OCUPAÇÕES EM ÁREAS DE RISCO E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAI EM GUARAPUAVA Larissa Bernardino Zanona 1 Lisandro Pezzi Schmidt 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OCUPAÇÕES EM ÁREAS DE RISCO E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAI EM GUARAPUAVA Larissa Bernardino Zanona 1 Lisandro Pezzi Schmidt 2"

Transcrição

1 OCUPAÇÕES EM ÁREAS DE RISCO E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAI EM GUARAPUAVA Larissa Bernardino Zanona 1 Lisandro Pezzi Schmidt 2 1 Voluntária. Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO larissa_zanona@hotmail.com 2 Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO lisandrops@hotmail.com Palavras-chave: produção do espaço, riscos ambientais, urbanização. Resumo O presente trabalho teve como objetivo identificar os problemas socioambientais na cidade de Guarapuava decorrentes do uso da terra, bem como, caracterizar as ocupações e as questões socioambientais, com isso, ampliar conhecimentos sobre o Município. Os procedimentos metodológicos deveram-se a revisão de literatura, observações de campo na área urbana e entrevistas com a comunidade participante da pesquisa. 1. Introdução A ocupação desordenada dos mais diversos ambientes terrestres, sem se considerar a sua real capacidade de assimilação das investidas humanas, tem promovido uma gama de conflitos e problemas de ordem socioambiental. As transformações ambientais assumem séria conotação social, com repercussões diretas para a população e sérias encruzilhadas espaciais para os responsáveis pelo planejamento e ordenação do território. É no ambiente urbano que esses conflitos socioambientais se acentuam, pelo maior adensamento e magnitude que adquirem. Historicamente, a ocupação do solo urbano não tem respeitado o grau de fragilidade de seus ambientes. Tal fato deriva do poder do capital sobre o valor do solo urbano, normalmente materializado pela especulação imobiliária. A artificialização do ambiente é característica da urbanização, afetando os vetores subjacentes aos processos de inundação. Entretanto, a natureza da urbanização decorre das modalidades de desenvolvimento de uma sociedade. Isto significa que há condicionamentos econômicos, sociais e políticos que moldam os processos de aglomeração populacional e de concentração econômica em porções de um território, bem como definem as condições de ocupação e apropriação dos espaços urbanos. A partir disso, o presente trabalho tem como foco de estudo o processo de urbanização na bacia hidrográfica do Rio Cascavel, área onde se localiza a cidade de Guarapuava, e que, principalmente nas últimas décadas está ocasionando alterações na dinâmica na urbanização decorrente dos processos hidrológicos, que podem potencializar a ocorrência de enchentes e inundações. Portanto este artigo tem por finalidade identificar os problemas socioambientais na cidade de Guarapuava decorrentes do uso da terra, assim como caracterizar as ocupações e as questões socioambientais, com isso ampliar conhecimentos sobre a cidade de Guarapuava.

2 2. Materiais e Métodos A metodologia utilizada se deu com revisão de literatura; trabalho de campo para reconhecimento da área; Conversa informal com moradores visando obter informações de inundação e para identificação de pontos limites de inundações passadas e aquisição de fotos. 3. Resultados e Discussões Uma vez que o conhecimento das áreas suscetíveis a inundações periódicas subsidiam tomada de decisões, no sentido de evitar-se a ocupação destas áreas pelos órgãos gestores do local, e consequentemente prevenir e mitigar os impactos das inundações a população local. Essa pesquisa teve como recorte espacial o bairro Vila Carli, localizado na porção oeste da área urbana de Guarapuava, sendo uma das áreas mais afetadas pelas enchentes (VESTENA. L. R.; SCHMIDT, L. 2009). Figura 1 Localização do Bairro Vila Carli em Guarapuava. Fonte: Edivaldo Gefer Desde que a população passou então, a ocupar áreas com condições inapropriadas para moradias, que não é um fator isolado na Bacia do Rio Cascavel, mas sim um fator histórico do desenvolvimento da sociedade, a BHRC, sofreu muitas alterações em sua paisagem, ao longo do desenvolvimento da cidade de Guarapuava. As inundações e as enchentes se tornaram mais frequentes em muitos bairros da cidade, levando a população a culpar as adversidades climáticas como principais causas deste processo, sem consciência que muitos destes desastres associados a inundações poderiam ser evitados com medidas de contenção da ocupação dessas áreas e com ações de Educação Ambiental. (ALMEIDA.S.C.; VESTENA. L. R. 2013) Ações estas que minimizariam ou preveniram inundações de residência e o descarte de resíduos sólidos nas margens da BHRC, e consequentemente a poluição das águas fluviais. Conforme dados da Defesa Civil (2012) o Bairro Vila Carli é severamente castigado com inundações em eventos pluviométricos concentrados e extremos ano após ano, devido ao fato de boa parte da ocupação da Bacia do Rio Cascavel estar ocupada de forma irregular.

3 O quadro 1 apresenta o número de alagamentos registrados pelo corpo de Bombeiros, por bairro na cidade de Guarapuava. Os bairros que apresentaram maior incidência de alagamento foram Vila Carli e Primavera, com 13 e 9 registros, respectivamente. A razão para os maiores índices ocorrerem nestes bairros e a ocupação de áreas ribeirinhas a curso fluviais, susceptíveis a ocorrências de inundação. Quadro 1. Número de alagamentos por bairro na cidade de Guarapuava-PR, no período de no período de 01/01/2005 a 31/12/2011. Fonte: ALMEIDA, D. (2013) No Bairro Vila Carli, área de estudos percebe-se um número considerável de inundações, sendo o Bairro mais atingindo no Município de Guarapuava. Na área inundável verificou-se a existência de aproximadamente 20 residências, que de acordo com os moradores já sofreram inundações. Assim como que a população residente na área inundável é basicamente de baixa renda. Também se constatou certo receio por parte de alguns moradores em fornecer informações sobre inundações passadas. Tal fato acredita-se estar associado ao intuito de não desvalorizar sua propriedade, o valor do imóvel. A figura 2 mostra áreas inundáveis durante eventos de chuva extremos, próximo ao canal fluvial e o processo de ocupação de áreas inundáveis.

