Gerencie Carteira - PF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerencie Carteira - PF"

Transcrição

1 Gerencie Carteira - PF Mais negócios para a sua empresa, com melhor resultado e o risco sob controle. Manual do Produto

2 Manual do Produto 1 Índice Produto 02 Meio de acesso 02 Carteira de Clientes Pessoa Física Inclusão de Documentos 03 Incluir Documento Individualmente 04 Incluir Documento por Arquivo (lote) Consultar os Documentos Monitorados 15 Consultar Documentos 16 Excluir Documentos Selecionados 24 Gerar Relatório Excel 24 Nova Consulta Exclusão de Documentos Perfil de Monitoramento 28 Criação de Perfil 30 Editar ou Excluir Perfil Grupo de 34 Criação de Grupo de 34 Editar ou Excluir Grupo de Administração da Carteira 40 Análise da Carteira 41 Evolução da Carteira 42 Visão Agrupada 43 Visão Geral da Carteira 44 Funcionalidades Adicionais Ajuda ao Cliente 47 Glossário 48 Perguntas Frequentes 49 Materiais 50

3 2 Manual do Produto PRODUTO GERENCIE CARTEIRA PF O Gerencie Carteira Pessoa Física é o mais completo instrumento de monitoramento de informações referentes aos consumidores. Seu objetivo é auxiliar as empresas na gestão de suas carteiras de prospects, clientes e consumidores em atraso, possibilitando a tomada de ações preventivas contra inadimplência e a identificação de oportunidades de novos negócios. A ferramenta permite o monitoramento contínuo das alterações no perfil de risco dos clientes (anotações de inadimplência, dados de localização, situação do nome e documento, registro de consultas a crédito e cheques, base de óbitos, base de inconsistências, participação societária e classificação de risco) e a administração de toda a carteira nas classes de risco, regiões geográficas e referência própria. A seguir serão descritas com detalhes todas as funcionalidades do produto. MEIOS DE ACESSO O produto e suas funcionalidades podem ser acessados via internet no site experian.com.br, e as alterações nas informações da carteira monitorada podem ser enviadas diariamente via . A recepção dos arquivos com alterações nas informações da carteira monitorada também pode ser feita pela Integração de Sistemas, por meio do desenvolvimento do layout e da instalação do software EDI7. Utilizando essa opção, o sistema interno do cliente será atualizado diariamente e de forma automática. A área de Apoio à Implantação está disponível para auxiliar, a qualquer momento, o desenvolvimento da solução integrada.

4 Manual do Produto 3 CARTEIRA DE CLIENTES PESSOA FÍSICA O acesso ao Gerencie Carteira Pessoa Física deve ser realizado através do Menu de Produtos disponível na Internet Serasa Experian, na coluna Negócios com Consumidores. 1. Inclusão de Documentos Para realizar a inclusão de documentos, na barra superior do produto, o cliente deverá selecionar a opção Gerenciar Documentos. Nesta seção, o cliente poderá incluir documentos individualmente ou utilizando um arquivo contendo até 3 mil documentos. Essas duas opções serão detalhadas a seguir, separadamente.

5 4 Manual do Produto Incluir Documento Individualmente Para realizar a inclusão de documentos no monitoramento, o cliente deve clicar na aba Incluir Documentos, dentro de Gerenciar Documentos.

6 Manual do Produto 5 Para que a inclusão do documento ocorra com sucesso, os itens abaixo devem ser preenchidos pelo cliente: 1º Passo: Perfil Item que determina as informações a serem monitoradas. O cliente pode escolher um dos perfis já cadastrados no, bem como definir um ou mais perfis próprios. Perfil Padrão: existem dois perfis previamente cadastrados pelo sistema do : Gerencie Completo: monitora Dados Cadastrais (Endereço, telefone, empregador e renda), Outras Anotações (registro de consultas a crédito e cheques), Anotações de Inadimplência, Classificação de Risco e Administração da Carteira. Monitore: monitora Dados Cadastrais (Endereço, telefone, empregador e renda), Outras Anotações (registro de consultas a crédito e cheques) e Anotações de Inadimplência. Perfil Próprio: permite criar um ou mais perfis contemplando os blocos de informações que devem ser monitoradas. Para utilizar esta função, deve-se clicar em ; aparecerá a tela abaixo.

7 6 Manual do Produto Deve-se digitar o nome do perfil (à escolha do cliente) e selecionar as informações que serão monitoradas para os documentos cadastrados. Para monitorar o bloco Administração da Carteira, é obrigatório monitorar também o bloco Scoring PF. Para finalizar, deve-se clicar em Salvar e, em seguida, em Fechar esta janela. Caso já tenham sido cadastrados perfis previamente, estes aparecerão como opções já cadastradas, bastando apenas selecioná-los. 2º Passo: CPF Deve-se digitar o número do documento a ser monitorado pelo perfil escolhido, sem pontuação. 3º Passo: Período de Monitoramento Deve-se escolher o período de monitoramento do documento (3 meses, 4 meses, 6 meses, Indeterminado). Após a escolha do período, aparecerá no campo ao lado a data final do monitoramento. Ao final do período, o documento será excluído automaticamente pelo sistema. Caso o período escolhido seja Indeterminado, o documento somente será excluído por comando do cliente. O período mínimo de monitoramento é de três meses. Caso o documento seja excluído antes do fim desse período, serão cobrados os meses remanescentes. O cadastramento de períodos de monitoramento diferentes dos disponíveis na tela da Internet pode ser feito por inclusões via string/lote ou mediante solicitação ao gerente de contas de sua empresa.

