Escrita Fiscal EFD REINF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escrita Fiscal EFD REINF"

Transcrição

1 Página1 de 48 Introdução: A EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas esocial. A EFD-Reinf foi instituída através da Instrução Normativa RFB nº 1701, de 14 de março de Objetivo da EFD-Reinf é declarar os tributos e contribuições sociais previdenciárias que não incidem sobre a remuneração ou folha de salários. A EFD-Reinf junto ao E-Social, abre espaço para substituição de informações solicitadas em outras obrigações acessórias, tais como a GFIP, a DIRF e também obrigações acessórias instituídas por outros órgãos de governo como a RAIS e o CAGED. Escrita Fiscal: Eventos Esta obrigação acessória está modularizada por eventos de informações, de acordo com a obrigatoriedade legal. Através do evento será criado um xml para que haja comunicação, ou seja, um conjunto de arquivos a serem entregues em leiautes específicos, por meio do ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), utilizando certificado digital válido, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e será considerada válida após a confirmação de recebimento e validação do conteúdo dos arquivos que a contém. Sistema Copan No sistema foram criados novos campos e validações para que a Reinf seja entregue com êxito. Novos campos: Cadastro de Empresa, Cadastro Tabela Código de Serviço, Lançamento Serviços 51, 53 e 56, Guias e Obrigações. Validações: em todos os campos apresentados como novos e em Cadastro de Sócio. Evento R1000 Informações do Contribuinte O Evento R.1000 são as informações do Contribuinte. As tabelas disponíveis no sistema são externas, retiradas diretamente do portal da Reinf, e em conformidade com a versão 1.4. Os campos a seguir deverão estar preenchidos para entrega da Reinf:

2 Página2 de 48 R-1000 Cadastro do Contribuinte Aba Nessa aba constam as informações que serão acrescentadas para transmitir o R.1000, alguns campos são de preenchimento obrigatório, estes estão identificados abaixo com (**) à frente do nome do campo. ECD Deverá ser selecionado apenas para os contribuintes que estão obrigados, ou optaram por entregar a ECD - Escrituração Contábil Digital. Verificar com o responsável pelo departamento Contábil de sua empresa. Campo não disponível para contribuinte pessoa física. Desoneração da Folha de Pagamento Contribuinte optante pela desoneração da Folha de Pagamento deverá selecionar essa opção, para que ao gerar a EFD Reinf as informações sejam carregadas. Essa opção só é disponível para contribuinte onde a Classificação Tributária ( campo 5) for: 02; 03; 99. Para as demais classificações essa opção ficará desabilitada, conforme leiaute Reinf. Campo não disponível para contribuinte pessoa física. Acordo Internacional Ao selecionar este campo o usuário estará informando que o contribuinte possui acordo internacional ao qual o isenta de multa. Essa opção só é disponível para contribuinte onde a Classificação Tributária ( campo 5) é correspondente a 60. Para as demais classificações essa opção ficará desabilitada. Campo não disponível para contribuinte pessoa física.

3 Página3 de 48 Classificação Tributária ** O usuário deverá escolher a Classificação conforme a empresa que estiver selecionada no campo empresa. Essa Classificação habilita e ou desabilita os campos 3 e 4. As opções fornecidas estão conforme a tabela 08 da EFD Reinf. Situação da Pessoa Jurídica ** Escolher entre as opções disponíveis qual é a situação do contribuinte perante a Receita Federal: Normal, Extinção Fusão, Cisão ouincorporação. Em caso de extinção a data final da atividade deverá estar preenchida na AbaInscrições e Outras Informações campo Final da Atividade. Campo não disponível para contribuinte pessoa física. Obrigatoriedade ** A Reinf foi dividida por Grupos onde cada grupo possui a data inicial da obrigatoriedade. Mediante a informação do usuário o campo transmissão estará disponível ou não, pela Copan. Até o momento os Grupos disponíveis para transmissão são: 01 e 02. OBS: O usuário deverá verificar essa informação junto à Receita Federal e ou sua consultoria tributária, sendo que um envio errado pode ocorrer Notificação por parte da Receita por entrega em atraso. Sendo o contribuinte pessoa física o grupo disponível é o 3. Responsável pelas Informações - Reinf ** O responsável pela Reinf deverá ser o sócio responsável pelo CNPJ perante a Receita Federal, pois o programa da Reinf irá verificar essa informação no momento da transmissão, e caso não esteja em conformidade, a Reinf dará um retorno de erro. Dados do Sócio Selecionando o binóculo o usuário poderá consultar os sócios cadastrados na empresa e selecionar um deles para carregar na tela atual. E selecionando as reticências o usuário irá visualizar o cadastro de sócios, podendo incluir, alterar e excluir informações do cadastro de Sócio. Devendo os seguintes campos estarem obrigatoriamente preenchidos: Nome, Telefone 1 e 2, , Responsável e CPF, estando um destes campos sem informação a Reinf retornará com erro. Estilo de Emitente Neste campo o usuário deverá informar se o campo seguinte, o Responsável pela entrega da Reinf, é Indefinido, a Própria Empresa, ou de terceiro. Responsável pelas Informações Informar quem é o Responsável pelas Informações da Empresa, seja o contador, administrador ou sócio. Dados do Responsável Selecionando o binóculo o usuário poderá consultar os responsáveis cadastrados no sistema e selecionar um deles para carregar na tela atual. E selecionando as reticências o usuário irá visualizar o cadastro de responsável, podendo incluir, alterar e excluir informações do cadastro de Responsável.

4 Página4 de 48 CertificadoDigital O Certificado que fará assinatura para ser entregue a declaração, deverá estar conectado na máquina, seja por A1 ou por A3, para que no momento da transmissão do arquivo o sistema carregue os dados do certificado informado. O usuário deverá clicar em SELECIONAR CERTIFICADO, e o sistema irá preencher automaticamente os campos da tela, sendo o certificado o mesmo do contribuinte ativo, o sistema reconhece que não é por procuração. Sendo um certificado diferente do contribuinte ativo, o sistema entende que se trata de uma procuração e o campo Procurador ficará selecionado. Lembrando que sendo por procuração a mesma deverá ser realizada no portal do E-CAC e o serviço deve estar habilitado. Realizado estes parâmetros, clicar em gravar. Aba Certificado A transmissão da Reinf só será permitida após a seleção do certificado digital. Caso não seja informado o sistema não irá bloquear o acesso ao aplicativo da Reinf, porém o usuário não irá conseguir realizar a transmissão de nenhum evento. Selecionar Certificado Ao clicar neste botão o sistema fará uma busca dos certificados instalados na máquina, o usuário deverá selecionar qual certificado deseja cadastrar para o contribuinte informado e o sistema irá preencher os campos abaixo: CNPJ ou CPF e Requerente Serão extraídos do certificado selecionado.

5 Página5 de 48 Série É uma numeração existente na chave do certificado. Tipo Modelo do certificado. Válido Até A transmissão só será permitida por certificado que esteja dentro da validade, neste campo o usuário irá visualizar quando irá vencer. Procurador Sendo um certificado diferente do CNPJ ou CPF do contribuinte o sistema seleciona a opção Procurador, assim a Reinf irá entender que a assinatura está sendo por procuração. Sendo um certificado de mesmo CNPJ ou CPF do contribuinte o sistema não seleciona a opção Procurador, e a Reinf irá entender que não há necessidade de procuração. OBS: O sistema Copan Escrita Fiscal não realiza a procuração, isso deverá ser feito pelo usuário junto ao site E-cac e habilitar o serviço. Assinatura sem Certificado Digital - Código de Acesso para a EFD Reinf O manual da Reinf informa que a entrega pelo código de Acesso só é permita para o contribuinte que realizar a declaração diretamente no portal da Reinf. Sendo assim arquivo gerado no sistema Copan não é permitido a assinatura pelo código de acesso, o cliente que desejar utilizar dessa forma deverá acessar o portal da Reinf e realizar o preenchimento e entrega por lá, a Copan não dará suporte para acesso diretamente no portal. Manual Reinf: "...salvo para as micro e pequenas empresas (ME e EPP) optantes pelo Simples Nacional, com até 3 empregados, que podem transmitir seus eventos via código de acesso." "A EFD-Reinf terá o Portal Web na internet, cujo preenchimento e salvamento dos campos e telas já operam a geração e transmissão do evento. Nessa hipótese, pode ser utilizado certificado digital ou, para os dispensados de ter esse certificado, o código de acesso." OBS: Caro usuário, contribuinte que não irá apresentar os eventos: R.2010, R.2020 e R.2060, mas apenas o R.1000 e R.1070, por favor, ir para página 22, onde informamos a entrega da Reinf.

