Plano Participativo de Gestão dos Resíduos Sólidos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano Participativo de Gestão dos Resíduos Sólidos"

Transcrição

1 Plano Participativo de Gestão dos Resíduos Sólidos Viçosa (MG) Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) Prefeitura Municipal de Viçosa Plano Municipal de Saneamento Básico de Viçosa (PMSBV)

2 No dia 06 de março de 2010, em sintonia com o Plano Municipal de Saneamento Básico de Viçosa (PMSBV) e buscando a participação de toda a comunidade para a melhoria do setor de Resíduos Sólidos (lixo), o SAAE de Viçosa realizou uma reunião com os Delegados do PMSBV, de forma a elaborar um Plano Participativo de Gestão dos Resíduos Sólidos. Na oportunidade, os Delegados puderam discutir os problemas e metas relacionados ao lixo, levantados durante os 38 encontros de elaboração do PMSBV, em Além disso, foram listados novos problemas e soluções para os temas coleta, transporte, reciclagem e destino final do lixo. Ao final dos trabalhos, foi elaborado este documento que irá nortear todo o trabalho do SAAE no Setor. O Plano Participativo de Gestão dos Resíduos Sólidos será encaminhado para todos os Delegados e disponibilizado no site do SAAE ( para consulta de toda a população.

3 Quadro 1: Coleta de lixo 1- Ausência de um órgão para gestão da limpeza urbana Designar um órgão gestor de limpeza urbana para administrar os serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos. Com a aprovação da Lei Municipal Nº 2.002/2009 a titularidade do serviço de limpeza pública foi transferida da Prefeitura para o SAAE desde janeiro de Ausência de capacitação para os funcionários da limpeza. Estabelecimento de programa de capacitação que garanta a qualidade do serviço e a segurança do funcionário. Foi efetuado capacitação para todos os servidores da limpeza pública, tanto para os novos (contratados pelo SAAE) como para os antigos que já trabalhavam no Departamento de Limpeza. O SAAE tem investido continuamente em treinamento do seu quadro de servidores, buscando a valorização e a qualificação da mão de obra para o desempenho das suas funções, capacitandoos como Agentes Municipais de Limpeza Pública. 3- Falta programa de segurança e saúde para os servidores Disponibilizar equipamentos de segurança em qualidade em quantidade satisfatória, de acordo com o tipo de serviço. Foi disponibilizado os equipamentos de segurança (sapatos, uniformes e luvas). para todos os servidores Os EPI s disponibilizados atendem as Normas Técnicas aos aspectos de qualidade e segurança.

4 Quadro 1: Coleta de lixo (continuação) 4- Falta de Coleta Seletiva Implantar a coleta seletiva na cidade. Desde que assumiu a titularidade do serviço de limpeza pública de Viçosa o SAAE vem implantando e expandindo rotas de coleta seletiva. Para isso já dispõe de dois caminhões (um basculante e um caminhão baú). Foram contratados dois motoristas e seis agentes municipais de limpeza pública para a coleta dos materiais recicláveis. Foram implantados até dezembro/2011 os seguintes Ecopontos contêiner 1000 L: 1. Praça Silviano Brandão; 2. Colégio de Viçosa; 3. Encontro da PH Rolf com a Rua dos Estudantes ao lado do antigo Lanches Lú; 4. Rua dos Estudantes em frente ao Prédio da Mundial Residencial; 5. Rua Silva Pontes confronte ao Empório Vilela; 6. Praça entre a Rua Papa João XXIII e a Rua Prof a Arginia (Bairro de Lourdes); 7. Rua Dr. Emerick (Bairro Santo Antônio); 8. Campus da UFV (DCE); 9. Condomínio Julia Mollá; 10. Condomínio Monte Verde; 11. Condomínio Recanto da Serra; 12. Bairro Inconfidência ações desenvolvidas à curto/ médio e a longo prazo.

5 Quadro 1: Coleta de lixo (continuação) 4- Falta de Coleta Seletiva Implantar a coleta seletiva na cidade. Foram implantados até dezembro/2011 os seguintes Ecopontos contêiner 240 L: Pça Mario Del Guidice; Avenida Santa Rita; Rua Bueno Brandão; Praça Silviano Brandão; Praça do Rosário; Rua Benjamim Araújo; Rua Floriano Peixoto; Rua Vaz de Melo Além dos Ecopontos já estão implantados a coleta seletiva nos seguintes bairros e ruas de Viçosa: Toda área Central da cidade; Av. Marechal Castelo Branco até o trevo para Ubá; Bairros Santo Antônio, Fátima e Romão dos Reis; Ed. MakTub (Trav. Irmã Francisca- Bairro Clélia Bernardes); Vila Alves; Condomínios Acamari, Vale Verde e Jardim do Vale; Zona Rural (Centro Evangélico das Missões-CEM, Editora Ultimato, Cristais, Sítio Criciúma e Condomínio dos Lagos). Soma-se a estes esforços o SAAE já organizou desde 2010 várias campanhas de divulgação da Coleta Seletiva, a exemplo do uso da mídia (jornais e emissoras de rádio locais, TV Viçosa, informes nas contas que o SAAE envia mensalmente para os usuários de seus serviços). ações desenvolvidas à curto/ médio e a longo prazo

6 Quadro 1: Coleta de lixo (continuação) 4- Falta de Coleta Seletiva Incentivo e implantação da Coleta Seletiva nas escolas municipais (Lei Municipal nº 1760/2006). Campanha de incentivo ao uso de sacolas biodegradáveis - 6 meses. Já está implantada a coleta seletiva em todas as escolas municipais e estaduais, tanto urbanas quanto as rurais. A coleta seletiva também foi estendida às escolas particulares que quiseram aderir Foi realizada a capacitação dos professores da rede municipal de ensino para trabalhar os temas limpeza pública e cidadania nas escolas. Foram disponibilizados contêineres para todas as escolas municipais, estaduais e particulares. Regularmente todas as semanas os caminhões passam nas escolas recolhendo os materiais recicláveis da coleta seletiva O SAAE aguarda a decisão da Câmara de Vereadores que está discutindo Projeto de Lei que definirá as regras sobre este tema A campanha de incentivo está condicionada Projeto de Lei que está sendo discutida na Câmara 5- Falta de coleta de lixo em regiões inacessíveis. Implantar sistemas especiais de coleta de lixo em regiões inacessíveis aos meios convencionais. O SAAE já implantou sistemas especiais de coleta de resíduos em regiões inacessíveis. Foram adquiridos contêineres para facilitar a coleta em locais inacessíveis.

