TELEFONIA MÓVEL - UM NOVO OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA ACESSÍVEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TELEFONIA MÓVEL - UM NOVO OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA ACESSÍVEL"

Transcrição

1 TELEFONIA MÓVEL - UM NOVO OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA ACESSÍVEL Anapaula Oliveira Araújo Ex-aluna do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel Soraia Lúcia da Silva Professora da PUC Minas Rua João Gualberto Filho, 430 Sagrada Família - Belo Horizonte MG ou paula_br@ig.com.br RESUMO A posição demográfica e econômica ocupada pelos deficientes auditivos e visuais é um elemento chave para demonstrar seu baixo aproveitamento produtivo na sociedade brasileira. As dificuldades dos deficientes em inserir-se na sociedade e a tentativa de evitar a sua exclusão social é uma das barreiras a serem diminuídas por meio do uso de tecnologias. A inclusão do idoso nesta parcela da população devido às deficiências e limitações cognitivas causadas pelo envelhecimento, vem contribuindo para o aumento da população de portadores de deficiência no Brasil. A busca de novas tecnologias móveis que facilitem o cotidiano dos deficientes vem viabilizando a acessibilidade do portador de deficiência abrindo um espaço de oportunidades e de desenvolvimento social. O presente artigo propõe o desenvolvimento de uma tecnologia móvel livre e independente de plataforma para minimizar as dificuldades na utilização do telefone móvel pelos portadores de deficiência auditiva. Palavras-chave: Tecnologia móvel livre, portador de deficiência e inclusão social.

2 1 INTRODUÇÃO A telefonia móvel vem ocupando um papel importante na comunicação dos portadores de deficiências auditiva e visual. Os principais aspectos neste cenário são a inclusão social e a forma de suprir as necessidades que não foram abrangidas pelas tecnologias existentes no mercado. O estudo da população de deficientes auditivos e visuais é indispensável para a definição de medidas específicas mais adequadas à realidade nacional, e também para o desenvolvimento de tecnologias que facilitem a inserção desses indivíduos na sociedade brasileira. O censo demográfico [Censo, 2000] vem auxiliar na identificação dos deficientes que compõem a população brasileira, incluindo seu comportamento, sua participação social e os aspectos sócio-econômicos que a definem, respeitando as recomendações internacionais. A pesquisa que foi realizada tratou de pessoas completamente surdas e cegas até aquelas com apenas alguma deficiência auditiva ou visual. Existem no Brasil pessoas cegas e aproximadamente 2,4 milhões de pessoas que declaram ter grande dificuldade de enxergar e pessoas se declaram incapazes de ouvir. Este censo demonstrou que 19,8 milhões de deficientes situam-se nas zonas urbanas e 4,8 milhões nas zonas rurais. O maior percentual dos portadores de deficiência visual, aproximadamente , localiza-se na região Nordeste contra na Sudeste. Já os portadores de deficiência auditiva, cerca de residem na região Sudeste e estão na região Nordeste. No campo sócio-econômico os deficientes visuais e auditivos conseguem ter uma melhor inserção na força de trabalho do que os portadores de outras deficiências. Os deficientes auditivos tendem a ganhar até 1 (um) salário mínimo. Este censo de 2000 demonstrou ainda que as pessoas com incapacidade têm níveis mais baixos de educação, de rendimentos e de participação no mercado de trabalho. Além disso, a inserção na força de trabalho se concentra em ocupações e atividades que exigem menor especialização como agropecuária. Contudo, esta inserção varia de acordo com o tipo de deficiência e com o grau de severidade da mesma.

3 As figuras 1 e 2 demonstram a divisão da população deficiente de acordo com a participação no mercado de trabalho, com o sexo e a faixa etária no Brasil. Analisando as figuras nota-se uma maior participação do deficiente visual do sexo masculino entre 30 a 39 anos no mercado. FIGURA 1: Taxa de Atividade de Portadores de Deficiência Masculino FIGURA 2: Taxa de Atividade de Portadores de Deficiência Feminino Neste sentido, a aplicabilidade da tecnologia de informação voltada para portadores de necessidades especiais tem por linha mestra o dilema em que a sociedade vive atualmente, migrando para o uso intensivo da informática como meio de comunicação, pelo qual os portadores de necessidades especiais não podem permanecer afastados desta realidade - ao mesmo tempo em que são inseridos nas estatísticas da exclusão digital. Incluí-los na nova realidade digital significa permitir que estes indivíduos possam fazer parte dos que possuem habilidades no uso da tecnologia para acessar informações. O acesso a ela é uma questão de direito de qualquer cidadão [LÉVY, 1999]. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver uma tecnologia móvel para minimizar as dificuldades na utilização do telefone móvel impostas pela deficiência auditiva, com embasamento no estudo das tecnologias disponíveis no mercado e na análise das necessidades que não foram supridas até o momento. 2 SOLUÇÕES QUE FACILITAM O COTIDIANO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