8 Manual do Produto 7 4º Passo (opcional): Referência Este campo destina-se exclusivamente às referências que podem ser criadas pelo cliente para segmentar os documentos monitorados, como filiais, agências, regiões, etc. Não é um campo obrigatório, portanto pode ser deixado em branco. 5º Passo (opcional): Grupo de s Define para qual grupo de s os avisos de alterações nas informações monitoradas serão encaminhados. O cliente deverá criar um ou mais grupos para receber os avisos de . Caso os grupos tenham sido criados anteriormente, eles aparecerão nas opções. Caso não tenha sido criado nenhum grupo ou deseje criar um novo grupo, o cliente deverá clicar em ; aparecerá a tela abaixo.

9 8 Manual do Produto Nesta tela, deve-se digitar o nome do grupo a ser criado, incluir um ou mais s que farão parte dele e clicar em. Os s aparecerão no quadro s Disponíveis. Para incluí-los no grupo, deve-se selecionar os s e clicar em. Os selecionados para o grupo que está sendo criado aparecerão no quadro s do Grupo. Para finalizar, deve-se clicar em Salvar, ao final da página, e, em seguida, em Fechar esta Janela para retornar à tela de inclusão. Caso o cliente não deseje receber os avisos das alterações por , não se deve selecionar nenhum grupo de s. 6º Passo: Incluir Com todas as informações preenchidas, deve-se clicar em exemplo:. O documento aparecerá no quadro abaixo, conforme

10 Manual do Produto 9 O mesmo procedimento deverá ser seguido caso existam outros documentos para serem incluídos individualmente. Ao finalizar, deve-se clicar em Incluir e, em seguida, aparecerá uma mensagem informando que os documentos foram incluídos com sucesso. Documentos que já estiverem sendo monitorados pelo cliente não serão incluídos, e uma mensagem de que o documento já se encontra no monitoramento será exibida. Caso seja necessário excluir o documento da lista de documentos para cadastro, basta clicar em. Incluir Documento por Arquivo (lote) Esta opção permite que seja realizada, de uma única vez, a inclusão de até 3 mil documentos por meio de um arquivo com extensão xls ou xlsx.

11 10 Manual do Produto Ao clicar em Incluir Documento por Arquivo, aparecerá a tela seguinte:

12 Manual do Produto 11 1º Passo: Informações de Monitoramento O cliente deverá selecionar as informações que deseja monitorar, o período de monitoramento, a referência (opcional) e o grupo de s para o qual os avisos de alterações serão encaminhados. Após essas definições, deve-se clicar em Incluir. 2º Passo: Upload do Arquivo O arquivo deverá conter todos os documentos a serem incluídos, um abaixo do outro, sem espaços entre eles. Os documentos devem estar com 11 caracteres (CPF com dígito, sem ponto ou traço). Para incluir o arquivo, deve-se clicar no botão Procurar e, em seguida, digitar a imagem ao lado, como medida de segurança. A seguir, deve-se clicar em Enviar, para que seja realizado o upload.

13 12 Manual do Produto 3º Passo: Arquivo de Retorno Após o carregamento do arquivo, é possível consultar o status do processamento de todos os CPFs informados. Para acessar o arquivo de retorno, o cliente deverá entrar na aba Gerenciar Documentos, conforme abaixo, e clicar no botão Consultar Arquivo de Retorno.

14 Manual do Produto 13 A tela seguinte mostrará os arquivos de retorno disponíveis para consulta, com o status do processamento dos documentos. A consulta pode ter como filtros a data, o logon ou o nome do arquivo.

15 14 Manual do Produto É importante notar que, em um mesmo arquivo, alguns CPFs podem ser incluídos com sucesso, enquanto outros podem apresentar alguma inconsistência. Segue um exemplo:

16 Manual do Produto Consultar os Documentos Monitorados A função Gerenciar Documentos permite, também, consultar CPFs monitorados, incluindo opções de filtros para seleção de grupos de documentos.

17 16 Manual do Produto Consultar Documentos Para realizar a consulta dos documentos monitorados, o cliente deve selecionar a aba Gerenciar Documentos.

18 Manual do Produto 17 Para consultar os documentos monitorados, o cliente deverá seguir os dois passos descritos abaixo: 1º Passo: Filtro de Consulta Filtro Documento: permite consultar toda a carteira de documentos monitorados de uma única vez Consultar todos os Documentos Monitorados, consultar um documento específico CPF ou selecionar os documentos de acordo com os envelopes sinalizadores Tipo de Documento novo aviso, já verificado ou sem ocorrência. Filtro Data: permite consultar a carteira de documentos monitorados por data de inclusão no, por data da última ocorrência ou pela data final de monitoramento (fim do período). Filtro Outras Opções: permite consultar documentos por grupo de s, perfil de monitoramento ou referência. Selecionado o filtro, o botão Consultar dará acesso à tela de consultas.

19 18 Manual do Produto 2º Passo: Tela de Consultas Esta tela apresentará os detalhes do documento monitorado (características do monitoramento), por meio de informações atualizadas. A legenda explica o conceito de cada envelope: Documento com novo aviso de alteração, ainda não verificado. Documento cuja alteração já foi verificada. Documento monitorado não apresentou ocorrência.

