Os melhores fornecedores para os melhores resultados.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os melhores fornecedores para os melhores resultados."

Transcrição

1 Os melhores fornecedores para os melhores resultados.

2 INTRODUÇÃO A CNH Industrial é completamente comprometida a entregar as melhores soluções àqueles dedicados a construir um mundo melhor. Para honrar esse compromisso, é necessário termos também os melhores fornecedores e processos para manter e melhorar continuamente a qualidade de nossos produtos. Para tanto, uma relação de parceria com a cadeia de fornecedores é fundamental e contribui de forma direta para o planejamento estratégico da CNH Industrial, com produtos mais competitivos e inovadores, com a melhor qualidade possível e com disponibilidade para atendimento das demandas, na quantidade e prazos necessários. 2 Alinhado a esse objetivo, nossa segunda edição do Suppliers Excellence Awards em 2019, vai reconhecer os fornecedores que se destacaram nas seguintes categorias: Qualidade World Class Manufacturing Entregas Parceria Comercial Parts & Services Melhor Fornecedor Argentino Otimização do Custo Logística de Transporte do Produto Implementadores Tecnologia e Inovação Sustentabilidade Capex (categorias especiais) Material Indireto e Serviços - Meio Ambiente Fornecedor Destaque - Responsabilidade Social Fornecedor do Ano Os fornecedores elegíveis a participar dessa premiação são todos aqueles que, durante o ano de 2018, tiveram um APV (Valor Anual de Compras) de pelo menos US$ ,00 considerando todas suas unidades instaladas na América Latina.

3 A avaliação das categorias se dará com critérios específicos detalhados na sequência, referentes ao ano de Serão classificados como: muito insatisfeito, insatisfeito, satisfeito e muito satisfeito. A avaliação será realizada para cada unidade do fornecedor, quando esta será somada ao resultado total de notas de todas as suas plantas, quando for o caso, e serão definidos assim os 4 melhores fornecedores de cada categoria, que participarão da cerimônia de premiação na qual o melhor entre os finalistas receberá o troféu Excellence como reconhecimento por sua performance diferenciada. Para entendermos um pouco mais sobre as categorias e os métodos de avaliação de cada uma, temos o detalhamento a seguir. REGRAS E PESO DE AVALIAÇÃO NOTA DETALHAMENTO PESO 0 Não aplicável avaliação ou não fornece para planta 0 1 Muito Insatisfeito Insatisfeito -5 3 Satisfeito 5 4 Muito Satisfeito 15 3 CRITÉRIOS DE DESEMPATE 1º: Fornecedor (Holding) que fornecer para maior quantidade de unidades/plantas da CNH Industrial Latam. 2º: Fornecedor com o maior número de Ordem de Compras ativas para todas as áreas/unidades/plantas da CNH Industrial. 3º: Fornecedor com maior valor de APV em º: Fornecedor que atender mais de 1 segmento da CNH Industrial.

4 QUALIDADE Essa categoria avalia a performance de qualidade dos fornecedores da CNH Industrial em todas as unidades de negócios da nossa empresa na América Latina através dos indicadores de qualidade das plantas, do desempenho e proatividade mostrados na análise e solução dos problemas encontrados e eventual necessidade de abertura de embarques controlados por parte da CNH Industrial. 4 AVALIAÇÃO: Nota do PIQ Nota de PQ Implementação de embarques controlados (CSL) Desempenho apresentado na análise e solução dos problemas nas plantas - Transparência na busca da causa raiz - Velocidade em providenciar 8D - Proatividade em resolver um problema encontrado Desempenho apresentado na análise e solução dos problemas de campo - Transparência na busca da causa raiz - Velocidade em providenciar 8D - Proatividade em resolver um problema encontrado AVALIADORES: Qualidade de todas as plantas CNH Industrial. Quality Product Support das Plataformas de produtos.

5 ENTREGAS Essa categoria avalia a fidelidade ao programa para atendimento à produção de nossas fábricas, levando em consideração antecipações e atrasos, bem como flexibilidade às variações de programa, precisão na emissão das documentações e aderência das embalagens aos processos de nossos estabelecimentos. AVALIAÇÃO: Delivery Performance (atendimento ao programa de entrega para cada planta na região) Precisão nas documentações (divergências entre físico e contábil SPOT Check) Flexibilidade (tempo de resposta para variações de demanda) Melhores embalagens (qualidade, aderência ao processo CNHI, QME adequado) Impactos por rupturas (paradas de linha, mudanças de mix e transportes urgentes) 5 AVALIADORES: Logística de todas as plantas CNH Industrial.

6 PARTS & SERVICES 6 Essa categoria avalia as peças destinadas à reposição. Será considerada a base do SQI (Supplier Quality Index) para formar os 5 quesitos que avaliaremos neste ano, mas não em toda a sua complexidade. Assim sendo, para avaliação do ano de 2018, os fornecedores elegíveis serão observados sob os seguintes critérios: reclamações de clientes, PPM, entregas dentro do lead time, quantidade entregue conforme programação e avaliação da relação comercial. A avaliação comercial engloba a competitividade das peças para reposição, o relacionamento, o tempo de retorno das cotações e também se possuem algum contrato de performance em que o business de Parts & Services esteja diretamente envolvido. Os quesitos estão detalhados a seguir: AVALIAÇÃO: Reclamação por cliente Qualidade PPM Quantidade de atrasos Performance Avaliação Comercial por P&S em Compras - Competitividade - Relacionamento - Prazo de cotações - Contrato LTA com P&S AVALIADORES: Qualidade, Planejamento e Compras de P&S CNH Industrial.

7 OTIMIZAÇÃO DO CUSTO DO PRODUTO Essa categoria avalia a participação dos fornecedores CNH Industrial na geração de fatores competitivos, em todas as unidades de negócio de nossa empresa, através da participação nos programas de sugestão, suporte técnico na implementação de projetos e engajamento na busca de oportunidades de otimização de custos dentro de suas empresas, avaliando 360 graus suas estruturas de custeio. AVALIAÇÃO: Propositividade Quantidade de soluções propostas pelos fornecedores, através do Supplier Portal, orientadas para a otimização do custo do produto, para o ano de 2018, independente de seu status, considerando o impacto econômico percentual em relação ao APV do fornecedor (Annual Purchase Value). Efetividade Quantidade de soluções implementadas pela CNH Industrial independentemente do valor do benefício gerado, oriundas do programa SuPER e cadastradas pelos fornecedores no Supplier Portal, devidamente validadas técnica, produtiva e financeiramente. Propostas associadas a ganho de negócio via SuPER são contabilizadas. 7

8 Engajamento Percepção do engajamento do fornecedor na geração de oportunidades de otimização de custos dos produtos CNH Industrial, através da apresentação de soluções inovadoras e de sua organização interna para tal (área dedicada/organização de eventos), bem como atendimento a convites da CNH Industrial para alavancar ou discutir temas associados, demonstrando a dedicação e foco na causa. Entende-se por eventos ações coordenadas e organizadas pelos fornecedores para envolver o time CNH Industrial na avaliação de oportunidades geradas por eles. Entende-se por área dedicada a identificação de pelo menos uma pessoa responsável pela geração de oportunidades no quadro de funcionários do fornecedor. 8 AVALIADORES: PCO - Product Cost Optimization da CNH Industrial.

