Rol de Procedimentos 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rol de Procedimentos 2016"

Transcrição

1 Realização: Rol de Procedimentos 2016 Consulta Pública 59

2 Declaração de possíveis conflitos de interesse Gerente da Área de Auditoria em Saúde da Federação das Unimeds do Estado do Rio de Rio de Janeiro desde fevereiro de Assessor Médico da Área de Regulação em Saúde da Unimed do Brasil desde novembro de R1595/2000 Conselho Federal de Medicina (CFM) Resolução RDC 102/2000 (ANVISA )

3 Procedimentos FormSus Não Conforme Conselho Brasileiro de Oftalmologia Sociedade Brasileira de Urologia Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

4 Procedimentos FormSus Não Conforme 1 - Angio-RM arterial de membro inferior (unilateral) 2 - Angio-RM arterial de membro superior (unilateral) 3 - Angio-RM venosa de membro inferior (unilateral) 4 - Angio-RM venosa de membro superior (unilateral) 5 - Angiotomografia arterial de membro inferior 6 - Angiotomografia arterial de membro superior 7 - Angiotomografia venosa de membro inferior 8 - Angiotomografia venosa de membro superior 9 - Cintilografia cerebral com FDG-18 F, em câmara hibrída 10 - Cintilografia com hemácias marcadas 11 - Cintilografia de corpo total com FDG-18 F, em câmara híbrida 12 - Colheita seletiva de sangue para dosagem hormonal 13 - Dacriocintilografia 14 - Ecodopplercardiograma intracardíaco 15 - Embolização de veias ovarianas para tratamento de varicocele 16 - Embolização definitiva não especificada acima - por vaso 17 - Endoscopia virtual de qualquer órgão ou estrutura por TC acresc. ao exame de base 18 - Endoscopia virtual por RM - acrescentar ao exame de base

5 Procedimentos FormSus Não Conforme 19 - Estudo funcional (mapeamento cortical por RM) 20 - Histerossonografia 21 - RM - Endorretal 22 - RM - Endovaginal 23 - RM - Reconstrução tridimensional - acrescentar ao exame de base 24 - RM para planejamento oncológico 25 - RX - Mamotomia por RM (não inclui o exame de imagem) 26 - TC - Coração - para avaliação do escore de cálcio coronariano 27 - TC - Escanometria digital 28 - TC - Reconstrução tridimensional de qualquer órgão ou região acresc. ao exame de base 29 - TC de vias urinárias (urotomografia) 30 - TC para planejamento oncológico 31 - Teleperfil em cefalostato - com traçado 32 - Teleperfil em cefalostato - sem traçado 33 - Tratamento de pseudoaneurisma por compressão com US-Doppler 34 - Tratamento de tumores neuroendócrinos 35 - Trituração de calcificação tendínea orientada por RX ou US 36 - US - Tridimensional - acrescentar ao exame de base

6 Procedimentos FormSus Conformes

7 Procedimentos FormSus Conformes

8 Procedimentos FormSus Conformes

9 Looper Implantável Implante de monitor de eventos (looper implantável) CBHPM Monitor de eventos sintomáticos por 15 a 30 dias (LOOPER) 2 A, 30 UCOs (R$384,96) O ILR (implantable loop recorder) é um dispositivo a ser implantado no subcutâneo da parede superior esquerda do tórax, que é capaz realizar monitorização eletrocardiográfica para avaliação de síncope. A síncope de origem cardíaca dobra o risco de mortalidade por qualquer causa.

10 Looper Implantável Implante com anestesia local Gravação automática de bradi e taquiarritmias Gravação manual (acionada pelo paciente) em caso de sintomas Memória retrógrada Duração da bateria de até 36 meses

11 Looper Implantável A Diretriz Proposta: Cobertura obrigatória para pacientes com história de pelo menos 3 episódios de síncope (perda completa e transitória da consciência e do tônus postural) de origem indeterminada nos últimos dois anos e que não preencha nenhum dos seguintes critérios: 1 História clínica que indique síndrome de origem mediada ou causas metabólicas, excetuando-se a hipersensibilidade do seio carotídeo; 2 ECG prévio que apresente achado que justifique a síndrome; 3 Ecocardiograma que demonstre doença cardíaca estrutural.

12 Looper Implantável

13 Implante de cardiodesfibrilador multissitio Implante de cardiodesfibrilador multissítio (TRC-D- Gerador e eletrodos). CBHPM A, 2 aux, P anest 7 O Rol já contempla:

14 Implante de cardiodesfibrilador multissitio Ressincronização Ventricular

15 Plástica de conjuntiva para tumores, pterígio ou trauma CBHPM Porte 4C, 1 aux, porte anest 2 Cirurgia complementar à remoção de pterígio, para diminuição do retorno da enfermidade, além de ser útil para tumores conjuntivais.

16 Implante intra vítreo de polímero farmacológico de liberação prolongada CBHPM Porte 9B, 1 auxiliar, porte anestésico 6 DUT Proposta: Cobertura obrigatória para pacientes que apresentem um dos seguintes critérios: a. Uveíte crônica infecciosa intermediária ou posterior. b. Edema macular nas oclusões venosas de ramo e central.

17 Implante intra vítreo de polímero farmacológico de liberação prolongada Copolímero biodegradável intravítreo A orientação do CBO: Pellet de liberação lenta: nível terapêutico mantido de maneira prolongada. Sem picos iatrogênicos: glaucoma, catarata, etc. Menos aplicações: menos riscos e mais econômico. 2 ECRs, comparando implante x sham em pacientes com edema macular em obstrução venosa central ou de ramo melhora da AV e diminuição do edema de mácula pela OCT.

18 Implante intra vítreo de polímero farmacológico de liberação prolongada A Contribuição da Unimed do Brasil: Dano: Dentre os pacientes que são submetidos ao implante, complicações como catarata e glaucoma são frequentes. Cerca de 30% dos pacientes necessitarão de nova cirurgia para glaucoma. (Up To Date) O estudo que avaliou o uso do implante intravítreo de dexametasona faz a comparação com sham quando deveria, no mínimo, ter realizado a comparação com o uso tópico de glicocorticoide. Lowder C et al. for the Ozurdex HURON Study Group Dexamethasone Intravitreal Implant for Noninfectious Intermediate or Posterior Uveitis

19 Implante intra vítreo de polímero farmacológico de liberação prolongada Segundo o NICE, é custo efetivo:

20 Panfotocoagulação a laser na retinopatia da prematuridade CBHPM Porte 10C, 1 aux, porte an. 5 Instruções gerais: OBSERVAÇÃO: Referente ao código : o procedimento de Panfotocoagulação na retinopatia da prematuridade binocular está indicado no estágio III da Retinopatia da Prematuridade (Diretrizes CBO). DUT proposta: Cobertura obrigatória para pacientes que apresentem retinopatia da prematuridade no estágio 3 diagnosticada através de oftalmoscopia indireta.

