INSTRUÇÕES PARA AUTOATENDIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTRUÇÕES PARA AUTOATENDIMENTO"

Transcrição

1 INSTRUÇÕES PARA AUTOATENDIMENTO

2 1 O QUE É AUTOATENDIMENTO? O autoatendimento é um canal que o manifestante usa para ter contato com a Ouvidoria, podendo dar entrada em uma manifestação e acompanhar o processo da mesma. COMO DAR ENTRADA EM UMA MANIFESTAÇÃO? O manifestante deve clicar no link da Ouvidoria que se encontra no nosso site:

3 2 SIGA OS PASSOS PARA DAR ENTRADA NA MANIFESTAÇÃO Clicar em Cadastre sua demanda ( Acesse aqui ) Dados da Manifestação Escolher a Unidade* que é o setor que se relaciona com a sua manifestação. O item é obrigatório.

4 3 Caso não tenha a opção desejada, opção outra. selecione a Uma vez selecionada a opção outra, será aberto um campo chamado Outra Unidade*, em que você digita a unidade desejada. O item é obrigatório.

5 4 Preencher a Descrição* contendo o texto com as informações completas e necessárias, bem como todos os elementos fundamentais para apuração e atendimento da demanda. O item é obrigatório. Se desejar anexar arquivo, vá no campo Anexo, clique no botão escolher arquivo e abra o arquivo. Pronto, ele já está em anexo. Caso queira anexar mais de um arquivo, siga as instruções novamente para cada um deles. Observação: Tamanho máximo para Anexar arquivo - 5 MegaBytes. Caso contrário, desconsidere o item.

6 Se você já enviou uma manifestação anterior sobre o mesmo assunto e quer dar continuidade após a resposta encaminhada pela ouvidoria, selecione o número do protocolo anterior (somente números) e digite no campo Manifestação Anterior. Caso contrário, desconsidere o item. O item não é obrigatório. 5

7 6 Dados do Cadastro Classificação* Neste campo você classifica a sua manifestação com base no assunto apresentado. O item é obrigatório. As opções de Classificação* e suas definições são: Informação: comunicação ou pedido de orientação ou ensinamento relacionado ao Centro Educacional São Lucas. Sugestão: proposta de ação ou aprimoramento de políticas, normas, padrões, procedimentos e serviços considerados úteis à melhoria dos processos e serviços do Centro Educacional São Lucas. Reclamação: relato de insatisfação, desagrado, crítica ou protesto em relação às ações, processos e serviços prestados pelo Centro Educacional São Lucas.

8 7 Denúncia: comunica irregularidade, ineficiência, negligência, abuso ou prática de ato ilícito na administração, gestão ou no atendimento do Centro Educacional São Lucas, além de violação dos direitos humanos e infrações disciplinares que venham ferir a ética e a legislação. Elogio: demonstra satisfação, apreço, reconhecimento ou agradecimento por processo, atendimento ou serviço recebido pelo Centro Educacional São Lucas. Consulta: solicitação de conselho, diagnóstico ou opinião sobre processo ou serviço prestado pelo Centro Educacional São Lucas. Identificação* Quanto ao aspecto Identificação*, existem três possibilidades de escolha por parte do manifestante. O item é obrigatório.

9 8 As opções de Identificação* e suas definições são: Aberta: é quando você se identifica e os setores pelos quais a sua manifestação tramita saberão de sua identidade, porque você autorizou ser identificado. Sigilosa: é quando você se identifica e somente a Ouvidoria tem acesso aos seus dados de identificação e isso facilita a devolutiva da manifestação.

10 9 Anônima: como o próprio nome sugere, impede a identificação do manifestante, tanto por parte da Ouvidoria quanto por parte de qualquer setor, e o manifestante não recebe resposta. Forma de Resposta*

11 10 Quanto ao aspecto Forma de Resposta*, a Ouvidoria deve enviar uma resposta e encerrar a manifestação, para isso o manifestante escolhe qual a melhor Forma de Resposta* para que a Ouvidoria estabeleça o contato. Só aparece esse campo para ser preenchido se a opção de Identificação* for aberta ou sigilosa. O item é obrigatório. As opções de Forma de Resposta* são: Correspondência: forma não utilizada pela Ouvidoria do Centro Educacional São Lucas. você recebe a resposta à sua manifestação por . Digite o completo. Fax: forma não utilizada pela Ouvidoria do Centro Educacional São Lucas.