9 LOGÍSTICA DE TRANSPORTE Essa categoria avalia os fornecedores no quesito de transportes logísticos utilizando o CQI (Contract Quality Index) como base. O CQI é uma metodologia estabelecida pelo Departamento de Transportes para medir o nível de cumprimento das principais condições técnicas e comerciais acordadas em contrato. Principais objetivos e complexidade de cada operação determinam os pilares do Contract Quality Index. AVALIAÇÃO: In-bound - On Time in Full Delivery - Billing - EDI/Performance Otm - Discrepancies - Iveco Use Outbound - On Time Consolidation - On Time Delivery - Transport Quality - Iveco Use 9 Mensuração de performance é definida nos processos padrão de operação com relatórios mensais. O CQI identificará os melhores fornecedores de serviços logísticos considerando contratos de transportes in-bound e Outbound. AVALIADORES: Serviços Logísticos das plantas CNH Industrial.

10 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Essa categoria avaliará a participação dos fornecedores da CNH Industrial na gestão da inovação e geração de novas ideias, seja na modificação de produtos com objetivo de alcançar melhorias que aumentem seu desempenho, seja em processos de manufatura com novos métodos de produção, ambas com foco na geração de valor ao cliente. 10 AVALIAÇÃO: Possui corpo técnico/centro engenharia local. Possui independência para tomada de decisão técnica sobre produtos da região. Compartilhou novas tecnologias aplicadas em outros mercados para avaliação local. Propôs soluções técnicas focadas ao mercado local (custo/ requisitos do cliente/ambiente). Propôs soluções técnicas inovadoras para redução DMC e TCO. AVALIADORES: Engenharia do Produto da CNH Industrial. Nesta categoria, diferentemente das demais, será premiado 1 fornecedor por segmento de atuação da CNH Industrial, permitindo destacar o melhor fornecedor para cada um dos 4 setores onde atuamos: Agrícola, Construção, Veículos Comerciais e Powertrain.

11 CAPEX Essa categoria avaliará a competitividade e prestação de serviços e/ou entrega do item comprado junto aos fornecedores da CNH Industrial, em negociações para compra de equipamentos, itens de consumo e manutenção industrial, serviços de facilities, locações de empilhadeiras, dispositivos de linha produtiva e de testes, produtos MROs, dentre outros: ASSERTIVIDADE - Atendeu aos requisitos definidos na cotação solicitada - A proposta foi enviada conforme solicitada, no prazo e com qualidade - Apresentou abertura de custos para a formação de preço FLEXIBILIDADE - Se demonstrou flexível nas negociações conforme condições disponíveis por parte de CNH Industrial - Gerenciou de madeira adequada as modificações solicitadas pela CNHi durante a cotação e até mesmo após contratado INOVAÇÃO - Apresentou propostas diferentes e inovadoras para melhorar a performance e/ou o custo do produto/serviço - Apresentou sugestões de melhorias nos contratos celebrados PRAZO - A entrega dos produtos ou serviço contratado ocorreu conforme o prazo acordado na negociação - Atendeu os requisitantes quando solicitados no prazo e de maneira adequada 11

12 QUALIDADE - A qualidade dos produtos ou serviços contratados esteve conforme a Especificação Técnica e aprovado na negociação - Não foram necessários retrabalhos ou refações de produtos ou serviços, em etapas ou por completo - Foi garantida a assistência pós-venda necessária AVALIADORES: Compras de Capex da CNH Industrial. Cliente Interno CNH Industrial. 12

13 MATERIAL INDIRETO E SERVIÇOS Essa categoria avaliará a competitividade e prestação de serviços e/ou entrega do item comprados junto aos fornecedores da CNH Industrial, em negociações para compra de produtos e serviços de ICT, Engenharia, RH (benefícios e serviços gerais), limpeza e conservação, eventos, marketing e publicidade, dentre outros. ASSERTIVIDADE - Atendeu aos requisitos definidos na cotação solicitada - A proposta foi enviada conforme solicitada, no prazo e com qualidade - Apresentou abertura de custos para a formação de preço 13

14 14 FLEXIBILIDADE - Se demonstrou flexível nas negociações conforme condições disponíveis por parte de CNH Industrial - Gerenciou de madeira adequada as modificações solicitadas pela CNHi durante a cotação e até mesmo após contratado INOVAÇÃO - Apresentou propostas diferentes e inovadoras para melhorar a performance e/ou o custo do produto/serviço - Apresentou sugestões de melhorias nos contratos celebrados PRAZO - A entrega dos produtos ou serviço contratado ocorreu conforme o prazo acordado na negociação - Atendeu os requisitantes quando solicitados no prazo e de maneira adequada QUALIDADE - A qualidade dos produtos ou serviços contratados esteve conforme a Especificação Técnica e aprovado na negociação - Não foram necessários retrabalhos ou refações de produtos ou serviços, em etapas ou por completo - Foi garantida a assistência pós-venda necessária AVALIADORES: Compras de Material Indireto e Serviços CNH Industrial. Cliente Interno CNH Industrial.