20 Manual do Produto 19 Outras informações que também são visualizadas nesta tela: Alerta de final do prazo de monitoramento do CPF indica quais documentos possuem monitoramento próximo do final, permitindo que o cliente possa alterar o prazo. Quantidade de documentos monitorados para o filtro selecionado indica qual o filtro utilizado para apresentar o relatório de consulta. Na tabela que apresenta os detalhes de cada documento monitorado, as seguintes funções estão disponíveis para o cliente: Grupo de s: informa em qual grupo de s o documento está cadastrado e, ao clicar na imagem, é apresentada a tela abaixo, com os s cadastrados para o grupo em questão.

21 20 Manual do Produto Para retornar à tela de consultas, deve-se clicar em Fechar esta Janela. Referência: informa a referência do documento cadastrado. Como se trata de um campo opcional, pode ficar em branco caso nada tenha sido cadastrado pelo cliente. Perfil: informa em qual perfil de monitoramento o documento está cadastrado e, ao clicar na imagem a tela abaixo, detalhando as informações que o perfil monitora., é apresentada

22 Manual do Produto 21 Para retornar à tela de consultas, deve-se clicar em Fechar esta Janela. Data de Inclusão: informa a data de inclusão do CPF no monitoramento. Data Final de Monitoramento: informa a data limite do monitoramento. Após a data, o documento será excluído automaticamente. Caso o período escolhido seja Indeterminado, esta palavra aparecerá no lugar da data, e o documento só será excluído por comando do cliente. Data da Ocorrência: informa a data da última alteração no documento monitorado. Ações: apresenta dois botões que permitem ao cliente: Alterar Documento: ao clicar neste botão, aparecerá a tela abaixo, que possibilita alterar o período de monitoramento, a referência e o grupo de s. Após realizar a alteração desejada, deve-se clicar no botão Salvar. Para retornar à tela anterior, basta clicar em Fechar esta Janela.

23 22 Manual do Produto Para alterar o perfil de um documento monitorado, o cliente deverá excluí-lo do monitoramento e incluí-lo novamente com o novo perfil. Consultar Detalhes do Documento: ao clicar neste botão, aparecerá o relatório cadastral do documento selecionado. Esse relatório apresentará detalhes atualizados das informações monitoradas pelo cliente. Apenas os blocos de informação monitorados pelo perfil serão disponibilizados nesse relatório de consultas.

24 Manual do Produto 23 Abaixo, é apresentado um exemplo, no qual o cliente monitora os blocos Cadastral e Registros de Consultas. Portanto, os detalhes apresentados são apenas relativos a esses dois blocos de informação.

25 24 Manual do Produto Outras funcionalidades disponíveis nesta tela: Excluir Documentos Selecionados Permite excluir qualquer documento apresentado na tela de consulta. Gerar Relatório Excel Apresenta a tela de consultas e todas as informações nela contidas em formato xls, conforme exemplo abaixo:

26 Manual do Produto 25 Nova Consulta Retorna à tela inicial, para que seja realizada uma nova consulta, com todas as opções de filtros disponíveis. 3. Exclusão de Documentos Para realizar a exclusão de documentos monitorados, o cliente deverá acessar, na barra superior, a seção Gerenciar Documentos, conforme abaixo:

27 26 Manual do Produto Nesta seção, deve-se selecionar a aba Gerenciar Documentos e seguir os passos abaixo: 1º Passo: Consultar os Documentos Monitorados Nesta tela, o cliente poderá selecionar o grupo de documentos que deseja consultar, filtrando por documento, data, grupo de s, perfil ou referência. Caso queira visualizar todos os documentos monitorados, basta selecionar a opção Consultar todos os Documentos Monitorados e, em seguida, clicar em Consultar.

28 Manual do Produto 27 2º Passo: Selecionar Documentos para Exclusão Na tela de consultas dos documentos monitorados, o cliente deverá selecionar, ao lado do número do documento, os que deseja excluir. Em seguida, deverá clicar em Excluir Documentos Selecionados. Será apresentada uma solicitação de confirmação, e, após confirmá-la, a exclusão ocorrerá.

29 28 Manual do Produto 4. Perfil de Monitoramento Permite ao cliente criar diferentes perfis, combinando as informações que deseja monitorar. Poderá, também, a qualquer momento, alterar, consultar e excluir perfis. A alteração de um perfil só ocorrerá caso nenhum documento esteja sendo monitorado por ele. As informações disponíveis para realizar o monitoramento são: 1. Classificação de risco monitora alterações nas faixas de scoring de crédito pessoa física. 2. Dados cadastrais monitora alterações nas informações de endereço, telefone, status do nome e documento, empregador* e renda*. 3. Anotações de inadimplência monitora a inclusão ou a exclusão de informações de protestos, ações, cheques sem fundos, participação em falências, REFIN, PEFIN, dívidas vencidas e contumácia de sustação. 4. Outras anotações monitora ocorrências de registros de consultas a cheque e a crédito. 5. Quadro social monitora a inclusão ou a exclusão de informações sobre participação societária, desde que o consumidor apresente pelo menos 1% de participação em empresas. 6. Outras opções monitora a inclusão do documento na base de óbitos. 7. Administração da carteira permite ao cliente analisar a carteira de documentos monitorados por classes de risco, região e estado, extraindo gráficos e dados.** * Disponíveis apenas para clientes que compartilham estas informações. ** Para selecionar esta opção é requisito o monitoramento do scoring de crédito pessoa física.