4 (a) Área inundável (b) Área inundada (c) Ocupação de áreas inundáveis, aterro de áreas ribeirinhas, presença de vegetação típica de áreas úmidas. (d) Marca em muro do nível de água máximo ocorrido em evento de média intensidade, inundação regular.

5 Fonte: (a), (c) e (d) os autores (b) Marcos Gomes de Oliveira - Morador. As inundações que predominam no bairro Vila Carli, de acordo com informações da população ribeirinha são do tipo brusca. Esse tipo de inundação é diretamente associado a área urbana, que condiciona uma rápida resposta hidrológica e a concentração do fluxo fluvial. Recentemente com as intensas chuvas que resultaram em inundações severas nessa região da cidade, o Poder Público apresentou um Plano de Recuperação de Danos como medida que visa a recuperação estrutural de Guarapuava, que registrou a maior enchente de sua história em julho de Entre as ações definidas pela atual administração está a desapropriação de áreas para alocação das famílias afetadas dos diversos bairros atingidos pelas chuvas, entre eles o Vila Carli. Entre as medidas do PRD está previsto o desassoreamento de arroios assim como a reconstrução de galerias de águas pluviais. 4. Conclusões O trabalho realizado apesar de ter sido em uma pequena porção da malha urbana do município de Guarapuava permitiu verificar que o bairro Vila Carli por ser uma área hidrogeomorfologicamente suscetível a inundações, tem como fator principal de problema socioambiental a ocupação que se deu de forma desordenada, por moradores de baixa renda, durante o processo de urbanização de Guarapuava, ocasionando diversos problemas de ordem urbana e ambiental. A problemática socioambiental no bairro Vila Carli é consequência das relações de produção concebidas como mercadoria, em que o capital se sobrepõe às questões sociais e ambientais, isso devido ao fornecimento de lotes irregulares para moradia. Foi possível observar que no Bairro Vila Carli mantém-se o padrão de segregação urbana, revelando a impossibilidade da maior parte da população ter acesso às áreas equipadas, agravando as condições de vida. Pode-se também concluir que as ocupações irregulares no Bairro Vila Carli demonstra o risco ambiental advindo do processo de ocupação que atinge importantes áreas da bacia do Rio Cascavel. E hoje a questão habitacional configura-se num dos maiores desafios para o poder público.

6 5. Referências ALMEIDA.S.C.; VESTENA. L. R. As Alterações na Paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Cascavel em Guarapuava - PR, Brasil. Disponível em Acessado em 03/08/2014 as 00h55min. Defesa Civil do Paraná. Ocorrência consulta dinâmica. Curitiba, Disponível em Acesso em 08 dez DREW, D. Processos interativos homem-meio ambiente. São Paulo: DIFEL, p. SCHIMIDT Lisandro Pezzi in: A (re) produção de um espaço desigual: Poder e Segregação Socioespacial em Guarapuava (PR). Florianópolis - SC, VESTENA. L. R.; SCHMIDT, L. P. Algumas reflexões sobre a urbanização e os problemas socioambientais no centro-sul paranaense. Acta Scientiarum. Humanand Social Sciences, 2009, Maringá, v. 31, n. 1,

IMPACTOS DE EVENTOS PLUVIAIS EXTREMOS

IMPACTOS DE EVENTOS PLUVIAIS EXTREMOS IMPACTOS DE EVENTOS PLUVIAIS EXTREMOS NO ESTADO DO paraná brasil Lindberg Nascimento Júnior Grupo de Pesquisa GAIA, UNESP, Presidente Prudente, Brasil juniohr@gmail.com João Lima Sant Anna Neto Departamento

Leia mais

MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO À INUNDAÇÃO NA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR

MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO À INUNDAÇÃO NA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO À INUNDAÇÃO NA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR Thiago Roberto Goldoni Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) E-mail: thiagoldoni@gmail.com INTRODUÇÃO Leandro RedinVestena

Leia mais

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte Belo Horizonte, fevereiro/2011 ASPECTOS GERAIS DA CIDADE DE BELO HORIZONTE Área superficial : 330 km 2 População : 2,5 milhões

Leia mais

Trabalho de Campo. Disciplina: Quantificação em Geografia Docente: Profa. Dra. Iara Regina Nocentini André

Trabalho de Campo. Disciplina: Quantificação em Geografia Docente: Profa. Dra. Iara Regina Nocentini André Trabalho de Campo Disciplina: Quantificação em Geografia Docente: Profa. Dra. Iara Regina Nocentini André O IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas é um órgão do governo do Estado de São Paulo que desenvolve

Leia mais

BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS: UMA ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM.

BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS: UMA ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM. URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM. Raione Gonçalves de Castro Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFAM Universidade Federal do Amazonas-UFAM raione.fox@gmail.com José Alberto Lima

Leia mais

PLUVIÔMETROS ASSOCIADOS A SIRENES NAS MACRORREGIÕES DE DRENAGEM DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PLUVIÔMETROS ASSOCIADOS A SIRENES NAS MACRORREGIÕES DE DRENAGEM DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PLUVIÔMETROS ASSOCIADOS A SIRENES NAS MACRORREGIÕES DE DRENAGEM DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Viviane Japiassú Viana 1 Leonardo Menezes Kaner 2 Lucas Leite Moraes 3 Jonathas Netto Ferreira 4 Conservação

Leia mais

ESTUDO DA OCUPAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR)

ESTUDO DA OCUPAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR) ESTUDO DA OCUPAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR) Sidiomar Scariot (ICV/UNICENTRO), Adelena Gonçalves Maia (Orientadora), e-mail: adelena@irati.unicentro.br. Universidade Estadual

Leia mais

EDITAL n 01/2018-PPGG/UNICENTRO TORNA PÚBLICO:

EDITAL n 01/2018-PPGG/UNICENTRO TORNA PÚBLICO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO CEDETEG SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS SEAA/G PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PPGG EDITAL n 01/2018-PPGG/UNICENTRO TORNA PÚBLICO:

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE AS CAUSAS DAS INUNDAÇÕES, GUARAPUAVA/PR: EM BUSCA DA CIDADE RESILIENTE

PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE AS CAUSAS DAS INUNDAÇÕES, GUARAPUAVA/PR: EM BUSCA DA CIDADE RESILIENTE PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE AS CAUSAS DAS INUNDAÇÕES, GUARAPUAVA/PR: EM BUSCA DA CIDADE RESILIENTE Leandro Vestena 1 Edivaldo Geffer 2 Deivana Eloisa Ferreira de Almeida 3 Carla Luciane Blum Vestena 4 Resumo:

Leia mais

Anexo X Programas Temáticos

Anexo X Programas Temáticos Plano Plurianual 2012-2015 Anexo X Programas Temáticos Programa 2040 - Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Contextualização O homem vem intensificando alterações no meio ambiente a fim de moldar o

Leia mais

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos Justificativas da deliberação CBHSINOS 061/2015 O principal objetivo da gestão e da prevenção das crises provocadas pelas inundações deverá

Leia mais

Córregos Urbanos de Mossoró-RN e Risco de Inundação

Córregos Urbanos de Mossoró-RN e Risco de Inundação Córregos Urbanos de Mossoró-RN e Risco de Inundação Marco Antonio Diodato (1) ; Kleane Targino Oliveira Pereira (2) (1) Professor, UFERSA/ Universidade Federal Rural do Semi-Árido, diodato@ufersa.edu.br;

Leia mais

Principais problemas enfrentados

Principais problemas enfrentados Principais problemas enfrentados Introdução O desenvolvimento intenso dos centros urbanos traduziu-se em uma urbanização extensiva e esse processo levou a grandes desequilíbrios estruturais de distribuição

Leia mais

Délton Winter de Carvalho

Délton Winter de Carvalho Licenciamento Ambiental no Âmbito dos Municípios, Porto Alegre 02/06/16 Délton Winter de Carvalho Advogado Pós-doutor em Direito dos Desastres e Ambiental, na University of California, Berkeley Doutor

Leia mais

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set AVALIAÇÃO 1-(UFJF) Observe as imagens a seguir que retratam os efeitos que chuvas torrenciais provocaram na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em 2011. Imagens disponíveis em: .

Leia mais

ANTROPOGEOMORFOLOGIA URBANA: ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCOS NO BAIRRO SÃO RAIMUNDO NA CIDADE DE MANAUS-AM

ANTROPOGEOMORFOLOGIA URBANA: ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCOS NO BAIRRO SÃO RAIMUNDO NA CIDADE DE MANAUS-AM ANTROPOGEOMORFOLOGIA URBANA: ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCOS NO Lessa, R.E. 1 ; Alves, N.S. 2 ; 1 UEA Email:beto.lessa.epifanio@hotmail.com; 2 UEA Email:nelis.alves@gmail.com; RESUMO: A cidade de Manaus atualmente

Leia mais

CHEIAS NA AMAZÔNIA: ESTUDO SOCIOAMBIENTAL NA CIDADE DE TEFÉ - AM

CHEIAS NA AMAZÔNIA: ESTUDO SOCIOAMBIENTAL NA CIDADE DE TEFÉ - AM NA CIDADE DE TEFÉ - AM Amanda Caroline Cabral da Silva Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - UFAM Universidade Federal do Amazonas mandinha.geo.cabral@gmail.com José Alberto Lima de Carvalho

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DO SOLO NOS BAIRROS ROQUE E MATO GROSSO EM PORTO VELHO RO

AVALIAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DO SOLO NOS BAIRROS ROQUE E MATO GROSSO EM PORTO VELHO RO AVALIAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DO SOLO NOS BAIRROS ROQUE E MATO GROSSO EM PORTO VELHO RO 1 Tito José de Barba Avaroma Universidade Federal de Rondônia - UNIR tito.geo.ro@gmail.com Introdução Porto

Leia mais

Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos

Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos José Teixeira Filho Faculdade de Engenharia Agrícola Ciência da Terra - Geografia UNICAMP

Leia mais

URBANIZAÇÃO E DRENAGEM URNANA EM PORTO ALEGRE. Joel Avruch Goldenfum - IPH/UFRGS

URBANIZAÇÃO E DRENAGEM URNANA EM PORTO ALEGRE. Joel Avruch Goldenfum - IPH/UFRGS URBANIZAÇÃO E DRENAGEM URNANA EM PORTO ALEGRE Joel Avruch Goldenfum - IPH/UFRGS 1 Impactos da urbanização Cerca de 80% da população brasileira Problemas (Recursos Hídricos): degradação ambiental dos mananciais

Leia mais

Impactos de eventos pluviais extremos no estado do Paraná Brasil

Impactos de eventos pluviais extremos no estado do Paraná Brasil Impactos de eventos pluviais extremos no estado do Paraná Brasil Autor(es): Publicado por: URL persistente: DOI: Nascimento Júnior, Lindberg; Sant Anna Neto, João Lima Imprensa da Universidade de Coimbra;

Leia mais

I semana da agua do Riacho Grande SAR 2014

I semana da agua do Riacho Grande SAR 2014 I semana da agua do Riacho Grande SAR 2014 Profa. María Valverde 20 de Março 2014 vulnerare significa ferir, danificar, Produto da exposição física a um perigo natural (Pelling e Uitto, 2002). Representa

Leia mais

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016 Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina Teresina (PI), Fevereiro de 2016 1. A SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA 1. SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA Enchentes na Zona Norte 1.