7 Quadro 1: Coleta de lixo (continuação) 5- Falta de coleta de lixo em regiões inacessíveis. 6- Falta de um estudo de viabilidade técnicaeconômica para estabelecer taxas diferenciadas na coleta Identificar todas as regiões em 3 meses e efetuar coleta adequada no prazo de 6 meses; Adequação do caminhão de coleta de lixo. Estender a coleta até bairros mais distantes, como Buieié. Realização de um estudo da viabilidade técnica e econômica - Prazo de 1 ano Implantação das novas taxas em 2 anos Já foram identificadas todas as regiões inacessíveis a coleta de lixo no município e os serviços estão sendo feito de forma adequada e com regularidade O SAAE dispõe de veículos novos e adequados para realizar o serviço de coleta. Todos os bairros, distritos e parte da zona rural são atendidos regularmente pelo serviço de coleta Em cumprimento a Lei Municipal Nº de 30 de dezembro de 2010, a partir de abril/2011 o SAAE adotou um novo cálculo para a Taxa de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação do Lixo das edificações e vias públicas (TSRL). Para o cálculo foi incorporado a TSRL o fator zoneamento em substituição a testada do imóvel. Para configurar o cálculo da taxa de lixo de acordo com a realidade urbana, o SAAE atualizou o cadastro de imóveis de Viçosa.

8 Quadro 1: Coleta de lixo (continuação) 7- Horários para a coleta não são adequados Definir horários para a coleta normal e diferenciada, levando em consideração o tipo de lixo a ser coletado prazo de 1 ano; Foi realizado estudo para definição de novos horários e rotas para coleta normal e seletiva. (sempre que houver necessidade de novos ajustes serão efetuados para atender a dinâmica de crescimento da cidade) 8- Falta controle de animais (vetores). Articular com a Secretaria de Saúde o controle de populações de animais domésticos e outros. Conscientização dos proprietários de animais. Legislação punitiva As ações desenvolvidas de forma articulada com a Secretaria de Saúde através do Centro de Zoonoses; Estão sendo efetuadas castrações de cães (machos e fêmeas) em parceria com a Univiçosa O controle de populações de animais domésticos tem sido continuamente discutido estre diferentes parceiros do SAAE envolvendo Prefeitura: Univiçosa, UFV, a Sovipa- Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais. O aviso Adote um cão foi divulgado na conta do SAAE como forma de conscientização dos proprietários de animais ações desenvolvidas à curto/ médio e a longo prazo 9- Falta de Canil Municipal e de fiscalização adequada. Construção de Canil Municipal. O canil municipal já foi construído e está em operação ações continuas

9 Quadro 1: Coleta de lixo (continuação) 10- Lotes abandonados servindo como depósito de lixo. Criar taxa para lotes abandonados que não tem conservação. Aplicação da Lei. Foram feitas placas informativas e distribuídas em diversos pontos da cidade, alertando para que não sejam depositados lixos e nem entulhos em lotes Apesar do SAAE não tem competência legal para criar taxas que não tem conservação para lotes abandonados vem desenvolvendo ações conjuntas com o Setor de Fiscalização da Prefeitura. ações desenvolvidas à curto/ médio e a longo prazo 11- A varrição é insuficiente para a demanda do município Elaborar uma programação de varrição que atenda às demandas do município. Foram avaliadas todas as rotas de varrição e os ajustes foram definidos com base nas caracteristicas de cada região. Uma mudança de paradigma foi a inclusão do gênero feminino no serviço de varrição. Os critérios adotados no processo seletivo para contratação de servidores permitiu selecionar os mais aptos a servirem como agentes municipais de limpeza pública. Foi incorporada a equipe de varrição 32 novas servidoras totalizando 58, incremento de 152% no quadro em comparação a dezembro/2009

10 Quadro 1: Coleta de lixo (continuação) 12- Ausência de coletores adequados. Colocação de coletores adequados nas áreas demandadas Foram disponibilizados contêineres (capacidade de 1000 e 240 litros de volume) em pontos de maior geração de lixo. Novas aquisições estão previstas 13- Não existem hábitos da população em relação ao lixo Fazer uma campanha educativa junto à população para que seja parceira do programa do lixo Lixo é obrigação de quem produz. Frequentemente o SAAE promove ou participa de reuniões com diferentes atores sociais (entidades públicas e / ou privadas), a exemplo das associações de bairros, igrejas, escolas, Clubes de serviços (Associação Comercial, Casa do Empresário, Rotary Club, Lyons, e outros). As reuniões que o SAAE participa visam estabelecer parcerias e/ou o fortalecimento de relações, além de divulgação das principais ações na área da limpeza pública. Outra estratégia tem sido a produção de materiais informativos sobre o tema para serem disponibilizados para a sociedade, através dos meios de comunicação Elaboração de campanha para TV e teatro para as escolas. atendidas. As ações são continuas, desenvolvidas à curto/ médio e a longo prazo. Mudanças de hábitos demandam tempo.

11 Quadro 1: Coleta de lixo (continuação) 14- Falta diagnóstico quanto à destinação do lixo 15- Falta de coleta de restos de açougue e animais mortos Destinação e elaboração de legislação sobre resíduos de açougue e animais mortos O SAAE dispõe de diagnóstico não apenas da destinação do lixo mas de todas as etapas que envolve a limpeza pública A coleta de restos de açougue é feita por uma empresa privada que transporta os resíduos para processamento em Ubá. Quanto aos animais mortos estes são recolhidos pelo SAAE e transportado para aterrados em vala localizado no aterro. Quadro 2: Transporte do Lixo 1- Transporte inadequado do lixo. Destinar caminhões adequados, com a devida identificação para a coleta de cada tipo de resíduos (orgânico, recicláveis, volumosos, capina e varrição). Prazo de 06 meses. A frota foi substituída integralmente. Os caminhões são adequados e todos estão identificados 2- Falta de um estudo e definição de melhor rota para a coleta do lixo. Estudar e definir rotas e horários dos caminhões nos bairros e na Zona Rural. Informação e comunicação para os moradores. Prazo de 06 meses. Foi efetuado estudo para definição de alternativas de rotas para a coleta do lixo. Levou-se em consideração aspectos populacionais (densidade), acesso (tipo de via), topografia, fluxo diário de veículos, horário etc., de forma a torna-la mais eficiente.