30 Manual do Produto 29 Caso o cliente prefira não criar um perfil próprio, o produto disponibiliza dois perfis pré-definidos: Gerencie Completo: monitora Dados Cadastrais (Endereço, telefone, empregador e renda), Outras Anotações (registro de consultas a crédito e cheques), Anotações de Inadimplência, Classificação de Risco e Administração da Carteira. Monitore: monitora Dados Cadastrais (Endereço, telefone, empregador e renda), Outras Anotações (registro de consultas a crédito e cheques) e Anotações de Inadimplência. Para criar ou alterar perfis de monitoramento, o cliente deverá acessar a seção Gerenciar Perfil, na barra superior do produto, conforme tela abaixo:

31 30 Manual do Produto Criação de Perfil Para criar um ou mais perfis de monitoramento, o cliente deverá clicar na aba Incluir Perfil e seguir os passos abaixo:

32 Manual do Produto 31 1º Passo: Nome do Perfil Digitar o nome desejado para o perfil. 2º Passo: Informações Selecionar as informações que deverão ser monitoradas por este perfil e clicar em Próximo. 3º Passo: Confirmação Será apresentada uma mensagem de inclusão do perfil, finalizando o processo. A partir desse momento, o perfil estará disponível como uma das opções para inclusão de documentos no monitoramento. Editar ou Excluir Perfil Para alterar ou excluir um perfil de monitoramento já existente, o cliente deverá selecionar a aba Gerenciar Perfil, conforme abaixo:

33 32 Manual do Produto Consultar Perfil: apresenta os blocos de informações cadastrados no perfil, conforme a tela abaixo: Para retornar ao menu anterior, deve-se clicar em Fechar esta Janela.

34 Manual do Produto 33 Editar Perfil: permite alterar as informações cadastradas no perfil selecionado, desde que não haja nenhum documento sendo monitorado. A tela abaixo será apresentada, e as informações poderão ser selecionadas para serem alteradas. Para retornar ao menu anterior, deve-se clicar em Fechar esta Janela. Excluir Perfil: ao clicar neste botão, aparecerá uma tela para confirmar a exclusão do perfil. Confirmando a exclusão, não há como reverter o processo. Caso exista algum documento sendo monitorado pelo perfil, não será possível realizar a exclusão.

35 34 Manual do Produto 5. Grupo de s Para criar ou alterar grupos de s, o cliente deverá acessar a seção Gerenciar s, na barra superior da tela do produto, conforme abaixo: Criação de Grupo de s Para criar um ou mais grupos de s, o cliente deverá clicar na aba Incluir e seguir os passos abaixo:

36 Manual do Produto 35 1º Passo: Nome do grupo de s Deve-se digitar, neste campo, o nome desejado para o grupo de s e, em seguida, clicar em Próximo. 2º Passo: Inclusão de . O será dispo- Para incluir um novo , deve-se digitá-lo no campo Inclusão de novo e clicar em nibilizado nos quadros s Disponíveis e s do Grupo. Para incluir um previamente cadastrado, deve-se selecioná-lo no quadro s Disponíveis e clicar em. O será disponibilizado no quadro s do Grupo.

37 36 Manual do Produto Após finalizar esta etapa, basta clicar em Próximo. 3º Passo: Grupo de s criado Aparecerá uma mensagem indicando que o grupo foi criado com sucesso.

38 Manual do Produto 37 Editar ou Excluir Grupo de s Para editar ou excluir um ou mais grupos de s, o cliente deverá clicar na aba Gerenciar e seguir os passos abaixo: Editar grupo: funcionalidade que permite alterar os s cadastrados no grupo (incluir novos s ou excluir s cadastrados).

39 38 Manual do Produto Ao clicar nessa opção, a seguinte tela será apresentada:

40 Manual do Produto 39 Os s que compõem o grupo serão apresentados no quadro s do Grupo ; para excluí-los, basta selecionálos e clicar em Excluir s selecionados. Para remover o do grupo, mas mantê-lo em s Disponíveis, deve-se selecioná-lo e clicar em. Para incluir no grupo um que consta em s Disponíveis, deve-se selecioná-lo e clicar em um ainda não disponível, basta digitá-lo em Inclusão de novo e, em seguida, clicar em será disponibilizado no quadro de s do grupo.. Para incluir. Este Realizada a alteração no grupo, deve-se clicar em Salvar e, em seguida, em Fechar esta Janela, para voltar ao menu anterior. Excluir Grupo: funcionalidade que permite excluir grupos de s existentes. Ao clicar nessa opção, aparecerá uma mensagem de confirmação e, em seguida, o grupo será excluído pelo sistema.

41 40 Manual do Produto 6. Administração da Carteira Módulo exclusivo para documentos com monitoramento de scoring de crédito pessoa física cujo perfil inclua a opção Administração da Carteira. Este módulo permite a visualização de análises gráficas, visando controlar concentrações indesejadas na carteira monitorada. Para acessá-lo, o cliente deve clicar no item Gerenciar Carteira, que está na barra superior do produto, conforme abaixo: Esta opção abrirá a tela de acesso exclusivo a este módulo, que se divide em:

42 Manual do Produto 41 Análise da Carteira Visualização da composição da carteira atual por risco, região ou referência.

43 42 Manual do Produto Evolução da Carteira Permite acompanhar toda a carteira nos últimos 13 meses, por perfil de risco, região, estado ou referência.

44 Manual do Produto 43 Visão Agrupada Apresentação rápida e resumida das informações para cada documento monitorado (Nome, UF, Cidade, Região e Referência).

45 44 Manual do Produto Visão Geral da Carteira Apresenta um resumo da evolução da classificação de risco de cada um dos consumidores nos últimos 13 meses.