15 15

16 WCM Essa categoria avaliará a participação dos fornecedores CNH Industrial no programa WCM Light (World Class Manufacturing), visando combater perdas e desperdícios em seus processos produtivos e, por consequência, produzir produtos e serviços no prazo e com maior qualidade por meio de um sistema de manufatura único em toda a cadeia produtiva. 16 AVALIAÇÃO: Contrato assinado: Assinatura ou não por parte do fornecedor se comprometendo a receber 30 dias de suporte na metodologia WCM posterior aplicação em seu processo produtivo. Recebeu auditoria oficial: Recebimento ou não de uma auditoria oficial organizada pelo time mundial de WCM, com o intuito de medir a efetividade na adesão da metodologia nos processos produtivos do fornecedor. Resultado final da auditoria: Avaliação final dos auditores oficiais sobre a adesão do programa nos fornecedores, considerando 8 pilares técnicos e 10 gerenciais, variando de 0 a 5 pontos por pilar. O critério foi definido com base na primeira auditoria, considerando o fato de nenhum fornecedor ainda ter realizado a segunda auditoria. Engajamento durante o período de suporte oficial: Avaliação do engajamento do fornecedor durante o período de suporte oficial pelo time da CNH Industrial. Essa medida compreende a média entre as avaliações da planta que suporta as atividades de WCM, o time central de WCM e o time de SQE Latam.

17 Engajamento após término do contrato oficial: Avaliação do engajamento do fornecedor com as atividades de WCM após os 30 dias de suporte previsto no contrato inicial. Essa medida compreende a média entre as avaliações da planta que suporta as atividades de WCM, o time central de WCM e o time de SQE Latam. AVALIADORES: SQE e WCM da CNH Industrial 17

18 PARCERIA COMERCIAL Essa categoria avaliará a competitividade dos fornecedores CNH Industrial e relacionamento comercial em todas as unidades de negócio de nossa empresa, através de comparativos de preços entre os praticados pelo fornecedor e as referências de mercado nacional e internacional. Avalia também a abertura de custos com breakdown e CDW (Cost Drive Weight), assim como coerência nas negociações, flexibilidade e geração de propostas alternativas e novas tecnologias. 18 AVALIAÇÃO: Competitividade: Essa avaliação deve ser baseada no confronto de preços entre os praticados pelo fornecedor e as referências de mercado nacional e internacional. Relacionamento Comercial e Flexibilidade: Baseada na coerência nas negociações, flexibilidade, postura comercial e na capacidade de apresentar propostas alternativas. CDW/BREAKDOWN/LTA/PRODUTIVIDADE: Baseada na abertura do fornecedor sobre os custos (breakdown/ CDW) e acordo de LTA/Produtividade. Introdução de novas tecnologias Baseada na introdução de novas tecnologias pelo fornecedor para produtos. AVALIADORES: Commodity/Product Development Purchasing da CNH Industrial. Nesta categoria, diferentemente das demais, será premiado 1 fornecedor por cada commodity (Chemical, Electrical, Mechanical, Metallic), permitindo destacar o melhor fornecedor, além de mapear os melhores parceiros por setor de gestão da CNH Industrial.

19 IMPLEMENTADORES Essa categoria é específica para fornecedores que trabalham em parceria com as marcas da CNH Industrial para implementar, montar e equipar nossas máquinas e veículos, visando oferecer soluções e inovação, de acordo com a necessidade de nossos clientes. AVALIAÇÃO: Capacidade técnica: - Organização das instalações (5S) - Know how da equipe técnica - Expertise da equipe de produção Velocidade de resposta: - Número de cotações respondidas dentro do prazo esperado atendendo as condições solicitadas Flexibilidade nas negociações: - Proatividade do implementador em negociações e atendimento às necessidades de alteração de prazo, escopo e volumes durante as entregas. Capacidade de entrega: - Quantidade de veículos entregues no prazo estabelecido nas negociações e contratos Qualidade: - Número médio de falhas encontradas no PDI (número de falhas / número de veículos inspecionados). AVALIADORES: Compras / Comercial / Qualidade / Plataforma / Engenharia da CNH Industrial 19

20 MELHOR FORNECEDOR ARGENTINO Essa categoria é específica para fornecedores de materiais diretos localizados na Argentina que serão reconhecidos com base nas avaliações das 6 categorias LATAM: Qualidade Entregas Parts & Services Otimização do Custo do Produto Parceria Comercial Tecnologia e Inovação O valor de cada categoria acima será adicionado à pontuação total da categoria Melhor Fornecedor Argentino. 20

21 FORNECEDOR DESTAQUE Num mundo que exige soluções que vão de encontro as necessidades dos clientes, de rápida implementação e efetiva aplicabilidade, faz-se necessário o desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores que esteja atenta às inovações de produto e processos. Esta categoria tem como objetivo reconhecer o empenho e dedicação dos parceiros que contribuíram, de forma significativa, para suportar a CNH Industrial a se manter como uma das empresas mais inovadoras do país e voltada ao atendimento das necessidades de nossos clientes em todos os seus segmentos, trazendo soluções que surpreendem. Serão levados em consideração a flexibilidade, propositividade, interação e integração com o time da CNH Industrial, ineditismo da proposta dentre outros. 21 AVALIADORES: Commercial Committee da CNH Industrial.

22 FORNECEDOR DO ANO Essa é a categoria que resume todas as outras, na qual o fornecedor com maior pontuação em todos os quesitos será reconhecido como Fornecedor do Ano, tendo a categoria Parceria Comercial como critério de desempate. AVALIADORES: Essa categoria não possui avaliadores específicos, pois serão considerados os resultados de todas as outras categorias. 22

23 SUSTENTABILIDADE A CNH Industrial valoriza também o comprometimento por meio da sustentabilidade e do crescimento com responsabilidade. E, para reconhecer as atitudes sustentáveis dos nossos parceiros, o Suppliers Excellence Awards terá uma categoria especial relacionada à sustentabilidade, dividida em duas subcategorias: Ambiental Responsabilidade Social AVALIAÇÃO: Por se tratar de uma categoria diferenciada e cuja inscrição e avaliação dependem de projeto apresentado pelo próprio fornecedor e que possui regulamento exclusivo, as regras relacionadas à sustentabilidade podem ser conferidas no regulamento especial publicado em: 23

24 OS MELHORES DE 2018 Conheça os vencedores da primeira edição do prêmio, realizada em 2018: 24 Qualidade: SCHAEFFLER BRASIL. Entregas: RASSINI-NHK. Parts & Service: DAIDO. Otimização do Custo do Produto: MAGNO PEÇAS. Logística de Transporte: SADA. Tecnologia e Inovação: TENNECO AUTOMOTIVE. Capex: JS FERRAMENTARIA. Material Indireto e Serviços: MASSIMA ALIMENTAÇÃO. WCM (World Class Manufacturing): ALFAGOMMA DO BRASIL. Parceria Comercial: TITAN PNEUS. Melhor Fornecedor da Argentina: MUSIAN CANCIANI. Fornecedor do Ano: TENNECO AUTOMOTIVE.