12 11 Telefone: você recebe a resposta à sua manifestação por telefone. Digite o número completo, com adicionais e o DDD. Manifestante*

13 12 Neste campo você escolhe o tipo de Manifestante* ao qual você pertence. Só aparece esse campo para ser preenchido se a opção de Identificação* for aberta ou sigilosa. O item é obrigatório. As opções de Manifestante* são: Aluno: caso você seja aluno (a) do Centro Educacional São Lucas. Comunidade: caso você faça parte da comunidade do Centro Educacional São Lucas. Funcionário: caso você seja funcionário (a) do administrativo, prestador de serviços, jovem aprendiz ou estagiário (a) do Centro Educacional São Lucas. Professor: caso você seja professor ou professora do Centro Educacional São Lucas. Assunto*

14 13 Neste campo você escolhe o assunto entre as opções cadastradas. O item é obrigatório. Caso não tenha a opção desejada, selecione a opção outro. Uma vez selecionada a opção outro, será aberto um campo chamado Outro Assunto*, em que você digita o assunto desejado. O item é obrigatório.

15 14 Se você optar pela Identificação* aberta ou sigilosa, tem que preencher os Dados do Manifestante: Pessoa* Você escolhe entre pessoa física (refere-se a qualquer indivíduo) ou jurídica (refere-se à empresas). O item é obrigatório.

16 15 Caso tenha escolhido pessoa física deve colocar o Nome*: O item é obrigatório. O CPF: não é campo obrigatório, só preencha caso queira. E se preencher use somente números.

17 16 Caso você tenha escolhido a Identificação* aberta ou sigilosa e a Forma de Resposta* por , você tem espaço para digitar 2 (dois) s * e 2, mas somente * é obrigatório e o 2 é opcional. Mesmo que a Forma de Resposta* escolhida for por , será solicitado também telefone Telefone 1 e Telefone 2, mas não são obrigatórios. Caso queira cadastrar telefone (s), no primeiro retângulo coloque o DDD

18 17 Já no segundo retângulo, coloque o número do telefone. Caso seja celular, coloque o número adicional. e s ro

19 18 Depois de preenchidos os Dados do Manifestante, clique em confirmar. Ao confirmar sua manifestação, aparece a Manifestação Cadastrada :

20 19 Na Manifestação Cadastrada consta: o número do registro: a data e o horário do registro:

21 20 o prazo de resposta previsto: o link para consultar o andamento da manifestação:

22 Caso você tenha escolhido a Identificação* aberta ou sigilosa e a Forma de Resposta* por telefone, você tem espaço para digitar 2 (dois) telefones Telefone 1* e Telefone 2, sendo somente o Telefone 1*. obrigatório e o Telefone 2 opcional. Para cadastrar telefone (s), no primeiro retângulo coloque o DDD 21

23 Já no segundo retângulo, coloque o número do telefone. Caso seja celular, coloque o número adicional. 22

24 23 Depois de preenchidos os Dados do Manifestante, clique em confirmar e você terá acesso às informações conforme páginas 18 a 20. Caso você tenha optado por pessoa jurídica refere-se à empresas. Selecione pessoa jurídica:

25 No campo Razão Social* coloque o nome registrado sob o qual a empresa exerce suas atividades. O item é obrigatório. 24 O campo CNPJ: não é obrigatório. Caso queira preenchê-lo, coloque (somente números) o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que identifica sua empresa junto à Receita Federal.

26 No campo Pessoa de Contato* coloque o nome de uma pessoa que represente à empresa e que será o contato para a Ouvidoria. O item é obrigatório. 25 Caso você tenha escolhido a pessoa jurídica e a Forma de Resposta* por , você tem espaço para digitar 2 (dois) s * e 2, mas somente * é obrigatório e o 2 é opcional.

27 26 Mesmo que a Forma de Resposta* escolhida for por , será solicitado também telefone Telefone 1 e Telefone 2, mas não são obrigatórios. Caso queira cadastrar telefone (s), no primeiro retângulo coloque o DDD Já no segundo retângulo, coloque o número do telefone. Caso seja celular, coloque o número adicional.