4 A Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) vem desempenhando um papel importante no levantamento das necessidades tecnológicas para os portadores de deficiência e buscando soluções viáveis para sua integração. A preocupação com a comunicação do deficiente auditivo e visual é um dos grandes pilares da sociedade brasileira [SANTOS et al., 2005]. Atualmente é possível encontrar tecnologias básicas para os deficientes auditivos como o telefone que auxilia na comunicação, mas essa tecnologia atende apenas uma pequena parcela dos deficientes, devido ao alto custo do serviço. Outro facilitador na comunicação de deficientes auditivos é o serviço de mensagens disponível para pagers e celulares, no entanto este serviço restringe o tamanho da mensagem, a garantia do recebimento pelo destinatário e não é em tempo real. A utilização de pesquisas qualitativas, em que um roteiro de temas foi questionado pelo entrevistador, englobando pessoas com deficiência e profissionais especializados, vem auxiliando na obtenção de soluções que atenda as necessidades dos deficientes [SANTOS et al., 2005]. 2.1 O uso de leitores de telas A solução proposta para as pessoas com deficiência é o leitor de telas que facilita a utilização da Internet e já vem sendo desenvolvido pela Fundação CPqD. Para os deficientes auditivos é proposto o desenvolvimento de terminais especiais de baixo custo que permitam a troca de mensagens em diversas plataformas com a utilização de síntese e reconhecimento de fala. Essa solução foi utilizada como base para o desenvolvimento do projeto de telecomunicação IRIS - INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL [IRIS, 2004], desenvolvido pelo Instituto IRIS, que tem o objetivo de facilitar a transmissão e recepção de mensagens de texto. A tecnologia da informação acoplada à linguagem em Braille também tem sido um facilitador na integração social, educacional, na comunicação e no mercado de trabalho para o deficiente visual. A utilização de computadores que fazem leitura e sistemas que utilizam comando de voz vem permitindo a interação dos deficientes a recursos disponíveis e tecnologias afins que são utilizadas por usuários nãodeficientes [IZIDORO, 2006].

5 Os recursos de acessibilidade são catalogados da seguinte forma: adaptações físicas, adaptação de hardware e os softwares especiais. Existem softwares que facilitam a comunicação para deficientes de fala: Anagrama-Comp, Bliss-Comp, NoteVox e para deficientes visuais: BibliVox, DosVox, CantaLetras [JÚNIOR, 2006]. 2.2 Projeto Rybená O desenvolvimento de projeto/software para os deficientes auditivos baseiase no treinamento de voz ou aquisição de vocábulos que deu origem às novas linhas de software que são utilizadas hoje. Atualmente as interfaces e a utilização dos softwares são padronizados pela Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). O software Rybená [RYBENÁ, 2005] (comunicação na língua indígena Xavante) vem sendo desenvolvido com o objetivo de facilitar a comunicação entre deficientes visuais e auditivos utilizando qualquer meio de comunicação. FIGURA 3: Modelo Simplificado para Troca de Mensagens Esse software utiliza o modelo simplificado e a figura 3 demonstra as fases desse modelo, que possibilita a troca de mensagens de voz, sendo repassada para o reconhecedor de voz e transmitida por mensagem de texto para o receptor. Antes do recebimento da mensagem pelo receptor, ela passa por um sistema interpretador em LIBRAS, que estabelece uma conexão com o banco de dados que armazena animações Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Cada termo reconhecido é transmitido para o celular do receptor a animação. Caso isso não ocorra, a imagem dos caracteres será transmitida letra por letra para o celular de origem. Neste software, as palavras são soletradas utilizando a animação do Rybeninho, conforme demonstra a figura 4.

6 Fonte: Torpedo Rybená - Manual do Usuário [CTS, 2005] Figura 4: Rybeninho 2.3 Projeto TS/PC Outro software voltado para comunicação via telefonia móvel é o telefone para surdos via computador (TSPC) desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL), que permite a comunicação entre o deficiente auditivo e o destinatário por meio de mensagens de texto sem necessidade de intermediário [JÚNIOR, 2006]. 3 TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NO MERCADO O mundo tecnológico tem grande impacto na vida de todos os seres humanos e, como conseqüência lógica, também nos portadores de deficiência. Nos deficientes esse impacto é maior, à medida que elimina as barreiras que impedem a sua efetiva inclusão social [SILVA e VIZIM, 2003]. Algumas das tecnologias disponíveis que facilitam a utilização do telefone móvel pelo deficiente serão apresentadas. 3.1 Pacote de acessibilidade da empresa Nuance Constituído por aparelhos que atendem aos requisitos dos telefones móveis voltados para os portadores de deficiência visual. O pacote é formado por dois softwares: TALKS, um leitor de ecrã (tela) e ZOOMS, e um ampliador de ecrã. O TALKS e o ZOOMS possibilitam a qualquer pessoa com deficiência da visão usar a maior parte das funções do seu telefone.

