Geoprocessamento no estudo de impactos socioambientais em Passo Fundo/RS-Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geoprocessamento no estudo de impactos socioambientais em Passo Fundo/RS-Brasil"

Transcrição

1 Geoprocessamento no estudo de impactos socioambientais em Passo Fundo/RS-Brasil Bruna A. Mombach Viera (1) Isadora P. Campetti (2) Alcindo Neckel (3) (1) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. brunaa.mombach@hotmail.com (2) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil. isa_campetti@yahoo.com.br (3) Escola de Arquitetura, IMED, Brasil. alcindo.neckel@imed.edu.br Resumo: Em algumas cidades, a falta de planejamento pode acarretar em má qualidade de vida para seus habitantes e impactos socioambientais em seu meio. Os habitantes de baixa renda, moradores de áreas de ocupação irregular, sofrem duplamente com essa condição. A falta de infraestrutura pode ter como resultado a poluição e degradação do entorno. O geoprocessamento pode ser um grande aliado na organização do sistema urbano, possibilitando o estudo e análises de áreas em questão. Palavras-chave: Impactos socioambientais; aglomerações subnormais; geoprocessamento. Abstract: In some cities, the lack of planning may result in poor quality of life for its inhabitants and environmental impacts in their midst. The inhabitants of low-income, illegal occupation of areas residents suffer doubly with this condition. The lack of infrastructure may result in pollution and degradation of the environment. The GIS can be a great ally in the organization of the urban system, allowing the study and analysis of areas concerned. Keywords: social and environmental impacts; subnormal agglomerations; geoprocessing. 1. INTRODUÇÃO O crescimento urbano desordenado é um fator que pode interferir negativamente no dia-a-dia dos seus habitantes, e devido ao crescimento populacional e valorização de áreas nobres, a porção menos desfavorecida tende a ocupar áreas desvalorizadas e geralmente irregulares, sendo algumas delas, zonas destinadas à proteção ambiental. Com base neste cenário, surge uma preocupação com a falta de controle e planejamento do município de Passo Fundo/RS. A partir destas constatações, será feito um estudo de aglomerados de ocupações subnormais em zonas especiais de interesse social que tem como confrontante uma zona de proteção ambiental de mata nativa e/ou recursos hídricos no ambiente urbano e o os possíveis impactos socioambientais que essa proximidade pode causar.

2 O estudo ocorrerá através da coleta de dados com técnicas de geoprocessamento, com imagens de satélite e análise de mapas temáticos utilizando Sistemas de Informação Geográfica (SIG). 1.1 Geoprocessamento O geoprocessamento é um conjunto de técnicas que armazenam, coletam, manipulam e tratam dados de georreferenciamento em uma plataforma SIG (Sistemas de Informação Geográfica) que permite o trabalho com dados de determinada área da superfície terrestre (ROSA, 2009 apud SANTOS, 2011). Segundo Fitz (2010) um SIG é especializado em adquirir, armazenar, recuperar, transformar e emitir informações espaciais. Portanto, pode ser utilizado em estudos relativos ao meio ambiente e recursos naturais, na pesquisa da previsão de determinados fenômenos e podendo trazer melhorias significativas nos setores de desenvolvimento de pesquisa, processos de gestão e planejamento. 1.2 Aglomerados de ocupação subnormal Conforme divulga o IBGE (2010), é considerado um aglomerado subnormal, um conjunto constituído por 51 ou mais unidades habitacionais em estado irregular e contendo irregularidade das vias de circulação, tamanho e forma dos lotes e/ou carência de serviços públicos primordiais como coleta de lixo, rede de esgoto, energia elétrica, iluminação pública e rede de água. Sua existência está relacionada à forte especulação imobiliária e fundiária e ao decorrente alastramento territorial do tecido urbano, e precariedade dos serviços públicos essenciais e, por fim, à periferização da população. Surge, nesse contexto, a necessidade de moradia de uma parcela da população que irá ocupar áreas ilegais de terrenos públicos e privados e resultará em uma urbanização desordenada. (IBGE, 2010). Ainda sobre as ocupações irregulares e crescimento desordenado, para Côrrea (2005, p.30): em terrenos públicos ou privados invadidos, que os grupos sociais excluídos tornam-se, efetivamente, agentes modeladores, produzindo seu próprio espaço, na maioria dos casos independentemente e a despeito dos outros agentes. A produção deste espaço é, ao mesmo tempo, uma estratégia de sobrevivência. Ainda com informações do IBGE (2016), os aglomerados subnormais em Passo Fundo são cinco: Beira-Trilhos, Cruzeiro, Entre-rios, Xangri-lá e Lucas Araujo. Estes estão todos localizados em zonas especiais de interesse social, conforme a Figura 01.

3 Figura 1 Mapa com demarcação das Zonas Especiais de Interesse Social e Aglomerados Subnormais. Fonte: Ferreto (2014, p. 8). Tem-se como Questão do Trabalho: A verificação de possíveis danos ao meio ambiente devido à proximidade de várias ocupações irregulares próximas à áreas de proteção ambiental. É possível uma área sem atendimento de serviços públicos básicos não danificar seu entorno? 2 METODOLOGIA Localização da área de estudo (Figuras 2 e 3): Figura 2 Mapa do RS Figura 3 Mapa de Passo Fundo Será feita a localização das áreas a serem estudadas em Passo Fundo, através de manipulação de imagens de satélite e informações do IBGE 2010, análises de imagens e mapa temáticos. Para isso serão utilizados os programas de Surfer 11, Spring 5.2.6, Autocad e Google Earth. Após isso, o diagnóstico de possíveis áreas degradadas e a designação de impactos socioambientais.