46 Manual do Produto 45 Funcionalidades Adicionais Além das visões já mencionadas, é possível exportar dados de cada uma delas para o Excel, bem como solicitar sua visualização gráfica. Exportação para o Excel:

47 46 Manual do Produto Visualizações gráficas:

48 Manual do Produto Ajuda ao Cliente Para auxiliar os clientes que utilizam o, na barra superior do produto é possível encontrar um link para um glossário com todas as definições do produto, dúvidas frequentes e materiais de apoio. Para acessar esse link, basta clicar em?, conforme a seguir: Será aberta uma tela com todos os detalhes de ajuda ao cliente.

49 48 Manual do Produto Glossário Define termos relacionados ao produto.

50 Manual do Produto 49 Perguntas Frequentes Traz respostas às principais dúvidas sobre o produto e suas funcionalidades.

51 50 Manual do Produto Materiais Seção com materiais destinados a auxiliar o cliente na utilização do produto.

52 Alameda dos Quinimuras, São Paulo SP serasaexperian.com.br Papel produzido a partir de florestas renováveis. DESIGN OUT09 FL344-03

Módulo de Acesso Remoto

Módulo de Acesso Remoto Módulo de Acesso Remoto Manual do Usuário Página 1 de 30 Índice 1. Introdução 3 1.1. Objetivos deste documento 3 2. Requisitos do Sistema 4 2.1. Acrobat Reader 4 2.2. Pop Up Liberados 4 3. Acesso ao Sistema

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Manual do Usuário Instituição

Manual do Usuário Instituição 1 Manual do Usuário Instituição Área Restrita Site de Certificação Controle: D.04.36.00 Data da Elaboração: 13/08/2014 Data da Revisão: - Elaborado por: TIVIT / Certificação ANBIMA Aprovado por: Gerência

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Manual do sistema SMARsa WEB

Manual do sistema SMARsa WEB Manual do sistema SMARsa WEB Módulo Solicitação/Ouvidoria SMARsa WEB Solicitação/Ouvidoria Versão 2.7 1 Sumário INTRODUÇÃO...4 OBJETIVOS...4 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo solicitação/ouvidoria...5

Leia mais

Manual de uso do Gerente

Manual de uso do Gerente Manual de uso do Gerente Manual do Hypnobox: www.hypnobox.com.br/manual Índice Acessar o Hypnobox Endereço o www Login e Senha Tela Principal Perfil de acesso Editar Dados pessoais Fila de corretores Gerenciar

Leia mais

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Manual do Produto Índice Introdução - Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 1. Verificação de Ambiente 4 2. Instalação

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Inclusão e Envio de Proposta. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - SICONV. Inclusão e Envio de Proposta. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - SICONV Inclusão e Envio de Proposta Manual

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CERBERUS Manual do sistema HISTÓRICO DA REVISÃO Data Versão Descrição Autor 07/08/2014 1.0 Criação do documento Antonio Rogério da Costa Silva LISTA DE FIGURAS

Leia mais

Manual do usuário. Acesso ao GEFAU

Manual do usuário. Acesso ao GEFAU Manual do usuário Acesso ao GEFAU Fev/2015 GEFAU PORTAL DO EMPREENDEDOR Conteúdo Introdução... 2 1. Acesso ao GEFAU... 3 2. Cadastro de empreendimentos... 5 2.1. Consulta aos empreendimentos do usuário...

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONCILIAÇÃO BANCÁRIA PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONCILIAÇÃO BANCÁRIA O que é? É um comparativo entre as movimentações existentes em uma conta bancária e as existentes no controle financeiro. Todos sabem, por exemplo, que existe

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Credit Bureau. Manual do Produto

Credit Bureau. Manual do Produto Credit Bureau Manual do Produto Índice O que é 04 Como Acessar 05 1 - Tipo de Relatório 06 2 - Consulta de Mais de Um Documento ao Mesmo Tempo 07 3 - Dados do Documento 07 4 - Informações do SPC Brasil

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Gerência de Informática Repositório de Documentos do GHC Manual de Administração Versão 1.1 Novembro de 2015 Repositório de Documentos do GHC Manual de Administração Índice 1 Acesso ao Sistema...3 2 Adicionar

Leia mais

MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB

MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB 0 Sumário Introdução... 2 Funcionalidades... 2 Requisitos Necessários... 2 Faturamento Web... 3 Faturamento Simplificado... 4 Faturamento Detalhado... 9 Faturamento

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

3 - Tela Principal. Itens importantes da página

3 - Tela Principal. Itens importantes da página SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

DECLARAÇÕES DE PRODUTO

DECLARAÇÕES DE PRODUTO CERTIFICADO DE ORIGEM ON LINE FIERGS MANUAL DE OPERAÇÕES DECLARAÇÕES DE PRODUTO Inovação tecnológica através do uso de Ferramenta de WEB para maximização da qualidade e eficiência no atendimento, com redução

Leia mais

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 2014 Manual Laboratório ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 Sumário Acesso ao Sistema... 2 Menu Cadastros... 4 Cadastro de usuários... 4 Inclusão de Novo Usuário... 5 Alteração de usuários...

Leia mais

Manual do Assistente do Certificado Digital

Manual do Assistente do Certificado Digital Manual do Assistente do Certificado Digital Índice Bem-vindo ao Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 Iniciando o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 4 Renovação de Certificado

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Cheque 1

Treinamento GVcollege Módulo Cheque 1 Treinamento GVcollege Módulo Cheque 1 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.2.1 Parcelado... 6 3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo...