12 Quadro 2: Transporte do Lixo (continuação) 3- Faltam ações para o cadastramento de carroceiros e caminhões de coleta de entulho 4- Falta de coleta em locais de difícil acesso. Cadastrar os carroceiros e os caminhões que prestam serviço de coleta de entulho. Prazo de 6 meses. Definir locais adequados para o botafora de entulho Caminhões que consigam entrar nos bairros. Tanto os carroceiros quanto as empresas prestadora de serviço de coleta de entulho estão cadastradas na Prefeitura. Os locais para o botafora de entulho estão licenciados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que os inspeciona Nos locais de difícil acesso os agentes municiais de limpeza pública recolhem os resíduos e fazem o translado para os contêineres de 1000 L Quadro 2: Reciclagem do Lixo 1- Falta programa de ação junto aos catadores de materiais recicláveis. Estabelecimento de uma parceria com os catadores de materiais recicláveis para elaboração de um programa de ação com capacitação, entre outros. Acompanhamento e o suporte com fortalecimento das Associações Foi realizado diagnóstico para elaboração de um programa de ação com vista no acompanhamento e fortalecimento das Associações Foram realizadas várias melhoria na Usina de Triagem, a. Construção de sala na Usina de Triagem para realização de cursos de capacitação e de inclusão digital para os membros da ACAMARE atendidas. As ações são continuas

13 Quadro 2: Reciclagem do Lixo (continuação) 1- Falta programa de ação junto aos catadores de materiais recicláveis. Estabelecimento de uma parceria com os catadores de materiais recicláveis para elaboração de um programa de ação com capacitação, entre outros. Acompanhamento e o suporte com fortalecimento das Associações Implantação e expansão da coleta do óleo beneficiando os membros da ACAMARE que transforma em sabão e comercializa na feira-livre de Viçosa. Essa iniciativa tem um cunho social e ambiental ao possibilitar o aumento da reciclagem do óleo e melhoria a renda dos catadores de materiais recicláveis. o Projeto InterAção e o SAAE promoveram o diálogo e o fortalecimento da ACAMARE e ACATE, ao trazerem a diretora presidente da rede de cooperativas, Neli de Souza Medeiros para relatar, na Usina de Triagem de Viçosa, as principais experiências da Redesol, ressaltando as conquistas e os desafios de estabelecer uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Os esforços visam promover a inclusão social e incentivar a valorização dos catadores de materiais recicláveis atendidas. As ações são continuas

14 Quadro 2: Reciclagem do Lixo (continuação) Soluções/Metas Plano/ 2- Ausência de seleção de materiais para a Usina detriagem. Direcionar para a Usina de Triagem apenas materiais recicláveis, a partir do inicio da coleta seletiva. A execução ocorrerá gradualmente a partir do início da coleta seletiva. Somente os materiais recicláveis coletados seletivamente tem como destinação final a Usina de Triagem 3- Falta uma usina de reciclagem de entulho Realizar estudo de viabilidade técnicaeconômica para implantação de uma usina de reciclagem de entulho prazo de 1 ano; Implantação da usina em um prazo de 3 anos Verificar a possibilidade de consórcios para o funcionamento da usina, com outros municípios da microrregião de Viçosa Destinar os reciclados da construção civil gerado em Viçosa para obras de contribuição social beneficiando os entulhos e destinando-os à construção de casas populares e melhorias de estradas vicinais prazo de 5 anos. Foram efetuados contatos com pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil/UFV para subsidiar no estudo de viabilidade técnicaeconômica para implantação de uma Usina de Beneficiamento de Entulhos de Construção. O SAAE pretende intensificar os contatos e organizar eventos para discutir com os geradores de entulhos (responsáveis diretos pela gestão destes resíduos) e outros segmentos sociais em busca de alternativas que sejam exequíveis, avaliando inclusive a possibilidade de consórcios com municípios da microrregião de Viçosa para o funcionamento da usina Esta demanda ainda está pendente

15 Quadro 2: Reciclagem do Lixo (continuação) Soluções/Metas Plano/ 4- Falta estudo da melhor destinação para os recicláveis Estudo da melhor destinação para os recicláveis segregados na Usina de triagem prazo de 6 meses Foi feito levantamento das principais empresas de compra/ processamento de materiais recicláveis para ampliar as alternativas de comercialização, com vista a fortalecer as associações de catadores. atendidas. As ações são continuas 5- Falta de acesso a informações sobre a reciclagem Assembleia nos bairros. Envolver Secretarias de Saúde e de Educação A equipe técnica do SAAE presta, quando solicitada, informações sobre a reciclagem, bem como atende principalmente estudantes, que visitam a usina de triagem Distribuição de cartilhas educativas nas escolas da rede municipal de ensino, contendo informações sobre o tema. Algumas informações sobre o tema estão disponíveis no site ( O SAAE participa frequentemente de encontros, eventos, cursos, palestras, ocasião em que aborda a gestão de resíduos em Viçosa, inclusive sobre o tema reciclagem. atendidas. As ações são continuas 6- Falta de conscientização também com a população flutuante Envolvimento de Instituições (UFV) e empresas O SAAE tem continuamente ocupado espaço na mídia local (Jornais Folha da Mata, Tribuna Livre e o Popular), emissoras de rádio e TV Viçosa, para informar a comunidade, bem como estabelecido parcerias com setores organizados (Câmara de Vereadores; a UFV, Univiçosa, ESUV, FDV; Casa do Empresários; Rotary, Lyons; Associações de Bairros, Igrejas) para debater o tema ações continuas