4 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES A partir dos estudos realizados constatou-se que três dos cinco aglomerados fazem confronto com zonas de proteção ambiental, entre eles estão: Entre-rios, Xangri-lá e Cruzeiro (Figura 4). Figura 4 - Mapa de Passo Fundo relação zonas de interesse social com zonas de proteção ambiental. Fonte: Prefeitura de Passo Fundo (adaptado) (2016). Essas três áreas estão delimitadas em vermelho abaixo nas Figuras 5, 6 e 7. Figura 5 - Mapa Temático Entre-rios. Figura 6 - Mapa Temático Cruzeiro.

5 Figura 07 - Mapa Temático Xangri-lá. A Figura 5 refere-se ao aglomerado Entre-rios, no Bairro Petrópolis, que está entre os níveis 643 a 660 metros de altitude. Na imagem 06, delimita-se a Baixada Cruzeiro, no bairro Cruzeiro, a variação de desnível foi de 18 metros de altura. O Loteamento Xangri-lá, no bairro Integração, demonstrado na Figura 7, que variou de 610 a 616,5 metros de altitude apresentando apenas 6,5m de desnível. O Rio Passo Fundo tem seu curso entre os aglomerados Cruzeiro e Entre-rios. A foto mostra o depósito de lixo nas margens localizadas nessa região (Figura 8). Figura 08 - Rio Passo Fundo. Fonte: Barbisan et al. (2009). Os aglomerados de ocupação subnormal, por motivo de englobar grande quantidade de habitações irregulares e apresentarem falta de infraestrutura, acabam por causar grandes impactos na natureza. Nas Figuras 9 e 10 pode-se observar a poluição nessas áreas.

6 Figura 9 - Habitações irregulares e acumulo de lixo Figura 10 - Aterro e habitações irregulares Fonte: Barbisan et al. (2009). Fonte: Barbisan et al. (2009). 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do estudo realizado, são notórios os impactos causados quando há encontro dos aglomerados subnormais com as zonas de proteção ambiental. Devido à carência de infraestrutura e de serviços públicos básicos nessas regiões e até mesmo a falta de conhecimento e consciência dos habitantes mais carentes, ocorre o acumulo de lixo nas regiões do entorno, e como consequência a poluição dos solos e dos rios. A prefeitura da cidade de Passo Fundo poderia demonstrar mais interesse em regularizar essas áreas e oferecer os serviços primordiais para melhorar a qualidade de vida desses habitantes e assim, evitar o despejo de lixo em locais inadequados. Outra opção seria realocar esses moradores. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBISAN, Ailson Oldair et al. Impactos ambientais gerados pela ocupação irregular no município de Passo Fundo (RS). Estudos tecnológicos. Vol. 5, CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4. Ed. São Paulo, FERRETO, Diego. Passo Fundo: estruturação urbana de uma cidade média gaúcha. Dissertação (Mestrado), Universidade de São Paulo, São Paulo, FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo, 2008, p. 23. SANTOS, Daniella Carvalho dos. Técnicas de geoprocessamento aplicadas ao estudo de impacto socioambiental na cidade de Buritizeiro/MG. Graduação. Curso de Geografia. Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES. Disponível em: < geoprocessamento_aplicadas_ao_estudo_de_impacto_socioambiental_na_cidade_de_buritizei.pdf>. Acesso em 29 de setembro de IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Aglomerados Subnormais Informações Territoriais. Disponível em: pdf Acesso em 29 de setembro de Prefeitura de Passo Fundo. Zoneamento Urbano. Passo Fundo RS, Disponível em: < pdf> Acesso em 29 de setembro de 2016.

ESPAÇOS DE HOSPITALIDADE PERCEPTIVAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

ESPAÇOS DE HOSPITALIDADE PERCEPTIVAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ESPAÇOS DE HOSPITALIDADE PERCEPTIVAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Chaniéle Lando dos Santos (*), Vanessa Dallagnol, Alcindo Neckel, Tauana Bertoldi, Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva * Graduanda

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

AGLOMERADOS SUBNORMAIS 2010 DGC/CGEO, DGC/CETE, DPE/COPIS, COC/CNEFE

AGLOMERADOS SUBNORMAIS 2010 DGC/CGEO, DGC/CETE, DPE/COPIS, COC/CNEFE AGLOMERADOS SUBNORMAIS 2010 DGC/CGEO, DGC/CETE, DPE/COPIS, COC/CNEFE Apresentação Com a aceleração do processo de urbanização do Brasil a ocupação de espaços preteridos pela urbanização formal torna-se

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÕES IRREGULARES NO BAIRRO DE JAGUARIBE, JOÃO PESSOA - PARAÍBA

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÕES IRREGULARES NO BAIRRO DE JAGUARIBE, JOÃO PESSOA - PARAÍBA GEOPROCESSAMENTO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÕES IRREGULARES NO BAIRRO DE JAGUARIBE, JOÃO PESSOA - PARAÍBA Ana Yara dos Santos Silva 1, Handerson Lucas Almeida de Melo 2, Joelyson Bezerra

Leia mais

Acesse as apresentações e vídeos do evento em:

Acesse as apresentações e vídeos do evento em: Acesse as apresentações e vídeos do evento em: www.ggp.uerj.br. Iniciativas e desafios da integração das políticas públicas e ações técnicas: Geotecnologias como ferramenta para Saúde Renata Gracie gracie.renata@gmail.com

Leia mais

Geoprocessa... quem? Ana Carolina Jacob Rodrigues*; Ramon Juliano Rodrigues

Geoprocessa... quem? Ana Carolina Jacob Rodrigues*; Ramon Juliano Rodrigues 9 Geoprocessa... quem? Ana Carolina Jacob Rodrigues*; Ramon Juliano Rodrigues Departamento de Biotecnologia. Faculdade de Ciências e Letras. Univ Estadual Paulista. UNESP - Câmpus de Assis. Avenida Dom

Leia mais

DOENÇAS E DESIGUALDADES SOCIAIS EM AGLOMERADOS SUBNORMAIS NO BAIRRO DA REDENÇÃO, MANAUS-AM

DOENÇAS E DESIGUALDADES SOCIAIS EM AGLOMERADOS SUBNORMAIS NO BAIRRO DA REDENÇÃO, MANAUS-AM AGLOMERADOS SUBNORMAIS NO BAIRRO DA Jessyca Mikaelly Benchimol de Andrade Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFAM Universidade Federal do Amazonas jessycaandrade68@hotmail.com Adorea

Leia mais

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP.