21 Panfotocoagulação a laser na retinopatia da prematuridade

22 Panfotocoagulação a laser na retinopatia da prematuridade A orientação do CBO: Cobertura obrigatória para pacientes que apresentem retinopatia da prematuridade: Estágio 3 Qualquer estágio em zona I com doença plus. Estágio 2 em zona II com doença plus.

23 Termoterapia transpupilar a laser CBHPM Porte 9, 1 aux, P anest 4 Diretriz Proposta ANS: Cobertura obrigatória em adjuvância à braquiterapia para pacientes portadores de melanoma de coróide.

24 Termoterapia transpupilar a laser Diretriz proposta CBO: Cobertura obrigatória no tratamento: Do retinoblastoma do grupo A Para consolidação após quimioterapia endovenosa nos retinoblastomas dos grupos C,D e E. No hemangioma de coróide com exsudação em lesões de até 4 mm de espessura. Adjuvante à braquiterapia oftálmica para destruição e controle do melanoma de coróide.

25 Prótese Auditiva Ancorada em Osso DUT Proposta ANS Prótese auditiva ancorada no osso (unilateral): Perda auditiva condutiva ou mista bilateral quando preenchidos todos os seguintes critérios: Má formação congênita de orelha bilateral que impossibilite adaptação de AASI (aparelho de amplificação sonora individual). Com gap maior que 30 db na média das frequências de 0,5, 1, 2 e 3kHz Limiar médio melhor que 60 db para via óssea nas frequências de 0,5, 1, 2 e 3kHz na orelha a ser implantada. Índice de reconhecimento de fala em conjunto aberto maior que 60 % em monossílabos sem AASI.

26 Prótese Auditiva Ancorada em Osso DUT Proposta ANS Prótese auditiva ancorada no osso (bilateral): Perda auditiva condutiva ou mista bilateral quando preenchidos todos os seguintes critérios: a. Má formação congênita de orelha bilateral que impossibilite adaptação de AASI. b. Com gap maior que 30 db na média das frequências de 0,5, 1, 2 e 3kHz. c. Limiar médio melhor que 60 db para via óssea nas frequências de 0,5, 1, 2 e 3kHz em ambas orelhas. d. Índice de reconhecimento de fala em conjunto aberto maior que 60 % em monossílabos sem AASI. e. A diferença interaural entre as médias dos limiares por via óssea de 0,5, 1, 2 e 3kHz não deve exceder a 10 db e ser menor que 15 db em todas as frequências.

27 Prótese Auditiva Ancorada em Osso DUT Proposta ANS Prótese auditiva ancorada no osso (bilateral): Em crianças abaixo de 5 anos enquanto não é possível realizar a cirurgia para colocação da prótese auditiva ancorada no osso, está indicada a adaptação do áudio processador posicionado por meio de banda elástica.

28 N-Ras N-Ras Exame de mutação do gene N-Ras para os pacientes que tenham que utilizar medicação em que conste em bula, a análise de presença/mutação dos genes para o início do tratamento.

29 Revisão da DUT Antiangiogênico Tratamento ocular quimioterápico com antiangiogênico DUT atual: 1. Cobertura obrigatória para pacientes que apresentem a forma exsudativa, também conhecida como úmida ou neovascular, da degeneração macular relacionada à idade - DMRI.

30 Revisão da DUT Antiangiogênico

31 Revisão da DUT Antiangiogênico Diretriz Proposta Unimed do Brasil 1 - Cobertura obrigatória quando todas as seguintes condições se aplicarem ao olho tratado: a) Melhor acuidade visual corrigida está entre 20/40 e 20/320; b) Não há dano estrutural permanente da fóvea central; c) O tamanho das lesões é inferior ou igual a 12 áreas de disco na maior dimensão linear; d) Há evidência presumida de recente progressão da doença (crescimento de novos vasos sanguíneos, constatado por angiografia com fluoresceína, ou alterações recentes da acuidade visual).

32 Revisão da DUT Antiangiogênico Diretriz Proposta Unimed do Brasil 2 - O tratamento não deve ser iniciado com antiangiogênicos na presença de: a) Dano estrutural permanente da fóvea, quando não é mais possível a prevenção de mais perda visual. b) Evidência ou suspeita de hipersensibilidade a qualquer agente antiangiogênico.

33 Revisão da DUT Antiangiogênico 3 Critérios de continuidade do tratamento: a) Evidência persistente de lesão (doença) em atividade (demonstrada pela presença de hemorragia ou fluido retiniano, sub-retiniano ou epitélio pigmentar sub-retiniano sub-rpe), demonstrada clinicamente ou pela OCT e/ou lesão em crescimento demonstrada pela FFA (morfológica) e/ou deterioração funcional da visão. b) Melhora da lesão como resposta ao tratamento repetido. c) Não há contraindicação com relação à continuidade do tratamento.

34 Revisão da DUT Antiangiogênico Diretriz Proposta Unimed do Brasil 4 Critérios de descontinuidade do tratamento: a) Reação de hipersensibilidade a um agente anti-vegf comprovada ou presumida. b) Redução da acuidade visual no olho tratado para menos de 15 letras (absolutos), em duas avaliações consecutivas, atribuíveis a DMRI na ausência de outra doença.

35 Revisão da DUT Antiangiogênico Diretriz Proposta Unimed do Brasil 4 Critérios de descontinuidade do tratamento: c) Redução no BCVA de 30 letras ou mais em comparação com qualquer linha de base e / ou melhor nível registrado desde linha de base, pode indicar falta de resposta ao tratamento, ou evento adverso ou ambos. d) Evidências de deterioração da morfologia da lesão, apesar do tratamento ideal. Essas evidências incluem aumento progressivo do tamanho da lesão confirmada com FFA, piora dos indicadores de atividade da doença verificados pela OCT através da presença de CNV ou outra evidência de atividade da doença, na forma de nova hemorragia ou exsudato significativo, apesar de terapia otimizada por mais de três aplicações consecutivas.

36 Revisão da DUT Obstetrícia DUT Translucência Nucal: Cobertura obrigatória para gestantes com idade gestacional entre 11 e 13 semanas e 6 dias de gestação e quando a solicitação de autorização do procedimento ocorrer até a idade gestacional de 13 semanas e 6 dias. DUT USG morfológica: Cobertura obrigatória para gestantes com idade gestacional entre 18 e 24 semanas de gestação no momento da solicitação de autorização do procedimento e quando a solicitação de autorização do procedimento ocorrer até a idade gestacional de 24 semanas. DUT Ecocardiograma fetal: Cobertura obrigatória para gestantes com idade gestacional a partir de 18 semanas de gestação no momento da solicitação de autorização do procedimento.