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Processos de Compras. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar

Processos de Compras. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Processos de Compras Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar 1 Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Controle de Compras... 4 Parametrização... 4 Funcionamento... 4 Processo de Controle...

Leia mais

Manual Documentação de Arquivos. Tela Classificação de Arquivo

Manual Documentação de Arquivos. Tela Classificação de Arquivo Manual Documentação de Arquivos Tela Classificação de Arquivo Objetivo e orientações iniciais Registro das classificações dos arquivos: título e unidade organizacional responsável. Menu: Documentação Classificação

Leia mais

Passo a Passo na Ferramenta Inventários no SIGLA Digital

Passo a Passo na Ferramenta Inventários no SIGLA Digital Passo a Passo na Ferramenta Inventários no SIGLA Digital Inventários Página 1 de 6 Utilizado para fazer o inventário de todos os produtos cadastrados no sistema SIGLA Digital 1 Começando o Cadastro 11

Leia mais

CRASP. Conteúdo Sobre o sistema...

CRASP. Conteúdo Sobre o sistema... CRASP Conteúdo Sobre o sistema...... 2 Acessando o sistema...... 2 Registro de chamados... 3 Anexando arquivos ao chamado aberto... 4 Acompanhamento do chamado... 6 Registrando uma ocorrência no chamado

Leia mais

Portal Gestão de Recebimentos

Portal Gestão de Recebimentos Portal Gestão de Recebimentos Introdução O Portal Gestão de Recebimentos proporciona agilidade e rapidez na interação dos clientes HSBC com seus fornecedores. Permite a você consultar as operações liberadas

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Documentação do site de imóveis e parcerias RIO ONLINE

Documentação do site de imóveis e parcerias RIO ONLINE Documentação do site de imóveis e parcerias RIO ONLINE Índice 1) Painel de Imóveis...3 1.1) Filtrar...3 1.2) Incluir Imóvel...3 1.3) Alterar Imóvel...4 1.3.1) Não publicar imóvel no site...4 1.4) Fotos

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

SISCOF - Manual do Usuário

SISCOF - Manual do Usuário SISCOF - Manual do Usuário SERPRO / SUPDE / DECTA / DE901 SISTEMA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA Versão 1.2 Sumário SISCOF Sistema de Controle de Frequência 1. Login e Senha... 2 1.1 Como Efetuar Login No Sistema...

Leia mais

Novidades da Versão 3.0.0.30

Novidades da Versão 3.0.0.30 Novidades da Versão 3.0.0.30 Alteração Equipamento Unidade Instalação Inserida informação Telemetria na Tela de Alteração de Equipamento Unidade de Instalação (326). A informação Roaming Internacional

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Portal LIRA. Módulo Pesquisador. Jovens Talentos para a Ciência

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Portal LIRA. Módulo Pesquisador. Jovens Talentos para a Ciência MANUAL DE UTILIZAÇÃO Portal LIRA Módulo Pesquisador Jovens Talentos para a Ciência Manual de utilização do Módulo Pesquisador O Módulo Pesquisador é utilizado por professores pesquisadores para submissão

Leia mais

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj Manual Atendimento Caberj ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 ATENDIMENTO... 3 FATURAMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO UM NOVO USUÁRIO... 5 EDITANDO

Leia mais

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software.

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software. 1 - Sumário 1 - Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 4 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÕES ATRAVÉS DO HELPDESK FACEPE

MANUAL PARA SOLICITAÇÕES ATRAVÉS DO HELPDESK FACEPE MANUAL PARA SOLICITAÇÕES ATRAVÉS DO HELPDESK FACEPE Atualização em: SETEMBRO/2013 ÍNDICE: 1. Introdução... 03 2. O que é possível solicitar... 04 3. Perguntas frequentes (FAQs)... 05 4. Como solicitar......

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação.

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. Incluir um Inventário Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. ) e preencha Clique na aba Itens e depois no botão Carregar Produtos

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Cotação Eletrônica. 1º Passo: Configure o e-mail em que será utilizado para envio das. cotações.

Cotação Eletrônica. 1º Passo: Configure o e-mail em que será utilizado para envio das. cotações. Cotação Eletrônica 1º Passo: Configure o e-mail em que será utilizado para envio das cotações. Na tela Configurações do Sistema do módulo Retaguarda selecione a opção MOURAMAIL na configuração Modo de

Leia mais

PORTAL SPA TISS. Manual do Credenciado. Manual do Credenciado para utilização do Portal SPA TISS do SPA Saúde.

PORTAL SPA TISS. Manual do Credenciado. Manual do Credenciado para utilização do Portal SPA TISS do SPA Saúde. PORTAL SPA TISS Manual do Credenciado Manual do Credenciado para utilização do Portal SPA TISS do SPA Saúde. Equipe de Treinamento de Desenvolvimento TIS SPA Saúde Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo...

Leia mais

Manual do usuário SIACC CAIXA Programado 1

Manual do usuário SIACC CAIXA Programado 1 Manual do usuário SIACC CAIXA Programado 1 Índice ACESSO AO SISTEMA CAIXA PROGRAMADO PELA PRIMEIRA VEZ... 6 CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SISTEMA... 6 TELA DE ACESSO AO SISTEMA CAIXA PROGRAMADO...