25 Para reconhecer as atitudes sustentáveis dos nossos parceiros, o Suppliers Excellence Awards também teve uma premiação especial relacionada à Sustentabilidade, que homenageou os fornecedores com maior destaque na implementação com melhores projetos voltados para os temas Ambientais e de Responsabilidade Social. PROJETOS AMBIENTAIS CONTINENTAL Green Plant Label - GPL. DANA: Zero Efluentes. TRUCK BUS: Construção de Planta Industrial Ecológica. PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL BRUNING Projeto VIVA. FENIX SOLUÇÕES AMBIENTAIS Política de Inclusão e Diversidade no Ambiente Laboral. TITAN PNEUS VIVA LIVRE Programa de tratamento e Prevenção em Dependência Química. 25

26 A CNH Industrial se reserva o direito de acrescentar ou modificar os itens descritos neste regulamento sem prévio aviso aos participantes.

Estimular o Desenvolvimento Sustentável da BASF e seus parceiros. Reconhecer Projetos Inovadores e iniciativas que agreguem valor para a BASF.

Estimular o Desenvolvimento Sustentável da BASF e seus parceiros. Reconhecer Projetos Inovadores e iniciativas que agreguem valor para a BASF. Prêmio BASF de Excelência aos Fornecedores 1. Objetivo 1.1. Do procedimento Sistematizar o processo de premiação dos Fornecedores BASF no Brasil por meio de critérios pré-estabelecidos conforme categorias

Leia mais

PAINEL 2: RELACIONAMENTO SUPRIMENTOS E FORNECEDORES - CONSTRUTORES DE NEGÓCIOS

PAINEL 2: RELACIONAMENTO SUPRIMENTOS E FORNECEDORES - CONSTRUTORES DE NEGÓCIOS 24 de outubro de 2016 PAINEL 2: RELACIONAMENTO SUPRIMENTOS E FORNECEDORES - CONSTRUTORES DE NEGÓCIOS Prof. Fabio Cerquinho PhD IESE Business School Coordenador dos Programas de Estratégia de Compras -

Leia mais

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno de RESULTADOS para perpetuação do negócio. HISTÓRIA OBJETIVOS DIRETRIZES

Leia mais

Manual BID LIST Qualidade

Manual BID LIST Qualidade Manual BID LIST Qualidade 2014 REGRAS SCORECARD Jan 14 Engenharia Qualidade Fornecedores Score Final O Relatório BID LIST é gerado com um periodicidade mensal e elaborado para cada linha de produto (commodity)

Leia mais

VISÃO GERAL DAS MACROFASES DESENVOLVIMENTO PÓS DESENVOLVIMENTO

VISÃO GERAL DAS MACROFASES DESENVOLVIMENTO PÓS DESENVOLVIMENTO VISÃO GERAL DAS MACROFASES PÓS PROF. ANTONIO CARLOS DA SILVA MACRO FASE Uma fase termina com entrega de resultados. Normalmente a definição de uma fase está relacionada com o conceito de gate. Final de

Leia mais

ATENDA AOS REQUISITOS DOS CLIENTES E DO GOVERNO SEM COMPLICAÇÃO.

ATENDA AOS REQUISITOS DOS CLIENTES E DO GOVERNO SEM COMPLICAÇÃO. ATENDA AOS REQUISITOS DOS CLIENTES E DO GOVERNO SEM COMPLICAÇÃO. COMO PODEMOS TE AJUDAR! Com o sistema de gestão Q4-ERP te ajudamos a automatizar atividades que são feitas de forma manual, integrando os

Leia mais

HYDAC TECNOLOGIA LTDA. Manual APF. Avaliação da Performance dos Fornecedores. Emissão: 23/04/2018 Página 1 de 9 Revisão: 05

HYDAC TECNOLOGIA LTDA. Manual APF. Avaliação da Performance dos Fornecedores. Emissão: 23/04/2018 Página 1 de 9 Revisão: 05 Manual APF Avaliação da Performance dos Fornecedores Elaborado por: Aquisição Revisado por: Aquisição Aprovado por: Diretoria Geral Emissão: 23/04/2018 Página 1 de 9 SUMÁRIO: 1. Introdução 03 2. IDF Índice

Leia mais

A otimização como fator de transformação do planejamento de Supply Chain na COAMO. Ademir Gonçalvez

A otimização como fator de transformação do planejamento de Supply Chain na COAMO. Ademir Gonçalvez A otimização como fator de transformação do planejamento de Supply Chain na COAMO Ademir Gonçalvez Institucional Veja o vídeo em: https://www.youtube.com/embed/hijwsyq74ee http://www.youtube.com/embed/hijwsyq74ee

Leia mais

Índice de Qualidade do Fornecedor - IQF

Índice de Qualidade do Fornecedor - IQF % Índice de Qualidade do Fornecedor - IQF IQF - ÍNDICE DE QUALIDADE DO FORNECEDOR FORNECEDOR: GR SA CÓDIGO DO FORNECEDOR: 23942 IQF - Índice de Qualidade do Fornecedor (Média Anual) 9,54 FAMÍLIA: ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Reduções de Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos

Reduções de Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos Reduções de Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos Ricardo Amadeu Da Silva Coordenador Comitê de Logística CEISE Br Diretor Presidente - TransEspecialista 1 Gestão de Suprimentos A gestão da cadeia

Leia mais

Revisão bibliográfica

Revisão bibliográfica 2. Revisão bibliográfica Neste capítulo será descrito o conceito de compras, seu desenvolvimento e papel nas organizações. 2.1. Compras: Desenvolvimento e evolução De acordo com Axelsson, Rozemeijer e

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

PRÊMIO OPPENHEIMER PREMIAÇÃO DE FORNECEDORES. Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil. Document Title Section or Chapter Name 1 of 11

PRÊMIO OPPENHEIMER PREMIAÇÃO DE FORNECEDORES. Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil. Document Title Section or Chapter Name 1 of 11 PRÊMIO OPPENHEIMER PREMIAÇÃO DE FORNECEDORES Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil Document Title Section or Chapter Name 1 of 11 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Objetivo... 4 2. PERFIL DOS PARTICIPANTES...