37

Rol de Procedimentos 2016

Rol de Procedimentos 2016 Rol de Procedimentos 2016 COSAÚDE A Nova Resolução Normativa: Art. 27. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde deverá ser revisto periodicamente a cada 2 (dois) anos, podendo ser atualizado a qualquer

Leia mais

NOVO ROL DA ANS TRATAMENTO OCULAR QUIMIOTERÁPICO COM ANTIANGIOGÊNICO 2018 / 2019

NOVO ROL DA ANS TRATAMENTO OCULAR QUIMIOTERÁPICO COM ANTIANGIOGÊNICO 2018 / 2019 NOVO ROL DA ANS TRATAMENTO OCULAR QUIMIOTERÁPICO COM ANTIANGIOGÊNICO 2018 / 2019 DMRI EMD OVC ORVC DMRI COBERTURA OBRIGATÓRIA PARA PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE (DMRI)

Leia mais

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE. A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a doença

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE. A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a doença DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE Paulo Augusto de Arruda Mello Filho INTRODUÇÃO A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a doença ocular que acomete as regiões da retina e coróide responsáveis

Leia mais

Comunicado de Atualização aos Contratos Individuais/Familiares

Comunicado de Atualização aos Contratos Individuais/Familiares Blumenau, 20 de novembro de 2016. Comunicado de Atualização aos Contratos Individuais/Familiares Em decorrência das novas normativas publicadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), comunicamos

Leia mais

Comunicado: Atualizações Legais do Plano de Saúde Decorrentes de Normas da ANS.

Comunicado: Atualizações Legais do Plano de Saúde Decorrentes de Normas da ANS. Joinville, 03 de maio de 2016. Ofício 567/2016 Comunicado: Atualizações Legais do Plano de Saúde Decorrentes de Normas da ANS. Prezado Cliente, Comunicamos as alterações abaixo, que passam a ser asseguradas

Leia mais

Saúde Suplementar no Brasil. Silvia Sfeir Diretora de Assuntos Corporativos & Acesso Novartis Biociências S/A 20 de setembro, 2016

Saúde Suplementar no Brasil. Silvia Sfeir Diretora de Assuntos Corporativos & Acesso Novartis Biociências S/A 20 de setembro, 2016 Saúde Suplementar no Brasil Silvia Sfeir Diretora de Assuntos Corporativos & Acesso Novartis Biociências S/A 20 de setembro, 2016 Conflito de Interesse Diretora de Assuntos Corporativos e Acesso, funcionária

Leia mais

TUSS 3.02 - Modificações

TUSS 3.02 - Modificações 40813185 Angioplastia transluminal percutânea para tratamento de obstrução arterial MÉTODOS DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM 13/02/09 15/10/10 SIM Alteração 40901068 Ecodopplercardiograma com contraste para perfusão

Leia mais

Tabelas de Exames RESSONÂNCIA.

Tabelas de Exames RESSONÂNCIA. RESSONÂNCIA 41101014 RM - Crânio (encéfalo) 41101022 RM - Sela túrcica (hipófise) 41101030 RM - Base do crânio 41101057 Perfusão cerebral por RM 41101065 Espectroscopia por RM 41101073 RM - Órbita bilateral

Leia mais

URGÊNCIAS EM OFTALMOLOGIA

URGÊNCIAS EM OFTALMOLOGIA URGÊNCIAS EM OFTALMOLOGIA SEGMENTO POSTERIOR Ana Vergamota, José Pedro Silva SEGMENTO POSTERIOR ESCLERA Íris Córnea PUPILA CRISTALINO CONJUNTIVA Vítreo Coróide Nervo óptico Mácula RE T IN A SINTOMAS Diminuição

Leia mais

TABELA DE PREÇOS DE EXAMES PARTICULARES

TABELA DE PREÇOS DE EXAMES PARTICULARES CARDIOLOGIA 20010010 ELETROCARDIOGRAMA - ECG R$ 177,00 20010028 TESTE ERGOMÉTRICO R$ 353,00 20010141 ECODOPPLERCARDIOGRAMA R$ 412,00 20010052 HOLTER 24 HORAS R$ 412,00 20020058 MAPA 24 HORAS R$ 412,00

Leia mais

08:55-09:15 Debate - Tratamento do edema de macula - Anti-VEGF X Corticoide

08:55-09:15 Debate - Tratamento do edema de macula - Anti-VEGF X Corticoide DIA 17/3/2017 - SEXTA-FEIRA AUDITÓRIO SÉRGIO BERNARDES 08:30-10:00 RETINA - Encontro SBRV-SNNO 08:30-08:35 Abertura 08:35-08:55 A definir 08:55-09:15 Debate - Tratamento do edema de macula - Anti-VEGF

Leia mais

TABELA DE PREÇOS DESCRIÇÃO PARTICULAR PART. C/ DESCONTO SINDSPAR OBSERVAÇÃO DENSITOMETRIA ÓSSEA, CARDIOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS

TABELA DE PREÇOS DESCRIÇÃO PARTICULAR PART. C/ DESCONTO SINDSPAR OBSERVAÇÃO DENSITOMETRIA ÓSSEA, CARDIOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS TABELA DE PREÇOS DESCRIÇÃO PARTICULAR PART. C/ DESCONTO SINDSPAR OBSERVAÇÃO DENSITOMETRIA ÓSSEA, CARDIOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS ECODOPPLERCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO R$ 250,00 R$ 220,00 R$ 180,00 ELETROCARDIOGRAMA

Leia mais

IMPLANTE INTRAVÍTREO DE POLÍMERO FARMACOLÓGICO DE LIBERAÇÃO CONTROLADA

IMPLANTE INTRAVÍTREO DE POLÍMERO FARMACOLÓGICO DE LIBERAÇÃO CONTROLADA IMPLANTE INTRAVÍTREO DE POLÍMERO FARMACOLÓGICO DE LIBERAÇÃO CONTROLADA Código Tuss: 3.03.12.13-2 Porte Cirúrgico 9B - 1 Aux. - Porte Anest. 03 HONORÁRIOS MÉDICOS QUANT PREÇO TOTAL CIRURGIÃO 1 849,41 849,41

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA JURÍDICA NÚCLEO DE ASSESSORIA TÉCNICA EM AÇÕES DE SAÚDE

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA JURÍDICA NÚCLEO DE ASSESSORIA TÉCNICA EM AÇÕES DE SAÚDE PARECER TÉCNICO/SES/SJ/NAT Nº 3760/2017 Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2017. O presente parecer visa atender à solicitação de informações técnicas do 1 o Juizado Especial Fazendário da Comarca da Capital

Leia mais

NORM.TEC.Nº002/2017/DIR ( Substituição na Normativa Tecnica Nº001/2017/DIR)

NORM.TEC.Nº002/2017/DIR ( Substituição na Normativa Tecnica Nº001/2017/DIR) NORM.TEC.Nº002/2017/DIR ( Substituição na Normativa Tecnica Nº001/2017/DIR) Aos Médicos Cooperados Oftalmologistas Maringá, 12 de junho de 2017 Ref.: Fluxo regulatório para envio de requisições de autorização