Leia mais

Manual Básico do Usuário. Monitoramento das Metas do Ciclo de Avaliação. de Desempenho Institucional - ADI

Manual Básico do Usuário. Monitoramento das Metas do Ciclo de Avaliação. de Desempenho Institucional - ADI Manual Básico do Usuário Monitoramento das Metas do Ciclo de Avaliação de Desempenho Institucional - ADI CICLO 2015/2016 Brasília DF, Maio de 2015 1 Sumário Pressupostos Legais da ADI:... 3 Monitoramento

Leia mais

MANUAL SISVIGIAGRO REPRESENTANTE

MANUAL SISVIGIAGRO REPRESENTANTE MANUAL SISVIGIAGRO REPRESENTANTE O SISVIGIAGRO, Módulo REPRESENTANTE, é utilizado para o preenchimento do requerimento de importação e exportação de produtos e mercadorias. Para a habilitação deste programa

Leia mais

Sistema de Devolução Web

Sistema de Devolução Web Manual Sistema de Devolução Web Usuário Cliente ÍNDICE Sumário 1. Prazos...3 2. Solicitação de Devolução... 4 3. Autorização de Devolução... 4 4. Coleta de Mercadoria... 4 5. Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

TABELA DE PREÇOS - CONSUMO MÍNIMO DE R$ 1.800,00 - ANEXO 1

TABELA DE PREÇOS - CONSUMO MÍNIMO DE R$ 1.800,00 - ANEXO 1 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PME Premium 4 TABELA DE PREÇOS - CONSUMO MÍNIMO DE R$ 1.800,00 - ANEXO 1 Este anexo é parte integrante do contrato assinado entre a CONTRATADA e a CONTRATANTE, referente

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

SIM Sistema de Informação Monitorada Ltda. Vise Boletos

SIM Sistema de Informação Monitorada Ltda. Vise Boletos Vise Boletos O Vise Boletos é um aplicativo que gera o arquivo de remessa e lê o arquivo de retorno de títulos que foram enviados e retornados pelo Banco. Esses processos são todos vinculados ao sistema

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

MANUAL PARA ACESSO AO SISTEMA AOS REPRESENTANTES

MANUAL PARA ACESSO AO SISTEMA AOS REPRESENTANTES MANUAL PARA ACESSO AO SISTEMA AOS REPRESENTANTES Índice 1 Acesso ao Sistema... 3 2 Inclusão de Novos Pedidos... 5 3 Carteira de Pedidos... 13 4 Consulta à clientes... 15 5 Consulta a Informações dos Clientes...

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Utilizando o SISPC para efetuar Registros

Utilizando o SISPC para efetuar Registros Utilizando o SISPC para efetuar Registros 1. Registros O b j e t i v o Através do módulo de registros do sistema serão executadas as operações de inclusão de pessoas inadimplentes na base de dados do SPC.

Leia mais

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF Acesso ao Portal do Magistrado Como entrar no Portal do Magistrado: ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.portaldomagistrado.tjsp.jus.br/ptlpdb/ Conecte seu Certificado Digital ao computador e informe sua Senha de

Leia mais

Manual de utilização do. sistema integrado de controle médico WWW.ISA.NET.BR

Manual de utilização do. sistema integrado de controle médico WWW.ISA.NET.BR Manual de utilização do sistema integrado de controle médico WWW.ISA.NET.BR Sistema integrado de controle médico Acesso... 3 Menu principal... 4 Cadastrar... 6 Cadastro de pacientes... 6 Convênios... 10

Leia mais

manual Sistema de Gestão de Contribuições

manual Sistema de Gestão de Contribuições manual Sistema de Gestão de Contribuições Conteúdo 1. Login 4 2. Home 5 3. Informações básicas 3.1. Menus 6 3.2. Números e status 7 3.3. Ações 8 4. Ambientes da ferramenta 4.1. Sindicato 13 4.2. Empresas

Leia mais

PICPICS PASSO A PASSO

PICPICS PASSO A PASSO PICPICS PASSO A PASSO 2. Faça login em sua conta. 1. Crie sua conta no PicPics, informando os seus dados ou dados da sua empresa. Informe também os dados que você usará para acesso ao site. 3. Após fazer

Leia mais

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios Atrelada ao processo: Validação de layout dos arquivos de convênios/cobrança de um novo convênio/cedente Classificação da informação: uso interno

Leia mais

Pagamento - Fornecedor

Pagamento - Fornecedor Pagamento - Fornecedor MT-212-00137 - 1 Última Atualização 30/08/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Carregar Documentos Fiscais Verificar o status de envio dos documentos

Leia mais

MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO

MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO 1 CONTEÚDO ÍNDICE DE FIGURAS ACESSO AO USUÁRIO CADASTRO DE CONTÊINERES REGIME DE EXPORTAÇÃO NOTA FISCAL AGENDAMENTO ALTERAR VEÍCULO/MOTORISTA

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Ministério do Turismo. OFFLINE Manual do Meio de Hospedagem. SNRHos

Ministério do Turismo. OFFLINE Manual do Meio de Hospedagem. SNRHos Ministério do Turismo OFFLINE SNRHos ÍNDICE 1) OBJETIVOS... 3 2) APLICAÇÃO... 3 3) GLOSSÁRIO... 3 4) INSTALAÇÃO... 3 5) PRIMEIRO ACESSO... 6 6) CADASTRAR MEIO DE HOSPEDAGEM... 7 7) CADASTRAR USUÁRIO...