Leia mais

Carlos Gomes de Faria Junior. Como a Rumo avalia o índice de desempenho de seus Fornecedores - IDF

Carlos Gomes de Faria Junior. Como a Rumo avalia o índice de desempenho de seus Fornecedores - IDF Carlos Gomes de Faria Junior Como a Rumo avalia o índice de desempenho de seus Fornecedores - IDF Informações Institucionais da Rumo Programa de Excelência de Fornecedores Homologação de Fornecedores IDF

Leia mais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais - Portfólio www.aggar.com.br Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais E-mail: solucoes@aggar.com.br Telefone: +55 (31) 3099-3677 Soluções em engenharia oferece ao mercado nacional, construção

Leia mais

Jan 14 Engenharia Qualidade Fornecedores

Jan 14 Engenharia Qualidade Fornecedores MudançasBid List 03 x 04 Ayslan Verticchio Business Process EQF LATAM Jan 4 Engenharia Qualidade Fornecedores BID LIST - 03 360º RANK LEGISLATIVE/NOR MATIVE TOOLS CUSTOMER QUALITY SUPPLY QUALITY DRIVERS

Leia mais

Fundamentos Estratégicos

Fundamentos Estratégicos 1 Fundamentos Estratégicos MISSÃO Fornecer soluções e serviços em sistemas de suspensões, eixos e componentes para veículos comerciais com inovação, qualidade, segurança e sustentabilidade. VISÃO Ser reconhecida,

Leia mais

REGULAMENTO DO IX PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

REGULAMENTO DO IX PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO REGULAMENTO DO IX PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO 1º. DO OBJETIVO: O PRÊMIO BUMERANGUE, DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO, RECRUTAMENTO & SELEÇÃO consiste na

Leia mais

PRÊMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL

PRÊMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL PRÊMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL Numa sociedade globalizada, com alta competitividade entre empresas e elevado nível de informação, os consumidores têm amplo poder de escolha, razão pela qual já não

Leia mais

2. OBJETIVOS PRÊMIO SINDUSCON CONSTRUTORAS

2. OBJETIVOS PRÊMIO SINDUSCON CONSTRUTORAS 1. APRESENTAÇÃO O PRÊMIO SINDUSCON foi criado em 2010 avaliando os requisitos de Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente por meio de um sistema de auditorias objetivas nas obras das construtoras

Leia mais

O Caminho da Indústria 4.0 para o Setor Moveleiro. Rafael Almeida de Souza Analista Técnico Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Mobiliário

O Caminho da Indústria 4.0 para o Setor Moveleiro. Rafael Almeida de Souza Analista Técnico Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Mobiliário O Caminho da Indústria 4.0 para o Setor Moveleiro Rafael Almeida de Souza Analista Técnico Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Mobiliário A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO DA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA

Leia mais

PRÊMIO SMART SERVICES, TELECOM & UTILITIES 2018 REGULAMENTO

PRÊMIO SMART SERVICES, TELECOM & UTILITIES 2018 REGULAMENTO PRÊMIO SMART SERVICES, TELECOM & UTILITIES 2018 REGULAMENTO 1. O PRÊMIO O PRÊMIO SMART, regido por este regulamento, tem como objetivo distinguir e reconhecer as melhores práticas em relacionamento com

Leia mais

Conheça aqui todos os detalhes sobre este prêmio. O regulamento estará disponível no link ao lado para sanar suas dúvidas. R E G U L A M E N T O

Conheça aqui todos os detalhes sobre este prêmio. O regulamento estará disponível no link ao lado para sanar suas dúvidas. R E G U L A M E N T O Sobre o Prêmio Atenta à importância do controle dos Custos de Órteses, Próteses e Materiais Especiais sobre o Custo Assistencial das Singulares do Estado do Rio de Janeiro, a Unimed Federação Rio através

Leia mais

Disciplina: SEP0701 Gestão da Qualidade Prof. Luiz C. R. Carpinetti Monitor: Lucas D. Calache

Disciplina: SEP0701 Gestão da Qualidade Prof. Luiz C. R. Carpinetti Monitor: Lucas D. Calache Disciplina: SEP0701 Gestão da Qualidade Prof. Luiz C. R. Carpinetti Monitor: Lucas D. Calache (lucascalache@usp.br) Prof. Dr. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti EFQM - European Foundation for Quality Management

Leia mais

IoT.BR PLANO NACIONAL DE INTERNET DAS COISAS

IoT.BR PLANO NACIONAL DE INTERNET DAS COISAS IoT.BR PLANO NACIONAL DE INTERNET DAS COISAS Internet das Coisas é a infraestrutura global que possibilita a prestação de serviços de valor adicionado pela conexão (física ou virtual) de coisas com dispositivos

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Atividades do Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Sistemas produtivos: abrange produção de bens e de serviços; Funções básicas dos

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÊMIO EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

REGULAMENTO DO PRÊMIO EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO REGULAMENTO DO PRÊMIO EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO 2013 Art. 1º - DO OBJETIVO 1.1) O Prêmio Excelência em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho tem por objetivo o reconhecimento

Leia mais

Projeto e Planejamento da Indústria Química

Projeto e Planejamento da Indústria Química Indústria Química Prof. Marcus V. Americano da Costa F o Departamento de Engenharia Química Universidade Federal da Bahia Salvador-BA, 16 de maio de 2017. Sumário Sumário Projeto Um projeto é definido

Leia mais

_mais de empreendimentos entregues

_mais de empreendimentos entregues _+16 milhões de m² construídos _mais de 1.000 empreendimentos entregues _mais de 1 milhão de moradores _5,3 BI de VGV lançado nos últimos 5 anos _Consolidação Estratégica SP+ RJ Inovação É quando uma ideia

Leia mais

Lean Manufacturing. 1. Tema. 2. Subtema. 3. Categoria de serviço. 4. Tipo de serviço / instrumento. 5. Modalidade. 6. Público alvo. 7.