28 27 Depois de preenchidos os Dados do Manifestante, de pessoa jurídica e a Forma de Resposta* por , clique em confirmar e você terá acesso às informações conforme páginas 18 a 20. Caso você tenha escolhido a pessoa jurídica e a Forma de Resposta* por telefone, você tem espaço para digitar 2 (dois) telefones Telefone 1* e Telefone 2, sendo somente o Telefone 1*. obrigatório e o Telefone 2 opcional. Para cadastrar telefone (s), no primeiro retângulo coloque o DDD

29 Já no segundo retângulo, coloque o número do telefone. Caso seja celular, coloque o número adicional. 28

30 29 Depois de preenchidos os Dados do Manifestante, de pessoa jurídica e a Forma de Resposta* por telefone, clique em confirmar e você terá acesso às informações, conforme páginas 18 a 20. Caso você tenha escolhido a Identificação* anônima, preencha o campo Assunto* em Dados do Cadastro.

31 30 Neste campo você escolhe o assunto entre as opções cadastradas. O item é obrigatório. Caso não tenha a opção desejada, selecione a opção outro. Uma vez selecionada a opção outro, será aberto um campo chamado Outro Assunto*, em que você digita o assunto desejado. O item é obrigatório.

32 31 Depois de preenchidos os Dados do Cadastro na Identificação* anônima, clique em confirmar e você terá acesso às informações, conforme páginas 18 a 20. Você pode acompanhar a manifestação acessando o link da Ouvidoria que se encontra no nosso site:

33 32 SIGA OS PASSOS PARA ACOMPANHAR A SUA MANIFESTAÇÃO: Clicar em Acompanhe sua demanda ( Acesse aqui ) Você será direcionado (a) para a Consulta De Andamento

34 33 Você deve digitar o Código da Manifestação, ou seja, o número do registro, usando somente números. Depois clique em consultar:

35 34 Você pode acessar o Manual de Ouvidoria do Centro Educacional São Lucas através do link da Ouvidoria que se encontra no nosso site: SIGA OS PASSOS PARA CONFERIR O MANUAL DE OUVIDORIA: Clicar em Confira o manual de Ouvidoria do São Lucas ( Acesse aqui )

36 35 Você pode ler e conferir o Artigo sobre Ouvidoria do Centro Educacional São Lucas através do link da Ouvidoria que se encontra no nosso site: SIGA OS PASSOS PARA CONFERIR O ARTIGO SOBRE A OUVIDORIA: Clicar em Confira o artigo sobre Ouvidoria no UniSL ( Acesse aqui )

37 Você cuida do que acontece no Centro Educacional São Lucas e a Ouvidoria cuida de você. 36

M A N U A L D O C I D A D Ã O

M A N U A L D O C I D A D Ã O M A N U A L D O C I D A D Ã O OUVIDORIA Este manual tem por objetivo auxiliála(o) na emissão,envio, acompanhamento e recuperação de um acionamento na Ouvidoria, por meio do sistema eletrônico. Esperamos

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

Sistema de Solicitação de Certidões

Sistema de Solicitação de Certidões Sistema de Solicitação de Certidões Manual do Usuário (Solicitante) Versão 2017.1 Índice 1. ACESSO COM CERTIFICADO DIGITAL... 4 2. CADASTRO NO SISTEMA... 6 3. ESQUECI MINHA SENHA... 7 4. ACESSO AO SISTEMA...

Leia mais

Cartilha da Ouvidoria - POSTAL SAÚDE. Ouvidoria

Cartilha da Ouvidoria - POSTAL SAÚDE. Ouvidoria Ouvidoria 1 SUMÁRIO O QUE É A OUVIDORIA?... 05 POR QUE A OUVIDORIA FOI CRIADA?... 06 O QUE A OUVIDORIA FAZ?... 06 COMO AGE A OUVIDORIA DA POSTAL SAÚDE?... 07 COMO ATUA O OUVIDOR?... 07 QUEM PODE RECORRER

Leia mais

Acesso de Pessoa Física

Acesso de Pessoa Física Manual e-crq Acesso de Pessoa Física Aqui, os profissionais registrados no CRQ-III poderão acessar seus dados para conferência, consultar os pagamentos realizados, consultar e gerar boletos para pagamentos,

Leia mais

MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO

MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO Consultas rápidas Introdução O e-sic Primeiro Acesso Acesso ao e-sic Funções do e-sic Dicas para fazer um pedido Registrar pedido Consultar pedidos Ver Resposta do Pedido Recorrer

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

Obs: O será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias.