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP. EIXO TEMÁTICO: Tecnologias CARACTERIZAÇÃO DO NÚCLEO RESIDENCIAL PARQUE OZIEL/ JARDIM MONTE CRISTO, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, QUANTO AOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Leia mais

HABITAÇÕES EM ÁREA DE RISCO EM UMA REGIÃO URBANA DE PASSO FUNDO - BRASIL

HABITAÇÕES EM ÁREA DE RISCO EM UMA REGIÃO URBANA DE PASSO FUNDO - BRASIL HABITAÇÕES EM ÁREA DE RISCO EM UMA REGIÃO URBANA DE PASSO FUNDO - BRASIL Camila Barcellos Zanella (*), Vinícius Dallagasperina Sbeghen, Maurício Kunz, Tauana Bertoldi, Alcindo Neckel * Faculdade Meridional.

Leia mais

ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL EM CORPO HÍDRICO

ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL EM CORPO HÍDRICO ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL EM CORPO HÍDRICO Anaise Breda (*), Marluse Guedes Bortoluzzi 2, Alcindo Neckel 3, Tales Gonçalves Visentin 4 * Faculdade Meridional IMED. Acadêmica do Curso de Arquitetura

Leia mais

ESPACIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NA CIDADE MÉDIA DE PASSO FUNDO Iuri Daniel Barbosa Graduando em Geografia UFRGS -

ESPACIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NA CIDADE MÉDIA DE PASSO FUNDO Iuri Daniel Barbosa Graduando em Geografia UFRGS - ESPACIALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NA CIDADE MÉDIA DE PASSO FUNDO Iuri Daniel Barbosa Graduando em Geografia UFRGS - iuribar@yahoo.com.br INTRODUÇÃO A cidade média de Passo Fundo, pólo de uma região

Leia mais

A Identificação de Indústrias de Grande Porte na Cidade de Não-Me-Toque/RS em Relação a sua Influência no Crescimento Habitacional no Entorno

A Identificação de Indústrias de Grande Porte na Cidade de Não-Me-Toque/RS em Relação a sua Influência no Crescimento Habitacional no Entorno A Identificação de Indústrias de Grande Porte na Cidade de Não-Me-Toque/RS em Relação a sua Influência no Crescimento Habitacional no Entorno Ariane Gaube Coradin (1) Eduarda Sebastiany Lange (2) Mônica

Leia mais

USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O USO E COBERTURA DE TERRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ.

USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O USO E COBERTURA DE TERRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ. USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O USO E COBERTURA DE TERRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI- RJ. Costa, B.L. 1 ; Marins, L.S. 2 ; Neto, D.S. 3 ; 1 UERJ - FFP Email:brunolopescosta@gmail.com;

Leia mais

Especulação imobiliária em Novo Progresso causa preocupação

Especulação imobiliária em Novo Progresso causa preocupação Especulação imobiliária em Novo Progresso causa preocupação Especulação imobiliária e suas consequências. No caldo da especulação imobiliária encontra-se de tudo: imóveis caros em áreas desvalorizadas,

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO 25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO Nome do Aluno: Maria Jozeane Nogueira 1 ; Nome do

Leia mais

QGIS PARA DELIMITAÇÃO E ANÁLISE DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MONTEIRO-PB

QGIS PARA DELIMITAÇÃO E ANÁLISE DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MONTEIRO-PB QGIS PARA DELIMITAÇÃO E ANÁLISE DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MONTEIRO-PB Autor (1) Éder Geovani da Paz Oliveira; Orientador (2) Prof. Dr. Hermes Alves de Almeida Introdução (1) Universidade

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E POLITICAS PUBLICAS. INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA EROSÃO DA ÁREA COSTEIRA NA PRAIA DO MURUBIRA, ILHA DE MOSQUEIRO PA.

GESTÃO AMBIENTAL E POLITICAS PUBLICAS. INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA EROSÃO DA ÁREA COSTEIRA NA PRAIA DO MURUBIRA, ILHA DE MOSQUEIRO PA. GESTÃO AMBIENTAL E POLITICAS PUBLICAS. INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA EROSÃO DA ÁREA COSTEIRA NA PRAIA DO MURUBIRA, ILHA DE MOSQUEIRO PA. Wilian Victor da Silva Campos wiliancampos17@hotmail.com Luciana

Leia mais

USO DE GEOTECNOLOGIAS ABERTAS (GOOGLE EARTH E QGIS) NA DELIMITAÇÃO E REVISÃO DE AGLOMERADOS SUBNORMAIS

USO DE GEOTECNOLOGIAS ABERTAS (GOOGLE EARTH E QGIS) NA DELIMITAÇÃO E REVISÃO DE AGLOMERADOS SUBNORMAIS 1 USO DE GEOTECNOLOGIAS ABERTAS (GOOGLE EARTH E QGIS) NA DELIMITAÇÃO E REVISÃO DE AGLOMERADOS SUBNORMAIS Fernando Jakes Teubner Junior ¹ Geovanni Ribeiro Loiola ¹ Paulo Henrique Schröder ² ¹ Instituto

Leia mais

O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO THE GEOPROCESSING AS SUBSIDY OF IDENTIFICATION AREAS OF PRESERVATION

O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO THE GEOPROCESSING AS SUBSIDY OF IDENTIFICATION AREAS OF PRESERVATION O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO THE GEOPROCESSING AS SUBSIDY OF IDENTIFICATION AREAS OF PRESERVATION GONZAGA, T.P.A. 1 ; LIMA, A. S. 2 ; SANTANA, L. B. 3 RESUMO:

Leia mais

ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MORTO JACAREPAGUÁ/RJ

ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MORTO JACAREPAGUÁ/RJ ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MORTO JACAREPAGUÁ/RJ Caroline Pereira Pires da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro carolineppires@gmail.com RESUMO: O presente trabalho,

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS MATEMÁTICOS PARA ANÁLISE DO POTENCIAL HIDROGRÁFICO NA BACIA DO RIO PASSO FUNDO, MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS BRASIL

MODELAGEM DE DADOS MATEMÁTICOS PARA ANÁLISE DO POTENCIAL HIDROGRÁFICO NA BACIA DO RIO PASSO FUNDO, MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS BRASIL MODELAGEM DE DADOS MATEMÁTICOS PARA ANÁLISE DO POTENCIAL HIDROGRÁFICO NA BACIA DO RIO PASSO FUNDO, MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS BRASIL Alexandra Segalin Mezzomo (*), Kiara Todeschini Pieta, Alcindo Neckel,

Leia mais

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG Maria Itaiana Ferreira de Moraes 1 ; Thiago César Frediani Sant Ana 2 RESUMO: A vida social do homem está vinculada a ação de interação

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS: aplicabilidade nos Municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS: aplicabilidade nos Municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema. REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS: aplicabilidade nos Municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema. Gilmar Bolsi 1 INTRODUÇÃO A pesquisa realizada teve como tema a regularização

Leia mais

Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA

Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA Antônio Celso de Sousa Leite¹, Felipe Thiago Neres de Sousa Sena¹, Benavenuto José Santiago Neto¹,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO

CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas CARACTERIZAÇÃO DAS APP S DOS CÓRREGOS INSERIDOS NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE GURUPI TO Horrana Ferreira Ribeiro¹; Jacinto Pereira Santos²; ¹Aluno(a) do

Leia mais

A PRODUÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO URBANO: UMA ANÁLISE DO BAIRRO BUGIO EM ARACAJU- SE

A PRODUÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO URBANO: UMA ANÁLISE DO BAIRRO BUGIO EM ARACAJU- SE A PRODUÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO URBANO: UMA ANÁLISE DO BAIRRO BUGIO EM ARACAJU- SE Lucas de Andrade Lira Miranda Cavalcante Universidade Federal de Sergipe lucassirius@gmail.com Palavras-chave: Segregação;

Leia mais

Análise ambiental por meio de imagens orbitais: estudo de caso da Estação de Tratamento de Esgotos do município de São Manuel-SP.

Análise ambiental por meio de imagens orbitais: estudo de caso da Estação de Tratamento de Esgotos do município de São Manuel-SP. EIXO TEMÁTICO: ( ) Arquitetura Bioclimática, Conforto Térmico e Eficiência Energética ( ) Bacias Hidrográficas, Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos ( ) Biodiversidade e Unidades de Conservação

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS (MG) E DO BAIRRO COLÔNIA - SÃO JOÃO DEL REI MG

MAPEAMENTO DIGITAL: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS (MG) E DO BAIRRO COLÔNIA - SÃO JOÃO DEL REI MG MAPEAMENTO DIGITAL: ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS (MG) E DO BAIRRO COLÔNIA - SÃO JOÃO DEL REI MG Willian Henrique Pacheco¹ Silvia Elena Ventorini² 1638 (Will_lot@hotmail.com, sventorini@ufsj.edu.br)

Leia mais

Mapeamento espaço-temporal da ocupação das áreas de manguezais no município de Aracaju-SE

Mapeamento espaço-temporal da ocupação das áreas de manguezais no município de Aracaju-SE http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.118-552-1 Mapeamento espaço-temporal da ocupação das áreas de manguezais no município de Aracaju-SE Dráuzio C. Gama 1, Janisson B. de Jesus 1, Milton

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

Evolução das áreas de favelas do município de São José dos Campos - SP entre os anos de 1996 e 2004

Evolução das áreas de favelas do município de São José dos Campos - SP entre os anos de 1996 e 2004 Evolução das áreas de favelas do município de São José dos Campos - SP entre os anos de 1996 e 2004 Jonas Cézar da Silva¹ Cauan Alves Ribeiro¹ Carla Vaitsman dos Santos¹ ¹Colégio Técnico Industrial - Fundação

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PIBIC (2018) LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA HABITAÇÃO - LEHAB

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PIBIC (2018) LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA HABITAÇÃO - LEHAB EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PIBIC (2018) LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA HABITAÇÃO - LEHAB O Departamento de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Ceará-UFC, através do Laboratório de Estudos

Leia mais

Análise ambiental por meio de imagens orbitais: estudo de caso da Estação de Tratamento de Esgotos do município de São Manuel-SP.

Análise ambiental por meio de imagens orbitais: estudo de caso da Estação de Tratamento de Esgotos do município de São Manuel-SP. Análise ambiental por meio de imagens orbitais: estudo de caso da Estação de Tratamento de Esgotos do município de São Manuel-SP. Environmental Analysis through orbital images: case study of the Sewage

Leia mais

Análise dos impactos ambientais a partir da caracterização do uso e ocupação do solo no entorno do Parque dos Trabalhadores na cidade de Canápolis/MG

Análise dos impactos ambientais a partir da caracterização do uso e ocupação do solo no entorno do Parque dos Trabalhadores na cidade de Canápolis/MG Análise dos impactos ambientais a partir da caracterização do uso e ocupação do solo no entorno do Parque dos Trabalhadores na cidade de Canápolis/MG Analysis of the environmental impacts from the characterization

Leia mais

PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. Sistema de Informação Geográfica SIG

PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. Sistema de Informação Geográfica SIG Faculdade de Engenharia de Minas Gerais Campus Gameleira INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA DE SOUZA Graduação em Engenharia de Agrimensura PREFEITURA DE UBERLÂNDIA Sistema de Informação Geográfica SIG Dayana