7 O software concentra-se em utilizar as funcionalidades do telefone ao em vez de preocupar-se com comandos complicados do leitor de ecrã ou do ampliador [NUANCE,2007]. Algumas das funcionalidades disponíveis nesse pacote que atende as necessidades do deficiente visual são: ler o número que está ligando para a pessoa, ler e escrever mensagens de texto, mudar o perfil do seu telefone e outras definições. 3.2 Software Speechpak Talks A empresa ScanSoft lançou a aplicação SpeechPAK projetada especificamente para facilitar o acesso ao telefone móvel para os portadores de deficiência visual. Esse software cria uma interface com o aparelho para ler alto os textos do display, o menu do aparelho, contatos e mensagens curtas. Além de possuir voz sintetizada, identificador do número que está chamando no aparelho em voz alta, calculadora, editar e adicionar contatos, ajustes do perfil e outras ferramentas básicas dos aparelhos [NUANCE,2007]. 3.3 Software Mobile Speak A empresa CodeFactory desenvolveu o software Mobile Speak com a finalidade de facilitar o uso do telefone móvel pelo portador de deficiência visual, permitindo acesso a maior parte das funções do aparelho sem a utilização de uma interface. Esse software trabalha junto com o sintetizador de tela do grupo Acapela (Tecnologias Babel). Além desse software, a empresa CodeFactory disponibiliza um pacote adicional de software acessíveis como calculadora, gravador de som, jogos, reprodução de MP3 e sua perspectiva para as novas versões é oferecer um navegador web em parceira com a empresa Access Systems Europe, possibilitando o acesso a internet através do telefone móvel [CODEFACTORY, 2006]. 3.4 Aparelho DIX A empresa Telecomunicações Móveis Nacionais (TMN) lançou o aparelho DIX um telefone móvel integrado com a aplicação Mobile Speak, um software desenvolvido pela CodeFactory, adaptado para a língua portuguesa e tem como

8 público alvo os portadores de deficiência visual. O DIX lê em voz alta ao seu utilizador todo o texto escrito no visor, auxiliando-o na escolha de funções como relógio, agenda, bloco de notas, calculadora e mensagens escritas [TMN, 2007]. 3.5 Serviços e produtos da Vodafone Para obter melhores conhecimentos das necessidades dos deficientes visuais, a empresa Vodafone firmou uma parceria com o Instituto Nacional Real para os Cegos (RNIB) para o desenvolvimento de telefones móveis falantes que permitem que deficientes visuais acessem informações sobre a bateria do celular, o sinal de comunicação, , fax, listas de endereços, calendário, notpad entre outras ferramentas, tudo via áudio [VODAFONE, 2004]. Os deficientes auditivos podem utilizar o serviço de correio, em que a mensagem Voic , e fax podem ser armazenados em uma pasta acessível a qualquer momento e caso o cliente não possa ouvir suas mensagens de voz, um operador capacitado transformará a mensagem de áudio em texto para serem visualizadas no display do telefone móvel. O deficiente também pode optar por troca de mensagens de texto ao invés do discurso. O serviço RNID Typetalk disponibiliza para o deficiente a conversão da linguagem verbal para a linguagem escrita, sendo o facilitador da conversa entre o deficiente e um não-deficiente. 4 DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO LEMBRETE O desenvolvimento desta aplicação pretende facilitar o cotidiano do portador de deficiência auditiva por meio da utilização de lembretes no telefone móvel. A função da aplicação Lembrete é auxiliar o deficiente em lembrar seus compromissos no decorrer da semana, em que poderá optar mediante a uma lista pré-definida, qual a opção que melhor lhe atende. Para o desenvolvimento da aplicação foram utilizadas as seguintes ferramentas disponíveis gratuitamente no site da empresa SUN e no da comunidade código aberto NetBeans: CLDC (Connected Limited Device Configuration) versão 1.1, MIDP (Mobile Information

9 Device Profile) versão 2.0, Sun Java Wireless Toolkit versão 2.5.1, Easy Eclipseme versão e NetBeans Mobility Pack for CLDC/MIDP versão Essas ferramentas foram escolhidas devido a sua gratuidade, fazendo com que o custo da aplicação seja baixo, tornando-a acessível a pessoas menos favorecidas. A ferramenta NetBeans gera automaticamente um diagrama de processo que demonstra visualmente a modelagem da aplicação para o desenvolvedor. Figura 5: Diagrama de processo da aplicação Lembrete A figura 5 demonstra o diagrama de processo da aplicação Lembrete com seus elementos, conexões e estruturas de atividade. Para a implementação da aplicação foi utilizada inicialmente a ferramenta Netbeans devido à sua facilidade e usabilidade no momento do desenvolvimento da aplicação utilizando os seus recursos de interface gráfica. Devido à restrição imposta por essa ferramenta no momento da alteração no código fonte da aplicação foi utilizada a ferramenta Easy Eclipseme que fornece maior liberdade para o implementador. A interface gráfica da aplicação Lembrete preocupou-se em facilitar a visualização do portador de deficiência auditiva por meio do uso de imagens e da vibração do aparelho celular, para que haja uma melhor interação entre o deficiente e seu aparelho. A figura 6a mostra a primeira tela que o deficiente visualizará na aplicação Lembrete, constituída por vários ícones. O significado de cada ícone pode ser visto na figura 6b.