Leia mais

ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MORTO JACAREPAGUÁ/RJ

ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MORTO JACAREPAGUÁ/RJ ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MORTO JACAREPAGUÁ/RJ Caroline Pereira Pires da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro carolineppires@gmail.com RESUMO: O presente trabalho,

Leia mais

SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações

SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações Universidade Estadual do Centro-Oeste Guarapuava - Irati - Paraná - Brasil www.unicentro.br SABERES GEOGRÁFICOS: Teorias e Aplicações Organizadores Leandro Redin

Leia mais

VULNERABILIDADE NO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL SC: Estudo dos efeitos das chuvas de 2008

VULNERABILIDADE NO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL SC: Estudo dos efeitos das chuvas de 2008 VULNERABILIDADE NO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL SC: Estudo dos efeitos das chuvas de 2008 Felipe Amaro da Silva Discente do curso de Geografia Bacharelado do CPTL/UFMS silva.felipe.2007@globo.com Luiza

Leia mais

GESTÃO DOS RIOS URBANOS: OS DESAFIOS DA REVITALIZAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS. Jaime Cabral

GESTÃO DOS RIOS URBANOS: OS DESAFIOS DA REVITALIZAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS. Jaime Cabral GESTÃO DOS RIOS URBANOS: OS DESAFIOS DA REVITALIZAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS Jaime Cabral Gestão de Rios Urbanos Funções de um rio urbano Drenagem Urbana (escoamento das águas

Leia mais

1. PROBLEMÁTICA. acessado em 17/01/ Informação disponível em ATLAS BRASILEIRO DE DESASTRES NATURAIS a 2012 (Volume Pará). 2ª. Ed.

1. PROBLEMÁTICA. acessado em 17/01/ Informação disponível em ATLAS BRASILEIRO DE DESASTRES NATURAIS a 2012 (Volume Pará). 2ª. Ed. 1. PROBLEMÁTICA O Estado do Pará concentra vários tipos de relevo e de solo ao longo de seu imenso território geográfico, sendo composto basicamente de vinte bacias hidrográficas 1, e ao longo dessas bacias,

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO disciplina: Função socioambiental da propriedade pública e privada docente: Wallace Paiva Martins Junior discente: Renata Sioufi Fagundes dos Santos 2016 TUTELA DO MEIO

Leia mais

AVALIAÇÃO ESPÁCIO-TEMPORAL DAS PRECIPITAÇÕES EXTREMAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO URBANO: UM CASO BRASILEIRO

AVALIAÇÃO ESPÁCIO-TEMPORAL DAS PRECIPITAÇÕES EXTREMAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO URBANO: UM CASO BRASILEIRO AVALIAÇÃO ESPÁCIO-TEMPORAL DAS PRECIPITAÇÕES EXTREMAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO URBANO: UM CASO BRASILEIRO :Autoras: Marina Sória Castellano nina_soria@yahoo.com.br Lucí Hidalgo Nunes luci@ige.unicamp.br

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro.

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro. Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Disciplina de Drenagem Urbana Professora: Andréa Souza Castro Agosto de 2018 1 DEFINIÇÃO: Drenagem Urbana Fonte: Alagamentos Pelotas - ALM 2 DRENAGEM

Leia mais

CATEGORIA: Pôster Eixo Temático: Ciências Ambientais e da Terra

CATEGORIA: Pôster Eixo Temático: Ciências Ambientais e da Terra CATEGORIA: Pôster Eixo Temático: Ciências Ambientais e da Terra COMO A CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DA FAVELA NOVA JAGUARÉ TORNA ALGUMAS ÁREAS MAIS VULNERÁVEIS SOCIOAMBIENTALMENTE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL E PERCEPÇÃO DOS MORADORES AO RISCO DE ENCHENTE NA BACIA DO CÓRREGO DO LENHEIRO SÃO JOÃO DEL-REI - MG

MAPEAMENTO DIGITAL E PERCEPÇÃO DOS MORADORES AO RISCO DE ENCHENTE NA BACIA DO CÓRREGO DO LENHEIRO SÃO JOÃO DEL-REI - MG 334 MAPEAMENTO DIGITAL E PERCEPÇÃO DOS MORADORES AO RISCO DE ENCHENTE NA BACIA DO CÓRREGO DO LENHEIRO SÃO JOÃO DEL-REI - MG Thiago Gonçalves Santos, thiiaguim.13@gmail.com, Graduando em Geografia pela

Leia mais

ENCHENTES NO RIO UNA E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. Instituto de Tecnologia de Pernambuco ITEP Recife-PE.

ENCHENTES NO RIO UNA E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. Instituto de Tecnologia de Pernambuco ITEP Recife-PE. 1 ENCHENTES NO RIO UNA E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Elisângela Maia de Oliveira 1 ; Adson da Silva Gomes Ferreira 1 ; Marcondes Albuquerque de Oliveira 2 ; Maria Helena Paranhos Gazineu 2 1 Aluno(a)

Leia mais

Nº Inundações em rodovias principais causas e estimativa de limiares deflagradores

Nº Inundações em rodovias principais causas e estimativa de limiares deflagradores COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174973 Inundações em rodovias principais causas e estimativa de limiares deflagradores Filipe Antonio Marques Falcetta Claudio Luiz Ridente Gomes Apresentação no ECOROVIAS, 2017,

Leia mais

Análise de Uso e ocupação do solo no Distrito São Félix na cidade de Marabá-Pará INTRODUÇÃO

Análise de Uso e ocupação do solo no Distrito São Félix na cidade de Marabá-Pará INTRODUÇÃO Diana Oneide Montelo de Oliveira UNIFESSPA/Camos Marabá; dianaoneide@gmail.com Análise de Uso e ocupação do solo no Distrito São Félix na cidade de Marabá-Pará INTRODUÇÃO A geografia é uma Ciência essencial

Leia mais

Chuvas Intensas e Cidades

Chuvas Intensas e Cidades Chuvas Intensas e Cidades Mario Thadeu Leme de Barros Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental lda Escola Politécnica da USP Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) EVENTOS EXTREMOS:

Leia mais

MANGUINHOS Abril de 2010 Enchentes: o que muda com o PAC?