Leia mais

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES URBANAS NO SETOR SUL-SUDESTE DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES URBANAS NO SETOR SUL-SUDESTE DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES URBANAS NO SETOR SUL-SUDESTE DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA Severino Rogério Junior 1, Maria Antoniêta Carvalho Clemente 2. (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 Mobilidade Urbana RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 O transporte público é o centro de uma ampla política de transformação no Rio de Janeiro. O grande volume de investimentos em mobilidade urbana tem como

Leia mais

PLANEJAMENTO URBANO: CONCEITOS, REFLEXÕES E UMA BREVE ANÁLISE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO RS 1

PLANEJAMENTO URBANO: CONCEITOS, REFLEXÕES E UMA BREVE ANÁLISE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO RS 1 PLANEJAMENTO URBANO: CONCEITOS, REFLEXÕES E UMA BREVE ANÁLISE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO RS 1 Sandro Celestino Henz 2, Tarcisio Dorn De Oliveira 3, Fernando Henrique Bertollo 4. 1 ENSAIO

Leia mais

PROVA COMENTADA PELA EQUIPE DE GEOGRAFIA DO CURSO POSITIVO

PROVA COMENTADA PELA EQUIPE DE GEOGRAFIA DO CURSO POSITIVO COMENTÁRIO GERAL DA PROVA DE GEOGRAFIA Consideramos como boa e abrangente a prova de Geografia da 2 ạ fase da UFPR 2018. Seguindo o constatado na prova da 1 ạ fase, a escolha dos temas foi propícia, dentro

Leia mais

Costa, B.L. 1 ; PALAVRAS CHAVES: Planejamento ambiental; Geoprocessamento; Geomorfologia

Costa, B.L. 1 ; PALAVRAS CHAVES: Planejamento ambiental; Geoprocessamento; Geomorfologia USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O MAPA DE LOCALIZAÇÃO DE PONTOS DE MOVIMENTOS DE MASSAS NA. Costa, B.L. 1 ; 1 UERJ - FFP Email:brunolopescosta@gmail.com; RESUMO: O objetivo deste

Leia mais

Artigo. Ezequiel Piontkoski Alcindo Neckel

Artigo. Ezequiel Piontkoski Alcindo Neckel Artigo APLICAÇÃO DO GEOPROCESSAMENTO PARA ANÁLISES DAS CARACTERÍSTICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PASSO FUNDO/RS- BRASIL SIG APLICACIÓN DEL ANÁLISIS DE LAS CARACTERÍSTICAS DE LA CUENCA DEL RÍO PASSO

Leia mais

Titulo CIDADES DE CAIENA (GF) E SANTANA (AP): ANALISE SOBRE A PERSPECTIVA DOS PLANOS URBANÍSTICOS

Titulo CIDADES DE CAIENA (GF) E SANTANA (AP): ANALISE SOBRE A PERSPECTIVA DOS PLANOS URBANÍSTICOS Titulo CIDADES DE CAIENA (GF) E SANTANA (AP): ANALISE SOBRE A PERSPECTIVA DOS PLANOS URBANÍSTICOS Autora Alina de Jesus Dias Gama Orientador José Alberto Tostes Instituição Universidade Federal do Amapá

Leia mais

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO.

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. Helen Caroline Cunha BARBOSA Universidade Federal

Leia mais

SÍNTESE. AUTORES: MSc. Clibson Alves dos Santos, Dr. Frederico Garcia Sobreira, Shirlei de Paula Silva.

SÍNTESE. AUTORES: MSc. Clibson Alves dos Santos, Dr. Frederico Garcia Sobreira, Shirlei de Paula Silva. Mapeamento da cobertura vegetal e uso do solo nas bacias do ribeirão Carioca, córrego do Bação e córrego da Carioca, no município de Itabirito - MG: uma análise preliminar. AUTORES: MSc. Clibson Alves

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais

OCUPAÇÕES EM ÁREAS DE RISCO E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAI EM GUARAPUAVA Larissa Bernardino Zanona 1 Lisandro Pezzi Schmidt 2

OCUPAÇÕES EM ÁREAS DE RISCO E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAI EM GUARAPUAVA Larissa Bernardino Zanona 1 Lisandro Pezzi Schmidt 2 OCUPAÇÕES EM ÁREAS DE RISCO E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAI EM GUARAPUAVA Larissa Bernardino Zanona 1 Lisandro Pezzi Schmidt 2 1 Voluntária. Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO larissa_zanona@hotmail.com

Leia mais

Experiências locais RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO. Urbanização Jd. Monte Alegre PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

Experiências locais RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO. Urbanização Jd. Monte Alegre PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO Experiências locais RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO Urbanização Jd. Monte Alegre PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO INFORMAÇÕES BÁSICAS datas de início e término: local: fonte de recursos: 2006 2016 Ribeirão

Leia mais

ESTUDOS URBANO-AMBIENTAIS parte 02

ESTUDOS URBANO-AMBIENTAIS parte 02 ESTUDOS URBANO-AMBIENTAIS parte 02 HABITAÇÃO: MARCOS DA DEMOCRATIZAÇÃO FMH Salvador ConCidades - BA PDDU (ZEIS) PMH Salvador Planehab SALVADOR / BA 1967 CDRU 1988 Constituição Federal Usucapião urbana

Leia mais

MAPEAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE IPORÁ-GO 1

MAPEAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE IPORÁ-GO 1 MAPEAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE IPORÁ-GO 1 Katyuce Silva katysilv470@gmail.com Diego Tarley Ferreira Nascimento - diego.tarley@gmail.com Universidade Estadual de Goiás Campus

Leia mais

Determinação e análise de Áreas de Proteção Permanente: um estudo de caso do rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba/SP

Determinação e análise de Áreas de Proteção Permanente: um estudo de caso do rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba/SP Determinação e análise de Áreas de Proteção Permanente: um estudo de caso do rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba/SP Danielle de Paula Fernanda Carvalho INTRODUÇÃO Ocupação desordenada do espaço urbano;

