revolução Francesa, a constituição que foi promulgada compreendia valores que ficaram conhecidos numa famosa frase de Maximillien Robespierre: Liberté, Égalité, Fraternité. (Liberdade, Igualdade, Fraternidade). Após a Revolução Francesa, várias democracias emergentes copiaram esses valores e princípios universais que o povo francês deixou de legado para a humanidade. No entanto, não faria sentido supor que seria possível adotar a Constituição Francesa nos EUA, ou no Brasil. Os valores são universais, mas os detalhes específicos não. Semelhantemente, embora seja fato que a Torá contenha princípios e valores que são universais, é preciso compreender que a Torá foi dada para um povo específico, de uma cultura específica, com práticas já existentes, e problemas bem específicos. Os princípios fundamentais, por trás da Torá. Isto é, aquilo que a Torá revela sobre o próprio Criador - o que a Torá faz em abundância - isso sim é universal e aplicável a toda a humanidade. Todavia, há práticas que só fazem sentido dentro do povo de Israel e, em alguns casos, só fazem sentido dentro da própria terra de Israel, restaurada e sob a constituição da Torá. Basta observar: A Torá fala da divisão das terras entre as 12 tribos de Israel, de como lidar com alguns dos povos vizinhos (amorreus, cananeus) em comparação com outros (egpícios), fala sobre o que fazer ao atravessar o rio Jordão, com quem os descendentes de Aarão podem ou não se casar, fala sobre alimentos típicos da região, entre muitas outras coisas. Não é preciso grande esforço para perceber que isso não pode ser aplicado à Coréia do Sul. É certo que, um dia, Israel será um exemplo para as nações, e todos também terão suas leis e conduta pautados nos valores do Criador e na sua Torá, aqui no sentido mais estrito da palavra Torá, que significa Ensinamento. Isso não significa que as leis e os preceitos serão os mesmos no Canadá, no Japão e em Israel. Cada povo possui a sua realidade, e suas questões específicas. Mas, todos se sujeitarão ao único e Eterno Senhor, e Israel será o exemplo e o modelo. Sobre a questão de tornar-se um guêr: Analogamente, se uma pessoa quer estar sujeita à Constituição Francesa, e fazer parte do povo da França, deve buscar uma naturalização. O mesmo ocorre com a Torá. Claro, assim como uma naturalização enquanto francês não ocorreria da noite para o dia, isso também não significa que uma pessoa que deseja ser um guêr sédeq deve fazê-lo da noite para o dia. O processo, evidentemente, pode ser gradual. Mas, é preciso que esses conceitos estejam bem claros a todos, para que não haja distorções e desvios de conceito e de entendimento.

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. A VIDA DE ISAQUE Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Rm 8,28) 1. Hoje você terá a consciência das promessas e

Leia mais

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros " SO EM DESENCANTO ". UNIVER

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros  SO EM DESENCANTO . UNIVER TIRE ALGUMAS DE SUAS DUVIDAS SOBRE CULTURA RACIONAL - O que é CULTURA RACIONAL? R - A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o conhecimento da origem

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

O fascínio por histórias

O fascínio por histórias O fascínio por histórias Contadores de histórias Histórias que Jesus contou... Significado de Parábola: s.f. Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra uma verdade, um ensinamento. Trata-se

Leia mais

1. O que existe por trás do mundo?

1. O que existe por trás do mundo? Existem vários caminhos para se chegar à verdade. Os raciocínios que acabamos de discutir são apenas alguns deles e, talvez, não sejam completos nem suficientes para muitas pessoas. No entanto, existem

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Colossenses 1:13-23 A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Um dos assuntos que é muito proeminente nas epístolas de Paulo é o de RECONCILIAÇÃO. Ligado com este assunto, estão algumas das verdades mais notáveis

Leia mais

Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso. Ora, tropas da

Leia mais

JESUS ACALMA A TEMPESTADE

JESUS ACALMA A TEMPESTADE Bíblia para crianças apresenta JESUS ACALMA A TEMPESTADE Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS

JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Bíblia para crianças apresenta JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

O DESCANSO. Coloque o descanso na sua agenda

O DESCANSO. Coloque o descanso na sua agenda O DESCANSO Coloque o descanso na sua agenda Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

"como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR

como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR EBD 03: 21 de setembro, inverno de 2014 ESTAÇÃO 3: VIDA ESPIRITUAL ÊNFASE DO MÊS: Derretendo o gelo nas relações com Deus - Pr. Walmir Vargas A SÓS COM DEUS DA FAMÍLIA LIBERDADE "como servos de Cristo,

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 16 Moderação N ã o s e j a s d e m a s i a d a m e n t e j u s t o, n e m demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? (Ec. 7:17) O caminho do meio

Leia mais

O Crente Sempre Alerta!