Lean Manufacturing. 1. Tema. 2. Subtema. 3. Categoria de serviço. 4. Tipo de serviço / instrumento. 5. Modalidade. 6. Público alvo. 7. Lean Manufacturing 1. Tema Produção e qualidade 2. Subtema Mapeamento e melhoria de processos 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento Consultoria tecnológica

Leia mais

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos André Luiz Gomes da Silva Claudio Hernan Domingorena 20/Nov/2017 22/06 INTRODUÇÃO Eletropaulo em números Brasil São Paulo 24 cidades atendidas na

Leia mais

Manual Quality BID LIST

Manual Quality BID LIST Manual Quality BID LIST 2014 REGRAS SCORECARD Rev1 - Mar 14 Engenharia Qualidade Fornecedores As seguintes regras são aplicadas aos fornecedores FIAT CHRYSLER LATAM para o Bid List 2014 2 Final Score O

Leia mais

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica Antonio Cabral acabral@maua.br Roteiro Desafio; Sistemas; O custo e o valor do controle de processo; Mapeamento; Principais indicadores usados

Leia mais

ASSOCIE A SUA MARCA AO MAIOR PRÊMIO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS. TEATRO SESI GOIÂNIA-GO

ASSOCIE A SUA MARCA AO MAIOR PRÊMIO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS. TEATRO SESI GOIÂNIA-GO ASSOCIE A SUA MARCA AO MAIOR PRÊMIO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS. 2 13 DE NOVEMBRO DE 2017 TEATRO SESI GOIÂNIA-GO CONSTRUIR é muito MAIS que levantar paredes, erguer estruturas ou pavimentar vias

Leia mais

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias 1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Prof. Me. Érico Pagotto Aula 03 Logística e o VALOR para o cliente Vimos anteriormente o conceito de valor PERGUNTA: Qual é o departamento da empresa responsável

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa 2016 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de autopeças.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DA 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS CONVITE

INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DA 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS CONVITE INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DA 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS Caminhos para uma transição governamental adequada CONVITE A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Leia mais

Índice de Qualidade do Fornecedor - IQF

Índice de Qualidade do Fornecedor - IQF () Índice de Qualidade do Fornecedor - IQF RAZÃO SOCIAL : CÓDIGO: 294 ARGENTAUREOS DOURACAO E PRATEACAO LTDA - ME IQF - Índice de Qualidade do Fornecedor (Média Anual) 87,9 FAMÍLIA: SERVIÇO DE PINTURA

Leia mais

Fornecedor: TEADIT JUNTAS LTDA Data de Cadastro : 06/08/2009 Data de Expiração: 06/08/2010

Fornecedor: TEADIT JUNTAS LTDA Data de Cadastro : 06/08/2009 Data de Expiração: 06/08/2010 Fornecedor: TEADIT JUNTAS LTDA Data de Cadastro : 06/08/2009 Data de Expiração: 06/08/2010 CERTIFICADO DE CADASTRO Atestamos, através deste certificado, que o fornecedor acima identificado cumpriu as exigências

Leia mais

CAMINHOS DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA GAÚCHA PRONEX PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA

CAMINHOS DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA GAÚCHA PRONEX PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA Dado que as atividades de inovação podem estar tanto reunidas como espalhadas pelas mais diversas áreas da empresa, concentramos nossa atenção em quatro áreas: (1) Desenvolvimento, (2) Operações, (3) Administração,

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Werner von Siemens. Award Award Informações importantes. Restricted Siemens AG 20XX All rights reserved.

Werner von Siemens. Award Award Informações importantes. Restricted Siemens AG 20XX All rights reserved. Werner von Siemens Award 2017 Werner von Siemens Award 2017 Informações importantes Restricted Siemens AG 20XX All rights reserved. siemens.com/answers O Prêmio Werner Von Siemens Uma competição para todos......

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

ENCADEAMENTO PRODUTIVO. Luiz Barretto - Presidente

ENCADEAMENTO PRODUTIVO. Luiz Barretto - Presidente ENCADEAMENTO PRODUTIVO Luiz Barretto - Presidente MISSÃO DO SEBRAE Promover a competividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

OBJETIVO 1: Identificar os atributos levados em consideração na seleção de prestadores de serviços de apoio logístico:

OBJETIVO 1: Identificar os atributos levados em consideração na seleção de prestadores de serviços de apoio logístico: 6 Conclusões O objeto do presente estudo centrou-se no tema gestão do valor para o cliente, por meio da análise de valor percebido pelos clientes de serviços de apoio logístico no mercado brasileiro de

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Iniciativa referência no Sistema Indústria, chega em sua quinta edição, celebrando as boas práticas realizadas pelos sindicatos empresariais.

Iniciativa referência no Sistema Indústria, chega em sua quinta edição, celebrando as boas práticas realizadas pelos sindicatos empresariais. Regulamento 2019 Iniciativa referência no Sistema Indústria, chega em sua quinta edição, celebrando as boas práticas realizadas pelos sindicatos empresariais. apresentação Art. 1º A Federação das Indústrias

Leia mais

Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA

Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA A Toctao Engenharia, empresa do Grupo Toctao, é especialista em vencer desafios, tem a sustentabilidade como premissa e o compromisso

Leia mais

5 Edição do Prêmio SENAI TheoPrax

5 Edição do Prêmio SENAI TheoPrax 2017 5 Edição do Prêmio SENAI TheoPrax Regulamento TITULO I - DA DENOMINAÇÃO E FINALIDADE Capítulo I - Da Denominação e Conceito Art. 1 O Prêmio SENAI TheoPrax é uma iniciativa de caráter técnico-cultural

Leia mais

Outplant Definições: GRUPO DOW. Esta localização pode ser Público ou Privada. É fora dos limites do terrenos das Fábricas e Complexos Industriais.

Outplant Definições: GRUPO DOW. Esta localização pode ser Público ou Privada. É fora dos limites do terrenos das Fábricas e Complexos Industriais. GRUPO DOW Outplant Definições: Esta localização pode ser Público ou Privada. É fora dos limites do terrenos das Fábricas e Complexos Industriais. Tem seu próprio código de Planta no SAP/ECC. Ponto de embarque

Leia mais

Sistema Produttare de Produção II Competing Through Design. Ivan De Pellegrin

Sistema Produttare de Produção II Competing Through Design. Ivan De Pellegrin Ivan De Pellegrin O porquê desta ideia... Maximizar a apropriação do valor gerado depende de modelos de negócio que considerem toda a cadeia de valor. O porquê desta ideia... O porquê desta ideia... Alguns

Leia mais

kaizen.com KAIZEN IN HEALTHCARE

kaizen.com KAIZEN IN HEALTHCARE kaizen.com KAIZEN IN HEALTHCARE THE #1 SPECIALIST IN: Class Performance Operational Excellence Continuous World Improvement Kaizen Lean! Quem Somos: Kaizen Institute Consulting Group (KICG) A Nossa Missão

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

PREMIO NACIONAL DE GESTÃO DE ATIVOS ENGENHEIRO AMAURI REIGADO REGULAMENTO

PREMIO NACIONAL DE GESTÃO DE ATIVOS ENGENHEIRO AMAURI REIGADO REGULAMENTO PREMIO NACIONAL DE GESTÃO DE ATIVOS ENGENHEIRO AMAURI REIGADO As melhores práticas em Gestão de Ativos serão reconhecidas pela primeira edição do Prêmio Nacional de Gestão de Ativos Engenheiro Amauri Reigado

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 02: Cadeias de Valor

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 02: Cadeias de Valor GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 02: Cadeias de Valor Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender a visão cíclica de uma Cadeia de Suprimentos. Conhecer os ciclos de processos de uma Cadeia

Leia mais

Apresentação. Objetivo

Apresentação. Objetivo Apresentação O Prêmio Sinduscon 2017 - Fornecedores será concedido a empresa fornecedora de materiais ou serviços para o setor da construção civil que obtiver o melhor desempenho na categoria avaliada.