6 Página6 de 48 Tabela Cadastro de Códigos de Serviço Contribuinte que deve entregar os Eventos: R2010 e R2020, deverá realizar a parametrização do código de serviço com a Classificação da Reinf. Em caso de entrega do Evento 2060 deverá realizar também a parametrização da CPRB. Empresa Contribuinte Selecionar a empresa ao qual deseja entregar a Reinf, e cadastrar os códigos correspondentes à Classificação de Serviço e correspondente à CPRB (CPRB apenas para contribuinte que é optante). Código de Serviço Este é o código utilizado no documento fiscal. Seja o código utilizado pelo contribuinte, que é o Prestador de serviço, como o código constante em nota de serviço de terceiro, onde a empresa Contribuinte é a Tomadora do Serviço.

7 Página7 de 48 Classificação de Serviços O usuário deverá informar para o código de serviço selecionado qual é a classificação correspondente perante a Reinf. Os códigos estão atualizados conforme a table 6 da Reinf. Basta clicar sobre o código que deseja parametrizar e depois clicar sobre EFD Reinf Classificação, que o sistema irá abrir a tela dos Serviços Reinf. Exemplo: O usuário deverá escolher um dos códigos e selecionar em Gravar. Realizado esse procedimento, o campo ficará preenchido:

8 Página8 de 48 Código CPRB Empresa que no Cadastro / Empresa estiver com a opção de Desoneração da Folha selecionada deverá informar para o código de serviço Prestado qual é o código correspondente da CPRB. Os códigos estão atualizados conforme a table 9 da Reinf. Basta clicar sobre o código que deseja parametrizar e depois clicar sobre EFD Reinf CPRB, que o sistema irá abrir a tela dos códigos de CPRB Tabela 09. Exemplo: O usuário deverá escolher um dos códigos e selecionar em Gravar. Realizado esse procedimento, o campo ficará preenchido:

9 Página9 de 48 Novo Código de serviço que não estiver cadastrado o usuário tem a opção de inserir através dessa tela, basta informar Novo e preencher os campos. Alterar Havendo a necessidade realizar qualquer alteração na tabela de serviço basta o usuário selecionar a opção de Alterar, e assim atualizar o que for necessário. Excluir O botão excluir, deleta toda a informação do código de serviço selecionado. Não há como recuperar após um dado excluído. Gravar Finalizado qualquer inserção ou alteração é necessário selecionar o botão Gravar, do contrário as informações serão perdidas. Evento R1070 Processos Administrativos/Judiciais Evento a ser entregue por contribuinte que possuir processo ativo que influencie no cumprimento das obrigações tributárias principais e acessórias abrangidas pela EFD-Reinf e quando houver alteração da decisão durante o andamento do processo. Este evento deve ser informado quando a decisão do processo administrativo ou judicial for favorável ao contribuinte. Não há tela no Copan para cadastrar o processo administrativo, o primeiro envio deverá ser no Aplicativo da Reinf, localizada em Guias e Obrigações (será explicado mais adiante), e a partir disso poderá ser carregado na tela dos serviços. Evento R2010 Serviços Tomados O evento R2010 é referente ao serviço tomado em que houve a retenção previdenciária. No sistema o serviço tomado fica no seguinte caminho:

10 Página10 de 48 Este registro só irá para Reinf quando o Prestador do Serviço e o Tomador forem Pessoa Jurídica, e o campo de Retenção do INSS houver as seguintes informações: Base, Alíquota e Valor. Lançamento de Serviços Tomados ou Intermediados de Terceiros Modelo 56 Empresa Contribuinte Deverá ser selecionada a empresa tomadora do serviço contratado. Valor da NFS Deverá ser informado o valor total do serviço. CNPJ Do prestador do serviço informado, lembrando que em caso do terceiro ser pessoa física e houver a retenção do INSS, logo esse terceiro é Autônomo, e essa informação deverá ir no E- social e não na Reinf. Base do INSS Valor de base para o cálculo do INSS, este valor não pode ser maior que o valor total do documento fiscal. Alíquota INSS Alíquota utilizada para calcular o valor do INSS retido, devendo ser 3,5% ou 11%. O usuário

11 Página11 de 48 deverá conferir conforme o documento fiscal. Valor do INSS Valor do INSS retido, deverá corresponder a base de INSS calculada pela alíquota do INSS. Aba EFD Reinf Essa aba só será habilitada quando houver dados da retenção do INSS, não havendo dados não deverá ser apresentado o Evento R.2010 na EFD Reinf. Aba EFD Reinf EFD Reinf Nessa tela o usuário deverá informar os dados complementares referentes a uma NFS Tomado. Indicativo Deverá informar se o serviço é referente a uma Obra de Construção Civil ou não. Em caso de sim deverá escolher entre as opções se a Empreitada é Total ou Parcial. Processos

12 Página12 de 48 Havendo processo cadastrado e já transmito no evento R.1070, este ficará disponível para o usuário informar se é um processo de serviço tomado. Classificação Apenas para visualização da classificação que está sendo enviada. Para um código já cadastrado, nessa tela não é possível alterar a classificação, deverá o usuário ir à tela de Cadastro - Tabela - Código de Serviço e realizar a alteração. Evento R2020 Serviços Prestados O evento R2020 é referente ao serviço prestado em que houve a retenção previdenciária, no COPAN o serviço prestado fica no seguinte caminho: Modelo 51 E Modelo 53

13 Página13 de 48 A diferença dos caminhos é para as empresas que emitem Nota de Serviço Fatura, que essas devem realizar a sua escrituração no modelo 53. Ambos registros são referentes ao serviço prestado, e só irá para Reinf no evento R2020 quando o campo de Retenção do INSS houver informação de: Base, Alíquota e Valor. Ao tentar acessar a Aba Reinf sem informar os dados para retenção do INSS, o sistema irá emitir a seguinte mensagem: Após informar os campos o sistema irá habilitar a tela para acesso.

14 Página14 de 48 Lançamento de Serviços Prestados Moledo 51 e 53 Empresa Contribuinte Empresa prestadora do serviço e declarante da EfdReinf. Código do Serviço O código do serviço prestado utilizado na emissão da nota fiscal. Tipo de Serviço Código da Tabela 6 da Reinf, onde o usuário realiza a referência do código de serviço utilizado pela empresa a qual código da classificação da Reinf ele pertence. Essa referência o usuário já deverá ter realizado na tela de Cadastro Tabela Código de Serviço. Terceiro Empresa contratante do serviço e que será responsável pelo recolhimento da retenção do INSS. Valor Contábil

15 Página15 de 48 Valor total da Nota fiscal. Base do INSS Valor utilizado na nota fiscal como base para cálculo da Retenção do INSS. Alíquota INSS As alíquotas válidas são 11% e 3,5%, depende se a empresa prestadora é optante ou não pela desoneração da folha de pagamento, informação declarada no cadastro de empresa. Sendo optante, a alíquota do INSS corresponde a 3,5%, não sendo optante a alíquota corresponde a 11%. INSS Retido Valor do INSS retido, deverá corresponder a base de INSS calculada pela alíquota do INSS Aba Reinf Havendo valor referente a retenção do INSS a aba Reinf será habilita para visualização das informações. Aba EFD Reinf

16 Página16 de 48 EFD-Reinf Informações relevantes para Reinf. CNO Cadastro Nacional de Obras, em caso o campo indicativo de Obra for = "Não é obra de Construção", o campo CNO deverá estar desabilitado. Em caso do indicativo for = "Empreitada parcial ou Empreitada Total" o CNO deverá ser preenchido. CPRB Informativo se a empresa é optante pela CPRB ou não, caso foi informado erroneamente o usuário deverá ir ao cadastro de empresa e alterar a informação. Indicativo de Obra Informar se o serviço é referente uma obra de construção civil ou não. Processos Havendo processo cadastrado e já transmito no evento R.1070, este ficará disponível para o usuário informar se é um processo de serviço prestado. Atividade Econômica Empresa optante pela CPRB terá a visualização do código de CPRB conforme tabela 9 para o serviço escolhido. Para um código já cadastrado, nessa tela não é possível alterar a classificação, deverá o usuário ir à tela de Cadastro - Tabela - Código de Serviço e realizar a alteração. Empresa não optante pela CPRB o campo estará vazio. Classificação Apenas para visualização da classificação que está sendo enviada. Para um código já cadastrado, nessa tela não é possível alterar a classificação, deverá o usuário ir à tela de Cadastro - Tabela - Código de Serviço e realizar a alteração. Evento R2030 Recursos Recebidos por Associação Desportiva Evento em que são prestadas informações relativas aos recursos recebidos a título de patrocínio, licenciamento de uso de marcas e símbolos, publicidade, propaganda e transmissão de espetáculos desportivos por associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional. Quem está obrigado: Associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional, quando receber recursos a título de patrocínio, licenciamento de uso de marcas e símbolos, publicidade, propaganda e transmissão de espetáculos desportivos. A Copan não possui clientes deste perfil, por isso esse evento não se encontra habilitado. Caso algum cliente tenha interesse em apresentar esse registro deverá entrar em contato com o Suporte, e será verificado com a administração da Copan.