MANGUINHOS Abril de 2010 Enchentes: o que muda com o PAC? MANGUINHOS Abril de 2010 Enchentes: o que muda com o PAC? Conjunto Habitacional PAC - Av. Dom Hélder Câmara Edifício Dona Zica Praça principal inundada - 06 de abril de 2010 Nova casa, velhos riscos. Conjunto

Leia mais

Dia 10/12/2014 Eixo 1

Dia 10/12/2014 Eixo 1 Data da Apresentação dos Trabalhos Dia 10/12/2014 Eixo 1 ANÁLISE FATORIAL NA SELEÇÃO DE INDICADORES PARA ANÁLISE DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ESTUDO DE CASO PARA DOIS MUNICÍPIOS DO LITORAL PAULISTA

Leia mais

RESUMO. Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni

RESUMO. Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni ANÁLISE DE MAPEAMENTOS DE ÁREAS DE riscos hidrológicos EM CUIABÁ/MT/brasil Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni Departamento de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil cazamp@gmail.com

Leia mais

Planejamento Territorial e Saneamento Integrado

Planejamento Territorial e Saneamento Integrado Novos Consórcios Públicos: Alternativas para a Gestão do Saneamento Ambiental Gestão das Águas Planejamento Territorial e Saneamento Integrado Ricardo de Sousa Moretti ricardo.moretti@ufabc.edu.br Desafios

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 11 Drenagem Urbana e Medidas contra a inundação Profª Heloise G. Knapik 1 Gestão de inundações da Região Metropolitana

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 13 Medidas contra a inundação: parte 2 Profª Heloise G. Knapik 1 Rio Iguaçu Inundações nas cidades de Porto União e

Leia mais

ACIDENTES GEOMORFOLÓGICOS E USO DA TERRA NA MICROBACIA DO ALTO CURSO DO RIO DAS ANTAS, ANÁPOLIS (GO).

ACIDENTES GEOMORFOLÓGICOS E USO DA TERRA NA MICROBACIA DO ALTO CURSO DO RIO DAS ANTAS, ANÁPOLIS (GO). ACIDENTES GEOMORFOLÓGICOS E USO DA TERRA NA MICROBACIA DO ALTO CURSO DO RIO DAS ANTAS, ANÁPOLIS (GO). Leide Laura F. M. Teixeira 1,4 ; Sandro Nunes de Oliveira 2,4 ; Homero Lacerda 3,4 1 Bolsista PBIC/UEG

Leia mais

PETRÓPOLIS. BRASIL COMO RE-POVOAR RE UM TECIDO INFORMAL E UM ÂMBITO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM AMEAÇA MÚTUA PETRÓPOLIS. RIO DE JANEIRO.

PETRÓPOLIS. BRASIL COMO RE-POVOAR RE UM TECIDO INFORMAL E UM ÂMBITO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM AMEAÇA MÚTUA PETRÓPOLIS. RIO DE JANEIRO. PETRÓPOLIS. RIO DE JANEIRO. RASIL A cidade de Petrópolis, a 67 km da capital do Estado do Rio de Janeiro, foi afetada em janeiro de 20 por inundações e deslizamentos de terra devido às fortes chuvas atingiram

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Estatuto da Cidade: É a lei 10.257/ 2010. a) Previsão constitucional da política urbana: Previsão no art.

Leia mais

Uso de geotecnologias para análise de eventos extremos no estado do Paraná - período de 2000 a 2008

Uso de geotecnologias para análise de eventos extremos no estado do Paraná - período de 2000 a 2008 Uso de geotecnologias para análise de eventos extremos no estado do Paraná - período de 2 a 28 Leonardo Luís Rossetto leo.luis.rossetto@hotmail.com Introdução Os estados da região Sul do Brasil têm sido

Leia mais

AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS. 278 Subestações Atingidas 14/01/ :05:51 30/01/ :02:30 15,11 276,

AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS. 278 Subestações Atingidas 14/01/ :05:51 30/01/ :02:30 15,11 276, Resumo Executivo O Presente Relatório tem como objetivo a incorporação de informações que sejam relevantes para que se possa fazer a devida associação aos dados contidos no corpo do documento objeto da

Leia mais

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Bacias Hidrográficas

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Bacias Hidrográficas Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Bacias Hidrográficas Nuno Correia 11/12 2 São cursos de água, mais ou menos contínuos, que correm em leito próprio, transportando partículas de rochas de

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 Ações para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem em áreas de risco de inundação na sede do Município de Marechal Cândido Rondon PR. Mostra Local de: Marechal Cândido

Leia mais

EDITAL n 013/2018-PPGG/UNICENTRO TORNA PÚBLICO:

EDITAL n 013/2018-PPGG/UNICENTRO TORNA PÚBLICO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO CEDETEG SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS SEAA/G PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PPGG EDITAL n 013/2018-PPGG/UNICENTRO O Prof.

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A EVENTOS DE ALAGAMENTO NO MUNICÍPIO DE NITERÓI RJ

IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A EVENTOS DE ALAGAMENTO NO MUNICÍPIO DE NITERÓI RJ IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A EVENTOS DE ALAGAMENTO Neto, D.S. 1 ; Seabra, V.S. 2 ; Correia, M.R. 3 ; Santos, A.A.B. 4 ; 1 UERJ FFP Email:ducsiq@hotmail.com; 2 UERJ FFP Email:vinigeobr@yahoo.com.br;

Leia mais

¹ Universidade Federal de Campina Grande

¹ Universidade Federal de Campina Grande Diagnós(co do Sistema de Drenagem Urbana do Município de Campina Grande - PB Priscila Barros Ramalho¹, Joelma Ferreira Silva¹, Hiran de Melo Filho¹, Patrícia Hermínio Cunha Feitosa¹ & Rodolfo Lucas Santos

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO MAPEAMENTO DE ÁREAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM POMBAL, PARAÍBA

GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO MAPEAMENTO DE ÁREAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM POMBAL, PARAÍBA GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO MAPEAMENTO DE ÁREAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM POMBAL, PARAÍBA Francisco Gustavo Gomes Rolim 1 Gabriel Carlos Moura Pessoa 2 Renato dos Santos Albuquerque 3 Matheus Patrick