Obs: O  será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias. Índice 1. Cadastro...Pág. 2 2. Senha e instalação do aplicativo...pág. 3 3. Acesso ao aplicativo...pág. 4 4. Acionar chamado...pag. 4 5. Autorização de responsáveis...pág. 6 1 1. Cadastro. Para ter acesso

Leia mais

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW Bem vindo ao G-VIEW O que é o Sistema G-VIEW? Clique em ENTRAR para acessar o G-VIEW com seu e- mail e senha cadastrados. Não esqueça de clicar no link de Confirmação Enviado ao e-mail no momento do Cadastro.

Leia mais

Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina da UFMG Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG Endereço eletrônico para acesso as teleconsultorias www.medicina.ufmg.br/cetes Clicar na opção Teleconsultoria disponível no menu ao lado esquerdo

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior

Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior Assunto: Abertura de solicitações de serviço, via web, relativas aos sistemas do comércio exterior. Resumo: 1. Efetuar os procedimentos

Leia mais

Manual de uso do SSM. Classificação da informação: externa. Data: 09/08/18

Manual de uso do SSM. Classificação da informação: externa. Data: 09/08/18 Manual de uso do SSM Classificação da informação: externa Data: 09/08/18 Manual do usuário Objetivo Este manual auxilia no pedido de habilitação no SSM (Sistema de Supervisão de Mercados). O leitor encontrará

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

OS 8 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 8 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 8 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

Módulo Extranet. Manual do Usuário. Versão: 1.1 Data alteração: Autor: CY50

Módulo Extranet. Manual do Usuário. Versão: 1.1 Data alteração: Autor: CY50 Módulo Extranet Manual do Usuário Versão: 1.1 Data alteração: 13.02.17 Autor: CY50 Sumário Contatos... 3 Login... 3 Empregados ativos... 3 Prestadores de Serviço... 3 Demais usuários... 3 Realizando seu

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação Processo Seletivo de Alunos para ingresso em 2014

Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação Processo Seletivo de Alunos para ingresso em 2014 Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação Processo Seletivo de Alunos para ingresso em 2014 Tutorial para realizar inscrição no Sistema de Seleção UAB-UFABC Acesse a página da UAB-UFABC (http://uab.ufabc.edu.br),

Leia mais

Sumário. Prezado Usuário

Sumário. Prezado Usuário 1 Prezado Usuário Procurando sempre a melhoria em nossa forma de atendê-lo, a Central Analítica do IQ-USP conta agora com um novo sistema de cadastro de solicitações de análise on-line. Para facilitar

Leia mais

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras Manual do Dirigente Sistema de Ouvidoria Versão 1.0 Universidade Federal de Lavras 6/12/2010 Índice 1 - Introdução...3 2 - Acesso ao sistema...3 3 - Funcionalidades...3 3.1 - Usuário: Dirigente...3 3.1.1

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria OBSERVAÇÕES ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO a) Conferir se os documentos estão TODOS DIGITALIZADOS SEPARADAMENTE e estão salvos em uma pasta que você consiga

Leia mais

Formas de acesso A Central de atendimento ao Cliente pode ser acessada de quatro formas diferentes:

Formas de acesso A Central de atendimento ao Cliente pode ser acessada de quatro formas diferentes: Guia do usuário Sumário Introdução... 2 Formas de acesso:... 2 Conhecendo as funções... 3 Apresentação... 3 Abrindo Solicitação... 3 Consultando solicitações abertas... 4 O que significa cada um dos status...