17 Página17 de 48 Evento R2040 Retenções Recursos Repassados para Associação Desportiva Conceito do evento: Evento em que são prestadas as informações relativas aos recursos repassados a título de patrocínio, licenciamento de uso de marcas e símbolos, publicidade, propaganda e transmissão de espetáculos desportivos, inclusive no caso do concurso de prognóstico de que trata a Lei nº /2006, para associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional. Quem está obrigado: Empresa que repassou recursos para associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional. A Copan não possui clientes deste perfil, por isso esse evento não se encontra habilitado. Caso algum cliente tenha interesse em apresentar esse registro deverá entrar em contato com o Suporte, e será verificado com a administração da Copan. Evento R2050 Comercialização da Produção por Produtor Rural PJ/Agroindústria Evento 2050 é referente a Comercialização da Produção Por Produtor Rural PJ ou Agroindústria, quando o produtor rural pessoa jurídica e a agroindústria estão sujeitos à contribuição previdenciária substitutiva sobre a receita bruta, proveniente da comercialização da produção rural. Para entrega deste evento o primeiro parâmetro é o cadastro do contribuinte que deverá estar com a opção de Produtor Agropecuário Selecionado. Segundo parâmetro é o contribuinte estar em uma das condições abaixo: a) Produtores rurais pessoas jurídicas (classificação tributária 07, conforme Tabela 8, do Anexo I, do leiaute da EFD-Reinf), que não desenvolvam outra atividade econômica autônoma, quer seja comercial, industrial ou de serviços, no mesmo ou em estabelecimento distinto, independentemente de qual seja a atividade preponderante12. Considera-se atividade econômica autônoma13 aquela que não constitui parte de atividade econômica mais abrangente ou fase de processo produtivo mais complexo, e que seja exercida mediante estrutura operacional definida, em um ou mais estabelecimentos. A substituição abrange também a folha de pagamento dos segurados empregados a serviço em escritório mantido pelo produtor rural, exclusivamente para a administração da atividade rural; b) Agroindústrias (classificação tributária 06, conforme Tabela 8, do Anexo I, do leiaute da EFD- Reinf), submetidas ao regime substitutivo do pagamento das contribuições sobre a comercialização da produção rural, e deve informar no registro o valor da receita bruta proveniente da comercialização da produção rural própria ou da produção própria e adquirida de terceiros, industrializada ou c) Nas aquisições de produtos agropecuários pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do produtor rural pessoa jurídica, destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos PAA instituído pelo art. 19 da Lei nº /2003, cuja responsabilidade pelo recolhimento da contribuição, à conta do PAA, fica sub-rogada a adquirente. O evento deve ser informado ainda: a) Na dação em pagamento, na permuta, no ressarcimento, na indenização ou na compensação feita com produtos rurais pelo produtor rural. b) No arremate de produção rural em leilões e praças, exceto se os produtos não integrarem a base de cálculo das contribuições como, por exemplo, arrematação de produtos rurais de origem mineral.

18 Página18 de 48 c) Na comercialização da produção rural de pessoa jurídica com adquirente domiciliado no exterior (exportação). 1º Passo para habilitar o evento R.2050 é, no cadastro da empresa a informação de produtor estar selecionada: 2º Passo conforme o manual da Reinf, a classificação tributária deverá ser correspondente 06 ou 07:

19 Página19 de 48 Os valores referentes a este evento deverão ser informados diretamente na aplicação Reinf, localizada em Guias e Obrigações (será explicado mais adiante) Evento R2060 Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta CPRB Conceito do evento: Evento em que são prestadas as informações pelas empresas sujeitas ao pagamento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), instituída pela Medida Provisória nº 540, de 2011, posteriormente convertida na Lei nº , de 2011 e alterações. A CPRB incide sobre o valor da receita bruta, em substituição à contribuição previdenciária patronal incidente sobre a folha de pagamento dos segurados empregados e contribuintes individuais. Empresa sujeita a CPRB necessariamente deverá estar com o campo Desoneração da Folha selecionado. Em relação a atividade de prestação de serviços deverá estar informado para cada código de serviço qual é o código correspondente da atividade na Reinf conforme a tabela. Essa relação deve ser feita no cadastro tabela serviço e será demonstrada no lançamento de serviço 51 e ou 53 conforme o contribuinte utilizar. Exemplo:

20 Página20 de 48 Em relação a NF de venda, o sistema irá totalizar os valores conforme a NCM utilizada na NF de venda e que conter na tabela 09. Evento R2098 Reabertura dos Eventos Periódicos O evento 2098 trata-se de uma retificação de um evento enviado anteriormente. Sendo assim, só poderá ser transmitido após ter sido entregue para o mesmo período um evento 2099, que é o encerramento da competência. A COPAN identifica uma retificação quando para o evento de uma competência já transmitida sofrer alguma alteração no sistema Escrita Fiscal, seja inclusão de uma nota, alteração de algum dado de uma nota já entregue, ou alteração no cadastro de empresa. Ao abrir a Reinf a aplicação entenderá que houve alguma alteração e irá questionar se deseja retificar aquele evento já transmitido. Evento R2099 Fechamento dos Eventos Periódicos Conceito do evento: Este evento se destina a informar o encerramento da transmissão dos eventos periódicos na EFD-Reinf, no período de apuração. Neste momento são consolidadas todas as informações prestadas nos eventos R-2010 a R A aceitação deste evento pela EFD-Reinf após processadas as devidas validações. Quem está obrigado: Todos os contribuintes que transmitirem eventos R-2010 a R-2060, no mês de referência. Na escrita fiscal não há necessidade de realizar nenhuma informação para o encerramento, este evento é realizado somente na aplicação da Reinf. Evento R3010 Receita de Espetáculos Desportivos

21 Página21 de 48 Quem está obrigado: A entidade promotora do espetáculo desportivo, como a federação, a confederação ou a liga desportiva responsável pela organização do evento. A Copan não possui clientes deste perfil, por isso esse evento não se encontra habilitado. Caso algum cliente tenha interesse em apresentar esse registro deverá entrar em contato com o Suporte, e será verificado com a administração da Copan. Evento R Informações de bases e tributos por evento É o totalizador dos eventos processados, essa informação é individualizada nos eventos dentro da aplicação, a soma desses totalizadores é interna. Evento R Informações de bases e tributos consolidados por período de apuração É soma do totalizador por eventos processados, a soma desse totalizador é interna. Evento R9000 Exclusão de Evento Conceito do evento: Utilizado para tornar sem efeito os eventos, quando enviados indevidamente, seja como evento não periódico (R-3010), seja como um dos eventos periódicos (R-2010 a R-2060). Quem está obrigado: O contribuinte quando necessitar tornar sem efeito um determinado evento. Informações adicionais: 1) A exclusão implica a perda dos efeitos jurídicos relativos ao cumprimento da obrigação de prestar informações dentro dos prazos estabelecidos. 2) Não é possível excluir nenhum dos eventos periódicos relativos ao período de apuração encerrado, ou seja, para o qual já exista evento R-2099 Fechamento dos Eventos Periódicos, antes do envio do evento de reabertura respectivo R-2098 Reabertura dos Eventos Periódicos - para o período de apuração; 3) A exclusão de eventos não periódicos segue às regras que constam no leiaute do próprio evento, pois podem estar diretamente relacionados; 4) Para a exclusão de um evento deve-se informar o número de seu recibo de entrega. O campo nrrecevt indicado no recibo deve existir no cadastro da EFD-Reinf, não pode estar marcado como "excluído" e o tipo do evento deve ser o mesmo indicado no campo {tpeven}. O usuário poderá realizar a Exclusão diretamente na aplicação, porém enquanto houver notas lançadas no sistema ao abrir a aplicação essa informação retornará para ser Transmitida.

22 Página22 de 48 Em caso de Exclusão definitiva o correto é excluir a informação desejada dentro do lançamento no Escrita Fiscal e depois realizar a transmissão de Exclusão na aplicação Reinf.