10 Senha Chamadas Mensagem Lembrete Calculadora Calendário Perfil Configuração Figura 6a: Tela Principal Figura 6b: Ícones e Funções Na tela principal Aplicativo, figura 6a, o deficiente auditivo deverá selecionar o ícone do aplicativo Lembrete e poderá optar entre os botões Ok e Ajuda. Caso o usuário pressione o botão Ok ele será direcionado para a próxima tela da aplicação, se optar pelo botão Ajuda será exibido na tela um texto que conterá informações que auxiliará a navegação do usuário pelo aplicativo Lembrete. No decorrer do desenvolvimento do aplicativo surgiu uma preocupação em atender a todos os níveis de escolaridades dos usuários deficientes auditivos, para que não haja uma exclusão dos deficientes analfabetos ou semi-analfabetos. Devido a esta preocupação foram incluídas imagens acima dos botões para que o deficiente consiga associá-las às funcionalidades dos botões, conforme demonstra a figura 7a. Na aplicação Torpedo Rybená [RYBENÁ, 2005] foi criado uma animação chamada Rybeninho que soletra as palavras através dos sinais de LIBRAS auxiliando o deficiente na utilização da aplicação. Para melhorar a interação do deficiente com o aplicativo Lembrete também foi adotada esta funcionalidade. Na figura 7b a animação, chamada Eureka, soletra a palavra lembrete para que o usuário saiba que está no aplicativo e para o usuário alfabetizado aparece lembrete no título da tela. Ok Ajuda Sair Menu Voltar Figura 7a: Imagens e Botões Figura 7b: Tela Lembrete

11 Na tela Lembrete o usuário terá como opções os botões Sair e Menu. Caso o usuário seleciona Sair o aplicativo retornará para a tela principal Aplicativo para que seja escolhida a opção adequada à sua necessidade. Se for selecionado o botão Menu serão exibidas as opções Anotar, Ver e Apagar através de uma lista. A opção Anotar tem o objetivo que anotar um lembrete para que o usuário não esqueça suas tarefas ou compromissos, a Ver o usuário poderá ver os lembretes que já foram agendados e na opção Apagar poderão ser excluídos lembretes agendados, conforme figura 8. Figura 8: Menu Após o deficiente optar pela opção Anotar, que é o objetivo do aplicativo, aparecerá a animação Eureka que soletrará através dos sinais em Libras as opções de uma lista pré-definida com os assuntos a serem escolhidos. Essa lista é constituída por três opões Remédio, Médico e Reunião, conforme figura 9. Figura 9: Opções de Assunto: Remédio, Médico e Reunião A lista tem como objetivo de exemplificar uma lista de assuntos, em que usuário poderá caminhar nela através das opções Próximo ou Anterior que fazem parte do botão Menu conforme demonstra a figura 10.

12 Figura 10: Menu Após o usuário escolher a melhor opção que lhe atende através do botão Ok, a animação Eureka irá solicitar a programação da data e hora do lembrete conforme mostrado nas figuras 11a e 11b. Em ambas as telas, data e hora, não foi possível inserir as imagens para facilitar a identificação dos botões devido a ser uma função nativa da plataforma Java. Figura 11 a: Calendário Figura 11 b: Hora Caso o usuário informe a data ou hora incorreta a animação Eureka exibirá a mensagem Data ou Hora Inválida! através da linguagem dos sinais, conforme figura 12a. O usuário deverá voltar e informar nova data ou hora correta para que seja agendado o lembrete corretamente. No final da aplicação a animação Eureka exibirá a mensagem Lembrete Agendado! informando que a aplicação foi finalizada de forma correta, conforme mostra a figura 12b.

13 Figura 12a: Data ou Hora Inválida Figura 12b: Lembrete Agendado! No dia e na hora agendada a animação Eureka lembrará o deficiente de seu compromisso por meio da linguagem dos sinais e o aparelho celular também vibrará para facilitar a identificação. 5. CONCLUSÕES Por meio do censo que foi realizado em 2000 e dos novos conhecimentos a respeito do portador de deficiência visual e auditivo incluso na sociedade brasileira, pode-se perceber que há muito a ser feito, tanto no campo tecnológico quanto na capacitação desses deficientes para um melhor aproveitamento no mercado de trabalho. Mesmo com a legislação brasileira garantindo os direitos dos portadores de deficiência e a política nacional auxiliando na luta contra a exclusão social e a favor da inclusão sócio-econômica, cultural e política, o portador de deficiência continua enfrentando algumas dificuldades na utilização de tecnologias. Um dos problemas no desenvolvimento da tecnologia acessível é o pouco incentivo e patrocínio do governo e das empresas, devido à contratação de mão-deobra especializada que ocasiona o alto custo de desenvolvimento dessas ferramentas e a comercialização desses produtos. Verifica-se que os softwares voltados para deficientes vêm tendo um pequeno e contínuo progresso na área de desenvolvimento, incluindo ambientes abertos. O deficiente visual está mais inserido na sociedade devido ao melhor acesso a softwares que facilitam o uso da Internet, do celular, da execução de operações bancárias entre outras. Já os deficientes auditivos estão à margem da sociedade,