16 Quadro 2: Reciclagem do Lixo (continuação) Soluções/Metas Plano/ 7- Ausência de suporte da Usina de Triagem dos Recicláveis Ampliação ou reestruturação da Usina, ou criação de uma nova O SAAE desde que assumiu a titularidade dos serviços de limpeza pública tem investido na melhoria da infraestrutura da Usina de Triagem. ações continuas Quadro 2: Destino Final do Lixo 1- Falta um estudo para implantação de usina de Compostagem Elaboração de um estudo de viabilidade da usina de compostagem. Prazo de 01 ano. Criar um programa de distribuição e/ou comercialização do composto gerado na Usina de Compostagem: início imediato após a instalação da usina. O estudo de viabilidade para implantação de uma usina de compostagem está sendo feito Esta demanda ainda está pendente 2- Falta de locais para receber pequenos volumes de resíduos de construção civil/ entulho. Identificar locais estratégicos que possam receber pequenos volumes de resíduos de construção civil e demolição prazo de 6 meses; Criar Lei Municipal que discipline a questão e a fiscalização Já foram identificadas várias áreas na cidade que apresentam potencial para serem áreas de transbordo. O SAAE priorizou e colocou caçambas estacionárias em diferentes pontos da cidade onde o descarte desse resíduo tem sido mais frequente. O SAAE vem divulgado para a comunidade que o local para o descarte de geladeira, móveis, fogão etc. é na usina de triagem. ações continuas

17 Quadro 2: Destino Final do Lixo (continuação) 2- Falta de locais para receber pequenos volumes de resíduos de construção civil/ entulho. Intensificar a fiscalização de descartes em locais inadequados. A fiscalização foi intensificada. O SAAE contratou fiscal, que atuam, inclusive, nos finais da semana e disponibilizou veículos para intensificação da fiscalização dos locais de descartes. ações continuas 3- Faltam áreas de transbordo Construir área de transbordo (Ponto de entrega voluntária PEV) prazo de 1 ano; Multar as construtoras que queiram descartar entulho em locais inadequados. Fazer controle (cadastro) dessas empresas. Criar Lei Municipal que discipline a questão. Foram identificadas algumas áreas para servir como área de transbordo e instaladas caçambas estacionárias; O SAAE na condição de responsável pelos serviços de limpeza pública tem norteado sua gestão dentro de princípio de gestão descentralizada e participativa. Neste contexto o SAAE têm buscado todos os segmentos, inclusive as construtoras, para envolvê-los na discussão, que é de interesse coletivo. O município de Viçosa já dispõe de Lei que disciplina está questão. ações continuas

18 Quadro 2: Destino Final do Lixo (continuação) 3- Faltam áreas de transbordo Exigir das empresas que tenham como atividade econômica a coleta e o transporte de resíduos de construção civil, demolição e desaterro a aquisição de áreas para recepção desses resíduos atendendo as legislações pertinentes As empresas que coletam e transportam resíduos de construção civil, demolição e desaterro por exigência da legislação ambiental devem dispor de áreas para recepção desses resíduos. Essas empresas somente podem operar mediante a obtenção de alvará de funcionamento e atendimento das demandas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Uma das atribuições da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é fiscalizar as áreas utilizadas para descarte dos resíduos de construção civil e avaliar se as ares usadas adequadamente, conforme preconiza a Legislação. ações continuas 4- Ausência de um plano de ações para o funcionamento do Aterro. Elaborar um Plano de Ação com a realização de um diagnóstico da situação do aterro sanitário, a fim de dotálo da infraestrutura prevista no projeto que foi submetido ao órgão licenciador do estado e que, em virtude da não conclusão das obras o supracitado aterro opera até então sem o licenciamento ambiental - prazo de 1 ano. O Plano de Controle Ambiental (PCA) e seu respectivo Relatório de Controle Ambiental (RCA) foram elaborados e submetidos à Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram/ Zona da Mata) para analise ambiental, com vista a obter o seu licenciamento ambiental.

19 Quadro 2: Destino Final do Lixo (continuação) Atenção para o metano produzido O SAAE dotou o aterro sanitário de infraestrutura necessária para operálo conforme preconiza a Engenharia Sanitária e Ambiental. As ações implementadas no aterro sanitário otimizou a sua operação e permitiu aumento da vida útil. 4- Ausência de um plano de ações para o funcionamento do Aterro. Minimização dos impactos negativos, de acordo com o estudo de impacto ambiental realizado e requerer o licenciamento do aterro sanitário imediatamente; Reflorestamento com espécies adequadas na proximidade do aterro, o que ajudará minimizar o impacto ambiental. Complementação da rede de drenagem. Prazo: 1 ano Adquirir uma balança rodoviária para controle da entrada de todos os materiais que serão aterrados. Prazo de 06 meses. Os impactos negativos mitigados e os impactos positivos potencializados, conforme recomenda o PCA e seu respectivo RCA. Entorno do aterro sanitário encontra-se reflorestado e na área interna do aterro dispõe de reserva legal A rede de drenagem está sendo expandida A balança rodoviária foi adquirida ações continuas

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES - RS BRASIL PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES Elaborado por: COMITE DE COORDENAÇÃO DO

Leia mais

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental.

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 2. Caracterização da situação anterior: O município de Glória de Dourados possui 9.927 habitantes (IBGE-2011),

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DOS MUNICÍPIOS DE BRASIL NOVO, MEDICILÂNDIA, URUARÁ E PLACAS PROJETO042/2014

Leia mais

PROJETO QUALIFEIRAS QUALIDADE NAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES

PROJETO QUALIFEIRAS QUALIDADE NAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES PROJETO QUALIFEIRAS QUALIDADE NAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES Rosimeri Galimberti Martins (1)* Diretora do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória.

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

META NACIONAL 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais

Leia mais

Município de Juiz de Fora. 1. Aspectos Gerais

Município de Juiz de Fora. 1. Aspectos Gerais Município de Juiz de Fora 1. Aspectos Gerais Além da sede, Juiz de Fora possui quatro distritos. A população total do município, segundo a contagem do IBGE de 1996, é de 424.479 habitantes sendo que desses,

Leia mais

9.3 Descrição das ações nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

9.3 Descrição das ações nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário 171 9.3 Descrição das ações nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Com a finalidade de alcançar os objetivos e metas estabelecidas no PMSB de Rio Pardo sugerem-se algumas ações,

Leia mais

Avaliação do plano de gerenciamento dos RCC em Santa Maria.