Leia mais

k. pacientes diabéticos com ulcerações infectadas profundas da extremidade inferior (comprometendo ossos ou tendões) quando não

k. pacientes diabéticos com ulcerações infectadas profundas da extremidade inferior (comprometendo ossos ou tendões) quando não RN 262 Novo Rol de Procedimentos em Saúde Principais Impactos Francisco José de Freitas Lima 1) Impactos conceituais: 1.1 Escopias: Artigo 11: Os procedimentos realizados por laser, radiofrequência, robótica,

Leia mais

Milton Ruiz Alves. Medida da Acuidade Visual em Ambulatório de Saúde Ocupacional

Milton Ruiz Alves. Medida da Acuidade Visual em Ambulatório de Saúde Ocupacional Medida da Acuidade Visual em Ambulatório de Saúde Ocupacional Milton Ruiz Alves O apresentador declara não apresentar conflitos de interesse que possam ser relacionados à sua apresentação As funções visuais

Leia mais

DIA 28/3/ QUINTA-FEIRA AUDITÓRIO CATALUNYA 08:30-10:15 RETINA 1 - CURSO OCT. 08:30-08:40 Correlações anatômicas e interpretação

DIA 28/3/ QUINTA-FEIRA AUDITÓRIO CATALUNYA 08:30-10:15 RETINA 1 - CURSO OCT. 08:30-08:40 Correlações anatômicas e interpretação DIA 28/3/2019 - QUINTA-FEIRA AUDITÓRIO CATALUNYA 08:30-10:15 RETINA 1 - CURSO OCT 08:30-08:40 Correlações anatômicas e interpretação 08:40-08:50 Adesões vítreo-macular e membrana epirretiniana 08:50-09:00

Leia mais

Mini ebook DOENÇAS OFTALMOLÓGICAS NA TERCEIRA IDADE ALERTAS E RECOMENDAÇÕES

Mini ebook DOENÇAS OFTALMOLÓGICAS NA TERCEIRA IDADE ALERTAS E RECOMENDAÇÕES Mini ebook DOENÇAS OFTALMOLÓGICAS NA TERCEIRA IDADE ALERTAS E RECOMENDAÇÕES A manutenção da saúde ocular está diretamente relacionada com os exames de rotina realizados por um médico oftalmologista, em

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA OZURDEX ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Implante biodegradável para uso oftálmico (intravítreo) dexametasona 0,7 mg BULA PARA O PACIENTE Bula para o Paciente APRESENTAÇÕES Implante biodegradável para

Leia mais

a) Episclerite b) Uveíte anterior aguda c) Esclerite d) Glaucoma agudo e) Hemorragia subconjuntival

a) Episclerite b) Uveíte anterior aguda c) Esclerite d) Glaucoma agudo e) Hemorragia subconjuntival 1) Criança de um ano de idade é levada ao oftalmologista para avaliação de estrabismo percebido pelos pais desde o nascimento. Marque a alternativa correta. a) Provavelmente trata-se de um exodesvio já

Leia mais

TEMA: USO DO RANIBIZUMABE NA OCLUSÃO DE DE VEIA RETINIANA CENTRAL

TEMA: USO DO RANIBIZUMABE NA OCLUSÃO DE DE VEIA RETINIANA CENTRAL NOTA TÉCNICA 141/2014 Solicitante Emerson Chaves Motta Juíza de Direito - Comarca de Teófilo Otoni - MG. Processo número: 0686 14 010142-5 Data: 18/07/2014 Medicamento X Material Procedimento Cobertura

Leia mais

Luís Amaral Ferreira Internato de Radiologia 3º ano Outubro de 2016

Luís Amaral Ferreira Internato de Radiologia 3º ano Outubro de 2016 Luís Amaral Ferreira Internato de Radiologia 3º ano Outubro de 2016 Introdução Síncope: perda de consciência súbita, curta duração e com resolução espontânea Causada por hipoperfusão cerebral temporária

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença A Visão é um dos órgãos dos sentidos mais importantes Teve uma importância essencial no processo de desenvolvimento humano. A relação do homem com o mundo ganhou maior abrangência e segurança ao adquirir

Leia mais

Aortografia abdominal por punção translombar Angiografia por cateterismo não seletivo de grande vaso

Aortografia abdominal por punção translombar Angiografia por cateterismo não seletivo de grande vaso 40812006 PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (MÉTODOS DIAGNOS 40812014 Aortografia abdominal por punção translombar 40812022 Angiografia por punção 40812030 Angiografia por cateterismo não seletivo

Leia mais

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde Implante intravítreo de polímero farmacológico de liberação controlada no tratamento de edema macular nas oclusões venosas

Leia mais

CURSOS JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ 29/07 a. 28 a 23/11 24/ a /10 29/07 a. 02 a /07 a 02/ a 06.

CURSOS JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ 29/07 a. 28 a 23/11 24/ a /10 29/07 a. 02 a /07 a 02/ a 06. CURSOS JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ US Básica Geral 03 a 29 01 a 27 02 a 28 28 a 23/11 24/08 26/10 US Básica em Ginecologia e Obstetrícia 03 a 14 01 a 12 02 a 13 28 a 08/11 02 a 13 09/08 11/10 US Endovaginal

Leia mais

Glaucoma Cirurgias Convencionais e Minimamente Invasivas

Glaucoma Cirurgias Convencionais e Minimamente Invasivas Glaucoma Cirurgias Convencionais e Minimamente Invasivas As cirurgias para Glaucoma previstas no rol da ANS são: 30310083 Iridectomia (laser ou cirúrgica) 30310067 Fototrabeculoplastia (laser) 30310075

Leia mais

Tabelas de Exames RESSONÂNCIA.

Tabelas de Exames RESSONÂNCIA. RESSONÂNCIA 41101014 RM - Crânio (encéfalo) 41101022 RM - Sela túrcica (hipófise) 41101030 RM - Base do crânio 41101049 Estudo funcional (mapeamento cortical por RM) 41101057 Perfusão cerebral por RM 41101065

Leia mais

- termo utilizado para designar uma Dilatação Permanente de um. - Considerado aneurisma dilatação de mais de 50% num segmento vascular

- termo utilizado para designar uma Dilatação Permanente de um. - Considerado aneurisma dilatação de mais de 50% num segmento vascular Doenças Vasculares Aneurisma A palavra aneurisma é de origem grega e significa Alargamento. - termo utilizado para designar uma Dilatação Permanente de um segmento vascular. - Considerado aneurisma dilatação

Leia mais

08:00-10:30 CATARATA 1 - Cirurgia de catarata premium: de A a Z

08:00-10:30 CATARATA 1 - Cirurgia de catarata premium: de A a Z DIA 16/3/2017 - QUINTA-FEIRA AUDITÓRIO SÉRGIO BERNARDES 08:00-10:30 CATARATA 1 - Cirurgia de catarata premium: de A a Z 1º Bloco: LIOs Tóricas 08:00-08:10 Dispositivo para aferição do alinhamento intraoperatório

Leia mais

1. Assinale a alternativa correta:

1. Assinale a alternativa correta: 1. Assinale a alternativa correta: a. A uveíte intermediária apresenta na maioria dos casos pobre sintomatologia de forma aguda, e tem como característica guardar relação com algumas patologias sistêmicas.