14 por possuírem poucos aplicativos que facilitem a comunicação verbal, a leitura e a escrita. Com o auxílio dessas tecnologias, percebe-se que há uma melhora na autoestima do deficiente, promovendo o interesse no aprendizado de novos conceitos, no aprimoramento do nível cognitivo, aumentando a capacidade de criatividade, melhorando o desempenho na alfabetização das crianças deficientes, além de uma maior participação no âmbito familiar. Fazendo referência ao fator sócio-econômico dos deficientes, foi observado que há uma predominância dos deficientes na classe com menor poder aquisitivo, tornando necessário o desenvolvimento de tecnologias a baixo custo ou até mesmo de forma gratuita. Mesmo com a assistência de entidades filantrópicas, a abrangência dessas tecnologias é muito restrita aos deficientes. Para finalizar, a aplicação Lembrete abordou apenas o agendamento de tarefas a serem desempenhadas pelo portador de deficiência auditivo no decorrer do seu dia-a-dia. No entanto, pode-se desenvolver futuramente, novas aplicações com funcionalidades ainda não abordadas em tecnologias acessíveis. Como resultado, é possível ter uma tecnologia acessível e de baixo custo contendo todas as funcionalidades necessárias para o uso do aparelho celular pelos portadores de deficiência auditiva. 7. REFERÊNCIAS BARROS, Cecília Holtz de Camargo. O uso do telefone pelo deficiente auditivo. Fono Atual, São Paulo, v.6, n.25, p.46-51, 3. trim BRASIL TELECOM, Disponível em: < Acesso em 09 jun [CODEFACTORY, 2006] CODEFACTORY. Barcelona, Disponível em: < Acesso em 09 jun [Censo, 2000] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2000 Características - Gerais da População - Resultado da Amostra. Rio de Janeiro. p

15 [CTS, 2005] CENTRO DE TECNOLOGIA DE SOFTWARE (CTS). Torpedo Rybená Manual do Usuário. p [IZIDORO, 2006] IZIDORO, C.C. et al. Design de Inclusão. In: 7º Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design Paraná. [IRIS, 2004] INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL (IRIS). São Paulo, Disponível em: < Acesso em 09 jun [JÚNIOR, 2006] JÚNIOR, C. B. et al. Tecnologia da Informação Voltada para Portadores de Necessidades Especiais: Relato de Caso In: ETD Educação Temática Digital. Campinas, V.8, n.1, p , dez [LÉVY, 1999] CIBERCULTURA. Rio de Janeiro: Editora 34, [NUANCE,2007] NUANCE. Estados Unidos, Disponível em: < Acesso em 09 jun [RYBENÁ, 2005] RYBENÁ, Disponível em: < Acesso em 09 jun [SANTOS et al., 2005] SANTOS, R. F. et al. Solução de Comunicação para Pessoas com Deficiência Auditiva. In: ATIID III Seminário e II Oficina Acessibilidade, TI e Inclusão Digital São Paulo. [SILVA e VIZIM, 2003] SILVA, Shirley; VIZIM, Marli. Políticas públicas: educação, tecnologias e pessoas com deficiências. Campinas: Mercado de Letras, ALB, p. SILVA, Katia G. Comparativo entre as Plataformas J2ME e.net Compact Framework para Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. Centro Universitário Luterano de Palmas p. Palmas. [TMN, 2007] TMN, Portugal. Disponível em: < Acesso em 09 jun [VODAFONE, 2004] VODAFONE. We re accessible. Vodafone Limited. Abr Disponível em: < > Acesso em: 01 abr

Técnicas Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual

Técnicas Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual Técnicas Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual Aula 15 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

SISTEMA PARA CATALOGAR PALAVRAS INDÍGENAS SISCAPI. Manual do Usuário. Versão 1.0

SISTEMA PARA CATALOGAR PALAVRAS INDÍGENAS SISCAPI. Manual do Usuário. Versão 1.0 1 SISTEMA PARA CATALOGAR PALAVRAS INDÍGENAS SISCAPI Manual do Usuário Versão 1.0 Para usar o sistema acesse: www.palavrasindigenas.com.br Equipe: Dener Guedes Mendonça Local: Instituto Federal do Norte

Leia mais

Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES

Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES Quase todos nós vamos precisar de óculos um dia (a menos que a tecnologia médica promova a substituição deste artefato por alguma outra coisa tecnológica,