Leia mais

TELA INICIAL CADASTRANDO A SENHA. 1. clique no link cadastrar a senha

TELA INICIAL CADASTRANDO A SENHA. 1. clique no link cadastrar a senha TELA INICIAL CADASTRANDO A SENHA 1. clique no link cadastrar a senha TELA CADASTRO DE SENHA 1. 2. 3. 4. 1. SELECIONE O SEU TIPO DE CADASTRO: Farmacêutico, Não Farmacêutico ou Técnico 2. CPF PROFISSIONAL:

Leia mais

Módulo Extranet. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Data alteração: Autor: CY50

Módulo Extranet. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Data alteração: Autor: CY50 Módulo Extranet Manual do Usuário Versão: 1.0 Data alteração: 18.05.16 Autor: CY50 Sumário Contatos... 3 Login... 3 Empregados ativos... 3 Ex-empregados e Dependentes AMS... 3 Realizando seu cadastro...

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Cadastro de oportunidades sem autenticação do usuário

Coordenação de Estágio Integrado. Cadastro de oportunidades sem autenticação do usuário Coordenação de Estágio Integrado Cadastro de oportunidades sem autenticação do usuário 18 de Novembro de 2014 Acesso ao sistema Para o usuário cadastrar uma oportunidade no (SGE) sem a necessidade de se

Leia mais

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão SIC - Serviço de Informação ao Cidadão Manual do Usuário Versão 4 Índice 1. Introdução 3 2. Primeiro Acesso 4 3. Acesso ao Sistema 10 4. Dicas Para Registrar Um Pedido 11 5. Registre Seu Pedido 12 6. Consultar

Leia mais

Caso já esteja cadastrado mas não lembra da senha Click no Link esqueci Minha Senha.

Caso já esteja cadastrado mas não lembra da senha Click no Link esqueci Minha Senha. MANUAL PARA INSERIR REQUERIMENTOS DIVERSOS Passo 01 - Preencher o Requerimento Diversos no Site da Secad www.secad.to.gov.br Click no Portal do Servidor Preencha os campos com o seu CPF e Senha. Caso ainda

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

MANUAL. Mão Dupla nextel

MANUAL. Mão Dupla nextel MANUAL Mão Dupla nextel 1 Índice 1) Introdução... 3 2) Envio de mensagem... 3 3) Relatórios... 4 a. Relatório de Mensagens... 4 b. Aparelhos... 5 4) Configurações... 6 a. Grupos... 6 b. Perguntas/Respostas...

Leia mais

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos.

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Passo 1: Para a empresa que ainda não tem cadastro no Indea você deve acessar

Leia mais

Tutorial. Crachás de Identificação

Tutorial. Crachás de Identificação Tutorial Índice 1 Acesso ao Sistema 2 Tela Principal 3 Cadastro do Endereço de Entrega 4 Cadastrar Novos Colaboradores 5 Escolha o Layout 6 Preencha o Formulário 7 Solicitar Crachás 8 Aprovação do Pedido

Leia mais

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar você Representante Pioneer a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa SQ Service. A SQ

Leia mais

MODERNIZAÇÃO PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S

MODERNIZAÇÃO PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S Sistema de Informação ao Cidadão MODERNIZAÇÃO PÚBLICA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA Guia do usuário e-sic (Sistema de Informação ao

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS 1 Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando Login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Serviços/Taxa de

Leia mais

Especialização em Ciência e Tecnologia. Tutorial para realizar inscrição no Sistema de Seleção UAB-UFABC

Especialização em Ciência e Tecnologia. Tutorial para realizar inscrição no Sistema de Seleção UAB-UFABC Especialização em Ciência e Tecnologia Processo Seletivo de Alunos para ingresso no 2º semestre de 2014 Tutorial para realizar inscrição no Sistema de Seleção UAB-UFABC Acesse a página da UAB-UFABC (http://uab.ufabc.edu.br),

Leia mais

TUTORIAL PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS E MINICURSOS NO SITE DO CPEE 2017

TUTORIAL PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS E MINICURSOS NO SITE DO CPEE 2017 TUTORIAL PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS E MINICURSOS NO SITE DO CPEE 2017 1º Passo: entre no sistema pelo link: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/cpee2017, que levará

Leia mais

Sumário. Manual do Módulo de Ouvidoria

Sumário. Manual do Módulo de Ouvidoria MÓDULO DE OUVIDORIA Sumário Manual do Módulo de Ouvidoria 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 Objetivo do Manual... 3 1.2 SIGAA... 3 1.3 Objetivo do Módulo de Ouvidoria... 3 2. CADASTRAR MANIFESTAÇÃO... 4 2.1. COMUNIDADE