Leia mais

CURSOS DE TRANSFERÊNCIA E HABILIDADES SANTA CASA DE SÃO PAULO Período: 22/06 e 23/06

CURSOS DE TRANSFERÊNCIA E HABILIDADES SANTA CASA DE SÃO PAULO Período: 22/06 e 23/06 22/06 (quarta-feira) Programa Preliminar *Sujeito a alterações CURSOS DE TRANSFERÊNCIA E HABILIDADES SANTA CASA DE SÃO PAULO Período: 22/06 e 23/06 Atualizado em 08/04/2016 às 12h00 RETINA DAY 22/06 (quarta-feira)

Leia mais

XXV JORNADA DE CARDIOLOGIA DA SBC- REGIONAL FSA SEXTA, 04/08/2017

XXV JORNADA DE CARDIOLOGIA DA SBC- REGIONAL FSA SEXTA, 04/08/2017 7:30-8:00 Inscrições, entrega de material e recepção 8:00 8:15 Abertura- Israel Costa Reis Presidente da SBC-FSA 8:15 9:50 MESA REDONDA: PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR XXV JORNADA DE CARDIOLOGIA DA SBC- REGIONAL

Leia mais

403/2014. Ranibizumabe (Lucentis ) para tratamento da Retinopatia diabética

403/2014. Ranibizumabe (Lucentis ) para tratamento da Retinopatia diabética 05/07/2014 403/2014 Ranibizumabe (Lucentis ) para tratamento da Retinopatia diabética SOLICITANTE : Dr Leopoldo Mameluque. Juiz de Direito da Comarca de Montes Claros/MG NÚMERO DO PROCESSO: 433.14.026306-5

Leia mais

Aparelho urinário. Meios de estudo Principais aplicações clínicas. Estudo dos rins Estudo da bexiga A patologia traumática

Aparelho urinário. Meios de estudo Principais aplicações clínicas. Estudo dos rins Estudo da bexiga A patologia traumática Aparelho urinário Meios de estudo Principais aplicações clínicas Estudo dos rins Estudo da bexiga A patologia traumática 1 1. Radiologia convencional Abdómen simples Pielografias Indirecta Descendente

Leia mais

Tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) no acesso a cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde

Tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) no acesso a cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde Tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) no acesso a cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde Notas técnicas 1 - Cuidados de saúde primários - o acesso dos utentes do SNS aos diversos tipos de

Leia mais

TABELA DE CÓDIGO DE PROCEDIMENTOS. Central de Atendimento: solicite agendamento através do site:

TABELA DE CÓDIGO DE PROCEDIMENTOS. Central de Atendimento: solicite agendamento através do site: TABELA DE CÓDIGO DE PROCEDIMENTOS Central de Atendimento: 41 3362-3111 solicite agendamento através do site: Código Descrição 30602181 Punção ou biópsia percutânea de agulha fina - por nódulo (máximo de

Leia mais

436/2014. Ranibizumabe (Lucentis ) para tratamento da DMRI

436/2014. Ranibizumabe (Lucentis ) para tratamento da DMRI 28/07/2014 436/2014 Ranibizumabe (Lucentis ) para tratamento da DMRI SOLICITANTE : Dra Renata Abranches Perdigão. Juiza de Direito da Comarca de Campo Belo/MG NÚMERO DO PROCESSO: 112.14.005843-2 SOLICITAÇÃO/

Leia mais

CALENDÁRIO FATESA/EURP - Faculdade de Tecnologia em Saúde CURSOS JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

CALENDÁRIO FATESA/EURP - Faculdade de Tecnologia em Saúde CURSOS JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ CALENDÁRIO 2019 - FATESA/EURP - Faculdade de Tecnologia em Saúde CURSOS JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ US Básica Geral 07 a 02/02 04 a 01/03 07 a 30 01 a 27 29/04 a 25 03 a 29 01 a 27

Leia mais

Aprimoramento em Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial

Aprimoramento em Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial Aprimoramento em Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial COORDENADORES: Drs. Dalmo Antonio Moreira e Paulo de Tarso Jorge VICE-COORDENADORES: Dr. Ricardo GarbeHabib Dra. Cecília Boya Barcellos

Leia mais

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas Julho 2016 Amil 400 Amil 400 Amil 500 Amil 700 Faixa Etária Enfermaria Apartamento Apartamento Apartamento 00 a 18 anos 202,75 230,51 254,40 314,64

Leia mais

Dut 33. Implante de eletrodos e/ou gerador para estimulação Medular

Dut 33. Implante de eletrodos e/ou gerador para estimulação Medular NEUROMODULAÇÃO CEREBRAL, MEDULAR E PERIFÉRICA Existem três tipos de neuroestimulação previstas no rol, todas elas com Diretrizes de Utilização: Estimulação Medular, Estimulação Cerebral Profunda, Neuroestimulação

Leia mais

I) Introdução Pág. 3

I) Introdução Pág. 3 Índice: I) Introdução------------------------------------------------------------- Pág. 3 II) Retinopatia Diabética---------------------------------------------- Pág. 3 III) Catarata--------------------------------------------------------------

Leia mais

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (ISQUÊMICO) Antônio Germano Viana Medicina S8

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (ISQUÊMICO) Antônio Germano Viana Medicina S8 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (ISQUÊMICO) Antônio Germano Viana Medicina S8 Definição Episódio de disfunção neurológica, geralmente focal, de instalação súbita ou rápida evolução, causada por infarto em território

Leia mais

Vol. 1. Saúde Ocular na Melhor Idade. Oftalmologista Dr Cleiton A. Noll

Vol. 1. Saúde Ocular na Melhor Idade. Oftalmologista Dr Cleiton A. Noll Vol. 1 Saúde Ocular na Melhor Idade Oftalmologista Dr Cleiton A. Noll Enxergar bem para viver mais, porém com qualidade de vida... Com a expectativa de vida da população aumentando a cada década, as pessoas

Leia mais

Neuromodulação. Existem três tipos de Neuroestimulação previstas no rol ANS, RN 428 todas elas com

Neuromodulação. Existem três tipos de Neuroestimulação previstas no rol ANS, RN 428 todas elas com Neuromodulação A Neuroestimulação/Neuromodulação consiste no estímulo elétrico dos circuitos nervosos. A estimulação pode ser feita em vários locais do sistema nervoso, como cérebro, nervos periféricos,

Leia mais

LASER EM CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS

LASER EM CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS LASER EM CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS A Resolução Normativa RN N 428, de 28 de outubro de 2015 no seu Art. 12. Descreve que os procedimentos realizados por laser, radiofrequência, robótica, neuronavegação