23 Página23 de 48 Entregar REINF Após os parâmetros realizados no sistema, o usuário já poderá acessar a tela da REINF, para verificação dos eventos e entrega dos mesmos. Ele deverá ir no caminho abaixo:

24 Página24 de 48 O sistema irá mostrar a tela para que o usuário informe a empresa do qual deseja realizar as verificações, e ou entrega da obrigação: O sistema irá mostrar a competência disponível para entrega da declaração e a situação, o usuário deverá selecionar a competência e clicar em selecionar, no final da tela. Contribuinte que não possui notas com retenção de INSS nem valor a declarar da CPRB o sistema irá criar apenas o mês vigente, Fevereiro. Para apresentar a declaração de Janeiro é necessário selecionar em CRIAR NOVO PERÍODO DE APURAÇÃO, localizado no canto inferior do lado direito da tela. Feito este procedimento o sistema irá abrir a tela da Reinf Copan, informando a empresa selecionada e o período da declaração

25 Página25 de 48 Informações Gerais da Aplicação Reinf Ao lado esquerdo da tela temos os campos da Reinf, e no centro da tela os dados de cada campo selecionado. Ao abrir a Reinf o sistema inicia com a informação de Totalização do Período, ou seja, o sistema demonstra quais são os Eventos que possuem dados no período selecionado e o STATUS de cada um: Se Evento Transmitido ou Aguardando Envio. Eventos No Grupo eventos, temos os dados de cada evento e as informações conforme o que consta no Escrita Fiscal, algumas deverão ser alimentadas diretamente na Reinf, como o Evento Para poder realizar a transmissão dos eventos periódicos é necessário enviar primeiramente os eventos de cadastro inicial começando pelo R.1000, seguido pelo R.1070 se houver, e depois os eventos periódicos em caso de empresa que possuir movimentação. R.1000 R.1000 São as informações do contribuinte, tudo o que está informado no cadastro da empresa que é pertinente a Reinf. Caso o usuário deseja realizar alguma alteração, deverá sair da aplicação entrar no cadastro da empresa e proceder com a alteração. O R1000 é um evento que deve ser enviado individualmente, não há necessidade do registro de notas para que o seu envio seja permitido.

26 Página26 de 48 Contato Dados do sócio responsável pelo CNPJ da empresa. Tipo de Transação O sistema informa neste campo se o envio desse evento se trata de uma inclusão, alteração/retificação ou exclusão. Status O status da transação informa se o evento está: 1.Aguardando Envio - quando o evento ainda não foi transmito; 2.Em Processamento - evento não transmitido, com falha em conexão da internet; 3. Processado Com Sucesso - evento transmitido e aceito pela Receita Federal; 4.Processao com Erros - transmitido com alguma inconsistência, devendo realizar a correção informada e uma nota transmissão; 5.Aguardando Processamento do SPED- evento transmitido, porém sem resposta dosistema Público de Escrituração Digital, aguardando o servidor da SPED; 6.Erro de Comunicação - quando foi transmitido, mas está com algum erro na comunicação podendo ser o portal dosped, como a internet do usuário, esse deverá ser reenviado até que entre em algum dos processos anteriores. Inclusão Data em que o registro foi incluso na Reinf. Recibo Após a entrega do Evento R.1000 a Reinf retorna com um arquivo xml e um número de Recibo, o número será alimentado automaticamente pelo sistema. Software House São as informações da Copan, empresa responsável pela geração e transmissão do arquivo. Porém o conteúdo dos dados informados nos eventos é de responsabilidade do contratante usuário do sistema. Reenviar Em caso de uma transmissão onde o Status da Transação retorne com Erro de Comunicação o usuário deverá reenviar o R.1000, para isso basta clicar no botão reenviar. Atualizar Informações adicionadas pelo usuário no sistema Copan e que não estão aparecendo na tela do R.1000 o usuário deverá atualizar a tela para que os dados sejam carregados. Voltar Ao clicar em voltar o sistema retorna à tela inicial em Totalização de Período.

27 Página27 de 48 R.1070 Processos Administrativos, quando a empresa possuir algum processo que envolva os valores da Contribuição Previdenciária e ou CPRB, o usuário deverá informar os dados do processo diretamente na tela da Reinf, e após o primeiro envio do evento R1070 é que o sistema irá disponibilizar este mesmo registro para inserção nos lançamentos de serviços Prestados e Tomados. No final da tela ao lado direito temos os botões: Atualizar; Alterar; Voltar; Novo. Alterar - em caso de processo já cadastrado, caso o usuário precise alguma informação; Voltar - ao clicar neste botão o sistema volta para a tela inicial em totalização de Período; Novo - para inserção dos dados de um processo. OBS: Caro usuário, contribuinte que não irá apresentar os eventos: R.2010, R.2020 e R.2060, mas apenas o R.1000 e R.1070, por favor, ir para página 37, onde informamos o encerramento do período em seguida a transmissão dos eventos Reinf.

28 Página28 de 48 Processos Tipo de Processo Informar se o processo é administrativo ou judicial. Autoria Se o processo é do contribuinte declarante da declaração ou de outra entidade. Vara Informar os dados da Vara código, Estado e Município. Número Informar o número desse processo. Validade Data de início do processo, em caso de processo com data anterior a data de obrigatoriedade da Reinf, a data inicial deverá ser a mesma da Reinf. Em caso de processo com data posterior a obrigatoriedade da Reinf, a data inicial deverá ser a que o usuário informou. Data fim só deverá ser informada no término da validade do processo.

29 Página29 de 48 Tipo da Transação O sistema informa neste campo se o envio desse evento trata-se de uma inclusão, alteração/retificação ou exclusão. Status da Transação O status da transação informa se o evento está: 1.Aguardando Envio; 2.Em Processamento; 3.Processado Com Sucesso; 4.Processao com Erros; 5.Aguardando Processamento da RFB; 6.Erro de Comunicação. Recibo Após a entrega do Evento R.1070 a Reinf retorna com um arquivo xml e um número de Recibo, o número será alimentado automaticamente pelo sistema. Adicionar Permite adicionar dados referentes a suspensão do recolhimento, devendo informar o Indicativo, a data, o tipo de suspensão e se o montante é Integral ou Não. Ao clicar em confirmar, os dados serão gravados. Deletar Exclui um registro informado, em caso que ainda não foi transmitido. Voltar Ao clicar em voltar o sistema retorna à tela inicial em Totalização de Período.

30 Página30 de 48 Confirmar Guarda as informações registradas nessa tela disponibilizando assim na tela inicial para transmissão desse evento. R.2010 Serviços Tomados Quando houver nota fiscal de serviço tomado onde houve a retenção do INSS o contribuinte deverá apresentar o registro 2010, informando o prestador do serviço e os valores pertinentes. Transmitidos Quando o evento já foi transmitido irá demonstrar os totalizadores do que foi transmitido. Aguardando Transmissão Assim que as notas são importadas para aplicação da Reinf a situação delas estarão como Aguardando Transmissão. Pendências Após realizado a transmissão do evento e havendo inconsistência a Reinf irá retornar com a mensagem de erro, em pendências o usuário poderá visualizar o que não foi transmitido e o motivo. Após realizar as alterações no Escrita Fiscal e voltar para aplicação deverá realizar uma nova importação e os documentos estarão novamente em Aguardando Transmissão.

31 Página31 de 48 Importar Ao acessar a tela do R.2010 não haverá valores, o usuário deverá clicar em importar para que assim o aplicativo carregue as notas constantes no sistema Escrita Fiscal com retenção de INSS. Após clicar em sim, selecionar o botão 7 Atualizar. Voltar Volta para tela inicial do aplicativo, totalização do período. Atualizar Atualiza a situação do Evento, em caso de evento já transmitido que demonstra a situação como pendente por exemplo. Excluir Após o evento transmitido para Reinf caso o usuário não deseja realizar uma Retificação do Evento e sim uma Exclusão de tudo o que existe na base da Reinf referente ao R2010 do contribuinte selecionado, ele tem a opção de Exluir. Para enviar um novo registro dessa mesma competência ele deverá importar novamente e realizar uma nova transmissão; Documentos Demonstra a relação das notas que serão transmitidas. Na aplicação não é possível o usuário realizar nenhuma alteração, ele deverá retornar ao Escrita Fiscal realizar as modificações que deseja e abrir novamente a aplicação, realizar uma nova importação e assim o sistema entenderá as alterações realizadas.

32 Página32 de 48 Retificação Para retificar um evento já transmitido o usuário deverá realizar a alteração no Escrita Fiscal e depois abrir a aplicação da Reinf, o sistema irá reconhecer que houve alterações e informará se deseja enviar uma retificação do evento, informando que sim o evento fica disponível para uma nova transmissão R.2020 Serviços Prestados Quando houver nota fiscal de serviço prestado onde houve a retenção do INSS o contribuinte deverá apresentar o registro R2020, informando o tomador do serviço e os valores pertinentes. Transmitidos Quando o evento já foi transmitido irá demonstrar os totalizadores do que foi transmitido. Aguardando Transmissão Assim que as notas são importadas para aplicação da Reinf a situação delas estarão como Aguardando Transmissão. Pendências Após realizado a transmissão do evento e havendo inconsistência a Reinf irá retornar com a mensagem de erro, em pendências o usuário poderá visualizar o que não foi transmitido e o motivo. Após realizar as alterações no Escrita Fiscal e voltar para aplicação os documentos estarão novamente em Aguardando Transmissão.