Leia mais

UNIDEIAS 2ª FASE Educação Empreendedora EDITAL DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2 DA PARTICIPAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES

UNIDEIAS 2ª FASE Educação Empreendedora EDITAL DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2 DA PARTICIPAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES UNIDEIAS 2ª FASE Educação Empreendedora EDITAL 2017 O Centro Universitário de Patos de Minas UNIPAM, por meio da Comissão Organizadora, nomeada pela Portaria Nº. 1975, de 17 de agosto de 2015, do Magnífico

Leia mais

PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REGULAMENTO

PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REGULAMENTO PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REGULAMENTO A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) torna pública a 2ª Edição do PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA

Leia mais

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção AFINAL O QUE É UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Aguinaldo Aragon Fernandes Agenda O conceito da fábrica de software A fábrica de software é um negócio Escopos de fábricas de software Requisitos para uma fábrica

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial papel burocrático Década de 70 crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Maio 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL www.jcsexpress.com QUEM SOMOS A JCS Express Logística & Distribuição nasceu da experiência de um profissional que gerenciou grandes empresas e atuou no segmento de distribuição

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES AO FORNECEDOR SINALSUL

ESPECIFICAÇÕES AO FORNECEDOR SINALSUL ESPECIFICAÇÕES AO FORNECEDOR SINALSUL ITS 07.4 Revisão 00 (31/06/2017) Instrução de Trabalho Sinalsul ÚLTIMA ALTERAÇÃO PÁGINA DESENVOLVIDO POR APROVADO POR 31/06/2017 1 / 9 Rafael Marchi Andréia Vargas

Leia mais

Sustentabilidade. Social

Sustentabilidade. Social REGULAMENTO Sustentabilidade Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas,

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO P O DESAFIO. Brasília, Setembro 2005

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO P O DESAFIO. Brasília, Setembro 2005 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO P : O DESAFIO. Brasília, Setembro 2005 CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: P Diversidade de visões. Objetivos - custo para otimização de resultados, para melhoria de

Leia mais

GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL. José Goldfreind DIRETOR LEAN SEIS SIGMA

GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL. José Goldfreind DIRETOR LEAN SEIS SIGMA GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL José Goldfreind DIRETOR LEAN SEIS SIGMA Setec Consulting Group Um dos maiores grupos de consultoria, treinamento auditoria da América Latina. Sede em São Paulo e filiais em Manaus,

Leia mais

Mais controle. Maior rendimento

Mais controle. Maior rendimento Mais controle Maior rendimento REdUção de custos com FERRaMEntaS EM até 30% 60% MaiS RáPido na LocaLização de FERRaMEntaS MEnoR tempo PaRa SoLicitaR FERRaMEntaS MEnoR tempo de implantação do MERcado Atualmente

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

São Paulo, Fevereiro de 2019

São Paulo, Fevereiro de 2019 Artigo 1º - DO OBJETIVO 1.1) O Prêmio Excelência em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho tem por objetivo o reconhecimento das empresas que comprovaram adotar, de maneira ampla e continuada, ações,

Leia mais

Iniciativas e Práticas na Cadeia de Suprimentos

Iniciativas e Práticas na Cadeia de Suprimentos Iniciativas e Práticas na Cadeia de Suprimentos Administração de Logística e da Cadeia de Suprimentos Profa. Márcia Mazzeo Grande Programação de aula Parcerias e integração de processos na CS Práticas

Leia mais

Relatório do Desempenho do Sistema SA8000

Relatório do Desempenho do Sistema SA8000 Relatório do Desempenho do Sistema SA8000 1/2018 20/03/2018 Conteúdo 1. Nota Introdutória... 3 2. Rumo à Sustentabilidade... 3 3. Atividades desenvolvidas... 4 Colaboradores... 4 Saúde e Segurança no trabalho...

Leia mais

REGULAMENTO I CAMPEONATO ESTUDANTIL DE EMPREENDEDORISMO (EDIÇÃO 2018) I. Apresentação do Prêmio

REGULAMENTO I CAMPEONATO ESTUDANTIL DE EMPREENDEDORISMO (EDIÇÃO 2018) I. Apresentação do Prêmio REGULAMENTO I CAMPEONATO ESTUDANTIL DE EMPREENDEDORISMO (EDIÇÃO 2018) I. Apresentação do Prêmio 1. O Prêmio ACIT DE EMPREENDEDORISMO ESTUDANTIL 2018 é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 2. objetivo

1. APRESENTAÇÃO. 2. objetivo 1. APRESENTAÇÃO O Prêmio Sinduscon 2018 - Fornecedores será concedido a empresa fornecedora de materiais ou serviços para o setor da construção civil que obtiver o melhor desempenho na categoria avaliada.

Leia mais

Engineering Solutions Consulting. Consulting

Engineering Solutions Consulting. Consulting Engineering Solutions Consulting Consulting Missão e compromisso A nossa missão é proporcionar uma abordagem inovadora, diferenciadora e que aporte valor, com uma equipa jovem, dedicada, empenhada e qualificada,

Leia mais

II PRÊMIO SESI ODS 2017 SELO SESI ODS 2017 REGULAMENTO

II PRÊMIO SESI ODS 2017 SELO SESI ODS 2017 REGULAMENTO II PRÊMIO SESI ODS 2017 SELO SESI ODS 2017 REGULAMENTO O Serviço Social da Indústria, Sesi no Paraná, visando reconhecer boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas;

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas; 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento de bens e serviços, visando o fortalecimento de seu poder de compra

Leia mais

Critérios OPME I. OBJETIVO

Critérios OPME I. OBJETIVO Critérios OPME I. OBJETIVO O Objetivo é avaliar as Unimed s por meio do Prêmio Melhores Práticas - OPME 2016, em reconhecimento ao desempenho obtido nos processos operacionais relacionados à aquisição