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico

Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico Operação Urbana Porto Maravilha Reurbanização e Desenvolvimento Socioeconômico São Paulo, Setembro de 2013 Alberto Silva CDURP Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso

Leia mais

PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS URBANOS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA. RESUMO

PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS URBANOS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA. RESUMO PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS URBANOS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA. Danilo Oliveira Ferreira (1) Luana Menna Barreto de Vilhena Anderson Abdon Santos da Silva Jairo

Leia mais

O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO URBANA EM MINEIROS GO

O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO URBANA EM MINEIROS GO O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO URBANA EM MINEIROS GO Gabriel Pereira dos Santos 1 Pedro Gabriel da Rocha 2 Valter Henrique Alves do Nascimento 3 William de Jesus Stoll 4 Stelamara Souza Pereira 5. Resumo:

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ZONAS ESPECIAS DE INTERESSE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ZONAS ESPECIAS DE INTERESSE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ZONAS ESPECIAS DE INTERESSE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS 424 Felipe Clemente felipeclemente@uol.com.br Pesquisador voluntário de iniciação cientifica Bacharel

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO disciplina: Função socioambiental da propriedade pública e privada docente: Wallace Paiva Martins Junior discente: Renata Sioufi Fagundes dos Santos 2016 TUTELA DO MEIO

Leia mais

Eduardo H. Costa Rodrigues (*), Maria Raimunda Chagas Silva, Domilton de Jesus Moraes *Universidade Ceuma ehc.19882hotmail.

Eduardo H. Costa Rodrigues (*), Maria Raimunda Chagas Silva, Domilton de Jesus Moraes *Universidade Ceuma   ehc.19882hotmail. VARIAÇÃO DA ÁREA URBANIZADA POR CONDOMINIOS DOS BAIRROS DO ANGELIM, ALTO DO ANGELIM E BEQUIMÃO ENTRE OS ANOS DE 1999 E 2007 UTILIZANDO FERRAMENTAS DIGITAIS Eduardo H. Costa Rodrigues (*), Maria Raimunda

Leia mais

DISPOSIÇÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MICROBACIA DO TIJUCO PRETO, MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP.

DISPOSIÇÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MICROBACIA DO TIJUCO PRETO, MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP. EIXO TEMÁTICO: Tecnologias DISPOSIÇÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MICROBACIA DO TIJUCO PRETO, MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP. Giulia Guillen Mazzuco 1 Aline Doria de Santi 2 Barbara Hass Miguel ³ Taynara

Leia mais

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS, 1

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS,   1 SITUAÇÃO DOS DOMICÍLIOS NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Andressa Freire dos Santos 1 ; Graciela Gonçalves de Almeida 1 ; Daniella de Souza Masson 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79,804-970-Dourados-MS,

Leia mais

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professor

Leia mais

ANÁLISE GEOESPACIAL DAS DINÂMICAS AMBIENTAIS DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MONTEIRO-PB

ANÁLISE GEOESPACIAL DAS DINÂMICAS AMBIENTAIS DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MONTEIRO-PB ANÁLISE GEOESPACIAL DAS DINÂMICAS AMBIENTAIS DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MONTEIRO-PB Éder Geovani da Paz Oliveira Hermes Alves de Almeida Francilaine Nóbrega de Lima Luciano Guimarães de Andrade

Leia mais

1. Forma de avaliação: Participação em sala de aula, seminários e monografia final sobre o tema do planejamento das subprefeituras paulistanas.

1. Forma de avaliação: Participação em sala de aula, seminários e monografia final sobre o tema do planejamento das subprefeituras paulistanas. Disciplinas Processos e métodos de planejamento e gestão urbana e Processos, Planos e projetos urbanísticos de São Paulo. Prof. Dr. Eduardo A. C. Nobre e Profa. Dra. Maria Cristina da Silva Leme 1. Forma

Leia mais

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA ENSEADA GUARUJÁ ESTUDO TÉCNICO ISSA

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA ENSEADA GUARUJÁ ESTUDO TÉCNICO ISSA 10. ACERVO FOTOGRÁFICO O presente capítulo apresenta um acervo fotográfico, que tem como objetivo demonstrar os riscos a que está submetida a população ocupante das encostas na região da Enseada, bem como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG CHRISTIANY MATTIOLI SARMIENTO ANÁLISE ESPACIAL DA DESIGUALDADE AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS -MG ALFENAS / MG 2010 1 INTRODUÇÃO Este projeto de pesquisa tem como

Leia mais

GLOSSÁRIO TÉCNICO INTERVENÇÕES DE DESENVOLVIMENTO URBANO

GLOSSÁRIO TÉCNICO INTERVENÇÕES DE DESENVOLVIMENTO URBANO GLOSSÁRIO TÉCNICO INTERVENÇÕES DE DESENVOLVIMENTO URBANO AGLOMERADO URBANO - são grandes manchas urbanas contínuas no território, compostas por mais de um município com elevado grau de integração, resultantes

Leia mais

A AÇÃO DO ESTADO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHA COMPRIDA - SP

A AÇÃO DO ESTADO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHA COMPRIDA - SP A AÇÃO DO ESTADO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHA COMPRIDA - SP NASCIMENTO, R. S. Departamento de Geografia - IGCE, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita

Leia mais

Mestre em Arquitetura e Urbanismo da UFRGS,

Mestre em Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, ANÁLISE DO AFASTAMENTO DE LOTEAMENTOS POPULARES DOS DEMAIS LOCAIS DAS CIDADES - ESTUDO DE CASO EM SANTA ROSA - RS 1 ANALYSIS OF THE REMOVAL OF POPULAR PLOTS FROM THE OTHER LOCATIONS OF CITIES - CASE STUDY

Leia mais

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e 2010. DOMINIQUE PIRES SILVA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro E-mail: nique_rhcp@hotmail.com

Leia mais

PROGRAMA MANANCIAIS. Seminário PHD Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: Novembro 2008

PROGRAMA MANANCIAIS. Seminário PHD Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: Novembro 2008 PROGRAMA MANANCIAIS Seminário PHD-2537 - Águas Urbanas Cinthia R. Martins NºUSP: 5351139 Novembro 2008 SITUAÇÃO CRÍTICA AUMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA DIMINUIÇÃO DA QUANTIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL POR HABITANTE

Leia mais

diretor urbano EXERCÍCIOS URBANÍSTICOS AU - BOM DESPACHO

diretor urbano EXERCÍCIOS URBANÍSTICOS AU - BOM DESPACHO Terminal Marítimo O comércio na área destacada resume-se a bares ao longo da orla marítima. A infraestrutura é precária e há uma incidência significativa de habitações não estruturadas (barracos). Em contraste

Leia mais

BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS: UMA ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM.

BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS: UMA ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM. URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM. Raione Gonçalves de Castro Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFAM Universidade Federal do Amazonas-UFAM raione.fox@gmail.com José Alberto Lima

Leia mais

3a CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO Londrina 14 e 15/12/2012

3a CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO Londrina 14 e 15/12/2012 3a CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO Londrina 14 e 15/12/2012 Município de Londrina no site do IBGE Dados Estatísticos Londrina Urbana no site do IBGE Imagem de Satélite Londrina no site do IBGE Dados

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA EM UMA ÁREA PARTICULAR NA CIDADE DE PASSO FUNDO/RS-BRASIL

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA EM UMA ÁREA PARTICULAR NA CIDADE DE PASSO FUNDO/RS-BRASIL ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA EM UMA ÁREA PARTICULAR NA CIDADE DE PASSO FUNDO/RS-BRASIL Alcindo Neckel (*),Valéria Poltronieri 2, Raquel Vanz Machado 3, Sheila de Medeiros 4, Tales Gonçalves Visentin

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA FRAGILIDADE POTENCIAL A EROSÃO LAMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS

DETERMINAÇÃO DA FRAGILIDADE POTENCIAL A EROSÃO LAMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS DETERMINAÇÃO DA FRAGILIDADE POTENCIAL A EROSÃO LAMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS 1 Arnon Batista Nunes; 2 Emerson Figueiredo Leite 1 Aluno do Curso de Geografia Bacharelado; Campus de Porto Nacional

Leia mais

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 15 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DO SOLO NOS BAIRROS ROQUE E MATO GROSSO EM PORTO VELHO RO

AVALIAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DO SOLO NOS BAIRROS ROQUE E MATO GROSSO EM PORTO VELHO RO AVALIAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DO SOLO NOS BAIRROS ROQUE E MATO GROSSO EM PORTO VELHO RO 1 Tito José de Barba Avaroma Universidade Federal de Rondônia - UNIR tito.geo.ro@gmail.com Introdução Porto

Leia mais

Palavras-chave:Construção Civil, Meio ambiente, Mineiros-GO, Resíduos, RCD.

Palavras-chave:Construção Civil, Meio ambiente, Mineiros-GO, Resíduos, RCD. GERAÇÃO E DESCARTE DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO NO MUNICÍPIO DE MINEIROS-GO. Vítor Franco Rodrigues 1 Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar o atual cenário do Município de Mineiros-

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 9 Urbanização I redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária O processo de urbanização apresenta diferentes dimensões,

Leia mais

Fatores de inundação na cidade Cachoeira do Sul, RS-Brasil

Fatores de inundação na cidade Cachoeira do Sul, RS-Brasil Fatores de inundação na cidade Cachoeira do Sul, RS-Brasil Rafaela Rigotti Ribeiro(1) Thaís Kern (2) Valesca Cristina Kliemann (3) Alcindo Neckel (4) (1) Escola de Arquitetura e Urbanismo, IMED, Brasil.

Leia mais

GEORREFERENCIAMENTO NO CAMPO

GEORREFERENCIAMENTO NO CAMPO REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL AGROECOLÓGICO DOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA. GEORREFERENCIAMENTO NO CAMPO Autoria: Luzia Moraes (2018) Eixo 1 Meio Ambiente

Leia mais

PCC 3350 Planejamento Urbano e Regional. Política e gestão habitacional. Prof. Alex Abiko 13 de Maio de 2019

PCC 3350 Planejamento Urbano e Regional. Política e gestão habitacional. Prof. Alex Abiko 13 de Maio de 2019 PCC 3350 Planejamento Urbano e Regional Política e gestão habitacional Prof. Alex Abiko 13 de Maio de 2019 PCC 3350 Planejamento Urbano e Regional Processo de urbanização no mundo e no Brasil Urbanismo:

Leia mais

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016 Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina Teresina (PI), Fevereiro de 2016 1. A SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA 1. SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA Enchentes na Zona Norte 1.

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO Nome dos autores: Nome do Aluno: Maria Jozeane Nogueira

Leia mais

USO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS ASSOCIADAS À SAÚDE: análise espacial em SIG da área de influência do PSF Jardim Boa Esperança - Alfenas (MG)

USO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS ASSOCIADAS À SAÚDE: análise espacial em SIG da área de influência do PSF Jardim Boa Esperança - Alfenas (MG) USO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS ASSOCIADAS À SAÚDE: análise espacial em SIG da área de influência do PSF Jardim Boa Esperança - Alfenas (MG) GUILHERME OTÁVIO GALLO¹ e GABRIELA LUZ DARCADIA² g.guilhermegallo@gmail.com,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DADOS DA HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU/MG. Lidiane Espindula

AVALIAÇÃO DE DADOS DA HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU/MG. Lidiane Espindula AVALIAÇÃO DE DADOS DA HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU/MG Lidiane Espindula 1 Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Espírito Santo, espindulaprojetos@gmail.com Resumo- Esta pesquisa

Leia mais

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos MONTE MOR MACROZONA 6 INDAIATUBA Barreiras físicas Rodovia Santos Dumont principal ligação com Viracopos; utilizada para tráfego urbano, opera já no