Avaliação do plano de gerenciamento dos RCC em Santa Maria. Avaliação do plano de gerenciamento dos RCC em Santa Maria. Resumo Mirdes Fabiana Hengen 1 1 Centro Universitário Franciscano (mirdes_hengen@yahoo.com.br) Com a Resolução nº 307, de 05 de Julho de 2002,

Leia mais

O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Há muitos anos, a indústria de tintas, sob a liderança da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), pesquisa

Leia mais

PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apresentação do programa Brasília, maio 2007 PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ONAUR RUANO Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional CRISPIM

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO

DIAGNÓSTICO DA COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO DIAGNÓSTICO DA COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO Cinthia Martins dos SANTOS Programa de Pós Graduação em Engenharia do Meio Ambiente, Escola de Engenharia,

Leia mais

Endereço: Praça Presidente Vargas, 25 CEP: 38610-000 Unaí MG

Endereço: Praça Presidente Vargas, 25 CEP: 38610-000 Unaí MG Estudo da viabilidade da Transferência para o SAAE do Sistema de Limpeza Urbana da Cidade de Unaí-MG Sérgio Bomfim Pereira Cargo: Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Unaí - SAAE Engenheiro

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE IJUÍ PROPOSTA PRELIMINAR - 2007

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE IJUÍ PROPOSTA PRELIMINAR - 2007 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE IJUÍ PROPOSTA PRELIMINAR - 2007 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA A presente proposta articula um conjunto de sugestões, cenários e arranjos institucionais e sociais,

Leia mais

PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR. SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito

PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR. SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito 1. PLANEJAMENTO - Planejar o desenvolvimento do município em todos os seguimentos. - Criar centro

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES. Data:

ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES. Data: ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES Dados Socioeconômicos: Levantamento das Demandas do Município Responsável Técnico pelo Levantamento: Data: Município: Nome do Informante /

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS LEI 12.305/2010

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS LEI 12.305/2010 POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS LEI 12.305/2010 I RESUMO EXECUTIVO O que muda com a Lei 12.305/2010? Lixões a céu aberto e aterros controlados ficam proibidos. A Lei, determina que todas as administrações

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

RESÍDUO SÓLIDO: UM PROBLEMA SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO.

RESÍDUO SÓLIDO: UM PROBLEMA SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO. RESÍDUO SÓLIDO: UM PROBLEMA SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO. POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI Nº 12.305/2010 DECRETO Nº 7.404/2010 O QUE MUDA COM A LEI 12.305/2010? Lixões a céu aberto e aterros

Leia mais

MINHA CASA, MINHA VIDA 2 Novas metas, maiores desafios

MINHA CASA, MINHA VIDA 2 Novas metas, maiores desafios MINHA CASA, MINHA VIDA 2 Novas metas, maiores desafios Desafios do PMCMV Sustentabilidade, Perenidade e Imagem O sucesso do PMCMV depende da produção de moradias bem localizadas, servidas de infraestrutura,

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL Faz saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar.

O PREFEITO MUNICIPAL Faz saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar. Prefeitura Municipal de Novo Horizonte do Sul Estado de Mato Grosso do sul Poder Executivo Gabinete do Prefeito LEI COMPLEMENTAR Nº 033/2008 de 30 de Dezembro de 2008. DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ORGANO-

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO. *Programas de prevenção contra o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros.

PROPOSTA DE GOVERNO. *Programas de prevenção contra o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros. Em relação a saúde: PROPOSTA DE GOVERNO *A política de saúde objetiva garante a toda população plenas condições de saúde e para tal investiremos em programas de ações preventivas. *Ampliar e melhorar o

Leia mais

Seminário: Responsabilidade Compartilhada no Gerenciamento dos Resíduos Sólidos

Seminário: Responsabilidade Compartilhada no Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Seminário: Responsabilidade Compartilhada no Gerenciamento dos Resíduos Sólidos REALIZAÇÃO: Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Colesta seletiva Consumidor Triagem Indústria Comercialização

Leia mais

Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos - Meio Ambiente e Sustentabilidade

Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos - Meio Ambiente e Sustentabilidade SEMINÁRIO Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos - Meio Ambiente e Sustentabilidade Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais 27 de maio de

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2014 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos sociais. O edital destina-se às organizações

Leia mais

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL HADDAD, Tatiana Paula (Estágio I), e-mail: tphaddad@hotmail.com; PETILO, Kássia Schnepper (Estágio I), e-mail: kassiaschnepper@hotmail.com;

Leia mais

LEGISLAÇÃ ÇÃO O DISTRITAL

LEGISLAÇÃ ÇÃO O DISTRITAL LEGISLAÇÃ ÇÃO O DISTRITAL LEI Nº N 041, DE 13/09/89 - Dispõe e sobre a Política Ambiental do DF Art. 29. A coleta, transporte, tratamento e disposição final do lixo processar-se-ão em condições que não

Leia mais

CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA Apesar de nos últimos anos ter-se dado visibilidade apenas ao discurso único capitaneado pelo IPPUC, vários movimentos populares, associações de

Leia mais

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO PREFEITURA DE SOROCABA 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA REVISÃO E ATUALIZAÇÃO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO FÍSICOTERRITORIAL 1 OBJETIVO 1ª Audiência Pública APRESENTAÇÃO DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE. 3.6.9.2.5 - Programa de Segurança no Trânsito e Mobilidade Urbana... 1/9. 2517-00-EIA-RL-0001-02 Março de 2014 Rev. nº 01

ÍNDICE. 3.6.9.2.5 - Programa de Segurança no Trânsito e Mobilidade Urbana... 1/9. 2517-00-EIA-RL-0001-02 Março de 2014 Rev. nº 01 2517-00-EIA-RL-0001-02 Março de 2014 Rev. nº 01 LT 500 KV MANAUS BOA VISTA E SUBESTAÇÕES ASSOCIADAS ÍNDICE... 1/9 Índice 1/1 2517-00-EIA-RL-0001-02 LT 500 KV MANAUS BOA VISTA E SUBESTAÇÕES ASSOCIADAS

Leia mais

2ª etapa. Discussão aprofundada de cada uma das propostas aprovadas para o Plano no 7º Fórum de Saneamento. Grupos de Trabalho

2ª etapa. Discussão aprofundada de cada uma das propostas aprovadas para o Plano no 7º Fórum de Saneamento. Grupos de Trabalho 7º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente Grupos de Trabalho As propostas aprovadas são entendidas como desejos dos usuários que devem ser transformadas em diretrizes de gestão. Grupos de Trabalho 2ª etapa

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

Plano Nacional de Resíduos Sólidos Logística Reversa de Embalagens

Plano Nacional de Resíduos Sólidos Logística Reversa de Embalagens Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Plano Nacional de Resíduos Sólidos Logística Reversa de Embalagens Bernardo Pires Coordenador de Sustentabilidade São Paulo - SP 10 de novembro de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROJETO PILOTO DE IMPLANTAÇÃO DE PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA (PVE) NO MUNICÍPIO DE MONTANHA -ES Montanha ES Abril / 2014 1 SUMÁRIO 1.