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Manual de Operação Aplicativo ClickIt

Manual de Operação Aplicativo ClickIt Manual de Operação Aplicativo ClickIt Rev. 1.1 Agosto/2010 GSControl Automação Ltda. Rua Washington Luiz, 675 ITC Conjunto 1101 Centro Porto Alegre RS CEP 90010-460 Telefone: (51)3026-0945 / (51)3287-2167

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

A. O Sindepark. 1. História

A. O Sindepark. 1. História Reestruturação de todo o site utilizando outras tecnologias, nova identidade visual, que seja adaptável à realidade dos smartphones e inserir novas ferramentas. Web Site - Versão Desktop O site seguirá

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

TERMO DE USO - SERVIÇO VIVO TORPEDO LEMBRETE

TERMO DE USO - SERVIÇO VIVO TORPEDO LEMBRETE TERMO DE USO - SERVIÇO VIVO TORPEDO LEMBRETE 1. OBJETO: 1.1. O presente Instrumento tem por objeto regular a o acesso e a utilização do serviço VIVO Torpedo Lembrete (doravante VIVO Torpedo Lembrete ),

Leia mais

Desenvolvimento de um CMS 1 para a criação e publicação de web sites acessíveis por deficientes visuais.

Desenvolvimento de um CMS 1 para a criação e publicação de web sites acessíveis por deficientes visuais. Desenvolvimento de um CMS 1 para a criação e publicação de web sites acessíveis por deficientes visuais. Tales Henrique José MOREIRA 1 ; Gabriel da SILVA 2 ; 1 Estudante de Tecnologia em Sistemas para

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

índice I. Introdução Procedimentos básicos V. Prontuário Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags

índice I. Introdução Procedimentos básicos V. Prontuário Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags Manual Versão Web índice I. Introdução II. III. IV. Procedimentos básicos A agenda Clientes V. Prontuário VI. Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags IX. Contato I Introdução O que é o JustDoctor? O

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID Maik Olher CHAVES 1 ; Daniela Costa Terra 2. 1 Graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com ANIMAÇÕES WEB AULA 2 conhecendo a interface do Adobe Flash professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com O layout do programa A barra de ferramentas (tools) Contém as ferramentas necessárias para desenhar,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Em que consiste o DOSVOX O programa é composto por:

Em que consiste o DOSVOX O programa é composto por: Projeto DOSVOX O que é o DOSVOX O DOSVOX é um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via ipad baseado no sistema operacional ios

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via ipad baseado no sistema operacional ios MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via ipad baseado no sistema operacional ios Software de Imagem via ipad baseado no sistema operacional ios Este manual irá auxiliá-lo na instalação e utilização do

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MATERIAL DIDÁTICO- ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES Deficiência auditiva parcial Annyelle Santos Franca Andreza Aparecida Polia Halessandra

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

LINVOX DOSVOX em Linux

LINVOX DOSVOX em Linux LINVOX DOSVOX em Linux Senabraille - Goiânia José Antonio Borges Projeto DOSVOX NCE/UFRJ - nov/2004 Uso de computadores por DVs Leitura e escrita foram tornadas, entre videntes e cegos, razoavelmente compatíveis

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

AÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS EUGÊNIA BELÉM CALAZANS COELHO

AÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS EUGÊNIA BELÉM CALAZANS COELHO AÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS EUGÊNIA BELÉM CALAZANS COELHO A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À INFORMAÇÃO EM SAÚDE: ACESSIBILIDADE DA BVS MS ÀS PESSOAS

Leia mais

6º Semestre de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. - 6 Inscritos -

6º Semestre de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. - 6 Inscritos - 6º Semestre de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 6 Inscritos - Tema: [Área 9]: Comunidade - Tema: 4. Iniciativas para a redução das desigualdades sociais Título: Aplicação de IHC para Inclusão Social e Digital

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

YEALINK SIP-T22P. Função de Teclas SÍNTESE DE FUNCIONALIDADES VOIP. Permitir aos usuários o acesso ao Voice Mail;

YEALINK SIP-T22P. Função de Teclas SÍNTESE DE FUNCIONALIDADES VOIP. Permitir aos usuários o acesso ao Voice Mail; YEALINK SIP-T22P SÍNTESE DE FUNCIONALIDADES VOIP Função de Teclas Permitir aos usuários o acesso ao Voice Mail; Redirecionar ligações ao se ausentar; CUIDADO; (ativa o último nº registrado na memória)

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Guia ineocontrol. iphone e ipod Touch

Guia ineocontrol. iphone e ipod Touch Guia ineocontrol iphone e ipod Touch Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das interfaces criadas

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta)

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa.