33 Página33 de 48 Importar Ao acessar a tela do R.2020 não haverá valores, o usuário deverá clicar em importar para que assim o aplicativo carregue as notas constantes no sistema Escrita Fiscal com retenção de INSS. Após clicar em sim, selecionar o botão 7 Atualizar. Voltar Volta para tela inicial do aplicativo, totalização do período. Atualizar Atualiza a situação do Evento, em caso de evento já transmitido que demonstra a situação como pendente por exemplo. Excluir Após o evento transmitido para a Reinf caso o usuário não deseja realizar uma Retificação do Evento e sim uma Exclusão de tudo o que existe na base da Reinf referente ao R2020 do contribuinte selecionado, ele tem a opção de Excluir. Para enviar um novo registro dessa mesma competência ele deverá importar novamente e realizar uma nova transmissão; Documentos Demonstra a relação das notas que serão transmitidas. Na aplicação não é possível o usuário realizar nenhuma alteração, ele deverá retornar ao Escrita Fiscal realizar as modificações que deseja e abrir novamente a aplicação, realizar uma nova importação e assim o sistema entenderá as alterações realizadas.

34 Página34 de 48 Retificação: Para retificar um evento já transmitido o usuário deverá realizar a alteração no Escrita Fiscal e depois abrir a aplicação da Reinf, o sistema irá reconhecer que houve alterações e informará se deseja enviar uma retificação do evento, informando que sim o evento está disponível para uma nova transmissão. R.2050 O Evento R2050 deverá ser preenchido diretamente na aplicação Reinf, informando os campos a seguir:

35 Página35 de 48 Produção Rural Contribuinte Produtor Rural, deverá apresentar o registro 2050 com os valores referentes a comercialização da produção. Novo Primeiro passo é clicar em Novo para poder acrescentar os valores da tela. Receita Bruta Total Valor total da receita obtida pelo contribuinte. Valor a Recolher Valor referente a Contribuição Previdenciária, GILRAT e SENAR, conforme Anexo 4 IN 971/2009 e Artigo 2º LEI /2001. Valor Suspenso Em caso de exigibilidade suspensa deverá ser informado os valores em cada campo, e o processo dessa suspensão deverá ter sido informado no Evento R1070. Adicionar Deverá ser informado o valor da receita por indicativo de comercialização. Sendo a soma do valor da receita dos indicativos igual ao valor da Receita Bruta Total (campo 3). Indicativo Indicativo de comercialização realizada pelo contribuinte. Havendo mais de um indicativo basta clicar em adicionar (campo 6). Valor Rec. Bruta Valor por indicativo escolhido. Deletar Deleta indicativo informado erroneamente. Confirmar Após clicar em confirmar o evento fica disponível para transmissão. Voltar Retorna para tela inicial da aplicação, Totalização de Período. Atualiza Atualiza os dados. Excluir Apaga toda a informação inserida no Evento 2050, mesmo que não tenha sido transmitida.

36 Página36 de 48 R.2060 CPRB Contribuinte optante pela Desoneração da Folha de Pagamento e que houve faturamento na competência selecionada, deverá apresentar o evento R2060. Tipo de Transação O sistema informa neste campo se o envio desse evento se trata de uma inclusão, alteração/retificação ou exclusão. Status da Transação O status da transação informa se o evento está: 1.Aguardando Envio; 2.Em Processamento; 3. Processado Com Sucesso; 4.Processao com Erros; 5.Aguardando Processamento da RFB; 6.Erro de Comunicação.

37 Página37 de 48 Atividade Informa o valor da receita individualizado por atividade econômica. Ajustes Em caso de ajustes deverá ser informado os valores em cada campo por atividade econômica, sendo acréscimo ou redução, obrigatoriamente deverá haver o tipo de ajuste, data, descrição resumida e valor. Havendo mais de um ajuste deverá clicar em (+) e acrescentar um novo, em caso de algum informado erroneamente clicar em (-) e essa inclusão será excluída. Esses campos deverão ser alimentados na tela da aplicação Reinf, não são importados do Escrita Fiscal. Receita Total A soma total da receita por atividade econômica. CPRB Total A soma total do valor de CPRB apurada por atividade econômica. Suspensão Total Havendo valor que suspenda o recolhimento da CPRB o usuário deverá informar neste campo. Importar Ao acessar a tela do R.2060 não haverá valores, o usuário deverá clicar em importar para que assim o aplicativo carregue as notas constantes no sistema Escrita Fiscal que houver código relacionado a tabela 09 CPRB. Após clicar em sim, selecionar o botão 11 Atualizar. Voltar Volta para tela inicial do aplicativo, totalização do período. Atualizar Atualiza a situação do Evento, em caso de evento já transmitido que demonstra a situação como pendente por exemplo. Recibo Após a entrega do Evento R.2060 a Reinf retorna com um arquivo xml e um número de Recibo, o número será alimentado automaticamente pelo sistema. Excluir Após o evento transmitido para a Reinf caso o usuário não deseja realizar uma Retificação do Evento e sim uma Exclusão de tudo o que existe na base da Reinf referente ao R2020 do contribuinte selecionado, ele tem a opção de Exluir. Para enviar um novo registro dessa mesma competência ele deverá importar novamente e realizar uma nova transmissão;

38 Página38 de 48 R.2099 Eventos Periódicos Encerramento do período, informa o evento que possui dado e o que não possui. Transmitido Nessa linha serão informados os eventos que já foram transmitidos. Aguardando Nessa linha serão informados os eventos que estão aguardando a transmissão. Status da Transação O status da transação informa se o evento está: 1.Aguardando Envio - quando o evento ainda não foi transmito; 2.Em Processamento - evento não transmitido, com falha em conexão da internet; 3. Processado Com Sucesso - evento transmitido e aceito pela Receita Federal; 4.Processao com Erros - transmitido com alguma inconsistência, devendo realizar a correção informada e uma nota transmissão; 5.Aguardando Processamento da RFB - evento transmitido, porém sem resposta da Receita Federal, aguardando o servidor da Receita;

39 Página39 de 48 6.Erro de Comunicação - quando foi transmitido, mas está com algum erro na comunicação podendo ser o portal da Receita como a internet do usuário, esse deverá ser reenviado até que entre em algum dos processos anteriores. Responsável Responsável pelas informações, da entrega da Reinf, é o mesmo informado no cadastro de empresa campo Responsável. Confirmar Após clicar em confirmar o evento fica disponível para transmissão. Voltar Volta para tela inicial do aplicativo, totalização do período. Atualizar Atualiza a situação do Evento, em caso de evento já transmitido que demonstra a situação como pendente por exemplo. Reabrir Para retificar um evento já transmitido.

40 Página40 de 48 Transmitir Eventos Ao finalizar o evento desejado a aplicação estará pronta para transmissão. Transmissão Ir ao campo transmissão de Eventos. Gerar Lote Ao clicar em gerar lote o sistema irá emitir a seguinte mensagem

41 Página41 de 48 Ao clicar em sim, irá emitir a mensagem do lote gerado Após ser gerado o status ficará como "Aguardando Envio" Transmitir Após gerado, o evento está pronto para ser transmitido à Receita Federal, ao clicar em Transmitir evento o sistema irá emitir a seguinte mensagem

42 Página42 de 48 Ao selecionar em sim, ele retornará com os dados de Status preenchido com uma das situações abaixo, campo 4. Em caso de Evento transmitido com Sucesso: Status Após transmitido o sistema retornará o lote

43 Página43 de 48 Diretório Na pasta será salvo o arquivo xml do envio como retorno da EFD Reinf. No exemplo acima foi transmitido apenas o Evento R.1000, que é o evento inicial, ao retornar ao campo totalização do período podemos ver que existe um evento em Transmitido e um em Aguardando envio, o R2010.

44 Página44 de 48 Agora deve-se retornar em Transmissão de Eventos e gerar o Lote e Transmitir o R2010 Ao finalizar a escrituração do Período o usuário deverá transmitir o Evento R2099 que é o Encerramento, selecionar o campo confirmar encerramento, o sistema irá emitir uma mensagem de confirmação, selecionar Sim.

45 Página45 de 48 Feito isso deverá retornar em transmissão de Eventos para gerar o Lote do R2099 e transmitir. Ao retornar em totalização do período temos dois eventos transmitidos e um em aguardando envio, 2099.

46 Página46 de 48 Ao transmitir o R2099 o evento ficará em AguardandoProcessamento SPED. O usuário pode aguardar por alguns minutos, como pode selecionar o campo atualizar no final da tela. Finalizado a transmissão, todos os eventos Processados com Sucesso, período encerrado.