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina da UFMG Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG Endereço eletrônico para acesso as teleconsultorias www.medicina.ufmg.br/cetes Clicar na opção Teleconsultoria disponível no menu ao lado esquerdo

Leia mais

Guia Rápido Auto cadastro Discente

Guia Rápido Auto cadastro Discente CSI- Coordenação de Sistema da Guia Rápido Auto cadastro Discente O aluno de Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que ainda não possui acesso ao SIGAA, deve realizar o auto cadastro. A seguir um guia rápido

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

Cadastro de Funcionários Como cadastrar um funcionário

Cadastro de Funcionários Como cadastrar um funcionário Cadastro de Funcionários Como cadastrar um funcionário Selecione a opção Funcionários no menu superior da Intranet, em seguida, Cadastro de Funcionários 1 1 Cadastre as informações do funcionário Preencha

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Aut rizar procedimentos agora é simples assim!

Aut rizar procedimentos agora é simples assim! Aut rizar procedimentos agora é simples assim! ACESSANDO O NOVO AUTORIZADOR Abra seu navegador de internet e digite www.cemigsaude.org.br, em seguida, clique no botão Autorizador. Atualmente o navegador

Leia mais

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE 1 COMO SOLICITAR Acesse o Allianz Cliente (allianzcliente.com.br) ou clique aqui e informe seu login e senha (acesso apenas para titulares). No menu à direita, clique em Acessos Rápidos e

Leia mais

Passo 1. Instale o Mira Aula em seu celular

Passo 1. Instale o Mira Aula em seu celular Passo 1 Instale o Mira Aula em seu celular Se você tiver um celular da Motorola, LG, Samsung, Nokia, Semp Toshiba, Alcatel, Asus, ou algum modelo parecido com estes, siga os passos abaixo para instalar

Leia mais

REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias

REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias REA Relatório Estatístico e Analítico das Ouvidorias REA-OUVIDORIAS OUVIDORIA DA ANS 1 Navegador de Internet Utilizar: Internet Explorer ou Google Chrome 2 1.1 Navegador de Internet Os navegadores de internet

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso

Leia mais

O que é a Ouvidoria? O que faz a Ouvidoria?

O que é a Ouvidoria? O que faz a Ouvidoria? OUVIDORIA O que é a Ouvidoria? A Ouvidoria é um canal de 2ª instância de comunicação da BB Tecnologia e Serviços com clientes, funcionários, fornecedores e a sociedade em geral, permitindo-lhes buscar

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba.

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Manual do Usuário Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Versão 1.0 15/07/2016 1 Sumário 1 Introdução Sistema GPED-Web... 4 2 Pré-requisitos para realizar

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE MANUAL AUTORIZADOR ONLINE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É proibida a reprodução total ou parcial, de www.datanext.com.br qualquer forma ou por qualquer meio, sem a prévia autorização da Datanext. 0800

Leia mais

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo Manual de acesso aos exames pela internet I - Acesso com o Protocolo 1. Acesso o nosso site utilizando o endereço http://www.clinicavillasboas.com.br. 2. Clicar no botão Acompanhar Resultados de Exames

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

INSCRIÇÃO NO FIES: PASSO A PASSO

INSCRIÇÃO NO FIES: PASSO A PASSO INSCRIÇÃO NO FIES: PASSO A PASSO Muitos estudantes enfrentam dificuldades na hora da inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Se esse é o seu caso, este passo a passo irá ajudá-lo nessa missão.

Leia mais

PELO SITE É ASSIM: O prazo de validade dos comprovantes é de 180 dias para o PGE (medicamentos, óculos, lentes, psicologia,tratamento

PELO SITE É ASSIM: O prazo de validade dos comprovantes é de 180 dias para o PGE (medicamentos, óculos, lentes, psicologia,tratamento PELO SITE É ASSIM: Abra o seu navegador de internet e digite www.cemigsaude.org.br, em seguida, clique no botão Área do Beneficiário, no alto da página. Insira login e senha >> Acessar Portal >> Reembolso

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia Passo a Passo para Solicitação de Página 1 Introdução Os empregados da Petrobras poderão utilizar o sistema Botão Compartilhado Web para registrar a sua solicitação de reembolso do benefício farmácia.