Leia mais

Num Meta Num Etapa Descricao Data Termino Prevista Valor Previsto Valor Realizado Recurso De Repasse Recurso De Contrapartida

Num Meta Num Etapa Descricao Data Termino Prevista Valor Previsto Valor Realizado Recurso De Repasse Recurso De Contrapartida 1 Obter os resultados seguintes: Georreferenciamento do perímetro de cada ilha, demarcada e cadastrada; Georreferenciamento das ocupações existentes em cada ilha; Identificação e registro no Cartório de

Leia mais

DIAGNÓSTICO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE VILA NOVA DO SUL / RS AUTORES: Autor: Diego Silveira Co-autor: Carlos Alberto Löbler Orientador:

DIAGNÓSTICO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE VILA NOVA DO SUL / RS AUTORES: Autor: Diego Silveira Co-autor: Carlos Alberto Löbler Orientador: DIAGNÓSTICO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE VILA NOVA DO SUL / RS AUTORES: Autor: Diego Silveira Co-autor: Carlos Alberto Löbler Orientador: prof. José Luiz Silvério da Silva INTRODUÇÃO: A água

Leia mais

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na forma da Lei n.º 11.977/09 Gustavo Burgos de Oliveira, Assessor Jurídico do MP/RS. Porto Alegre, 14 de dezembro de 2010. Regularização Fundiária:

Leia mais

Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil

Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.261-610-2 Dinâmica da paisagem e seus impactos em uma Floresta Urbana no Nordeste do Brasil Mayara M. de L. Pessoa 1, Daniel C. de Carvalho 1, Luis M.

Leia mais

ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DO CÓRREGO SEM NOME EM ILHA SOLTEIRA/SP.

ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DO CÓRREGO SEM NOME EM ILHA SOLTEIRA/SP. ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DO CÓRREGO SEM NOME EM ILHA SOLTEIRA/SP. Aline Cristina Alves da Silva¹ Andréia Cruz Rodrigues ² Paulo Henrique Vieira³ Resumo: O presente trabalho tem

Leia mais

PROBLEMAS AMBIENTAIS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREA URBANA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA

PROBLEMAS AMBIENTAIS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREA URBANA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA PROBLEMAS AMBIENTAIS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREA URBANA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA Dayana Kelly dos Santos Oliveira 1 ; Lyandra Leticia Alves de Sousa 2 ; José Lucas dos Santos Oliveira 3 1 Estudande

Leia mais

O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS:

O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: o caso da Ponta D Areia SÃO LUÍS/MA/BRASIL. Francisco Wendell Dias Costa (Geografia-UFMA) wendeldis@ibest.com.br Getúlio Estefânio

Leia mais

GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA. 5 de Dezembro de 2012

GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA. 5 de Dezembro de 2012 GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA 5 de Dezembro de 2012 GESTÃO DO CRESCIMENTO URBANO: PROTEÇÃO DE MANANCIAIS E RECUPERAÇÃO URBANA CONTEÚDO 1. A REGIÃO METROPOLITANA

Leia mais

Acesse também os vídeos das palestras do dia 05/07 no canal Youtube do Sistema Labgis

Acesse também os vídeos das palestras do dia 05/07 no canal Youtube do Sistema Labgis . Acesse também os vídeos das palestras do dia 05/07 no canal Youtube do Sistema Labgis. O Sistema GeoMacaé Como Ferramenta de Apoio à Gestão Municipal Secretaria Adjunta de Planejamento Alfredo Luiz Pessanha

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE RISCOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHO DO RIO GUANDU

DIAGNÓSTICO DE RISCOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHO DO RIO GUANDU DIAGNÓSTICO DE RISCOS AMBIENTAIS E ALTERNATIVAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHO DO RIO GUANDU Albieri, Rafael 1 ; Firmino, Felipe 2 ; Ribeiro, Ariel 2 1 Colégio Técnico da Universidade Federal Rural

Leia mais

O crescimento urbano e suas implicações na água subterrânea: o exemplo de Mirassol/SP

O crescimento urbano e suas implicações na água subterrânea: o exemplo de Mirassol/SP O crescimento urbano e suas implicações na água subterrânea: o exemplo de Mirassol/SP Marcelo Marconato Prates Josiane Lourencetti Orientador: Prof. Dr. Jefferson Nascimento de Oliveira Bonito, M.S Outubro,

Leia mais

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 21 municípios. 12,3 milhões habitantes

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 21 municípios. 12,3 milhões habitantes A NOSSA METRÓPOLE... 21 municípios 12,3 milhões habitantes 75% da população vivem na metrópole + 75% do emprego estão no hipercentro 71% do PIB estadual DESAFIOS... Como mudar a lógica atual em que: O

Leia mais

Mapeamento de logradouros e gestão territorial em favelas no Rio de Janeiro

Mapeamento de logradouros e gestão territorial em favelas no Rio de Janeiro Mapeamento de logradouros e gestão territorial em favelas no Rio de Janeiro Street mapping and management in informal settlements in Rio de Janeiro Leandro Gomes Souza Geógrafo Gerência de Geoprocessamento

Leia mais

INTRODUÇÃO. A principal conseqüência do processo de urbanização é a produção

INTRODUÇÃO. A principal conseqüência do processo de urbanização é a produção INTRODUÇÃO A principal conseqüência do processo de urbanização é a produção desordenada de novos espaços, retirando o natural e reproduzindo neste, espaços seguindo determinados modelos urbanos. É o que

Leia mais

Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação de Área dentro da Bacia do Córrego Floresta (zona norte de Belo Horizonte)

Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação de Área dentro da Bacia do Córrego Floresta (zona norte de Belo Horizonte) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Engenharia Curso de Engenharia Civil Proposta de Diretrizes de Engenharia para o Planejamento da Ocupação de Área dentro da Bacia do Córrego Floresta (zona

Leia mais