Leia mais

ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE Resolução Normativa - RN Nº 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos

ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE Resolução Normativa - RN Nº 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE 2014 Resolução Normativa - RN Nº 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos Atualizado em 25 de fevereiro de 2014 RADIOSCOPIA DIAGNÓSTICA AMB HCO HSO RADIOSCOPIA PARA

Leia mais

Projeto Olhar Brasil. Ministério da Saúde / Ministério da Educação

Projeto Olhar Brasil. Ministério da Saúde / Ministério da Educação Projeto Olhar Brasil Ministério da Saúde / Ministério da Educação Fevereiro 2007 Projeto Olhar Brasil Justificativa 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas

Leia mais

SUBMISSÃO DE IMAGENS E LAUDOS

SUBMISSÃO DE IMAGENS E LAUDOS 1 de 11 SUBMISSÃO DE IMAGENS E LAUDOS O Padi é o primeiro programa de acreditação do Brasil em Diagnóstico por Imagem a avaliar a qualidade dos exames e dos laudos. O processo está baseado na experiência

Leia mais

CARTEIRA DE SERVIÇOS. Serviço de Cardiologia Pediátrica e Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas Página 1/ 6

CARTEIRA DE SERVIÇOS. Serviço de Cardiologia Pediátrica e Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas Página 1/ 6 Serviço de Cardiologia Pediátrica e Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas Página 1/ 6 Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas OBJETIVO Descrever o conjunto de atividades de prestação

Leia mais

EXAMES DE IMAGEM Anestesia em exames Holter Eletrocardiograma Ecocardiograma c/ doppler a cores Ecocardiograma fetal c/ doppler a cores

EXAMES DE IMAGEM Anestesia em exames Holter Eletrocardiograma Ecocardiograma c/ doppler a cores Ecocardiograma fetal c/ doppler a cores EXAMES DE IMAGEM Anestesia em exames Holter Eletrocardiograma Ecocardiograma c/ doppler a cores Ecocardiograma fetal c/ doppler a cores Ecocardiograma Transesofágico Biópsia de tireoide c/ecografia de

Leia mais

BRADIARRITMIAS. Aula 5 Imersão em Arritmias Cardíacas. Dr. Bruno Andrea

BRADIARRITMIAS. Aula 5 Imersão em Arritmias Cardíacas. Dr. Bruno Andrea BRADIARRITMIAS Aula 5 Imersão em Arritmias Cardíacas Dr. Bruno Andrea COMO LIDAR COM BRADIARRITMIAS BRUNO RUSTUM ANDREA brunorandrea@gmail.com IAC RJ 2017 O QUE É UMA BRADIARRITMIA? É SOMENTE UMA FC BAIXA?

Leia mais

Eylia (aflibercepte) Bayer S.A. Solução injetável 40 mg/ml

Eylia (aflibercepte) Bayer S.A. Solução injetável 40 mg/ml Eylia (aflibercepte) Bayer S.A. Solução injetável 40 mg/ml EYLIA aflibercepte APRESENTAÇÕES: Eylia (aflibercepte) apresenta-se em forma de em frascos-ampola. Cada frasco-ampola contém um volume de enchimento

Leia mais

Departamento de Oftalmologia da A

Departamento de Oftalmologia da A Departamento de Oftalmologia da A CBHPM: 3.03.12.12-4 Página 51 Porte 10C, 1 aux, Porte anestésico 5 50 mil crianças cegas no mundo Se não ttar doença limiar: 50% evolui anatomica e funcionalmente mal

Leia mais

MELANOMA DA COROIDEIA: DIFERENTES APRESENTAÇOES

MELANOMA DA COROIDEIA: DIFERENTES APRESENTAÇOES MELANOMA DA COROIDEIA: DIFERENTES APRESENTAÇOES Cristina Santos; Ana Rita Azevedo; Susana Pina; Mário Ramalho; Catarina Pedrosa; Mara Ferreira; João Cabral Comunicação Livre Oncologia Ocular Hospital Prof.

Leia mais

2ª VIA EXAME - RM/TC 120,00 2ª VIA EXAME - USG/DO 20,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR TC 2.500,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR US 420,00

2ª VIA EXAME - RM/TC 120,00 2ª VIA EXAME - USG/DO 20,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR TC 2.500,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR US 420,00 Procedimento VALOR 2ª VIA EXAME - RM/TC 120,00 2ª VIA EXAME - USG/DO 20,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR TC 2.500,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR US 420,00 CONTRASTE 70,00 DENSITOMETRIA - COLUNA

Leia mais

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18.

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18. Calendário US Básica Geral /01 a 03/02 05 a 31 02 a 28 30/04 a 26/05 04 a 30 02 a 28 30/07 a 25/ 03 a 29 01 a 27 29/10 a 24/11 US Básica em Ginecologia e Obstetrícia a 19 05 a 16 02 a 13 30/04 a 11/05

Leia mais

Programação Preliminar do 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Programação Preliminar do 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia Programação Preliminar do 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia Sexta-Feira, 23 de Setembro de 2016 Auditório 01 (Capacidade 250) (21338) Atualização Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva

Leia mais

MCDT realizados e Tempos de Espera (conforme n.º 6 do Despacho n.º 10430/2011 do Sr. Secretário de Estado da Saúde)

MCDT realizados e Tempos de Espera (conforme n.º 6 do Despacho n.º 10430/2011 do Sr. Secretário de Estado da Saúde) Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE MCDT realizados e Tempos de Espera (conforme n.º 6 do Despacho n.º 10430/2011 do Sr. Secretário de Estado da Saúde) Informação a 30-06-2016 Tempo de espera Os Tempos

Leia mais

Setembro Oferta de primeiras consultas em setembro. Pacientes em fila de espera

Setembro Oferta de primeiras consultas em setembro. Pacientes em fila de espera FILA DE ESPERA POR SUBESPECIALIDADE: Setembro/ 2018 Fonte GERCON: 11/10/2018 Agenda Pacientes em fila de espera Oferta de primeiras consultas em setembro Novas solicitações em setembro Tempo médio de espera

Leia mais

Tabela de Referência Descontos e Preços

Tabela de Referência Descontos e Preços Medicina Dentária MEDICINA DENTÁRIA ATOS GRÁTIS Destartarização(Limpeza Dentária) Consulta de medicina dentária Consulta de reavaliação dentária Consulta de urgência dentária Aplicação tópica de fluoretos

Leia mais

NOVAS DIRETRIZES NO DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA NO BRASIL

NOVAS DIRETRIZES NO DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA NO BRASIL NOVAS DIRETRIZES NO DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA NO BRASIL Artigo disponível em: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article. e https://fehoesp360.org.br/noticiasdetalhe.asp?idnoticia=5064

Leia mais

TABELA OFICIAL DE PROCEDIMENTOS CIS/AMURES - 2015

TABELA OFICIAL DE PROCEDIMENTOS CIS/AMURES - 2015 PROCEDIMENTO VALOR ADENOAMIGDALECTOMIA R$ 425,32 ANGIO RNM DE AORTA TORÁCICA R$ 540,25 ANGIO RNM DE CRÂNIO R$ 447,75 ANGIO TC DE AORTA TORÁCICA R$ 315,41 ANGIO TC DE TÓRAX R$ 315,41 ANGIOGRAFIA FLOURESCENTE

Leia mais

Circular 119/2015 São Paulo, 7 de Abril de 2015.