Leia mais

MA160.MA.77/RT.001 3.18. PROGRAMA DE ATENDIMENTO MÉDICO SANITÁRIO PARA A POPULAÇÃO RESIDENTE NA AID

MA160.MA.77/RT.001 3.18. PROGRAMA DE ATENDIMENTO MÉDICO SANITÁRIO PARA A POPULAÇÃO RESIDENTE NA AID 3.18. PROGRAMA DE ATENDIMENTO MÉDICO SANITÁRIO PARA A POPULAÇÃO RESIDENTE NA AID 3.18.1. Introdução O quadro de saúde da região da área de influência direta do empreendimento traduzido pelas condições

Leia mais

Plano de Gestão de Logística Sustentável

Plano de Gestão de Logística Sustentável Abril 2013 Plano de Gestão de Logística Sustentável Abril 2013 Sumário 1 Introdução 3 2 Objetivos 4 3 Implementação e avaliação 4 4 Planos de ação 5 5 Cronogramas 28 6 Inventário de materiais 46 7 Referências

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais)

Leia mais

14ª Reunião Regional do CB27

14ª Reunião Regional do CB27 14ª Reunião Regional do CB27 SEMURB NATAL SECRETÁRIO MARCELO ROSADO FEVEREIRO 2016 1- Inventário Florístico Levantamento Quali-Quantitativo das Espécies Arbóreas da Cidade do Natal-RN 1.1 Plano municipal

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS S PNRS RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUOS SÓLIDOS: S UM PROBLEMA DE CARÁTER SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO MODELO TECNOLÓGICO COM AÇÕES A PARA

Leia mais

PROGRAMA ESTADUAL DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO ÂMBITO MUNICIPAL PEGRSM.

PROGRAMA ESTADUAL DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO ÂMBITO MUNICIPAL PEGRSM. PROGRAMA ESTADUAL DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO ÂMBITO MUNICIPAL PEGRSM. Aprovado no CONSEMA Reunião N 0 180 em 20/08/2015 1. INTRODUÇÃO. A partir da Lei Federal 12.305/2010, foram definidos cronogramas

Leia mais

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Farroupilha -

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Farroupilha - Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Farroupilha - 1ª Audiência Pública Convênio de cooperação técnica Prefeitura Municipal de Farroupilha/UCS Farroupilha, 14 de dezembro de 2013.

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (Módulo: Resíduos Sólidos) Rio Claro SP

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (Módulo: Resíduos Sólidos) Rio Claro SP PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (Módulo: Resíduos Sólidos) Rio Claro SP LEI Nº 11.445/2007 LEI Nº 12.305/2010 1. OBJETIVOS - Realizar diagnósticos; - Elaborar propostas de intervenções; - Definir

Leia mais

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado No Ceará, as queixas de quem procura o sistema de saúde são atendidas, encaminhadas e respondidas, ajudando a melhorar os serviços SAÚDE Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado (ESTADO DO CEARÁ)

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO EDITAL Nº 030 /2010 - PROJETO BRA/06/032 CÓDIGO: REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA O Projeto

Leia mais

Proposta da ABIVIDRO para Logística Reversa de vidro março de 2013

Proposta da ABIVIDRO para Logística Reversa de vidro março de 2013 Proposta da ABIVIDRO para Logística Reversa de vidro março de 2013 Contexto e Desafios Criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Em ago.2010 o Presidente Lula sancionou a Lei 12.305 que estabelece

Leia mais

Exercício de cidadania

Exercício de cidadania 1 2 Exercício de cidadania Na década de 1980, tivemos no Brasil as primeiras experiências de Conselhos Comunitários de Segurança, sendo o Paraná precursor na constituição de CONSEGs e Mobilização Social.

Leia mais

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12.

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12. POL 5.3.1.16-1 1 / 12 POL 5.3.1.16-1 2 / 12 POL 5.3.1.16-1 3 / 12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. DA VALEC S.A.... 6 3. OBJETIVOS PROPOSTOS E METAS PARA O PRIMEIRO ANO... 7 4. NORMAS AMBIENTAIS PROPOSTAS...

Leia mais

JOSÉ EUSTÁQUIO DE TOLEDO

JOSÉ EUSTÁQUIO DE TOLEDO JOSÉ EUSTÁQUIO DE TOLEDO 1 Legislação Pertinente Lei Federal n 6.938/81 Estabelece o licenciamento ambiental como um instrumento da PNMA Resolução CONAMA Nº 01/86 Lista os empreendimentos que dependerão

Leia mais

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Meta 1.1 Levantar e catalogar anualmente, dados e informações acerca da diversidade cultural, do município de Paranaguá; identificar a vocação

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

Subsecretaria de Captação de Recursos SUCAP/SEPLAN Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal SEPLAN Governo do Distrito Federal

Subsecretaria de Captação de Recursos SUCAP/SEPLAN Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal SEPLAN Governo do Distrito Federal Subsecretaria de Captação de Recursos SUCAP/SEPLAN Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal SEPLAN Governo do Distrito Federal TERMO DE REFERÊNCIA À SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA SELETIVA DA FRAÇÃO PASSÍVEL DE RECICLÁGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA SELETIVA DA FRAÇÃO PASSÍVEL DE RECICLÁGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA SELETIVA DA FRAÇÃO PASSÍVEL DE RECICLÁGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Julho de 2013 Rua Caracas. 120 Centro

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2010 SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA GESTÃO FINANCEIRA EM CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA. Contatos Luiz Augusto Gonçalves de

Leia mais

ASCAMPA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA REGIÃO NORTE DE PALMAS TO

ASCAMPA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA REGIÃO NORTE DE PALMAS TO PLANO DE TRABALHO Reciclando Atitudes: Reciclagem e Beneficiamento de Resíduos Sólidos Rumo à Coleta Seletiva Solidaria em Palmas-to Palmas Tocantins 15 de novembro de 2011 Resumo 2.1. Introdução 03 2.2.