Leia mais

MAIS VALOR DAS MÁQUINAS A ASSISTÊNCIA CYBER FÍSICA DA INTERMAC. Em colaboração com

MAIS VALOR DAS MÁQUINAS A ASSISTÊNCIA CYBER FÍSICA DA INTERMAC. Em colaboração com MAIS VALOR DAS MÁQUINAS A ASSISTÊNCIA CYBER FÍSICA DA INTERMAC Em colaboração com AIS VALOR AS MÁQUINAS O MERCADO PEDE Soluções que permitam as empresas da era da quarta revolução industrial evoluírem

Leia mais

PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO DE ATIVOS ENGENHEIRO AMAURI REIGADO REGULAMENTO

PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO DE ATIVOS ENGENHEIRO AMAURI REIGADO REGULAMENTO PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO DE ATIVOS ENGENHEIRO AMAURI REIGADO As melhores práticas em Gestão de Ativos serão reconhecidas pela primeira edição do Prêmio Nacional de Gestão de Ativos Engenheiro Amauri Reigado

Leia mais

Concurso de Programação Java

Concurso de Programação Java Página: 1 de 6 e-core Novos Talentos Jornada Acadêmica FACIN - PUCRS Porto Alegre, 01 de agosto de 2006. Página: 2 de 6 Histórico Data Versão Descrição Responsável (is) 01/08/2006 1.0 Criação do documento

Leia mais

A Manutenção no Contexto da Manufatura de Classe Mundial (WCM)

A Manutenção no Contexto da Manufatura de Classe Mundial (WCM) Agricultural and Construction Equipment NH AG NH CE A Manutenção no Contexto da Manufatura de Classe Mundial (WCM) CNH Planta Curitiba Jocélio Valente Coordenador de Manutenção CNH Luiz Rodrigo Carvalho

Leia mais

PROGRAMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL JIT JUST-IN-TIME PROCESSOS OPERACIONAIS.

PROGRAMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL JIT JUST-IN-TIME PROCESSOS OPERACIONAIS. PROCESSOS OPERACIONAIS JIT JUST-IN-TIME O sistema Just in time, denominado JIT, foi desenvolvido no início da década de 50 na Toyota Motors Company, no Japão, como método para aumentar a produtividade,

Leia mais

EMPRESAS. Regulamento

EMPRESAS. Regulamento NOVO PRÊMIO - DESTAQUES DO SETOR 2018 EMPRESAS Regulamento O Prêmio Destaques do Setor é entregue pela ABTCP Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel há dezessete anos aos fabricantes e fornecedores

Leia mais

III Prêmio de Inovação do Grupo Fleury Edital

III Prêmio de Inovação do Grupo Fleury Edital III Prêmio de Inovação do Grupo Fleury Edital 1. Objetivo e perfil dos participantes O objetivo do III Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF) é reconhecer e fomentar trabalhos científicos altamente inovadores,

Leia mais

REGULAMENTO DO VI PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

REGULAMENTO DO VI PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO REGULAMENTO DO VI PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO 1º. DO OBJETIVO: O PRÊMIO BUMERANGUE, DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO, RECRUTAMENTO & SELEÇÃO consiste na

Leia mais

AUDITORIA TECNOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL INOVADOR DA EMPRESA.

AUDITORIA TECNOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL INOVADOR DA EMPRESA. AUDITORIA TECNOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL INOVADOR DA EMPRESA. É FATOR DE PRODUÇÃO (CAPITAL, R.H., M.P., TEC.) CARACTERÍSTICAS DA TECNOLOGIA COMPORTA-SE COMO UM BEM ECONÔMICO (MERCADORIA) É INDIVISÍVEL

Leia mais

Para entender essas ligações foram criadas várias tecnologias capazes de fazer a correlação em meio a um grande volume de dados.

Para entender essas ligações foram criadas várias tecnologias capazes de fazer a correlação em meio a um grande volume de dados. PERFIL INSTITUCIONAL A Inovall nasceu da necessidade do mercado em transformar informações corporativas em vantagens competitivas, é uma empresa especializada na criação de soluções de Big Data e Modelagem

Leia mais

MELITTA INVESTE EM GESTÃO DE PROCESSOS E GANHA EM PRODUTIVIDADE E CONTROLE

MELITTA INVESTE EM GESTÃO DE PROCESSOS E GANHA EM PRODUTIVIDADE E CONTROLE MELITTA INVESTE EM GESTÃO DE PROCESSOS E GANHA EM PRODUTIVIDADE E CONTROLE A Lecom BPM, implantada com sucesso como suíte de produtividade em processos capaz de centralizar, agilizar e otimizar processos

Leia mais

MAPEAMENTO DOS FORNECEDORES POLÍTICA DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS OBJETIVO PROCESSO DE COMPRA. 1. Perfil da empresa. 2. Impacto sobre geração de riquezas

MAPEAMENTO DOS FORNECEDORES POLÍTICA DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS OBJETIVO PROCESSO DE COMPRA. 1. Perfil da empresa. 2. Impacto sobre geração de riquezas POLÍTICA DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS Estabelecer regras claras e objetivos bem definidos ao mapear, qualificar e selecionar fornecedores e demais membros da cadeia de valor, em alinhamento com o Código de

Leia mais

MANUAL DE FORNECEDORES

MANUAL DE FORNECEDORES MANUAL DE FORNECEDORES 1. MISSÃO Fornecer soluções em sistemas eletrônicos para equipamentos industriais e automotivos, com melhor qualidade, tecnologia e preço, atendendo as necessidades dos clientes

Leia mais

Sustentabilidade na Cabot

Sustentabilidade na Cabot Sustentabilidade na Cabot Três Pilares de Sustentabilidade na Cabot A Sustentabilidade não é apenas algo indispensável para os negócios nos dias de hoje, mas sim uma busca incessante por mais práticas

Leia mais

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS.

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Novas demandas de mercado exigem que modelos técnicos consagrados sejam incorporadas a novas tecnologias, novos conhecimentos

Leia mais

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Prêmio Nacional da Qualidade. Jonas Lucio Maia

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Prêmio Nacional da Qualidade. Jonas Lucio Maia CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA 2006 Prêmio Nacional da Qualidade Jonas Lucio Maia Agenda Introdução Fundamentos da excelência Modelo de excelência Detalhamento dos critérios Pontuação Introdução Modelo sistêmico

Leia mais