Circular 119/2015 São Paulo, 7 de Abril de 2015. 24º Congresso FEHOSP 12 à 15 de Maio/2015 Royal Palm Plaza Campinas/SP Circular 119/2015 São Paulo, 7 de Abril de 2015. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) AMPLIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA ATENÇÃO

Leia mais

Atualização em Crosslinking de colágeno corneano Reinaldo F. C. Ramalho

Atualização em Crosslinking de colágeno corneano Reinaldo F. C. Ramalho Atualização em Crosslinking de colágeno corneano Reinaldo F. C. Ramalho Consultor Técnico de Gestão Estratégica em Oftalmologia Aspectos anatômicos Ceratocone O ceratocone - distrofia corneana, contínua

Leia mais

Conselho Internacional de Oftalmologia. Instruções Clínicas Internacionais. Fechamento Angular Primário (Avaliação Inicial e Tratamento)

Conselho Internacional de Oftalmologia. Instruções Clínicas Internacionais. Fechamento Angular Primário (Avaliação Inicial e Tratamento) Abril de 2007 Conselho Internacional de Oftalmologia Instruções Clínicas Internacionais Fechamento Angular Primário (Avaliação Inicial e Tratamento) (Classificações: A: importantíssimo, B: importância

Leia mais

EDITAL Nº 4/2017, DE 27 DE SETEMBRO DE PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 4/2017, DE 27 DE SETEMBRO DE PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 4/2017, DE 27 DE SETEMBRO DE 2017. PROCESSO SELETIVO A ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR MOINHOS DE VENTO (AHMV), representada pelo seu Escritório de Projetos PROADI-SUS, torna público que estão abertas

Leia mais

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18.

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18. Calendário US Básica Geral /01 a 03/02 05 a 31 02 a 28 30/04 a 26/05 04 a 30 02 a 28 30/07 a 25/ 03 a 29 01 a 27 29/10 a 24/11 US Básica em Ginecologia e Obstetrícia a 19 05 a 16 02 a 13 30/04 a 11/05

Leia mais

Disseção da Aorta. A entidade esquecida. Hugo Rodrigues Cirurgião Vascular HPA

Disseção da Aorta. A entidade esquecida. Hugo Rodrigues Cirurgião Vascular HPA Disseção da Aorta A entidade esquecida Hugo Rodrigues Cirurgião Vascular HPA Definição Separação das camadas da aorta com formação de Falso Lúmen íntima média adventícia Epidemiologia 5 : 1 10-40 casos

Leia mais

Abordagem terapêutica no tumor vasoproliferativo da retina

Abordagem terapêutica no tumor vasoproliferativo da retina http://eoftalmo.org.br CASOS CLÍNICOS DISCUTIDOS Abordagem terapêutica no tumor vasoproliferativo da retina Therapeutic approach for retinal vasoproliferative tumor Abordaje terapéutico en tumor vasoproliferativo

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Parte 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Insuficiência Cardíaca: - é uma síndrome clínica na qual existe uma anormalidade na estrutura ou na função cardíaca,

Leia mais

Embolização nas Hemorragias Digestivas

Embolização nas Hemorragias Digestivas Embolização nas Hemorragias Digestivas Francisco Leonardo Galastri Cirurgião Endovascular e Radiologista Intervencionista Departamento de Radiologia Vascular Intervencionista do Hospital Israelita Albert

Leia mais

Diretriz Assistencial. Ataque Isquêmico Transitório

Diretriz Assistencial. Ataque Isquêmico Transitório Diretriz Assistencial Ataque Isquêmico Transitório Versão eletrônica atualizada em Março- 2010 Introdução: O ataque isquêmico transitório (AIT) é definido como um episódio transitório de disfunção neurológica

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 EDITAL N. 001/2014 CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 EDITAL N. 001/2014 CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 25 EDITAL N. 0/24 CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás coloca à disposição

Leia mais

Data de publicação: 07/05/2018 Versão: 6/2018 Coletivo Regulamentado Global Com Participação Cartões com início: 0031.4000 a 0031.4057 Regional com Participação 0031.4059 a 0031.4699

Leia mais

Síncope na emergência

Síncope na emergência Síncope na emergência Autores e Afiliação: Larissa de Oliveira Souza. Ex-residente de clínica médica do Departamento de Clínica Médica da FMRP - USP; Henrique Turin Moreira, Ana Marta Antunes Salgado.

Leia mais

DESCOLAMENTO DE RETINA

DESCOLAMENTO DE RETINA DESCOLAMENTO DE RETINA Giovana Serrão Fensterseifer Laura Medeiros Refosco José Amadeu Vargas UNITERMOS DESCOLAMENTO DE RETINA; DESCOLAMENTO DO VÍTREO POSTERIOR; MOSCAS VOLANTES KEYWORDS RETINAL DETACHMENT;

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 26. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 26. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 26 Profª. Lívia Bahia Estratégias para o cuidado ao paciente com doença crônica na atenção básica Hipertensão A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é

Leia mais

Resultados Demográficos, Clínicos, Desempenho e Desfechos em 30 dias. Fábio Taniguchi, MD, MBA, PhD Pesquisador Principal BPC Brasil

Resultados Demográficos, Clínicos, Desempenho e Desfechos em 30 dias. Fábio Taniguchi, MD, MBA, PhD Pesquisador Principal BPC Brasil Resultados Demográficos, Clínicos, Desempenho e Desfechos em 30 dias Fábio Taniguchi, MD, MBA, PhD Pesquisador Principal BPC Brasil Resultados Demográficos, Clínicos, Desempenho e Desfechos em 30 dias

Leia mais

A BenCorp acredita que um trabalho de gestão da saúde integrado e bem aplicado promove, de forma eficaz, qualidade de vida para os usuários de planos

A BenCorp acredita que um trabalho de gestão da saúde integrado e bem aplicado promove, de forma eficaz, qualidade de vida para os usuários de planos A BenCorp acredita que um trabalho de gestão da saúde integrado e bem aplicado promove, de forma eficaz, qualidade de vida para os usuários de planos de saúde, resultando em mais benefícios e menos custo.