Leia mais

PROJETO DE LEI N., DE 2015 (Do Sr. DOMINGOS NETO)

PROJETO DE LEI N., DE 2015 (Do Sr. DOMINGOS NETO) PROJETO DE LEI N., DE 2015 (Do Sr. DOMINGOS NETO) Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para gestão e aproveitamento dos resíduos da construção civil e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL

Leia mais

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais.

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais. Programa Pará: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Assessoria à Supervisão Geral No âmbito do Programa Pará Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial de Políticas para

Leia mais

Prefeitura Municipal de Alta Floresta - MT

Prefeitura Municipal de Alta Floresta - MT PROJETO DE LEI 1.717/2014 SÚMULA: DISPÕE SOBRE A COLETA SELETIVA DE LIXO, COM O REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, RECICLÁVEIS OU REUTILIZÁVEIS, GERADOS NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA/MT, E DÁ OUTRAS

Leia mais

RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO ORAL: Lourival Rodrigues dos Santos

RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO ORAL: Lourival Rodrigues dos Santos TÍTULO DO TRABALHO: Sustentabilidade e Viabilidade do Tratamento de Resíduos de Serviço de Saúde pelo sistema de autoclavagem a experiência do município de Penápolis (SP ) TEMA : III Resíduos Sólidos NOME

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS PROGRAMA BPC TRABALHO PASSO A PASSO O QUE É O Programa de Promoção

Leia mais

PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO NAS ÁREAS

PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO NAS ÁREAS POLÍTICAS PÚBLICAS: SANEAMENTO OBRAS PARTICIPAÇÃO POPULAR EDUCAÇÃO SAÚDE O que são políticas públicas? Políticas públicas podem ser entendidas como ações desenvolvidas pelo Estado, tendo em vista atender

Leia mais

Ministério Público do Trabalho

Ministério Público do Trabalho Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da Nona Região www.prt9.mpt.gov.br Lei 12.305/2010 e Decreto 7404/2010 PNRS: produto da luta por direitos (destaque MNCR) integra e articula

Leia mais

Boletim. Equipe da UGRS-Itep inicia ações do Recicla Pernambuco em Tamandaré, Arcoverde, Rio Formoso e Escada. Pernambuco. Projeto

Boletim. Equipe da UGRS-Itep inicia ações do Recicla Pernambuco em Tamandaré, Arcoverde, Rio Formoso e Escada. Pernambuco. Projeto Projeto Pernambuco Boletim Ano II - Nº 06 Recife, 25 de janeiro de 2013 Equipe da UGRS-Itep inicia ações do Recicla Pernambuco em Tamandaré, Arcoverde, Rio Formoso e Escada Com a realização de oficinas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14a/2010

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14a/2010 CESTEC- CENTRO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14a/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DE BANCO DE DADOS Contatos Luiz Augusto Gonçalves

Leia mais

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Parecer Técnico DISAN 18562/2006 PARECER TÉCNICO DISAN N 18562/2006 Empreendedor: Prefeitura Municipal de Jequitibá Endereço: Av. Raimundo Ribeiro da Silva, 145 - Centro

Leia mais

P L A N O M U N I C I P A L D E S A N E A M E N T O B Á S I C O

P L A N O M U N I C I P A L D E S A N E A M E N T O B Á S I C O P L A N O M U N I C I P A L D E S A N E A M E N T O B Á S I C O V o l u m e V R E L A T Ó R I O D O S P R O G R A M A S, P R O J E T O S E A Ç Õ E S P A R A O A L C A N C E D O C E N Á R I O R E F E R

Leia mais

Índice. Estádio Nilton Santos - Palmas, TO. A LCM Diferenciais Estrutura Capital Humano Sustentabilidade Missão/Qualidade Valores Clientes

Índice. Estádio Nilton Santos - Palmas, TO. A LCM Diferenciais Estrutura Capital Humano Sustentabilidade Missão/Qualidade Valores Clientes Índice Estádio Nilton Santos - Palmas, TO A LCM Diferenciais Estrutura Capital Humano Sustentabilidade Missão/Qualidade Valores Clientes 6 8 10 12 14 16 18 20 A LCM - Construção e Comércio S/A Nós somos

Leia mais

de Saneamento Básico do Município de

de Saneamento Básico do Município de Plano de Desenvolvimento para o Sistema de Saneamento Básico do Município de Mossoró DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL A apresentação se dará em duas etapas: 1ª etapa - Resultado da Análise Técnico- operacional

Leia mais

Meio Ambiente discute soluções para lixo

Meio Ambiente discute soluções para lixo NIQUELÂNDIA Meio Ambiente discute soluções para lixo Euclides Oliveira A correta deposição do lixo produzido diariamente pelos moradores de Niquelândia, a operação adequada do aterro sanitário que dará

Leia mais

Consolidação das propostas aprovadas em Plenária:

Consolidação das propostas aprovadas em Plenária: SEMINÁRIO ENCERRAMENTO DOS LIXÕES E INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA DE CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS Dias 12 e 13 de agosto de 2014 Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região

Leia mais

PDE Plano de Desenvolvimento da Educação

PDE Plano de Desenvolvimento da Educação Foto: João Bittar PDE Plano de Desenvolvimento da Educação Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Garantir o direito de aprender, para todos e para

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Etapas do PLHIS PROPOSTAS

Etapas do PLHIS PROPOSTAS Plano Local de Habitação de Interesse Social de Boituva Seminário de Homologação do PLHIS de Boituva 25 de Fevereiro de 2010 Etapas do PLHIS etapa 1 etapa 2 etapa 3 METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PROPOSTAS Princípios

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

EDITAL N O 01/2012 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. A proposta de Acordo Setorial a ser apresentada deverá obedecer aos seguintes.

EDITAL N O 01/2012 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. A proposta de Acordo Setorial a ser apresentada deverá obedecer aos seguintes. CHAMAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DE ACORDO SETORIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, DE VAPOR DE SÓDIO E MERCÚRIO E DE LUZ MISTA. EDITAL N O 01/2012 O MINISTÉRIO

Leia mais

Portaria GM/MS n.º 263, de 5 de fevereiro de 2002.