Leia mais

BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS

BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS 1 Módulo Beneficiários Onde são criados os registros das famílias dos titulares e definidas coberturas assistenciais do plano de saúde, bem como os valores de custeio, os

Leia mais

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos O objetivo deste Manual é permitir a reunião de informações dispostas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada

Leia mais

Manual das Secretárias. Manual do usuário. Módulo Secretárias

Manual das Secretárias. Manual do usuário. Módulo Secretárias Manual do usuário Módulo Secretárias 1. Login O login é único e permite o acesso exclusivo ao consultório médico. Será informado por email às secretária que enviaram os dados para cadastro. Obs: A senha

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA SIGPLAN - ELABORAÇÃO DA FASE QUALITATIVA DO PPA 2008-2011

MANUAL DO SISTEMA SIGPLAN - ELABORAÇÃO DA FASE QUALITATIVA DO PPA 2008-2011 MANUAL DO SISTEMA SIGPLAN - ELABORAÇÃO DA FASE QUALITATIVA DO PPA 2008-2011 O trabalho faz a diferença. Manaus, maio de 2007. Manual de Operação do Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento -

Leia mais

Usuários. Manual. Pergamum

Usuários. Manual. Pergamum Usuários Manual Pergamum Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 1-2 2 CADASTRANDO UM NOVO USUÁRIO/OPERADOR... 2-1 3 UTILIZANDO O MÓDULO DE USUÁRIOS... 3-2 3.1 CONFIGURAÇÃO DE GUIAS NO EXPLORER... 3-3 4 CADASTRO...

Leia mais

Tutorial SIGAMAZÔNIA - Área Pesquisador

Tutorial SIGAMAZÔNIA - Área Pesquisador Tutorial SIGAMAZÔNIA - Área Pesquisador 2015 TUTORIAL SIGAMAZÔNIA Desenvolvido por: FAPESPA LABES-UFPA Sumário Sumário... 3 CADASTRO NO SISTEMA... 5 FAZENDO LOGIN NO SIGAMAZÔNIA... 5 MENU INICIAL... 6

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

www.siteware.com.br Versão 2.6

www.siteware.com.br Versão 2.6 www.siteware.com.br Versão 2.6 Sumário Apresentação... 4 Login no PortalSIM... 4 Manutenção... 5 Unidades... 5 Unidades... 5 Grupos de CCQ... 5 Grupos de unidades... 6 Tipos de unidades... 6 Sistema de

Leia mais

INFOGAB 3.0. Sistema de Automação de Gabinetes. Manual do Usuário V 2.1

INFOGAB 3.0. Sistema de Automação de Gabinetes. Manual do Usuário V 2.1 INFOGAB 3.0 Sistema de Automação de Gabinetes Manual do Usuário V 2.1 1. Descrição do Sistema O Sistema de Automação de Gabinetes da Câmara dos Deputados (Infogab) tem por finalidade apoiar as atividades

Leia mais

Sistema de Informação de Nascidos Vivos. Ajuda do sistema Agosto/2009 Versão 2.1

Sistema de Informação de Nascidos Vivos. Ajuda do sistema Agosto/2009 Versão 2.1 Sistema de Informação de Nascidos Vivos Agosto/2009 Versão 2.1 Conteúdo Sistema de Informação de Nascidos Vivos... 1 1 - Acesso ao sistema... 4 2 - Configuração da data do sistema... 5 3 - Barra de ferramentas...

Leia mais

TUTORIAL // MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS

TUTORIAL // MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS 1 Sumário Procedimento inicial para acessar o sistema na web... 3 Módulo Beneficiários... 3 1. INCLUSÃO DE MATRÍCULA ÚNICA, FAMÍLIAS E BENEFICIÁRIOS...4 Criar a Matrícula

Leia mais

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda Manual do Usuário Sistema Notapará Programa Nota Fiscal Cidadã Objetivo: Estabelecer orientações aos usuários do sistema Notapará, tais como: usabilidade, funcionalidade e navegabilidade. Manual do Usuário

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

PARAMETRIZAÇÃO RECEPTOR NF-E MASTERSAF DF-E

PARAMETRIZAÇÃO RECEPTOR NF-E MASTERSAF DF-E PARAMETRIZAÇÃO RECEPTOR NF-E MASTERSAF DF-E SUMÁRIO Login... 1 Troca de senha... 1 Administração do Sistema...2 Certificados...2 Usuários...3 Dados do Usuário... 4 Permissões do Usuário... 4 Empresas...5

Leia mais

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros O que é o SISAUT/FC? MANUAL DO USUÁRIO O SISAUT/FC é o sistema por meio do qual são feitos os requerimentos para as autorizações

Leia mais

COFANET. Guia do Usuário Para Seguro de Crédito. https://cofanet.coface.com/portalviewweb/

COFANET. Guia do Usuário Para Seguro de Crédito. https://cofanet.coface.com/portalviewweb/ COFANET Guia do Usuário Para Seguro de Crédito https://cofanet.coface.com/portalviewweb/ 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 4 1.2 Produtos e características do Cofanet... 4 2. ACESSO AO COFANET... 4 2.1 Entrada

Leia mais

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: MATERIAIS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: MATERIAIS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU MATERIAIS CONTEÚDO/PÁGINA WEB Esta operação possibilita que

Leia mais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais SIGECORS Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais Outubro 2008 Índice 1. Registrando Usuários 2. Acesso ao Sistema 3. Logar no Sistema 4. Esquecimento de Senha 5. Alteração de Senha 6.

Leia mais

Convênio, Contrato de Repasse e Termo de

Convênio, Contrato de Repasse e Termo de MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE SUPORTE À GESTÃO DO SISTEMA DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA UNIÃO Portal dos Convênios

Leia mais