Leia mais

USO DE SENSORES REMOTOS COM DIFERENTES

USO DE SENSORES REMOTOS COM DIFERENTES USO DE SENSORES REMOTOS COM DIFERENTES RESOLUÇÕES ESPECTRAIS PARA A CARACTERIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DAS TERRAS DE ÁREAS COM RISCO À INUNDAÇAO DOS MUNICÍPIOS DE ITALVA E CARDOSO MOREIRA, RIO DE JANEIRO,

Leia mais

Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios

Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios Nova Friburgo, Páscoa de 2011 página 1 de 4 O Bairro Córrego d Antas é um bairro situado na região periférica da cidade de Nova Friburgo,

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia SOCIEDADE E NATUREZA: UMA VISÃO INTEGRADA DO PLANEJAMENTO AMBIENTAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS NA CIDADE DE

Leia mais

Análise das enchentes no Estado de São Paulo durante a Operação. Verão de 2000 a 2007

Análise das enchentes no Estado de São Paulo durante a Operação. Verão de 2000 a 2007 Análise das enchentes no Estado de São Paulo durante a Operação INTRODUÇÃO Verão de 2000 a 2007 Mayra de Oliveira Melo 1 Iára Regina Nocentini André 2 Thiago Salomão de Azevedo 3 Danilo de Almeida 4 José

Leia mais

IMPACTOS DA CHUVA E SUAS IMPLICAÇÕES NA GEOMORFOLOGIA DO BAIRRO DA LIBERDADE EM GARANHUNS (PE)

IMPACTOS DA CHUVA E SUAS IMPLICAÇÕES NA GEOMORFOLOGIA DO BAIRRO DA LIBERDADE EM GARANHUNS (PE) EIXO TEMÁTICO: ( ) Bacias Hidrográficas, Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos ( ) Biodiversidade e Unidades de Conservação ( ) Campo, Agronegócio e as Práticas Sustentáveis ( ) Cidade, Arquitetura

Leia mais

Ocupações em áreas de risco de desastres e mapeamento RODRIGO MORATELLI. Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina

Ocupações em áreas de risco de desastres e mapeamento RODRIGO MORATELLI. Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Ocupações em áreas de risco de desastres e mapeamento RODRIGO MORATELLI Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina DESASTRES OCORRIDOS EM SC 2011 ENCHENTE em Ituporanga 2016 CHUVA INTENSA em

Leia mais

Ciclo diurno das chuvas intensas na Região Metropolitana de Belo Horizonte entre 2007 e 2010.

Ciclo diurno das chuvas intensas na Região Metropolitana de Belo Horizonte entre 2007 e 2010. Ciclo diurno das chuvas intensas na Região Metropolitana de Belo Horizonte entre e. Cora Carolina da Costa Munt Adma Raia Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas Centro de Climatologia

Leia mais

PLANOS DIRETORES DE DRENAGEM URBANA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS

PLANOS DIRETORES DE DRENAGEM URBANA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DE DRENAGEM PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS Joel Avruch Goldenfum Carlos Eduardo Morelli Tucci IPH/UFRGS 1 2 3 1 4 5 6 2 Enchentes em áreas ribeirinhas: Drenagem Urbana 7 Alagamentos devido à urbanização: evapotranspiração

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE RISCO HIDROGEOMORFOLÓGIOS NO AMBIENTE URBANO DE CAMAQUÃ-RS 1

IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE RISCO HIDROGEOMORFOLÓGIOS NO AMBIENTE URBANO DE CAMAQUÃ-RS 1 IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE RISCO HIDROGEOMORFOLÓGIOS NO AMBIENTE URBANO DE CAMAQUÃ-RS 1 OLIVEIRA, Edson Luis de Almeida2; BRASIL, Thais de Vargas3 1 Trabalho de Pesquisa _ IFSul Campus Camaquã Professor

Leia mais

O 2º do artigo 22 passa a vigorar com a seguinte redação:

O 2º do artigo 22 passa a vigorar com a seguinte redação: SUGESTÃO Nº 113 Autor: MÁRCIA O. KAUFFMAN O 2º do artigo 22 passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 22 -... 1º -... 2º - Para a elaboração de Planos de Estruturação Urbana, conforme o estabelecido

Leia mais

Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis. 1. Introdução

Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis. 1. Introdução Relatório da sessão Sistemas urbanos e regionais sustentáveis Celso Santos Carvalho 1, Renata Helena da Silva 1. Introdução O debate sobre sistemas urbanos e regionais sustentáveis objetivou levantar os

Leia mais

Ocupação em planície fluvial urbana: O caso da Grota Criminosa no município de Marabá (PA)

Ocupação em planície fluvial urbana: O caso da Grota Criminosa no município de Marabá (PA) Daiana Pereira dos Santos UNIFESSPA/Campus Marabá; dayana.santosp2@gmail.com Ocupação em planície fluvial urbana: O caso da Grota Criminosa no município de Marabá (PA) INTRODUÇÃO O presente trabalho tem

Leia mais

Uso da modelagem matemática para a previsão de enchentes no Vale do Taquari RS

Uso da modelagem matemática para a previsão de enchentes no Vale do Taquari RS Uso da modelagem matemática para a previsão de enchentes no Vale do Taquari RS Grasiela Cristina Both Centro de Informações Hidrometeorológicas CIH; Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento

Leia mais

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária Regularização Fundiária de Assentamentos Informais em Áreas Urbanas Disciplina: Regularização Fundiária e Plano Diretor Unidade 02 Professor(a): Laura Bueno e Pedro Monteiro AULA 2. Aspectos Ambientais

Leia mais

A PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IRATI (PR) ENTRE 1980 E 2015 E SUA ASSOCIAÇÃO COM EVENTOS EXTREMOS

A PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IRATI (PR) ENTRE 1980 E 2015 E SUA ASSOCIAÇÃO COM EVENTOS EXTREMOS A PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IRATI (PR) ENTRE 1980 E 2015 E SUA ASSOCIAÇÃO COM EVENTOS EXTREMOS ANDREZA ROCHA DE FREITAS 1 SILVIA MÉRI CARVALHO 2 RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar

Leia mais

TERRITORIAL. As áreas de risco e as fortes chuvas no país

TERRITORIAL. As áreas de risco e as fortes chuvas no país A cada ano, as fortes chuvas que costumam ocorrer no verão sulista e inverno nortista do Brasil trazem em conjunto com seu frescor, infelizmente, tragédias naturais como deslizamentos de terra e alagamentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CENTRO DE APOIO CIENTÍFICO EM DESASTRES CENACID - UFPR Avaliação emergencial das áreas visitadas em Curitiba Paraná

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CENTRO DE APOIO CIENTÍFICO EM DESASTRES CENACID - UFPR Avaliação emergencial das áreas visitadas em Curitiba Paraná Avaliação emergencial das áreas visitadas em Curitiba Paraná Relatório 02/2014 Data da missão: 09, 10 e 11/06/2014 Data deste relatório: 13/06/2014 Integrantes da missão: Juciara Carvalho Leite Carla Camargo

Leia mais

Olimpíada GeoBrasil IV Olimpíada Brasileira de Geografia. FASE PRESENCIAL CADERNO DE QUESTÕES 19 a 21 de outubro de 2018.

Olimpíada GeoBrasil IV Olimpíada Brasileira de Geografia. FASE PRESENCIAL CADERNO DE QUESTÕES 19 a 21 de outubro de 2018. Olimpíada GeoBrasil 2018 IV Olimpíada Brasileira de Geografia FASE PRESENCIAL CADERNO DE QUESTÕES 19 a 21 de outubro de 2018 Prova em Equipe BRASÍLIA, DF 1 Questão 1. Considere o mapa do continente africano

Leia mais

ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE VENDAVAIS NO RIO GRANDE DO SUL

ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE VENDAVAIS NO RIO GRANDE DO SUL ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE VENDAVAIS NO RIO GRANDE DO SUL Elisângela Finotti¹, *, Daniel Caetano Santos² 1 Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Maria *lizfinotti@gmail.com RESUMO O objetivo

Leia mais

Remoção de famílias de área de risco é a solução para evitar tragédia?

Remoção de famílias de área de risco é a solução para evitar tragédia? Remoção de famílias de área de risco é a solução para evitar tragédia? Áreas de Risco São áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a riscos naturais ou decorrentes da ação

Leia mais

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES URBANAS NO SETOR SUL-SUDESTE DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES URBANAS NO SETOR SUL-SUDESTE DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES URBANAS NO SETOR SUL-SUDESTE DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA Severino Rogério Junior 1, Maria Antoniêta Carvalho Clemente 2. (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Gabriela Araújo Fragoso (AUTOR PRINCIPAL) Universidade Federal do Pará

Gabriela Araújo Fragoso (AUTOR PRINCIPAL) Universidade Federal do Pará PLANETAMENTO, ORDENAMENTO E GESTÃO INTEGRADA DIAGNÓTICO DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA DA CIDADE DE BELÉM, PARÁ: UM ANÁLISE DOS PRINCIPAIS BAIRROS DA CIDADE. Gabriela Araújo Fragoso (AUTOR PRINCIPAL) gabrielafragoso.ufpa@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO ANÁLISE DOS IMPACTOS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NO

Leia mais

GLOSSÁRIO TÉCNICO INTERVENÇÕES DE DESENVOLVIMENTO URBANO

GLOSSÁRIO TÉCNICO INTERVENÇÕES DE DESENVOLVIMENTO URBANO GLOSSÁRIO TÉCNICO INTERVENÇÕES DE DESENVOLVIMENTO URBANO AGLOMERADO URBANO - são grandes manchas urbanas contínuas no território, compostas por mais de um município com elevado grau de integração, resultantes

Leia mais

II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios. Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas: A Experiência de Belo Horizonte

II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios. Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas: A Experiência de Belo Horizonte II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas: A Experiência de Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte Belo Horizonte, maio/2010 Município de

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia ALGUNS ASPECTOS DAS ÁREAS DE RISCO EM MANAUS (AM)

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia ALGUNS ASPECTOS DAS ÁREAS DE RISCO EM MANAUS (AM) Tiago Fonseca Rodrigues Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia rodriguestf.geo@gmail.com Reinaldo Corrêa Costa Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia rei@inpa.gov ALGUNS ASPECTOS DAS ÁREAS DE

Leia mais

PROGRAMA MANANCIAIS. Seminário PHD Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: Novembro 2008

PROGRAMA MANANCIAIS. Seminário PHD Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: Novembro 2008 PROGRAMA MANANCIAIS Seminário PHD-2537 - Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: 5351139 Novembro 2008 SITUAÇÃO CRÍTICA AUMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA DIMINUIÇÃO DA QUANTIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL POR HABITANTE

Leia mais

ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA DE UMA PARCELA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR)

ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA DE UMA PARCELA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR) ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA DE UMA PARCELA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR) André Demetrio Brustolim Broetto (BIC/UNICENTRO), Adelena Gonçalves Maia (Orientadora), e-mail: adelena@irati.unicentro.br.

Leia mais

OS DESAFIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES

OS DESAFIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES OS DESAFIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES Renaldo Onofre Laureano Junior Capitão Bombeiro Militar Gerente de Logística e Mobilização Essa apresentação é destinada aos profissionais que, diariamente, dedicam

Leia mais

HABITAÇÕES EM ÁREA DE RISCO EM UMA REGIÃO URBANA DE PASSO FUNDO - BRASIL

HABITAÇÕES EM ÁREA DE RISCO EM UMA REGIÃO URBANA DE PASSO FUNDO - BRASIL HABITAÇÕES EM ÁREA DE RISCO EM UMA REGIÃO URBANA DE PASSO FUNDO - BRASIL Camila Barcellos Zanella (*), Vinícius Dallagasperina Sbeghen, Maurício Kunz, Tauana Bertoldi, Alcindo Neckel * Faculdade Meridional.