Leia mais

SABER MAIS SOBRE RETINOPATIA DIABÉTICA

SABER MAIS SOBRE RETINOPATIA DIABÉTICA SABER MAIS SOBRE RETINOPATIA DIABÉTICA FICHA TÉCNICA EDIÇÃO Clínicas Leite, Lda Ver. 01 / Jan 2016 REDAÇÃO/DOCUMENTAÇÃO Mariana Coimbra (Marketing e Comunicação) 1 RETINOPATIA DIABÉTICA O que é a retinopatia

Leia mais

TEMA: Anti-angiogênico (Eylia - aflibercepte) no tratamento de edema macular na obstrução da veia central da retina

TEMA: Anti-angiogênico (Eylia - aflibercepte) no tratamento de edema macular na obstrução da veia central da retina Data: 03/03/2016 NT 07/2016 Solicitante: Juiz de Direito Sérgio Castro da Cunha Peixoto 1ª Unidade Jurisdicional Cível Juizado de Consumo da Comarca de Belo Horizonte Número do processo: 9014825.22.2016.813.0024

Leia mais

Caso clínico. S.A.G, 35 anos

Caso clínico. S.A.G, 35 anos Caso clínico S.A.G, 35 anos Negra, casada, prendas domésticas. Natural de Poços de Caldas - MG, Procedente de Botucatu - SP. G4 P3 A0 C0 DUM: 23/07/2014 1º US: 27/10/2014 (14s 1d DUM correta) IG: 32s 5d

Leia mais

Portaria nº 402 de 17 de Junho de O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições,

Portaria nº 402 de 17 de Junho de O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições, Portaria nº 402 de 17 de Junho de 2002. O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria GM/MS nº 1.027, de 31 de maio de 2002, que aprovou a da Tabela de Procedimentos

Leia mais

SABER MAIS SOBRE DEGENERESCÊNCIA MACULAR RELACIONADA COM A IDADE

SABER MAIS SOBRE DEGENERESCÊNCIA MACULAR RELACIONADA COM A IDADE SABER MAIS SOBRE DEGENERESCÊNCIA MACULAR RELACIONADA COM A IDADE FICHA TÉCNICA EDIÇÃO Clínicas Leite, Lda Ver. 01 / Jan 2016 REDAÇÃO/DOCUMENTAÇÃO Mariana Coimbra (Marketing e Comunicação) 1 DEGENERESCÊNCIA

Leia mais

ÁREA NÚMERO NORMA. Sócios, Colaboradores, Direcção Clínica, Medicina do Trabalho CGD. Índice

ÁREA NÚMERO NORMA. Sócios, Colaboradores, Direcção Clínica, Medicina do Trabalho CGD. Índice Índice ÍNDICE... 1 DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 ARTIGO 1.º... 2 SÓCIOS... 2 ARTIGO 2.º... 2 PRESTADORES... 2 ARTIGO 3.º... 3 PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA... 3 ARTIGO 4.º... 3 TERMOS DE GARANTIA... 3 ARTIGO

Leia mais

Síndrome Coronariana Aguda no pós-operatório imediato de Cirurgia de Revascularização Miocárdica. Renato Sanchez Antonio

Síndrome Coronariana Aguda no pós-operatório imediato de Cirurgia de Revascularização Miocárdica. Renato Sanchez Antonio Síndrome Coronariana Aguda no pós-operatório imediato de Cirurgia de Revascularização Miocárdica Renato Sanchez Antonio Objetivo Isquemia perioperatória e infarto após CRM estão associados ao aumento

Leia mais

DIA 15/3/ QUINTA-FEIRA. Auditório Ondina A. 08:30-10:30 RETINA 1 - Curso básico de OCT. 11:00-13:00 RETINA 2 - Curso OCT-A

DIA 15/3/ QUINTA-FEIRA. Auditório Ondina A. 08:30-10:30 RETINA 1 - Curso básico de OCT. 11:00-13:00 RETINA 2 - Curso OCT-A DIA 15/3/2017 - QUINTA-FEIRA Auditório Ondina A 08:30-10:30 RETINA 1 - Curso básico de OCT 08:30-08:40 Aparelhos existentes no mercado 08:40-08:50 Correlações anatômicas e interpretação 08:50-09:00 Adesões

Leia mais

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Avaliação de Tecnologias em Saúde Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde Aflibercepte (Eylia) vs Ranibizumabe (Lucentis) na Doença Macular Relacionada a Idade Canoas, Março de 2014. Câmara Técnica

Leia mais

BRADIARRITMIAS E BLOQUEIOS ATRIOVENTRICULARES

BRADIARRITMIAS E BLOQUEIOS ATRIOVENTRICULARES Página: 1 de 8 1. Diagnóstico - História clínica + exame físico - FC

Leia mais

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO OFICIAL ---------------------- PROGRAMAÇÃO OFICIAL ---------------------- 21 de Março (quinta-feira) --- WORKSHOPS SALA CATALUNYA CIAPED Sala 1 SAVA: 07h30 17h Sala 2 VENTILAÇÃO MECÂNICA Sala 3 USG BÁSICA PARA

Leia mais

O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE

O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICO ALVO: Alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário

Leia mais

TEMA: Cirurgia de catarata em paciente de dois anos com catarata congênita

TEMA: Cirurgia de catarata em paciente de dois anos com catarata congênita NOTA TÉCNICA 148/2014 Solicitante: Dr. Rodrigo Braga Ramos Juiz de Direito - Comarca de Itamarandiba - MG. Processo número: 0325 14 001739-4 Data: 22/07/2014 Medicamento Material Procedimento x Cobertura

Leia mais

Angina Estável: Estratificação de Risco e Tratamento Clínico. Dr Anielo Itajubá Leite Greco

Angina Estável: Estratificação de Risco e Tratamento Clínico. Dr Anielo Itajubá Leite Greco Angina Estável: Estratificação de Risco e Tratamento Clínico Dr Anielo Itajubá Leite Greco Angina Estável vel: Fisiopatologia da Insuficiência Coronária ria Isquemia de baixo fluxo ( suprimento): Redução

Leia mais

1 Av. Paulista, 37 7 andar cj.71 São Paulo/SP CEP Telefone (11) Fax (11)

1 Av. Paulista, 37 7 andar cj.71 São Paulo/SP CEP Telefone (11) Fax (11) e Pelve: Tipos de concentração de Iodo: A concentração de Iodo comercialmente mais utilizada é de 300 mg/ml. Existem maiores concentrações disponíveis no mercado, que determinam uma maior densidade / contrastação

Leia mais

EMENTA: A monitorização cerebral intraoperatória é recomendada nas condições clínicas preconizadas. DA CONSULTA

EMENTA: A monitorização cerebral intraoperatória é recomendada nas condições clínicas preconizadas. DA CONSULTA PARECER CFM nº 30/16 INTERESSADO: Câmara Técnica de Anestesiologia do CREMEP ASSUNTO: Recomendação do uso de monitorização cerebral tipo BIS. RELATOR: Cons. Alexandre de Menezes Rodrigues EMENTA: A monitorização

Leia mais