O Crente Sempre Alerta! 2 de Outubro de 2015 Vieram contra Gibeá dez mil homens escolhidos de todo o Israel, e a batalha tornou-se rude; porém os de Gibeá não sabiam que o mal lhes sobrevinha. Juízes 20.34 EXÓRDIO O capítulo

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Mensagem de Prem Rawat

Mensagem de Prem Rawat Mensagem de Prem Rawat na Conferência de Paz Nórdica 2012 Conf. Nórdica, Página 1 Gostaria de falar-vos sobre paz. Eu sei que quase toda a gente tem a sua interpretação do que é a paz. Para mim, a paz

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 1

Ajuntai tesouros no céu - 1 "Ajuntai tesouros no céu" - 1 Mt 6:19-21 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL Rev. Augustus Nicodemus Lopes APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL Rev. Augustus Nicodemus Lopes APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011 LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL [SLIDE 1] CAPA [SLIDE 2] UM ASSUNTO ATUAL APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011 Os conceitos de liberdade de consciência e de expressão têm recebido

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Quanto é que eu levo nisso? Diego Fernandes

Quanto é que eu levo nisso? Diego Fernandes Quanto é que eu levo nisso? Diego Fernandes 1 Timóteo 6:10 pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos

Leia mais

Geração João Batista. Mc 1:1-8

Geração João Batista. Mc 1:1-8 Geração João Batista Mc 1:1-8 Conforme acabamos de ler, a Bíblia diz que João Batista veio ao mundo com o objetivo de "preparar o caminho do Senhor" - V3. Ele cumpriu a sua missão, preparou tudo para que

Leia mais

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO

CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO DEPRESSÃO E SUICÍDIO DEPRESSÃO E SUICÍDIO Há uma conexão direta entre a depressão e o suicídio. O suicídio é o auge do estado de rebeldia que a criatura pode se entregar.

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar CD UM NOVO DIA Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar Quantos momentos da vida. Me fazem ver. O que aqui dentro existe. Ouvi dizer. Luto pra conseguir, corro só pra fugir, faço o que posso, mas já não sou vencedor,

Leia mais

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras.

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras. A pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em um encontro querigmático, tem a finalidade de levar o participante ao conhecimento do Deus Trino, que por amor cria o mundo e os homens. Ao mesmo tempo,

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO

PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 PROBLEMA É IMPLEMENTAR LEGISLAÇÃO Maria Lucia Machado: país avançou ao entender a criança de zero a seis anos como um ser que tem um desenvolvimento

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO?

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? 1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? Depende de cada caso. De acordo com o art. 52, 1, do CDC - Código de Defesa do Consumidor, quando o fornecimento de produtos

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

Dez Mandamentos. Índice. Moisés com as Tábuas da Lei, por Rembrandt

Dez Mandamentos. Índice. Moisés com as Tábuas da Lei, por Rembrandt Dez Mandamentos Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redirecionado de Os dez mandamentos) Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Dez Mandamentos (desambiguação). Moisés

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Jefferson Aparecido Dias *

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Jefferson Aparecido Dias * INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Jefferson Aparecido Dias * Introdução Um dos temas mais polêmicos da atualidade no Brasil é a possibilidade de internação compulsória de crianças e adolescentes

Leia mais

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE "EMANUEL"

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE EMANUEL Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7.14 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 67 Discurso na cerimónia de outorga

Leia mais

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser.

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser. Assuntos abordados Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo Considerações Finais Meus Sites http://www.universoholisticodoser.com http://www.bemestareconhecimento.com Skype: filha.da.mata

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

E a besta... também é ele, o Oitavo. ...e caminha para a destruição. (Apocalipse 17:11) Pablo Alves

E a besta... também é ele, o Oitavo. ...e caminha para a destruição. (Apocalipse 17:11) Pablo Alves o Oitavo E a besta... também é ele, o Oitavo...e caminha para a destruição (Apocalipse 17:11) Pablo Alves Titulo original em português: O Oitavo Autor: Pablo Alves 2 a edição - Revisada e Corrigida 2 a

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ÉTICA PROFISSIONAL

Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ÉTICA PROFISSIONAL Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ÉTICA PROFISSIONAL Preencha o GABARITO: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões de múltipla escolha. Para

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: Leia este texto com atenção: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO 1 Psssiu, psssiu. Eu? virou-se Juvenal

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 59 Discurso em ato comemorativo do

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR PROBLEMATIZAÇÃO DA E M MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR FALAS SIGNIFICATIVAS A violência cresce muito São as drogas e estruturas familiares, porque os pais tem que sair para o trabalho e

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ÉTICA. Cipriano Carlos Luckesi 1

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ÉTICA. Cipriano Carlos Luckesi 1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ÉTICA Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO, nº 54, março de 2006, páginas 20 e 21. Estamos iniciando um novo ano letivo. Vale a pena olhar um pouco

Leia mais

O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões de crianças e jovens.

O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões de crianças e jovens. Os Serviços de Saúde Amigos das Crianças Crianças e Jovens: digam-nos o que pensam! O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões

Leia mais

DESTRINCHANDO IR PROGRESSIVO OU REGRESSIVO?

DESTRINCHANDO IR PROGRESSIVO OU REGRESSIVO? DESTRINCHANDO IR PROGRESSIVO OU REGRESSIVO? Escrito em 25 de setembro de 2013 Por Christian Fernandes em. Receba atualizações clicando aqui. Última Atualização em23 de junho de 2015 Introdução Uma das

Leia mais

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Pequenas de Jesus Parábolas curtas de Jesus: 1 - Os primeiros lugares Lc. 14,7-11 2 - Lâmpada para iluminar Lc 8,16-17; 11,33 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Parábola: Os primeiros lugares Lc.14,7-11

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

Etimologia Honesto vem do latim honestus que se dizia de alguém honrado ou respeitado. Refere-se diretamente a dignidade, reputação de alguém.

Etimologia Honesto vem do latim honestus que se dizia de alguém honrado ou respeitado. Refere-se diretamente a dignidade, reputação de alguém. Cap. 2. 11-12 Sermão manhã IBFé 29Nov2015 Pr. Cantoca Introdução: O Apóstolo Pedro vai se tornar mais prático ainda em sua carta com relação a como devemos nos comportar durante nossa peregrinação / treinamento

Leia mais