Leia mais

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM WINDOWS MOBILE. PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno:

Leia mais

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

AUTOR(ES): VINICIUS RUIZ PONTES SILVA, JAQUELINE CRISTINA DA SILVA, JOÃO PAULO DE OLIVEIRA HONESTO

AUTOR(ES): VINICIUS RUIZ PONTES SILVA, JAQUELINE CRISTINA DA SILVA, JOÃO PAULO DE OLIVEIRA HONESTO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA PARA INTERCÂMBIOS ESTUDANTIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC Treinamento Básico do Correio Eletrônico Brasília Março de 2012 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Como acessar

Leia mais

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 Eduardo Laguna Rubai, Tiago Piperno Bonetti Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR- Brasil eduardorubay@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo.

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting Office LiveMeeting Instalação, Criado por: Diogo Prevedello / Pelissari Data: 26/12/2011 Últimas 5 alterações Nome Resumo da Alteração 26/12/11 Diogo Prevedello Liberação para uso Status Documento: do

Leia mais

SAJPG5. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11. Expedientes. Primeiro Grau

SAJPG5. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11. Expedientes. Primeiro Grau SAJPG5 Primeiro Grau Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11 Expedientes Novidades da versão 1.3.0-0 a 1.4.1-1 Este documento contém um resumo das alterações e novidades liberadas nas versões 1.3.0-0

Leia mais

Software. Módulo do GDM que funciona em plataforma Web Gerenciamento de Manutenção

Software. Módulo do GDM que funciona em plataforma Web Gerenciamento de Manutenção Software Módulo do GDM que funciona em plataforma Web Gerenciamento de Manutenção GDM Web O GDM Web é um módulo do GDM que funciona em plataforma Web (Intranet ou Internet) e amplia a utilização do GDM,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail 1º Passo: Acesse o seguinte endereço http://www.smtp.com.br/sg/cliente/logar.php MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0 2º Passo: Será apresentada uma tela solicitando o seu login e senha: Sendo assim: Digite o seu

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF Guilherme Macedo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil guilhermemacedo28@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

3.º e 4.º Anos de Escolaridade Competências Conteúdos Sugestões metodológicas Articulações

3.º e 4.º Anos de Escolaridade Competências Conteúdos Sugestões metodológicas Articulações Introdução ao Ambiente de Trabalho 3.º e 4.º Anos de Escolaridade Distinguir hardware de software; Identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções; Reconhecer os principais

Leia mais

Thiago Corrêa da Silva Eduardo Stuhler Neves

Thiago Corrêa da Silva Eduardo Stuhler Neves Avaliação de Acessibilidade e adequação da interface do Repositório de Objetos de Aprendizagem para a Área de informática da UDESC com foco da Deficiência Visual Thiago Corrêa da Silva Eduardo Stuhler

Leia mais

Acessibilidade e inclusão social para os cidadãos surdos e deficientes auditivos

Acessibilidade e inclusão social para os cidadãos surdos e deficientes auditivos Acessibilidade e inclusão social para os cidadãos surdos e deficientes auditivos No Brasil há necessidade de conscientização e cumprimento de Decretos e Leis para a promover acessibilidade e inclusão social

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Linux R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Linux R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Linux R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2015 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações necessárias

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Symbian da Nokia

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Symbian da Nokia MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Symbian da Nokia Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Symbian da Nokia Esse software

Leia mais

SyncEasy Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados

SyncEasy Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados SyncEasy Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados Acadêmico: Bernardo Marquardt Müller Orientador: Prof. Dr. Mauro Marcelo Mattos Roteiro

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. CURSOS OFERECIDOS Access 2007 Aproximadamente 20 horas O aluno aprenderá criar Banco de Dados de forma inteligente, trabalhar com estoques, número de funcionários, clientes etc. Conhecerá ferramentas aprimoradas

Leia mais

Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis

Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis Disciplina: Computação Móvel Professor: Mauro Nacif Rocha Data: 27/02/2007 Hadriel Toledo Lima 50290 Juliana Pinheiro Campos 47683 Luis Felipe Hussin Bento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração Personata Recorder Manual de Instalação e Configuração Julho / 2013 1 Índice 1- Pré-requisitos......3 2 Verificação do Hardware......3 3 Instalação......5 4 Configuração Inicial......8 4.1 Localização......8

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

------------------------------------------------------------------------- *** Recuperação de senha através do link:

------------------------------------------------------------------------- *** Recuperação de senha através do link: YEALINK SIP-T22P SÍNTESE DE FUNCIONALIDADES VOIP Função de Teclas Permitir aos usuários o acesso ao Voice Mail; Redirecionar ligações ao se ausentar; CUIDADO; (ativa o último nº registrado na memória)

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

O que você precisa entender:

O que você precisa entender: Webmatic A comunicação do futuro entre seu escritório e seus clientes. O Webmatic permite aos clientes do seu escritório contábil 24h de acesso fácil e ágil, a todos os dados gerados pelo sistema Folhamatic,

Leia mais

Gerencie Carteira - PF

Gerencie Carteira - PF Gerencie Carteira - PF Mais negócios para a sua empresa, com melhor resultado e o risco sob controle. Manual do Produto Manual do Produto 1 Índice Produto 02 Meio de acesso 02 Carteira de Clientes Pessoa

Leia mais

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Dezembro/2012 2 Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Sumário de Informações do Documento Título do Documento: Resumo:

Leia mais

AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE.

AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE. GUIA RÁPIDO DE USO AQUI SEGUEM OS TÓPICOS TRATADOS NESSE GUIA, PARA QUE VOCÊ APRENDA A USAR O SISTEMA CLUBE TURISMO MOBILE. 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...3 2.1 Contatos...3 2.2 Mensagens...4

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO DO SERVIDOR Sistema Digital de Consignações MANUAL DO USUÁRIO DO SERVIDOR Versão 2.0 Out/2.008 ZETRASOFT LTDA RUA PERNAMBUCO, 1077 7º E 9º ANDARES FUNCIONÁRIOS BELO HORIZONTE MG 30.130-151 www.zetrasoft.com.br Todos

Leia mais

Aula ao vivo pela Internet - Criação de supervisório em Visual C# via serial e USB

Aula ao vivo pela Internet - Criação de supervisório em Visual C# via serial e USB Aula ao vivo pela Internet - Descrição: - As aulas serão ministradas ao vivo pela Internet e apresentará a criação de sistemas supervisórios utilizando a linguagem de programação Visual C# 2010 - versão

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

Manual Portal Ambipar

Manual Portal Ambipar Manual Portal Ambipar Acesso Para acessar o Portal Ambipar, visite http://ambipar.educaquiz.com.br. Login Para efetuar o login no Portal será necessário o e-mail do Colaborador e a senha padrão, caso a

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2015 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

PICPICS PASSO A PASSO

PICPICS PASSO A PASSO PICPICS PASSO A PASSO 2. Faça login em sua conta. 1. Crie sua conta no PicPics, informando os seus dados ou dados da sua empresa. Informe também os dados que você usará para acesso ao site. 3. Após fazer

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet.

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. Prezado Cliente, A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. No Padrão 9 você encontrará novas funcionalidades, além de alterações

Leia mais

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1 Manual do Usuário Backup Online Versão 1.0.1 Copyright GVT 2014 1 BACKUP ONLINE... 3 2 Instalação do BACKUP ONLINE... 4 3 Configurações de preferências... 7 3.1 Geral... 8 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:...

Leia mais

PROPLAN Diretoria de Informações. Tutorial SisRAA Biblioteca

PROPLAN Diretoria de Informações. Tutorial SisRAA Biblioteca PROPLAN Tutorial SisRAA Biblioteca Ana Carla Macedo da Silva Jaciane do Carmo Ribeiro Diego da Costa Couto Mauro Costa da Silva Filho Dezembro 2014 SUMÁRIO 1. Menu: Acessibilidade... 3 1.1 Opção de menu:

Leia mais

Manual de Instalação e Operação RECIP

Manual de Instalação e Operação RECIP Manual de Instalação e Operação RECIP AMNNIPC012.00 05/09 Índice 1. RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES...1 2. DESCRIÇÃO DO PRODUTO...1 3. INSTALAÇÃO...1 4. CONFIGURAÇÃO O RECIP...3 4.1 JANELA PRINCIPAL...3 4.2

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

I - O que é o Mobilize-se

I - O que é o Mobilize-se Índice O que é o Mobilize-se...03 A campanha de lançamento...12 Divulgação da campanha...14 Como irá funcionar o sistema para o ouvinte da rádio...20 O que a rádio deve fazer para se inscrever no Mobilize-se...36

Leia mais

1o. Seminário Gestão de Informação Jurídica em Espaços Digitais. Acessibilidade. Prof. José Antonio Borges NCE/UFRJ Fev / 2007

1o. Seminário Gestão de Informação Jurídica em Espaços Digitais. Acessibilidade. Prof. José Antonio Borges NCE/UFRJ Fev / 2007 1o. Seminário Gestão de Informação Jurídica em Espaços Digitais Acessibilidade Prof. José Antonio Borges NCE/UFRJ Fev / 2007 Entendendo o problema: Porque desenvolver sistemas que permitam o acesso a pessoas

Leia mais

Webmail Zimbra apostila

Webmail Zimbra apostila Webmail Zimbra apostila Esta cartilha tem o objetivo de fornecer algumas recomendações e dicas iniciais sobre com utilizar o webmail Zimbra de modo mais prático e seguro. O que é o Zimbra: Trata-se de

Leia mais

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007)

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007) 1 Introdução Em todo mundo, a Educação a Distância (EAD) passa por um processo evolutivo principalmente após a criação da internet. Os recursos tecnológicos oferecidos pela web permitem a EAD ferramentas

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.3.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.3.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 3 2 Instalação do Nextel Cloud... 4 3 Configurações de preferências... 7 3.1 Geral... 8 3.2 Fotos...

Leia mais