Leia mais

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ Manual do Usuário APRESENTAÇÃO O Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores CCMJ, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça,

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?...3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?...5 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?...7 4. COMO REALIZAR

Leia mais

Manual de votação. Eleições 2017 Rio de Janeiro

Manual de votação. Eleições 2017 Rio de Janeiro Manual de votação Eleições 2017 Rio de Janeiro Caro eleitor, Nos dias 27 e 28, das 9h às 17h, ocorrerão as eleições da Afipea e Afipea-Sindical. Caso sua carta-senha não chegue até os dias de votação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900 - MT TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO NA IX MOSTRA DE EXTENSÃO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade

Manual do Professor da Faculdade 1 Manual do Professor da Faculdade Barão de Piratininga 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6

Leia mais

Departamento de Informática / Desenvolvimento Projeto de Ouvidoria

Departamento de Informática / Desenvolvimento Projeto de Ouvidoria ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECÇÃO DE SÃO PAULO Departamento de Informática / Desenvolvimento Sistema de Ouvidoria Desenvolvido: 15 / 07 / 2004 Atualizado: 03 / 08 / 2004 Versão: 1.0 Desenv. Versão:

Leia mais

MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA MTE

MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA MTE MANUAL DE GERAÇÃO DE ATESTADOS E CERTIFICADOS PORTARIA 1.510-MTE Após adquirir seu REP (Relógio Eletrônico de Ponto) Henry e seu Sistema de Tratamento de Ponto Secullum, você está de acordo com a Portaria

Leia mais

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E SR(A) CONTRIBUINTE, PARA O PRIMEIRO ACESSO AO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO ELETRÔNICA É NECESSÁRIO SEGUIR ALGUNS PASSOS ESSENCIAIS QUE SERÃO APRESENTADOS

Leia mais

Portal de Garantia. Guia Rápido. Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1

Portal de Garantia. Guia Rápido. Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1 Portal de Garantia Guia Rápido Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1 Como se registrar 1. Caso não tenha um acesso criado, clique em Quero me cadastrar; 2. Escolha a opção CNPJ, digite o CNPJ da empresa

Leia mais

Sistema básico. Procedimentos e instruções referentes ao uso do sistema básico. Emissão de Documentos Fiscais. Comércio/Industria

Sistema básico. Procedimentos e instruções referentes ao uso do sistema básico. Emissão de Documentos Fiscais. Comércio/Industria Sistema básico Procedimentos e instruções referentes ao uso do sistema básico. Emissão de Documentos Fiscais Comércio/Industria Cadastro e Consulta de Produtos Transporte de Carga Relatório de CTe Transporte

Leia mais

SOPREVI PORTAL DO PRESTADOR ODONTOSFERA

SOPREVI PORTAL DO PRESTADOR ODONTOSFERA SOPREVI PORTAL DO PRESTADOR ODONTOSFERA 1. ACESSANDO O PORTAL > Para acessar o portal do prestador abra seu navegador preferencial e digite o link: http://prestador.odontosfera.com.br/login.aspx?operadora=403245

Leia mais

Suporte INGRESSOS ABRINT 2018

Suporte INGRESSOS ABRINT 2018 Suporte INGRESSOS ABRINT 2018 Como o congressista irá comprar seu ingresso? 1. Ao acessar o site, o participante irá se deparar com duas opções: Cadastrar e Login. 2. No primeiro acesso dele ao site, ele

Leia mais

1 Versão 2017 Versão 2017

1 Versão 2017 Versão 2017 1 Versão 2017 Versão 2017 Sistema de solicitação de exames via internet para Laboratórios Conveniados URL para acesso: www.hermespardini.com.br/mysevi/ 2 Tela Inicial: funcionalidades do MySevi 3 Registro

Leia mais

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 2 - Validação

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 2 - Validação E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 2 - Validação SUMÁRIO. Apresentação... 04 2. Acesso AO PORTAL CASSI... 05 2. Login... 08 3. Acompanhamento de propostas de adesão... 09 3. Selecionar proposta... 0 3.2

Leia mais

Instruções para uso do Portal de Acesso à Informação

Instruções para uso do Portal de Acesso à Informação Instruções para uso do Portal de Acesso à Informação Prezado cidadão, Conforme a Lei n. 12.527/2011, toda solicitação de informação deverá ser realizada por meio do Sistema Eletrônico ou por meio de formulário

Leia mais

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar você Representante DuPont Pioneer e BioGene a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO. Então vamos começar!