Portaria GM/MS n.º 263, de 5 de fevereiro de 2002. Portaria GM/MS n.º 263, de 5 de fevereiro de 2002. O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições, considerando: a magnitude e a transcendência das hepatites virais, as quais configuram um grave

Leia mais

Educação Ambiental INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Luis Eduardo Salvatore. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE

Educação Ambiental INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Luis Eduardo Salvatore. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE Educação Ambiental Luis Eduardo Salvatore O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - e desenvolve formação continuada em Educação em comunidades

Leia mais

Objetivo Indicador Métrica Propostas Entraves Ações Viabilizadoras Escasso tempo para Participar da elaboração, da aprovação PDSA

Objetivo Indicador Métrica Propostas Entraves Ações Viabilizadoras Escasso tempo para Participar da elaboração, da aprovação PDSA Planilha de Objetivos, Indicadores e Ações Viabilizadoras FT Meio Ambiente A Santa Maria que queremos Visão: Que Santa Maria seja uma cidade sustentável, boa para se viver, cumprindo as diretrizes das

Leia mais

Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste PRODETUR / NE I. Relatório de Finalização de Projeto Project Completion Report -PCR

Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste PRODETUR / NE I. Relatório de Finalização de Projeto Project Completion Report -PCR Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste PRODETUR / NE I Relatório de Finalização de Projeto Project Completion Report -PCR PCR PRODETUR/NE I Apresentação: PRODETUR/NE I sem linha

Leia mais

A Aliança de Cidades e a política habitacional de São Paulo

A Aliança de Cidades e a política habitacional de São Paulo Capítulo 4 A Aliança de Cidades e a política habitacional de São Paulo Ações de planejamento estratégico combinadas a estudos no âmbito deste projeto contribuíram, como já apresentado, para a elaboração

Leia mais

Relatório das Atividades da APA durante o ano de 2011

Relatório das Atividades da APA durante o ano de 2011 Relatório das Atividades da APA durante o ano de 2011 Visando o controle populacional de caninos e felinos no Município de Jaboticabal, durante o ano de 2011, a APA, entre muitas atividades, realizou a

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios MÃOS À OBRA!!! Prefeito e Prefeita, seguem sugestões de Programas e Ações a serem inseridos

Leia mais

Projetos Eficiência Energética 2014

Projetos Eficiência Energética 2014 Projetos Eficiência Energética 2014 1 LIGAÇÃO DE CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA - 2008 Objetivo: Promover ações de regularização de ligações clandestinas, recuperação de consumidores cortados e auto-religados

Leia mais

Projeto: I Seminário para formação dos servidores da saúde em temas relacionados à política nacional de saúde do trabalhador/ Betim (MG)

Projeto: I Seminário para formação dos servidores da saúde em temas relacionados à política nacional de saúde do trabalhador/ Betim (MG) CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Projeto: I Seminário para formação dos servidores da saúde em temas relacionados à política nacional de saúde do

Leia mais

Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável

Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável Anexo III da Resolução n o 1 da CIMGC Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável I Introdução A atividade de projeto do Projeto de MDL Santa Carolina (denominado Projeto Santa

Leia mais

Sistema Único de Saúde, para fortalecimento dos processos de descentralização da gestão da saúde, em conformidade com a legislação vigente.

Sistema Único de Saúde, para fortalecimento dos processos de descentralização da gestão da saúde, em conformidade com a legislação vigente. GOVERNO DO ESTADO DO ESPIRÍTO SANTO SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL Nº 1 SESA/ES,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XII / GUANAMBI BA REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XII / GUANAMBI BA REGIMENTO INTERNO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XII / GUANAMBI BA REGIMENTO INTERNO GUANAMBI 2005 CAPÍTULO I Da Finalidade Art. 1º - O Núcleo de Pesquisa e Extensão () do Departamento

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PGIRS Diretrizes para Implementação

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PGIRS Diretrizes para Implementação AUDIÊNCIA PÚBLICA - PGIRS Engenheira Sanitarista Kátia Cristina de Souza Assessoria Técnica da Preifeitura de Cuiabá Cuiabá, 24 de Novembro de 2014 PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Leia mais

olímpico das 24 milhões de árvores Beto Mesquita

olímpico das 24 milhões de árvores Beto Mesquita Indução de reflorestamento no Rio de Janeiro: Das compensações ambientais ao desafio olímpico das 24 milhões de árvores Beto Mesquita Seminário Reflorestamento da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

SURGIMENTO DOS BANCOS DE ALIMENTOS NO MUNDO E NO BRASIL

SURGIMENTO DOS BANCOS DE ALIMENTOS NO MUNDO E NO BRASIL Banco de Alimentos Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) SURGIMENTO DOS BANCOS DE ALIMENTOS NO MUNDO

Leia mais

Bolsa de Qualificação Profissional para Trabalhador com Contrato de Trabalho Suspenso

Bolsa de Qualificação Profissional para Trabalhador com Contrato de Trabalho Suspenso Programa 0099 Novo Emprego e Seguro-desemprego Objetivo Elevar o número de trabalhadores colocados pelo Sistema Nacional de Emprego - SINE, reduzir o tempo de espera do trabalhador por um posto de trabalho

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Meio Ambiente GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Meio Ambiente GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Meio Ambiente GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Seminário Ecoinnvacion Eima2013 9 a 10 de Julho de 2013 Edificio del

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO O presente texto tem por finalidade apresentar os resultados obtidos

Leia mais

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 17 a 20 de outubro, 2011 441 ARTIGOS COMPLETOS...442

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 17 a 20 de outubro, 2011 441 ARTIGOS COMPLETOS...442 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 17 a 20 de outubro, 2011 441 ARTIGOS COMPLETOS...442 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 17 a 20 de outubro, 2011

Leia mais

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL FICÇÃO E REALIDADE

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL FICÇÃO E REALIDADE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL FICÇÃO E REALIDADE NÚMEROS RCC => 1,50kg/hab/dia RCC => 0,10m³/m² de construção Densidade RCC = 1,20T/m³ 45% dos resíduos de uma cidade RCC classe A = 90% do total de RCC 75%

Leia mais

Projeto de Incentivo à Reciclagem

Projeto de Incentivo à Reciclagem Projeto de Incentivo à Reciclagem Boas Práticas em Meio Ambiente Apresentação: O objetivo do seguinte projeto tem a finalidade de auxiliar a implementação da Coleta Seletiva e posteriormente envio para

Leia mais