Leia mais

GESTÃO DA DENSIFICAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO FRENTE AOS RISCOS GEOLÓGICOS: UM ESTUDO DE CASO NA AMAZÔNIA ORIENTAL

GESTÃO DA DENSIFICAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO FRENTE AOS RISCOS GEOLÓGICOS: UM ESTUDO DE CASO NA AMAZÔNIA ORIENTAL GESTÃO DA DENSIFICAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO FRENTE AOS RISCOS GEOLÓGICOS: UM ESTUDO DE CASO NA AMAZÔNIA ORIENTAL SOUZA, G. C.¹; BORGES, G. C.¹; PASSOS DE OLIVEIRA, A. C. S. N¹. 1 Universidade Federal

Leia mais

Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos

Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes Pelotas, 2018. Água x Recursos Hídricos

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS (MG) E DO BAIRRO COLÔNIA - SÃO JOÃO DEL REI MG

MAPEAMENTO DIGITAL: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS (MG) E DO BAIRRO COLÔNIA - SÃO JOÃO DEL REI MG MAPEAMENTO DIGITAL: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS (MG) E DO BAIRRO COLÔNIA - SÃO JOÃO DEL REI MG Willian Henrique Pacheco¹ Silvia Elena Ventorini² 1638 (Will_lot@hotmail.com, sventorini@ufsj.edu.br)

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE: ROSANA 13/01/2016

RELATÓRIO DE ANÁLISE: ROSANA 13/01/2016 RELATÓRIO DE ANÁLISE: ROSANA 13/01/2016 ÍNDICE: I. CÓDIGO ÚNICO DO RELATÓRIO;... 3 II. INFORMAÇÕES SOBRE O DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA OU SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA;.. 3 III. DESCRIÇÃO DETALHADA DO EVENTO,

Leia mais

do acúmulo de resíduos (sobretudo os orgânicos, animais mortos, borrachas, plásticos, papeis, etc.), causando desconforto socioambiental.

do acúmulo de resíduos (sobretudo os orgânicos, animais mortos, borrachas, plásticos, papeis, etc.), causando desconforto socioambiental. do acúmulo de resíduos (sobretudo os orgânicos, animais mortos, borrachas, plásticos, papeis, etc.), causando desconforto socioambiental. 5.2.2 ASSOREAMENTO Os resíduos sólidos, quando lançados em áreas

Leia mais

Luis Eduardo de Souza Robaina 2 ; Tanice Cristina Kormann 3 ; Gerson Jonas Schirmer 4

Luis Eduardo de Souza Robaina 2 ; Tanice Cristina Kormann 3 ; Gerson Jonas Schirmer 4 ZONEAMENTO DAS INUNDAÇÕES NA ÁREA URBANA DE ALEGRETE RIO GRANDE DO SUL BRASIL 1 Luis Eduardo de Souza Robaina 2 ; Tanice Cristina Kormann 3 ; Gerson Jonas Schirmer 4 (1) Pesquisa do LAGEOLAM/UFSM apoio

Leia mais

ANÁLISE DESCRITIVA DE REGISTROS DE AVALIAÇÃO DE DANOS DE DESASTRES DA SEDEC

ANÁLISE DESCRITIVA DE REGISTROS DE AVALIAÇÃO DE DANOS DE DESASTRES DA SEDEC ANÁLISE DESCRITIVA DE REGISTROS DE AVALIAÇÃO DE DANOS DE DESASTRES DA SEDEC Antônio Alves Dias Neto (1) Doutorando em Educação. Mestre em Engenharia Ambiental Urbana. e-mail: antonio_alves_dias@hotmail.com

Leia mais

PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS URBANOS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA. RESUMO

PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS URBANOS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA. RESUMO PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS URBANOS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA. Danilo Oliveira Ferreira (1) Luana Menna Barreto de Vilhena Anderson Abdon Santos da Silva Jairo

Leia mais

Expansão Urbana e a Canalização de Trechos Fluviais: Estudo de Caso da Cidade de Guarapuava, PR

Expansão Urbana e a Canalização de Trechos Fluviais: Estudo de Caso da Cidade de Guarapuava, PR ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Expansão Urbana e a Canalização de Trechos Fluviais:

Leia mais

Geoprocessamento no estudo de impactos socioambientais em Passo Fundo/RS-Brasil

Geoprocessamento no estudo de impactos socioambientais em Passo Fundo/RS-Brasil Geoprocessamento no estudo de impactos socioambientais em Passo Fundo/RS-Brasil Bruna A. Mombach Viera (1) Isadora P. Campetti (2) Alcindo Neckel (3) (1) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO

ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO Aluno - Laura Milani da Silva Dias - Unifal-MG Orientadora - Profa. Dra. Marta Felícia

Leia mais

O gerenciamento dos recursos hídricos nas grandes cidades: Um olhar sobre a RMRJ

O gerenciamento dos recursos hídricos nas grandes cidades: Um olhar sobre a RMRJ PRÉ-ENCOB, Rio de Janeiro (FIRJAN), 30 de agosto de 2011: A Importância do Uso Racional das Águas e o Fator Água nas Regiões Metropolitanas O gerenciamento dos recursos hídricos nas grandes cidades: Um

Leia mais

PRODUÇÃO E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: O CASO DOS NOVOS LOTEAMENTOS DE ALFENAS-MG

PRODUÇÃO E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: O CASO DOS NOVOS LOTEAMENTOS DE ALFENAS-MG 428 PRODUÇÃO E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: O CASO DOS NOVOS LOTEAMENTOS DE ALFENAS-MG INTRODUÇÃO: ¹ Ariádina Aparecida Lelis Ribeiro Orientador: ² Dr. Flamarion Dutra Alves ¹ ariadinaribeiro@bol.com.br

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE RISCOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHO DO RIO GUANDU

DIAGNÓSTICO DE RISCOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHO DO RIO GUANDU DIAGNÓSTICO DE RISCOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHO DO RIO GUANDU Albieri, Rafael 1 ; Firmino, Felipe 2 ; Ribeiro, Ariel 2 1 Colégio Técnico da Universidade Federal Rural

Leia mais