47 Página47 de 48 OBS: Ao transmitir qualquer um dos eventos pode apresentar a seguinte mensagem de erro: Essa informação é que o portal não recepcionou o arquivo por falha da Receita. Deverá o usuário aguardar alguns segundos e realizar uma nova Transmissão. Não é necessário gerar um novo lote, apenas selecionar em transmitir. Resumo

48 Página48 de 48 Resumo Em resumo de transmissão o usuário poderá filtrar a qualquer momento os eventos que foram enviados de acordo com o parâmetro que ele informar.

Equipe Fiscal EFD REINF

Equipe Fiscal EFD REINF Equipe Fiscal EFD REINF Temas : 1. Definição da REINF 2. Eventos Atendidos 3. Eventos não Atendidos 4. Telas Criadas 5. Eventos 6. Envio do XML 7. Prazo de entrega REINF - Escrituração Fiscal Digital de

Leia mais

EFD-REINF-Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais

EFD-REINF-Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-REINF-Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Tópicos Introdução Faseamento do início da obrigatoriedade Implementações e alterações para atender aos Eventos Parâmetros

Leia mais

PassoaPasso para o EFD-Reinf

PassoaPasso para o EFD-Reinf PassoaPasso para o EFD-Reinf Como enviar as informações para o EFD-REINF*? * EFD-REINF Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações A partir da versão 10.0A-18 do módulo Domínio Escrita

Leia mais

Passo a Passo para o EFD-Reinf

Passo a Passo para o EFD-Reinf Passo a Passo para o EFD-Reinf Como enviar as informações para o EFD-REINF*? * EFD-REINF Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações No módulo Domínio Escrita Fiscal, já estão disponíveis

Leia mais

Inclui as informações sobre as contribuições previdenciárias substitutivas e as retenções sobre a prestação de serviço

Inclui as informações sobre as contribuições previdenciárias substitutivas e as retenções sobre a prestação de serviço A EFD-Reinf é resultado de um desmembramento do esocial, onde foram retiradas as informações que não estavam relacionadas diretamente à remuneração pelo trabalho. Inclui as informações sobre as contribuições

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais;

Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais; Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais; Nova forma de cumprimento de suas obrigações tributárias acessórias afetas aos tributos e contribuições sociais previdenciárias que

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Orientações Consultoria de Segmentos EFD-REINF Conceito da obrigação

Orientações Consultoria de Segmentos Orientações Consultoria de Segmentos EFD-REINF Conceito da obrigação 25/05/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Instrução Normativa 1701 de 2017... 3 3.2 Descrição Simplificada dos Eventos... 5 3.3 Sequencia

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Palestrante: Ricardo Nogueira R.Nogueira Consultoria e Treinamento

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Palestrante: Ricardo Nogueira R.Nogueira Consultoria e Treinamento Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Palestrante: Ricardo Nogueira O que é? Instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1.701/2017, tratase de uma nova obrigação tributária

Leia mais

Manual. EFD-Reinf

Manual. EFD-Reinf Manual EFD-Reinf EFD Reinf A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, a ser utilizado pelas pessoas

Leia mais

O que é? Tributos Declarados. Prazo de Entrega

O que é? Tributos Declarados. Prazo de Entrega O que é? Tributos Declarados Prazo de Entrega Relatórios de Conferências Diferenças de Cálculos O que é DCTFWEB Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades

Leia mais

Bem-vindos! Leonel Siqueira Gerente de Inteligência Tributária. Roberto Caetano Gerente de Desenvolvimento. Cadeia de valor tributário fiscal

Bem-vindos! Leonel Siqueira Gerente de Inteligência Tributária. Roberto Caetano Gerente de Desenvolvimento. Cadeia de valor tributário fiscal Cadeia de valor tributário fiscal Bem-vindos! Conteúdo legal Gestão de obrigações e auditoria Leonel Siqueira Gerente de Inteligência Tributária Roberto Caetano Gerente de Desenvolvimento 3 Sobre a SYNCHRO

Leia mais

O que é? Prazo de Entrega

O que é? Prazo de Entrega O que é? Tributos Declarados Prazo de Entrega Apuração Previdenciária Relatórios de Conferências Diferenças de Cálculos O que é DCTFWEB Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários

Leia mais

EFD-Reinf. Aprendendo a. Incrições para o curso mandando um para: 14/02/2019

EFD-Reinf. Aprendendo a. Incrições para o curso mandando um  para: 14/02/2019 Aprendendo a EFD-Reinf Hugo Moreira de Oliveira 1 2 1 Inscrição/ enviar email para: keeptraining10 @gmail.com 3 4 2 O que é? Quer dizer Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais

Leia mais

EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e e Outras Informações Fiscais

EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e e Outras Informações Fiscais Seminário sobre Contabilidade do Setor Cooperativo CRC/RS Porto Alegre 18 de agosto de 2017 NF-e: Quebra de paradigma

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças EFD-Reinf IN RFB Nº 1.701/2017

SPED Um ano de grandes mudanças EFD-Reinf IN RFB Nº 1.701/2017 SPED 2017 - Um ano de grandes mudanças EFD-Reinf IN RFB Nº 1.701/2017 O que é EFD-Reinf? Quem está obrigado? Blocos EFD-Reinf esocial vs. EFD-Reinf Estrutura EFD-Reinf vs esocial Integração EFD-Reinf,

Leia mais

Contribuinte que não possui o evento R.1000 no sistema Escrita Fiscal, mas já realizou a entrega pelo E-cac, deverá:

Contribuinte que não possui o evento R.1000 no sistema Escrita Fiscal, mas já realizou a entrega pelo E-cac, deverá: Página1 de 7 Introdução: Prezado usuário, caso tenha realizado a entrega de algum evento da EFD-Reinf diretamente pelo portal da Receita Federal E-cac https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login,

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Nova forma de cumprimento de obrigações tributárias acessórias Relativa a tributos destinados à seguridade social e ao IRRF

Leia mais

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída Danilo Lollio O que vem por ai??? Apresentação Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Elaborado por: José Roberto Soares dos Anjos Bacharel em Ciências Contábeis pela FECAP -1992, técnico em contabilidade, programador

Leia mais

esocial uma realidade

esocial uma realidade esocial uma realidade Auditório da FIEP Curitiba, de 16 outubro de 2018 Instrutor : Auditor Fiscal Marcos Antonio Salustiano da Silva Faseamento e Cronograma* (*) Conforme Resolução CDES nº 05 (DOU 05/10/2018)

Leia mais

EFD-Reinf e DCTFWeb. Substituição das Funcionalidades da GFIP. Lincoln Ferrarezi

EFD-Reinf e DCTFWeb. Substituição das Funcionalidades da GFIP. Lincoln Ferrarezi EFD-Reinf e DCTFWeb Substituição das Funcionalidades da GFIP Lincoln Ferrarezi EFD-Reinf Conceito EFD-Reinf A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais(EFD-Reinf) é um dos módulos

Leia mais

Passo a Passo para Fase 3

Passo a Passo para Fase 3 Passo a Passo para Fase 3 4 INDÍCE 2 Como Realizar o Envio dos Eventos Periódicos? 4 Exclusão de Eventos Periódicos 6 Considerações dos Eventos Periódicos Como enviar as informações para o esocial*? 2

Leia mais

EFD-Reinf x esocial x DCTF Web

EFD-Reinf x esocial x DCTF Web EFD-Reinf x esocial x DCTF Web Elaborado por: José Roberto Soares dos Anjos Bacharel em Ciências Contábeis pela FECAP -1992, programador especialista em sistemas contábeis, experiência de 34 anos na área

Leia mais

Seminário EFD-REINF e e-social Sistema FIRJAN

Seminário EFD-REINF e e-social Sistema FIRJAN Seminário EFD-REINF e e-social Sistema FIRJAN Adilson Bastos Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2017 esocial x EFD-Reinf Obrigatoriedade: Serão implantadas juntas,

Leia mais

Onde são informadas atualmente?

Onde são informadas atualmente? EFD-Reinf O que é EFD-Reinf? Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (CPRB). A EFD-Reinf abarca todas as retenções do contribuinte sem relação

Leia mais

ESCRITA FISCAL INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO REINF

ESCRITA FISCAL INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO REINF 09/07/2018 ESCRITA FISCAL INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO REINF Conforme Instrução Normativa RFB Nº 1767, de 14 de dezembro de 2017, o cronograma da entrada em produção da Escrituração Fiscal Digital de Retenções

Leia mais

Service Pack Build 41 - Novidades

Service Pack Build 41 - Novidades Service Pack 02.17 Build 41 - Novidades Conteúdo desta página Fiscal 50073 - Adequação da EFD ICMS/IPI para atender à GIA RS 50514 - Adequação à EFD-REINF (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras

Leia mais

Serviço de Informações Municipais Declaração Eletrônica do ISS. Manual de Operação. Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados.

Serviço de Informações Municipais Declaração Eletrônica do ISS. Manual de Operação. Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados. Manual de Operação 1 Índice de Operações 1. Apresentação...2 2. Declaração do Faturamento...3 2.1 Login Declarante...3 2.2 Seleção do Estabelecimento...4 2.3 Seleção da Competência para Declaração do Faturamento

Leia mais

Palestrantes. Marlon José Dognini. Valmir Hammes

Palestrantes. Marlon José Dognini. Valmir Hammes EFD-Reinf 08/2017 Palestrantes Valmir Hammes Com formação e experiência na área contábil fiscal de diversas empresas, hoje é responsável pelo compliance nas soluções da Senior. Marlon José Dognini Analista

Leia mais

Quem está obrigado a transmitir a EFD-Reinf? A transmissão da EFD-Reinf é obrigatória para as seguintes organizações:

Quem está obrigado a transmitir a EFD-Reinf? A transmissão da EFD-Reinf é obrigatória para as seguintes organizações: EFD-REINF A Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-Reinf) é o mais recente módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e está

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Manual de Geração REINF 26/01/2019

Manual de Geração REINF 26/01/2019 26/01/2019 Reinf Projeto e Cronograma A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf é um dos módulos do SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento

Leia mais

Mensagens do Sistema EFD-REINF

Mensagens do Sistema EFD-REINF Mensagens do Sistema EFD-REINF Versão 1.0 Março / 2.018 1. Objetivo O objetivo de Mensagens do Sistema é disponibilizar as mensagens que devem ser apresentadas aos usuários como resposta a alguma ação.

Leia mais

EFD-REINF. EFD-Reinf Responde Consultoria de Segmentos. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018

EFD-REINF. EFD-Reinf Responde Consultoria de Segmentos. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 EFD-REINF EFD-Reinf Responde Consultoria de Segmentos Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 Objetivos Apresentar os preceitos e principais características desta nova obrigação acessória

Leia mais

EFD-Reinf 29/06/2016. Apresentação. I -O que é o EFD-Reinf

EFD-Reinf 29/06/2016. Apresentação. I -O que é o EFD-Reinf EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída O que vem por ai??? Danilo Lollio Estaapresentaçãoé de propriedade da Wolters Kluwer Prosoft.

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

A Copan irá atender a obrigatoriedade visando os seus clientes, onde estão elencados na segunda e terceira fase do cronograma:

A Copan irá atender a obrigatoriedade visando os seus clientes, onde estão elencados na segunda e terceira fase do cronograma: Página1 de 6 Introdução: SPED Fiscal - Bloco K CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE é um registro eletrônico do livro modelo 3 REGISTRO DE CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE RCPE (obrigatório desde 1970).

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

REINF PROTHEUS BACKOFFICE. Fevereiro T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018

REINF PROTHEUS BACKOFFICE. Fevereiro T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 REINF PROTHEUS BACKOFFICE Fevereiro T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 2019 REINF PROTHEUS FISCAL Complemento de Empresas O cadastro de Informações Complementares do Estabelecimento

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DE RETENÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES FISCAIS EFD-REINF

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DE RETENÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES FISCAIS EFD-REINF ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DE RETENÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES FISCAIS EFD-REINF Professor: Jair Aparecido de Souza NF-e NFS-e CT-e NFC-e ECF MDF-e e-social EFD IPI/ICMS EFD-ReInf EFD- Contribuições ECD

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Adeque-se à EFD Reinf

Adeque-se à EFD Reinf Começaremos em instantes... Adeque-se à EFD Reinf 27.09.2018 às 9h Sejam bem-vindos! Observações Use preferencialmente o navegador Chrome; Identifique-se com seu Nome e Nome da Empresa; Para tirar dúvidas

Leia mais

enota NFS-e Prefeitura

enota NFS-e Prefeitura enota NFS-e Prefeitura Sistema de Administração de NFS-e para Prefeitura Manual do Administrador Criado por: Informática Educativa Índice 1. Sobre o sistema...03 2. Tela Incial...04 3. Prestador...05 4.

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: EFD-Reinf Luis Claudio Palese Março 2016 O que é EFD-Reinf? Quem está obrigado? Blocos EFD-Reinf esocial vs. EFD-Reinf Estrutura EFD-Reinf vs esocial Integração

Leia mais

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE 1 NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe-Municipal) é um documento fiscal emitido no site da própria

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

FAQ - EFD-Reinf. A entrega do EFD-Reinf é obrigatória por diversos contribuintes, são eles:

FAQ - EFD-Reinf. A entrega do EFD-Reinf é obrigatória por diversos contribuintes, são eles: FAQ - EFD-Reinf Conceitos gerais 1. Quem está obrigado a entrega da EFD-Reinf? A entrega do EFD-Reinf é obrigatória por diversos contribuintes, são eles: Todas as pessoas jurídicas que prestam e/ou contratam

Leia mais

1. Procedimentos iniciais Rotinas alteradas para atender o EFD REINF Eventos do EFD - REINF... 8

1. Procedimentos iniciais Rotinas alteradas para atender o EFD REINF Eventos do EFD - REINF... 8 Página 1 de 56 Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Rotinas alteradas para atender o EFD REINF... 4 3. Eventos do EFD - REINF... 8 4. Transmitir o EFD REINF (Rotina 1084)... 11 5.

Leia mais

NFS-e. L i m b e r S o f t w a r e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO. Limber Software

NFS-e. L i m b e r S o f t w a r e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO. Limber Software NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO L i m b e r S o f t w a r e SUMÁRIO 1. CONCEITOS BÁSICOS... 4 1.1. NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA - NFS-e... 4 1.2. RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS

Leia mais

Manual de Operação EFD-Reinf. G5 Phoenix Escrita fiscal

Manual de Operação EFD-Reinf. G5 Phoenix Escrita fiscal Manual de Operação EFD-Reinf G5 Phoenix Escrita fiscal Cronograma de Implantação Saiba como será a implantação da EFD-Reinf e fique de olho em qual etapa a sua empresa inicia. Etapa atual 1º de Maio de

Leia mais

Módulo Administrativo enota NFS-e

Módulo Administrativo enota NFS-e Módulo Administrativo enota NFS-e Sistema Administrativo de NFS-e do Município Manual do Administrador Criado por: Informática Educativa Índice 1. Sistema Administração... 03 2. Prestadores... 04 3. RPS...

Leia mais

DCTFWeb. Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Contribuições Previdenciárias e para Outras Entidades e Fundos

DCTFWeb. Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Contribuições Previdenciárias e para Outras Entidades e Fundos Ministério da Fazenda MF Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento SUARA Coordenação-Geral de Arrecadação e Cobrança - CODAC DCTFWeb Declaração de Débitos e

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PERFIL CONTRIBUINTE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PERFIL CONTRIBUINTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO PERFIL CONTRIBUINTE Sumário 1.0 Introdução... 2 2.0 Tela de login do sistema... 3 3.0 Menus de acesso e tela inicial do sistema... 4 4.0 Acessórios... 5 4.01 Painel de Controle...

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: EFD-REINF Luis Claudio Palese Março 2016 O que é EFD-Reinf? Quem está obrigado? Blocos EFD-Reinf esocial vs. EFD-Reinf Estrutura EFD-Reinf vs esocial Integração

Leia mais

30/10/2017. EFD-Reinf. Apresentação. I - Instituição

30/10/2017. EFD-Reinf. Apresentação. I - Instituição EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída Danilo Lollio O que vem por aí??? Apresentação Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade

Leia mais

VISÃO INTEGRADA esocial EFD Reinf DCTF Web

VISÃO INTEGRADA esocial EFD Reinf DCTF Web VISÃO INTEGRADA esocial EFD Reinf DCTF Web Kélcio César Goedert Analista Tributário da Receita Federal do Brasil Ministério da Fazenda O que é o esocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações

Leia mais

Mudanças para a EFD-Reinf. G5 Phoenix Escrita fiscal

Mudanças para a EFD-Reinf. G5 Phoenix Escrita fiscal Mudanças para a EFD-Reinf G5 Phoenix Escrita fiscal Sumário Central de Comunicação da EFD-Reinf Cronograma de Implementação... 3 Central de Comunicação EFD-Reinf... 4 Aviso Importante... 7 Iniciando a

Leia mais

Passo a Passo para Fase 1

Passo a Passo para Fase 1 en Passo a Passo para Fase 1 Como enviar as informações para o esocial*? 2 * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Certificado Digital Para o envio

Leia mais

S Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público

S Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público O que diz o e-social? Conceito do evento: Evento onde são fornecidas pelo empregador/contribuinte/órgão público as informações cadastrais, alíquotas e demais dados necessários ao preenchimento e validação

Leia mais

Palestra. EFD-Reinf, e- Social e DCTFWeb: Pontos essenciais. Fevereiro/2019. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP

Palestra. EFD-Reinf, e- Social e DCTFWeb: Pontos essenciais. Fevereiro/2019. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP

GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP Atualização: Original........................ Página: 1 GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP 1- Geração da DIRF por meio do SIP Depto. Técnico (*) (Jan 2016) Anualmente,

Leia mais

Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição. Luiz Campos

Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição. Luiz Campos Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição Luiz Campos 1 Objetivo do FCONT Esquema FCONT Legislação Conteúdo Quem Deve Apresentar o FCONT Prazo de Entrega do FCONT Prazo

Leia mais

Integração RM X TAF. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018

Integração RM X TAF. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 Integração RM X TAF Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 AGENDA Parametrizações no RM e TAF Implementações no TOTVS Gestão Fiscal O Processo de integração RM X TAF Processamento

Leia mais

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Birigui SP Setembro - 2013 1. Objetivo. Configurar a Nota Fiscal Eletrônica para que possa ser utilizada no GigaERP. A configuração abrange o módulo

Leia mais

Dentre as informações prestadas através da EFD-Reinf, destacam-se aquelas associadas:

Dentre as informações prestadas através da EFD-Reinf, destacam-se aquelas associadas: Palestras de Atualização Profissional, na Capital e em Municípios do Interior do RS, Destinadas aos Contadores e Técnicos em Contabilidade Registrados no CRC-RS APOSTILA EFD-Reinf 1 1. EFD-Reinf A Escrituração

Leia mais

DSPJ INATIVA Regras para Apresentação. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 04/01/2011. SUMÁRIO:

DSPJ INATIVA Regras para Apresentação. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 04/01/2011. SUMÁRIO: DSPJ INATIVA 2011 - Regras para Apresentação Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 04/01/2011. SUMÁRIO: 1 - INTRODUÇÃO 2 - OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAÇÃO 3 - ENTREGA DA DECLARAÇÃO 3.1 -

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços GUIA DO USUARIO FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS 1 SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. RECURSOS DO SISTEMA 03 2.1 Tela

Leia mais

Declarações Serviços Prestados

Declarações Serviços Prestados Declarações Serviços Prestados O que é isto? O que isto faz? Por meio desta página, um contribuinte classificado como prestador de serviços pode realizar a declaração dos serviços prestados. Nesta página,

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL MODELO

PREFEITURA MUNICIPAL MODELO PREFEITURA MUNICIPAL MODELO Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços 1 GUIA DO USUARIO SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. RECURSOS DO SISTEMA 2.1 Tela de Login 2.2 Formulário de solicitação de senha

Leia mais

e-book sobre solução tecnológica e consultiva para atendimento as obrigações fiscais relacionadas a EFD-REINF.

e-book sobre solução tecnológica e consultiva para atendimento as obrigações fiscais relacionadas a EFD-REINF. e-book sobre solução tecnológica e consultiva para atendimento as obrigações fiscais relacionadas a EFD-REINF. ÍNDICE 1. O que é 03 2. Um Novo Paradigma 04 3. Plataforma Unificada 05 4. O Que Informar

Leia mais

Passo a Passo para Fase 1

Passo a Passo para Fase 1 en Passo a Passo para Fase 1 Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Certificado Digital Para o envio

Leia mais

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota 1. Como emitir Notas Fiscais no Fly e-nota Para emissão de NFS-e, é necessário que o prestador esteja devidamente autorizado a realizar este processo. Após acessar o módulo

Leia mais

Manual LMC. 1 Conceito. Informativo. 1.1 Perguntas Frequentes. Sumário

Manual LMC. 1 Conceito. Informativo. 1.1 Perguntas Frequentes. Sumário Manual LMC 1 Conceito 1.1 Perguntas Frequentes 2 Requisitos 3 Configurações 4 Funcionalidades Sumário 1 Conceito Este documento tem por objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários

Leia mais

MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS

MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS Manual aos contribuintes de outros municípios que precisem cumprir obrigações acessórias e principais de ISSQN ao município de ITATIAIA - RJ, em função de

Leia mais

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E SR(A) CONTRIBUINTE, PARA O PRIMEIRO ACESSO AO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO ELETRÔNICA É NECESSÁRIO SEGUIR ALGUNS PASSOS ESSENCIAIS QUE SERÃO APRESENTADOS

Leia mais

NFS-e Manual de Utilização Do Contribuinte

NFS-e Manual de Utilização Do Contribuinte NFS-e Manual de Utilização Do Contribuinte ISSQN-Online Software que visa à otimização no controle, fiscalização e arrecadação de valores referentes ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza ISSQN,

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL MÓDULO CONTABILIDADE DIGITAL Aula 3 Profº Paulo Vaz CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DIGITAL 1) Evolução 2) Aspectos Legais 3)

Leia mais

SPED RURAL CAEPF ESOCIAL FUNRURAL LIVRO CAIXA DIGITAL

SPED RURAL CAEPF ESOCIAL FUNRURAL LIVRO CAIXA DIGITAL E-BOOK CICLUSS SPED RURAL CAEPF ESOCIAL FUNRURAL LIVRO CAIXA DIGITAL O QUE PRODUTORES, CONTADORES E INDÚSTRIAS PRECISAM SABER PARA SE ADEQUAR ÀS MUDANÇAS NA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO FISCO A PARTIR DE

Leia mais

Dentre as informações prestadas através da EFD-Reinf, destacam-se aquelas associadas:

Dentre as informações prestadas através da EFD-Reinf, destacam-se aquelas associadas: Palestras de Atualização Profissional, na Capital e em Municípios do Interior do RS, Destinadas aos Contadores e Técnicos em Contabilidade Registrados no CRC-RS APOSTILA EFD-Reinf 1 1. EFD-Reinf Nova forma

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e

MANUAL DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e MANUAL DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o Sistema... 3 3. Emitindo NFS-e... 4 3.1. Convertendo RPS em NFS-e on line... 5 3.2. Dados do Tomador

Leia mais

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO

SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO 02/03/2018 SAGE OFFICE FOLHA DE PAGAMENTO INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO ESOCIAL SEGUNDA FASE Este manual possui informações para as empresas que já iniciaram o envio de dados oficiais ao esocial, conforme

Leia mais

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ),

Leia mais

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD)

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema ECD... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Anexar Arquivo RTF... 7 3.2. Gerando Arquivo... 8 4. Signatários...

Leia mais

Manual da Declaração Anual. Simplificada para o. Microempreendedor Individual DASN-SIMEI

Manual da Declaração Anual. Simplificada para o. Microempreendedor Individual DASN-SIMEI Manual da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual DASN-SIMEI Atualizado em maio/2018 Sumário DASN-SIMEI 1. Definições...3 2. Acesso à Declaração...4 3. Apresentação do Programa...5

Leia mais

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e Aqui se dá o começo do processo de criação da nota fiscal de serviço eletrônica. Como a Prefeitura é que gera a NFS-e, o que será feito é um RPS, com todas as informações da nota, que serão enviadas à

Leia mais

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal,

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Seguindo os moldes de atualizações passadas, segue abaixo, orientações para os procedimentos a serem seguidos referente a DIRF 2017 (ano-base 2016) a respeito

Leia mais

Manual Busca XML Contador

Manual Busca XML Contador BUSCA XML CONTADOR Manual Busca XML Contador O Busca XML Contador é uma ferramenta utilizada para gerenciar arquivos* recebidos por e- mail** através do Busca XML Cliente, onde possibilita a exportação

Leia mais

JB Software Automação Contábil Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax:

JB Software Automação Contábil Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax: Página 1 de 14 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. Geração do arquivo magnético DeSTDA... 3 2.1 Registro G001: Abertura do Bloco G... 5 2.2 Registro G020: Guia de informações econômico-fiscais... 5 2.3 Registro

Leia mais

CONTEÚDO BÁSICO ESSENCIAL

CONTEÚDO BÁSICO ESSENCIAL CONTEÚDO BÁSICO ESSENCIAL LEIA ESTE MATERIAL COM ATENÇÃO! AS RESPOSTAS PARA AS SUAS DÚVIDAS PODEM ESTAR AQUI. Sumário 1. GRUPOS... 2 2. FASES... 2 3. CRONOGRAMA COMPLETO... 2 4. CRONOGRAMA DO GRUPO 2...

Leia mais

decolando com o esocial Jéssica Fávaro

decolando com o esocial Jéssica Fávaro & ETAPA 1 02 O QUE É? 03 O QUE É ESOCIAL? O esocial é um programa do governo federal instituído pelo Decreto 8.373/14. A ideia inicial é unir todas as obrigações trabalhistas (chamadas de Obrigações Acessórias)

Leia mais

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão)

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) Conteúdo: 1. Dados do responsável e contabilista 2. Emissão de balancete para conferência 3. Gerando arquivo ECD no sistema JOTEC 4. Utilizando o programa validador

Leia mais