Geração João Batista. Mc 1:1-8

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geração João Batista. Mc 1:1-8"

Transcrição

1 Geração João Batista Mc 1:1-8 Conforme acabamos de ler, a Bíblia diz que João Batista veio ao mundo com o objetivo de "preparar o caminho do Senhor" - V3. Ele cumpriu a sua missão, preparou tudo para que Jesus iniciasse o seu ministério redentor, fez o que precisava ser feito com extrema excelência e temor, e então foi elogiado por Jesus como alguém de extrema importância para o seu Reino: Mt 11:7-12 O que precisamos entender hoje através desta mensagem, é que existe um paralelo entre o chamado de João Batista com a nossa geração, ou seja, assim como João foi escolhido e usado por Deus para preparar a vinda de Jesus, a nossa geração também é escolhida e chamada para preparar a segunda vinda, ou o retorno de Jesus à terra, neste caso, não mais como o Messias, mas como aquele que voltará para buscar a sua Igreja! Mt 24:27,30 "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória." At 1:10,11 "E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir."

2 Jesus já veio uma vez, e voltará pela segunda vez, para buscar todo aquele que creu em sua mensagem, os escolhidos, os filhos de Deus, que não nasceram da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus: Jo 1:12,13 "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." Portanto, Jesus voltará para buscar aqueles que são seus, aqueles que creram em sua mensagem, aqueles que o tem como o seu único Deus e Senhor! Maranata, hora vem Senhor Jesus! Mas, quem irá preparar esta segunda vinda de Jesus à terra? A Igreja! Mt 24:14 "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim." Pregado por quem? Pela Igreja! Ou seja, eu e você! Se analisarmos o texto de hoje e a história de João Batista encontraremos estes paralelos e então poderemos estar preparados para cumprir a nossa missão como Igreja, como aqueles que serão usados por Deus nesta geração. Analisemos o texto: 1 - João foi gerado, separado e preparado por Deus no deserto V4 "Apareceu João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados." Perceba que antes de ser usado, João foi preparado!

3 O Evangelho de Marcos simplesmente diz que João "apareceu" no deserto... Já o Evangelho de Lucas conta toda a sua história, desde seus pais, concepção, gestação e nascimento - Lc 1:5-17. Mas por quê é tão importante entendermos isso? Porque nada acontece de repente... Para existir, é preciso ser gerado e formado, assim como uma criança no ventre de sua mãe! Isso significa dizer que é exatamente isso o que Deus tem feito nestes dias! Deus está gerando e formando uma geração com entendimento, que viverá a plenitude dos planos de Deus! Uma geração que anunciará o evangelho do Reino com tamanha unção e autoridade que converterá muitos à palavra de Deus! Talvez você não consiga perceber isso, mas Deus está formando este povo, Deus está separando uma geração para si, uma geração que será, assim como João Batista, usada com autoridade e poder! 1 Pe 1:15 "mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver." Santo significa ser separado, ou seja, esta geração estará cada vez mais separada de tudo aquilo que não é de Deus, para que Deus possa usá-la! Quem quer ser separado e formado por Deus? 2 - João Batista atraia os perdidos à Deus V5 "E toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados."

4 Estes são dias em que a Igreja precisa atrair os perdidos à Deus, e não afastá-los Dele! Como cristão, você é alguém que atrai as pessoas à Deus ou as afasta Dele? Como um cristão pode afastar alguém de Deus? Através dos seu mau testemunho! Mt 18:6,7 "Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" 2 Co 6:3,4a "não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. Antes, como ministros de Deus, tornandonos recomendáveis em tudo." Perceba que tanto Jesus como Paulo, sabiam da importância do bom testemunho... Infelizmente ainda existem cristãos que em vez de atrair os perdidos à Deus através de um bom testemunho, os estão expelindo pelo seu mau testemunho. A conduta e o caráter de um cristão precisa ser irrepreensível Irrepreensível = correto, perfeito, digno, honesto, impecável, integro, limpo, exemplar.

5 A Bíblia diz que as províncias iam ter com João Batista porque viam Deus nele, através de sua vida e retidão. As pessoas precisam ver Deus na Igreja, ou seja, na sua vida, e isso todos os dias... Fl 1:27a "Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo." Fl 2:15 "para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo." Entenda isso: João Batista era apenas um homem... tente imaginar o que Deus não pode realizar através da sua Igreja, estabelecida em uma cidade, se a mesma viver com base no amor e na palavra de Deus? Será que estamos preparados para atrair os perdidos? 3 - João Batista era simples V6 "E João andava vestido de pêlos de camelo e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre." A geração que Deus irá usar para preparar a segunda vinda do seu Filho à terra será uma geração simples, que não irá se apegar às coisas deste mundo. Rm 12:16 "Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos." 1 Tm 6:10,11a "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas..."

6 Todo cristão precisa ter muito cuidado quando o assunto é o dinheiro, pois o mesmo pode fazer dele o seu deus, assim como Jesus disse: Mt 6:24 "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." Cuidado com o dinheiro! Infelizmente a história mostra que muitos o fazem deus em suas vidas! Infelizmente muitos não sabem administra-lo quando Deus dá, e por isso, acabam se desviando do evangelho... At 28:30 "E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara e recebia todos quantos vinham vê-lo." Paulo pagava aluguel... Isso não significa que o cristão deva pagar aluguel, não é isso o que quero dizer... O que precisamos entender é que o dinheiro é perigoso demais para um cristão, por isso o mesmo deve tomar muito cuidado para não fazer dele o seu deus e a sua segurança... Quer quebrar qualquer sinal da influência de Mamom em sua vida? Seja um dizimista fiel, seja alguém que oferte generosamente e com amor na casa de Deus. Como identificar esta influência maligna em minha vida? Quando me falta tempo para servir a Deus pelo excesso de trabalho. Quando não me contento com o que Deus me deu, me tornando alguém insaciável. Quando desejo aquilo que só beneficiará a mim, e não ao Reino. Quem quer viver a simplicidade do evangelho? 4 - João Batista serviu a sua geração

7 V5b "...e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados." A Igreja precisa aprender a servir aos perdidos. Mt 25:31-46 Perceba que neste texto Jesus fala sobre a sua segunda vinda, ou seja, inevitavelmente aqueles que são Dele, servirão aos necessitados! Além de atrair as pessoas à Deus por sua conduta e retidão, por ser alguém cheio do Espírito Santo, além de viver uma vida isenta de luxo, ou prazeres carnais, João Batista ainda servia as pessoas... Você deseja servir à Deus em sua geração? Conclusão Você quer ser esta geração? Você quer participar dos planos de Deus? Se você é este, você terá então que estar disposto a ser separado e formado por Deus; será preciso uma conduta e um caráter irrepreensível, ou seja, o seu testemunho, a sua vida terá que glorificar e exaltar a Deus como um testemunho vivo da pureza do evangelho, além de atrair os perdidos à Deus; você deverá estar disposto a viver uma vida abundante, mas isenta de luxo e de sofisticação, simples e cheia da presença de Deus; terá também que estar disposto a servir a todos aqueles que precisarem de você, sabendo que é à Jesus que você estará servindo! Você está disposto à tudo isso? Então se prepare! Deus irá te usar com autoridade e poder! Se prepare para ser um instrumento de Deus para esta geração!

8 Deus te abençoe, Pr. Junior