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO. Então vamos começar! GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO A plataforma Podio foi escolhida pela FEE como biblioteca padrão para o envio e compartilhamento de documentos, relatórios, imagens e qualquer outro arquivo relativo

Leia mais

MATRÍCULA via Sistema de Controle Acadêmico de Graduação - CAGR

MATRÍCULA via Sistema de Controle Acadêmico de Graduação - CAGR MATRÍCULA via Sistema de Controle Acadêmico de Graduação - CAGR 1º Passo: Acesso ao CAGR. 1. Acesse o CAGR por meio do endereço: www.cagr.ufsc.br Figura 1: Página do Sistema de Controle Acadêmico de Graduação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Proposta... 3 3. Solicitando uma Licença... 4 4. Acesso... 4 a. Cadastro de usuário... 4 b. Acesso ao Sistema... 4 c. Esqueci a senha...

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso MANUAL DO PROFESSOR SUMÁRIO Apresentação da Área do Professor Capítulo 1 Home Capítulo 2 Dados de Curso 2.1 Material de Apoio Audiovisual 2.2 Material Prático 2.3 Material de Estudo 2.4 Passagem 2.5 Hotel

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO Acesso ao Botão Compartilhado 1. Copie o endereço http://servicoscompartilhados.petrobras.com.br/, cole na barra de acesso à internet e

Leia mais

Anos TUTORIAL DE DOAÇÃO DE NOTA FISCAL PAULISTA USANDO O APLICATIVO OFICIAL COM SEU CELULAR DA KODOMO NO SONO KODOMO NO SONO

Anos TUTORIAL DE DOAÇÃO DE NOTA FISCAL PAULISTA USANDO O APLICATIVO OFICIAL COM SEU CELULAR DA KODOMO NO SONO KODOMO NO SONO Fácil TUTORIAL DE DOAÇÃO DE NOTA FISCAL PAULISTA USANDO O APLICATIVO OFICIAL COM SEU CELULAR NOTA FISCAL Anos DA KODOMO NO SONO UM JEITO MUITO SIMPLES DE FAZER O BEM. ASSOCIAÇÃO PRÓ EXCEPCIONAIS KODOMO

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Tutorial Concurso de Bolsa

Tutorial Concurso de Bolsa Tutorial Concurso de Bolsa Conteúdo 1. Cadastro do Concurso...1 2. Cadastro do Gabarito da Prova...5 3. Cadastro do Gabarito da Prova...6 4. Lançar Resposta do Candidato...8 Ultramax Gestão Escolar Administrativo

Leia mais

Cadastrar processo. O sistema exibirá a seguinte tela:

Cadastrar processo. O sistema exibirá a seguinte tela: Cadastrar processo Esta funcionalidade permite que o usuário realize o cadastro de processos no sistema da Instituição. Processo é o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado,

Leia mais

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica Iniciação Científica Iniciação Tecnológica l. Acesso ao Sistema 1. Para acessar o Sistema Atena, digite o endereço http://sistemas.usp.br:8080/atena em seu navegador da web, Internet Explorer, Netscape

Leia mais

Manual. agente.sgrentals.com.br

Manual. agente.sgrentals.com.br Manual agente.sgrentals.com.br Prezado (a) Agente de Viagens, Você está recebendo este treinamento porque sua agência está apta a utilizar a melhor ferramenta de locação online de veículos no exterior!

Leia mais

TELA 1: Acessar o Sistema SIPAC com sua senha no Portal UFGNet

TELA 1: Acessar o Sistema SIPAC com sua senha no Portal UFGNet TELA 1: Acessar o Sistema SIPAC com sua senha no Portal UFGNet TELA 2: Acessar o Portal Administrativo Em uma destas 2 opções TELA 3: Verificar se o item ao qual deseja comprar já está cadastrado no Catálogo

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde - 2013 ETAPAS DO PROPONENTE PARA CADASTRO DE PROPOSTAS DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE A apresentação contemplará: Indicação de Objeto para Emenda

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais